Rádio Acesa FM VR: 2015-05-31

sexta-feira, 5 de junho de 2015

PREVISÃO TEMPO - VOLTA REDONDA - SEXTA-FEIRA 05/06/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 05/06/2015
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 22°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 05 de Junho de 2015. O DIA HOJE - Dia mundial do meio ambiente!

<<>>

O meio ambiente não importa com a sua liberdade, mas só exige de você, preservação!

(Adriano Martins - 2015)
==============================================
Volta Redonda, 05 de Junho de 2015. Estação: Outono. Dia frio.

Sexta-feira.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente.

Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano (durou até dia 16) e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.
Tema do Dia Mundial do Meio Ambiente

Todos os anos, as Nações Unidas dão um tema diferente ao Dia Mundial do Meio Ambiente. Os temas para o Dia Mundial do Meio Ambiente são uma maneira de dar ideias para atividades de conscientização das populações e de proteção do meio ambiente.
Atividades para o Dia do Meio Ambiente

    Pinte um mural sobre a natureza;
    Ajude a limpar uma praia;
    Faça coisas com material reciclado.
    Plante uma árvore ou um mini jardim em sua casa
    Utilize materiais reciclados
    Comece a separar o lixo para ser reciclado
    Ajude a limpar um parque público

Frases e Mensagens para o Dia do Meio Ambiente

    "É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve". - Victor Hugo
    "Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja". - Chico Xavier
    "Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". - Mahatma Gandhi

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Saiba mais sobre Burle Marx, mestre do paisagismo

Saiba mais sobre Burle Marx, mestre do paisagismo

Apresentação Carmen Lúcia

Há 20 anos, o país perdia o paisagista Burle Marx. Roberto Burle Marx foi um artista plástico brasileiro que ganhou fama internacional ao exercer a profissão de arquiteto paisagista. Autor de mais de 3 mil projetos de paisagismo em 20 países, foi também pintor, escultor, tapeceiro e criador de joias.

Filho de judeu alemão comerciante de coro e de uma pernambucana descendente de franceses, Burle Marx teve uma educação rica nas artes e na cultura. Mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro, onde estudou pintura e arquitetura na escola Nacional de Belas Artes.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - QUINTA-FEIRA 04/06/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 04/06/2015
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 26°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 04 de Junho de 2015. O DIA HOJE - Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão!

<<>>

Procure ser claro na sua busca, pois o que busca "riqueza", se não se atentar, torna-se avarento!

(Adriano Martins - 2015)
=================================================
Volta Redonda, 04 de Junho de 2015. Estação: Outono. Dia frio!

Quinta-feira.

Dia Internacional das Crianças Vítimas de Agressão
Dia de Corpus Christi

O Corpus Christi é um feriado facultativo comemorado pela religião Católica.

Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade (domingo seguinte ao Domingo de Pentecostes).

Em 2015, todas as capitais brasileiras aderiram ao feriado de Corpus Christi. Órgãos municipais ou estaduais não terão expediente neste dia, nas localidades onde é decretado feriado. O comércio abre em algumas cidades, no entanto em horário diferenciado.
Significado de Corpus Christi

Corpus Christi é uma expressão oriunda do latim que significa “Corpo de Cristo”.

É considerada uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.
Corpus Christi é Feriado Facultativo

O Corpus Christi no Brasil é um feriado facultativo e pode ser municipal. Isso significa que cada município deve estabelecer, através de decreto, se naquele ano o Corpus Christi será ou não feriado.

Grande parte dos governos municipais e estaduais também decretam ponto facultativo na sexta-feira que sucede o feriado de Corpus Christi.

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Conheça a história de Augusto Ruschi, patrono da Ecologia do Brasil

Conheça a história de Augusto Ruschi, patrono da Ecologia do Brasil

Apresentação Carmen Lúcia
Há 29 anos morria Augusto Ruschi, naturalista e patrono da Ecologia no Brasil. Natural de Santa Teresa, no Espírito Santo, Augusto Ruschi desde pequeno demonstrou forte interesse pela natureza. Aos dez anos se mudou para Vitória, capital do Estado, onde na foi incentivado pela professora a seguir a vocação para as ciências naturais.

A orientação deu bons resultados. No ano de 1937, assumiu o cargo de pesquisador do Museu Nacional e depois professor titular de Biologia da Universidade do Rio de Janeiro.

Conhecido como o "cientista dos beija-flores", Ruschi descreveu cinco espécies e 11 subespécies deste pássaro. Entre os seus trabalhos estão os dez volumes da coleção "Aves do Brasil", que reúne as 2.627 espécies e subespécies conhecidas.

Em 1960, foi convidado a divulgar seus trabalhos nos Estados Unidos, sendo recebido pelas instituições científicas mais importantes daquele país.

Sua luta em defesa da natureza lhe trouxe desafetos. Enfrentava políticos e empresários que tentavam aprovar projetos antiecológicos. Era também criticado pelos caçadores de aves, que o responsabilizavam pela aprovação do Código de Caça, que impedia a comercialização de espécies nativas.

Em 1965, durante a ditadura militar, lutou contra a implantação de um plano do governo do Espírito Santo para vender a madeira de matas nativas e reflorestá-las com eucalipto.

Combateu os planos oficiais de ocupação da floresta Amazônica e falou a favor dos povos indígenas. Em 1971, denunciou o desmatamento desenfreado naquela região e o desalojamento de 700 famílias indígenas num projeto de reflorestamento com eucaliptos.

Com a saúde fragilizada por várias malárias, esquistossomose e envenenamento por sapos, em 3 de junho de 1986,  morreu de insuficiência hepática causada por uma cirrose, agravada por hemorragias e falência das funções renais.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - QUARTA-FEIRA 03/06/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 03/06/2015
Dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. Noite com poucas nuvens.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 25°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 03 de Junho de 2015. O DIA HOJE - Dia Internacional do Administrador de Pessoal e da Comunidade Social

<<>>

Não são todas as pessoas que têm a qualidade de vida que gostariam de ter. Está cada vez mais difícil ser feliz, mesmo com tantos avanços que a humanidade tem dado.

(Adriano Martins - 2015)
===================================================
Volta Redonda, 03 de Junho de 2015. Estação: Outono. Dia instável.

Quarta-feira.

 Dia Internacional do Administrador de Pessoal e da Comunidade Social
Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil

Eventos criados pelo colegiado da ONU em homenagem aos Administradores do Pessoal e entidades que tratam da comunidade em termos sociais.
O ser humano é muito complexo. São muitas conexões internas em vários níveis e relacionamentos em vários setores que levam à competência profissional numa adequação ecossistêmica.

O que é socialmente correto hoje? Como atualizar-se tecnológica, ideológica e comportamentalmente, sem perder a individualidade, quando o mundo já virou de ponta-cabeça várias vezes em tão curto período de tempo?

O mundo corporativo também mudou radicalmente. Faz parte hoje do seu quadro de metas, não só as financeiras, mas a qualidade de vida dos seus funcionários e a real participação no terceiro setor e na manutenção/recuperação do planeta em que vivemos...

Não mais basta cumprir com as funções que foram delegadas a um empregado porque este tem que funcionar como uma micro-empresa para que a sua empresa atinja o sucesso almejado.

... e como fica a sua vida particular, familiar e social? Tem tantos benefícios mas não tem tempo para usufruí-los? Não acompanha o crescimento dos filhos, mas sente-se culpado (principalmente a mãe) caso aconteça-lhes algo de ruim (repetência escolar, gravidez precoce, uso de drogas, mas se vê obrigado a premiar quem cumpre as suas obrigações ( ser aprovado, cuidar dos próprios pertences)...

Não são todas as pessoas que têm a qualidade de vida que gostariam de ter. Está cada vez mais difícil ser feliz, mesmo com tantos avanços que a humanidade tem dado.

Nem sempre as pessoas conseguem se organizar no tempo e necessidades que têm.

Pela Internet se passa cada vez mais a mensagem da importância dos amigos. Já não bastavam as suas obrigações e agora mais essa de ter que usufruir, manter, fidelizar também os amigos?

Socorro! Alguém precisa ajudar !

Somente nestas horas que se lembram da existência de pessoas profissionalmente aptas para ajudar, principalmente dentro das empresas. São as pessoas do RH (Recursos Humanos).

Elas são especialmente preparadas para melhorar a qualidade de vida das empresas, que assim podem produzir mais e estarem mais integradas com seu ecossistema. Elas promovem a saúde, diminuindo e resolvendo os conflitos, enquanto utilizam e otimizam a parte saudável de cada um dos funcionários.

Mal comparando, o pai precisa da mãe para educar bem os seus filhos. Uma empresa precisa do seu RH para trazer mais saúde e satisfação dentro do trabalho, diante das exigências “patriarcais” dos seus empregos. É uma complementação não meramente figurativa a presença da mãe na família. Também não a é a força do RH na empresa, porque é ele que é o mais preparado e adequado para a gestão das pessoas, humanizando as empresas como um todo.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Cientistas pediam fim de testes nucleares há 58 anos

Cientistas pediam fim de testes nucleares há 58 anos

Apresentação Carmen Lúcia
Há 58 anos, cientistas apelavam pelo fim dos testes com armas atômicas. Em 2 de junho de 1957, mais de 2 mil cientistas americanos pediram um acordo mundial que colocasse fim às provas de testes com bombas nucleares.

Liderados pelo ganhador do Nobel de química Linus Pauling, cientistas diziam que cada explosão nuclear dissemina sobre o mundo uma carga adicional de elementos radioativos que afeta os serem humanos de várias gerações.

A Música do Dia - 02/06/2015 - Criação do Parque dos Lençóis Maranhenses

A Música do Dia - 02/06/2015 - Criação do Parque dos Lençóis Maranhenses


O maranhense Zeca Baleiro gravou o clipe da música "Quase Nada" neste bioma único da caatinga, criado no dia 2 de junho de 1981

Sônia Baiocchi
Meio Ambiente - Água - Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa 155 mil hectares com elevadas dunas que avançam pela praia e atingem até 25 quilômetros de extensão. Este bioma único da caatinga, que forma lagoas de água doce, virou um parque nacional em 1981.

A Música do Dia é Quase Nada, de Zeca Baleiro.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - TER-ÇA-FEIRA 02/06/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Ter - 02/06/2015
Nublado com aberturas de sol à  tarde. Pode garoar de manhã e à noite.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 21°C
probabilidade de chuva: 40%
quantidade de chuva: 2mm
--

Volta Redonda, 02 de Junho de 2015. O DIA HOJE - Dia do polén!

<<>>

O "poder" e a vulnerabilidade do homem, quanto mais se busca, mais interessante é o seu esforço. Para muitos, o poder da conquista os torna tão frágil quanto uma presa ao faminto predador!

(Adriano Martins - 2015)
===================================================
Volta Redonda, 02 de Junho de 2015. Estação: Outono. Dia Chuvoso.

Terça-feira.

Dia de Conscientização sobre a Fome ou "National hunger Awareness Day" comemoração móvel dos Estados Unidos e Canadá, com eventos nos bancos alimentares para contar a história do trabalho que fazem, e histórias de cidadãos com fome que são assistidos por esses bancos de alimentos: 1ª terça-feira de junho.

Dia do Pneumologista
    comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 13.013 de 16 de maio de 2008, para homenagear esse especialista que desenvolve suas atividades também na terapia intensiva, alergia e imunologia, medicina ambiental, distúrbios respiratórios do sono, oncologia e reabilitação pulmonar.

Dia Internacional do Pólen

O que é o pólen ? Os pólens são pequenos grãos , tipo pó, em média não vesíveis a olho nu, provenientes de Gramíneas, Ervas Daninhas, Árvores e Flores.Apesar da imensa variedade de vegetais, apenas cerca de 10% das espécies existentes são incriminadas como fontes de ALERGIA. Ao contrário do que se possa pensar, os pólens das espécies que têm flores e folhas vistosas, como as rosas e outras, são os que menos causam problemas alérgicos.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Há 117 anos EUA davam início ao bloqueio de Santiago de Cuba

Há 117 anos EUA davam início ao bloqueio de Santiago de Cuba

Apresentação Carmen Lúcia
Há 117 anos, os Estados Unidos davam inicio ao bloqueio de Santiago de Cuba. O bloqueio à colônia espanhola localizada ao leste da Ilha de Cuba, foi a primeira grande vitória militar dos Estados Unidos, na chamada Guerra hispano-americana.

O ano era 1898. A Espanha, em decadência, enfrentava rebeliões em suas colônias: além da Ilha de Cuba, Porto Rico e Filipinas. Os Estados Unidos tinham interesse em enfrentar a Espanha para minimizar os efeitos da guerra civil que devastou o país. Também seria uma boa oportunidade para testar a indústria naval do país. Buscaram aliados nos próprios cubanos que lutavam por independência.

E assim, com o pretexto de libertar Cuba do domínio espanhol, o presidente norte- americano William McKinley declarou guerra ao país europeu em abril de 1898. A ação militar dos Estados Unidos veio após a explosão de um navio no porto de Havana, em Cuba, ocorrida dois meses antes.

A imprensa tratou a explosão como um atentato arquitetado pela Espanha, que chegou a pedir desculpas, mas não adiantou. Mais tarde, segundo historiadores, foi constatado que a explosão não foi um ato de guerra, mas um acidente.

Percebendo que a guerra seria decidida pela campanha em Cuba, os espanhóis enviaram para a Ilha, o almirante Pascual Cervera y Topete, comandante da frota do Caribe, com seis navios. Esperavam mostrar a bandeira na maior colônia espanhola e uma força preparada para enfrentar a poderosa Marinha dos Estados Unidos. Mas não conseguiram nem uma coisa nem outra.

A Espanha tinha uma frota antiquada e com o apoio de apenas 12 mil homens não resistiu à ação americana. Seis navios foram arrasados pelos Estados Unidos, que não sofreram qualquer baixa. Do lado espanhol, foram cerca de 500 vítimas, incluindo o oficial de mais alto escalão.

Os mais de mil marinheiros espanhóis resgatados, incluindo o Almirante Cervera, foram enviados para o estaleiro Naval de Portsmouth, em Maine. No final da batalha, que durou 8 meses, o General Chambers McKibbin, foi escolhido como governador militar da cidade de Santiago de Cuba. Além de Cuba, as batalhas dos americanos pelas colônias espanholas também aconteceram em Porto Rico e nas ilhas Filipinas.

Cuba passou a ser administrada pelos americanos. Porto Rico se integrou aos Estados Unidos e as distantes ilhas Filipinas foram anexadas, transformando-se na primeira colônia americana. Quatro anos depois do fim da guerra hispano-americana, em 1902, Cuba se tornou independente, mas ainda permaneceu ligada à política e aos interesses dos Estados Unidos por várias décadas.

A Música do dia - 01/06/2015 -Dia Nacional da Imprensa

A Música do dia - 01/06/2015 -Dia Nacional da Imprensa
 
Em 1808, surgiu o Correio Braziliense, primeiro jornal brasileiro, feito em Londres
SIP
Comunicação - Jornalismo - liberdade de imprensa

Imprensa designa os veículos de comunicação que praticam o jornalismo. Em tempos de avanços tecnológicos galopantes (o cavalo ainda é a imagem usada para avanços, curioso...) a noção de imprensa se abrange. Há blogs, os jornais e revistas avançaram pela internet. Mas foi em 1808 que surgiu o Correio Braziliense, o primeiro jornal do Brasil, feito em Londres.

A Música do Dia é Notícias do Brasil, com Milton Nascimento.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - SEGUNDA-FEIRA 01/06/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Seg - 01/06/2015
Chuvoso durante o dia e a noite
temperatura mínima: 17°C
temperatura máxima: 22°C
probabilidade de chuva: 94%
quantidade de chuva: 15mm
--

Volta Redonda, 01 de Junho de 2015. O DIA HOJE - Dia da imprensa!

<<>>

Não existe DEUS para o homem, sem que este mesmo, viva em prol DELE!

(Adriano Martins - 2015)
===================================================
Volta Redonda, 01 de Junho de 2015. Estação: Outono. Dia chuvoso.

Segunda-feira.

Semana Mundial do Meio Ambiente

Dia da Imprensa

O Dia da Imprensa é comemorado no dia 1º de junho. A imprensa é um dos esteios da Ordem, da Democracia e do Progresso. Através dela se propagam as boas e generosas causas, se difundem conhecimentos e pregam-se princípios e idéias.

O Dia da Imprensa se comemorava antes no dia 10 de setembro, por ser a data de da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, periódico da Corte. Até 1999 essa foi a data do Dia da Imprensa.
Origem do Dia da Imprensa

Em 1999 a comemoração do dia da Imprensa mudou de data. O Dia da Imprensa passou a ser comemorado no dia 1º de junho porque foi a data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa. Aconteceu no mesmo ano da Gazeta do Rio de Janeiro, mas o Correio Braziliense, jornal clandestino, começou a circular cerca de três meses antes.

Assim, em 1999 foi oficialmente reconhecido esse fato, e uma lei definiu a mudança do Dia da Imprensa para 1º de junho.

domingo, 31 de maio de 2015

Dia do Comissário de Bordo

Dia do Comissário de Bordo

O Dia Internacional do Comissário de Bordo, também conhecido por Comissário de Voo, é comemorado anualmente em 31 de maio.

A data tem o objetivo de homenagear os comissários de bordo, também conhecidos por aeromoças e aeromoços, responsáveis por tornar as viagens de avião mais agradáveis e confortáveis para todos os passageiros.

São profissionais altamente treinados para atender a todas as necessidades e situações que possam ocorrer durante os voos, sempre com muita elegância e responsabilidade.

De acordo com a história, a profissão de comissário de bordo (aeromoça) teria surgido em 1930, graças a figura de Ellen Church, uma enfermeira que era apaixonada por aviação e que sugeriu à companhia Boeing Air Transport que incluíssem sempre uma enfermeira durante os voos para acalmar os passageiros.
Origem do Dia do Comissário de Bordo

A origem do Dia Internacional do Comissário de Bordo é uma homenagem a criação da Internacional Flight Attendants Association - IFAA (Associação Internacional dos Comissários de Voo), criada em 31 de maio de 1973. A nova Associação foi fundada no último dia do Congresso dos Comissários de Voo - Concov.

No entanto, o Dia do Comissário de Bordo só seria oficializada em 1986.

Volta Redonda, 31 de Maio de 2015. O DIA HOJE - Dia mundial sem tabaco!

<<>>

Atuais preferências, nem sempre terão prioridades. Precisamos traçar novos desafios e buscar algo "desconhecido"!

(Adriano Martins - 2015)
=================================================
Volta Redonda, 31 de Maio de 2015. Estação: Outono. Dia chuvoso.

Domingo.

Dia do Comissário de Bordo
Dia do Espírito Santo
Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco
Dia da Aeromoça

Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco

O Dia Mundial da Luta contra o Tabaco, também conhecido como "Dia Mundial Sem Tabaco" ou "Dia Contra o Cigarro" comemora-se no dia 31 de maio. Nessa data as pessoas procuram alertar os fumadores para os perigos do tabagismo e para os benefícios de uma sociedade livre de cigarros.

O objetivo principal do Dia contra o Tabaco é encorajar as pessoas a terem um dia inteiro de abstinência total de tabaco no mundo todo. Essa é uma das iniciativas usadas para chamar atenção da sociedade para os efeitos muitos negativos que o fumo tem na saúde humana.

Outra inciativa simbólica que acontece em muitos países na Luta contra o Fumo é a colocação de rosas ou outras flores nos cinzeiros dos locais públicos.

O Dia Mundial contra o Fumo foi criado pela Organização Mundial da Saúde em 1988.

De acordo com as estatísticas mais recentes, todos os anos 5,4 milhões de pessoas morrem por doenças relacionadas com o tabagismo.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 31/05/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Dom - 31/05/2015
Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva.
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 92%
quantidade de chuva: 2mm
--