Rádio Acesa FM VR: 2023-03-19

sábado, 25 de março de 2023

Aulas da Escola Municipal Domingos Maia serão transferidas para o Colégio Rondônia

Escola Domingos Maia, no bairro São Geraldo, foi destelhada após temporal do último dia 20 e passará por obras emergenciais
Seis salas do Colégio Estadual Rondônia, no bairro São Geraldo, serão usadas para dar continuidade às aulas nos turnos matutino (manhã) e vespertino (tarde) da Escola Municipal Domingos Maia, também no São Geraldo. Com a transferência das aulas, 238 alunos da escola municipal compartilharão o espaço com os estudantes da rede estadual a partir das 7h desta segunda-feira (27).

A Escola Municipal Domingos Maia sofreu um destelhamento durante temporal ocorrido na última segunda-feira (20) e precisará passar por obras emergenciais. O objetivo da transferência, de acordo com o secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré, foi buscar uma solução rápida, evitando grandes impactos na rotina dos estudantes.
 
A diretora e a diretora-adjunta da Escola Domingos Maia, Gisele de Paula e Jéssica Lanxeu, respectivamente, reforçaram que o intuito da medida foi garantir a adaptação rápida dos alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Prefeitura promove reformas em escolas e realoca alunos


Assim como será com a Escola Municipal Domingos Maia, a prefeitura fez procedimento parecido para que obras pudessem ser realizadas na Creche Municipal Ayrton Senna, na Vila Santa Cecília. O prédio do antigo Macedinho foi cedido pela Fundação CSN (FCSN), por meio de parceria com a prefeitura, para garantir a continuidade das aulas da unidade. O espaço está abrigando as aulas para os 132 alunos, enquanto a creche passa por melhorias.

sexta-feira, 24 de março de 2023

Veículos são flagrados fazendo transporte de passageiros em Volta Redonda

Três carros foram apreendidos na manhã desta quinta-feira (23/03), numa ação simultânea do Detro em três municípios do Sul Fluminense do Estado. Os veículos realizavam viagens remuneradas sem autorização.

No município de Resende, uma van foi multada após circular com passageiros fora dos aplicativos permitidos, fazendo serviço de fretamento sem registro no Detro-RJ.

Em Barra Mansa, um carro particular que fazia a linha Vila Maria x Barra Mansa, cobrando passagens de R$ 4,00 foi autuado. Já em Volta Redonda, o motorista de outro carro particular realizava o serviço de transporte intermunicipal sem permissão entre o município e Angra dos Reis cobrando uma tarifa de R$ 35,00.

No total, mais 37 veículos foram fiscalizados nessa ação da região e os que receberam autuações foram levados diretamente para o pátio legal do Detro-RJ.

Homens morrem após carro ser metralhado com mais de 50 tiros no bairro Água Limpa

Dois homens morreram após o carro em que eles estavam ser metralhado na tarde desta sexta-feira, dia 24, em Volta Redonda. O crime aconteceu na rua Eloy Pimental, no bairro Água Limpa. 

Os dois foram identificados como Vitor da Soledade Silva Costa, de 28 anos, e Júlio César da Costa Manoelino, de 58.

O carro levou mais de 50 tiros. Júlio César (o motorista) chegou a ser socorrido para o Hospital São João Batista, mas morreu na unidade médica.

Segundo informações de testemunhas, os criminosos estavam num carro preto, com o modelo não identificado. Os corpos foram encaminhados para o IML de Volta Redonda e caso registrado na delegacia.

Acidente na Beira Rio envolvendo carro e moto no bairro Belmonte

Um carro e uma moto se envolveram num acidente na noite desta sexta-feira, dia 24, em Volta Redonda. A batida aconteceu na Avenida Almirante de Barros Nunes - conhecida como Beira Rio - na altura do bairro Belmonte.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, porém até esta a publicação não tinha informação sobre vitima.

O transito no local foi parcialmente interditado devido os veículos estarem entre as duas faixas.

O hospital São João Batista informou que a vitima, de 23 anos, morador de Barra Mansa, teve fratura de fêmur esquerdo, está aguardando cirurgia.

DC interdita área de galpão que desabou no Boa Vista I, em Barra Mansa

Estrutura colapsou após as fortes chuvas, mas não houve feridos
A Defesa Civil de Barra Mansa interditou na manhã desta terça-feira, dia 21, a área de galpão que desabou na Rua Mauro Granato, no bairro Boa Vista I.  No momento do ocorrido não havia trabalhadores no local, portanto não houve feridos, e a empresa já tinha feito a retirada de equipamentos e materiais.
 
De acordo com o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, inicialmente os imóveis no entorno não foram afetados, mas uma análise mais detalhada dará um panorama sobre as condições do terreno. “Apenas o galpão estava interditado, mas a encosta que fica atrás nos preocupa. Diante da situação e para a segurança dos moradores, nós comunicamos o ocorrido ao Departamento de Recursos Minerais (DRM) e pedimos uma avaliação da área deslizada para verificar o avanço da projeção”, explicou Abreu.

De acordo com o coordenador da COMPDEC, João Vitor da Silva Ramos, o incidente se deu em consequência das fortes chuvas que vêm atingindo o município nos últimos meses. “Nessa área nós tivemos um ponto de deslizamento que causou uma deformação nos pilares do galpão. Com a chuva que voltou a cair ontem, acompanhada de fortes ventos, a estrutura não resistiu e desabou”, explicou João Vitor.

A Defesa Civil segue monitorando áreas de risco da cidade e conta com sirenes de emergência, mas alerta os moradores residentes próximo a encostas que se abriguem em locais seguros ao observar sinais de água escoando pelos morros ou rachaduras. O órgão pode ser acionado através dos telefones 199 e (24) 3028-9370, ou ainda pelo WhatsApp (24) 98121-3427. Já os bombeiros atendem pelo número 193.

Homem é detido por guardas municipais de Volta Redonda por importunação sexual em ônibus do Tarifa Zero

Mulher acusou suspeito de ter passado a mão nela durante o trajeto do transporte público, na altura do bairro Retiro; ele foi levado para a Deam

Um homem foi detido por suspeita de importunação sexual em um ônibus do Tarifa Zero em Volta Redonda. O flagrante ocorreu após uma mulher acusá-lo de ter passado a mão nela durante o trajeto. O veículo estava na altura da Rua Campos, no bairro Retiro, na última segunda-feira, dia 20.

Outras duas mulheres testemunharam contra o suspeito, sendo que uma delas contou que já havia sido molestada pelo mesmo homem em dia anterior.

O homem negou as acusações, mas foi levado para a delegacia de Volta Redonda (93ª DP), onde foi indiciado e preso por importunação sexual na Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher).

Mais segurança no Tarifa Zero

Desde a semana passada, agentes da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) estão atuando embarcados em dois ônibus do Tarifa Zero, durante o percurso do transporte público urbano. A decisão foi tomada pelo secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, após denúncias sobre o uso indevido por parte de passageiros. A medida é por tempo indeterminado.

“O objetivo da presença do guarda municipal no ônibus do Tarifa Zero é garantir um percurso seguro, para que a população possa usar para o fim ao qual se destina. Vamos intensificar ainda mais a fiscalização, para que não ocorra nenhum tipo de ação contrária ao que a população espera. A permanência não tem data para encerrar”, frisou o secretário.

Saae-BM e VLI se reúnem para solucionar infiltrações no asfalto da Vila Nova

Estudo do problema já foi realizado e obras de manutenção começarão em breve

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa (Saae-BM) se reuniu nesta quarta-feira, dia 22, com representantes da empresa concessionária da linha férrea que corta a região, a VLI. O objetivo do encontro é solucionar o problema de infiltração à margem da ferrovia no bairro Vila Nova.

Diversos buracos estão sendo abertos recorrentemente na via pelo excesso de água acumulado na beira da linha férrea. Com isso, o trânsito na Avenida Major José Bento está sendo prejudicado, causando transtorno aos motoristas.

De acordo com a análise de técnicos da VLI e do Saae-BM, os buracos na avenida estão sendo provocados pelo entupimento das calhas que ficam à margem da ferrovia. A vedação foi ocasionada pelas fortes chuvas que atingiram o município nos últimos meses.

Por conta disso, será necessário realizar o desentupimento das calhas para que o escoamento da água aconteça de forma ideal, não permitindo acúmulos no local.

A manutenção será realizada após determinação de uma data pela VLI. O dia escolhido não poderá prejudicar a operação da empresa e deve garantir a segurança de toda a equipe, além de incluir representantes do Saae-BM e da VLI no acompanhamento da operação.

Após a limpeza das calhas, uma força-tarefa de tapa-buracos será realizada pelo Saae-BM, em parceria com a Secretaria Municipal de Manutenção Urbana.

Pássaros são resgatados de cativeiro em Piraí

Uma denúncia sobre caça ilegal de animais feita ao Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – levou a polícia militar ambiental a resgatar nesta quinta-feira (23), dois pássaros da fauna silvestre brasileira em Piraí, no sul do estado.

Os agentes lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Serra da Concórdia, munidos com as informações, estiveram na Avenida dos Acadêmicos, no Country Club, onde observaram duas gaiolas penduradas em árvores, contendo um azulão e um trinca ferro, porém, não havia ninguém nas proximidades. Sendo assim, a equipe da 2ª UPAm apreendeu os animais e os encaminhou à 94ª DP, para o registro da ocorrência.

Usina eletronuclear terá 30 dias para explicar vazamento de material radioativo na Baía de Itaorna

Decisão atende a pedido do MPF e obriga empresa a prestar todas as informações sobre acidente nuclear registrado em setembro do ano passado
A pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal em Angra dos Reis (RJ) determinou que a empresa Eletronuclear, que opera a Usina Nuclear de Angra 1, realize, em até 30 dias, avaliação completa dos danos causados por acidente que lançou água contaminada por material radioativo na Baía de Itaorna, em Angra dos Reis. O fato ocorreu em setembro do ano passado, mas a empresa só comunicou o ocorrido aos órgãos de fiscalização 21 dias após o vazamento.

De acordo com a decisão, a Eletronuclear deve fazer a análise completa da possível contaminação de água, solo e ar, bem como de eventuais impactos na saúde humana e na vida das pessoas decorrentes do vazamento. A operadora instalação nuclear deverá divulgar, também em 30 dias, informações objetivas sobre o acidente e sobre os impactos, além de seguir as normas e licenças estabelecidas pelos órgãos regulatórios.

A liminar foi deferida nessa quarta-feira (22), um dia após o ajuizamento de ação civil pública pelo Ministério Público Federal. Na ação, o MPF questiona a postura da empresa e aponta evidências de que teria havido tentativa de esconder o vazamento, atuação que levanta dúvidas sobre a transparência e a seriedade com que a Eletronuclear trata a questão da segurança e a comunicação de incidentes. O órgão destaca a importância de responsabilizar a Eletronuclear em relação ao acidente com o objetivo de compensar os eventuais danos causados ao meio ambiente e à saúde pública.

De acordo com o procurador da República Aldo de Campos Costa, autor da ação, "informar a extensão e os riscos associados a um acidente radioativo é essencial para a segurança da todos. A transparência deve ser uma regra, não uma exceção, a fim de que a população confie completamente nas informações divulgadas." Segundo Costa, "a ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal é um importante passo para assegurar às comunidades afetadas pelo acidente nuclear o direito de expressar preocupações e fazer perguntas."

Na liminar, a Justiça Federal também determinou que a empresa evite a realização de qualquer atividade que possa agravar a contaminação da água, solo e ar na área afetada pelo acidente, incluindo o descarte inadequado de resíduos radioativos e a utilização de equipamentos e sistemas que apresentem riscos à segurança e à saúde humana.

Homens são presos por furto em fazenda no município de Rio Claro

Foto: PM
Dois homens foram presos ao serem flagrados com uma espingarda calibre 38, cinco estojos, uma munição e fios em Fazenda da Grama, distrito de Rio Claro.

Segundo a PM, os policiais chegaram a eles após denuncia de um homem que disse ter a fazenda invadida no final da tarde de quarta-feira, dia 22, onde criminosos furtaram o material recuperado pela policia.

Na delegacia foi constatado que contra os suspeitos havia passagem por furtos, violência e posse de arma de fogo.

A ocorrência foi registrada na 168ª DP.

Homem é preso por tráfico de drogas em Paraty

Um homem foi preso em flagrante, nesta quarta-feira (22/03), por envolvimento com o tráfico de drogas em Paraty. A prisão ocorreu após denúncia anônima.

O homem foi capturado na residência dele, em Paraty, Região da Costa Verde. Com ele foram apreendidas drogas e uma balança de precisão, utilizada para o preparo do entorpecente.

Durante a a ação, o traficante chegou a oferecer R$ 7,5 mil aos policiais para evitar a prisão. Por conta disso, além de tráfico de drogas, foi autuado por corrupção ativa.

Homem e mulher são detidos com cerveja furtada de carreta em Volta Redonda

Foto: PM

Dois suspeitos de furto de cerveja foram detidos no final da madrugada desta quinta-feira, dia 23, em Volta Redonda. O caso aconteceu na Rodovia Lucio Meira (BR-393), no bairro Dom Bosco.

Segundo a PM, o homem e a mulher retiram o material de uma carreta estacionada próximo a uma distribuidora de cerveja no local. 

Com os dois foram encontrados dez fardos fechado da bebida, um deles estava aberto, três caixas de biscoito e quatro garrafas de Gin.

O caso foi encaminhado a delegacia de Volta Redonda.

Mulher é presa por tráfico de drogas em Valença

Policiais civis de Valença prenderam, nesta quinta-feira (23/03), uma mulher acusada de tráfico de drogas. Após investigações, os agentes localizaram a foragida no bairro Santa Rosa II, na cidade de Valença.

De acordo com as informações, ela foi solta no dia 3 de março deste ano, após ser presa em fevereiro durante uma operação policial da 91ª DP. A ação resultou na prisão de 10 traficantes ligados à facção criminosa que explora a venda de drogas naquela região.

quinta-feira, 23 de março de 2023

Rodovia dos Metalúrgicos começa a ganhar novo asfalto

Obras vão do trecho compreendido entre o Cemitério Portal da Saudade até o mergulhão
A Rodovia dos Metalúrgicos começou nesta semana a receber um novo asfalto. A ação acontece após os trabalhos de fresagem e troca de solo, a empresa responsável iniciou a colocação do novo asfalto propriamente dito. 

O trecho beneficiado vai do trevo que fica próximo à entrada do Cemitério Portal da Saudade até o Mergulhão Marco Antônio dos Reis, nas proximidades do Hospital São João Batista (HSJB). 

As obras de asfaltamento em Volta Redonda ocorrem através de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado. Os serviços são fiscalizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI). Ao final desta etapa, segundo cronograma da secretaria, as obras vão seguir para o bairro São Geraldo. 

Além deste contrato, a Prefeitura de Volta Redonda tem agora mais duas frentes de asfaltamento abertas no bairro Roma. Dentro deste projeto, que também funciona através de parceria com o governo estadual, serão asfaltadas mais de 300 ruas de diferentes bairros da cidade.

Identificados e multados responsáveis por obras irregulares que agravam problemas com as chuvas em Volta Redonda

O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, reuniu na manhã desta quarta-feira, dia 22, representantes de diversos setores, com uma missão: colocar fim às obras irregulares espalhadas pela cidade. Pelo menos seis grandes empreendimentos ou serviços, que estão sendo realizados em áreas particulares, têm aumentado a gravidade dos problemas causados pelas chuvas.

Entre os casos identificados, a Defesa Civil e o IPPU (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) apontaram um local onde um sitiante fez movimentação de terra irregular, com depósito de sedimentos em um córrego, que passa próximo ao trecho da Cascata, entre os bairros Voldac e Santa Cruz.


Por conta disso, estão ocorrendo alagamentos na Avenida Nossa Senhora do Amparo. O proprietário do sítio foi identificado, notificado e receberá ainda a visita dos fiscais do Meio Ambiente, que vão avaliar a multa.

Neste trecho, onde também foi feita uma calçada e colocada iluminação de LED, a Prefeitura de Volta Redonda vai aumentar a capacidade de drenagem e escoamento. O desfecho do caso foi celebrado pelo vereador Edson Quinto, que participou da reunião em busca de achar uma solução para a situação no local.

“Nós temos de propor soluções, cobrar e trabalhar juntos. Pela quantidade de lama e água que está descendo ali, percebemos que tinha algo errado. A Prefeitura visitou a área, fez a notificação e ainda fará uma obra para que isso não ocorra no futuro próximo. A calçada e a iluminação ajudaram muito, e agora vamos manter aquela área limpa”, disse o parlamentar.

As obras para melhorar o escoamento das águas ficarão por conta da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), que apresentou na reunião outros pontos que foram e serão vistoriados pela prefeitura. Somente no bairro São Luiz, serão três localidades, além de outra no bairro Santa Rita de Cássia, uma na Terra Vermelha (Retiro), uma no Açude e outra no bairro Fazendinha.

Segundo o prefeito Antonio Francisco Neto, o governo vai iniciar obras importantes de infraestrutura e manutenção na cidade nas próximas semanas. Para ele, o trabalho de reparos e melhorias ficará prejudicado se estes problemas com obras irregulares não forem sanados.

“As chuvas atrapalharam muito, pois desde outubro que estamos sofrendo com as águas. No entanto, algumas áreas da cidade estão sofrendo mais que o necessário com estas obras irregulares. Vamos sanar estes problemas e, principalmente, vamos fazer obras para melhorar a manutenção”, destacou.

Petrobras reduz preço de diesel para as distribuidoras

A partir desta quinta-feira, 23/03, o preço médio de venda de diesel A da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 4,02 para R$ 3,84 por litro, uma redução de R$ 0,18 por litro.

Considerando a mistura obrigatória de 90% de diesel A e 10% de biodiesel para a composição do diesel comercializado nos postos, a parcela da Petrobras no preço ao consumidor será, em média, R$ 3,45 a cada litro vendido na bomba.

Essa redução tem como objetivos principais a manutenção da competitividade dos preços da Petrobras frente às principais alternativas de suprimento dos nossos clientes e a participação de mercado necessária para a otimização dos ativos de refino.

Ciente da importância de seus produtos para a sociedade brasileira, a companhia destaca que na formação de seus preços busca evitar o repasse da volatilidade conjuntural do mercado internacional e da taxa de câmbio, ao passo que preserva um ambiente competitivo salutar nos termos da legislação vigente.

Transparência é fundamental

De forma a contribuir para a transparência de preços e melhor compreensão da sociedade, a Petrobras publica em seu site informações referentes à formação e composição dos preços de combustíveis ao consumidor.

PM estoura esconderijo do tráfico em Resende

Uma da polícia terminou com vasto material do trafico de drogas apreendido nesta quarta-feira, dia 22, em Resende. A ação contra o crime organizado aconteceu nos bairros Baixada Olaria, Mutirão, Lotinho e Jardim Beira Rio.

Um esconderijo do trafico de drogas foi estourado. Foram apreendidos quatro tonéis com cheirinho da loló, 94 pinos de cocaína, 89 trouxas de maconha, 33 pedras de crack, R$ 2.958,25.

De acordo com a PM, quatro motos e quatro carros foram removidos ao pátio da policia por diversas irregularidades.

A ocorrência foi encaminhada a 89ª DP.


Até esta publicação não havia informação de alguém preso.

Troca de tiros com a polícia deixa um ferido em Angra dos Reis


Um homem armado foi baleado ao trocar tiros com a PM na noite desta quarta-feira, dia 22, em Angra dos Reis. O confronto aconteceu na comunidade do Sapinhatuba II. 

Segundo a PM, policiais militares foram averiguar informações de trafico de drogas na localidade quando se depararam com um suspeito armado que atirou contra eles.

A ação terminou com uma pistola, um rádio transmissor e material entorpecente apreendidos. 


A ocorrência foi encaminhada a 166ª DP.

Turma de escola no Açude participa de soltura de peixe no Rio Paraíba

Um grupo de alunos da Escola Municipal Paulo VI, localizada no bairro Açude I, em Volta Redonda, participou nesta quarta-feira, dia 22, Dia Mundial da Água, da soltura de peixes no Rio Paraíba do Sul.

A aluna Sannya Pitzer de Barros, cursando o 7°ano, da turma701, através do Programa de Educação Ambiental, PEA, parceria entre a Defesa Civil e INEA, representou a turma.

O evento aconteceu na sede da Defesa Civil do município na Ilha São João. 

O projeto faz parte de conscientização a preservação do meio ambiente.

quarta-feira, 22 de março de 2023

Metalmecânica inicia operações em Barra Mansa ainda neste primeiro semestre de 2023

Instalação da empresa foi confirmada pelo prefeito Rodrigo Drable e o empresário Fernando Zanetti 
A Soufer Industrial Ltda, especializada na fabricação de produtos siderúrgicos para aplicações variadas e usuais, confirmou nesta terça-feira (21) a instalação da sua unidade em Barra Mansa, no distrito industrial localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra. A confirmação ocorreu após visita do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello, do empresário Fernando Zanetti de Souza, além de outros diretores, ao local.

As negociações entre a Prefeitura e a Soufer Industrial Ltda vinham sendo realizadas desde o ano passado. Na avaliação do prefeito, a empresa enxergou no município a oportunidade para novos negócios. “Esse momento, estabelece uma nova fase para a cidade, de geração de empregos e atração de novos negócios e recursos. Acredito que nos próximos anos, Barra Mansa dobre a sua capacidade financeira pelas ações que nós estamos implementando agora”, pontuou Drable.

Fernando Zanetti de Souza destacou que a escolha do município ocorreu em decorrência da logística de acesso e infraestrutura. “Temos um grande volume de carga e descarga rodoviária e o acesso à Via Dutra é fundamental. O galpão de 12 mil metros quadrados também é um grande diferencial para a empresa”.

O secretário Bruno Paciello lembrou que Barra Mansa possui a melhor logística do Brasil, por sua localização estratégica entre os dois grandes eixos econômicos  do Sudeste - Rio de Janeiro e São Paulo –, se situar às margens da Rodovia Presidente Dutra, com entroncamento para os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. “Essas especificidades facilitam o escoamento da produção. Além disso, nossos ramais ferroviários que vêm do Centro Oeste e Sul do país estão próximos dos portos de Angra dos Reis, Rio de Janeiro e não tão distante do Porto de Santos, em São Paulo”.

 A previsão é de que a Soufer Industrial Ltda inicie as suas operações no município em aproximadamente 60 dias, gerando cerca de 200 empregos diretos e indiretos.

 A empresa atua na fabricação de produtos siderúrgicos, como tubos, chapas, perfis, telhas metálicas e termoacuticas. Também desenvolve soluções que têm inovado o emprego de produtos siderúrgicos no Brasil na área industrial, agroindustrial e de construção civil.

Irmãos são denunciados por lavagem de dinheiro do tráfico em Barra do Piraí

O Ministério Público denunciou, em dezembro de 2022, dois irmãos (uma mulher e um homem) pelo suposto crime de lavagem de dinheiro do tráfico de drogas no Município de Barra do Piraí, no Sul Fluminense.  

De acordo com a denúncia, em julho de 2020, a mulher foi abordada por policiais militares na Rodovia RJ-127, na altura do bairro Ramalho, no Município de Engenheiro Paulo de Frontin, e com ela foram encontrados o valor de R$ 22.690 mil e uma agenda contendo o nome de pessoas ligadas ao tráfico de drogas na região. Para ocultar a origem do dinheiro, a acusada apresentou um documento forjado, de instrumento particular de promessa de compra e venda de um imóvel, supostamente firmado com seu irmão.

Ainda de acordo com a denúncia, quando houve a apreensão do dinheiro e da agenda, a denunciada estava em companhia de traficante da cidade de Vassouras, condenado pela prática de crimes ligados ao tráfico de drogas.

A mulher começou a ser investigada em um inquérito oriundo da operação “Visão Águia”, deflagrada pela Justiça de Barra do Piraí e 88ª DP (Barra do Piraí), em 2018, para o combate à organização criminosa vinculada ao Comando Vermelho, com domínio do tráfico de drogas da cidade de Barra do Piraí e região.

terça-feira, 21 de março de 2023

Reclamações de consumidores aos bancos caem 31% em 4 anos

Em 2022 também houve queda de 11% no volume de reclamações no Banco Central e 23% nos Procons. Levantamento também aponta redução de 10% nos atendimentos humanos pelos bancos em seus canais de relacionamento

A mudança nas preferências e no comportamento do consumidor, que está cada vez mais digital, e o consequente investimento dos bancos em tecnologia para simplificar e trazer mais agilidade ao atendimento, têm contribuído para a diminuição das demandas e reclamações direcionadas aos bancos pelos consumidores.

Segundo o Relatório de Ouvidorias elaborado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que reúne indicadores de 17 instituições financeiras, o volume de solicitações de clientes aos bancos via atendimento pessoal em 2022, entre pedidos de informações, solicitações, reclamações e cancelamentos, caiu 10% em relação a 2021 – passou de 190 milhões para 171 milhões. Em 4 anos, o recuo foi de 31.5% (era 250 milhões em 2019).

Gráfico Descrição gerada automaticamente

O volume de demandas registradas no Sistema de Registro de Denúncias, Reclamações e Pedidos de Informações (RDR) do Banco Central e nos Procons também recuaram 11% e 23% respectivamente, no último ano. No sistema do Bacen são registrados pedidos de informações, denúncias e reclamações em desfavor das instituições financeiras. 


Outro destaque do levantamento foi o alto índice de resolutividade dos canais internos dos bancos (SAC e Ouvidoria), evitando o encaminhamento para outros canais e reforçando a sua efetividade.  Em 2022, o Índice de Resolutividade das Ouvidorias apresentou resultado de 96%, com 2 a cada 3 demandas resolvidas em até uma semana, demonstrando a agilidade do canal. 

Para Amaury Oliva, diretor de Sustentabilidade, Cidadania Financeira, Relações com o Consumidor e Autorregulação da FEBRABAN, o recuo no volume de demandas e reclamações contra os bancos nos últimos 4 anos evidencia o aumento da efetividade no tratamento de demandas, e o esforço contínuo das instituições financeiras em simplificar, expandir e investir no relacionamento digital.

“A queda no volume das demandas e reclamações aos bancos em 2022 reflete o empenho do setor e a efetividade dos canais de relacionamento, que atendem as necessidades dos consumidores e evitam que reclamações sejam direcionadas ao regulador ou ao Procon. Em relação ao Banco Central, é a segunda queda consecutiva. No caso do Procon, houve uma queda de 23% no volume de reclamações, mesmo com o aumento do número de clientes e transações bancárias”, explica o diretor.

O relatório de 2022 aponta a preferência do consumidor pelos canais digitais, como o Fale Conosco, Chat, Redes Sociais, e-mail e Reclame Aqui, que aumentaram sua participação para cerca de 9% das demandas totais.

Em 2022, os bancos investiram mais de R$ 35,5 bilhões em tecnologia, representando um aumento de 18% em relação à 2021, para ofertar produtos e serviços eficientes, rápidos e seguros, que possibilitam o atendimento e resolução instantâneos por meio digital. 

Novidades do relatório e avanços no setor


O Relatório de Ouvidorias 2022 traz, pela primeira vez, o detalhamento por produto. Cartão de Crédito/Múltiplo foi o produto que respondeu pelo maior volume de demandas nas ouvidorias (22,5%), seguido por conta corrente (9,5%), Atendimento/Canais a apps (9%) e Cartão Consignado (6,8%).



Em relação ao Crédito Consignado, que reúne uma série de iniciativas setoriais voltadas ao aperfeiçoamento da oferta e combate ao assédio comercial, foi observada no ano uma redução significativa no número de reclamações.

Dados da plataforma pública de autocomposição e mediação de conflitos Consumidor.gov.br, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça demonstraram queda de 48% no volume total de reclamações, quando comparado com o ano de 2021.

O relatório também traz as principais ações desenvolvidas pelo Comitê de Ouvidoria, Relações com Clientes e Canais de Atendimento da Febraban ao longo do ano voltadas à qualidade do atendimento e proteção dos consumidores.

Em 2022, o comitê teve o seu escopo ampliado para abranger temas relacionados a todos os canais de atendimento oferecidos ao consumidor, incluindo o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). Atualmente, participam do comitê 33 ouvidores de instituições financeiras de todos os portes e segmentos, traduzindo a abrangência e a diversidade do sistema financeiro no Brasil.

O comitê participou do debate que subsidiou a alteração do Decreto nº 11.034/22 (Novo Decreto do SAC) e contribuiu para o aperfeiçoamento das regras de Autorregulação da Febraban que tratam do SAC, em um esforço para consolidar boas práticas e estar à frente das obrigações previstas na regulação estatal. Dentre as alterações incorporadas no Normativo SARB nº 003/2008, que trata do SAC, destacam-se o nível de serviço, prazo de resposta, limite para call back e transferências de chamadas, divulgação dos canais de atendimento, pesquisa de qualidade, índice de efetividade e capacitação dos quadros funcionais dos bancos.

As novas regras também motivaram atualizações voltadas à acessibilidade, como a implementação de ferramentas de vídeo chamada com atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por parte das 5 maiores instituições financeiras, entre outras iniciativas voltadas ao público vulnerável.

Em 2022, as ouvidorias também contribuíram para a coordenação das duas edições do Mutirão Nacional de Orientação Financeira e Negociação de Dívidas, realizados em parceria com o Banco Central e os órgãos de defesa do consumidor, nos meses de março e novembro, que contaram com mais de 160 instituições financeiras participantes. Ao longo do ano, foram renegociados um total de 4 milhões de contratos, tendo sido alcançado o número total de 24,3 milhões de contratos em atraso repactuados pelo sistema bancário no período da pandemia (entre março de 2020 e novembro de 2022), superando R$ 1,3 trilhões em saldo devedor e R$ 200 bilhões em parcelas suspensas.

Polícia ambiental flagra árvores cortadas dentro de área de preservação em Angra dos Reis

Foto: divulgação
Após denuncia de crime ambiental, encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais ambientais estiveram nesta segunda-feira (20) em Angra dos Reis, na Costa Verde, onde identificaram o corte de árvores em área de preservação, danificando cerca de 360 metros quadrados de terreno.

Segundo os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, após recebimento das informações sobre desmatamento florestal e possível erosão do solo, a equipe procedeu à Rua Jorge Salomão, no Bonfim, e após acessar por uma portaria de controle de acesso denominada Associação de Moradores da Ponta do Bonfim, pode constatar o corte de diversas árvores nativas de médio e pequeno porte, cujo terreno possui declividade superior a 45º, infringindo assim a lei 12.651/12, que delimita as áreas de preservação e proíbe a supressão de vegetação do bioma mata atlântica para prevenção e controle de erosão do solo. Foram realizadas buscas para verificar possíveis autores ou responsáveis e placas contendo licenciamento, porém sem sucesso. Diante dos fatos, os policiais militares se dirigiram à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base nos artigos 39 e 48 da lei de crimes ambientais.

Fornos utilizados para fabricação clandestina de carvão são estourados em Paraty

Foto:divulgação

A partir de uma denúncia sobre desmatamento em Paraty, na Costa Verde Fluminense, policiais militares identificaram nesta segunda-feira (20) a construção de três fornos que seriam utilizados para fabricação clandestina de carvão. O fato ocorreu no bairro Areal do Taquari.

Seguindo as informações cedidas pelo Linha Verde, assim que chegaram à Rua da Assembleia, conhecida como Estrada Bertano, os policiais constataram o desmatamento florestal com diversas árvores de grande e médio porte cortadas, além da abertura de uma estrada e instalação de estacas dividindo lotes, degradando uma área com cerca de 10 mil metros quadrados. 

Durante a fiscalização, uma construção de fornos para fazer carvão vegetal e cozinhar tijolos foi localizada. O terreno, de acordo com a polícia ambiental, estaria no interior da zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina, não havendo placas indicativas contendo licenciamento e tampouco os suspeitos de cometerem os crimes. 

A ocorrência foi registrada na 167ª DP, com base nos artigos 38 e 60 da lei 9605/98.

Hemonúcleo de Barra Mansa segue precisando de doações de sangue

Unidade está precisando especialmente dos tipos sanguíneos O+, O- e B-

O Hemonúcleo de Barra Mansa informou nesta segunda-feira, 20, que está precisando de doações para repor seu estoque. Todos os tipos são bem-vindos, especialmente os tipos O+ e B-, que encontram-se em estado crítico pela segunda semana seguida, e O-, que está abaixo do nível adequado.

A coordenadora do Hemonúcleo, Thaís Mendes, alerta sobre a importância de se tornar um doador e incentiva os cidadãos a realizarem esse ato nobre. “Os níveis continuam os mesmos da semana anterior, tudo se mantém na mesma situação, e por isso, é sempre bom relembrar que, uma doação pode salvar até quatro vidas e a coleta não dura mais que 15 minutos ”, destacou Thaís.

As doações podem ser feitas das 7h às 11h da manhã. O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia. Quem for doar pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, n° 155. Ambos ficam no Centro.

Telhado de construção de área de lazer desaba em Pinheiral

Quatro pessoas, entre elas duas crianças, ficaram levemente feridas com o desabamento de um telhado da obra de construção de área de lazer no Morro do Cruzeiro II em Pinheiral. O incidente aconteceu na ultima sexta-feira, dia 17, porém só agora o caso foi divulgado.

A Prefeitura de Pinheiral informou que adotou medidas de segurança com o isolamento do terreno para segurança da população e evitar outros possíveis transtornos.

Em nota, a prefeitura informou que a obra em execução é de responsabilidade do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado das Cidades, também responsável pela fiscalização do serviço.

Ainda de acordo com as informações, os feridos foram encaminhados ao Pronto Socorro Municipal. Os dois adultos foram atendidos e liberados em seguida, já as crianças ficaram em observação no Hospital Municipal em estado estável sem gravidade no aguardo da realização de exames complementares, entretanto, deixaram a unidade de saúde sem liberação médica no domingo, 19.

Barra Mansa inicia vacinação bivalente para gestantes, puérperas e profissionais de saúde

Público-alvo compõe fases 3 e 4, além destes, também seguem sendo vacinados pessoas acima de 60 anos e a partir de 12 anos imunocomprometidos
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa ampliará a aplicação da vacina bivalente para um novo público-alvo. A partir desta terça-feira, dia 21, serão inseridos no calendário gestantes, puérperas e profissionais de saúde. Juntamente a eles, as doses continuam em pessoas acima de 60 anos e a partir de 12 anos (imunocomprometidos). Essa nova agenda faz parte das fases 3 e 4 da imunização.

Para receber as doses é necessário estar com os seguintes documentos em mãos: cartão de vacina, cartão do SUS ou CPF. No caso dos profissionais de saúde, também devem apresentar documento que comprove a vinculação ativa ou declaração emitida pelo serviço de saúde de atuação do profissional.

A supervisora do setor de Imunização, Paula Bastos, explicou como funcionará a aplicação da vacina. “Para a pessoa ser contemplada com a bivalente ela precisa ter tomado ao menos duas doses das vacinas monovalente, Pfizer, Coranavac, AztraZeneca e Janssen. Essas vacinas integram o que chamamos de esquema básico, além disso, a dose só será aplicada após um período mínimo de quatro meses do recebimento da dose de reforço ou dose de esquema primário”, destacou.

A bivalente é a segunda geração de vacina que combate a Covid-19. O imunizante tem o objetivo de proteger o ser humano da nova cepa ancestral e da variante da Ômicron que corresponde em média a 90% dos casos positivos. 

HORÁRIO E LOCAIS DE VACINAÇÃO: 

As doses da vacina bivalente destinadas ao novo público-alvo serão aplicadas no horário entre 9h e 16h, nas seguintes Unidades PSF (Programa de Saúde da Família): 

- PSF GOIABAL (segunda-feira)

- PSF ISMAEL DE SOUZA – Vista Alegre (segunda-feira)

- CLÍNICA DA FAMÍLIA – Vista Alegre (segunda-feira)

- SIRENE III – Nove de Abril (terça-feira)

- PSF FLORIANO (terça-feira)

- PSF VILA URSULINO (terça-feira)

- PSF BOA VISTA II (quarta-feira)

- PSF JARDIM PRIMAVERA (quarta-feira)

- PSF VILA ORLANDÉLIA (quarta-feira)

- PSF BOCAININHA (quarta-feira)

- PSF NOVA ESPERANÇA (quinta-feira)

- PSF VILA PRINCIPAL (quinta-feira)

- PSF SANTA RITA DE FÁTIMA (quinta-feira)

- PSF AMPARO (sexta-feira)

- PSF COLÔNIA (sexta-feira)

- PSF KM4 (sexta-feira)

- PSF ANO BOM (todos os dias)

segunda-feira, 20 de março de 2023

Chuva provoca caos em ruas de Volta Redonda

Ventos de até 60km/h e granizo marcaram o fim do verão em Volta Redonda

A Defesa Civil fez um balanço preliminar dos efeitos do temporal que atingiu Volta Redonda nesta segunda-feira, 20, na despedida do verão. Choveu cerca de 40mm, com ventos de até 60 km/h.

O órgão recebeu 12 chamados, a maioria por causa de deslizamentos e quedas de árvores. A Escola Municipal Domingos Maia sofreu destelhamento. Os maiores pontos de alagamentos se deram na Avenida Amaral Peixoto, na Vila Santa Cecília, no Retiro e na Água Limpa.

 
As equipes da Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da Secretaria Municipal de Ordem Pública estão nas ruas para fazer reparos e limpeza dos locais mais afetados. A maior concentração de trabalho está na região da Água Limpa. O trabalho não tem hora para acabar.

Tributo a Tim Maia agita Volta Redonda nesta sexta-feira

Show acontece no Hi-Fi do Clube dos Funcionários
O ícone da música soul brasileira, Tim Maia, será homenageado nesta sexta, dia 24, em mais uma edição do Hi-Fi do Clube dos Funcionários. A festa acontece a partir das 20h, no salão da Sede Social, na Vila Santa Cecília. O tributo será com o cantor Ranieri e a banda Aracati, além dos DJs Sérgio Mamma e Flavinho nos intervalos. Os ingressos e mesas estão à venda na Secretaria e pelo site do Clube. A classificação etária do evento é de 18 anos.

Com mais de 40 anos de história, o Hi-Fi é uma festa tradicional do Clube. Sucessos como 'Gostava Tanto de Você', 'Não Quero Dinheiro' e 'Descobridor dos Sete Mares' estão confirmados no repertório e prometem agitar o público. “Vamos relembrar canções que marcaram uma geração e até hoje são consideradas verdadeiros hits. Será uma dupla homenagem: ao rei do soul, Tim Maia, e ao nosso Clube Alvigrená, que no último mês completou 81 anos”, destaca Gustavo Tramontin, presidente do Clube.

De acordo com o coordenador de eventos do Clube, André Valle, o Hi-Fi reunirá releituras de grandes sucessos do artista e será também uma comemoração ao aniversário do Clube. "Realizar um tributo ao Tim Maia e ainda comemorar mais um ano do Clube será muito especial. O público pode esperar uma grande festa com a mesma qualidade das nossas edições anteriores, sempre ao som de uma boa música. Certamente o Hi-Fi dos 81 anos será inesquecível”, afirma André.

Acontece em julho o campeonato estadual de robótica, a sede será em Volta Redonda

Convênio para a realização da competição foi assinado na manhã desta segunda-feira (20) pelo prefeito Antonio Francisco Neto; evento será nos dias 7 e 8 de julho no Shopping Park Sul
Volta Redonda vai sediar o campeonato estadual de robótica em julho deste ano. O torneio acontecerá nos dias 7/7 e 8/7, no Shopping Park Sul, em parceria com a Fira Brasil (Copa do Mundo de Robôs). Além de unir ciência, tecnologia e criatividade, a etapa vai qualificar equipes para a disputa nacional, que credencia para a disputa da Copa do Mundo de Robótica.
 
A previsão é que mais de 800 pessoas estejam na cidade durante os dias de competição.

O operador do Fira no estado do Rio de Janeiro explicou que são esperadas 60 equipes participantes, sendo que 24 sairão classificadas para a etapa nacional. Poderão participar crianças de 6 anos até
adolescentes de 19 anos de idade.
 
O convênio para a realização da competição na cidade foi assinado na manhã desta segunda-feira (20), pelo prefeito Antonio Francisco Neto, na companhia do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Sérgio Sodré, que também acumula a secretaria de Educação (SME); e do operador do Fira no estado do Rio de Janeiro, professor Alexandre Amâncio.

Participaram também da assinatura do contrato o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fernando Lee; a coordenadora operacional de educação da Escola Sesi Volta Redonda, Juliana Baratieri; o responsável pela área tecnológica do Fira, Moisés Fonseca; a diretora de Turismo da SMDET, Débora Cândido; o coordenador do Centro de Mídias Educacionais, professor Felipe Nóbrega; entre outros integrantes do governo municipal.

Volta Redonda libera vacina contra a Covid-19 para pessoas com deficiência permanente

Permanência e Residências Inclusivas, acima de 12 anos; e pessoas em privação de liberdade

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda (SMS-VR) ampliará nesta terça-feira, dia 21, a vacinação com a bivalente contra a Covid-19 para mais três grupos em todas as unidades de saúde do município. A vacina poderá ser aplicada em pessoas com deficiência permanente, acima de 12 anos; pessoas institucionalizadas em Instituições de Longa Permanência e Residências Inclusivas, acima de 12 anos; e pessoas em situação de privação de liberdade, iniciando assim a última fase do cronograma dos grupos prioritários.

Além deste público, pessoas acima de 60 anos, imunossuprimidos a partir de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores e estudantes de serviço de saúde, que atuem na rede pública ou privada de Volta Redonda, ou residam na cidade, podem receber a dose de reforço para quem recebeu pelo menos duas doses de CoronaVac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

O médico sanitarista da SMS, Carlos Vasconcellos, explicou que o intervalo para receber a bivalente é de quatro meses da última dose tomada.

“Em todos os casos, as pessoas deverão ter tomado pelo menos duas doses de vacinas monovalentes contra a Covid-19 há pelo menos quatro meses. Pessoas que ainda não tomaram as duas doses, porém se incluem nos grupos liberados, deverão completar o esquema básico e serem agendadas com o
reforço da bivalente para quatro meses após”, ressaltou.

Vacinação

A vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível em todas as 46 unidades básicas de saúde e de saúde da família (UBSs e UBSFs). É preciso apresentar a caderneta da vacinação, o CPF ou cartão SUS.

O atendimento para vacinação nas unidades de saúde é das 8h às 16h, mas algumas delas funcionam com horário estendido. São elas: 249, Vila Mury, Açude 1, Siderlândia, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Volta Grande, Santo Agostinho e Santa Cruz, que ficam abertas até 18h30.

Confira abaixo o cronograma de vacinação dos grupos prioritários:

Início da vacinação a partir desta terça-feira, dia 21

Fase 5: Pessoas com deficiência permanente; População a partir de 18 anos de idade privada de liberdade; Adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); Funcionários do sistema de privação de liberdade.

Grupos que já estão sendo vacinados

Fase 1: Idosos acima de 70 anos, imunossuprimidos a partir de 12 anos e pessoas que vivem em instituições de longa permanência e residências inclusivas;

Fase 2: Pessoas de 60 a 69 anos de idade;
Fase 3: Gestantes e puérperas;
Fase 4: Profissionais e estudantes da saúde.

Biblioteca para deficientes visuais em Volta Redonda recebe mais livros

Os exemplares ficarão à disposição da população na biblioteca do deficiente visual na sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD)

O secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), Acyr de Gerone Junior, entregou nesta segunda-feira, dia 20, livros produzidos pela SBB, como o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Os exemplares ficarão à disposição da população na biblioteca do deficiente visual na sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD).

“Nós queremos ser uma cidade inclusiva. Temos um projeto que poucos municípios possuem. Temos três escolas para autistas, uma escola para deficientes visuais que está em reforma e uma Secretaria da Pessoa com Deficiência. Então o Poder Público é pioneiro na busca pela inclusão”, destacou Neto.

Pastor Acyr celebrou o que chamou de consolidação da parceria (a SBB já havia doado à Prefeitura de Volta Redonda duas bíblias em braile em junho do ano passado - formadas por 38 volumes).

“Sabemos da importância do município no sentido de atender essa comunidade que precisa ter acesso ao braile, às Libras e outras necessidades. Então esta parceria só vem consolidar ainda mais este
atendimento”, afirmou.

A visita de Alcyr foi intermediada pelo coordenador do Banco da Cidadania, Fernando Martins. Além deles, estiveram presentes o coordenador Institucional da SBB, pastor Marcos Batista, outros representantes da SBB e as alunas da Escola Especializada Dr. Hilton Rocha (São João Batista) - voltada para deficientes visuais - Taís Vitória Silva de Paula e Conceição Maria de Souza Pereira e
representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD).

Casal é flagrado com carro roubado na Dutra, em Barra Mansa

Foto: PRF

Um Fiat Pulse Audace foi recuperado na manhã deste domingo, dia 19, por policiais rodoviários federais na Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa. O flagrante aconteceu no km 293, em Floriano.

No carro além do motorista estava uma mulher e duas meninas menores de idade.

Durante a abordagem, foi verificado que vários itens de identificação estavam adulterados, confirmando tratar-se de um clone, sendo o original (abordado) licenciado em Belo Horizonte/MG, de propriedade de uma locadora de veículos (Localiza), com registro de roubo em 14/01/2023, no município do Rio de Janeiro. 

O motorista alegou que comprou o carro há cerca de um mês de um homem que havia anunciado na internet (Facebook),  tendo pago R$ 19 mil reais e assumido o restante das prestações. 

A família foi passear em Aparecida/SP e estavam retornando para Cabo Frio/RJ, onde residem. Devido aos fatos, o casal (condutora de 26 anos e passageiro de 41 anos) foi detido por receptação de veículo roubado e encaminhado para a 90ª DP de Barra Mansa.

Durante o registro da ocorrência foi constatado que o documento de identidade (R.G.) apresentado pelo passageiro era falso, constatando tratar-se de indivíduo com outro nome. 

O portador do documento falso alegou que tem antecedente criminal e por isso estava utilizando documento falso, mas não havia mandado de prisão em aberto. 

O casal foi preso em flagrante. As crianças foram entregues a parentes.

Homem é flagrado embrigado após acidente envolvendo caminhão e carreta na Dutra, em Barra Mansa


Foto: PRF

Um acidente envolvendo um caminhão e uma carreta no inicio da tarde deste domingo, dia 19, em Barra Mansa. O batida entre os dois aconteceu na altura do km 282 da Rodovia Presidente Dutra, próximo ao Bairro Vila Ursulino.

Segundo a PRF, o motorista do caminhão tanque perdeu o controle ao fazer a curva na pista de retorno colidindo lateralmente em uma carreta caçamba que seguia no sentido contrário.

O caminhoneiro da Scania não se feriu. Já o condutor do caminhão tanque sofreu algumas escoriações e reclamava de dor na perna direita, sendo socorrido por equipe de resgate do SAMU para a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa.

Ao serem realizados testes de consumo de álcool nos dois motoristas foi constatado que o do caminhão apontou resultado 0,18 mg/L, resultado que confirma que estava dirigindo sob efeito de álcool.

Foto: PRF
Após o flagrante o caminhoneiro foi multado no valor R$ 2.934,70 e teve a CNH suspensa por suspeita de crime de embriaguez ao volante.

Definido o calendário da Rua de Compras 2023 em Volta Redonda

Sorteio dos meses e bairros que vão receber o evento reuniu representantes da prefeitura, dos lojistas, Aciap e CDL

O calendário de realização do projeto Rua de Compras, em Volta Redonda, foi definido durante sorteio realizado na sede da Aciap-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Volta Redonda), no bairro Aterrado. Estiveram presentes representantes da prefeitura, da Aciap, da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e dos lojistas dos bairros envolvidos. 

Em maio a Rua de Compras acontecerá na Vila Santa Cecília; no mês de junho será a vez dos moradores do Santo Agostinho; em seguida, o Retiro vai sediar o evento em julho; em agosto, a Avenida Amaral Peixoto, no Centro, será o local escolhido; e encerrando o calendário, o bairro Aterrado receberá a Rua de Compras no mês de outubro. Os dias serão divulgados em breve. 

O projeto é realizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda, Aciap-VR, Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL, e reúne ações sociais, de saúde, cultura, gastronomia, esporte e lazer. O objetivo é fomentar o comércio local, estimulando as vendas com bons descontos para os consumidores. 

O assessor especial da Prefeitura de Volta Redonda, Rogério Loureiro, lembrou que, em 2022, foram realizadas cinco edições da Rua de Compras, com mais de 190 mil consumidores aproveitando as ofertas em mais de 600 estabelecimentos comerciais. 

“Foi um sucesso no ano passado e esperamos superar neste ano. Estamos trabalhando junto a outras secretarias para que a Rua de Compras possa, além de cumprir seu papel de movimentar o comércio, a economia, oferecer também diversas atividades para os moradores de Volta Redonda e visitantes de outros municípios”, afirmou Loureiro, acrescentando que a organização do evento estuda a realização de uma edição no bairro Água Limpa.

Barra Mansa e Rio Claro se enfrentam pela 29ª Copa Rio Sul de Futsal

Visitantes venceram a partida por 4 a 2 

A equipe de futsal de Barra Mansa se esforçou para obter a vitória no jogo de estreia da 29ª Copa Rio Sul de Futsal, neste domingo (19), contra o time de Rio Claro. Apesar das tentativas, o resultado não correspondeu às expectativas. Com um placar de 4x2, os visitantes levaram a melhor na partida realizada no Clube Municipal, que estava de portões fechados para torcida por conta de uma punição sofrida na edição anterior. 

Para o coordenador da Secretaria de Juventude, Esporte  Lazer, Elias Romeiro, o Elias do Corbama, a participação da equipe na competição é de extrema importância. “Embora a partida inicial não tenha sido exitosa, o time segue como o maior campeão desta competição. Agora é corrigir as falhas e seguir em frente”. 

O treinador do time, Diego Souza, avaliou o desempenho dos jogadores. “Não conseguimos converter as boas chances em finalizações. Vamos seguir trabalhando para que os resultados positivos aconteçam. Foi um excelente jogo, parabéns ao time adversário”. 

O JOGO

Rio Claro abriu o placar com gol de Feijão, mas os donos da casa reagiram e empataram com Luan. Outras duas bolas balançaram a rede, com gols de Iago e Luan Carlos. 

No segundo tempo, Barra Mansa diminuiu a vantagem, com gol de Brenin. Mas, os visitantes não deixaram por menos e responderam com gol de Wesley.

A próxima partida do time do Barra Mansa será contra o Vassouras, no dia 1º de abril, às 14h, na Arena Sombrão. 

Plano B vence Torneio Mulher


A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer promoveu neste domingo, no campo do bairro Santa Clara, o Torneio Mulher. O evento integra as ações do 8 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher.

A competição reuniu seis equipes: Juventus, La Ticas, Plano B, Bom Pastor, Barrão F.C. e Minas da Mina. 

A final foi disputada entre as equipes do Plano B e Barrão F.C., com placar 3x3. Nos pênaltis, as jogadoras do Plano B levaram a melhor e faturaram o título de campeã.

Aves silvestres são apreendidas em Volta Redonda

Seis pássaros da fauna silvestre brasileira foram resgatados de cativeiro neste sábado (18) no município de Volta Redonda, após policiais militares da 2ª UPAm terem ido averiguar denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) sobre guarda de animais silvestres.

Munidos com as informações, policiais estiveram na Avenida Beira Rio, onde realizaram fiscalização no imóvel denunciado. Na garagem da residência, havia seis gaiolas contendo dois curiós, um coleiro, um trinca ferro, um pixanxão e outro pássaro preto, todos sem anilhas de identificação. Nesse momento, após o responsável informar que não possuía nenhuma documentação pertinente para mantê-los em cativeiro, os policiais militares deram ciência de crime ambiental com base no artigo 29 da lei 9605/98 e procederam à 93ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

domingo, 19 de março de 2023

Banco de Leite de Volta Redonda atende mais de 300 crianças por mês

Trabalho existe há mais de 20 anos e conta com apoio de doações semanais
O Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, é uma iniciativa que existe há cerca de 21 anos, o projeto é único na região Sul Fluminense e atende mais de 300 crianças por mês, com o apoio de mais de trinta doadoras cadastradas. Projeto garante a segurança alimentar para bebês prematuros e de baixo peso, que estiverem internados na UTI Neonatal do hospital, reduzindo, assim, a mortalidade infantil.

A UTI Neonatal usa 8 refeições diárias como média, cada bebê com uma prescrição individualizada (relacionado a volume de leite). Por mês, essa conta gera uma média de 2.640 doses de leite humano.

A coordenadora do projeto, Tatiane Lucio Chaves, destacou a importância das doadoras para o serviço. “O Banco de Leite é uma casa de apoio e proteção. Nós promovemos este apoio à amamentação, à plenitude da amamentação. Nós explicamos a importância do aleitamento materno e incentivamos as mães que estão em casa e tem leite excedente, que façam essas doações. Nós fazemos campanhas, tentamos sensibilizar essas mães para elas se tornarem doadoras, isso é muito importante”, disse Tatiane.

A pediatra Thais Ferraz salientou o valor do leite materno para os bebês. “O leite materno ajuda no desenvolvimento das crianças. Ele é recomendado pelo fato de proteger a saúde das crianças, elas adoecem menos, tem menos otite, menos pneumonia e alergias. A fórmula que é dada para suprir é o leite de vaca tratado, então as crianças tem mais alergia, por conta da proteína animal. Por isso, o leite materno é importante. A gente tem toda a equipe preparada do Banco de Leite, estamos ali para incentivar, apoiar a amamentação e doação, o leite materno só gera benefício aos bebês”.

Depoimento de quem se tornou doadora

Uma das doadoras, Carolina Valente, contou sua trajetória e o que a fez participar do projeto. “Eu comecei a ser doadora a partir do momento que tive dificuldade de amamentação. No início minha filha não tinha a pega correta e foi muito desafiador. Fiz um propósito com Deus, eu falei que se eu conseguisse amamentar a Manuela, eu iria doar meu leite para outras pessoas que precisam. Eu acho uma iniciativa espetacular, o leite materno é algo fundamental para a criança e a gente poder ajudar as mães que não podem amamentar os filhos, é muito gratificante”, finalizou Carolina.

A mãe da Liz, Glauce Eneida Ferrarezi, relatou que já era doadora de sangue e que, com o nascimento da filha, decidiu passar a doar leite. “Eu já era doadora de sangue e, após a gestação, não podia mais fazer a doação de sangue. Então eu decidi doar leite, já que eu tenho leite de sobra. Eu fiz contato com o Banco de Leite do Hospital São Batista, onde as meninas me explicaram como eu poderia fazer. Eu sou doadora há 6 meses, eu indico que mais mães que têm essa possibilidade de fornecer leite, doe, gente. É muito importante, tem bastante criança precisando”, ressaltou Glauce.

Rota – O Banco de Leite conta com uma rota que vai uma vez por semana na casa das doadoras, leva todo material necessário como frasco, touca e máscara. Uma enfermeira habilitada vai à residência dessa mãe e faz toda a orientação para que o processo seja feito da forma correta, e o leite chegue ao banco com qualidade.

Uma equipe do local também realiza pasteurização do leite para deixá-lo adequado e com padrão de qualidade ouro e, assim, ser entregue aos bebês da UTI Neonatal.

Como doar

Qualquer mulher pode ser doadora. A candidata realizará um cadastro e receberá todas as informações necessárias. Será feita uma coleta dos dados pessoais e da gestação. Estando liberado pela médica, o Banco de Leite Humano entrará em contato com a doadora para agendar a visita domiciliar, capacitação para ordenha e armazenamento do leite humano.

Outras orientações sobre como se tornar uma doadora podem ser obtidas no Banco de Leite Humano do Hospital São João Batista, através do telefone: (24) 3339-4242, ramal 348.