Rádio Acesa FM VR: 2015-09-20

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Volta Redonda, 25 de Setembro de 2015. O DIA HOJE - Dia Nacional do Trânsito!

<<>>

O trânsito é o caminho de todos, onde a educação se faz necessária. Independente de qualquer situação, para cada cidadão o respeito é mútuo.

(Adriano Martins)
===================================================
Volta Redonda, 25 de Setembro. Estação: primavera. Dia bom, de bastante calor.

Sexta-Feira.

Dia Nacional do Trânsito
Este dia comemorativo está inserido na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre 18 e 25 de Setembro.

O Dia Nacional do Trânsito foi instituído aquando da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em Setembro de 1997. Este dia tem como principal objetivo a realização de eventos de conscientização em relação ao trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes possam mudar. O Brasil é dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 000 pessoas.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Volta Redonda, 24 de Setembro de 2015. O DIA HOJE - Morte de Dom Pedro I!

<<>>

Vale a esperança em meio a descrença.

(Adriano Martins)
====================================================
Volta Redonda, 24 de Setembro de 2015. Estação: primavera. Dia bom, quente.

Quinta-feira.

Há pouco mais de um século e meio, morreu em Lisboa Dom Pedro I, fundador e primeiro imperador do Brasil, considerado um símbolo de liberdade na Europa, na década de 1830.

Dom Pedro I tinha sete anos quando desembarcou em terras brasileiras, acompanhado da mãe, Carlota Joaquina, e do pai, Dom João VI.

A corte portuguesa havia sido transferida para o outro lado do Atlântico em 1808, depois que o país foi invadido por tropas francesas.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

História Hoje: "Planeta azul" foi descoberto há 169 anos

O planeta Netuno, último do Sistema Solar, foi descoberto há 169 anos, no dia 23 de setembro de 1846.


O sistema solar é formado por oito planetas, obedecendo à seguinte ordem a partir do Sol: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão perdeu status de planeta e é considerado um planeta-anão, desde 2006.

Netuno é um gigante, sendo o quarto maior planeta em tamanho. Possui uma órbita extensa, o que faz seu movimento de translação (em torno do Sol) ser o mais lento. Um ano em Netuno equivale a 164 anos na Terra. Já o movimento de rotação (deslocamento em torno do próprio eixo) é realizado em 16 horas terrestres.

Em uma viagem da sonda espacial Voyager 2, em 1989, foi constatada a existência de 14 satélites naturais e um sistema de anéis na órbita de Netuno.

A atmosfera do planeta é composta por hidrogênio, hélio, e possivelmente, nitrogênio. O planeta contém uma porcentagem elevada de gelo, formado a partir de água, amônia e metano.

Também é chamado de planeta azul, devido ao gás metano concentrado que lhe dá uma coloração azulada.

Mas o nome Netuno foi inspirado na mitologia Romana, que significa Deus do Mar.

Considerado o planeta mais distante do Sol, encontra-se a 4,5 bilhões de quilômetros do astro-rei, tem clima muito frio, inclusive com formação de diversas camadas de nuvens e tempestades visíveis. A temperatura local deve marcar menos 200 graus Celsius. Além das baixas temperaturas, os ventos podem atingir até 2 mil quilômetros por hora.

Volta Redonda, 23 de Setembro de 2015. O DIA HOJE - Dia do Sorvete!

<<>>

O ciclo natural da perfeita natureza, não se descuida e segue a lei da sua criação.

(Adriano Martins)
====================================================
Volta Redonda, 23 de Setembro de 2015. Estação: primavera. Dia ensolarado e quente.

Quarta-feira.

23 de setembro - Dia do Sorvete

Quem não gosta de tomar um sorvetinho naqueles dias quentes de verão?

Entre as histórias da origem do sorvete, a mais famosa delas é sobre um imperador romano que teria mandado trazer neve e gelo das montanhas e misturá-los com frutas.

Há muitas sobremesas que podem ser feitas a base de sorvete, entre elas as mais famosas: Banana Split, Milk Shake e Sundae. E aquele delicioso bolinho de chocolate acompanhado de sorvete de creme?

 O famoso Petit Gateau! Hummmmmm...
A mais curiosa sobremesa feita com sorvete é a Vaca-Preta, que é uma mistura de sorvete com refrigerante sabor cola.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Golpe brasileiro no WhatsApp usa promessa de desconto para roubar usuários

Um novo golpe, criado por brasileiros, está circulando pelo WhatsApp. Sem que a vítima precise instalar nenhum aplicativo ou clicar em propagandas, ele aparece sob o disfarce de descontos em grandes varejistas para roubar dados pessoais e dinheiro.
As mensagens oferecem um cupom de R$ 500 de desconto em troca de respostas para uma pesquisa. As vítimas são orientadas a ligar para um número (0911778787940) e a responder 25 perguntas. Enquanto isso acontece, os criminosos recolhem as informações e dinheiro (pela conta do celular ou crédito pré-pago).

Reprodução

Nas mensagens enviadas está apenas o texto "Desconto no Extra" e um link, que parece ser do encurtador bit.ly, mas que na verdade é do servidor do hacker. Por sua vez, a página revela os logos dos supermercados e até mesmo um botão para compartilhar com os amigos, o que faz com que mais gente seja enganada.

Ainda não se sabe quantas pessoas já foram vítimas desse golpe.


Reprodução

Dia do contador, 22 de Setembro!

Dia do Contador
O Dia do Contador é comemorado todos os anos no dia 22 de Setembro, no Brasil.

O Contador é o profissional que estuda e avalia as atividades financeiras de uma empresa. Muitas pessoas não sabem, mas existe uma grande diferença entre o Contador e o Contabilista. Contador é o profissional que possui curso superior em Ciências Contáveis, enquanto que o Contabilista tem curso profissionalizante ou técnico em Contabilidade.

O Dia do Contabilista é comemorado no dia 25 de Abril.
Origem do Dia do Contador

O Dia do Contador se comemora no dia da criação do primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil.

O Decreto de Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo Presidente Getúlio Vargas, regulamenta e torna oficial a criação do primeiro curso de ensino superior em Ciências Contábeis, na Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Até então, só existam cursos técnico e profissionalizantes de contabilidade.

Volta Redonda, 22 de Setembro de 2015 O DIA HOJE - Dia Mundial sem carro!

<<>>

Pelo o bem de todos, temos de abrir mão do nosso conforto. É o desafio de hoje.

(Adriano Martins)
===================================================
Volta Redonda, 22 de Setembro de 2015. Estação: inverno. Dia instável.

Terça-feira.

O Dia Mundial Sem Carro, ou World Car Free Day, é comemorado anualmente em 22 de Setembro.

A data foi criada com o objetivo de incentivar as pessoas a refletirem sobre os enormes problemas que o uso excessivo dos veículos, nas grandes cidades, pode causar ao meio ambiente e ao bem estar da sociedade.

Os promotores do evento aconselham a população a deixarem os carros e motos em casa e experimentar utilizar, durante o dia 22, meios de transportes alternativos e que não poluam a atmosfera.

As bicicletas são sempre uma das melhores opções para a maioria dos aderentes ao movimento ativista.
Origem do Dia Mundial Sem Carro

O Car-Free Day começou oficialmente na França, em 22 de Setembro de 1997, e logo em seguida se espalhou por milhares de outras cidades europeias.

Com o sucesso dos eventos, em 2002, a comissão organizadora do Dia Europeu Sem Carro, lançou a Semana Européia da Mobilidade.

No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 2001, nas cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO);Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA), onde os participantes organizaram "bicicletadas" para celebrar o dia e conscientizar a população.

Inspirados no modelo europeu, o Brasil também aderiu a Semana da Mobilidade e, desde 2010, prepara uma agenda com discussões e atividades para ajudar a desenvolver um senso critico na sociedade sobre os grandes males que o CO2 liberado pelos carros e motos podem causar ao meio ambiente e à saúde humana.

Em 2014, a Semana da Mobilidade acontece entre os dias 16 e 22 de Setembro, em várias cidades brasileiras.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Brasil tenta reduzir dependência dos EUA na conexão à internet

O presidente-executivo da Telebras, Jorge Bittar, afirmou hoje que o Brasil pretende hospedar centrais globais de dados de serviços populares como YouTube e Netflix, reduzindo, assim, a dependência dos Estados Unidos na conexão com a internet. Atualmente, todos os cabos de fibra óptica que conectam o país à internet passam pelo território norte-americano.

"Isso é um risco à segurança em um mundo pós-Snowden", observa Bittar, citando o episódio que revelou o amplo esquema de espionagem dos Estados Unidos vazado pelo ex-analista da CIA Edward Snowden.

Até o final de 2016, um satélite da transportadora espacial Arianespace vai fornecer internet para o Brasil, com uma taxa de transferência de 56 Gbps. Em 2017, um cabo submarino com taxas de até 30 terabytes por segundo partirá de Fortaleza, no Ceará, indo até portugal." O cabo submarino nos dará maior segurança e mais agilidade nas comunicações com a Europa", disse Bittar.

O cabo de fibra óptica terá quase 6 mil km de extensão e vai se chamar EulaLink. O projeto custará US$ 185 milhões e será financiado pela União Europeia.

Volta Redonda, 21 de Setembro de 2015. O DIA HOJE - Dia da árvore!

<<>>

Hoje e sempre, o verde merece o nosso respeito. Preservar é preciso e necessário.

(Adriano Martins)
===============================================

Volta Redonda, 21 de Setembro de 2015. Estação: inverno. Dia quente, ensolarado.

Segunda-feira.

Dia da Árvore
Esta data foi escolhida porque consiste no início da Primavera, no hemisfério Sul.

Apesar de ainda ser comemorado nos dias de hoje, o dia da árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores, instituída pelo decreto federal 55.795 de 24 de Fevereiro de 1965.

De acordo com o artigo 2º desse mesmo decreto, a Festa Anual das Árvores tem como objetivo "difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos."