Rádio Acesa FM VR: 2015-06-14

sexta-feira, 19 de junho de 2015

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - SEXTA-FEIRA 19/06/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 19/06/2015
Chuvoso durante o dia e a noite
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 23°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 10mm
--

Volta Redonda, 19 de Junho de 2015. O DIA HOJE - Dia do cinema brasileiro!

<<>>

Que se mantenha a ordem sem quebrar as regras!

(Adriano Martins - 2015)
====================================================
Volta Redonda, 19 de Junho de 2015. Estação: Outono. Dia chuvoso.

Sexta-feira.

Dia do Cinema Brasileiro
Dia do Migrante

Dia do Cinema Brasileiro

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado no dia 19 de junho. O Cinema brasileiro cresceu muito e já foi em diversas vezes indicado ao Oscar, porém nunca ganhou uma estatueta.
Origem do Dia do Cinema Brasileiro

O Dia do Cinema Brasileiro é comemorado no dia 19 de junho porque foi nesse dia que Afonso Segreto, o primeiro cinegrafista e diretor do país, registrou as primeiras imagens em movimento do território brasileiro, no ano de 1898. Afonso Segreto fez então imagens da entrada da baía de Guanabara, a bordo do navio francês Brésil - a primeira filmagem em território nacional.

Afonso Segreto era italiano de nascença.

Algumas pessoas preferem celebrar a data em 5 de novembro, para relembrar o aniversário da primeira exibição pública de cinema.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - QUINTA-FEIRA 18/06/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 18/06/2015
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 2mm
--

Volta Redonda, 18 de Junho de 2015. O DIA HOJE - Dia do quimico!

<<>>

Dê bom dia à vida, ela depende de uma singela homenagem, mesmo que você não tenha nada para comemorar!

(Adriano Martins - 2015)
===============================================
Volta Redonda, 18 de Junho de 2015. Estação: Outono. Dia bom!

Quinta-feira.

Dia da Imigração Japonesa

Dia do Químico

O Dia do Químico é comemorado no dia 18 de junho. Química é o ramo da ciência que estuda as alterações e transformações sofridas pela matéria, incluindo solo, água, ar, poluentes, minerais e metais, bem como sua composição e propriedades.
Origem do Dia do Químico

O Dia do Químico é celebrado no dia 18 de junho, pois foi nessa data que o antigo presidente, Juscelino Kubitschek assinou a Lei N° 2.800, também conhecida por "Lei Mater dos Químicos", que criou os Conselhos Federais e Regionais de Química.


******************************************************************************
O Dia da Imigração Japonesa - ou Dia Naciona da Imigração Japonesa - é comemorado dia 18 de junho.

A imigração japonesa começou no início do século XX, como um acordo entre o governo japonês e o brasileiro, uma vez que o Japão vivia uma crise, enquanto que o Brasil necessitava de mão-de-obra para a lavoura do café. A colônia japonesa do Brasil está dividida em: isseis, nisseis, sanseis e yoseis.
Origem do Dia da Imigração Japonesa

A Imigração Japonesa é comemorada no dia 18 de junho porque foi a data que o primeiro navio chegou ao Brasil com imigrantes japoneses, no Porto de Santos, em 1908.

O navio Kasato Maru trouxe 165 famílias que vieram para trabalhar nos cafezais, outros na exploração de borracha na Amazônia ou nas plantações de pimenta no Pará, que eles próprios trouxeram. A maior parte dos japoneses eram camponeses pobres, oriundos das províncias do Sul e do Norte do Japão.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Brasil obteve a segunda vitória numa Copa há 53 anos no Chile

Brasil obteve a segunda vitória numa Copa há 53 anos no Chile
 

Apresentação Carmen Lúcia
Há 53 anos, a Seleção Brasileira de Futebol conquistava o bicampeonato mundial no Chile.

Na Copa de 62, a Seleção Canarinho perdeu Pelé logo no segundo jogo contra a Tchecoslováquia. O jogador chegava ao Chile como grande candidato a craque da Copa. Porém, o camisa 10 sofreu um estiramento que o tirou da competição.

Pelé foi substituído por Amarildo, que chegou marcando dois gols no jogo de estreia, na vitória de dois a um sobre a Espanha.

Dezesseis seleções nacionais participaram da Copa do Mundo no Chile, sendo dez delas da Europa: União Soviética, Iugoslávia, Alemanha Ocidental, Itália, Suíça, Tchecoslováquia, Espanha, Hungria, Inglaterra e Bulgária, e seis da América Latina: Chile, Brasil, Uruguai, Argentina, Colômbia e México.

Duas grandes goleadas marcaram a Copa de 62: a Iugoslávia venceu por cinco a zero a Colômbia e a Hungria venceu por seis a um a equipe da Bulgária.

Para muitos comentaristas esportivos, a Copa do Chile foi a Copa de Garrincha, que acabou sendo considerado por torcedores e pela mídia como o melhor jogador da competição e o principal responsável pela vitória do Brasil.

Nas semifinais, a seleção da Tchecoslováquia eliminou a Iugoslávia e a Hungria. O Brasil derrotou o Chile e a Inglaterra, classificando-se assim para a grande final.

A finalíssima contra a Tchecoslováquia foi realizada em 17 de junho às 14h30 no Estádio Nacional do Chile, com um público estimado em 68 mil pessoas.

Josef Masopust abriu o placar aos 15 minutos para a Tchecoslováquia, porém, dois minutos depois, Amarildo empata o jogo, que termina o primeiro tempo em 1 a 1.

Aos 24 minutos do segundo tempo, Zito vira o jogo para a equipe brasileira e Vavá, 9 minutos depois, amplia a diferença, fechando o placar em 3 a 1.

Terminada a partida, o capitão Mauro Ramos de Oliveira ergueu a taça Jules Rimet, simbolizando a conquista do segundo título do Brasil na Copa do Mundo.

17/06/2015 - Em 1910 foi inaugurado o Theatro José de Alencar

17/06/2015 - Em 1910 foi inaugurado o Theatro José de Alencar

Importante teatro brasileiro com belíssima obra arquitetônica, atração turística de Fortaleza-CE


Divulgação
Teatro José de Alencar
Fachada Theatro José de Alencar em Fortaleza

O Theatro José de Alencar, em Fortaleza, tem auditório de 120 lugares, foyer, espaço cênico a céu aberto. O prédio anexo tem dois mil metros quadrados e traz o Centro de Artes Cênicas. O complexo ainda tem o Teatro Morro do Ouro, a praça Mestre Pedro Boca Rica, biblioteca, galeria, salas de estudos, oficinas, colégios de dança e teatro e o Instituto Dragão do Mar.

A Música do Dia é Fanatismo, poesia de Florbela Espanca, musicada por Fagner.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - QUARTA-FEIRA 17/06/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 17/06/2015
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 17°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 17 de Junho de 2015. O DIA HOJE - Dia Mundial de Combate à Desertificação!

<<>>

Nunca ache que o seu tempo vai chegar, pois o que chega, passa e a sua vida continua. O tempo é o agora, viva o seu melhor, independentemente qual seja a situação!

(Adriano Martins - 2015)
===================================================
Volta Redonda, 17 de Junho de 2015. Estação: Outono. Dia frio.

Quarta-feira.

Dia do Funcionário Público Aposentado
Dia Mundial de Combate à Desertificação

Desertificação é um fenômeno em que um determinado solo é transformado em deserto, através da ação humana ou processo natural. No processo de desertificação a vegetação se reduz ou acaba totalmente, através do desmatamento Neste processo, o solo perde suas propriedades, tornando-se infértil (perda da capacidade produtiva).

Nas última décadas vem ocorrendo um significativo aumento do processo de desertificação no mundo As principais áreas atingidas são: oeste da América do Sul, Oriente Médio, sul da África, noroeste da China, sudoeste dos Estados Unidos, Austrália e sul da Ásia. 

No Brasil, a desertificação vem aumentando, atingindo várias regiões. Nordeste (região do sertão), Pampas Gaúchos, Cerrado do Tocantins e o norte do Mato-Grosso e Minas Gerais são áreas do território brasileiro afetadas atualmente pela desertificação.

A desertificação gera vários problemas e prejuízos para o ser humano. Com a formação de áreas áridas, a temperatura aumenta e o nível de umidade do ar diminui, dificultando a vida do ser humano nestas regiões. Com o solo infértil, o desenvolvimento da agricultura também é prejudicado, diminuindo a produção de alimentos e aumentando a fome e a pobreza.

O meio ambiente também é prejudicado com este processo. A formação de desertos elimina a vida de milhares de espécies de animais e vegetais, pois modifica radicalmente o ecossistema da região afetada. A desertificação também favorece o processo de erosão do solo, pois as plantas e árvores não existem mais para "segurar" o solo.

terça-feira, 16 de junho de 2015

A Música do Dia - 16/06/2015 - 52 anos sem Lamartine Babo

A Música do Dia - 16/06/2015 - 52 anos sem Lamartine Babo

Responsável por compôr os hinos dos times tradicionais de futebol do Rio de Janeiro, um dos mais importantes  compositores populares do Brasil


Lamartine nasceu no mesmo ano de nascimento do América, seu time de coração. Ele compôs os hinos de seu time e também do Botafogo, Vasco, Flamengo, Fluminense, Bangu, São Cristóvão, Madureira Olaria, Bonsucesso e Canto do Rio. Lamartine Babo foi vítima da censura. Mas de outra ditadura, a de Getúlio Vargas.

A Música do Dia é Hino do América, de Lamartine Babo, com Tim Maia.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Manifesto de Soweto marca há 39 anos luta contra racismo

Manifesto de Soweto marca há 39 anos luta contra racismo

Apresentação Dilson Santa Fé
Há 39 anos, um protesto reuniu estudantes de Soweto, subúrbio de Joanesburgo, na África do Sul contra a política racista do governo. A manifestação provocou a maior onda de violência no país desde o massacre de Sharpeville, em 1960, quando 69 negros foram mortos pela polícia.

Milhares de estudantes tomaram as ruas de Soweto, bairro de população negra, na manhã do dia 16 de junho de 1976. O protesto começou, mas, de repente, as tropas de segurança entraram em choque com os manifestantes.

Eram cerca de 20 mil estudantes sul-africanos reunidos para protestar contra medida do governo que proibiu que eles estudassem na própria língua.

Volta Redonda, 16 de Junho de 2015. O DIA HOJE - Inauguração do Maracanã!

<<>>

Por mais que a situação seja favorável, não perca o foco!

(Adriano Martins - 2015)
==================================================
Volta Redonda, 16 de Junho de 2015. Estação: Outono. Dia instável.

Terça-feira.

Inauguração do Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como Maracanã, o popular Maraca ("semelhante a um chocalho" em tupi-guarani, devido ao som de pássaros que viviam por ali), é um estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano.

Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira.

Foi um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, recebendo o futebol, as cerimônias de abertura e de encerramento. Sediará o futebol e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados na cidade do Rio de Janeiro.

Foi também o palco da partida final da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Ao longo do tempo, no entanto, o estádio passou a assumir caráter de espaço multiuso ao receber outros eventos como espetáculos e partidas de outros esportes, como o voleibol em uma oportunidade.

Após diversas obras de modernização, a capacidade do estádio é de 78.838 espectadores,10 sendo o maior estádio do Brasil.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - TERÇA-FEIRA 16/06/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Ter - 16/06/2015
Nublado pela manhã, com possibilidade de garoa. Tarde de sol com diminuição de nuvens. Noite com muita nebulosidade.
temperatura mínima: 13°C
temperatura máxima: 20°C
probabilidade de chuva: 20%
quantidade de chuva: 1mm
--

segunda-feira, 15 de junho de 2015

A Música do Dia - 15/06/2015 - Aniversário da TV Cultura

A Música do Dia - 15/06/2015 - Aniversário da TV Cultura

E a música de hoje é do mais conhecido programa infantil da emissora. Sabe qual é?


Stock.XCHNG
Televisão

A TV Cultura tem duas fundações: em 20 de setembro de 1960 ela surgiu dos Diários Associados, mas foi refundada da forma como a conhecemos em 15 de junho de 1969 pela Fundação Padre Anchieta, que não tem fins lucrativos e recebe recursos públicos do governo de São Paulo, recursos privados, apoios culturais e doações para produzir programas educativos e culturais.

A Música do Dia é a trilha da abertura de Castelo Rá-Tim-Bum.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - SEGUNDA-FEIRA 15/06/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Seg - 15/06/2015
Sol com muitas nuvens a nublado com chuva no fim da manhã. Tarde e noite chuvosas.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 25°C
probabilidade de chuva: 62%
quantidade de chuva: 4mm
--

Volta Redonda, 15 de Junho de 2015. O DIA HOJE - Dia do Paleontólogo!

<<>>

Que seja produtivo o nosso dia!

(Adriano Martins - 2015)
================================================
Volta Redonda, 15 de Junho de 2015. Estação: Outono. Dia bom.

Segunda-feira.

Dia do Paleontólogo

15 de junho - Dia do Paleontólogo

Vou ser um paleontólogo quando crescer, disse Trovão. Nina distraída como sempre perguntou se ele ia trabalhar com papelão?!
A turma toda caiu na risada. Zero não perdeu tempo e fez a correção. Paleontólogo é um cientista que estuda fósseis para saber como eram os animais e plantas no passado.
Nina de novo ficou atrapalha e disse, 'Ah, trabalha com fossa'.

'Não Nina!' Zero exclamou zangado e continuou sua explicação. Fósseis são restos de animais e plantas que viveram há muitos anos atrás. Alguns animais e plantas, depois de mortos, eram cobertos por depósitos de lama e sedimentos. Com o passar do tempo,
os ossos destes animais se tornavam incrivelmente
duros como pedra.
Milhões de anos se passam até que estes fósseis são descobertos através de escavações feitas pelos paleontólogos.

Estes cientistas estudam animais pré-históricos, como por exemplo, os dinossauros! Através dos fósseis encontrados eles reconstituem o animal e conseguem ter uma boa idéia de como viviam.

domingo, 14 de junho de 2015

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - DOMINGO 14/06/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Dom - 14/06/2015
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 17°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

A Música do Dia - 14/06/2015 - Dia Mundial do Doador de Sangue


A Música do Dia - 14/06/2015 - Dia Mundial do Doador de Sangue
 

E o meu sangue ferve por você...
Everson Bressan/SMCS
Saúde - Geral - Doação de sangue hemocentro

Pouca gente sabe, mas o sangue é um tecido líquido produzido na medula óssea vermelha e tem como função transportar nutrientes, oxigênio e gás carbônico. O sangue tem vários tipos de células, que formam a parte sólida: os leucócitos (glóbulos brancos), eritrócitos (glóbulos vermelhos), as responsáveis pelo transporte de oxigênio e as plaquetas. A parte líquida é o plasma.

A Música do Dia é O meu sangue ferve por você, com Sidney Magal.

Volta Redonda, 14 de Junho de 2015. O DIA HOJE - Dia do Solista!

<<>>

Sono curto, vida longa, dia de muito trabalho, não se pode esperar  acontecer!

(Adriano Martins - 2015)
=================================================
Volta Redonda, 14 de Junho de 2015. Estação: Outono. Dia bom!

Domingo.

Dia Mundial do Doador de Sangue

14 de junho - Dia do Solista

A palavra solo vem da língua italiana e significa sozinho.
São músicos especializados em executar determinados instrumentos com habilidade
e técnicas perfeitas.

Na música vocal nasce a ópera, onde a cantora principal era apelidada de prima donna (principal mulher), o cantor principal era o primo uomo (principal homem).

Enfim solo é tudo o que é realizado
sozinho, seja no canto, no instrumento
ou no esporte.