Rádio Acesa FM VR: 2021-03-28

sábado, 3 de abril de 2021

Duas pessoas ficam gravemente feridas em acidente entre carro e moto em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um acidente envolvendo uma moto e carro de passeio deixou duas pessoas gravemente feridas na noite deste sábado (3) em Volta Redonda. A batida aconteceu no acesso ao bairro Jardim Amália II, na altura do no km 286 da BR-393 (Lúcio Meira).

A PRF informou que as vitimas, um homem de 23 anos e uma mulher 21 anos, foram socorridas e encaminhadas ao Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo.

Com o impacto da colisão, a moto se partiu ao meio. O condutor do veículo de passeio não foi localizado ate o momento.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda para os trabalhos da perícia e a investigação do caso.

Moradores de Belvedere ficam sem energia elétrica após caminhão derrubar poste

Foto: Guarda Municipal
Nesta sexta-feira (2), moradores da Rua João Veloso Filho, no bairro Belvedere, em Volta Redonda, ficaram sem energia elétrica após um caminhão baú, em manobra, atingir a fiação e derrubar três postes.

A Guarda Municipal informou que o motorista estava manobrando de ré quando arrancou a fiação. Segundo os agentes, um dos postes caiu sobre o carro de um morador.


Segundo a Light, uma equipe foi até o local para realizar a recolocação dos postes e retomar o fornecimento de energia.

Homem é morto a tiros em plena luz do dia em Paraty

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem, identificado como Uelinton de Araújo Ribeiro, de 35 anos, foi morto a tiros neste sábado (3) na Praia do Pontal, em Paraty (RJ), região Costa Verde.

A polícia foi acionada e encontrou a vítima caída no chão, já sem vida, após troca de tiros no local.

Durante os trabalhos da perícia foram encontradas oito munições. O corpo de vítima foi levado para o IML.

Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre suspeitos e o que teria motivado o crime.

Cantor mineiro morre da Covid-19 após 21 dias internado

Morreu neste sábado (3), o canto caratinguense, Agnaldo Timóteo Pereira, aos 84 anos, da Covid-19. O artista estava internado há 21 dias na unidade de terapia intensiva do Hospital Casa São Bernardo, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

No último dia 27, Agnaldo precisou ser intubado para "ser tratado de forma mais segura" contra a doença, segundo a família.

Caratinga é um município no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce e pertence ao colar metropolitano do Vale do Aço, estando situado a cerca de 310 km a leste da capital do estado.

Agnaldo iniciou sua carreira como intérprete de versões de sucessos internacionais. Teve grande popularidade nas décadas de 1960-1970, foi recordista de vendas de discos e foi agraciado com vários prêmios ao longo de sua carreira.

Na década de 1960, se mudou para o Rio de Janeiro atrás de oportunidades na música e começou a trabalhar como motorista da cantora Ângela Maria.

Timóteo gravou seu primeiro disco após indicação da cantora em 1961, mas demorou a estourar.

Com mais de 55 anos de carreira, o cantor continuava a se apresentar pelo Brasil e mobilizou grande público, principalmente nas cidades do interior, tendo ainda reconhecimento internacional em Moçambique. Também mantém-se ativo devido as suas participações em programas de televisão e entrevistas.

Em Volta Redonda, regras em vigor serão prorrogadas até o dia 11

Após reunião com os prefeitos de Barra Mansa, Rodrigo Drable, de Pinheiral, Ednardo Barbosa, e outros prefeitos do Cismepa, na manhã deste sábado, dia 03, foi tomada a decisão pela Prefeitura de Volta Redonda de prorrogar as medidas restritivas em vigor contra a Covid-19.

O novo decreto prorrogará as medidas até o próximo domingo, dia 11.

Por outro lado, será feita uma alteração para que seja permitido o retorno às aulas presenciais onde já estava funcionando.

O decreto será adaptado para vigorar fora do período de feriado instituído pelo Governo do Estado, ou seja, até o próximo domingo.

Veja outras propostas:

Novo sistema de testagem

Além disso, a Prefeitura de Volta Redonda vai implantar - em parceria com a Unimed Volta Redonda - ainda esta semana, um novo sistema de testagem de casos suspeitos de Covid-19. Será usado teste de antígeno, que fica pronto em poucas horas depois do material colhido.

Tratamento imediato

Os casos positivos começarão a ser tratados imediatamente, com os remédios que os médicos receitarem e julgarem serem os mais adequados para o paciente. O profissional terá liberdade para receitar e a rede vai fornecer o medicamento.

Telemedicina

Também será adotado o sistema de telemedicina, que será mais uma parceria com a Unimed Volta Redonda.

Leitos hospitalares

Vai ser anunciado esta semana a abertura de mais leitos hospitalares (UTI e Clínica Médica) e a reorganização da rede de forma a otimizar espaços e equipes médicas.

Vacinação

Na segunda-feira, dia 05, será iniciado a vacinação de pessoas com 70 anos, assim como ampliar a aplicação da segunda dose em milhares de outras pessoas já vacinadas com a primeira dose.

Com o recebimento de novas doses, o que está previsto para acontecer esta semana, Volta Redonda vai poder baixar significativamente nossa faixa etária vacinada. A meta é aproximar ao máximo da casa dos 60 anos.

A Prefeitura prepara para esta semana a vacinação em sistema de drive-thru, sem prejuízo ao trabalho que já vem sendo feito nas Unidades Básicas de Saúde.

Será importante que todos levem os documentos já cobrados e não se esqueçam do comprovante de residência.

Fiscalização ampliada

O setor de fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda, Vigilância Sanitária, Guarda Municipal e demais setores das forças de segurança vão reforçar as ações para garantir o cumprimento das regras.

Cachoeiras de Itatiaia são fiscalizadas pela força tarefa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Ordem Pública, através do GEMA - Grupamento de Meio Ambiente da Guarda Municipal e da Defesa Civil Municipal segue realizando a fiscalização nas cachoeiras e balneários do município. O trabalho, que foi intensificado no final de semana e no feriado, em decorrência das altas  temperaturas, acontece em cumprimento ao decreto 3640/2021 que proíbe a permanência de pessoas nesses locais.   
 
Segundo dispositivo municipal, continua proibida a permanência em rios, lagoas e cachoeiras no Município de Itatiaia. Durante a fiscalização, realizada diariamente, banhistas  são orientados pelas equipes a não permanecerem nos locais. Quem descumprir a proibição de permanência nestas localidades e nas demais áreas definidas através do Decreto estará sujeito a multa e as sanções previstas na Lei.  
 
Desde o último dia 15 de março, o município segue com medidas mais restritivas como forma de enfrentamento da segunda onda da Covid-19. As normas, que constam nos decreto nº 3628/2021 e 3640/2021  limitam o horário de  circulação de pessoas, proíbe aglomerações, estabelece regras para a entrada de visitantes no município e também para o funcionamento de estabelecimentos comerciais, como bares e restaurante.
 
A finalidade é diminuir o número de internações e mortes causadas pela Covid-19 na pandemia. As fiscalizações e conscientizações ocorrem de forma pontual e intensificada.

Corpo de homem é encontrado em bairro de Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Polícia Militar foi acionada para o caso de um corpo de um homem em uma localidade na Estrada da Boca do Rego, em Resende, RJ.

O corpo estava na estrada de chão, próximo ao acesso ao ponto do arco da Rodovia Joaquim Mariano de Souza (RJ-161), numa zona rural do bairro Vargem Grande.

A pericia foi acionada para colher as informações e encaminhar a ocorrência a 89ª DP de Resende. O cadáver foi removido pelo Corpo de Bombeiros ao IML da cidade.

De acordo com a polícia, a vítima era um homem pardo, de barba, obeso e possuía tatuagem de São Jorge nas costas e no ombro direito. Haviam quatro perfurações de arma de fogo no corpo, duas no rosto e duas nas costas.

Auxílio Emergencial começa a ser pago a partir desta terça-feira (6), veja o calendário

Benefício do Governo Federal começa no dia 6 de abril para os nascidos em janeiro

A Caixa vai creditar os pagamentos do Auxílio Emergencial 2021 a partir do dia 6 de abril. O anúncio aconteceu na quarta-feira (31/03), em Brasília. O calendário de crédito em conta digital segue até o dia 22 de agosto. 

Com a experiência do Auxílio Emergencial, criado pela Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020, e da extensão do Auxílio Emergencial (Medida Provisória nº 1.000, de 2 de setembro de 2020), o calendário foi organizado para que o atendimento ocorra de forma ordenada e sem aglomeração. Os pagamentos serão escalonados, de acordo com o mês de nascimento do beneficiário, em ciclos de crédito em conta e saque em dinheiro. Para os beneficiários do Bolsa Família que receberão o auxílio, nada muda. Eles continuam a receber conforme o calendário habitual. 

Reforço no atendimento

Para reforçar a rede de atendimento aos brasileiros, a CAIXA contratou 7,7 mil colaboradores para atuar nas mais de 4,2 mil agências em todo o país. O banco ainda intensificou os protocolos de combate à Covid-19 e vai reforçar a higienização e o distanciamento em suas unidades. 

Calendário

O Auxílio Emergencial 2021 começará a ser pago no dia 6 de abril para os brasileiros nascidos em janeiro e os demais beneficiários receberão conforme abaixo.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O primeiro pagamento do Auxílio Emergencial 2021 para os beneficiários do Bolsa Família será no dia 16 de abril. 

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Tabela Descrição gerada automaticamente
 

Quem terá direito ao Auxílio Emergencial em 2021

Pelas novas regras, estabelecidas pela Medida Provisória 1.039/2021, o Auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não haverá nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso. A família receberá o benefício com maior valor, seja a parcela paga no âmbito do programa, seja o valor do Auxílio Emergencial. 

O valor médio do benefício será de R$ 250, variando de R$ 150 a R$ 375, a depender do perfil do beneficiário e da composição de cada família. 

    As famílias, em geral, vão receber R$ 250;
    A família monoparental, chefiada por uma mulher, vai receber R$ 375;
    Pessoas que moram sozinhas vão receber R$ 150. 

Como o cidadão pode saber se foi aprovado para receber o Auxílio Emergencial


A Dataprev realizará o cruzamento dos dados das pessoas cadastradas no grupo de beneficiários com os critérios do novo programa. A partir do dia 2 de abril, os cidadãos poderão verificar o resultado do processamento através do endereço auxilio.caixa.gov.br ou central 111.

Idosos com 66 anos são vacinados neste sábado (3) em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, realiza neste sábado (3), de 8 às 16 horas, mais uma etapa da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para idosos com 66 anos de idade. A vacinação será em sistema drive-thru, no Parque da Cidade, no Centro. Os veículos devem acessar o local obrigatoriamente pelo portão central na Rua Prefeito João Chiesse Filho, 1102.

Com intuito de evitar aglomeração e congestionamento o horário será dividido: de 8h às 12h serão vacinados os nascidos de janeiro a junho; e de 12h às 16h nascidos de julho a dezembro.

Para receber a vacina, os idosos precisam apresentar documento com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência nominal do município ou declaração da Unidade Básica de Saúde do bairro.

SMA monitora ocupação irregular em Unidade de Conservação Ambiental em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa, com apoio da Guarda Municipal e Policia Militar, realizou nesta quinta-feira (1º), diligências no bairro Vale do Paraíba com a finalidade de conter o avanço de ocupação irregular em Unidade de Conservação Ambiental. A área onde está ocorrendo a ocupação não é de domínio público, porém, esta faz parte de uma Unidade de Conservação municipal, denominada como APA Cândido Silva.

A secretaria informou que durante a fiscalização foi possível constatar na Rua Amélia Furtado do Vale, a execução de terraplanagem e corte de árvores sem as autorizações ambientais necessárias. O responsável pelos serviços foi conduzido à 90ª DP para registro de ocorrência.

www.radioacesafm.blogspot.com.brOutras ações de fiscalização ocorrerão com a finalidade de evitar a degradação ambiental em áreas protegidas. Qualquer denúncia pode ser feita através do número (24) 999237641.

Pinheiral registra mais duas mortes por Covid-19

Pinheiral registrou nesta sexta-feira (2) o quadragésimo segundo e quadragésimo terceiro óbitos pela Covid-19. Os novos óbitos são de um homem de 65 anos que estava internado no Hospital Regional Médio Paraíba e uma mulher de 63 que era portadora de doença cardíaca crônica e diabetes e estava internada no município.

Na cidade são 2105 casos confirmados (1978 curas, 43 óbitos, 69 em isolamento domiciliar, 11 internados fora do município e 3 internado no município).  Até agora 3817 casos foram descartados.

Pinheiral recebe 1.250 novas doses de vacina contra a Covid-19

Trabalhadores de forças de segurança e salvamento também serão contemplados
 
www.radioacesafm.blogspot.com.br
Pinheiral recebeu nesta sexta-feira, 02, 1.250 novas doses do imunizante Coronavac para dar continuidade à vacinação em profissionais da saúde e idosos a partir de 65 anos. Dessa remessa, 10 doses serão utilizadas para aplicação da primeira dose em idosos de 65 a 69 anos e 1.230 doses serão para aplicação da segunda dose em profissionais da saúde e idosos de 70 a 79 anos. Dessa vez, recebendo a primeira dose, também foram adicionados ao público-alvo trabalhadores de forças de segurança e salvamento que trabalham diretamente no enfrentamento à pandemia por meio do transporte de pacientes, resgate e atendimento pré-hospitalar, apoio à vacinação e vigilância das medidas de distanciamento associadas à prevenção da Covid-19. Para esta categoria foram disponibilizadas 10 doses.

O plano de vacinação do município terá continuidade na segunda-feira, 05 de abril. É importante destacar que o público alvo e a quantidade de vacinas disponibilizadas a cada município são definidos pelo Ministério da Saúde.

A ação é desempenhada em conjunto pela equipe das Unidades de Saúde da Família e da Vigilância em Saúde. As equipes vão manter o mesmo esquema com a vacinação nas Unidades Básicas de Saúde da Família mediante agendamento para evitar aglomerações. É solicitado que os pacientes estejam sempre portando carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e cartão de vacina.

Os idosos que ainda não tenham sido contemplados e que estão na faixa de idade para receber a vacina nesta etapa, devem procurar a Unidade de Saúde do seu bairro para realização do cadastro para recebimento da vacina.

O secretário de Saúde, Everton Alvim, reforçou a forma como tem sido conduzida a vacinação no município.

“As doses dessa remessa serão utilizadas para aplicação da primeira dose em profissionais das forças de segurança e salvamento, idosos de 65 a 69 anos e aplicação da segunda dose para profissionais da saúde e idosos de 70 a 79 anos. Vamos continuar firmes para que todas as vacinas recebidas contemplem os munícipes de Pinheiral da forma mais rápida, organizada e transparente, respeitando sempre o Plano Nacional de Vacinação”, disse.

Mais de 890 mil doses de imunizantes contra a Covid-19 são distruibuídas aos 92 municípios do Rio

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira (02.04), a décima primeira entrega de vacinas contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Foram distribuídas 896.400 doses, sendo 825.400 de CoronaVac e 71 mil doses de Oxford/Astrazeneca. Este foi o maior carregamento de imunizantes enviado às cidades fluminenses desde o início da campanha. A operação, que começou às 6h, foi concluída em oito horas.
 
As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá fizeram as retiradas por via terrestre, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Os outros 88 municípios receberam os lotes, em operação aérea finalizada às 14h, com apoio de sete helicópteros, sendo dois do Governo do Estado, dois da Secretaria de Estado de Polícia Civil, dois do Corpo de Bombeiros e um da Secretaria de Estado de Polícia Militar.  As aeronaves decolaram do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar e do 12º BPM, também em Niterói, a partir das 7h.
 
- A entrega dos imunizantes em todo o estado tem envolvido uma importante operação logística, coordenada por profissionais muito capacitados da Secretaria de Estado de Saúde. A partir do momento em que as doses são entregues pelo Ministério da Saúde, inicia-se o processo contínuo de checagem de quantidades e temperaturas, da divisão de lotes para os municípios, até o momento em que se inicia a distribuição. Muitas destas etapas ocorrem durante a madrugada para que o quanto antes as vacinas estejam distribuídas em todo o estado. Do momento de saída do CGA até a finalização das entregas nos municípios, a operação durou apenas oito horas - disse o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) esclarece que segue cumprindo as recomendações preconizadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI). De acordo com a Nota Técnica 297, divulgada pelo Ministério da Saúde na última quarta-feira (31.03), fica recomenda a vacinação dos "segmentos das forças de segurança e salvamento, bem como das forças armadas que vêm atuando diretamente nas ações de controle da pandemia".
 
A nota orienta ainda que o quantitativo de vacinas destinado às forças de segurança será enviado de forma escalonada e proporcional, destinado exclusivamente para a vacinação destes grupos. As doses enviadas aos municípios não sofreram impacto com a inclusão destas categorias, uma vez que continuam sendo separadas de forma proporcional para cada grupo a ser vacinado.
 
A SES reforça a importância do Calendário Único de Vacinação, que tem como objetivo unificar as ações de imunização contra a Covid-19 e evitar o contágio e propagação de vírus em grupos que atuam em ações de enfrentamento da pandemia.
 
www.radioacesafm.blogspot.com.br
Doses recebidas e enviadas – A SES recebeu do Ministério da Saúde (MS), até esta quinta-feira (01.04), 4.391.120 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 3.865.520 da CoronaVac e 525.600 da Oxford/AstraZeneca. Com as entregas realizadas nesta sexta-feira (02.04), foram distribuídas 4.374.120 doses dos imunizantes, sendo 2.749.540 para primeira aplicação e 1.624.580 para segunda aplicação.
 
Vacinação – Até as 9h desta sexta-feira (02.04), o estado registrava 1.228.026 de pessoas vacinadas com a primeira dose e 360.678 com a segunda. O vacinômetro pode ser acessado pelo site: https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Grande quantidade de camarão é apreendida junto com outros peixes em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Pelo menos 41 quilos de camarão branco, 17 quilos de pescados diversos, duas redes de arrasto e uma embarcação foram apreendidos na manhã desta sexta-feira (2) na Enseada, em Angra dos Reis, após denúncias sobre pesca irregular feitas ao Linha Verde – programa do Disque Denúncia voltado para recebimento de informações sobre crimes ambientais.

A denúncia que foi encaminhada aos policiais militares da 4ª UPAm, mencionava que, diariamente entre 5h e 6h, poderiam ser encontrados homens realizando pesca irregular, inclusive de espécies em período de defeso e, com essas informações, a equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga esteve nesta manhã no local denunciado. 

Os policiais informaram que já na chegada, pode observar a aproximação de uma embarcação do tipo arrasto na costa do bairro Enseada, onde dois suspeitos estavam desembarcando duas caixas de isopor em uma canoa estacionada numa servidão de acesso à praia. 

Os policiais questionaram um dos suspeitos sobre o conteúdo das caixas e foram informados de que havia camarões e outros pescados. Segundo ele, a pesca de arrasto foi realizada com auxílio de uma embarcação de 36 pés durante a madrugada, mas o próprio não possuía nenhuma documentação legal junto a Capitania dos Portos e tampouco o Registro Geral de Atividade Pesqueira (RGP), infringindo então a instrução normativa do IBAMA, que versa sobre o período de defeso do camarão. 

O pescado e as redes de pesca foram apreendidos e encaminhados à 166ª DP de Angra dos Reis para o registro da ocorrência. Após perícia, um agente fiscal sanitário da prefeitura do município esteve no local, onde atestou que os 41 quilos de camarão e pelo menos 12 quilos de peixes estavam próprios para consumo, e por esse motivo, foram doados para o Centro de Atenção à População Moradora de Rua, Casa Abrigo da Criança e Adolescente além da Associação de Caridade São Vicente de Paulo. 

As duas redes de arrasto apreendidas ficaram na 166ª DP, enquanto que a embarcação ficou sob os cuidados do acusado, que ficou como fiel depositário. Além disso, após contato na Capitania dos Portos, o suspeito recebeu uma notificação informando que o barco não possuía registro da capitania e por esse motivo será instaurado um inquérito militar.

Homem é morto esfaqueado no bairro Santa Rita de Cássia, em Barra Mansa

Um homem, identificado como Helivelton Manoel de Barros, de 27 anos, foi morto na noite desta sexta-feira (2) em Barra Mansa, RJ. O caso aconteceu na Rua B, no bairro Santa Rita de Cássia.

De acordo com as primeiras informações, a vitima teria sido golpeada a faca após desentendimento com um homem não identificado.

A PM foi acionada e se encontra na localidade. Mais informações ao logo da apuração.

Mapa de risco da Covid-19: Estado do Rio de Janeiro apresenta bandeira roxa

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A 24ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 mostra que a situação da pandemia se encontra em risco muito alto (roxo) no Estado do Rio de Janeiro.  As regiões Litorânea, Centro Sul, Médio Paraíba, Metropolitana I e Norte estão classificadas com risco muito alto (bandeira roxa); as regiões Metropolitana II, Serrana, Noroeste e Baía de Ilha Grande estão classificadas com risco alto (bandeira vermelha), conforme mapa de risco da Covid-19. A análise compara a semana epidemiológica 11 (de 14 a 20 de março) com a 09 (de 28 de fevereiro a 06 março) de 2021. 

Cada bandeira representa um nível de risco: roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). 

Na comparação do período analisado, o Rio de Janeiro apresentou um aumento no número de óbitos (29%) e também de casos de internações por síndrome respiratória aguda grave (26%). As taxas de ocupação de leitos do estado, nesta sexta-feira (02.04), estão em 90% para UTI, e em 80,7% para enfermaria. Os resultados dos indicadores auxiliam na tomada de decisão dos gestores públicos, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região. 

Abertura de leitos – A Secretaria de Estado de Saúde abre a partir deste sábado (03.03), de forma gradativa, 150 leitos no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. São 60 leitos de UTI e 90 de enfermaria para atender, neste momento, exclusivamente pacientes com Covid-19. 

Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) reforça que vem trabalhando diuturnamente para aumentar a oferta de leitos para atendimento a casos de Covid. Desde a semana passada, em articulação com o Ministério da Saúde (MS), foram abertos mais de 400 leitos para tratamento de pacientes com Covid-19. 

Distribuição de vacinas – A SES distribuiu nesta sexta-feira (02.04) aos 92 municípios do estado 896.400 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 825.400 da CoronaVac e 71 mil da Oxford/AstraZeneca. As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá fizeram a retirada por via terrestre, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Já para os outros 88 municípios, a distribuição foi feita por sete helicópteros, sendo dois do Governo do Estado, dois da Secretaria de Estado de Polícia Civil, dois do Corpo de Bombeiros e um da Secretaria de Estado de Polícia Militar.  As aeronaves saíram do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar e do 12º BPM, em Niterói. 

Doses recebidas e enviadas – A SES recebeu do Ministério da Saúde (MS), até esta quinta-feira (01.04), 4.391.120 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 3.865.520 da CoronaVac e 525.600 da Oxford/AstraZeneca. Com as entregas realizadas nesta sexta-feira (02.04), foram distribuídas 4.374.120 doses dos imunizantes, sendo 2.749.540 para primeira aplicação e 1.624.580 para segunda aplicação. 

Vacinação – Até as 9h desta sexta-feira (02.04), o estado registrava 1.228.026 de pessoas vacinadas com a primeira dose e 360.678 com a segunda. O vacinômetro pode ser acessado pelo site: https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/

Gás de cozinha fica 5% mais caro a partir desta sexta-feira

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O gás liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha, ficou em média 5% mais caro para as distribuidoras a partir desta sexta-feira (2). O reajuste foi confirmado pela Petrobras e se refere ao preço à vista e sem tributos. O preço final ao consumidor depende do repasse feito pelas distribuidoras.

Ontem, a estatal anunciou que renovou o contrato com 12 distribuidoras estaduais a partir de janeiro, “com base em uma nova fórmula de preço da molécula de gás indexada ao preço do petróleo”. São elas GásBrasiliano, São Paulo Sul, Comgás (parcialmente), BR Espírito Santo, Gasmig, CEG, CEG-RIO, Algás, Bahiagás, Sergás, Potigás e Pbgás.

Com isso, a Petrobras estima que o preço do produto possa ter uma redução média imediata de 10% em relação aos contratos anteriores, considerando o preço do petróleo na faixa de US$ 60/bbl.

Mulher é presa por tráfico de drogas em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
88ª DP - Barra do Pirai
Policiais civis da 88ª DP (Barra do Piraí), em conjunto com a Polícia Militar, prenderam uma mulher pelo crime de tráfico de drogas nesta quinta-feira (1). Ela foi capturada em um local onde funcionava uma boca de fumo, no bairro Ipiranga, em Barra da Piraí. A ação aconteceu após ação integrada de inteligência.

Na ocasião, foram apreendidas mais de 600 embalagens de entorpecentes. De acordo com os agentes, o que chamou a atenção foi a maconha embalada a vácuo, que custa aproximadamente 10 vezes o valor da mesma droga quando embalada em ‘trouxa’.

Açude vai a Sul Fluminense pedir melhorias no transporte publico

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Açude, Alan Cunha, esteve na tarde desta quinta-feira (1º) na sede da Viação Sul Fluminense, acompanhando pela Sônia Andrade, para se reunirem com o gerente operacional da empresa Bruno Aguiar. 

Alan destacou que na reunião foi cobrado o cumprimento dos horários para os moradores do Açude 4 e a inclusão de mais um ônibus para atender aos moradores desta localidade, que sempre se queixam dos atrasos constantes de ônibus. 

A moradora Sônia Andrade, solicitou que na hora de pico tenha mais carros na linha para evitar aglomeração e lotação nos coletivos. "Devido a pandemia mundial da Covid-19, a empresa precisa fazer cumprir os horários, principalmente no final da tarde", concluiu.

A associação, que tem assento dentro do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (COMUTRAN), vai enviar um ofício a STMU que ajude a fiscalizar o cumprimento dos horários de ônibus durante todo o dia.

Alan Cunha ainda disse que estará em breve elaborando um abaixo-assinado presencial e virtual para que o bairro tenha mais linhas, procurando evitar atrasos contínuos e super lotação.

Atenção! Sem aviso prévio, Light faz manutenção em rede no bairro Açude, sujeito a corte de energia

www.radioacesafm.blogpsot.com.br
Foto: Shaylane
Alan Cunha, presidente da Associação de Moradores do bairro Açude, informou a reportagem que uma equipe de manutenção da Light está, na manhã desta sexta-feira (2), no bairro Açude para realizar uma manutenção de emergência em toda a rede elétrica, inclusive revisando transformadores fornecem energia para a Rua Dois, no bairro Açude I, e Rua Bom Pastor, no bairro Açude 4.

Sem aviso prévio aos moradores/consumidores, a qualquer momento o fornecimento de energia pode ser interrompido.

Alan destacou que a comunicação foi feita em cima da hora sem qualquer tempo hábil para os moradores se preparem para ficarem sem o serviço.

Há informação que uma cruzeta de um transformador está quebrada.

Trio é preso quando preparava drogas para distribuição em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogpsot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Policiais militares detiveram três suspeitos de trafico de drogas em uma casa abandonada no bairro Siderlândia, em Barra Mansa, RJ. A ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (1º), após denuncia anônima, onde três elementos estariam fazendo endolação de material entorpecente.

Os agentes disseram que foram até o final da Rua Gabriel Gonçalves de Brito, onde foi possível avistar três elementos, de 18, 28 e 21 anos. Eles faziam, de fato, a preparação de material para distribuição de drogas em vários pontos de vendas na região.

Ainda de acordo com as informações, durante o cerco, os criminosos tentaram fugir, porém, foram detidos. 

O jovem de 18 anos seria responsável pelos pinos de "5", com ele foi encontrado uma quantia de R$ 25,00 em espécie e 185 pinos de cocaína que estava próximo ao banheiro da casa. O homem de 28 anos, responsável pelo pino de "10", informou que a sua parte estava escondida atrás de uma árvore, lá foram encontrados 180 pinos de cocaína. Já jovem de 21 anos, dono dos pinos de "50", informou ter jogado 30 pinos de cocaína no mato.

As drogas com dizeres: "Tropa do Siderpaz, tudo certo prevalece', foram apreendidas e conduzidas junto aos suspeitos a 90ª DP de Barra Mansa. Na sede policial o jovem de 18 e o homem de 28 informaram que sua carga era dividida em fração de 14 pinos para serem repassadas nos pontos de venda de drogas do bairro.

Loja das Casas Bahia tem porta arrombada, em Valença

A porta de um loja amanheceu arrombada nesta quinta-feira (1) em Valença, RJ. De acordo com as primeiras informações, as Casas Bahia foi furtada. Uma das portas com acesso pela rua dos Mineiros, no Centro da cidade foi arrombada. Ainda não se sabe o que pode ter sido levado, a polícia  militar está preservando o local no aguardo da perícia. Mais informações a qualquer momento.

quinta-feira, 1 de abril de 2021

2.178 pessoas foram vacinadas nesta quinta-feira, 1º em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, realizou nesta quinta-feira (1º), mais uma etapa da vacinação contra a Covid-19. A ação aconteceu no Parque da Cidade, em sistema drive-thru, e imunizou 2.046 pessoas, entre primeira e segunda dose. Já no Cem (Centro de Especialidades Médicas) foram vacinados 118 profissionais de saúde acima de 25 anos, além de 14 acamados, totalizando 2.178 doses aplicadas. 

A imunização, que teve o horário estendido, funcionou da seguinte forma: nascidos de janeiro a abril foram vacinados de 08h às 12h, nascidos de maio a agosto, das 12h às 16h e, por último, nascidos de setembro a dezembro, das 16h às 20h. 

A gerente de Vigilância em Saúde, Juliana Machado, se mostrou ansiosa para que possam vacinar cada vez mais pessoas. “Estamos nessa rotina, aguardando o Estado mandar mais doses para conseguirmos contemplar mais pessoas. Estamos num patamar legal nessa questão de vacinação, ampliando e abaixando a idade de uma forma bem rápida, o que faz com que muitas pessoas sejam imunizadas”, concluiu. 

Juliana também falou sobre a ação de arrecadação de alimentos que está acontecendo junto ao drive de vacinação. “O resultado da doação foi muito positivo, o público aceitou super bem e quis contribuir. Deixaram todos os carrinhos bem cheios. Espero que todos que estão vindo se vacinar possam levar alimentos para ajudar quem precisa”.

Municípios fluminenses recebem nesta sexta (2) a 11ª entrega de vacina contra Covid-19

Serão enviadas 896.400 doses para iniciar e completar o esquema vacinal

www.radioacesafm.blogpsot.com.br
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza, nesta sexta-feira (2), a décima primeira entrega de vacinas contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. Serão distribuídas 896.400 doses, sendo 825.400 de CoronaVac e 71 mil doses de Oxford/Astrazeneca.

As cidades do Rio, Niterói, São Gonçalo e Maricá vão retirar as doses por via terrestre, na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA) da SES, em Niterói. Já para os outros 88 municípios, a distribuição será realizada a partir das 7h por sete helicópteros, sendo dois do Governo do Estado, dois da Secretaria de Estado de Polícia Civil, dois do Corpo de Bombeiros e um da Secretaria de Estado de Polícia Militar.  As aeronaves sairão do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar e do 12º BPM, em Niterói. 

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) esclarece que segue cumprindo as recomendações preconizadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI). De acordo com a Nota Técnica 297, divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (31.03), fica recomenda a vacinação dos "segmentos das forças de segurança e salvamento,bem como das forças armadas que vêm atuando diretamente nas ações de controle da pandemia".

A nota orienta ainda que o quantitativo de vacinas destinado às forças de segurança será enviado de forma escalonada e proporcional, destinado exclusivamente para a vacinação destes grupos. As doses enviadas aos municípios não sofrerão impacto com a inclusão destas categorias, uma vez que continuam sendo separadas de forma proporcional para cada grupo a ser vacinado. 

Vacina


A SES reforça a importância do Calendário Único de Vacinação, que tem como objetivo unificar as ações de imunização contra a Covid-19 e evitar o contágio e propagação de vírus em grupos que atuam em ações de enfrentamento da pandemia. 

Doses recebidas e enviadas – A SES recebeu do Ministério da Saúde (MS), até esta quinta-feira (01.04), 4.391.120 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 3.865.520 da CoronaVac e 525.600 da Oxford/AstraZeneca. Até o último sábado (27.03), foram distribuídas 3.477.720 doses dos imunizantes, sendo 2.734.760 para primeira aplicação e 742.960 para segunda aplicação. 

Vacinação – Até as 9h desta quinta-feira (01.04), o estado registrava 1.228.026 de pessoas vacinadas com a primeira dose e 360.678 com a segunda. O vacinômetro pode ser acessado pelo site: https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/

Homem acusado de feminicídio em Nova Iguaçú é preso em Angra dos Reis

Policiais civis da Delegacia de Atendimento à Mulher de Nova Iguaçu (DEAM Nova Iguaçu) prenderam, nesta quinta-feira (1º), um homem acusado de feminicídio, na forma tentada. A prisão aconteceu após trabalho de inteligência na unidade policial.

De acordo com os agentes em fevereiro de 2021, o acusado atacou a vítima com diversos golpes de faca. Informaram, ainda, que a prisão foi por meio de mandado de prisão preventiva e ocorreu na comunidade do Frade, em Angra dos Reis.

O preso foi encaminhado ao sistema penitenciário e está à disposição da Justiça.

Empresa é denunciada por suposta poluição ambiental em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PMERJ

Policiais da Unidade de Policiamento Ambiental foram até a Ilha do Senhor do Bonfim, em Angra dos Reis, afim de averiguar uma denúncia sobre uma empresa de reciclagem que estaria poluindo o meio ambiente. A ação aconteceu nesta quinta-feira (01).

De acordo com os agentes,a teavés do Disque Denuncia, a empresa operava sem licenças na Praia da Ribeira, degradando uma área com cerca de 500 metros quadrados

As informações davam conta que no local havia desmanche de veículos e poluição do solo. Os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga fizeram contato com um homem que se encontrava no estabelecimento e, ao ser questionado sobre a licença de operação pertinente a reciclagem de sucatas e alumínio, o mesmo informou não a possuir, apresentando apenas um CNPJ cujo endereço estaria em desconformidade com o local. 

Devido a falta de informações e documentos, segundo a equipe da 4ª UPAm, a reciclagem estaria em desacordo com o decreto 46890 do Sistema Estadual de Licenciamento Ambiental e demais Procedimentos de Controle Ambiental (SELCA) onde cita as atividades que requerem licenças ambientais, além da resolução 52/2012 do Instituto Estadual do Ambiente e em desconformidade também com o artigo 60 da lei de crimes ambientais e por conta disso, o encarregado foi conduzido à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

GM interrompe tentativa de venda de carro clonado ao próprio proprietário em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Na manhã desta quinta-feira, dia 01, a Guarda Municipal de Volta Redonda foi acionada para flagrar a tentativa de venda de um veículo supostamente clonado. A denúncia foi feita pelo proprietário do carro original que simulou o interesse na compra por meio de contato on-line.  

Os agentes da Guarda acompanharam a vítima ao bairro Aterrado onde iria encontrar o vendedor e vistoriar o veículo. No local foi verificado que o vendedor tinha acabado de sair da prisão por furtar uma moto e que o veículo, apreendido, era mesmo clonado. O suspeito foi detido e conduzido para 93ª DP pelos Guardas Municipais.

Jovem é preso com material do tráfico em Três Poços


Um jovem de 20 anos foi preso no final da manhã desta quinta-feira (1º) com uma mochila cheia de material do tráfico de drogas, em Volta Redonda, RJ. O flagrante aconteceu na Rua Sete de Setembro, durante patrulhamento.

De acordo com a PM, quando policiais passavam pelo local avistaram dois suspeitos que dispararam em fuga, um deles foi alcançado e detido com uma mochila nas costas. Ao ser revistada, foram encontrados 101 pinos de cocaína, 30 pedras de crack, 43 papelotes de maconha, três envelopes com tiras de aproximadamente 30 centímetros de erva seca cada, dois rádios transmissores, uma bateria, duas munições calibre 12 e R$ 2,80 em espécie.

O caso foi conduzido para a 93ª DP de Volta Redonda. O jovem teve algumas escoriações devido a correria pela área irregular durante a fuga.

Confira o que é fato ou fake na hora de economizar energia elétrica

Neste 1º de abril, Dia da Mentira, Light esclarece dúvidas frequentes dos consumidores, que, por conta da pandemia, têm passado mais tempo dentro de suas casas 

Neste 1º de abril, Dia da Mentira, a Light preparou uma série de dicas e orientações para que o cliente não caia em nenhuma fake news e descubra o que é verdade ou mentira na hora de economizar energia elétrica. Ações simples podem fazer toda a diferença para o bolso do cliente e ajudam na preservação dos recursos naturais. 

Fato ou Fake: controlar o tempo do banho ajuda na economia de energia.

Fato. Sabemos o quanto um banho morno pode ser relaxante, mas o ideal é que você controle esse tempo para evitar uma conta de energia mais salgada. Recomenda-se que um banho dure de 10 a 15 minutos. Além disso, se a resistência de seu chuveiro queimar, o recomendado é não a reutilizar. Além de ser perigoso, por ocasionar um curto-circuito, depois de queimada ela consome mais energia que o normal. 

Fato ou Fake: deixar aparelhos em stand by aumenta o consumo.
Fato. O modo stand by (aparelho ligado na tomada) indica que ele está consumindo o mínimo possível de energia para mantê-lo em condições de acionamento rápido. Porém, uma única televisão, por exemplo, pode gastar, em média, R$3,72* apenas em modo standy by por mês.  

Fato ou Fake: guardar alimentos quentes na geladeira aumenta o consumo da energia.

Fato. Colocar alimentos quentes dentro da geladeira pode aumentar o consumo de energia, sim. O consumo do aparelho está ligado ao tempo que o motor estiver funcionando. O motor funciona mais quando precisa resfriar um conteúdo da geladeira. Isso também depende do modelo do aparelho e do quão nova ou velha ela é: os modelos mais novos costumam ser bem econômicos. 

Fato ou Fake: ferro de passar consome menos energia do que outros aparelhos similares.

Fake. O ferro de passar é um dos produtos que mais consome energia elétrica. Segundo especialistas, considerando o uso de um ferro de 1000w, sendo utilizando durante 9 horas por semana  dentro de um mês, o valor pode representar R$31,13** na conta de energia.  

Fato ou Fake: secar as roupas na parte traseira da geladeira aumenta o consumo

Fato. Essa prática sobrecarrega o aparelho e aumenta o consumo de energia. Quando colocamos algo úmido e frio nesse local atrapalhamos a dissipação do calor para o ambiente externo. Com isso, prejudicamos a eficiência da refrigeração. A geladeira passa a trabalhar mais para conseguir manter a parte interna resfriada e na temperatura ideal. 

**Para os cálculos apresentados: foi utilizado o valor da tarifa Light para um consumidor residencial com consumo abaixo de 300 kWh/mês,  o que representa uma taxa de ICMS de 18%. Quando se passa de 300 kWh/mês a faixa de ICMS passa para 31%. 

Confira também outras medidas simples para economizar:

·         Ao comprar lâmpadas e eletrodomésticos, dê preferência aos que possuam o Selo Procel de economia de energia (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica).

·         Assista à televisão junto com a família.

·         Desligue a TV, rádios e vídeo games quando ninguém estiver usando.

·         Não deixe as portas da geladeira ou freezer abertas e evite abri​-las várias vezes.

·         Tire e guarde alimentos de dentro da geladeira de uma só vez.

·         Não forre as prateleiras da geladeira, pois dificulta a circulação do ar.

·         Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes.

·         Lâmpadas fluorescentes e LED consomem até 75% a menos e duram mais.

·         Apague as lâmpadas de ambientes desocupados.

·         Use a chave seletora do chuveiro elétrico na posição ‘verão’·

·         Ao ensaboar-se no banho, desligue a torneira do chuveiro.

·         Junte grande quantidade de roupas e passe/lave de uma só vez.

·         Mantenha o filtro do ar-condicionado sempre limpo e o termostato regulado. 

Outras dicas em: www.light.com.br

Simulador de Consumo de Energia 


O Simulador de Consumo de Energia da Light foi desenvolvido para que o cliente entenda e conheça melhor o que de fato é consumido por ele dentro de sua casa. Nele, a pessoa pode selecionar cômodos e equipamentos com seus detalhes técnicos, além de informar o tempo de uso e a potência (watt) desses aparelhos. Desta forma, o Simulador estima o consumo total e traz informações relevantes para que o cliente possa mudar alguns hábitos dentro de casa. Para acessar o Simulador basta clicar no link abaixo:

https://www.museulight.com.br/DetalheSimulador.

Covid-19: UBSF do Açude I está vacinando nesta quinta-feira (1º) idosos a partir de 71 anos


A Unidade Básica da Saúde da Família, no Açude I, está vacinando idosos a partir dos 71 anos, nesta quinta-feira, dia 1º, até as 16 horas. Na ocasião, também receberão a segunda dose da vacina os idosos que foram imunizados na primeira dose até 10 de março. 

O município segue a ordem decrescente de idade, conforme determinação do Ministério da Saúde.  

As unidades vão atender aos idosos que estão cadastrados no site da prefeitura ou na própria unidade de referência onde fazem acompanhamento. Além disso, qualquer pessoa, dentro da faixa etária prevista para hoje, mesmo sem cadastro, pode ir a um dos locais portando um documento de identidade, cartão do SUS para ser vacinado e comprovante de residência no município.

Elevatória São Geraldo encontra-se sem energia elétrica e abastecimento em bairros de Volta Redonda fica prejudicado

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) informa que desde a madrugada desta quinta-feira, dia 01, a elevatória do bairro São Geraldo encontra-se sem energia elétrica. 

A autarquia ainda informou que a light já foi comunicada e, até que se regularize o fornecimento, alguns bairros ficarão afetados no abastecimento de água. São eles: Belvedere , Tiradentes, Vila Rica, Tiradentes e bairros adjacentes, além do Complexo Roma. O Saae pede que os moradores desses bairros economizem água. Tão logo o serviço seja restabelecido, comunicaremos.

Homem é flagrado com drogas na cueca em Pinheiral

www.radioacesafm.blogspot.com.br
28º BPM - VR
Um homem foi flagrado com oito pinos de cocaína, quatro trouxinhas de maconha e R$ 91,00 em Pinheiral, RJ. O caso aconteceu nesta quarta-feira (31), na Rua Salgado filho, no bairro Cruzeiro.

A PM informou que durante a operação, determinada pela comandante do 28° BPM, com o intuito de reprimir e manter a ordem pública em locais com realização de tráfico de drogas, confronto entre facções rivais com homicídios, a equipe policial pode observar um homem que durante tentativa de abordagem tentou fugir, porém foi detido e revistado, com ele foi encontrado material entorpecentes, que estava na cueca.

Ainda de acordo com a PM, o homem informou ser o gerente do tráfico local e que estariam todos realizando a venda de drogas com pouca quantidade devido ter operação nos bairros locais. A ocorrência foi encaminhada a 101ª DP do município.

Homem é flagrado com arma e munições em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Um homem de 26 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (31) com um revólver calibre 22 municiado com 19 munições e 14 munições calibre 40 em Volta Redonda, RJ. Ele foi flagrado na Rua Artur Luis Correa no bairro Jardim Veneza - Voldac.

A PM informou que com o homem ainda foram apreendidas várias cápsulas deflagradas de diversos calibres. 

Identificado com "Mineiro", policiais tiveram a informação de que ele estaria armado na locladiade. Durante buscas pelo homem ele foi encotrado em uma residencia onde permitu a entrada dos policias que ecntroaram o mateirala preendido.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda.

Dupla é flagrada com drogas no bairro Cotiara, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Durante patrulhamento pela Rua José Hipólito, no bairro Cotiara, em Barra Mansa, policiais militares se depararam com uma moto com dois ocupantes, e que ao serem abordados informaram que estavam na localidade afim de visitarem parentes. Os suspeitos não apresentaram documentos identificatórios.

A PM informou que quando a dupla foi informada que que seria levada a 90ª DP de Barra Mansa, um deles disse que era de Bananal, São Paulo, e teria vindo a Barra Mansa comprar drogas. Com ele foi apreendido três pinos de cocaína (2,2 gramas) e quatro sacolés maconha (2,5 gramas).

A moto Honda CG-150 Titan, de cor prata, também foi apreendida por estar com o lacre da placa rompido. O veículo foi levado ao pátio da Guarda Municipal.

Após registro no Art. 28 da Lei 11.343/03  os dois foram liberados ao término e responderão m liberdade..

O fato aconteceu no domingo, dia 28.

Vereador fiscaliza vacinação em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O vereador Paulo da Gráfica (PSL) tem acompanhado periodicamente a vacinação em Barra Mansa, que vem acontecendo em sistema drive-thru, no Parque da Cidade e também no Cem (Centro de Especialidades Médicas). Nesta terça-feira, 30, o parlamentar esteve acompanhando o andamento da imunização para idosos de 69 anos.

Segundo Paulo, a Secretaria de Saúde está realizando um trabalho exemplar. “Tenho fiscalizado a vacinação e posso afirmar que está sendo tudo feito com muito carinho e organização. Tive a oportunidade de levar meus pais, motivo que nos enche de esperança de vivermos dias melhores”, revelou, parabenizando também o governo municipal pela seriedade nos dias de vacinação.

- Quero parabenizar o prefeito Rodrigo Drable, o secretário Sergio Gomes, as coordenadoras e toda a equipe da linha de frente. A imunização na cidade está avançando e a expectativa é que vacinemos o maior número de barra-mansenses o quanto antes. Esta doença é muito perigosa e precisamos manter os cuidados básicos, como distanciamento social, uso de máscaras e álcool em gel e principalmente, evitar as aglomerações – completou o vereador.

A imunização em Barra Mansa segue nesta quarta-feira, dia 31, em idosos de 68 anos. A ação acontecerá das 8h às 18h, no Parque da Cidade, em sistema drive-thru. Os veículos deverão acessar o local pelo portão central do Parque da Cidade, na Rua Prefeito João Chiesse Filho, 1102, no Centro. Para receber a vacina, é indispensável a apresentação de RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência nominal do município ou declaração da Unidade Básica de Saúde do bairro.

Moradores serão ressarcidos do prejuizo com queda de torre em Pinheiral

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Após um forte temporal que atingiu Pinheiral, na noite de terça-feira (30), as equipes da Prefeitura trabalham para minimizar os transtornos causados à população. De acordo com levantamento da Defesa Civil, foram registrados quedas de árvores, destelhamento e desabamentos de casas, pontos de alagamentos e a queda de uma torre de Internet no bairro Cruzeiro, que atingiu duas casas. Quatro famílias ficaram desalojadas. Ninguém se feriu.

Cerca de 40 funcionários da Secretaria de Serviços Públicos atuam na limpeza e desobstrução de vias, poda de árvores, desentupimento de bueiros, varrição e retirada de entulhos em vários pontos da cidade. As equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), também estão nas ruas prestando o atendimento necessário às famílias desalojadas. 

O prefeito Ednardo Barbosa, acompanhado dos secretários de Serviços Públicos, Jailson Azevedo Rodrigues e Planejamento, Gestão Estratégica e Obras, Carlos Henrique de Souza, esteve em alguns pontos da cidade para avaliar a situação, visitar e ouvir algumas famílias que sofreram danos, além de acompanhar de perto os trabalhos de limpeza da cidade. 

“Estivemos em alguns pontos da cidade para avaliarmos a situação e alinharmos soluções para evitar que os moradores sofram outros prejuízos com alagamentos e não percam seus bens, como na Avenida Pinheiral onde ficou definido que faremos melhorias na drenagem. As equipes da secretaria de Serviços Públicos seguem ao longo do dia com os serviços de poda de árvores, desobstrução de estradas e vias públicas para minimizar ao máximo os transtornos causados à população e a Secretaria de Assistência Social dando o acolhimento necessário às famílias que sofreram danos”, disse o prefeito. 

Quanto à queda da torre que atingiu as casas no bairro Cruzeiro, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Patrícia Rivello, informou que foi realizada uma reunião entre os advogados da pasta e da empresa responsável pelo equipamento, que prontamente se colocou à disposição das famílias que tiveram as suas casas danificadas. “Graças a Deus a empresa está se responsabilizando sobre os prejuízos. Temporariamente as famílias vão ficar num hotel, porque não tem como cozinhar já que tiveram suas coisas todas destruídas. Mas a empresa já alugou casas para abrigá-las até que tudo se resolva”, disse Patrícia. 

Em relação às demais famílias que sofreram os impactos do temporal e acabaram ficando desalojadas a SMASDH está dando o suporte necessário como alimentação e abrigo provisório. Uma reunião entre as famílias, a Defesa Civil e a SMASDH definirá de que forma os desalojados serão abrigados até que suas casas voltem a ter condições de moradia.

Hemonúcleo de Barra Mansa funciona nesta quinta-feira, dia 1º

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa informa que o Hemonúcleo funcionará nesta quinta-feira, 1° de abril, das 7h às 11h. A medida visa manter o estoque do banco de sangue da unidade.

Para fazer a doação, os voluntários devem, obrigatoriamente, fazer o uso de máscaras faciais, manter o distanciamento social e higienizar as mãos com álcool gel, a fim de garantir um procedimento seguro e evitar a propagação da Covid-19.

No feriado da sexta-feira Santa o Hemonúcleo não abrirá. O expediente será retomado na segunda-feira, dia 5 de abril.

Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 50 anos (em função da pandemia), ter mais de 50 kg e não ser portador de doenças graves. Menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal para fazer a doação. Além disso, é necessário estar sem consumir bebida alcoólica há pelo menos 24 horas, não comer alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação; não ser usuário de drogas, não estar grávida e nem amamentando. O intervalo recomendado entre as doações é de pelo menos dois meses no caso dos homens e de três meses no caso das mulheres.

O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, 205, no Centro, anexo à Santa Casa.

Idosos de 68 anos recebem vacinação anti covid em Barra Mansa

Nesta quinta-feira, a vacinação será realizada até às 20 horas, com aplicação da primeira dose em idosos de 67 anos, enquanto a segunda dose será destinada a pessoas 79 anos

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Prefeitura de Barra Mansa realizou nesta quarta-feira (31), mais uma etapa da vacinação anti covid no município. Desta vez, o drive thru no Parque da Cidade, no Centro, teve como público alvo idosos com 68 anos de idade. O procedimento foi encerrado às 18 horas com um saldo de 1.414 doses aplicadas. Paralelo ao drive thru, agentes de saúde vacinaram 52 acamados, sendo 04 com a primeira dose e 42 com a dose complementar. Somadas, foram ministradas 1.466 doses durante todo o dia.

Com esse quantitativo, Barra Mansa atinge um total de 25.301 doses administradas, sendo 20.034 (D1) e 5.267 (D2).

Como tem ocorrido sistematicamente, o prefeito Rodrigo Drable acompanhou a vacinação. Ele reafirmou sobre a organização e empenho dos profissionais envolvidos no processo. Analisou que desde o início da pandemia no país, em março de 2020, aumentou a disponibilidade de leitos de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de sete para 30 unidades.

- Desde então, temos feito um grande esforço para gerir os leitos de UTIs e Clínicos para tratamento das pessoas acometidas pelo coronavírus. O resultado pode ser traduzido em números, já que Barra Mansa dentre as cidades do Médio Paraíba é a que tem a menor taxa de ocupação de leitos no Hospital Regional Zilda Arns. Isso é reflexo deste trabalho – destacou.

IMUNIZAÇÃO – A coordenadora do setor de Imunização do município, Marlene Fialho, destacou que a vacina é a maneira mais eficaz de combater a Covid-19, mas ressaltou que o organismo leva em média 14 dias após a segunda dose para apresentar uma boa resposta imunológica à doença.

 NOVO DRIVE THRU - Nesta quinta-feira, 1º de abril, de 8 às 20 horas, acontece mais uma etapa da vacinação contra a Covid-19. A primeira dose do antígeno será direcionada a idosos de 67 anos de idade, enquanto a segunda dose será aplicada em pessoas com 79 anos.

Com a finalidade de evitar aglomeração e congestionamento o horário será dividido: de 8h às 12h serão vacinados os nascidos entre janeiro e abril; de 12h às 16h, os nascidos de maio a agosto, e de 16 às 20 horas, os nascidos de setembro a dezembro.

Para receber a vacina, os idosos precisam apresentar documento com foto, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência nominal do município ou declaração da Unidade Básica de Saúde do bairro.

CARRINHO SOLIDÁRIO – Durante a vacinação estão sendo arrecadados, de forma voluntária, alimentos não perecíveis para serem doados às famílias que foram afetadas financeiramente pela crise sanitária da Covid-19. Os alimentos serão entregues pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

quarta-feira, 31 de março de 2021

Fiscalização verifica denúncia sobre aglomeração em frente a uma loja em Barra Mansa

Gerência da loja foi orientada sobre regras do decreto nº 10.209/21 em vigor até 04 de abril. Caso haja reincidência, estabelecimento será interditado

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Agentes da Fiscalização de Postura e da Defesa Civil, da Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, receberam diversas denúncias sobre aglomerações na área externa das Lojas Americanas, localizada na Avenida Joaquim Leite. Eles estiveram no estabelecimento nesta quarta-feira, 31, para checar a situação.

De acordo com o secretário da Pasta, William Pereira, no local foi verificado que as pessoas estavam mantendo filas na calçada, sem o devido distanciamento social, para adentrar a loja. “ A gerência da unidade foi orientada minuciosamente sobre as medidas restritivas válidas até o dia 4 de abril, estabelecidas pelo decreto nº 10.209/21 com a finalidade de evitar novas contaminações pela Covid-19.  Entre as principais posturas a que devem ser adotadas, destaques para a verificação da temperatura dos clientes logo na entrada da loja, assim como a exigência do uso de máscara facial e da higienização das mãos com álcool gel ou 70º”, explicou William.

O secretário disse ainda que, como a loja, assim como outras, atua no ramo alimentício de produtos de Páscoa de acordo com o alvará o funcionamento poderá ser realizado no horário entre 9h e 19h. “Com isso, evitamos aglomerações internas e externas, mas vale ressaltar que se as regras forem descumpridas seremos rígidos e interditaremos o estabelecimento”.

Por fim, William Pereira, destacou que denúncias sobre festas clandestinas, aglomerações e desrespeito ao decreto municipal devem ser efetuadas diretamente pelos telefones (24) 3028-9369 e 3028-9339, que funcionam todos os dias da semana, 24 horas. O nome do denunciante é mantido em sigilo.

Homem é preso por suspeita de tráfico de drogas em Valença

Policiais do 10º BPM (Barra do Piraí), prenderam um homem identificado como Marcos Paulo, conhecido como “Negão”, suspeito de trafico de drogas. Com ele foram encontrados com 12 sacolés de cocaína. 

De acordo com a Polícia, o homem tentou fugir ao avistar a viatura e jogou uma sacola, contendo os entorpecentes, sobre o muro de uma residência, localizada no bairro Santa Rosa II, em Barra do Piraí.

Ele foi encaminhado, junto ao material apreendido, à 91ª DP – Valença/RJ.

Preso ex-vereador e comparsa por tortura e assassinato em Resende

www.radioaceafm.blogspot.com.br
Policiais civis da 89ª DP (Resende) prenderam, nesta quarta-feira (31/03), dois homens acusados de tortura e assassinato. Um dos suspeitos é ex-vereador da cidade. Matheus Saturnino, de 20 anos, morreu após ser espancado violentamente, no dia 25 de março deste ano, em Resende, Região Sul Fluminense do Rio.

Segundo as investigações, o ex-vereador estava inconformado com o furto de seu ferro-velho praticado pela vítima. Ele procurou traficantes da região para que dessem um “corretivo” no bandido. O jovem foi levado para uma região de mata, onde recebeu diversas pauladas. A tortura foi filmada e divulgada em redes sociais. As imagens mostram Matheus implorando para que a agressão acabasse. Após o espancamento, a vítima morreu ainda no local.

Defesa Civil de Volta Redonda registra dez ocorrências por conta da chuva na noite desta terça-feira, dia 30

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Volta Redonda informa que registrou dez ocorrências por conta da chuva ocorrida na noite desta terça-feira, dia 30. Foram dois destelhamentos de imóveis e oito quedas de árvores. Todos na região do bairro Vila Rica/Tiradentes.

De acordo com o coordenador da Compdec/VR, Rubens Geraldo de Figueira, a chuva de 6mm, considerada moderada, foi potencializada por ventos de até 70 quilômetros por hora. “O local mais atingido foi a região dos bairros Vila Rica, Jardim Tiradentes e Jardim Esperança”, informou.

As duas casas destelhadas passaram por vistoria da Defesa Civil para identificação de problemas elétricos ou estruturais; quatro árvores caídas estão sendo retiradas pela equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI); e as outras quatro quedas de árvores atingiram a rede elétrica e a concessionária de energia, a Light, já foi acionada. Para a realização do serviço, foram fechadas para o tráfego de veículos a Rua 850 e a Avenida 5.