Rádio Acesa FM VR: 2015-03-15

sexta-feira, 20 de março de 2015

A Música do Dia - Aniversário de nascimento de Ernesto Nazareth

José Augusto / Wikimedia Commons

Ernesto Nazareth junto ao piano
 
Ernesto Nazareth foi o grande nome do tango brasileiro, uma espécie de choro. De musicalidade intensa, aos 14 anos já havia composto sua primeira música, uma polca chamada “Você bem sabe”. O primeiro concerto de Nazareth aconteceu 1898 como pianista, no ano seguinte ouve a primeira edição de um tango chamado "Turuna" , depois a sua primeira obra gravada. Nazareth compôs mais de 200 músicas.

A Música do Dia é Odeon, de Ernesto Nazareth.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

20 de março - Outono (19h45m)



Depois de tanto calor, nada como uma brisa fresca. Sinal que o outono está chegando. Os dias voltam a ficar mais curtos e as folhas e frutos, já amadurecidos, começam
a cair no chão.

Os jardins e parques ficam como um mar, coberto de folhas de todos os tamanhos e cores. 

Esta é a época das grandes colheitas, principalmente nos países do hemisfério norte, que precisam armazenar bastante comida pois o inverno lá é bem rigoroso.

Que delícia uma frutinha bem gostosa
tirada direto da árvore!


Volta Redonda, 20 de Março de 2015. O DIA DE HOJE - O Dia Internacional da Felicidade!

<<>>

Enfim, mais um ciclo sendo encerrado, mais uma semana de luta! Verão, valeu por nos ter aquecido, apesar da secura!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Sexta - Volta Redonda, 20 de Março de 2015. Estação: Verão. Dia bom!

Dia do Início do Outuno
Dia do Demolay (Maçonaria)
Dia do contador de Histórias
Dia Internacional da Felicidade

O Dia Internacional da Felicidade é comemorado anualmente em 20 de Março.

O Internacional Day of Happiness, como é conhecido internacionalmente, tem o objetivo de promover a felicidade e alegria entre os povos do mundo, evitando os conflitos e guerras sociais, étnicas ou qualquer outro tipo de comportamento que ponha em risco a paz e o bem-estar das sociedades.

Origem do Dia Internacional da Felicidade

O Dia Mundial da Felicidade foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas), em Junho de 2012. Mas, o "ponta pé inicial" da iniciativa foi do Butão, um pequeno país asiático, que se orgulha de possuir uma das populações "mais felizes do mundo".

A decisão de criar um dia dedicado à felicidade surgiu durante uma reunião geral das Nações Unidas, sob o tema "Felicidade e Bem-Estar: Definindo um Novo Paradigma Econômico", em abril de 2012.

Com aprovação total dos 193 países-membros, a proposta de Butão foi aceita e o Dia Internacional da Felicidade passou a incorporar o calendário oficial da ONU em 20 de Março.

Em 2013 o mundo comemorou pela primeira vez o Dia Internacional da Felicidade.

Desde 1972, Butão adota uma postura de "felicidade bruta e absoluta", fazendo com que a "Felicidade Nacional Bruta" seja prioridade acima do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Volta Redonda - PREVISÃO DO TEMPO - 20/03/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 20/03/2015
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 2mm
--

quinta-feira, 19 de março de 2015

A Música do Dia - 19/03/2015 - Hoje é Dia do Carpinteiro

O profissional que fez os móveis que te cercam neste momento. E a música escolhida fala de vários tipos de madeira

Carpinteiro


Dia do Carpinteiro e do Marceneiro

O carpinteiro executa os mais diversos trabalhos em madeira. O profissional, além de um talento natural, precisa ter noções básicas de geometria e conhecimento, geralmente baseado na experiência, de como tratar a madeira em estado natural. O marceneiro, costumeiramente confundido, executa a madeira trabalhada. Para quem é cristão, fica a lembrança: Jesus era um carpinteiro filho de carpinteiro.

A Música do Dia é Bem Leve, de Marisa Monte e Arnaldo Antunes.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Volta Redonda, 19 de Março de 2015. O DIA HOJE - Dia do Artesão!

<<>>

Aplica-se, pois, o homem,  fazer o que se compromete até ao seu fim. Obra inacabada pesa mais do que palavras ao vento!

(Adriano Martins  -2015)
==========================================================
Quinta - Volta Redonda, 19 de Março de 2015. Estação: Verão. Dia bom!

Dia da Escola*
Dia do Marceneiro
Dia do Carpinteiro*
Dia do Consertador*
Dia Nacional do Artesão*
Dia do Funcionário Público Municipal

19 de março - Dia do Artesão

A tecnologia trouxe muitas modificações na vida das pessoas, muitas profissões ficaram ultrapassadas e até mesmo acabaram ou foram substituídas, mas existem outras que permanecem mesmo com o passar dos anos e com toda inovação trazida pela tecnologia justamente por sua peculiaridade. Uma dessas profissões é a de artesão.

O principal motivo dessa profissão ainda existir, e com muita força é em função da cultura de cada região, tanto em nosso país como em várias partes do mundo.

A palavra “artesão” significa “indivíduo que pratica arte ou ofício que dependem de trabalhos manuais”, isto quer dizer que qualquer peça produzida pelo artesão é única e foge de qualquer processo de produção em série realizado por indústrias.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Primeira conta no RJ após aumento de luz chega sem histórico de consumo



A primeira conta de luz com aumento chegou aos consumidores do Rio de Janeiro sem o histórico de seu gasto. A conta de março é a primeira depois do reajuste na tarifa de energia elétrica autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) no fim de fevereiro.
A Light, concessionária que atende a população do Rio, mandou às casas dos clientes as contas sem o gráfico de histórico dos últimos 12 meses de consumo, que normalmente consta na fatura. Sem a informação, não é possível saber se a conta subiu muito por excesso de consumo ou por causa do reajuste autorizado.

No espaço onde havia o gráfico nas contas anteriores, foi colocado um "comunicado ao cliente" sobre o reajuste médio de 21,06% na tarifa para "os consumidores de Baixa Tensão da Light, com vigência a partir de 02/03/2015".
A ausência das informações provocou desconfiança em clientes.

Em nota, a Light afirma que veicula informações em suas contas de energia, com o objetivo de manter seus clientes informados de maneira prática em caso de reajustes tarifários.
 
"Comohouve um reajuste extraordinário homologado pela Aneel, com vigência a partir do dia 2 de março de 2015, as contas de março vieram com informações sobre o tema", afirma a nota. As contas, no entanto, têm espaços vazios em que caberia o informe.

A concessionária disse que a fatura do mês seguinte voltará a apresentar o gráfico de histórico de consumo, que contará com o mês de março.
A Light informou também que "o cliente pode consultar o histórico de consumo a qualquer momento, sem custo, por meio da Agência Virtual (http://zip.net/bkqX7j) e pelo aplicativo Light Clientes no Facebook (facebook.com/lightclientes) ou em smatphones (iOs, Windows Phone e Android)".

Procurado, o Procon-RJ não soube informar se havia alguma ilegalidade nas contas de março da Light.

HISTÓRIA HOJE - Há 157 anos, nascia o engenheiro alemão Rudolf Diesel

Há 157 anos, nascia o engenheiro alemão Rudolf Diesel

Apresentação Márcia Dias

Rudolf Cristina Karl Diesel inventou o motor a diesel, considerado um grande avanço para a humanidade. Antes de seu invento, navios, locomotivas e grandes equipamentos industriais funcionavam a vapor.

Rudolf Diesel nasceu em Paris, no dia 18 de março de 1858. Seus pais, imigrantes da Alemanha, escolheram a França como novo lar. Viveu a infância em Paris até que a família foi forçada a se mudar para a Inglaterra em 1870 devido a guerra franco-prussiana. Para completar os estudos, de Londres mudou-se para Augsburgo, e se matriculou na Universidade Técnica de Munique. Neste período revelou grande interesse pelas pesquisas.


O motor de Rudolf Diesel transformou-se em uma máquina motriz rentável tanto do ponto de vista do preço do combustível por litro, como no rendimento. Apesar do sucesso na Europa, ele emigrou para os Estados Unidos e instalou oito anos depois de sua invenção o primeiro motor diesel comercial em Saint Louis.

Após negociar o invento, em 1913 morre afogado durante uma travessia do canal da Mancha cujas circunstâncias até hoje não foram esclarecidas.

Música dia -25 anos sem Zacarias - Em 1990, morreu, aos 56 anos, Mauro Faccio Gonçalves, mais conhecido como Zacarias, integrante dos Trapalhões

Música dia -25 anos sem Zacarias - Em 1990, morreu, aos 56 anos, Mauro Faccio Gonçalves, mais conhecido como Zacarias, integrante dos Trapalhões


Divulgação
Os Trapalhões
Na década de 80, o programa bateu recorde de audiência
O mineiro de Sete Lagoas mais famoso do mundo. Zacarias. O personagem eternizado por Mauro Faccio Gonçalves, que, antes de expor sua fama, foi vendedor de sapatos e trabalhou numa fábrica de café. Em 1955, entrou para o rádio. Até tentou ser arquiteto e bancário, mas não deu. De 1960 a 63 foi considerado o melhor comediante da Rádio Inconfidência. Fez "Os Insociáveis" na Record e Renato Aragão o chamou para “Os Trapalhões”. O resto é história.

A Música do Dia é A Cidade dos Artistas, de Enriquez, Bardotti e Chico Buarque, com Os Trapalhões.

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Volta Redonda, 18 de Março de 2015. O DIA HOJE - Dia do marceneiro!


<<>>

O sono "apaga" o seu teu cansaço, mas não, alguns sentimentos ruins. Não deixe este sentimento, acordar com ,no dia de hoje. Quarta-feira feliz!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 18 de Março de 2015. Estação: Verão. Dia bom!

Dia do Marceneiro

Trabalhar a madeira com arte e delicadeza até que ela ganhe forma e se torne útil ao homem, mesmo que como obra de arte. Essa é a função do marceneiro. Profissão que tem sua origem nos tempos bíblicos e que é comemorada hoje.

Embora seja uma das profissões mais antigas do mundo, a marcenaria não ficou parada no tempo. Tanto que atualmente os profissionais dessa área utilizam, principalmente, laminados industrializados (madeira), como o compensado, o aglomerado, o MDF, a fórmica, as folhas de madeira etc.

Além de criatividade, habilidade e de saber desenhar em perspectiva, o marceneiro deve ter cautela na hora do corte, pois um simples acidente é capaz de comprometer toda a peça. Para ajudá-lo nesse momento a indústria tem evoluído, e esses profissionais contam com ferramentas de perfuração, corte, medição, entalho, raspagem, ajuste e fixação cada vez mais precisos e modernos.

Apesar de o marceneiro fazer uso de máquinas para grande parte de seu trabalho, ele ainda é considerado um artesão. Basta observar que cada vez mais os móveis sob medida são valorizados no Brasil, pois quem procura esse serviço tem a certeza de estar adquirindo um produto único e personalizado.

Marceneiro X carpinteiro - Ainda que ambos os profissionais utilizem a madeira como matéria-prima, não se pode usar as profissões como sinônimas. Isso porque enquanto o marceneiro trabalha a madeira com mais arte e refino, produzindo objetos que precisam de mais aformoseamento, o carpinteiro é tido pelo Dicionário Aurélio como o "artífice que trabalha em obras grosseiras de madeira".

Assim, o carpinteiro é um profissional indispensável para a construção civil, pois é ele o responsável pela concepção de formas de madeira para enchimento de concreto, pelas esquadrias de portas e janelas, pelas estruturas de telhados, entre outros. Ao marceneiro cabe a construção de móveis e outros utensílios podendo, em casos específicos, ajudar na construção civil.

Você sabia? O profissional que produz apenas móveis (ou o que o comercializa exclusivamente) também pode ser chamado de moveleiro.

Microsoft vai acabar com a marca Internet Explorer

Microsoft vai acabar com a marca Internet Explorer

O chefe de marketing da Microsoft, Chris Capossela, anunciou que o sucessor do Internet Explorer - que por enquanto é apelidado de Projeto Spartan - receberá nome e logotipo oficiais. Isso significa a 'morte' iminente da marca do navegador lançado em 1995.
O IE continuará no Windows 10, para fins de compatibilidade, mas o Projeto Spartan será a principal maneira de acessar a web na nova versão do sistema operacional. A Microsoft vem tentando, sem sucesso, acabar com a imagem negativa do Internet Explorer com diversas campanhas ao longo dos últimos anos.
O chefe de marketing também ressaltou o poder de usar a marca Microsoft à frente de produtos como o Windows e o Internet Explorer. A empresa está testando nomes e fazendo pesquisas de mercado, mas ainda não disse quando o novo nome será revelado. A julgar pelas pesquisas da Microsoft, a empresa passará bem longe do nome Internet Explorer.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 18/03/2015!

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 18/03/2015
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 96%
quantidade de chuva: 8mm
--

terça-feira, 17 de março de 2015

Volta Redonda, 17 de Março de 2015. O DIA HOJE - Dia Internacional da Marinha!

<<>>

Que a maravilha de um dia novo nos faça mais grato ao bem concedido!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 17 de Março de 2015. Estação: Verão. Dia bom!

Dia Internacional da Marinha
Dia de São Patrício: Dia Nacional da Irlanda, de Montserrat e das províncias canadenses de Terra Nova e Labrador, amplamente celebrado em toda a América do Norte e no mundo todo.

Dia de Ambrósio de Alexandria
Dia Nacional do Mel

O dia 17 de março é considerado o Dia Internacional da Marinha, celebrando este ramo e todos os seus profissionais.

A Marinha do Brasil é de extrema importância para o país, que possui uma fronteira marítima com mais de 8.500 km - cerca de quatro mil milhas. Temos 16 portos principais e 4 grandes terminais, por onde circulam mais de 26 mil navios por ano. Três quartos da carga transportada pelos navios em nosso território é referente ao comércio exterior. Por outro lado, 95% de todo o comércio exterior do Brasil passa, em algum momento, por linhas de comunicações marítimas.

Por tudo isso, um dia é pouco para comemorar a importância da Marinha para o país. Mas essa importância não se dá apenas nos dias de hoje. Já se pode falar de Marinha no Brasil desde 1567, nas lutas para defender o território brasileiro. Muitos embates se deram no mar, inclusive com utilização de meios navais indígenas.

Outras batalhas foram travadas para expulsar os franceses que estabeleciam colônias na costa brasileira no século XVII e o papel das esquadras marítimas foi fundamental, principalmente entre os anos de 1610 e 1615.

Demorou um pouco mais para o Brasil constituir sua própria esquadra, independentemente de Portugal.

Em 1823, a Marinha desempenhou importante papel para a consolidação da independência, pois foi a responsável pela formação da primeira esquadra brasileira. Com ajuda da marinha inglesa, a frota brasileira conseguiu recuperar o Norte, o Nordeste e a Província Cisplatina ao território do país. Outras participações importantes foram Combate Naval de Abrolhos, expulsando os holandeses, em 1631; ação naval na Baía de Todos os Santos, expulsando os holandeses de Salvador em 1635; Batalha Naval do Riachuelo, em 1865, na Guerra Cisplatina; na Primeira Guerra Mundial, em 1918, apoiando os Aliados; na Segunda Guerra Mundial, de 1941 a 1945, também apoiando os Aliados na luta contra o nazi-fascismo.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 17/03/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Ter - 17/03/2015
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 99%
quantidade de chuva: 15mm
--

segunda-feira, 16 de março de 2015

HISTÓRIA HOJE - Há 25 anos, era anunciado o Plano Collor!

Há 25 anos, era anunciado o Plano Collor

Apresentação Dilson Santa Fé


Um dia depois de tomar posse, em 1990, o presidente Fernando Collor de Mello anunciou um pacote de modernização administrativa e de vitalização da economia. O Plano Collor previa a volta do cruzeiro como moeda, o congelamento de preços e salários, o bloqueio de contas correntes e da poupança  por 18 meses e a demissão de funcionários.

As medidas deixaram o povo brasileiro indignado e por fim o plano fracassou.

A Música do Dia - 16/03/2015 - Em 1843 Dom Pedro II ordena a construção de Petrópolis

A Música do Dia - 16/03/2015 - Em 1843 Dom Pedro II ordena a construção de Petrópolis
 
Petrópolis foi sede de acontecimentos e episódios importantes da história do Brasil
Wikimedia Commons
Palácio Quitandinha - Petrópolis
Palácio Quitandinha - Petrópolis
 
O local foi escolhido por Dom Pedro II para que fosse criada uma cidade, da pena do major Julio Frederico Koeler, foi a segunda cidade planejada do Brasil, depois de Recife. Ainda na colonização, algumas missões foram enviadas por ali e encontraram alguns índios dispersos. Em 1722, o sargento Bernardo Soares de Proença abriu uma estradinha, que facilitava o trajeto do caminho novo. Cem anos depois, Dom Pedro I, indo a Minas Gerais, passou por ali e comprou uma fazenda. O filho dele ampliou os planos.

A Música do Dia é Nirvana, com as Meninas Cantoras de Petrópolis.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Volta Redonda, 16 de Março de 2015. O DIA HOJE - Criada a Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA)

<<>>

Reagir não é criminalizar a insatisfação com a atual situação, "imposta", mas colocar em pauta, a possibilidade de mudança!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 16 de Março de 2015. Estação: Verão. Dia Bom!

1906 - Japão nacionaliza as ferrovias.
1957 - Criada a Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA).

 A REDE FERROVIÁRIA FEDERAL SOCIEDADE ANÔNIMA – RFFSA – era uma sociedade de economia mista integrante da Administração Indireta do Governo Federal, vinculada funcionalmente ao Ministério dos Transportes.

A RFFSA foi criada mediante autorização da Lei nº 3.115, de 16 de março de 1957, pela consolidação de 18 ferrovias regionais, com o objetivo principal de promover e gerir os interesses da União no setor de transportes ferroviários. Durante 40 anos prestou serviços de transporte ferroviário, atendendo diretamente a 19 unidades da Federação, em quatro das cinco grandes regiões do País, operando uma malha que, em 1996, compreendia cerca de 22 mil quilômetros de linhas (73% do total nacional).

Em 1992, a RFFSA foi incluída no Programa Nacional de Desestatização, ensejando estudos, promovidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, que recomendaram a transferência para o setor privado dos serviços de transporte ferroviário de carga. Essa transferência foi efetivada no período 1996/1998, de acordo com o modelo que estabeleceu a segmentação do sistema ferroviário em seis malhas regionais, sua concessão pela União por 30 anos, mediante licitação, e o arrendamento, por igual prazo, dos ativos operacionais da RFFSA aos novos concessionários, Em 1998, houve a incorporação da Ferrovia Paulista S.A. - FEPASA à RFFSA, ao que se seguiu, em dezembro desse ano, a privatização daquela malha.

A RFFSA foi dissolvida de acordo com o estabelecido no Decreto nº 3.277, de 7 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 4.109, de 30 de janeiro de 2002, pelo Decreto nº 4.839, de 12 de setembro de 2003, e pelo Decreto nº 5.103, de 11 de junho de 2004.

Sua liquidação foi iniciada em 17 de dezembro de 1999, por deliberação da Assembléia Geral dos Acionistas foi conduzida sob responsabilidade de uma Comissão de Liquidação, com o seu processo de liquidação supervisionado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, através do Departamento de Extinção e Liquidação – DELIQ.

O processo de liquidação da RFFSA implicou na realização dos ativos não operacionais e no pagamento de passivos. Os ativos operacionais (infra-estrutura, locomotivas, vagões e outros bens vinculados à operação ferroviária) foram arrendados às concessionárias operadoras das ferrovias, Companhia Ferroviária do Nordeste - CFN, Ferrovia Centro Atlântica – FCA, MRS Logística S.A, Ferrovia Bandeirantes – Ferroban, Ferrovia Novoeste S. A., América Latina e Logística – ALL, Ferrovia Teresa Cristina S. A., competindo a RFFSA a fiscalização dos ativos arrendados.

A RFFSA foi extinta, mediante a Medida Provisória nº 353, de 22 de janeiro de 2007, estabelecida pelo Decreto Nº 6.018 de 22/01/2007, sancionado pela Lei Nº 11.483.

O Decreto Nº 6.769 de 10 de fevereiro de 2009 dá nova redação aos artigos 5º, 6º e 7º do Decreto Nº 6.018 de 22 de janeiro de 2007.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 16/03/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Seg - 16/03/2015
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 32°C
probabilidade de chuva: 84%
quantidade de chuva: 10mm
--