Rádio Acesa FM VR: 2023-05-14

sábado, 20 de maio de 2023

SES_RJ emite no técnica sobre casos de gripe aviária no Espirito Santo

Medida é preventiva e tem como objetivo orientar os 92 municípios sobre o manejo de aves silvestres após 3 casos no Espírito Santo

#Saude, #Gripeaviária, #EspíritoSanto, #Riodejaneiro
Devido aos casos de H5N1 identificados em três aves no estado do Espírito Santo, as Secretarias de Estado de Saúde (SES-RJ) e Agricultura emitiram, nesta sexta-feira (19.05), uma nota técnica conjunta como medida preventiva aos 92 municípios fluminenses. O objetivo é orientar as equipes municipais para que o manejo de aves silvestres seja realizado somente por profissionais habilitados e com uso adequado de EPIs (equipamento de proteção individual).

De acordo com técnicos de Vigilância em Saúde da SES-RJ, não há motivos para que haja preocupação com uma epidemia neste momento, pois não há sustentação científica de transmissão direta, de pessoa para pessoa.

No documento, as pastas alertam que a transmissão da gripe aviária ocorre por meio de contato direto com aves infectadas pelo vírus (vivas ou mortas); ou contato indireto por meio de objetos  como sapatos, que acabam retendo e transportando organismos contaminados, superfícies, produtos ou dejetos (tais como ninhos, ovos, fezes ou urina, água contaminada com restos ou dejetos desses animais); ou que tenha visitado mercados/feiras com casos confirmados, sejam em aves ou em humanos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a transmissão direta (de pessoa para pessoa) não é sustentada.

A SES-RJ orienta ainda que, nas unidades de saúde, os profissionais suspeitem de casos de síndrome gripal em pacientes que tiveram contato com esses animais, tanto em triagem quanto em atendimento médico. Nesses casos, a coleta de amostras é recomendada independentemente do dia de início dos sintomas, incluindo os casos em unidade de terapia intensiva (UTI). O diagnóstico por RT-PCR é considerado o método padrão-ouro e deve sempre ser preconizado para obtenção dos resultados laboratoriais.

Espírito Santo registrou casos de aves silvestres afetadas


No Brasil, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) relatou a primeira detecção de influenza aviária no país no último dia 15 de maio. Trata-se de duas aves trinta-réis-de-bando (Thalasseus acuflavidus), um no município de Marataízes e outro no município de Vitória, ambos no litoral do Estado do Espírito Santo. Em 16 de maio, o MAPA relatou a identificação de uma terceira ave afetada, um atobá-pardo (Sula leucogaster) também no estado do Espírito Santo. Os casos foram detectados e reportados através do sistema de Vigilância de animais silvestres estabelecido no Brasil. A amostragem confirmou a Influenza aviária A (H5N1). Até o momento, não foram detectados surtos em aves de produção nem casos em humanos de infecção por Influenza aviária.

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Disque Denúncia divulga foto de traficante foragido em Angra dos Reis

#Justiça, #Disquedenuncia, #AngradosReis
O Disque Denúncia de Angra dos Reis, divulga nesta sexta-feira (19), um cartaz para ajudar as Forças de Segurança de Angra no recebimento de informações que levem à localização e prisão, do criminoso foragido da Justiça, Luan Bitencourt Xavier da Costa, mais conhecido pelo vulgo de “Cocó”, de 32 anos.

Ele teria assumido a gerência geral do tráfico de drogas da localidade, após a prisão de Luciano de Souza Vicente, de 39 anos, preso na última segunda-feira (08), após uma operação na região. Cabe ressaltar que o “Cocó”, assumiu o Perequê em Angra dos Reis, a mando do chefe do tráfico, o traficante Luis Gustavo da Silva Rosa, o “Bicheiro”.

Contra o criminoso “Cocó”, constam um Mandado de Prisão, expedido pela Comarca de Angra dos Reis Cartório da 1ª Vara Criminal, pelo crime de Associação Para a Produção e Tráfico e Condutas Afins (Art. 35 - Lei 11.343/06) C/C Aumento de Pena Por Tráfico Ilícito de Drogas (Art. 40 - Lei 11.343/2006), com pedido de Prisão Preventiva.

Quem tiver informações do traficante Cocó, pode denunciar de forma anônima ao Disque Denúncia de Angra dos Reis, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”. Reforçando que o anonimato é garantido ao denunciante.

Homem é preso por descumprir medidas protetivas de urgência

#Polícia, #Deam, #Medidasprotetivas, #AngradosReis
Policiais civis da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Angra dos Reis prenderam, nesta sexta-feira (19/05), um homem pelo crime de descumprimento de medida protetiva de urgência contra sua ex-companheira. Ele foi abordado no Parque Mambucaba, na Costa Verde Fluminense.

O acusado já era investigado em outros dois inquéritos na especializada, pelos crimes de lesão corporal, violação de domicílio, perseguição e descumprimento de medidas protetivas. Há, ainda, cinco procedimentos na 166ª DP (Angra dos Reis), como autor de furto e associação para o tráfico, além de outros dois em outras distritais.

Após o cumprimento das medidas de praxe, o criminoso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Homem é baleado no rosto e polícia prende arma em Porto Real

#Polícia, #Tentativadehomicídio, #PortoReal
Foto: PM

Um homem foi baleado no rosto no inicio da madrugada desta sexta-feira, dia 19, no bairro Jardim Real, em Porto Real.

A PM foi acionada, quando os policiais chegaram ao local encontraram um revólver jogado no quintal da casa com uma munição deflagrada, a vítima foi socorrida ao hospital da cidade.

Segundo a polícia, o homem relatou que ouvir um barulho em seu quintal e quando foi averiguar o que era acabou sendo alvejado.

A unidade médica informou que o paciente não corre risco de morte.

A arma apreendida é um revolver calibre 38 munidos com seis munições, e mais duas munições, um deflagrada.

O caso foi encaminhado a 100ª DP da cidade, lá foi constatado haver registro de duas passagens do homem ferido por crimes por trafico e associação ao tráfico de drogas.

Concurso para a Câmara de Valença tem nova data e passa a ter isenção da taxa de inscrição

#Justiça, #Concurso, #CâmaraMunicipal, #Valença
A Justiça atendeu a uma ação do MP que pedia que a Câmara Municipal de Valença prorrogasse e confirmasse as inscrições do concurso para a contratação de servidores, constando agora do edital a possibilidade de isenção do pagamento da taxa de inscrição para candidatos hipossuficientes. Após ser informada, por meio de comunicações recebidas pela Ouvidoria do MPRJ, que as regras do concurso não previam a isenção da taxa de inscrição para candidatos que não têm condições de arcar com os valores, a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Barra do Piraí oficiou à Procuradoria da Câmara Municipal e à presidência do Instituto Ian Concursos, organizadora do certame, para que a alteração fosse realizada.

Nas argumentações encaminhadas à Câmara de Valença e aos organizadores do concurso, o MPRJ destacou que, de acordo com a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (RE 1114124 SP), o princípio da ampla acessibilidade aos cargos públicos, previsto no artigo 37 da Constituição Federal, é regra a ser observada pela Administração Pública, razão pela qual o edital do certame não deveria proibir a isenção do pagamento da taxa de inscrição, para os candidatos que comprovarem a impossibilidade de arcar com o seu valor.

Em resposta, a presidência do Instituto Ian Concursos informou à 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Barra do Piraí que corrigiu os editais 01/2023 e 02/2023, com a inclusão do procedimento de solicitação de isenção da taxa de inscrição, tendo sido alterado o cronograma do concurso, cujas inscrições terminariam no próximo dia 22/05 e foram estendidas até o dia 29/06. A Câmara Municipal de Valença, por sua vez, informou que no dia 09/05 publicou, em seu site e em suas redes sociais, que o edital do concurso seria retificado, confirmando as informações prestadas pelos organizadores.

Droga é encontrada em caixa de energia de casa no Morro da Conquista

Agente da Equipe de Operações da Semop e PM procuravam o dono de uma moto com indícios de adulteração, no Morro da Conquista
#Polícia, #Traficodedrogas, #Conquista, #SantoAgostinho, #VoltaRedonda
Uma sacola plástica contendo erva seca solta; 13 ‘sacolés’ com erva seca e uma balança de precisão foram encontrados nessa quinta-feira (18), pela polícia durante patrulhamento no Morro da Conquista, no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda. 
 
Na localidade, os agentes flagraram uma moto estacionada de forma irregular e com o lacre rompido. Ao procurar o dono da moto, os agentes viram um saco preto escondido na caixa de medidor de energia da casa, achando a droga e a balança.

Em consulta ao sistema da Base Nacional, a moto possui restrição judicial.

Diante dos fatos, os policiais encaminharam o veículo e os materiais ilícitos à 93ª DP (Delegacia de Polícia), para a apreciação da autoridade policial e medidas cabíveis.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Homem quebra vasos em via pública de Volta Redonda

Suspeito quebrou vasos de plantas, lixeiras públicas, hidrômetro, placas e faixas de propaganda de lojas

#SegurançaPublica, #Vandalismo, #Aterrado, #VoltaRedonda
Por volta das 2h desta quinta-feira (18), o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) recebeu a denúncia que havia um homem andando pelas ruas do bairro Aterrado cometendo atos de vandalismo, tendo quebrado diversos vasos nas plantas de portas das lojas, lixeiras públicas afixadas em postes, além de placas e faixas de propagandas em estabelecimentos comerciais. O homem foi abordado pela Guarda Municipal (GMVR) e lavado à 93ª DP (Delegacia de Polícia), onde o caso foi registrado como Fato Atípico.

Os agentes da GMVR constataram a denúncia ao encontrar o suspeito na Avenida Integração, com os pés machucados e que parecia desorientado, não tendo apresentando resistência ao saber que iria ser encaminhado à Delegacia de Polícia, localizada no mesmo bairro, para a ocorrência ser avaliada pela autoridade policial. O caso foi tratado como fato atípico.

Fachada de prédio patrimônio histórico e cultural desaba em Porto Real

#Cidadades, #Queda, #Faixada, #PH, #PortoReal
A fachada do prédio da Indústria Brasileira de Bebidas, Coca-Cola FEMSA Brasil, localizada no centro de Porto Real, desabou na manhã desta quinta-feira, dia 18. A empresa solicitou apoio da prefeitura e imediatamente uma equipe da Defesa Civil do município esteve no local para prestar todo suporte. A empresa também pediu uma revisão de profissionais para avaliar toda a situação e ressaltou que apenas uma parte da fachada foi danificada e não há registro de grandes danos à estrutura.

Prefeitura de Porto Real vai tomar medidas com a empresa para restaurar a fachada. Vários moradores da cidade usaram as redes sociais para lamentar o ocorrido, pois o prédio abrigou a antiga fábrica de açúcar, empresa que alavancou o desenvolvimento industrial na época, posteriormente, por muitos anos, pertenceu à Companhia Fluminense de Amaciantes, sendo uma importante fonte de trabalho para a população e fazendo parte da história e cultura do município.

Homem é flagrado em ato de vandalismo na cidade de Volta Redonda

Suspeito quebrou vasos de plantas, lixeiras públicas, hidrômetro, placas e faixas de propaganda de lojas
#Cidades, #Vandalismo, #VoltaRedonda
Por volta das 2h desta quinta-feira (18), o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) recebeu a denúncia que havia um homem andando pelas ruas do bairro Aterrado cometendo atos de vandalismo, tendo quebrado diversos vasos nas plantas de portas das lojas, lixeiras públicas afixadas em postes, além de placas e faixas de propagandas em estabelecimentos comerciais. O homem foi abordado pela Guarda Municipal (GMVR) e lavado à 93ª DP (Delegacia de Polícia), onde o caso foi registrado como Fato Atípico.

Os agentes da GMVR constataram a denúncia ao encontrar o suspeito na Avenida Integração, com os pés machucados e que parecia desorientado, não tendo apresentando resistência ao saber que iria ser encaminhado à Delegacia de Polícia, localizada no mesmo bairro, para a ocorrência ser avaliada pela autoridade policial. O caso foi tratado como fato atípico.

Ação sobre o Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizado em hospital de Volta Redonda

Atividades lúdicas e informativas para a família aconteceram nesta quinta-feira, 18, na unidade hospitalar do Retiro
#Campanha, #DCAESC, #HospitaldoRetiro, #VoltaRedonda
O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro, em Volta Redonda, por meio da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”, fez uma ação de conscientização pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado nesta quinta-feira, 18 de maio. A iniciativa consistiu em intervenções lúdicas e informativas, com entrega de material educativo e jogos interativos.

As atividades reforçaram a importância da data, instituída em maio de 2000 pela Lei Federal nº 9.970. O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado em memória da menina Araceli Crespo, de oito anos, que foi abusada e morta em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Um crime que permanece impune.

O objetivo do dia é sensibilizar, mobilizar e convocar todos para a defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Em caso de suspeita, conhecimento ou se presenciar qualquer violação de direitos contra crianças e adolescentes, denuncie pelo “Disque 100”.

Hospital Munir Rafful faz mutirão de nefrologia em Volta Redonda

Unidade disponibilizou 700 consultas ambulatoriais que começam nesta quarta-feira, 17 de maio, e vão até 29 de junho

#Saúde, #HospitaldoRetiro, #Nefrologia, #VoltaRedonda
O Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro, em Volta Redonda, iniciou mutirão de consultas ambulatoriais de nefrologia nesta quarta-feira, 17. A previsão é que a unidade receba 700 pacientes até o dia 29 de junho, com uma média de 120 atendimentos por semana. As médicas Erica da Cunha Borges e Mariana Zamarian Veinert farão as consultas em pacientes com suspeita de problemas renais. 

A diretora-geral do hospital, Márcia Cury, afirmou que o mutirão vai atender usuários da rede municipal de saúde que aguardam pela consulta. 

“O mutirão é para agilizar o atendimento de quem está aguardando na fila de espera. Esses pacientes passaram pelas unidades da Atenção Primária e estão inseridos no sistema de regulação para a consulta com especialista”, explicou Márcia Cury, reforçando que todos os atendimentos do mutirão foram pré-agendados. 

Iniciativa de sucesso

Assim como vai acontecer com as consultas, o Hospital Dr. Munir Raffu fez, entre abril e maio deste ano, cerca de 700 procedimentos com o mutirão de pequenas cirurgias dermatológicas. As cirurgias ambulatoriais aconteceram em salas apropriadas e os pacientes ainda contaram com a equipe técnica do centro cirúrgico do hospital. 

“A intensificação no número de cirurgias no Hospital do Retiro, assim como o de consultas na unidade, mostra o trabalho da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para reduzir as filas de espera por atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Um trabalho que vem dando resultados e, o mais importante, oferecendo saúde de qualidade a quem mais precisa”, destacou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha.

Menino baleado na cabeça recebe alta do hospital

#Polícia, #Baleado, #Cabeça, #Alta, #SãoGonçalo
Luiz Davi Freire da Costa, de 12 anos, recebeu alta na tarde desta quarta-feira, dia 17.05, do CTI pediátrico do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT), em São Gonçalo.  

O estudante foi baleado na cabeça na última segunda-feira, dia 14.05, no bairro Jardim Catarina.  

Levado para o HEAT, ele foi avaliado e estabilizado por equipe médica formada por neurocirurgião pediátrico, cirurgião geral, ortopedia e bucomaxilofacial.  O menino passou por cirurgia na noite de segunda-feira.

Após o procedimento, Luiz Davi foi encaminhado ao CTI pediátrico, onde permaneceu até a tarde de hoje.

Ele vai retornar à unidade dentro de 15 dias para revisão e novos exames. O menino também fará os curativos no ambulatório de pós-cirurgia do HEAT.

Pluviômetros são instalados em escolas de Barra Mansa

Medida tem como meta monitorar o regime de precipitação de chuva na cidade

#Cidades, #BarraMansa, #Pluviômetros, #Escolas
A Secretaria de Educação em parceria com a de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa desenvolveu uma iniciativa nas escolas da rede municipal de ensino para permitir um melhor monitoramento da quantidade de chuvas que podem causar transtornos a comunidade. Pluviômetros serão instalados nas unidades para ajudar no levantamento de dados a respeito do volume de chuva, as coletas serão realizadas diariamente.
 
O assessor da Educação, Lucas Peres, ressaltou os benefícios dos pluviômetros. “Essa ação vai dimensionar o impacto das mudanças climáticas na cidade, através das chuvas, e poderá servir como ponto de partida para ações concretas em diferentes áreas do município que são afetadas com os temporais”, frisou.
O secretário de Educação, Marcus Barros, informou como a implantação dos equipamentos auxilia as escolas. “Quando a escola implanta mecanismos como esses, que são os pluviômetros, todo mundo ganha. Instituições e comunidade também. Os benefícios dessa ação são diversos para a população, desenvolvendo a conscientização dos estudantes com o ambiente e seus fenômenos naturais”, informou Marcus.
 
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo, destacou a importância da ação para a preservação dos colégios e entornos. “É fundamental conhecer os regimes de precipitação do município. Os pluviômetros vão contribuir para que saibamos todas as ocorrências que possam acontecer, como escorregamento de massas, entre outros fatores. Desta maneira, valorizamos a consciência ambiental em todos os nossos alunos da rede pública”, enfatizou.

O engenheiro hídrico Caio Herman, relatou o sentido do processo. "Essa coleta de dados nos concede uma observação da distribuição espacial da chuva no município. Essa medida é fundamental para a análise climatológica, hidrológica e meteorológica de uma região, pois permite calcular a média anual de chuva, identificar padrões de sazonalidade, estudar o ciclo hidrológico e realizar previsões de cheias ou secas em diferentes locais do município”, comunicou.

Ação garante energia elétrica para comunidade de Paraty

#Justiça, #Energiaelétrica, #Paraty
A empresa Enel Brasil deve melhorar o serviço de energia elétrica prestado à comunidade caiçara moradora de Ponta Negra, em Paraty, Sul Fluminense. É o que determina uma decisão obtida, no início de maio, pelo 2º Núcleo Regional de Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Rio junto à Vara Única da Comarca daquele município.

A decisão diz respeito a uma Ação Civil Pública (ACP), ingressada pela DPRJ em abril deste ano, com pedido de liminar a fim de garantir o fornecimento regular de energia elétrica para a comunidade caiçara que, desde as fortes chuvas ocorridas em Ponta Negra em 2022, vive em situação de hipervulnerabilidade. Na ACP, a Defensoria destaca que o acesso à eletricidade é “ainda mais fundamental nos momentos de recuperação do trauma coletivo” já que, sem o serviço, a população é impedida de praticar o turismo de base comunitária e a pesca artesanal, atividades que movimentam a economia local.

De acordo com registros de quedas de eletricidade, a oscilação do serviço de energia fornecido pela Enel Brasil em Ponta Negra é constante, e se agravou a partir do segundo semestre de 2022. Além disso, o trabalho de reparo e manutenção demora a ser realizado, de forma que a região já permaneceu sem rede elétrica por longos períodos de tempo e, em alguns casos, por mais de 48 horas. Há também famílias sem acesso à energia elétrica porque a empresa não instalou as ligações individuais para fornecimento direto de energia, mesmo com autorização dos órgãos ambientais.

A partir da ACP, a Vara Única da Comarca de Paraty estabeleceu que, nas situações emergenciais de interrupção do fornecimento de energia, a Enel precisa fazer os reparos necessários no prazo máximo de 24 horas. Também segundo a decisão, o posto da Enel no município deve poder receber pedidos de novas ligações individuais por meio do atendimento presencial, pois o protocolo virtual imposto atualmente é inacessível para grande parte da comunidade. Foi conferida às medidas pena de multa diária no valor de três mil reais.

Determinou-se ainda que sejam realizadas as instalações elétricas requeridas pela comunidade que estejam acompanhadas das respectivas licenças ambientais, sob pena de multa diária de mil reais.

— Essa importante etapa da luta por direitos que a comunidade enfrenta, com significativa vitória, ainda que parcialmente, dá ânimo a quem compreende a urgência extrema de um olhar diferenciado para as pessoas vulnerabilizadas, afinal, ter ou não ter energia elétrica de qualidade pra quem já sofre tanto com o abandono e opressão faz toda diferença — conclui o defensor público João Helvécio de Carvalho, autor da ACP.

Pinheiral 28 anos: Marcos e Belutti e Bom Gosto são atrações principais do aniversário de Pinheiral

Evento será realizado nas Praças Brasil e Teixeira Campos com estrutura diferenciada, eventos culturais, esportivos e religiosos
#Cidades, #Pinheiral, #Aniversário, #Junho
Pinheiral completa 28 anos no dia 13 de junho e a prefeitura preparou uma vez uma programação diversificada. Abrindo os festejos, a tradicional corrida Rústica em sua XXIII edição, no dia 04 de junho. Entre os dias 10 e 13 de junho serão realizados nas Praças Brasil e Teixeira Campos, shows de artistas locais, além de várias inaugurações, eventos culturais e esportivos, celebrações religiosas e a 2ª Copa de Marcha, no Parque das Ruínas. O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo (SEMECULT). A entrada é gratuita. 

Como atrações principais, shows da dupla sertaneja Marcos e Belutti, donos dos hits ‘Domingo de Manhã’ e dos novos lançamentos ‘Saudade Digitando’, que teve a participação do cantor João Gomes e ‘Ninguém Pode Saber’, na segunda-feira, dia 12 e do grupo de pagode, Bom Gosto, com as canções de sucesso como ‘Curtindo a Vida’, ‘Jeito Carinhoso’ e o novo single ‘Se Beber não Case’, na terça-feira, 13. Os shows serão a partir das 19 horas com o Sabadão do Rockxé, no dia 10, Domingão do Samba e da Black Music, no domingo,11, Especial Dia dos Namorados, na segunda-feira, 12 e o Parabéns, Pinheiral, na terça-feira, 13. O evento contará ainda com Santa Missa em Ação de Graças pelo aniversário da cidade e Marcha Para Jesus, com o cantor gospel, Jairo Bonfim e a participação do Ministério ‘Sarando a Terra Ferida’. 

- Preparamos uma programação especial como a nossa população merece, afinal temos muito a comemorar, pois são inúmeras as conquistas da nossa querida Pinheiral nos últimos anos. Aproveito a oportunidade para convidar toda a população para prestigiar os eventos preparados com muito carinho para as famílias pinheiralenses - destacou o prefeito, Ednardo Barbosa. 

De volta esse ano, o Festival de Prêmios da Apae, no domingo, 11, a partir das 14 horas, Dança dos Orixás, a partir das 17h30 e às 19 horas, Baile Charme da antiga/Black Music, também nas Praças Brasil e Teixeira Campos. 

- É com uma programação bem eclética com shows que tem em sua formação músicos da cidade, mas também dando oportunidade para novos grupos, que vamos comemorar o aniversário da cidade, trazendo como diferencial este ano para a população curtir dois shows com músicos de destaque nacional, que são a dupla sertaneja Marcos e Belluti e o grupo de pagode Bom Gosto. Além disso, durante o dia em dois dias da festa (domingo e terça-feira) teremos na praça uma programação especial como a do Festival de Prêmios da Apae e a apresentação de agentes culturais como a Dança dos Orixás, a Black Music e as escolas como o projeto Educação na Praça. É uma programação voltada para todos os gostos e todas às famílias – ressaltou a secretária de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo, Aline Gouvêa. 

Programação com pratas da casa 


Com o objetivo de contemplar o maior número de artistas da cidade, esse ano farão parte das apresentações grupos e bandas como Interlig e Mistura Carioca, Simpatia, Ziriguidum, F-Samba, a estreante Acústico 147, Encontro “Sertanejo II Com as Patroas de Pinheiral” com as cantoras Rebeca Dias, Gisele Mendes e Márcia Gomes, apresentação de Ramon Santana e família e os Dj’s Xandi e Ratus e ainda vários cantores de ministérios da cidade, contemplando o público gospel. 

2ª Copa de Marcha

Como parte da programação do aniversário de 28 anos de Pinheiral, no sábado, dia 10 de junho, a partir das 9h, a cidade sediará pela segunda vez a Copa Oficial de Marcha do Mangalarga Marchador, no histórico Parque das Ruínas (Rua Francisco Ribeiro de Abreu, nº 102, Centro), na antiga Fazenda São José dos Pinheiros. A Copa de Marcha consiste em um concurso de prova pública que tem por objetivo preservar e valorizar a marcha característica da raça dos cavalos e dar ao público a oportunidade de focar e visualizar a imagem do andamento característico e o definir uniforme entre criadores e técnicos. 

Corrida Rústica

A tradicional corrida Rústica realizada anualmente no mês do aniversário da cidade será realizada esse ano no dia 04/06 e já conta com 400 atletas inscritos. A largada será a partir das 9h, na Praça Teixeira Campos. A maratona terá um percurso de 8 km e haverá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados na categoria geral e atletas de pinheiral (masculino e feminino). 

Confira a programação completa:

SÁBADO- 10/06 -SABADÃO DO “ROCKXÉ”

- Copa de Marcha-Abertura Oficial às 9h - Parque das Ruínas

- Inauguração da Sede da Secretaria de Educação - 10h30

- Show com Acústico 147 - 20h

- Show com a Banda Interlig - 23h

- Show com Mistura Carioca - 01h

- Intervalos com o DJ Ratus                       

DOMINGO 11/06 – DOMINGÃO DA MARCHA PARA JESUS, DO SAMBA E DA BLACK MUSIC 

-Marcha para Jesus com show gospel com o cantor Jairo Bonfim e participação do Ministério Sarando a Terra Ferida - 08h

-Show com cantores evangélicos de ministérios da cidade - 08h

-Festival de prêmios da APAE- 14h

-Dança dos Orixás- 17H30/ Jongo -18h30

-Baile Charme da Antiga/ Black Music-19h

-Show com o Grupo Simpatia-22h

-Show com Grupo Ziriguidum - 01h

-Intervalos com DJ XANDI                       

SEGUNDA 12/06 – DIA DOS NAMORADOS 

- Inauguração com entrega de obras:  Praças Brasil e Teixeira Campos [Avenida Nilton Penna Botelho, Polo Industrial e Loteamento Novo – Parque Maíra, Nini Cambraia, Bulhões de Carvalho e diversas ruas] e apresentação especial de Ramon Santana e Família Santana - 10h

- Encontro Sertanejo II com as patroas de Pinheiral-  20h

-DJ Ratus- 22h

-Show principal com Marcos & Belutti- 00h                       

TERÇA 13/06 – PARABÉNS, PINHEIRAL! 

-Missa em comemoração ao 28º aniversário da cidade (Igreja Matriz) -07h         

-Juramento Junta Militar -  9h

-Inauguração da Secretaria de Saúde - Dr. Antônio Carlos Leite Franco - 10h30

-Projeto Educação na praça-13h

- Feira dos Artesãos-13h

- Premiação do XX Concurso de Poesia de Pinheiral – 16h

-Premiação Pessoas que fazem a diferença-17h

- Show com F-SAMBA-20h

- DJ Xandi - 23h

- Show com Bom Gosto- 00h

Foragido da Justiça é preso ao dar entrada em hospital em Barra Mansa

#Polícia, #Foragido, #Justiça, #BarraMansa
Policiais civis de Barra Mansa prenderam, nesta quarta-feira (17/05), um homem acusado de posse de arma de fogo, disparo de arma de fogo e falsa identidade. Ele foi preso ao dar entrada em um hospital no Centro de Barra Mansa, após apuração do Setor de Inteligência.

Segundo os agentes, o criminoso é foragido do sistema prisional e já vinha sendo monitorado. Sabendo que ele iria dar entrada em um hospital da cidade, a equipe iniciou as diligências para capturá-lo.

Polícia flagra construção irregular em Angra dos Reis

#Polícia, #Contruçãoirregular, #AngradosReis
Policiais militares identificaram nesta quarta-feira (17), uma construção irregular no bairro Japuíba, em Angra dos Reis. Os agentes chegaram ao local após terem recebido denúncia encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), sobre crime ambiental.

Quando em deslocamento a fim de averiguar a denúncia, a equipe da UPAm passava pela Rua Muricana, onde observaram uma construção em andamento. As iniciar a fiscalização, não encontraram nenhuma placa contendo licenciamento, tampouco o proprietário do local. Por conta disto, os agentes procederam à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Polícia Civil prende traficante de drogas em Piraí

#Polícia, #Tráficodedrogas, #Piraí
Policiais civis de Piraí prenderam, nesta quarta-feira (17/05), um homem acusado de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ele foi localizado e detido no bairro Asilo, em Piraí.

A prisão foi possível após informações de inteligência. Contra ele, foi cumprido um mandado de prisão.

quarta-feira, 17 de maio de 2023

Drogas são apreendidas em Câmara de Vereadores de Barra do Piraí

Informações preliminares dizem que os entorpecentes estavam numa caixa deixada na portaria

#Polícia, #Tráficodedrogas, #Câmaradevereadores, #BarradoPiraí
Foto: PM

Uma grande quantidade de drogas teria sido deixada numa caixa na portaria da Câmara de Vereadores de Barra do Piraí por um homem, supostamente ligado a um ex-vereador e atual Secretário Municipal de Agricultura.

A caixa teria sido deixada “por um tempo” e que posteriormente o suposto proprietário a buscaria.

Desconfiados, trabalhadores da câmara chamaram a polícia que abriu a caixa e, ao verificar o conteúdo, saiu à busca do suposto proprietário que foi encaminhado, posteriormente, à 88ª Delegacia de Polícia.

Traficantes trocam tiros com a policia no Açude II, em Volta Redonda

Foto: PM
Um ação da PM terminou com material do trafico de drogas aprendido na tarde desta quarta-feira, dia 17, no bairro Açude II, em Volta Redonda.

Os criminosos estavam no meio do mato num a área de morro, próximo a Escola Municipal Mario Villani.

De acordo com a PM, durante o cerco os criminosos fizeram disparos e um houve confronto.

Após buscas na localidade foram apreendidos uma espingarda calibre 12, uma pistola 9mm, um revólver 38, farta quantidade de entorpecentes, rádios comunicadores e fardas camufladas.

Na ação dois criminosos foram presos, sendo que um deles foi baleado no braço.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP. 

De acordo com o Hospital São João Batista, deu entrada na unidade Leonardo Luiz Cordeiro, de 46 anos, ferido a tiros no braço direito, ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros.

Foi realizado uma cirurgia de emergência, pois houve fratura exposta. Ele segue internado.

Polícia flagra construção irregular em Angra dos Reis

Nesta terça-feira (16) policiais do Comando de Polícia Ambiental estiveram no município de Angra dos Reis, na Costa Verde, onde identificaram corte de árvores sem autorização e construção irregular no Bracuhy. Os agentes chegaram ao local após recebimento de denúncias encaminhadas pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177) sobre desmatamento e loteamento irregular.

Segundo os agentes da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, chegando à Rua Violeta, constataram a existência de um terreno onde havia uma construção em fase inicial e corte de árvores de grande e médio porte, danificando 600 metros quadrados de área. O pedreiro que estava no local foi questionado pela equipe da 4ª UPAm acerca das licenças necessárias, mas informou desconhecer. Diante dos fatos e com base no artigo 60 da lei 9605/98, os policiais procederam à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Quatro carros são recuperados em agência de veículos em Volta Redonda


Uma operação da Polícia Civil levou a recuperação de quatro carros roubados em uma agencia de revenda de veiuclos na cidade de Volta Redonda.

Segundo os delgados da 93ª DP, Luiz Jorge e Ericka Batitucci, os veículos foram furtados de um uma concessionária na cidade do Rio de Janeiro. 

O caso segue em na sede policial.

Barra Mansa segue com inscrições abertas para escolha de novos conselheiros tutelares

Inscrições para escolha de novos conselheiros tutelares na cidade permanecerá aberta até o 26 de maio
#Cidades, #Cidadania, #ConselhoTutelar, #BarraMansa
A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) de Barra Mansa informa que ainda está ocorrendo o processo de inscrições para vagas de conselheiro tutelar no município. As inscrições seguem até o dia 26, das 09h às 16h (com exceção de sábados, domingos, feriados e pontos facultativos), na sede da Casa dos Conselhos, situada na Rua Jorge Lóssio, nº 202, no Centro.
 
O processo de escolha funcionará em seis etapas: inscrição, prova escrita, avaliação psicológica, reunião destinada a conhecimento formal das regras do processo de escolha aos candidatos habilitados, pleito, e por fim, curso de capacitação inicial. Serão diplomados os cinco candidatos mais votados como conselheiros titulares. Do sexto mais votado em diante, serão considerados suplentes, que poderão assumir em caso de substituição aos titulares.

O gerente de Proteção Social Especial da Secretaria de Assistência Social, Alexandre Martins Monteiro, explicou como está funcionando o processo de escolha para o cargo: “Estamos em fase de inscrições e logo em seguida teremos a fase das provas e da avaliação psicológica. Os candidatos aprovados nessa etapa participarão do processo de eleição em outubro, onde a população escolhe os candidatos que irão assumir”, inteirou.

O secretário de Assistência Social, Fanuel Fernando, enfatizou a importância da população em participar deste pleito. “É de grande valia que os munícipes participem desta eleição e coloquem seus nomes à disposição para que possamos garantir os direitos das crianças, seja em caso de ordem familiar, social, ou institucional. O Conselho Tutelar garante que elas tenham o devido atendimento, cuidado e proteção, conforme exige a lei e a constituição. Portanto, a participação e a responsabilidade dos conselheiros escolhidos demandam extrema importância em toda uma dinâmica social”, revelou.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente, autônomo, não jurisdicional e independente, criado com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Seu trabalho é de extrema importância, encarregado de garantir a proteção de vítimas de violações de direitos e zelando pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. O contato com o Conselho Tutelar de Barra Mansa deve ser feito através do telefone (24) 3322-1029.

Trio abandona drogas ao ser surpreendido pela polícia em Barra Mansa

#Polícia, #Tráficodedrogas, #BarraMansa
Foto: PM

Três suspeitos de tráfico de drogas fugiram e abandonaram um material após serem surpreendidos por policiais em patrulhamento na Rodovia Engenheiro Francisco Saturnino Braga (RJ-155), na altura do bairro Nova Esperança, em Barra Mansa.

Segundo os agentes, um dos dos suspeitos foi visto com uma mochila e sacolas na mão. Ao perceber a presença da viatura fugiu a meia a mata e deixou drogas para trás.

Foram recolhidos 140 pinos de cocaína (70 gramas) e 17 papelotes de crack (8,5 gramas).

A ocorrência foi encaminhada a 90ª DP de Barra Mansa.

Novas ambulâncias do Samu entram em operação em Volta Redonda

Cismepa, que gerencia o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência o Médio Paraíba, oficializou a entrega dos veículos doados pelo Governo do Estado
#Saúde, #Ambulância, #SAMU, #VoltaRedonda
As três ambulâncias doadas pelo Governo do Estado para operar no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), em Volta Redonda, entraram em operação nesta semana. Os veículos fazem parte dos 20 cedidos aos municípios integrantes do Cismepa (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba) e que vão dar apoio ao Samu na região, que é gerido pelo consórcio. 

“Agradeço ao Governo do Estado por mais esse investimento na saúde de Volta Redonda. São muitas as melhorias e tenho certeza que essas ambulâncias serão fundamentais para salvarmos mais vidas”, agradeceu o prefeito Antonio Francisco Neto. 

O projeto é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa garantir atendimento médico de emergência especializado e avançado a casos considerados mais graves e complexos, como acidentes automobilísticos graves, paradas cardiorrespiratórias, intoxicações graves, trauma de alta gravidade, entre outros, diretamente no local de ocorrência, o que otimiza o tempo e aumenta as chances de sobrevida dos pacientes em situações críticas. 

“Esses veículos vão ampliar ainda mais a capacidade de atendimento à população de Volta Redonda, já que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adquiriu recentemente 11 novas ambulâncias para atender remoções internas do município e viagens. E, conforme o prefeito Neto confirmou, em breve teremos mais duas bases do Samu: uma para atender a região do Roma e outra no Santa Cruz”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha. 

Dentre as 20 ambulâncias doadas para o Samu, distribuídas nos 12 municípios e em 14 bases descentralizadas, sete são Unidades de Suporte Avançado (USAs). Com 28 médicos atuando junto a enfermeiros e condutores altamente treinados, as ambulâncias atuam na cobertura de casos de urgência e emergência de toda a região do Médio Paraíba, somando forças com as equipes já existentes. 

Atendimentos


Segundo dados fornecidos pela administração do Samu Médio Paraíba, em 2022 foram atendidas cerca de 115 mil ligações e realizados mais de 39 mil atendimentos entre as 12 cidades que compõem o eixo. Já neste ano, de janeiro a fevereiro, foram registradas 22.884 chamadas e 9.280 atendimentos. 

Por se tratar de um serviço de extrema importância e alta demanda, o diretor-geral do Samu da região, David Rodrigues, disse que planos futuros já estão sendo traçados em busca de aumentar a quantidade de médicos das unidades para atendimento em toda a região, além do investimento em mais treinamentos e a aquisição de novos equipamentos para compor as ambulâncias e melhorar ainda mais o serviço ofertado. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde pública que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, e é acionado através do número 192.

Por unanimidade, TSE cassa registro do deputado federal Deltan Dallagnol

Ministros reformaram acórdão da Corte Eleitoral do Paraná, que havia aprovado o registro de candidatura

#TSE, #Política, #Cassação, #DeltonDellagnol
Por unanimidade, o Plenário TSE cassou, na sessão desta terça-feira (16), o registro de candidatura de Deltan Martinazzo Dallagnol, eleito deputado federal pelo Podemos nas Eleições 2022. Os ministros decidiram, entretanto, que os votos concedidos a ele serão computados em favor da legenda pela qual concorreu.

A decisão se deu na análise de recursos interpostos pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN) e pela federação Brasil da Esperança, ambos do Paraná, contra acórdão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que havia deferido o registro de candidatura do político. Os recorrentes defenderam que Dallagnol está inelegível, pois requereu exoneração do cargo de procurador da República enquanto estavam pendentes as análises de reclamações disciplinares, sindicâncias, pedidos de providências e Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

De acordo com a acusação, as condutas de Deltan incidem nas inelegibilidades descritas no artigo 1º, inciso I, alíneas “g” e “q”, da Lei de Inelegibilidade (Lei nº 64/90). Portanto, no ato de registro de candidatura, ele estava inelegível.

Conforme apontou o PMN, o então candidato pediu exoneração para afastar “a grande probabilidade de que as reclamações disciplinares e os pedidos de providências contra si fossem transformados em processos administrativos disciplinares e acabasse demitido”.

Voto do relator

O relator ressaltou que a alínea “q” do  artigo 1º, inciso I, da Lei Complementar nº 64/1990 foi introduzida pela Lei da Ficha Limpa (LC nº 135/2010) no sentido de que os candidatos sejam suficientemente probos e estejam aptos a exercer cargos eletivos.

Do referido dispositivo, extraem-se três hipóteses em que cabe reconhecer a inelegibilidade. As duas primeiras advêm de sanções concretas, quais sejam, aposentadoria compulsória ou perda de cargo. Já conforme a terceira, não é necessário haver penalidade, bastando que exista pedido de exoneração ou de aposentadoria voluntária na pendência de PAD que possa, hipoteticamente e a princípio, levar a uma daquelas consequências.

No voto, Benedito Gonçalves citou ainda o artigo 14, parágrafo 9º, da Constituição Federal, que define que lei complementar estabelecerá outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exercício do mandato, considerada a vida pregressa do candidato, e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta.

Segundo a alínea “q” da Lei de Inelegibilidade, são inelegíveis os magistrados e os membros do Ministério Público que forem aposentados compulsoriamente por decisão sancionatória, que tenham perdido o cargo por sentença ou que tenham pedido exoneração ou aposentadoria voluntária na pendência de processo administrativo disciplinar, pelo prazo de oito anos.

Fraude à lei

De acordo com o ministro Benedito Gonçalves, houve fraude à lei, caracterizada “pela prática de conduta que, à primeira vista, consiste em regular exercício de direito amparado pelo ordenamento jurídico, mas que, na verdade, configura burla com o objetivo de atingir a finalidade proibida pela norma jurídica”.

O relator lembrou que, no caso dos autos, é de conhecimento público que o candidato é ex-integrante do Ministério Público Federal (MPF). “É inequívoco que o recorrido, quando de sua exoneração a pedido, já havia sido condenado às penas de advertência e censura em dois PADs findos, e que, ainda, tinha contra si 15 procedimentos diversos em trâmite no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para apurar outras infrações funcionais”, disse.

O ministro declarou que a somatória de cinco elementos, devidamente concatenados e contextualizados, revela de forma cristalina que “Deltan exonerou-se do cargo com o intuito de frustrar a incidência de inelegibilidade da alínea ‘q’ da LC nº 64/90 e, assim, disputar as Eleições 2022”.

Segundo o relator, os aspectos caracterizadores da fraude, entrelaçados de forma  temporal, fática, e jurídica, podem ser assim resumidos: existência de dois PADs, com trânsito em julgado, nas quais o CNMP aplicou a Deltan; tramitar contra o recorrido 15 procedimentos de natureza diversa (tais como reclamações), que, em virtude de sua exoneração, foram arquivados, extintos ou paralisados, cabendo salientar que esses procedimentos poderiam vir a ser convertidos em PADs. De acordo com o ministro, os fatos ocorridos no âmbito da Operação Lava Jato se enquadram em hipóteses legais de demissão por quebra de dever de sigilo e de decoro, bem como pela prática de improbidade administrativa.

Gonçalves ainda citou que um dos procuradores da República que atuaram com Deltan na Operação Lava Jato foi apenado com demissão pelo CNMP no dia 18 de outubro de 2021, em PAD instaurado em virtude de outdoor instalado em homenagem à força-tarefa, com fotografia na qual Deltan também aparece. Apenas 16 dias depois, em 3 de novembro de 2021, Dallagnol pediu exoneração 11 meses antes das eleições, mas os membros do MP apenas precisam se afastar do cargo faltando seis meses para o pleito (artigo 1º, II, “j”, da LC 64/90), ou seja, para as Eleições 2022, no dia 2 de abril de 2022.

“Dallagnol antecipou sua exoneração em fraude à lei. Ele se utilizou de subterfúgios para se esquivar de PADs ou outros casos envolvendo suposta improbidade administrativa e lesão aos cofres públicos. Tudo isso porque a gravidade dos fatos poderia levá-lo à demissão”, resumiu.

Precedente

Com relação ao precedente do julgamento do Respe 0600957-30 (PR), de relatoria do ministro Raul Araújo, em 15 de dezembro de 2022, Gonçalves afirmou que o caso de Dallagnol apresenta duas distinções: o objeto da controvérsia em apreço diz respeito à conduta anterior e contrária ao direito, ou seja, fraude à lei. E no precedente não houve fraude conferida ao candidato a senador, assim como não se tem notícia de manobra para burlar a lei nesse sentido.

Alínea g

Os recursos ordinários apontavam ainda a incidência da alínea “g” do artigo 1º, inciso I, da Lei Complementar nº 64/1990. Segundo o dispositivo, estão inelegíveis os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente.

Para a sua configuração, é necessária a presença cumulativa dos seguintes requisitos: exercício de cargo ou função pública; rejeição das contas pelo órgão competente; insanabilidade da irregularidade verificada; ato doloso de improbidade administrativa; irrecorribilidade do pronunciamento de desaprovação das contas; e inexistência de suspensão ou anulação judicial do aresto de rejeição das contas.

Benedito afirmou que o provimento liminar, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), de suspensão dos efeitos do acórdão desaprovador de contas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) afasta a inelegibilidade prevista no artigo.

Entenda o caso

O TRE-PR julgou improcedentes as impugnações e deferiu o pedido de registro de candidatura de Deltan Dallagnol. Conforme o Regional apontou, de acordo com a jurisprudência das Cortes Eleitorais, nem toda desaprovação de contas, relativas ao exercício de cargos ou funções públicas, conduz à incidência da causa de inelegibilidade mencionada no dispositivo. O TRE-PR apontou que Dallagnol é ex-integrante dos quadros do Ministério Público, exonerado a pedido em 3 de novembro de 2021.

Segundo o Regional paranaense, a exoneração voluntária de Dallagnol não atrapalhou a continuidade da investigação probatória e a conversão dos expedientes em procedimentos administrativos disciplinares, pois a reclamação disciplinar, a sindicância e o pedido de providências podem, ou não, gerar a instauração do processo disciplinar, a depender das circunstâncias do caso concreto.

O acórdão aponta ainda que entendimento diverso implicaria “verdadeira interpretação ampliativa da norma de caráter restritivo, o que é vedado pelo ordenamento jurídico”. O Regional defende que o juízo de valor a ser exercido pela Justiça Eleitoral é tão somente avaliar, objetivamente, se havia processo administrativo disciplinar em andamento, quando efetuado o pedido de exoneração pelo membro do MP. Também não cabe à JE analisar, subjetivamente, suposta intenção acobertada pelo pedido de exoneração formulado pelo candidato impugnado.

O TRE-PR afirma ainda que a certidão apresentada pelo CNMP demonstra que não havia processo administrativo disciplinar instaurado ou em tramitação em 2 de novembro de 2021, quando apresentado o pedido de exoneração pelo candidato. Assim, o TRE-PR entende que ambos os processos administrativos disciplinares transitaram em julgado muito antes do pedido de exoneração.

Sobre a suposta infringência ao artigo 14, parágrafo 9º, da Constituição Federal, o acórdão afirma que fica evidente que a Lei Complementar nº 64/1990 é a norma que define as regras de inelegibilidades, não cabendo ao Poder Judiciário criar causas não previstas no texto.

PM recupera carro furtado de agência em Barra Mansa

#Polícia, #Veiculorecuperado, #BarraMansa, #Conservatória, #BarradoPiraí
Foto: reprodução
Foi recuperado pela PM a picape Saveiro HHG-8622, furtada na madrugada de terça-feira (16), de uma agência de usados no Centro de Barra Mansa. O veículo foi localizado na tarde do mesmo dia, em Barra do Piraí, após uma perseguição ao veículo na estrada que liga os distritos de São José do Turvo e Conservatória, em Valença. A PM chegou a inclusive efetuar um disparo contra o veículo já que, durante a perseguição, o motorista jogou o carro para cima dos agentes.

De acordo com a PM, o suspeito do crime já foi identificado, mas conseguiu escapar. Ele seria morador do bairro Dom Bosco, em Volta Redonda, e o seu nome já se encontra em poder da polícia. A informação de quem seria o autor do furto foi passada pela namorada do rapaz, que foi encontrada após a perseguição, perto do veículo, abandonado pelo motorista em um trecho da estrada.

Segundo a PM, ela teria confirmado que o companheiro foi o autor do furto, após ver as imagens do crime. A mulher foi levada para a delegacia da cidade, onde foi ouvida como testemunha do fato e liberada. O carro ficou apreendido para ser entregue ao proprietário.

O furto foi registrado por uma câmera de segurança. Para levar o veículo, o ladrão vestindo uma blusa com capuz cobrindo a cabeça usou a própria picape para derrubar o portão do estabelecimento, que fica na Rua Ari Fontenelle. Antes, ele tentou remover a tranca, mas não conseguiu. Diante da dificuldade, o criminoso usou o veículo para forçar o portão até conseguir sair da agência.

A ação foi realizada por por policiais do Departamento de Policiamento Ostensivo, (DPO) de  Conservatória.

Ciclista, na contramão, provoca acidente grave em Volta Redonda

Um ciclista provocou um grave acidente na manhã desta quarta-feira, dia 17, em Volta Redonda. A colisão contra uma moto aconteceu no viaduto da Radial Leste, no bairro Vila Americana. 

Segundo o CIOSP, o ciclista e o motociclista se machucaram, os dois foram levados ao Hospital São João Batista (HSJB) pela ambulância do Samu e não correm risco de morte.

As imagens do serviço de monitoramento registraram o acidente. O ciclista, que seguia na contramão, entrou primeiro na frente de um carro e conseguiu desviar, porém, desgovernado acabou entrando na frente de uma moto que pegava a alça de acesso ao bairro e bateu de frente.

O motociclista foi arremessado contra o muro de proteção do viaduto.

O hospital São João Batista informou que a vitima, o ciclista, de 31 anos, chegou com ferimentos na mão direita e outros graves no fêmur da perna esquerda. No momento desta publicação ele se encontrava no centro cirúrgico.