Rádio Acesa FM VR: 2022-01-16

sábado, 22 de janeiro de 2022

Após fuga e colisão, arma e munições são apreendidas em Resende

Foto: 37º BPM -Resende
Uma pistola .40 com a numeração raspada, dois carregadores com 24 munições intactas, do mesmo calibre, uma sacola de 'miguelitos' e um rastreador foram aprendidos na noite desta sexta-feira (21) em Resende.

Policiais relataram que o caso aconteceu na Rua 16, no bairro Jardim Aliança, após dois criminosos em um Nissan Livina. com placa de Nova Iguaçú/RJ, não atender ordem de parada e fugir da abordagem até bater contra o muro de uma residência. 

Foto: 37º BPM -Resende

Os criminosos fugiram abandonando o veiculo com o material dentro.

A ocorrência foi encaminhada a 89ª DP. Até esta publicação a dupla não tinha sido localizada.

Jovem é flagrado com mais de meio quilo de drogas em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 37º BPM -Resende
Um jovem, de 18 anos, foi preso na tarde deste sábado (22) com uma mochila contendo drogas no bairro Itapuca, em Resende.

O caso aconteceu durante patrulhamento na Rua Pintor Cândido Portinari. Os policiais avistaram vários elementos em fuga, sentido ao bairro Baixada Olaria.

Durante as buscas, um dos elementos foi detido com 18 pedras de crack, 157 pinos de cocaína, 44 tabletes de maconha, 195 trouxinhas de maconha, uma granada artesanal.

Além das drogas, 2,2 gramas de Crack, 744 gramas de maconha e 200,6 gramas de cocaína, foram apreendidos uma bomba artesanal e R$ 57,00 em espécie.

A ocorrência foi encaminhada e registrada na 89ª DP.

INEA é condenado a criar projeto de recuperação da floresta da Baía de Guanabara

A justiça do Rio de Janeiro condenou o INEA (Instituto Estadual do Meio Ambiente) e a da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) a promover a recuperação, indenização e compensação dos impactos negativos não mitigados e danos socioambientais causados, direta ou indiretamente, pelo empreendimento denominado Complexo Imunana-Laranjal na Baía de Guanabara.

O Ministério Público já havia obtido decisão judicial determinando que a Cedae e o Inea adotassem iniciativas para melhorar a qualidade socioambiental da bacia onde está localizado o complexo. O sistema é responsável pelo abastecimento dos municípios de Itaboraí, Niterói e São Gonçalo, além da Ilha de Paquetá.

O MP-RJ destaca que a Cedae já iniciou o cumprimento da obrigação de reflorestamento que lhe compete (50 hectares), embora cerca de 77% ainda dependa da concessionária. O MP lembra, entretanto, que o juízo também estabeleceu algumas obrigações ao Inea, entre elas a elaboração e apresentação de projeto de reflorestamento de conteúdo adicional, cujo cronograma e detalhamento deverá ser submetido, discutido e aprovado no âmbito do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara (CBH-BG).

O requerimento apresentado pelo GTT-SH, aceito pela Justiça carioca, teve o objetivo de impulsionar o cumprimento da obrigação de reflorestamento do conteúdo adicional. Estima-se que mais de dois milhões de pessoas serão beneficiadas com a adoção das medidas, que, na linha do que o MP tem defendido no processo, contribuirá para a regularização das vazões na bacia ao longo do tempo, beneficiando as atuais e futuras gerações ante os eventos futuros extremos decorrentes de secas e inundações.

Carla Zambelli é condenada por má-fé após contestar comprovante vacinal

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP) foi condenada a multa de cinco salários mínimos, por litigância de má-fé após processar o estado de São Paulo por exigir comprovante de vacinação aos agentes públicos.

Zambelli entrou com ação popular contra a Fazenda Pública do estado de São Paulo alegando que o Decreto 66.241/2022, que dispõe sobre comprovação de vacinação contra a Covid-19 por parte dos agentes públicos estaduais, se encontra maculado pelos vícios de incompetência e de legalidade do objeto.

Segundo ela, o estado impôs medida de implementação de vacinação compulsória, por meio de decreto, desacompanhado de qualquer parecer técnico para embasamento da sua implantação. A ação pedia a suspensão liminar da norma estadual.

O juiz Renato Augusto Pereira Maia afirmou que a restrição feita pelo estado não afronta o texto constitucional, pois o decreto se encontra em "total sintonia com o ordenamento jurídico" e está em compasso com o que foi decidido na ação direta de inconstitucionalidade 6.586.

Na ADI, lembrou o magistrado, o Supremo Tribunal Federal fixou a tese de que "a vacinação compulsória não significa vacinação forçada, porquanto facultada sempre a recusa do usuário, podendo, contudo, ser implementada por meio de medidas indiretas, as quais compreendem, dentre outras, a restrição ao exercício de certas atividades ou à frequência de determinados lugares".

Assim, para Pereira Maia, a demanda é contrária à farta jurisprudência sobre o enfrentamento da Covid-19, sendo de conhecimento da parlamentar a existência de precedente vinculante contrário à sua pretensão.

Ele também ressaltou que os servidores que não se vacinarem não serão forçados a isso. Ao contrário, poderão não se vacinar, mas, para tanto, deixarão de frequentar prédios públicos e poderão perder o cargo por abandono.

Por fim, quanto à ausência de evidências científicas de comprovação da vacinação, o magistrado pontuou que a "petição inicial é uma aventura jurídica malsucedida". A eficácia das vacinas é resultado de uma conjunção de esforços mundiais, estudos, investimentos, e sua eficácia é incontestável, ressaltou o juiz.

"Negar a eficácia da vacina é negar a ciência e menosprezar o trabalho de inúmeros cientistas e pesquisadores que dedicaram horas de esforços para mitigação dos efeitos dessa pandemia, a qual, só no Brasil, matou 621 mil pessoas", reforçou Maia, ao julgar improcedente o pedido de Zambelli.

Má-fé
O magistrado entendeu, ainda, que houve má-fé processual por parte da parlamentar. Ele explicou que a distribuição de ações cujo objeto dos pedidos seja manifestamente contrário ao que decidido pelos Tribunais Superiores em sede de precedentes vinculantes caracteriza litigância ímproba e pode ensejar a aplicação das penas pela litigância de má-fé à parte autora.

Como a parlamentar não demonstrou efetivamente a necessidade de nova análise jurisdicional sobre o caso, o juiz entendeu que ela desrespeitou o sistema de precedentes fixado pelo Código de Processo Civil de 2015, levando à morosidade judiciária, postergando a prestação jurisdicional e violando a celeridade processual. Sendo assim, condenou Zambelli por litigância de má-fé.

Ataque a PM deixa um morto (identificado) no bairro Santo Agostinho

Um homem identificado como Matheus da Silva Pereira, de 19 anos, morreu durante ação da PM no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda, na tarde deste sábado (22).

Segundo o setor de comunicação do 28º BPM - VR, policiais em patrulhamento na Rua Natal, no Morro da Conquista, quando suspeitaram de dois homens sentados num escadão, um deles correu, mas o outro foi abordado e com ele foi encontrado um cigarro de maconha.

Ainda de acordo com as informações, o detido confessou que devia a justiça ao não assinar uma intimação de custódia no CRIAM, nesse momento o segundo suspeito, irmão do menor de 17 anos, reapareceu atirando contra os policiais, houve revide e ele foi atingido.

Os policiais acionaram reforço, e quando avançaram a frente do ponto de combate a criminosos, encontrou Matheus baleado caído ao chão. O Corpo de Bombeiros foi acionado e quando chegou ao local constatou que o baleado estava sem vida.

Junto ao corpo do morto foi encontrado uma pistola calibre 9 milímetros com a numeração raspada.

O caso foi encaminhada a 93ª DP, onde foi constatado haver contra Matheus um mandato de prisão por tentativa de homicídio contra agentes polícia militar.

Homem é autuado por maus-tratos a cavalo em Barra Mansa

Após denúncias, agentes encontraram um cavalo caído em uma vala na Rua Ari Parreiras, no Ano Bom

Um homem foi autuado após um cavalo de aproximadamente oito meses ser flagrado em situação de maus-tratos. De acordo com a equipe de fiscalização, o animal foi encontrado caído na vala de um sítio localizado na Rua Ari parreiras, no bairro Ano Bom, em Barra Mansa.

Segundo o gerente de fiscalização da Guarda Ambiental, Felipe Rodrigues, os populares entraram em contato com os agentes, relatando a situação, que foi prontamente apurada.

“O animal estava com ferimentos superficiais. De imediato os agentes retiraram o animal da água, o colocaram em área seca e foi determinado atendimento veterinário”, explicou Felipe.

O suposto tutor do equino foi localizado e notificado para providenciar atendimento e medicação. “O homem disse que o animal não seria de sua propriedade, que somente estaria em seu pasto. Como ele não apresentou o dono, foi responsabilizado pela situação do animal e está respondendo no âmbito administrativo, de acordo com a Lei 4.330 de 2014. Agora o cavalo está sob os cuidados dele e continuaremos acompanhando a situação até o pleno restabelecimento do animal”, acrescentou Felipe.

Nesta segunda-feira, dia 17, o animal já está visivelmente em melhores condições. “Ainda não sabemos o que o cavalo tem, estamos aguardando resultados de exames, mas ele já apresentou melhora significativa e está de pé”, concluiu o gerente de fiscalização.

Moradores de Barra Mansa que presenciarem este ou outros tipos de crime contra animais podem entrar em contato com a Guarda Ambiental através dos telefones: (24) 2106-3408 ou (24) 99923-7641 – WhatsApp.

Barra Mansa intensifica fiscalização para conter receptação de fios de cobre

Secretaria de Ordem Pública interditou nesta terça-feira, dois ferros-velhos que funcionavam de forma irregular

A Secretaria Municipal de Ordem Pública, através da Gerência de Fiscalização de Posturas, Guarda Municipal e Guarda Ambiental, realizou operação para fiscalizar locais denunciados como possíveis pontos de receptação de produtos sem procedência, entre eles fios de cobre, placas e estruturas metálicas públicas. Dois ferros-velhos, localizados nos bairros Colônia e Vila Delgado, foram interditados.

De acordo com o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, o governo municipal está intensificando as ações de fiscalização para coibir a receptação, mas também para conter os furtos a materiais provenientes de crimes como dano ao patrimônio público.

“Vou combater o furto de cobre e o dano ao patrimônio público em nossa cidade! Temos registrado ocorrências de furtos de cobre e também de estruturas metálicas e placas públicas. Além de causar transtornos à população, ainda sofremos pela falta de sinalização. Esses atos criminosos geram prejuízos aos cofres públicos. Neste início de ano já foram diversos casos de furto de cobre, bem como de oito placas arrancadas das vias”, disse o secretário.

Abreu destacou que irá intensificar a fiscalização em locais apontados através de denúncias como possíveis pontos de receptação, pois quem compra mantém a prática de furto a esses materiais. “Trabalharemos em conjunto com a Polícia Militar e com a Polícia Civil, para onde vou encaminhar informações dos estabelecimentos que possuem denúncia”, ressaltou.

Os dois estabelecimentos interditados ocorreram em função do descumprimento de condicionantes de licença ambiental e também da inexistência de qualquer autorização necessária.

“No primeiro caso, relativo a uma empresa de compra e beneficiamento de produtos recicláveis na Avenida Presidente Kennedy, na Vila Delgado, foi verificado que a atividade foi licenciada pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), no entanto era exercida descumprindo condicionantes da autorização expedida, fazendo com que a interdição fosse necessária”, explicou Daniel Abreu, acrescentando:
“No segundo caso, uma empresa do mesmo ramo, situada na Estrada Governador Chagas Freitas, no bairro Colônia, foi interditada por não possuir licença ambiental e alvará de funcionamento”.

Nos dois locais foi verificado indícios de queima de resíduos, o que caracteriza também infração administrativa de caráter ambiental. Ambos, além da interdição, serão multados pelo exercício de atividade sem a devida licença ambiental ou descumprimento da licença expedida.

Carnaval é cancelado em Barra Mansa

Apesar de avanço da vacinação e de estar sem casos graves da doença, cidade aposta na prevenção

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Prefeitura de Barra Mansa cancelou a realização do Carnaval no município. O tradicional desfile de escolas de samba e de grupos, como o Bloco do Boi, não irá percorrer as Avenidas Joaquim Leite e Domingos Mariano este ano. O motivo é o avanço do número de casos de Covid-19 registrados no país nas últimas semanas. De acordo com o prefeito Rodrigo Drable, a vacinação no município está avançada, com mais de 300 mil doses aplicadas até esta quarta-feira, mas o momento é de isolamento para conter o avanço da doença.

"Nós vivemos o momento com a maior taxa de contágio no mundo por causa da variante Ômicron, quando existe também uma síndrome gripal que avança em números de casos no país. Com isso, decidimos que nosso município não irá realizar a festividade no fim do mês de fevereiro", explica o prefeito.

Drable reforçou a importância da vacinação contra Covid-19, destacando que os casos que precisam de atendimento médico hoje no município são de pessoas que não receberam o imunizante.

"Hoje os números que temos de internações está diretamente ligado ao fato das pessoas não estarem tomando todas as doses da vacina e insistindo em divulgar informação errada".

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Marlene Fialho, afirmou que o município segue em ritmo de vacinação acelerado contra Covid-19. “Estamos trabalhando exaustivamente para imunizar todos os moradores, para chamar aqueles que não tomaram nenhuma dose. Que todos possam confiar na ciência e procurar pela vacina”, destacou.

Festa de São Sebastião

Na última semana, o governo municipal já havia confirmado o cancelamento da tradicional festa de São Sebastião. As barracas de gastronomia na Praça da Matriz, no Centro, e a tradicional procissão em comemoração ao dia do padroeiro, celebrado nesta quinta-feira, dia 20, não irão ocorrer para evitar aglomerações.
 
Segundo o coordenador da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Elias da Corbama, a 31ª edição da Corrida de São Sebastião foi adiada. “Estamos passando por um momento delicado, em que toda a população deve tomar a vacina e se cuidar. Assim que nossos especialistas avaliarem e verem que é seguro, realizaremos a corrida no mês de abril”.

Central de testagem para Covid-19 na Ilha São João segue com vagas abertas para o fim de semana

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A central de testagem para Covid-19 aberta na Ilha São João está com vagas abertas para este fim de semana, dias 22 e 23. Conforme nota técnica emitida pela Secretaria de Saúde, a prioridade é testar pacientes com sintomas (sintomáticos).

Devem procurar a central de testagem pessoas que apresentem sintomas, como: febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, cabeça e alterações no olfato ou paladar. As pessoas devem agendar o teste através do link: encurtador.com.br/pzHJO       

No cadastro, é necessário preencher um e-mail válido, para que a confirmação possa ser encaminhada à pessoa. Após a conclusão do cadastro, o paciente receberá a confirmação, com o horário em que deve comparecer ao local, no e-mail fornecido. A resposta é o comprovante.

A central de testagem funciona na Ilha São João de segunda-feira a domingo, das 08h30 às 17h, inclusive com atendimento médico. Os testes disponíveis para detecção da Covid-19 na rede pública são os de antígeno e RT-PCR. Vale ressaltar que os atendimentos emergenciais continuam sendo feitos nas unidades de referência.

Prefeitura do Rio adia carnaval para 21 de abril

A prefeitura do município do Rio de Janeiro anunciou, nesta sexta-feira (21), o adiamento do carnaval da Sapucaí para o feriado de Tiradentes, em abril.

A decisão foi tomada após uma reunião entre os prefeitos do Rio, Eduardo Paes, e de São Paulo, Ricardo Nunes, o secretário de Saúde carioca, Daniel Soranz, o secretário de Saúde paulistano, Edson Aparecido, e os presidentes das Ligas de Escolas de Samba de ambas as cidades.

Diante do aumento de casos por Covid-19 na cidade, as autoridades optaram por esperar mais um pouco sobre a disseminação da doença no municio, já que um grande numero de pessoas se aglomeram na cidade ao vir curtir os desfiles e as festas de rua.

Rio registra aumento de ocorrências de intolerância religiosa

Estado do Rio disponibiliza meios para facilitar o registro de crimes de intolerância, como a Decradi e a delegacia online

Em 2021 foram contabilizados 33 ocorrências de ultraje a culto religioso em todo o estado do Rio de Janeiro, segundo levantamento do Instituto de Segurança Pública (ISP). A tipificação criminal é determinada pela ridicularização pública, impedimento ou perturbação de cerimônia religiosa. Na comparação com 2020, o delito apresentou um aumento de 10 casos. No total, as delegacias da Secretaria de Polícia Civil fizeram 1.564 registros de ocorrência de crimes que podem estar relacionados à intolerância religiosa no ano passado, ou seja, mais de 4 casos por dia. Neste número estão incluídos os casos de injúria por preconceito (1.365 vítimas); e preconceito de raça, cor, religião, etnia e procedência nacional (166).

A injúria por preconceito é o ato de discriminar um indivíduo em razão da raça, cor, etnia, religião ou origem. Já o preconceito de raça, cor, religião, etnia e procedência nacional tem por objetivo a inferiorização de todo um grupo étnico-racial e atinge a dignidade humana.

O levantamento, realizado pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), tem por intuito mostrar para a sociedade que intolerância religiosa é crime e tem que ser denunciada.

-  Para o ISP, divulgar esses dados é extremamente importante para evitar que novos crimes ocorram e incentivar a denúncia das vítimas. Sabemos que esses números são subnotificados, mas o estado do Rio possui meios que facilitam os registros de ocorrência, como a delegacia online da Polícia Civil e também uma delegacia especializada apenas para crimes de intolerância. Nossa Constituição assegura o livre exercício de todos os cultos religiosos e temos a obrigação de proteger esse direito - disse a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.

Como denunciar

Os crimes de injúria racial, ultraje a culto e racismo podem ser denunciados em qualquer delegacia. O estado do Rio de Janeiro conta ainda com a Delegacia de Combate a Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi), que é especializada no atendimento de vítimas de racismo, homofobia e intolerância religiosa. A unidade funciona no Centro do Rio (Rua do Lavradio, nº 155). Os registros também podem ser feitos pela Delegacia Online da Secretaria de Estado de Polícia Civil (https://dedic.pcivil.rj.gov.br/).

Homem é detido por suspeita de roubo em frente a shopping em Volta Redonda

Homem foi detido por populares e os agentes encaminharam à 93ª DP

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem foi detido no final da tarde dessa quinta-feira, 20, na Rodovia dos Metalúrgicos, no bairro São Geraldo, em frente ao Shopping Park Sul, próximo a um ponto de ônibus, em Volta Redonda, por suspeita de roubo.

Uma equipe da GM que passava pela localidade informou que o homem, de 25 anos, morador do bairro São Sebastião, estava sentado no chão, após ter sido contido por populares. Ele e outro homem haviam acabado de assaltar um rapaz de 21 anos, se passando por compradores de um aparelho celular que havia sido anunciado na internet pela vítima.

De acordo com a inspetora Teixeira, “as pessoas que estavam nas imediações informaram que viram os homens rendendo a vítima com uma arma, e que pegaram o aparelho, saindo correndo em seguida”, contou, acrescentando que um deles foi detido pelos cidadãos que estavam no ponto de ônibus e o outro conseguiu fugir.

Os guardas municipais encaminharam o homem à 93ª DP (Delegacia de Polícia), onde foram tomadas as medidas cabíveis. Foi encontrado com ele um aparelho celular branco, com a tela quebrada, mas a arma não foi localizada.

Poda preventiva é realizada na Via Sérgio Braga

Iniciativa visa aumentar segurança dos motoristas que trafegam pelo local

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Poda preventiva de árvores é realizada na Avenida Sérgio Braga, no bairro Barbará, em Barra Mansa. O serviço visa à retirada de galhos que esbarram nos caminhões e ônibus e caem na via podendo ocasionar algum tipo de transtorno, e possibilitar a melhoria da iluminação no local.

A Secretaria de Manutenção Urbana, através do secretário de Manutenção Urbana, José Luiz Vaneli, informou que o serviço acontece de forma contínua, ao longo do ano, nos principais corredores de transportes do município.
 
APOIO À DEFESA CIVIL - A Secretaria de Manutenção Urbana também tem apoiado, sistematicamente, as operações realizadas pela Defesa Civil no que se refere à desobstrução de ruas provocadas pela queda de árvores em função das chuvas de verão. “Buscamos agir de imediato nestas ocorrências a fim de minimizar os transtornos aos cidadãos”, finalizou o secretário.

Cinco unidades de saúde estarão abertas exclusivamente para vacinação contra Covid-19 em Volta Redonda

Unidades Conforto, Jardim Paraíba, Retiro 2, Santa Cruz e Santo Agostinho funcionarão das 8h às 16h

Neste fim de semana, dias 22 e 23, cinco unidades de saúde da família estarão exclusivamente abertas para vacinação contra a Covid-19. As unidades dos bairros Conforto, Jardim Paraíba, Retiro 2, Santa Cruz e Santo Agostinho funcionarão das 8h às 16h para aplicação das doses. 

Pessoas com sintomas gripais, como: febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, cabeça e alterações no olfato ou paladar devem buscar atendimento na central de testagem, na Ilha São João, mediante agendamento prévio no link: https://encurtador.com.br/pzHJO. 

A central de testagem funciona de segunda-feira a domingo, das 8h30 às 17h, inclusive com atendimento médico. Os testes disponíveis para detecção da Covid-19 na rede pública são os de antígeno e RT-PCR. 

Vale ressaltar que os atendimentos emergenciais continuam sendo feitos nas unidades de referência. Os testes nas unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs) estão sendo feitos de segunda a sexta, de acordo com a capacidade de cada unidade. 

Confira abaixo o cronograma de vacinação deste fim de semana

1ª DOSE

Pessoas acima de 12 anos; 

2ª DOSE

Para quem tomou a primeira dose com mais de 21 dias dos imunizantes: AstraZeneca, CoronaVac e Pfizer. A segunda dose da Janssen está sendo aplicada após 2 meses da dose única; 

3ª DOSE

Para pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose até 29/10/2021; 

4ª DOSE

Apenas para imunossuprimidos, a partir de 18 anos, que tenham recebido a 3ª dose há pelo menos quatro meses.

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

Covid-19: Pinheiral chegam a mais de 4 mil casos

Pinheiral divulgou nesta sexta-feira (21) os dados da pandemia. Na cidade são 4150 casos confirmados (3589 curas, 72 óbitos, 487 em isolamento domiciliar e 2 internados no município). Até agora, 9702 descartados.

Os testes de antígenos são realizados no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.

Mapa de risco da Covid-19: estado do Rio de Janeiro está em bandeira laranja

Cinco das nove regiões do estado estão em bandeira amarela, com risco baixo

A 65ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (21.01) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que o Estado do Rio de Janeiro está classificado em bandeira laranja, de risco moderado para Covid-19. A análise faz a comparação da segunda semana epidemiológica (SE) deste ano, a SE 02 (de 09 a 15 de janeiro), com a última de 2021, a SE 52 (de 26 de dezembro de 2021 a 01 de janeiro de 2022). Cinco das nove regiões de saúde do estado (Médio Paraíba, Centro Sul, Serrana, Norte e Noroeste) permanecem com risco baixo, em bandeira amarela. Já as regiões da Baía da Ilha Grande, Metropolitana I, Metropolitana II e Baixada Litorânea estão em bandeira laranja, com risco moderado para Covid-19. 

No período analisado, os óbitos tiveram uma aumento de 172%, passando de 18, na SE 52, para 48, na SE 02. Já as internações passaram de 89, na SE 52, para 368, na SE 02, o que representa um aumento de 313%. Os indicadores apontaram que, no período de 11 a 18 de janeiro, a taxa de positividade para SARS-COV-2 em testes RT-PCR foi de 55%. Nesta quinta-feira (20.01), a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 é de 49% para UTI e 42% para enfermaria. 

Um aumento repentino na taxa de positividade dos testes de RT-PCR para detecção da Covid-19 foi identificado a partir de meados da 52ª semana epidemiológica (de 26 de dezembro a 01 de janeiro), quando o índice passou de 1,4%, no fim de dezembro, para mais de 20% nos primeiros dias de janeiro. O sistema de informações observou aumento no índice de positividade para a doença e, portanto, as semanas epidemiológicas desta edição do Mapa são mais recentes. O objetivo foi fornecer à população os índices mais atualizados e fidedignos. 

– Ainda estamos observando um aumento na curva de casos de Covid-19 por causa da circulação da variante Ômicron no estado. Essa é uma variante com alta taxa de transmissibilidade no mundo todo. Diante deste cenário, acionamos o nosso plano de contingência e já convertemos 54 leitos de enfermaria e 35 de UTI para pacientes com Covid-19. Na próxima semana, serão mais 20. Além disso, estamos ampliando nossos centros de testagem, que já são 13 ao todo – esclareceu o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe. 

Além do rol de indicadores selecionados para cálculo do painel, a Secretaria buscou refinar a análise por meio da avaliação de indicadores mais precoces da demanda por leitos específicos para Covid-19, como atendimento em UPAS, número de solicitações e fila de espera por leito. Esses indicadores são de suma importância, pois refletem de maneira mais rápida e sensível a real demanda de atendimento de casos no estado, sem interferência de atraso na informação. Os indicadores do Mapa de Risco são mantidos por oferecerem uma análise homogênea para todos os municípios. 

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.

Preso homem acusado de estupro de vulnerável em Penedo

Policiais civis da 99ª DP (Itatiaia) prenderam, nesta quinta-feira (20/01), um homem acusado de estupro de vulnerável. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva pendente.

Os agentes obtiveram informações dando conta que o criminoso teria voltado para sua antiga residência, no distrito de Penedo. Ele foi localizado e capturado no interior do imóvel.

Mais um foragido por indulto de Natal é preso em Volta Redonda

Policiais civis de Volta Redonda, em ação conjunta com policiais penais, capturaram, nesta sexta-feira (21/01), um criminoso evadido do sistema penitenciário. Ele foi capturado no bairro Bela Vista.

Segundo os policiais, o homem teria saído da prisão por meio do indulto natalino e não tinha retornado até a data de hoje. Ele foi reencaminhado ao sistema, onde cumpre pena por tráfico de drogas.

PM desenterra drogas e prende traficante em terreno de fabrica em Porto Real

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 37º BPM - Resende

Um traficante foi preso no final da manhã desta sexta-feira (21) num terreno de uma fabrica abandonada em Ponto Real.

Policiais militares foram até a Avenida Renato Monteiro, no bairro Colinas, ao saber que um homem estaria escondendo drogas no local.

Os agentes disseram que um suspeito foi abordado e com ele foi encontrado uma trouxinha de maconha. O homem relatou que estava com mais uma quantidade de drogas em sua residência, onde foram encontrados alguns pinos de cocaína.

De volta ao terreno da fabrica, após escavação, uma sacola plástica contendo mais drogas foi encontrada.

Ao todo foram apreendidos 149 trouxinhas de maconha e 88 pinos de cocaína.

A ocorrência foi encaminhada a 100ª DP de Porto Real.

Unidades Básicas de Saúde de Volta Redonda passarão a agendar testes para Covid-19

Medida ocorre para evitar aglomerações e otimizar os atendimentos nos postos

Todas as 46 unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs) de Volta Redonda passarão a agendar os atendimentos médicos e testes para Covid-19. A medida ocorre para evitar aglomerações e otimizar os atendimentos nos postos. Além desses locais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece testagem na Ilha São João, também em horário agendado.

A prioridade é testar pacientes com sintomas (sintomáticos). Devem procurar o serviço, prioritariamente, pessoas que apresentem sintomas como: febre, calafrio, tosse, coriza, dor de garganta, cabeça e alterações no olfato ou paladar.  Os testes disponíveis para detecção da Covid-19 são os de antígeno e RT-PCR.

A medida ocorre devido à alta na procura pelos serviços na Rede da Atenção Básica. As vagas para atendimento e testagem nas unidades básicas de saúde serão disponibilizadas de acordo com a capacidade própria.

Assim como ocorre no restante do país, a rede de saúde em Volta Redonda está sobrecarregada para testagem tanto no público quanto no privado.

A Secretaria de Saúde reforça que, preferencialmente, as pessoas se cadastrem para o atendimento na Ilha São João. Devido ao espaço ser aberto, mais amplo e com maior capacidade de abrigar pacientes que uma unidade de saúde. Os atendimentos de emergência continuam sendo feitos nas unidades de referência.
 
Como fazer o agendamento?

O agendamento para atendimento e testagem tanto na Ilha São João quanto nas unidades básicas de saúde será feito pela internet, através do link: https://forms.gle/SfBBa4MW4v68yDxEA   

O paciente poderá escolher a data para o atendimento, horário, e local: em uma das 46 unidades básicas de saúde ou no centro de testagem, na Ilha São João.
O endereço para o agendamento será disponibilizado através das redes sociais (Facebook e Instagram) da Prefeitura de Volta Redonda.
Facebook: PrefeituraVR e Instagram: @prefeitura.vr

No cadastro é necessário preencher um e-mail válido, para que a confirmação possa ser encaminhada à pessoa. Após a conclusão do cadastro, o paciente receberá a confirmação, com o horário em que deve comparecer ao local, no e-mail fornecido. A resposta é o comprovante.

Para ser atendido, é preciso apresentar documento de identidade, cartão do SUS ou CPF. E, se possível, o cadastro impresso da confirmação recebida no e-mail e uma caneta. A fim de evitar compartilhar objetos pessoais nos locais de testagem.

Atendimentos específicos

O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, o médico sanitarista Carlos Vasconcellos, esclareceu que pessoas que não tenham acesso à internet ou que não possuem endereço de e-mail, para efetuar o cadastro, serão atendidas sem agendamento nas unidades básicas de saúde.

“As pessoas que não conseguirem se cadastrar por esses motivos serão atendidas, sem agendamento, de acordo com a capacidade de cada unidade básica de saúde”, disse.

Ampliação das vagas na Ilha São João

A Secretaria de Saúde ampliou a capacidade de vagas para testagens na Ilha São João. O número foi estendido para 600 atendimentos por dia, 300 pela manhã e 300 à tarde. O horário da central de testagem é de segunda-feira a domingo, das 8h30 às 17h, inclusive com atendimento médico.

“Na tarde desta quarta-feira, dia 19, conseguimos ampliar mais 100 vagas para testagem e dessas, 54 já foram preenchidas, até o momento”, destacou Vasconcellos.

Obras da nova rede de água são iniciadas em Volta Redonda

Trabalhos acontecem nas proximidades da ETA Belmonte. Obra terá R$ 13 milhões em investimentos

www.radioacesafm.blogspot.com.br
As equipes da empresa responsável pela obra de substituição da rede de abastecimento de água da Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, a Beira-Rio, iniciaram as escavações da via nesta semana. Os trabalhos envolvem ainda o assentamento de tubulações e acontecem nas proximidades da Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Belmonte. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR), as equipes já contam com 60% do material de ferro fundido que será utilizado na obra – quantidade suficiente para iniciar os trabalhos. O restante será entregue, conforme sejam requisitados.

“Estamos conseguindo colocar em prática uma obra tão desejada pelos moradores e que vai melhorar o acesso à água potável para os bairros atendidos pela rede. A população de Volta Redonda merece e essa obra vai marcar a história da nossa cidade”, ressaltou o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR), Paulo Cezar de Souza, o ‘PC’.

Dentre os materiais que já se encontram na cidade para a realização da obra, também estão dois cavaletes em aço carbono (600 mm de diâmetro), um com 21 e outro com 23 metros, que vão ser colocados nas travessias dos córregos Carvalhos e Coqueiros.  Os cavaletes foram construídos no município baiano de Lauro de Freitas ao custo de R$ 296 mil e foi necessária uma carreta de 27 metros de comprimento para carregar as peças.

Investimento será de R$ 13 milhões
A obra vai trocar mais de cinco quilômetros de rede de abastecimento de água na Beira-Rio. Com investimentos de aproximadamente R$ 13 milhões, o objetivo é resolver um problema histórico no abastecimento da cidade, beneficiando cerca de 130 mil habitantes nos bairros atendidos pela rede.

Serão construídos 4.614 metros de rede adutora de água potável ao longo da avenida, no trecho compreendido entre a Estação de Tratamento de Água (ETA) Belmonte e o bairro Niterói, com diâmetro de 600 mm em ferro fundido. Também serão feitos 660 metros de rede a partir do bairro Niterói até a esquina da Avenida Sávio Gama com Rua Otávio, no bairro Voldac, com diâmetro de 500 mm também em ferro fundido, totalizando 5.274 metros.

Serão investidos aproximadamente R$ 2,8 milhões de mão de obra, que se somam ao valor estimado dos materiais que serão utilizados: R$ 10 milhões – totalizando os quase R$ 13 milhões em investimentos.

Bancas de jornais são removidas de ruas de Volta Redonda

Locais estavam sendo usados como banheiro, além de acumular lixo, atraindo animais peçonhentos e causando sensação de insegurança

www.radioacesafm.blogspot.com
Duas bancas de jornais foram removidas das ruas de Volta Redonda nesta quinta-feira, dia 20.
 
De acordo com Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), os locais estavam sendo usados como banheiro, além de acumular lixo na parte de trás, atraindo animais peçonhentos e causando sensação de insegurança aos moradores. 
 
Ainda de acordo com as informações, a ação atende solicitações de moradores e comerciantes que informaram que durante a noite esses lugares eram frequentados por usuários de drogas.

Uma banca foi retirada da Avenida Amaral Peixoto, próxima ao Viaduto Nossa Senhora das Graças, e a outra da Avenida Antônio de Almeida, no Retiro. Os dois locais serão revitalizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI). De acordo com a fiscalização da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), as duas bancas estavam com alvará de funcionamento expirado e fechadas há alguns meses. Os proprietários foram notificados para que as mesmas fossem retiradas, mas o prazo venceu e eles não cumpriram a determinação.

Por ser muito pesada, a banca da Avenida Amaral Peixoto foi removida por um caminhão munk do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e levada ao Depósito Público Municipal, mesmo destino da outra.

O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, informou que vai intensificar os trabalhos de ordenamento da cidade.

“Vamos intensificar os trabalhos e continuar a fazer a retirada de carros abandonados em vias públicas dos bairros, poda de árvores, desobstrução de calçadas, entre outros serviços essenciais. Acabando com a sensação de insegurança que esses problemas geram”, afirmou.

Irmãos são alvos de atiradores no Dom Bosco

Dois irmãos, de 17 e 33 anos, foram vítimas de uma tentativa de homicídio em Volta Redonda. O caso ocorreu na noite desta quinta-feira (20) na rua Afonso Pena, no bairro Dom Bosco. 

Os dois estavam sentados em frente de casa quando um carro – Peugeot Verde – passou e os ocupantes atiraram contra os dois. Os disparos não acertaram nenhum dos dois.

Eles conseguiram correr para dentro de casa. Foram contado dez marcas de tiros. Tudo indica que o alvo seria o adolescente – mas a informação não foi confirmada.

A Polícia Civil vai investigar a autoria e a motivação do crime. Ninguém foi preso.

Homem com Covid-19 que não cumpriu isolamento social pagará indenização por danos morais coletivos

Um homem foi condenado pela justiça de São Paulo a pagar R$ 3 mil de indenização por danos morais coletivos. Consta dos autos que, em março de 2021, o requerido, diagnosticado com Covid-19, não cumpriu o período de isolamento social, tendo sido flagrado em locais públicos sem máscara de proteção e acompanhado de terceiros. Autoridades lavraram auto de infração e foi registrado boletim de ocorrência.

O juiz Carlos Gustavo Urquiza Scarazzato, da 2ª Vara da Comarca de Adamantina, afirmou que a ilicitude da conduta do réu é expressa pela lei nº 13.979/20, que versa sobre as medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19, dentre elas a quarentena e o isolamento social, e a responsabilização em caso de não cumprimento das medidas impostas, com atitudes que aumentem o risco de contágio para a população. 

 — O incremento deste risco configura lesão jurídica indenizável ao direito difuso ao ambiente com padrões sanitários que decorrem da opção normativa de nossa sociedade, frisou.

O magistrado destacou que a conduta do réu constitui “grave ataque à saúde coletiva da população, já que tal conduta poderia ter contribuído para a contaminação de mais pessoas” e que, independentemente de ter havido contaminação ou não, está caracterizado o dano social, “em que houve a concreta exposição de pessoas a risco ilícito, pelo comportamento deliberado do Requerido.“

Homem acaba preso após divulgar fotos íntimas da ex-namorada

Policiais civis da 88ª DP (Barra do Piraí) prenderam, nesta quinta-feira (20/01), um homem, de 33 anos, que divulgou fotos íntimas da ex-namorada na internet. Ele foi capturado no bairro Parque Santana.

De acordo com os agentes, por não aceitar o fim do relacionamento, o criminoso passou a perseguir e a chantagear a vítima, dizendo que divulgaria as imagens caso não reatasse o relacionamento.

Com a recusa da mulher, a ameaça foi cumprida. Diante da situação, a mulher procurou a 88ª DP para comunicar o crime. O autor vai responder por ameaça, perseguição, dano emocional e divulgação de fotos íntimas sem consentimento.

Combate às motos barulhentas será intensificado em Volta Redonda

Volta Redonda vai fechar o cerco para combater as chamadas motos barulhentas. Prefeitura e forças de segurança vão se aliar a entidades comerciais e empresariais da cidade para desencadear ações conjuntas para dar fim ou minimizar o problema.

Na tarde dessa quarta-feira, 19, foi realizada mais uma reunião para debater formas de reduzir o número de motos barulhentas circulando nas ruas do município. Haverá um trabalho de conscientização e prevenção, mas também foi acertado um aumento no combate direto a quem deseja tirar o sossego das pessoas.

O encontro envolveu a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP); a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR); Polícia Militar; Sindicato do Comércio Varejista (Sicomércio); Associação Comercial (Aciap) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que cedeu o espaço para o encontro.

Em pauta, o planejamento de uma campanha educativa e de conscientização para diminuir o incômodo causado pelas motos barulhentas. “Atormenta os enfermos, idosos, crianças pequenas, animais domésticos, autistas, além do próprio comércio, que enfrenta dificuldades para fazer um atendimento na sua loja. Na verdade, incomoda a todos, sem distinção”, justificou o secretário da SEMOP, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

 A assessora da CDL, Regiane Amaro, propôs que as entidades elaborem uma correspondência aos associados, demonstrando a preocupação com essa situação e pedindo a colaboração, no sentido de não contratar os motociclistas que tenham seus veículos modificados. Para o empresário Maycon Abrantes, os donos de comércio que contratam motos barulhentas “são indiretamente responsáveis pelos transtornos e precisam ter consciência disso”.

O capitão Cristiano Andrade, da Polícia Militar, acredita que a conscientização deve alcançar também parte da população. Ele destacou que a PM vai colaborar de todas as formas possíveis nas atividades planejadas.

“As ações de fiscalização estão previstas e vão envolver a Guarda Municipal, as polícias Militar e a Civil, além da nossa Secretaria, de modo que os condutores irregulares vão sentir a resposta do poder público, através das forças de segurança”, informou o secretário Luiz Henrique.

O secretário Luiz Henrique ainda se colocou à disposição das entidades ligadas ao comércio para esclarecer quaisquer dúvidas dos associados, seja em relação ao foco da campanha ou mesmo na questão da segurança pública.

Estiveram presentes à reunião o secretário tenente-coronel Luiz Henrique (SEMOP); o subsecretário Luiz Fernando JR (SECOM); subtenente Amauri (SEMOP); o comandante interino, inspetor Silvano de Paula (GMVR); o capitão Cristiano Andrade (PMERJ); os empresários Dinaldo Oliveira e Maycon Abrantes (Aciap); a gerente executiva Elisandra e Regiane Amaro (CDL); a gerente executiva Rosemeri Carvalho e Fernanda Fernandes (Sicomércio).

Homem é morto à tiros em Barra do Piraí

Um homem, identificado como Luiz Henrique Assunção Junior, de 24 anos, foi morto à tiros na noite desta quinta-feira (20) em Barra do Piraí. O crime a aconteceu no bairro Carvão.

De acordo com a PM (Polícia Militar), Luiz Henrique foi baleado na Rua Andrade Pinto por suspeitos que passaram em um veículo descaracterizado.

O caso está sendo registrado na 88°DP.

Drogas são apreendidas com casal em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: 28º PM - VR
Um homem de 28 anos e uma jovem de 19 foram presos na madrugada desta quarta-feira (19) após serem flagrados com drogas e material para endolação numa residência no bairro Santa Maria III, em Barra Mansa.

Policiais foram até a Rua Luiz Fernandes de Castro para averiguar a informação de trafico de drogas, quando se depararam com uma mulher caminhando pela rua, ela foi abordada e entregou 46 pinos de cocaína e um caderno com anotações.

Ao chegar até a casa da mulher os policiais encontraram o restante do material. Nesse momento apareceu um homem alegando que o material era seu.

O casal foi conduzido a 90ª DP, onde permaneceu preso.

Ao todo, foram apreendidos 256 pedras de Crack, 298 pinos de cocaína, uma embalagem de 59 gramas da mesma droga, dois aparelhos celulares e um caderno com anotações do tráfico.

Cadáver é encontrado em Pinheiral

Um corpo foi encontrado na tarde de quarta-feira (19) em Pinheiral. Policiais militares foram acionados para averiguar o caso na Rua Tancredo Neves - beira do Rio - no bairro Parque Maíra.

No local os agentes encontraram um equipe do Corpo de Bombeiros que informou o encontro do corpo no Rio Paraíba do Sul e fizeram a remoção para as margens do Rio.

O local foi preservado e os fatos foram comunicados à 101ª DP. A pericia foi acionada e o corpo removido ao IML em Três Poços pelo rabecão do Corpo de Bombeiros

O perito informou não ser possível fazer a identificação do cadáver devido ao estado avançado de decomposição.

Polícia flagra suspeito com droga e rádio em Pinheiral

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Um suspeito foi preso detido ao ser flagrado com um rádio transmissor e 20 pinos de cocaína em Pinheiral. O caso aconteceu no Parque Maíra, na tarde desta quinta-feira (20).

A ocorrência foi encaminhada a 101ª DP.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Caminhonete furtada é recuperada e homem preso na Dutra, em Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF

Uma caminhonete Fiat/Strada, com registro de furto, foi recuperada quando era conduzida por um homem de 48 anos na Rodovia Presidente Dutra, em Piraí. O flagrante aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (19), na altura do km 227, sentido Rio de Janeiro.

A PRF informou que o veículo estava com placas de Recife/PE e, além do condutor, havia mais um homem de 32 anos como passageiro.

Durante a realização da inspeção veicular minuciosa foram observados que os itens de identificação do veículo estavam adulterados, constatando tratar-se de um clone, sendo o veículo original (abordado pela PRF) de mesma marca/cor/modelo, licenciado no Rio de Janeiro. Contra o veículo havia registro de furto em 05/09/2015 no mesmo município.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos indivíduos por receptação de veículo furtado e a ocorrência encaminhada para a 94ª DP de Piraí.

Homem é preso com 15 kg de cocaína na Dutra, em Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um homem de 26 anos foi preso em flagrante transportando drogas em um Logan na Rodovia Presidente Dutra, em Piraí. O caso aconteceu no início da madrugada desta quinta-feira (20), no km 227, altura do Posto da PRF de Caiçara.

De acordo com a PRF, durante a fiscalização de combate ao narcotráfico abordou o veiculo com placas de São Paulo/SP. O condutor apresentou nervosismo e passava informações desconexas sobre o motivo da viagem.

Pelas razões óbvias, os policiais realizaram revista no interior do veículo e encontraram escondidos em um fundo falso 15 tabletes de cocaína (15 kg no total), uma porção de cerca de 100 gramas de haxixe e 3 pinos contendo Skank.

O preso foi enquadrado por tráfico de drogas e encaminhado a 94ª DP para o registro da ocorrência de onde foi encaminhado ao sistema prisional.

Aos policiais o homem alegou que receberia R$ 20 mil para transportar a droga de Santos/SP a Vila Velha/ES.

Ataque cardíaco em criança não tem relação com a vacina contra a Covid-19

O Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informa que concluiu nesta quinta-feira (20) a investigação que descartou a reação pós-vacinação na criança de 10 anos do município de Lençóis Paulista, interior de São Paulo. Não existe relação causal entre a vacinação e quadro clínico apresentado.

A análise, realizada por mais de 10 especialistas, apontou que a criança possuía uma doença congênita rara, desconhecida até então pela família, que desencadeou o quadro clínico.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância da vacinação e reafirma que todos os imunizantes aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária são seguros e eficazes.

A vacinação chegou a ser suspensa pela secretaria de saúde por sete dias após a criança ter sofrido parada cardíaca 12 horas após receber a dose pediátrica da vacina da Pfizer. A criança tem quadro estável e está consciente, segundo o Comitê de Enfrentamento da Covid-19 do município.

INFORMAÇÕES SOBRE A VACINAÇÃO EM LENÇÓIS PAULISTA

INFANTIL: A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos segue por agendamento através da Central Saúde (0800 2691 120) até à segunda-feira. Na terça-feira, 25 de janeiro, a imunização será retomada por livre demanda no ESF da Maria Cristina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

ADULTO: A aplicação de 1ª, 2ª e 3ª dose de pessoas com 12 anos ou mais segue de segunda a sexta-feira, na Central de Vacinação do Espaço Cultural, das 16h30 às 20h. Quem não conseguir se vacinar no Espaço Cultural, pode procurar o ESF da Maria Cristina, das 8h às 15h, para receber a dose da vacina contra Covid-19.

Homem é condenado por agressão a modelo trans em Copacabana

O juiz Marcel Laguna Duque Estrada, da 36ª Vara Criminal da Capital, condenou a nove anos de prisão, inicialmente, em regime fechado, Lucas Brito Marques, acusado de roubar e agredir a modelo trans Alice Félis (Fabrício Félis da Silva), em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Em conseqüência da agressão física, a modelo trans teve o maxilar e o nariz quebrados, perdeu dentes da parte superior e, ainda, foi ferida com uma faca pelo agressor.  

Ambos se conheceram no dia 16 de agosto de 2020 em um bar, na Rua Miguel Lemos, em Copacabana, e foram para o apartamento da vítima, no mesmo bairro. No depoimento, a modelo trans contou que Lucas levou drogas para o apartamento e passou a agredi-la, depois de não conseguir concretizar o ato sexual. Lucas se apoderou de R$ 4 mil que a vítima tinha guardado no apartamento.  

Na fixação da pena, o juiz destacou o comportamento agressivo do acusado e de ser reincidente na prática de crimes:

“Em primeira fase de dosimetria de pena, atento às diretrizes do art. 59 do Código Penal, verifica-se que a culpabilidade é intensa, haja vista a excessiva agressividade e covardia do acusado, que se põe a praticar roubo dentro da residência da vítima, violando um dos bens mais caros ao ser humano, seu último refúgio, que é o seu lar, além de impor à sociedade grande afronta e perigo; que o réu possui maus antecedentes, pois ostenta condenação em sua folha penal transitada em julgado em data posterior ao fato ora julgado, e que, por isso, não é considerada reincidência; que as circunstâncias do crime ensejam maior censurabilidade, eis que o proceder do réu foi excessivamente reprovável, tendo em vista a extrema má-fé e vilania do agente, utilizando-se da confiança e fragilidade física da vítima como meio de prática do crime, seduzindo-a falaciosamente para induzi-la a convidá-lo para dentro do seu apartamento onde ocorreu o crime”.

Morre, aos 91 anos, Elza Soares

A cantora Elza Soares, morreu aos 91 anos nesta quinta-feira (20) no Rio de Janeiro. A artista estava em casa e faleceu por causas naturais, por volta dás 15:45h.

Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação.

Carioca, Elza nasceu no dia 23 de junho e morreu no dia em que o ex-marido Garrincha morreu, há 40 anos.

Nasceu em uma família muito humilde, composta por dez irmãos, na favela da Moça Bonita, atualmente Vila Vintém, no bairro de Padre Miguel, e ainda pequena mudou-se para um cortiço no bairro da Água Santa, onde foi criada.

Em sua infância, vivia a brincar na rua, soltar pipa, piões de madeira, até brigar com os meninos. Era uma vida pobre, porém feliz para uma criança, apesar de ter que ajudar a mãe nos serviços domésticos, levando latas d'água na cabeça.

Atriz Antonia Fontenelle é condenada a indenizar Felipe Neto por acusação de golpe

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A atriz e apresentadora Antonia Fontenelle foi condenada a pena de um ano e nove meses de detenção em regime aberto e ao pagamento de indenização no valor de R$ 40 mil por três crimes de difamação, um de injúria e outro de calúnia contra o youtuber Felipe Neto. A decisão é do juiz Rudi Baldi Loewenkron, da 34ª Vara Criminal da Capital do Tribunal de Justiça do Rio, que substituiu a pena privativa de liberdade por duas penas de prestação de serviços à comunidade ou à entidade pública.

Em vídeo divulgado no YouTube no dia 24 de julho de 2020, a apresentadora cometeu, por três vezes, o crime de difamação contra Felipe Neto ao afirmar, sem provas, que teria sido coagida pelo youtuber em uma reunião, que este teria tentado lhe aplicar um golpe e que ele já teria estragado a vida de muitas pessoas. Ainda no mesmo vídeo, ela chamou Felipe Neto de sociopata, caracterizando o crime de injúria. Ela também divulgou em vídeo pelo YouTube que Felipe Neto teria afirmado que “não usa drogas em serviço”, dando a entender que ele é usuário de drogas fora do serviço, caracterizando o crime de calúnia.

Na decisão, ao analisar os crimes de difamação cometidos pela apresentadora, o juiz chamou a atenção ao fato de Antonia Fontenelle não questionar a autenticidade dos vídeos apresentados como provas por Felipe.

“Ressalte-se que não há qualquer alegação pela defesa de manipulação/edição dos vídeos, de forma a retirar do contexto as falas da querelada, muito pelo contrário, a querelada, em juízo, as confirmou, demonstrando dolo específico, consistente na vontade livre e consciente de ofender a honra objetiva do querelado.”

Em relação ao crime de calúnia, o magistrado ressaltou o fato de não haver qualquer processo ou acusação contra Felipe Neto que o vincule como usuário de drogas, reforçando o entendimento do crime praticado pela apresentadora.

“No caso em comento, restou incontroverso que a querelada afirmou em vídeo veiculado pelo canal YouTube, com milhões de inscritos, ter tido um diálogo com o querelante, sendo que o mesmo teria afirmado que “não usa drogas em serviço”, dando a entender, para qualquer pessoa que tenha o mínimo de discernimento, que o querelante é usuário de drogas quando não está em serviço. (...) Como o querelante não possui qualquer condenação pelo uso de entorpecente, sequer responde ação neste sentido, ao fazer essa afirmação sem qualquer tipo de prova, a querelada imputou falsamente a Felipe o crime tipificado no art.28 da Lei 11.343/06, configurando calúnia.

Em relação ao fato de chamar o youtuber de sociopata, o juiz entendeu ter sido caracterizado o crime de injúria, considerando a repercussão da acusação, pelo alcance e potencial de visualizações do canal na internet de Antonia Fontenelle.

“Importante salientar que o canal da querelada possui mais de dois milhões de inscritos, sendo evidente que qualquer fala da mesma repercute de forma bastante abrangente, até mesmo porque tal tipo de fala não fica restrita à plataforma do YouTube, reverberando em diversas mídias sociais. (...) A manifestação de pensamento, tal qual a liberdade de expressão - ambas garantidas pela nossa Carta Magna -, encontra limite na proteção da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas, sob pena de ofender o Princípio da Dignidade Humana.”

Prefeitura se pronuncia sobre morte de funcionário

A Prefeitura de Itatiaia emitiu nota sobre a morte do funcionário Leonardo Francisco dos Santos, de 31 anos, ocorrido na manhã desta quinta-feira (20), por volta das 8h, na Rua Pastor Augusto Tavares Corrêa (Rua do HCI), no centro.

"Expressamos as condolências aos familiares e destaca que irá colaborar no que for necessário com as investigações, de responsabilidade da Polícia Civil. Leonardo era assistente operacional da Secretaria de Obras e Serviços Públicos."

Leonardo foi morto com pelo menos oito tiros enquanto estacionava o carro para iniciar o dia de trabalho.

Após ser baleado, o homem chegou a correr, pulou o muro dos fundos da prefeitura, mas não resistiu aos ferimentos e morreu na calçada.

Suspeito é detido com simulacro de pistola e drogas em Barra Mansa

Um jovem de 18 anos foi preso na manhã desta quarta-feira (19), em Barra Mansa, com 16 pinos de cocaína e uma réplica de pistola. A prisão foi feita pela Polícia Militar na Rua Sebastião Teófilo, na Vista Alegre.

Os agentes foram ao endereço do suspeito depois de uma denúncia. Ao ser informado a respeito, o próprio suspeito confessou ter o entorpecente e a réplica de arma, que foram entregues aos agentes.

Policia apreende drogas após perseguição no bairro Mariana Torres

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto:28º BPM - VR
Um elemento ficou ferido durante perseguição policial no bairro Mariana Torres, em Volta Redonda. O caso aconteceu durante patrulhamento da PM na Rua C1, o final da noite desta quarta-feira (19).

Dois suspeitos numa moto, ao perceber a presença da viatura, fugiram após receberem ordem de parada, houve perseguição e durante o percurso o condutor perdeu o controle do veículo e colidiu contra uma cerca.

Ainda em seguimento a ação, o um dos suspeitos conseguiu fugir pela área de mata e o outro foi detido ferido com uma mochila que continha 38 pinos de cocaína, 34 pedras de craque, duas baterias de rádio comunicador, uma celular, R$ 20,00 além da moto Honda CG,

O ferido foi encaminhado pelos bombeiros ao Hospital São João Batista e o caso encaminhado a 93ª DP.

Preso em Paraty homem envolvido em tentativa de homicídio a mando do Faraó dos Bitcoins

Policiais civis da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Angra dos Reis prenderam, nesta terça-feira (18/01), um homem acusado de envolvimento em uma tentativa de homicídio encomendada pelo Faraó dos Bitcoins. Ele foi preso no Condado, em Paraty, após cruzamento de dados de inteligência e monitoramento. O crime aconteceu em março de 2021, em Cabo Frio, na Região dos Lagos.

As investigações apontam que o criminoso é integrante da quadrilha comandada pelo Faraó dos Bitcoins, que motivado por interesses econômicos, estruturou uma organização criminosa para eliminar seus concorrentes no mercado de captação de clientes para investimentos em criptoativos.

Contra o homem, foi cumprido um mandado de prisão preventiva expedido pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Cabo Frio.

Carreta adulterada é apreendida na Dutra, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Uma carreta foi flagrada trafegando pelo km 287 da Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa, com indicio da adulteração nos itens identificativos. 

Segundo a PRF, o condutor, um homem de 33 anos, disse que o semirreboque, com placas de Lages/SC, tinha sido alugado de uma empresa. 

Diante dos fatos, a carreta foi apreendida e encaminhada para a 90ª DP de Barra Mansa, onde foi registrada ocorrência com base no artigo 311 do CP, adulteração de sinal identificador de veículo.  O motorista foi ouvido e liberado.

Homem é flagrado por apropriação indébita em Piraí

Foto: PRF
Um caminhoneiro foi flagrado conduzindo uma carreta sem respeitar o tempo de descanso. O caso aconteceu na manhã de segunda-feira (17), no km 227 da Rodovia Presidente Dutra, em Piraí.

De acordo com a PRF, o condutor foi obrigado a repousar por mais de 11h e, quando o veiculo ficou estacionado num pátio, os agentes receberam a informação que havia suspeita de desvio de rota.

Após várias verificações, levantamentos, e contato com a empresa proprietária da carga foi confirmado que a mesma tinha saído de Minas Gerais com destino a Bahia e não deveria estar transitando pela Dutra.

A empresa repassou aos policiais que já havia efetuado registro de apropriação indébita da mercadoria. Após às confirmações, por volta dás 16h, o caminhoneiro foi detido e encaminhado juntamente com o veículo e a carga para a 94ª DP de Piraí para os procedimentos cabíveis.

Na DP foi lavrado o registro de recuperação de apropriação indébita, o veículo foi apreendido e a carga de leite em pó será liberada apenas para um representante legal da empresa.

Traficante é preso durante ação em Angra dos Reis

Policiais civis prenderam, nesta quarta-feira (19/01), um homem acusado de tráfico de drogas em Angra dos Reis. Ele foi localizado após monitoramento do serviço de inteligência da unidade.

Segundo os agentes da 166ª DP, contra o homem foi cumprido um mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Angra dos Reis. O homem foi localizado em sua casa e não ofereceu resistência à prisão.

Preso em Barra do Piraí homem foragido da Justiça

Um integrante de uma organização criminosa foi preso nesta quarta-feira (19) em Barra do Piraí. Ele foi encontrado no bairro Matadouro, após levantamento de informações de inteligência e monitoramento. da Polícia Civil do município (88ª DP).

De acordo com os agentes, contra o homem, de 28 anos, foi cumprido mandado de prisão condenatória expedido pela Justiça por diversos homicídios. Ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde cumprirá a pena de mais de 10 anos de prisão.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Barra Mansa terá ponto facultativo nesta sexta-feira, 21

Serviços essenciais funcionarão em esquema de plantão
 
Em virtude do feriado de São Sebastião, padroeiro de Barra Mansa, comemorado amanhã, dia 20, o prefeito Rodrigo Drable decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta sexta-feira, 21. Serviços essenciais funcionarão em esquema de plantão. As atividades retornam ao normal na segunda-feira, 24.

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Central de Ambulância, Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal, Delegacia e Hospital da Mulher funcionarão normalmente. Já o Conselho Tutelar, Defesa Civil, Saae-BM e Hemonúcleo funcionarão em esquema de plantão.

DEFESA CIVIL
Moradores que precisarem de atendimento de emergência podem acionar o órgão através do número 199. As ligações serão recebidas pela Guarda Municipal no CESP (Centro Estratégico de Segurança Pública) e direcionadas à equipe de plantão.

SAAE-BM
O cidadão que tiver problemas com o abastecimento e vazamentos de água, assim como outros serviços de urgência, pode entrar em contato com o Saae-BM, através dos números 115 ou (24) 3512-4333. Esse atendimento também será mantido pelo WhatsApp (24) 99876-3526 e pelo serviço da ouvidoria no telefone (24) 3028-9944. O Saae-BM retoma seu expediente normal dia 24, às 8 horas.

HEMONÚCLEO
A unidade não funcionará para captação durante o feriado. O serviço será retomado na segunda-feira, 24. Doações de sangue podem ser feitas das 7h às 11h. O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, nº 205, anexo à Santa Casa, no Centro.

Em 24h Vila Brasília tem o segundo homem assassinado à tiros

Mais um homicídio foi registrado no bairro Vila Brasília, em Volta Redonda. O segundo caso aconteceu na noite desta quarta-feira (19) no beco C1.

Um homem, ainda sem a identificação divulgada, morreu a tiros em cima de uma moto. A PM foi acionada e se encontra no local isolando a área para o trabalhos da perícia.

Temporal causa transtornos em Volta Redonda

A Defesa Civil de Volta Redonda atendeu 17 ocorrências na tarde desta quarta-feira (19) devido a forte chuva que atingiu a cidade. Segundo o órgão, até às 18h30, havia sido registrado o volume de 46 milímetros (sendo o pico ocorrido por volta das 16h15, com 22 milímetros de chuva), principalmente na altura da Rodovia Tancredo Neves, no bairro São Geraldo. Várias ruas da área central do município ficaram alagadas. A chuva estava acompanhada de rajadas de ventos, que causaram quedas de árvores – maioria dos chamados recebidos pela Defesa Civil.   


A Defesa Civil ressalta que o município realizou há dois meses uma limpeza em toda a faixa de captação e escoamento das águas pluviais ao longo da Avenida Getúlio Vargas e região central. O coordenador do órgão, Rubens Siqueira, classificou o temporal como “atípico”, visto que o volume de chuva ficou concentrado na região do bairro São Geraldo, fazendo com que as águas descessem para a Avenida Amaral Peixoto.

Rubens frisou também que o nível do Rio Paraíba do Sul está a 80 centímetros de sua cota normal, ou seja, isso não significa nem mesmo o cenário de alerta, que acontece a partir de um metro acima do normal.