Rádio Acesa FM VR: 2013-09-22

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Painel do clima da ONU sobe alerta para aquecimento global


Quem esperava ver o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança Climática) emitir um relatório mais enfraquecido em razão da recente desaceleração no aquecimento global, testemunhou os cientistas da entidade subirem o tom de alerta, destacando uma subida acelerada no nível do mar e no derretimento do Ártico.
Além de manter que a mudança climática é "inequívoca", o documento mostra projeções para o futuro com um grau de certeza melhorado. "A atmosfera e o oceano se aqueceram, a quantidade de neve e gelo diminuiu, o nível do mar subiu, e as concentrações de gases-estufa aumentaram", diz o Sumário para Formuladores de Política, a seção do documento divulgada nesta manhã.
No final deste século, a temperatura média da superfície terrestre provavelmente vai exceder um aumento médio de 1,5°C até 2100, em relação à média de 1850 a 1900. Isso vale para todos os cenários considerados exceto o mais otimista, no qual emissões de gases estufa sofrem cortes drásticos, atingindo um pico daqui a dez anos e caindo para zero 50 anos depois.
Em um cenário intermediário, no qual as emissões dobram até 2060 e recuam a um nível maior que o atual antes de 2100, a temperatura provavelmente excederá um aumento de 2°C, limite considerado perigoso por cientistas.
No pior cenário, um no qual a humanidade triplica a emissão de gases do efeito estufa até 2100, a temperatura média provavelmente subiria até 4,8°C.
A palavra "provavelmente", na linguagem do painel, significa uma propensão acima de 66%, a melhor confiabilidade possível para projeções futuras, baseadas em modelos matemáticos de simulação do clima.
Ao avaliar o efeito das emissões de gases estufa no clima passado, o relatório é bem mais contundente. O texto afirma ser "extremamente provável" (95% de certeza) que o aquecimento observado desde o meio do século 20 seja resultado da influência humana no clima. O último relatório, de 2007, dizia que o mesmo era "muito provável" (90%).
OCEANOS
O relatório também afirma com "alta confiabilidade" que o aquecimento dos oceanos domina o aumento da energia armazenada no sistema climático. Mais de 90% da energia acumulada pela Terra desde 1971 foi armazenada nos mares, diz o relatório.
"À medida que os oceanos se aquecem e as geleiras e plataformas de gelo se reduzem, o nível do mar continuará a aumentar, mas a uma taxa mais rápida do que aquela que experimentamos ao longo dos últimos 40 anos", afirmou Qin-Dahe, co-presidente do Grupo 1 do IPCC.
O aumento do nível do mar entre 1900 e 2012 foi de 19 cm. Mesmo dentro do melhor cenário, com uma queda brusca de emissões, esse número pode quase triplicar, em razão de os oceanos já terem absorvindo muita temperatura. A hipótese mais pessimista dentro do pior cenário vê um aumento de 82 cm, que impactaria uma população de um tamanho da ordem de dezenas de milhões.
Uma das razões para a revisão dos números é que os modelos lidam melhor agora com o derretimento da Groenlândia e do oeste da Antártida. Antes, os números eram basicamente uma projeção da expansão térmica da água oceânica, que continua sendo a maior causa do aumento do nível do mar.
HIATO
A questão da desaceleração do aquecimento global nos últimos 15, o "hiato" da mudança climática, tomou grande parte do tempo de discussão dos delegados do IPCC que se reuniram nesta semana. O texto final do relatório lidou com o fenômeno afirmando que a tempereatura média global de superfície "exibe substancial variabilidade interanual e decadal" apesar de um "robusto aquecimento multi-decadal" verificado.
"Como exemplo, a taxa de aquecimento ao longo dos últimos 15 anos (1998-2012); 0,05°C por década), que começa com um forte El Niño, é menor do que a taxa calculada desde de 1951 (1951-2012; 0,12°C por década)", afirma o relatório.
Apesar de haverem estudos recentes indicando que o calor da atmosfera está sendo roubado por águas oceânicas profundas, o relatório não menciona esse fenômeno. "É preciso colher mais evidências disso", diz Thomas Stocker, o outro co-presidente do Grupo 1 do IPCC.


Queda da taxa de desigualdade fica estagnada, dizem dados do IBGE

Numa tendência inversa a dos últimos anos, a desigualdade no Brasil ficou estagnada e o motivo é que o rendimento das faixas de renda mais alta cresceu num ritmo mais acelerado do que as de renda menor, especialmente no extrato do 1% mais rico da população. Os dados são da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2012, que investiga informações do mercado de trabalho, acesso a serviços públicos e bens duráveis, educação, entre outros.
O dado que sinaliza a concentração maior de renda indica que o rendimento dos que estão no topo da pirâmide (1% mais ricos) cresceu 10,8%, numa velocidade superior à média e ao das faixas de menor remuneração. A renda dos 10% mais pobres cresceu 6,6%.
O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão autorizou a realização de concursos públicos para o total de 2.045 vagas efetivas em quatro ministérios: Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Cultura, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ministério da Educação.

Para a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), ligada ao Ministério do Trabalho e Emprego, são 30 vagas de assistente em ciência e tecnologia da carreira de gestão, planejamento e infraestrutura em ciência e tecnologia O cargo exige nível médio de escolaridade. O salário é de R$ 2.546,13. A portaria nº 338 com a autorização foi publicada no “Diário Oficial da União” desta sexta-feira

Quatro estados concentram metade dos internautas do Brasil, diz Pnad
SP, Rio, Espírito Santo e Minas reúnem 41 milhões de conectados à web.
Em 2012, Brasil chegou aos 83 milhões de internautas, diz IBGE.

São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Um a cada dois brasileiros com acesso à internet mora em algum desses quatro estados. O Sudeste fechou o ano de 2012 reunindo 49,4% de todas as pessoas com acesso à web no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (27).

Quatro estados concentram metade dos internautas do Brasil, diz Pnad

SP, Rio, Espírito Santo e Minas reúnem 41 milhões de conectados à web.
Em 2012, Brasil chegou aos 83 milhões de internautas, diz IBGE.

Helton Simões Gomes Do G1, em São Paulo
35 comentários
São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Um a cada dois brasileiros com acesso à internet mora em algum desses quatro estados. O Sudeste fechou o ano de 2012 reunindo 49,4% de todas as pessoas com acesso à web no Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (27).

Índice de analfabetismo para de cair e fica em 8,7%, diz Pnad
Mais da metade da população analfabeta do país está na região Nordeste.
Sul e Sudeste apresentaram taxas de 4,4% e 4,8%, respectivamente.

A taxa de analfabetismo no Brasil parou de cair. Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada nesta sexta-feira (27), em 2012, a taxa de analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade foi estimada em 8,7%, o que correspondeu ao contingente de 13,2 milhões de analfabetos. Em 2011, essa taxa foi de 8,6% e o contingente foi de 12,9 milhões de pessoas.
saiba mais

    População parda aumenta, e branca cai no país, segundo Pnad
    Mulheres e negros são maioria entre os que buscam trabalho, diz Pnad
    43% das residências não têm rede de esgoto, segundo Pnad
    Quatro estados concentram metade dos internautas do Brasil, diz Pnad
    Pela 1ª vez, maioria das casas do Brasil usa apenas celular, diz Pnad

Em relação aos dados regionais, em 2012, as regiões Sul e Sudeste apresentaram taxas de analfabetismo de 4,4% e 4,8%, respectivamente, tendo a região Sudeste mantido a mesma taxa que no ano anterior. Na região Centro-Oeste, a taxa foi de 6,7%. Na região Norte, o índice é de 10,0%.
O que de melhor pode o homem fazer para a felicidade de sua vida é pôr-se em relação contínua com Deus por meio de súplicas e orações.

Justiça decide que Santa Rita de Cássia e Região Leste pertencem a Barra Mansa

Na justiça: Justiça dá sentença afirmando que Santa Rita de Cássia pertence a Barra Mansa
 
O presidente da Empresa de Processamento de Dados (EPD) da Prefeitura de Volta Redonda, Paulo Netto, informou que a prefeitura vai recorrer da decisão da juíza da 3ª Vara Cível de Barra Mansa, Luciana Santos Teixeira, que deliberou que o distrito de Santa Rita de Cássia e os bairros da Região Leste pertencem à Barra Mansa. A decisão faz parte de uma ação civil pública que tramita no Tribunal de Justiça do Estado do Rio, e foi movida pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro em face dos municípios de Barra Mansa e Volta Redonda. Caso seja mantida, a decisão pode obrigar Volta Redonda a modificar seu Plano Diretor.

Em sua decisão, a juíza declarou que os limites informados pela Fundação Centro de Informações e Dados do Rio de Janeiro (Fundação CIDE) e transcritos na petição inicial do processo correspondem aos limites entre os municípios réus.

A magistrada condenou o município de Volta Redonda a respeitar os limites territoriais com Barra Mansa. Além disso, Volta Redonda terá que se abster de realizar qualquer ato administrativo ou de governo no território de Barra Mansa e também colocar marcos ou refazer eventuais marcos já existentes que delimitem os territórios.

"Finalmente se encerra essa discussão de mais de 20 anos com relação à autonomia de localização do distrito de Santa Rita de Cássia e dos bairros da Região Leste", destacou o secretário municipal de Planejamento Urbano, Ronaldo Alves.

Segundo ele, o trabalho do engenheiro Inácio Lino, da secretaria de Planejamento, foi fundamental para a decisão da juíza. "O Inácio forneceu subsídios técnicos ao Ministério Público e esclarecimentos fundamentais para essa decisão", frisou.

Ronaldo comentou que era notório que Santa Rita de Cássia e a Região Leste pertenciam à Barra Mansa. "Em 2002, quando conseguimos provar que a região do Roma pertencia à Volta Redonda, cheguei a comentar que existiam outros problemas de limite territorial e que um deles seria o de Santa Rita de Cássia. No entanto, muita gente não aceitava isso", lembrou o secretário, que liderou o movimento social.

Plano Diretor

De acordo com ele, apesar da disputa territorial entre os dois municípios, quando Volta Redonda fez o novo Plano Diretor, em 2008, o governo municipal propôs incluir no mapa do município a Região Leste e o distrito de Santa Rita de Cássia, o que foi aprovado pelo poder Legislativo.

"Na época, propus uma emenda para constar o mapa original, de 1974, do IBGE, que é o correto. Eram mais de 150 emendas ao Plano Diretor, mas o prefeito Antônio Francisco Neto determinou que não fossem aceitas emendas e o Plano foi aprovado sem nenhuma", contou.

Ossada encontrada em Resende pode ser de Amarildo

A polícia investiga se a ossada carbonizada encontrada em um terreno baldio em Resende pertence ao pedreiro Amarildo de Souza, de 47 anos, que está desaparecido desde o dia 14 de julho, quando foi levado por policiais para ‘averiguações' na sede da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Rocinha, no Rio de Janeiro. O corpo ainda se encontra no IML (Instituto Médico Legal) do município.

O funcionário do órgão, Edson Reis, confirmou nesta sexta-feira (27) que os restos mortais deverão ser levados para o IML do Rio na próxima semana. Ele também informou que agentes da Delegacia Anti-sequestro (DAs) conversaram com uma legista do IML de Resende, mas ele não soube informar o que foi dito entre eles.

O corpo carbonizado foi encontrado no bairro Montese, por um morador local. A cabeça estava pendurada em uma árvore e o restante dos ossos no chão.

- Não se fala em outra coisa em Resende - comentou Edson.

O delegado titular da 89ª DP, João Dias, confirmou nesta sexta-feira, que uma equipe da DAS esteve no último dia 21 , na delegacia de Resende, onde eles levaram uma cópia do registro da ocorrência policial sobre o encontro da ossada. João Dias disse que não descarta a possibilidade da ossada ser de Amarildo, mesmo porque o policial acrescentou que não teve acesso a outras informações.
- Enquanto não forem realizados exames complementares existirá dúvida. Por isso, foi coletado material para fazer exame de confronto de DNA - disse o delegado.

O delegado ainda informou que está há um ano e meio na titularidade da 89ª DP e que até então, não tinha visto um tipo de execução como aquela. Outro fato que chamou a atenção do delegado para que sua especulação aumentasse, foi a informação de que um policial militar de Volta Redonda poderia estar envolvido no desparecimento de Amarildo.
Na última reportagem da série sobre transplantes, Pollyane Marques fala sobre a motivação de doadores e as filas de espera.

Operadoras não batem metas de qualidade da Anatel

Das quatro principais operadoras de telefonia móvel do Brasil, apenas a Claro atingiu todas as metas de qualidade na banda larga impostas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) em agosto deste ano em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro - Estados que, com Rio Grande do Norte, são os primeiros a contar com a medição do órgão.

Em SP, quem ficou no vermelho foram Tim e Vivo. Enquanto a meta de velocidade instantânea era atingir 20% do contratado em 95% das medições, a primeira só conseguiu 92,13% e a segunda, 94,53%.

Neste quesito, a Vivo ainda ficou aquém do que se esperava no Paraná, conseguindo 93,80%, e no Rio, onde teve 93,69%. No Estado carioca, a Tim também foi mal, com 94,57%.

 

Já em MG o problema foi a Oi, que chegou somente a 56,67% da velocidade média, cuja meta era de 60%.

Quando o assunto é banda larga fixa, as operadoras também decepcionaram. Em SP, a meta de disponibilidade não foi batida por duas operadoras: Vivo e Ajato. Esperava-se cobertura de 99% em 85% das medições, mas a primeira só chegou a 63,67% e a segunda, a 76%.

No Rio, a Oi ficou aquém quanto à perda de pacotes, em que deveria chegar a 2% em 85% dos casos, mas estava em 84,28%. Segundo a Anatel, isso acontece quando um dos pacotes não encontra seu destino ou é descartado pela rede, algo que ocorre por falha ou baixa qualidade da conexão.

A Oi também foi a única problemática no Rio Grande do Norte, alcançando somente 48,75% da meta referente a latência, que era de 85%.

Em outubro serão divulgados os resultados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Bahia, Sergipe e Alagoas. Dados sobre os demais Estados virão em dezembro.

História Hoje

27/09 - 06:56
Considerado um dos cantores mais populares de todos os tempos, Francisco Alves morreu no auge de sua carreira, aos 54 anos de idade, quando o seu carro se chocou com um caminhão, que vinha na contramão, na Via Dutra, na cidade de Pindamonhangaba, no Estado de São Paulo, quando retornava do Rio de Janeiro, em 27 de setembro de 1952.
Apresentação Dilson Santa Fé
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 27/09/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 10°C
temperatura máxima: 25°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sáb - 28/09/2013
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 11°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Dom - 29/09/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 26°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 5mm
--
Situado à Rua ou na Rua?

Os verbos domiciliar, morar, residir, situar e os adjetivos domiciliado, estabelecido, morador, residente, sempre ocasionam o questionamento sobre se o correto é adotar: “À rua Tal” ou “Na rua Tal.”

Há alguns autores - como por exemplo: Aires da Mata Machado Filho, Arnaldo Niskier, Artur de Almeida Torres, Édison de Oliveira, Eliasar Rosa, José de Nicola e Ernani Terra, Luís A. P. Vitória, Luiz Antônio Sacconi, Napoleão Mendes de Almeida e Vitório Bergo – que compreendem como exata a colocação sintática com elemento que indica lugar regido pela preposição em. Ex.: “Ela mora na Rua Santa Terezinha.”

Outros gramáticos – como Cândido de Oliveira, Cândido Jucá Filho, Francisco Fernandes, João Ribeiro, Padre José F. Stringari, Silveira Bueno e Sousa e Silva – defendem que a colocação sintática com a preposição a também é válida. Ex.: “Ele mora à Rua Santa Terezinha.”

Diante desta divisão de opiniões, deverão ser aceitas, independentemente, as duas opções de construção sintática, tanto com a preposição em, quanto com a preposição a (in dubio, pro libertate) sem que isso implique qualquer tipo de alteração semântica na expressão.
Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!Tema da semana: Sua meditação.

Nirvana (26/09/2013)
O termo ‘nirvana’ significa ‘apagado’. Para o budismo, o nirvana é um forte sentimento de paz e plenitude. Este é o estado final, e o objetivo, da meditação, um estado em que não há sofrimento ou desejo nem noção do eu. Em suma, o nirvana é um estado de perfeita felicidade.
>>Definição do iDicionário Aulete:   

(nir.va.na)
sm.
1. Fil. Rel. No budismo, evolução e aprimoramento total do espírito, alcançado esp. através da meditação, que permite ao homem encerrar a corrente de reencarnações e o sofrimento consequente disso, levando-o a um estado de paz e plenitude supremas.
2. Fig. Forte sentimento de paz e plenitude.
[F.: Do sânsc. nirvana 'explosão #####]

Situado em ou Situado a?

Digo: O correio está situado na Rua X ou a Rua X?
Lembre-se, primeiramente, que “na” é a junção da preposição “em” mais artigo “a”!

Algumas pessoas mudam o termo “situado” ou “situada” por “sito” ou “sita”, respectivamente. Não há problema ao se fazer isso, pois o significado continua o mesmo. Então, vejamos: quem se situa, o faz em algum lugar e não a algum lugar. A preposição “em” conota um sentido de local determinado, demarcado. Portanto, é errado quando utilizamos a preposição “a” quando queremos indicar o endereço fixo de uma casa, estabelecimento comercial, etc.

Portanto, vejamos alguns exemplos:

a) A velha senhora morava em uma casa rosa situada no centro da cidade. b) Aquela loja está situada na Rua Araxá, perto da Central dos Correios. c) O correio está situado na Rua X. d) Dirigiu-se à empresa de telefonia sita na Rua do Comércio, a fim de fazer uma entrevista de emprego.
e) Ela conversou com o proprietário do apartamento sito no Condomínio fechado “El Parque”.

No entanto, quando quiser indicar a distância ou a direção de determinado local “situado(a) a” é aceito. Observe:

a) A escola onde a Maria estuda está situada a duas quadras daqui. b) O apartamento que gostei fica em um prédio situado a uns 300 metros deste local. c) A loja que você procura está situada à direita daquele colégio. d) A praia que você deseja conhecer está situada ao sul do estado. (direção)
Observamos que “situado em” estabelece a posição fixa de determinado objeto, enquanto “situado a” estabelece a distância ou direção do mesmo.
27/09/2013 00:01

Em 1952, morreu Francisco Alves

O autor da música O Pé de Anjo, tinha uma voz poderosa e, por isso, ficou conhecido como O Rei da Voz. Sua voz, somada à voz do violão, deram um belo resultado. Morreu em um acidente de carro e seu epitáfio foi escrito pelo jornalista David Nasser. E diz: "Tu, só tu, madeira fria, sentirás toda agonia do silêncio do cantor". A música do dia é A Voz do Violão.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Auxílio-doença de curto prazo pode ser liberado sem perícia

O INSS estuda liberar o auxílio-doença sem o beneficiário ter que se submeter à avaliação da perícia médica na agência do instituto.

Uma nova proposta prevê concessão automática, apenas com atestado médico, em casos de afastamento de curta duração (de até 30 ou 45 dias -o prazo será definido).

O novo sistema serviria apenas para pedidos auxílio-doença comuns, motivados por doença ou acidente sem relação com o trabalho. Aqueles motivados por acidente no trabalho ou doenças ocupacionais, que geram o auxílio-doença acidentário, continuarão exigindo perícia.

A implementação está prevista para abril de 2014, pelo cronograma da Previdência.
Segundo o INSS, a concessão automática se justifica pelo crescente volume de requisição dos benefícios por incapacidade, que hoje perfazem metade dos pedidos.

Só em julho, a Previdência liberou 415 mil benefícios ao todo, 213 mil dos quais eram de auxílio-doença. O instituto diz ainda que 41% dos benefícios de auxílio-doença costumam durar até 60 dias.

SISTEMA ATUAL
Hoje, o trabalhador que precisa se afastar por mais de 15 dias por acidente ou doença só consegue o auxílio passando pela perícia na agência. A espera média para ser atendido é de 20 dias, mas em Estados como Alagoas e Maranhão o tempo pode dobrar.

Como o INSS tem até 45 para conceder o benefício, o segurado pode esperar mais de dois meses para receber.

O novo projeto prevê que os segurados com atestado de "curta duração" continuem agendando a perícia, e um servidor administrativo fará a liberação do auxílio. Como o sistema ainda está em construção, é possível que outras formas sejam definidas.

O INSS informou que ainda estuda a possibilidade de concessão sem que o segurado vá ao posto previdenciário, mas isso depende de comunicação entre o médico e o sistema da Previdência.

Uma das preocupações com a mudança vem do possível aumento nas fraudes. "Sem perícia, as fraudes podem aumentar", diz o coordenador do Sindicato dos trabalhadores públicos federais em Saúde e Previdência Social de Pernambuco, José Bonifácio.

Concorda o diretor do Sindicato Nacional dos Médicos Peritos Previdenciários, Francisco Eduardo Cardoso Alves. "Só médicos são capazes de confirmar a incapacidade."

O INSS diz que "o processo será continuamente avaliado e acompanhado internamente, como já ocorre".



Taxa de doadores de órgãos aumentou 36% do país desde 2010

A taxa de doadores de órgãos por milhão de habitantes aumentou 36% no país desde 2010, segundo estimativa do Ministério da Saúde. A relação passou de 9,9 para 13,5 no primeiro semestre deste ano.
Nos últimos dez anos, a taxa de negativas para a doação passou do patamar de 80% para 45%.
O indicador revela a parcela das famílias que se recusa a aprovar a doação de órgão de um parente falecido.
Segundo o ministério, a ampliação do número de doadores e de centros especializados para captação de órgãos, nos últimos anos, permitiu zerar a fila de transplantes de córnea em cinco Estados da federação: São Paulo, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
O transplante de córnea responde por cerca de 60% do total de transplantes realizados no país.
O ministro Alexandre Padilha (Saúde) comemorou os números, mas apontou questões a serem resolvidas: a ampliação do número de Estados que realizam transplantes complexos e a garantia da qualidade do armazenamento dos órgãos.
"Ainda temos problemas com o líquido usado para preservar o órgão. Decidimos centralizar a compra." Segundo o ministro, há duas empresas internacionais interessadas em fazer a transferência de tecnologia para a produção nacional da substância.
Padilha reforçou a importância de qualificar as equipes que abordam as famílias de potenciais doadores, já que cabe a elas bater o martelo a respeito da doação ou não do órgão.
Paralelamente ao balanço, o governo lançou a campanha anual para alavancar as doações de órgãos no país, que será veiculada entre os dias 23 e 27 de setembro.
26-09-1909 - HISTÓRIA HOJE - Foi inaugurado o cinema mais antigo do mundo, O KinoPionier, construído na fronteira entre a Alemanha e a Polônia

Carioca mal em teste de honestidade com 16 cidades

De 12 carteiras ‘esquecidas’, população carioca devolveu quatro. Campeã foi capital finlandesa, que entregou 11

Paloma Savedra
Rio - O que poderia medir a honestidade de uma cidade? Para a revista canadense Reader's Digest, a resposta veio de um teste baseado em ‘devolução’ de carteiras feito em 16 metrópoles, e que consagrou a capital da Finlândia, Helsinque, como campeã. Representando o Brasil, o Rio de Janeiro teve nota baixa: ficou em 11º lugar, empatando com Zurique, na Suiça, e Bucareste, na Romênia.
Em Helsinque, capital da Finlândia, 11 de 12 carteiras foram devolvidas
Foto:  Divulgação
Em cada cidade, os repórteres deixaram cair no chão 12 carteiras — com 50 dólares, telefone de contato e fotos de família— em ruas movimentadas, centros comerciais e parques. Eles observaram as atitudes de quem as pegava. Alguns devolviam a uma autoridade ou ligavam para o número, outros seguiam com a lógica do ‘achado não é roubado’.
Das 12 perdidas, a representante da Finlândia registrou 11 devoluções. Já os cariocas devolveram apenas quatro, deixando o Rio na parte de baixo da tabela. Lisboa, em Portugal, foi a pior colocada: apenas uma carteira foi devolvida. Curiosamente, a ‘boa’ ação lisboeta foi de um casal holandês, que logo ligou para o número de contato. Já Madri registrou só duas entregas.
O teste revelou que a honestidade não está atrelada a poder econômico: Mumbai, na Índia, ficou em segundo lugar, com nove ‘devoluções’, à frente de Nova York (EUA) e de cidades europeias.
Ônibus é atingido com pedrada em VR
 Publicação: quarta-feira, 25 de setembro de 2013 (9:48)


Um ônibus da Viação Sul Fluminense, número de ordem 202022, da linha Nossa Senhora do Amparo (distrito de Barra Mansa)-Volta Redonda, foi atingido com duas pedradas, na noite da terça-feira, em Santa Rita do Zarur. O ato de vandalismo foi registrado por volta das 20 horas.
Uma das pedras destruiu o vidro dianteiro direito, enquanto a outra quebrou o vidro perto da porta traseira do veículo. Ninguém foi atingido.
Este é o segundo carro da mesma empresa atacado a pedradas em quatro dias. Na última sexta-feira, um ônibus que passava pela Via Sérgio Braga foi apedrejado no Conforto.
Homem morre em acidente na BR-393
 Publicação: quinta-feira, 26 de setembro de 2013 (7:27)


Antônio Rodrigues Valente Neto, de 30 anos, morreu na noite da quinta-feira em consequência de um acidente entre um carro e um caminhão na BR-393, nas proximidades de Dorândia, distrito de Barra do Piraí. Ele chegou a ser socorrido no Hospital São João Batista, em Volta Redonda, mas não resistiu.
 A vítima morava no bairro Metalúrgico, em Barra Mansa.

História Hoje

26/09 - 07:12
Considerado um dos maiores violonistas de todos os tempos, Baden Powell, foi um dos compositores mais expressivos da música brasileira. Ele morreu aos 63 anos, vítima de infecção generalizada em decorrência de uma pneumonia.
Apresentação José Carlos Andrade
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 26/09/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 12°C
temperatura máxima: 23°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sex - 27/09/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 10°C
temperatura máxima: 25°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sáb - 28/09/2013
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 26/09/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 12°C
temperatura máxima: 23°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sex - 27/09/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 10°C
temperatura máxima: 25°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sáb - 28/09/2013
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 26/09/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 12°C
temperatura máxima: 23°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sex - 27/09/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 10°C
temperatura máxima: 25°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sáb - 28/09/2013
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--
Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!Tema da semana: Meditação.

Chacra (25/09/2013)
O chacra é cada um dos centros de energia espiritual do corpo humano que distribuem a energia através de canais que nutrem órgãos e sistemas. Os sete chacras são: topo da cabeça, terceiro olho/centro da testa, garganta, coração/pulmão, plexo solar, sacro e base da coluna. Acredita-se que os chacras possam ser ativados ou trabalhados a partir da meditação, da recitação de mantras, do uso de cores, de cristais, de essências etc.

>>Definição do iDicionário Aulete:   

chacra1 (cha.cra.)
sf.
1. Campo lavrado e semeado.
2. O mesmo que chácara (1).
[F.: Do quíchua ant. chacra (atual chajra).]
chacra2 (cha.cra)
sm.
1. Rel. Para budistas, hinduístas, iogues e esotéricos, cada um dos centros de energia espiritual (vital) do corpo humano [Acredita-se que os chacras (de número variável conforme a filosofia ou doutrina) possam ser ativados ou trabalhados, a partir da meditação, da recitação de mantras, do uso de cores, de cristais, de essências etc.]
[F.: Do sânscr. chakra, 'roda'; 'círculo'.]

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Comemora-se, no dia 25 de setembro, o dia nacional do trânsito.
De acordo com o artigo primeiro, § 1º da lei de trânsito em vigor no Brasil, “Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.”
O trânsito é importante para a economia de um país, por interligar produções industriais ou naturais aos consumidores, através dos meios de transporte. Além disso, proporcionando o fluxo de pessoas para o trabalho, escola, médico, diversão, etc.
Pode ser dividido de acordo com as vias que utiliza, sendo terrestres, aéreas ou marítimas, todos controlados por uma legislação específica.
No trânsito, existem os órgãos especiais, que são responsáveis pelos diferentes setores, como: secretarias municipais de trânsito; DETRAN, COTRAN, etc., que são responsáveis pela sinalização e pela manutenção das condições de uso das vias públicas.
As sinalizações de trânsito são universais, adotando-se a mesma simbologia em todo o mundo, a fim de auxiliar os motoristas em suas viagens.
Nas vias terrestres de todo o território nacional, o tráfego é regulamentado pela Lei nº 9.503, que implantou o novo Código Nacional de Trânsito, entrando em vigor a partir de 1997.
Antes disso, as leis de trânsito estavam muito frouxas, pois o Código utilizado era de 1966, que já estava ultrapassado.
Devido ao aumento do número de carros, adquiridos pela população, passamos a enfrentar grandes movimentações nas cidades. Por ter uma lei que não punia casos graves de imprudência no trânsito, muitos motoristas adotaram um estilo violento de dirigir, causando sérios problemas, chegando a causar acidentes graves e mortes.
Com a adoção da nova lei as normas ficaram mais rígidas, exigindo-se uma postura mais ética do motorista, além de determinar fiscalização rigorosa no veículo – no ato do licenciamento do mesmo. Outro artigo importante da lei é quanto à aplicação de multas, com o sistema de pontuação na carteira do motorista, em consequência ao número de multas levadas.
A pontuação varia de acordo com o tipo de multa: quanto mais grave for a infração, maior o número de pontos ganhos. Com isso, o motorista que somar 20 pontos terá sua carteira apreendida, tendo que passar por um curso de educação para o trânsito, com orientação sobre segurança e manutenção da qualidade no trânsito.
São várias as infrações, mas as consideradas mais graves são: dirigir sem a carteira de habilitação, dirigir com velocidade excessiva à determinada, dirigir após o consumo de bebida alcoólica, todas consideradas gravíssimas. Além dessas, as infrações também são classificadas em graves, médias e leves, tendo cada uma a pontuação específica.
Segundo a Lei, a educação para o trânsito deve ser adotada nas escolas, desde as séries iniciais, a educação infantil, transcorrendo pelo ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, a fim de educar os cidadãos fazendo-se um trabalho de conscientização dos mesmos.
Médico, professor, antropólogo e considerado o pai da radiodifusão brasileira, Edgar Roquete Pinto  nasceu em 25 de setembro de 1884, na cidade do Rio de Janeiro; faleceu na mesma cidade, em 18 de outubro de 1954.
Formou-se médico na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1905. Trabalhou como professor assistente de Antropologia em 1906, lecionou História Natural na Escola Normal do Distrito Federal em 1916, e, em 1920,  Fisiologia na Universidade Nacional do Paraguai.
No ano de 1912, trabalhou como etnógrafo, sociólogo, geógrafo, arqueólogo, botânico, zoólogo, fotógrafo, exercendo entre outras atividades na Missão Rondon, através da qual conheceu os índios nambiquaras. Desta missão trouxe filmes, relatos e conteúdo para o livro “Rondônia – Antropologia etnográfica”, lançado em 1917.
Em 1926, organizou, como diretor do Museu Nacional, uma importante coleção de filmes científicos. Foi membro de várias instituições como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Academia Brasileira de Ciências, Sociedade de Geografia, Academia Nacional de Medicina, Academia Brasileira de Letras e ajudou a fundar o Partido Socialista Brasileiro.
Em 1923, com o apoio da Academia Brasileira de Ciências, fundou a primeiraestação de rádio no Brasil, referida como “Sociedade Rádio do Rio de Janeiro” de cunho educativo e cultural. A rádio era mantida pelos seus associados.
Devido a problemas financeiros, Roquete Pinto a concedeu ao Ministério de Educação e Cultura, até hoje a emissora é conhecida como Rádio MEC. Entrou para a Academia Brasileira de Letras em 1927, ocupando a cadeira 17, sucedeu Osório Duque-Estrada. Assumiu a cadeira recepcionado por Aloísio de Castro em 3 de março de 1928.
Em 1934, fundou a Rádio Escola Municipal do Rio de Janeiro, passando a ser referida como Rádio Roquete Pinto em 1946.
Na inauguração da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, ocorrida em 20 de abril de 1923, Roquete Pinto pronunciou: “Todos os lares espalhados pelo imenso território do Brasil receberão livremente o conforto moral da ciência e da arte. A paz será realidade entre as nações. Tudo isso há de ser o milagre das ondas misteriosas que transportarão, no espaço, silenciosamente, as harmonias. Que incrível meio será o rádio para transformar um homem em poucos minutos, se o empregarem com alma e coração!”
O evento de inauguração da rádio ocorreu na sala de física da Escola Politécnica, utilizaram um equipamento de radiotelegrafia trazido pela Western Eletric dos EUA. A rádio recebeu como doação um transmissor de 10 wats de uma fábrica argentina, a Pekan. Posteriormente, a rádio conseguiu um transmissor de 1 quilowatt da Marconi Wireless, o que permitiu a expansão da potência da rádio.

História Hoje

25/09 - 07:15
Nasceu em 1884, no Rio de Janeiro. Considerado o pai do Rádio no Brasil, foi também médico legista, professor, escritor, antropólogo, etnólogo e ensaísta. Criou a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira emissora de rádio da país, com o intuito de difundir a cultura  e educação por este meio, por volta de 1923.
Apresentação José Carlos Andrade
25/09/2013 00:01

Em 1974 morreu o sambista Donga

Donga se chamava Ernesto Joaquim Maria dos Santos e foi autor de Pelo Telefone, considerado o primeiro samba gravado da história. Além de Pelo Telefone, ele foi autor de outras músicas. Fez parte da Orquestra Típica Donga-Pixinguinha e depois dos Oito Batutas. A música do dia de hoje é Pelo Telefone, o primeiro samba gravado na história.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 25/09/2013
Nublado com aberturas de sol à  tarde. Pode garoar de manhã e à noite.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 23°C
probabilidade de chuva: 40%
quantidade de chuva: 2mm
--

Qui - 26/09/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 11°C
temperatura máxima: 21°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sex - 27/09/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 11°C
temperatura máxima: 23°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Aulete Digital – Palavra do dia: A palavra é sua!Tema da semana: Sua meditação.

Mantra (24/09/2013)
 
O mantra é uma formula mística e ritual recitada ou cantada repetidamente pelos fiéis de certas correntes budistas e hinduístas. O termo é uma palavra em sânscrito que significa ‘controle da mente’. O mantra é repetido de forma a auxiliar a concentração durante a meditação. A autora apresenta alguns mantras como ‘Namo Amito’ (glória a Buda), ‘Om Sri Shanaishwaraya Swaha’ (Om e saudações a Saturno, o planeta dos ensinamentos), entre outros.
 
>>Definição do iDicionário Aulete:   

(man.tra)
sm.
1. Rel. Fórmula mística e ritual recitada ou cantada repetidamente pelos fiéis de certas correntes budistas e hinduístas.
2. Fil. No tantrismo, fórmula que supostamente materializa a divindade invocada.
[F.: Do sânsc. mantra.]