Rádio Acesa FM VR: 2015-12-27

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Pessoas com doenças raras ou graves poderão receber atendimento prioritário

Pessoas com doenças raras ou graves poderão receber atendimento prioritário em bancos e repartições públicas. O benefício consta de projeto de lei (134/15 e apensados) aprovado na Comissão de Viação e Transportes da Câmara. O texto reúne propostas de vários deputados consolidadas pelo relator, deputado Nelson Marquezelli, do PTB paulista. O mesmo atendimento prioritário já assegurado às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às mães que amamentam e às pessoas acompanhadas de crianças de colo também passaria a ser garantido às pessoas com doenças raras ou graves, como esclerose múltipla, câncer, aids e doença de Parkinson, por exemplo. A proposta também obriga as concessionárias e as empresas públicas de transporte coletivo a reservarem assentos devidamente identificados para esse público prioritário. O deputado Nelson Marquezelli argumenta que a saúde frágil das pessoas com doenças raras ou graves justifica a medida.

Câmara aprova projeto que considera deficiente quem tiver perda auditiva unilateral

Câmara aprova projeto (PL 1361/15) que inclui na lista de pessoas deficientes quem tiver perda auditiva unilateral. Atualmente a legislação só reconhece como deficiência auditiva a surdez bilateral, ou seja, dos dois ouvidos (Decreto 5296/04).
Para unificar o conceito, a proposta estabelece que deficiência auditiva constitui a perda unilateral ou bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 hertz, 1.000 hertz, 2.000 hertz e 3.000 hertz.
Na opinião do autor da proposta, Arnaldo Faria de Sá, do PTB de São Paulo, o decreto que define o conceito no Brasil traz uma lacuna ao restringir a deficiência auditiva à perda bilateral. Na justificativa da proposta, ele acrescenta que o entendimento da perda auditiva unilateral como deficiência auditiva irá possibilitar o acesso à reserva de vagas em concursos públicos e na chamada "Lei das Cotas".
Segundo a otorrinolaringologista Camila Campos, os pacientes com surdez unilateral têm dificuldade de se comunicar em ambientes ruidosos e dificuldade de lateralizar o som, mas ela não acredita que isso deixe a pessoa impossibilitada.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Africanos dominam a São Silvestre mais uma vez e aumentam jejum do Brasil

Na 91ª edição da prova, disputada na manhã desta quinta-feira, o triunfo na prova masculina ficou com Stanley Biwott, do Quênia. No feminino, o triunfo foi de Yimer Wude Ayalew , da Etiópia. Com isso, já se completam cinco edições sem vitórias do Brasil entre os homens e nove entre as mulheres.

Projeto de lei é aprovado a favor do consumidor de energia elétrica

As Comissões de Minas e Energia, de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça aprovaram o projeto de lei (PL 1973/11) que obriga as distribuidoras de energia elétrica a realizar campanha permanente para esclarecer quem tem direito à tarifa social de energia. A divulgação obrigatória poderá ser feita na própria conta de luz ou no site da distribuidora de energia. Além disso, a empresa deverá manter equipe treinada para prestar esclarecimentos aos consumidores. A tarifa social de energia elétrica é um desconto na conta de luz concedido a famílias com renda per capita de até meio salário mínimo e inscritas no cadastro único de programas sociais do governo federal. Quem recebe algum benefício de prestação continuada da Assistência Social também tem direito ao desconto, que varia de acordo com a faixa de consumo de energia elétrica.

Projeto que permite instalação de suporte para bicicleta em ônibus tramita na Câmara

Desde o início de dezembro está na Comissão de Viação e Transportes projeto (PL 1488/15) que permite às empresas de transporte coletivo instalar suportes para bicicleta em seus ônibus. A proposta, de autoria do deputado Rogério Rosso, do PSD do Distrito Federal, foi aprovada em outubro pela Comissão de Desenvolvimento Urbano e estabelece que os suportes poderão ser instalados na parte traseira ou dianteira dos ônibus, os chamados "bike bus". Em 2010 a cidade de São Paulo iria começar a experiência com os bike bus, mas uma determinação na época passou a proibir que os ônibus tivessem qualquer tipo de estrutura na frente do veículo, onde ficariam os bike bus. O relator na comissão, deputado Leopoldo Meyer, do PSB do Paraná, explica que a intenção da proposta é resolver impasses como esse, pois altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97) para estabelecer que o Contran, Conselho Nacional de Trânsito, discipline a implantação dos suportes.

Feliz ano novo!

Bom dia!

Quinta-feira, 31 de dezembro de 2015.
Ano Novo

No Ano Novo, ou também conhecido como Réveillon, comemoramos o fim de um ano e a chegada de um novo!

As celebrações mais modernas aqui do Brasil é a queima de fogos da Praia e Copacabana no Rio de Janeiro, e na Avenida Paulista em São Paulo.

A comemoração é feita com uma ceia de Ano Novo na véspera do dia 1º, e após a meia noite é de costume a queima de fogos de artifícios, que são aquelas lindas luzes coloridas e brilhantes que vemos no céu na noite de Ano Novo. Porém, devemos manter a distância e só devem ser manuseados por adultos, e mesmo assim tomando os devidos cuidados.

No Ano Novo também, muitas pessoas se encontram na sua respectiva igreja, para fazer o seu agradecimento a Deus, pelo privilégio da vida.

Talvez a principal ideia para se evocar no primeiro dia do ano seja a confraternização entre os povos e a paz mundial. Não é à toa que o dia 1º de janeiro é justamente o Dia da Paz Mundial e da Confraternização Universal.

Feliz 2016.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Hoje é o último dia de expediente ao público nos bancos do país.



Brasil – Hoje (30) é o último dia de funcionamento normal das agências bancárias em todo o país. As informações são da Agência Brasil.

Na quinta-feira (31), os bancos ficarão fechados para atendimento ao público, e o trabalho será interno para fechamento de balanço do ano.

O expediente bancário será retomado na próxima segunda-feira, 4 de janeiro.

As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo) e os carnês que estiverem com vencimento nas datas em que as agências estiverem fechadas poderão ser pagos no primeiro dia útil seguinte ao feriado, ou seja, no dia 4 de janeiro, sem a incidência de multa por atraso.

Os tributos federais, estaduais e municipais já estão com data ajustada em relação ao calendário de feriados.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta o público a utilizar os caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados) para realizar operações bancárias.

As contas com códigos de barra poderão ser pagas nos próprios caixas automáticos.
Outra opção é o agendamento dos pagamentos das contas de consumo nos bancos.
Já em relação aos boletos bancários, os clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado – DDA.

Volta Redonda, 30 de dezembro de 2015. Dia da criação do vale do aço.

O Parque Ipanema é um dos atrativos de Ipatinga disponível no Portal do Estado
Bom dia!
Quarta-feira, 30 de dezembro de 2015.

Dia da Criação do Vale do Aço (1998)

A Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), mais conhecida simplesmente por Vale do Aço, é uma região metropolitana brasileira no estado de Minas Gerais, na Região Sudeste do país. Foi instituída pela lei complementar nº 51, de 30 de dezembro de 1998, sendo efetivada como região metropolitana em 12 de janeiro de 2006. Além de Ipatinga, que sedia a agência metropolitana desde janeiro de 2012, é composta pelas cidades de Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo e pelo colar metropolitano, que é constituído por outros 24 municípios.

A região se tornou conhecida internacionalmente em virtude das grandes empresas que se encontram presentes, a exemplo da Cenibra (em Belo Oriente), Aperam South America (em Timóteo) e Usiminas (Ipatinga), todas com um crescente volume de produtos exportados, e corresponde ao segundo maior pólo urbano-industrial do estado. Segundo estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os quatro principais municípios reuniam, em 2014, um total de 481 486 habitantes.

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Dores e problemas ortopédicos podem ser causa no uso excessivo de celular

Pessoas que sente muitas dores nas costas. Suspeitando de escoliose ou algo do tipo, deve procurar um ortopedista. A causa de tanto transtorno? O uso intensivo do aparelho celular.
Ao digitar no celular, geralmente se curva a cabeça para frente e tensiona os ombros e braços para segurar o aparelho.
Um estudo publicado no periódico "Surgical Technology International" avaliou a tensão na coluna cervical -região do pescoço- conforme a inclinação da cabeça.

Quatorze anos sem Cássia Eller

A cantora morreu em 2001
Cássia Eller começou na música aos 14 anos, ao ganhar um violão. Quatro anos depois chegou a Brasília, fez coral e virou cantora de forró. Foi vocalista do Massa Real, um trio elétrico extinto da cidade. Depois foi para Minas Gerais trabalhar de servente de pedreiro e, sem terminar o ensino médio, virou uma das maiores cantoras do Brasil.

Volta Redonda, 29 de dezembro de 2015. Thomas Edson patenteia o rádio.

Bom dia!
Terça-feira, 29 de dezembro de 2015.
1891 — Thomas Edison patenteia o rádio.
Thomas Alva Edison foi um inventor americano responsável por registrar 2.332 patentes em seu nome. Foi ele quem registrou a patente de sistemas de acoplamento eletrostáticos entre terminais elevados, o que posteriormente seria conhecido como o rádio, um dos inventos mais importantes da história das telecomunicações.

O princípio do rádio é a transmissão de sinais através do espaço por radiações eletromagnéticas. Com essa ideia, foram realizados vários experimentos sobre esse tipo de transmissão.

Em 29 de dezembro de 1889 foi instituido como hino oficial do Estado do Rio de Janeiro, intitulado Hino 15 de Novembro, foi composto em 1889 pelo maestro da banda da Força Militar do Estado do Rio de Janeiro (atual Polícia Militar) João Elias da Cunha e oferecido ao primeiro Governador após da proclamação da República, Dr. Francisco Portela, por ele. A letra do hino é do poeta fluminense Antônio José Soares de Souza Júnior.

Não confundir com "Cidade Maravilhosa", Hino da Cidade do Rio de Janeiro, nem com o Hino composto por ocasião do IV Centenário da capital fluminense.

1992 — Fernando Collor de Mello renuncia à Presidência da República do Brasil e Itamar Franco assume o cargo definitivamente.

1994 — O presidente brasileiro Itamar Franco aprova a lei que garante a homens e mulheres não casados o direito a pensão alimentícia e a herança de companheiros mortos.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Estréia do cinema!

Aniversário da estréia do cinema. Tudo começou com os irmãos Lumière em 1895Louis e Auguste eram filhos do fotógrafo e...
Posted by RÁDIO ACESA FM Volta Redonda RJ Br on Segunda, 28 de dezembro de 2015

Acordo ortográfico só entrará em vigor em 2016

Mudanças na língua portuguesa já são constatadas no dia a dia e ainda geram muitas dúvidas. Fique por dentro das novas regras

As novas regras do acordo ortográfico começam a ser obrigatórias no País a partir de 1º de janeiro de 2016. Entretanto, vários brasileiros ainda têm dúvidas sobre como foi o processo, e principalmente, quais são as mudanças ocorridas.

O acordo, que visa padronizar a ortografia da língua portuguesa, foi assinado em 1990 entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Na época, o Timor-Leste, que hoje faz parte da CPLP, ainda não era uma nação independente. O país só aderiu ao acordo em 2004, após tornar-se independente.

Cada país ratificou o documento assinado e definiu os prazos para a entrada em vigor do novo acordo. Em Portugal, a reforma foi ratificada e promulgada em 2008 e as novas regras entraram em vigor em maio de 2009, com a previsão de se tornarem obrigatórias em seis anos a partir dessa data. 

No Brasil, o acordo foi ratificado em setembro de 2008 e as novas regras já estão em uso, embora em caráter não obrigatório, desde 1º de janeiro de 2009. A princípio, as medidas seriam aplicadas de modo obrigatório a partir de janeiro de 2013, mas o governo brasileiro, após consultas a envolvidos no processo, preferiu dar mais tempo para a implantação.

Alterações
Com a medida, a língua portuguesa será alterada em 0,8% dos vocábulos no Brasil e 1,3% em Portugal. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as alterações devem facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países e ampliar a divulgação do idioma e da literatura.
Confira as mudanças:

Alfabeto
Hoje tem 23 letras, agora passa a ter 26. O k, w e y voltam ao alfabeto oficial, porque o acordo entende que é um contra-senso haver nomes próprios e abreviaturas com letras que não estavam no alfabeto oficial (caso de kg e km).
Além disso, são letras usadas pelo português para nomes indígenas (as línguas indígenas são ágrafas, mas os linguistas estudiosos desses idiomas assim convencionaram). Na prática: nenhuma palavra passa a ser escrita com essas letras - "quilo" não passa a ser "kilo" - por serem "pouco produtivas" ao português.

Somem da ortografia

Trema

Somem de toda a escrita os dois pontos usados sobre a vogal "u" em algumas palavras, mas apenas da escrita. Assim, em "linguiça", o "ui" continua a ser pronunciado. Exceção: nomes próprios, como Hübner.

Acento diferencial

Também desaparecem da escrita. Portanto, pelo (por meio de, ou preposição + artigo), pêlo (de cachorro, ou substantivo) e pélo (flexão do verbo pelar) passam a ser escritos da mesma maneira. Exceções: para os verbos pôr e pode - do contrário, seria difícil identificar, pelo contexto, se a frase "o país pode alcançar um grande grau de progresso" está no presente ou no passado.
Acento circunflexo 
Desaparece nas palavras terminadas em êem (terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo de crer, ver, dar...) e em oo (hiato). Caso de crêem, vêem, dêem e de enjôo e vôo.

Acento agudo

1 - Nos ditongos abertos éi e ói, ele desaparece da ortografia. Desta forma, "assembléia" e "paranóia" passam a ser assembleia e paranoia. No caso de "apóio", o leitor deverá compreender o contexto em que se insere – em "Eu apoio o canditato Fulano", leia-se "eu apóio", enquanto "Tenho uma mesa de apoio em meu escritório" continua a ser escrito e lido da mesma forma.
2 - Desaparecem no i e no u, após ditongos (união de duas vogais) em palavras com a penúltima sílaba tônica (que é pronunciada com mais força, a paroxítona). Caso de feiúra.

Uso do Hífen

Deixa de existir na língua em apenas dois casos:

1 - Quando o segundo elemento começar com s ou r. Estas devem ser duplicadas. Assim, contra-regra passa a ser contrarregra, contra-senso passa a ser contrassenso. Mas há uma exceção: se o prefixo termina em r, tudo fica como está, ou seja, aquela cola super-resistente continua a resistir da mesma forma.

2 - Quando o primeiro elemento termina e o segundo começa com vogal. Ou seja, as rodovias deixam de ser auto-estradas para se tornarem autoestradas e aquela aula fora do ambiente da escola passa a ser uma atividade extraescolar e não mais extra-escolar.

Em Portugal

Caem o "c" e o "p" mudos, como "óptimo" e "acto". Passam a ser grafadas como o Brasil já fazia. Palavras como "herva" e "húmido" também passam a ser escritas como aqui: erva e úmido.

Aplicativo permite consulta

A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou um aplicativo gratuito de consulta a ortografia chamado  "Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp)". Com ele, é possível ter acesso em smartphones e tablets aos quase 400 mil verbetes que já seguem as novas regras previstas no Acordo Ortográfico. É uma solução rápida para tirar dúvidas de como se escreve alguma palavra.

Portal Brasil, com informações da EBC  e Ministério da Educação

domingo, 27 de dezembro de 2015

Fortes chuvas de ontem, causa danos em Volta Redonda

Chuva causa destruição na tarde deste ontem em Volta Redonda.
Em pouco tempo de chuva, vários estabelecimentos ficaram danificados e o trânsito ficou atrapalhado devido as panes dos semáforos no bairro aterrado.

Volta Redonda, 27 de outubro de 2015. Dia da criação do Dip pelo, então, presidente Getúlio Vargas.

Bom dia.
Domingo, 27 de deezembro de 2015.
Getúlio Vargas criou poderoso instrumento de censura há 76 anos.
O Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) foi criado na Era Vargas, em 1939, para promover a propaganda política do então presidente. Por seis anos, foi um poderoso instrumento de censura e deu origem ao Departamento Nacional de Informações (DNI), que depois virou Serviço Nacional de Informações (SNI). O SNI foi extinto e abriu caminho para a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE ) e para a atual Agência Brasileira de Inteligência (Abin).