Rádio Acesa FM VR: 2024-03-10

sábado, 16 de março de 2024

Manutenção emergencial na rede de captação da ETA São Sebastião prejudica abastecimento em bairros de Barra Mansa

Trabalhos foram realizados durante a madrugada e o abastecimento retornou por volta das 5h45

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) informa que precisou realizar uma manutenção emergencial na rede de captação de água da ETA São Sebastião, o que afetou o abastecimento dos bairros Centro, Santa Rosa, Monte Cristo, Apóstolo Paulo, Jardim América e parte do Ano Bom. De acordo com o diretor da autarquia, José Geraldo Santos, o Zeca, o serviço precisou ser executado devido a um incidente com uma empresa particular.

_ Na noite de terça-feira, a manutenção realizada pela Lactaliis, em sua rede, danificou a tubulação do Saae. Logo que o incidente foi reportado, a autarquia iniciou imediatamente o trabalho de reparo, contando com o apoio da equipe da empresa. Por conta disso, o abastecimento realizado pela ETA São Sebastião precisou ser interrompido das 23h da noite de terça-feira até às 5h45 desta quarta-feira – explicou Zeca.

A autarquia reforça a importância de a população adotar medidas preventivas, pois a retomada do serviço está ocorrendo de forma gradual. Em caso de dúvidas, o telefone para contato é (24) 3512-4333.

Reunião é realizada para tratar assunto de construção de viaduto no Parque Maíra,em Pinheiral

As obras de construção do viaduto que dá acesso ao bairro Parque Maíra foi tema de reunião realizada na última terça-feira, 12, entre o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa e representantes da empresa MRS Logística. 

Os serviços foram iniciados no começo deste ano e a construção do viaduto visa diminuir os acidentes envolvendo motoristas e pedestres. Mesmo com as condições climáticas adversas, principalmente causados pelas chuvas que atingem a região, a empresa informou que os trabalhos estão progredindo, e a estimativa para a finalização do projeto continua sendo para ocorrer no mês de julho. 

Durante o encontro,  também foram apresentados investimentos e propostas de adequação nas passagens em nível do Parque Maíra, Domingos Mariano e Rolamão, que atende às obrigações da concessionária junto ao Governo Federal. Os investimentos com foco em segurança estão sendo desenvolvidos com base em estudos de tráfego para garantir as melhores soluções em mobilidade urbana e acessibilidade. 

Após essa reunião, a MRS retornará ao município para realizar a apresentação completa, que é composta por normas e documentos técnicos que fundamentam e resguardam a empresa e gestão municipal envolvidos nos serviços, bem como a entrega do relatório antes da intervenção final. 

O prefeito Ednardo Barbosa, destacou a importância dessas reuniões com a empresa para que os pontos necessários como a segurança de toda a população seja garantida. 

- Atendendo a uma solicitação dos moradores do bairro Parque Maíra, a construção do viaduto estava no meu plano de governo para este meu segundo mandato e após anos de muito trabalho e encontros, conseguimos tirar do papel e colocar em prática. As obras vão proporcionar mais tranquilidade e bem-estar para quem trafega pela área, além de eliminar os riscos de acidentes na localidade- falou o prefeito. 

De acordo com Verônica Mageste, gerente de relacionamento institucional no Rio de Janeiro da MRS, a parceria junto à Prefeitura de Pinheiral tem sido fundamental para a consolidação desses projetos que visam maior segurança, mobilidade urbana e harmonia entre a cidade e a ferrovia. 

- Estamos confiantes de que vamos entregar o viaduto do Parque Maíra e os investimentos em vedação, adequação de passagens de veículos e passagens de pedestres no prazo acordado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)- disse a gerente.

sexta-feira, 15 de março de 2024

Polícia estoura gráfica do tráfico de drogas no bairro Padre Josimo, em Volta Redonda

Um homem de 58 anos acabou preso após policiais civis estourarem uma gráfica a serviço do tráfico de drogas no bairro Padre Josimo, em Volta Redonda. A ação aconteceu nesta sexta-feira, dia 15, na Rua 24.

Os policiais chegaram até o local através de uma investigação do serviço de inteligência.

A gráfica produzia etiquetas para endolação de drogas da facção do Comando Vermelho para toda a cidade de Volta Redonda e região Sul Fluminense.

Durante as investigações, uma mulher foi vista saindo da residência com documentos impressos em suas mãos, ela foi identificada como esposa do homem responsável pela gráfica.

Ainda no local, foram encontrados centenas de folhas com 50 etiquetas em cada página, vários pacotes com folhas, impressoras, CPU e telefone celular. Haviam também vários envelopes para remessa das etiquetas, divididos por 8 bairros, cada um era nomeado com nome de um país.

O local onde se encontra a residência é dominado pela organização criminosa CV, tendo como liderança o "Marcelo Paraíba".

O responsável pela gráfica do tráfico de drogas foi detido e encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Volta Redonda. A ação faz parte de uma investigação em andamento para desmantelar as atividades criminosas na região.

O preso será recolhido ao sistema penitenciário, onde permanecerá acautelado para prosseguimento da investigação e à disposição da Justiça.

Falta de atenção, desrespeito as leis de trânsito e até sinalização precária são as causas de acidentes em Volta Redonda

Câmeras de segurança da secretaria têm flagrado acidentes nas últimas semanas que poderiam ter sido evitados; prefeitura oferece capacitação para motociclistas
Imprudência e falta de atenção podem ser fatais quando o assunto é trânsito. Por isso, a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda está reforçando as fiscalizações de trânsito e ações educativas que buscam mostrar a importância de os motoristas respeitarem as leis de trânsito para evitar colisões que possam causar consequências graves, como mortes ou sequelas. Nas últimas semanas, câmeras da Ordem Pública têm flagrado acidentes que poderiam ser evitados.

As colisões em cruzamentos, seja por desatenção ou desrespeito às regras de trânsito, como por exemplo conversões proibidas, têm sido comuns. Para combater e atuar na prevenção de acidentes, o secretário de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, lembrou que a secretaria, por meio da Guarda Municipal e o Sistema Integrado de Segurança Pública, vem realizando fiscalizações de trânsito constantemente que têm como alvo os condutores sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e as motocicletas sem equipamentos obrigatórios de segurança. O objetivo é combater atos irresponsáveis e garantir a segurança de todos no trânsito.

“Temos percebido que há acidentes que ocorrem simplesmente pela falta de atenção ou desconhecimento das leis de trânsito. Por exemplo, nas regras de trânsito, os veículos maiores têm sempre que proteger o menor, sendo o motociclista, o ciclista e o pedestre os mais vulneráveis. Dirigir é um compromisso com a sua vida e com a vida do outro, então a pessoa que conduz um veículo precisa ser habilitada. A educação é o melhor caminho para a diminuição do número de acidentes”, disse Luiz Henrique.

Redes sociais e projetos de educação
 
Além das ações rotineiras nas ruas, a Semop promove campanhas e projetos educativos. Em suas redes sociais, através de vídeos de acidentes reais, a secretaria busca alertar e orientar motoristas e pedestres para a construção de um trânsito mais seguro.

“Diariamente registramos pelas câmeras do projeto ‘Cidade Monitorada’ acidentes que poderiam ter sido evitados. Procuramos divulgar esses casos para que sirvam de exemplos e possamos fazer um trânsito mais seguro. Todo cuidado e atenção são necessários quando estamos conduzindo um veículo. Não use o celular enquanto dirige, fique atento aos sinais sonoros, não ultrapasse o sinal vermelho, atenção e velocidade baixa em cruzamentos. São algumas dicas que evitam situações que acarretam danos físicos ou materiais”, concluiu o secretário municipal de Ordem Pública.

Outro projeto da Semop é a Minicidade do Trânsito, espaço reinaugurado e localizado no interior da Ilha São João. O local recebe crianças e adolescentes que aprendem de forma lúdica orientações e ensinamentos sobre leis, placas e sinalizações de trânsito.

Capacitação para motociclistas

A Ordem Pública de Volta Redonda também oferece curso gratuito de pilotagem para motociclistas habilitados. As aulas acontecem, mediante agendamento prévio, todas as segundas-feiras no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, no bairro Aero Clube.  

Os alunos aprendem no curso de pilotagem técnicas que ajudam a prevenir acidentes, além de noções de educação no trânsito. A capacitação conta com conteúdo teórico e prático e é ministrada pela escola do multicampeão e piloto profissional Helder Shad. A parte teórica conta com a participação do corregedor da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), inspetor Valdo Rocha.

Ao todo, são oito horas de aula. Entre os assuntos abordados estão o uso correto dos freios em pista reta ou curva, aceleração, posicionamento correto da motocicleta, uso do equipamento de segurança e manutenção preventiva do veículo, entre outras técnicas.

Como se inscrever

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, na Semop, que fica na Ilha São João, ou pelo telefone (24) 3340-2290, entre as 9h e 11h30 e das 14h às 17h30. Os interessados precisam ter CNH e possuir moto de qualquer categoria, já que as aulas ocorrem no veículo do aluno.

Homem é preso com veículo clonado em Volta Redonda

Foto: divulgação da Polícia Civil

Um homem, de 32 anos, foi preso em flagrante com um carro clonado em Volta Redonda. Ele foi abordado por volta das 16h da tarde desta sexta-feira, dia 15, no bairro Jardim Vila Rica.

De acordo com as informações da polícia, o suspeito estava circulando com o veículo na cidade algum tempo e, com o trabalho de inteligência, foi possível chegar até ele.

Após averiguar o veículo, os agentes constataram que o carro possuia registro de roubo/furto no estado de São Paulo e que havia sinais de adulterações nos itens de identificação.

Após esta confirmação, o suspeito foi preso em flagrante e conduzido a 93ª DP.

Os policias, agora, ampliarão suas investigações para identificar os responsáveis pelo roubo e pela clonagem do veículo.

Olheiro do tráfico de drogas é preso no bairro Padre Josimo, em Volta Redonda

Foto: divulgação da Polícia Civil

Um homem, de 26 anos, foi preso nesta sexta-feira, dia 15, ao ser flagrado vigiando a polícia em favor do tráfico de drogas no bairro Padre Josimo, em Volta Redonda.

A ação aconteceu por volta dás 11h, quando policiais civis averiguavam a informação de traficantes na Rua Quinze.

Ainda no local, 5 jovens foram vistos em atitudes suspeitas, eles foram revistados e, com um deles havia um celular, onde na tela havia imagens ao vivo de um conjunto de câmeras de monitoramento, que filmavam as bocas de fumo daquela localidade.

Ao ser indagado pelos policiais a respeito das imagens, o suspeito revelou que é integrante da organização criminosa CV e que recebia a quantia de R$ 100,00 para monitorar num “plantão” de 24 horas.

O suspeito, responsável por monitorar a movimentação de pessoas na região para alertar sobre a presença policial, foi detido em flagrante.

A Polícia Civil de Volta Redonda continuará com as investigações para identificar e deter outros envolvidos nas atividades ilícitas. A ação faz parte de uma operação maior para combater o tráfico de drogas na região e desmantelar as redes criminosas que atuam no local. As autoridades estão empenhadas em garantir a segurança da comunidade e coibir o crime organizado.

Suspeito de tráfico drogas e de roubos na região é preso no bairro Açude IV, em Volta Redonda

Foto: divulgação da Polícia Militar
Um suspeito de 19 anos foi preso com uma pistola munida e drogas no bairro Açude IV, em Volta Redonda, na tarde desta sexta-feira, dia 15.

Ele foi localizado numa casa abandonada na Rua Bom Pastor, onde tinha se instalado há poucas semanas.

De acordo com a Polícia Militar, o jovem foi monitorado por agentes do serviço de inteligência da Polícia Militar e abordado quando estava chegando ao local.

Numa casa, outra abandonada próximo ao local, os agentes encontraram 410 pinos com cocaína, 21 pedras de crack, 5 celulares e um cinto tático.

Além da arma, uma pistola calibre 9 milímetros e 2 carregadores como 20 munições intactas e as drogas, duas mulheres também foram encaminhadas a 93ª DP como testemunhas.

O preso é suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas e de supostamente cometer roubos na região Sul Fluminense.

Cemitério de Barra Mansa passará a ter atendimento de técnicos de enfermagem

Local também vem recebendo diversas outras melhorias para dar mais conforto às pessoas que perderam entes queridos
Um convênio está sendo firmado entre a Prefeitura de Barra Mansa e a Cruz Vermelha para contratar estagiários de técnicos em enfermagem para atuar em casos de emergência ocorridos durante velórios e sepultamentos no cemitério municipal.
 
Além disso, o cemitério está passando por diversas reformas, como, por exemplo, a ampliação das gavetas. A previsão é que em até 40 dias mais 190 sejam entregues. O prédio administrativo também será reformado e modernizado e as capelas receberão aparelhos de ar-condicionado.  

De acordo com o secretário da SMASDH, Fanuel Fernando, já houve uma primeira reunião com a equipe da diretoria da Cruz Vermelha de Barra Mansa e, na segunda-feira, dia 18, o ofício será encaminhado para a instituição.

Volta Redonda inicia 2024 líder na geração de empregos no Sul Fluminense

Dados do Caged de janeiro deste ano mostram saldo positivo na criação de novos postos de trabalho, com a Indústria liderando entre os setores 
Volta Redonda começou 2024 com saldo positivo na geração de empregos. Os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta sexta-feira (15), referentes ao mês de janeiro deste ano, apontam mais admissões do que demissões no período, colocando a cidade como a primeira do Sul Fluminense e quarta do estado do Rio de Janeiro. 

De acordo com os dados do Caged, em janeiro foram registradas 2.834 contratações contra 2.498 desligamentos em Volta Redonda – saldo positivo de 336 novas oportunidades criadas. Esse índice coloca o município na liderança da geração de empregos na região Sul Fluminense. No estado, Volta Redonda está posicionada em quarto: Seropédica, Rio de Janeiro e Niterói ocupam as primeiras posições. 

O setor que mais criou novos postos de trabalho foi a Indústria: 281 – foram 677 admissões e 396 demissões em janeiro. Em seguida vem o setor de Serviços, com saldo de 85 novas vagas (1.128 contratações contra 1.043 desligamentos). O saldo positivo também teve a contribuição da área da Construção, com 66 novas oportunidades geradas: 242 admissões e 176 demissões. A lista divulgada pelo Caged conta ainda com números dos setores de Agropecuária e Comércio, com saldos negativos de 3 e 93, respectivamente. 

O prefeito Antonio Francisco Neto lembra que Volta Redonda fechou 2023 como líder na geração de empregos na região, com quase 3 mil vagas criadas no ano passado, e inicia mais um ano com saldo positivo. 

“Desde que retornei, em 2021, foram três anos seguidos recuperando nossa cidade, trabalhando para gerar mais empregos para nossa população. E conseguimos, já que tivemos mais de 9 mil vagas geradas nesse período. Para isso, fizemos parcerias com empresas e instituições, muitas delas gerando oportunidades em obras públicas e privadas. Em janeiro, que costuma ter uma queda nos índices, conseguimos reverter e criar mais postos de trabalho. E a tendência é continuar, já que vamos seguir trabalhando para que a cidade continue se desenvolvendo e gerando empregos”, afirmou o prefeito Antonio Francisco Neto.

Quatro policiais rodoviários federais pela morte da estudante Anne Caroline Nascimento no Rio

Órgão também quer prisão preventiva dos acusados, que devem responder por homicídio qualificado, tentativa de homicídio e mais dois crimes

Anne Caroline Nascimento Silva/Foto: reprodução
O Ministério Público denunciou quatro policiais rodoviários federais pela morte da estudante de enfermagem Anne Caroline Nascimento Silva, de 23 anos, ocorrida em junho do ano passado. A jovem voltava de um restaurante com o marido quando foi atingida por um dos oito tiros de fuzil disparados contra o carro em que estava, na Rodovia Washington Luiz, no Rio de Janeiro. Anne Caroline chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Na denúncia, o MPF pediu a prisão preventiva dos quatro policiais.

Os quatro agentes da PRF devem responder por homicídio qualificado, crime cuja pena pode chegar aos 30 anos de reclusão. Eles ainda foram acusados de cometer fraude processual, tentativa de homicídio e lesão corporal grave na modalidade culposa, já que um dos tiros atingiu um Corsa Max que também seguia pela Washington Luiz, ferindo a diarista Claudia dos Santos. Ela foi atendida, passou por cirurgias e precisou ficar afastada do trabalho.

Na denúncia, o órgão ministerial narra que os policiais rodoviários federais Thiago da Silva de Sá, Jansen Vinícius Pinheiro Ferreira, Diogo Silva dos Santos e Wagner Leandro Rocha de Souza estavam de plantão no 17 de junho de 2023. Por volta das 22h, segundo depoimento de Alexandre Mello, marido de Anne Caroline, uma viatura policial, com os faróis apagados, se aproximou do Jeep Renegade que ele dirigia e passou a perseguir o carro. Pouco depois, os policiais ligaram o giroflex e, sem que houvesse tempo para ordem de parada ou qualquer outra forma de abordagem policial adequada, iniciaram a sequência de oito disparos de fuzil.

Sete tiros atingiram o Jeep Renegade e um deles feriu Anne Caroline. Imediatamente, Alexandre parou o carro e saiu com as mãos levantadas. Ao perceberem que havia uma pessoa ferida, um dos policiais assumiu o volante do Jeep e dirigiu para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, localizado no Bairro da Penha, Rio de Janeiro, com a viatura policial seguindo atrás. Enquanto Anne Caroline era atendida, os quatro policiais teriam adotado atitude de intimidação para com Alexandre, numa espécie de interrogatório prévio e informal. A jovem chegou ao hospital às 22h45 e teve a morte declarada às 2h50 da manhã.

Homicídio qualificado – Na denúncia, o MPF informa que o homicídio de Anne Caroline é qualificado, uma vez que a vítima não teve nenhuma chance de defesa, pois “os sete projéteis que atingiram o Jeep Renegade Sport foram disparados pela traseira do veículo, por meio de um fuzil de assalto de longo alcance e grosso calibre”. O órgão sustenta que os quatro policiais devem responder pelo crime, embora apenas um tenha feito os disparos. “A autoria delitiva não se resume à prática da ação nuclear descrita no tipo penal. Basta que haja prévia confluência de vontades para que se configure o liame subjetivo necessário à configuração da coautoria”, explica o procurador da República Eduardo Benones. Além disso, depoimentos mostram que o policial autor dos tiros teria sido instigado pelos colegas a disparar.

“Disparar oito tiros de fuzil contra a traseira de determinado veículo em movimento que, evidentemente, estava sendo conduzido por alguém, é um inegável atentado contra a vida”, afirma Eduardo Benones. O procurador da República sustenta que, ao atirar, os policiais teriam assumido o risco de matar alguém, circunstância que motivou a denúncia pelo crime de tentativa de homicídio no caso de Alexandre. Para o MPF, a morte do motorista do Jeep Renegade só não ocorreu por “circunstâncias alheias à vontade dos denunciados”.

Já no caso da diarista Claudia, que, de fato, foi ferida, o crime apontado é lesão corporal grave culposa. A denúncia destaca que a pena poderá ser aumentada em um terço se o agente não procurar diminuir as consequências do seu ato. “Ao longo das investigações, não foram encontrados indícios de que os denunciados tenham tomado qualquer providência para minimizar as consequências das lesões corporais suportadas por Claudia dos Santos”, explica o procurador.

O MPF sustenta ainda que, ao assumir o volante do carro alvejado e sair do local, os policiais denunciados teriam violado o dever funcional de isolar o local do crime e preservar os vestígios deixados na via e nos veículos envolvidos, o que configura fraude processual. De acordo com a denúncia, havia um destacamento da polícia a pouca distância do local. Os policiais rodoviários federais envolvidos poderiam ter pedido reforços para socorrer a vítima e, ao mesmo tempo, preservado o local do crime, atitude que é dever de qualquer autoridade naquela situação.

Prisão preventiva – Ao pedir a prisão preventiva dos quatro acusados, o MPF destaca que os depoimentos registram que os policiais teriam tentado intimidar Alexandre no dia do crime, enquanto Anne Caroline era atendida no hospital. Para Eduardo Benones, os “fatos objeto da presente investigação são de extrema gravidade, tendo sido cometidos, não só com violência e grave ameaça, mas no contexto de abuso da atividade policial”. De acordo com ele, os denunciados “no exercício de suas funções, valeram-se dos meios e recursos providos pelo Estado para a prática de crimes em flagrante violação de seus deveres funcionais, sendo evidente que suas condutas justificam, de maneira veemente, a prisão preventiva”.

O MPF pede, além do recebimento da denúncia e da condenação dos quatro policiais, indenização para reparação dos danos morais e materiais causados a Alexandre e Claudia, nos valores de R$ 1,5 milhão e R$ 1 milhão, respectivamente.

PM volta a fazer operação em Barra Mansa

A Polícia Militar voltou a fazer operação na cidade de Barra Mansa, ação aconteceu nesta sexta-feira, dia 15, nas Ruas Eduardo Junqueira (Centro), Vila Delgado (Ano Bom), Roberto Silveira e Bom Pastor (Lazaredo).

Equipada com um veículo blindado, a ação tem como finalidade a prisão de criminosos que atuam em diversos segmentos nessas localidades, além da apreensão de drogas e armas utilizadas em atividades criminosas. O objetivo principal é reduzir os índices de letalidade violenta e roubo de veículos na região.

Durante a operação, foram realizadas apreensões na Vila Delgado, resultado de um serviço de inteligência e estratégia desenvolvido pela Unidade.

Foram arrecadados os seguintes materiais:

▪️ 133 Pinos plásticos com cocaína;
▪️ 08 Trouxinhas de Haxixe;
▪️ 15 Pedras Crack;
▪️ 67 Tiras de Maconha;
▪️ 06 Celulares;
▪️ Material para endolação

A ocorrêmcia foi encaminhada a 90ª DP da cidade. Não houve informação de presos.

Barbeiragem de motorista provoca queda de motociclista em Volta Redonda

As câmeras de monitoramento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) flagraram um acidente de trânsito na Avenida Almirante Adalberto Nunes de Barros, a Beira-Rio, em Volta Redonda. 

O fato aconteceu na última quarta-feira (13) e reforça a importância de redobrar a atenção ao volante para evitar acidentes. Neste caso, o condutor do Celta branco invadiu a faixa na contramão e provocou a frenagem brusca do motociclista que foi arremessado ao asfalto.

Neste caso, o motociclista sofreu ferimentos leves e procurou a Semop para ter acesso às câmeras e tomar as medidas cabíveis.

Castramóvel chega ao bairro Belmonte

Agendamento para castrações de cães e gatos começa nesta segunda-feira, dia 18, no Cras Siderlândia, das 8h às 16h
Após permanecer no bairro Padre Josimo por duas semanas, o Castramóvel Volta Redonda segue para o Belmonte em atendimento aos animais da localidade. Os moradores que quiserem castrar seu cão ou gato devem se inscrever a partir desta segunda-feira, dia 18, no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) Siderlândia, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Serão oferecidas 120 vagas divididas da seguinte forma: 40 para cadelas; 40 para cães e gatos machos; e 40 para gatas. O castramóvel oferece gratuitamente a cirurgia para animais de até 20 quilos, e antes do procedimento o médico veterinário avalia clinicamente cada pet. De acordo com Janaína Soledad, coordenadora da Vigilância Ambiental de Volta Redonda, as castrações no bairro Belmonte serão iniciadas no próximo dia 25.

“A previsão é que o castramóvel fique no Belmonte até o dia 9 de abril. Solicitamos à população mais uma vez que, quando for agendar a castração, que compareça com o seu animal na data e horário agendado. No Padre Josimo houve muitas faltas, o que prejudicou o atendimento no bairro”, disse a coordenadora acrescentando que, caso o bairro em que a pessoa mora ainda não tenha sido beneficiado com o castramóvel, ela pode agendar o procedimento no Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) e obter mais informações pelo WhatsApp da Vigilância Ambiental de Volta Redonda: (24) 99233-4480.

Depois do Belmonte, o próximo bairro contemplado com o Castramóvel Volta Redonda será o Siderlândia. As datas para agendamento serão divulgadas nas redes sociais da prefeitura (@prefeituravr).

Procon de Barra Mansa realiza ação em alusão ao Dia do Consumidor

Juntamente com OAB-BM e UBM, na Praça da Matriz, profissionais informaram a população sobre os direitos do consumidor
O Procon de Barra Mansa, em parceria com a Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil de Barra Mansa (OAB–BM) e com o curso de Direito do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM), realizou, na manhã desta sexta-feira (15), uma ação de orientação na Praça da Matriz, no Centro, em alusão ao Dia do Consumidor.
 
Uma cartilha com os direitos básicos do consumidor foi entregue à população, com diversas informações como: conceitos importantes; dicas para consumir de forma consciente e responsável; superendividamento; comércio eletrônico; dicas básicas para não cair em golpes; privacidade e proteção de dados pessoais nas relações de consumo; prazos para reclamações; além de como e onde reclamar pelos direitos violados.

Segundo o gerente do Procon de Barra Mansa, Felipe Fonseca, alertar e informar a população sobre esses assuntos é muito importante. “Hoje, no Dia do Consumidor, nós estamos na rua para atender os consumidores, tirar dúvidas e fazer alertas sobre os golpes e todas as situações relacionadas com o direito do consumidor. É um prazer muito grande estar aqui fazendo essa parceria com a Comissão de Direito do Consumidor da OAB e com a UBM, para que possamos atender o consumidor da melhor forma possível”, disse.

O coordenador do curso de Direito da UBM, Thiago Modesto, falou um pouco mais sobre as ações que foram ofertadas. “Os alunos, a partir do sexto período, estiveram aqui para ajudar a fazer esses atendimentos, além de encaminhamentos tanto para o próprio Procon quanto para o NPJ, que é o Núcleo de Prática Jurídica do UBM, que pode atender esses consumidores”, frisou.

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB de Barra Mansa, Douglas Maia, enalteceu a ação em conjunto com o Procon e a importância do órgão para a população. “Essa parceria já é de longa data e em todo mês do consumidor a gente tenta fazer alguns eventos em prol da comunidade. “Esse atendimento ao público aqui na Praça da Matriz é um exemplo disso, sempre com uma repercussão extremamente positiva”, finalizou.

Bairro Açude terá dia de mutirão de limpeza e manutenção neste sábado (16)

Edição especial do ‘Meu Bairro + Limpo’ vai levar capina, roçada, recolhimento de entulho e tapa-buraco às quatro localidades (Açude I, II, III e IV)
Foto: arquivo
Será realizado neste sábado (16), na região do Açude, uma edição do projeto “Meu Bairro + Limpo”, que atua com mutirão de capina, roçada e recolhimento de entulho, entre outros serviços. De acordo com a secretária municipal de Infraestrutura, Poliana Moreira, o objetivo é realizar a limpeza e manutenção em todas as ruas e praças.

“Estaremos em todas as vias do Açude I, II, III e IV, realizando tapa-buraco nas pistas, capina e roçada para combater o mato alto, e recolhimento de entulho. Quem tiver entulho e quiser descartar, pode colocar em suas calçadas que as equipes passarão recolhendo em todas as ruas”, explicou a secretária.

As equipes realizarão os serviços das 7h às 17h. Todo o trabalho vai envolver a participação de 100 profissionais, que contarão com apoio de seis caminhões e duas retroescavadeiras.

Próximos

Após a região do grande Açude, o projeto “Meu Bairro + Limpo” estará entre os próximos dias 18 (segunda-feira) e 20 (quarta-feira) no Parque do Contorno, realizando capina, roçada e recolhimento de entulho.

Neste mês, o projeto já passou pelos bairros Santa Rita do Zarur, Monte Castelo, Casa de Pedra, Caieiras, Cailândia, Brasilândia, Rústico.   

Pais e responsáveis tem até o dia 19 de março para efetivarem matrículas em creches municipais em Pinheiral

Pais e responsáveis dos alunos que foram contemplados com vagas nas creches municipais em 2024, estão sendo convocados para efetivarem as matrículas nas unidades selecionadas em Pinheiral. O prazo é até a próxima terça-feira,19, e após essa data, as vagas não preenchidas serão incluídas em um novo edital, abrindo oportunidade para outros candidatos. Para ter acesso à listagem completa, acesse o link: https://l1nk.dev/tykil

A efetivação da matrícula deverá ser realizada de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. No ato da inscrição, é necessário que o responsável apresente os documentos originais e xérox como a certidão de Nascimento, comprovante de residência, cartão de vacinação da criança, atestado médico atualizado e aprovado pelo médico pediatra, CPF e identidade do responsável, Cartão do SUS, Número do CADúnico – NIS e comprovante de vínculo empregatício.

Menor é apreendido ao se flagrado com drogas no bairro Paraíso, em Barra Mansa

Foto: divulgação da Polícia Militar
Uma denúncia anonima levou a apreensão de um menor de 16 anos por suspeita de tráfico de drogas no bairro Paraíso, em Barra Mansa. Ele foi localizado por volta dás 19h desta quinta-feira, dia 14, numa residência na Rua José Gilardi de Castro.

A Polícia Militar informou que localizou o menor por meio de características da roupa em que vestia, uma camisa azul e calça de moletom preta.

Ainda de acordo com a polícia, o detido foi flagrado com uma sacola nas mãos que continha 06 frascos de "loló"; R$ 38,00 em espécie; 42 tabletes de maconha; 74 pinos de cocaína; 19 pedras de crack; 05 comprimidos êxtase e 01 rádio comunicador.

O apreendido foi apresentado junto ao responsável na 90ª DP de Barra Mansa, onde foi autuado conforme a legislação vigente a menor flagrado em ato crime.

Caminhoneiro é preso armado na Dutra, em Itatiaia

Um caminhoneiro foi preso pela equipe do Programa Operação Foco Divisas por porte ilegal de arma de fogo. Os agentes apreenderam uma pistola calibre 9 milímetros e 32 munições. A ocorrência foi registrada no início da manhã desta quinta-feira (14) no Posto de Controle de Fiscalização de Nhangapi-Itatiaia, na Rodovia Presidente Dutra.

Os agentes realizavam operação de rotina no posto fiscal, quando perceberam a evasão de um caminhão. Foi dada a ordem de parada e o motorista não obedeceu. Após a conduta, foi feito um cerco policial que terminou na praça do pedágio de Itatiaia.  

Após a abordagem foi dada a ordem para que o motorista retornasse ao posto e apresentasse as notas fiscais das mercadorias.

Após revista, foi constatada a existência de uma pistola municiada dentro do veículo, além de dois carregadores.

O motorista afirmou que a arma era de sua propriedade e que ele era Colecionador, Atirador desportivo e Caçador (CAC), mas não apresentou documentação que comprovasse. Ele saiu de São Paulo e seguia para a cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

A ocorrência foi registrada na delegacia de Itatiaia, 99ª DP, onde a arma foi apreendida e o motorista permaneceu detido.

quinta-feira, 14 de março de 2024

Após troca de tiros, polícia apreende drogas e prende suspeito em Volta Redonda

Uma denúncia de tráfico de drogas levou a polícia apreender drogas no bairro Três Poços, em Volta Redonda. A ação aconteceu nesta quinta-feira, dia 14, no Condomínio 'Minha Casa, Minha Vida'.

Segundo a Polícia Militar, os agentes tiveram a atenção voltada a dois elementos em atitude suspeita no pavimento do condomínio e, quando fizeram a abordagem, um deles estava armado e disparou em direção aos policiais, houve troca de tiros, mas ninguém se feriu.

Ainda de acordo com as informações, o criminoso armado e que fez os disparos conseguiu fugir, mas o outro foi detido.

Na localidade foram encontrados 129 pinos com cocaína; 82 pedras de crack; 45 pedaços de maconha; 08 frascos de loló; 01 rádio transmissor; 01 aparelho celular e R$ 140,00 em espécie.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

PM realiza operação após ato de vandalismo em Barra Mansa

Foto: divulgação da Polícia Militar

Quatro bairros de Barra Mansa estão sendo foco de uma operação da Polícia Militar nesta quinta-feira, dia 14. Os agentes ocupam ruas e vielas em buscas de criminosos e conter ações que colocam risco a segurança da população.

Os agentes percorrem os bairros Eduardo Junqueira, Lazaredo, Vila Delgado e Roberto Silveira com abordagens e revistas de pessoas que circulam na redondeza.


A ação se deu após uma ocorrência na noite desta quarta-feira, dia 13, onde dois criminosos foram presos e arma e munições apreendidas após troca de tiros com um dos detidos ferido. 

A PM informou que durante a abordagem, ainda no bairro Barbará, um carro com dois homens suspeitos não acatou a ordem de parada e seguiu em fuga até ao bairro Roberto Silveira, onde o carro foi parado e os dois ocupantes presos.

Após ação da polícia, criminosos incendiaram um ônibus e provocaram caos na localidade. O Corpo de Bombeiros foi acionado para apagar as chamas e a PM, que já estava no local, conteve a ação dos manifestantes.

Drogas apreendidas no bairro Estamparia — Foto: divulgação da Polícia Militar
Ainda de acordo com as informações, durante incursões realizadas no bairro Estamparia, drogas foram apreendidas.

Em nota, a PM informou que a operação não tem hora para terminar e a ação segue para oferecer a ordem e segurança aos cidadãos.

População de Paraty recebe proposta de melhoria na prestação de serviço de energia

Uma audiência foi realizada com objetivo de fazer com que entre em vigor um plano com prazo definido – três anos – de melhorias na transmissão de energia elétrica para Paraty. As obras seriam iniciadas já em agosto, tendo a empresa Enel destacado algumas das melhorias, como a substituição de postes, aumento de 70% da manutenção da rede do Centro Histórico de Paraty, a criação de uma linha de redundância, entre outras obrigações.

O plano de melhorias proposto pela Enel vem a atender aos reiterados pedidos judiciais e ações civis públicas propostas pelo Ministério Público, Defensoria Pública e Município de Paraty.

A apresentação de um plano de melhoria nos serviços ao município foi realizada durante audiência de conciliação, que aconteceu nesta terça-feira (12/03) e que foi conduzida pelo juiz titular da Vara Única de Paraty, Juarez Fernandes Cardoso, que já marcou uma nova audiência de conciliação entre as partes para o próximo dia 18/04 às 14h.

Caso o plano não seja cumprido, foi fixado multas pelo não cumprimento das decisões judiciais.

Em seu despacho, escreveu o magistrado: “(...) tendo as partes se comprometido a manterem encontros até a próxima audiência para a formalização de um acordo, visando à melhoria da prestação do serviço de fornecimento de energia elétrica em Paraty, suspendo a presente e as referidas demandas até o dia em que será realizada nova audiência”.

O juiz destacou ainda que “a presente decisão vai ao encontro da efetividade da tutela coletiva, viabilizando que as partes cheguem a um acordo viável e em conformidade com o interesse público”.

Volta Redonda recebe 15 novas viaturas para o serviço de segurança pública

Aumento na frota acontecerá junto à expansão do policiamento na cidade, permitindo que o patrulhamento nas ruas mais que dobre
Quinze novas viaturas foram entregues a Volta Redonda num evento que reuniu autoridades nesta terça-feira, dia 12, na Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho (Prefeitura da Cidade).
 
Os novos veículos reforçarão a Operação Segurança Presente, o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e a Guarda Municipal; contemplando os serviços das patrulhas Escolar, do Idoso e Maria da Penha, dentre outros. O aumento no número de viaturas acontece junto à expansão do policiamento na cidade, que acontecerá através do Sistema Integrado de Segurança, permitindo que o patrulhamento nas ruas mais que dobre.

Desde junho de 2022, por meio da parceria entre Prefeitura e Estado, foi possível aumentar o policiamento na cidade, com os lançamentos da Operação Segurança Presente e do Proeis. No ano passado, um convênio permitiu a manutenção de mais dois policiais civis por dia na 93ª DP (Delegacia de Polícia Civil). Todos esses investimentos contribuíram na agilidade dos registros de ocorrências na delegacia, na elucidação dos casos e no policiamento ostensivo, que com mais agentes de segurança nas ruas, acabam inibindo as práticas delituosas.

Ampliação do sistema de monitoramento

Além da entrega das viaturas, o evento serviu para a oficialização da ampliação das bases de monitoramento por câmeras na cidade, com a reativação das bases da Polícia Militar nos bairros Vila Rica/Tiradentes e Santo Agostinho. Esses locais funcionarão interligados ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) como bases de monitoramento dessas microrregiões.

Junto às bases da Vila Rica/Tiradentes e Santo Agostinho, há bases integradas de segurança pública no Retiro; na base da Operação Segurança Presente, na Vila Santa Cecília; e no 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), na Vila Mury. As imagens do Ciosp de Volta Redonda são disponibilizadas ao Ministério Público Estadual, às polícias Civil (93ª DP), Militar (28º BPM) e Federal; e à 5ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM).

Homenagens e presenças

Durante o evento, o prefeito Neto homenageou quem tem contribuído para que Volta Redonda se torne uma cidade ainda mais segura.  Foram eles: o governador Cláudio Castro; o assessor especial do governador, Alex Castellar; o secretário Luiz Henrique; o coronel Ronaldo Martins, comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar; o delegado titular da 93ª DP, Vinícius Coutinho; o coordenador do Segurança Presente, major José Eduardo Martins Silvério e o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Silvano de Paula.

Ainda estiveram presentes na cerimônia o secretário de Estado de Governo, André Moura; de Turismo, Gustavo Tutuca; o deputado estadual Munir Neto; dezenas de prefeitos da região, além de vereadores de Volta Redonda.

Após flagrante, carro é removido de vaga para pessoas com deficiência em Volta Redonda

Veículo impedia o acesso de um cadeirante ao espaço reservado para PCDs, no bairro São Geraldo, e foi levado ao depósito público municipal
Guardas municipais de Volta Redonda removeram nesta quarta-feira (13) um carro que estava estacionado de forma irregular em uma vaga exclusiva para pessoas com deficiência (PCDs). A situação impedia o acesso de um cadeirante à vaga e foi denunciada por moradores. O caso aconteceu na Rua General Nelson de Melo, no bairro São Geraldo.

De acordo com a denúncia, o veículo, um Mitsubishi Pajero, estava há mais de um dia estacionado em local proibido. Como o condutor não foi encontrado, o carro foi removido pela Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) e levado para o Depósito Público Municipal. 
 
Em caso de qualquer irregularidade, a população pode acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153.

Dupla é flagrada e presa com pistola em Barra Mansa

Foto: divulgação da Polícia Militar
Dois suspeitos foram presos na noite desta quarta-feira (13), com uma pistola munida em Barra Mansa. Eles foram abordados na Via Sérgio Braga, altura do bairro Barbará.

De acordo com a Polícia Militar, a dupla é investigada por suspeita de envolvimento com o crime de tráfico de drogas.

Ainda de acordo com as informações, ao perceber a presença deles num carro naquela rodovia, foram perseguidos e interceptados, após troca de tiros, um deles foi baleado.

Após revista foi encontrado, além da pistola calibre 9 milímetros, um carregador de munição do mesmo calibre, mais 17 munições e dois celulares. O carro também foi apreendido.

A ocorrência foi conduzida à 90ª DP, para serem tomadas as medidas cabíveis.

quarta-feira, 13 de março de 2024

67 kg de cabelos humanos são apreendidos em Barra Mansa

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal (PRF)
Um homem foi detido ao ser flagrado transportando 67 kg de cabelo humano na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), no trecho que corta a cidade de Barra Mansa. 

O carro foi abordado por policiais rodoviários federais (PRF) por volta dás 11h desta quarta-feira, dia 13, no km 293, no Posto PRF de Floriano.

Segundo os policiais envolvidos na ação, um Renault/Longan, com placas de Duque de Caxias–RJ, foi abordado após o condutor, de 40 anos, receber ordem de parada. Durante a revista, foram encontradas duas bolsas de viagem e um saco plástico contendo várias mechas de cabelo humano.

O homem alegou aos agentes que buscou os cabelos em São Paulo para entregar num salão de beleza no Rio de Janeiro, que é de seu sobrinho, mas não tinha notal fiscal do produto, apenas mostrou uma nota fiscal de simples remessa, sem tributação de imposto, de uma empresa remetente do Mato Grosso do Sul, tendo como destinatário a própria empresa remetente.

Ainda foi verificado que a quantidade informada na nota não condizia com a transportada. O caso foi encaminhado aos auditores da receita estadual, que constataram que a nota fiscal apresentada era inválida.

A ocorrência foi encaminhada ao posto da receita, onde foram aplicadas os sansões devidas.

O produto apreendido está estimado em R$ 140 mil.

Localizado o corpo do menino que pulou em rio para pegar bola em Barra Mansa

Foi encontrado o corpo do menino que estava desaparecido após entrar no Rio Paraíba do Sul, em Barra Mansa–RJ, para pegar uma bola.

O corpo dele foi achado boiando dentro do rio na manhã desta terça-feira (12), na altura do bairro Saudade.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o corpo do garoto acabou sendo arrastado pela força da correnteza, no bairro Vista Alegre, no último domingo (10). Desde então, os bombeiros estavam mobilizados em encontrá-lo.

Uma equipe da Polícia Civil foi ao local para fazer perícia. Em seguida, o corpo foi levado para o Instituto Médico Legal de Volta Redonda–RJ, cidade vizinha.

O sepultamento de João Lucas Pinto Campanholi, de 16 anos, aconteceu às 16h30min desta terça-feira, dia 12, no cemitério municipal da cidade.

Caminhão perde o freio e atinge ônibus em Barra do Piraí

Foto: divulgação da Guarda Municipal

Um caminhão perdeu o freio em uma descida e bateu de frente com um ônibus na manhã desta terça-feira (12) em Barra do Piraí–RJ. O acidente aconteceu na Avenida Major Mário Salgueiro (RJ-137), no bairro Belvedere, e foi registrado por uma câmera de segurança.

De acordo com a Guarda Municipal, o motorista do caminhão sofreu ferimentos leves e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. Ele foi levado para a Santa Casa.

Ainda segundo a Guarda Municipal, o motorista e os passageiros do ônibus não ficaram feridos.

O trânsito chegou a ficar interditado, mas foi liberado após a remoção dos veículos. Por volta de 12h, os motoristas enfrentavam um congestionamento em reflexo do acidente.

Idoso é detido por suspeita de assediar jovem em Volta Redonda

Um idoso, de 66 anos, foi preso na noite de segunda-feira (11) suspeito de importunar sexualmente uma jovem, de 24 anos, em um ônibus em Volta Redonda–RJ. O caso aconteceu na Vila Santa Cecília.

Segundo a Polícia Militar, o motorista do coletivo relatou que a passageira foi assediada pelo homem assim que se sentou no banco do veículo. A vítima confirmou o assédio.

Diante dos fatos, o idoso foi levado para a delegacia de Volta Redonda. Ele permaneceu preso e está à disposição da justiça.

Homem é preso por agressão a mulher em Barra Mansa

Um homem, de 44 anos, suspeito de violência doméstica, foi preso na tarde desta terça-feira (12) em Barra Mansa–RJ. O caso aconteceu no Centro da cidade.

A prisão se deu como parte da Operação Átria, desencadeada para acontecer durante todo o mês de março para combater a violência contra a mulher em razão do gênero. A ação envolveu policiais das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam) de Volta Redonda–RJ e Cabo Frio–RJ.

Segundo a Deam, o homem tinha um mandado de prisão preventiva pelos crimes de descumprimento de medida protetiva, ameaça e injúria. Ele recebeu voz de prisão e foi levado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

De acordo com a Polícia Civil, ele já foi preso em flagrante e responde por outros episódios de violência doméstica, além de responder também por condução de veículo automotor sob a influência de álcool, violação de domicílio, ameaça e injúria.

Conta de luz: consumidores devem pagar R$ 37 bi em subsídios em 2024

Os brasileiros devem pagar mais de R$ 37 bilhões em subsídios na conta de luz em 2024, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os valores são destinados à Conta de Desenvolvimento Energético, criada para incentivar políticas públicas do setor de energia. Os subsídios, que são aprovados no Congresso Nacional, mais que dobraram desde 2017, quando o impacto na tarifa foi de R$ 16 bilhões.

O presidente da Frente Nacional dos Consumidores de Energia, Luiz Eduardo Barata, defende a revisão desses incentivos fiscais para reduzir o valor repassado ao consumidor. Na avaliação da entidade, vários subsídios se tornaram desnecessários e poderiam deixar de existir, a exemplo dos que são concedidos às fontes renováveis porque já se viabilizaram comercialmente e hoje já são as mais baratas. Outro subsídio que não faz mais sentido é o incentivo dado à produção de carvão mineral, altamente poluente.

“A Frente defende que se faça uma revisão completa desses subsídios, acabando com os que já não são mais necessários. E mantendo apenas aquelas que são justificáveis. Cito como exemplo a Tarifa Social. Em um  segundo momento, o pagamento desses subsídios seria transferido da conta do consumidor para o Tesouro Nacional”, afirma.

Segundo a ANEEL, em 2023, o impactos dos subsídios na tarifa de energia dos consumidores residenciais foi de 13,21%. Os subsídios que consumiram maior volume de recursos no ano passado foram:

1. Conta de Consumo de Combustíveis (CCC): R$ 11,3 bilhões
Visa a subsidiar os custos de geração de energia em sistemas que não foram ainda conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). O incentivo é necessário para manter o fornecimento de energia às populações dos chamados sistemas isolados, localizados ,majoritariamente, na região Norte, no Mato Grosso, além da Ilha de Fernando de Noronha. Os Sistemas Isolados vão, desde pequenas comunidades, até cidades maiores, como Boa Vista, em Roraima, única capital brasileira ainda não interligada. Contudo, hoje já há tecnologia disponível para substituir gradualmente o diesel por fontes renováveis, mais limpas e mais baratas, na operação dos sistemas isolados.

2. Fonte incentivada: R$ 10,5 bilhões
Resultado da redução da tarifa paga pelos geradores e pelos consumidores que adquirem energia oriunda de geração de pequenas centrais hidrelétricas, solar, eólica, biomassa e cogeração. As fontes renováveis já se consolidaram no país e hoje já são as mais baratas, não precisando mais de incentivos fiscais.

3. Geração Distribuída: R$ 7,1 bilhões
Grande parte dos custos não arcados pelos consumidores que utilizam  a geração distribuída — por exemplo com painéis solares nos telhados de suas casas  — é repassada aos demais consumidores, por meio dos processos tarifários. Contudo, assim como no caso da Fonte Incentivada, esse subsídio não é mais necessário porque a geração distribuída já se disseminou no país e está consolidada comercialmente.

4. Tarifa social: R$ 5,8 bilhões
Benefício concedido aos consumidores de baixa renda inscritos no Cadastro Único dos em programas sociais. Parte da tarifa desses consumidores é subsidiada por meio de um encargo cobrado na conta de luz dos demais. Esse subsídio é legítimo e promove de forma justa um benefício importante para as pessoas de baixa renda.

Fonte: ANEEL

Além desses, há ainda subsídios para carvão mineral; irrigação e aquicultura; distribuidora de pequeno porte; rural; e água, esgoto e saneamento. As informações podem ser consultadas no Subsidiômetro da ANEEL, uma ferramenta digital que detalha os subsídios pagos pelo consumidor na tarifa de energia.

Impacto
A presidente do Conselho Nacional de Consumidores de Energia (Conacen), Rosimeire Costa, lembra que uma conta de luz alta afeta o consumidor não apenas no pagamento da tarifa, mas também o preço dos produtos e serviços que consome. Isso porque a energia é necessária para a produção de bens e serviços, e esse custo é repassado aos consumidores.

“Infelizmente, 40% do valor pago na fatura de energia elétrica são advindos de impostos, encargos e perdas que ocorrem no setor elétrico. Então, é uma conta muito cara. Esse é um serviço que, infelizmente, é em cascata. Quando eu onero, eu não onero só o consumidor residencial — e esse é onerado duplamente. Quando há essa oneração da fatura, eu tenho impacto no setor produtivo”, afirma.

O pão francês, a carne e o leite são exemplos disso: o custo da energia elétrica responde por 31% no preço desses alimentos. Em automóveis e eletrodomésticos, o impacto é de 14,1% e 10,6%, respectivamente. Já no preço dos itens de vestuário, o impacto da conta de energia é de 12,4%. Os dados são da Abrace Energia.

Perdas
Outro problema enfrentado no Brasil que impacta no valor da conta de energia são as perdas por furto ou fraude. De acordo com a ANEEL, em 2023, R$ 6,2bilhões foram cobrados nas tarifas dos consumidores para compensar as perdas motivadas pela prática do famoso “gato”. Já o valor repassado aos consumidores por conta das perdas técnicas, causadas por problemas ou defasagem em equipamentos, por exemplo, foi de R$ 12,4 bilhões.
 
Fonte: Brasil 61

Homens são presos após escola ser invadida, roubada e vandalizada em Barra Mansa

Foto: reprodução
Dois homens, de 31 e 19 anos, foram presos nesta terça-feira (12) suspeitos de roubar uma escola municipal em Barra Mansa–RJ. O roubo aconteceu na segunda-feira (11), no Centro de Educação Integrada (CEI) Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, no Centro.

Segundo a prefeitura, os criminosos entortaram uma grade e passaram pelo vão para invadir a unidade escolar (veja a imagem abaixo).

Eles levaram dois notebooks, um datashow, bolas para prática esportiva, dinheiro e até barras de chocolates, que seriam entregues para os alunos na Páscoa. Além disso, também vandalizaram diversas salas, jogando papéis e armários no chão.

"Os alunos ficaram numa tristeza muito grande pela perda e pelo vandalismo, porque também é muito triste você chegar num lugar e ver o seu trabalho todo pelo chão, sabe? Então, assim, deu uma certa tristeza", disse a diretora da escola, Sandra Eulália.

De imediato, um registro de ocorrência foi feito na delegacia da cidade. No mesmo dia, peritos da Polícia Civil visitaram a escola e fizeram uma perícia no local para recolher provas que levassem aos ladrões.

Nesta terça, policiais militares localizaram os suspeitos na Rua Jorge Lóssio, no Centro. Segundo a Polícia Militar, nenhum item roubado foi encontrado, mas eles confessaram o crime.

Os dois foram levados para a delegacia de Barra Mansa e estão à disposição da Justiça. Ainda de acordo com a PM, um deles ainda tinha um mandado de prisão preventiva em aberto.

Jovem baleado durante sequestro de ônibus no Rio é de Volta Redonda

Bruno Lima da Costa Soares levou três tiros e está internado em estado grave no Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro, onde passou por cirurgia. Estudante de engenharia elétrica, ele tem rotina de estudos em Juiz de Fora, em MG, e curso preparatório na Petrobras, no RJ.

Bruno Lima de Costa Soares foi baleado durante sequestro em ônibus no RJ — Foto: Arquivo Pessoal

Uns dos dois passageiros baleados durante sequestro de ônibus na Rodoviária do Rio de Janeiro é de Volta Redonda. Bruno Lima da Costa Soares ficou ferido em estado grave após um criminoso invadir um coletivo que sairia do Rio com destino a Juiz de Fora–MG na tarde desta terça-feira, dia 12.

Ele foi atingido por três tiros e está internado em no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, onde passou por cirurgias.

Bruno, de 34 anos, nasceu em Volta Redonda (RJ), viveu a infância em Bicas, na Zona da Mata de Minas Gerais, e depois se mudou para Juiz de Fora, onde cursa engenharia elétrica na Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, divide a rotina de estudos na cidade mineira com o curso preparatório que realizava na Petrobras desde novembro do ano passado.

O sequestro durou cerca de três horas, com 16 pessoas mantidas como reféns. O sequestrador se entregou à polícia e foi preso por volta das 18h.

Apelo por doações de sangue
Segundo a Secretaria de Saúde do Município do Rio, o mineiro necessita de doação de sangue.

Porta se abre e passageiro é arremessado de ônibus em Volta Redonda

A vítima sofreu escoriações pelo corpo. Coletivo pertence à Viação Pinheiral.

Foto: redes sociais
Um adolescente ficou ferido após ser arremessado para fora de um ônibus em movimento na manhã desta quarta-feira (13) em Volta Redonda–RJ. A vítima, de 14 anos, sofreu escoriações pelo corpo.

Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), populares chamaram uma ambulância alegando que o adolescente caiu após a porta de acesso a cadeirantes abrir quando o ônibus passava pelo bairro Ponte Alta. O coletivo pertence à Viação Pinheiral.

Quando o Samu chegou ao local, o passageiro já tinha sido socorrido por populares e levado para o Hospital São João Batista.

A unidade medica informou que o paciente foi medicado e encaminhado para realizar exames de imagem.

A prefeitura de Volta Redonda, responsável pela fiscalização dos ônibus que circulam na cidade, disse que a secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana "vai apurar todos os fatos e punir os responsáveis".

Busca por autores da morte de jovem a pauladas termina com apreensão de material do tráfico em Barra do Piraí

O crime aconteceu em janeiro deste ano. Outro homem foi preso em flagrante com drogas.

Foto: divulgação da Polícia Civil
Três jovens, de 18, 20 e 21 anos, suspeitos de matar um desafeto a pauladas, foram presos na manhã desta quarta-feira (13), em Barra do Piraí–RJ. A ação contou com agentes das polícias Civil e Militar. O trio, considerado foragido da Justiça, foi encontrado com drogas no bairro Belvedere.

Na ação, a polícia também apreendeu um adolescente, de 16 anos, e prendeu um homem, de 27 anos, em flagrante com drogas. Segundo a Polícia Civil, embora não houvesse um mandado de busca e apreensão pelo homicídio, o menor também teria participado do crime.

Ainda de acordo com a polícia, durante a abordagem, o homem preso em flagrante agrediu um policial civil. Ele já tinha passagem por tráfico de drogas.

Ainda durante a operação, foram apreendido cerca de R$ 4 mil em espécie, um punhal, 12 celulares, um notebook, um cordão, anéis, um pen-drive e drogas.

Os cinco foram levados para a delegacia de Barra do Piraí. Os quatro adultos serão transferidos para a Cadeia Pública de Volta Redonda, cidade vizinha, enquanto o adolescente será encaminhado à Vara da Infância e da Juventude.

De acordo com o delegado Antonio Furtado, os três jovens alvos da operação vão responder por homicídio qualificado, além de tráfico de drogas e associação para o tráfico por terem sido flagrados com entorpecentes. Se condenados, eles podem pegar 55 anos de cadeia.

Já o homem que não tinha relação com o homicídio vai responder por resistência, tráfico de drogas e associação para o tráfico. A pena pelos crimes pode chegar a 27 anos de prisão.

Quanto ao menor, Furtado informou que foi realizado um auto de apreensão de adolescente infrator por crime análogo à associação para o tráfico de drogas.

O crime

O homicídio aconteceu na madrugada do dia 18 de janeiro deste ano, na Rua Oliveira Reis, no bairro Belvedere. De acordo com a Polícia Civil, a vítima, de 23 anos, foi condenada e executada pelo "tribunal do tráfico".

"A vítima tinha entrado no bairro Belvedere e buscou, de forma independente, vender maconha. Os presos [e o menor apreendido], que são de uma mesma facção criminosa, se revoltaram diante disso, porque se consideravam donos do bairro, o xingaram. E ele foi espancado até a morte", explicou Antônio Furtado.

O jovem sofreu fraturas nos braços e pernas, além de lesões na cabeça e no tórax. Ele foi socorrido, mas já chegou ao hospital sem vida.

Acidente termina com carro tombado e vitimas no bairro Jardim Vila Rica, em Volta Redonda

Um carro tombou após uma colisão com uma moto, na manhã desta quarta-feira (13), em Volta Redonda. O acidente foi no trevo Engenheiro Ervin Michelsteder, na Rodovia dos Metalúrgicos, acesso ao bairro Jardim Vila Rica Tiradentes.

Duas pessoas ficaram feridas e foram socorridas por equipes do Corpo de Bombeiros e Samu e levadas a um hospital da rede particular.

Com o impacto da batida, um carro tombou na via e deixou o trânsito lento em parte da manhã.

Esse foi o segundo acidente, praticamente no mesmo lugar, em 24h. Na manhã de terça-feira (12), um carro e uma moto também bateram no mesmo trecho da rodovia e deixou uma mulher e uma criança feridas.

Duas pessoas ficam feridas em acidente na manhã terça em Volta Redonda

Mulher ataca esposo com faca e foge logo em seguida em Volta Redonda

Crime aconteceu no bairro Retiro, após uma discussão entre o casal. Acusada fugiu.
Um homem, de 37 anos, foi esfaqueado no peito pela esposa, de 27, na noite de segunda-feira (11) em Volta Redonda. O crime aconteceu na Rua Citrina, no bairro Retiro, após uma discussão entre o casal.

Segundo a Polícia Militar, o homem foi encontrado caído no chão e ensanguentado. Ele foi socorrido e levado para o Hospital São João Batista.

A unidade médica informou na manhã desta terça-feira (12) que o paciente estava estável e não corria risco de morte.

O caso foi registrado na delegacia de Volta Redonda e está sendo investigado.

A mulher, que fugiu após o crime, está sendo procurada pela polícia. De acordo com a PM, ela irá responder por tentativa de homicídio.

Jovem é flagrada transportando droga em ônibus na Dutra, em Piraí

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal
Uma jovem foi presa em flagrante, na noite de terça-feira (12), transportando dois quilos de pasta base de cocaína. O caso aconteceu no km 233 da rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Piraí, na região Sul Fluminense do Rio.

Policiais rodoviários federais com cães deram ordem de parada a um ônibus de viagem que vinha de São Paulo–SP com destino ao Rio de Janeiro–RJ. Os policiais, com auxílio do cão farejador, perceberam uma mochila com odor forte de substância entorpecente.

Dois tabletes da droga estavam embalados dentro de uma mochila da passageira de 19 anos, que informou ter sido contratada por aplicativo de mensagem para levar o ilícito até a rodoviária do Rio por uma quantia de R$ 500,00.

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Judiciária.