Rádio Acesa FM VR: 2014-09-14

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

É mais fácil esquecer um rosto do que uma postagem no Facebook, diz estudo

É mais fácil esquecer um rosto do que uma postagem no Facebook, diz estudo

As publicações do Facebook são facilmente memorizadas
As publicações do Facebook são facilmente memorizadas Foto: Luis Alvarenga / Agência O Globo

Aquela música que tem o refrão todo de onomatopeias, a postagem boba do colega brincalhão ou o slogan do supermercado que o carro de som passou anunciando: certamente você já ficou com um deles na cabeça por muito tempo. E, se você achou que o problema era só com você, a ciência é capaz de provar o contrário.
Um estudo da Universidade de Warnick, no Reino Unido, revelou que a memória humana tem maior capacidade de se lembrar de palavras e construções sintáticas simples do que de imagens e frases complexas. Nos testes da pesquisa, publicada no Journal Memory and Cognition, os estudiosos retiraram diversos status de Facebook de pessoas comuns, sem imagens e sem o contexto da rede social, e comparou com frases retiradas de livro e também com rostos de diversas pessoas.
No primeiro teste, os pesquisadores perceberam que as frases retiradas de postagens no Facebook eram 150% mais lembradas do que as frases de livros. No segundo, quando as postagens eram comparadas aos retratos, a facilidade em lembrar dos primeiros crescia para 250%.
“Ficamos realmente surpresos quando quando percebemos que atualizações de status da rede social eram bem mais lembradas do que outros estímulos", disse Laura Mickes, pesquisadora do Instituto de Psicologia da universidade britânica. A pesquisadora completou: “Em escala, podemos comparar o tamanho dessa diferença com aquelas existentes entre pessoas com amnésia e pessoas com memória saudável"
Outros estudos também se aprofundaram em explicar as razões por trás disso: de acordo com a Universidade da Califórnia, as atualizações do Facebook são mais fáceis de memorizar porque são "pílulas" de informação que tem uma natureza "fofoqueira". Nossas mentes podem aceitar, armazenar e relembrar postagens das redes sociais com maior facilidade pois elas são mais espontâneas e próximas da oralidade. Na Califórnia, os estudos envolveram posts do Twitter e comentários em notícias onlines.
Christine Harris, uma das pesquisadoras norte-americanas, explicou que, de certo modo, as descobertas não são tão surpreendentes, se for considerado o quanto a vida social e a memória foram importantes para a sobrevivência dos humanos, sob uma perspectiva histórica. “Aprendemos sobre recompensas e ameaças dos outros. Então, faz sentido que nossas mentes torne-se mais atentas às atividades e pensamentos de outras pessoas e possa, assim, lembrar do conteúdo postado por eles”, afirmou ela.
“Nossa capacidade de linguagem não evoluiu para processas textos aprimorados e editados", observou Nicholas Christenfeld, outro pesquisador envolvido no estudo. De acordo com a pesquisa californiana, as tecnologias modernas permitiram que a linguagem escrita voltasse a se tornar mais próxima do estilo casual da comunicação pré-literatura.
“O Facebook é atualizado 30 milhões de vezes por hora e, por isso, é comum que seja visto como um conjunto de informações triviais que são instantaneamente esquecidas após a leitura e nosso estudo transforma essa visão". Tais resultados ajudarão a pensar no futuro de ferramentas educacionais, assim como a desenvolver novas possibilidades de comunicação e propagandas.
“Não estamos, é claro, sugerindo que os livros no futuro deverão ser escritos completamente por tweets e nem que editores irão se tornar desnecessários. Mas escritores e professores que usem PowerPoint perceberão os benefícios de usar um discurso mais natural, por exemplo", conclui Christine. Além, é claro de lembrar que é preciso ter cuidado sobre o que será postado no Facebook, pois será lembrado por muito tempo.

Fonte: Jornal O Extra

A MÚSICA DO DIA! Hoje é Dia do Teatro

19/09/2014 00h01 - Duração: 00:06:48

Hoje é Dia do Teatro

Num palco, atores interpretam seus papéis em uma história diante do público.
    TEATRO
TV CÂMARA
 
Num palco, atores interpretam seus papéis em uma história diante do público (pagante, para manter a viabilidade do negócio, claro...). Envolvido na produção, o diretor, o autor, o cenógrafo, atividades às vezes exercida pela mesma pessoa. A encenação teatral originou a encenação do cinema, das novelas. Encenamos a vida. 
A Música do Dia: A História de Lily Braun, da peça O Grande Circo Místico.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

HISTÓRIA HOJE - Hoje é o Dia Nacional do Teatro

Hoje é o Dia Nacional do Teatro

Apresentação Márcia Dias


O costume de assistir teatro começou com a chegada da Família Real ao Brasil em 1808. O rei convidava companhias estrangeiras para apresentarem seus espetáculos aqui. A partir do Século XIX tem início a comédia de costumes, com destaque para os textos de Martins Pena. Logo em seguida apareceria o Teatro de Revista.

Mas foi com a estreia de "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues, em 1943, que a crítica aponta o nascimento do teatro brasileiro moderno. Com direção do polonês Ziembinski, a peça quebrava com todos os padrões da época.
Nos anos seguintes várias companhias de teatro surgiram no eixo Rio-São Paulo, como Maria Della Costa e Teatro Popular de Arte.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 19/09/2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 19/09/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 18°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

VOLTA REDONDA, 19 DE SETEMBRO - O DIA HOJE - Dia Nacional do Teatro!

<<>>

Compartilhe algo bom em sua vida com os demais? Faço isso e jogue a hipocrisia fora!

(Adriano Martins - 2014)
=============================================================================

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2014. Estação: Inverno. Dia seco.

19 . Dia Nacional do Teatro

O Dia Nacional do Teatro é celebrado no dia 19 de Setembro.

A primeira forma de teatro surgiu no Oriente, apesar de ser um conceito de teatro relacionado com rituais religiosos. O teatro como forma de arte surgiu na Grécia Antiga.

No Brasil, o teatro nasceu no século XVI, e tinha como objetivo espalhar a crença religiosa. Mais tarde, esta manifestação artística sofreu um retrocesso significativo por causa da censura imposta pela ditadura militar. O fim da ditadura militar significou um novo fôlego e uma nova relevância para os artistas e para o teatro.

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

HISTÓRIA HOJE, 18/09/2014 - Há 30 anos, Amyr Klink fazia primeira travessia solitária a remo do Atlântico Sul

Há 30 anos, Amyr Klink fazia primeira travessia solitária a remo do Atlântico Sul

Apresentação Dilson Santa Fé


O jovem navegador brasileiro partiu da costa da Namíbia, na África, a bordo do Paraty, um barco de quase seis metros, para cumprir um dos maiores desafios já enfrentados por um navegador: cruzar sozinho o Atlântico Sul.  Desde a partida na costa do continente africano até o litoral brasileiro foram 100 dias.

Depois de cruzar o sul do Oceano Atlântico, Amyr Klink chegou à Praia da Espera, no litoral da Bahia. A partir daí, já liderou dezenas de expedições à Antártica, duas voltas ao mundo e essa longa viagem, relatada no livro Cem Dias entre Céu e o Mar.

A MÚSICA DO DIA - DIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA!

18/09/2014

Em 1950 foi inaugurada a TV brasileira

A televisão brasileira é considerada uma das melhores do mundo.

Televisão
Stock.XCHNG
A televisão brasileira é considerada uma das melhores do mundo, em termos de qualidade de produção, o que pode ser creditado à Rede Globo e suas novelas, inigualáveis e talvez comparáveis apenas aos seus primos ricos, os seriados norte-americanos. No Brasil, a TV começou em 1950.

A Música do Dia de hoje é Televisão - Arnaldo Antunes,Marcelo Fromer e Tony Belloto
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 18/09/2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 18/09/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 18°C
temperatura máxima: 33°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 2mm
--

VOLTA REDONDA, 18 DE AGOSTO DE 2014. O DIA HOJE - Dia dos Símbolos Nacionais

<<>>

Nada pode nos parar quando você almeja um horizonte!



(Adriano Martins - 2014)
====================================================================================
Quinta-feira, 18 de Setembro de 2014. Estação: Inverno. Dia seco

18 . Aniversário do Evangelista Antônio Martins.
18 . Dia dos Símbolos Nacionais

No dia 18 de Setembro comemora-se o Dia dos Símbolos Nacionais.

Os símbolos nacionais foram estabelecidos e são regulamentados pela Lei 5700 do dia 1 de Setembro de 1971. Os símbolos nacionais são a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional.

Estes símbolos são de elevada relevância, porque representam o Brasil e a identidade da nação em todo o mundo.

18 de setembro - Dia da Televisão

A primeira transmissão televisiva aconteceu no dia 26 de Fevereiro de 1926. Por isto, esta data é considerada o marco da invenção. Graças ao escocês John Logie Baird, que apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres, Inglaterra.

No Brasil, o invento só chegaria 24 anos depois, mais precisamente em 18 de Setembro de 1950, quando foi inaugurada a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, canal 4.

Mas o dia para se comemorar a invenção desta, que é considerada a grande revolução no mundo das comunicações, é 11 de agosto, em homenagem à sua padroeira, Santa Clara, nascida nesse dia.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

HISTÓRIA HOJE - Há 43 anos, Carlos Lamarca era morto pelas forças da repressão

Há 43 anos, Carlos Lamarca era morto pelas forças da repressão

Apresentação José Carlos de Andrade


Um dos principais líderes da oposição armada à ditadura militar brasileira, era cultuado pela esquerda. Lamarca foi condenado pelo regime militar como traidor e desertor e considerado seu principal inimigo.

Em 1969, o Capitão Carlos Lamarca se deserta do Exército Brasileiro e se torna um dos comandantes da Vanguarda Popular Revolucionária, organização da guerrilha armada de extrema esquerda. Caçado pelas forças de segurança por todo o país, ele comandou diversos assaltos a bancos e montou um foco guerrilheiro na região do Vale do Ribeira , em São Paulo.  Nessa época, liderou o grupo que sequestrou o embaixador Suíço Giovanni Bucher, no Rio de Janeiro,  em troca da libertação de 70 presos políticos.

Lamarca foi morto no povoado de Pintada, na Bahia, com sete tiros. Sepultado em Salvador, sua morte foi seguida de um comunicado do diretor da Censura Federal a todos os meios de comunicação, em 22 de setembro de 1971 que dizia o seguinte: "Por determinação do presidente da República, qualquer publicação sobre Carlos Lamarca fica encerrada a partir da presente, em todo o país.


Trinta e seis anos após sua morte, a Comissão de Anistia do Ministério da Justiça dedicou sua sessão inaugural a promovê-lo a coronel do Exército e a reconhecer a condição de perseguidos políticos de sua viúva e filhos.

A MÚSICA DO DIA - Há 120 anos foi inaugurada a Confeitaria Colombo!

17/09/2014

Há 120 anos foi inaugurada a Confeitaria Colombo

A Colombo foi inaugurada por dois imigrantes portugueses, é uma atração turística do Rio de Janeiro e também uma viagem no tempo
Confeitaria Colombo
Jeff Belmonte / Wikimedia Commons

Confeitaria Colombo
 
A Colombo foi inaugurada por dois imigrantes portugueses, é uma atração turística do Rio de Janeiro e também uma viagem no tempo.
Suas reformas de 1912, 198 e 1922 serviram para ampliar, embelezar acrescentar art noveau ao estabelecimento que já teve como frequentadores Chiquinha Gonzaga, Rui Barbosa, Lima Barreto, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitscheck.
 
A Música do Dia é Sassaricando, Luiz Antonio , Oldemar Magalhães , Zé Mario.
 
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

O que pode ser feito para melhorar as baterias dos smartphones?

O que pode ser feito para melhorar as baterias dos smartphones?

Smartphones



Um fato: a bateria dos celulares de hoje não acompanha o ritmo dos usuários e a evolução da indústria. Trata-se do grande gargalo da tecnologia móvel atualmente e basicamente todas as empresas estudam como fazer seus aparelhos durarem o dia todo.
Existem muitas barreiras para isso, assim como existem alternativas que não agradam a todos e por isso ainda não foram adotadas amplamente. Abaixo estão algumas das ideias para tentar solucionar este problema, listadas por Rhett Allain, professor de física que também colunista no blog Dot Physics, da Wired.

Baterias maiores

Ok, você precisa de baterias mais parrudas para aguentar o dia todo. No atual estado da indústria, isso só acontecerá aumentando o quantidade de “mAh” da bateria (nós já explicamos aqui o que significa esta unidade de capacidade de armazenamento de energia), o que também vem junto de um aumento do tamanho físico da fonte de energia.

Hoje um iPhone 5s tem 1570 mAh em sua bateria. Não é suficiente para um uso mais pesado por um dia todo. Se você quiser fazer este número saltar para 3000 mAh, você precisa, aproximadamente, do dobro de peso e do dobro de tamanho para a bateria, o que não pode ser ajustado na carcaça pequena do smartphone da Apple. Daí a necessidade de celulares maiores, como o iPhone 6 e o iPhone 6 Plus.
Ao fazer um celular maior, a maioria dos componentes não muda de tamanho, nem seu consumo de energia. A tela, porém, cresce e passa a exigir mais da bateria, mas o ganho compensa este aumento de demanda. Basta lembrar dos tablets, cujas baterias conseguem durar dias sem recarga. O próprio iPad tem essa capacidade, já que estamos citando a Apple como exemplo.

Maior densidade de energia

Ok, então você quer um smartphone pequeno que tenha uma grande duração de bateria. A ciência e a indústria ainda não estão neste ponto, infelizmente. A solução seria recorrer a outro material além do íon de lítio usado atualmente, capaz de concentrar mais energia em um espaço menor.
Essa medida se dá em megajoules por litro (MJ/L). A bateria de íon de lítio varia entre 0,9 e 2,63 MJ/L. Há outros materiais que podem ser mais eficientes, mas nem todos são práticos. Rhett Allain, com base na Wikipédia, cita os seguintes:
- Gasolina: 32,4 MJ/L
- Bateria de chumbo-ácido: 0,34 MJ/L
- Sanduíche (é, a comida):  10,13 MJ/L
- Antimatéria: 9,3x10104 MJ/L (isso é um "9" seguido de um "3" e mais 103 zeros, caso tenha ficado a dúvida)
Um motor a combustão para queima de gasolina não parece muito prático para um celular. O sanduíche teria 5 vezes mais duração de bateria, mas também há um pequeno problema: junto com o pequeno sanduíche, também seria necessário um pequeno estômago para digerir a comida e possivelmente ter de expelir as impurezas. Isso no seu celular.
A outra opção é a antimatéria, que permitiria que seu celular funcionasse por mais de 10 mil anos sem recarga. Claro que a aniquilação da antimatéria em um espaço tão pequeno geraria radiação suficiente para matar o usuário. Talvez não seja uma boa ideia. Então estamos presos aos íons de lítio por algum tempo.

Celulares mais eficientes

Bom, esta é uma das metas para toda a indústria. Se precisamos manter o mesmo tamanho e a densidade de energia não deve aumentar muito nos próximos anos, o que resta é tentar reduzir o consumo. As empresas fabricantes de chips tentam criar processadores que dependam de menor energia, assim como telas e outros componentes. Talvez algum dia os smartphones cheguem ao nível dos notebooks, onde houve avanços grandes em relação ao consumo.

Recarga portátil

E se o celular conseguisse se recarregar conforme você usa? Existem algumas ideias, mas nem todas são viáveis, ao menos por enquanto.
- Recarga por digitação: já imaginou se cada toque na tela do aparelho gerasse um pouquinho de energia armazenada na bateria? Poderia ser uma solução, mas infelizmente não há energia o bastante em um toque para fazer o método valer a pena.

- Recarga solar: Com um painel solar cobrindo toda a volta do aparelho, talvez você conseguisse uma recarga completa em quatro horas, no melhor dos casos, deixando-o diretamente no sol. Usando-o no dia a dia, provavelmente a duração da bateria seria aumentada apenas um pouco.
- Recarga por som: se cada onda sonora gera alteração de pressão no ar, que poderia gerar impacto no celular semelhante à digitação citada acima, o que pode ser transformado em energia. Pouca energia. Em tese, no melhor dos casos, seriam necessários 100 dias para carregar totalmente a bateria com um som ambiente comum, de conversação. Claro, também existe a possibilidade de carregar seu celular em um show do Motörhead ou em uma construção, mas talvez você não queira passar por isso.
- Recarga por energia cinética: Alguns relógios possuem uma mola interna que permite que a  bateria se mantenha carregada  só de usar o aparelho em seu pulso. Talvez o mesmo pudesse ser aplicado a celulares? Provavelmente não; um imã e uma bobina provavelmente gerariam energia, mas dificilmente seriam capazes de alimentar a nova onda de relógios inteligentes, quanto mais os smartphones.
- Recarga sem fio: algumas fabricantes já tentam empurrar o conceito, que, no entanto, ainda está longe do ideal. Ele ainda requer que o celular se mantenha sempre perto de uma fonte de energia, o que não é prático quando se pensa em portabilidade. Não há muita diferença entre deixar o celular ligado a um cabo no seu computador ou mantê-lo estático em cima de uma superfície. Quem sabe no futuro não tenhamos recargas sem fio que funcionem em média ou longa distância? Desta forma, o celular estaria sempre carregando.
Via Wired

Novo motor transforma diretamente eletricidade em rotação

Novo motor transforma diretamente eletricidade em rotação

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/09/2014
Motor eletrostático transforma diretamente eletricidade em rotação
No motor eletrostático, somente o eixo gira, simplificando o projeto e reduzindo drasticamente a manutenção pela diminuição das partes móveis. [Imagem: Dan Ludois]
 
Movimento sem contato

O engenheiro Dan Ludois, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, conseguiu tornar prático um conceito de motor elétrico perseguido há séculos.
Benjamin Franklin e vários outros descreveram os princípios de funcionamento e construíram protótipos de motores elétricos baseados em forças eletrostáticas nos séculos 18 e 19.
Mas ninguém havia conseguido torná-los práticos.
As vantagens de um motor eletrostático são várias, a principal das quais sendo a possibilidade de movimentar coisas sem contato. Mas esses motores também têm potencial para serem mais baratos, mais leves e desgastarem-se muito menos.

Motor eletrostático

Nos motores elétricos tradicionais, a eletricidade é convertida em movimento mecânico giratório através do magnetismo.
No motor eletrostático, os campos elétricos são convertidos diretamente em movimento giratório.
"Uma carga se acumula na superfície dos pratos, e se você puder manipular a carga, você pode converter a eletricidade em movimento rotativo ou transferir a potência elétrica de um conjunto de pratos para outro," explica Ludois.
Foi justamente isso que ele conseguiu fazer, justificando que seu feito foi possível graças a inovações que incluem um controle eletrônico preciso das altas tensões e da alta frequência do campo elétrico, além de conhecimentos recentes no campo da mecânica dos fluidos.
Os pratos são separados por uma distância equivalente à espessura de um fio de cabelo, e são mantidos separados durante o funcionamento do motor por um colchão de ar, semelhante ao que evita que a cabeça de leitura de um disco rígido toque a superfície dos pratos e destrua o disco.

Gerador eletrostático

Como motores elétricos e geradores de eletricidade são essencialmente imagens espelhados uns dos outros, o motor eletrostático também poderá ser usado como gerador em turbinas eólicas, por exemplo.
Ludois já fundou uma empresa, a C-Motive Tecnologies, para comercializar seu motor/gerador.

VOLTA REDONDA, 17 DE SETEMBRO DE 2014. O DIA HOJE - O Dia da Compreensão Mundial é comemorado anualmente em 17 de Setembro

<<>>

Vida que se presa, eleva sempre o bem estar com muita autenticidade e dignidade!

(Adriano Martins - 2014)
====================================================================================
Quarta-feira, 17 de Setembro de 2014. Estação: Inverno. Dia seco.

Dia da Compreensão Mundial

O Dia da Compreensão Mundial é comemorado anualmente em 17 de Setembro.

A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre uma das principais características que a humanidade deve ter para que haja o máximo de paz no planeta: compreensão.

Compreensão não significa se anular como pessoa, afinal todos os indivíduos, assim como esteticamente, são diferentes também em relação aos ideais de vida ou comportamento social. Essas diferenças são formadas por vários fatores, como faixa etária, geração, cultura, religião, educação e etc.

A grande questão proposta no Dia da Compreensão Mundial é justamente saber lidar com tantas diferenças, respeitando e procurando entender os sentimentos do próximo. A ideia é fazer com que todos os líderes de governo e sociedade em geral pensem e equilibrem os seus julgamentos com paciência e respeito ao próximo.

A compreensão abrange os inúmeros tipos de preconceitos e atuais conflitos que existem em todas as sociedades, sejam étnicas, religiosas, sexuais ou socioeconômicas.

A ONU - Organização das Nações Unidas - criou também o Dia Internacional da Tolerância, que possui o mesmo objetivo que o da Compreensão Mundial: tornar as pessoas mais humanas e compreensíveis, tentando transformar o mundo em um lugar mais tranquilo para todos viverem.

O Dia Internacional da Tolerância é comemorado em 16 de Novembro.
Frases para o Dia da Compreensão Mundial

"Não há caminho para a paz, a paz é o caminho" (Mahtma Ganhdi).

"A liberdade individual e a interdependência são essenciais para a vida em sociedade".

"A não-violência nunca deve ser usada como um escudo para a covardia. Ela é uma arma para os bravos".

terça-feira, 16 de setembro de 2014

HISTÓRIA HOJE - Há 37 anos, morria a cantora lírica Maria Callas

Há 37 anos, morria a cantora lírica Maria Callas

Apresentação Dilson Santa Fé


Considerada  uma das maiores divas da ópera,durante os anos 1950, o  talento de Maria Callas foi reconhecido internacionalmente pela linda voz e também pela forte personalidade, uma característica que, para muitos críticos, intensificava o efeito de uma ópera. A americana de ascendência grega, é considerada a maior soprano e cantora de todos os tempos. Já famosa, teve uma tórrida relação com o milionário grego Aristoteles Onassis, com quem não foi feliz e que rendeu variado material para tablóides sensacionalistas. Callas morreu aos 53 anos, vítima de doença cardíaca, em 1997.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA 16/09/2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Ter - 16/09/2014
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 2mm
--

A MÚSICA DO DIA! Metrô é trem urbano?

16/09/2014

Metrô é trem urbano?

Talvez andar debaixo da terra o diferencia dos trens, se bem que em Brasília ele é de superfície.
Transporte - metrô - vagão rosa exclusivo para mulheres feminino
Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Metrô é trem urbano? Talvez andar debaixo da terra o diferencia dos trens, se bem que em Brasília ele é de superfície. Em inglês o nome é subway, o que ressalta essa característica subterrânea. Questão de status? No mundo há cerca de 140 redes de metrôs. O de São Paulo tem 75 quilômetros.
 
A Música do Dia: Metrô Linha 743 (compositor: Raul Seixas / intérprete: Cássia Eller)
 
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

VOLTA REDONDA, 16 DE SETEMBRO DE 2014 - O DIA HOJE! Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

<<>>

Sem esperança não se vive com tranquilidade!



(Adriano Martins - 2014)
========================================================================
Terça-feira, 16 de Setembro de 2014. Estação: Inverno. Dia quente!

16 . Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio

O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio é celebrado no dia 16 de Setembro.

Este dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1994, para comemorar a assinatura do Protocolo de Montreal, que ocorreu em 1987. Os países que assinaram este tratado internacional assumiram o compromisso de diminuir a produção de CFCs e outras substâncias responsáveis pela destruição da camada de ozônio.

O Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio tem como objetivo a conscientização para a questão ambiental, mais concretamente para a importância de preservar a camada de ozônio, que protege o planeta Terra dos raios UV. Este dia encoraja a adoção de normas favoráveis ao ambiente, tanto a nível global como a nível regional.
Outras Datas Comemorativas

Dia do Início da Semana Mundial do Alzheimer comemoração que está relacionada com o "Dia Mundial do Doente de Mal de Alzheimer" ou "World Disease Alzheimer's Day", celebrado em 21 de setembro.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A MÚSICA DO DIA - Hoje é aniversário do marquês de Sapucaí

15/09/2014

Hoje é aniversário do marquês de Sapucaí

Cândido José de Araújo Viana, foi Visconde com Grandeza e Marquês de Sapucaí.

Marquês de Sapucaí
Acervo/Senado Federal
 
Cândido José de Araújo Viana, foi Visconde com Grandeza e Marquês de Sapucaí. Também foi ministro da Fazenda, da Justiça, deputado, senador, constituinte em 1823, conselheiro do imperador, escritor, mestre de ciências. E virou a passarela do samba.

A Música do Dia: Eu quero, samba da Império Serrano de 1986

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Renata Vasconcellos assume a bancada do ‘Jornal Nacional’


Renata Vasconcellos assume a bancada do ‘Jornal Nacional’

Após três anos no ‘Jornal Nacional’, Patrícia Poeta deixará a bancada do noticiário ao final da cobertura das eleições 2014. A jornalista vai se dedicar a um novo projeto, ainda em desenvolvimento, na área de entretenimento.
Quem assume o posto ao lado de William Bonner é Renata Vasconcellos, que atualmente comanda o ‘Fantástico’ ao lado de Tadeu Schmidt. A jornalista Poliana Abritta vai ser a substituta de Renata no ‘Fantástico’.
A Globo deve anunciar as mudanças durante a edição desta noite do ‘Jornal Nacional’.
Patrícia Poeta | Foto: Divulgação
Patrícia Poeta | Foto: Divulgação
Em comunicado, Patrícia Poeta afirmou que os três anos em que esteve na bancada do ‘JN’ foram ‘inesquecíveis’.
“Estou para completar 15 anos no jornalismo da Globo. E, agora, terão sido três anos maravilhosos, inesquecíveis no ‘Jornal Nacional’. Quando aceitei com muita alegria o convite para ancorar o ‘JN’, propus esse prazo. Acreditava, então, que estar na bancada do mais importante telejornal brasileiro seria uma experiência única, enriquecedora, algo que me aprimoraria de uma maneira sem igual”, disse.
“Foi exatamente o que aconteceu. Agora, parto feliz para começar a desenvolver um novo projeto, no entretenimento, algo com que sempre sonhei e para o qual procurei estar preparada. Sempre vi a televisão como um espaço maior para propor e realizar ideias. É exatamente isso que estou fazendo agora”, completou.
Foto: Renata Vasconcellos | Divulgação
Feliz com o novo desafio, Renata Vasconcellos destacou que sua vocação sempre foi o jornalismo. “Estar ao lado de William Bonner no ‘Jornal Nacional’ é uma honra e uma alegria imensa. Sou jornalista por formação e vocação. Todos esses anos na GloboNews, no ‘Bom Dia Brasil’ e, agora, no ‘Fantástico’, me deram a certeza de que o telejornalismo é o que me atrai, é a minha paixão, é o que sei fazer. E poder exercê-lo no jornal mais importante da TV brasileira é algo que me traz ao mesmo tempo uma alegria imensa, pelo reconhecimento do meu trabalho, mas também muita responsabilidade. Conto com o apoio de todos para honrar esse compromisso que assumo agora”.

Detran VR abrirá posto de vistoria no próximo domingo

Detran VR abrirá posto de vistoria no próximo domingo
 Publicação: domingo, 14 de setembro de 2014 (11:45)



O Detran abrirá o posto de vistoria de Volta Redonda no próximo domingo, para compensar o não funcionamento da unidade sexta, ontem e hoje, devido às obras no local. No domingo de funcionamento excepcional, serão oferecidas 300 vagas de vistoria.
A reforma envolve recuperação do piso de pavimentação, pintura, melhoria dos banheiros e área de serviço, revisão da instalação elétrica, drenagem e limpeza das calhas, além de reparos na cobertura metálica. As obras são de responsabilidade da Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro), estão avaliadas em R$ 673.042,00 e devem estar concluídas no final de outubro.
Para agendar a vistoria, basta acessar o site ou ligar para o telefone 0800-0204040. Não é preciso que o veículo tenha sido registrado no município de Volta Redonda para que se obtenha o serviço na unidade.

HISTÓRIA HOJE - Há 193 anos, foi proclamada a independência da América Central

Há 193 anos, foi proclamada a independência da América Central

Apresentação Márcia Dias


No dia 15 de setembro de 1821, foi proclamada a independência da América Central, pondo fim ao domínio de quase três séculos da Espanha sobre a região. O ato da independência foi firmado por Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua e Costa Rica. Até ali, esses países formavam a Capitania Geral da Guatemala.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 15/09/2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Seg - 15/09/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 32°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 2mm
--

Segunda-feira, 15 de Setembro de 2014. O DIA HOJE -

<<>>


"Coisas da vida!"

 
Use a sabedoria para fazer um mundo melhor e mais justo, pois quem assim não o faz, contará com o 'professor da dor' que ensina de uma forma bem mais clara e limitada!
Pense nisso...


(Adriano Martins - 2014)
========================================================================
Volta Redonda, 15 de Setembro de 2014. Estação: Inverno. Dia quente e seco.

15 . Dia Nacional do Musicoterapeuta
15 . Dia do Cliente

O Dia do Cliente é comemorado anualmente no dia 15 de setembro no Brasil.

A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores, com distribuição de brindes, promoções especiais e descontos. A data, criada originalmente no estado do Rio Grande do Sul, serve para movimentar o comércio durante o mês de setembro, considerado um período fraco para as vendas (fim do inverno).
Origem do Dia do Cliente

O Dia do Cliente foi criado no estado do Rio Grande do Sul pelo empresário gaúcho José Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos.

Sua ideia era criar uma data diferenciada onde os clientes pudessem ser homenageados, ajudando a desenvolver uma relação de fidelidade entre os consumidores e os comerciantes.

O Dia do Cliente foi oficializado no Rio Grande do Sul em 2003, mas atualmente já foi aprovado em 14 estados brasileiros e 167 municípios.

O dia 15 de setembro foi escolhido como Dia do Cliente por ser o Dia Nacional da Defesa do Consumidor.
'professor da dor' que ensina de uma forma bem mais clara e limitada!

domingo, 14 de setembro de 2014

VOLTA REDONDA, 14/09/2014 - O DIA HOJE - DIA DA CRUZ!

<<>>

A vida é para quem sabe cuida-la, quem assim não fizer, poderá não ter o verdadeiro sentido 'dela'!

(Adriano Martins - 2014)
========================================================================
Domingo, 14 de Setembro de 2014. Estação: Inverno. Dia quente.

Dia da Esposa comemoração móvel da cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, conforme Lei Nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010 e Lei Nº 3684 de 7 de novembro de 2003: 2º domingo de setembro.

Dia Nacional de Missões comemoração móvel instituída pela SENAMI [Secretaria Nacional de Missões], que é uma entidade brasileira de evangélicos, ligada à CGADB [Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil], uma sociedade civil de natureza religiosa e sem fins lucrativos: 2º domingo de setembro].

14 . Dia da Cruz

O dia da Cruz é comemorado no dia 14 de Setembro. Neste dia a cruz é celebrada como um instrumento de salvação, e tem o objetivo de relembrar a crucificação de Jesus, um dos elementos centrais da fé cristã.

Este dia pode ter nomes diferentes dependendo da denominação ou crença religiosa. Para anglicanos e luteranos, o dia da Cruz é conhecido como Santo Dia da Cruz, mas também pode ser conhecida como Festa da Exaltação da Santa Cruz ou Festa da Cruz Gloriosa.

Neste dia, os fiéis celebram a vitória de Jesus sobre a morte, o pecado e o Diabo, conquistada na cruz.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA 14/09/2014

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Dom - 14/09/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--