Rádio Acesa FM VR: 2014-05-18

sexta-feira, 23 de maio de 2014

HISTÓRIA HOJE, 23 DE MAIO DE2014.

Há 168 anos, México declarava guerra aos Estados Unidos

Apresentação Márcia Dias

A Guerra Mexicano-Americana foi o primeiro grande conflito impulsionado pela ideia de Destino Manifesto, a crença de que a América tinha um direito dado por Deus, o destino de expandir as fronteiras do país de "costa a costa", ocorrendo entre os Estados Unidos e o México, entre 1846 e 1848 e teve enormes consequências para o futuro das nações envolvidas. Como resultado, Estados Unidos ampliaram o seu território em cerca de um quarto, enquanto México perdeu aproximadamente metade do seu. Na época, a guerra foi objeto de grande controvérsia moral dentro dos Estados Unidos.

TSE veda arrecadação de campanha por site de financiamento coletivo

Tribunal respondeu questionamento do deputado Jean Wyllys (PSOL).
Sites intermedeiam doações, mas ficam com percentual da verba arrecadada.

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta quinta-feira (22) a possibilidade de que candidatos façam arrecadação para campanha eleitoral por meio de site de financiamento coletivo. Sites do gênero fazem intermediação de doações para diversas finalidades, mas ficam com um percentual da verba arrecadada.
O TSE respondeu a consulta feita pelo deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), que perguntou: "Considerando a jurisprudência deste Tribunal Superior Eleitoral, bem como a legislação eleitoral vigente, a arrecadação de recursos através de websites de financiamento coletivo mostra-se lícita no que tange às campanhas eleitorais?"

Os ministros consideraram que não é possível porque a doação em campanha eleitoral deve ser direta do eleitor para o candidato.
“A legislação diz que o candidato, partido político ou coligação podem ter na página da internet mecanismo para que o eleitor possa, pela internet, fazer a doação. Não admite intermediários, que inclusive seriam remunerados por isso”, disse o relator da consulta, ministro Henrique Neves, segundo o TSE.
O Código Eleitoral estipula que o TSE responda perguntas relacionadas ao processo eleitoral. A resposta não é de observação obrigatória pelas outras instâncias da Justiça Eleitoral, mas serve de parâmetro para a atuação do tribunal e dos partidos e candidatos.

(Fonte g1)

Marco Feliciano é absolvido do crime de estelionato - Noticias Gospel

O deputado federal, Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), foi absolvido na ação penal movida contra ele na qual era acusado de estelionato. Feliciano estava sendo acusado de ter recebido 13,3 mil para participar de dois eventos no Rio Grande do Sul, mas acabou não comparecendo. A Procuradoria-Geral da República (PGR) já havia dado parecer favorável à absolvição do líder evangélico.

Em 2012, quatro anos depois do ocorrido, a juíza que cuida do caso condenou Marco Feliciano a pagar R$ 13 mil a Liane como devolução do cachê. O deputado realizou o pagamento, mas o caso não foi encerrado.
O deputado afirma ter resolvido tudo com Liane na época. “Nós conversamos com ela e perguntamos se poderíamos remarcar. A resposta foi que estava tudo ok. Aí, quando fomos remarcar, descobrimos que ela tinha entrado na Justiça cobrando uma fortuna da gente”, justifica.
O relator do processo, Ministro Ricardo Lewandowski, afirmou que não tinha como condenador o congressista. “Todos nós, professores, ficamos impossibilitados eventualmente de comparecer a compromissos agendados. É uma temeridade dar prosseguimento à ação penal desta natureza”, afirmou o ministro.
Os ministros entenderam que não havia um crime que se enquadrasse na situação, portanto, a ação deveria ser na área civil e não criminal.

Conselho de Psicologia decide cassar registro de psicóloga de Marisa Lobo por sua fé cristã - Noticias Gospel

A psicóloga Marisa Lobo foi julgada pelo Conselho de Ética do Conselho Regional de Psicologia (CRP) do Paraná devido a um processo iniciado há dois anos que teve como motivação sua expressão pública de fé nas redes sociais.

A decisão do conselho na audiência foi pela cassação do registro profissional de Marisa Lobo. O relator do processo votou também pela censura pública, uma punição na qual é levada ao conhecimento geral, por meio de publicação na impressa oficial, que o profissional teria transgredido os princípios de sua profissão definidos pelo conselho regulamentador.
De acordo com a psicóloga, ainda cabe recurso à decisão, que pode ser levada ao Conselho Federal de Psicologia (CFP), e até mesmo à justiça comum, caso seja necessário. Marisa Lobo informou também que seu advogado já está trabalhando no recurso e ressalta que durante o processo houve erros jurídicos, falta de respeito e humilhação.
Ao comentar sobre o caso, Marisa Lobo citou casos semelhantes, como o da também psicóloga Rozangela Justino, que sofreu censura pública acusada de oferecer tratamentos contra a homossexualidade, e luta desde 2007 na justiça contra a decisão. Ela comentou também sobre a recente tentativa de cassação do registro de psicólogo do pastor Silas Malafaia, que foi entendido pelo Ministério Público como um caso de perseguição religiosa.
Reações de apoio
A decisão do CRP motivou uma série de reações a favor da psicóloga. Foram diversas as manifestações ao seu favor, entre elas a da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que tipificou a decisão do CRP como arbitrária.
Em Curitiba, um grupo de cristãos saiu às ruas no último sábado em manifestação contra o CRM durante a Marcha para Jesus da cidade. Portando faixas com dizeres como #TodosContraPerseguiçãoReligiosa, os manifestantes protestavam contra a cassação do registro de Marisa Lobo.
As reações se espalharam também pelas redes sociais, onde seguidores da psicóloga no Twitter criticaram a decisão afirmando, entre outras coisas, se tratar de “um crime contra a Constituição Brasileira”. Foram levantados também questionamentos se profissionais de outras confissões religiosas também teriam seu registro cassado por manifestar sua fé publicamente.
O senador evangélico Magno Malta (PR-ES) também saiu em defesa de Marisa Lobo, e se pronunciou no plenário do Senado em favor da psicóloga. Ele teceu uma série de críticas contra o Conselho Regional de Psicologia.
Em sua fala no plenário, o senador afirmou que é um erro jurídico a posição adotada pelo conselho, visto que a entidade se baseia na afirmação de que Marisa Lobo estaria “curando homossexuais”, fato do qual não apresentaram nenhuma prova a não ser a afirmação pública da psicóloga a respeito de sua fé cristã. Ele questionou também se outros conselhos profissionais iriam suspender os registros de qualquer profissional que manifeste publicamente a sua fé, seja ela qual for.
Malta disse ainda que iria conclamar os grupos de advogados cristãos que se reúnem para discutir seu papel na sociedade, para que eles se organizem em uma reação ao caso.
- Eu quero dizer que eu farei uma reação pessoal, eu vou reagir, já vi os meus advogados.
Eu vou entrar no judiciário questionando a posição do Conselho Nacional de Psicologia – afirmou também Magno Malta, afirmando que a posição do conselho foi discriminatória.
- Aliás, eu quero orientar ela (Marisa Lobo) pra que oriente o seu advogado pra que entre também com uma ação contra o Conselho de Psicologia do Brasil – ressaltou o senador.

Mark Driscoll diz que Jesus também cometeu erros - Noticias Gospel

O professor de psicologia e blogueiro evangélico Warren Throckmorton está acusando o conhecido pastor Mark Driscoll, da Mars Hill Church de Seattle, de ter apagado “parte do sermão questionável”.

Em uma mensagem recente, chamada “Capacitado pelo Espírito para falhar”, Driscoll pregou cerca de 6 minutos sobre o que ele mesmo classificou como possível heresia. O material original tem cerca de 57 minutos de duração, mas Throckmorton conseguiu cópia de um trecho omitido pelo site oficial da igreja.

Semanalmente os sermões de Driscoll são disponibilizados na íntegra em vídeo, áudio e texto através do site da igreja. Desta vez, parece que membros da direção da igreja teriam concordado com a edição que foi disponibilizada para o público.

A questão é uma fala do pastor sobre o fato de Jesus Cristo, sendo homem, ter cometido erros. Embora faça uma distinção entre “erros” e “pecados”, Throckmorton afirma que o que está em questão é a integridade do ensinamento de Driscoll. Recentemente, o conhecido pastor esteve envolvido em uma grande polêmica por ter fraudado os rankings de livros mais vendidos no país para promover suas obras e entrar na lista de best sellers do jornal New York Times.

Ele falava sobre o trecho de Atos 6, quando os apóstolos erraram ao não dar a mesma atenção para aos necessitados gregos da igreja que destinavam aos judeus. O argumento do pastor era que Cristo não deve ter feito tudo corretamente na primeira tentativa (ou seja, Jesus cometeu erros, mas nunca pecou).
Ele introduz a argumentação com uma frase que chama atenção “O que eu vou dizer a vocês agora pode ser uma heresia. Não tenho certeza. Vamos ver…. Jesus nunca pecou, verdade? Bom, vocês foram bem ensinados, eu acho. Ok, Ele nunca violou qualquer mandamento da Bíblia, mas a questão é… estão prontos? É possível que tenha cometido erros?”

Citando o livro de Lucas, lembrou que Cristo “crescia em sabedoria, estatura e graça diante de homens e de Deus”, e que isso significava que Jesus passou por um processo de aprendizado e isso inclui erros. A guisa de ilustração, descreveu como teria sido a infância de Jesus. Elaborou como Cristo, enquanto criança, tinha dificuldades iguais a de todas as crianças.

E elencou: Jesus não conseguia andar de bicicleta sem rodinhas na primeira vez que tentou. Também não conseguiu escrever corretamente da primeira vez quando aprendia algo nas escola, precisando apagar e corrigir. Por fim, levantou a hipótese de que ele não era um arremessador perfeito no time de beisebol da escola, perdendo algumas bolas.

Obviamente os exemplos de Driscoll serviam para fortalecer seu argumento usando elementos contemporâneos. Para Throckmorton, o grande problema é a influência que o pastor da Mars Hill tem sobre os evangélicos jovens em todo o mundo, uma vez que seus vídeos são muito divulgados pela internet.

Para seus críticos, Driscoll errou ao tentar usar possíveis erros de Jesus quando jovem como justificativa para os líderes errarem também. Essa seria uma maneira de Driscoll justificar seus próprios erros, atacando o que chamou de “perfeccionismo religioso” ao qual Cristo não estaria sujeito.

Throckmorton questiona duas coisas: 1) se Driscoll não tinha certeza e até mesmo considerou a possibilidade de estar ensinando heresia por que foi em frente? 2) Se considerava seu argumento correto, por que apagou posteriormente este trecho?

Obviamente um único trecho de uma das centenas mensagens não invalida a contribuição de Driscoll, mas o fato de Dave Kraft, um ex-pastor do ministério Mars Hill, que saiu recentemente por motivos não esclarecidos, estar criticando a postura de seu ex-chefe, questionando sua integridade, deixa no ar uma desconfortável suspeita. Com informações The Blaze e Patheos.

Bíblia salva no Titanic vira objeto de exposição em museu do barco situado nos EUA - Noticias Gospel

Conhecido por naufragar em 1912, na sequência de sua jornada inaugural, o famoso navio RMS Titanic terá uma Bíblia que sobreviveu ao seu acidente em exposição na galeria de um museu dedicado à embarcação no Tennessee, sudeste dos Estados Unidos, até o final de 2014.

Em homenagem ao Dia Nacional da Oração, o Museu do Titanic decidiu dedicar sua nova exibição ao cristianismo. A Bíblia pertencia a um reverendo britânico que partiu com o barco, em Southampton (Inglaterra), rumo aos EUA, até o Titanic colidir com um iceberg.
Na ocasião, o Rev. Robert J. Bateman entregou a edição da Palavra Sagrada à sua cunhada Ada Ball, salva através de um bote salva-vidas e que conseguiu chegar aos Estados Unidos para reencontrar sua irmã, Emily, esposa de Bateman.
Bob Thone, ator que retrata o reverendo no museu interativo, revela que alguns anos depois, já em seu leito de morte, entregou a Bíblia ao Dr. Harry Upperman, do Seminário Baxter, na cidade de Baxter, região central do Tennessee.
O Rev. Bateman alegadamente viveu nos EUA por um curto período antes da fatídica viagem do Titanic. O ministro fundou a igreja People's Tabernacle Church, em Knoxville na década de 1890, e depois se mudou para a Flórida. Em seguida, pegou o Titanic depois de visitar sua cidade natal por alguns meses na Inglaterra.
O dono do Museu do Titanic, John Joslyn, conta que é uma honra ter a Bíblia do Rev Baterman para contar a história da embarcação. "Aqui estamos 102 anos depois do naufrágio e ainda somos capazes de exibir esta Bíblia, é um privilégio para nós", destacou Joslyn.
O museu está localizado na cidade de Pigeon Forge, no Tennessee, mas ainda possui uma filiar na cidade de Branson, estado do Missouri (EUA). O estabelecimento localizado em Pigeon Force traz as formas do navio e experiências interativas para os visitantes terem uma noção mais próxima de como foi o acidente.

Site que ensina programação em 1 ano agora está disponível em português

Se você queria aprender a programar com a Codecademy, mas tinha dificuldades por não entender o site porque ele estava em inglês, aqui vai uma boa notícia: ele foi traduzido para o português.
Quase todos os passos estão disponíveis em português, o que inclui instruções, os exercícios e suas explicações. Os alertas de compartilhamento ainda aparecem em inglês, além dos códigos, que precisam seguir o idioma.
O trabalho de tradução foi feito em parceria com a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos com foco em aprendizado e inovação. O site também passou a estar disponível em francês e espanhol.
A Codecademy passa padrões básicos de programação e as principais linguagens, como HTML, CSS e JavaScript através de um método interativo e divertido, adotando conceitos da chamada 'gamificação' como a distribuição de badges ao final de cada lição e outras estratégias de engajamento. O site ainda tem um programa que promete ensinar em apenas um ano, o Code Year
Se quiser se tornar aluno, clique aqui. A Codecademy também tem aplicativos móveis, mas que estão em inglês.

Facebook adota novo esquema de privacidade para posts

O Facebook tomou uma atitude para evitar que pessoas sem querer façam postagens públicas quando queriam falar apenas com os amigos.
A partir de hoje, novos usuários encontrarão o Facebook já configurado para compartilhar posts com amigos; antes era o contrário: por padrão era tudo público e o internauta precisava mudar, caso quisesse.
Como o Facebook era novo para essas pessoas, elas nem sempre entendiam o que significava compartilhar só com alguns ou com todos, o que gerava confusão. Os novatos ainda receberão um lembrete para escolher a audiência adequada assim que resolverem postar alguma coisa.
Nas próximas semanas os veteranos também serão impactados com uma campanha de educação. O Facebook soltará alertas para que todos revisem suas opções de privacidade, mostrando itens como o da audiência e um sobre os aplicativos em que estão cadastrados.

STF decide ser inconstitucional cobrança de contribuição previdenciária para empresas que contratam cooperativas

Mesmo inconstitucional, o não recolhimento da contribuição estava gerando fiscalizações e autuações do fisco federal. 

Foi julgado recentemente no Supremo Tribunal Federal o Recurso Extraordinário que considerou inconstitucional a obrigatoriedade da incidência da Contribuição Previdenciária de 15%, sobre faturas recebidas das empresas que contratam cooperativas de trabalho.
Desde a alteração do artigo 22, inciso IV da Lei 8.212/91 pela lei 9.876/99, as empresas que contratam cooperativas de trabalho eram obrigadas a recolher o montante de 15% sobre as faturas recebidas por essas empresas a titulo de contribuição previdenciária.
Entretanto, a cobrança não encontrava respaldo nas hipóteses autorizadas pela Constituição Federal. Por exemplo, em seu artigo 95, que trata do custeio da Seguridade Social. Mesmo assim, apesar impossibilidade de cobrança, o não recolhimento da contribuição estava gerando fiscalizações e autuações do fisco federal.
Outras inconsistências também foram ignoradas pelo legislador. Dentre elas o artigo 154, I da Constituição Federal, que define ser competência da União instituir tal tributo.
Diante disso, é recomendável que as empresas façam um levantamento dos valores recolhidos a titulo de contribuição previdenciária nos pagamentos efetuados a cooperativas, tendo em vista e iminente possibilidade em recuperar esses valores em esferas administrativas e/ou judicial.

 

Programa Altas Horas exibe símbolos satânicos durante entrevista com pichadores - Noticias Gospel

O quadro “Qual É?” do programa Altas Horas mostrou uma entrevista de Serginho Groisman com cinco pichadores, e dentre eles, havia um satanista, que vandaliza propriedades públicas e privadas rabiscando símbolos satânicos.

A entrevista foi veiculada pela TV Globo no último sábado, 17 de maio, e nas redes sociais foram muitas as críticas à ênfase visual que foi dada aos símbolos que representam o satanismo.
O cenário da entrevista mostrava uma cruz invertida e o número 666, usado pelos adeptos do satanismo para se identificarem, de acordo com informações do Gprime.
Embora o tema da entrevista tenha sido a “intervenção artística efêmera e libertária”, como a pichação é enxergada pelos praticantes, o destaque dado aos símbolos satânicos chocou os telespectadores do programa voltado a adolescentes.
O responsável pelas pichações com referências ao satanismo foi um dos entrevistados, Rafael, pertencente ao grupo Opus 666, que é conhecido pelo vandalismo a templos evangélicos e se descreve como seguidor de satanás.

Justiça julga improcedente processo de bispo da Igreja Mundial contra a revista IstoÉ - Noticias Gospel

O bispo Josivaldo Batista de Souza, da Igreja Mundial do Poder de Deus, teve sua ação contra a revista IstoÉ julgada como improcedente pela 26ª Vara Cível de São Paulo.

A Justiça entendeu que o pedido de indenização de R$ 500 mil que o pastor pretendia receber da IstoÉ não tinha fundamento. Souza foi citado por uma reportagem da revista como gerente financeiro da Mundial, que atravessa um momento de contenção de gastos.
O texto da reportagem lista motivos que teriam levado a denominação fundada pelo apóstolo Valdemiro Santiago à crise financeira, incluindo as ações de uma “quadrilha de pastores ladrões, dívidas milionárias com canais de TV, administração amadora e investimentos equivocados na construção de templos”, segundo informações do Portal Imprensa.
A IstoÉ ainda se refere a um grupo de pastores que mantinham proximidade com Souza e que agiriam “como lobos em pele de cordeiro”.
Como consequência da reportagem, Valdemiro Santiago decidiu transferir o pastor para Lisboa, deixando-o responsável por administrar as filiais da Mundial em Portugal. Nesse contexto, Souza entendeu que sua honra havia sido atingida, e moveu a ação com pedido de indenização.
O magistrado Rodrigo Nogueira chegou à conclusão que a revista não rompeu os limites do direito de informação e da liberdade de imprensa, e que a IstoÉ não demonstrou ter intenção de ferir a honra e/ou a imagem das pessoas mencionadas na reportagem.

PREVISÃO DO TEMPO, SEXTA-FEIRA 23-05-2014.

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 23/05/2014
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 17°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 94%
quantidade de chuva: 10mm
--

Sáb - 24/05/2014
Nublado com chuva de manhã. À tarde e à noite pode garoar.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 21°C
probabilidade de chuva: 90%
quantidade de chuva: 7mm
--

Dom - 25/05/2014
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 22°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

DATAS COMEMORATIVAS HOJE, 23 DE MAIO DE 2014.

<<>>

O meu corpo já reconhece o dia nascendo e que dele, me espera o trabalho, pois o mesmo, dignifica o homem.

(Adriano Martins - 2014)
=======================================================
Sexta-feira, 23 de Maio de 2014. Estação: Outono. Dia com temperatura agradável.

23 · Dia da Juventude
23 . Dia Internacional das Comunicações Sociais
23 . Dia Nacional da Defesa das Florestas Brasileiras
23 . Dia da Tartaruga
23 . Dia Nacional da radiodifusão livre e comunitária

Hoje é Dia Nacional da radiodifusão livre e comunitária

23 de maio é o Dia Nacional da radiodifusão livre e comunitária e um dos objetivos principais de uma rádio livre e comunitária é a conscientização da população, além de prestações de serviços para a comunidade, de contribuir com a luta pela democratização dos meios de comunicação, pela democratização da informação e pela institucionalização do Direito de Comunicar.

É importante chamar a atenção da maneira de como é a rádio comunitária, onde a comunidade se reconheça na emissora as aspirações do seu cotidiano. O avanço da tecnologia nos meios de comunicação no cotidiano dos moradores de uma comunidade, sem dúvidas, faz grande diferença. Esta proximidade que leva em conta a individualidade dentro da diversidade, trabalhando as diferenças de gênero, raça, cor e crédulo, dentro de um universo mais restrito, faz com que as pessoas da comunidade se identifiquem mutuamente.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

HISTÓRIA HOJE, 22 DE MAIO DE 2014.

Mães da Praça de Maio lutam por justiça há mais de 30 anos

Apresentação Dilson Santa Fé
Conheça a história das mães da Praça de Maio. São mulheres que se reúnem na Praça de Maio, em Buenos Aires, para exigirem notícias de seus filhos desaparecidos durante a ditadura militar na Argentina (1976-1983).  Ainda hoje, todas as quintas-feiras, elas realizam manifestações, em frente à Casa Rosada, buscando manter o desaparecimento de seus filhos vivo na memória de todos.

Cada medalha em 2016 pode custar cerca de R$ 24 milhões ao COB

O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) projeta um investimento próprio de mais de R$ 700 milhões até os Jogos Olímpicos do Rio-2016.
É o que diz o diretor executivo de esportes da entidade, Marcus Vinícius Freire. Em entrevista ao blog, ele afirma que o Brasil “está no caminho certo” para alcançar a meta de ficar entre os dez primeiros colocados no quadro de medalhas.
“[Vamos investir] aproximadamente R$ 720 milhões, considerando uma média anual de R$ 180 milhões da Lei Piva no ciclo”, afirmou Freire.
Como a projeção de medalhas do COB para a próxima Olimpíada é de 30, um cálculo despretensioso pode sugerir que cada subida ao pódio na capital fluminense custará R$ 24 milhões à entidade.
(Claro que se trata de uma projeção, um exercício de imaginação. O cálculo exato por medalha é quase impossível de se estabelecer).
Com essa conta, o Brasil planeja estar entre as dez maiores potências olímpicas na Rio-2016.
Ainda assim, o valor destinado à preparação dos atletas do país deve ficar abaixo do das grandes potências como Estados Unidos, Grã-Bretanha e China.
“A Grã Bretanha, por exemplo, investirá algo em torno de R$ 1 bilhão. Os demais países ficam nesta faixa ou mais.”
É bom deixar claro que outros agentes entram na conta total do investimento para preparação da equipe brasileira para uma Olimpíada. Além do COB, Ministério do Esporte, confederações, clubes, Forças Armadas, entre outros, põem dinheiro no esporte olímpico.

STJ decide a favor dos poupadores e bancos podem pagar R$ 340 bilhões



Tribunal julga procedente incidência de juros sobre dívida decorrente de planos econômicos

O Dia
Rio - Os bancos vão ter que pagar a juros de mora dos últimos 21 anos sobre saldo das poupanças de clientes prejudicados pelos planos Bresser (1987), Verão (1989), Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991). Em decisão favorável aos poupadores, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou ontem que o pagamento será retroativo a 1993, quando ocorreu a citação das instituições financeiras em ação civil pública movida pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).
O presidente do STJ, ministro Felix Fisher, foi obrigado a votar também para desempatar o julgamento de ontem, que chegou a ficar 7 a 7
Foto:  Divulgação
O resultado favorece também a quem foi beneficiado por ações coletivas, promovidas por sindicatos e associações de classe, e que reivindicam a correção da caderneta por perdas provocadas pelos planos econômicos. A decisão vai servir de parâmetro ainda a outros tipos de ações, como reajustes de planos de saúde e cobranças indevidas e até mesmo na correção de benefícios do INSS.
Os bancos e o governo contestavam a tese aprovada ontem. Alegavam que nas ações coletivas, que representam vários poupadores, os juros só deveriam começar a contar após a condenação definitiva, ou seja, na fase de liquidação individual. Os bancos questionavam que o cálculo não poderia ser feito a partir da citação, ou seja, quando foram notificados de que estavam sendo processados para corrigir as poupanças.
A decisão do STJ ainda pode ser contestada. O subprocurador-geral do Banco Central, Erasto Villa Verde de Carvalho, disse que vai estudar se entrará com embargo declaratório para suspender a decisão da Corte Especial do tribunal.
Caso a decisão de ontem fosse favorável aos bancos, a dívida seria reduzida em dois terços. Prevalecendo a tese derrotada, a débito com clientes cairia de R$ 341,5 bilhões para R$ 128 bilhões, nas contas da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O Idec alega, no entanto, que o impacto será bem menor, beirando a casa dos R$ 8 bilhões.
“O Superior Tribunal de Justiça demonstrou que não cederá à pressão dos bancos. E, mais importante, chancelou a ação civil pública como instrumento efetivo de defesa dos direitos dos cidadãos”, afirmou Marilena Lazzarini, presidenta do Conselho Diretor do Idec.

A votação no plenário do tribunal foi apertada, com um placar de 8 a 7 a favor dos poupadores. O presidente do STJ, ministro Felix Fisher, teve que votar também para desempatar o julgamento que chegou a ficar 7 a 7.
Ações de bancos despencam no pregão da Bolsa de Valores
A decisão do STJ favorável aos poupadores repercutiu diretamente no mercado financeiro. Logo após o anúncio do fim do julgamento, o humor da Bolsa de Valores (Bovespa) mudou com a notícia contra os bancos em relação aos planos econômicos. No fim do pregão de ontem, as ações das instituições financeiras despencaram, levando o Ibovespa a encerrar o dia em baixa de 0,31%, a 52.203 pontos.
As ações que mais caíram foram as do Banco do Brasil, com queda de 7,24%, passando a valer R$ 22,01. O BB perdeu somente ontem R$4,9 bilhões em valor de mercado. O movimento foi seguido pelo Bradesco, cujas ações recuaram 2,53%, chegando a R$33,02. As do Itaú também tiveram desempenho negativo, baixando 2,12%, com valor de R$35,90.

Analistas avaliaram ontem que o desfecho do processo dos planos econômicos vai impactar forte os bancos e proporcionará perdas consideráveis às instituições financeiras e ao sistema financeiro.

Para o analista da XP Investimentos Thiago Souza, como o assunto tem grande representatividade o impacto será potencial para os bancos. “A relevância do evento não pode ser descartada. Dada a incerteza, recomendamos proteção ou exposição reduzida aos bancos, no curto prazo”, recomenda.
STF ainda vai decidir sobre legalidade
A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) pode influenciar o Supremo Tribunal Federal (STF) que ainda vai bater o martelo sobre o direito dos poupadores ao ressarcimento das perdas dos planos. O Supremo decidirá sobre a validade das medidas adotadas pelos governo nos anos 1980 e 1990 para tentar controlar a inflação e se a correção monetária das cadernetas se deu dentro da legalidade. O julgamento deve ocorrer no dia 28.
São pelo menos 400 mil processos judiciais contra os planos estão com a tramitação suspensa em tribunais de todo o país, desde 2010, à espera de decisão do STF. O julgamento ocorrerá sem três dos 11 ministros da Corte, já que Cármen Lúcia, Luiz Fux e Luís Roberto Barroso se declararam impedidos de participar.
Ontem no STJ, votaram pela incidência dos juros a partir da execução individual os ministros Raul Araújo, Gilson Dipp, Laurita Vaz, João Otávio, Maria Tereza de Assis Moura, Napoleão Maia e Luis Felipe Salomão.

A posição que saiu vitoriosa foi conduzida por Sidnei Beneti, Nancy Andrighi, Ari Pargendler, Arnaldo Esteves, Humberto Martins, Herman Benjamin, Og Fernandes e Felix Fischer.

Polêmica da venda de sutiã para meninas vai parar na OEA

Para entidades de direitos humanos consumo de lingerie com bojo estimula erotização precoce

Hilka Telles
Rio - A polêmica sobre sutiãs com enchimento para crianças com idades de 6 a 12 anos extrapolou as fronteiras do Brasil e aportou na Organização dos Estados Americanos (OEA), que deverá decidir em 90 dias se recomendará ou não ao governo brasileiro a proibição da venda do produto no país.

A denúncia à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA foi encaminhada na sexta-feira passada pela Organização de Direitos Humanos Projeto Legal e pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos, que consideram os sutiãs uma forma de erotização das crianças, além de ser prejudicial à saúde delas (produz suor excessivo).

“Então, é o caso de proibir também o funk. Tem coisa mais erotizante para a criança do que o funk, em que meninas pequenas rebolam até o chão e dançam na boquinha da garrafa? Sem contar as letras com forte apelo sexual”, atacou o empresário Márcio Luiz Primo, dono da Lila Lingerie, em São Paulo, que produz cinco mil peças por mês para crianças.
Em 2013, as duas entidades de direitos humanos pediram que o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro instaurasse inquérito civil público para investigar o comércio do produto com o objetivo de combater o processo de erotização de crianças e adolescentes.

Em dezembro, a promotora Ana Paula Ribeiro Rocha de Oliveira arquivou a representação, alegando que os sutiãs não detêm qualquer cunho erótico e sexual. “Pelo contrário, vislumbra-se até uma forma de proteção aos seios de forma a evitar a transparência e aparecimento dos mamilos, que muitas vezes ocorre nos sutiãs sem esse enchimento”, disse a promotora em seu despacho.

Carlos Nicodemus, advogado da Organização de Direitos Humanos Projeto Legal, recorreu da decisão ao Conselho do Ministério Público, que no início deste mês referendou a sentença de arquivamento da promotora. “Esgotamos internamente os recursos no Brasil e, por isso, estamos recorrendo à OEA, com base no Estatuto e na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e do Adolescente”. Se a comissão da OEA acatar a denúncia e recomendar medidas administrativas e econômicas para coibir a comercialização dos sutiãs com enchimento, cabe ao governo brasileiro acatá-las.

“Caso contrário, a Corte Interamericana de Direitos Humanos intercede e a recomendação passa a ter cunho de decisão e obrigatoriedade, já que o Brasil reconheceu os poderes do órgão judicial em 1999”, explicou Nicodemus.
Sexualização infantil pode gerar frigidez

Para a doutora em psicologia clínica e professora da PUC-RJ Teresa Negreiros, o tema da erotização precoce é antigo. “As meninas são impúberes e já assimilam o corpo adulto que não têm. Os tempos mudaram, mas não a ponto de se permitir prejuízos psicossociais na infância”, avalia.

“As crianças vivem uma idade que não têm e uma idealização de imagem para a qual ainda não são amadurecidas. As famílias estão dominadas pelos desejos infantis, prejudiciais aos aspectos educacionais. Essa exacerbação da sexualidade pode levar a um processo de frigidez no futuro.
22/05/2014

Hoje é aniversário de nascimento de Richard Wagner, em 1813

Richard Wagner foi o gigante da música alemã. Tão grandioso que influenciou as artes plásticas, literatura, filosofia e até a política. Adolf Hitler era fã dele, mas Wagner não teve culpa alguma disso...
A Música do Dia: Cavalgada das Walquírias, com a Filarmônica de Viena.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Estudo mostra as 10 principais mudanças litúrgicas nas igrejas evangélicas nas últimas décadas - Noticias Gospel

As mudanças litúrgicas no meio evangélico ao longo das últimas décadas foi tema de uma pesquisa de estudiosos, e resultou num relatório com 10 itens que mostram as grandes mudanças que o rito protestante sofreu ao longo dos últimos anos.

No documento, a título de comparação, os estudiosos observaram que não houve grandes mudanças no mesmo período na Igreja Católica, e que as tendências musicais influíram no meio evangélico de forma decisiva.
De acordo com o Protestante Digital, foram estudadas mais de mil congregações nos Estados Unidos, o que forneceu um vasto campo de estudo aos pesquisadores.
Confira abaixo, a lista com as 10 principais constatações dos pesquisadores sobre a mudança litúrgica no meio evangélico:
1) Os coros estão desaparecendo. De 1998 a 2007, o percentual de igrejas com coro diminuiu de 54% para 44%. Se a tendência continuar até o fim de 2014, serão apenas 37% das igrejas com corais.
2) Vestimentas casuais. Em locais quentes ou frios, urbanos e rurais, nas igrejas de qualquer raça ou etnia, branco, negros ou vietnamitas, é cada vez mais raro o uso de roupas sociais.
3) Telões. Antes, projetar letras de música ou qualquer arte gráfica durante o culto de domingo era visto como profanação. Hoje é comum, e tem sido usadas até em igrejas católicas.
4) Pregação. Os sermões se tornaram cada vez mais curtos, apoiados sempre com recursos gráficos, expostos nos telões. A tendência tem sido acompanhada inclusive no meio católico, com o apoio dos dois últimos papas.
5) Comunidade. As igrejas evangélicas têm adotado um estilo de envolvimento das pessoas através de atividades que vão além do culto, como grupos de estudo da Bíblia, reuniões de família, ou de apoio a problemas de formação específicos.
6) Grupos étnicos. É cada vez menor o número de igrejas dedicadas exclusivamente a brancos, negros, latinos, entre outros.
7) Debates. As discussões internas sobre música, liturgia e doutrina deixaram de acontecer com a frequência que aconteciam. Já as guerras morais, como a luta contra o aborto ou sobre o casamento gay se tornaram os temas do momento.
8) Megaigrejas. Mais e mais cristãos evangélicos pertencem às igrejas “grandes”, com mais de 400 membros. As igrejas de bairro têm perdido público.
9) Horário. Os cultos de domingo à tarde tendem a desaparecer no mundo protestante, pois os fiéis têm dado preferência aos cultos dominicais matutinos, que permitem cumprir compromissos de lazer ou de família.
10)Pastores mais jovens. A idade média dos líderes evangélicos tem caído, numa espécie de renovação da “velha guarda”, tornando as congregações mais progressistas.

10 coisas do dia a dia que só existem graças à Nasa

Você provavelmente já viu anúncios de produtos que dizem usar tecnologia da Nasa em suas composições. Embora tal afirmação possa gerar desconfiança, é possível que você se surpreenda com a quantidade de coisas comuns que só existem graças à agência espacial norte-americana.
Desde a década de 1970 a Nasa se preocupa em listar tecnologias ou invenções que, por algum motivo, migraram do âmbito espacial para o terreno, caindo no uso popular. No site Spinoff é possível ter uma ideia de quão importante a agência foi ao criar coisas que hoje são comuns ao ponto de parecerem ordinárias. Confira algumas:
Câmera de celular
Praticamente 1/3 dos celulares com câmera usa uma tecnologia desenvolvida para câmeras espaciais.
Papinha
Sabe aquela comida para bebês? 99% da fórmula vêm de um ingrediente descoberto pela Nasa para alimentação de astronautas.
Travesseiro fofo
Você se deita, ele afunda, você se levanta, ele volta totalmente ao normal. Travesseiros, colchões, capacetes… muitos desses produtos usam uma espuma viscoelástica que, na verdade, foi criada para absorção de impacto para naves espaciais.
Bombeiros
Os uniformes resistentes ao fogo usados pelos bombeiros também foram desenvolvidos com uma mãozinha da Nasa.
Termômetro auricular
Até a década de 1990 podia ser bem desconfortável medir a temperatura, mas a empresa Diatek aproveitou descobertas da Nasa para criar um sensor infravermelho que podia servir de termômetro.
Palmilha
As botas que Neil Armstrong usou quando pisou pela primeira vez na Lua tinham um tipo de palmilha que depois acabou incorporado a vários tênis esportivos.
Comunicação a distância
Antes de enviar um homem ao espaço, a Nasa precisava se certificar de que conseguiria se comunicar com ele, e fez isso com satélites. Iguais às centenas que hoje são usadas por empresas de telecomunicações no mundo todo.
Filtro de água
É, foram eles também. Embora a filtragem de água já existisse desde a década de 1950, a Nasa aperfeiçoou a técnica usando carvão ativado e com íons de prata que limpam a água e afastam ameaças, impedindo futuras contaminações.
Aspirador de pó
Na década de 1960, a Black & Decker inventou o aspirador de pó portátil quando desenvolvia ferramentas para a Nasa, o Dustbuster. Desde então, diversas empresas pegaram carona na ideia.
Aparelho ortodôntico
Surgiu na década de 1980 o primeiro aparelho ortodôntico transparente, que hoje é uma alternativa comum para quem não quer a boca muito transformada em prol da correção dos dentes. Eles são feitos de TPA, um alumínio translúcido desenvolvido pela Nasa e uma empresa chamada Ceradyne para proteção de antenas infravermelhas de mísseis de calor.

REDES SOCIAIS!

As redes sociais representam sucesso pelo Brasil, estrutura formada por pessoas e organizações, relacionadas e conectadas, partilhando valores e objetivos em comum. Nesta seleção estão as 10 redes sociais mais acessadas do país, de acordo com levantamento da ferramenta de inteligência em marketing digital da Serasa Experian, a Hitwise. Esse relatório foi divulgado em janeiro de 2014, porém ele é referente ao ultimo trimestre de 2013. Durante os 3 meses, foi notado que a maior audiência das redes sociais são composta por pessoas da faixa etária de 25 a 34 anos (27,45%), seguido pela faixa de 18 a 24 anos (23,57%), e pela pessoas com idade entre 35 e 44 anos (20,46%).
É inegável, o forte apelo dos brasileiros pelas redes sociais, o que antes era novidade, hoje se tornou cotidiano. O brasileiro gosta de falar, expor, se relacionar de alguma forma. Esse meio tende a crescer ainda mais com os aplicativos de mensagens, como WhatsApp, Line, e telegram.
E através das mesmas, são transmitidas e divulgadas informações, pessoais e gerais, de maneira que diversas opiniões sejam colocadas. É interessante perceber também que o surgimento das redes sociais possibilitou modificação geral no universo da internet e comportamento da sociedade. E os brasileiros acompanham o sucesso com grande presença pelas redes.
10°

Google+ (0,47%)

redes sociais mais acessadas do Brasil google plus
O Google+ é a nona posição entre as 10 redes sociais mais acessadas do Brasil, e muitas vezes é rede social pronunciada como Google Plus, e abreviada de G+. Trata-se de rede social e serviço de identidade pelo Google Inc., com lançamento em 2011.
A construção foi para agregar serviços do Google, como PlayStore, Youtube, GMail. E também são introduzidas características novas como Círculos, que são grupos de amigos. Porém o Google não assume que seja uma rede social para competir com as lideres do mercado, diz ser apenas uma unificação dos seus serviços.

Bate-papo UOL (0,52%)

bate papo uol redes sociais mais acessadas do brasil
O Bate-papo UOL permite de maneira direta os diálogos e relacionamentos on-line. Dessa maneira é possível interagir e conhecer pessoas diferentes, por diversas salas e categorias. Apesar de existir a mais de uma década, o tradicional bate-papo da UOL, continua sendo muito frequentado, sobretudo por pessoas interessadas em algo a mais. Como o anonimato é mantido, há uma grande procura de LGBT, heterossexuais e garotas de programas com um interesse em comum. Assim, como também, há salas mais reservadas com assuntos variados.
Um dos grandes atrativos são as salas com pessoas de seu estado, e cidade. É ótimo para conhecer pessoas novas.

Badoo (0,54%)

badoo maiores redes sociais do brasil
Badoo foi fundada por Andrey Andreev, empreendedor russo, no ano 2006; o website tem administração partindo de Londres, onde fica a sede. O semanário The Economist divulgou artigo descrevendo como esta rede social transformou-se uma das empresas mais importantes da internet pela Europa. A operação atinge 180 países, sendo mais ativo na Espanha, na América Latina, França e Itália.
O Badoo é uma espécie balada virtual, onde você pode ver e conversar com todo mundo. Xavecar é a principal intenção. Uma conversa pode resultar num relacionamento real. Diferente de outras redes sociais, não é o lugar de se relacionar com seus parentes e amigos, mas sim, conhecer pessoas novas com interesses semelhantes ao seu, e o melhor, perto de você. Através da localização do aplicativo do celular, é possível conhecer o perfil das pessoas ao seu redor.
Já são 211 milhões de usuários no mundo todo, e o Brasil é a maior audiência da rede social.

Orkut (0,64%)

orkut entre as maiores redes sociais do brasil
O Orkut é filiado ao Google, com criação em 2004, para auxiliar membros a conhecer pessoas e cultivar relacionamentos. O nome vem do projetista chefe e engenheiro turco do Google, Orkut Büyükkökten. Em janeiro desse ano, completou 10 anos, amargando uma grande queda de audiência.
A princípio o alvo era para Estados Unidos, porém a maioria dos participantes são do Brasil e Índia. Pelo Brasil, o Orkut possui mais de 30 milhões de usuários, mas em 2012 foi ultrapassado pelo Facebook, em usuários (83 milhões), e em audiência (67,96%). Nesta seleção ocupa a quinta posição.

Instagram (0,67%)

instagram entre as redes sociais mais acessadas
Esta rede social de compartilhamento de foto e vídeo possibilita para usuários capturar fotos e produzir vídeos, aplicação de filtros digitais e compartilhamento de materiais em muitos serviços de redes sociais, como Twitter e Facebook.
A característica diferenciada é limitação das fotos em forma quadrada, parecida com Kodak Instamatic e da Polaroid. É possível também a gravação e compartilhar vídeos de até 15 segundos pelos usuários, recurso inspirado no app Vine. Apesar das maiores funções do Instagram ser feito pelos usuários através dos smartphones, a versão web é uma das mais acessadas no Brasil. O sucesso é ainda maior após a inclusão dos famosos, onde o usuário pode acompanhar de perto os ídolos. Confira os famosos mais seguidos no Instagram do Brasil.
O Instagram já possui 200 milhões de usuários no mundo todo, e 60 milhões de fotos são postadas diariamente.

Yahoo! Answers Brasil (0,97%)

yahoo respostas um das redes sociais
Creio que todos conhecem o Yahoo respostas, um site que ajudou e ajuda muitas pessoas em questões não encontrada na web, ou por inúmeras dicas sobre algo.
Este serviço permite às pessoas cadastradas o envio de perguntas e respostas, e foi lançado pelo portal Yahoo! no ano 2005. Mais tarde a questão é finalizada pelo autor da pergunta, escolhendo a resposta mais adequada, ou a questão é posta em votação em omissão do responsável da pergunta.
Ao contrário de outros serviços como o Ask.fm ou formspring, não permite perguntas ou respostas anonimas. É necessário cadastro e e-mail válido. Um sistema de pontos/níveis incentiva as pessoas realizarem ações diversas dentro da rede social.

Ask.fm (1,69%)

ask fm uma das redes sociais mais acessadas do brasil
Esta rede social é da Letônia, permitindo aos usuários o recebimento de perguntas de vários usuários ou de pessoas que não têm cadastro; Ask.fm é terceira posição nesta seleção, das 10 redes sociais mais acessadas do Brasil com incríveis 1,69% de participação. Com mais de 10 milhões de usuários, a rede social é muita frequentada por pessoas de 12 a 18 anos, por ser uma forma de fazer perguntas que não teria coragem pessoalmente. É como se fosse uma versão virtual do antigo caderno de perguntas que tanto fizeram sucesso nos anos 90.
Todas as questões, anonimas ou não, seguem para caixa de entrada do usuário, local em que pode selecionar entre responder as mesmas ou pela exclusão. O armazenamento de todas as repostas é no perfil do usuário, de visão para todos.

Twitter (1,77%)

twitter entre as redes sociais mais acessadas do brasil
Twitter é além de rede social, servidor para microblogging, possibilitando aos usuários o envio e recebimento de atualizações pessoais e diversos contatos, através de textos de até 140 caracteres, populares como tweets, pelo website do serviço, softwares específicos de gerenciamento e SMS. Mesmo sendo muito utilizado do desktop, mais de 80% dos usuários do Brasil acessam através dos aplicativos móveis.
O Brasil já é o segundo em número de usuários na rede (33,3 milhões), e um dos mais ativos. O serviço se popularizou após a entrada de celebridade, atletas e autoridades. Ela se tornou um canal de comunicação importante, com pronunciamento de decisões e novidades, que repercute até na TV nacional.

YouTube (21,11%)

youtube entre as maiores redes sociais do brasil
O site possibilita aos usuários o compartilhamento de vídeos e carregamento dos mesmos, no formato digital. A fundação foi em 2005, pelos 3 pioneiros do PayPal, site popular com gerenciamento de transferência de fundos. O Youtube não tem as mesmas característica das redes sociais citadas, porém ele classificado como rede social, pois há perfis (canais) e relações entre eles.
É disparado o mais popular site com esta proposta, pela condição de hospedagem de quaisquer vídeos, com exceção de materiais protegidos por copyright. Em 2013, a plataforma alcançou o marco de 1 bilhão de usuários únicos mensais acessando os videos. Desses, 9,75% vieram do Brasil, pois nove em cada dez internautas brasileiros usam o Youtube para assistir videos.
Você pode conferir o tamanho da popularidade através da quantidade de visualizações dos videos mais vistos, e os canais com mais inscrições no Brasil e no mundo.

Facebook (67,96%)

facebook rede social mais visitada do brasil
Facebook é líder nesta seleção, entre as 10 redes sociais mais acessadas do país. É site e também um serviço de rede social, com lançamento em 2004, e de propriedade privada da Facebook Inc., responsável pela operação. A rede social é a mais acessada do mundo, e em 2013 ultrapassou até o Google em numero de acessos no Brasil. O sucesso refletiu em 1,5 bilhões de usuários cadastrados na rede. Desses, 83 milhões são usuários do Brasil, o terceiro maior pais no Facebook. No topo, os Estados Unidos possui 179 milhões de usuários, seguido pela Índia com 100 milhões. Porém, quando se leva em conta o numero de usuários ativos, o Brasil fica em segundo lugar, pois, 47 milhões de brasileiros acessam o Facebook todos os dias.
Os brasileiros valorizam o relacionamento, e o Facebook é perfeito para estreitar a distancia e valorizar os seus interesses. Quais são esses interesses? Confira as maiores páginas de fãs do Brasil, e as maiores torcidas de futebol no Facebook.

PREVISÃO DO TEMPO. QUNTA-FEIRA, 22 DE MAIO DE2014.

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 22/05/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sex - 23/05/2014
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 78%
quantidade de chuva: 2mm
--

Sáb - 24/05/2014
Nublado com chuva de manhã. À tarde e à noite pode garoar.
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 22°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 7mm
--

Dom - 25/05/2014
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 23°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Datas comemorativas! 22 de Maio de 2014.

Não basta ter a fé somente, pois a fé sem obras, é morta!

(Bíblia Sagrada)

==========================================================
Quinta-feira, 22 de Maio de 2014. Estação: Outono. Tempo seco e frio.

22 · Dia do Apicultor
22 . Dia Internacional da Diversidade Biológica
22 . Dia do Talento
22 . Dia do Abraço

O Dia do Abraço é comemorado todos os anos no dia 22 de maio.

O abraço é uma demonstração de carinho, afeto ou amizade que está presente em todas as culturas. Normalmente o abraço pressupõe alguma intimidade, mas algumas culturas são mais "abraçadeiras" do que outras.

No Dia do Abraço é normal existirem atividades de comemoração que envolvem muitos abraços, ou pessoas oferecendo abraços grátis! A melhor maneira de desejar para algum um feliz Dia do Abraço é dando um abraço!

Dia Internacional da Biodiversidade

Dia 22 de maio foi a data escolhida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para comemorar o Dia Internacional da Biodiversidade.

O objetivo do Dia Internacional da Biodiversidade é aumentar a conscientização da população mundial para a importância da diversidade biológica, e para a necessidade da proteção da biodiversidade em todo o mundo.
Origem do Dia Internacional da Biodiversidade

O Dia Internacional da Biodiversidade foi criado pelas Nações Unidas em 1992, no dia 22 de maio. Nesse dia foi aprovado o texto final da Convenção da Diversidade Biológica (Convention on Biological Diversity).


Dia do Apicultor

O Dia do Apicultor é comemorado no dia 22 de maio.

O apicultor cria abelhas por hobby ou para comercializar os produtos que são extraídos da colméia como mel, cera, própolis e geléia real. A apicultura é uma das atividades mais lucrativas da pecuária, e o clima brasileiro é favorável ao cultivo.
Atividades para o Dia do Apicultor

    Pintar desenhos sobre abelhas;
    Mostrar imagens de apicultores com seus equipamentos;
    Falar sobre os benefícios do mel para a saúde;
    Visitar locais com colmeias.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Vasco empata no último minuto contra o Sampaio Corrêa e se salva na Série B

Com um gol aos 49 minutos do segundo tempo, o Vasco livrou sua atuação ruim no Estádio Albertão, em Teresina (PI), e empatou em 1 a 1 contra o Sampaio Corrêa pela Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado, porém, manteve o Cruzmaltino fora do G4.

O técnico Adilson Batista apostou numa formação com três volantes e três atacantes, com os velozes Marquinhos e Yago aberto pelas pontas. A tática, porém, não funcionou no primeiro tempo, principalmente pela falta de criatividade no meio de campo.

Com Fabrício, Pedro Ken e Fellipe Bastos, o time pouco armava e os homens de frente acabaram ficando isolados. Somente em momentos esporádicos de Yago e Rafael Silva o Vasco levou algum perigo, como aos 20 minutos, quando o primeiro fez bela jogada individual, chutou em cima do goleiro Rodrigo Ramos e, na sobra, Rafael demorou a concluir.

Quem criou as melhores chances na etapa inicial foi o Sampaio Corrêa, com o elétrico atacante Pimentinha, que caía no setor direito, sempre nas costas do lateral Diego Renan.

O sistema defensivo do Cruzmaltino, como um todo, estava muito mal, cedendo espaços e marcando de forma errada. Diante deste quadro, a equipe maranhense teve a grande chance de gol aos 36 minutos, quando Márcio Diogo entrou pela esquerda e cruzou para Pimentinha, que chutou rasteiro, mas o zagueiro Douglas Silva salvou em cima da linha.

No segundo tempo, Adilson sacou Rafael Silva e apostou no retorno do atacante Edmilson, que não atuava desde o primeiro jogo da final do Campeonato Carioca. O artilheiro da equipe na temporada, porém, mostrou-se sem ritmo de jogo e pouco fez.

Após dois lances de perigo de Diego Renan com menos de cinco minutos, o Vasco voltou a apresentar o mesmo desempenho desastroso. Pimentinha continuava infernizando a defesa e o meio de campo seguia sem criatividade alguma.

Gostando do jogo, o Sampaio Correa foi chegando aos poucos. Primeiro, aos 16, teve um gol anulado do zagueiro Edimar em lance duvidoso, onde foi marcada uma falta.

Na segunda vez, aos 19, porém, não teve jeito. Após cruzamento, o goleiro Diogo Silva saiu mal, a bola sobrou para Márcio Diogo, que dominou, girou e chutou para abrir o placar.

Com a desvantagem, o técnico Adilson Batista, enfim, colocou meias em campo. No caso, Dakson na vaga de Fellipe Bastos e Guilherme Biteco no lugar de Marquinhos.

Quando quase todos já deixavam o Estádio Albertão, coube a Dakson cobrar falta de longe, o goleiro espalmar e, após bate e rebate na área, a bola sobrar para o estreante Guilherme Biteco, que chutou de qualquer maneira para empatar e explodir o Albertão.
Com o resultado, o Vasco ficou na sétima posição com oito pontos, a três do G4 e com um jogo a menos. O próximo compromisso é neste sábado, diante do Joinville, na Arena Joinville (SC).
VASCO 1 X 1 SAMPAIO CORRÊA
Data: 20/05/2014 (terça-feira)
Horário: às 21h50 (horário de Brasília)
Local: Estádio Albertão, em Teresina (PI)
Transmissão na TV: Sportv e PPV
Arbitro: Francisco de Assis Almeida Filho (CE)
Auxiliares: Arnaldo Rodrigues de Souza (CE) e Marcione Mardonio da Silva (CE)
Público: 8.023 pagantes (8.920 presentes)
Cartões amarelos:  Fabrício(VAS); Alex, Márcio Diogo (SAM)
Cartões vermelhos: Não houve
Gols: Márcio Diogo,  aos19 minutos do segundo tempo (SAM); Guilherme Biteco, aos 29 minutos do segundo tempo (VAS)
VASCO
Diogo Silva, André Rocha, Luan, Douglas Silva e Diego Renan; Fabrício, Pedro Ken e Fellipe Bastos (Dakson); Marquinhos (Guilherme Biteco), Yago e Rafael Silva (Edmilson).
Técnico: Adilson Batista
SAMPAIO CORRÊA
Rodrigo Ramos, Hiltinho, Paulo Sérgio, Edimar e Willian Simões;  Alex (Arlindo Maracanã), Eloir, Márcio Diogo (Cleitinho) e Válber; Pimentinha e David Batista.
Técnico: Flávio Araújo

Fifa completa 110 anos

Fifa completa 110 anos

Apresentação Márcia Dias

A Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), foi criada em Paris, na França em 1904, com os seguintes países fundadores: França, Espanha, Bélgica, Suíça, Holanda, Dinamarca e Suécia, e tendo como seu primeiro presidente o francês Robert Guerin. Foi durante o mandato de Jules Rimet, em 1921, que se tomou a iniciativa de estruturar uma Copa do Mundo.

Assassinato de adolescente, em Volta Redonda, pode ter motivação passional

Volta Redonda

O delegado titular da 93ª DP (Volta Redonda), Antônio Furtado, disse hoje, que não descarta nenhuma hipótese para justificar o assassinato da adolescente de 17 anos, encontrada morta dentro de casa na manhã de segunda-feira, no bairro Colorado/Três Poços. No entanto, o policial disse que a causa mais provável é que o crime tenha sido praticado por motivo passional. O corpo da jovem estava nu, sobre uma cama e com sinais de estrangulamento. Existe a suspeita de que ela possa ter sido estuprada antes de ser morta.
- A jovem tinha registrado uma agressão no dia 22 de setembro do ano passado, cujo registro foi feito na Delegacia de Pinheiral. Ela denunciou o ex-namorado de espancá-la. Vou localizar e intimá-lo, assim como o pai da filha da vítima - disse o delegado, que informou que a criança de um ano estava na casa do pai no dia do crime.
Ainda de acordo com Furtado, há cerca de duas semanas, a menor apareceu no local onde trabalhava com várias escoriações, e que ao ser questionada por colegas, ela preferiu não comentar o assunto e disse apenas que tinha caído de um telhado.
Furtado disse que um preservativo foi encontrado próximo ao corpo da jovem, mas que ele não estava usado. Segundo o policial, no dia do crime, um sofá estava encostado na porta da sala, pelo lado de dentro, travando a passagem e que a janela estava aberta, dando impressão de que o criminoso possa ter fugido por ali.
O delegado informou que algumas testemunhas já foram ouvidas e que vai aguardar o laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Volta Redonda para saber se a vítima foi ou não violentada sexualmente.



 Polícia
Polícia 

CSN é multada em R$ 3 milhões por poluição do ar em Volta Redonda


Volta Redonda

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) multou nesta terça-feira (20/05) a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) em R$ 3 milhões pela emissão de material particulado através da unidade de sinterização 4, que foi interditada. As medidas são resultado de vistorias realizadas pelo instituto após denúncias dos moradores das imediações, e que constataram o desligamento do sistema de controle de emissões, além da falta de limpeza da unidade, o que favorecia a disseminação de poeira.

A unidade é uma das três existentes na siderúrgica, responsáveis pela produção de sínter, um material utilizado na fabricação do aço. A Superintendência Regional do Médio Paraíba do Inea recebeu várias reclamações de moradores sobre o pó que vinha se acumulando nas proximidades da usina.

Em vistorias realizadas nos dias 8 e 9, pelos técnicos da superintendência, e no dia 14, pelo setor de licenciamento, foi constatado o desligamento do sistema de controle, que regula as emissões conforme os níveis permitidos pela legislação, o que configura descumprimento dos termos da licença ambiental. Para o retorno do funcionamento da unidade, a CSN terá retomar o sistema de controle e promover a limpeza adequada das instalações.

Deputado missionário propõe lei contra a marca da besta - Noticias Gospel

O deputado federal José Olímpio (PP-SP) protocolou nesta semana um projeto de lei que tem como objetivo proibir o implante de chips e outros dispositivos eletrônicos em seres humanos no Brasil.

Na justificativa do PL 7561/2014, Olímpio, que é missionário da Igreja Mundial do Poder de Deus, cita a Bíblia e fala que quer proteger os cidadãos brasileiros da “satânica Nova Ordem Mundial”.
“Tendo em conta que o fim dos tempos se aproxima, é preciso que o Parlamento brasileiro se antecipe aos futuros acontecimentos e resguarde, desde logo, a liberdade constitucional de locomoção dos cidadãos.”, diz o deputado na justificativa do Projeto de Lei.
Ele também cita no livro de Apocalipse, capítulo 13, versículos 16 e 17, que diz: “16 – E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, 17 – Para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.”
O projeto quer proibir a implantação de qualquer tipo de dispositivo que permita o rastreamento de pessoas e faz um alerta para alguns mecanismos considerados de segurança que tem essa finalidade.
“Infelizmente, de modo sorrateiro, já são conhecidos no Brasil diversas iniciativas de implantação de chips como ‘rastreadores pessoais’ que pretensamente simulam uma ferramenta de segurança na medida em que possibilitariam a rápida localização de pessoas que estivessem em poder de sequestradores. Entretanto, o povo brasileiro não se deve iludir com tais artifícios, que escondem uma verdade nua e cruel: há um grupo de pessoas que busca monitorar e rastrear cada passo de cada ser humano, a fim de que uma satânica Nova Ordem Mundial seja implantada.”
Depois que o PL é protocolado é necessário aguardar o despacho feito pelo presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para ser remetido para as comissões permanentes da Casa e só depois de passar por elas é que será votado no plenário.

Mutirão Mundial de Oração vai clamar pelas crianças que sofrem violência

Entre os dias 6, 7 e 8 de junho mais de 40 países estarão unidos no mesmo propósito que é a 19° edição do Mutirão Mundial de Oração por Crianças em Situação de Vulnerabilidade Social.

O projeto tem como objetivo levantar intercessores que entendam que há crianças em todo o mundo sofrendo com os mais diferentes tipos de violência, quer sejam físicas ou emocionais.
As igrejas e grupos participantes dessa campanha estarão realizando marchas de oração, cultos de oração e outros eventos com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre esses e levantar um clamor em favor das crianças que sofrem.
O Mutirão Mundial de Oração por Crianças em Situação de Vulnerabilidade Social é uma iniciativa da Viva, uma organização social cristã do Reino Unido envolvida em trabalho social em 25 países diferentes.
No Brasil o mutirão é promovido pela Rede Mãos Dadas e seus parceiros que no ano passado conseguiu reunir 15.500 brasileiros que estiveram ligados com outros 141.000 cristãos ao redor do mundo.
Este ano os organizadores lançaram um desafio: “Como você pode transformar a sua comunidade num lugar mais amigo para as crianças?” com essa pergunta surgiu o tema da 19ª edição do evento que é “Comunidades Amigas das Crianças”. O princípio desse tema é clamar para que Deus faça com que as crianças marginalizadas sejam amadas e protegidas, para que os líderes sejam sábios para criar políticas públicas e para que as igrejas descubram uma renovada paixão pelas crianças de suas comunidades.
Para que o evento tenha sucesso é necessário que os cristãos se envolvam, como diz o gerente de comunicação da Viva, Andrew Dubock. “Queremos incentivar a todos os cristãos, onde quer que estejam naquele fim de semana — em suas casas, em suas igrejas, no seu trabalho, em espaços sociais — que se unam a nós, e que juntos nos voltemos para Deus pedindo a ele uma transformação nas atitudes e práticas das comunidades em relação às suas crianças.”