ACESA: 2017-10-15

sábado, 21 de outubro de 2017

Prefeitura de Volta Redonda emite nota sobre susposto desvio de combustível

NOTA PREFEITURA MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA

Prefeitura de Volta Redonda investiga possível furto de combustível.

A prefeitura municipal de Volta Redonda, comunica que na noite desta sexta feira, dia 20, o Setor de Inteligência da Guarda Municipal, após denúncia anônima, se dirigiu a um  local próximo à Casa de Portugal, conhecido popularmente como “bota fora” destinado a  descarte de resíduos sólidos.

No terreno há  um casebre que estava fechado por cadeado. Após os agentes da Guarda retirarem as dobradiças e abrirem a porta , foram encontrados 16 galões plásticos, que juntos, tem capacidade para armazenar cerca de 500 litros de  óleo diesel.

A suspeita do Setor de Inteligência da Guarda Municipal de Volta Redonda é de que estaria havendo extrativo de óleo diesel.

“ Um ou mais motoristas, após abastecerem caminhões lá no DMV - Departamento de Maquinas e Veículos - que prestam serviços ao município, estariam se dirigindo ao local investigado, onde estaria ocorrendo o furto de combustível que depois seria vendido a outros motoristas” explicou um dos responsáveis pelo setor de inteligência da GM.

Os galões foram levados à delegacia de polícia onde foi registrado um boletim de ocorrência e aberto uma investigação policial.

Na manhã desta sábado, os policiais já ouviram o depoimento de um funcionário, responsável pelo local. Ele disse que os galões estavam armazenados no casebre para serem vendidos como sucata e o óleo queimado armazenado era usado como lubrificante para o macaco do carro.

No entanto, um perito especialista da Polícia Civil esteve ainda ontem à noite no local e realizou exames para ver será exatamente que tipo de combustível se tratava. O resultado ainda não foi divulgado.

A polícia continuará as investigações e a SMI ( Secretaria Municipal de Infraestrutura) abriu uma Sindicância para se aprofundar nessas denúncias.

Refinaria de drogas é estourada pela a polícia em Barra Mansa, RJ

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Drogas apreendidas em refinaria do tráfico em Barra Mansa, RJ/Foto: PM
Através de uma denúncia anônima, a Polícia Militar apreendeu 92 tabletes de maconha (pelo menos 80 kg) e estourou uma refinaria de drogas na tarde deste sábado (21) em Barra Mansa, na região Sul do Rio de Janeiro.

Além da maconha, foram apreendidos quase 6 kg de cocaína divididos em 3.085 cápsulas, tabletes, sacolas e um balde; duas prensas, balanças de precisão e produtos usado para preparar a droga, informou a Polícia.

Os entorpecentes e o material foram achados em uma casa da Rua Sargento Jomir dos Santos, no bairro Morada Verde, na região do Siderlândia. Os militares foram ao endereço checar denúncias anônimas de que o imóvel, alugado há dois meses, estava sendo usado como refinaria de drogas.

Ainda de acordo com a polícia, quando os agentes da P2 (Serviço Reservado da PM) chegaram ao local, ficaram de longe vigiando, mas, como ninguém apareceu, resolveram entrar e encontraram o material no imóvel. Ninguém foi preso.

As drogas e o restante das apreensões foram encaminhadas à 90ª Delegacia de Polícia (Barra Mansa). A PM ressaltou a importância da denúncia anônima, que pode ser feita através do Disque Denúncia, no número 0800 260 667.

No Açude IV: Polícia apreende grande quantidade de drogas

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Em operação policial dos homens são presos e uma grande quantidade de drogas apreendidas no Açude IV, em Volta Redonda/Foto: Divulgação PM

Em operação da polícia no bairro Açude IV, em Volta Redonda, resultou na apreensão de grande quantidade de drogas.

A ocorrência foi registrado neste sábado (21), cerca de 21 quilos de maconha, dividido em tabletes prensados. Ainda foram encontrados 68 sacolés de cocaína, uma sacola com quase 200 gramas da mesma droga, 69 buchas de maconha, uma bolsa com pouco mais de 300 gramas da mesma droga, uma balança de precisão e dois pesos.


Correção: a primeira informação dava conta de dois homens presos, mas não houve.

Temer quer que deputados não compareçam à votação de denúncia

Planalto trabalha, inclusive, com o cenário de o presidente ter mais votos contrários do que favoráveis

Temer quer que deputados não compareçam à votação de denúncia


Segundo a coluna "Painel", da Folha de S. Paulo, o Planalto trabalha, inclusive, com o cenário de Temer ter mais votos contrários, o que não necessariamente levaria a denúncia adiante, mas demonstraria fragilidade - o inquérito segue ao Supremo Tribunal Federal (STF) na eventualidade de 342 parlamentares votarem para tal.

Após uma possível vitória, avaliam aliados, o presidente precisará fazer uma análise da base e uma reforma ministerial de forma a desmantelar a insatisfação de parlamentares do chamado centrão.

Temer assina decreto que converte multa ambiental em prestação de serviços

Brasília - O presidente interino Michel Temer e o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, durante reunião com ministros do núcleo de infraestrutura, no Palácio do Planalto (José Cruz/Agência Brasil)
O presidente da República, Michel Temer, assinou hoje (20) decreto que permite a conversão de multas ambientais não quitadas em prestação de serviços de melhoria do meio ambiente, como o reflorestamento de áreas degradadas.

A medida autoriza que mais de R$ 4 bilhões em multas aplicadas por órgãos federais como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sejam convertidas em investimentos ambientais.

O texto modifica o Decreto 6.514 , de 2008, tomando por base a Lei 9.605, de 1998, a chamada Lei de Crimes Ambientais, que já prevê que as multas simples podem ser convertidas em serviços de preservação, melhoria e recuperação da qualidade do meio ambiente.

O decreto foi assinado durante evento em Miranda, no Mato Grosso do Sul. Ao detalhar a medida, o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, destacou que as dificuldades no recolhimento das multas ambientais geram um passivo financeiro e uma sensação de impunidade, anulando o poder dissuasório e os benefícios ambientais.

A União, segundo o ministro, consegue arrecadar apenas 5% do total das multas aplicadas. E são os pequenos infratores que as pagam, enquanto os demais recorrem à Justiça para evitar a cobrança.

Petrobras

“É importante ressaltar que a conversão não implica em anistia de multas, já que a obrigação de pagar é substituída pela prestação de serviços ambientais. Tampouco significa renúncia fiscal”, destacou o ministro, afirmando que um levantamento dos infratores interessados em aderir à iniciativa já está sendo feito.

Durante a cerimônia de assinatura do decreto, Petrobras e Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) assinaram protocolo de intenções de adesão.

“Essas multas têm por objetivo dissuadir e punir a prática de ações lesivas ao meio ambiente. Mais do que a arrecadação de valores decorrente deste tipo de sanção, é de interesse fundamental que os recursos sejam efetivamente revertidos em melhorias da qualidade ambiental. O governo está empenhado em conseguir um melhor aproveitamento das multas”, disse o ministro. Ele afirmou que a iniciativa “muda o paradigma do meio ambiente no Brasil”..

“O Ibama deixa de ser um órgão somente fiscalizador, somente de punição, e passa a ser um órgão que vai atuar efetivamente com recursos, com planejamento, na recuperação [ambiental] e no desenvolvimento sustentável”, acrescentou Sarney Filho.

Desmatamento

O decreto estabelece que o autuado interessado em converter uma multa deverá se responsabilizar por todos os serviços necessários para recuperar uma área degradada definida pelo Ibama.

A proposta prevê como alternativa a execução indireta dos serviços, quando o autuado destina parte do valor da multa para que o Poder Público os empregue em serviços de recuperação ambiental de projetos interesse público definidos pelo Ibama ou pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Nesses casos, os autuados obterão descontos no valor inicial da multa.

Ao assinar o decreto, o presidente Temer afirmou que “este é um momento importantíssimo para o meio ambiente em nosso país”. O presidente se referia a indicadores como a redução de 16% no desmatamento da Amazônia entre agosto de 2016 e julho de 2017 e a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás.

Preservação

“Fizemos pelo meio ambiente muito mais em 16 meses que, acho, em 13 ou 14 anos […] O meio ambiente é um compromisso do governo brasileiro e vem sendo levado adiante”, afirmou Temer antes de garantir que autoridades brasileiras devem cobrar de outros países alguma forma de compensação pela preservação ambiental.

“Quando mantivermos contato com estados estrangeiros, vamos cobrar essa coisa da preservação ambiental. Porque os países, de alguma maneira, ao longo do tempo, acabaram destruindo suas reservas ambientais e, agora, exigem que o Brasil mantenha as suas. Acho isso mais do que justo, mas acho que esses países devem pagar por isso”, completou o presidente.

Temer também assinou outros dois decretos e um projeto de lei que trata da destinação de recursos de compensação ambiental para unidades de conservação. Todas as medidas ainda serão enviadas para apreciação do Congresso Nacional.

Rodada deste sábado tem Jesus em ação pelo City, Barça e Brasileirão

Vasco e Coritiba abrem a 30ª rodada do Brasileirão, no Maracanã

Rodada deste sábado tem Jesus em ação pelo City, Barça e Brasileirão

A rodada deste sábado (21) promete bons jogos aos fãs de futebol. Pelo Brasileirão, o Vasco recebe a Coritiba, no Maracanã, na partida que abre a 30ª rodada da competição. Mas antes disso, a bola vai rolar na Europa, com grandes equipes em campo.

O Manchester City do craque Gabriel Jesus, por exemplo, enfrenta o Burnley pelo Campeonato Inglês. O Manchester United também joga. A equipe do técnico José Mourinho pega o Huddersfield Town.

Outra atração do dia é o Barcelona, que recebe o Málaga no Camp Nou, pelo Campeonato Espanhol.
Confira abaixo os principais jogos deste sabadão:

Campeonato Brasileiro
Vasco x Coritiba - 17h

Campeonato Brasileiro - Série B
Criciúma x Internacional - 16h30
Vila Nova x Oeste -17h30
Brasil de Pelotas x Santa Cruz - 17h30
Londrina x Paysandu - 17h30
América-MG x Paraná - 19h
CSA x Fortaleza - 19h
Luverdense x Goiás - 21h

Campeonato Alemão
Frankfurt x Borussia Dortmund - 11h30
Borussia Mönchengladbach x Bayer Leverkusen - 11h30
Hamburgo x Bayern de Munique - 14h30

Campeonato Inglês
Huddersfield Town x Manchester United - 12h
Manchester City x Burnley - 12h

Campeonato Espanhol
Valencia x Sevilla -14h30
Barcelona x Málaga - 16h45

Campeonato Francês
Monaco x Caen - 13h
Angers x Toulouse - 16h

Campeonato Italiano
Napoli x Inter de Milão - 16h45

Homem esfaqueia pessoas em estação de metrô em Munique

Suspeito está sendo procurado pela polícia

Homem esfaqueia pessoas em estação de metrô em Munique

Um homem esfaqueou várias pessoas na estação de metro em Rosenheimer Platz, em Munique, neste sábado, diz um comunicado da polícia no Twitter.

De acordo com a Reuters, o suspeito está sendo procurado pelas autoridades. A polícia pede à população do local permanecer em casa. O suspeito é um homem de cerca de 40 anos que fugiu em uma bicicleta preta.

Número de mortos em atentado na Somália sobe para 358

Explosões ocorreram no último sábado

Número de mortos em atentado na Somália sobe para 358

O atentado mais sangrento da história da Somália ficou ainda maior no que diz respeito ao número de mortos. Segundo o governo do país africano, 358 é o número de vítimas fatais.

Dois caminhões explodiram próximos a um hotel na capital, Mogadíscio, no último sábado.
Apesar de ter sido atribuído ao Al-Shabaab, o grupo terrorista não reivindicou a autoria.

Ludmilla investe em nova carreira; saiba qual

Além de cantora, agora ela é sócia de seu empresário, diz colunista

Ludmilla investe em nova carreira; saiba qualReprodução

Ludmilla está investindo em sua carreira musical, mas não só como cantora. Agora ela passou a empresariar cantores em sociedade com Alexandre Baptestini, seu empresário, segundo informações do colunista Leo Dias.

Ludmilla tem acompanhado a divulgação do grupo de rap Classe A em gravações de programas de TV, como o da Sabrina Sato na última segunda-feira.

"Amo a Ludmilla como se fosse minha filha. Quero que ela fique bem para o resto da vida dela e vai ficar porque ela é talentosa. Estou abrindo a cabeça dela para ir para outros caminhos. A Ludmilla ajuda muita gente", disse o empresário ao colunista.

Sargento é preso sob suspeita de ser maior armeiro do tráfico

Carlos Alberto de Almeida, de 46 anos, também teria ligação com Rogério 157, da Rocinha

Sargento é preso sob suspeita de ser maior armeiro do tráfico
Considerado pela polícia como o maior fornecedor de armas do tráfico de drogas no Rio de Janeiro, o sargento do Exército Carlos Alberto de Almeida, de 46 anos, foi preso na noite desta sexta-feira (20). Conforme a Polícia Civil, Almeida, que é lotado na Escola de Sargentos de Logística do Exército Brasileiro (ESSLOG), atuava como armeiro há 10 anos e era conhecido como Soldado, Mauricinho ou Professor.

Outros três suspeitos estavam com Almeida no momento do falgrante, exceutado pelos agentes da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) na Favela da Coreia, em Senador Camará. Alexsandro Rodrigues Figueira, de 34 anos; Felipe Rodrigues Fugueira, de 31; e Murilo Barbosa Ludigerio, de 22.

Segundo a polícia, os quatro montavam fuzis que seriam entregues a facções criminosas do Rio (TCP), em Vila Aliança, Coréia, Vila dos Pinheiros, Parada de Lucas, Serrinha, Dendê. Titular da Desarme, o delegado Fabricio Oliveira informou que os quatro também fabricavam peças de armas de fogo.

"É muito prematuro dar informações precisas sobre a origem de cada arma de fogo, carregadores e munição, além de outras peças. Em um primeiro momento, porém, não há indício de que o sargento tenha desviado esse material do Exército. Ele próprio nega que já tenha feito isso. O trabalho era pegar armamento defeituoso, um fuzil quebrado, e colocar em condições melhores, ou instalar equipamentos novos", contou ao Extra.

Comandante do 1° Batalhão de Polícia do Exército, o coronel Cordeiro afirmou que não há indícios do envolvimento de outros militares no esquema. "Cada unidade militar tem as suas características, mas as reservas de armamento sofrem inspeções duas vezes ao dia, e não existe registro nenhum de desvio. Tudo indica que não têm origem de unidade militar tanto esses armamentos quanto as peças.

Era um militar que utilizava o conhecimento que tinha para prestar esse tipo de serviço a criminosos. E, a princípio, não há relação com nenhum outro integrante do Exército. É um caso isolado".

Almeida também teve o nome ligado a Rogério 157. Segundo a Desarme, o sargento foi contratado diretamente pela facção Amigos dos Amigos (ADA). "Recentemente, ele teve uma aproximação com a facção Amigos dos Amigos, na Rocinha. Às vésperas dos confrontos recentes, chegou a instalar uma oficina no interior da comunidade a mando de Rogério 157", detalhou o delegado Oliveira.

21 de outubro de 1879 - Invenção da lâmpada completa 138 anos

Em 1879, Thomas Edison, um dos cientistas mais criativos do mundo, inventou o símbolo das boas ideias
21 de outubro
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Energia - elétrica  - luz lâmpada criatividade iluminação ideia

Thomas Edison inventa a lâmpada elétrica
O inventor Thomas não inventou apenas a lâmpada. Ele registrou 2.332 patentes. Inventou o cinematógrafo, o gramofone, o cinescópio, o ditafone. Além disso, melhorou o telefone, a máquina de escrever.

Projeto Ciência Móvel chega à Barra Mansa, RJ

A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Fiocruz (Fundação Instituto Oswaldo Cruz), recebe a partir da próxima quarta-feira, dia 25, o Projeto Ciência Móvel – Arte e Ciência Sobre Rodas. Até o dia 28, das 9 às 12h30 e das 14 às 17h, o Parque da Cidade Natanael Geremias poderá receber alunos de toda a rede de ensino de Barra Mansa, tanto no âmbito público quanto no privado. A participação é gratuita.

O Ciência Móvel é um museu itinerante que leva diversas exposições, jogos, oficinas e equipamentos interativos para a cidade. Um dos objetivos da iniciativa é aproximar a ciência do público através de um espaço de descoberta e reflexão.

Para o subsecretário de Educação de Barra Mansa, Ricardo Rosas, receber o projeto é um grande ganho para o município. “Realizamos projetos similares em algumas instituições de ensino da cidade e a chegada do Ciência Móvel é um fator muito positivo para a educação de Barra Mansa. Estamos abrindo as portas para todas as escolas, tanto do nosso município quanto de cidades vizinhas”, declarou Ricardo.

Os alunos poderão participar de diversas atividades, como o girotech: um equipamento que simula exercícios semelhantes aos utilizados no treinamento dos astronautas da Nasa. Planetário inflável, bancada de microscopia, bicicleta geradora de energia, dentre oficinas e exposições multimídia também fazem parte do projeto.

Inscrições podem ser feitas por telefone 

Simplificando a inscrição, a Secretaria Municipal de Educação está atendendo interessados a participar do projeto através do telefone (24) 2106-3475. Diretores ou representantes legais das instituições de ensino devem ligar para o número, passando o nome da escola e o quantitativo de estudantes, agendando o horário para participar do Ciência Móvel.

Homens da Colômbia são presos na Amaral Peixoto em Volta Redonda suspeitos de extorsão

Três colombianos, de 22, 23, e 26 anos, suspeitos de estarem praticando crimes de extorsão e agiotagem, em Volta Redonda, foram por policiais do 28º Batalhão da PM nesta quarta-feira (18).

Eles foram detidos na Avenida Amaral Peixoto, no Centro.

Com o jovem, de 22 anos, foi apreendido R$ 4 mil. Segundo os PMs, ele não soube explicar a procedência do dinheiro.

O suspeito foi levado para a 93ª DP (Volta Redonda), onde os policias averiguaram com o jovem o endereço onde ele estava morando. Os agentes foram até o local e detiveram os outros dois colombianos.

Eles estavam com R$ 930 em dinheiro. Eles também não souberam explicar a origem do dinheiro e também foram indiciados por extorsão e agiotagem. Em seguida, foram transferidos para a Delegacia da Polícia Federal de Volta Redonda.

Semáforos sonoros para deficientes visuais terão novas padronizações

O Conselho Nacional de Trânsito publicou, neste mês, uma resolução que padroniza e regulamenta os sinais sonoros, visuais e vibratórios dos equipamentos utilizados nos semáforos de trânsito. Segundo o coordenador da Coordenação Geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Denatran, Francisco Garonce, esta sinalização sonora para o deficiente visual vai ser uniformizada em todo o país.

"Como não havia uma padronização, muita vezes ele se colocava em uma situação de risco. Por quê? No Estado de origem o semáforo seguia um padrão sonoro, o som era intermitente, o som era contínuo, ou era mais grave, era agudo. Então, o Conselho Nacional de Trânsito, atendendo até o que prevê o Estatuto da Pessoa com Deficiência, padronizou para o país inteiro como que devem ser estes chamados sinais sonoros."

As mudanças vão entrar em vigor a partir de janeiro de 2020. Uma das determinações é que os semáforos com sinal sonoro sejam identificados com sinalização tátil e de alerta. Além disso, eles devem ser equipados segundo as normas técnicas de acessibilidade.  Funcionará da seguinte forma: a pessoa deve apertar o botão de acionamento por três segundos para que seja ativado o modo sonoro, que deverá emitir uma mensagem verbal de indicação. Esse som não deve ser interrompido por outro sinal sonoro ou mensagem verbal de forma alguma, como explica Francisco Garonce.

"Se a pessoa que tem deficiência visual foi lá, pressionou o botão que fica em uma posição de 80 centímetros a 1,20 metro, este botão deve ter 4 centímetros de largura e ele tem um formato específico padronizado. A pessoa que chegou ali viu,  já sabe onde procurar este botão. Se ele pressionar uma vez, soltar e não ficar segurando os três segundos, precisa haver uma indicação sonora para ele saber. É uma voz, que pode ser sintetizada ou gravada e que passa esta informação."

O semáforo também pode informar em que local a pessoa está e quais ruas fazem parte daquele cruzamento. Os órgãos executivos de trânsito devem realizar os estudos necessários para a implantação dos semáforos dotados de sinal sonoro.

TRANSPLANTES: Novo decreto altera lei da doação de órgãos

A partir de agora, a doação de órgão no Brasil vai ser regulada por um novo decreto que moderniza o Sistema Nacional de Transplantes. O documento apresenta novidades como a importância da família na decisão da doação de órgãos, uma vez que o novo texto exclui a chamada “doação presumida”, reforçando o papel dos parentes próximos na autorização. Outra alteração do decreto é a retirada da exigência do médico especialista em neurologia para diagnóstico de morte encefálica, além da ampliação do prazo de validade das autorizações dos estabelecimentos de saúde e equipes de transplantes no País, que passa de dois para quatro anos. De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, o novo decreto vai fortalecer a legislação e o processo de doação e transplantes no Brasil. 

SONORA: secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi. 

“A palavra principal é modernização, uma vez que a lei dos transplantes era uma lei que vigorava há vinte anos e o serviço teve várias evoluções. Doar órgãos é estimular e promover a vida. Desta forma, nós estimularemos, sobremaneira, o número de transplantes do Brasil e salvaremos o maior número de vidas possível”. 

O Brasil possui o maior sistema público de transplantes no mundo e aproximadamente 95% dos procedimentos no país são financiados pelo SUS. Os pacientes possuem assistência integral e gratuita, incluindo exames preparatórios, cirurgia, acompanhamento e medicamentos pós-transplante. Entre 2008 e 2016, o investimento no setor passou de 453 milhões para 942 milhões de reais. Para este ano a previsão é ultrapassar 966 milhões.

Aluno que disparou contra colegas foi motivado por Bullying

O adolescente que abriu fogo contra colegas, na manhã desta sexta-feira (20), matando dois alunos e deixando quatro feridos, em uma escola particular de Goiânia, era vitima de bullying. A informação foi confirmada pelo delegado Luiz Gonzaga Júnior, titular da Delegacia Estadual de Apuração de Atos Infracionais (Depai).

De acordo com o Luiz Gonzaga, que concedeu entrevista coletiva na tarde desta sexta (20), uma das vítimas fatais era o principal autor das chacotas que motivaram o adolescente a cometer o crime.

“Ele resolveu executar e matar pessoas. Primeiro esse colega, desafeto dele, e em seguida, ficou com vontade de matar mais. Isso no momento da execução. Ele inclusive se prontificou e falou para todo mundo ‘vocês vão todos morrer’”

O delegado contou que após fazer os primeiros disparos, o garoto começou a escolher as vítimas aleatoriamente. Morreram ainda na sala de aula, os estudantes João Vitor Gomes e João Pedro Calembo, ambos de 14 anos. Os outros quatro alunos feridos (três meninas e um menino) foram levados para um hospital, onde estão internados.

O aluno, segundo a Polícia, teria se inspirado em outros massacres a tiros em colégios e planejou o ataque durante dois meses. A arma usada no crime, uma pistola .40 é da mãe do garoto, Policial Militar, assim como o pai.

O delegado ainda comentou que o autor dos disparos tem histórico de ótimo aluno, sem registros de problemas disciplinares.

O colégio Goyases, onde aconteceu o crime, fica localizado na rua Planalto, no bairro conjunto Riviera. A instituição oferece ensino infantil e fundamental.

Autor dos disparos, o adolescente foi encaminhado para Delegacia de Polícia de Apuração de Atos Infracionais e em seguida para o Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito. Policiais foram à casa do menino, com autorização dos pais, para coletarem mais provas que ajudem a resolver o caso.

Estudo revela frustração de mulheres vítimas de violência com a Justiça~0

Mulheres vítimas de violência doméstica que buscam o Sistema de Justiça se sentem frustradas e não ouvidas. E se o tempo voltasse atrás, não estariam dispostas a passar por todo o processo novamente. A conclusão é da pesquisadora Marília Montenegro de Mello, ao analisar um amplo estudo sobre a aplicação da Lei Maria da Penha (11.340/2006), nos casos de violência doméstica que tramitam na justiça do país.

A pesquisa tem como objetivo ajudar o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a diagnosticar entraves na aplicação da Lei Maria da Penha pelo Judiciário. 

O estudo faz parte da 2ª edição da série Justiça Pesquisa, idealizada e custeada pelo CNJ, que abordou seis temas relacionados ao Judiciário brasileiro.  A frustração no curso da denúncia e da instauração de processo nos casos de violência doméstica foi um dos pontos analisados no diagnóstico elaborado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Foram entrevistadas 75 vítimas de violência, de sete cidades brasileiras – Recife, Maceió, João Pessoa, Belém, São Paulo, Porto Alegre e Brasília.

De acordo com a coordenadora da pesquisa, Marília Montenegro de Mello, além de traçar o perfil socioeconômico da vítima e do agressor, a pesquisa “deu voz a ela”. A maioria das entrevistadas (57%) tinham entre 26 e 40 anos e, em quase 70% dos casos que envolviam violência conjugal, o casal tinha filhos menores de idade. 

Em 45% dos casos, as vítimas possuíam um relacionamento longo com o autor da agressão, variando entre 7 e 30 anos. Nos relacionamentos de média duração (entre um e sete anos) os números também foram expressivos, representando 28% dos casos. A pesquisa ainda deverá passar por análise e adequação técnica do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ) do CNJ antes de ser publicada no Portal do órgão.

Feira de Educação e Carreira segue até domingo

Feira, que tem apoio da prefeitura, visa estimular a empregabilidade, desenvolvimento de carreira, o pensamento crítico e criativo

O vice-prefeito e secretário de Ação Comunitária Maycon Abrantes, abriu na noite de quinta-feira, dia 19, a 1ª Feira de Educação e Carreira de Volta Redonda, no Pavilhão da Ilha São João. O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Volta Redonda e é realizado pela Associação Comercial e Agropastoril de Volta Redonda (Aciap), vai até domingo, dia 22. Segundo os organizadores, estão programadas, 100 palestras, 20 oficinas e oito workshops nos quatro dias de evento. Tudo voltado para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até universitários, além de profissionais que queiram buscar um aperfeiçoamento na carreira.

“Esse é um momento único e temos que abraçar iniciativas como essa. A feira é uma oportunidade para os jovens. Nossa cidade, que tem tantas universidades, escolas e cursos técnicos, não poderia deixar de abrigar um evento como esse”, disse Maycon destacando que a feira vai ao encontro das propostas do governo municipal.

“As ações do poder público estão voltadas também para os jovens, para que tenham uma oportunidade de emprego. Estamos pensando no futuro deles e, eventos como este, incentivam na tomada de uma decisão tão difícil: a escolha da profissão. Além disso, estamos empenhados em gerar empregos para que eles não precisarem sair da cidade”, disse vice-prefeito de Volta Redonda.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Joselito Magalhães destacou a importância da feira: “A primeira e grande decisão que temos na vida é a escolha da profissão e muitos jovens perdem tempo no processo de escolha, pois querem seguir a mesma profissão dos pais. Faltava em Volta Redonda um evento como esse, para nortear esses estudantes. Agora ela fará parte do calendário da cidade. Vamos fazer uma avaliação dessa edição e pensar nas próximas”, disse o secretário.

A feira, que acontece entre os dias 19 e 22, de quinta-feira a domingo, na Ilha São João, já é considerada a maior do ramo em todo interior do Estado do Rio de Janeiro, reunindo mais de 50 expositores. A previsão é que cerca de 30 mil pessoas passem pelo local nos quatro dias de evento.

E não são apenas adolescentes que estão em busca de oportunidades. Anderson Oliveira, de 43 anos, foi ver as novidades do evento em busca de uma oportunidade de emprego e atualização profissional. “Acho importante esses eventos para os jovens da nossa cidade terem um direcionamento sobre o mercado de trabalho e acaba que pessoas, como eu, que estou em busca de recolocação profissional, também se atualizam”, afirmou.

Segundo a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Andrade, o evento é uma excelente iniciativa para que as instituições de ensino, público e privada, apresentem à comunidade em geral e em especial aos estudantes, o trabalho que realizam, bem como oferecer aos jovens oportunidades para aprender e discutir sobre inovação, tecnologia e mercado, para que conheçam as diferentes ofertas disponíveis na região.

“A feira conta com uma vasta programação que inclui ações de formação, workshops, seminários e palestras, além dos stands de diversas instituições de ensino, dentre eles o da secretaria municipal de Educação que teve a oportunidade de apresentar à população os trabalhos inovadores realizados nas unidades de ensino fundamental nas áreas de ciências, tecnologia e robótica”, explicou a secretária municipal de Educação, enfatizando que “Este é um marco importante para os jovens do município e região sul fluminense por ser um espaço favorável para geração de oportunidades e o surgimento de novos talentos”.

A secretaria de Educação, que está com estande na feira, mostrando os trabalhos realizados, incentivará os alunos a participarem das palestras e oficinas. Do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, Volta Redonda tem mais de 10,5 mil estudantes matriculados, divididos em 18 unidades escolares municipais. A secretaria municipal de Ação Comunitária (Smac) também estará na feira, com um estande voltado para o cadastramento de currículos. 

Fórum das Universidades

Criado pelo prefeito Samuca Silva, a feira também é um resultado das reuniões do Fórum das Universidades, que reúne seis instituições de Volta Redonda: UFF, Unifoa, UBM, FASF, UGB e IFRJ, além do poder público municipal.

“Já é uma realidade que Volta Redonda é uma cidade universitária, com mais de 20 mil acadêmicos. Temos um excelente capital intelectual. Não vejo como, por exemplo, o município contratar uma empresa de fora para elaborar projetos que podem ser realizados pelos nossos acadêmicos”, comentou Samuca Silva.

Museu da Tecnologia

A primeira amostra do primeiro Museu de Inovação e Tecnologia será realizada durante a feira. Esse museu também é uma ideia do prefeito Samuca Silva e está na fase de capitação de recursos com a iniciativa privada. Quando sair do papel, o museu será a primeira da América Latina e, atualmente, existem apenas dois no mundo: um nos Estados Unidos e outro no Reino Unido.

“É a história da computação. São as primeiras máquinas de informática e tudo funcionando perfeitamente. Um colecionador ofereceu 300 unidades para criar o museu em Volta Redonda. Estamos buscando recursos com a iniciativa privada”, contou Samuca Silva.

Por Fátima Santos com fotos de Geraldo Gonçalves – SecomVR

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Hoje é Dia do Poeta

A poesia é a expressão de um sentimento, sempre relacionado com o amor

Mateusz Stachowski / Stock.XCHNG
Poesia
Na poesia, a linguagem é usada com finalidade estética e desrespeita as normas da prosa. O que é prosa não é poesia e vice-versa. A mensagem da poesia transcende ao universo fático. Na poesia não há limites, apesar de que os sonetos impõem regras de sílabas nos versos, e as rimas por muito tempo foram outra regra.

Em Piraí: mulher é presa suspeita de tráfico de entorpecentes


Ela foi encontrada com 32 kg de maconha

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Mulher é presa por suspeita de tráfico de drogas em Piraí, RJ/Foto: Divulgação PRF
Uma mulher foi presa pela Polícia Rodoviária Federal suspeita de tráfico de entorpecentes após ser flagrada na rodovia Presidente Dutra, em Piraí, Sul Fluminense, com cerca de 32 kg de maconha nesta sexta-feira (20).

Ela viajava em um ônibus interestadual e, durante uma abordagem ao veículo, um cão farejador indicou a bagagem onde a droga era transportada.

Segundo a PRF, ela confessou que receberia cerca de R$ 400 para entregar a droga em Cabo Frio, na Região dos Lagos.

Flamengo entra com recurso no STF para tentar reverter decisão sobre título de 87

O campeonato mais polêmico do futebol brasileiro completa 30 anos em 2017, mas até hoje gera discussão de quem seria o legítimo campeão brasileiro daquele ano. Nesta semana, o Clube de Regatas Flamengo entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter uma decisão da própria Corte que declarou o Sport Club do Recife o único campeão brasileiro de 1987.

Geração de 87 do Flamengo tinha nomes como Zico e Bebeto  Em abril, por 3 votos a 1, a maioria da Primeira Turma do STF entendeu que a decisão proferida pela Justiça de Pernambuco, que deu o título ao Sport, transitou em julgado e não poderia ser modificada. Na sentença, ficou estabelecido que o time pernambucano seria o único campeão daquele ano.

Contra essa decisão, os advogados do Flamengo entraram com os chamados embargos de declaração, tipo de recurso que, a princípio, não modificaria o resultado final do julgamento. O time carioca, no entanto, busca rever todo o desfecho da questão no STF, argumentando que houve um equívoco desde o início no julgamento, pois a decisão da Justiça pernambucana garantiria, de fato, o título ao Sport, mas não sua exclusividade. O recurso foi direcionado ao relator do caso, ministro Marco Aurélio Mello, também presidente da Primeira Turma.

Em 1987, o Clube dos 13 organizou um torneio privado depois que a CBF declarou publicamente que não teria recursos para organizar o Campeonato Brasileiro.  Após o início da competição, a entidade determinou que o campeão brasileiro sairia de um quadrangular entre os campeões do módulo verde e do módulo amarelo. Vencedor do módulo verde, o Flamengo se recusou a jogar contra o Sport, primeiro colocado do módulo amarelo. Com isso, o time de Recife foi declarado campeão pela CBF e participou, inclusive, da Libertadores do ano seguinte.

Convocação de Tite dá nova chance a quatro jogadores

O técnico Tite anunciou, nesta sexta-feira (20), o elenco que vai compor a equipe nos amistosos contra Japão e Inglaterra. A novidade fica por conta do retorno de quatro atletas. Taison, que atua no Shakhtar Donetsk, Douglas Costa, que joga na Juventus, Giuliano, do Fenerbahçe e Diego Souza, do Sport voltam a defender a seleção brasileira.

A convocação é a penúltima antes da chamada final para a Copa do Mundo de 2018.

De acordo com a lista anunciada por Tite, a formação da equipe é a seguinte:

Goleiros - Alisson (Roma), Cássio (Corinthians) e Ederson (Manchester City).

Laterais - Alex Sandro (Juventus), Daniel Alves (PSG), Danilo (Manchester City) e Marcelo (Real Madrid).

Zagueiros - Jemerson (Monaco), Marquinhos (PSG), Miranda (Inter de Milão) e Thiago Silva (PSG).

Meio-campistas - Casemiro (Real Madrid), Diego (Flamengo), Fernandinho (Manchester City), Giuliano (Fenerbahce), Paulinho (Barcelona), Philippe Coutinho (Liverpool), Renato Augusto (Beijing Guon) e Willian (Chelsea).

Atacantes - Diego Souza (Sport), Douglas Costa (Juventus), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG) e Taison (Shakhtar Donetsk).

A seleção entra em campo contra o Japão no dia 10 de novembro. Já contra o a Inglaterra, a partida vai ser no dia 14 do mesmo mês.

Em Resende: acidentes deixa um morto e quatro feridos na Via Dutra


www.radioacesafm.blogspot.com.br
Acidentes na Via Dutra deixa um morto e quatro feridos/Foto: Divulgação

Segundo informações da NovaDutra, engavetamento e batida envolvendo caminhões e carros aconteceram em trechos próximos na pista sentido Rio.

Dois acidentes na Rodovia Presidente Dutra na noite desta quinta-feira (19), deixou pelo o menos uma pessoa morta e quatro feridas, no trecho que compreende a cidade de Resende, RJ. Segundo a NovaDutra, concessionária que administra a rodovia, as batidas aconteceram em dois pontos próximos, na pista sentido Rio.

Na altura do km 297,5, um engavetamento entre três caminhões e dois carros matou uma pessoa deixou outras três feridas. Um dos caminhões estava carregado com laranjas, que caíram e se espalharam pela pista após a colisão. A vítima que morreu era o motorista de um dos veículos, informou a PRF.

Já no km 298,5, ocorreu uma batida traseira envolvendo dois carros, com registro de uma vítima ferida.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Ainda de acordo com a NovaDutra, todas as quatro vítimas que se machucaram nos dois acidentes sofreram ferimentos leves, sendo que uma foi atendida e liberada no local e três foram encaminhadas ao Hospital de Emergência. A unidade médica não divulgou o estado de saúde delas. O nome das vítimas também não foi divulgado.

O trecho teve que ficar interditado por mais de três horas para o atendimento à ocorrência e só foi totalmente liberado durante a madrugada. A NovaDutra disse que o congestionamento chegou a 12 km. Na manhã desta sexta-feira (20), o trânsito fluía normalmente no local.

URGENTE! Atirador abre fogo contra dois estudantes em uma escola de Goiânia



Um estudante atirou contra colegas de turma em uma escola particular em Goiânia, nesta sexta-feira (20/10), por volta de 12h. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, dois adolescentes morreram e ao menos três ficaram feridos. O atirador e as vítimas estariam no oitavo ano do Ensino Fundamental.

Os feridos foram levados para o Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo). No entanto, ainda não há informação sobre o estado de saúde das vítimas. Já o atirador foi detido pela Polícia Militar de Goiás. Segundo o jornal local, o motivo para os disparos foi bullying.

Moradores da região afirmaram, nas redes sociais, que a rede de celular está fora do ar e, de acordo com o pai de um dos alunos, o garoto não tinha uma vítima específica e "entrou atirando aleatoriamente". 

O diretor do colégio Goyases não quis se pronunciar por "não ter condições". As aulas na instituição foram suspensas. 

Uma moradora da região e ex-aluna do Goyases, Damares Soares, esteve no local após saber do tiroteio para ter notícias de amigos. "A situação era de assustar, pais correndo atrás de filhos, pessoas assustadas, helicóptero perto do colégio, polícia em todos os lugares", contou ao Correio.

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Volta Redonda, 20 de outubro de 2017 - Estação: primavera

Foto: Adriano Martins Radialista
Climatempo
Sexta-Feira, 20 de Outubro


Volta Redonda - RJ

Sex Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 19ºC 34ºC 5mm 80%

Rodada desta sexta-feira tem Série B e futebol europeu; confira

Quatro partidas abrem a 31ª rodada da segundona do Brasileirão

Rodada desta sexta-feira tem Série B e futebol europeu; confira

A bola vai rolar nesta sexta-feira (19). Quatro partidas abrem a 31ª rodada da Série B do Brasileirão. O Ceará, que está na terceira posição com 53 pontos, recebe o Figueirense, que buscará a vitória para tentar se afastar na zona de rebaixamento. A equipe catarinense está 15ª colocação, com apenas 35 pontos somados.

Além dos duelos pela segundona do Brasileirão, teremos alguns jogos rolando pela Europa.
Confira abaixo os principais jogos do dia:

Campeonato Alemão
Schalke 04 x Mainz - 16h30

Campeonato Francês
Saint-Étienne x Montpellier - 16h45

Campeonato Inglês
West Ham x Brighton - 17h

Campeonato Português
Estoril Praia x Boavista - 17h30

Campeonato Brasileiro - Série B
Guarani x Juventude - 19h15
Náutico x ABC - 20h30
CRB x Boa Esporte - 20h30
Ceará x Figueirense - 21h30

Mister M está com câncer terminal e tem apenas mais um ano de vida

O mágico está arrecadando dinheiro para o tratamento

Mister M está com câncer terminal e tem apenas mais um ano de vida

Em entrevista ao “Balanço Geral”, da Record TV, Mister M falou de sua condição. “Nos últimos cinco anos, eu tive sérios problemas de saúde, e por três anos passei por vários médicos. Eles não conseguiam descobrir o que estava errado. Dois anos atrás, eu fui diagnosticado com algo muito ruim na próstata, não vou falar o nome. O urologista que descobriu me disse que eu teria menos de um ano e que eu teria que ser operado ou estaria morto”, contou.

"A única coisa que ele poderia fazer era a cirurgia, quimioterapia, radioterapia, e eu não queria fazer isso. Então perguntei quanto tempo eu teria. Seria um ano. E fui embora do consultório. Não tomei a medicação que ele gostaria que eu tomasse por causa dos efeitos colaterais, que eram terríveis”, completou.

Em uma vaquinha on-line, Mister M tenta arrecadar dinheiro para comprar medicamentos e fazer uma cirurgia. O tratamento custa cerca de R$ 45 mil. O mágico conta com a ajuda da Associação dos Canais Comunitários do Estado de São Paulo (ACESP).

Mobilidade Urbana: bairro Açude recebe nesta sexta-feira a equipe da SMTU


Acontece nesta sexta-feira (20), o encontro da equipe executiva da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (SMTU), às 18h, no auditório da Escola Municipal Paulo VI, bairro Açude I, para debater melhorias e mudanças no trânsito do bairro.

O objetivo é diagnosticar problemas e soluções para mobilidades da cidade, através das demandas apresentadas pelos moradores dos bairro. Entre os temas: colocação de redutores de velocidade e estacionamento ao longo das vias.

A AMABA convida todos os moradores para participar.

Data: 20/10

Local: Escola Municipal Paulo VI, Rua Acácio da Rocha, 104, no bairro Açude I.

Bairros: Açude I, II, III e IV e Santa Rita de Cássia.

Rádio Acesa