Rádio Acesa FM VR: 2022-10-30

sábado, 5 de novembro de 2022

Homem é flagrado com arma, munições e granada em Resende

Foto: PM

Um homem foi preso após ser flagrado com arma, munições e granada no bairro Marrocos em Resende.

Segundo a PM, durante patrulhamento na localidade, deprarou um com um suspeito, que durante revista foi encontrado o material.

Ao todo foram apreendidos: um revólver com cinco munições; dinheiro, drogas; granada; radiocomunicação e balança de precisão.

Ocorrência encaminhada à 89° DP.

Caminhão 'entala' sob ponte em Volta Redonda

Um caminhão da Bohemia 'entalou' sob a Ponte Pequetito Amorim, no bairro Niterói, em Volta Redonda, na tarde deste sábado (5). A ponte tem um aviso de limite de altura de 2,90 metros. Com o impacto, os engradados de cerveja que eram transportados pelo veículo caíram e quebraram na pista. 

Não há informações de feridos. No momento desta publicação, o trânsito sentido Aeroclube e Niterói estava interrompido para a retirada do caminhão e limpeza da pista. (Imagens: Redes Sociais)

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Black Friday Light oferece descontos de até 90% em dívidas

Campanha, que acontecerá na agência virtual da companhia, permitirá que o cliente parcele seus débitos em até 24 vezes no cartão de crédito

Começou nesta quinta-feira (03/11), a Black Friday Light, uma campanha de negociação de dívidas com descontos que podem chegar a 90%. Cada cliente terá o seu caso analisado individualmente e os descontos serão concedidos de acordo com o perfil da dívida. A Black Friday Light é destinada a clientes com pelo menos uma fatura vencida há seis meses ou mais e o débito poderá ser parcelado em até 24 vezes no cartão de crédito. 

A campanha terá duração inicial de 30 dias e as negociações somente serão feitas por meio digital, na agência virtual da empresa (https://agenciavirtual.light.com.br/portal/). Vale salientar que clientes que já fizeram negociação com a empresa e que estão com parcelamento de dívidas ativo não poderão participar da Black Friday Light. 

A Superintendente de Inteligência e Controle Operacional da Light, Marcia Kienen, explica que esta é uma oportunidade do cliente quitar seus débitos e, se for o caso, retirar o seu nome do cadastro dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA:

“A Black Friday Light é uma oportunidade para o cliente ficar com as contas em dia. Estamos oferecendo condições especiais para isso. Na Light, o nosso diferencial é o acompanhamento que fazemos do consumidor durante todo o período de pagamento da dívida, com dicas de economia e alertas sobre o aumento de consumo. Tudo para que ele possa se adequar e não se endividar novamente. Tivemos uma experiência muito positiva nas nossas últimas campanhas e, de todos os clientes que fizeram algum tipo de negociação, 60% se mantiveram adimplentes”, explica. 

Os interessados devem acessar a agência virtual da Light e clicar em "Black Friday Light" para verificar se têm direito ao desconto e as condições oferecidas pela empresa. O desconto é calculado e oferecido automaticamente e, para prosseguir com o pagamento, basta o cliente inserir o número de seu cartão de crédito.

Homem é flagrado bêbado após acidente de trânsito em Volta Redonda

Operação também recolheu 17 veículos com irregularidades ao Depósito Público Municipal
Um homem foi preso em flagrante após acidente de trânsito no bairro Aterrado, em Volta Redonda, e por conduzir veículo embriagado. 

No domingo (30), guardas municipais foram acionados pelo Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), às 2h30, para comparecer à Rua Geraldo Di Biase, no bairro Aterrado, para verificar um acidente de trânsito. Chegando ao local, os agentes constataram o fato e perceberam que o condutor, de 43 anos, e morador do mesmo bairro, mostrava claros sinais de embriaguez como hálito etílico e falta de equilíbrio. 

Ele se negou a fazer o teste de bafômetro e foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), onde o perito atestou para a alcoolemia. O condutor foi encaminhado à 93ª DP (Delegacia de Polícia), onde foi preso em flagrante e o veículo foi removido ao Depósito Público. Outro caso de embriaguez foi flagrado pela Polícia Militar e a GMVR auxiliou com o reboque, levando o carro ao Depósito Público.

Barra Mansa realiza o Fórum Municipal de Cultura 2022 neste sábado, dia 5

Evento vai discutir as principais pautas culturais da cidade e eleger novos membros do Conselho de Cultura 
A Fundação Cultura de Barra Mansa (FCBM) vai realizar o Fórum Municipal de Cultura, no dia 05 de novembro. O evento será no Parque Municipal de Saudade, das 8h às 12h. Os principais assuntos que serão tratados neste encontro serão: avaliação da aplicação e resultados das leis, planos, programas, projetos, sistemas, ações e orçamentos culturais praticados no município; atualização do calendário cultural e eleger os representantes (titulares e suplentes) da comunidade/sociedade civil para o Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2023-2024.

O evento, foi convocado por meio da Portaria 54/2022 FCBM, trata-se de uma reunião anual para analisar as políticas públicas do município, atualizar o calendário do setor e, principalmente, eleger os membros da Sociedade Civil para o Conselho Municipal de Cultura. Além disso, neste ano todos os conselheiros serão renovados, então todas as cadeiras estão disponíveis para receber candidatos de todos os segmentos.

O encontro é uma das principais instâncias de participação popular nas políticas culturais e foi consagrado pelo Sistema Municipal de Cultura, através da Lei 4.602/2016.

Para o presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, o evento é muito proveitoso e importante por se tratar de um dos principais instrumentos de participação popular. “É importante destacar que esse fórum vai ser uma atividade presencial. A participação remota vai ser estimulada para ampliar a adesão, especialmente daqueles interessados em assistir ao evento. É fundamental que os interessados em se candidatar estejam presencialmente”, ressalta Bravo.

O vice-presidente do Conselho de Cultura de Barra Mansa, Marcello Freire destaca a importância do encontro com todos os fazedores de cultura para debater as políticas culturais e os anseios para o setor no município. “Esse ano é ainda mais importante visto que é ano de eleição para o Conselho Municipal, onde serão eleitos os novos conselheiros”, disse.

Aquele que deseja ser membro do Conselho pode se candidatar preenchendo um formulário através do link:  https://forms.gle/t7AgKBMaiPupmzpD7

TCU aponta indícios de fraude em contratos do Ministério da Saúde em licitação para compra de vacinas

Contratos para aquisição de vacina contra Covid-19 possuíam empresas de fachada como garantidoras. Há também indícios de cometimento de fraude em pregões eletrônicos


O TCU atendeu a uma solicitação de auditoria em contratos administrativos em que a figura a empresa Fib Bank como garantidora. O trabalho identificou quatro contratos nessa situação, todos no âmbito do Ministério da Saúde, com caracterização da litigância de má-fé por parte de empresa.

Há indícios de irregularidade nas licitações e na formalização, execução e fiscalização dos contratos. Foi autuado processo específico de representação para o aprofundamento das apurações, multada a empresa e prestados esclarecimentos à autoridade solicitante.

O Tribunal de Contas da União (TCU) realizou levantamento, a partir de solicitação da “CPI da Pandemia”, nos contratos de todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta da União em que a empresa FIB Bank Garantia de Fianças Fidejussórias S/A consta como instituição garantidora.

A solicitação foi motivada devido à conclusão a que chegou a CPI da Pandemia de que a instituição FIB Bank não seria idônea. Isso porque seu capital social foi integralizado por dois terrenos supostamente inexistentes e porque a empresa não possui registro junto ao Banco Central para operar como instituição financeira.

O trabalho identificou quatro contratos firmados pelo Ministério da Saúde com a empresa Precisa Medicamentos para aquisição de preservativos femininos e de 20 milhões de doses da vacina Covaxin contra a Covid-19. Nesses contratos, houve aceitação de “carta de fiança fidejussória” como garantia de adimplemento contratual, modalidade de garantia que não possui respaldo legal. Em três deles as garantias foram emitidas pela empresa FIB Bank.

Apesar de os contratos terem sido posteriormente rescindidos pelo Ministério da Saúde, o TCU dará continuidade à apuração dos indícios de irregularidades.

Em sua declaração de voto, o ministro Benjamin Zymler comentou: “As garantidoras não ostentariam a qualidade de instituição financeira e teriam sido criadas especificamente com o propósito de tornar viável a participação e a contratação da Precisa Medicamentos”.

O levantamento também constatou indícios de cometimento de fraude à licitação em pregões eletrônicos. Por essas razões, o tribunal decidiu abrir um novo processo para apuração das irregularidades.

Na instância atual, no entanto, o TCU condenou a empresa FIB Bank Garantia de Fianças Fidejussórias S/A ao pagamento de multa por litigância de má-fé, no valor de R$ 59 mil. A decisão foi motivada pela alteração da verdade dos fatos para induzir o TCU a erro e pela execução de atos processuais tendentes a retardar as apurações em curso.

A unidade técnica do TCU responsável pela fiscalização foi a Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas. O relator do processo é o ministro Vital do Rêgo.

quinta-feira, 3 de novembro de 2022

por diversas irregularidades 17 veículos são recolhidos das ruas em Volta Redonda em 9 dias

Condutores apresentaram sinais de embriaguez após acidentes de trânsito, além de motos sem placas e com descarga aberta

Entre os dias 24 de outubro e 2 de novembro, foram removidos ao Depósito Público Municipal 17 veículos de Volta Redonda, 17 veículos por diversas irregularidades, sendo 12 motos e 5 carros.

As 12 motocicletas apresentaram problemas como: sem placas, condutor sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH); com CNH de categoria diferente; estacionamento irregular com obstrução de calçada, após denúncia ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e escapamento adulterado (descarga aberta).

Já os cinco automóveis foram flagrados com as seguintes irregularidades: embriaguez ao volante, veículo em situação de abandono em via pública e estacionamento irregular em frente a duas garagens, no bairro Colina, após denúncias ao Ciosp.

No domingo (30), os GMs Dalessandro e R.Costa foram acionados pelo Ciops, às 2h30, para comparecer à Rua Geraldo Di Biase, no bairro Aterrado, para verificar um acidente de trânsito. Chegando ao local, os agentes constataram o fato e perceberam que o condutor, de 43 anos, e morador do mesmo bairro, mostrava claros sinais de embriaguez como hálito etílico e falta de equilíbrio.

Ele negou a fazer o teste de bafômetro e foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), onde o perito atestou para a alcoolemia. O condutor foi encaminhado à 93ª DP (Delegacia de Polícia), onde foi preso em flagrante e o veículo foi removido ao Depósito Público. Outro caso de embriaguez foi flagrado pela Polícia Militar e a GMVR auxiliou com o reboque, levando o carro ao Depósito Público.

“As ações das forças de segurança estão por toda a cidade e sem data para terminar. Parabéns aos agentes, que nas ruas têm feito a diferença, deixando a cidade em ordem e mais segura”, afirmou o secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Homem é flagrado com caminhonete roubada na Dutra, em Resende

Foto: PRF

Um homem foi flagrado, na noite desta quarta-feira, dia 2, no km 311 da Rodovia Presidente Dutra, em Resende, com uma caminhonete roubado.

Segundo a PRF, o veículo foi abordado durante fiscalização de rotina, quando foi constatado que o veículo, com placa de Campo Limpos/SP,  havia o motorista de 47 anos, que alegou trabalhar com vendas de roupas, que havia ido ao Rio de Janeiro para comprar algumas peças de vestuário.

Ainda de acordo com as informações, ao voltar para São Paulo, estava usando o veículo emprestado de um amigo. 

Diante das inconsistências nas alegações do indivíduo foram realizadas revista e inspeção veicular minuciosa, verificando vários itens de identificação adulterados, constatando tratar-se de um clone, sendo o veículo original (abordado pela PRF) de mesmos modelo/cor/marca, licenciado no Rio de Janeiro, com registro de roubo no mesmo município, em 28/10/2022. 

Desta forma, foi dada voz de prisão ao indivíduo por receptação de veículo roubado e a ocorrência apresentada na 89ª DP - Resende para registro da prisão e recuperação do veículo.

Três feridos em acidente na Rio-Santos na cidade de Angra dos Reis

Um acidente entre dois carros deixou três pessoas feridas na tarde desta quarta-feira (2) na BR-101 (Rodovia Rio-Santos), em Angra dos Reis (RJ). A batida aconteceu na altura do km 523, próximo à Usina Nuclear.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, um dos carros perdeu o controle na curva, derrapou e atingiu o outro veículo que vinha na faixa contrária.

Ainda de acordo com a PRF, o motorista de um dos carros e a esposa e a filha do condutor do outro veículo sofreram ferimentos leves. Eles foram encaminhados para o Hospital de Praia Brava.

Procurado pelo g1, a unidade médica não havia informado o estado de saúde dos pacientes até a publicação desta reportagem.

O trânsito foi afetado durante o atendimento às vítimas e a remoção dos veículos, mas já foi normalizado.

PM de SP aplica 277 multas de R$ 100 mil na Castello Branco

Até o momento foram 170 pontos de bloqueios dissolvidos

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) já aplicou, desde o inicio da Operação, 277 multas, no valor de R$ 100 mil, aos condutores que desrespeitaram a determinação de liberação das vias. A Rodovia Castello Branco, uma das principais do estado, foi totalmente liberada dos bloqueios causados por manifestantes contra o resultado das eleições no último domingo (30).

Uma equipe do Batalhão de Choque da PM foi enviada para fazer a ação de controle de distúrbios na Castello Branco. Durante a ação foram utilizados o veículo lançador de água e o veículo blindado guardião. Além do efetivo de policiais militares, que empregaram técnicas de controle. Foram utilizadas granadas lacrimogêneas e fumígenas, que causam incômodos nos olhos, com o intuito de dispersar os manifestantes. Não houve registro de feridos.

Até o momento foram 170 pontos de bloqueios dissolvidos, 131 rodovias liberadas e 235 ações de liberação realizadas pela PM. As ações para desobstrução das rodovias estão sendo tomadas para garantia do direito de ir e vir da população.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) salienta que as forças policiais do Estado atuam desde o início das manifestações, focadas primordialmente no estabelecimento do diálogo como modo de promover a desinterdição dos pontos de bloqueio.

Homem resiste a prisão tentando tomar arma de policial em Pinheiral

Um homem tentou pegar a arma de um policial militar ao ser preso na madrugada desta quarta-feira (2) em Pinheiral (RJ). O caso aconteceu no bairro Parque Maíra.

Os agentes abordaram o suspeito enquanto estavam fazendo uma ronda rotina pelo local. Durante a abordagem, foi verificado que o homem, de 32 anos, tinha um mandado de prisão preventivo por violência doméstica, expedido em setembro deste ano.

Quando os dois policiais se aproximaram para prendê-lo, ele tentou fugir correndo, mas foi alcançado. O rapaz entrou em luta corporal com os agentes e tentou pegar a arma de um deles, sendo imobilizado em seguida.

Por conta da briga, os três ficaram feridos e deram entrada em um hospital da cidade, onde foram atendidos e fizeram o exame de corpo delito.

O rapaz ficou internado no hospital sob custódia da polícia. Após receber alta, ele será encaminhado à Cadeia Pública de Volta Redonda.

Finados: cemitérios municipais receberam mais de 15 mil pessoas neste feriado em Barra Mansa

O primeiro Dia de Finados depois da pandemia foi de muita homenagem em Barra Mansa

O Dia de Finados é celebrado nacionalmente no dia 02 de novembro. Em Barra Mansa, os cemitérios municipais receberam amigos e familiares para homenagear seus entes queridos. Localizados no Centro e nos distritos de Amparo, Floriano, Vila dos Remédios e Rialto, os cemitérios receberam, juntos, mais de 15 mil pessoas.

Este é o primeiro Dia de Finados sem as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, sendo assim, a prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), realizou um planejamento maior para a data, com horário de funcionamento estendido, das 08h às 18h, e mais de 50 funcionários à disposição.

As celebrações começaram logo cedo, às 08h uma missa da Igreja Católica de São Sebastião abria o Cemitério do Centro. Já às 11h30, a celebração foi da Igreja Universal. Para finalizar, por volta das 16h, a Igreja católica realizou outra missa.

O secretário de Assistência Social, J Chagas, comentou sobre a solenidade. “Tudo ocorreu da melhor forma possível. O primeiro Dia de Finados pós pandemia trouxe muita gente ao cemitério. Tivemos também mais de 50 funcionários devidamente uniformizados que auxiliaram os familiares e amigos que tiraram um tempo do seu dia para prestar homenagem àqueles que se foram”.

O prefeito Rodrigo Drable, acompanhado da vereadora Cristina Magno, visitou alguns cemitérios da cidade. Já o coordenador Paulo Morgado, destacou o papel dos agentes de segurança nesta data para melhor experiência da população. “Contamos com o apoio da Guarda Municipal, da Cruz Vermelha, do Saae, da Secretaria de Ordem Pública e da Secretaria de Saúde”, disse.

Além disso, a SMASDH atuou com inúmeras medidas para proporcionar melhorias nos cemitérios para o recebimento dos munícipes neste ano. Entre as providências estão capina, recuperação dos muros, reparos elétricos, limpeza e pintura.

MP aponta supostos crimes praticados durante fechamento de rodovias

O Ministério Público enviou à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e à Polícia Militar (PM) ofícios com orientações sobre os possíveis crimes praticados em ocorrências de interdição de espaços públicos, após o resultado da última eleição presidencial no domingo,dia 30. A medida é um dos encaminhamentos acordados na reunião dos órgãos ministeriais com forças de segurança, ocorrida nessa terça-feira (1º), em João Pessoa, e orienta a PRF e a PM para qual das polícias judiciárias devem ser conduzidas as pessoas eventualmente detidas, se para a Polícia Federal ou para a Polícia Civil. A polícia judiciária é o órgão que apura fatos delituosos para que os respectivos infratores sejam punidos.

Os crimes elencados pelo MPF são:

Dano - A competência para apurar esse crime depende do patrimônio afetado. Se for um bem privado, do estado ou dos municípios a competência é estadual. Se o bem for da União (rodovias federais ou bem de instituições federais) a competência é federal. O crime de dano está descrito no artigo 163 do Código Penal (CP).

Resistência – A Polícia Federal apura esse crime apenas nos casos de resistência ao cumprimento de ordem de autoridade federal, situação em que a competência será da Justiça Federal. Se o crime for praticado contra as demais autoridades, mantém-se a competência estadual. O crime de resistência está descrito no artigo 329 do CP.

Atentado contra a segurança de outro meio de transporte - Descrito no artigo 262 do Código Penal, se esse crime ocorrer em rodovia federal ou urbana, a competência para julgamento será da Justiça Estadual e o crime será apurado pela Polícia Civil.

Racismo e injúria racial – O MPF solicitou especial atenção quanto à possível ocorrência de crimes de racismo, que está escrito no artigo 20 da Lei 7.716/1989. A apuração do crime de racismo é de competência da Justiça Estadual. Apenas quando tem potencialidade de transnacionalidade, se for cometido em redes sociais da internet, por exemplo, é que a competência é federal. O MPF ressalta a necessidade de atenção para os crimes cometidos contra nordestinos e na diferenciação do crime de injúria racial, descrito no artigo 140, § 3º, do CP.

O MPF orienta que as forças de segurança devem dar especial atenção aos crimes contra as instituições democráticas, previstos nos artigos 359-L e 359- M da Lei 14.197/2021 (Lei de Segurança Nacional), inclusive, quando forem apenas tentados. Nesses casos, a competência é sempre federal.

Abolição violenta do Estado Democrático de Direito - A Lei 14.197/2021 (Lei de Segurança Nacional) contém o rol de crimes que atentam contra o Estado Democrático de Direito. Conforme o artigo 359-L, da Lei de Segurança Nacional, pratica esse crime quem tenta, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos Poderes constitucionais: a pena é reclusão, de 4 a 8 anos, além da pena correspondente à violência.

Golpe de Estado – Previsto no artigo 359-M, da Lei de Segurança Nacional, pratica esse crime quem tenta depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído. A pena é reclusão, de 4 a 12 anos, além da pena correspondente à violência.

Incitação ao crime - O MPF ainda destaca o delito de incitação ao crime, descrito no artigo 286, do Código Penal, notadamente, quando relacionado aos crimes da Lei de Segurança Nacional. Nesse caso, a competência é sempre federal. A incitação ao golpe militar e à intervenção militar pode se enquadrar nessa tipificação, especialmente vinculada às condutas do artigo 359-L e do artigo 359-M da Lei 14.197/2021. A pena para quem incita, publicamente, a prática de crime é detenção, de 3 a 6 meses, ou multa. Está sujeito à mesma pena quem incita, publicamente, animosidade entre as Forças Armadas, ou animosidade delas contra os Poderes constitucionais, as instituições civis ou a sociedade.

Plantão – Os ofícios foram assinados pelo procurador da República José Godoy. Na reunião da terça (1º) com as forças de seguranças, ele ressaltou a relevância do alinhamento dos órgãos para que haja resposta rápida do Estado: “É fundamental a atuação conjunta dos órgãos da segurança, das forças policiais, com os órgãos do Sistema de Justiça, que têm a atribuição de processar criminalmente, em caso de eventuais crimes praticados, para que haja resposta rápida do Estado, a fim de preservar a democracia, o regime democrático, o direito de ir e vir das pessoas, o sistema de transporte, a estrutura de alimentos, de atendimento à saúde e diversos outros serviços essenciais que transitam nas nossas estradas, serviços cruciais que são impedidos”. Godoy assegurou que serão adotadas todas as medidas necessárias para o funcionamento regular do transporte nas vias públicas, como para a defesa da democracia e dos valores constitucionais.

Acidente mata mulher na Rodovia do Contorno em Volta Redonda

Foi identificada como Michelle Stutz Gerhardt, de 43 anos, a mulher morta em um acidente ocorrido na noite da quarta-feira (3) na Rodovia do Contorno, entre os condomínios Jardim Mariana e Alphaville, em Volta Redonda.

O carro onde estaria Michelle teria colidido frontalmente com um caminhão. Ela morreu na hora. O marido e filha de Michella ficaram feridos e foram socorridos ao Hospital São João Batista e estão estáveis.

O caso foi registrado na delegacia de Volta Redonda que passa a investigar o caso.

No momento desta publicação, as circunstâncias do acidente não tinham sido confirmadas.

quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Preso em Resende um dos acusados de ser o chefe do tráfico na região

Policiais civis prenderam, nesta terça-feira (01/11), um homem apontado como uma das lideranças do tráfico de drogas das regiões do Sul Fluminense e Costa Verde. Contra ele foi cumprido mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas.

Com base em informações do Setor de Inteligência, os agentes localizaram o criminoso na casa de sua namorada, no município de Resende. Os policiais fizeram cerco no local, para realizar a captura.

Após os procedimentos de praxe, o preso foi encaminhado ao sistema prisional.

Cemitério Municipal de Volta Redonda recebe cerca de dez mil pessoas no Dia de Finados

Local ficou aberto para visitas, das 7h às 17h; duas Missas aconteceram na paróquia São José Operário, na entrada da Vila Brasília

O Cemitério Municipal Bom Jardim Isidorio Ribeiro, no bairro Retiro, em Volta Redonda, recebeu cerca de dez mil pessoas durante o Dia de Finados, nessa quarta-feira, 02 de novembro. As Missas, previstas para 8h e 16h no local, foram transferidas para a Igreja São José Operário, na entrada da Vila Brasília, nas proximidades do cemitério.  A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) esteve presente, auxiliando o trânsito nas imediações.

De acordo com diretor do Departamento Funerário, ligado à Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), Paulo Afonso da Silva, apesar da chuva o movimento foi contínuo durante todo o dia. “Não houve aglomeração, mas o fluxo de pessoas foi intenso, principalmente durante a manhã”, afirmou.

Ele lembrou que a equipe da SMI preparou o local para receber o grande número de visitantes no Dia de Finados. “Durante uma semana, foram intensificados os serviços de capina, roçada, caiação, poda de árvores e limpeza”, disse Paulo Afonso.

O Cemitério Municipal Bom Jardim Isidorio Ribeiro fica na Avenida Waldir Sobreira Pires, número 810, bairro Retiro.

Acontece dia 10 a vistoria itinerante em Pinheiral

Agendamento para garantia dos serviços já está aberto

Em 10 de novembro, quinta-feira, o projeto de vistoria itinerante oferecido pelo Detran RJ estará em Pinheiral mais uma vez, de 10h às 17h, na Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural, localizada na Rodovia Benjamin Constant, nº 4.703, no KM 5 – Área Rural. O agendamento deve ser feito através do site (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, (21) 3460-4041 e (21) 3460-4042. 

Por meio da vistoria itinerante os motoristas interessados terão acesso aos serviços de transferência de propriedade, transferência de jurisdição, transferência de município, alteração de características, inclusão de GNV, licenciamento anual, baixa/inclusão de alienação, mudança de cor, mudança de endereço, retificação de dados, primeira licença, emplacamento e troca de placa para Mercosul, entre outros. 

A ação tem como objetivo evitar que as pessoas se desloquem a outras cidades, levando mais comodidade aos moradores da região.

Aberto prazo para o consumidor negociar dividas com os bancos

Podem participar do Mutirão Nacional pessoas físicas que tenham dívidas em atraso não atreladas a bens dados em garantia, contraídas de bancos ou instituições financeiras participantes

Entre os dias 1 e 30 de novembro ocorre o tradicional Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, uma iniciativa conjunta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Banco Central do Brasil, Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país para ajudar o consumidor a fazer a melhor negociação de suas dívidas com o banco e reequilibrar suas finanças. 

Para participar da campanha o interessado deve acessar a página do mutirão criada especialmente para esta ação. Nela, o consumidor encontra orientações sobre como organizar as suas finanças e conseguir negociar a dívida em atraso, além de ter acesso aos canais diretos dos bancos e acesso à plataforma de mediação ConsumidorGovBr, sistema criado pela Senacon que conta com a adesão de mais de 160 instituições financeiras. O banco tem o prazo de 10 dias para analisar a solicitação e apresentar uma proposta. 

Na página do mutirão o interessado também encontrará um link para o Registrato, sistema do Banco Central por meio do qual é possível acessar, entre outros, o Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR), que contém a lista de dívidas em seu nome perante as instituições financeiras. Também poderá navegar por conteúdo exclusivo sobre educação financeira, conectando-se gratuitamente com a Plataforma Meu Bolso em Dia Febraban, desenvolvido por especialistas financeiros e da psicologia econômica.

“Os mutirões de renegociação das dívidas já fazem parte do nosso calendário anual, como um esforço permanente do setor para beneficiar os consumidores e ajudá-los a equilibrar suas finanças. Além da renegociação das dívidas, o consumidor tem acesso à plataforma de educação financeira com informações relevantes e de fácil compreensão, para que ele evite o endividamento de risco e melhore a sua vida financeira”, afirma Isaac Sidney, presidente da Febraban. 

Podem participar do mutirão pessoas físicas com dívidas que não possuem bens dados em garantia, que estejam em atraso e tenham sido contraídas de bancos ou financeiras. Na página do mutirão o consumidor encontrará informações sobre como organizar suas finanças, melhorar sua saúde financeira e dicas sobre como identificar e evitar o superendividamento, além de link que irá direcioná-lo a buscar ajuda no Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor da sua região. 

Chega a mais de 22 milhões o volume total de contratos em atraso repactuados no período da pandemia, entre 2020 e 2022, que superam R$ 1,1 trilhão de saldo negociado. No mais recente Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que durou 25 dias – de 07 a 31 de março –1,7 milhão de contratos foram renegociados, trazendo alívio financeiro imediato para empresas e consumidores endividados.

Barra Mansa mostra avanço na educação com resultados no Ideb

Avaliações das séries iniciais e finais da rede municipal alcançaram notas maiores do que as obtidas na última avaliação

O município de Barra Mansa alcançou as notas 5,6 (para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental) e 5,3 (séries finais do Ensino Fundamental) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os resultados foram divulgados este mês e são referentes ao ano de 2021.

O prefeito Rodrigo Drable, juntamente com o secretário de Educação, Marcus Barros, assumiu, de forma inédita, o retorno presencial dos estudantes das escolas públicas municipais, em maio do ano passado, o que possibilitou a antecipação do acompanhamento dos alunos em suas necessidades mais específicas.

A equipe da Secretaria de Educação tem intensificado os processos de busca ativa dos estudantes e trouxe também os seus familiares para dentro da escola, que puderam compreender as adequações realizadas na proposta pedagógica. Além disso, a política de formação continuada foi reforçada para que professores e equipes técnica e diretiva tivessem aporte nas ações de correção de fluxo e proficiência.

“O município busca continuamente atingir a marca de melhores resultados pedagógicos e se vê em condições de avanços pós-pandemia, uma vez que as estruturas administrativa e pedagógica estão voltando para a detecção de fragilidades e possibilidades, que visam políticas educacionais que impulsionam a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem”, informou o secretário Marcus Barros.

O secretário de Educação disse ainda que a realização de concurso público e processo seletivo complementou o quadro de pessoal das unidades educacionais, o que colaborou para a continuidade do processo educativo sem interrupção ou demora. 

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb, que varia de 0 a 10, é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Os resultados do Ideb de todo o país podem ser conferidos no link: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/ideb/resultados.

Guarda Municipal de Barra Mansa atua nas entradas e saídas da cidade

Objetivo é garantir a fluidez no trânsito até que a situação na Via Dutra se normalize

A Guarda Municipal de Barra Mansa enviou agentes e patrulhas da corporação para as entradas da cidade. O objetivo é ajudar na fluidez do trânsito até que a situação na Rodovia  Presidente Dutra se normalize.
Desde o início da madrugada desta segunda-feira, 31, caminhoneiros bloqueiam as duas pistas, nos sentidos Rio de Janeiro e São Paulo, por descontentamento do resultado da eleição para presidente do Brasil.

De acordo com a CCR RioSP, concessionária que administra a rodovia, o tráfego está interrompido a partir do Km281 da pista sentido Rio, com congestionamento ao longo de 19km. Já no sentido São Paulo, os caminhoneiros bloquearam a estrada próximo à entrada do bairro Vila Ursulino, causando paralisação no tráfego por 8km.

Aves e mamíferos são catalogados em Barra Mansa

Através do projeto de monitoramento da fauna, sete novas espécies já foram registradas na cidade

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS) de Barra Mansa deu início ao projeto de monitoramento da fauna no município, nas unidades de conservação municipais. Só no mês de setembro a equipe técnica da Pasta instalou câmeras, lentes e armadilhas fotográficas acionadas por movimento, para observar as aves e os mamíferos que circulam pela cidade.

O projeto-piloto começou no Parque Natural Municipal Carlos Roberto Firmino de Castro, o Horto Municipal, no bairro Água Comprida; e na Área de Proteção Ambiental Candido Silva, no Getúlio Vargas.

O biólogo da SMMADS, João Rafael Marins, destaca a relevância do monitoramento da fauna para a conservação da biodiversidade nas áreas protegidas do município.

“Com essas ações conseguiremos, por exemplo, direcionar esforços para implementar políticas públicas de proteção das espécies ameaçadas de extinção e incentivar pesquisas científicas e atividades de educação ambiental junto aos munícipes de Barra Mansa”, disse João Rafael.

Segundo o site @wikiaves, o catálogo da cidade já contabilizava 200 espécies de aves e agora foram registradas mais três novos tipos, que são: o alegrinho (Serpophaga subcristata); a saíra-viúva (Pipraeidea melanonota) e o bacurau-chintã (Hydropsalis parvula).

Segundo alguns estudos, já foram contabilizadas 35 espécies de mamíferos e nesta semana as equipes registraram quatro diferentes espécies para a APA Candido Silva: o gambá (Didelphis aurita); a lontra (Lontra longicaudis); o mão-pelada (Procyon Cancrivous) e a paca (Cuniculus paca).

Termina nesta quinta-feira (3) o prazo para mesários apresentarem justificativa por ausência no primeiro turno

A mesária ou o mesário que não compareceu no primeiro turno das Eleições 2022, ocorrido no dia 2 de outubro, tem até esta quinta-feira (3) para apresentar a justificativa ao juiz eleitoral. Já para o mesário que abandonou o posto de trabalho na seção eleitoral no segundo turno, realizado domingo (30), o prazo se encerra em 2 de novembro.

Quem não compareceu aos trabalhos no segundo turno, tem 30 dias para apresentar a justificativa. Nesse caso, o prazo se encerra em 29 de novembro.

As datas-limite estão previstas no artigo 124 do Código Eleitoral e podem ser consultadas no calendário eleitoral de 2022.

Diante da ausência de justificativa, será aplicada multa. Os valores variam de 50% a um salário-mínimo. Se o mesário faltoso for servidor público ou autárquico, a pena será de suspensão de até 15 dias. As penas serão aplicadas em dobro se a mesa receptora deixar de funcionar por culpa dos ausentes ou dos que abandonaram o trabalho.

As justificativas podem ser entregues nos cartórios eleitorais, e o requerimento deve ser destinado ao juiz da zona eleitoral à qual o mesário faltoso está vinculado, com a comprovação do fato alegado.

Confira o calendário:

2 de novembro – quarta-feira (3 dias após o segundo turno): Último dia para a mesária ou o mesário que abandonou os trabalhos durante a votação no segundo turno apresentar justificativa ao juízo eleitoral.

3 de novembro – quinta-feira: Último dia para a mesária ou o mesário que faltou à votação no primeiro turno apresentar justificativa ao juízo eleitoral.

29 de novembro – terça-feira (30 dias após o segundo turno): Último dia para a mesária ou o mesário que não compareceu aos trabalhos no segundo turno apresentar justificativa ao juízo eleitoral

Mais de 500 bloqueios ilegais em rodovias são desfeitos mas interdições seguem em 17 estados, diz PRF

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), 563 manifestações foram desfeitas desde o início das atividades da corporação. Após decisão do ministro Alexandre de Moraes, governadores determinaram que as polícias militares, que são estaduais, atuem para liberar os bloqueios de manifestantes bolsonaristas que não aceitam o resultado das urnas. A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal estipulou multa ao diretor da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques, de R$ 100 mil por hora e eventual afastamento do cargo, em caso de descumprimento da ordem de liberar rodovias. Desde a noite de domingo, grupos interrompem a circulação de veículos em diversos estados do país.

terça-feira, 1 de novembro de 2022

Dois homens são autuados por desobediência em bloqueio de estrada em Barra Mansa

Foi divulgado as 16 horas desta terça-feira, dia 1º, pela Policia Rodoviária Federal, o boletim atualizado sobre as manifestações em estradas federais no estado do Rio de Janeiro.

Em Barra Mansa, na altura da Flumidiesel, dois homens foram detidos e encaminhados a delegacia de policia da cidade por resistência e promover a interrupção do trecho da rodovia em companhia de mais 30 pessoas ateando fogo em pneus.

⚠️🚧 Pontos com manifestação nas rodovias federais do Rio de Janeiro: 🚧⚠️

🟩 TOTALMENTE LIBERADO
🟨 PONTOS DE CONCENTRAÇÃO
🟥 PARCIALMENTE BLOQUEADO
⬛ TOTALMENTE BLOQUEADO

DEL01

✔️🟨- BR-116, km 170, São João de Meriti, concentração de 40 manifestantes embaixo do viaduto. Pista Liberada às 12h25. Manifestantes permanecem no acostamento. 15h24.

✔️🟥- BR-116, km 178, Nova Iguaçu, concentração de 60 manifestantes. Interdição parcial no local.

✔️🟨- BR-040, Duque de Caxias, Concentração no Km 119. Aproximadamente 20 pessoas.

✔️🟩- BR-040, km 113, Duque de Caxias, quantidade de manifestantes - não informado; pista interditada parcialmente no sentido RJ. Pneus espalhados pela via, sem incêndio. 4h. A pista foo liberada, há no local apenas pontos de concentração de manifestantes que começou as 10h com produtos inflamáveis. A pista foi liberada às 15h20.

DEL02

✔️🟩 - BR 493, km 0, Itaboraí, quantidade de manifestantes - 60; ponto de concentração.

✔️🟨- BR 493, km 20, Magé, quantidade de manifestantes - 20; pista interditada no sentido crescente, trânsito em siga e pare no sentido decrescente. Manifestantes no meio da via. Liberado com retorno programado para às 15h00; Chefe da Delegacia reportou presença no local com a força de choque às 13h40min. Pneus sendo retirados do local 14h32. Manifestantes continuam no local.

DEL03

✔️🟥- BR 101, km 576, Paraty, quantidade de manifestantes - 50; pista interditada em ambos os sentidos com 1 faixa de acostamento em pare e siga (10 min aberto 30 min fechado). Reforço chegando ao local

DEL04

✔️ 🟥- BR 116, km 76, Teresópolis, quantidade de manifestantes - 50; interdição total às 13h15. situação tensa no local.

DEL05
Sem alterações.

DEL06

✔️🟥- BR 040, km 61,5, Petrópolis, em ambos sentidos trânsito fluindo bem contudo em meia pista, às 11h. Trânsito seguindo lento na faixa da esquerda e caminhões parados no acostamento e faixa da direita no Km 61 sentido decrescente. Às 14h10min Km 61 sem obstrução. Meia pista liberada.
 14h16 - Poucos manifestantes.

DEL07

✔️⬛ - BR 116, km 310, Resende, 15h50 - Pista interditada totalmente no sentido SP. Interdição parcial no sentido rio.

✔️🟩- BR 116, km 251, Volta Redonda, a pista foi totalmente interditada com a manifestantes ateando fogo em pneus. Cerca de 30 manifestantes no local. Pista totalmente liberada às 15h40.

DEL08

✔️ ⬛ - BR 356, km 50, Itaperuna, quantidade de manifestantes - 100; interdição total em ambos os sentidos. Chefe da Del informa deslocamento do Choque do GAT da PM para o local, às 15h30min.

Bancos não abrem nesta quarta-feira (2)

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento presencial nas agências bancárias no Dia de Finados, celebrado em 02 de Novembro (quarta-feira). 

Nos dias 03 (quinta-feira) e 04 (sexta-feira) o atendimento ao público volta a ocorrer normalmente em todas as localidades que não tiverem feriados municipais. 

Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes no dia do feriado, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking. Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 02/11 poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

De acordo com o diretor-adjunto de Serviços da FEBRABAN, Walter Tadeu de Faria, os tributos costumam vir com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Para maior comodidade e conveniência, os clientes e o público em geral podem evitar o comparecimento presencial nas agências bancárias utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços.

“Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, ressalta Faria.

Traficante é preso com uma grande quantidade de drogas em Barra do Piraí

Foto: 10º BPM - BP

Um homem foi preso na tarde desta segunda-feira (31), por suspeita de trafico de drogas em Barra do Piraí. Ele foi flagrado com uma grande quantidade de droga numa residência.

Policiais miliatres apreenderam papelotes, pinos e trouxinhas de cocaína e maconha.

A ocorrência foi encaminhada à 88ª DP.

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Vasto material do trafico de drogas é apreendido no Santo Agostinho

Foto: 28º BPM - VR
Um traficante foi preso nesta segunda-feira, dia 31, com uma mochila contendo vasto material do tráfico de drogas na Rua Mutirão, no bairro Santo Agostinho em Volta Redonda.

Foram 585 pinos de cocaína, duzentos pedaços de maconha, uma balança de precisão, um grampeador, uma caixa de grampos, um tesoura, material para endolação e um aparelho celular.

Segundo a PM, durante patrulhamento no local os agentes suspeitaram de um elemento que foi abordado e através dele chegou-se ao material.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

Carreta parada na pista provoca acidente na Dutra em Barra Mansa

Foto: PRF

Dois carros acabaram batendo numa carreta após os condutores se depararam com o veículo parado na pista no km 275 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116) em Barra Mansa. O acidente foi por volta dás 17h00.

Segundo a PRF, a batida foi uma colisão lateral, sem vítimas e sem gravidade, sendo os envolvidos orientados sobre preenchimento de DAT pela internet.

PSF do Ano Bom tem horário de atendimento ampliado as terças e quintas-feiras para campanhas de vacinação

Secretaria de Saúde de Barra Mansa reforça ações contra Covid e Influenza
Visando aumentar o número de crianças e adolescentes imunizados, Barra Mansa ampliou o horário de funcionamento do Programa de Saúde Familiar (PSF) do bairro Ano Bom. A unidade, que permanece aberta de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, funcionará às terças e quintas-feiras com o horário estendido - até às 20 horas. O local oferece a aplicação de doses contra Influenza e Covid-19. Para imunização, é preciso estar com os cartões de vacina e do SUS (Sistema Único de Saúde). As crianças precisam estar acompanhadas por um responsável.

Covid-19 e Influenza

A imunização contra Influenza é para pessoas a partir de seis meses de idade. Já a aplicação da 5ª dose contra o coronavírus é destinada a imunossuprimidos, maiores de 18 anos, que tenham recebido a 4ª dose há no mínimo quatro meses. A ação também acontece em todos os Postos de Saúde da Família (PSF), das 9h às 16h.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação (PNO), estão nesse grupo pessoas com: imunodeficiência primária grave; tratamento de quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH); em uso de drogas imunossupressoras; uso de corticoides em doses 220 mg/dia de prednisona ou equivalente por 214 dias; uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes que estejam em hemodiálise ou vivendo com HIV/AIDS ou com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas, auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias.

O cronograma completo contra o coronavírus é o seguinte:

- 1ª Dose: em pessoas a partir 12 anos;

- 2ª Dose: agendada (CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer); Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a 1ª dose há dois meses;

- 3ª Dose: para maiores de 12 anos que tomaram a segunda dose até quatro meses antes; segundo reforço da Janssen para pessoas acima de 18 anos que tomaram a dose anterior há quatro meses;

- 4ª Dose: para pessoas a partir de 18 anos, obedecendo ao intervalo de quatro meses entre a terceira e quarta doses;

-5ª Dose: para pessoas imunocomprometidas a partir de 18 anos, obedecendo o intervalo de quatro meses entre a quarta e quinta doses.

Outubro Rosa fecha com cerca de 1.700 atendimentos no estado do Rio

Unidade da Secretaria de Estado de Saúde estará em Queimados até o próximo sábado
O Mamógrafo Móvel, unidade itinerante da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que oferece exames digitais de mamografia e ultrassonografias a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), conclui este Outubro Rosa com cerca de 1.700 atendimentos. Entre hoje (31.10) e sábado (05.11), o equipamento estará em Queimados.

Entre os dias 1º e 27 de outubro, o Mamógrafo Móvel realizou 1.537 exames e, desde que foi lançado, em dezembro de 2013, ele já ultrapassou os 60 mil atendimentos realizados em todos os 92 municípios do Rio de Janeiro.

Em Queimados, os exames serão feitos das 8h às 17h, na Praça dos Eucaliptos, na Avenida Tinguá 69, Vila do Tinguá. O agendamento é realizado pela Secretaria de Saúde de Magé, de acordo com a ordem da fila da regulação municipal.

As pacientes devem levar um documento oficial de identidade e, caso possuam, o cartão do SUS. Também é necessário apresentar pedido médico, independentemente da idade. Para a realização da ultrassonografia da mama, aquelas acima de 40 anos devem levar o laudo da última mamografia, realizado a menos de um ano. São 60 mamografias por dia, inclusive no feriado do Dia de Finados (02.11). Na terça, na quarta e na sexta-feira, também serão oferecidas 70 ultrassonografias diárias às pacientes agendadas.
 
Resultados - Os resultados dos exames de ultrassom serão disponibilizados imediatamente após a sua realização. Já os laudos das mamografias serão entregues pela equipe da Secretaria de Saúde do município.

Confira os pontos de retensão em estradas no estado do Rio

A Polícia Rodoviária Federal emitiu nota informando sobre a situação das estradas bloqueadas nesta segunda-feira, dia 31, no estado do Rio de Janeiro.

Uma paralisação com bloqueio de vias acontece desde a madrugada de hoje e o movimento, além de prejudicar quem precisa trafegar pelas rodovias, comete infração contra o Código Nacional de Trânsito, onde impede o direito de ir e vir.

Veja os pontos onde há a ocorrência:

▶️ Resumo: Em Barra Mansa/RJ, no Km 276, da BR-116, às 00:30h, na altura do posto de combustível Flumidiesel, ocorreu a interdição total da rodovia, em ambos os sentidos, por populares insatisfeitos com o resultado das eleições presidenciais, por suspeita de fraude. Aproximadamente 30 manifestantes no local. PRF no local monitorando.

▶️ 01:07h - PRF tentando negociar para liberar os veículos aos poucos. Informam que agora tem cerca de 40 a 50 manifestantes. Imprensa também no local.

▶️ 01:33h - PRF Nogueira informou que havia negociado para que fossem liberados pelo menos os veículos de produtos perecíveis, ambulâncias e produtos perigosos.

▶️ 01:37h - PRF Nogueira informou que o discurso mudou e que não permitirão a passagem de ninguém, nem mesmo ambulâncias e viaturas policiais. Inclusive a deles, que não sairá de lá.

▶️ 01:57h - Permanece tudo da mesma forma. Não há qualquer ato hostil ou sensação de insegurança contra ninguém na localidade.

▶️ 02:13h - Situação começando a complicar no local pois os usuários da rodovia começaram a querer forçar a passagem e os manifestantes não estão deixando ninguém passar. Risco de atrito entre usuários e manifestantes.

▶️ 03:44H - Permanece interdição total nos dois sentidos com 5 km de extensão sentido RJ. Sem condições de precisar extensão sentido SP no momento . assunto em acompanhamento.

▶️ 05:30h -  Manifestantes foram informamos que tem pessoas passando mal em ônibus retido no congestionamento. Disseram q iriam liberar ônibus, mas, não se mexeram. Continua totalmente interditada.

▶️ 05:36h - Usuários presos no congestionamento no km 286 removeram a defensa divisória da pista para poder retornar. PRF no local dando segurança possível para a situação. Veículo da Prefeitura de Resende teve que retornar com paciente que iria fazer tratamento contra o Cancer

▶️ 06:25 -  Manifestantes agora em número de aproximadamente 100 pessoas.

▶️ 07:00 - Aumentando muito o número de manifestantes. Vandalismo no local. Danificaram um carro de uma mulher

▶️ 09:40 Pista central fechada. Direcionamento dos veículos para retornarem evitando o aumento do engarrafamento.
▶️ 10:39 CCR informa congestionamento de 20 km no sentido Rio de Janeiro e 12 km no sentido SP. Cerca de 200 manifestantes. PRF Thiago Barbosa informa que há 5 equipes no local e mais 2 equipes a caminho.
▶️ 13:00 - Liberado em ambos os sentidos ônibus e carros de passeio com idosos, crianças e pessoas com necessidades.

▶️ 18h00 - Em Paraty/RJ, na BR 101, km 530, ocorreu uma interdição  total, 1 km congestionamento, sem  previsão de liberação, em virtude de manifestação de cunho político/ eleição, com cerca de 50 manifestantes,  sem  agressividade.

Manifestação interdita a rodovia Presidente Dutra em Barra Mansa

Cerca de 30 pessoas participam de uma manifestação com interdição total da Rodovia Presidente Dutra (BR-116) em Barra Mansa, no sul fluminense.

Segundo a PRF, desde as 00:30min desta segunda-feira, dia 31, no Km 276, a rodovia está fechada por caminhões estacionados na rodovia.

Ainda de acordo com as informações, os manifestantes estão irredutíveis nas negociações, porém, não informação qual medida será tomada caso se a resistência continuar.

A PRF negociou para que fossem liberados pelo menos os veículos de produtos perecíveis, ambulâncias e produtos perigosos.

01:37h - PRF Nogueira informou que o discurso mudou e que não permitirão a passagem de ninguém, nem mesmo ambulâncias e viaturas policiais. Inclusive a deles, que não sairá de lá.

01:57h - Permanece tudo da mesma forma. Não há qualquer ato hostil ou sensação de insegurança contra ninguém na localidade.

03:44H - Permanece interdição total nos dois sentidos com 5 km de extensão sentido RJ. Sem condições de precisar extensão sentido SP no momento . assunto em acompanhamento 05:30h -  Manifestantes foram informamos que tem pessoas passando mal em ônibus retido no congestionamento.

05:36h - Usuários presos no congestionamento no km 286 removeram a defensa divisória da pista para poder retornar. PRF no local dando segurança possível para a situação.manifestantes continuam irredutíveis. 

Na altura do km 286, os próprios motoristas retiraram uma defensa metálica da divisória de pista para retornarem.

Continua totalmente interditada nos dois sentidos e aumentou a quantidade de manifestantes.

Lula é eleito presidente e terá 3° mandato inédito

Em discurso após a vitória, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que sua eleição não é uma vitória sua ou do partido, mas “de um imenso movimento democrático”, e afirmou que buscará “restabelecer a paz entre os divergentes”.

Com mais de 99,9% das urnas apuradas, Lula tinha 50,9% dos votos. Ele terá seu terceiro mandato após ter governado o Brasil entre 2003 e 2006 e de 2007 a 2010. 

O atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), recebeu 49,1% dos votos e é o primeiro presidente do país a não conseguir a reeleição. Ele não se pronunciou sobre o resultado até o momento.

“A partir de 1º de janeiro de 2023, vou governar para 215 milhões de brasileiros”, afirmou Lula, em São Paulo, em seu primeiro discurso após ser eleito presidente do Brasil, neste domingo (30), com mais de 60 milhões de votos (assista e leia a íntegra abaixo).

“Somos um único país, um único povo, uma grande nação”, completou Lula, que pregou a união dos brasileiros. “É hora de reunir de novo as famílias, refazer os laços de amizade rompidos. (…) Este país precisa de paz e de união.”

Antes de ler o discurso preparado para este “30 de outubro histórico”, Lula agradeceu a Deus e “a cada companheiro e cada companheira que tiveram um papel importante na campanha, sobretudo as pessoas que vieram no segundo turno”.

Em seguida, tendo ao seu lado lideranças políticas que representam a grande frente democrática que se uniu em torno da chapa Lula-Alckmin, o agora presidente eleito iniciou a leitura, em um salão abarrotado de jornalistas de todos os cantos do mundo.

Logo no início, afirmou que as eleições têm “um único e grande vencedor: o povo brasileiro”. “Esta não é uma vitória minha, nem do PT, nem dos partidos que me apoiaram nessa campanha. É a vitória de um imenso movimento democrático que se formou, acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais e das ideologias, para que a democracia saísse vencedora.”

E Lula explicou o que considera ser a democracia real. Democracia, disse, é mais do que o direito de protestar contra a fome, o desemprego, o salário insuficiente. Democracia é o povo viver bem, comer bem, morar bem.

“É assim que eu entendo a democracia. Não apenas como uma palavra bonita inscrita na Lei, mas como algo palpável, que sentimos na pele, e que podemos construir no dia-dia. E é essa democracia que nós vamos buscar construir a cada dia do nosso governo”, prometeu.

Por isso, o combate à fome será, mais uma vez, a prioridade de seu novo governo. Assim como a geração de empregos, a valorização do salário mínimo, a retomada do Minha Casa Minha Vida, o apoio aos pequenos e microempresários. E também o respeito ao meio ambiente e a busca da reindustrialização aliada ao desenvolvimento sustentável, bem como a valorização da saúde, da educação, da ciência e da cultura.

E concluiu dizendo que precisará da ajuda de toda a sociedade para alcançar esses objetivos. “Volto a dizer aquilo que disse durante toda a campanha. Aquilo que nunca foi uma simples promessa de candidato, mas sim uma profissão de fé, um compromisso de vida: O Brasil tem jeito. Todos juntos seremos capazes de consertar este país e construir um Brasil do tamanho dos nossos sonhos – com oportunidades para transformá-los em realidade.”
Leia a íntegra do discurso de Lula:

Meus amigos e minhas amigas.

Chegamos ao final de uma das mais importantes eleições da nossa história. Uma eleição que colocou frente a frente dois projetos opostos de país, e que hoje tem um único e grande vencedor: o povo brasileiro.

Esta não é uma vitória minha, nem do PT, nem dos partidos que me apoiaram nessa campanha. É a vitória de um imenso movimento democrático que se formou, acima dos partidos políticos, dos interesses pessoais e das ideologias, para que a democracia saísse vencedora.

Neste 30 de outubro histórico, a maioria do povo brasileiro deixou bem claro que deseja mais – e não menos democracia.

Deseja mais – e não menos inclusão social e oportunidades para todos. Deseja mais – e não menos respeito e entendimento entre os brasileiros. Em suma, deseja mais – e não menos liberdade, igualdade e fraternidade em nosso país.

O povo brasileiro mostrou hoje que deseja mais do que exercer o direito sagrado de escolher quem vai governar a sua vida. Ele quer participar ativamente das decisões do governo.

O povo brasileiro mostrou hoje que deseja mais do que o direito de apenas protestar que está com fome, que não há emprego, que o seu salário é insuficiente para viver com dignidade, que não tem acesso a saúde e educação, que lhe falta um teto para viver e criar seus filhos em segurança, que não há nenhuma perspectiva de futuro.

O povo brasileiro quer viver bem, comer bem, morar bem. Quer um bom emprego, um salário reajustado sempre acima da inflação, quer ter saúde e educação públicas de qualidade.

Quer liberdade religiosa. Quer livros em vez de armas. Quer ir ao teatro, ver cinema, ter acesso a todos os bens culturais, porque a cultura alimenta nossa alma.

O povo brasileiro quer ter de volta a esperança.


É assim que eu entendo a democracia. Não apenas como uma palavra bonita inscrita na Lei, mas como algo palpável, que sentimos na pele, e que podemos construir no dia-dia.

Foi essa democracia, no sentido mais amplo do termo, que o povo brasileiro escolheu hoje nas urnas. Foi com essa democracia – real, concreta – que nós assumimos o compromisso ao longo de toda a nossa campanha.

E é essa democracia que nós vamos buscar construir a cada dia do nosso governo. Com crescimento econômico repartido entre toda a população, porque é assim que a economia deve funcionar – como instrumento para melhorar a vida de todos, e não para perpetuar desigualdades.

A roda da economia vai voltar a girar, com geração de empregos, valorização dos salários e renegociação das dívidas das famílias que perderam seu poder de compra.

A roda da economia vai voltar a girar com os pobres fazendo parte do orçamento. Com apoio aos pequenos e médios produtores rurais, responsáveis por 70% dos alimentos que chegam às nossas mesas.

Com todos os incentivos possíveis aos micros e pequenos empreendedores, para que eles possam colocar seu extraordinário potencial criativo a serviço do desenvolvimento do país.

É preciso ir além. Fortalecer as políticas de combate à violência contra as mulheres, e garantir que elas ganhem o mesmo salários que os homens no exercício de igual função.

Enfrentar sem tréguas o racismo, o preconceito e a discriminação, para que brancos, negros e indígenas tenham os mesmos direitos e oportunidades.

Só assim seremos capazes de construir um país de todos. Um Brasil igualitário, cuja prioridade sejam as pessoas que mais precisam.

Um Brasil com paz, democracia e oportunidades.

Minhas amigas e meus amigos.


A partir de 1º de janeiro de 2023 vou governar para 215 milhões de brasileiros, e não apenas para aqueles que votaram em mim. Não existem dois Brasis. Somo um único país, um único povo, uma grande nação.

Não interessa a ninguém viver numa família onde reina a discórdia. É hora de reunir de novo as famílias, refazer os laços de amizade rompidos pela propagação criminosa do ódio.

A ninguém interessa viver num país dividido, em permanente estado de guerra.

Este país precisa de paz e de união. Esse povo não quer mais brigar. Esse povo está cansado de enxergar no outro um inimigo a ser temido ou destruído.

É hora de baixar as armas, que jamais deveriam ter sido empunhadas. Armas matam. E nós escolhemos a vida.

O desafio é imenso. É preciso reconstruir este país em todas as suas dimensões. Na política, na economia, na gestão pública, na harmonia institucional, nas relações internacionais e, sobretudo, no cuidado com os mais necessitados.

É preciso reconstruir a própria alma deste país. Recuperar a generosidade, a solidariedade, o respeito às diferenças e o amor ao próximo.

Trazer de volta a alegria de sermos brasileiros, e o orgulho que sempre tivemos do verde-amarelo e da bandeira do nosso país. Esse verde-amarelo e essa bandeira que não pertencem a ninguém, a não ser ao povo brasileiro.

Nosso compromisso mais urgente é acabar outra vez com a fome. Não podemos aceitar como normal que milhões de homens, mulheres e crianças neste país não tenham o que comer, ou que consumam menos calorias e proteínas do que o necessário.

Se somos o terceiro maior produtor mundial de alimentos e o primeiro de proteína animal, se temos tecnologia e uma imensidão de terras agricultáveis, se somos capazes de exportar para o mundo inteiro, temos o dever de garantir que todo brasileiro possa tomar café da manhã, almoçar e jantar todos os dias.

Este será, novamente, o compromisso número 1 do nosso governo.

Não podemos aceitar como normal que famílias inteiras sejam obrigadas a dormir nas ruas, expostas ao frio, à chuva e à violência.

Por isso, vamos retomar o Minha Casa Minha Vida, com prioridade para as famílias de baixa renda, e trazer de volta os programas de inclusão que tiraram 36 milhões de brasileiros da extrema pobreza.

O Brasil não pode mais conviver com esse imenso fosso sem fundo, esse muro de concreto e desigualdade que separa o Brasil em partes desiguais que não se reconhecem. Este país precisa se reconhecer. Precisa se reencontrar consigo mesmo.

Para além de combater a extrema pobreza e a fome, vamos restabelecer o diálogo neste país.

É preciso retomar o diálogo com o Legislativo e Judiciário. Sem tentativas de exorbitar, intervir, controlar, cooptar, mas buscando reconstruir a convivência harmoniosa e republicana entre os três poderes.

A normalidade democrática está consagrada na Constituição. É ela que estabelece os direitos e obrigações de cada poder, de cada instituição, das Forças Armadas e de cada um de nós.

A Constituição rege a nossa existência coletiva, e ninguém, absolutamente ninguém, está acima dela, ninguém tem o direito de ignorá-la ou de afrontá-la.

Também é mais do que urgente retomar o diálogo entre o povo e o governo.

Por isso vamos trazer de volta as conferências nacionais. Para que os interessados elejam suas prioridades, e apresentem ao governo sugestões de políticas públicas para cada área: educação, saúde, segurança, direitos da mulher, igualdade racial, juventude, habitação e tantas outras.

Vamos retomar o diálogo com os governadores e os prefeitos, para definirmos juntos as obras prioritárias para cada população.

Não interessa o partido ao qual pertençam o governador e o prefeito. Nosso compromisso será sempre com melhoria de vida da população de cada estado, de cada município deste país.

Vamos também restabelecer o diálogo entre governo, empresários, trabalhadores e sociedade civil organizada, com a volta do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Ou seja, as grandes decisões políticas que impactem as vidas de 215 milhões de brasileiros não serão tomadas em sigilo, na calada da noite, mas após um amplo diálogo com a sociedade.

Acredito que os principais problemas do Brasil, do mundo, do ser humano, possam ser resolvidos com diálogo, e não com força bruta.

Que ninguém duvide da força da palavra, quando se trata de buscar o entendimento e o bem comum.

Meus amigos e minhas amigas.

Nas minhas viagens internacionais, e nos contatos que tenho mantido com líderes de diversos países, o que mais escuto é que o mundo sente saudade do Brasil.

Saudade daquele Brasil soberano, que falava de igual para igual com os países mais ricos e poderosos. E que ao mesmo tempo contribuía para o desenvolvimento dos países mais pobres.

O Brasil que apoiou o desenvolvimento dos países africanos, por meio de cooperação, investimento e transferência de tecnologia.

Que trabalhou pela integração da América do Sul, da América Latina e do Caribe, que fortaleceu o Mercosul, e ajudou a criar o G-20, a UnaSul, a Celac e os BRICS.

Hoje nós estamos dizendo ao mundo que o Brasil está de volta. Que o Brasil é grande demais para ser relegado a esse triste papel de pária do mundo.

Vamos reconquistar a credibilidade, a previsibilidade e a estabilidade do país, para que os investidores – nacionais e estrangeiros – retomem a confiança no Brasil. Para que deixem de enxergar nosso país como fonte de lucro imediato e predatório, e passem a ser nossos parceiros na retomada do crescimento econômico com inclusão social e sustentabilidade ambiental.

Queremos um comércio internacional mais justo. Retomar nossas parcerias com os Estados Unidos e a União Europeia em novas bases. Não nos interessam acordos comerciais que condenem nosso país ao eterno papel de exportador de commodities e matéria prima.

Vamos re-industrializar o Brasil, investir na economia verde e digital, apoiar a criatividade dos nossos empresários e empreendedores. Queremos exportar também conhecimento.

Vamos lutar novamente por uma nova governança global, com a inclusão de mais países no Conselho de Segurança da ONU e com o fim do direito a veto, que prejudica o equilíbrio entre as nações.

Estamos prontos para nos engajar outra vez no combate à fome e à desigualdade no mundo, e nos esforços para a promoção da paz entre os povos.

O Brasil está pronto para retomar o seu protagonismo na luta contra a crise climática, protegendo todos os nossos biomas, sobretudo a Floresta Amazônica.

Em nosso governo, fomos capazes de reduzir em 80% o desmatamento na Amazônia, diminuindo de forma considerável a emissão de gases que provocam o aquecimento global.

Agora, vamos lutar pelo desmatamento zero da Amazônia

O Brasil e o planeta precisam de uma Amazônia viva. Uma árvore em pé vale mais do que toneladas de madeira extraídas ilegalmente por aqueles que pensam apenas no lucro fácil, às custas da deterioração da vida na Terra.

Um rio de águas límpidas vale muito mais do que todo o ouro extraído às custas do mercúrio que mata a fauna e coloca em risco a vida humana.

Quando uma criança indígena morre assassinada pela ganância dos predadores do meio ambiente, uma parte da humanidade morre junto com ela.

Por isso, vamos retomar o monitoramento e a vigilância da Amazônia, e combater toda e qualquer atividade ilegal – seja garimpo, mineração, extração de madeira ou ocupação agropecuária indevida.

Ao mesmo tempo, vamos promover o desenvolvimento sustentável das comunidades que vivem na região amazônica. Vamos provar mais uma vez que é possível gerar riqueza sem destruir o meio ambiente.

Estamos abertos à cooperação internacional para preservar a Amazônia, seja em forma de investimento ou pesquisa científica. Mas sempre sob a liderança do Brasil, sem jamais renunciarmos à nossa soberania.

Temos compromisso com os povos indígenas, com os demais povos da floresta e com a biodiversidade. Queremos a pacificação ambiental.

Não nos interessa uma guerra pelo meio ambiente, mas estamos prontos para defendê-lo de qualquer ameaça.

Meus amigos e minhas amigas.

O novo Brasil que iremos construir a partir de 1º de janeiro não interessa apenas ao povo brasileiro, mas a todas as pessoas que trabalham pela paz, a solidariedade e a fraternidade, em qualquer parte do mundo.

Na última quarta-feira, o Papa Francisco enviou uma importante mensagem ao Brasil, orando para que o povo brasileiro fique livre do ódio, da intolerância e da violência.

Quero dizer que desejamos o mesmo, e vamos trabalhar sem descanso por um Brasil onde o amor prevaleça sobre o ódio, a verdade vença a mentira, e a esperança seja maior que o medo.

Todos os dias da minha vida eu me lembro do maior ensinamento de Jesus Cristo, que é o amor ao próximo. Por isso, acredito que a mais importante virtude de um bom governante será sempre o amor – pelo seu país e pelo seu povo.

No que depender de nós, não faltará amor neste país. Vamos cuidar com muito carinho do Brasil e do povo brasileiro. Viveremos um novo tempo. De paz, de amor e de esperança.

Um tempo em que o povo brasileiro tenha de novo o direito de sonhar. E as oportunidades para realizar aquilo que sonha.

Para isso, convido a cada brasileiro e cada brasileira, independentemente em que candidato votou nessa eleição. Mais do que nunca, vamos juntos pelo Brasil, olhando mais para aquilo que nos une, do que para nossas diferenças.

Sei a magnitude da missão que a história me reservou, e sei que não poderei cumpri-la sozinho. Vou precisar de todos – partidos políticos, trabalhadores, empresários, parlamentares, govenadores, prefeitos, gente de todas as religiões. Brasileiros e brasileiras que sonham com um Brasil mais desenvolvido, mais justo e mais fraterno.

Volto a dizer aquilo que disse durante toda a campanha. Aquilo que nunca foi uma simples promessa de candidato, mas sim uma profissão de fé, um compromisso de vida:

O Brasil tem jeito. Todos juntos seremos capazes de consertar este país, e construir um Brasil do tamanho dos nossos sonhos – com oportunidades para transformá-los em realidade.

Mais uma vez, renovo minha eterna gratidão ao povo brasileiro. Um grande abraço, e que Deus abençoe nossa jornada.

domingo, 30 de outubro de 2022

Torcedores acompanham exibição de jogo da final da Libertadores em Barra Mansa

Flamengo venceu Ahtletico Paranaense e conquistou o tricampeonato 

O futebol é uma das paixões nacionais e não foi diferente no sábado, dia 29. Os dois times rubro-negros, Flamengo e Ahtletico Paranaense, passaram por todos os adversários da América do Sul este ano e chegaram a mais uma final da Copa Libertadores da América. Com um gol marcado nos acréscimos do primeiro tempo, o Flamengo conseguiu manter o placar até o final e conquistou seu terceiro título na Libertadores. O jogo foi realizado em Guayaquil, no Equador.

Para marcar esse dia de muita animação e expectativa, a Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação Cultura, deu suporte na organização para receber os torcedores do time do Rio de Janeiro. Uma tela de quatro metros foi montada no Calçadão Dama do Samba, na Avenida Beira-Rio, no Centro. Antes e depois do jogo, houve apresentação do grupo de samba Ziriguidum.

O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, destacou a força da torcida do time carioca na cidade. "Os próprios torcedores empreendem na organização do evento. O Marcin do Krepe tomou a iniciativa e contou com nosso apoio. A festa foi linda do começo ao fim".

Responsável pela organização, Marcin do Krepe contou que cerca de 15 mil torcedores estiveram presentes no local. "O evento foi um sucesso. Não tivemos registro de brigas e todos se divertiram muito. Estamos bastante orgulhosos do sucesso", comentou.

O morador Max Diamant é um torcedor apaixonado pelo Flamengo e elogiou a organização do local. "Nós como torcedores do Flamengo temos o prazer de desfrutar um evento tão bem realizado. Isso permite que a gente possa curtir ainda mais o jogo. E todo esse calor humano aqui na comemoração não tem preço".