Rádio Acesa FM VR: 2022-07-10

sábado, 16 de julho de 2022

Alerta: queimadas em áreas de vegetação podem danificar rede elétrica

Empresa realiza, com frequência, serviços de manutenção preventiva para evitar incidentes. Entre janeiro de 2021 e junho de 2022, 11.522 clientes ficaram sem luz por causa dessas ocorrências

Nesta época do ano, quando o clima fica mais seco e chove menos, é comum a incidência de queimadas em áreas de vegetação. Além dos danos ao meio ambiente, o fogo também pode atingir a rede elétrica, causando interrupções no fornecimento de energia e um prejuízo para todos. Entre janeiro de 2021 e junho de 2022, aproximadamente 11 mil clientes da Light ficaram sem energia em função de 72 episódios de queimadas e incêndios em regiões de mata. As principais ocorrências foram registras nos municípios de Miguel Pereira, Barra do Piraí,  Vassouras e Carmo. 

Para se ter uma ideia, as cidades com maiores ocorrências de queimadas próximo à rede elétrica no Vale do Paraíba são Carmo, com 4 registros, Sapucaia, Barra do Piraí e Miguel Pereira, com 3 episódios em cada município. 

A Coordenadora de Serviços de Rede da Light, Monique Ferreira, explica que os incêndios podem provocar o desligamento da energia elétrica e queimar equipamentos. "Quando ocorrem episódios de queimadas próximos a rede elétrica, o calor e as chamas danificam as estruturas e equipamentos da empresa. Além disso, quando há interrupção no fornecimento de energia, o tempo para normalizar o serviço é maior, pois é necessária uma parceria com o Corpo de Bombeiros e, consequentemente, a substituição de todos os equipamentos atingidos pelas chamas”. 

Monique destaca ainda que a companhia realiza, diariamente, serviços de manutenção preventiva na rede de energia para diminuir a probabilidade desses episódios. “Entre as ações que realizamos, podemos destacar os serviços a poda de árvores próximas à rede elétrica. A empresa ainda realiza aceiros ao redor dos postes e roçadas nas faixas de servidão das linhas de transmissão e distribuição”, finaliza. 

A companhia reforça que em casos de incêndios próximos a rede elétrica, a Light deve ser acionada para tomar as medidas relativas à distribuição de energia, qualquer ocorrência deve ser registrada junto à empresa por meio de seu telefone 0800 021 0196. Quando o fogo estiver atingido uma rede elétrica energizada, não deve haver aproximação e equipes do Corpo de Bombeiros também devem ser acionadas imediatamente. 

Dicas para evitar queimadas

A população também pode fazer sua parte para prevenir a ocorrência das queimadas. Confira as dicas da companhia:

- Não lance pontas de cigarro próximo a vegetação – com a baixa umidade do ar, a vegetação seca pega fogo com mais facilidade;

- Lugar de lixo é na lixeira. Latas de metal, vidro e garrafas descartados inadequadamente podem se aquecer ao sol e provocar incêndios;

- Não solte balões. A prática, além de perigosa, é crime e pode ocasionar grande prejuízos para todos;

- Ao realizar acampamentos, apenas acenda fogueiras após limpar o local, retirando completamente a vegetação em volta. As pessoas também devem se certificar de que está em uma área aberta. Ao terminar a atividade, apague a fogueira com água e apague e resfrie as brasas. Nunca se ausente do acampamento, deixando para trás a fogueira acessa ou com torrões em brasas.

Panorama Covid-19: tendência de queda nos indicadores da doença se mantém no cenário epidemiológico

Atendimentos a casos de síndrome gripal nas UPAs caíram 19% em relação à semana anterior

A 9ª edição do Panorama Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (15.07) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que todos os indicadores precoces da Covid-19 apresentam tendência de queda. A análise considera os dados registrados na semana de 4 a 10 de julho. Entre os números que chamam atenção estão os atendimentos a casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento da rede estadual (UPAs), que caíram 19% em relação à semana anterior. Na semana de 27 de junho a 3 de julho, a média diária de atendimentos foi de 603, sendo 347 de adultos. Já na semana de 4 a 10 de julho, a média diária foi de 489 atendimentos, sendo 275 de adultos.

- Estamos observando uma queda sustentada nos indicadores da Covid-19 nas últimas semanas. Os atendimentos por síndrome gripal, solicitações de internação e positividade nos testes tiveram reduções significativas. Para que esses números continuem caindo, precisamos que a população mantenha o esquema vacinal em dia e retorne aos postos de saúde para receber o imunizante – alerta o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

As taxas de positividade de antígeno e RT-PCR mantêm a tendência de redução, já observada na semana anterior. Na última semana, foram realizados, em média, 9.600 testes de antígeno por dia, sendo a positividade de 21%. Em relação ao RT-PCR, estão sendo analisados em média 840 exames por dia, com positividade de 18%.  Na semana de 27 de junho a 3 de julho, a positividade dos testes de antígeno estava em 27% e a dos exames de RT-PCR, em 32%.

Quanto às solicitações de leitos para tratamento da Covid-19, a média diária foi de 24 por dia, sendo de 14 para UTI e 10 de enfermaria. A média diária de pessoas aguardando um leito também teve redução em comparação à semana anterior. Na semana de 4 a 10 de julho, foram 21 para UTI e 17 para enfermaria. Importante ressaltar que a fila é dinâmica e, ao longo das 24 horas, pessoas entram e saem dessa fila.

A SES atua com o plano de contingência da Covid-19 e já reverteu 30 leitos de enfermaria e 57 de UTI no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann e no Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião. O plano prevê a ativação de níveis a partir de determinados cenários epidemiológicos. Com base nesse plano, em cada nível de ativação, são definidas as medidas de enfrentamento a serem tomadas.

Para consultar o Panorama Covid e outras informações, como número de internações, óbitos e taxa de cobertura vacinal, basta acessar o Painel de Monitoramento da Covid-19.

Barra Mansa: Cooperativa de Amparo comemora 80 anos de fundação

Neste sábado, 16, empresa de apoio às atividades pecuárias do distrito completa mais um ano de história
 
A Cooperativa Agro-Pecuária do distrito Nossa Senhora do Amparo, completa 80 anos de fundação neste sábado, dia 16. Fundada em 1942 com o objetivo de agregar valor aos produtores, hoje produz cerca de 30 produtos diferentes, entre queijos, bebidas lácteas, doces e leite pasteurizado, vendidos para todas as cidades da região. São mais de 50 cooperados, inclusive de municípios arredores.

Um dos produtores mais antigos, José Bonifácio, expressou alegria em ter a cooperativa como grande aliada. “Estou produzindo leite há mais de 30 anos. Por um bom tempo a empresa esteve ao meu lado. Nos ajuda muito para que possamos sempre entregar um produto com a maior qualidade possível”, destacou José.

O diretor administrativo da cooperativa, Delair Dutra, está no cargo desde 2014 e falou sobre a boa organização das equipes, que gera os melhores resultados possíveis.

"Nossa equipe é toda do distrito de Amparo, pois uma das nossas ideias é trazer empregos para a localidade também. Eles são todos capacitados por um técnico com formação de qualidade, então, hoje temos um time entrosado e que realiza as tarefas com excelência. Estamos tendo um grande trabalho feito pela administração e também com todo o apoio de nossa presidente Tânia Soares", disse Dutra.

A gerente Regina de Melo, que entrou para a equipe há 26 anos como analista de laboratório, ocupando também o cargo de ajudante de escritório, falou sobre a reestruturação da cooperativa, que possibilitou a expansão da unidade.

"Começamos a ampliar nossas ações há cerca de 2 anos. Criamos nossa primeira loja há um ano e temos tido grandes resultados", relembrou Regina.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, destacou a importância do cooperativismo para os produtores e para as cidades.

“Desde a fundação, a cooperativa teve uma importância enorme para Barra Mansa e para todas as cidades e distritos adjacentes, como Volta Redonda, Valença, Quatis e Barra Do Piraí. E uma projeção de desenvolvimento crescente, como secretário posso falar que as qualidades dos animais e do leite são de alto padrão. A Cooperativa de Nossa Senhora do Amparo é motivo de orgulho para Barra Mansa", concluiu Beleza.

Dupla é detida com arma e drogas em Itatiaia

#Itatiaia, #Traficodedrogas, #Duplapresa, #Armaedrogas
Foto: PM
Dois homens foram presos após serem flagrados armados e com drogas em Itatiaia. O caso aconteceu nesta sexta-feira, dia 15, após policiais militares averiguarem denuncia de trafico de drogas na Rua Joaquim Medeiros, em Penedo.

Segundo policiais que participaram da ação, um revolver municiado com seis munições foi apreendido com a dupla, além de 44 pinos de cocaína e uma barra base de cocaína.

O material e os detidos foram encaminhados a 99ª DP de Itatiaia.

Dois homens ficam feridos e armas são apreendidas durante ação da PM em Angra dos Reis

#AngradosReis, #Traficodedrogas
Foto: PM

Dois suspeitos ficaram feridos durante ação da Polícia Militar contra o trafico de drogas na manhã deste sábado, dia 16, em Angra dos Reis.

Segundo as informações de policiais que participaram da ação, ao chegar na Comunidade do Areal foram recebidos à tiros, houve troca de tiros e dois elementos se feriram.

Um fuzil calibre 5.56 e uma pistola calibre 9 milímetros foram apreendidas.

Após os feridos serem socorridos ao Hospital Municipal de Japuíba, a ocorrência foi encaminhada a 166ª DP.

Drogas e munições são apreendidas no bairro Paraíso, em Resende

#Resende, #Paraíso, #Traficodedrogas
Três pessoas foram detidas e um farto material entorpecente apreendido neste sábado, dia 16, no bairro Paraíso, em Resende.

Os policiais militares envolvidos na ocorrência disseram que foram acionados após uma denúncia em que informava sobre uma mulher que tinha recebido uma carga de drogas para armazenamento num residência na Rua São Cristovão.

Os agentes ainda falaram que após irem ao local e avistarem três homens em frente a referida residência, fizeram a abordagem com buscas pelas drogas. 

Já na residência foram encontrados dentro de várias bolsas, no quarto, 3.540 pinos de cocaína, 270 sacolés de cocaína, 190 pedras de crack, cinco balanças de precisão, 15 munições calibre 7,62 e duas munições calibre 5,56 além de material para endolação.

O caso foi encaminhado a 89ª DP de Resende.

Identificado o corpo do homem encontrado no bairro Jardim Cidade do Aço, em Volta Redonda

#VoltaRedonda, #JardimCidadedoAço, #Cadáver
Foi identificado como Gilson Carvalhaes Cardoso Filho, de 43 anos, o corpo do homem encontrado no fim da manhã deste sábado (16) no bairro Jardim Cidade do Aço, em Volta Redonda. O cadáver estava em uma área de mata da Rua José Domingos de Assis.

A Polícia Militar isolou o local para o trabalho da perícia da Polícia Civil. Até o momento, não havia informações se havia marcas de violência no corpo, que será removido ao Instituto Médico Legal (IML) do bairro Três Poços após a perícia ser concluída.

#VoltaRedonda, #JardimCidadedoAço, #Cadáver

Segundo informações, Gilson estava desaparecido desde a sexta-feura, dia 15, quando teria sido morto.

O caso está sendo investigado pela delegacia da cidade.

Denúncia de construção irregular de deck em Angra

Em cumprimento a ordem de policiamento a fim de averiguar denúncia sobre a construção irregular de um deck no Camorim Grande, em Angra dos Reis, policiais militares da 4ª UPAm estiveram na quarta-feira (13) na Rua Paz e Bens, onde constataram a degradação ambiental de uma área com cerca de 300 metros quadrados.

Os agentes identificaram que a construção irregular, em alvenaria, vinha ocorrendo em uma área de preservação, já em ponto de laje, sem placas ou licenças da atividade.

Foram realizadas diligências no local e por estar fechado, os agentes não conseguiram encontrar os autores do crime ambiental. 

Diante dos fatos e com base no artigo 60 da lei de crimes ambientais, os agentes da UPAm procederam à delegacia da cidade a fim de registrar a ocorrência.

Empresa é flagrada atuando de forma irregular na manutenção de embarcações em Angra dos Reis

A polícia ambiental realizou, nesta sexta-feira, dia 15, uma fiscalização sobre uma empresa que vinha realizando reparos em embarcações, jogando produtos químicos diretamente nas águas da Praia do Machado, em Angra dos Reis.

De acordo com os agentes envolvidos na ação, local foi confirmado uma atividade potencialmente poluidora e sem licença.

No local havia um homem trabalhando, soldando algumas placas de ferro. O proprietário foi localizado e disse não haver a necessidade de licença para a operação.

Ainda durante as diligências, a equipe da UPAm observou materiais de pintura, óleo e resto de ferragens, acondicionados diretamente ao solo. Com base nos artigos 54 e 60, os policiais ambientais procederam à delegacia de Angra, onde a ocorrência foi registrada.

Vereador Gabriel Monteiro tem pedido negado para suspender os trabalhos da Comissão de Ética

A justiça negou, a quinta-feira (14/7), o mandado de segurança interposto pelo vereador Gabriel Monteiro contra o procedimento ético-disciplinar instaurado pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Rio de Janeiro que poderá resultar na cassação do seu mandato político.

A decisão é do juiz Nilson Luis Lacerda, que também julgou extinto o processo, e considerou que a representação da camara inaugurou o processo político que julgará o eventual cometimento de infração pelo parlamentar e, ao mesmo tempo, delimitará a abrangência dos fatos que serão objeto de julgamento.

O vereador é acusado de quebra de decoro parlamentar por participar de edição e direcionamento de vídeos expondo crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade. Gabriel Monteiro também foi acusado por ex-funcionários de estupro e assédio sexual.

O juiz também refutou a alegação de nulidade do procedimento, apresentada pela defesa do vereador, por não ter sido observado o caráter sigiloso da representação, em razão da divulgação na imprensa do teor das acusações.

O indeferimento de realização de prova pericial dos vídeos divulgados pela imprensa e a limitação do número de testemunhas de defesa para cinco pessoas, outros argumentos apresentados pela defesa do vereador para alegar nulidade, também foram rejeitados pelo juiz.

Justiça determina quebra de sigilo telefônico de homem acusado de arremessar bomba contra ato do PT

A justiça determinou a quebra do sigilo dos dados do aparelho celular e de chips de André Stefano Dimitriu Alves de Brito, acusado de atirar uma garrafa com explosivos e fezes no comício do ex-presidente Lula, na Cinelândia, Centro do Rio, no dia último dia 7. Nesta sexta-feira (15/7), o juiz Tiago Fernandes de Barros recebeu a denúncia contra o acusado, que se encontra preso preventivamente, pelo ato na Cinelândia.  

De acordo com a decisão, André Stefano tem o prazo de 10 dias para responder à acusação. Caso não ofereça resposta, será decretada a revelia. Ele deverá também informar se tem advogado para fazer a sua representação no processo ou se prefere um defensor público.  

O celular e os chips serão encaminhados para perícia no Instituto de Criminalística da Carlos Éboli.

Mantida a condenação de deputado e ex-prefeito por uso de documento falso

O TRE-RJ confirmou a condenação ao deputado estadual e ex-prefeito de Silva Jardim Wanderson Alexandre por uso de documento falso nas eleições de 2016. A Corte entendeu que o então prefeito e candidato à reeleição teve “ingerência política” sobre a decisão de dirigentes partidários municipais do MDB, SD, PP e PRP, que forjaram atas de convenções partidárias. Os réus usaram as atas com conteúdo sabidamente falso, com vistas a obter o deferimento do DRAP da coligação proporcional "Somos Forte, Somos Silva Jardim" e da coligação majoritária "Para Continuar Avançando”. Cabe recurso ao TSE, em Brasília.
 
Após fixar para Wanderson a pena privativa de liberdade em 1 ano, 11 meses e 10 dias de reclusão, além de 6 dias-multa, a Corte a substituiu por duas penas restritivas de direito: pagamento, em dinheiro, de cinco salários mínimos, e a prestação de serviços à comunidade, perante instituição a ser indicada pelo Juízo da 63ª ZE. Também foram condenados oito então secretários e presidentes das legendas, entre os quais os ex-vereadores Roni da Silva e Marcilene Xavier. De acordo com o relator do processo, desembargador João Ziraldo Maia, ficou comprovado que as “ações delituosas não poderiam ter sido executadas sem o aval de Wanderson”.

Médico francês acusado de injúria racial contra porteiro virá réu

Foto: reprodução
A justiça recebeu a denúncia contra o médico francês Gilles David Teboul, acusado de injúria racial, ameaça e agressão contra o porteiro Reginaldo Lima, do prédio onde mora, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. O caso aconteceu no dia 5 de julho. Gilles foi acusado por ter usado expressões como “negro” e “macaco” ao se dirigir ao porteiro para reclamar de um problema no elevador.

A decisão é do juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau, que também negou o pedido de autorização para que o médico viaje para a França no dia 24 de julho. O juiz indeferiu, ainda, o pedido da defesa de Gilles para que o processo tramite em segredo de Justiça.

O magistrado também não autorizou a viagem do réu para a França, marcada para o dia 24 de julho e negou o pedido de devolução do passaporte do médico, que se encontra acautelado na 12ª Delegacia de Polícia.

Em relação ao passaporte do réu, o juiz determinou que seja enviado ofício à 12ª DP para que o documento seja enviado, no prazo de 24 horas para acautelamento no cartório da 27ª Vara Criminal. Determinou, ainda, que o cartório do juízo entre em contato com a Polícia Federal para verificar se o réu já consta como impedido de deixar o país sem autorização judicial.

sexta-feira, 15 de julho de 2022

Carro desce sozinho e invade garagem de residência no bairro Mariana Torres

#VoltaRedonda, #MarianaTorres, #Carro, #Acidente
Foto: Arquivo pessoal
Uma Paraty desceu a Rua 129, no bairro Mariana Torres, em Volta Redonda, e invadiu uma residência após bater e abrir o portão da garagem. O caso aconteceu no inicio da tarde desta quinta-feira, dia 14.

O veículo é de uma funcionária publica que trabalha no Cras do bairro. Ela relatou que estacionou o veiculo por dás 07:30h e foi trabalhar. Mais tarde, às 12h, uma amiga começou a gritar, dizendo que o carro estava descendo o morro.

Ela ainda disse que o freio de mão estava puxado.

Apesar de atingir o portão e sofrer diversas avarias, ninguém ficou ferido. "Por sorte divina, não atingiu nenhum morador ou transeunte, e pra bênção ser completa, nenhum dos dois carros da moradia estavam na garagem", desabafou.

Foi nesse momento de estresse que pedi ajuda ao Tenente Coronel Luiz Henrique Barbosa  que prontamente atendeu ao meu pedido de socorro.

O carro foi rebocado com o guincho da prefeitura.

Corpo de Bombeiros interdita 22 ferros-velhos no Rio de Janeiro

Corporação emitiu 69 notificações em operação conjunta com Polícias Civil, Militar e Detran.RJ

#RiodeJaneiro, #CorpodeBombeiros, #FerrosVelhos
Foto: CBMERJ
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) fechou 22 ferros-velhos nesta sexta-feira (15.07), em ação conjunta com as Polícias Civil, Militar e Detran.RJ, para verificar se os estabelecimentos cumprem as normas e exigências previstas no Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico. Também foram emitidas 69 notificações. Os responsáveis legais têm prazos definidos pela lei para se regularizarem nos quesitos apontados, que variam desde inadequações com a documentação à falta de dispositivos de emergência.

- A fiscalização mobilizou militares de dez unidades, além de bombeiros da Diretoria Geral de Serviços Técnicos, na conferência das normas e exigências contra incêndio em mais de 100 ferros-velhos – disse o governador Cláudio Castro.

Dezessete equipes atuaram na capital e sete na Baixada Fluminense, que fiscalizaram 76 ferros-velhos na Cidade do Rio e outros 34 estabelecimentos em Duque de Caxias e Nova Iguaçu.

De acordo com o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, a ação foi motivada pelas estatísticas de incêndios.

- Só no primeiro semestre de 2022 contabilizamos cerca de 340 incêndios em ferros-velhos. Em todo o ano de 2021, foram cerca de 460. Um índice que nos leva a iniciativas estratégicas e integradas como esta operação - reforçou o coronel Leandro Monteiro.

A operação

As equipes saíram do Quartel-Central do Corpo de Bombeiros de manhã, após a entrega dos envelopes com os locais de fiscalização, em direção aos quartéis locais para, em seguida, deslocarem-se em direção aos ferros-velhos.

Além da verificação das normas contra incêndio feita pelo Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil fiscalizou a procedência dos materiais, a Polícia Militar garantiu a segurança da ação e o Detran.RJ verificou se peças de carros seriam provenientes de crime.

A Polícia Civil já tem combatido o roubo e o furto de equipamentos de concessionárias de serviço público comercializados em ferros-velhos. Nas operações Caminhos do Cobre e da Força-tarefa, mais de 350 toneladas de cobre e outros materiais foram apreendidas em mais de 150 ferros-velhos e recicladoras, o que provocou a prisão de 76 receptadores.

Policial militar executa família no Paraná

PM Fabiano Júnior Garcia/Foto: reprodução
Um policial militar matou oito pessoas nas cidades de Toledo e Céu Azul, na região oeste do Paraná, na noite de quinta-feira (14), segundo a Polícia Militar (PM). Entre as vítimas estão seis familiares dele, incluindo dois filhos e uma enteada com idades entre 4 e 12 anos.

Confira abaixo quem são as vítimas, segundo informações da Polícia Militar.

Kassiele, esposa, de 28 anos
Miguel, filho, de 4 anos
Kamili, filha, de 9 anos
Amanda, enteada, de 12 anos
Irene, mãe, de 78 anos
Claudiomiro, irmão, de 50 anos
Kaio, desconhecido do PM, 17 anos
Luiz, desconhecido do PM, 19 anos

Fabiano Júnior Garcia, de 37 anos, trabalhava no 19º Batalhão de Polícia Militar de Toledo e estava há 12 anos na corporação. Ele tirou a própria vida depois dos assassinatos, segundo a polícia.

O crime

A PM acredita que o homem tenha matado a esposa e a enteada de 12 anos, em Toledo. Em seguida, a suspeita é que ele tenha se dirigido para Céu Azul, onde matou os dois filhos que moravam com a avó materna.

Depois, conforme a polícia, o homem retornou para Toledo, onde tirou a vida da mãe dele e de um irmão. Além disso, dois jovens aleatórios que estavam passando pela região, de 17 e 19 anos, também foram assassinados.

A arma utilizada era da Polícia Militar do Paraná. O carro que era usado pelo agente foi apreendido e era particular. A Polícia Civil investiga a motivação das mortes.

Por meio de nota, a Polícia Militar lamentou o caso e disse que o policial envolvido no caso não tinha registros de problemas psicológicos.

Homem leva carro para perícia e acaba detido na Dutra, em Piraí

#Piraí, #Carroroubado, #Dutra, #PRF
Foto: PRF
Um homem foi abordado com um I/Kia Sportage na manhã desta sexta-feira, dia 15, quando levada o veículo para inspeção na Cidade da Polícia no Rio de Janeiro.

A Polícia Rodoviária Federal informou que o caso aconteceu por volta dás 08h, no km 227 da Rodovia Presidente Dutra, em Piraí, durante operação de fiscalização.

O carro, ostentando placas de Nova Iguaçu/RJ, além do condutor de 49 anos, estava um passageiro de 57.

Segundo relato do motorista aos policiais, ele levava o carro para inspeção policial, já que desconfiava do veiculo estar adulterado, caso constatado com indícios nos itens identificatorios pelos policiais.

De acordo com os agentes rodoviários federais, o carro era um 'clone', o original (abordado) seria licenciado em Além Paraíba/MG, possuindo registro de roubo em 20/06/2021, no Rio de Janeiro.

A ocorrência foi encaminhada a 94ª DP de Piraí, onde o registro de recuperação do veículo foi registrado e os homens ouvidos pelo delegado de plantão que considerou que o condutor teria adquirido o veículo sem saber das irregularidades.

Time de basquete de Volta Redonda é destaque em campeonato disputado em São Paulo

#VoltaRedonda, #Basquete, #Funcionários
Nesta sexta-feira, dia 15, aconteceu a semifinal da 3ª Copa Sul-Americana de Basquete, com a chancela da Federação Paulista de Basketball, na cidade de Campos do Jordão/SP. A competição é uma das mais importantes do país e reúne atletas de diferentes partes da América Latina. A equipe Sub 13 de Basquete do Clube dos Funcionários esteve na disputa e obteve excelente resultado, chegando ao terceiro lugar da competição.

O professor de basquete Daniel Muller, o Dagobel, destaca a oportunidade de estar entre os três melhores clubes do Brasil. “Foram dias de crescimento e aprendizado para nós, treinadores, e para os atletas em formação. Jogamos contra os principais clubes do Brasil, o que nos dá a certeza de estarmos no caminho certo”, comentou.

Já o Diretor de Esportes do Clube, Alex Ribeiro, ressalta a evolução dos jogadores e o papel do clube enquanto formador de atletas. “A dedicação e a entrega dos atletas é um fator determinante para a conquista dos meninos que estão em constante evolução. O Clube, no seu papel social, vem formando atletas e homens para vida, criando laços de companheirismo e solidariedade, dentro e fora das quadras”, frisou.

Ciclista fica gravemente ferido ao ser atropelado por caminhão desgovernado em Angra dos Reis

#AngradosReis, #Ciclistaartopelado, #Caminhãodesgovernado

Um ciclista ficou gravemente ferido ao ser atropelado por um caminhão desgovernado na manhã desta sexta-feira (15) em Angra dos Reis. O acidente aconteceu às 9:38h, na rua Ivair Garcia, no Bairro do Encruzo da Enseada.

O veiculo também atingiu uma garagem e deixou o motorista e ajudante do caminhão feridos, eles ficaram presos as ferragens e foram retirados com ferimentos graves.

As vitimas foram encaminhadas pelo Corpo de Bombeiros ao Hospital Municipal de Japuiba.

A área foi isolada pela Defesa Civil, houve danos pequenos em 2 pilares frontais da casa, e será necessário o escoramento pontual para aliviar a carga distribuída nos pilares danificados. 

De acordo com agentes da Defesa Civil, pela vistoria emergencial, o imóvel não apresenta danos graves em sua estrutura, e não houve interdição até o momento desta publicação.

Hotelaria nacional tem bons índices de ocupação, em julho, em todo país

#Hotelaria
Levantamento realizado pela ABIH Nacional – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis revela a expectativa de ocupação dos meios de hospedagem durante as férias de julho. Segundo o presidente da entidade, Manoel Linhares, os números apurados pela pesquisa confirmaram a continuidade da recuperação do setor que apresentou bons resultados em todas as regiões. “Estamos vendo bons índices de ocupação em todo o país. Nossa expectativa agora é que a procura por hospedagem permaneça em alta até o final do ano”, afirmou o presidente da entidade.

Na região Nordeste, os estados de Pernambuco e Ceará lideram com cerca de 70% de ocupação, seguidos de perto pelo Piauí, com 69%, Paraíba, com 68%, Alagoas, com 67%, e Bahia, com 65%. No Maranhão, a expectativa é atingir 63%, Rio Grande do Norte 52% e Sergipe 42%.

No Sudeste, as cidades históricas de Minas devem chegar a 85%, enquanto Belo Horizonte tem previsão de ter 65% dos seus quartos ocupados. Em São Paulo, a ocupação média, no interior do estado, fica na casa dos 80%. Já nos destinos do litoral, a taxa presumida oscila entre 40% e 45%. No Rio de Janeiro, o índice ficará em torno de 70%, enquanto no Espírito Santo, 65%.

Gramado e Bento Gonçalves são os destaques nessa época do ano no Rio Grande do Sul, ambas devendo chegar até o final das férias com média de 80% de ocupação, enquanto na capital, Porto Alegre, a expectativa é que esse índice fique em torno de 50%. Já no Paraná, segundo a pesquisa, a ocupação deve chegar a 75% nas cidades turísticas.

No Centro-Oeste, destinos tradicionais nessa época do ano, Caldas Novas e Aruanã, em Goiás, estão com 100% de ocupação. Pirenópolis deve alcançar 80% no período. Em Goiânia, os números estão em torno de 60%, estimulados principalmente pelo turismo de compras e de negócios. Mato Grosso e Tocantins, com 65%, Distrito Federal com 55%, Mato Grosso do Sul, com 50%, completam o cenário da região. Nos estados do Norte, o destaque fica para o Acre, com 70%, seguidos pelo Amapá e Pará, com 65% dos quartos comercializados no período.

“Precisamos aproveitar esse momento de crescimento nos índices de ocupação hoteleira pelo país, quando fica evidente a importância econômica do setor, para junto com as autoridades em todos nos níveis - municipal, estadual e federal - trabalharmos para encaminhar diversas questões para que o turismo possa ter melhores condições de desenvolver suas enormes potencialidades no Brasil”, completou Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional.

Dezesseis toneladas de mercadorias com suspeita de falsificação são apreendidas em Itatiaia

Material estava dividido em três ônibus fiscalizados no posto Nhangapi, em Itatiaia

#Itatiaia, #Fiscalização, #ReceitaFederal
Foto: PM
Três ônibus foram flagrados transportando produtos com indícios de falsificação na Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia, nesta quinta-feira, dia 14, onde acontecia a Operação Foco.
 
Segundo agentes da Força Especial de Controle de Divisas e a Polícia Rodoviária Federal, ao todo, foram apreendidos perfumes, brinquedos, relógios, equipamentos eletrônicos e peças de roupas.

A ocorrência foi registrada na  Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Intelectual - DRCPIM -, que fica na Cidade da Polícia, na Zona Norte da capital fluminense.

Os motoristas e os guias foram levados para a delegacia, prestaram depoimentos e foram liberados.

A Operação Foco atua para coibir a evasão de ativos, além de reprimir o crime e a entrada de armas, drogas e produtos contrabandeados. O programa é realizado de maneira volante em vários pontos de entrada do estado, e também mantém, em conjunto com a Secretaria de Fazenda, a fiscalização nos cinco postos fixos de Itatiaia, Comendador Levy Gasparian, Campos, Angra dos Reis e Itaperuna.
 

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Identificado adolescente morto à tiros nesta quinta-feira em Resende

Foi identificado como Wesley da Silva Ferreira, de 16 anos, o adolescente morto à tiros na Rua Jorge Pedro de Moura, no bairro Santo Amaro, em Resende.

Informações em registro da policia consta que a vitima teria trocado tiros com outro suspeito, e que a motivação seria 'guerra do trafico de drogas' na localidade.

Um outro adolescente ficou ferido e foi por meios próprios ao Hospital de Emergência do município.

A pericia foi acionada e a ocorrência encaminhada a 89ª DP.

CSN propõe medidas para reduzir a sensação de poluição na cidade de Volta Redonda

A CSN enviou a Prefeitura de Volta Redonda, nesta quinta-feira, dia 14, um documento pelo qual a direção da CSN se compromete a tomar ações emergenciais para reduzir a sensação de aumento da poluição atmosférica na cidade. A empresa atendeu um pedido feito pelo governo municipal, também nesta quinta-feira, na conclusão de um relatório técnico produzido após visita técnica ao interior da Usina Presidente Vargas, feita no dia anterior.

Ao menos seis itens foram abordados como emergenciais pela CSN e já estão em execução a partir de agora:

- Duplicação do número de máquinas varredeiras nas vias e pátios das sinterizações e áreas adjacentes;

- Ampliação do contingente de limpeza industrial em 25%, atuando nas vias, pátios, estruturas e equipamentos das sinterizações e áreas adjacentes;

- Duplicação no número de caminhões realizando aspersão nas vias e pátios internos;

- Aceleração do serviço de reparo dos silos das áreas das sinterizações com o objetivo de reduzir as quedas de materiais;

- Antecipação das obras de reparo geral da Sinterização número 4;

- Contratação imediata de nova empresa especializada para manutenção dos precipitadores das 3 sinterizações antes das suas trocas definitivas que irão ocorrer até agosto de 2024.

No mesmo documento, a CSN faz esclarecimentos sobre questões envolvendo o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado com INEA em 2018, bem como relatou investimentos que ainda serão feitos na Usina nos próximos anos.

"Prezando pela proteção e redução dos impactos de nossas operações no meio ambiente e na sociedade, em 2021, a Companhia dispendeu um total de R$ 544,2 milhões entre custeio e investimentos em projetos e processos de adequação ambiental, montante 29% maior do que o destinado em 2020, quando foram investidos R$ 420,5 milhões."

Ainda de acordo com a nota, até 2024, serão também investidos outros R$ 300 milhões especificamente na modernização dos equipamentos de controle e mitigação de impactos ambientais na Usina Presidente Vargas, conforme acordado através do TAC INEA nº 07/2018 - assinado em 19/09/2018 -, diz o documento.

A CSN também aproveitou para reafirmar que serão feitos investimentos na planta de Volta Redonda, com previsão de gerar novos empregos. 

"Ainda buscando a contínua modernização do seu parque siderúrgico e melhorar a sua eficiência operacional, mais de R$ 6 bilhões serão investidos nos próximos cinco anos na UPV, gerando emprego e renda para a população do município".

A empresa ressaltou ainda que, em paralelo ao seu plano de investimentos, estabeleceu "metas ambientais agressivas". "Dentre elas: reduzir as emissões de material particulado por tonelada de aço
bruto produzido na Usina Presidente Vargas em 40% até 2025".

Carro atinge poste em cheio no bairro Niterói, em Volta Redonda

Um carro atingiu em cheio um poste na Avenida Adeodato Pires, no bairro Niterói, em Volta Redonda. De acordo com as primeiras informações, o condutor, um homem, teria pedido o controle da direção dentro de uma curva e colidiu contra um poste.

O acidente, que aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 14, interditou a via e o trânsito teve de ser desviado para vias entorno.

A vitima, que estava sozinha, não sofreu ferimentos.

A concessionaria responsável pelo serviço de distribuição de energia elétrica enviou uma equipe ao local para a substituição do poste. O trânsito no local foi normalizado por volta das 17h.

Dupla é flagrada pichando o Parque da Cidade de Barra Mansa

Dois jovens, de 16 e 17 anos, foram flagrados na tarde desta quinta-feira, dia 14, pichando os muros do interior do Parque da Cidade, no Jardim Boa Vista, em Barra Mansa. De acordo com a GM, eles foram abordados por uma equipe em ronda e apreendidos por praticar danos ao patrimônio público.
 
“Durante a ronda foi possível ver os dois adolescentes em atividade suspeita e com uma lata de tinta spray em mãos. Ao serem abordados, afirmaram que estavam realizando a ação”, explicou o inspetor, Eduardo Terra.

Ainda segundo ele, os adolescentes foram encaminhados para a 90ª DP, onde foi solicitada a presença dos responsáveis. “Conduzimos os jovens até a delegacia para o registro da ocorrência e aguardamos a chegada dos responsáveis pelos dois”, explicou Terra.
 
Segundo o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, pichação e furto de cabos são os danos mais recorrentes no município e todos os envolvidos nos delitos são encaminhados à delegacia de polícia. “Somente neste mês de maio a Guarda Municipal já efetuou três prisões por furto de cabos e danos ao patrimônio público. Quando o crime envolve a participação de menores, é solicitada a presença dos responsáveis e do Conselho Tutelar”, explicou Abreu.

Neste ano os patrimônios públicos da cidade como o Parque da Cidade, o Parque Centenário, dentre outros, já foram alvos de pichações. “Independente de qual seja o ato infracional, os envolvidos são encaminhados à 90ª DP, haja visto que causar danos ao patrimônio público é crime previsto no artigo 163 do Código Penal, sob pena de seis meses a um ano de prisão ou o pagamento de multa. No caso de pichação, além de se enquadrar na lei referente, trata-se de um crime ambiental, de acordo com o artigo 65 da Lei 9.605”, acrescentou o inspetor Terra.

Denúncias

As pessoas que identificarem algum ato de vandalismo podem entrar em contato com a Guarda Municipal, através dos telefones (24)3028-9369, (24) 3028-9339 ou 153.

Deck e garagem para embarcações da Defesa Civil são inaugurados em Volta Redonda

Cerimônia na manhã desta quinta-feira, dia 14, contou com a presença do prefeito Antonio Francisco Neto, coordenador e funcionários do órgão

Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, dia 14, um novo deck e garagem para embarcações da Defesa Civil de Volta Redonda. Dois barcos, um bote para quatro pessoas e uma lancha com seis lugares foram reformados e recuperados. A plataforma foi construída por equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI).
 
A nova estrutura amplia a capacidade de resposta, monitoramento das áreas de preservação ambiental, através do Rio Paraíba do Sul, dentro do perímetro do município de Volta Redonda. "Conseguiremos mapear e monitorar as possíveis degradações ambientais, as construções e aterros irregulares e, principalmente no período de chuvas, que vai de novembro a março. Assim, teremos uma melhor capacidade para atender a população ribeirinha, em casos de elevação e risco de alagamentos”, explicou Rubens Siqueira.
 
A inauguração contou com a presença do prefeito Neto, do coordenador da Compdec, Rubens Siqueira, da secretária municipal de Esporte e Lazer, Rose Vilela, além dos 20 agentes do órgão de defesa.

Estrutura


A plataforma construída em concreto com acesso direto ao Rio Paraíba do Sul mede 12m x 5m de largura. No final da rampa, foi construída uma garagem onde ficarão baseadas as duas embarcações para procedimentos mais rápidos.  Antes, a Defesa Civil ficava procurando um lugar para colocar o bote ou a lancha nas águas. Agora, o órgão tem um ponto estratégico, dentro da sede da Defesa Civil, o que facilitará as ações. A garagem coberta possui um guindaste elétrico para descer e recolher as embarcações.

Metade do 13º será pago nesta sexta a funcionários da prefeitura de Volta Redonda

11.617 funcionários receberão a primeira parte do salário extra, um investimento de aproximadamente R$ 14 milhões por parte do Poder Público

#PMVR
A prefeitura de Volta Redonda informou que pagará a metade do 13º salário nesta sexta-feira, dia 15, a todos os servidores. Ao todo, 11.617 funcionários receberão a primeira parte do salário extra, com investimento de aproximadamente R$ 14 milhões por parte do Poder Público.
 
No dia 30 de junho, o governo municipal conseguiu aprovação de dois projetos que garantem a ampliação de 9% para 15% do percentual da arrecadação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) destinada para pagamento da Gratificação de Incentivo à Educação (GIE). Além disso, foi ampliada a quantidade de servidores atendidos com essa gratificação, passando de cerca de 2,3 mil para mais de 3,3 mil, incluindo também os profissionais no Ensino Fundamental e aplicando aproximadamente R$ 1 milhão a mais por mês dos recursos do Fundeb, aumentando para cerca de R$ 2,5 milhões mensais.

Já o segundo projeto de lei trata do abono complementar a servidores ativos, inativos e pensionistas, definido em acordo entre o prefeito e os vereadores. O benefício teve início agora, no mês de julho, e possibilita ganho salarial aos servidores municipais, por meio de ajuste financeiro compatível.

O abono complementar terá valor variável e vai atender os servidores cuja soma de seu vencimento/salário-base mais a gratificação social não alcance o valor de R$ 1.412,00. Serão aproximadamente R$ 700 mil a mais para beneficiar cerca de 4,1 mil servidores.

Operação conjunta contra o tráfico de drogas é realizada em Resende

Foto: PRF

Uma operação conjunta foi realizada na madrugada desta quinta-feira, dia 14, contra o tráfico de drogas em Resende.

Sob o comando da 89ª DP, os agentes civis, militares e rodoviários federais foram cumprir mandados de buscas e apreensão como prisão nos bairros Baixada da Olaria, Cidade Alegria, Itapuca e Jardim Primavera.

De acordo com delegado Ronaldo, foram feitas duas prisões, apreensão de um revovler calibre 38, 27 munições; qautro tabletes de maconha; um carro; um cofre; R$ 2000,00 em espécie; telefones celulares; cadernos de anotações  para tráfico e um notebook.

Algumas pessoas conduzidas à delegacia de policia para serem ouvidas e apreendidas drogas, arma, munições, diversos celulares, notebook, cadernos com anotações do tráfico de drogas, dinheiro, veículo e um cofre (precisa ser aberto para saber qual o conteúdo).

A operação contou com 60 policiais e 20 viaturas policiais.


Barra Mansa realiza ação educativa de prevenção às queimadas

Trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, através da Guarda Ambiental do município

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa está realizando ações educativas em bairros da cidade. Na quarta-feira, dia 13, as atividades aconteceram no São Judas e Jardim Alice. Participaram dos trabalhos seis guardas ambientais, além do gerente de Fiscalização Ambiental da Pasta, Felipe Rodrigues.

De acordo com ele, a ação foi motivada pelo aumento do número de queimadas na localidade, sobretudo envolvendo folhas, galhos e lixo doméstico. Os moradores foram orientados sobre a proibição da prática e as penalidades envolvidas.

“É importante ressaltar que a pena para quem for flagrado causando incêndio em mata ou floresta é de dois a quatro anos. Já quem colocar fogo em terreno pode pagar uma multa de até R$ 5 mil, sendo que em pastagens podem variar de R$ 5 mil a R$ 50 milhões”, explicou Felipe.

Denúncias sobre fogo em vegetação ou de outros casos relacionados ao meio ambiente podem ser feitas pelos telefones: (24) 2106-3408 e (24) 99923-7641.

quarta-feira, 13 de julho de 2022

Jovem é encontrada morta em Barra Mansa

Uma jovem, identificada apenas com Rosália Flor, foi encontrada morta, com uma marca de tiro na altura do ouvido, numa área de mata do bairro São Domingos, em Barra Mansa. O local fica próximo a estrada Barra Mansa-Bananal, km 4.

A jovem, com uma tatuagem na perna, estava vestida com uma camisa esportiva, um short jeans e um tênis. O perito da Polícia Civil esteve no local e liberou o corpo que será removido para o Instituto Médico Legal (IML), em Três Poços, em Volta Redonda. O registro será feito na Delegacia de Polícia, de Barra Mansa.

Alunos de escola no Açude participam de ação do Programa de Educação Ambiental da CSN

Estudantes integraram roda de conversa e espaço literário foi inaugurado na unidade

Alunos da Escola Municipal Paulo VI, no bairro Açude, participaram de uma ação de educação ambiental na tarde desta terça-feira (12). Três turmas de crianças de 6 a 11 anos participaram de uma roda de conversa sobre meio ambiente. Durante a ação, um espaço literário foi inaugurado na escola. A atividade foi realizada pela Fundação CSN, através do Programa de Educação Ambiental (PEA), em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente (SMMA) e Educação (SME). 

A analista de Educação Ambiental da Fundação CSN, Marcelle Floering, frisou que o programa de educação ambiental é um desejo da CSN, que surgiu com o objetivo de ampliar a percepção socioambiental da comunidade em relação à Usina Presidente Vargas. 

“Esse programa é realizado pela Fundação CSN e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Meio Ambiente. Entre as ações estão visitas às escolas, cursos e capacitações de profissionais da rede pública de ensino e eventos comemorativos em datas especiais, como esse que é em comemoração ao mês do Meio Ambiente. É muito gratificante a gente ver as crianças gostando do projeto, se engajando na questão ambiental. Eles costumam ser muito curiosos e receptivos”, comentou Marcelle Floering. 

Outra analista de Educação Ambiental da Fundação CSN, Suênia Campos, lembrou que o evento desta terça-feira foi o encerramento das atividades em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – celebrado dia 5 de junho. 

“Hoje estamos inaugurando este espaço literário sustentável, que incentiva a leitura e a preservação da natureza. Através dele, as crianças vão poder aprender a reutilizar os livros e compartilhá-los entre elas, ampliando o conhecimento e o cuidado com o meio ambiente”, destacou. 

A diretora da Escola Paulo VI, Marília Botelho de Ramos, lembrou que há alguns anos já existe um trabalho de incentivo à leitura na unidade e com apoio da Fundação CSN isso agora será mais explorado. 

“Há muitos anos a gente disponibiliza aos alunos: jornais, livros, no horário do recreio para incentivá-los na prática da leitura. A partir deste projeto do Programa de Educação Ambiental da Fundação CSN, vamos aproveitar para retomar essa atividade na escola. Iremos colocar mesas, puffs, tudo para deixar o espaço confortável e estimular a leitura. Até por isso montamos o local no térreo da escola, para torná-lo de mais fácil acesso aos alunos e à toda comunidade escolar”, disse, lembrando que estudantes de 6 a 15 anos terão acesso ao projeto e podem contribuir com a doação de livros que estão em desuso em casa, por exemplo.

Furto de fios é registrado mais uma vez em Barra Mansa

Prefeitura intensificará fiscalização sobre estabelecimentos considerados como possíveis receptadores deste tipo de mercadoria

As Secretarias de Manutenção Urbana e de Ordem Pública de Barra Mansa identificaram na noite desta terça-feira, 12, o furto de fios de cobre em pontos específicos da cidade: viaduto próximo da Prefeitura, Avenida Argemiro de Paula Coutinho, ambos no Centro, e ao lado do Fundamp, no Ano Bom. O fato deixou os locais às escuras, já que comprometeu o fornecimento de energia elétrica.

O secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, disse que a fiscalização sobre estabelecimentos considerados como eventuais receptadores deste tipo de material será intensificada, em parceria com as forças de segurança do município.“Além de estarmos intensificando o patrulhamento.  Também já estamos buscando as imagens das câmeras de segurança dos furtos praticados  e iremos encaminhar a Polícia Civil, com a finalidade de identificar o (s) autor (res)”afirmou.

A menos de 30 dias, a Secretaria de Manutenção Urbana substituiu 300 metros de fio de cobre na Praça do bairro Saudade. Na Ponte Mauá, somente este ano já foram registradas três ocorrências com o mesmo teor. Há registros também de furto de fio de cobre na Ponte do bairro Vila Nova e no viaduto de Saudade, este último ocorrido a cerca de 15 dias.

Homem é morre e outro fica ferido à tiros em Resende

Um homem morreu e outro ficou ferido ao serem baleados no final da noite desta terça-feira, dia 12, em Resende. O crime aconteceu por volta dás 21:30h, na Rua Almirante Barroso, no bairro Nova Liberdade.

De acordo com a PM, policiais foram acionados para o local e depois ao hospital de Emergência. No local foi encontrado o corpo de uma das vitimas sem vida, já o outro foi socorrido com ferimento de tiros de raspão a unidade médica.

Aos policiais, o ferido relatou que ele e um amigo foram se encontrar com um cliente para receber um serviço prestado, nesse momento apareceram dois desconhecidos os atacaram a tiros.

Ele ainda disse que os autores queriam leva-los a uma área de marta, mas não aceitaram e sofreram o ataque ali mesmo, onde terminou com um morto e ele ferido.

Um revolver calibre 38 foi apreendo, a arma foi tomada de um dos agressores durante luta corporal com os criminosos.

A ocorrência foi encaminhada a 89ª DP. O cadáver foi removido ao IML da Volta Redonda.

Volta Redonda recebe projeto itinerante de castração animal

'Caravana Pet' oferece cirurgias gratuitas para cães e gatos, auxiliando no controle da superpopulação, combatendo casos de maus-tratos e abandono

#VoltaRedonda, #Castramovel
Volta Redonda recebe neste sábado, dia 16 - véspera do aniversário da cidade -, o projeto itinerante “Caravana Pet”, que vai oferecer castrações a cães e gatos de forma gratuita na Praça Sávio Gama, no bairro Aterrado (em frente à sede da prefeitura). Os procedimentos serão agendados para serem realizados ao longo de três semanas. Os pets a serem castrados não devem ser levados ao evento de solicitação das cirurgias. 

A ação é uma iniciativa do Instituto Casa do Pai, por intermédio do vereador Vander Temponi. O Governo Municipal apoiará a iniciativa cedendo o espaço, tendas e cadeiras. Funcionários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também auxiliarão no atendimento aos tutores. 

Um castramóvel, veículo adaptado onde médicos veterinários e outros profissionais atuarão, ficará estacionado na Praça Sávio Gama. O Caravana Pet é um projeto financiado por uma emenda parlamentar do deputado federal Delegado Felício Laterça. Para ser beneficiado com a castração do pet, o tutor deverá comparecer à Praça Sávio Gama, onde a estrutura estará montada, e assistir à uma explicação de um médico veterinário. A palestra será às 9h e abordará temas como: guarda responsável, bem-estar animal, pré-operatório e pós-operatório. 

Os interessados devem ser moradores de Volta Redonda, maiores de idade (18 anos), e precisam estar munidos de identidade, CPF e comprovante de residência nominal. As vagas para o projeto são limitadas e restritas a um animal por CPF. 

O vereador Vander Temponi lembrou que a ideia é promover uma educação ambiental, além de auxiliar na diminuição da demanda de castrações no CCZ. 

“O projeto presta assistência veterinária, realizando castrações, com o objetivo de auxiliar no controle populacional de cães e gatos e na diminuição de zoonoses (doenças infecciosas transmitidas entre animais e pessoas). Também conta com a palestra, que orienta os tutores sobre o bem-estar animal”, disse Temponi. 

A coordenadora da Vigilância Ambiental e responsável pelo CCZ, Janaína Soledad, explicou que esta é mais uma ação que integra o programa da prefeitura de Volta Redonda, o "Cidadania Animal". 

“As castrações buscam diminuir a superpopulação, o que acaba promovendo casos de maus-tratos e abandonos de animais. Também há a redução das doenças ligadas ao aparelho reprodutor. Isso mostra a importância que o governo municipal tem dado a causa animal. Promovendo o acesso ao serviço de castração e garantindo qualidade”, disse Janaína.

Pinheiral ganha castramóvel

#Pinheiral, #Castramóvel

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural de Pinheiral recebeu neste quarta-feira, dia 13, o veículo adaptado para a esterilização gratuita de animais, o Castramóvel. A aquisição é fruto de uma emenda parlamentar, no valor de R$ 175.466.

De acordo com o secretário da pasta, Fábio Nogueira, os insumos serão adquiridos, a estratégia do serviço elaborada e divulgada em breve à população. 

A castração é um procedimento cirúrgico seguro, colabora para evitar diversas doenças em cães e gatos, além de contribuir para o controle de natalidade e diminuir a incidência de animais abandonados nas ruas. 

Na cidade o serviço já é oferecido pela Secretaria Municipal do Ambiente e Desenvolvimento Rural e por meio do Programa RJPet, que segue com os procedimentos gratuitos e a previsão de castrar 100 mil animais em todo o estado até o fim deste ano.

Arma e drogas são apreendidas em residência de suspeito em Porto Real

#PortoReal, #Traficodedrogas
Foto: 37º BPM - Resende
Policiais militares apreenderam arma e drogas dentro do quarto de um homem de 24 anos em Porto Real. Os agentes chegaram até a casa dele nesta quarta-feira, dia 13, no bairro Ettore, após denúncia anônima.

Segundo a PM, quando em buscas pelo suspeito de ter recebido uma carga de drogas em sua casa, os policiais estiveram na residência do pais dele, e durante buscas encontraram em cima da cama uma mochila com um revolver calibre 38 munido com sete munições intactas, 962 pinos de cocaína, 500 pinos vazios, uma balança de precisão de um aparelho celular.

No quarto havia um celular que monitorava a ação da policia na rua através de uma câmera externa.

O material apreendido foi encaminhado a 100ª DP de Porto Real.

Bar é incendiado em Barra Mansa

O tradicional bar “Fla-Flu”, que fica no distrito de Floriano, em Barra Mansa, foi destruído por um incêndio madrugada desta quarta-feira (13). O fogo atingiu também outro imóvel, onde estava funcionando um bazar da igreja católica.

As chamas foram controladas por uma equipe dos Corpo dos Bombeiros. O teto dos imóveis desabou.

Apesar a destruição, não houve feridos. O imóvel é uma construção antiga e foi interditada.

O bar, que ficava na Praça Oswaldo Porto, logo na entrada do distrito para quem deixa a Via Dutra, estava fechado, assim como o bazar. As causas do incêndio ainda são desconhecidas. (Foto: Redes sociais)

Homem é flagrado prendendo pássaros em Barra Mansa

Morador do bairro São Judas Tadeu já mantinha outros animais presos

Um homem foi detido ao ser flagrado pela Guarda Ambiental prendendo pássaros em gaiola em Barra Mansa. O caso aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 13, no bairro São Judas Tadeu.

Segundo os agentes envolvidos na ação, o flagrante foi de captura de seis pássaros silvestres, das espécies coleiro e canário-da-terra, além de materiais de caça. Já na casa do morador foram encontrados mais quatro pássaros presos. A ação foi motivada por denúncia de moradores aos guardas ambientais, que realizavam uma ação educativa nas proximidades.

Em razão do flagrante, o infrator foi conduzido para a 90ª delegacia de Polícia de Barra Mansa e autuado no art. 29 da lei crime ambientais, 9.605/98. Além disso, a fiscalização ambiental aplicou multa administrativa de R$ 5 mil (R$ 500 para cada pássaro apreendido).

Os animais serão encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), em Lorena, São Paulo. No local eles passarão por um processo de readaptação e serão reintroduzidos à natureza.

A população de Barra Mansa pode denunciar casos como este através dos telefones: (24) 2106-3408 e (24) 99923-7641.

Banda Paralamas do Sucesso se apresenta em clube de Volta Redonda

Hi-Fi especial do Dia dos Pais traz a turnê “Paralamas Clássicos”

Os Paralamas do Sucesso se apresentam no Clube dos Funcionários, dia 13 de agosto, no Hi-Fi especial do Dia dos Pais. Herbert Vianna, Bi Ribeiro, João Barone e seus parceiros trazem para o Ginásio da PET, os grandes sucessos da carreira na turnê “Paralamas Clássicos”. O Hi-Fi é uma festa tradicional do Clube e, desta vez, apresenta um show especial na véspera do Dia dos Pais, com uma infraestrutura diferenciada e inovadora.

Os Paralamas do Sucesso é uma das bandas mais importantes da história da música brasileira. Com 38 anos de carreira, 27 discos lançados, dezenas de sucessos e incontáveis shows pelo Brasil e pelo mundo, o grupo segue na estrada influenciando novas gerações e arrebatando plateias de todas as idades.

Em 2021, a banda deu início a um novo espetáculo, "Paralamas Clássicos", em que olham para a própria história sob o filtro dos sucessos absolutos e cantam músicas que marcaram gerações como "Alagados", "Vital e sua Moto", "Óculos" "Meu Erro", "Lanterna dos Afogados" e "Aonde Quer Que Eu Vá".

O evento é uma produção do Clube dos Funcionários com a empresa AudioCompany. Os ingressos front stage, premium, camarotes e mesas podem ser adquiridos na Secretaria do Clube ou pelo site guicheweb.com.br. A abertura dos portões está marcada para às 21h com classificação etária 18 anos.

Arquivado inquérito que investigava a morte de MC Kevin

#RiodeJaneiro, #MCKevin, #Morte
Foi homologado nesta terça-feira, dia 12, o pedido do Ministério Público para arquivamento do inquérito policial que apurava as circunstâncias da morte do funkeiro Kevin Nascimento Bueno, conhecido como MC Kevin, que, no dia 16 de maio de 2021, caiu do 5º andar de um hotel na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Para o juiz, o laudo apresentado pela perícia e os depoimentos das testemunhas levam a conclusão sobre o ocorrido de queda acidental.

Na decisão, o juiz destacou trechos do laudo que aponta não ter ocorrido qualquer ação violenta no quarto do hotel de onde MC Kevin caiu.

O juiz também ressaltou o fato das testemunhas Victor Elias Fontenelle, Bianca Domingues e Jonatham Augusto Cruz terem prestado diversos depoimentos, sendo suas versões compatíveis entre si, conforme bem apontado pelo Ministério Público.

Ação da polícia termina com um morto em Três Poços, em Volta Redonda

#VoltaRedonda, #TrêsPoços, #AçãoPolicial
Foto: PM
Uma ação da policia na manhã desta quarta-feira, dia 13, terminou com um jovem morto no Condomínio Minha Casa Minha Vida, no bairro Três Poços, em Volta Redonda. A vitima seria Bruno de Oliveira, de 22 anos, segundo populares.

Moradores relataram que o homem morto foi levado baleado dentro de um camburão ao Hospital São João Batista, mas já chegou à unidade médica sem vida.

O local segue sob tensão com protesto de populares.

A PM não emitiu nota oficial sobre o ocorrida até esta publicação.

Na operação foram apreendidos 14 trouxinhas de maconha, 9 pedaços de maconha, 64 pinos 20, 12 pinos 40, 15 crack, 52 crack, um revólver calibre 38 com seis munições, sendo 3 deflagradas uma percutida não deflagrada, duas intactas, um rádio transmissor em telefone celular.