Rádio Acesa FM VR: 2015-08-16

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Sindicatos no Brasil

Sindicatos no Brasil

Apesar de os sindicatos arrecadarem muito, os trabalhadores geralmente têm dificuldade de acompanhar como o dinheiro é utilizado
Sindicato dos Metroviários de São Paulo
Sindicato - movimento sindicalista
No Brasil existem mais de 10 mil sindicatos, que movimentam cerca de R$ 3 bilhões por ano apenas com a contribuição sindical, o que equivale a um dia de salário de cada trabalhador sindicalizado. Apesar de os sindicatos arrecadarem muito, os trabalhadores geralmente têm dificuldade de acompanhar como o dinheiro é utilizado. O Ministério do Trabalho e a Caixa Econômica Federal não revelam quanto cada sindicato recebe.
Criados ainda na era Vargas, os sindicatos representaram um grande avanço na luta trabalhista, mas, ao longo dos anos, os problemas envolvendo essas organizações também se multiplicaram. Falta de transparência e criação de monopólios regionais são algumas das reclamações apresentadas pelos sindicalizados. Muitas categorias acusam os sindicatos de terem se tornado uma caixa-preta.

Volta Redonda, 21 de Agosto de 2015. O DIA HOJE - Dia da habitação!

<<>>

Perguntaram a Sexta-feira, por que ela demora chegar? Ela respondeu que: -"se chegasse muito rápido, tão logo iria embora, e aí, não daria tempo para vive-la, intensamente!"

(Adriano Martins - 2015)
==================================================
Volta Redonda, 21 de Agosto de 2015. Estação: Inverno. Dia instável. (Tempo seco, propício à queimadas)

Sexta-feira.

21 de agosto - Dia da Habitação

Hoje comemoramos o dia da habitação! Habitação é o lugar onde moramos, ou seja, o lugar que ocupamos como nossa casa.
Existe lugar mais aconchegante que nossa própria casa? Seja apartamento, casa, chácara ou fazenda, nosso lar é onde mais nos sentimos seguros e acolhidos com nossos familiares. Porém, nem todos possuem um lugar para morar, são as pessoas chamadas sem-teto. Muitos improvisam lugares em vias públicas, ou até mesmo em construções, barracas e carroças, para terem ao menos um lugar para dormir. Triste, não é mesmo? Por isso, devemos agradecer sempre por tudo que temos!
Vale conferir aqui o nosso especial Casa e Habitação!

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Termina o casamento de Joelma e Chimbinha!

A cantora Joelma e o guitarrista Chimbinha, integrantes da Banda Calypso, anunciaram o fim do casamento nesta quarta-feira (19). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da banda. 
"Queremos ressaltar que o respeito, gratidão, amizade, admiração e parceria permanecem recíprocos", diz o comunicado, acrescentando que os compromissos profissionais da Banda Calypso seguem sem alterações.
Joelma e Chimbinha foram casados por 18 anos e têm dois filhos, Yago e Yasmin.

OPERADORAS DE TELEFONIA NO BRASIL CONTRA O APLICATIVO WHATSZAPP

As operadoras de telefonia no Brasil pretendem entregar às autoridades, em dois meses, um documento com embasamentos econômicos e jurídicos contra o funcionamento do aplicativo WhatsApp, controlado pelo Facebook. A informação, segundo a agência Reuters, foi confirmada por três fontes da indústria de telecomunicações. Uma das empresas do setor estaria estudando também a possibilidade de ajuizar uma ação contra o serviço de troca de mensagens, que inclui ligações.

O questionamento a ser entregue à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) será feito contra o serviço de voz do WhatsApp, pelo fato de a oferta se dar por meio do número de telefone móvel do usuário, e não por meio de um login específico, como acontece no caso de outros softwares, como o Skype, da Microsoft.

Novos chips da Intel permitem acordar PC em stand-by com a voz

Novos chips da Intel permitem acordar PC em stand-by com a vozA nova geração de processadores da Intel, nomeada de Skylake, deve trazer alguns recursos novos para a próxima leva de PCs que deve chegar ao mercado em breve. Entre eles está a possibilidade de acordar seu computador apenas com um comando de voz, conforme anunciado nesta quarta-feira, 19, em conferência no Intel Developer Forum, em San Francisco. 

O recurso permite que você diga frases como “ei, Cortana” ou “Cortana, wake up” (“Cortana, acorde”). Por meio de um processador de sinal digital de baixo consumo de energia integrado ao chip, o computador pode permanecer em um estado em que ele está praticamente desligado, mas ainda escutar o comando para ser ligado por meio da voz. 
Claro, isso também implica as questões de privacidade que sempre fazem parte de um novo recurso do tipo. Afinal de contas, para entender estes comandos específicos, o computador também precisa escutar todo o resto do que é dito no recinto. Ferramentas similares apareceram em produtos como o Xbox One e o Moto X, sempre causando desconfiança em quem se preocupa mais com sua privacidade online. 
É importante observar que, apesar de a Intel ter divulgado o recurso para a geração Skylake, os processadores Core M, apresentados no ano passado, também têm esta capacidade. A diferença é que na época não havia Windows 10 para aproveitar o recurso. 
A Intel ainda não disse se este recurso precisará de um hardware específico, como acontece no Xbox One com o Kinect, ou microfones especiais.

 

Volta Redonda, 20 de Agosto de 2015. O DIA HOJE - Dia Marçon!

<<>>

Finalmente, a chuva voltou a cair na cidade, ontem (19). Foi bem rápida, "assustadora", mas com desejo de bem vinda, pois a poeira; tomava conta.

(Adriano Martins - 2015)
===================================================
Volta Redonda, 20 de Agosto de 2015. Estação: Inverno. Dia instável.

Quinta-feira.

Dia do Maçom
Muitos mistérios envolvem os maçons e os rituais maçônicos. Mas, esta data foi escolhida para celebrar o importante papel que esta "sociedade secreta" teve para um dos momentos históricos mais importantes do país: a Independência do Brasil.
Origem do Dia dos Maçons

De acordo com a história maçônica, no dia 20 de Agosto de 1822 aconteceu uma sessão histórica entre as Lojas de Maçonaria "Comércio e Artes" e "União e Tranquilidade", na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o Irmão Gonçalves Ledo teria feito um discurso emocionante e inspirador, pedindo a Independência do Brasil ainda naquele ano.

A ideia de Gonçalves foi aprovada por todos os irmãos naquela reunião e registrada na ata do Calendário Maçônico no 20º dia, do 6º mês do ano da Verdadeira Luz de 5.822. Esta data, convertida para o calendário gregoriano (o que é usado na maioria dos países ocidentais), seria equivalente ao dia 20 de Agosto de 1822.

Teria sido por impulso da sociedade maçônica que o Príncipe Regente Dom Pedro I teria proclamado a Independência do Brasil no dia 7 de Setembro de 1822 (menos de um mês depois da grande reunião no Rio de Janeiro).

A data oficial foi oficializada no artigo 179 da Constituição do Grande Oriente do Brasil, tornando o dia 20 de Agosto o Dia do Maçom Brasileiro.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Beber café diariamente pode evitar volta do câncer de cólon, diz estudo

Beber café diariamente pode evitar volta do câncer de cólon, diz estudo
Consumir café diariamente reduziria fortemente a recorrência do câncer de cólon aumentando, assim, as chances de cura, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira (17).


Todos os pacientes acompanhados neste estudo clínico foram tratados com cirurgia e quimioterapia de câncer colo-retal de grau III. Isto significa que as células cancerosas tinham invadido os gânglios próximos do tumor, mas não avançaram mais.

Pesquisadores do Centro para o Câncer Dana-Farber de Boston (Massachusetts, nordeste) encontraram os maiores benefícios entre os pacientes que ingeriram quatro ou mais xícaras de café todos os dias (cerca de 460 miligramas de cafeína).

"Estes pacientes tiveram 42% menos probabilidade de volta do câncer do que aqueles que não tomaram café e apresentaram 33% menos riscos de morrer de câncer ou de qualquer outra causa", indicou o estudo, publicado no Journal of Clinical Oncology.

Consumir duas a três xícaras de café por dia teve um efeito protetor considerado modesto. O efeito foi praticamente nulo quando a ingestão foi de uma xícara ou menos por dia, explicaram os cientistas.

O estudo foi feito com quase mil participantes, que responderam um questionário sobre sua dieta no começo do estudo, durante a quimioterapia e novamente um ano depois.

A maioria dos casos em que o câncer de cólon voltou ocorreu nos primeiros cinco anos depois do tratamento e é rara a recorrência depois deste período, informou o médico Charles Fuchs, diretor do centro de câncer gastro-intestinal do Dana-Farber, que chefiou o estudo.

Para os pacientes com um tumor de cólon grau III, o risco de recorrência é de 35%, sem levar em conta os efeitos da cafeína.

Segundo Fuchs, trata-se do primeiro estudo sobre os efeitos do café no risco de recorrência de um câncer colo-retal.

Ele lembrou que vários estudos recentes sugerem que o café poderia ter efeitos protetores contra várias formas de câncer, entre os quais o de fígado, mama e o melanoma, um agressivo tumor da pele.

Tomar café regularmente parece também reduzir o risco de se desenvolver diabetes na idade adulta (tipo 2).

Os pesquisadores deste estudo informaram que a análise mostra claramente que os efeitos protetores do café se devem completamente à cafeína e não a outros componentes, embora não tenham sabido explicar o mecanismo. São, assim, necessários outros estudos para compreender como a cafeína atua nestes casos.


Fonte: UOL

História Hoje: Embraer era criada em São Paulo há 46 Apresentação Carmen Lúcia

História Hoje: Embraer era criada em São Paulo há 46
Apresentação Carmen Lúcia

Há 46 anos era criada a Embraer - Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A, responsável pela fabricação e exportação de aviões militares, comerciais, executivos e agrícolas.

Com sede na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, a empresa possui diversas unidades no Brasil e no exterior, inclusive na China e em Portugal.

A Embraer foi fundada em 19 de agosto de 1969 pelo engenheiro Ozires Silva, militar formado pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, com o desenvolvimento do primeiro avião chamado de Bandeirante.

Dez anos depois a Embraer conquistou grande relevância no cenário internacional com projetos dos aviões Brasília, Xingu e Bandeirante.

Em 1994, no governo do Itamar Franco, a economia do Brasil vivia uma crise. A estatal foi então privatizada. O presidente Ozires Silva liderou o leilão e reestruturou a administração da empresa. A Embraer se tornou a mais importante companhia negociada na Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa, sendo denominada blue chips, que é a que mais rende a acionistas e funcionários.

Com uma receita líquida de mais de R$ 12 bilhões, a empresa passou em 2012 à quarta posição mundial no setor, abaixo da principal concorrente, a canadense Bombardier, da Airbus que é um consórcio europeu e da norte-americana Boeing.

Essa queda para a quarta posição foi uma decisão estratégica para ampliar o mercado na linha executiva e de defesa. Essa estratégia levou a Embraer a ser a empresa que mais cresceu, em 2012.

Hoje, é a terceira maior fabricante de jatos do mundo, perdendo apenas para a Boeing e a Airbus. É a maior empresa brasileira na área de exportação, além de ser líder mundial de vendas no mercado de jatos.

Com um patrimônio de mais de R$ 17 bilhões possui 46% de suas ações sendo negociadas na Bolsa de Valores de Nova York e 54% na Bovespa.

Por meio das empresas de segurança e defesa, a Embraer ajuda o Brasil a proteger as fronteiras. O maior cliente é a Força Aérea Brasileira, atuando no monitoramento de cerca de 650 km de fronteira nas divisas entre Brasil, Paraguai e Bolívia.

Lucas Lucco vive romance com diretora de ‘Malhação’

Lucas Lucco vive romance com diretora de ‘Malhação’



Lucas Lucco pode até se dizer solteiro, mas sozinho a gente sabe que ele não está. O cantor, que acaba de estrear como ator em “Malhação”, vive um romance com Nathalia Ribas, uma das diretoras da novela. O affair começou antes mesmo do início das gravações, mas tanto ele quanto a bela morena fazem a linha discreta nos bastidores.
O cantor sertanejo está morando no Rio desde que foi aprovado nos testes para a nova temporada. Nos fins de semana, ele viaja o país fazendo shows. Com pinta de galã, Lucco teve um rápido affair com Sabrina Sato logo depois que ela terminou seu namoro com João Vicente de Castro.

A música do dia - 19/08/2015 - Hoje é o Dia do Ator Brasileiro

A música do dia - 19/08/2015 - Hoje é o Dia do Ator Brasileiro

O ator, com sua arte, nos conduz a diversos universos, histórias, emoções. E, pro incrível que pareça, o crescimento do teatro se deu durante o regime militar
Máscara - Dia do Ator

No Brasil, o Dia do Ator é comemorado em 19 de agosto. O ator, com sua arte, nos conduz a diversos universos, histórias, emoções. E, para tanto, o ator pode valer-se também do canto. E, se não desafina nem afina, dá um brilho especial, pois acrescenta à letra da música uma interpretação que muitas vezes o cantor ou cantora não alcançam. Neste dia do ator, A Música do Dia é “O Meu Amor”, da peça "A Ópera do Malandro". As vozes são de Marieta Severo e Elba Ramalho.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Governo quer 'Netflix' nacional em 2016 só com filmes brasileiros

Um projeto que tramita no Ministério da Cultura almeja pegar carona na recente onda de popularidade dos serviços de streaming de vídeo. A ideia do governo é criar uma espécie de Netflix brasileira, que deve ser lançada em meados de 2016 e vai disponibilizar vídeos, séries e filmes produzidos em território nacional.

Embora ainda não tenha um modelo definido, o objetivo é que a futura plataforma de vídeos inclua exclusivamente filmes nacionais, com o apoio do ministério, através de editais e leis de incentivo à cultura. O governo pretende disponibilizar filmes sob domínio público, que serão exibidos de graça, mas também pretende cobrar pela exibição de vídeos que ainda tenham o direito autoral da obra vigente.

19 de Agosto - Dia do Artista de Teatro

Dia do Artista de Teatro

A data homenageia todos os profissionais que atuam em performances teatrais, e não falamos apenas dos atores e diretores, mas também os responsáveis pela sonoplastia, iluminação e figurino. Todas as funções são fundamentais para o sucesso de qualquer espetáculo teatral. 
As representações teatrais acontecem no Brasil desde o século XVI, com encenações sobre temáticas religiosas com a intenção de catequizar a população. No entanto, apenas com a vinda da família real portuguesa para o país, em 1808, que os primeiros teatros começaram a surgir no Brasil. 

Origem do Dia do Artista de Teatro

O Dia do Artista de Teatro surgiu a partir do Decreto de Lei nº 6.533, de 24 de Maio de 1978, que regulamenta as profissões de artista e técnico de espetáculos de diversões. 
A lei, mesmo sendo criada em 24 de Maio, só foi publicada em 19 de Agosto de 1978, por isso a escolha desta data para homenagear os artistas do teatro, que estão intimamente ligados aos profissionais dos espetáculos de entretenimento. 

Frases para o Dia do Artista de Teatro

"É o artista de teatro que tem o papel de fazer com que a plateia alem de se divertir, consiga refletir sobre a peça da melhor maneira possível".
"A magia teatral não deve ser valorizada somente hoje, mas todos os dias de nossa vida, pois através delas podemos viver em outros mundos, conhecer melhor o ser humano".
"Hoje é dia de dar parabéns a você que fomenta o teatro, mas principalmente àqueles que fazem o teatro mais vivo a cada dia!"
"Artista de teatro é aquele que cria, que dirige, que escreve o roteiro, que monta a iluminação, que pensa na trilha sonora, enfim, são todos os seres iluminados que fazem o espetáculo acontecer".

Volta Redonda, 19 de Agosto de 2015. O DIA HOJE - Dia Mundial da Fotografia!

 
<<>>

 


À medida que começamos a nos envolver com fotografia, em certo momento, somos tocados em nossa sensibilidade particular. Passamos então a construir uma forma pessoal de apreender o mundo. O sentido da visão passa a ser exercido com certas peculiaridades de aguçamento em nossa rotina. Começamos a olhar mais devagar para o mundo, e a ver o que antes não passava de uma mera sensação, não capturada por nossa atenção. Tornamo-nos uma antena móvel de percepção de instantes. Instantes estes, que sempre aconteciam ao nosso redor, eram inclusive olhados por nós, mas nem sempre eram vistos.

(Obiviousmag)
==================================================
Volta Redonda, 19 de Agosto de 2015. Estação: Primavera. Dia seco, cuidado com as queimadas!

Quarta-feira.

Dia Mundial da Fotografia
Esta data é celebrada com muito entusiasmo em todos os cantos do planeta.

A fotografia é uma das invenções mais extraordinárias e que revolucionou toda a sociedade, desde a sua cultura, economia, arte e etc.

Normalmente, durante este dia, acontecem palestras, workshops e demais atividades relacionadas à fotografia.

As fotografias podem ser utilizadas para informar, recordar ou como uma expressão artística.

Sejam fotógrafos profissionais ou amadores, no Dia Mundial do Fotografo todos os amantes de fotografia comemoram a data fazendo muitas fotos.

Os brasileiros ainda comemoram o dia 8 de Janeiro como o Dia Nacional da Fotografia, também conhecido como o “Dia do Fotografo”.
Origem

O Dia Internacional da Fotografia é celebrado em 19 de agosto por ser esta a data em que, em 1839, foi anunciado, pela Academia Francesa de Ciências, pela primeira vez, a invenção que ia revolucionar os anos seguintes: o daguerreótipo.

Este aparelho foi desenvolvido pelo francês Louis Daguerre, em 1837, graças aos estudos de Joseph Niépce, que havia criado a héliographie alguns anos antes.

Em 1839 também foi inventado o calótipo, um outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot. Por causa dessas incríveis invenções, 1839 se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia.

(calendarr)

terça-feira, 18 de agosto de 2015

A Música do Dia - 18/08/2015 - Liberação da pílula anticoncepcional


A música de hoje é o maior clássico sobre pílula anticoncepcional, uma música que foi proibida durante o regime militar

Hoje é normal uma mulher tomar pílula para evitar a gravidez. O método é usado por mais de 100 milhões de mulheres em todo o mundo. Mas, quando surgiu, representou uma verdadeira revolução social. No dia 18 de agosto de 1960, ela foi liberada nos Estados Unidos. Para se ter uma ideia do impacto que o novo medicamento teve na nossa sociedade, a música do dia, "Pare de Tomar a Pílula", de Odair José, foi proibida durante a ditadura militar no Brasil.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

WhatsApp não é pirata, diz especialista em direito digital

WhatsApp não é pirata, diz especialista em direito digital

Recentemente, o presidente da Telefônica no Brasil, Amos Genish, fez uma série de declarações questionando a legalidade do WhatsApp. Para ele, o aplicativo "trabalha contra as leis brasileiras" e é "pirataria pura".
No entanto, segundo Gisele Arantes, advogada especialista em direito digital, o funcionamento do aplicativo não infringe a lei de nenhuma forma. Ela considera que Genish foi "muito infeliz em sua declaração", e acredita que a fala do presidente da Telefônica se insere no contexto maior de uma "guerra desnecessária" das operadoras contra aplicativos que utilizam sua infraestrutura.

Para Gisele, nem mesmo o serviço de ligações do WhatsApp representa infrações à Lei. Se esse fosse o caso, diz ela, "o Skype já precisava ter sido punido há muito tempo". O Skype oferece um serviço de ligações semelhante ao do WhatsApp desde 2006, embora seja mais voltado para computadores e notebooks.

Impostos e regulamentação

Com relação aos impostos, Gisele entende que, independente da atual situação tributária do aplicativo no Brasil, qualquer problema com o WhatsApp precisaria ser resolvido também para todos os outros aplicativos que atuam no país, o que geraria uma situação bastante complicada.

Além disso, segundo ela, tributar o aplicativo seria como "tributar o uso da internet", o que lhe parece problemático de uma perspectiva legislativa. Sobre a questão da regulamentação do serviço, Gisele afirma que, de fato, a Anatel não regula serviços de VOIP (Voice over IP, ligações pela internet). No entanto, novamente, caso alguma medida fosse tomada com relação ao WhatsApp, ela precisaria se estender sobre todos os aplicativos semelhantes em funcionamento no Brasil.

Taxação

Se o WhatsApp usa uma infraestrutura construída pelas empresas de telecomunicação, não seria o caso do aplicativo pagar uma taxa pelo uso dela? Segundo Gisele, não. Para ela, tanto quanto o WhatsApp precisa da infraestrutura das operadoras de telecomunicações, elas também precisam do aplicativo para vender seus pacotes.

Um plano de serviços que exclua o uso do aplicativo, por exemplo, dificilmente seria um sucesso comercial para as operadoras. É esse viés que a TIM explora, por exemplo, ao oferecer aos seus clientes um plano que dá acesso a uma franquia mensal de dados e o uso ilimitado do WhatsApp (independente da franquia).

Para Gisele, o pacote oferecido pela TIM não fere o Marco Civil, já que a principal determinação da lei é que o "serviço oferecido não pode causar danos ao usuário". Como o uso ilimitado do aplicativo é oferecido além da franquia contratada, Gisele entende que o pacote não fere a legislação.

Netflix

Gisele considera que boa parte da discussão sobre a legalidade do WhatsApp vale também para o caso de serviços de streaming, como a Netflix. A Netflix recentemente rebateu as acusações das operadoras declarando que paga todos os seus impostos.

Por mais que o Netflix prejudique os serviços de TV por assinatura, por outro lado ele também oferece um motivo para que os usuários das empresas melhores seus planos de internet. "Você não vai conseguir usar bem a Netflix com uma conexão de 1Mbps, então você melhora o seu plano, e as teles [operadoras de telecomunicação] acabam ganhando por aí também".

Volta Redonda, 18 de Agosto de 2015. O DIA HOJE - Dia do Estagiário.

<<>>

Quem "persegue" a oportunidade, realiza-a.

(Adriano Martins - 2015)
==================================================
Volta Redonda, 18 de Agosto de 2015. Estação: Inverno. Dia seco. Cuidado com as queimadas!

Terça-feira.

Dia da Siderurgia
comemorado no Estado brasileiro de Minas Gerais, conforme Decreto Nº 7.766 de 18 de agosto de 1964, para marcar a data daquela que é tida como a 1ª "corrida de ferro-gusa" de alto forno no Brasil, e que foi promovida pelo intendente Câmara [Manuel da Câmara Ferreira Bethencourt e Sá] no Morro do Pilar em 18 de agosto de 1814, com a autorização do então Príncipe Regente luso-brasileiro, João VI, depois da transferência da corte portuguesa de Lisboa para o Rio de Janeiro, muito embora em 1812, o barão de Eschwege já obtivesse ferro líquido em sua fábrica na cidade brasileira de Congonhas-MG, durante o período final de uma época em que à fabricação do ferro tinha especial significado político até mesmo sendo transformada num dos ideais de emancipação dos inconfidentes mineiros, visto que a rainha portuguesa, Dona Maria I, havia proibido o funcionamento de fábricas no Brasil em 1785.

Dia do estagiário
comemorado por brasileiros desde 2003, quando foi instituído pelo IEL [Instituto Euvaldo Lodi] da Bahia em conjunto com o Fórum de Estágio da Bahia, para marcar a data da assinatura do Decreto Nº 87.497 de 18 de agosto de 1982, regulamentando a Lei Nº 6.494 de 7 de dezembro de 1977, que então dispunha sobre o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior e de 2º grau regular e supletivo no Brasil.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

A Música do Dia - 17/08/2015 - Hoje é aniversário de João Donato

A Música do Dia - 17/08/2015 - Hoje é aniversário de João Donato

O acreano misturava jazz e música latina com maestria. Você vai ouvir um de seus clássicos

O dia 17 de agosto é aniversário de João Donato, músico que misturava jazz e música latina com maestria. Depois de uma temporada de sucesso nos Estados Unidos, que durou 13 anos, ele voltou ao Brasil e seguiu carreira ao lado de grandes nomes da nossa música, como Gal Costa e Gilberto Gil.

A Música do Dia é "Bananeira", um de seus clássicos.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Volta Redonda, 17 de Agosto de 2015. O DIA HOJE - Dia do Patrimônio Publico!

<<>>

Patrimônio Histórico é um bem que possui um valor muito grande para a sociedade.

(Adriano Martins - 2015)
===================================================
Volta Redonda, 17 de Agosto de 2015. Estação: Inverno. Dia bom!

Segunda-feira.

Hoje comemoramos o dia do Patrimônio Histórico!
Como exemplo, temos o obelisco, em Volta Redonda, que se encontra ao fundo da Praça Brasil, que tem como entorno a Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (U.F.F.), o Clube Umuarama e a própria praça, arborizada, com bancos e canteiros, tendo à frente, um coreto. Em frente à praça, do outro lado da Rua 43, há um chafariz com pequeno lago avistando-se neste direção o Edifício Central da Companhia Siderúrgica Nacional-CSN. O atrativo foi criado com a finalidade não apenas de homenagem o criador de Volta Redonda, Getúlio Vargas, o escultor incumbido de realizar a obra. O artista apresentou quatro planos de projetos de construção do grande monumento, à altura da projeção de Volta Redonda, em 29 de dezembro de 1953. A pedra fundamental foi lançada a 21 de fevereiro de 1954, quando da inauguração do 2 alto forno, com a presença do Presidente Getúlio Vargas, que foi encaminhado ao local onde seria erguido o monumento. O monumento possui um obelisco que pesa mais de 900 toneladas de granito, com 27 metros de altura, em formato quadrangular, possuindo em sua base, bem mais larga que o seu ápice, superfície esculpida em baixo relevo com representação de momentos da siderurgia. Ao seu redor um lago artificial, que ostenta, em primeiro plano, a estátua em bronze de Getúlio Vargas, em pé, mão esquerda ao bolso e a direita na posição de segurar o charuto. Ladeando-o, duas belíssimas figuras de mulheres nuas, simbolizando a indústria e a agricultura. Por fim, no outro lado, fechando o círculo, o operário siderúrgico com a indumentária característica dos Soldados de Aço, todos em bronze. O obelisco, como a Praça Brasil, encontram-se tombados pelo Patrimônio Histórico do município.
As ações com o intuito de preservar o patrimônio histórico tiverem início no século XIX e ganharam destaque logo após o término das guerras mundiais, devido à necessidade de restauração dos monumentos que eram destruídos nos confrontos. 

#vr.com.br

domingo, 16 de agosto de 2015

Microsoft poderá bloquear hardware e software piratas

A Microsoft incluiu uma cláusula nos termos de utilização do
Windows que indicam que a empresa pode impedir que os usuários utilizem softwares piratas e hardwares. Os termos se aplicam a serviços que precisam de uma conta cadastrada como o Xbox Live, o Office 365, Skype, Outlook.com, onedrive, Bing e MSN.

Os termos cobrem qualquer software conectado a uma conta da Microsoft, o que significa que a maior parte dos usuários do Windows 10 será afetada pela alteração. Não é possível instalar o sistema sem se registrar com uma conta Microsoft.

Nas regras ainda fica uma cláusula que explica que a empresa se reserva no direito de bloquear o acesso a determinados programas e solicitar a atualização de algumas ferramentas. "Podemos verificar automaticamente a sua versão do software e solicitar o download de atualizações ou alterações de configuração, incluindo aqueles que impedem você de acessar serviços, jogos falsificados, ou dispositivos de hardware não autorizado. Você também pode ser obrigado a atualizar o software para continuar a usar os serviços".

A Microsoft afirmou ainda que poderá mudar os termos a qualquer momento, mas se compromete a notificar os usuários quando houver alterações.

 (Olhar Digital)

Volta Redonda, 16 de Agosto de 2015. O DIA HOJE - Dia do Filósofo!

<<>>

Ótimo domingo a todos. O dia promete!

(Adriano Martins - 2015)
==================================================
Volta Redonda, 16 de Agosto de 2015. Estação: Inverno. Dia seco.

Domingo.

Dia do Filósofo
A data homenageia o profissional dedicado aos estudos da filosofia, ou seja, temas relacionados à existência humana, da natureza, do Universo, dos valores éticos e morais e as suas transformações, da política, da religião, entre outros assuntos inerentes ao pensamento filosófico.

Os filósofos utilizam, como ferramentas para embasar e expressar as suas ideias, argumentações lógicas e análises conceituais.

Entre os principais nomes da filosofia, destacam-se Aristóteles, Platão e Sócrates, este último consagrado por muitos autores como o "pai da filosofia ocidental".

O Dia Mundial da Filosofia foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, e é comemorado anualmente na terceira quinta-feira de Novembro.
Mensagem para o Dia do Filósofo

"Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir".

"O filósofo é o homem de amanha, aquele que recusa o ideal do dia, aquele que cultiva a utopia" (Friedrich Nietzsche)

"O truque da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda" (Bertrand Russell)