Rádio Acesa FM VR: 2017-03-05

sexta-feira, 10 de março de 2017

Rádio Acesa Fm é destaque na cobertura do dia de homenagem às mulheres no bairro Açude

O bairro Açude vem se destacando por iniciativas, ímpar, de seu grupo de trabalho no Fórum de Desenvolvimento (grupo formado por uma comissão gestora que desenvolve trabalhos em prol da população), tendo em vista os trabalhos realizados de ouvidoria e debates com as autoridades, na própria localidade. Além de fazer os moradores conhecedores dos assuntos de interesses da própria população é notório que o desenvolvimento dos trabalhos, junto dos moradores, vem tendo um efeito positivo no que tange conquistas e realizações.

Na última segunda-feira (8), foi o dia Internacional da Mulher e o Fórum de Desenvolvimento Bairro Açude realizou uma noite de homenagens e muita festa às mulheres – um momento histórico para cada mulher participante que há tanto tempo não recebia um evento desta natureza.


Olhando para os acontecimentos importantes que o Fórum vem realizando, a Rádio Acesa FM propôs fazer o seu trabalho social, fez a cobertura ao vivo. Na liderança dos trabalhos da rádio, o radialista Adriano Martins junto da sua equipe, realizou um grande trabalho. A transmissão ao vivo foi feito pelo o radialista Moisés Eduardo (com mais de duas décadas de experiência),  junto do menino promissor, Wellington Machado e o experiente em trabalhos comunitários no rádio, o radialista Paulo Ferreira  fazendo a parte do estúdio (técnica), afinando a transmissão com entrevistas e interagindo com os radiouvintes, registrando tudo o que aconteceu, entrevistando a secretária  de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares que destacou a importância do esporte na vida da mulher, a secretária de Cultura, Márcia Teodoro Fernandes, Política Pública para Mulheres, Dayse Marques Penna, Smel, representada por Patrícia, e a vereadora Rosana Bergone.

Rádio Acesa FM 2017
Adriano Martins dando entrevista ao repórter Moisés Eduardo
Cada representante deixou uma mensagem às mulheres presentes, abordando da importância do dia na vida de cada uma.

Datas comemorativas - Dia da criação do telefone - Sexta-feira, 10 de Março de 2017

Invenção do telefone

O primeiro brasileiro que usou um telefone foi Dom Pedro II, na época, imperador do Brasil

wikipedia.org
Graham Bell
Primeiro aparelho de telefone
Hoje é aniversário do telefone. Por acidente, ao fazer um teste, Graham Bell conseguiu falar no aparelho. A patente foi dada no dia 7 de março e expôs o primeiro aparelho de telefone em junho na Filadélfia. O imperador do Brasil Dom Pedro II estava na exposição e foi o primeiro brasileiro a falar no telefone e dizer “Meu deus, isto fala!”. Depois disso, encomendou 100 aparelhos ao Brasil. Em 9 de outubro ocorreu a primeira conversa por telefone em duas cidades diferentes, entre Boston e Cambridge, nos EUA. A coisa avançou tanto que hoje temos os smartphones, que servem pra tanta coisa, até pra conversar.

quinta-feira, 9 de março de 2017

Segue o processo contra Bolsonaro por incitação ao crime de estrupo

Radio Acesa FM
Foto: reprodução
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na última terça-feira (7) manter a tramitação do processo no qual o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) é acusado de incitação ao crime de estupro. Por unanimidade, o colegiado negou recurso protocolado pela defesa do parlamentar, que alegou falhas na decisão que o tornou réu.
Em junho do ano passado, o STF aceitou uma queixa-crime apresentada pela deputada Maria do Rosário (PT-RS), que o acusou de incitação ao crime de estupro e injúria.

No dia 9 de dezembro de 2014, em discurso no plenário da Câmara, Bolsonaro disse que só não estupraria a deputada Maria do Rosário porque ela não merecia. No dia seguinte, o parlamentar repetiu a declaração em entrevista ao jornal Zero Hora.

Ao julgar o caso, a Primeira Turma entendeu que a manifestação de Bolsonaro teve potencial de incitar homens a prática de crimes conta as mulheres em geral. No entendimento do ministro, o emprego do termo “merece” pelo deputado, confere ao crime de estupro “um prêmio, favor ou uma benesse”, que dependem da vontade do homem.

Defesa
Durante o julgamento, a defesa de Bolsonaro alegou que o parlamentar não incitou a prática do estupro, mas apenas reagiu a ofensas proferidas pela deputada contra as Forças Armadas eme uma cerimônia em homenagem aos direitos humanos.
Para os advogados, o embate entre Maria do Rosário e Bolsonaro ocorreu dentro do Congresso e deve ser protegido pela regra constitucional da imunidade parlamentar, que impede a imputação criminal quanto às suas declarações.

Fórum de Desenvolvimento Açude faz homenagem no dia Mundial da Mulher


Foto: Welligton Machado/Rádio Acesa FM
Foto: Welligton Machado/Rádio Acesa FM

Uma grande festa foi realizada nesta quarta-feira (8), em homenagem ao dia internacional da mulher no Fórum de Desenvolvimento Bairro Açude – o evento foi elaborado pela a equipe gestora, com apoio de comerciantes, amigos do bairro e realizado no Salão Moni Festas, localizado no bairro Açude II.

A noite foi especial às mulheres e, esteve presente as secretárias: Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, Cultura, Márcia Teodoro Fernandes, Política Pública para Mulheres, Dayse Marques Penna, Smel, representada por Patrícia, e a vereadora Rosana Bergone. Cada representante deixou uma mensagem às mulheres presentes, abordando da importância do dia na vida de cada uma.

Foto: Welligton Machado/Rádio Acesa FM
Foto: Welligton Machado/Rádio Acesa FM
Entre as personalidades que também estiveram presente, a Professora e ex-diretora da Escola Municipal Mário Villani, do Bairro Açude, Arminda, Dona Júlia da Igreja católica, Sandra do conselho distrital, Dona Terezinha, mulheres de projetos comunitários e disseram da alegria no momento tão oportuno às mulheres; "que ainda sofrem com preconceitos, desrespeitos aos seus direitos e o índice alto da violência contra nós", afirmou Dona Terezinha.

Visando homenagear as guerreiras, considerando as suas lutas
do dia a dia, a criação de filhos, como esposa e mais do que tudo, uma cidadã, o momento especial ficou por conta da valorização e o reconhecimento de cada uma. Cada trabalho envolvido, a participação das mulheres que amam doar o seu tempo em beneficio do bem de todas, como a colaboração da Dona Suéria, Maria do Batismo, Dilza, Rose, Cida, Daíra, Adenise; que são mulheres que dedicam o seu trabalho por um mundo melhor.

Aproximadamente 180 pessoas estiveram presentes na grande noite festiva, segundo informou a organização do evento. Para a alegria das mulheres presentes, foram distribuídos flores e o certificado de presença, citação de versos, sorteio de corte de cabelo, hidratação e distribuição de bolo – foi uma noite jamais vivida em mais de 30 anos, afirmou Mara Lúcia, moradora do bairro. “A gente precisa sempre destes eventos aqui na nossa comunidade”, concluiu.

Foto: Welligton Machado/Rádio Acesa FM
Foto: Welligton Machado/Rádio Acesa FM
A comissão gestora confirmou que a agenda para as próximas semanas já está pronta e terá a presença de mais autoridades para dialogar com os moradores e discutir formas de trabalho para melhorias em todo o bairro. “Visamos atender as necessidades e reivindicações, as sugestões de cada morador nesta nova proposta de gestão, na cidade de Volta Redonda, buscar soluções imediatas e de longo prazo”, disse um dos integrantes da comissão gestora. Para a comissão, o Fórum continua a todo vapor e a busca da aproximação das autoridades constituídas, é a prioridade em todos os encontros do grupo.

O próximo evento está marcado para a próxima segunda-feira (13), onde haverá uma audiência com a secretária de Saúde, Márcia Cury, Vice-prefeito, Maycon Abrantes e o prefeito, Samuca Silva.

Rodrigo Maia disse que Justiça do Trabalho ‘não deveria existir’


Foto: reprodução

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu fortemente a mudança da legislação trabalhista nesta quarta-feira, 8, e, ao reclamar do excesso de regras para a relação entre patrão e empregado, sugeriu que a Justiça do Trabalho “não deveria nem existir”. Contrariado com a proposta de reforma considerada “tímida” produzida pelo governo, Maia disse que a Câmara deve dar “um passo além” e até desagradar ao presidente Michel Temer. 
 
“Apesar de o governo tentar nos convencer que devemos votar o texto que veio, eu acho que não. Acho que há temas em que precisamos avançar, como o trabalho intermitente e outras questões”, disse Maia em evento na capital federal. “Acho que há um consenso da sociedade que esse processo de proteção (do trabalhador) na verdade gerou desemprego, insegurança e dificuldades para os empregos brasileiros. Então nós precisamos ter a coragem de dizer isso”, disse Maia. 

Além das regras, Maia também disparou contra a Justiça trabalhista. “Juízes tomando decisões das mais irresponsáveis quebraram o sistema de bar, restaurantes e hotel no Rio de Janeiro. O setor de serviço e de alimentação quebrou pela irresponsabilidade da Justiça do Trabalho no Rio”, disse. Por isso, destacou, foi preciso regulamentar temas curiosos como a gorjeta.

Certo de que a Câmara deverá adicionar itens à proposta de reforma trabalhista, Maia já diz que a Casa vai “desagradar” ao presidente Michel Temer. “Infelizmente, o presidente Michel não vai gostar, mas acho que a Câmara precisa dar um passo além daquilo que está colocado no texto do governo”.
Ainda sobre a agenda reformista, Maia disse a reforma da Previdência não tem temas polêmicos. 

“Não são temas polêmicos. A aposentadoria rural não tem nada de polêmico”, disse, ao defender a separação dos benefícios de prestação continuada do pagamento das aposentadorias rurais. Sobre a regra de transição do atual sistema para o novo proposto, o deputado fluminense disse que “qualquer ponto de corte é polêmico” porque sempre quem estiver próximo, mas fora da transição reclamará.

quarta-feira, 8 de março de 2017

Banda Larga registra 134,70 mil novos clientes em janeiro deste ano

A Agência Nacional de Telecomunicações informa, nesta segunda-feira (6/3), que a Banda Larga Fixa recebeu 134,70 mil novos assinantes em janeiro deste ano no país, aumento de 0,51% se comparado ao mês anterior.  O número de usuários do serviço ficou em 26,76 milhões. No entanto, nos últimos doze meses, entraram 1,27 milhões de novos clientes (+ 4,96%).

A TIM (Telecom Italia) liderou o crescimento do setor em janeiro de 2017 em comparação com dezembro de 2016, aumento de  1,88%, enquanto Claro (América Móvil) e Oi apresentaram 0,23% e 0,11%. No entanto, a Vivo (Telefônica) registrou queda de 0,06%. Em comparação com janeiro de 2016, a TIM apresentou o maior crescimento 27,36%, entrada de 71.249 clientes. As outras três maiores do setor Claro, Vivo e Oi apresentaram crescimento de 3,48%, 2,31% e 0,71% respectivamente.

Em janeiro, os maiores crescimentos percentuais foram registrados nos estados da Paraíba (+3,21%), do Rio Grande do Sul (+2,55%), Rio Grande do Norte (+2,16%) e Distrito Federal (+2,24%). As maiores quedas foram observadas no Amapá (-7,16%), no Mato Grosso (-2,80%), no Maranhão (-1,28%) e em Pernambuco (-1,03%). Os cinco estados com os maiores números de usuários apresentaram crescimento no mês: São Paulo (+0,45%), Rio de Janeiro (+0,23%), Minas Gerais (0,78%), Paraná (0,37%) e Rio Grande do Sul (2,55%).

Nos últimos doze meses, estes cinco últimos estados também apresentaram crescimento: São Paulo (+3,35%), Rio de Janeiro (+4,46%), Minas Gerais (+8,74%), Paraná (+3,33%) e Rio Grande do Sul (+7,78%).  Mas, os maiores crescimento foram registrados no Amapá (+13,62%), Maranhão (10,73%), Rondônia (10,37%), Sergipe (10,21%) e Piauí (9,13%).

Datas comemorativas - Dia Internacional da Mulher - Quarta-feira, 8 de março de 2017

Dia Internacional da Mulher

Uma data cada vez mais lembrada e celebrada
Câmara dos Deputados - Fotolia - © WavebreakmediaMicro
Direitos Humanos e Minorias - mulheres - Dia Internacional da Mulher
8 de março - Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher surgiu de uma manifestação de mulheres russas por melhores condições de trabalho e contra a entrada da Rússia na Primeira Guerra. Mas a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. No ocidente a data foi esquecida e recuperada pelo