Rádio Acesa FM VR: 2015-07-12

sexta-feira, 17 de julho de 2015

História Hoje: Brasil conquistava o tetracampeonato no futebol há 21 anos

História Hoje: Brasil conquistava o tetracampeonato no futebol há 21 anos

Apresentação Carmen Lúcia

Há vinte e um anos o Brasil conquistava o tetracampeonato mundial de futebol nos Estados Unidos, ao vencer a Itália na partida final.

A Seleção Brasileira apresentou um futebol de grande eficiência, sob o comando do técnico Carlos Alberto Parreira.

No primeiro jogo da Copa do Mundo de 1994 o Brasil venceu a Rússia por dois a zero, em seguida derrotou a República de Camarões por três a zero e empatou em um a um com a Suécia.Nas oitavas de final derrotou os Estados Unidos por 1 a 0; nas quartas de final eliminou a Holanda por 3 a 2, e na semifinal venceu a Suécia em 1 a 0.

Na final, o Brasil enfrentou sua grande rival, Itália, também tri campeã do mundo. O jogo terminou empatado em zero a zero nos 90 minutos do tempo normal e na prorrogação.

A torcida brasileira ficou com os nervos a flor da pele com a cobrança dos pênaltis. O Brasil marcava um gol e a Itália descontava até que o jogador italiano Roberto Baggio perdeu o pênalti dando a vitória à seleção canarinho por três a dois.

A final entre Brasil e Itália entrou para a história por dois motivos: primeiro, pelo fato de juntar frente a frente duas das três únicas seleções que haviam conquistado três edições de Copa do Mundo, portanto, uma delas acabaria se sagrando tetracampeã, ultrapassando as rivais.

Segundo, porque foi a primeira vez em que a final de uma Copa do Mundo foi decidida na cobrança de tiros livres na marca de pênalti.

O jogador Romário foi maior destaque da Copa dos Estados Unidos. Marcou cinco gols e acabou confirmando a sua espetacular fase vivida então no Barcelona, fazendo por merecer a escolha da FIFA como melhor jogador da Copa de 1994.

Ainda em campo, festejando a conquista histórica, a Seleção Brasileira decidiu homenagear o piloto brasileiro de Fórmula 1, Ayrton Senna, que morrera cerca de dois meses antes em um acidente no GP de Ímola, em San Marino, na Itália.

A homenagem veio estampada no cartaz que dizia: "Senna, Aceleramos Juntos. O Tetra é Nosso".

A Música do Dia - 17/07/2015 - Ronnie Von completa hoje 71 anos

A Música do Dia - 17/07/2015 - Ronnie Von completa hoje 71 anos

Ronaldo Lindenberg Von Schilgen Cintra Nogueira, mais

conhecido como Ronnie Von, nasceu no dia 17 de julho de 1944. Ficou famoso por interpretar clássicos como "A praça", de Carlos Imperial, e "Meu Bem", uma versão de uma canção dos Beatles. Mas ele é autor de discos célebres da psicodelia, sendo apontado como um dos artistas mais influentes desse universo tão diferente da Jovem Guarda. No fim da década de 60, Ronnie Von gravou três discos que são considerados relíquias da música psicodélica, e a música de hoje é "De como meu herói Flash Gordon irá levar-me de volta a Alfa do Centauro, meu verdadeiro lar", do disco "A misteriosa luta do Reino de Parassempre contra o Império de Nuncamais".
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Volta Redonda, 17 de Julho de 2015. O DIA HOJE - Aniversário da Cidade de Volta Redonda!

<<>>

Parabéns a Cidade em que nasci, Volta Redonda, 61 anos de emancipação. Terra de sonhos, de lutas e glórias! Assim sobrevivo.

(Adriano Martins - 2015)
====================================================
Volta Redonda, 17 de Julho de 2015. Estação: Inverno. Dia bom!

Sexta-feira.

Dia de Proteção às Florestas

Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação das florestas, lar de inúmeras espécies de animais e plantas, para a qualidade de vida da humanidade.

O Brasil abriga uma das mais importantes florestas do mundo: a Floresta Amazônica, conhecida como o “pulmão do mundo”.

Na cultura popular brasileira, a proteção das florestas é personificada na figura mística do Curupira, um espírito mágico que habita as florestas e ajuda a protegê-la da invasão e ataque de pessoas má intencionadas.

Organizações não-governamentais e entidades, como o Greenpeace, por exemplo, aproveitam esta data para realizar ações práticas que possam mostrar para a população os perigos que aguardam a humanidade caso não seja feito algo para proteger as florestas.
Ações para ajudar a proteger as florestas

Conheça algumas ações simples que podem ajudar cada indivíduo a colaborar para a proteção das florestas e do meio ambiente:

    Usar produtos feitos com madeiras de reflorestamento, normalmente identificadas com um selo ou certificado;
    Não colocar fogo em matas;
    Não jogar lixo no meio ambiente;
    Dar sempre prioridade aos papéis recicláveis;
    Não jogar cigarros ou objetos em combustão em florestas, por exemplo.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Pai de Ken humano morre em hospital seis dias após ser atropelado em MG

Célio Antônio Borges foi atingido por um veículo enquanto trabalhava.

Ele estava internado na UTI em Uberaba; suspeito do acidente está solto.Célio Antônio Borges, de 52 anos, pai do modelo conhecido como Ken humano, morreu  na madrugada desta quinta-feira (16). Ele estava internado desde sexta-feira (10) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), que confirmou o falecimento por volta das 3h. As causas da morte ainda não foram divulgadas.

O pai do modelo, que era jardineiro, foi internado em estado grave após ser  atropelado por um veículo enquanto trabalhava na porta de uma casa em Araxá. A morte foi anunciada pouco mais de um mês depois do falecimento do filho Celso Santebañes, registrado no dia 4 de junho, que lutava contra o câncer. Segundo a família, o velório e enterro acontecerão em Ibiá, no Alto Paranaíba, onde vive a família de Célio.

 

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - 16/07/2015


16 de julho - Dia do Comerciante

16 de julho - Dia do Comerciante



Dia do ComercianteQuem nunca fez coisas para vender?

 A Tina, por exemplo, numa atitude ecológica, recolhe as latinhas e garrafas da escola e vende para cooperativas que reciclam lixo! A Nina faz bijuteria e vende para as amigas na escola. No fim todos nós temos algo de comerciante!
 
 Esta é uma das profissões mais antigas da humanidade. No início, quando ainda não havia moedas, os comerciantes utilizavam
o sistema de troca. Trocavam tecidos por alimentos, metais por sapatos e assim sucessivamente.


Quando as cidades começaram a crescer, as moedas surgiram e o comercio também floresceu. Além de estabelecimentos fixos, havia grandes feiras onde comerciantes de várias regiões se encontravam para comprar novos produtos e vender os que traziam. Era uma grande troca de mercadorias!

 Atualmente, temos todo o tipo de comércio, desde lojas especializadas e um só produto até magazines e supermercados que vendem de tudo! O comércio é uma atividade muito importante, gerando milhares, ou melhor, milhões de empregos em mundo todo!

Volta Redonda, 16 de Julho de 2015. O DIA HOJE - Dia do Comerciante!

<<>>

“Quando vendemos nossa mercadoria, fazemos mais do que trocar ideias ou diminuir barreiras… Nós criamos desenvolvimento e buscamos novas amizades! O comércio é um grande impulsionador da sociedade, sem dúvida! Feliz dia do comerciante!”.

(Adriano Martins - 2015)
====================================================
Volta Redonda, 16 de Julho de 2015. Estação: Inverno. Dia bom!

Quinta-feira.

O Dia do Comerciante.
Esta data é destinada a homenagear todos os profissionais que trabalham na área do comércio, ou seja, na venda de produtos e serviços.

Considerado um dos trabalhos mais antigos do mundo, o comércio é uma atividade extremamente importante para o desenvolvimento econômico do país.

O comércio nacional também é homenageado em outra data importante no Brasil, em 30 de Outubro se comemora o Dia do Comerciário.

Origem do Dia do Comerciante
O Dia do Comerciante surgiu a partir da criação da Lei nº 2.048, de 26 de Outubro de 1953, que homenageia o nascimento de José Maria da Silva Lisboa, mais conhecido por Visconde de Cairu, o Patrono do Comércio Brasileiro.

O Visconde de Cairu foi o responsável pela criação das primeiras leis que beneficiariam o comércio brasileiro, que antes era totalmente dependente de Portugal.

Uma das suas principais ações foi aconselhar o rei português D. João VI a assinatura da Carta Régia de 28 de Janeiro de 1808, abrindo os portos brasileiros ao comércio exterior.
Homenagem ao Dia do Comerciante

“Coragem, empreendedorismo, criatividade e inovação são algumas das qualidades que formam o profissional que enfrenta uma das classes mais competitivas, enfrentando as inúmeras exigências do consumidor cotidianamente. Parabéns pelo seu dia!”

quarta-feira, 15 de julho de 2015

A Música do Dia - 15/07/2015 - Dia Internacional do Homem

A Música do Dia - 15/07/2015 - Dia Internacional do Homem

8 de março é o Dia Internacional da Mulher... Você sabia que hoje, 15 de julho, é o Dia Internacional do Homem? Agora, sim, direitos iguais!

As mulheres tem o 8 de março. Os homens tem o 15 de julho. Mas o Dia Internacional da Mulher é amplamente divulgado. Por que o Dia Internacional do Homem não é? Vai-se entender... A mulher se aposenta antes. A mulher vive mais. A legislação beneficia a mulher em vários itens. A mulher, sabe-se, é decisiva nas compras mais importantes da família, seja imóvel ou carro, quando quem paga a conta é o... Sim, o homem é o verdadeiro oprimido.

A Música do Dia é Homem com H, com Ney Matogrosso.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

SERVIDORES INSS DE VOLTA REDONDA ADEREM A GREVE

VOLTA REDONDA

Decretada na última quinta-feira (09), a greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) atingiu parcialmente a agência do município. A informação é de que a unidade está fazendo somente os atendimentos agendados. Já os não agendados não estão sendo realizados. Alguns segurados garantem que, segundo foi informado pela central 135, a agência local não está em greve, mas conforme os próprios servidores, a paralisação parcial chegou a unidade.

DECRETADO A PRISÃO DE TAXISTA QUE TERIA MATADO EX-MULHER!

O delegado titular da 93ª DP (Volta Redonda), Luís Maurício
Armond, disse ontem (14) que a Justiça decretou a prisão preventiva do taxista Roberto Regazi Pitassi, de 56 anos. Ele é suspeito de assassinar, na sexta-feira passada, sua ex-companheira Valéria Pinto, de 40 anos, e de tentar matar seu enteado, de 15 anos. O crime foi praticado perto da casa das vítimas, na Estrada da Mantiqueira, no Retiro.

O taxista continua internado em um hospital de Volta Redonda. É que, após balear as vítimas, ele tentou se matar e atirou no próprio pescoço. Pitassi está sob escolta da Polícia Militar.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA - QUARTA-FEIRA 15/07/2015


Dia Nacional dos Clubes

Dia Nacional dos Clubes

O Dia Nacional dos Clubes é comemorado anualmente em 15 de julho, no Brasil.


Esta data celebra a organização de todos os tipos de grupos de indivíduos, livremente associados, que se reúnem em prol de um objetivo ou desejo em comum.

Os clubes, do inglês club, são espaços para o desenvolvimento de ideias, debates políticos ou culturais e até mesmo para diversão, como a realização de atividades esportivas.
Normalmente, um clube se configura quando há a reunião de mais de três indivíduos.

No Brasil, os clubes esportivos são os mais comuns, nomeadamente os direcionados ao futebol.  Inclusive, existe uma data comemorativa destinada exclusivamente para os clubes esportivos.

O Dia Nacional do Clube Esportivo é comemorado em 9 de novembro, de acordo com a decisão da lei nº 12.333, de 15 de setembro de 2010.

Esta data foi escolhida por marcar a fundação Confederação Brasileira de Clubes, CBC, em 9 de novembro de 1990.
No entanto, existem infinidades de possibilidades de clubes, além dos esportivos, como clubes de dança, clubes do livro, clubes de cinéfilos e etc.

Volta Redonda, 15 de Julho de 2015. O DIA HOJE - Dia do Homem!

<<>>

“Um verdadeiro homem é aquele que sabe reconhecer e compartilhar os seus sentimentos, chorar, agradecer, amar e, principalmente, respeitar o próximo! Feliz Dia do Homem!”

(Adriano Martins - 2015)
====================================================
Volta Redonda, 15 de Julho de 2015. Estação: Inverno. Dia bom!

Quarta-feira.

O Dia do Homem é comemorado anualmente em 15 de julho no Brasil.

Esta data foi inspirada no Dia Internacional do Homem, e tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre os cuidados que devem tomar com sua saúde.
Dia Internacional do Homem

O Dia Internacional do Homem é celebrado em vários outros países no dia 19 de novembro, data conhecida por International Men's Day.

O Dia do Homem começou a ser comemorado em 1999, em Trinidad e Tobago, pelo Dr. Jerome Teelucksingh, que com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), criou a data com o intuito de conscientizar as pessoas sobre os cuidados da saúde e igualdade de gênero masculino.

No Brasil, atualmente, a data não tem a mesma importância cultural do que o Dia das Mulheres (08 de Março), por exemplo, mas aos poucos parece ter maior aceitação entre a população.
Mensagens para o Dia do Homem

"Tenho muitos homens na minha vida e sou muito mais feliz por causa deles! Parabéns pelo Dia do Homem!"

"Um feliz Dia do Homem para os que riem, os que choram e não têm vergonha de demonstrar seus sentimentos!"

“Parabéns a todos os homens que são pai, mãe, irmão, amigo e companheiro! Que não apenas hoje, mas todos os dias sejam de respeito e orgulho para vocês! Parabéns!”

terça-feira, 14 de julho de 2015

A Música do Dia - 14/07/2015 - Dia da Liberdade de Pensamento

A Música do Dia - 14/07/2015 - Dia da Liberdade de Pensamento

Um dos direitos mais fundamentais do ser humano, pelo qual ele deve lutar diariamente


Está na Declaração Universal dos Direitos Humanos em seu artigo XVIII: "todas as pessoas tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião". É um direito acima da liberdade de expressão, que é um exercício consequente da liberdade de pensamento.

A Música do Dia é Requerimento à Censura, de Tom Zé.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto
Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Volta Redonda, 14 de Julho de 2015. O DIA HOJE - Dia da Liberdade de Pensamento!

<<>>

Viva a liberdade de pensamento que é a garantia que o indivíduo possui de manter e defender a sua ideia ou posição em relação a um fato ou um ponto de vista.

(Adriano Martins - 2015)
====================================================
Volta Redonda, 14 de Julho de 2015. Estação: Inverno. Dia bom!

Terça-feira.

Dia do Propagandista de Laboratório

Dia da Liberdade de Pensamento
Esta data celebra um dos princípios mais importantes da Declaração Universal dos Direitos Humanos: a liberdade de pensamento.

De acordo com o artigo 18 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 10 de dezembro de 1948:

“Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.

É conhecido que os direitos humanos que asseguram a liberdade de pensamento foram definidos pela primeiras vez com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, 1789, com a aprovação da Assembleia Nacional Constituinte da França.

No Brasil, a liberdade de pensamento é assegurada a todos os cidadãos através da Constituição Federal de 1988.

Atualmente, com a internet e as redes sociais, tornou-se muito mais fácil a disseminação de diferentes ideias e exposição de pensamentos particulares.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

História Hoje: Concerto mundial pela Etiópia completa três décadas

Há 30 anos, eram realizados simultaneamente em vários países do mundo megashows de rock para arrecadar fundos em favor dos famintos da Etiópia, país africano.

Em Londres, na Inglaterra, o Live Aid reuniu uma plateia de aproximadamente 82 mil pessoas. Na Filadélfia, nos Estados Unidos, foram 99 mil pessoas.

Foi uma das maiores transmissões via satélite de televisão de todos os tempos. Os shows de rock foram transmitidos ao vivo pela BBC de Londres para diversos países e alertavam o mundo para a miséria no continente africano.

Estima-se que 1,5 bilhão de espectadores, em mais de 100 países, tenham assistido no dia 13 de julho de 1985 à apresentação do Live Aid, ao vivo. Alguns artistas de rock apresentaram-se também na Austrália, na Rússia e no Japão.

O evento ficou conhecido por contar com grandes artistas de rock, como Paul McCartney, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Queen, David Bowie, entre outros. A data também coincide com o dia da formação do grupo de rock The Rolling Stones, em 1962.

No Brasil, o 13 de julho passou a ser lembrado como o Dia Mundial do Rock. A data começou a ser celebrada a partir de 1990, quando rádios paulistas passaram a mencionar a homenagem em sua programação.

No entanto, especialistas em música contestam a escolha da data. Eles sugerem outras que seriam mais significativas para a história do rock. Como o 5 de julho, quando em 1954, Elvis Presley gravou That's All Right em ritmo acelerado. Ou, em 9 de fevereiro, quando, em 1964, a banda dos Beatles se apresentou pela primeira vez nos EUA.

Em 2005, 20 anos depois do primeiro evento de rock para chamar a atenção para a fome na África, foi realizada uma nova edição com estrutura maior e shows em mais países. Dessa vez, o Live 8 teve o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres e erradicar a miséria do mundo.

Nesse dia também, o Grupo de Rock Britânico Pink Floyd se reuniu pela primeira vez depois de 20 anos de separação. Mais uma coincidência que reforça a celebração do Dia Mundial do Rock.

O Dia Mundial do Rock

Dia Mundial do Rock é comemorado anualmente em 13 de julho.
Esta data é uma homenagem ao estilo Rock n’ Roll, que revolucionou a música e o comportamento social da juventude em meados do século XX.
Atualmente, o rock é um gênero musical composto por várias influências diferentes, até mesmo antagônicas, mas que continua com o mesmo propósito original de “liberdade” e “expressão”.
Mesmo sendo conhecido por Dia Mundial do Rock, esta data somente é comemorada no Brasil, graças a uma campanha promovida por duas rádios paulistas em 1990 que mencionavam o dia 13 de julho como Dia do Rock.

Origem do Dia Mundial do Rock

Em 13 de julho de 1985, houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia nos Estados Unidos.
O objetivo principal era conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e fome na Etiópia.
O evento contou com a presença de renomados artistas, como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton, Black Sabbath, entre outros.
O show foi transmitido ao vivo para diversos países e desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.

Volta Redonda, 13 de Julho de 2105. O DIA HOJE - Dia do Cantor!

<<>>

Vivo intensamente os dias saudáveis, com gratidão e alegria. Sou privilegiado por tudo o que tenho conquistado.

(Adriano Martins - 2015)
====================================================
Volta Redonda, 13 de Julho de 2015. Estação: Inverno. Dia bom!

Segunda-feira.

Dia do Cantor
Dia Mundial do Rock
Dia do Engenheiro de Saneamento

O Dia do Cantor é comemorado no dia 13 de Julho, no Brasil.

Por não existir uma lei que determine a data oficial do Dia do Cantor, muitas pessoas também costumar celebrar a data no dia 27 de Setembro.

O cantor, além de possuir o talento natural, é um artista que precisa estudar, ensaiar e se dedicar bastante para manter uma boa voz. Não é nada fácil manter a voz saudável.

A profissão de cantor foi regularizada no Brasil com a criação da Ordem dos Músicos no Brasil, com a Lei nº 3.857, de 22 de dezembro de 1960.

No dia 13 de Julho também se comemora o Dia Mundial do Rock, ritmo musical que surgiu em meados dos anos 1950. Elvis Presley, que ficou conhecido como o "rei do rock", ajudou a popularizar o ritmo.
Frases para o Dia do Cantor

"Eu não sou Rei. Cristo é Rei. Eu sou apenas um cantor" (Elvis Presley)

"Este é o melhor emprego do mundo. Ainda mais quando você é a maior estrela do Rock. Eu sou o melhor cantor de Rock que este país já teve" (Liam Gallagher)

"Sinto-me muito bem num país onde não é preciso ter 50 quilos para ser cantora" (Leny Andrade)

"O público gosta que cantores de Blues sejam infelizes" (Janis Joplin)

"Dizem que sou malandro, cantor de bandido e até revoltado. Porque canto a realidade de um povo faminto e marginalizado" (Bezerra da Silva)

domingo, 12 de julho de 2015

A Música do Dia! - 12/07/2015 - Em 1903, nasceu o escritor Orígenes Lessa

 A Música do Dia! - 12/07/2015 - Em 1903, nasceu o escritor Orígenes Lessa

O imortal da Academia Brasileira de Letras foi jornalista e escritor de contos, romances e novelas. Mas se destacou mesmo como autor de livros infanto-juvenis

Orígenes Lessa

Hoje é aniversário de nascimento de Orígenes Lessa. O escritor, imortal da Academia Brasileira de Letras, foi também jornalista e se destacou, nos anos 70, como autor de livros infanto-juvenis, o que fazia muito bem.

A Música do Dia é tema de abertura da novela O Feijão e o Sonho, de 1976.
Produção e apresentação - Luiz Cláudio CanutoDireção de Núcleo - Mônica Montenegro

Volta Redonda, 12 de Julho de 2015 - O DIA HOJE - Dia do Engenheiro Florestal!

<<>>

Louve a vida com a força e vigor renovado!

(Adriano Martins - 2015)
===================================================
Volta Redonda, 12 de Julho de 2015. Estação: Inverno. Dia frio.

Domingo.

Dia do Engenheiro Florestal

No dia 12 de julho comemora-se o Dia do Engenheiro Florestal, um profissional responsável por analisar os ecossistemas florestais e planejar estratégias para que seja feito seu uso de maneira sustentável. Essa data foi escolhida porque em 12 de julho de 1073 faleceu São João Gualberto.

A profissão de Engenheiro Florestal, como dito anteriormente, garante o manejo adequado de recursos florestais. Segundo a resolução nº 218, de 29 de junho de 1973, do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, compete ao engenheiro florestal o desenvolvimento de atividades “referentes à engenharia rural; construções para fins florestais e suas instalações complementares, silvimetria e inventário florestal; melhoramento florestal; recursos naturais renováveis; ecologia, climatologia, defesa sanitária florestal; produtos florestais, sua tecnologia e sua industrialização; edafologia; processos de utilização de solo e de floresta; ordenamento e manejo florestal; mecanização na floresta; implementos florestais; economia e crédito rural para fins florestais; seus serviços afins e correlatos.”

O papel desse profissional é extremamente importante, uma vez que o país possui uma grande área florestal e necessita, portanto, de profissionais capazes de controlar a exploração desenfreada de seus recursos. Para ser um bom profissional, é fundamental ter ética e comprometimento com a preservação da natureza.

Além do respeito aos recursos naturais, o engenheiro florestal necessita ter conhecimento acerca das ciências biológicas, exatas e humanas. As matérias fundamentais para sua formação são amplas e, em geral, envolvem política e legislação florestal, solos e nutrição de plantas, cartografia e geoprocessamento, ecossistemas florestais, gestão de recursos naturais renováveis, proteção florestal, entre várias outras.

O curso de Engenharia Florestal é relativamente recente. A primeira instituição que formou profissionais com o objetivo de atuar na área florestal foi criada em 1960 pelo então Presidente da República Juscelino Kubitschek e chamava-se Escola Nacional de Florestas. Posteriormente, essa instituição, que estava localizada em Viçosa, foi transferida para a Universidade Federal do Paraná.

Segundo o MEC (Ministério da Educação), o curso de Engenharia Florestal é oferecido atualmente por 60 instituições de ensino superior. Somente em 2014 cerca de 1392 profissionais se formaram em nosso país, aumentando assim a quantidade de profissionais qualificados para atuar na proteção de nossas florestas.