Rádio Acesa FM VR: 2022-04-24

sábado, 30 de abril de 2022

Ibama e ex-dirigentes são denunciados por maus tratos a animais no Rio de Janeiro

Falta de tratadores em Centro de Triagem causou morte de 1822 animais

www.radioacesafm.blogspot.com

O ex-superintendente Alexandre Dias da Cruz e o ex-chefe da Divisão Técnica do órgão no Rio de Janeiro, Roberto Huet Souza, são denunciados pelo MPF por maus tratos causados a 900 animais custodiados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Seropédica, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Segundo consta da ação penal do MPF, a omissão e o desprezo dos denunciados com a saúde e o bem-estar dos animais que estavam sob sua responsabilidade culminaram na interrupção, por 85 dias, do contrato dos dez tratadores que auxiliavam na limpeza e alimentação dos animais. A situação causou maus tratos a, pelo menos, 900 animais e a morte de centenas de outros, entre os meses de novembro de 2020 e fevereiro de 2021.

A denúncia do MPF está baseada em inquérito e laudo da Polícia Federal – PF, que atestou que “a falta de higiene das instalações e a deterioração ambiental decorrente do acúmulo de excrementos e restos de alimentos nos locais favoreceram a disseminação de eventuais vírus, bactérias, fungos, protozoários e fez com que as taxas de óbito explodissem.”

Segundo o laudo da PF, nos dois períodos entre novembro de 2020 e fevereiro de 2021, em que houve a interrupção do serviço, “foram contabilizadas 1.822 mortes de animais custodiados no Cetas. Este número representa 63% das mortes registradas no local entre janeiro de 2020 e março de 2021”.

A ação do MPF aponta que a interrupção do contrato foi causada pela demora, por parte dos denunciados Alexandre Dias da Cruz e Roberto Huet, em promover a licitação e contratação de nova empresa de tratadores. A empresa que prestava o serviço cumpriu o prazo contratual e comunicou ao Ibama, em julho de 2020, com antecedência de 90 dias, que não prosseguiria com o serviço.

De acordo com a denúncia, Roberto Huet demorou 36 dias para solicitar a licitação, que por sua vez só foi concluída em fevereiro de 2021, sete meses após o Ibama tomar conhecimento de que o contrato seria finalizado. Huet e o ex-Superintendente do órgão, Alexandre Cruz, somente preocuparam-se em buscar a contratação emergencial de tratadores no dia 9 de novembro de 2020, seis dias após o término do contrato anterior.

O agente policial Fábio de Oliveira, que esteve no Centro de Triagem no dia 23 de fevereiro de 2021, afirmou “já fui ao Cetas de Seropédica fazer entrega de animais e outras diligências pelo menos uma dezena de vezes e jamais vi uma situação tão horrível em relação aos animais como nesta diligência. Os animais estão sofrendo esperando para morrer. A remoção dos animais é uma questão de absoluta urgência para não continuarem seu caminho para a morte”.

“Na primeira baia vistoriada existiam mais de dez animais mortos apodrecendo em cima de fezes dos animais vivos que ainda tem força para resistir. A quantidade de sujeira é enorme em todos os recintos, a água dos animais está completamente suja com restos e dejetos em seus fundos. O mau cheiro predomina em todos os ambientes, sejam eles abertos ou fechados. Encontramos uma carcaça de gavião apodrecendo com moscas ao redor dentro de uma sala que é usada como quarentena para os animais. Os poleiros estão repletos de fezes.”

Para o MPF, os denunciados encontravam-se na posição de garantes do bem-estar dos animais que lhes foram confiados. Assim, não apenas poderiam, como sobretudo deveriam ter agido para evitar a ocorrência do resultado constatado.

A ação do MPF ainda registra que “a conduta omissiva dos denunciados Ibama, Alexandre e Roberto ultrapassou, em muito, a mera negligência ou imperícia na condução da gestão do Cetas/RJ. Como amplamente demonstrado nos autos, os denunciados tinham pleno conhecimento da situação de abandono e sofrimento dos animais custodiados, e assumiram, com seu comportamento desdenhoso e irresponsável, o risco de causarem o resultado constatado.”

Ação Civil Pública - O MPF/RJ tem, desde 2021, buscado garantir a continuidade do funcionamento do Cetas e a reforma de suas estruturas. Em dezembro do ano passado, ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, para impedir a paralisação ilegal do Centro, única unidade autorizada a receber animais silvestres apreendidos em todo o Estado.

A Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu liminar para assegurar o funcionamento parcial do Centro e para determinar a realização de reformas emergenciais e estruturais no local.

Mil metros de fio são furtados de parque em Pinheiral

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um ato de vandalismo contra o Parque Fluvial do Médio Paraíba resultou em um prejuízo de R$119 mil aos cofres públicos em Pinheiral. Foram furtados 970 metros de cabos de iluminação, destruídos 50 conectores, 13 luminárias de LED e uma caixa de disjuntores.

A ação dos vândalos deixou parte da área de lazer no escuro, entretanto, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos trabalharam rápido e a iluminação foi restabelecida um dia após o furto. 

O parque é uma área de lazer com foco na preservação ambiental e proteção da margem do Rio Paraíba do Sul. Com pistas de caminhadas, campos de futebol e quadras de vôlei e futsal o parque é uma excelente alternativa para as famílias que desejam se divertir. 

De acordo com o secretário de Serviços Públicos, Jailson Rodrigues, os cabos furtados utilizados na iluminação do Parque Fluvial são feitos de fios de cobre que são comercializados em esquema lucrativo ilegal, o que pode ter motivado o furto, já que o material é vendido a quilo para os ferros-velhos. 

- Pela terceira vez o Parque Fluvial foi alvo de vandalismo o que nos deixa muito entristecidos e um grande prejuízo aos cofres públicos. Parte da área de lazer ficou no escuro, o que prejudicou a população que já tem por hábito realizar caminhadas e levar crianças para pedalarem e se divertirem no local. Nossas equipes agiram com agilidade para tentar minimizar o impacto causado pelo furto - disse.

Centro Histórico de Vassouras passa a ter fiação subterrânea

Iniciativa moderniza a infraestrutura do centro histórico, melhorando o fornecimento da energia e preservando o patrimônio histórico

www.radioacesafm.blogspot.com
A rede aérea de energia elétrica do Centro Histórico de Vassouras, no Centro Sul fluminense, será convertida em rede subterrânea, permitindo o aumento da carga e, consequentemente, uma melhora na qualidade do fornecimento de energia aos equipamentos culturais, localizados no Centro Histórico. A iniciativa faz parte do projeto “Vale do Café: conexões e desenvolvimento”, que será lançado nesta sexta-feira (29/04). Realizado pelo Instituto Cultural Cidade Viva, o empreendimento conta com o patrocínio da Light, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e em parceria com a Prefeitura de Vassouras. As obras, que abrangem a Praça Barão de Campo Belo, vão modernizar a infraestrutura atual da cidade, valorizando os bens históricos e arquitetônicos, que são protegidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

Na primeira fase do projeto, serão elaborados os projetos executivos e serviços preliminares e obras civis iniciais e de infraestrutura. Outro ponto importante é o monitoramento arqueológico com resgate de artefatos e ações de relacionamento com a comunidade. A etapa que dará continuidade às obras civis e de infraestrutura será iniciada no segundo semestre de 2022. 

O 'Vale do Café: conexões e desenvolvimento' prevê ainda a realização de três seminários para discutir as particularidades, desafios, e potencialidades culturais da região e ainda a elaboração de um estudo de sustentabilidade. O objetivo é conhecer e mapear o atual momento da região e de seus novos equipamentos culturais, dispondo de subsídios para as mais diversas ações do projeto. 

- A Light entende o quanto é importante para o desenvolvimento de Vassouras o projeto de revitalização do Centro Cultural da cidade e o trabalho de transferência da rede elétrica aérea para uma subterrânea. Vamos conseguir melhorar ainda mais a prestação do nosso serviço, aumentando a nossa capacidade de fornecimento de energia para os novos centros culturais que surgirão na cidade. Isso é valorizar o patrimônio histórico brasileiro e apoiar o turismo, que é uma fonte de recursos tão importante para Vassouras - diz a diretoria Jurídica, de Relações Institucionais e Comunicação Empresarial da Light, Déborah Brasil. 

O Projeto integra um conjunto de ações culturais, que a companhia está realizando na região. 

Festival de Cinema 

O 1º Festival de Cinema de Vassouras é mais uma dessas ações. A mostra, que acontecerá no Centro de Convenções da cidade entre os dias 22 e 29 maio, vai além da exibição das sessões gratuitas e abertas para toda a população, e irá promover debates, mesas temáticas e diálogos audiovisuais. 

O festival é dedicado à exibição e promoção de obras audiovisuais por meio da realização de mostras competitivas e não competitivas de filmes longa-metragem brasileiros; longa-metragem documentários; filmes de longa-metragem de animação; curta-metragem brasileiros e regionais.

Barra Mansa vacina quase 5 mil pessoas no Dia D contra influenza e sarampo

Imunizante contra gripe protege sobre o tipo B da doença, que causou surto no final do ano passado

 www.radioacesafm.blogspot.comTodos os postos de Barra Mansa estiveram abertos neste sábado (30) pelo Dia D de vacinação contra Influenza e sarampo. De acordo com balanço da Secretaria de Saúde, 3.715 pessoas foram imunizadas apenas neste dia de campanha – 3.066 contra a gripe e 649 com a triviral. O público-alvo foi idosos acima de 60 anos de idade e profissionais da Saúde com 18 anos ou mais. 

A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% do grupo prioritário. Além disso, muitas pessoas aproveitaram para atualizar o esquema vacinal de rotina e contra a Covid-19. Com isso, o número de atendimentos foi de 5 mil, aproximadamente.

A vacina triviral foi destinada apenas aos profissionais da Saúde, de forma seletiva, visando proteção contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, além da atualização do cartão vacinal de crianças, jovens, adultos e idosos.

Segundo a coordenadora do setor de Imunização do município, Marlene Fialho, Barra Mansa possui, em média, 35 mil pessoas com mais de 60 anos e 5 mil profissionais da Saúde. O número total de doses contra Influenza aplicadas na cidade desde o início da campanha, no dia 04/04, é 13.180 (32% do total); o que é considerado baixo, já que as doses estão disponíveis há quase um mês e a meta é atingir 90%. Até este sábado, o total de aplicações da vacina triviral foi de 1.177.

"Quanto antes tomar a vacina contra Influenza, melhor. Ela protege contra o H1N1, H3N2 e Influenza B – que causou surto no final de 2021. Esta vacinação de 2022 tem a cepa contra o tipo B e protege de forma direta contra o vírus. Então, é importante que as pessoas que tomaram ano passado, procurem pela vacinação novamente para se protegerem e evitar novos surtos” alertou Marlene.

Ainda de acordo com a coordenadora de Imunização, os surtos acontecem justamente porque existem grupos de pessoas que não se imunizaram. “A única forma de evitar que isso aconteça é com a vacina, evitando as internações e até a mortalidade por complicação de H1N1, H3N2 e Influenza. A gente sabe que a vacina protege contra as formas mais graves da gripe, então, o momento de tomar é agora, antes do inverno rigoroso”, ressaltou.


A campanha nacional contra Influenza geralmente tem início no Brasil em maio, mas este ano ela começou em abril justamente por conta do surto registrado entre o final do ano passado e início de 2022.

Corrente do Bem

Quem aproveitou as unidades abertas no fim de semana para se imunizar foi a vice-prefeita Fátima Lima, que tem 67 anos de idade. Segundo ela, a palavra que deve motivar a todos a procurarem pelo imunizante é conscientização.

“O maior exemplo que tivemos diante desses casos de surto, epidemia, foi com a pandemia de Covid-19. Se hoje o isolamento social foi flexibilizado e podemos conviver novamente sem máscaras, é graças ao avanço da vacinação. Os casos de sarampo têm aumentado no país e fico preocupada. Temos que ter a consciência de que precisamos da vacina para estarmos protegidos e também protegendo o próximo. Essa é a verdadeira corrente do bem”, destacou a vice-prefeita, parabenizando as equipes da Secretaria de Saúde, que estão capacitadas e com estrutura adequada para receber a população.
Quem também passou pela UBS Ano Bom pela manhã foi Almir Ramos Filho, de 62 anos. “Este horário no sábado foi excelente, pois durante a semana o funcionamento enquadrado em um horário administrativo impossibilita quem trabalha. Aproveitei e vim me vacinar neste sábado”, revelou Almir.

Crianças, gestantes e puérperas também serão vacinadas a partir de segunda-feira

Lembrando que a vacinação contra a gripe terá público ampliado na segunda-feira, 02 de maio, para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, gestantes e puérperas; além dos maiores de 60 anos e profissionais da Saúde a partir dos 18 anos.

As crianças que estão na faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, devem se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose do imunizante em 2022. Já para as que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.
Os grupos estão sendo separados para evitar as aglomerações e pelo fato das vacinas chegarem fracionadas ao município.

As unidades de saúde de Barra Mansa funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A UBS Ano Bom tem horário estendido até às 20h.

Barra Mansa segue com a vacinação contra Covid-19, Influenza e sarampo na segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa segue com as vacinações contra Covid-19, Influenza e sarampo

www.radioacesafm.blogspot.com
Na segunda-feira, dia 02 de maio, as doses pediátricas contra o coronavírus serão aplicadas nas seguintes unidades para quem tem 5 anos ou imunossupressão: Clínica da Família na Vista Alegre, Coringa I, São Francisco, UBS Colônia, UBS Centro ou Paraíso de Cima. O Pró Saúde também disponibiliza o imunizante às segundas, quartas e quintas-feiras, e na Vila Maria, as doses infantis são aplicadas às terças e quintas.

Os responsáveis de crianças a partir de 6 anos de idade poderão procurar  as seguintes unidades: Coringa I, Floriano, Rialto, São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia, Vila Maria, Vila Elmira, Vale do Paraíba, Siderlândia, Vila Independência, Clínica da Família na Vista Alegre, UBS Centro, São Francisco, UBS Colônia ou Paraíso de Cima.

Para serem imunizadas as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável e apresentar o cartão de vacina infantil de rotina, documento pessoal e comprovante de residência.

Jovens e adultos

A vacinação contra a Covid-19 também continua para jovens e adultos:

- D1 em pessoas a partir de 12 anos;
- D2 agendadas (CoronaVac centralizada no Pró Saúde às segundas, quartas e quintas-feiras e Janssen no PSF do Ano Bom); AstraZeneca e Pfizer em todos os postos;
- D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 02/01;
- D4 para imunossuprimidos com laudo médico maiores de 18 anos que tenham tomado a D3 até o dia 02/01 e idosos acima de 80 anos que tenham tomado D3 até 02/01. 

Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do comprovante das outras doses.

As ações acontecerão das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.

Influenza e sarampo


A imunização contra Influenza e sarampo acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. No dia 02 de maio, inicia-se a segunda etapa, as doses contra Influenza passam a ser destinadas também às crianças de 6 meses a 4 anos de idade, puérperas e gestantes, trabalhadores de saúde acima dos 18 anos de idade e pessoas acima de 60 anos.

As doses contra sarampo serão aplicadas em trabalhadores da Saúde (em seus próprios locais de trabalho) que não tenham recebido a vacina da Tríplice Viral como atualização de caderneta. Além de crianças de 06 meses a 4 anos de idade de forma indiscriminada.

Estacionamento rotativo volta na segunda-feira (2) em Barra Mansa

Valor por uma hora de estacionamento contínuo será de R$2,00 com 15 minutos de tolerância

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Na próxima segunda-feira, 02 de maio, Barra Mansa retoma o estacionamento rotativo nas ruas centrais. O sistema será operacionalizado pela Secretaria de Ordem Pública, de segunda a sexta-feira, de 8:00 às 18:00 e aos sábados, de 8:00 às 12:00. 

A cobrança dos condutores será feita diretamente pelos monitores das vagas.  O valor será de R$2,00 pelo período de uma hora de estacionamento contínuo, com 15 minutos de tolerância na primeira hora. Não haverá o fracionamento da cobrança. O valor será calculado sobre a hora cheia. 

De acordo com o secretário da Pasta, Capitão Abreu, inicialmente, o tempo máximo de permanência nas vagas será de duas horas. “Nosso principal objetivo é ordenar o uso das 202 vagas distribuídas entre as ruas Duque de Caxias, Barão de Guapy, São Sebastião, Monsenhor Costa e Andrade Figueira, além das avenidas Joaquim Leite e Domingos Mariano e entorno do Parque Centenário”, detalhou. 

O secretário também esclareceu que se o prazo previsto for ultrapassado, o condutor ou proprietário do veículo deverá fazer a recarga do valor. “Quem for notificado deverá procurar um monitor do rotativo ou se encaminhar ao Centro Estratégico de Segurança Pública para resolver a questão.” 

Os monitores vão orientar os condutores dos veículos quanto ao tempo máximo permitido e o respectivo valor e outras questões, como por exemplo, a proibição do estacionamento de motos onde houver rotativo. 

Quem se recusar ao pagamento pelo uso da vaga poderá sofrer sanção administrativa, conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro, com a remoção do veículo e multa de R$197. 

O valor arrecadado com o estacionamento rotativo é destinado ao custeio do próprio sistema, além de ser revertido em investimentos previstos na legislação municipal.

Trezentas crianças são imunizadas contra a Covid-19 em escolas de Barra Mansa

Após aplicação de doses contra Covid-19 na rede municipal, a vacinação acontecerá nas unidades de ensino particulares

www.radioacesafm.blogspot.com
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa realizou nesta sexta-feira, dia 29, mais uma etapa da vacinação contra Covid-19 nas unidades de ensino público do município. Desta vez foram alunos das Escolas Municipais Nove de Abril, no bairro de mesmo nome, e Adelaide Duarte, no bairro Siderlândia, a receberem as doses. A Pasta já vacinou 288 crianças entre 5 e 11 anos de idade nas escolas.

Aluno da Escola Nove de Abril, o pequeno Thalles Roberto, de 06 anos, demonstrou coragem ao tomar a vacina nesta sexta-feira, 29. “Eu sei que é só uma picadinha, por isso eu não choro. A vacina é boa para mim e assim eu fico mais forte”.

Silvana dos Santos, mãe do aluno Thalles, falou do alívio em ter seu filho vacinado. “Demorou chegar a vez das crianças e ele me cobrava para ser vacinado. Para nós, mães, que cuidamos da casa e dos filhos, é um alívio saber que ele pode frequentar as aulas tranquilamente, pois está em dia com a vacinação”, destacou.

A responsável pela equipe de enfrentamento à Covid-19, Yasmim Rio, falou sobre o planejamento para imunização das crianças no município. “Estamos dando continuidade à imunização na rede municipal, na Escola Nove de Abril vacinamos 36 crianças e na Adelaide Duarte, 24 alunos foram imunizados. Para a semana que vem iremos começar pelo Colégio Iracema Pamplona Chiesse, no Ano Bom, e Escola Municipal Gelson Silvino, no Moinho de Vento”, disse Yasmim.

Ela também destacou que a equipe da Secretaria de Saúde está atuando na rede municipal e que já está alinhada para atender a rede particular também. “Se algum diretor, professor ou pai de aluno tiver dúvidas em relação a isso, pode entrar em contato através do telefone da Central de Covid-19 para ter melhores informações sobre os agendamentos das escolas. O número é o (24) 99943-4918”, concluiu.

Mapa de Risco da Covid-19: estado do Rio de Janeiro segue pelo segundo mês consecutivo em bandeira verde

Das nove regiões de saúde do estado, seis estão em baixo risco para a doença

www.radioacesafm.blogspot.com
O estado do Rio de Janeiro segue pelo segundo mês consecutivo em bandeira verde, de risco muito baixo para Covid-19. A análise faz a comparação da décima sexta semana epidemiológica (SE16) deste ano, de 17 a 23 de abril, com a décima quarta semana (SE 14), de 3 a 9 de abril.

O mapa desta semana traz a Baía de Ilha Grande, Baixada Litorânea, Metropolitana I, Metropolitana II, Noroeste e Norte em bandeira verde (risco muito baixo). As regiões do Médio Paraíba, Centro Sul e Serrana permaneceram com bandeira amarela (risco baixo).

No período analisado, o número de internações caiu 81%, saindo de 32 internações na SE 14, para 6, na SE 16. Os óbitos reduziram 41,7%, passando de 12 óbitos, na SE 14, para 7, na SE 16. Nesta quinta-feira (28.04), a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 estava em 15% para UTI e 15% para enfermaria.

- O estado permanece em risco baixo para a doença. As internações e óbitos continuam apresentando redução e isso é resultado direto do avanço da vacinação. Já estamos com mais de 32 milhões de doses aplicadas e 78% das pessoas com 5 anos ou mais imunizadas. Mesmo com este cenário, precisamos que as pessoas que ainda não completaram o esquema vacinal ou que estejam no momento para receber a dose de reforço retornem aos postos – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

A média de solicitações de internação no período de 20 a 27 abril foi de seis pedidos, o que indica uma queda de 10% de solicitações. Nesse mesmo período, a média da fila de espera para internação foi de cinco pessoas, indicando uma queda de 10% nos últimos 14 dias.

Nesta edição do mapa de risco, 8 municípios foram classificados em risco muito baixo (bandeira verde) e 84 municípios, em risco baixo (bandeira amarela).
 
Os dados são da 79ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (29/04) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Covid-19: sete pessoas seguem em isolamento domiciliar em Pinheiral

O município de Pinheiral divulgou os dados da Covid-19 nesta sexta-feira, dia 29. Até o momento são 5.119 casos confirmados (5.039 curas, 73 óbitos e 07 em isolamento domiciliar). Até agora, 12.018 descartados.

Os testes de antígenos seguem sendo realizados no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.

Filho afetivo de Flordelis vai cumprir pena em liberdade condicional

Pastor Anderson
A juíza Roberta Barrouin Carvalho de Souza, da Vara de Execuções Penais (VEP) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), concedeu liberdade condicional a Carlos Ubiraci Francisco da Silva, um dos filhos afetivos da deputada federal cassada Flordelis. Ele foi condenado a dois anos, dois meses e 20 dias de reclusão pelo crime de associação criminosa no último dia 13 de abril pelo Tribunal do Júri de Niterói.

A defesa de Carlos Ubiraci entrou com o pedido de liberdade depois que o apenado, atualmente, recluso no presídio Evaristo de Moraes, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio, foi absolvido no mesmo julgamento do homicídio triplamente qualificado consumado e da tentativa de homicídio duplamente qualificado.

Na decisão, a juíza Roberta Barroin ressaltou que o Ministério Público não se opôs à concessão da benesse. Preso há um ano e oito meses, Carlos Ubiraci reuniu condições para cumprir a pena em regime de liberdade condicional a partir de 19 de maio.

Na mesma decisão, a magistrada determinou que ele deverá se apresentar a cada três meses em um dos núcleos do Patronato Magarino Torres (instituição pública responsável por prestar assistência aos egressos do sistema penitenciário existentes no estado do Rio de Janeiro) para justificar suas atividades e assinar o boletim de frequência, sendo que o primeiro comparecimento deverá ocorrer 30 dias após a libertação. Além disso, Carlos Ubiraci deve comunicar qualquer mudança de domicílio mediante apresentação de comprovante de residência.

Jogando em casa, o Voltaço vence a segunda consecutiva na Série C

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: reprodução
O Voltaço venceu o Atlético-CE por 4 a 0 na tarde deste sábado, dia 30, jogando pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro Série CE no Estádio Raulino de Oliveira. Os gols foram de Marcos Júnior, Igor Bolt, Rafhael Lucas e MV. O Esquadrão de Aço assume a liderança provisória.

O próximo desafio do Esquadrão de Aço será diante do Friburguense pela primeira rodada da Série A2 do Campeonato Carioca, em partida marcada para quarta-feira, dia 4, às 15h, no estádio Eduardo Guinle. 

Já pela Série C, o Esquadrão de Aço volta a campo no domingo, dia 8, às 17h, para enfrentar o ABC no Frasqueirão.

O jogo

O primeiro tempo foi de ataque contra a defesa, com o Voltaço encurralando o adversário no seu campo. Pressão que não demorou a dar resultado.

Aos 18 minutos, após boa triangulação no ataque, Wellington Silva cruzou para Pedrinho, que cabeceou para grande defesa de Carlão, mas, no rebote, Marcos Júnior mandou para o fundo das redes, abrindo o placar no Raulino de Oliveira.

O Voltaço seguiu absoluto na partida e ampliou a vantagem aos 33 minutos. Igor Bolt deu um chapéu no adversário, foi carregando e bateu da entrada da área para marcar o segundo.

Na volta do intervalo, o Atlético-CE ensaiou uma pressão para buscar o seu primeiro gol no jogo, porém não conseguia assustar o goleiro Dida. Já o Voltaço seguia criando as melhores chances e chegou ao terceiro aos 36 minutos. Danrley foi derrubado na área e o juiz marcou pênalti. Rafhael Lucas foi para a cobrança e ampliou a vantagem tricolor.

O quarto gol do Volta Redonda saiu aos 43 minutos. Mauro Gabriel deu lindo passe para MV bater cruzado e fechar a goleada tricolor.

Campeonato Brasileiro Série C  – 4° rodada

Volta Redonda 4×0 Atlético-CE

(30/04/22 – estádio Raulino de Oliveira  – 15h)

Volta Redonda: Dida; Wellington Silva, Iran, Thomas Kayck e Luiz Paulo; Bruno Barra (Bruno Gallo), Marcos Júnior (Mauro Gabriel) e Igor Bolt (Danrley); Wendson (MV), Pedrinho (Natan) e Rafhael Lucas. Técnico: Rogério Corrêa.

Gols: Marcos Júnior, Igor Bolt, Rafhael Lucas e MV

Cartão amarelo: Thomas Kayck

Público presente: 528 (428 pagante

Renda: R$ 2.050,00

Tags
Esquadrão de Aço, Série C, Volta Redonda, Voltaço

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Barra Mansa processa concessionária por obstrução em faixa marginal ao bairro Vila Ursulino

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Procuradoria Geral de Barra Mansa ajuizou nesta quinta-feira, 28, Ação Civil Pública, com pedido de liminar, contra à concessionária que opera a Rodovia Presidente Dutra (CCR Rio-SP) em razão da obstrução da faixa marginal na altura do Km 276, que dá acesso ao bairro Vila Ursulino. A via está totalmente interdBarra Mansa ajuíza ação contra concessionária que opera a Via Dutra 

A medida visa à desobstrução da faixa marginal da Rodovia que dá acesso ao bairro Vila Ursulino 

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Procuradoria Geral do Município, ajuizou nesta quinta-feira, 28, Ação Civil Pública, com pedido de liminar, contra à concessionária que opera a Rodovia Presidente Dutra em razão da obstrução da faixa marginal na altura do Km 276, que dá acesso ao bairro Vila Ursulino. A via está totalmente interditada desde o dia 30 de março devido ao deslizamento de terra ocorrido em função das fortes chuvas que caíram no município.

O problema tem ocasionado grandes transtornos aos moradores do bairro, que se vêem obrigados a fazer um percurso maior, passando pelo Santa Maria 2 para chegar em suas residências e aos trabalhadores de diversas empresas situadas no local. Com o trajeto aumentado, têm sido recorrentes os atrasos dos ônibus, assim como o cancelamento de viagens realizadas por motoristas de aplicativos.

Desde quando ocorreu o deslizamento da encosta, a Prefeitura tem buscado de forma amistosa solucionar a situação junto à concessionária, visto que conforme dispõe o edital de concessão nº003/2021 a responsabilidade pela manutenção, monitoração, conservação, implantação e melhorias, ampliação da capacidade manutenção do nível do Sistema Rodoviário é da empresa.

Dessa maneira, no dia 13 de abril, notificou a Concessionária para que a desobstrução da faixa marginal fosse efetuada em 48 horas. Decorrido o prazo sem que o serviço fosse realizado, em 18 de abril, o município emitiu nova notificação para o cumprimento da determinação em 24 horas. Mais uma vez, a empresa não se manifestou.

No dia 19 de abril, outra notificação foi enviada à empresa, sem, contudo, produzir êxito. Diante da inércia da empresa, a Prefeitura expediu dois autos de infração e multas diárias.  

Apesar de todas as tentativas da Prefeitura de solucionar o problema, a Concessionária se manteve inerte, não restando alternativas ao município senão recorrer às vias judiciais.itada desde o dia 30 de março devido ao deslizamento de terra ocorrido em função das fortes chuvas que caíram no município.

O problema tem ocasionado grandes transtornos aos moradores do bairro, que se vêem obrigados a fazer um percurso maior, passando pelo Santa Maria 2 para chegar em suas residências e aos trabalhadores de diversas empresas situadas no local. Com o trajeto aumentado, têm sido recorrentes os atrasos dos ônibus, assim como o cancelamento de viagens realizadas por motoristas de aplicativos.

Desde quando ocorreu o deslizamento da encosta, a Prefeitura tem buscado de forma amistosa solucionar a situação junto à concessionária, visto que conforme dispõe o edital de concessão nº003/2021 a responsabilidade pela manutenção, monitoração, conservação, implantação e melhorias, ampliação da capacidade manutenção do nível do Sistema Rodoviário é da empresa.

Dessa maneira, no dia 13 de abril, notificou a Concessionária para que a desobstrução da faixa marginal fosse efetuada em 48 horas. Decorrido o prazo sem que o serviço fosse realizado, em 18 de abril, o município emitiu nova notificação para o cumprimento da determinação em 24 horas. Mais uma vez, a empresa não se manifestou.

No dia 19 de abril, outra notificação foi enviada à empresa, sem, contudo, produzir êxito. Diante da inércia da empresa, a Prefeitura expediu dois autos de infração e multas diárias.  

Apesar de todas as tentativas da Prefeitura de solucionar o problema, a Concessionária se manteve inerte, não restando alternativas ao município senão recorrer às vias judiciais.

Barra Mansa realiza dia D de vacinação contra a gripe neste sábado, dia 30

A imunização será destinada a idosos a partir dos 60 anos e profissionais de saúde com 18 anos ou mais. Também será realizada neste dia a atualização do cartão vacinal para crianças, jovens e adultos

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O dia “Dia D” para a imunização contra a Influenza em pessoas maiores de 60 anos de idade e profissionais de saúde acima de 18 anos acontece neste sábado, dia 30, em Barra Mansa. Neste mesmo dia, será realizada a vacina triviral em profissionais de saúde, de forma seletiva, visando à proteção contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, além da atualização do cartão vacinal de crianças, jovens, adultos e idosos. A vacinação acontecerá em todas as unidades de saúde do município, de 8 às 17 horas. 

Nesta fase da campanha contra a gripe a meta é vacinar 90% dos idosos a partir dos 60 anos e 90% dos profissionais de saúde com idade igual ou superior a 18 anos.O mesmo percentual de 90% é apontado para a imunização triviral. 

VACINA CONTRA A GRIPE EM CRIANÇAS

De acordo com o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, a vacina contra a gripe em crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade terá início na segunda-feira, 02 de maio. “É necessário que os pais levem seus filhos às unidades de saúde para receberem a vacina. O imunizante é 100% seguro e fundamental para proteger contra formas graves da doença”, destacou. 

As crianças que estão na faixa etária estipulada pelo Ministério da Saúde que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida em anos anteriores, deve se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose do imunizante em 2022. Já para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda dose da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

A vacina Influenza trivalente utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é produzida pelo Instituto Butantã. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B.

CCR RioSP inicia serviços definitivos na BR-101, em Angra dos Reis (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação
A CCR RioSP iniciou os trabalhos definitivos em dois pontos da BR-101 (Rio-Santos), na região de Angra dos Reis (RJ), danificados pelas fortes chuvas que atingiram a região no início do mês passado. Os trabalhos acontecem em dois locais: no km 476 (praia de Jacuecanga) e no km 462,8 (praia do Portogalo). O motorista deve redobrar a atenção e o limite de velocidade ao trafegar pelos trechos em obras. A concessionária instalou sinalização para orientar o motorista que estiver em deslocamento pela rodovia.
 
Serviço no km 476
No km 476, região da praia Jacuecanga, a concessionária está executando serviço de solo grampeado - técnica de contenção ou reforço - no talude que cedeu com a chuva. O trabalho consiste na perfuração e inserção de barras de aço, com injeção de calda de cimento. Também está programado para o local a montagem de tela de aço e projeção de concreto com a intenção de estabilizar o aterro garantindo mais segurança ao motorista que utiliza o trecho.
 
www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação

Serviço no km 462,8

Na região do Portogalo, km 462,8 da BR-101, a CCR RioSP iniciou a recuperação da cortina atirantada – contenções feitas de concreto para a contenção de terrenos - que consiste na escavação para alívio de carga na cortina existente. Também será feito o escoramento metálico para contenção da cortina, além da instalação de tirantes com injeção de calda de cimento e protensão das barras. Por fim, será feito o reforço da cortina com a colocação de uma grelha de concreto armado. O objetivo do trabalho é garantir a estabilidade da cortina já existente.

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Volta Redonda: nova empresa de merenda assume na segunda-feira e vai absorver mão de obra da antiga fornecedora

Oficialização da contratação emergencial foi firmada nesta quarta-feira (27) e atenderá a 109 unidades escolares

A Prefeitura de Volta Redonda assinou um contrato de seis meses com a Horto Central Marataízes, nova empresa responsável pelo preparo e fornecimento de alimentação escolar aos alunos da rede municipal de ensino. Ao todo, cerca de 36 mil estudantes de 109 unidades serão atendidos. A Horto Central Marataízes assume os trabalhos na próxima segunda-feira (2/4). A expectativa é absorver a mão de obra deixada pela antiga empresa como merendeiras, nutricionistas e coordenação.

"O pessoal que trabalhava para a antiga empresa não teve nada a ver com os problemas detectados nas seguidas fiscalizações que foram feitas desde que as aulas voltaram. Os bons profissionais vão ficar e serão contratados pela nova empresa, que já pretende até ampliar seu quadro. Tivemos de cumprir todos os ritos legais e processuais para fazer esta transição, e esperamos que muito em breve nossos alunos tenham a merenda que merecem e precisam para render nos estudos", disse o prefeito Antonio Francisco Neto.

A oficialização da contratação emergencial foi confirmada na manhã desta quarta-feira (27) pela Secretaria Municipal de Educação (SME). A empresa anterior, contratada pela antiga gestão municipal, teve o acordo rompido na última quarta-feira (20) pelo descumprimento, repetidamente, das obrigações assumidas em contrato.

A secretária municipal de Educação, Therezinha Gonçalves, a "Tetê", destacou que a Horto Central Marataízes foi escolhida após uma pesquisa do setor de Alimentação Escolar da SME. A expectativa é oferecer uma merenda de maior qualidade a todos da rede municipal de ensino.

"É um contrato emergencial de seis meses até a realização de uma nova licitação, mas a nossa expectativa é de melhorar o serviço prontamente. A partir de segunda-feira teremos um cardápio provisório, mas atendendo a todas as refeições dos alunos. A gente lamenta o que aconteceu nos últimos dias, mas desde a retomada das aulas presenciais, vínhamos acompanhando o serviço da antiga empresa, por meio da fiscalização do setor de Alimentação Escolar da SME e da informação das diretoras, e tínhamos que nos resguardar juridicamente", justificou Tetê, informando que além do rompimento do contrato, a antiga empresa foi multada e não fez a entrega dos insumos.

"Por este motivo, também tivemos que realizar um contrato emergencial para garantir que não vai haver desabastecimento", acrescentou a secretária.

De acordo com o sócio-proprietário da Horto Central Marataízes, Ademar Morais da Mata, a empresa foi fundada em 1994, no estado do Espírito Santo e possui expertise no mercado.

"A primeira coisa que as pessoas podem ter certeza é que vamos servir uma alimentação de qualidade. É uma empresa familiar e bem organizada. Somos referência no Espírito Santo. Contamos com setores de Planejamento e Qualidade. E Volta Redonda possui algumas vantagens, como por exemplo, ser uma cidade muito bem organizada, o que ajuda na logística", comentou da Mata.

Identificado jovem morto à tiros no Centro de Resende

Foi identificado como Cristyan da Silva Farias de Souza, de 21 anos, o jovem morto à tiros no final da tarde desta quinta-feira, dia 28, no Centro de Resende. O crime aconteceu na Rua Padre Marques.

A PM foi acionada para averiguar o caso e encontrou uma equipe do Corpo de Bombeiros que constatou a morte da vitima.

A policia foi informada que dois homens em um carro fizeram os disparos que mataram Cristyan na hora. Ele estava saindo da escola.

A ocorrência foi encaminhada a 89ª DP, que por sua vez acionou o setor de pericia para os trabalhos de coleta de informações para as investigações e registro do caso.

Identificado jovem morto e desovado no Retiro

For identificado como Jarlan Davi da Silva Correa, de 20 anos, o cadáver desovado na madrugada desta quinta-feira, dia 28, na Rua Ceará, no Retiro., em Volta Redonda.

O corpo estava com sinais de perfuração de arma de fogo na cabeça, rosto e pescoço.

Segundo o quê a reportagem apurou, Jarlan já tinha sido preso por suspeita de trafico de drogas e estaria com mandado de prisão em aberto. Ele teve um irmão preso em seu lugar no ano passado no durante uma operação da Polícia Civil no bairro Açude.

O caso foi encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda, onde as investigações prosseguem sobre a autoria, circunstâncias e motivação da morte.

Cadáver é desovado no Retiro

Cadaver é desovado no Retiro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O corpo de um homem de cor preta foi abandonado na madrugada desta quinta-feira, dia 28, no bairro Retiro, em Volta Redonda.

Policiais foram acionados à rua Fortaleza, atrás de um deposito de mercado, para averiguarem um cadáver enrolado à um lençol com maca de sangue.

A pericia foi acionada e a remoção realizada pelo Corpo de Bombeiros. O corpo estava com perfuração no pescoço, cabeça e peito.

A ocorrência foi registrada na 93ª DP.

Até esta publicação não havia informação sobre a identificação.

Time de Barra Mansa se prepara para estrear na maior Copa de Futsal da região

Equipe apoiada pela SMJEL entra em quadra neste domingo contra o grupo de Barra do Piraí
 
www.radioacesafm.blogspot.com
A equipe apoiada pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (SMJEL) de Barra Mansa está se preparando para a volta da maior competição de futsal da região, a 28ª edição da Copa Rio Sul de Futsal, que retorna neste sábado, dia 30, após dois anos de paralisação por conta da pandemia de Covid-19. Ao todo, 20 equipes vão participar da disputa. O time de Barra Mansa estreia no domingo, dia 1° de maio, contra o Barra do Piraí.

Segundo o treinador da equipe de Barra Mansa, Bruno Assis, a equipe tem tradição na competição, sendo o time com mais títulos da Copa, 11 ao todo. “Nossa equipe está muito focada este ano, após todo esse tempo de paralisação por causa da pandemia, estamos treinando a cerca de um mês, concentrados em obter um bom resultado. O elenco é composto por jovens atletas que estão com toda a garra para trazer mais um título para a nossa cidade”.

Bruno Assis tem em seu currículo 12 títulos. Quando ainda garoto, em 1995, levantou pela primeira vez o troféu de campeão da competição, quando ainda jogava pelo time de Barra do Piraí. “O jogo de domingo será complicado, bastante difícil, pois a equipe de Barra do Piraí é boa. Precisamos ter cuidado, pois é de extrema importância ganhar para começarmos a competição com o pé direito”, declarou Bruno.

A equipe estreia na Copa neste domingo, dia 1° de maio, às 10h, no Clube Municipal, no Centro de Barra Mansa. A primeira fase do campeonato será disputada até 03 de julho, com jogos às quartas, sábados e domingos. Os 20 times foram divididos em quatro grupos. Os dois melhores de cada chave avançam para as quartas de final.

A 28ª edição da Copa Rio Sul de Futsal havia sido iniciada em 2020, mas precisou ser paralisada por causa da pandemia de Covid-19, na segunda rodada da fase de grupos. Nesta temporada de 2022 o campeonato começará do zero.

A Copa Rio Sul acontece desde 1993 e o time de Barra Mansa é quem mais levantou troféus da Copa Rio Sul de Futsal. São 11 títulos no total: 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2006, 2007 e 2017.

Traficantes são flagrados com arma, munição e drogas no bairro Volta Grande

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: PM

Dois homens, de 24 e 40 anos, foram presos em flagrante com drogas, munição e arma de fogo no bairro Volta Grande,em Volta Redonda. Eles estavam num carro na Rua 1.017.

Policiais militares foram acionados na madrugada desta quinta-feira, dia 28, para a suspeita de dois traficanes na lolicadade, quando chegarama ao local abordaram dupla no veiuclo com um revólver 357 Magnum munido com seus minuções, cinco fracosc de loló. quiatro balas de extasy, duas buchas de maconha, três comprimidos de haxixe e 37 pinos de pó de cocína.

Além do material foram apreendidos um aparelho celualr e um carro Celta.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

Volta Redonda começa construção de ponte sobre o Rio Paraíba

Operação com “bate-estacas” está acontecendo simultaneamente nas duas margens do Rio Paraíba do Sul

www.radioacesafm.blogspot.com
A construção da nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul teve início nesta semana, a partir dos serviços  de “bate-estacas”, que são realizados simultaneamente nos bairros Aero Clube e Aterrado. Tecnicamente falando, serão os dois pontos que darão origem às rampas de acesso da nova ponte, próximos ao Kartdódromo Municipal (Aero) e ao Fórum de Justiça (Aterrado). A obra é prevista no Plano de Mobilidade Urbana, que é tocado em  parceria  entre   o Governo do   Estado  e a   Prefeitura   de Volta Redonda.

A nova ponte sobre o Rio Paraíba do Sul terá 418 metros, ligando os bairros Aterrado e Aero Clube, chegando até a Radial Leste. Esta nova passagem vai agilizar a ligação entre as regiões da cidade que são separadas pelo rio, dentro de um projeto maior que contempla ainda dois novos viadutos e uma alça no viaduto Heitor Leite Franco.

A empresa Santa Luzia segue com a mobilização do canteiro de obras, localizado também no bairro Aero Clube. Os primeiros funcionários já foram contratados, através de um  processo de seleção feito pelo setor de Recursos Humanos da própria empreiteira, priorizando moradores de Volta Redonda.

As próximas chamadas para contratação de mais profissionais devem acontecer em breve, de acordo com o andamento da obra. Da mesma maneira, a chegada de material está ocorrendo periodicamente e o maquinário segue o mesmo cronograma. Pelo projetado, as fundações seguirão sendo feitas simultaneamente até que se encontrem no meio do leito do rio.

Outra frente

Além do trabalho da Santa Luzia, a Metropolitana, outra empresa que vai tocar as obras do Plano de Mobilidade Urbana, também deu início às obras físicas. Ela está fazendo a primeira parte dos mais de seis quilômetros do novo calçamento previstos no projeto. Para que a obra ganhe ritmo e dê tempo da chegada de mais material, os trabalhos foram iniciados pelas ruas próximas ao antigo Hospital da CSN. Com a obra “engrenada”, o novo calçamento ganhará outros pontos mais movimentados nos demais bairros da cidade.

Além disso, a expectativa é que sejam abertas nas próximas semanas as primeiras frentes de trabalho para construção das ciclovias. “As intervenções foram pensadas para minimizar os  impactos   na  população.

Transtornos serão inevitáveis, mas a entrega das obras vai suplantar qualquer dificuldade. Teremos novas calçadas, ciclovias, dois viadutos e uma ponte em construção. Um dos maiores conjuntos de obras feitos de uma só vez que essa cidade já viu”, destacou o secretário municipal de   Transporte Urbano e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco.

Iluminação com LED contratada

O prefeito Antonio Francisco Neto recebeu esta semana a informação de que a primeira parte do contrato para a troca de toda iluminação antiga da cidade por lâmpadas de LED foi fechada. Isso quer dizer que ao menos 12 mil lâmpadas amarelas serão  substituídas por outras mais econômicas e com maior potencial de iluminação. A previsão é que até o dia 20 de maio cheguem as primeiras luminárias e a instalação será quase imediata, pois a mão de obra que fará a troca das antigas lâmpadas já está acertada para trabalhar logo em seguida.

“Nós iniciamos a  troca com   recursos próprios no ano passado, quando fizemos as áreas comerciais.   Felizmente, o governador nos atendeu e conseguimos incluir a troca de toda a iluminação da cidade no plano de mobilidade. Vamos economizar recursos que poderão ser alocados em outros setores também   carentes,   pois o problema da iluminação será totalmente resolvido”, disse Neto.

Barra Mansa segue com vacinações contra Covid-19, Influenza e sarampo nesta quinta

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa segue com as vacinações contra Covid-19, Influenza e sarampo nesta quinta-feira, 28. As doses pediátricas contra o coronavírus serão aplicadas nas seguintes unidades para quem tem 5 anos ou imunossupressão: Clínica da Família na Vista Alegre, Coringa I, São Francisco, UBS Colônia, UBS Centro ou Paraíso de Cima. O Pró Saúde também disponibiliza o imunizante às segundas, quartas e quintas-feiras, e na Vila Maria, as doses infantis são aplicadas às terças e quintas.

Os responsáveis de crianças a partir de 6 anos de idade poderão procurar  as seguintes unidades: Coringa I, Floriano, Rialto, São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia, Vila Maria, Vila Elmira, Vale do Paraíba, Siderlândia, Vila Independência, Clínica da Família na Vista Alegre, UBS Centro, São Francisco, UBS Colônia ou Paraíso de Cima.
Para serem imunizadas as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável e apresentar o cartão de vacina infantil de rotina, documento pessoal e comprovante de residência.

Jovens e adultos

A vacinação contra a Covid-19 também continua para jovens e adultos:

- D1 em pessoas a partir de 12 anos;
- D2 agendadas (CoronaVac centralizada no Pró Saúde às segundas, quartas e quintas-feiras e Janssen no PSF do Ano Bom); AstraZeneca e Pfizer em todos os postos;
- D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 28/12;
- D4 para  imunossuprimidos com laudo médico maiores de 18 anos que tenham tomado a D3 até o dia 28/12 e idosos acima de 80 anos que tenham tomado D3 até 28/12.

Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do  comprovante das outras doses.

As ações acontecerão das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.

Influenza e sarampo

A imunização contra Influenza e sarampo acontecerá em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Nesta primeira etapa, as doses contra Influenza são destinadas aos idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde acima dos 18 anos de idade.

As doses contra sarampo serão aplicadas em trabalhadores da Saúde (em seus próprios locais de trabalho) que não tenham recebido a vacina da Tríplice Viral como atualização de caderneta

Prefeitura avança com aplicação de doses pediátricas contra o coronavírus nas escolas


A Secretaria de Saúde de Barra Mansa também avança com a vacinação pediátrica contra Covid-19 nas unidades de ensino. Nesta quarta-feira, 27, foi a vez da Escola Vocacionada Socioambiental - Ada Bogato, no bairro Paraíso de Cima.

Deise Márcia Silva, que acompanhou a aplicação vacina contra a doença no filho, aprovou a ação. "Nunca se sabe sobre do que esse vírus pode ser capaz. Devemos aproveitar esta oportunidade da imunização nas escolas e vacinar nossas crianças o quanto antes".

Para a diretora da escola, Zoraia Araújo dos Santos, os últimos anos foram muitos difíceis para toda a população e que a vacina dá a esperança de todos poderem voltar a viver normalmente. “É um momento de conscientizarmos os moradores e dar incentivo para imunizarem seus filhos com todas as doses necessárias. É a chance de cada dia mais tirarmos a Covid-19 de nossas vidas".

Preso homem acusado de espancar companheira com cabo de vassoura

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Polícia Civil
Foi preso na noite de terça-feira (26), em Barra do Piraí (RJ), um homem, de 50 anos, suspeito de espancar a companheira com um cabo de vassoura. Ele foi encontrado em casa, no bairro Belvedere.

O crime aconteceu no mesmo dia. Segundo a Polícia Civil, a vítima, de 49 anos, conseguiu fugir e procurou ajuda de parentes. Antes de prestar depoimento na delegacia, a mulher precisou ser atendida em um hospital.

Assim que ficaram sabendo do crime, os policiais foram atrás do homem. De acordo com a polícia, ele teria ficado violento após consumir bebida alcoólica.

O suspeito possui antecedentes por tráfico de drogas. Ele foi levado para a delegacia de Barra do Piraí e, em seguida, será transferido para a cadeia pública de Volta Redonda.

Suspeito de espancar companheira com cabo de vassoura é preso em Barra do Piraí.

"Soldado" é preso em ação conjunta em Barra do Piraí

Um foragido do sistema prisional, que atuava como "soldado" de uma facção criminosa em Barra do Piraí, foi durante ação conjunta das Polícias Civil e Militar nesta segunda-feira, dia 25.

O homem, de 25 anos, foi localizado no bairro Vale do Ipiranga, em Barra do Piraí. Segundo os agentes, ele possui duas condenações por tráfico de drogas e foi preso pela primeira vez, em 2016. No dia 30 de dezembro de 2021, ganhou o benefício da saída temporária de Natal e não retornou à cadeia.

Após ação, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde terminará de cumprir sua pena de 9 anos.

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Medidas são debatidas para redução de acidentes em passagem de nível no Parque Maíra

A iniciativa visa evitar acidentes no local

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Após ocorrência de acidentes na passagem de nível que dá acesso ao bairro Parque Maíra, em Pinheiral, a prefeitura do município e o Polo Industrial se reuniram para solicitar à MRS Logística S.A., uma solução emergencial que evite futuros acidentes e garanta a segurança da população. Em resposta, a concessionária responsável pela administração da linha férrea da região se comprometeu a providenciar uma medida imediata que supra as necessidades de segurança enquanto a construção de implantação do viaduto no local ainda não é iniciada, destacando também que a discussão quanto aos detalhes da obra está em fase de conclusão. 

O prefeito Ednardo Barbosa destacou a importância da solicitação realizada em conjunto às empresas. "Fizemos esse apelo pensando na segurança da nossa população, para que providências emergenciais sejam tomadas e futuros acidentes na passagem de nível que dá acesso ao bairro Parque Maíra sejam evitados, garantindo melhores condições de segurança no trânsito do local. A empresa foi solícita e se comprometeu a encontrar uma medida imediata que possa ser implantada o quanto antes e garanta a segurança de todos."

Ele também ressaltou a construção do viaduto sob a passagem de nível, uma demanda muito solicitada por quem usa o local. 

"A concessionária nos informou também que a obra de construção do viaduto no local é uma prioridade, e que os estudos e detalhes para sua implantação estão perto de serem finalizados. Muito em breve esse não será mais um problema. Nosso compromisso com Pinheiral segue firme, buscando sempre o melhor que nossa cidade merece”, garantiu.

Carro furtado é recuperado pela GM no bairro Ponte Alta

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um Santana preto, de Barra Mansa, que constava como furtado, foi recuperado pela Guarda Municipal nesta terça-feira, dia 26, no bairro Ponta Alta, em Volta Redonda. O carro estava na Rua Dom Pedro I.

De acordo com a GM, o veículo foi furtado no último domingo, dia 24, e só foi devolvido ao proprietário por causa de uma denúncia feita ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), por volta das 11h de segunda-feira (25), informando que o mesmo foi deixado no local durante a madrugada. O veículo estava com a porta do motorista aberta e muitos fios elétricos pendurados no porta-malas.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

PM do Rio firma parceria com aplicativo para combate a ações de criminosos

Um termo de cooperação foi firmado nesta quarta-feira, dia 27, entre a Polícia Militar do Rio de Janeiro e o aplicativo UBER, que prevê a integração do botão "Ligar para a Polícia" do aplicativo. O início do treinamento de capacitação para que os operadores do Serviço 190 estejam aptos, será dentro de 20 dias, a prestar esse novo serviço na área de segurança pública.

Com a nova ferramenta, toda vez que um usuário ou motorista parceiro da Uber usar o botão para ligar para o Cecopom da PM por meio do aplicativo, os operadores do serviço de emergência vão automaticamente receber a localização em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada. Isso permite uma resposta ainda mais rápida e precisa da força policial, sem que seja necessário quem fez a chamada transmitir essas informações verbalmente ao atendente. Todas as informações – do veículo, do usuário e do motorista - estarão expostas na tela do computador.

Após a conclusão dessa etapa de treinamento e de integração tecnológica, o projeto-piloto do botão “Ligar para a Polícia” será implantado, iniciando na Baixada Fluminense e depois nas demais regiões do estado.

- Acreditamos que essa parceria vai contribuir muito para a Corporação e para a sociedade. Vale também ressaltar o caráter integrador dessa parceria e a importância de ferramentas tecnológicas aplicadas à área de segurança pública. Aproveito para agradecer o corpo técnico da nossa área de tecnologia da informação - disse o secretário da SEPM, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

A diretora-geral de Operações da Uber, Sílvia Penna, lembra que em uma situação de emergência, cada segundo conta:

- Por isso, foi muito importante a disposição da Secretaria de Estado da Polícia Militar de manter esse diálogo conosco a fim de explorar essa tecnologia para apoiar o trabalho de atendimento a emergências de forma pioneira no Brasil. Se isso puder resultar no envio de ajuda mais rápida em situações críticas, será um recurso adicional para trazer mais segurança a todos que circulam nas cidades. Esse é o tipo de contribuição que acreditamos que nossa tecnologia pode dar às localidades em que atuamos – afirma a dirigente da Uber.

Informações precisas em tempo real


A ferramenta opera os sinais de localização disponíveis nos celulares e utilizadas na navegação do aplicativo, incluindo GPS e pontos de Wi-Fi, para determinar o posicionamento dos dispositivos de forma mais precisa. Além da localização em tempo real, o Cecopom terá acesso aos detalhes da viagem assim em que o botão for acionado: placa, marca, modelo e cor do veículo, nomes do motorista e usuário, além do telefone.

A tecnologia que permite o envio desses dados aos serviços de emergência é fornecida pela RapidSOS, empresa que desenvolveu a primeira plataforma de dados de resposta a emergências do mundo. Essa plataforma liga os dados críticos de qualquer dispositivo conectado ou aplicativo móvel diretamente ao serviço de resposta a emergências.

A integração com o 190 do Rio de Janeiro será a primeira do gênero feita pela Uber no Brasil. Mas esse tipo de integração tecnológica já é realizada em parceria com a RapidSOS em serviços de atendimento a emergências de mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos e de 29 estados no México.

Pai e filho seguem estável após ficarem feridos em acidente de trânsito no bairro Eldorado, em Volta Redonda

As vitimas de um acidente, na tarde desta quarta-feira, dia 27, passaram por atendimento no Hospital São João Batista após serem socorridas de um acidente grave entre a Kombi em que eles estavam e um ônibus do Tarifa Comercial Zero, entre as Rua Angra dos Reis e Campos, no bairro Eldorado.

A Kombi perdeu o freio e desceu a rua Angra dos Reis a toda velocidade e atingiu o ônibus em cheio, com o impacto a cabine do veículo ficou toda destruída.

Ruan Carreira da Silva, de 20 anos, teve um corte profundo no braço esquerdo e na perna esquerda. Ele levou pontos e segue em observação.

Robson da Silva, de 54 anos, teve escoriações, trauma na cabeça e um desmaio pelo impacto sofrido na cabeça. A vitima passou por tomografia e segue em observação. É estável o estado de saúde dos dois.

Vitimas das chuvas em Angra dos Reis tem problemas no atendimento em abrigo improvisado

Foto: reprodução
Vinte e cinco famílias seguem abrigadas na Escola Municipal Raul Pompéia, após as fortes chuvas em Angra dos Reis, no mês abril. Num total de 62 pessoas, oito são idosos (dois com necessidades especiais), 16 crianças e uma gestante. As informações são da Defensoria Publica, que tem acompanhado a situação do município e já encaminhou quatro ofícios e duas recomendações à prefeitura com relação às famílias e pessoas desabrigadas.

De acordo com a instituição, a vistoria ao ponto de apoio em Monsuaba, principal bairro afetado pelas chuvas, foi importante para dimensionar as consequências do desastre e como a população foi afetada em suas atuais necessidades.

— Foi possível diagnosticar quais os próximos passos a serem dados, a fim de garantir os direitos da população atingida e minimizar os danos sofridos – destacou o defensor público do 2º Núcleo regional de tutela coletiva, Alexandre dos Santos.

"Durante a visita ao abrigo, verificou-se que não há nenhum tipo de atendimento psicológico aos abrigados feito de forma regular. Outro ponto preocupante é o acesso ao atendimento de urgência. Foi relatado que, nos primeiros três dias após as chuvas, havia uma ambulância disponível no local. Depois disso, o atendimento de urgência e emergência voltou a ser feito através do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), que tem encontrado dificuldades de acesso ao local, tanto pela distância do abrigo, quanto pelas condições da estrada que leva ao bairro."

Recomendações e Ofícios

A Defensoria Pública cobrou informações da prefeitura de Angra dos Reis sobre a situação atual da população atingida pelas chuvas, para monitoramento dos principais problemas enfrentados e as necessidades mais urgentes.

As recomendações destacam a importância de realizar um mapeamento/diagnóstico das consequências e impactos sociais do desastre das chuvas no território para subsidiar as diretrizes e orientações, bem como acolher as pessoas afetadas de maneira apropriada, preservando seus direitos individuais e necessidades específicas, como as demandas das pessoas com deficiência e aquelas com transtornos psiquiátrico, acionando os profissionais da saúde, quando necessário.

A DPRJ também questiona se o município de Angra dos Reis solicitou algum tipo de financiamento federal para execução do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências. Se houve, o valor total precisa ser informado.

No começo do mês, foi realizada uma reunião com a Administração Direta do Município de Angra dos Reis para pontuar as necessidades da população afetada, com destaque para a necessidade de flexibilizar os requisitos previstos para a concessão do aluguel social, tendo em vista as dificuldades identificadas para o acesso ao benefício. No dia 12 de abril foi publicado um decreto com parâmetros que facilitam a concessão do benefício.

terça-feira, 26 de abril de 2022

Dupla é pega quando recebia drogas em bairro na cidade de Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR
Duas mulheres, de 53 e 38 anos, foram presas em flagrante quando pegavam drogas num carro que saiu do bairro Padre Josimo, em Volta Redonda, para levar ao bairro Jardim Amália II, onde os entorpecentes seriam vendidos.

O caso aconteceu no final da tarde desta terça-feira, dia 26, na Rua Carlos Gomes, após uma denuncia anônima ter chegado a um policial de folga.

Uma equipe de policiais foi acionada para o bairro Jardim Amália, local onde um Prisma foi abordado, e nele foram encontrados, além de duas suspeitas, um tablete de um quilo de cocaína, uma balança de precisão, oito potes de Pó Royal, diversas etiquetas, rolos de papel filme, grampeadores, uma tesoura e embalagens de sacos plásticos.

Ainda foram apreendidos dois celulares e o carro.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

Holandês é preso por suspeita de tráfico de drogas em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: PM

Um estrangeiro foi preso nesta segunda-feira, dia 25, após denuncia de trafico de drogas na Vila Abraão, em Angra dos Reis.

Policiais ambientais receberam a informações de suposto crime através do Disque Denuncia, onde relatava que um homem (holandês) estava distribuindo drogas, além da Vila no Abraão, no Aventureiro e Rio de Janeiro.

Os agentes foram até a Rua das Flores onde encontraram Machiel Roy Matteus, de 37 anos. Com ele foram apreendidos 26 papelotes de LSD, uma barra de “md” e diversos aparelhos eletrônicos.

Diante dos fatos, a equipe procedeu à delegacia, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante por tráfico de drogas e descaminho.

Após tentativas de furtos, comerciantes da Rua Neme Felipe cobram do Semop a segurança local

Ações serão adotadas pelas forças de segurança e pelos empresários para reduzir os delitos cometidos na área

www.radioacesafm.blogspot.com
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda e comerciantes da Rua Neme Felipe, localizada no bairro Aterrado, se reuniram nessa semana para discutir sobre a melhoria da segurança da área, em função de alguns furtos ocorridos recentemente, principalmente após as lojas estarem fechadas. 

O secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, informou aos empresários sobre as instalações das câmeras de monitoramento que vão abranger toda a cidade, incluindo a Rua Neme Felipe. O bairro terá um total de 70 equipamentos registrando as imagens em tempo real. 

Além disso, o secretário destacou que o bairro Aterrado será beneficiado com o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), que são agentes da Polícia Militar que trabalharão no reforço do policiamento e nas ações inerentes à ordem pública. O bairro Retiro também contará como reforço do Proeis. 

A Semop se comprometeu ainda em intensificar o patrulhamento da área, através da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR). 

“Solicitamos também aos empresários locais que adotem medidas de segurança como alarmes e monitoramento interno, para aprimorar ainda mais as nossas ações. Também será criado um grupo de Whatapp para que possamos interagir com os comerciantes e entender melhor as demandas, visando um planejamento cada vez melhor e mais eficaz, a fim de agilizarmos o atendimento e de reduzirmos os crimes na região”, frisou o secretário Luiz Henrique. 

Participaram da reunião, além do secretário Luiz Henrique, o subtenente Amauri (Semop); um representante do Poder Legislativo e os empresários/comerciantes da Rua Neme Felipe.

Amaral Peixoto sedia primeira edição 2022 da ‘Rua de Compras’

Evento acontece no sábado, 07 de maio, véspera do Dia das Mães; via será fechada para o trânsito de veículos e transformada num shopping a céu aberto

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Avenida Amaral Peixoto, no Centro, recebe no próximo dia 07 de maio, sábado, véspera do Dia das Mães, a primeira edição de 2022 do projeto “Rua de Compras”. A iniciativa é realizada em parceria pela Prefeitura de Volta Redonda, Aciap-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril), Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL-VR (Câmara de Dirigentes Lojistas). 

Com objetivo de incentivar a atividade comercial, o evento transforma a avenida num shopping a céu aberto. Entre 9h e 18h, os carros darão espaço para atividades culturais, esportivas e de lazer. Serão instaladas duas praças de alimentação com foodtrucks; haverá brinquedos infláveis por toda avenida. As secretarias municipais também farão ações durante todo dia na Amaral Peixoto. 

A “Rua de Compras” vai contar com a Brinquedolândia e com o Caminhão de cabeleireiro/trancista da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac). A Cultura vai levar apresentações musicais com a Banda e o Coral Municipal e de dança, além da Feira de Artesanato; a Secretaria de Meio Ambiente vai realizar uma edição do espaço de adoção “Família Animal”; a Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) promoverá atividades como Ginástica Artística, Tênis de Mesa e Badminton; e uma tenda da Saúde com diversos serviços. 

Para a realização da “Rua de Compras”, o trânsito de veículos na Avenida Amaral Peixoto será interrompido no início da madrugada de sexta (6) até a noite de sábado. Os motoristas serão orientados durante todo dia pela Guarda Municipal sobre os desvios que utilizam vias paralelas, principalmente a Avenida Getúlio Vargas.