Rádio Acesa FM VR: 2014-06-01

sábado, 7 de junho de 2014

Ex-jogador Fernandão morre em queda de helicóptero em Goiás

Fernandão

Ele, um primo do governador e mais três pessoas morreram, em Aruanã.
Segundo o Corpo de Bombeiros, aeronave caiu às margens do Rio Araguaia.

Um helicóptero caiu na madrugada deste sábado (7) em Aruanã, a cerca de 315 km de Goiânia, matando os cinco ocupantes. Segundo a Polícia Civil, entre as vítimas está o ex-atacante Fernando Lúcio da Costa, de 36 anos, conhecido como Fernandão, ídolo do Goiás e do Internacional. Ele chegou a ser socorrido com vida, mas morreu a caminho do hospital.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Fernandão estava com mais quatro pessoas em um acampamento às margens do Rio Araguaia, a cerca de 12 km do Centro de Aruanã, onde ele tinha uma fazenda.

Também morreu no acidente Antônio de Pádua, conhecido como Bidó, primo do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSBD). As outras três vítimas são Edmilson de Sousa Lemes, cabo da PM e presidente da Câmara Municipal de Palmeiras de Goiás, Milton Ananias, coronel aposentado da Polícia Militar e quem pilotava a aeronave e Lindomar Mendes Vieira, funcionário da fazenda.
O corpo do jogador foi levado do Hospital Municipal de Aruanã para o IML de Cidade de Goiás, por volta das 11h.
O sargento Cristiano Oliveira, do Corpo de Bombeiros de Aruanã, que participou da operação de resgate, informou ao G1 que o grupo seguia para o Centro da cidade, mas o  helicóptero caiu logo após a decolagem, por volta das 1h30, em uma faixa de areia do Rio Araguaia. "A queda ocorreu segundos depois, tanto que a aeronave estava a cerca de 300 metros do local da decolagem", afirmou.
Helicóptero em que estava Fernandão ficou totalmente destruído (Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros)Helicóptero em que estava Fernandão ficou totalmente destruído (Foto: Divulgação/ Corpo de Bombeiros)
Ainda conforme o sargento, ao chegar ao local, apenas Fernandão ainda tinha sinais vitais. Ele foi levado em uma embarcação para um hospital de Aruanã, mas morreu no meio do caminho. "Fizemos a reanimação dele, mas, infelizmente, ele não resistiu. Sofreu múltiplas fraturas", disse.
Por volta das 9h40, o corpo de Fernandão permanecia no Hospital Municipal de Aruanã. Ele será levado para o Instituto Médico Legal (IML).
O helicóptero não chegou a explodir, mas ficou totalmente destruído. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já foi acionado para investigar as causas do acidente.

Nota do governador

Em nota, a assessoria de imprensa do governador Marconi Perillo lamentou a tragédia e informou que Fernandão, Edmilson e Milton eram amigos muito próximos do governador. Segundo o comunicado, o governador definiu ainda a relação com Antônio de Pádua como "mais do que a de um primo, mas a de um irmão".
Nas palavras do governador, conforme a nota, "as perdas são irreparáveis e não há palavras para expressar a dimensão da tragédia, que vitimou tantas pessoas queridas de nossos círculos familiares e de amizade e também da população de Goiás. "Temos a plena certeza de que Deus guiará a todos na plena paz espiritual, reforçada pelas nossas orações".
Carreira
Fernandão nasceu em Goiânia e iniciou a carreira nas categorias de base do Goiás Esporte Clube. Entre os anos de 1995 e 2001, conquistou cinco campeonatos estaduais, duas Copas Centro-Oeste e um Brasileiro na Série B, sempre na posição de meia.

Depois, seguiu para a Europa, onde jogou pelo Olympique de Marselha e Toulouse, na França, quando passou a atuar como atacante. Ele também jogou no Al-Gharafa, do Catar. Em 10 de julho de 2004, ele estreou com a camisa do Internacional em uma partida contra o Grêmio, quando foi o responsável pelo milésimo gol da história do clássico GreNal.

Ele se aposentou em 2011, quando estava no São Paulo. Passou, então, a participar da diretoria do Internacional e, mais tarde, assumiu o posto de treinador do clube. Agora, atuava como comentarista no Sportv.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Polícia encontra documentos falsos com suspeito de matar zelador

Nomes em RG e CNH eram de outra pessoa, mas as fotos eram dele.
Para a polícia, o publicitário premeditou o assassinato.

A Polícia Civil encontrou documentos falsos dentro de uma mala do publicitário Eduardo Martins, de 47 anos, suspeito de matar na semana passada o zelador Jezi Souza, de 63 anos. O homem está preso temporariamente em São Paulo após confessar ter esquartejado, ocultado e queimado o corpo da vítima, com quem tinha desentendimentos.

A MÚSICA HOJE. 06-06-2014. Hoje é aniversário de nascimento de Maysa, em 1936

06/06/2014
Maysa
Divulgação
A cantora e compositora Maysa também foi atriz. Gravou mais de 25 discos e é dona de uma biografia carregada em drama e tragédia. Hoje é o aniversário de nascimento da cantora, intérprete de músicas inesquecíveis como Ouça, Tarde Triste e Adeus...
A Música do Dia: Meu Mundo Caiu.
Texto a apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Comissão analisa multar empresas em casos de cortes de energia elétrica

A Comissão de Defesa do Consumidor vai analisar a proposta de punir, com descontos na tarifa, os cortes de energia elétrica.
A proposta (PL 6942/13) do deputado Ronaldo Caiado, do Democratas de Goiás, prevê que quando houver um corte de energia, deve-se calcular o consumo médio do usuário no período de tempo que durou o corte e esse valor será descontado na fatura seguinte.
O relator do parecer aprovado pela Comissão de Minas e Energia, deputado Vitor Penido, do Democratas de MInas Gerais, acredita que a medida vai desburocratizar a indenização aos usuários prejudicados. Ele disse que hoje, um processo no Procon pode levar anos até uma conclusão. Em sua opinião, o problema é ainda maior nas zonas rurais, com maior dificuldade de acesso aos órgãos de defesa do consumidor.
sxc.hu
Energia eletrica - Lampada luz
"A partir do momento que a própria lei já vai falar sobre isso e desde que seja fácil comprovar, não há necessidade de recorrer ao Procon. Com a confirmação da própria empresa, que tem conhecimento disso, ela então tem a conta descontada ou até mesmo o consumidor deixa de pagar esse valor que foi constatado no prejuízo"
O presidente do Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo, Geraldo Tardin, afirma que as empresas devem ser multadas pela má qualidade do serviço, mas acredita que qualquer que seja a punição que a distribuidora de energia venha a sofrer não representa nada perto das dificuldades e prejuízos enfrentados pelo consumidor.
Ele também lembra que, o fato de descontar o período em que não prestou o serviço, não isenta a empresa de ter de indenizar os danos causados pela interrupção, seja ele por defeitos em produtos, seja por impedir o adequado funcionamneto de estabelecimentos comerciais e industriais.
"Essa multa não repõe ao consumidor o transtorno. O fato de ter multa não quer dizer também que o consumidor não possa procurar a justiça para ser indenizado"
Depois de analisada pela Comissão de Defesa do Consumidor, a proposta que obriga a concessionária de energia elétrica a descontar da conta o período em que houver interrupção do fornecimento será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça. Se aprovada, segue para o Senado.

HISTÓRIA HOJE, 06 DE JUNHO DE 2014. Há 70 anos, foi realizada a Operação Overlord

Apresentação Dilson Santa Fé

Considerada a maior operação aero-naval militar da História, chamada também de Dia D, a ação que reuniu as forças dos Estados Unidos, Reino Unido, França e aliados, em 1944, foi o início da derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial. Uma decisão política para manter a liberdade na Europa, ocorrida depois da derrota alemã para o Exército Vermelho, na famosa Batalha de Stalingrado.

Secretaria de Saúde de Volta Redonda, procura familiares de paciente

A Secretaria Municipal de Saúde realiza uma campanha para localizar familiares de um rapaz aparentando cerca de 25 anos de idade, que está sendo assistido pela Residência Terapêutica da Casa de Pedra, desde agosto de 2012. Um ano antes, ele foi encontrado em via pública em Volta Redonda, sem documentação e não soube dizer nome ou endereço de moradia.
     Batizado de Fabrício, nome dado pelos funcionários da Residência Terapêutica, o rapaz - caminha normalmente, mas fala com dificuldades. A maior parte do tempo, Fabrício se mantém isolado do grupo. Quem souber de informações sobre familiares deste rapaz, favor entrar em contato com os telefones (24) 3339-9649 ou 3339-9647, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

TSE livra Dilma de multa por campanha antecipada

BRASÍLIA - Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concluiu nesta quinta-feira que a presidente Dilma Rousseff não fez campanha antecipada ao prometer concluir obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) “se tiver segundo mandato”. A declaração foi dada em 4 de abril, durante visita a São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, em entrevista a emissoras de rádio locais. Em ação ajuizada no tribunal, o PSDB pediu que a presidente fosse multada por fazer campanha antes do prazo permitido por lei.
Dilma foi a São José do Rio Preto para entregar 2.508 unidades do programa Minha Casa, Minha Vida. À imprensa local, a presidente afirmou que a obra do contorno ferroviário da cidade poderia ser incluída na fase três do PAC, com lançamento programado para agosto, a dois meses da eleição. Perguntada sobre a possibilidade de terminar a construção em um eventual segundo mandato, a presidente brincou com o radialista:

- Se eu tiver segundo mandato, se você votar em mim... eu concluo.
Para o advogado do PSDB, Marcelo Ribeiro, houve “escancarado pedido de voto” na declaração de Dilma.
- A lei permite entrevista, mas não pode pedir voto e fazer promessa de campanha - disse Ribeiro.
Em defesa da presidente, a Advocacia-Geral da União (AGU) argumentou que a entrevista tinha o objetivo de prestar conta das atividades do governo. A declaração teria sido incidental, sem a intenção de pedir votos.
O ministro Tarcísio Vieira, relator do caso no TSE, concordou com a AGU e não multou a presidente. Para os integrantes do tribunal, o episódio foi apenas um momento de bom humor que não merece punição.
- Era brincadeira, a plateia riu. A recorrida se portou sem qualquer desrespeito às normas que proíbem propaganda eleitoral antecipada, prestou informações à população e se soçobrou. Foi mero descuido - declarou Vieira.


Fonte: O Globo

Publicitário que matou zelador teria cometido homicídio no Rio por dinheiro, diz família de vítima

A família do empresário José Jair Farias acredita que a briga por dinheiro entre ele e sua mulher, a advogada Ieda Cristina Martins, podem ter sido o que motivou o seu assassinato, em dezembro de 2005. Ieda e seu atual companheiro, o publicitário Eduardo Tavares Pinto Martins, são apontados pelo delegado da 36ª DP (Santa Cruz), Geraldo Assed, como suspeitos de participar do crime. O casal é investigado ainda pela morte do zelador Jezi Lopes de Souza, em São Paulo.
- Depois que eles terminaram a relação, a Ieda pedia dinheiro a o José com frequência. Inclusive, ela chantageava meu irmão, e só permitia que ele visse o filho se desse alguma quantia a ela. As suspeitas recaem sobre eles, inclusive porque o José já tinha sido ameaçado pelo Eduardo com uma arma. Mas vamos esperar que a polícia trabalhe - ponderou o aposentado João Almir de Farias, de 65 anos, irmão da vítima.

O publicitário EduardoEduardo Tadeu, ao ser preso, em SP
O publicitário EduardoEduardo Tadeu, ao ser preso, em SP Foto: Marco Ambrosio / Agência O Globo
O estopim para o crime, acredita Jair, foi o fato de José não ter aceitado passar para o nome de Ieda um motohome, espécie de trailer que valia R$ 120 mil.
- Ela já tinha levado R$ 100 mil do meu irmão, dinheiro que seria usado por ele para pagar o 13º salário de seus funcionários, mas não estava satisfeita. Queria mais, como sempre - recorda o aposentado.

Foto: Reprodução
Numa carta que a família de José diz ter sido escrita por Ieda após ó término de seu relacionamento com o empresário, que durou cerca de 5 anos, a advogada pede R$ 1 mil ao ex-marido para ajudar com algumas despesas. “Meu amor, por favor te peço mais uma vez, não fique com raiva de mim. Pois só tenho muito amor por você (...) Penso mais nas crianças (...) Prometo que quando eu tiver lhe ajudarei sempre. Pois nós somos uma família”, implorou Ieda na correspondência.
Nove anos de investigações
Nesta quinta-feira, o delegado Geraldo Assed ouviu o filho de Ieda com José, um jovem de 18 anos, além de um irmão da advogada. Outros familiares dos dois também já foram prestaram depoimento. No início da próxima semana, Assed vai a São Paulo ouvir Eduardo.
- Os únicos suspeitos, por enquanto, são Eduardo e a Ieda, pois só os dois tinham problemas com a vítima. Eles tinham desavenças com José que envolviam dinheiro e relacionamento. Mas ainda precisamos de provas concretas do crime. Isso ainda não temos - ponderou o delegado.
O inquérito que apura a morte de José Jair já dura 9 anos, sem que tenha sido concluído. Nesse período, de acordo com a Polícia Civil, as investigações estavam em andamento e foram ouvidas dez testemunhas, entre familiares da vítima e de Ieda. Os últimos depoimentos do caso foram colhidos em 2013.
A polícia também afirma que solicitou medidas cautelares nesse período, como as quebras dos sigilos telefônico e bancário.
Buscas
Nesta quinta-feira, a Polícia Civil de São Paulo encontrou documentos falsos na casa de Eduardo. Ele está preso temporariamente pela morte de um zelador e confessou o crime. Ieda também teve prisão decretada por suspeita de participação na morte, mas conseguiu liberdade. De acordo com policiais envolvidos na prisão, o publicitário confessou o crime e acrescentou que a motivação foram desavenças que tinha com a vítima.

Zelador Jezi Lopes de Souza, de 63 anos, encontrado esquartejado em São Paulo
Zelador Jezi Lopes de Souza, de 63 anos, encontrado esquartejado em São Paulo Foto: Reprodução / TV Globo
Eduardo e Ieda teriam se conhecido pela internet em 2001. No ano seguinte, José Jair registrou uma ocorrência contra o publicitário por ameaça. Na delegacia, disse ter ido resolver um problema com a ex-mulher, quando foi interpelado por Eduardo.
Em 20 de dezembro de 2005, o corpo de Jair foi encontrado com dois tiros, dentro de seu Corsa prata, na Estrada dos Palmares, em Santa Cruz. Um projétil e um estojo de uma pistola calibre PT 380 foram encontrados no local.

Catadora de lixo de Volta Redonda passa em Direito na UFF

Volta Redonda

Um exemplo de superação e persistência. É assim que pode ser definida a história da catadora de lixo, Maria Nazaré dos Santos. Com 55 anos, a moradora de Volta Redonda estudou sozinha, e contra todas as adversidades, conseguiu ser aprovada no vestibular da UFF (Universidade Federal Fluminense), através da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e agora cursa Direito na instituição.

Natural de Viçosa, em Minas Gerais, Maria Nazaré contou que estudava sempre à noite, duas horas por dia, além de buscar dicas com outras pessoas.

- Começava 23h, quando estava em casa e ia até 1h da manhã. A ficha está começando a cair e junto com ela vai vir à responsabilidade. Eu não imaginei que iria passar. Além do material que eu tinha para estudar, eu procurava conversar com pessoas que tem estudo e sabem como funciona a prova para pegar dicas de como fazer a prova. Sabia que a redação era a mais complicada e por isso me dediquei mais nesse quesito - falou Maria Nazaré, lembrando que mesmo estudando até de madrugada, tinha que acordar às 6h para trabalhar.

Além da faculdade, ela divide o tempo com a presidência da Cooperativa Multifuncional de Catadoras do Sul Fluminense, onde coordena outras 14 mulheres. Segundo ela, o ingresso na faculdade e o novo cargo na cooperativa, são apenas fruto de uma caminhada que começou no ano 2000, quando começou a trabalhar em Volta Redonda.

Ela contou que como parou de estudar na 6ª série do Ensino Fundamental, resolver retomar os estudos após 18 anos longe das salas de aula. Para isso, ela se inscreveu em um supletivo.

- Quando resolvi voltar a estudar eu trabalhava lá no final da Cicuta, perto da UBM e usava o horário do almoço para poder ler as matérias. Saía do trabalho umas 17h e ia andando até o Conforto e aproveitava o caminho para também poder estudar, mesmo andando. Tenho essa facilidade para poder aprender as coisas e consegui terminar o Ensino Fundamental - disse ela, que também concluiu o Ensino Médio através de um supletivo.

- A conclusão (do Ensino Médio) me proporcionou uma carteira assinada que eu nunca havia tido na minha vida. Nunca é tarde para começar a mudar a sua vida e voltar a estudar. Para conseguir alguma coisa tem que se sacrificar e foi isso que eu fiz e consegui - completou, orgulhosa do feito.

Exemplo no trabalho

E a conquista de Maria Nazaré serve como exemplo para as demais catadoras da cooperativa.

- Sou a primeira das catadoras a entrar em uma faculdade. Assim que fiz a inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) levei o comprovante para elas e falei que gostaria muito que elas crescessem junto comigo. E tenho certeza que isso irá acontecer. Não só elas, mas a juventude, que ao invés de desperdiçar o tempo com coisas erradas, deveriam ocupar com os estudos. Os nossos jovens estão se perdendo e se a pessoa quiser algo na vida, tem que estudar - afirmou. 

Ligada a movimentos em pró das mulheres, Maria Nazaré contou que exatamente por isso optou pela faculdade de Direito, já que pretende continuar lutando pelos direitos das catadoras do Sul Fluminense.

- Existem muitas leis que não são respeitadas e também muitas que precisam ser renovadas. A constituição é antiga, mas se a gente ficar parados nada vai mudar. Eu quero me aperfeiçoar e aprender mais para poder lutar cada vez mais sobre os direitos das catadoras - garantiu Maria Nazaré que está contando os dias para o primeiro dia de aula.

- Um sonho sem agir é apenas um sonho. Já se você agir se torna realidade. Eu consegui e espero que mais gente também consiga. Estou muito ansiosa para começar as aulas e não quero parar na faculdade. Quero cada vez mais e continuar lutando pelos direitos das catadoras. Uma Nazaré sozinha lutando é uma coisa, agora todas lutando é muito mais forte - enfatizou.

Orgulho

Uma das professoras de Maria Nazaré foi a secretária de Políticas Públicas para Mulheres de Volta Redonda, Glória Amorim. Ela revelou que tem um orgulho muito grande da ex-aluna, que segundo Glória, é formada na escola da vida.

- Sempre falei que ela iria ouvir muita coisa boa, mas também muita coisa ruim. Então sempre disse para apenas absolver as boas e fazer uma análise crítica daquilo e procurar entender. Foi assim que ela aprendeu tudo. Tenho muito orgulho dela e tenho certeza que ela é um grande exemplo para qualquer pessoa - falou Glória que ainda destacou que Nazaré é uma grande parceira nas lutas pelos direitos das mulheres.

- É uma guerreira. Sempre está com a gente em diversos lugares lutando pelas catadoras e mulheres. Ela está de parabéns por tudo que andou conquistando e pode ter certeza que mais coisas boas estão por vir - encerrou.

Polícia estoura 4 depósitos clandestinos de gás, sendo dois no bairro Açude!

Com o apoio da ANP (Agência Nacional do Petróleo), a delegacia de polícia de Volta Redonda realizou, na manhã desta quinta-feira, a Operação Pressão Máxima, destinada a combater depósitos para venda clandestina de gás na cidade. Pelo menos quatro estabelecimentos foram estourados, sendo dois no Açude, e em Santa Cruz e Vila Mury.

Foram apreendidos cerca de 200 botijões de gás, sendo 94 num depósito que funcionava na Rua 6, no bairro Belo Horizonte. A ação foi comandada pelos delegados Antônio Furtado e Rodolfo Atala. Os botijões apreendidos foram levados para a delegacia e, posteriormente, ficarão apreendidos em um depósito da SupergásBrás, em Barra Mansa, local  determinado pela ANP – responsável pela fiscalização do setor.

O combate aos chamados “boqueiros” visava os estabelecimentos que acondicionam e vendem botijões de gás sem autorização, mas a operação acabou resultado na identificação de uma empresa autorizada pela ANP que estava vendendo o produto aos clandestinos. Um veículo da empresa foi flagrado quando fazia entrega no depósito do Belo Horizonte. O condutor do veículo tinha uma nota fiscal datada de quatro meses atrás. O distribuidor corre o risco de ter a licença cassada pelo órgão fiscalizador. A multa da ANP para o comércio clandestino de gás pode chegar a R$ 50 mil.
- Não é de hoje que temos ciência da venda clandestina de gás na cidade. Fomos nos locais considerados mais críticos. Tivemos a sorte de encontrar o caminhão da revendedora autorizada, que, visando ao aumento de lucros, repassava botijões para os boqueiros – disse Furtado.
Segundo ele, a polícia recebeu informações de que é comum os clandestinos transferirem parte dos 13 quilos de gás de um botjão para outros três vazios, como forma de lesar o consumidor. “Para não despertar suspeitas pelo peso, ele conseguem introduzir água no botijão”, afirmou Furtado, acentuando que essa prática constitui crime contra o consumidor.
O delegado lembrou ainda que os depósitos clandestinos são um risco para quem mora nas proximidades. “Esses produtos têm normas para serem acondicionados e transportados e os boqueiros vendem e entregam de motocicleta, o que é proibido”, explicou o policial, acrescentando: “Sabemos que existem mais clandestinos em Volta Redonda e eles continuarão sendo combatidos”.
Em coletiva realizada nesta tarde, Furtado explicou que nenhum dos detidos ficou preso, pois não houve flagrante: "Os envolvidos estão sendo ouvidos e serão liberados. Não houve flagrante no momento da abordagem, vamos aguardar o resultado do laudo pericial que deve demorar de 10 a 20 dias, para então tomarmos as devidas providências".
O delegado adjunto Rodolfo Atala explicou que se comprovada à adulteração dos botijões, os consumidores podem procurar a Justiça. "Diante da esfera cível, se comprovado que o gás está adulterado, os consumidores que se sentirem lesados, podem entrar com um processo judicial contra a empresa que realizou a venda do botijão".
De acordo com Marcelo Silva, representante da ANP, os consumidores devem ficar atentos quando realizam a compra. "Eles devem exigir a nota fiscal do botijão, pois lá estará disponível o CNPJ da empresa e um código que identifica o produto. Através deste código o consumidor pode entrar em contato com a ANP pelo 080097-00267 e verificar a origem do botijão. Outros aspectos como veículo devidamente adesivado, entregador uniformizado, e botijão lacrado ajudam na hora da compra".
Segundo Furtado, os responsáveis podem ficar até 10 anos presos, se a suspeita de adulteração dos botijões, falta de nota fiscal e crime contra o meio ambiente forem comprovados.

Fonte: Foco Regional

341 votos a 9 na Câmara: advogados pagarão 4,5% de tributos

Brasília A noite desta terça-feira (3) foi histórica para a advocacia brasileira. Por 341 votos a 9, com somente duas abstenções, os deputados federais decidiram pela aprovação do Supersimples aos advogados e pela inclusão das atividades advocatícias na Tabela IV do regime simplificado de tributação. Desta forma, os advogados que ganham até R$ 180 mil por ano pagarão uma tributação da ordem de 4,5%, e não mais 17%.
Como já vinha acontecendo ao longo dos últimos meses, uma comitiva representando a OAB esteve no Plenário da Câmara dos Deputados. Estiveram presentes o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; o vice-presidente da entidade, Claudio Lamachia; o diretor-tesoureiro Antonio Oneildo Ferreira; os presidentes das seccionais OAB Alagoas, Thiago Bonfim; OAB Espírito Santo, Homero Mafra; OAB Piauí, Willian Guimarães; OAB Sergipe, Carlos Augusto de Monteiro; OAB Tocantins, Epitácio Brandão; o presidente da Comissão Especial de Acompanhamento Legislativo da OAB Nacional, Eduardo Pugliesi; o presidente da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB, Jean Cleuter Simões Mendonça; o consultor legislativo da OAB Nacional, Igor Tokarski; o conselheiro federal pela OAB Goiás, Pedro Paulo de Medeiros.
O placar expressivo resume a atuação da OAB Nacional na luta por uma tributação mais digna aos advogados. Este 3 de junho é uma data histórica para a advocacia brasileira. Há milhares de advogados, principalmente em início de carreira, que se encontram em situação de arrecadação de menor porte, e necessitam de um olhar mais igualitário. A Tabela IV vai baratear os custos tributários para a advocacia, significando um verdadeiro estímulo à carreira. A Ordem dos Advogados do Brasil colocou todo o seu peso institucional em favor desses valorosos colegas, que são os mais necessitados, frisou o presidente Marcus Vinicius Furtado Coêlho.
Para Claudio Lamachia, vice-presidente nacional da OAB, a união e o empenho foram fundamentais. Uma vitória extraordinária pelo que representa e representará. Mostra a capacidade de articulação do presidente Marcus Vinicius, dos presidentes das seccionais e dos conselheiros federais da Ordem. Cada um trabalhou com suas bancadas, com seu universo, e é diretamente responsável por essa conquista. Isso beneficia os advogados com a redução da carga tributária a todas as sociedades advocatícias, bem como àqueles profissionais que encontram maior dificuldade na sua remuneração, previu.
O diretor-tesoureiro nacional da OAB, Antonio Oneildo, acredita que os benefícios da mudança de Tabela de tributação serão percebidos na rotina dos advogados. Vamos assimilar e compreender a dimensão deste importante passo no dia a dia. Os efeitos práticos serão determinantes para os 817 mil advogados brasileiros, não tenho dúvidas. Hoje são 40 mil sociedades de advogados, esperamos que este número salte para 100 mil, disse.
Seccionais comemoram
O presidente da seccional capixaba da Ordem, Homero Mafra, salientou que a decisão é benéfica em todos os sentidos. Ela (decisão) traz para a formalidade a grande massa dos advogados brasileiros. Temos, neste momento, a independência da advocacia. Externo aqui meu agradecimento aos dez deputados da bancada do Espírito Santo que disseram sim, agradeceu.
Essa alteração de Tabelas vai beneficiar os advogados que se encontram na faixa de renda correspondente, mas também convidar à formalidade os colegas que antes se viam acuados em função da alta tributação. É desenvolvimento para o País, disse o presidente da OAB Alagoas, Thiago Bonfim.
Carlos Augusto de Monteiro, presidente da OAB Sergipe, também citou a importância da mobilização. Foi um trabalho conjunto que nos dá orgulho em ver o resultado. O crescimento da advocacia e o seu reconhecimento como uma atividade essencial para o País mereciam, sem dúvidas, esta mudança na tributação, entende.
O presidente da Comissão Especial de Direito Tributário da OAB, Jean Cleuter Simões Mendonça, lembrou que a iniciativa da matéria nasceu na comissão que preside. O momento é histórico e nossa felicidade é grande. Trabalhamos essa questão da melhor forma possível, desde o Plenário do Conselho Federal da OAB, para que isso acontecesse hoje. Acreditamos que haverá justiça aos advogados em geral, mas principalmente àqueles em início de carreira, disse. Opinião compartilhada pelo presidente da Comissão Especial de Acompanhamento Legislativo da OAB Nacional, Eduardo Pugliesi. A justiça é histórica aos advogados, concluiu.
A votação
Durante a leitura dos votos dos parlamentares, muitos deputados como Hugo Napoleão (PSD-PI) lembraram a atuação do presidente Marcus Vinicius Furtado Coêlho à frente da questão. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), convidou o presidente da OAB Nacional para acompanhar, da Mesa Diretora, a declaração do resultado. Em homenagem à advocacia, para anunciar uma vitória cuja luta acompanhamos, convido à Mesa o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, encerrou.

Juiz nega dano moral a aluno que teve celular tomado em sala de aula

As palavras acima são do juiz de Direito Eliezer Siqueira de Sousa Junior, da 1ª vara Cível e Criminal de Tobias Barreto/SE, ao julgar improcedente a ação de aluno em face de professor que tomou seu celular em sala de aula.
De acordo com os autos, o docente retirou o aparelho do aluno, que ouvia música com fones de ouvido durante sua aula. O menor, representado por sua mãe, ajuizou ação para pleitear dano moral, para reparar seu "sentimento de impotência, revolta, além de um enorme desgaste físico e emocional".
Ao analisar o caso, o juiz Eliezer solidarizou-se com a situação dos professores.
"Ensinar era um sacerdócio e uma recompensa. Hoje, parece um carma".
Afirmou, então, que o aluno descumpriu norma do Conselho Municipal de Educação, que veda a utilização de celular durante o horário de aula, além de desobedecer, reiteradamente, o comando do professor.
Para o magistrado, não houve abalo moral, uma vez que o aluno não utiliza o aparelho para trabalhar, estudar ou qualquer outra atividade.
"Julgar procedente esta demanda é desferir uma bofetada na reserva moral e educacional deste país, privilegiando a alienação e a contra educação, as novelas, os realitys shows, a ostentação, o bullying intelectivo, o ócio improdutivo, enfim, toda a massa intelectivamente improdutiva que vem assolando os lares do país, fazendo às vezes de educadores, ensinando falsos valores e implodindo a educação brasileira".
Por fim, o juiz prestou uma homenagens aos docentes.
"No país que virou as costas para a Educação e que faz apologia ao hedonismo inconsequente, através de tantos expedientes alienantes, reverencio o verdadeiro herói nacional, que enfrenta todas as intempéries para exercer seu múnus com altivez de caráter e senso sacerdotal: o Professor."

Direito à Saúde - Direitos dos pacientes com câncer

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) - O trabalhador regido pela CLT, portador de neoplasia maligna ou dependente com a mesma doença, pode requerer a liberação do saldo em conta vinculada junto à Caixa Econômica Federal.
Compra de veículo adaptado - O portador de neoplasia maligna, que apresenta sequela limitante (invalidez), poderá adquirir veículo adaptado com desconto de tributos (IPI, IOF, ICMS e IPVA).
Quitação de financiamento de imóvel pelo SFH - Desde que inapto para o trabalho (invalidez total e permanente), e desde que diagnosticada a doença após a celebração do contrato de compra do imóvel, o mutuário do SFH tem direito à quitação do saldo devedor junto à instituição financeira. Isenção do imposto de renda - Os rendimentos de aposentadoria, reforma e pensão, inclusive as complementações, são isentos de IR, mesmo que recebidos acumuladamente.
Aposentadoria por invalidez - Mesmo que não tenha efetuado o pagamento de 12 contribuições para a Previdência Oficial, o portador de câncer poderá requerer o benefício junto ao INSS, exceto se já possuía a doença antes de se filiar à Previdência Oficial.
Assistência permanente - O aposentado por invalidez, que necessitar de assistência permanente de outra pessoa, a critério da perícia médica do INSS, pode obter acréscimo de 25% no valor do benefício.
Auxilio-doença - Desde que impossibilitado de trabalhar, o portador de câncer tem direito a perceber auxílio-doença.
Amparo assistencial - Benefício que garante um salário-mínimo mensal ao portador de câncer incapacitado para o trabalho, desde que comprovada a insuficiência de rendimentos, inclsuive da família.
Cirurgia de reconstrução de mama - Quem teve mama amputada ou mutilada em decorrência de tratamento de câncer pode realizar cirurgia plástica reparadora, desde que sob indicação médica. Atendimento judiciário prioritário - Mesmo com idade inferior a 60 anos, o portador de câncer tem prioridade na tramitação de processos administrativos e judiciais.
Atendimento médico-hospitalar - O paciente com câncer tem direito a receber atendimento digno, atencioso e respeitoso devendo ser informado, de maneira clara e compreensível, sobre as ações terapêuticas, riscos, benefícios, inconvenientes e duração do tratamento proposto pelo médico assistente, finalidade dos materiais coletados para exames e condutas a que será submetido.

06 fatores que atrapalham a preparação para concursos

Confira como manter o foco nos estudos até conquistar a tão sonhada vaga no serviço público 

Porque muitos candidatos iniciam a preparação para concursos públicos e desistem antes da aprovação? São vários os fatores que atrapalham o estudo, como cansaço, pressão familiar, dificuldades financeiras. Confira como manter o foco nos estudos até conquistar a tão sonhada vaga no serviço público.

Ingenuidade quando se inicia o projeto

A aprovação nem sempre vem com a primeira oportunidade. Ou melhor: raramente vem. Concurso público é um projeto de médio ou longo prazo. Quem não se prepara para isso é derrubado na primeira frustração.

Cansaço extremo

Correr uma maratona é algo absolutamente extenuante. Assim é a preparação para as provas. No início, parece simples e possível. A pessoa está empolgada com o projeto e se sente cheia de energia. Com o passar dos meses, a empolgação começa a perder força na mesma medida em que o corpo e a mente reclamam do cansaço. Mas assim como na corrida, é possível romper a barreira em que parece impossível continuar. E nesse momento é importante lembrar que já foi trilhada a maior parte do caminho. O que significa que a chegada está próxima.

Pressão de familiares

Quem começa a estudar para concurso costuma enfrentar duas situações com a família e amigos: ou eles estão muito motivados e torcendo pelo candidato, ou não acreditam muito e pensam que, em breve, a pessoa vai desistir.
Nos dois casos, as pessoas não envolvidas com o projeto acreditam que tudo será resolvido em pouco tempo, no máximo um ano. Quando isso não acontece, podem fazer acusações e cobranças. O candidato corre o risco de ouvir de pessoas próximas que já deveria ter sido aprovado - o que causa uma profunda sensação de incompetência - ou que seria melhor desistir. Normalmente, quem tem vínculo afetivo com o candidato se ressente da falta de disponibilidade dele e dos momentos de convivência e anseia pela solução disso, que só viria com a aprovação ou mesmo com a desistência.
Cabe ao candidato aceitar que é muito difícil para quem está de fora entender a dinâmica do projeto. Nós sabemos que a aprovação demora alguns meses ou anos, e que isso não significa que ela não será alcançada.

Falta de dinheiro

Campeã de justificativa – e, infelizmente, a mais difícil de superar – é a questão financeira. Chega uma hora em que o dinheiro acaba e o candidato começa a responsabilizar as despesas com os estudos pela situação. Afinal, são investimentos com cursos, livros, transporte, inscrições em concursos. Tudo isso é agravado no caso dos candidatos que não estão trabalhando e optaram por dedicar-se exclusivamente à preparação. Mas é possível encontrar alternativas para continuar estudando. Há uma grande oferta de cursos que podem ser pagos em parcelas, há materiais gratuitos na internet. De todo modo, é preciso buscar em vez de lamentar. Saber pedir e aceitar ajuda. E lembrar que a falta de dinheiro já estava lá antes. O projeto concurso público começa justamente para a conquista de um trabalho seguro e bem remunerado.

Vergonha por reprovações

No decorrer da nossa vida escolar, somos acostumados a encarar reprovações como fracassos. O mesmo acontece quando vamos a uma entrevista de emprego. No entanto, projetos grandiosos implicam uma longa caminhada e algumas correções de rumo. Os tropeços na vida de quem está em busca de algo, alguém que deixou o seu espaço de acomodação e se lançou no desconhecido para conquistar uma vida melhor, são apenas ajustes necessários para o sucesso da empreitada.

Insegurança

De forma geral, o que observo é que o candidato só desiste quando duvida que seja capaz. Aí todos os motivos anteriores ganham força e tornam-se a justificativa perfeita. Infelizmente, é difícil lembrar nesse momento que os anos passarão e a vida continuará do mesmo jeito. Quem tem certeza (ou quase) de que a vitória está ali adiante segue em frente, haja o que houver.

 

Justiça dos EUA aceita pedido de recuperação judicial da Telexfree

A Justiça norte-americana aceitou, nesta sexta-feira (30), o pedido de recuperação judicial da Telexfree, acusada pelas autoridades norte-americanas de promover um esquema de pirâmide financeira.
Em decisão, o juiz Melvin S. Hoffman permite que a empresa seja incluída no Capítulo 11 da Lei de Falências dos EUA - o equivalente a uma recuperação judicial.
O Capítulo 11 da lei de falências americana, ao qual a empresa recorreu, permite a uma empresa com dificuldades financeiras continuar funcionando normalmente, dando-lhe um tempo para chegar a um acordo com seus credores.
Ao entrar com pedido voluntário de proteção, a Telexfree diz ter o objetivo de reestruturar seus negócios para construir "uma base financeira sólida, com perspectivas de longo prazo".
No Brasil, a empresa teve seu pedido de recuperação judicial negado por duas vezes pela Justiça do Espírito Santo (TJ-ES). Para a Justiça, a empresa não poderia fazer o pedido por ter menos de dois anos de atividade.

EUA

Em meados de abril, a Justiça dos Estados Unidos determinou o congelamento dos bens do grupo Telexfree, acusado pelas autoridades norte-americanas de promover uma pirâmide financeira. Esse tipo de esquema depende do recrutamento progressivo de outras pessoas, que pagam taxas para os antigos associados. No caso, não é levada em conta a real geração de vendas de produtos ou serviços.
Para a defesa da Telexfree, a decisão significa uma vitória para a empresa e pode mudar o andamento dos processos que a companhia enfrenta nos Estados Unidos. "A recuperação judicial dará condições para a empresa saldar os seus débitos e voltar a operar", afirma o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.
Os advogados da empresa não esclareceram se a decisão da Justiça dos EUA muda os bloqueios à empresa no país e qual o efeito imediato.
Kakay destacou que a Telexfree continua tentando conseguir o desbloqueio dos bens no Brasil para conseguir a retomada das atividades. "Estamos esperando para a próxima semana a perícia que está sendo feita por determinação da Justiça do Acre, que no nosso entendimento deveria ter sido feita antes de qualquer bloqueio", diz o advogado.
Segundo ele, parecer da Ernst Young fará um diagnóstico sobre o modelo de operação da Telexfree, acusado de ser pirâmide financeira.
Para a Secretaria de Estado de Massachusetts, EUA, a Telexfree é uma pirâmide financeira que arrecadou cerca de US$ 1,2 bilhão em todo o mundo, segundo relatório de investigação. Na denúncia, as autoridades norte-americanas pediram o fim das atividades da empresa, a devolução dos lucros e o ressarcimento das perdas causadas aos investidores, chamados de "divulgadores".

Brasil

No Brasil, as atividades da empresa estão suspensas desde junho de 2013, por determinação da Justiça do Acre, por suspeita de pirâmide financeira. Em fevereiro, a Telexfree teve negado pela segunda vez seu pedido de recuperação judicial no Brasil.
De acordo com o advogado da empresa, estão bloqueados no Brasil cerca de R$ 700 milhões.
Em maio, a Telexfree anunciou em um comunicado na sua página na internet que suspendeu "todas suas atividades de negócios", enquanto cuida de pendências com a Corte de Falências dos Estados Unidos, agências governamentais e a Securities and Exchange Commission (SEC), órgão equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) brasileira.
Desde abril, quem acessava o site da Telexfree se deparava com uma mensagem dizendo que o serviço estava fora do ar "para manutenção".

Veja 7 dicas para configurar seu roteador e manter sua rede Wi-Fi segura

O roteador passou a ser uma necessidade nas casas modernas. Com tantos smartphones, tablets e laptops, ter uma rede Wi-Fi em casa se tornou praticamente obrigatório. O problema com isso é que muitas vezes as pessoas não tomam os cuidados necessários para manter a rede segura.

Abaixo estão algumas dicas elaboradas pela empresa de segurança ESET, que devem ajudar a manter a rede longe de ataques virtuais.

Trocar o login e senha do roteador: ao instalar o aparelho em casa, é obrigatório mudar imediatamente o nome do usuário e a senha de acesso do roteador. Sem isso, o equipamento usará um nome padrão de fábrica, que facilita a descoberta do modelo por um possível cibercriminoso. Com esta informação, ele pode explorar as vulnerabilidades que já são conhecidas.

Atualização de firmware: Fazer isso deve solucionar erros de segurança críticos e amplamente conhecidos. Na indústria da tecnologia, de um modo geral, um software desatualizado significa mais brechas, então a dica vale para absolutamente todos os seus dispositivos.

Criptografia WPA/WPA2: Como dito antes, o mínimo que você deve fazer é colocar uma senha (de preferência bem forte). Depois disso, outro passo importantíssimo é definir o padrão de segurança. O WPA ou o WPA2 são protocolos muito mais seguros que o WEP, que pode ser quebrado com facilidade.

Desativar WPS (WiFi Protected Setup): O recurso pode gerenciar a segurança com mais simplicidade, mas é vulnerável. Em algumas horas, o PIN de 8 números pode ser quebrado por um ataque de força-bruta, deixando a rede exposta.

Ativar filtro de MAC: Com a utilização desta ferramenta, apenas os aparelhos autorizados poderão se conectar à rede. Cada dispositivo possui uma placa de rede própria, identificada por um endereço. Ao cadastrar esta informação no roteador, apenas os endereços cadastrados na lista de acesso poderão ter conexão.

Desativar exibição do nome da rede: Ao fazer isso, sua rede fica “invisível” para outras pessoas, dificultando o direcionamento dos ataques. O problema é que será necessário digitar o nome da rede manualmente para cada novo dispositivo que se conecta.

Definir senha para modificar configurações: Além da senha de acesso à rede, é importante criar outra para mexer no roteador em si. Normalmente o equipamento vem com uma senha padrão ou, até mesmo, sem senha, criando uma brecha grave. No caso de algum cibercriminoso conseguir entrar na sua rede, ele poderá modificar o roteador para direcionar o usuário para sites maliciosos que imitam páginas legítimas, entre inúmeras outras alternativas.

TEMPO HOJE, 06 DE JUNHO DE 2014.

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 06/06/2014
Sol e muitas nuvens à tarde. À noite o céu ainda fica com muita nebulosidade, mas não chove.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sáb - 07/06/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 17°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Dom - 08/06/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Ministério Público pede suspensão do programa de trabalho voluntários da Fifa durante a Copa Segundo a ação, objetivo é que Fifa assine a carteira de trabalho de todos os escolhidos

O trabalho voluntário na Copa do Mundo de 2014 pode estar com os dias contados durante a competição. Isso porque o Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) entrou, na última quarta-feira (04), com uma ação civil pública para que os escolhidos tenham suas carteiras de trabalho assinadas e não que deixem de receber pelo trabalho no Mundial. Além da assinatura de carteira, o MPT também pediu para que o Comitê Organizador Local (COL), vinculado à Fifa, pague R$ 20 milhões de indenização por dano moral coletivo.  

A ação, movida pela procuradora Carina Rodrigues Bicalho, legitima que a Fifa atingirá lucros 'astronômicos' ao não assinar a carteira dos escolhidos, o que afastaria por si só sua capacidade para ser tomador de trabalho voluntário. Carina diz que ato não atende o previsto na na Lei 9.608/1998, que regula tal tipo de trabalho.

“Essa modalidade de prestação de trabalho somente é lícita se o tomador de serviços for entidade pública ou associação com objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade, e que essa associação não obtenha lucro a partir do trabalho prestado”, argumentou.

"Para se fazer legítima, a exploração do trabalho alheio deve ser remunerada. O trabalho voluntário é sempre uma exceção. É dessa forma, tendo o trabalho remunerado como regra, que o sistema de organização do trabalho se equilibra”, completou.

Cerca de 14 mil pessoas foram escolhidas pela entidade para o voluntariado. De acordo com o programa da Fifa, os nomeados para o cargo deverão ficar 20 dias à disposição da entidade, em turno diário de dez horas.

Fonte: Yahoo

Quase 800 esqueletos de bebês são encontrados ao lado de convento na Irlanda

A história negra da Igreja Católica irlandesa voltou às manchetes nesta quarta-feira com a descoberta de quase 800 esqueletos de crianças ao lado de um antigo convento católico de Tuam, que abrigou entre 1925 e 1961 jovens mães solteiras.

"Alguém havia mencionado a existência de um cemitério para recém-nascidos, mas o que encontrei é muito mais que isso", declarou a historiadora Catherine Corless, que fez a descoberta.
Ao investigar os arquivos de um antigo convento de Tuam (oeste da Irlanda), hoje convertido em urbanização, a historiadora descobriu que 796 crianças, de recém-nascidas a 8 anos, foram enterradas sem caixão nem lápide em uma antiga fossa séptica convertida em fossa comum.
Estes recém-nascidos provavelmente foram enterrados em segredo por freiras do Convento Santa Maria, administrado por freiras do Bom Socorro.
William Joseph Dolan, parente de uma criança que esteve nesta instituição, entrou com uma ação para entender o que ocorreu na época.
A fossa comum foi descoberta em 1975 pelos vizinhos, que até agora acreditavam que os ossos eram de vítimas da Grande fome irlandesa do século XIX, na qual centenas de milhares de pessoas morreram.
O convento foi derrubado há anos para a construção de casas, mas a área onde a fossa comum estava foi cuidada pelos vizinhos.
'St. Mary' era um dos muitos lares para mães e filhos que existiam na Irlanda no século XX.
Milhares de mulheres solteiras grávidas, chamadas na época de "perdidas", foram enviadas para dar à luz nestes lares.
As mulheres viviam no ostracismo da sociedade irlandesa, e frequentemente eram obrigadas a dar seus filhos para a adoção.
Os problemas de doenças e desnutrição nestes centros estão documentados há muito tempo. Um relatório oficial de 1944 sobre uma visita ao convento Santa Maria de Tuam descrevia as crianças como "fracas, de barriga saliente e esqueléticas".
Os registros do convento descobertos recentemente confirmam que as 796 crianças morreram de fome ou de doenças infecciosas, como sarampo ou tuberculose.
A doutrina conservadora católica da época negava a estas crianças o batismo e, consequentemente, o enterro em campos santos.
Após a divulgação da origem dos corpos, foi formado um comitê para arrecadar dinheiro e erguer um monumento com os nomes e idades das 796 crianças.
O arcebispo de Tuam, Michael Neary, disse que se reunirá com as superiores da ordem do Bom Socorro para ajudar com a tarefa.
Por sua vez, o arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin, se mostrou partidário de investigar os lares irlandeses para mães solteiras.
"Se não for aberta uma investigação oficial sobre as inquietações a serem resolvidas sobre os centros para mães e filhos, seria importante realizar um projeto de história social para ter uma ideia exata do papel dos centros na história do nosso país", afirmou Martin.
Um secretário de Estado de Educação, Ciaran Cannon, pediu a abertura de uma investigação. O Conselho de ministros abordará o tema em sua próxima reunião.
Esta descoberta lembra outro escândalo, que também envolve mães solteiras na Irlanda.
Entre 1922 e 1996, mais de 10.000 jovens trabalharam praticamente como escravas em lavanderias exploradas comercialmente por religiosas católicas em conventos na Irlanda.
As internas, conhecidas como as "Magdalene Sisters", eram jovens grávidas fora do matrimônio ou que haviam tido um comportamento considerado imoral.
Em 2002, um filme franco-britânico baseado neste caso e intitulado "The Magdalene Sisters" ("Em Nome de Deus", no Brasil) recebeu no Festival de Veneza o Leão de Ouro, o prêmio máximo.

Fonte: Yahoo

SEXTA-FEIRA, 06 DE JUNHO DE 2014. DIA HOJE.

Museu Nacional do Rio de Janeiro.
<<>>

Pratique a sabedoria, sempre na hora de conflito emocional, quando a razão dá lugar ao desespero.

(Adriano Martins - 2014)

==========================================================
Sexta-feira, 06 de Junho de 2014. Estação: Outono. Dia bom, mas seco.

06 - Criação do Museu Nacional do Rio de Janeiro por D.João VI (1818)  
        Criação do Instituto do Açúcar e do Álcool (1933)
06 . Dia da Conscientização e Atenção aos Portadores de Hanseníase ou "Dia Estadual de Combate à Hanseníase"
    comemorado no Estado brasileiro do Pernambuco, conforme Lei Nº 14.793 de 8 de outubro de 2012.

O Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil voltada à pesquisa e à memória da produção do conhecimento, hoje, vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Sua história remonta aos tempos da fundação do Museu Real por D. João VI, em 1818, cujo principal objetivo era propagar o conhecimento e o estudo das ciências naturais em terras brasileiras. Hoje, é reconhecido como um centro de excelência de pesquisa em história natural e antropológica na América Latina.

Detém um acervo composto por mais de 20 milhões de itens distribuídos por coleções que servem de base para a pesquisa desenvolvida pelos Departamentos de Antropologia, Botânica, Entomologia, Geologia e Paleontologia, Vertebrados e Invertebrados.

Depois de um longo período de apagamento histórico, promovido pela República, a memória da Monarquia Brasileira volta  à cena re-significando espaços, tempos, objetos e memórias.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Aluna de 14 anos é apreendida com punhal e réplica de arma em escola no Retiro, Volta Redonda.




Uma adolescente de 14 anos, estudante do Colégio João XXIII, no Retiro, em Volta Redonda, foi apreendida nesta quarta-feira portando uma réplica de arma de fogo e um punhal, dentro da sala de aula. A descoberta aconteceu depois de uma confusão envolvendo um grupo de alunos.
A réplica da arma estava dentro da mochila  da adolescente, enquanto o punhal estava em seu tênis, sendo encontrado durante revista feita na delegacia por uma agente da Polícia Civil. A menor foi conduzida à unidade policial pela Polícia Militar, acionada pelo Conselho Tutelar depois de aviso da direção da escola.
Na mochila da estudante foram encontrados também três telefones celulares e um caderno com frases fazendo referência ao tráfico de drogas e vários desenhos de armas de fogo. Os pais da garota foram chamados e ela contou que havia guardado a réplica de arma e o punhal a pedido de um adolescente que estaria envolvido com o tráfico de drogas no bairro Jardim Cidade do Aço. A menor, porém, negou envolvimento com traficantes.

HISTÓRIA HOJE. Há 46 anos, Robert Kennedy era assassinado em Los Angeles

Apresentação Dilson Santa Fé

O tiro que atingiu o senador norte-americano, Bob Kennedy, foi dado logo após o discurso em que ele comemorou a vitória como indicado a concorrer à Presidência dos Estados Unidos, pelo partido Democrata.

'Ele acha que esqueceram dele', diz mulher de Russo após aposentadoria

Assistente de palco mais famoso da Globo passa os dias assistindo TV e ainda não acostumou com a aposentadoria. 'Se eu der mole ele se arruma e tenho que buscar na rua', conta a mulher de Russo

Longe da Globo desde março, após 46 anos de trabalho na emissora, Antonio Pedro de Souza e Silva, o Russo,  ficou triste em ler as notícias sobre sua aposentadoria. Segundo Adriana Mello, companheira do assistente de palco mais famoso da história da emissora, ele não se acostumou à nova rotina, que agora não incluem mais estúdios e gravações.
+ Assistente de palco Russo deixa a Globo após 46 anos
“Mostrei algumas coisas pra ele, mas ele não gosta de ver porque fica triste, diz pra deixar pra outra hora”, contou Adriana à CARAS Digital nesta quarta-feira, 4. “Ele idolatra a Rede Globo. Às vezes ele me pergunta se está de férias. Ele acorda e pergunta 'que dia é hoje? Quando eu volto pra Globo?' Daí tenho que explicar que ele não vai voltar. Se eu der mole ele se arruma e tenho que buscar ele na rua”, continua.
Segundo ela, Russo, que completa 84 anos em julho, está triste por achar que os antigos colegas de trabalho não se lembram mais dele. “Ninguém entrou em contato, não sei nem se sabem que ele saiu. Hoje eu creio que sabem devido à repercussão da notícia”, disse. “É isso que ele fica triste, porque ele acha que esqueceram dele. Ele é apaixonado pelo Luciano Huck e pela Xuxa, ficaria bem feliz se eles ligassem, ele gosta muito dos dois. No guarda-roupa dele tem fotos coladas com o Luciano e com a Xuxa. Qualquer pessoa que chega aqui em casa ele mostra as fotos”, entrega.
'Ele não aceita assistir outro canal'
A nova rotina de Russo é em casa, onde mora com Adriana e os dois filhos dela, Larissa, de 12 anos, e Yuri, de 9, que ele cria como filhos. “Ele está bem, toma remédios por causa do enfarto que sofreu, vai ter que tomar pelo resto da vida, mas de saúde ele está bem. Tento botar ele pra fazer algum exercício, mas por enquanto ele não quer. Prefere ficar em casa vendo televisão, só vê a Globo o dia inteiro, não aceita colocar em outro canal, pra ele só serve assistir Rede Globo”, conta Adriana. “A nossa rotina é normal. Quando ele ia trabalhar eu ficava com as crianças. Agora com ele em casa eu boto ele pra dar uma caminhada, ir no sacolão comprar umas frutas só para andar um pouco. Comprei uns passarinhos pra ele cuidar e ocupar a cabeça”, completa.
Adriana diz ainda que a emissora está dando suporte para Russo após a aposentadoria. “A Globo está ajudando. Eles continuaram nosso plano de saúde por cinco anos. Ajudaram com uma parte financeira pra ver se a gente consegue comprar uma casa, porque a gente mora de aluguel, e agora vamos correr atrás. Eles falaram que se ele precisar de alguma coisa, psicólogo, ou carro, estão a disposição”, disse. Mas o que ele gostaria mesmo, é de voltar ao batente. “Eu evito até que ele vá lá para passear, porque é sacrificante. Hoje em dia ele não tem mais crachá. Para quem trabalhou lá 46 anos, acho que para ele é humilhante ter que pedir autorização pra entrar”, opina.
Longe da telinha, Russo sente o carinho do público nas ruas. Ele é reconhecido e sempre abordado por fãs. “Outro dia fui com ele no shopping e a gente teve que vir embora, os seguranças do shopping acharam melhor. As pessoas reconhecem muito, todo mundo quer tirar foto. E ele gosta desse assédio”.
Russo se tornou o contrarregra mais famoso da Globo na década de 1960, quando, a convite de Chacrinha, se fantasiava para animar a plateia de seu programa. Ele já trabalhou com as principais estrelas da emissora, como Xuxa, Faustão, Angélica e Luciano Huck. Seus últimos trabalhos na emissora foram no The Voice Brasil e no Big Brother Brasil.

Publicitário que matou zelador em SP é investigado por morte no Rio

O publicitário Eduardo Tadeu Pinto Martins, 47, que confessou ter matado e esquartejado o zelador Jezi Lopes Sousa, 63, em São Paulo, é investigado desde 2005 pela morte de um homem no Rio de Janeiro, segundo informou a Polícia Civil do Rio nesta quarta-feira (4).
De acordo com o telejornal "Balanço Geral", da Record, a vítima seria o ex-marido da advogada Ieda Cristina Cardoso da Silva Martins, 42, atual mulher do publicitário, que também é investigada.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou que o delegado titular da 36ª DP (Santa Cruz), Geraldo Assed, está em contato com a Polícia Civil de São Paulo para analisar o que pode ser feito com relação à investigação.

Pesquisa aponta disputa de Pezão e Lindbergh pelo 3º lugar Garotinho e Crivella lideram empatados a corrida pelo governo

Pré candidatos ao governo do Rio.
Rio - Pesquisa do Instituto GPP aponta o ex-governador Anthony Garotinho (PR) e o senador Marcelo Crivella (PRB) empatados em primeiro lugar na corrida pelo Palácio da Guanabara. Encomendado pelo PMDB do Rio, o levantamento mostra o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) e o senador Lindbergh Farias (PT) embolados na terceira posição na disputa pelo governo do Rio.

Pela pesquisa, realizada com dois mil eleitores, nos dias 31 de maio e 1º de junho, o ex-governador Garotinho lidera com 19,5% das intenções de voto contra 19% de Crivella. Pezão aparece na frente de Lindbergh com uma pequena vantagem: o peemedebista detém 11,7% da preferência do eleitorado fluminense, enquanto o petista aparece com 10,6% .

Em seguida, vem Cesar Maia (DEM) com 7,2%. Miro Teixeira, do Pros, aparece na última posição com 3%. Menos de 30% dos eleitores pretendem votar em branco ou anular o voto ou não sabem ainda em quem votar. Entre os quatro primeiros colocados na disputa pelo governo do Rio, Pezão aparece como o mais desconhecido do eleitorado fluminense, segundo a pesquisa do Instituto GPP. Garotinho é o mais conhecido do eleitor, mas também o que apresenta o maior índice de rejeição.


Foto:  Arte: O Dia

“Na medida em que o governador Pezão vai se tornando mais conhecido, melhora a sua intenção de voto. Entre todos os candidatos, ele ainda é o mais desconhecido e, por isso mesmo, o candidato com maior potencial de crescimento. Ele já deu um salto desde abril, quando assumiu o Governo. Não tenho dúvidas de que chegaremos na frente no segundo turno”, afirmou presidente do PMDB do Rio, Jorge Picciani, mentor do movimento ‘Aezão’, que será lançado hoje no Rio e prega o voto para presidente o senador Aécio Neves (PSDB) e em Pezão para governador.
A candidata à reeleição e presidenta Dilma Rousseff (PT) lidera a pesquisa do GPP no Estado do Rio de Janeiro, com 32,9%. O tucano Aécio Neves está com 16%. O ex-governador Eduardo Campos (PSB) tem 7,1% das intenções de voto, seguido de perto do pastor Everaldo (PSC), com 6,1%. O senador Randolfe Rodrigues, do Psol, tem 1,1% dos votos. Segundo a pesquisa do GPP, o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) aparece em primeiro lugar na disputa por uma vaga no Senado, com 26,3% das intenções de voto. Depois, vêm os deputados Jandira Feghalli (PC do B), com 22,7%, e Romário (PSB), com 21,6%.

Fonte: O dia.

Bruno diz que filho de Eliza Samudio não é seu

Bruno e Eliza Samúdio

Quatro anos após morte de modelo, defesa de ex-goleiro quer anular paternidade já assumida

Vania Cunha
Rio - Prestes a completar quatro anos da morte da modelo Eliza Samudio — ex-amante e mãe de um filho do ex-goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes —, o caso está longe de chegar ao fim. Esta semana, a defesa do atleta deve entrar com ação na Justiça do Rio pedindo a anulação do reconhecimento da paternidade de Bruninho, de quatro anos. Fruto de uma relação rápida do casal, o menino vive hoje sob os cuidados da avó materna, em Mato Grosso, alheio à trama macabra que levou sua mãe à morte, no dia 10 de junho de 2010, poucos meses após ele nascer.

Francisco Simin, defensor de Bruno, diz que o ex-capitão do Flamengo não fez exame de DNA para comprovar a paternidade. A filiação foi reconhecida na Justiça em 2012 e, inclusive, pelo próprio jogador durante o julgamento em que foi condenado a 22 anos e três meses de prisão pela morte de Eliza. Em agosto do ano passado, ele chegou até a dizer que faria o exame — a análise genética, aliás, era o maior desejo da modelo, motivo pelo qual ela foi sequestrada e morta.


Bruno: preso e condenado pela tortura e morte da ex-amante Eliza
Foto:  Divulgação

“A ação está pronta e vamos entrar esta semana com a rescisória. Bruno não ofereceu material para DNA e a juíza decretou a presunção da paternidade através de depoimento. Nossa pretensão é anular. Ela (Eliza) saiu com um monte de jogadores e o Bruno que segurou a mala. Queremos a verdade”, tenta justificar o advogado. A Justiça determinou que 17% dos rendimentos do ex-goleiro fossem destinados à pensão do menino, além do valor resultante da venda do sítio de Bruno em Esmeraldas (MG), que serviu de cativeiro para Eliza.
A advogada da mãe da modelo, Maria Lúcia, acha difícil que a decisão seja revogada. “Depois de reconhecida a paternidade, não há como voltar atrás. No caso de uma negativa de fazer o exame, mas havendo elementos, a Justiça determina o reconhecimento”, disse. O rápido envolvimento de Eliza com Bruno resultou na gravidez. Durante a gestação, ela acusou o jogador de obrigá-la a ingerir abortivos. Quatro meses após o nascimento do filho, a modelo foi sequestrada, mantida em cárcere em Minas Gerais, onde foi torturada e morta.

Dupla função para motoristas de ônibus será decidida pelo plenário da Câmara

Motorista/Cobrador.
O fim da exigência para que motoristas de ônibus exerçam também o papel de cobrador, aprovada ontem (4) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, depende agora de uma decisão do plenário da Casa. O texto, que antes incluía as concessionárias de transporte interurbano, foi modificado. O colegiado decidiu que a regra valerá apenas para ônibus urbanos que circulam nas regiões metropolitanas. As informações são da Agência Brasil.

O relator da proposta, deputado Décio Lima (PT-SC), explicou que a medida atende a uma reivindicação dos motoristas que reclamam do volume de trabalho. Se o texto for acatado pelos parlamentares em plenário, as empresas que não respeitarem a proibição terão que pagar multas e podem perder a concessão do serviço.

A CCJ também vai encaminhar para o plenário a decisão sobre outro projeto aprovado hoje, que deixa nas mãos da direção do Sistema Único de Saúde (SUS), em cada esfera de governo, a decisão sobre aplicação ou não do protocolo médico usado para prevenir a transmissão do HIV da mãe para o filho recém-nascido.

A MÚSICA DO DIA! (05-06-2014)

Música do dia!
05/06/2014

Hoje é Dia Mundial do Meio Ambiente

Meio Ambiente - Parques e Florestas - Amazônia Rio Amazonas floresta amazônica
Embratur/Portal da Copa
De acordo com o conceito da ONU, elaborado em 1972, meio ambiente é "o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre os seres vivos e as atividades humanas." Hoje é o seu dia.
A Música do Dia: Mamãe Natureza
Texto a apresentação: Luiz Cláudio Canuto

TEMPO HOJE, 05 DE JUHO DE 2014.

Tempo hoje


--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 05/06/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 26°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sex - 06/06/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sáb - 07/06/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 17°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

05 DE MAIO DE 2014. QUINTA-FEIRA, DIA HOJE!

Dia do meio ambiente!
<<>>

Não se distraia com algumas questões que a vida lhe proporciona, tudo é, uma questão de aprendizado.

(Adriano Martins - 2014)

=========================================================
Quinta-feira, 05 de Junho de 2014. Estação: Outono. Dia com baixa névoa

05 · Dia Mundial do Meio Ambiente
05 . Fundação da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos (1992) 
05 . Nascimento de Anésia Pinheiro Machado, pioneira da aviação brasileira, Itapetininga, SP (1904)
05 . Dia da Ecologia

O Dia da Ecologia é comemorado no dia 5 de junho, o mesmo dia do Dia do Meio Ambiente. O Dia da Ecologia é importante para gerar discussões e reflexões sobre vários problemas que o nosso planeta enfrenta.

A poluição do ar, do solo e da água; o desmatamento; a diminuição da biodiversidade e da água potável; a destruição da camada de ozônio, a destruição das espécies vegetais e das florestas, a extinção de espécies animais e vegetais, entre outros, são alguns dos temas que merecem atenção no Dia da Ecologia.

Origem do Dia da Ecologia

O Dia da Ecologia é comemorado no dia 5 de junho em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972, a fim de tratar sobre assuntos ambientais.

Essa conferência das Nações Unidas reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais.