Rádio Acesa FM VR: 2022-02-27

sábado, 5 de março de 2022

Foragido de Minas Gerais é preso em Falcão

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais militares prenderam neste sábado, dia 5, um homem foragido da Justiça Mineira por crime de trafico de drogas. Contra o acusado havia um mandado de prisão em aberto.

Os agentes chegaram ao acusado durante ação de caça a criminosos de explodir e roubar caixas de agencias bancarias em Quatis no ultimo do 28/02. 

Ele foi pego durante abordagem a um veiculo na RJ-159, altura do bairro Falcão, após levantamento das informações dele ao sistema.

O caso foi encaminhado a delegacia de policial local.

Farto material do tráfico é apreendido em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PM
Policiais militares apreenderam neste sexta-feira, dia 5, farta quantidade de cocaína na Vila de Furnas, em Nova Conquista, no municio de Itatiaia.

A PM informou que além das drogas, balança de precisão, rádios transmissores e outros materiais foram aprendidos.

A ação foi através de denuncia de trafico de drogas na região. 

Até esta publicação não havia informação de alguém preso.

Mais um carro usado em roubo a caixas eletrônicos em Quatis é apreendido

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PM

Um Gol prata, ostentando placa de Sorocaba, no estado de São Paulo, foi apreendido e dois homens presos neste sábado, dia 5, em Porto Real.

De acordo com a PM, o carro seria utilizado para fuga de criminosos escondidos na mata. Eles estariam ainda escondidos desde as explosões e roubo a caixas de duas agencias bancarias em Quatis no final da madrugada dia 28 de fevereiro de 2022.

Os presos e o veículo apreendido, clonado, foram levados a 100ª DP de Porto Real.

Preso mais um acusado de envolvimento no roubo a caixas eletrônicos em Quatis

 

Dois presos e um apreendido nas buscas por criminosos em assalto a bancos em Quatis

 

Esquadrão antibombas é acionado em Quatis

Dois homens morrem em troca de tiros com a polícia em Quatis

 

Preso mais um suspeito de participar das explosões e roubo a caixas eletrônicos em Quatis

 

Agencias bancarias são explodidas por criminosos em Quatis

Menos de dois meses para o fechamento do cadastro eleitoral

Após 4 de maio não será mais possível solicitar primeira via do título, transferência ou revisão eleitoral para atualizar dados ou regularizar a situação cancelada do título

No dia 4 de maio, termina o prazo para revisar os dados do título eleitoral, regularizar a situação de cancelado da inscrição eleitoral, solicitar transferência ou mesmo solicitar a primeira via do documento para votar nas Eleições 2022. O procedimento pode ser solicitado pela internet, no sistema Título Net, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). A data é definida pela Lei das Eleições (Lei 9.504/97), que prevê o fechamento do cadastro eleitoral 150 dias antes de cada pleito.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) orienta que as eleitoras e os eleitores não deixem para os últimos dias, quando a procura pelos serviços aumenta bastante e pode haver congestionamento de acessos ao site. Neste ano, estão em disputa os cargos dos próximos deputados estaduais, deputados federais, governadores, senador e presidente da República. A votação em primeiro turno irá ocorrer no dia 2 de outubro, e o segundo turno, se houver, em 30 de outubro.

A coleta biométrica permanece suspensa, como medida de prevenção ao contágio pelo Covid-19. Assim, quem ainda não tirou a fotografia, nem coletou as digitais, deve aguardar a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para fazê-lo. Além disso, a cobrança de multa, causada pela ausência às urnas em 2020, ainda não está sendo realizada pela Justiça Eleitoral. Contudo, outros débitos devem ser regularizados.

Barra Mansa retomará vacinação contra Covid-19 na segunda-feira

Primeira e segunda dose pediátrica está disponível para crianças a partir de 5 anos. D1, D2, D3 e D4 serão feitas em jovens e adultos

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O sábado, dia 5, não haverá vacinação contra Covid-19 no município de Barra Mansa. A ação será retomada na segunda-feira, 07, das 9h às 16h, segundo informou a Secretaria de Saúde.

Neste dia, crianças com 5 anos de idade ou as que possuem imunossupressão, dentro da faixa etária de 5 a 11 anos, devem procurar as seguintes unidades: Clínica da Família na Vista Alegre, Coringa 1, São Francisco, UBS Colônia, UBS Centro ou Paraíso de Cima. O Pró Saúde também disponibiliza o imunizante às segundas, quartas e quintas-feiras.

Já as crianças a partir de 6 anos podem receber a primeira dose nas seguintes unidades: Coringa I, Floriano, Rialto, São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia, Vila Maria, Vila Elmira, Vale do Paraíba, Siderlândia, Vila Independência, Clínica da Família na Vista Alegre, UBS Centro, São Francisco, UBS Colônia ou Paraíso de Cima.

Para serem imunizadas as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável e apresentar o cartão de vacina infantil de rotina, documento pessoal e comprovante de residência.

Jovens e adultos
 
A Secretaria de Saúde também segue com a aplicação de D1, D2, D3 e D4 em jovens e adultos. O esquema desta segunda-feira será o seguinte:

- D1 em pessoas a partir de 12 anos;

- D2 agendadas (CoronaVac centralizada no Pró Saúde às segundas, quartas e quintas-feiras e Janssen no PSF do Ano Bom); AstraZeneca e Pfizer em todos os postos;

- D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 07/11;

- D4 apenas em imunossuprimidos maiores de 18 anos que tenham tomado a D3 até o dia 07/11

Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do laudo médico e o comprovante das outras doses.

As ações acontecerão das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.

Pinheiral oferece castração grátis para pet

O serviço de castração gratuita de Pinheiral está ofertado número maiores de vagas para castramento de pets. O programa está sendo determinante na diminuição de tempo entre o agendamento e a efetivação do procedimento. 

Atualmente, Pinheiral não possui fila de espera para realização das cirurgias, nos últimos quatro meses já foram castrados mais de 235 animais, entre cães e gatos. 

Com intuito de realizar 100.000 castrações até o final de 2022, o Governo do Estado custeará as cirurgias e dessa forma auxiliará os municípios no controle populacional de animais abandonados e de zoonoses. 

Para participar basicamente é preciso ser morador de Pinheiral, estar com comprovante de residência, RG, CPF, ser maior de 18 anos e ir na Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Rural situada na rodovia Benjamin Constant nº 4.703, km 5 de segunda à sexta-feira das 8 às 11h e das 14 às 16h.

PIB dá sinais de avanços após período critico da pandemia

O Produto Interno Bruto (PIB) do país avançou 0,5% no quarto trimestre de 2021 e encerrou o ano com crescimento de 4,6%, totalizando R$ 8,7 trilhões. Esse avanço recuperou as perdas de 2020, quando a economia brasileira encolheu 3,9% devido à pandemia. Já o PIB per capita alcançou R$ 40.688 no ano passado, um avanço de 3,9% em relação ao ano anterior (-4,6%).

O PIB, que é a soma dos bens e serviços finais produzidos no país, está 0,5% acima do quarto trimestre de 2019, período pré-pandemia, mas continua 2,8% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica na série histórica, alcançado no primeiro trimestre de 2014.

Os dados são do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais, divulgado nesta sexta-feira, dia 4, pelo IBGE.

O crescimento da economia foi puxado pelas altas nos serviços (4,7%) e na indústria (4,5%), que juntos representam 90% do PIB do país. Por outro lado, a agropecuária recuou 0,2% no ano passado.

“Todas as atividades que compõem os serviços cresceram em 2021, com destaque para transporte, armazenagem e correio (11,4%). O transporte de passageiros subiu bastante, principalmente, no fim do ano, com o retorno das pessoas às viagens. A atividade de informação e comunicação (12,3%) também avançou puxada por internet e desenvolvimento de sistemas. Essa atividade já vinha crescendo antes da pandemia, mas com o isolamento social e todas as mudanças provocadas pela pandemia, esse processo se intensificou, fazendo a atividade crescer ainda mais”, explica a coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Outras atividades de serviços (7,6%) também tiveram alta no período. “São atividades relacionadas aos serviços presenciais, parte da economia que foi a mais afetada pela pandemia, mas que voltou a se recuperar, impulsionada pela própria demanda das famílias por esse tipo de serviço”, acrescenta Palis. Cresceram ainda o comércio (5,5%), atividades imobiliárias (2,2%), administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade sociais (1,5%) e atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (0,7%).

Na indústria, o destaque positivo foi o desempenho da construção que, após cair 6,3% em 2020, subiu 9,7% em 2021. Tal expansão foi corroborada pelo aumento da ocupação na atividade.

As indústrias de transformação (4,5%), com maior peso no setor, também cresceram, influenciadas, principalmente, pela alta nas atividades de fabricação de máquinas e equipamentos; metalurgia; fabricação de outros equipamentos de transporte; fabricação de produtos minerais não-metálicos; e indústria automotiva. As indústrias extrativas avançaram 3,0% devido à alta na extração de minério de ferro.

A única atividade que não cresceu foi eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, que teve variação negativa de 0,1%, o que indica estabilidade. “A crise hídrica afetou negativamente o desempenho da atividade em 2021”, explica Rebeca Palis.

Estiagem e geadas prejudicaram o resultado da agropecuária


Já a agropecuária, que havia crescido em 2020, recuou 0,2% em 2021, em decorrência da estiagem prolongada e de geadas. “Apesar do crescimento anual da produção de soja (11,0%), culturas importantes da lavoura registraram queda na estimativa de produção e perda de produtividade em 2021, como a cana-de-açúcar (-10,1%), o milho (-15,0%) e o café (-21,1%). O baixo desempenho da pecuária é explicado, principalmente, pela queda nas estimativas de produção dos bovinos e de leite”, detalha Palis.

Todos os componentes da demanda interna cresceram em 2021

Ao contrário do que aconteceu em 2020, todos os componentes da demanda avançaram em 2021, contribuindo positivamente para o crescimento do PIB. O consumo das famílias avançou 3,6% e o do governo subiu 2,0%. No ano anterior, esses componentes haviam recuado 5,4% e 4,5%, respectivamente.

“Houve uma recuperação da ocupação em 2021, mas a inflação alta afetou muito a capacidade de consumo das famílias. Os juros começaram a subir. Tivemos também os programas assistenciais do governo. Ou seja, fatores positivos e negativos impactaram o resultado do consumo das famílias no ano passado”, afirma Palis

Os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) avançaram 17,2%, favorecidos pela construção, que no ano anterior teve uma queda, e pela produção interna de bens de capital. A taxa de investimento subiu de 16,6% para 19,2% em um ano.

A balança de bens e serviços registrou alta de 12,4% nas importações e de 5,8% nas exportações. Em 2020, tinham recuado 9,8% e 1,8%, respectivamente. “Como a economia aqueceu, o país importou mais do que exportou, o que gerou esse déficit na balança de bens e serviços. Isso puxou o PIB um pouco para baixo, contribuindo negativamente para o desempenho da economia”, explica Rebeca Palis.

Entre os produtos da pauta de exportações, os destaques foram extração de petróleo e gás natural; metalurgia; veículos automotores; e produtos de metal. No caso dos serviços, as viagens subiram mais. Já entre as importações, os destaques positivos foram produtos químicos; máquinas e aparelhos elétricos; indústria automotiva e produtos de metal.

PIB cresce 0,5% no quarto trimestre

No quarto trimestre de 2021, o PIB cresceu 0,5% na comparação com o terceiro trimestre do ano (-0,1%), registrando resultado positivo nessa comparação, depois da alta de 1,4% no primeiro trimestre e do recuo de 0,3% no segundo trimestre. Em valores correntes, isso corresponde a R$ 2,2 trilhões. Quando comparado ao quarto trimestre de 2020, o PIB teve alta de 1,6%.

“A agropecuária cresceu 5,8%, mas o fator determinante para o crescimento do PIB no quarto trimestre foram os serviços (0,5%), que têm peso maior na economia. Nos serviços, os destaques foram as mesmas atividades que cresceram no ano: informação e comunicação (3,4%), transporte, armazenagem e correio (2,6%), outras atividades de serviços (2,1%)”, destaca Rebeca Palis.

Também avançaram administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social (1,0%). Por outro lado, houve queda no comércio (-2,0%), seguida pela variação negativa nas atividades imobiliárias (-0,4%) e estabilidade nas atividades financeiras, de seguros e serviços relacionados (0,0%).

Já a indústria recuou com a queda nas indústrias de transformação (-2,5%), principalmente na atividade de bens de consumo duráveis. As indústrias extrativas (-2,4%) e a atividade de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (-0,2%) também recuaram. O único resultado positivo foi na construção (1,5%).

A agropecuária cresceu porque acabou a safra do café e do milho, cujas estimativas eram negativas. Isso acabou puxando o resultado do trimestre para cima em relação ao anterior.

Pela ótica da despesa, houve crescimento no consumo das famílias (0,7%) e no consumo do governo (0,8%). Os investimentos (Formação Bruta de Capital Fixo) avançaram 0,4% no período. No que se refere ao setor externo, as exportações caíram 2,4%, enquanto as importações avançaram 0,5% em relação ao terceiro trimestre de 2021.

Sobre o Sistema de Contas Nacionais

O Sistema de Contas Nacionais apresenta os valores correntes e os índices de volume trimestralmente para o Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado, impostos sobre produtos, valor adicionado a preços básicos, consumo pessoal, consumo do governo, Formação Bruta de Capital Fixo, variação de estoques, exportações e importações de bens e serviços. No IBGE, a pesquisa foi iniciada em 1988 e reestruturada a partir de 1998, quando os seus resultados foram integrados ao Sistema de Contas Nacionais, de periodicidade anual.

sexta-feira, 4 de março de 2022

Veja locais onde acontecem o plantão de vacinação contra Covid-19 em Volta Redonda

Aplicação de doses acontecerá neste sábado e domingo para crianças, adultos e idosos

Volta Redonda promove plantão de vacinação contra a Covid-19 neste fim de semana, dias 05 e 06 de março. As doses para crianças de 05 a 11 anos, adultos e idosos serão aplicadas nos shoppings Sider e Park Sul. 

Neste sábado, no Sider Shopping, as doses serão aplicadas das 9h às 20h, e no domingo, das 14h às 20h. No shopping Park Sul, sábado e domingo, o horário de atendimento é das 10h às 20h. Todas as doses estarão disponíveis desde a primeira dose pediátrica até a quarta dose para idosos. 

A quarta dose é direcionada para idosos de 70 anos ou mais e também para imunossuprimidos, acima de 18 anos. Já as terceiras doses estão sendo ofertadas as pessoas, acima de 18 anos, que receberam a segunda dose até 05/12/2021. 

A segunda e terceira dose para adolescentes imunocomprometidos, de 12 a 17 anos, está suspensa devido à falta da vacina Pfizer. O município aguarda a entrega de novas remessas deste imunizante para dar continuidade na aplicação. Esse público só pode receber a vacina Pfizer, que está em falta no estoque diante da grande procura. 

Documentos

Vacinação infantil: caderneta de vacinas, cartão SUS ou CPF. As crianças de 5 a 11 anos deverão estar acompanhadas dos pais ou responsáveis legais.

Adulto: Cartão de vacinação Covid, CPF ou cartão SUS. 

Confira abaixo o cronograma de vacinação deste fim de semana: 

Infantil:


1ª DOSE

Crianças de 5 a 11 anos estão recebendo a 1ª dose da vacina pediátrica contra a Covid-19;

2ª DOSE

Crianças vacinadas com a primeira dose da CoronaVac há 28 dias ou mais; 

Adulto:

1ª DOSE

Para quem não se vacinou, acima de 12 anos; 

2ª DOSE

Para quem tomou a 1ª dose com mais de 21 dias, acima de 12 anos;

Segunda dose da Janssen após 2 meses da dose única; 

3ª DOSE

Para pessoas acima de 18 anos que receberam a segunda dose até 05/12/2021; 

4ª DOSE

Idosos de 70 anos ou mais e imunossuprimidos, a partir de 18 anos, que tenham recebido a 3ª dose até 05/11/2021. 

Testagem para Covid-19 

Neste fim de semana, os testes para Covid-19 continuarão sendo disponibilizados, das 07h às 19h, na UBS Jardim Paraíba – em funcionamento provisório na antiga Policlínica da Mulher (Rua Luiz Alves Pereira, ao lado do Colégio Delce Horta, no bairro Aterrado). 

É necessário agendar o teste pelo link: https://encurtador.com.br/pzHJO. A disponibilidade de vagas é mediante a capacidade própria de cada unidade básica. 

Os testes disponíveis para detecção da Covid-19 na rede pública são os de antígeno e RT-PCR. Vale ressaltar que os atendimentos emergenciais continuam sendo feitos nas unidades de referência.

Irara encontrada em rodovia é devolvida à natureza

Animal passou por avaliação veterinária antes de ganhar a liberdade em uma área de preservação em Volta Redonda 

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma irara encontrada em uma rodovia da região foi devolvida à natureza por uma equipe do Zoológico Municipal de Volta Redonda. A soltura foi realizada após o animal ter sido levado para o local sob suspeita de atropelamento. Os profissionais do Zoo-VR fizeram uma avaliação veterinária e constataram que o animal estava bem de saúde. Ele foi solto na quinta-feira (3) em uma área de preservação na cidade. 

A irara é um animal onívoro, da família dos mustelídeos, como lontras, ariranhas e furões. Elas têm comportamento geralmente diurno, ocupam áreas de floresta, principalmente de mata densa. O desmatamento é a principal ameaça para esta espécie.

Mapa de Risco da Covid-19: Rio se mantém em bandeira amarela pela quarta semana consecutiva

Região Metropolitana II entrou em bandeira verde, de risco muito baixo para a doença
 
www.radioacesafm.blogspot.com.br
A 71ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, publicada pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (04.03), mostra que a classificação segue em baixo risco para a doença pela quarta semana consecutiva, representado pela bandeira amarela. A comparação entre a oitava semana epidemiológica (SE 08) deste ano, de 20 a 26 de fevereiro, e a sexta semana (SE 06), de 06 a 12 de fevereiro, aponta que a Região Metropolitana II teve uma melhora, saindo da bandeira amarela (baixo risco) para bandeira verde (risco muito baixo).

Outra região que teve melhora no cenário epidemiológico e assistencial foi a Noroeste, que saiu da bandeira vermelha (risco alto) para bandeira laranja (risco moderado). As regiões Médio Paraíba, Serrana, Norte, Metropolitana I, Baixada Litorânea e Baía da Ilha Grande permanecem em bandeira amarela (risco baixo). A Região Centro-Sul continua classificada em bandeira laranja (risco moderado).

– Pela quarta semana consecutiva, o Mapa de Risco da Covid-19 traz o estado em bandeira amarela, que representa baixo risco para Covid-19. Isso nos mostra uma queda sustentada dos indicadores e a consolidação do cenário epidemiológico. Além disso, alcançamos uma elevada cobertura vacinal, com mais de 30 milhões de doses aplicadas em todo o estado – explicou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

A análise do período mostra que a média móvel de solicitação de leitos para os últimos 7 dias foi de 7 para UTI e 7 para Enfermaria, demonstrando uma queda de 37% em relação a 14 dias.  No mês de fevereiro, a taxa de positividade ficou em queda e, no período de 23 de fevereiro a 01 de março, a positividade dos exames de RT-PCR foi de 10,5% em todo o estado. Nesta quinta-feira (04.03), a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 estava em 41,2% para UTI e 23,6% para enfermaria.

Nesta edição do Mapa de Risco, cinco municípios estão classificados com bandeira verde (risco muito baixo), 72 municípios com bandeira amarela (risco baixo), cinco com bandeira laranja (risco moderado) e 10 municípios com bandeira vermelha (risco alto).

As cores das bandeiras representam os níveis de risco e os respectivos conjuntos de recomendações de isolamento social, variando entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

Indicadores precoces - A Secretaria de Saúde também publicou nesta sexta-feira uma atualização dos indicadores precoces usados para a elaboração do Mapa de Risco da Covid-19. O documento pode ser acessado no Painel Covid-19.

A avaliação dos indicadores precoces é de suma importância, pois eles refletem de maneira mais rápida e sensível a real demanda de atendimento de casos no Estado do Rio de Janeiro, sem interferência de atraso na informação. Essa maneira de análise busca compensar os atrasos de notificação dos dados que são levados em conta para o cálculo dos indicadores epidemiológicos do painel de risco. O objetivo é avaliar, de maneira mais precoce, indicadores do volume de demanda por leitos para Covid-19, como atendimento em UPAS, número de solicitações por leitos e fila de espera por leitos, e fornecer dados mais atualizados.

Mais de 30 milhões de doses contra Covid-19 são aplicadas no Estado do Rio

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Estado do Rio de Janeiro atingiu, nesta sexta-feira (04/03), a marca de mais de 30 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19 desde o início da campanha de imunização no estado, em janeiro de 2021. O dado equivale a 82% da população com 12 anos ou mais imunizada com a primeira e a segunda dose.

- É mais um marco extremamente importante que alcançamos no combate à Covid-19. Estamos com os indicadores em queda sustentada e ampliando o processo de flexibilização das medidas de proteção. Isso ocorre no momento em que completamos dois anos do primeiro caso registrado no estado, em março de 2020. Ainda precisamos avançar na aplicação da dose de reforço e na imunização das crianças, mas estamos no caminho certo para que possamos chegar ao fim da pandemia – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Desde o início da campanha de vacinação, o Governo do Estado já realizou mais de 100 entregas de vacina, totalizando mais de 37 milhões de doses distribuídas de forma ágil e equânime aos 92 municípios do estado. Assim que as doses chegam ao estado, são imediatamente disponibilizadas às secretarias municipais de Saúde para retirada na Coordenação Geral de Armazenagem da SES, em Niterói, ou distribuídas por meio de aeronaves, caminhões e vans para as cidades mais distantes.

A ampliação da campanha de imunização vem refletindo diretamente nos dados da Covid no estado. Pela quarta semana consecutiva, o estado do Rio de Janeiro está em bandeira amarela com baixo risco para a doença. A média móvel de solicitação de leitos nos últimos sete dias foi de 7 para UTI e 7 para Enfermaria, o que representa uma queda de 37% em relação a 14 dias.  No mês de fevereiro, a taxa de positividade ficou em queda, e no período de 23 de fevereiro a 01 de março, a positividade foi de 10,5% em todo o estado.

Diante do cenário heterogêneo atual da pandemia no estado do Rio de Janeiro, da alta cobertura vacinal e de haver municípios com baixo risco para a doença, o Governo do Estado publicou, nesta quinta-feira (03.03), decreto que faculta aos municípios a flexibilização do uso de máscara em lugares fechados. Na hipótese de conflito, nos municípios em que já se encontrem em vigor  medidas de proteção à vida relativas à Covid-19, valerá a norma mais restritiva. O decreto entrou em vigor na data de sua publicação. As medidas poderão ser revistas caso haja mudança no cenário epidemiológico da Covid-19 no estado.

- Independentemente da decisão tomada por cada secretaria municipal, aquelas pessoas que desejarem continuar usando máscara em locais fechados ou abertos podem assim fazê-lo. Recomendamos que pessoas com sinais e sintomas respiratórios mantenham o uso da máscara se forem entrar em contato com outras pessoas. O ideal é que essas pessoas façam isolamento - diz o secretário Alexandre Chieppe.

Fuzil e munições são apreendidos durante ação contra criminosos em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PM
Um fuzil calibre 5,56, com a numeração raspada, um1carregador com 18 munições intactas foram apreendidos pela polícia durante ação em Angra dos Reis.

Os militares estiveram no final da tarde desta sexta-feira, dia 4, na comunidade Sapinhatuba III, onde em patrulhamento tiveram a atenção para criminosos armados tentando roubar veículos na BR-101 — rodovia Rio-Santos.

Os policiais relataram que quando foram vistos pelos criminosos foram atacados por tiros na intenção de tentar impedir a repressão dos agentes. Houve troca de tiros e, durante a fuga dos marginais, foi deixado para trás o fuzil e as munições apreendidos.

O material, que foi abandonado em uma área de mata, foi levado para a 166ª DP, onde foi registrado a ocorrência. Ninguém foi preso.

Acidente envolvendo seis veículos deixa um morto e sete feridos na BR-393

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Uma batida frontal seguida de engavetamento deixou uma vitima fatal e seis feridos no km 249 da Rodovia Lúcio Meira — BR-393 — em Barra do Piraí — próximo a divisa com Vassouras. O acidente aconteceu no inicio da tarde desta sexta-feira, dia 4.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente envolveu, além de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal, mais três carros de passeio e duas carretas. 

A vitima fatal, identificada como Robson, de 45 anos, estava conduzindo um Doblô Essence com placa de Taubaté, estado de São Paulo. O carro dele teria entrado na traseira de um caminhão.

As sete vitimas, entre elas dois policiais rodoviários federais que estavam na viatura, foram levadas para o hospital da região: quatro homens de 56, 45, 55 e 35 anos, e uma mulher de 35. Todos não correrem risco de morrer.

O trecho ficou interditado para o atendimento as vitimas e remoção dos veículos envolvidos. As circunstâncias do acidente não foi divulgado.

A vitima fatal, que ficou presa nas ferragens, foi removida ao IML da cidade.

A ocorrência foi encaminhada a 88ª DP de Barra do Piraí, segundo informou a PRF em nota.

Cento e sessenta veículos são removidos das ruas de Volta Redonda em fevereiro

Unidade de Guarda Comunitária (UGC) atende diretamente às solicitações dos cidadãos nos bairros, priorizando a segurança primária

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Unidade de Guarda Comunitária (UGC), vem promovendo uma mudança nos bairros com a agilização dos serviços da segurança primária, como: retirada de veículos em estado de abandono das ruas; podas de árvores; desobstrução de calçadas, entre outros serviços básicos.

A SEMOP está atendendo diretamente aos pedidos da população, por meio das associações de moradores ou do cidadão. Mesmo durante o Carnaval, as equipes da UGC trabalharam normalmente.

No mês de fevereiro, foram retirados das ruas do município 160 veículos em estado de abandono, sendo 20 deles removidos ao Depósito Público Municipal; 62 podas emergenciais de árvores, priorizando os galhos que atrapalham a iluminação pública; 16 limpezas de galhos provenientes de podas ou derrubados pela chuva; cinco ações de retiradas de entulho e desobstrução de calçadas; dois veículos retirados das ruas e levados para a garagem do proprietário com a ajuda do guincho da Guarda Municipal (GMVR); uma recuperação de veículo com registro de roubo/furto; recuperação de dois mata-burros danificados pelas chuvas; e três trocas emergenciais de lâmpadas em postes de iluminação pública.

Os agentes da UGC estão sempre em contato com os moradores através de grupos de Whatsapp, criados no final do ano passado para facilitar a comunicação entre o poder público e as comunidades. As rondas regulares feitas em todos os bairros pela UGC priorizam as praças e escadões, com paradas periódicas, com o objetivo de coibir o estacionamento irregular; o uso de substâncias entorpecentes nas proximidades das unidades escolares, entre outros ilícitos.

O secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, disse que é importante explicar que a UCG oportuniza aos proprietários dos veículos deixados nas ruas para que levem os mesmos a um lugar seguro e coberto, além de ceder o guincho da GMVR, caso não tenham meios de locomover o veículo.

“A população deve sempre ajudar com as denúncias, que podem ser feitas à Central de Atendimento Único (CAU), através do 156, podendo contar ainda com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e a própria Guarda Municipal. Já temos instaladas cerca de 290 novas câmeras de monitoramento e estamos avançando para atender a todos os bairros. O trabalho será intensificado ainda mais, e os pedidos são feitos diariamente aos cinco setores da UGC. A população tem aprovado o trabalho realizado, aumentando significativamente a sensação de segurança”, ressaltou.

Volta Redonda divulga balanço da Operação de Carnaval

Forças de segurança, Secretaria Municipal de Fazenda e Vigilância Sanitária atuaram juntas durante o feriado prolongado para manter a ordem na cidade

www.radioacesafm.blogspot.com
Os registros relativos ao período de carnaval, compreendido entre sexta-feira, 26, e quarta-feira, 2 de março, resultou no balanço de 40 denúncias à Central de Atendimento Único (CAU) por som alto em residências e automotivo; 135 autuações de veículos em locais denunciados (estacionar bloqueando rampa de acesso para deficiente físico ou garagem e sobre calçadas); e dois presos (maus tratos à criança e lesão corporal grave a agente público). 
 
Quinze veículos foram removidos ao Depósito Público Municipal (8 motocicletas e 7 carros). Entre os motivos para a apreensão estavam a falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH); som automotivo alto; desobedecer às ordens do agente de trânsito; dirigir ameaçando pedestres e demais veículos; sem capacete; sem retrovisor; descarga livre e sem placa.

Uma denúncia também levou a força tarefa a recuperar o Honda Civic prata, placa LPO 4221, que tinha registro de roubo/furto e tinha sido abandonado numa rua do bairro São Geraldo. O carro foi levado à 93ª DP e devolvido ao dono.

Ainda houve dois estabelecimentos ilegais fechados no bairro Siderlândia (sem alvará de licença); e 170 estabelecimentos fiscalizados (bares e restaurantes). Atendendo a denúncias, os agentes públicos estiveram em diversos estabelecimentos comerciais que estavam utilizando indevidamente as calçadas com mesas e cadeiras. Eles foram notificados a recolher os objetos, sob pena de autuação e apreensão.

Cinco eventos em área pública foram dispersados; oito fiscalizações da Vigilância Sanitária (clubes sociais e boates) e intensificação de patrulhamento das vias pelo comboio formado por guardas municipais, com o reboque da corporação, e policiais militares, em horário diferenciado para coibir a prática de delitos em todos os bairros do município.

Para o secretário de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa “foram dias de intenso trabalho, mas com resultado positivo para a cidade. Moradores e visitantes puderam aproveitar o feriado com tranquilidade e segurança. Ações como essas, do tipo comboio, serão repetidas durante todo o ano”, frisou.

Homem é preso após arrombar porta de quiosque em Mercado Popular

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem de 32 anos foi preso em flagrante após arrombar a porta e adentrar em um quiosque no Mercado Popular da Amaral Peixoto, em Volta Redonda. O caso aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 3.

A PM informou que foi acionada e encontrou o elemento sendo imobilizado por um popualr que informou ter pego acusado tentando furtar mercadoria do estabelecimento.

O acusado foi conduzido a 93ª DP de Volta Redonda para registro da ocorrência onde ficou preso. Na delegacia foi constata que o homem já responde por outros furtos.

Encerra nesta sexta-feira, 04, as inscrições para vagas de monitor de trânsito em Barra Mansa

Estão sendo ofertadas 20 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva. Salário é de R$1.212,00 para jornada de 44 horas semanais

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Termina às 17 horas desta sexta-feira, dia 04, o prazo para as inscrições para os interessados em atuar como monitor de trânsito no município de Barra Mansa. A previsão inicial é de 20 vagas, além de outras 20 vagas para formação de cadastro reserva. O salário é de R $1.212,00 para 44 horas de trabalho semanais. 

A função exige nível fundamental incompleto. Porém, a pontuação será diferenciada conforme o grau de escolaridade. Para o Ensino Fundamental Incompleto (um ponto); Ensino Fundamental Completo (dois pontos); Ensino Médio Completo e/ou Superior (três pontos). Pessoa beneficiária de programas assistenciais, comprovados através de documentação emitida por órgão competente terá pontuação equivalente a três pontos, assim como pessoas em situação de rua, devidamente atestado pelo Conselho Municipal das Políticas Públicas, e que almejam uma nova oportunidade de emprego. 

A inscrição será realizada pelo próprio candidato mediante o preenchimento de ficha de inscrição e a entrega do currículo vitae na recepção da Secretaria Municipal de Ordem Pública, localizada na Avenida Prefeito João Chiesse Filho, nº 1102, Jardim Boa Vista, Parque da Cidade, no Centro. 

Segundo o secretário da Pasta, Capitão Abreu, o  processo seletivo se dará de forma simplificada, mediante análise de currículo e dos documentos comprobatórios dos candidatos. “O resultado preliminar da avaliação curricular será divulgado na próxima terça-feira, dia 8, na sede da Secretaria e no Portal da Transparência (http://portaltransparencia.barramansa.rj.gov.br/). Os recursos poderão ser interpostos nos dias 09 e 10 de março. O resultado final está previsto para o dia 14”, explicou. 

Abreu ainda disse que entre as principais atribuições da função estão o controle de veículos nas vagas destinadas para o estacionamento rotativo, anotando horário de entrada e saída, a cobrança pela utilização do espaço de acordo com tabela previamente estabelecida, a orientação dos usuários quanto a preços e horários de funcionamento, além da elaboração de relatório, quando solicitado e de outras tarefas correlatas ao cargo e/ou determinadas pelo supervisor.

Nova concessão das rodovias Presidente Dutra e Rio-Santos tem início nesta sexta-feira (4/3)

 BR-116/101/RJ/SP foi leiloada pela ANTT em 29/10/2021

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Acontece nesta sexta-feira, dia 4, a cerimônia de início do contrato da nova concessão das rodovias Presidente Dutra e Rio-Santos (BR-101/116/RJ/SP). O contrato de concessão rodoviária foi firmado no  leilão do setor, pela ANTT, em 29 de outubro de 2021.

Está previsto um investimento de R$ 14,8 bilhões, nas próximas três décadas, pela concessionária, na modernização das duas rodovias, além de destinar R$ 10,8 bilhões para elevar os padrões dos serviços operacionais fornecidos aos usuários, o contrato prevê uma série de intervenções, como a duplicação de 80 quilômetros da BR-101, entre a cidade do Rio de Janeiro e Angra dos Reis, 590 quilômetros de faixas adicionais, a transformação da região metropolitana de São Paulo, junto a Guarulhos, e uma nova Serra das Araras, beneficiando diretamente as populações de 33 municípios. A projeção é que as obras ainda criem quase 220 mil vagas de emprego na região ao longo do contrato. As duas rodovias serão dotadas ainda de uma série de inovações tecnológicas de ponta para garantir segurança e comodidade aos usuários.

O evento contará com a presença do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, e da Diretoria Colegiada da Agência; do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas; e de representantes do grupo CCR, concessionária vencedora do certame. Está prevista a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro.

Restaurante Popular de Barra Mansa começa a ser reformado

Unidade será reaberta através de parceria entre prefeitura e governo estadual

www.radioacesafm.blogspot.com
O Restaurante Popular Irmã Ruth, em Barra Mansa, começou a ser reformado e, em breve, será reaberto graças à parceria entre o município e o estado, que viabilizou R$4,5 milhões para a reforma e modernização do local. O retorno foi anunciado no último mês, durante visita do governador Cláudio Castro à cidade.

As obras do Restaurante Popular, que está fechado desde 2015 devido à crise financeira que o Rio de Janeiro se encontrava, são realizadas pelo governo estadual. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos até o próximo mês.

www.radioacesafm.blogspot.com

É grave o estado de saúde do motorista baleado na BR-393, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Inspira cuidados o estado de saúde do motorista da Viação Agulhas Negras ferido por disparo de arma de fogo durante tentativa de assalto na noite desta quinta-feira, dia 3, em Barra Mansa.

Wellington Castilho de Souza, de 40 anos, foi ferido por um criminoso que invadiu o coletivo quando estava parado para subir um passageiro, num ponto na altura do bairro 9 de Abril, por volta dás 21:55h.

A vitima foi atingida num dos olhos e foi socorrida por um colega de profissão ao Hospital São João Batista.

A unidade médica informou que é grave o estado de saúde da vitima, que se encontra sedada e respira com ajuda de aparelhos.
 
A policia apurou que um elemento pardo, de camisa azul e de estatura baixa rendeu o motorista, anunciou o assalto e acabou atirando contra a vitima e depois foi embora sem nada levar.
 
A ocorrência foi encaminhada aa90ª DP de Barra Mansa, que fez perícia no local e segue as investigações.

Maior fornecedor de drogas é preso em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 10º BPM -Barra do Piraí
Um homem, acusado de ser o maior distribuidor de drogas na região, foi preso nesta quarta-feira, dia 3, em Barra do Piraí. Ele foi localizado numa residência no bairro Vila Helena.

Policiais militares informaram que chegaram ao local através de denuncia anônima. A ação aconteceu em conjunto com a delegacia de polícia da cidade (88ª DP) que visava cumprir mandado de prisão.

Foram apreendidos 8.904 pinos de cocaína, 8.365 trouxinha de maconha num valor de R$214.705,00. Ainda no local foram encontrados 7 celulares, uma câmera e uma espingarda de precisão.

O caso foi encaminhado a delegacia onde foi constatado haver passagens contra o homem por trafico de drogas.

Homem é flagrado com 11 kg de cobre em hotel no distrito de Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 37º BPM - Resende
Policiais militares foram até um hotel em Engenheiro Passos, no distrito de Resende, para averiguar a denuncia de receptação, quando chegaram ao quarto onde estava um homem suspeito de receber material furtado.

O caso aconteceu quinta-feira, dia 3, na Rua Sebastião Alves Nascimento. No local, policiais militares encontraram um homem, de 35 anos, que ao ser informado da denuncia apresentou 11 quilos de cobre dentro de um saco preto.

A ocorrência foi encaminhada a 99ª DP de Itatiaia.

quinta-feira, 3 de março de 2022

Motorista de ônibus é ferido à tiro em tentativa de assalto na BR-393

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem ficou ferido em uma tentativa de assalto no final da noite desta quinta-feira, dia 3, na Rodovia Lúcio Meira — BR-393 — entre Barra Mansa.

Segundo as primeiras informações, o coletivo seguia sentido a região leste quando foi acionado por um  homem que descia o escadão do bairro Nove de Abril - em frente ao bairro Assunção.

Ainda de acordo com as informações apuradas pela reportagem, o assaltante estava com sinais de nervosismo quando anunciou o assalto e acabou disparando com uma arma de fogo. A vitima teria sido atingida na região da boca.

Na fuga o criminoso ainda tomou a bolsa de uma mulher, que caminhava pelo escadão, que teria se ferido com a queda após um puxão.

A PM foi acionada e se encontra no local.

A vitima foi encaminhada a um hospital não divulgado.

Loja é invadida e furtada em Volta Redonda (vídeo)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma loja foi invadida por dois homens na madrugada desta quarta-feira, dia 2, em Volta Redonda. O estabelecimento teve a tranca da porta estourada por um elemento vestido calça preta e blusa com capuz da mesma cor.

O caso aconteceu por volta dás 03:57, na Rua Soldado Francisco Alves Rocha - uma das ruas mais movimentadas do bairro Santo Agostinho.

Os elementos chegam, um deles vigia a movimentação na rua e o outro com uma suposta chave de fenda força a trança até que ela se desprende e deixa a porta solta.

O invasor entra e procura o caixa em busca de algo. Logo em seguida o segundo elemento entra na loja e procura algo que poça também pegar para furtar, ele teria encontrado um porta moedas e coloca numa mochila que carregava.

O primeiro homem ao entrar na loja pegou algo tipo dinheiro do caixa e também escondeu dentro da mochila.

Em poucos minutos os invasores praticam o furto e vão embora tranquilamente, eles ainda encostam a porta como se nada tivesse acontecido.

A reportagem procurou a policia, porém, até esta publicação não havia informação de registro de ocorrência sobre o caso.

Dois homens foram presos com drogas no Parque Mambucaba

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PM
Dois homens foram presos nesta quinta-feira, dia 3, por suspeita de trafico de drogas em Angra dos Reis. Eles foram detidos na localidade conhecida como “sem terra”, no Parque Mambucaba, após denuncia.

De acordo com o serviço reservado da PM, foram apreendidos 11 tiras de maconha, 15 pinos de cocaína, um telefone celular, uma balança de precisão e uma tesoura.

Segundo os agentes, quando a equipe passava pela Rua da Conquista, pelo menos cinco suspeitos foram vistos tentando fugir após terem avistado a presença dos policiais. Foi feito um cerco no entorno e durante as buscas, encontraram um homem sentado em frente a porta de uma casa, onde foram arrecadados os materiais entorpecentes. 

Os detidos estavam foragidos do sistema prisional. Outro suspeito foi preso quando tentava sair do local com uma bicicleta.

A ocorrência foi registrada na 166ª DP.

Banco Itaú afirma que problema em sistema não tem relação com ataque externo

O banco Itaú afirmou em um perfil de suas redes sociais que a falha no sistema de acesso ao aplicativo e conta online não tem haver com ataque externo. Ainda em nota informa que os serviços foram restabelecidos parcialmente no final da tarde desta quinta-feira, dia 3.

— Para pagamentos que não puderam ser feitos ao longo do dia, como TEDs (esses encerraram às 18h15) e  PIX pode ser realizado até a meia-noite.

A nota fecha informando que equipes estão trabalhando para resolver o problema. "Ressaltamos que as falhas no sistema não tem nenhuma relação com eventos externos. Sabemos dos transtornos, estamos trabalhando para resolver o quanto antes.

Alguns clientes estão tendo problemas com a demonstração do extrato e saldo de conta corrente.

Será enterrado em Volta Redonda homem morto em Rio das Ostras

Está marcado para se enterrado nesta sexta-feira,dia 4, em Volta Redonda, o homem morto na madrugada de hoje em Rio das Ostras, Litoral Fluminense.

Rodrigo Gil, de 40 anos, foi executado a tiros no bairro Nova Esperança (Goiamum). Ele era morador do bairro Nova Esperança, no mesmo município. 

Após perecia, o corpo foi removido para o IML de Macaé e liberado na manhã desta quinta-feira e transladado para Volta Redonda, cidade de origem.

O crime foi registrado na 128ª DP de Rio das Ostras, onde está sendo investigado.

Investigação

O Ministério Publico apurava o envolvimento de Rodrigo em três mortes no ano de 2010 naquela cidade, onde havia a suspeita da participação do PM e secretário de segurança do município, naquela época, e atual vereador eleito em 2017 e reeleito em 2020.

Paulo Fernando Carvalho Gomes, conhecido como “Carvalhão", foi preso em flagrante no dia 9 de julho de 2019 durante uma operação em cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços ligados a ele pela PM.

Segundo o MP, o secretário e Rodrigo Gil, conhecido o “Rodrigo Aranha”, eram suspeitos das mortes de três pessoas, ocorridas em 2010. Ainda de acordo com o MPRJ, quatro armas e munições foram apreendidas na casa do secretário durante a ação.

Vitimas

De acordo com a denúncia, os crimes teriam ocorrido no dia 16 de março de 2010, por volta das 14h30, na rodovia RJ-168, na altura da Fazenda Pau Ferro, em Macaé. Na ocasião, “Carvalhão” e “Rodrigo Aranha” efetuaram disparos de armas de fogo contra o carro onde se encontravam João Gomes Salles Filho, Sérgio José de Souza Borges Barbosa e Oscar de Oliveira Souza, causando as mortes dos mesmos. Além dos três, Marlene Eliete dos Santos, que estava junto ao grupo, também foi alvo dos tiros mas, por ter se protegido dos disparos abaixando-se no assoalho do veículo, não veio a falecer.

"Pelo fato de os crimes terem sido cometidos por meio cruel e mediante emboscada, já que o trajeto realizado pelas vítimas era conhecido pelos denunciados, que as aguardaram em local de pouca circulação e com facilidade para a fuga, o MPRJ denunciou 'Carvalhão' e 'Rodrigo Aranha' por homicídio triplamente qualificado, com pena prevista de reclusão de 12 a 30 anos para cada crime", divulgou o MPRJ.

Preso mais um acusado de envolvimento no roubo a caixas eletrônicos em Quatis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais Rodoviários Estaduais prenderam um suspeito de envolvimento com as explosões e roubo a caixas eletrônicos de duas agencias bancárias em Quatis. 

O indivíduo foi localizado pelos policiais militares no interior de uma propriedade rural, às margens da RJ-159, altura do Km 12,5, após denuncia.

A ocorrência aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 3, após denuncia anônima. O caso foi encaminhado para a 100ª DP de Porto Real.

Até o momento são seis detidos por conta do crime (um menor).

Na quarta-feira (02/03), dois criminosos suspeitos de envolvimento no crime entraram em confronto com equipes da Polícia Militar na Estrada Quatis, nas imediações da Fazenda Esperança. Após o confronto, dois indivíduos foram localizados em óbito. Nesta ação, um fuzil, um artefato explosivo, uma réplica de pistola e R$ 497, em espécie, foram apreendidos.

Fuzil apreendido após confronto nesta quarta-feira (2) em Quatis

Balanço parcial

Parte do produto do roubo foi recuperado. Foram apreendidos dois fuzis, um artefato explosivo, cinco carregadores de fuzil, dois carregadores de pistola, dois rádios portáteis, um lança rojão, dois carros com placas clonadas, um automóvel roubado de um morador e uma réplica de pistola.

Também foram recuperados R$ 497, em espécie; além de um malote contendo R$ 12.755,50 oriundos da explosão de um dos caixas.

As ocorrências foram registradas na 100ª DP.

Lewandowski suspende processo contra Lula no caso de compra de caças suecos

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a tramitação da ação em que o ex-presidente Lula é acusado da prática de tráfico de influência, lavagem e organização criminosa. Os crimes seriam em decorrência da aquisição, pela Força Aérea Brasileira (FAB), de caças suecos.

A decisão foi tomada nos autos da defesa do ex-presidente que pede o trancamento da ação, instaurada com base em supostos elementos de prova produzidos no âmbito da Operação Lava Jato e aproveitadas para a denúncia apresentada perante a 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal. Segundo a defesa de Lula, áudios da Operação Spoofing demonstram que, no âmbito da Lava Jato, havia o chamado “Plano Lula” para promover seguidas “acusações falsas e sem materialidade” contra ele, e a ação envolvendo os caças Grippen seria uma delas.

O ministro relatou que a compra das aeronaves ocorreu dentro dos parâmetros constitucionais de legalidade, e que, até o momento, passados mais de sete anos da assinatura do contrato, não há nenhuma notícia de contestação pelos órgãos de fiscalização, como a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério Público Federal (MPF) ou o Tribunal de Contas da União (TCU). Para o relator, mesmo nesse exame preliminar, também é possível verificar “graves vícios” que envolvem as investigações contra Lula pela extinta força-tarefa da Lava Jato com relação aos caças.

Lewandowski frisou que o contrato com a empresa sueca Saab previu a aquisição de 36 aeronaves Grippen NG, com um investimento previsto, na época, de R$ 13 bilhões. Segundo a página oficial da FAB na internet, em nota datada de 27/10/2014, o modelo vencedor “foi selecionado após análises de aspectos operacionais, técnicos, logísticos, de custos e de transferência de tecnologia”.

Quanto à edição da MP 627/2013, o ministro observou que ela foi convertida na Lei 12.973/2014, que altera a legislação tributária federal relativa ao Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ), à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), à Contribuição para o PIS/Pasep e à Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), entre outras medidas. Já na Operação Zelotes, que não envolve Lula, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) absolveu os nove réus que haviam sido condenados em primeira instância pelos delitos de associação criminosa, extorsão, corrupção ativa e passiva e, ainda, lavagem de dinheiro, desclassificando as imputações de advocacia administrativa a um dos acusados, em coautoria com outros quatro.

Diante desse quadro, o ministro considerou que a plausibilidade das alegações referentes ao cometimento de atos caracterizados pelos vícios da suspeição e da incompetência pelos procuradores apontados pela defesa – “máculas, de resto, já identificadas neste e em outros feitos julgados por esta Suprema Corte” - sugerem, “no mínimo”, desrespeito ao seu dever legal de velar pela dignidade das respectivas funções e da própria Justiça e evidenciam, “quando menos, franca antipatia e, em consequência, manifesta parcialidade em relação à pessoa do reclamante”.

Músicos de Pinheiral são comtemplados por projeto cultural no Rio

O Projeto “Verão #TôNoRio” da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) contempla músicos de Pinheiral por meio da Secretaria De Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo (SEMECULT).  A iniciativa conta com contêineres ‘instagramáveis’ (algo que desperta o desejo de registrar uma imagem e publicá-la em redes sociais) em pontos estratégicos de interesse turístico. O projeto será realizado em várias cidades do estado até o fim do mês de março. Os artistas Marcos Russoni, Nandão e Banda com participação de Talita Marçal e Anselmo se apresentam no próximo dia 06 no Posto 4 em Copacabana.

“Este projeto foi recebido por nossos cantores com bastante alegria, pois poder abrir mais um espaço de divulgação de seus trabalhos é muito gratificante. Esperamos ter outros como este para levarmos uma participação maior de nossos artistas. A parceria com o governo do estado contribui muito para fortalecer estes profissionais que têm passado por momentos difíceis durante esta pandemia e precisam de novas portas de trabalho. Obrigada ao Secretário de Turismo Gustavo Tutuca por este lindo projeto, Pinheiral se sente privilegiado e orgulhoso em poder participar!”, disse a diretora de Turismo, Thânia Amorim.

Homem fica ferido em batida envolvendo carro e moto na Rio x Santos, em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um acidente na tarde desta quarta-feira, dia 2, deixou um homem ferido na Rodovia Rio-Santos, em Angra dos Reis. A moto em que a vitima bateu de frente contra um carro na altura do Camorim Pequeno.

O Corpo de Bombeiros informou que socorreu a vitima e a levou para o hospital da região. O estado de saúde não foi divulgado.

O trânsito no local ficou parcialmente interditado até a remoção dos veículos.

Suposto chefe do tráfico morre em confronto com a PM em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PM
Um homem morreu em confronto com a PM na noite desta quarta-feira, dia 2, em Angra dos Reis. O caso aconteceu na Comunidade da Caputera, onde houve uma ação contra o trafico de drogas, após denuncia.

Segundo a PM, "China", como era conhecido, era também apontado como o chefe do tráfico na comunidade e promoveu ataque contra os policiais assim que chegaram ao local.

Uma pistola 9 com kit rajada, carregadores, munição e drogas foram apreendidos.

A ocorrência foi encaminhada a 166ª DP de Angra dos Reis.

Vence no dia 15 de março o prazo para pagar o IPTU com desconto em Barra Mansa

Pagamento à vista terá desconto de 30%, já o parcelamento contará com redução de 15%

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Está disponível desde o mês passado, de forma digital, os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2022 de Barra Mansa. O vencimento da primeira parcela com desconto de 15% ou do pagamento integral com 30% de desconto é no dia 15 de março.

Os contribuintes poderão ter acesso às guias para pagamento através do site da prefeitura (barramansa.rj.gov.br). Basta clicar no ícone IPTU, incluir os dados solicitados e fazer a emissão. A faxineira Tania Conceição, moradora do bairro São Luiz, aproveitou o fim do Carnaval para imprimir suas guias. “Dizem que o ano só começa depois do Carnaval, então já comecei a organizar minhas contas. Como não entendo muito de internet, pedi para minha filha imprimir pra mim. Ela já fez tudo rapidinho e já pagou pelo aplicativo”, revelou.

Aos moradores cadastrados em programas sociais, como o Bolsa Família e o ‘Minha Casa, Minha Vida’, serão disponibilizadas ilhas de impressão gratuita em pontos de atendimento no Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), no Centro Administrativo Municipal ou na Subprefeitura da Região Leste.

Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a Secretaria de Finanças, através dos e-mails: atendimentoger.arrecadacao@barramansa.rj.gov.br ou suporteportaliptu@barramansa.rj.gov.br.

Carro é furtado no Santa Maria II


Um GM Corsa Wind foi levado de frente da residência do proprietário na madrugada desta quarta-feira, dia 2, em Barra Mansa.

O veículo é emplacado no Rio de Janeiro e consta como registro de furto na delegacia de policia de Barra Mansa.

Qualquer informação deve ser feito com a polícia pelo 190. 

quarta-feira, 2 de março de 2022

Material é apreendido após perseguição em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - Volta Redonda
Dois elementos foram detidos com uma mochila contendo drogas, arma e munição no final da noite desta terça-feira, dia 1º, em Barra Mansa.

De acordo com a PM, a dupla estava numa moto em atitude suspeita na Rua Getúlio Borges Rodrigues, no bairro Boa Sorte, onde não obedeceram a ordem de parada e fugiram sentido a Rodovia Presidente Dutra, altura do Cotiara/Bocaininha.

Durante o percurso o garupa deixou para trás uma mochila vermelha com um revólver calibre 32, um coldre, uma munição intacta e uma empunhadura de revólver.

Além da arma, um rádio transmissor com duas bases, duas balanças de precisão, um pacote de sacolé e dois sacos de aproximadamente 500g contendo de cocaína foram encontrados na mochila.

Ainda haviam 250 pinos vazios para armazenamento de droga.

A ocorrência foi encaminhada a 90ª DP.

Homem é preso por desacato e porte de arma de fogo em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem de 31 anos foi preso nesta terça-feira, dia 1º/03, por disparos de arma de fogo e desacato em Barra Mansa. O caso aconteceu na Rua 19A, no bairro Boa Sorte.

A PM disse que por volta dás 18:50h foi acionada para verificar um elemento que fazia disparos de arma de fogo e fugindo do local a meio um grupo de pessoas.

Numa residência foi localizado o suspeito que começou a se exaltar, desobedecendo as ordens dos policiais, sendo necessário o uso da força para controla-lo.

Ainda no local, após buscas, foram encontrados seis cartuchos deflagrados calibre 38.

A ocorrência foi encaminhada com o homem preso para a 90ª DP de Barra Mansa, onde foi foi autuado pelos crimes e responderá em liberdade.

Ex-policial e motorista de aplicativo são presos em flagrante por tráfico de drogas em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Polícia Civil
Ação da Policia Civil de Angra dos Reis, 166ª DP, prenderam dois homens por trafico de drogas no Morro Santo Antônio, no Centro de Angra dos Reis, na ultima segunda-feira, dia 28, quando saiam da comunidade.

De acordo com o delegado titular da delegacia de policia da cidade, Vilson de Almeida, um Renault foi abordado após denuncia de estar carregado com drogas e fazer distribuição de drogas em morros da cidade.

No veículo foi encontrado, dentro do porta malas, no local do estepe, um saco plástico contendo 71 pinos de pó branco e 73 volumes de erva seca.

O caso foi encaminhado para a delegacia, onde foram enquadrados e ficaram presos.

Bebê de um ano é resgatada após abandono em Volta Redonda

Policiais militares resgataram no início da noite desta quarta-feira, dia 2, uma bebezinha de apenas um ano em um apartamento em Volta Redonda.

O caos aconteceu na Rua João Rodrigues da Silva, bloco 305 A, no ponto final do ônibus em Santa Cruz.

De acordo com a PM, uma denuncia levou policiais ao local, que encontraram a criança abandonada.

O Conselho Tutelar foi acionado e o caso será encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda.

Dois homens morrem em troca de tiros com a polícia em Quatis

Dois homens morreram durante confronto com a PM quando policiais faziam buscas por criminosos que explodiram e roubaram caixas eletrônicos de duas agencias bancarias em Quatis.

O caso aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 2, durante a caçada a criminosos que estariam escondidos dentro da mata, às margens da Estada Quatis x Morro Grande, na altura de Fazenda Esperança.

Após a troca de tiros policiais avistaram dois elementos caídos mortos no chão.

Mais cedo mais dois suspeitos do crime foram presos as margens da Rodovia Presidente Dutra, em Resende. 

Ao todo são cinco detidos e dois mortos.

Na operação da tarde de hoje foram apreendidos um fuzil 5,56 e uma granada.

Caminhão carregado com gás de cozinha é apreendido na RJ-155, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: BPRv
Ação do BPRv deteve um homem que conduzia uma caminhão transportando botija de gás de cozinha na RJ-155 — Rodovia Engenheiro Francisco Saturnino Braga — Barra Mansa - Angra dos Reis.

De acordo com os policiais, o veículo estava sem a licença para o transporte do produto, que é perigoso.

O flagrante aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 2, em Barra Mansa.

A ocorrência foi encaminhada para registro na 90ª DP, onde o condutor foi autuado e o material, apreendido.