Rádio Acesa FM VR: 2023-09-24

sábado, 30 de setembro de 2023

PM realiza operação contra onda de crimes na cidade de Volta Redonda

Foto: divulgação da Polícia Militar

A Polícia Militar realizou uma operação na tarde deste sábado (30) para prender os suspeitos de envolvimento na chacina que deixou três pessoas mortas e quatro feridas na noite de sexta-feira (29) em Volta Redonda (RJ).

De acordo com a PM, a ação foi concentrada no Morro da Conquista, Santo Agostinho e Santa Cruz, porque os responsáveis pela chacina seriam dessas localidades.

Até a última atualização desta reportagem, um homem procurado pela Justiça havia sido preso. Não há informações sobre o envolvimento dele na chacina.

A operação contou com um helicóptero, um blindado, cerca de 30 policiais militares, dos batalhões 28º (Volta Redonda), 37º (Resende) e 10º (Barra do Piraí), e agentes da Polícia Civil de Volta Redonda e Barra Mansa.

Ainda segundo a PM, a ação também tem como objetivo apreender armas e drogas e reduzir os índices de criminalidade violenta e roubo de veículos na região. Desde o começo deste mês, 14 pessoas foram assassinadas na cidade.

Informações sobre o paradeiro de criminosos podem ser passadas à Polícia Militar pelo 190 ou ao Disque Denúncia RJ pelo número (21) 2253-1177 (ligação ou WhatsApp) e 0300-252-1177. Em todos os canais, o anonimato é garantido.

Relembre a chacina
A chacina aconteceu na noite de sexta-feira (29), no bairro Vale Verde. Na ocasião, criminosos armados com fuzis e pistolas chegaram em uma choperia em um carro e foram direto para o segundo andar, onde atiraram várias vezes. Eles fugiram logo em seguida.

Os mortos são dois homens, de 38 e 35 anos, e uma adolescente, de 17 anos. Os disparos acertaram ainda um homem, de 26 anos, uma jovem, de 20 anos, um adolescente, de 15 anos, e uma adolescente, também de 15 anos. Os quatro baleados foram "por meios próprios" para o Hospital São João Batista.

Criminosos invadem choperia, matam três a tiros e deixam quatro feridos em Volta Redonda


A unidade médica disse que o menino foi baleado no braço e tórax direito. A equipe realizou uma sutura no local dos ferimentos, e ele foi liberado. Já a adolescente e a jovem, baleadas de raspão, e o homem, atingido na altura do ombro, foram medicados, realizaram exames e tiveram alta.

Segundo a Polícia Civil, apenas um dos homens que morreu tinha anotações criminais. Os demais mortos e baleados não tinham passagens pela polícia. Ainda segundo a polícia, investigações preliminares dão conta que a chacina tem como motivo uma disputa relacionada ao tráfico de drogas.

O local do crime passou por uma perícia para ajudar nas investigações. O caso está sendo investigado pela delegacia de Volta Redonda. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso.

Nota da PM sobre a violência na cidade
"Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que a Corporação está atenta à movimentação em todo o território estadual e emprega policiamento ostensivo diuturnamente. As unidades também trabalham em conjunto com as delegacias das áreas para identificar e prender os envolvidos em crimes.

Cabe ressaltar que neste ano, a Corporação já realizou 861 prisões, apreendeu 128 adolescentes e, de acordo com o Instituto de Segurança Pública, o ISP, houve uma redução de 10% nos crimes de tentativa de homicídios, de 33.3% no total de roubos e 24.4% no total de furtos de janeiro a agosto de 2023, se comparado com o mesmo período em 2022.

Os Batalhões direcionam roteiros de policiamento e ações de abordagens em todas as áreas de atuação visando prevenir e coibir as movimentações criminosas, assim como todos os tipos de delitos, inclusive no sul do estado.

Além disso, os Comandos das unidades direcionam o policiamento de acordo com dados compilados pelo Setor de Inteligência, modificando e intensificando constantemente o patrulhamento nas regiões, sempre com o intuito de atender as demandas das regiões e readequar a estratégia de atuação.

Nesse cenário, a colaboração da população segue sendo fundamental através de informações que levem à captura desses marginais. A Central Telefônica e o App 190 seguem aos dispor para a recepção de informações privilegiadas, assim como a central do Disque-Denúncia, através do telefone 21 2253-1177. O anonimato segue impreterivelmente garantido."

Homicídios são registrados em Barra Mansa e Volta Redonda

Um homem foi morto a tiros na madrugada deste sábado (30) no bairro Boa Vista II, em Barra Mansa. O crime aconteceu na Rua João Xavier Itaboraí.

Ele foi identificado como William Duarte Pinheiro, de 40 anos. Segundo as primeiras informações, William foi retirado de dentro de um bar pelos criminosos e executado na rua. Foi o quarto homicídio registrado na região durante o período. Em Volta Redonda, três pessoas foram assassinadas e um casal foi baleado no Vale Verde.

Já em Volta Redonda, uma adolescente, de 17 anos, e dois homens, foram assassinados a tiros na madrugada deste sábado (30) no bairro Vale Verde. Os crimes foram dentro e fora de uma choperia e terminou com um casal de adolescentes de 15 anos pessoas baleado.

Dentro do estabelecimento foram mortos Leonardo Sensalta dos Santos, de 35 anos, e Carlos Eduardo de Alcântara Gouveia, de 26 anos. Cerca de 50 metros do estabelecimento estava o corpo de Alexandra Gomes da Silva, conhecida como Sandrinha. Ela era moradora do bairro. 

Dois adolescentes, de 15 anos, foram levados para o Hospital São João Batista. A menina levou tiro de raspão na coxa e o rapaz tiros no tórax e no braço. Ela já foi liberada e o jovem passou por cirurgia no hospital.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o barulho dos tiros. No momento desta publicação, as circunstâncias do crime eram desconhecidas. Os corpos foram removidos ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade.

A Polícia Civil investiga o que pode ter motivado os crimes.

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Carro furtado é recuperado em Volta Redonda

Denúncias feitas ao grupo de WhatsApp ajudaram a localizar o veículo que havia sido abandonado em rua do bairro Vila Mury
Um Corsa branco furtado em Volta Redonda foi recuperado na manhã desta sexta-feira (29), no bairro Vila Mury, pelas forças de segurança do Sistema de Segurança Integrada Aterrado. O veículo foi encontrado após denúncias feitas por comerciantes pelo grupo de WhatsApp do “Segurança Integrada”, de que o carro estava parado na via há mais de um dia no local. O Corsa foi levado à delegacia da Polícia Civil (93ª DP) e devolvido ao dono.  

De acordo com o Registro de Ocorrência (RO) feito na 93ª DP, o veículo foi furtado na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, a Beira-Rio, no na altura da Vila Mury, na madrugada da última quarta-feira (27).

A equipe do Sistema de Segurança Integrada Aterrado, formada por agentes do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) e da Guarda Municipal (GMVR), recebeu as informações pelo WhatsApp e foi verificar imediatamente. Chegando ao endereço informado, os agentes de segurança pesquisaram a placa do veículo e descobriram que ele havia registro de roubo/furto.
 
“A segurança pública precisa que a população auxilie, através das denúncias, para que possamos agir de forma rápida e eficaz, como foi neste caso. Os agentes estão de parabéns, pois trabalharam rapidamente para que o cidadão pudesse ter o seu carro de volta”, enalteceu o subsecretário da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), subtenente Amauri Pego.

Estacionamento nas avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite não será permitido durante desfile cívico

Determinação começa a valer a partir das 22h de segunda-feira (02) e seguirá até as 12h do dia 03

Para garantir um melhor fluxo de pessoas durante o desfile cívico em comemoração ao aniversário de Barra Mansa, na terça-feira (03), as vagas de estacionamento nas avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite estarão proibidas de serem utilizadas entre as 22h de segunda-feira (02), até às 12h da terça. Os condutores que desrespeitarem a regra estarão sujeitos a receber multas e ter seus veículos rebocados.   

O comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Paulo Sérgio Valente, solicitou que as pessoas respeitem essa determinação e disse que o comando estará fazendo o monitoramento das vias. “Pedimos a compreensão de todos, pois é um dia especial para o município e, por conta disso, precisamos deixar as avenidas livres dos veículos. Estaremos fazendo o monitoramento e orientação durante essa alteração temporária”, disse.

Audiência será realizada para debater soluções contra a poluição da CSN em Volta Redonda

As Comissões de Defesa do Meio Ambiente e de Saneamento Ambiental vão realizar uma audiência pública para debater soluções para as denúncias de poluição, que estaria sendo causada pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda. A reunião acontece nesta sexta-feira (29/09), a partir das 19h, na Câmara do município.

Foram convidados para a reunião, representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Volta Redonda; da Câmara Municipal de Volta Redonda; da Organização da Sociedade Civil Instituto Internacional Arayara; da Igreja Católica; da Área de Poluição Ambiental da Universidade Estadual do Rio de Janeiro(Uerj); da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda da Universidade Federal Fluminense (UFF); do Centro Universitário de Volta Redonda; e da Federação das Associações de Moradores de Volta Redonda.

Dupla é detida com entorpecente em Volta Redonda

Dois suspeitos foram detidos por policiais de serviço na Operação Segurança Presente Volta Redonda, nesta quinta-feira, dia 28, com entorpecente e tinta spray.

Os dois foram vistos com um cigarro de maconha e uma bolsa preta com materiais usados para preparo da droga e uma lata de tinta spray branca. 

Os dois suspeitos foram conduzidos para a 93ª Delegacia de Polícia Civil para apresentação dos fatos.

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Drogas que seria entregue no ES é apreendida na Dutra, em Piraí

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal
Mais de 20 quilos de maconha foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em um ônibus interestadual. A droga estava na bagagem de um adolescente. O flagrante aconteceu na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), na Serra das Araras, na Região Sul Fluminense, na quinta-feira (28).

Policiais rodoviários federais faziam uma blitz na altura de Piraí, quando abordaram um ônibus que fazia o itinerário São Paulo (SP) - Campina Grande (PB). A K9 Cacau, especialista no faro de drogas e armas do Núcleo de Operações com Cães (NK9-RJ) da PRF, sinalizou que havia algo ilícito em uma mala no bagageiro externo do ônibus.

O adolescente, de 15 anos, foi identificado como dono da bagagem. Quando abriram, os policiais encontraram dezenas de tabletes de maconha, totalizando aproximadamente 22 quilos do entorpecente. Em seguida, verificaram que o jovem, natural de Santa Maria (RS), já havia sido apreendido outras seis vezes pela prática do mesmo ato infracional. Ele confessou que receberia uma quantia em dinheiro pelo transporte, disse que pegou a droga em Florianópolis (SC) e entregaria na rodoviária de Vitória (ES).

Homem é morto no bairro Nove de Abril, em Barra Mansa

Um homem foi morto a tiros na tarde desta quinta-feira (28) em Barra Mansa. O crime ocorreu na Rua Alphen de Oliveira Ferreira, no bairro Nove de Abril. Os policiais militares receberam a informação que houve disparo de arma de fogo e uma pessoa atingida.


Ele chegou a ser socorrido. Após a perícia, o corpo será levado para o IML de Volta Redonda, cidade vizinha. O caso vai ser registrado na delegacia de Barra Mansa (90º DP), que vai investigar a autoria, a  motivação e a circunstância do crime.

Carro derruba moto estacionada em Volta Redonda

Imagens: divulgação do Semop
Um carro derrubou um moto no início da manhã desta terça-feira, dia 26, em Volta Redonda. O caso inusitado aconteceu por volta dás 06h18min, na Avenida Amaral Peixoto, altura do bairro São João.

Uma câmera de monitoramento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) flagrou o caso. Um condutor acessou o acostamento e acabou atingiu a moto que estava estacionada. A moto caiu logo em seguida.

Segundo a autarquia, o carro estava entrando numa vaga exclusiva para portador de deficiência, e a moto na vaga destinada para motos, de forma correta. 


“Para mantermos o trânsito seguro, precisamos obedecer às leis e normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), principalmente no que diz respeito às vagas exclusivas, que deve ser respeitada e não pode ser ocupada por quem não é autorizado nem por um minuto”, salientou o subsecretário da Semop, subtenente Amauri Pego.

Cimento Tupi anuncia retomada em Volta Redonda com mais de 50 vagas de emprego

Em reunião com o prefeito Neto, representantes da empresa destacaram cerca de R$ 9 milhões em investimentos para retorno das operações na cidade em 2024 

Volta Redonda contará em breve com mais de 50 novas vagas de emprego para a população. Em reunião no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto, na manhã desta quarta-feira (27), representantes da empresa Cimento Tupi anunciaram a retomada das operações na fábrica da cidade, localizada no bairro Siderville. Serão investidos aproximadamente R$ 9 milhões para que a empresa volte a operar em Volta Redonda. 

Com outras duas fábricas (Pedra de Sino, em Carandaí-MG; e outra em Mogi das Cruzes-SP), a empresa voltará a atuar na unidade de Volta Redonda, que foi a primeira da empresa (inaugurada em 1952). E essa ampliação no mercado da região prevê a contratação de 25 profissionais diretos e outros 25 indiretos, além terceirizados como motoristas rodoviários, que são necessários para o escoamento dos produtos da empresa. 

Acesso ao bairro 

Uma das condições para a retomada as operações era a melhoria no acesso ao Siderville e, durante a reunião na prefeitura, os representantes da Cimento Tupi foram atualizados sobre a construção da alça de acesso ao bairro, que está com trabalhos na reta final. O novo viaduto terá 200 metros, com estrutura de concreto e ferro, ligando a Rua K, no Siderville, ao elevado da Ponte Alta, com duas pistas: uma de entrada e outra de saída.

Suspeito de tráfico de drogas da Bahia é preso em Paraty

Foto: divulgação da Polícia Civil
Um homem de 22 anos foi preso nesta quarta-feira, dia 27, por suspeita de tráfico de drogas em Paraty.

Segundo o delegado Titular da 167ª DP de Paraty, Marcello Russo, após informações do setor de inteligência, os policiais flagraram o homem com drogas no bairro Novo Horizonte.

Na ação, foram apreendidos pedras de crack, cocaína e maconha.

O preso ainda é suspeito de participar de uma facção criminosa.

A ocorrência foi registrada e o processo aberto para ser encaminhado a Justiça.

Carreta tomba na BR-393

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal
Uma carreta tombou no final da madrugada desta quinta-feira, dia 28, no km 192 da Rodovia Lúcio Meira (BR-393), em Paraíba do Sul.

A Polícia Rodoviária Federal informou que o condutor perdeu o controle do veículo e acabou tombando por volta dás 04h40min., próximo ao distrito de Vieira Cortez.

Apesar do acidente, o carreteiro não se feriu.

A pista ficou interditada e o trânsito seguiu em sistema de pare e siga.

Equipes da concessionária que administra a rodovia estão sinalizando o local e providenciando a retirada de carga de adubo e fertilizantes que ficou sobre o asfalto.

A pista foi liberada totalmente às 06h:40min.

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Carro e ônibus se envolvem em acidente em Volta Redonda

Um carro e um ônibus se envolveram num acidente na tarde desta terça-feira, dia 26, no bairro Aterrado, em Volta Redonda. O batida aconteceu no cruzamento entre as Ruas Luis Alves Pereira e Avenida Paulo de Frontin.

De acordo com as imagens de um câmera de monitoramento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), um carro acabou atravessando na frente do coletivo após sair de um semáforo e fazer a conversão fechada. Apesar do acidente, ninguém se feriu.


“O básico que o condutor de um veículo precisa fazer é seguir às leis e normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), da mesma forma que é necessário manter a atenção à sinalização da via pela qual está trafegando. Temos em Volta Redonda ruas bem sinalizadas e basta seguir o que está determinado, que as ocorrências de acidentes serão minimizadas”, afirmou o subsecretário da Semop, subtenente Amauri Pego.

terça-feira, 26 de setembro de 2023

Adolescente é atropelada por caminhão em Volta Redonda

Uma adolescente de 12 anos foi atingida por um caminhão de pequeno porte, na manhã desta terça-feira, no cruzamento da Rua Luiz Alves Pereira com a Avenida Paulo de Frontin, no Aterrado, em Volta Redonda.

O socorro foi prestado pelos bombeiros, que levaram a vítima ao Hospital São João Batista. No momento desta publicação, ela estava aos cuidados da cirurgia, lúcida e orientada, com oxigênio nasal. Ela também está passando por exames na unidade médica para descobrir se houve alguma fratura. A estudante estaria a caminho do Colégio Delce Horta, que fica na Rua Luiz Alves Pereira.

O motorista do veículo disse que ao dobrar a esquina para entrar na avenida ouviu um baque e o grito de outra adolescente que acompanhava a vítima. Ele permaneceu no local para o registro da ocorrência.

Caminhão agarra em ponte de Volta Redonda

Um caminhão agarrou na manhã desta terça-feira (26) sob a ponte Pequetito Amorim, que liga os bairros Aero Clube e Aterrado, em Volta Redonda.

No momento desta publicação, uma longa fila de veículos era registrada no trecho, que já está com um fluxo de veículos intenso devido à construção de um viaduto em frente ao 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar). A Guarda Municipal é aguardada para o local. A altura máxima permitida na via é de 2,90 metros.

Homem é morto na noite desta terça-feira (26) em Barra Mansa

Um homem foi morto a tiros na noite desta terça-feira (26) em Barra Mansa (RJ). O crime aconteceu na Rua João Afonso Borges, no bairro Vila Independência.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima, identificada como Wesley da Silva Vilarinhos, de 30 anos, já estava sem vida quando os agentes chegaram ao local.

Testemunhas relataram que a vítima estava de moto e tentou fugir a pé para fugir dos tiros ante de ser alvejado.

A cena do crime vai passar por uma perícia para ajudar a Polícia Civil nas investigações. Em seguida, o corpo será removido e levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Volta Redonda, cidade vizinha.

O caso foi registrado na delegacia de Barra Mansa. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso e a motivação do homicídio também era desconhecida.

Barra Mansa inicia preparação dos cemitérios para o Dia de Finados

Uma comissão foi formada para gerenciar as demandas e organizar as atividades para a data

Foi iniciado a preparação e a organização dos quatro cemitérios municipais para o Dia de Finados em Barra Mansa. Conforme a SMASDH, uma comissão foi formada para avaliar as demandas e estabelecer e alinhar as ações que serão desenvolvidas nas unidades do Centro, Floriano, Amparo e Rialto.

A comissão que organiza as ações do Dia de Finados é formada pela gerente de Proteção Social Básica, Cátia Batista; o responsável pelo cemitério de Amparo, Roberto Carlos de Almeida Duque; o responsável pelo cemitério de Rialto, Ailton José da Silva; o responsável pelo cemitério de Floriano, Andersom Gansinho; o gerente do serviço funerário, Otacílio Martins Pereira Filho; além de Vanessa Jardim, Silvia Maria Alves e o presidente, Francisco Américo de Oliveira. 

O gerente do serviço funerário explicou que, com a proximidade da data, os serviços estão sendo intensificados nos quatro cemitérios municipais.

- Atualmente temos uma média de 70 sepultamentos por mês e, por conta dessa demanda, nosso trabalho é constante. Mas quando começamos a nos aproximar do Dia de Finados, nós reforçamos as ações devido ao aumento no fluxo de pessoas. Nós estamos intensificando a capina, a limpeza e a pintura, além do levantamento informativo dos registros de falecidos das quatro unidades. Nós oferecemos também um acolhimento especial, através do trabalho das assistentes sociais, que estão diariamente à disposição das famílias”, detalhou Otacílio.

Além das melhorias, a Funerária Municipal está com uma série de novidades. “Recentemente nós iniciamos a modernização dos documentos dos quatro cemitérios, implantamos o atendimento de assistente social, retomamos os velórios 24 horas, reduzimos o valor dos sepultamentos e, em breve, vamos instalar letreiro digital para as informações mortuárias”, disse Francisco Américo de Oliveira.
Com relação à programação do dia 02 de novembro, a comissão informou que as unidades estarão abertas das 08h às 18h; tendas serão montadas para o melhor atendimento dos familiares e a programação religiosa será divulgada em breve.

Mais de cinco mil pessoas são esperadas em desfile cívico no aniversário de Barra Mansa

Cerimônia em celebração aos 191 anos do município acontecerá no dia 03 de outubro, na Avenida Joaquim Leite
Barra Mansa completa 191 anos no próximo 03 de outubro e, para marcar a data, a Prefeitura está preparando os detalhes finais do tradicional desfile cívico. A cerimônia, que levará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Unesco para a Avenida Joaquim Leite, no Centro, está prevista para começar às 08h, e contará com a participação de escolas, organizações culturais e empresariais. A expectativa é que cerca de cinco mil pessoas acompanhem o desfile, segundo a Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Cultura.
 
O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, pontuou que as expressões artísticas e culturais são importantes para interação com o público. “O desfile cívico é um espaço que, além da solenidade tradicional de celebrar o aniversário da cidade, abre possibilidade para as apresentações artísticas e culturais que temos no município. Isso é muito importante para valorizar nossos grupos, entidades e pessoas que promovem a Cultura na cidade”, frisou.
 
De acordo com o secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, o principal objetivo do desfile é levar para a sociedade temas que contribuam com um mundo mais igualitário. “Os temas escolhidos para esta edição não poderiam ser mais atuais. Precisamos levar para as escolas a importância de incentivar a sustentabilidade e oportunizar educação para todos. Poder tirar isso do ambiente escolar e levar para uma das principais avenidas da cidade expande ainda mais nosso compromisso com a sociedade em geral”, expressou Marcus.

Campanha de vacinação antirrábica termina com resultados positivos em Barra Mansa

No total, mais de 10 mil animais foram vacinados nos dois fins de semana

O último fim de semana da campanha de vacinação antirrábica em Barra Mansa se encerrou neste domingo (24), com um saldo positivo. A campanha, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental, aconteceu em unidades de saúde, clínicas veterinárias, unidades móveis e escolas de diferentes bairros, entre 8h e 13h, e vacinou, ao longo dos dois fins de semana em que ocorreu (dias 16, 17, 23 e 24 de setembro), 10.789 cães e gatos acima dos 03 meses de idade em boas condições corporais.

No primeiro fim de semana, 6408 animais foram vacinados. Já neste fim de semana, 4381 receberam o imunizante. A vacinação é muito importante por se tratar de uma zoonose transmitida aos humanos por meio da saliva, sendo que a mordedura do animal infectado com o vírus tem uma letalidade de 100%.
 
A tutora Mariana de Oliveira levou seu gato para vacinar e expressou gratidão e alívio por poder proteger seu companheiro: “Eu trouxe meu gato para vacinar e, graças a Deus, eu tive esta oportunidade, porque é uma doença muito séria que afeta não só o bichinho, mas o tutor também, e ela precisa ser prevenida”, comentou.

A médica veterinária Millena Borges falou um pouco sobre o objetivo da campanha e fez um balanço geral dos últimos dias. “Nosso objetivo é sempre aumentar o quantitativo de animais vacinados em relação ao ano anterior, porque isso não só demonstra carinho com os animais, como também  reforça o compromisso com a saúde pública. Nossa expectativa é sempre grande das pessoas levarem seus pets durante a campanha. O trabalho também está fluindo muito bem nas áreas rurais durante a semana”, informou.

Millena ainda frisou que a campanha, para aqueles que não conseguiram levar os animais nos últimos dias, segue até dezembro na Clínica Veterinária Municipal, no bairro Santa Rosa, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas. Ela ainda pediu a colaboração da população para levar seus animais e ajudar a prevenir essa doença perigosa não só para eles, mas para o ser humano também.

A vacinação segue sendo realizada em áreas rurais até o dia 06 de outubro. Entre os dias 25 e 29 de setembro, a campanha acontece nos distritos de Cafarnaum e Antônio Rocha e, nos dias 04, 05 e 06 de outubro, vai ser realizada nos bairros Moinho de Vento e Km 100.

Registro de roubos de carga caem pela metade no estado do Rio em agosto

Mortes por intervenção de agente do estado diminuíram 74% no período
Os crimes contra o patrimônio no estado do Rio de Janeiro continuam apresentando reduções expressivas no oitavo mês deste ano. Os roubos de carga registraram o menor número de casos para o mês de agosto dos últimos nove anos: 154, uma queda de 57% em comparação com o mesmo período do ano passado. Os roubos de veículo e de rua também merecem destaque, com quedas de 30% e 14%, respectivamente.

As mortes por intervenção de agente do estado registraram, ainda em agosto, o menor número de mortes para o mês desde agosto de 2014.  Na análise mensal, foi observado que o indicador encerrou o mês com 37 mortes neste ano, contra 140 no mesmo mês do ano anterior - representando uma diminuição de 74%. Além disso, o estado do Rio de Janeiro também atingiu uma redução de 22% nos crimes contra a vida (homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção de agente do estado).

- Unimos recursos, informações e esforços para chegar a esses resultados, com reduções tanto nos crimes contra o patrimônio quanto nos crimes contra a vida. O roubo de carga ter diminuído mais de 50 por cento é, sem dúvida, muito relevante, com grande impacto junto ao empresariado que investe no nosso estado. O mesmo pode se dizer sobre a redução de 74% nas mortes por intervenção de agente do estado, pois estamos investindo fortemente em tecnologia, com destaque para as câmeras operacionais portáteis, e no treinamento de nossos policiais – destaca o governador Cláudio Castro.

Em oito meses, a produtividade policial das forças de segurança fluminense demonstrou ótimos resultados. O número de fuzis tirados das mãos dos criminosos aumentou em 36%, totalizando 472 unidades, dentro de um conjunto de 4.582 armas de fogo retiradas de circulação entre janeiro e agosto. Além disso, por dia, as polícias realizaram aproximadamente 105 prisões em flagrantes e recuperaram, em média, 41 veículos roubados.

- Como evidenciam os dados, a integração entre as polícias Civil e Militar tem um impacto positivo na segurança pública para a população fluminense, com uma abordagem mais eficaz na prevenção e no combate ao crime. E isso se reflete nas quedas observadas em agosto nos indicadores estratégicos - analisa a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.

Principais indicadores:

Letalidade violenta: 285 mortes em agosto de 2023. Na comparação com agosto de 2022, o delito registrou redução de 22%. No acumulado do ano, a diminuição foi de 1%. Foi o menor número de vítimas para o período desde o início da série histórica, em 1991.

Mortes por intervenção de agente do Estado: 37 mortes em agosto de 2023. Este foi o menor número de mortes para o mês desde 2013. Na comparação com agosto de 2022, o delito registrou redução de 74%. No acumulado, a diminuição foi de 26%. Foi o menor número de mortes para o acumulado desde 2016.

Roubo de rua (roubo a transeunte, de aparelho celular e em coletivo): 4.640 casos em agosto de 2023. Este foi o menor número de roubos de rua para o mês desde 2013. Na comparação com agosto de 2022, o delito registrou redução de 14%. No acumulado, a diminuição foi de 17%. Foi o menor número de roubos para o acumulado desde 2005.

Roubo de carga: 154 casos em agosto de 2023. Este foi o menor número de roubos de carga para o mês desde 2014. Na comparação com agosto de 2022, o delito registrou redução de 57%. No acumulado, a diminuição foi de 6%. Foi o menor número de roubos para o acumulado desde 2013.

Roubo de veículo: 1.429 casos em agosto de 2023. Na comparação com agosto de 2022, o delito registrou redução de 30%. No acumulado, a diminuição foi de 7%. Foi o menor número de roubos para o acumulado desde 2011.

Armas apreendidas: 4.582 apreensões nos oito meses do ano. Por dia, 19 armas de fogo foram retiradas de circulação.

Fuzis apreendidos: 472 apreensões nos oito meses do ano. No comparativo com  o mesmo período de  2022, o delito registrou aumento de 36% no acumulado. Por dia, 2 fuzis foram retirados de circulação.

Prisão em flagrante: 25.460 prisões em flagrante nos oito meses do ano. No comparativo com o mesmo período de 2022, o delito registrou aumento de 11% no acumulado. As polícias prenderam por dia cerca de 105 pessoas.

Recuperação de veículos: 9.872 veículos recuperados nos oito meses do ano. No comparativo com o mesmo período de 2022, o delito registrou aumento de 16% no acumulado.

Apreensão de drogas: 15.295 drogas apreendidas nos oito meses do ano. No comparativo com o mesmo período de 2022, o delito registrou aumento de 9% no acumulado.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência (ROs) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio durante o mês de agosto.

Hospital São João Batista promove novo mutirão de cirurgias de joelho nesse fim de semana em Volta Redonda

Procedimentos foram realizados através de videoartroscopia; que possibilita uma recuperação mais rápida dos pacientes

O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, realizou nesse fim de semana mais um mutirão de cirurgias de joelho. Os procedimentos cirúrgicos foram realizados através de videoartroscopia – recurso minimamente invasivo, que possibilita uma recuperação mais rápida dos pacientes.

O ortopedista e diretor-médico do HSJB, Flávio Reis, comentou que o objetivo dos mutirões de cirurgias ortopédicas é reduzir a fila de espera pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“Nos últimos três anos, estamos dando andamento às cirurgias eletivas que estavam paradas. Os mutirões são feitos às sextas-feiras e aos sábados na unidade hospitalar, e contamos com uma equipe de cirurgiões experientes, que garantem um atendimento de qualidade aos pacientes do SUS”, disse o diretor-médico.

As cirurgias do mutirão foram realizadas pelo Dr. Raphael Marchitto, da equipe de ortopedia do HJSB. Dois pacientes passaram por uma reconstrução do ligamento cruzado anterior no joelho, e outros dois por videoartroscopia. Além das cirurgias eletivas de joelho, o Hospital São João Batista também oferece mutirão de cirurgias urológicas.

Investimentos

Nos últimos três anos, o hospital recebeu vários equipamentos para reabilitação dos pacientes, como guincho transferidor, e melhorias para acomodação, como novos leitos de enfermaria, novas poltronas e TVs. O hospital também se modernizou agilizando e aumentando a segurança nos procedimentos, com a aquisição de um ultrassom portátil para UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e quatro bisturis elétricos para o centro cirúrgico.

“O Hospital São João Batista (HSJB) quase fechou as portas e voltou a ser uma referência no nosso estado, bate sucessivos recordes de cirurgias e está sendo ampliado. Nossa saúde melhorou muito, mas sabemos que ainda temos muito o que fazer para ficar ideal, porém estamos no caminho certo”, comentou o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco
Neto.

HSJB está sendo ampliado
 
O projeto prevê melhorias no prédio existente e a transformação da unidade em um hospital cirúrgico, onde ficava o estacionamento dos funcionários. Será uma edificação de cinco pavimentos, sendo três andares de estacionamento, com 70 vagas.

O investimento ocorre por meio da parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e o Governo do Estado, que liberou mais de R$ 31 milhões para as melhorias. Nesta nova estrutura um dos pavimentos abrigará o centro cirúrgico, o centro de material e esterilização (CME) e a unidade de internação pós-cirúrgica com 10 leitos; este bloco será interligado ao primeiro pavimento do atual hospital.

Acima dele, serão construídas a nova UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) com 20 leitos e uma UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) com 10 leitos interligados ao 2° piso do atual prédio. Haverá uma nova rampa ligando os andares e dois elevadores.

Os setores de Nutrição, Administração e Urologia também serão ampliados. Esse último indo para um novo setor. A farmácia irá para uma nova área, de modo a atender a RDC 50 e 36, normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O almoxarifado terá três pavimentos interligados por um elevador monta-carga. Uma central de tratamento de esgoto também será construída para atender às normas ambientais vigentes. A recepção principal será ampliada e um banheiro com acessibilidade será
construído. Toda unidade atenderá às resoluções pertinentes a estabelecimento de saúde.

Inscrições para Chamada Escolar 2024 de Volta Redonda encerram nesta semana

Interessados nas vagas para Educação Infantil e EJA devem acessar o site vr.rj.gov.br/chamadaescolar até dia 30/9
Quem ainda não realizou a inscrição gratuita para vagas para Educação Infantil e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda, tem até o dia 30/9 para se inscrever somente pelo site vr.rj.gov.br/chamadaescolar. A Secretaria Municipal de Educação (SME) lembra que foram disponibilizados polos de inscrição para auxiliar quem tiver dificuldades no acesso à internet. 

Educação Infantil

Para as vagas nas creches, podem ser inscritas crianças nascidas entre 1/4/2020 e 30/11/2023. Para as vagas na pré-escola, deverão ser inscritas crianças nascidas entre 1/4/2018 e 31/3/2020. 

Os documentos obrigatórios no ato da inscrição são: certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade do responsável. Documento complementar que deverá ser cadastrado, caso os responsáveis possuam: número do NIS (Número de Identificação Social). 

Critérios para classificação: ser morador de Volta Redonda; ser inscrito no CadÚnico (NIS); estar inserido no programa Bolsa Família; e idade (o mais velho). Conforme legislação vigente, o candidato com deficiência terá prioridade na matrícula, mediante comprovação de diagnóstico médico. 

EJA


Em relação às vagas da Alfabetização ao 9º Ano do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA), podem ser inscritos alunos com idade a partir dos 15 anos, nascidos até 1/2/2009. A inscrição poderá ser feita pelo aluno com idade superior a 18 anos, ou pelo responsável legal para alunos menores (idade mínima de 15 anos). 

Documentos necessários: original da certidão de nascimento do candidato ou carteira de identidade (RG) do candidato e comprovante de residência. 

Polos de inscrição

Para quem tem dificuldade no acesso à internet, a secretaria de Educação disponibiliza polos para auxiliar na inscrição dos interessados na Chamada Escolar. Dois deles, funcionando de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, estão localizados na Praça Sávio Gama, no Aterrado, em frente à prefeitura; e na Praça Rotary, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. 

Também funcionam como polos de inscrição as seguintes unidades: Escola Paulo VI, no Açude; Escola Municipal Jesus Menino, no Belmonte; Colégio Professora Delce Horta Delgado, no Aterrado; Escola Municipal Prefeito José Juarez Antunes, no São Luiz; Escola Municipal Maria José Campos Costa, no Santo Agostinho; Escola Municipal Dom Waldyr Calheiros de Novaes, no Roma; Escola Municipal Graciema Coura, bairro Três Poços; Escola Municipal Professora Antonietta Motta Bastos, no Conforto; além da Subprefeitura, no Retiro. 

A SME informa ainda que quem tiver qualquer dúvida também pode ligar para a secretaria, pelo telefone 3356-7000, informando sobre qual área precisa de orientação: Educação Infantil ou EJA.

Justiça determina nova perícia em armas de agentes da PRF e veículo da família de criança morta no RJ

Decisão acolheu pedido do MPF para que investigações sejam realizadas pela Polícia Federal e não pela Polícia Civil do estado
A Justiça determinou a realização, pela Polícia Federal, de nova perícia em todas as armas que estavam com os policiais rodoviários federais e no fragmento de bala que atingiu uma criança de 3 anos, após abordagem no Arco Metropolitano, em Seropédica (RJ), no último dia 7 de setembro. O episódio resultou na morte da criança. O juiz da 1ª Vara Federal Criminal também determinou que seja providenciada nova perícia no carro em que estava a família da vítima.

A decisão acolheu os argumentos do procurador da República Eduardo Benones, coordenador do Núcleo do Controle Externo da Atividade Policial do MPF no Rio de Janeiro, sobre a necessidade de novas perícias, tendo em vista que o julgamento do caso é de competência da Justiça Federal. Nesse sentido, o MPF destacou que a realização das novas perícias evitam futuras alegações de nulidade do procedimento efetuado pela Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro.

O juiz da 1ª Vara Federal Criminal, assim como o procurador da República, cita diretriz da Corte Interamericana de Direito Humanos (Corte IDH) para as investigações penais sobre morte decorrente de intervenção policial. Segundo a Corte internacional, tais investigações devem ser atribuídas a órgãos independentes e diferentes da força policial envolvida no incidente.

Entenda o caso – No dia 7 de setembro, agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abriram fogo contra o veículo de uma família, atingindo Heloísa dos Santos Silva, de 3 anos, na cabeça e na coluna. Além dela, estavam no carro o pai, a mãe, a irmã de 8 anos e uma tia. Heloísa faleceu no dia 16 de setembro.

De acordo com parentes da vítima fatal, o veículo no qual estava a família de Heloísa passou perto do posto da PRF sem ser abordado, mas, em seguida, foi acompanhado por um carro da polícia. Ainda segundo os relatos, quando o carro diminuiu a velocidade e ligou a seta, indicando que pararia, os disparos teriam sido efetuados pelos agentes em direção ao veículo.

Visitantes do novo Museu da Ciência e Tecnologia de Volta Redonda terão passeio virtual pelo Zoo-VR

As obras do novo Museu da Ciência e Tecnologia de Volta Redonda devem ficar prontas em dezembro. O local interativo, localizado no bairro Laranjal, será capaz de promover o ensino de conteúdos científicos às crianças, jovens e adultos, com uma linguagem mais acessível, estimulando a curiosidade e motivando a busca pelo conhecimento. Uma novidade é que depois de pronto os visitantes poderão conhecer o Zoológico Municipal (Zoo-VR) de dentro do museu. Isso será possível através do passeio virtual, com uso de óculos especiais. O projeto de R$ 274.940,00 foi aprovado e será custeado pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) – empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O planejamento e a execução serão feitos pelo Instituto de Inovação e Tecnologia da Firjan/Senai, em parceria com a SMDET (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo). Com o uso de óculos virtuais, os visitantes do museu poderão conhecer os espaços de cuidados e visitação aos animais. O objetivo é aproximar o Zoo-VR dos visitantes, divulgando também o trabalho realizado no local, que recebe animais silvestres feridos ou frutos de doação ou apreensão para tratamento e reinserção na natureza.

“Estamos buscando criar equipamentos que possam auxiliar na educação de forma lúdica, tornando o ensinar e o aprender divertidos e aberto a todos. Como é o caso do Museu de Ciência e Tecnologia que está em construção no bairro Laranjal. Não tenho dúvidas de que serão obras fantásticas. A ideia é termos uma série de equipamentos nos mesmos moldes que existem no Rio – como o Museu do Amanhã e o planetário da Gávea, por exemplo. Serão atrações para os estudos em disciplinas de exatas, como Matemática, Física e Química, mas também Ciências Humanas – História e Geografia”, comentou o secretário de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré.

Construção é flagrada em área de preservação na cidade de Rio Claro

Uma denúncia levou policiais a averiguar uma construção em área de preservação no município de Rio Claro, Sul do Estado do Rio de Janeiro. O caso aconteceu neste sábado, dia 23. 

As informações foram encaminhadas ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177).

Os agentes, cumprindo ordem de policiamento, se deslocaram à Rua da Caixa d´água, no Morro do Estado, onde no local fizeram contato com um homem citado na denúncia. Durante a fiscalização, os policiais observaram uma construção com cerca de 30 metros quadrados em um terreno com declividade acentuada, aparentando ter mais de 45º, sendo área de preservação permanente conforme artigo 4º da lei 12.651 de 2012. O responsável foi questionado acerca das licenças necessárias, mas como não as possuía, foi encaminhado à 168ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

MP capacita agentes para a eleição do Conselho Tutelar

Aconteceu no último final de semana um evento de capacitação de agentes para o processo eleitoral do Conselho Tutelar, que ocorrerá no próximo domingo, dia 1º de outubro, em todo o país.

A promotora de Justiça Rosana Barbosa Cipriano de Souza, em conjunto com a Cristiana Cavalcante Benites, promotora em auxílio, acompanharam a capacitação da Guarda Municipal, cujos integrantes terão o papel de coibir condutas vedadas no dia do pleito. As promotoras de Justiça também participaram de reuniões de organização no Centro de Operações Rio (COR-Rio) para planejar os detalhes do processo eleitoral. A presença constante da equipe do Ministério Público nessas reuniões garantiu que todas as medidas de transparência e equidade fossem adotadas.

O MPRJ participou, ainda, do ato de inseminação das urnas eletrônicas, etapa que envolveu o registro das candidaturas e a preparação das urnas para a votação. A participação ativa do Ministério Público reforça o compromisso com a transparência, a democracia e a proteção dos direitos das crianças e adolescentes do Rio de Janeiro.

Veja o vídeo em que a promotora de Justiça Rosana Cipriano e a subcoordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva da Infância e Juventude Raquel Madruga explicam a importância da votação responsável por eleger os representantes que atuarão na proteção dos direitos das crianças e adolescentes da cidade.

Polícia flagra área de degradação em Rio Claro, RJ

No sábado (23), quando em fiscalização para averiguar denúncia de crime ambiental encaminhada pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga, estiveram no município de Rio Claro, onde identificaram mais uma construção irregular.

De acordo com a equipe da 4ª UPAm, na Rua da Caixa d´Água, próximo ao posto de saúde, no Morro do Estado, foi possível observar um corte de talude com inclinação de 90º e 12 metros de comprimento, escavação de sapatas e materiais de obra, em uma área com degradação de aproximadamente 80 metros quadrados. No local, não foram encontradas placas contendo licenciamento para a execução da obra, tampouco os responsáveis. Diante dos fatos, os policiais procederam à 168ª DP, onde a ocorrência foi registrada de acordo com o artigo 60 da lei de crimes ambientais.

Para denunciar crimes ambientais em todo Estado ao Linha Verde, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então pelo App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

Rio de tem novo secretário de segurança

Fotos: Philippe Lima
O governador Cláudio Castro nomeou, nesta terça-feira (26/09), o delegado de Polícia Civil José Renato Torres do Nascimento como novo secretário de Estado de Polícia Civil. José Renato assume a pasta no lugar do delegado Fernando Albuquerque. A nomeação foi publicada na edição do Diário Oficial de hoje.

- José Renato tem longa experiência na administração pública. É delegado de polícia desde 1997 e também já foi praça da Polícia Militar. Sua formação irá contribuir, e muito, com o trabalho à frente da segurança pública, que sabemos que requer muita dedicação. Agradeço ao delegado Fernando Albuquerque, que desempenhou com afinco sua missão, e desejo boa sorte na sua caminhada - afirmou o governador.

Perfil
José Renato Torres do Nascimento está no serviço público há mais de 35 anos. Desde 2007, desempenha a função de secretário da Secretaria de Segurança Institucional do Tribunal de Contas do Município (TCM). Possui experiência em Direito Público, com ênfase em Direito Processual Penal. Também é professor da Escola do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e professor convidado do doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos, Instituições e Negócios PPGDIN/UFF. Possui doutorado em Direitos, Instituições e Negócios pela UFF e mestrado em Administração Pública pela FGV, além de cursar pós-doutorado em Ciências Sociais Aplicadas na UFF. Além disso, foi praça da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro de 1983 a 1985, ano em que ingressou na Polícia Civil como detetive de polícia.

Vasco da Gama ajusta TAC com MP

Com a decisão do terceiro vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Maldonado de Carvalho nesta segunda-feira (25/9), o clube terá de cumprir uma série de exigências
Foto: Leandro Amorim
Foi homologado, nesta segunda-feira (25/9), o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público e o Club de Regatas Vasco da Gama, que terá de cumprir uma série de exigências para garantir a segurança de espectadores e torcedores no estádio de São Januário.

Segundo o que foi acordado, o clube se comprometeu a adotar medidas concretas, como o aumento do número de catracas, substituir câmeras de segurança, iniciar o processo de identificação por biometria facial em novembro, criação de um espaço para a instalação de um posto avançado do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (BEPE), entre outras.

Estádio ficou 91 dias sem receber público

O Estádio de São Januário foi impedido de receber torcedores, após atos de violência no dia 22 de junho durante a partida entre o Vasco e o Goiás.

O TAC levou em consideração vistoria realizada na sexta-feira (8/9) pelo Corpo de Bombeiros Militar, que atestou expressamente que o estádio está apto a receber público em seus jogos.

Na homologação do TAC, o desembargador Maldonado de Carvalho cita a obrigação das partes em cumprir o acordo e a desistência em não dar continuidade ao processo que resultou na interdição do estádio.

“Logo, pelas razões e fundamentos acima, diante da manifestação das partes, subscrita por quem apresenta, efetivamente, poderes para representá-las, HOMOLOGO o acordo celebrado por meio do TAC de fls. 19/26, na forma do inc. I, do art. 932, CPC, e, bem assim, a desistência dos recursos, para que surtam seus jurídicos e regulares efeitos, devendo o processo, consubstanciado no art. 487, III, "b", do CPC, ser extinto, com resolução do mérito, em relação ao compromissário e aos compromitentes”, afirmou o desembargador em sua decisão.

De acordo com o Ministério Público, caso haja o descumprimento dos termos, será aplicada uma multa diária de R$ 100 mil.

Processo nº 0074702-09.2023.8.19.0000

Denúncia leva polícia a desmatamento de vegetação na Ilha Grande, em Angra dos Reis

Foto: divulgação da Pam
Neste domingo (24), ao checarem uma denúncia de crime ambiental encaminhada pelo Disque Denúncia Angra (0300 253 1177), através do programa Linha Verde, policiais militares ambientais estiveram na Ilha Grande, em Angra dos Reis, na Costa Verde, onde identificaram a supressão de vegetação e desmatamento.

Seguindo as informações da denúncia, a equipe da 4ª UPAm (Juatinga) se deslocou à Rua do Bicão, na Vila do Abraão, onde acima da cota 40 constataram o corte de 10 árvores de pequeno e médio porte e supressão de vegetação em uma área degradada de 100 metros quadrados. Ainda segundo os agentes, a área está localizada no entorno do Parque Estadual da Ilha Grande, na zona de amortecimento do Parque e dentro da Área de Proteção Ambiental dos Tamoios. Como durante a fiscalização não foram identificadas placas contendo autorização para a atividade e tampouco os responsáveis, os policiais procederam à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Para denunciar crimes ambientais em Angra dos Reis, a população pode ligar para o telefone (21) 2253-1177 e para o 0300 253 1177 (interior), ambos com WhatsApp anonimizado - técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa, ou então utilizar o App "Disque Denúncia RJ". É possível denunciar ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br) ou ainda pela FanPage do Linha Verde no facebook (www.facebook.com/linhaverdedd).

Nove motos são flagradas em operação na cidade de Volta Redonda

Motos barulhentas, sem placas de identificação e com placas dobradas estão entre as irregularidades flagradas.
Nove motocicletas que apresentaram diversas irregularidades e que estariam participando de um suposto ‘rolezinho’ pelas ruas da cidade, entre a meia noite e às 3h desse sábado (23), foram conduzidas ao Depósito Público Municipal e à 93ª DP (Delegacia de Polícia Civil), num trabalho integrado entre agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), da Guarda Municipal de Volta Redonda e do 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

De acordo com o subsecretário da Semop, subtenente Amauri Pego, “a Polícia Militar e a GMVR receberam informações que estaria sendo programado entre os motociclistas um evento, conhecido como ‘rolezinho’, nas ruas da cidade, sem local e horários definidos”, contou, acrescentando que “fomos nos comunicando por grupos de whatsapp e montando fiscalizações em locais estratégicos, às vezes flagrando grupos de até 30 motocicletas”, informou.

As operações continuaram até às 3h, com o trabalho sincronizado entre agentes da Semop, do 28º BPM e Guarda Municipal, que conseguiram sucesso em dispersar os grupos maiores, com o planejamento feito no momento em que acontecia o ‘rolezinho’, passando pelos bairros Retiro, Siderlândia, Aterrado e Aero. Nove motos foram recolhidas, sendo seis levadas ao Depósito Público e três apresentadas à 93ª DP, para apreciação da autoridade policial.

Entre as irregularidades estão: escapamento adulterado (barulhenta); sem placa de identificação; placas dobradas para evitar a leitura; placa adulterada (artesanal) e sem CNH (Carteira nacional de Habilitação).

“Recebemos as informações no final do dia e nos preparamos para as fiscalizações, mesmo sem saber de locais e horários, mas tivemos sucesso em dispersar alguns grupos que já faziam algazarras nas ruas, tirando o sossego da população. Agradecemos a todos os agentes presentes, que não pouparam esforços para manter a ordem”, salientou o subsecretário Amauri.

Carro fecha motociclista e provoca acidente no bairro Três Poços, em Volta Redonda


Uma manobra acabou num grave acidente na tarde desta segunda-fera, dia 25, em Volta Redonda. O acidente aconteceu por volta dás 14h07, na Avenida Paulo Erlei Alves Abrantes, no início do bairro Três Poços.

Segundo A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semosp), o motociclista ficou ferido e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao Hospital São João Batista (HSJB). O trânsito da via não chegou a ser interrompido, mas ficou lento.

Uma câmera de monitoramento da secretaria gravou toda a cena, o carro atravessou a pista após fazer uma manobra tipo a de retorno em local com faixa continua, sem dá chances ao condutor da morto, que vinha sentido ao bairro Três Poços, não teve chance de desviar e bateu contra o carro. A vítima foi projetada para cima do veiculo e caiu do outro lado.

Imagens: Semop
“A imprudência no trânsito pode ter consequências muito sérias, pois uma distração pode resultar em problemas irreversíveis. Por isso, temos que seguir as leis e regras estabelecidas pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro), além de manter o foco em cada manobra pretendida e assim evitar os acidentes”, salientou o subsecretário da Semop, subtenente Amauri Pego.

Construção é demolida no bairro Siderlândia, em Volta Redonda

Responsável já havia sido notificado por órgãos municipais e não cumpriu o prazo determinado para retirada da obra irregular e limpeza.
Uma construção irregular foi demolida no bairro Siderlândia, na última sexta-feira (22), em Volta Redonda. A operação foi planejada após denúncia recebida pela Secretaria de Fazenda (SMF) e Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU) e, apesar de notificado, o responsável pela retirada de parte de um barranco e construção sem autorização, não cumpriu o prazo para a retirada das ‘paredes’ e a limpeza do terreno.

Fiscais da SMF e IPPU solicitaram o apoio da Secretaria de Ordem Pública (Semop), da Guarda Municipal, do 28º BPM (Batalhão de Polícia Militar) e da Coordenadoria de Defesa Civil (Compdec) para a realização da operação. A obra irregular também agrediu o meio ambiente, uma vez que parte de um barranco foi retirada, sem qualquer estudo de impacto ambiental.

“As construções irregulares podem representar perigo para as pessoas que transitam pelo local e também para o meio ambiente. Contamos com a ajuda da sociedade que, através de denúncias, nos auxiliam no conhecimento do problema e na tomada de decisão, para mantermos o ordenamento a cidade”, afirmou o subsecretário da Semop, subtenente Amauri Pego.

Inconsistência em depoimento leva Detro a cancelar contrato com empresa de guincho em blitz no Estado do Rio

Decisão foi anunciada em audiência pública e motivada pela cobrança dos deputados ao órgão e por inconsistências no depoimento da empresa terceirizada APL.
O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro) vai suspender os convênios e acordos de cooperação técnica que permitiam que a empresa terceirizada APL continue fazendo reboque de veículos apreendidos em outras operações de fiscalização, como as blitz de trânsito e da Lei Seca. A decisão foi anunciada durante audiência pública conjunta, realizada nesta segunda-feira (25/09), pela CPI dos Serviços Delegados e das comissões de Segurança Pública, Transporte, Combate à Pirataria e de Combate à Desordem Urbana, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

A informação foi passada aos parlamentares das comissões da Alerj pela vice-presidente do órgão, Eneida Ferreira da Silva Paz, após inconsistências no depoimento de Soraya Brasilia Jorge, proprietária da empresa APL. Depois de permanecer a maior parte da audiência em silêncio, Soraya afirmou que a empresa não possui nenhum carro de reboque - o que contraria informações fornecidas ao Detro.

“O dado que nós temos é que a APL possui 14 reboques”, comentou a vice-presidente do órgão. “O que está sendo suspenso é a execução dos convênios e acordos de cooperação técnica onde o órgão colabora com o suporte logístico. o contrato com a APL continuará apenas nas ações de fiscalização do próprio Detro, conforme estabelecido em contrato”, explicou Eneida.

O Departamento é responsável apenas pelas ações de fiscalização de transportes de passageiros, como ônibus e vans, e de carros de passeio que façam transporte ilegal. “Operações de trânsito e de Lei Seca, por ora, não”, enfatizou.

A CPI também aprovou a solicitação de quebra de sigilo fiscal e bancário da empresa APL.


O presidente da CPI das Agências Reguladoras e Serviços Delegados, deputado Rodrigo Amorim (PTB), afirmou que a suspensão do convênio é mais um avanço do trabalho do colegiado. O parlamentar disse ter ficado surpreso com a única fala da sócia-proprietária da APL ao afirmar que a empresa não possui caminhão-reboque.

"Considero um avanço importante porque, a partir do momento em que colocamos o dedo na ferida, fomos às ruas fiscalizar e desmistificamos o que está acontecendo. É impressionante uma empresa contratada para serviço de reboque não ter veículo desse tipo", observou Amorim.

Estatuto da Blitz

Rodrigo Amorim anunciou que, nesta semana, os parlamentares que compõem a Comissão se reunirão com o governador Claudio Castro (PL) para definir os ajustes finais do Estatuto da Blitz. Um dos pontos que a normativa estabelecerá é a divisão entre operações trânsito e as de segurança, que têm como foco o combate à criminalidade.

"O Estatuto da Blitz é uma iniciativa desta Comissão, já dialogada com o governador. Estaremos com as autoridades de segurança pública para que a gente possa estabelecer regras claras. Já temos uma minuta e só iremos fechar os últimos detalhes para definir como deverão ser as operações", prosseguiu o deputado.

Por fim, o presidente da CPI comentou sobre quais serão os próximos passos em relação a este caso. O parlamentar citou que vão ser apurados também eventuais prejuízos aos cofres públicos.

"O primeiro objetivo desta investigação foi tentar entender a dinâmica dessas operações. O Detro tem um contrato que é mal gerido e utilizado para todo o Estado, logo, há um indício muito forte de prejuízo ao erário público, uma vez que ele é dimensionado para uma demanda e acaba atendendo mais do que o estabelecido", pontuou Amorim.

Já o deputado Alan Lopes (PL), que preside a Comissão Especial de Combate à Desordem Urbana, questionou duramente o Detro pela falta de controle sobre a atuação da APL: “Vocês não sabem quais as empresas de reboques contratadas pela APL e tampouco os valores arrecadados durante as operações. É tudo uma grande caixa preta”.

Denúncias e irregularidades

Durante a audiência, os deputados também ouviram representantes da empresa Foco, contratada pela APL para executar os reboques. Os motoristas desta empresa, contratados como Microempreendedores Individuais (MEI), seriam responsáveis inclusive por lacrar os carros apreendidos. “Isso deveria ser realizado por um agente público”, criticou Filippe Poubel, presidente da Comissão de Combate à Pirataria.

Além dos reboques, a APL é responsável pela administração dos pátios com veículos apreendidos e pelos leilões daqueles que não foram recuperados pelos proprietários. Durante a audiência, houve relatos diversos casos de irregularidades constatados através de denúncias da população e da própria fiscalização dos parlamentares.

A audiência também contou com a presença dos deputados Val Ceasa (Patriota), Índia Armelau (PL), Guilherme Delaroli (PL), Giovani Ratinho (SDD), Marcelo Dino (União); além do vereador Dr. Rogério Amorim (PTB).

domingo, 24 de setembro de 2023

Carro roubado no Rio é recuperado em Angra dos Reis

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal
Um carro roubado na Zona Sul do Rio foi recuperado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em uma fiscalização na Rodovia Rio-Santos (BR-101), em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio. O caso aconteceu no final da tarde de sexta-feira (22).

Policiais rodoviários federais da 3ª Delegacia (Angra dos Reis) abordaram o veículo, na altura do Camorim, e verificaram indícios de adulteração no carro. As placas eram clonadas e o automóvel possuía registro de roubo. O crime aconteceu em janeiro de 2023, na Gávea, Zona Sul do Rio.

A ocorrência foi encaminhada para a 166ª DP (Angra dos Reis).

Três pessoas são presas com cocaína em Angra dos Reis

Os acusados também foram presos por porte de munição de uso restrito.

Angra dos Reis/RJ - Nesta sexta-feira, 22/9, a Polícia Federal prendeu em flagrante três pessoas que transportavam 10kg de cocaína e 50 munições de uso restrito, em Angra dos Reis/RJ.

Durante a ação, policiais identificaram o veículo suspeito e efetuaram a abordagem, momento em que localizaram os dez quilos de cocaína e as 50 munições de arma de fogo de uso restrito ocultas em cilindro de GNV.

De acordo com o apurado até o momento, a droga teria saido da cidade do Rio de Janeiro com destino às comunidades de Angra dos Reis.

Os presos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Federal em Angra dos Reis para os procedimentos de polícia judiciária e foram conduzidos à prisão, onde ficarão à disposição da justiça.

Caso condenados, os autores estão sujeitos a penas de até 21 anos de prisão.

Homem é preso com mais de 85 quilos de pasta base de cocaína na Dutra, em Piraí

A droga estava escondida em um fundo falso do carro

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal
Mais de 85 quilos de pasta base de cocaína foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O entorpecente estava escondido em um fundo falso de um carro. O caso aconteceu na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Piraí, no Sul Fluminense, na tarde de sábado (23).

Por volta das 17h, policiais rodoviários federais da 7ª Delegacia (Resende) faziam uma fiscalização na Serra das Araras. Após desconfiarem do motorista de um carro, resolveram abordá-lo. Durante a revista, encontraram um fundo falso no porta-malas do veículo.

Havia dezenas de tabletes de pasta base de cocaína escondidos, totalizando 85,4 quilos da droga. O motorista, de 54 anos, confessou que buscou o carregamento em São Paulo e disse que faria a entrega nas proximidades da rodoviária do Rio de Janeiro. Ele contou ainda que receberia uma quantia em dinheiro pelo transporte.


A ocorrência foi encaminhada para a 94ª DP (Piraí).