Rádio Acesa FM VR: 2021-10-31

sábado, 6 de novembro de 2021

Homem é flagrado transportando caranguejos na Rio x Santos

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF

Neste sábado, dia 06 de novembro, policiais da Delegacia da PRF de Angra dos Reis, juntamente com o Grupamento de Proteção Ambiental da Prefeitura de Mangaratiba, realizaram a prisão de um condutor que transportava mais de 500 caranguejos da espécie Caranguejo-Uçá, que atualmente encontra-se em fase de defeso para preservação da espécie, onde é proibida a sua coleta e transporte.

O veículo foi abordado nas proximidades do trevo de Mangaratiba, km 433 da Rio Santos. Durante a averiguação dos documentos, foi identificado no banco traseiro, diversos sacos plásticos que aparentavam movimento. Perguntado sobre os objetos, o condutor respondeu que havia recebido a quantia de R$ 250,00 para transportar os animais de Mangaratiba até Niterói.

Diante do fato, foi solicitado que o condutor desembarcasse e abrisse os sacos para verificação. Nesse momento foi constatado que havia 11 sacos grandes somando aproximadamente 250kg de caranguejo em péssimas condições de armazenagem, inclusive na mala do carro.

Como o condutor não portava nenhum tipo de documentação que o amparasse para o transporte, foi feito contato com a Prefeitura de Mangaratiba, que compareceu com o Grupamento da Proteção Ambiental e identificou a espécie como a popularmente conhecida por caranguejo, caranguejo-uçá, caranguejo-do-mangue, caranguejo-verdadeiro ou catanhão.

Foi feita a pesquisa e confirmado pela portaria nº 52/2003 do IBAMA, que a espécie tem controle de captura anualmente de Outubro a Dezembro.

Diante das circunstâncias, o condutor e o material foram encaminhados para a 165ªDP em Mangaratiba para o devido registro, e os animais foram devolvidos a natureza logo em seguida.

Pelo ação, o condutor foi preso em flagrante e responderá por crime ambiental previsto no artigo 34 da lei 9605/98, com pena de detenção de 1 a 3 anos e multa.

Carro capota na BR-393 em Barra do Piraí

Um carro capotou na manhã deste sábado (6) na Rodovia Lucio Meira (BR-393), em Barra do Pirai. O acidente aconteceu no km 262. O condutor e passageira, filha de 13 anos, tiveram ferimentos leves. Apenas escoriações.

As vitimas foram conduzidas a Santa Casa do mesmo município para exames de rotina.

A PRF informou que quando chegou ao local o veículo já sido destombado por populares que passavam por lá.

Vitimas da Greve da CSN em 1988 serão homenageadas no 9 de Novembro

Acervo: Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense
Acontece no próximo dia 9 de novembro, terça-feira, o evento que homenageará as vitimas da greve de 1988 na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional).

O dia começará com panfletagem nas entradas da CSN com a presença de caminhão de som na Passagem Superior a partir dás 6h.

13h30 - Inicio das atividades culturais, com exposição em banquinha do projeto Solidariedade Militante de Resende, onde haverá troca 1 quilo de alimento não perecível por um livro.

14h - Apresentações culturais.

17h - Ato político com falas políticas até às 17h30.

17h30 - momento da memória com homenagem aos trabalhadores assassinados Wiliam, Valmir e Barroso, com a colocação das coroas de flores e flores enviadas pelas organizações participantes.

Durante o momento da homenagem, o cantor e compositor Ziza estará se apresentando com a música de sua autoria em homenagem aos trabalhadores.

18h30 - Culto Ecumênico com a presença do Pastor Claudio representando a religião Evangélica, Josy Leal representando as religiões de Matriz Africana e aguardando a confirmação do nome que representará a religião Católica.

19h15 - Apresentação do Documentário 1988 uma Greve Corações e Mentes.

A Greve de 1988, também conhecida no meio sindical como Massacre de Volta Redonda, foi um movimento levado a cabo pelos trabalhadores da estatal que exigiam do governo Sarney reajuste salarial com base no índice de inflação divulgado pelo DIEESE, estabilidade no emprego, jornada de trabalho de 40 horas semanais, readmissão dos demitidos em 1987, isonomia salarial, instauração de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) eleita pelos trabalhadores, reconhecimento dos representantes sindicais, fim da perseguição à atividade sindical e divulgação do Sistema de Cargos e Salários da empresa.

A decisão de greve partiu da assembleia realizada no dia 4 de novembro daquele ano. A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda promoveu a ocupação da empresa para paralisar as atividades. Em 7 de novembro começou a paralisação e, após um confronto com a Polícia Militar, os trabalhadores tomaram o controle da empresa. A direção da CSN solicitou na Justiça a reintegração de posse e a intervenção do Exército como forma de solucionar rapidamente a questão.

No dia 9 de novembro, o Exército e a PM começaram a dispersar a população no bairro de Vila Santa Cecília e invadiu a empresa, procurando retomá-la. Em meio à ação militar, três operários foram mortos pelas forças de segurança: Carlos Augusto Barroso (19 anos), Walmir Freitas Monteiro (27 anos) e William Fernandes Leite (22 anos). Barroso morreu de traumatismo craniano como resultado de uma coronhada que levou enquanto estava caído no chão. Já Walmir e William foram baleados. Segundo o advogado trabalhista Vanderlei Barcelos, à época diretor de base do Sindicato dos Metalúrgicos, "Walmir foi atingido nas costas, à tarde, num dos locais de concentração dos trabalhadores". Segundo seu relato, William foi baleado no pescoço, à noite, na estação de resfriamento de água por tiros que teriam partido do escritório central da CSN. Além dos mortos, cerca de cem feridos completou o saldo da operação militar contra os grevistas.

Depois do ocorrido, os grevistas radicalizam o movimento, decidindo por mantê-lo até o dia 20. Nesse ínterim, várias vozes do governo Sarney e do movimento grevista trocaram acusações, o que levou o então ministro da Indústria e Comércio, Roberto Cardoso Alves, ameaçar de fechar a empresa. Em 22 de novembro a população de Volta Redonda, atendendo aos apelos de sindicalistas e outros representantes da sociedade civil, dá um "abraço" simbólico em torno dos 12 quilômetros da Usina Presidente Vargas como forma de mostrar apoio ao movimento. Dois dias depois, após nova assembleia, os operários decidiram pelo fim da greve, após o esgotamento do movimento e da repercussão internacional que ele havia atingido devido a intervenção do Exército. Devido à repressão do Exército, o movimento sindical passou a se referir à greve de 1988 como o Massacre de Volta Redonda.

Após a conquista de parte das reivindicações, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e líder grevista Juarez Antunes foi eleito prefeito de Volta Redonda em 15 de novembro. A greve teve repercussão nacional, sendo os mortos homenageados por sindicatos e militantes de esquerda em todo o país.

Em 1° de maio de 1989 foi inaugurado o Memorial 9 de Novembro, um monumento projetado por Oscar Niemeyer em homenagem aos três trabalhadores mortos na greve de 1988. Foi implodido no dia seguinte por elementos de extrema-direita ligados ao Exército. A explosão foi tão intensa que quebrou os vidros do escritório central da CSN e de prédios vizinhos. A pedido de Niemeyer, o monumento não foi restaurado e permanece até hoje com as marcas da explosão. Anos mais tarde, o ex-capitão do Exército Dalton Roberto de Melo denunciou o general Álvaro de Souza Pinheiro como mandante do atentado ao monumento. Pinheiro, assim como os responsáveis pela ação militar contra os grevistas, jamais foi punido. O general que ordenou a retomada da fábrica, José Luiz Lopes da Silva, foi nomeado ministro do Superior Tribunal Militar pelo presidente Fernando Henrique Cardoso.

As famílias dos trabalhadores mortos, por sua vez, receberam uma indenização calculada nos moldes previstos pela lei. Segundo Vanderlei Barcelos, a esposa de um deles morreu como consequência do alcoolismo e da depressão adquiridos após a perda do marido. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, publicada em outubro de 1999, o general Lopes da Silva afirmou que do ponto de vista militar a ação do Exército foi bem sucedida. Segundo Barcelos, isso revela que ele já previa a morte de trabalhadores antes mesmo do início da operação militar. Ele não acredita que a direção da CSN, que pediu à Justiça a reintegração de posse da usina, endossasse tal comportamento.

Em 1993, a empresa foi privatizada pelo governo do então presidente Itamar Franco, que já havia demitido 70% dos funcionários da empresa. Antes da privatização, outras greves haviam eclodido na CSN, embora a repressão não tenha sido tão violenta quanto em 1988. Apesar de seu peso nas eleições de 1988, a greve permanece relativamente esquecida pela população nos dias atuais. Segundo uma pesquisa recente, 27% dos volta-redondenses nunca ouviram falar da greve.

Vídeo: caminhão tanque e carro colidem em viaduto em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Imagens: redes sociais
Uma colisão envolvendo caminhão tanque de combustível e carro de passeio no viaduto Nossa Senhora das Graças - que liga os bairro Aterrado e Laranjal - em Volta Redonda, foi registrado na manhã deste sábado (6).

O Gol ficou atravessado na frente do caminhão, que seguia no mesmo sentido. Até a publicação não havia informação de feridos.

O transito no local seguia parcialmente interditado e provou pequena retenção para quem seguia sentido a rodoviária.

Colisão termina com carro atingindo banca de jornal e homem gravemente ferido em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: redes sociais
Um acidente foi registrado na madrugada deste sábado (6) em Volta Redonda. Trata-se de uma colisão entre dois veículos e consequentemente um dos veículos invadiu uma banca de jornal e porta de loja no bairro Aterrado.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu na Avenida Paulo de Frontin e deixou um homem de 59 anos ferido. Ele foi socorrido pelos agentes e levado ao Hospital São João Batista.

Até o fechamento da nota a unidade médica não tinha informado o estado de saúde de Rogério Victória, que segundo o Corpo de Bombeiros, é gravíssimo.

Acontece domingo (7) a final do Campeonato Amador em Pinheiral

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O 1º Campeonato Amador de Pinheiral chega a sua final neste domingo, dia 7 de novembro, com jogos da 1ª e 2ª divisão de Futebol.

Com início às 11h, no tradicional campo do Capitólio Futebol Clube (bairro Rolamão), disputam os times da série A, Capitólio e Amigos do Tonho. Em seguida, às 13h, se enfrentam os times da série B, Real Maíra e Liverpool FC. Para finalizar, às 15h, é a vez do Divisa disputar a final com o Pinhal Futebol Clube, também da série A. 

“Nossa semifinal foi repleta de emoções e jogos que fizeram nosso coração bater mais forte. Agora, com a final, a expectativa não é diferente, esperamos muita euforia e emoção!”, disse o diretor do Departamento de Esportes, Paulo Cesar Leite Franco.

Cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas morrem em acidente de avião em MG

Um acidente aéreo na tarde desta sexta-feira, dia 5, matou a cantora sertaneja Marília Mendonça e mais quatro tripulantes em Minas Gerais. A cantora sertaneja voava para um show em Caratinga (MG), por volta dás 15h30.

A aeronave, um bimotor C90A, da Beech Aircraft (Beechcraft), saiu de Goiânia, às 13h05, e caiu num trecho da BR-474, próximo à serra da Piedade da Caratinga, a 11 km do centro da cidade.

A cantora, dois assessores, piloto e copiloto faziam parte do voo. As mortes foram confirmadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais..

No acidente, o bimotor C90A colidiu com um curso d’água após colidir com cabos de transmissão de rede elétrica de alta tensão.

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) se solidariza com os familiares das vítimas do acidente aéreo na serra de Caratinga, interior de Minas Gerais, nesta sexta-feira (5/11).

A aeronave de matrícula PT-ONJ, modelo C90A, tinha como proprietário e operador a empresa Pec Taxi Aereo Ltda e possuía capacidade para transportar seis passageiros, além dos pilotos.

De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião estava com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) válido até 01/07/2022. A empresa tinha autorização para operar táxi-aéreo.

As investigações sobre as causas do acidente serão realizadas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticas (Cenipa), do Comando da Aeronáutica. A Agência acompanha as investigações que estão em curso e se mantém à disposição.

Rio registra menor taxa de casos para testes da Covid-19

Índice está em 10%, mas já chegou a 49% durante os períodos mais graves da pandemia

A taxa de positividade para testes da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro em outubro ficou em 10%. É a menor desde o início da série histórica da pandemia. O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, registrou uma redução de 13% nos exames com resultados positivos em relação aos realizados em setembro.

- Esse é mais um indicador que nos mostra o quanto estamos avançando no controle da pandemia da Covid-19 no estado. Já tivemos uma redução significativa e sustentável nas últimas quatro semanas no número de casos, óbitos e na taxa de ocupação. Isso só está sendo possível devido à vacinação – afirmou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

O maior pico da taxa de positividade foi de 48%, registrado em abril do ano passado, quando o estado enfrentava a primeira onda da pandemia do coronavírus e poucos testes estavam disponíveis para a população. Os índices voltaram a subir em dezembro de 2020, durante a segunda onda da Covid-19, ocasião em que a taxa chegou a 42%. Os números alcançaram 22% em julho e tiveram um aumento de 6% em agosto.

- A taxa positividade é um indicador da circulação do vírus. Esse número de 10% significa que a cada 100 exames realizados, 10 resultaram em positivo. Isso quer dizer que já chegamos a registrar quase 50 testes positivos a cada 100 e agora estamos com os números em frequente queda – constata Luciane Velasque, coordenadora de Informações e Saúde da SES.

Para avaliação do cenário epidemiológico da Covid-19, são considerados os dados de capacidade instalada, taxa de ocupação e previsão de esgotamento de leitos, e epidemiológicos, como a variação do número de casos e óbitos e taxa de positividade. Nas últimas quatro semanas, conforme divulgado nas edições 51ª, 52ª, 53ª e 54ª do Mapa de Risco do Estado, os índices vêm registrando queda sustentável.

A 54ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada na última sexta-feira (29.10), registrou pela primeira vez na série histórica uma região com bandeira verde (risco muito baixo para Covid-19). Na média geral do estado, o número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caiu 45%; e de óbitos 52%. A análise comparou as semanas epidemiológicas 41 (de 10 a 16 de outubro) e 39 (de 26 de setembro a 02 de outubro). A região Médio Paraíba ficou com a classificação moderada devido a uma diferença de quatro mortes entre as semanas 41 e 39, influenciada também pela baixa densidade demográfica da localidade.

Nova frente fria muda o tempo no estado do RJ no fim de semana

A passagem de uma frente fria de fraca intensidade afastada em alto-mar vai mudar o tempo em todo o estado do RJ nesse primeiro fim de semana de novembro. Já no sábado (06/11) a nebulosidade volta a aumentar em todo o estado, provocando uma pequena queda nas temperaturas máximas em todas as regiões Fluminenses, ainda fica abafado, em relação à chuva até o momento não há expectativa para temporais nem chuva volumosa em nenhuma região do estado, os modelos numéricos indicam apenas garoa de forma isolada. 

No domingo (07/11) o tempo segue predominantemente nublado, com risco de chuva fraca de forma isolada, as temperaturas diminuem mais um pouco, mesmo assim não faz frio, será um dia com temperaturas mais amenas no centro-sul Fluminense, no centro-norte do estado ainda fica um pouco abafado.

Os modelos numéricos já indicam o retorno da chuva volumosa no estado do RJ na próxima semana, vamos falar mais disso na atualização desse fim de semana.

GM Intensifica ação contra motos 'barulhentas' em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Pelo menos 159 motocicletas com escapamento adulterado ou “livre”, o que faz aumentar o barulho a níveis não permitidos por lei, as populares "motos barulhentas", foram retiradas das ruas de Volta Redonda.

A apreensão mais recente aconteceu no último dia 2, quando uma motocicleta com cano de descarga aberto foi flagrada em uma operação de fiscalização. Além disso, a moto estava sem retrovisor e o motociclista estava sem habilitação. Há suspeita ainda de adulteração de placa e chassi.

“A GMVR vem fiscalizando os veículos que transitam pelas ruas da cidade com os dispositivos de segurança ineficazes. Principalmente com a descarga livre e silenciador do motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, pois é o que gera o maior índice de reclamações dos contribuintes”, disse o comandante da GMVR, João Batista dos Reis.

O veículo que não oferece segurança ao condutor, pedestres ou aos demais veículos no trânsito pode ser recolhido pela GMVR e encaminhado ao Depósito Público Municipal.

Pinheiral atualiza os dados da Covid-19

Pinheiral informou nesta sexta-feira, dia 5, os dados da Covid-19. Na cidade são 3.427 casos confirmados (3.350 curas, 72 óbitos e 05 em isolamento domiciliar). Até agora, 7.158 foram descartados. 

O município realiza os testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.

Suspeito é preso após ser flagrado com revólver em Angra do Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma ação da PM terminou com um suspeito preso e arama e munições apreendidas no Frade, em Angra dos Reis. O caso aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 5.

Segundo policiais da Unidade de Polícia Pacífica (UPP), durante patrulhamento pelo bairro Itinga, avistaram um elemento em atitude suspeita que ao avistar a equipe empreendeu fuga e arremessou um objeto em um lote.

Ainda de acordo com as informações, o homem foi alcançado pelos policiais e após buscas no local foi localizado um revólver calibre 38 com 6 munições intactas.

A ocorrência foi encaminhada a 166ª DP de Angra dos Reis, onde ficou preso por porte e posse ilegal de arma de fogo.

Vídeo: moto atinge frontalmente carro em faixa continua no Retiro, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um motociclista ficou ferido após atingir um carro no Retiro,e m Volta Redonda. O acidente aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 5, no acesso à um posto de combustível na Avenida Cota Sávio de Almeida Gama.

Imagens de câmera de segurança (abaixo) no local, acessada pela reportagem, mostra o veículo se descolando à um posto de combustível, em faixa continua, não dando tempo ao motociclista reagir, ele colidiu frontalmente.

A vitima foi projetada para cima do veículo passando pelo teto e caindo logo em sequencia, virando 'piruetas'.

A reportagem tentou contato com o Corpo de Bombeiros, porém, não conseguiu completar a ligação.

A vitima foi socorrida e levada ao hospital ainda não divulgado. 

Até esta publicação não havia informação sobre o estado de saúde da vitima.

sexta-feira, 5 de novembro de 2021

Volta Redonda e Quatis participarão de audiência de regularização fundiária de assentamentos no estado

Acontece na próxima segunda-feira, dia 8, a audiência que discutirá a regularização fundiária dos assentamentos como forma de enfrentar a miséria e a escassez de alimentos no estado do Rio de Janeiro. A reunião será semipresencial, às 10h, no auditório do 21º andar do Edifício Lúcio Costa, sede da Alerj, na Rua da Ajuda, 05 - Centro.

"Com a regularização fundiária, cria-se melhores condições para o desenvolvimento da produção agrícola nos assentamentos, que assim podem não só se tornar autossuficientes como podem alimentar outras comunidades", disse a deputada Renata Souza (PSol), presidente do colegiado.

Os assentamentos dos municipios de Volta Redonda e Quatis, entre outros, participarão do evento organizado pela Comissão Especial de Enfrentamento à Miséria e à Extrema Pobreza da Alerj. Foram convidados a deputada federal Talíria Petrone (PSol/RJ) e representantes do Ministério Público Federal; do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Estado do Rio apresenta risco baixo para transmissão da Covid-19

Internações e óbitos caíram 41% neste mês de outubro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Pela segunda semana consecutiva a Região Metropolitana l do Rio de Janeiro ficou classificada na bandeira verde (risco muito baixo). As demais regiões apresentaram risco baixo, ficando com bandeira amarela, mesma classificação geral do estado, é o que mostra a 55ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (05.11) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Na média geral do estado, o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caiu 41%; e de óbitos 41%. A análise compara as semanas epidemiológicas 42 (de 17 a 23 de outubro) com a 40 (03 a 09 de outubro).

- Está havendo redução no número de internações em todas as regiões de forma consistente. Essa redução vem se mantendo desde o início de agosto e nos permitiu alcançar o resultado de flexibilização em que hoje estamos, o que é excelente para o estado do Rio. Por isso, mais uma vez reforço a necessidade das pessoas se vacinarem, incluindo a segunda dose e a dose de reforço - frisou o secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Com o avanço da campanha de imunização e a redução da transmissão da doença, a taxa de ocupação de leitos Covid segue em queda sustentável. A de UTI passou de 33%, no levantamento anterior, para 27%; e a de enfermaria, de 20% para 18%, as menores desde o início deste ano. Todas as regiões de Saúde apresentaram uma taxa de ocupação de UTI e de enfermaria inferiores a 50%. Por isso, parte dos leitos está sendo revertida para tratamentos de outras especialidades.

A taxa de positividade para testes da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro em outubro ficou em 10%. É a menor desde o início da série histórica da pandemia. O monitoramento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, registrou uma redução de 13% nos exames com resultados positivos em relação aos realizados em setembro.

Homem que espancou mulher até a morte é condenado a 24 anos de prisão

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Fábio Machado de Souza
O III Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condenou na última quarta-feira (3/11) Fábio Machado de Souza a 24 anos de prisão em regime fechado. Ele foi preso em flagrante, em junho de 2016, na praia de Copacabana, na altura da Rua Hilário de Gouveia, momentos depois de tentar estuprar uma mulher. Após investigações, a polícia concluiu que ele matou Fabiana da Fonseca, de 31 anos, no dia anterior e no mesmo local.

Na sentença, o juiz Alexandre Abrahão Dias Teixeira, da 3ª Vara Criminal da Comarca da Capital, destacou que “a personalidade do acusado é adversa e corrompida já que não prestou socorro à vítima, nem demonstrou arrependimento. Aliás, retrata a prova dos autos que mesmo após tudo isso retornou ao local para ver o cadáver da jovem, encontrando-a morta e gelada, o que não lhe sensibilizou, pois ainda assim retornou à sua residência para dormir de forma tranquila. Evidencia-se, assim, extrema frieza e completa ausência de remorso do acusado”.  

Fábio foi condenado por feminicídio com emprego de meio cruel sem chances de defesa da vítima. Fabiana tinha um filho de doze anos na época. Já o assassino tem oito anotações criminais, sendo cinco delas pelo crime de estupro praticados no Rio e em Teresópolis, Região Serrana, sua cidade natal.

Academia é invadida e pertences são furtados, em Volta Redonda

Uma academia na Ponta Alta foi invadida na madrugada desta sexta-feira, dia 5, e teve pertences furtados. O caso aconteceu na Proqualit, que fica na Rua Dom Pedro II.

Nas imagens gravadas por câmeras de segurança, segundo a PM, não deu para identificar a pessoa que teria entrado no local, pois as imagens é de má qualidade.

O proprietário disse aos agentes que R$ 100,00 e dois aparelhos celulares foram levados, e que o arrombamento foi na blindex.

O caso ficou de ser registrado na delegacia de polícia de Volta Redonda (93ª DP) pelos sócios.

Carreta pega fogo na Rio x Caxambu em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um incidente foi registrado na manhã desta sexta-feira, dia 5, em Resende. Uma carreta carregada com 3 toneladas polietileno granulado pegou fogo no km 6 da Rodovia Rio x Caxambu (BR354 - Sebastião Alves do Nascimento).

A PRF informou que por volta dás 07h00 foi acionada para a ocorrência, na Serra da Mantiqueira.

O Corpo de Bombeiros esteve no local debelando o fogo, sendo a rodovia interditada nos dois sentidos.

O condutor de 46 anos não se feriu.

PM apreende drogas em Três Poços

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Policiais militares apreenderam no final da manhã desta quinta-feira, dia 4, um material do trafico de drogas na Rua Monteiro - área de mata - no bairro Vila Rica Três Poços, em Volta Redonda.

Segundo os agentes, durante averiguação de uma denuncia pôde observar vários elementos em fuga, após buscas pelo local foi encontrado um mochila com 36 cigarros de maconha, 157 pinos e 31 tambores de cocaína, 15 pedras de crack, dois rádios comunicador com quatro bases carregadores, dois fones e cinco fontes.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP. Ninguém foi preso.

Confusão termina com mulher esfaqueada e morta em Volta Redonda

Uma mulher, identificada como Taiana Gonçalves de Noronha, de 28 anos, foi esfaqueada e morta durante uma confusão generalizada na noite desta quinta-feira, dia 4, no bairro Aterrado, em Volta Redonda. O caso acontece na Avenida Integração, em frente ao edifício redondo.

A vitima foi socorrida e conduzida com vida ao Hospital São João Batista, porém, no início da madrugada desta sexta-feira,dia 5, faleceu.

Imagens de câmera de segurança mostraram todo a briga, por volta dás 20h34, pelo menos 15 pessoas estavam envolvidas.

Uma mulher que está sentada de touca branca levanta e atinge outra que estava sentada próxima dela. No momento, populares tentam separar a confusão.

A vítima, no entanto, ainda tentou uma reação, mas voltou ao prédio. Ferida, ela foi conduzida por um carro para o Cais do Aterrado e, em seguida, transferida para o hospital.

No momento desta publicação, a Polícia Militar ainda não havia se manifestado sobre o fato sobre a autoria e alguém preso. Assim que novas informações forem divulgadas, a reportagem será atualizada.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Acidente deixa caminhoneiro ferido na Dutra, em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF

Um caminhoneiro ficou ferido na noite desta quinta-feira, dia 4, em um acidente no km 325 da Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia.

A PRF informou que por volta dás 19h50 foi chamada para ocorrência, no local haviam dois caminhoes que colidiram, um atingiu o outro na traseira.

O condutor, de 43 anos, do caminhão que colidiu na traseira do outro ficou ferido gravemente, tendo fratura exposta no tornozelo. O condutor do caminhão da frente não se feriu. 

Devido ao acidente as duas faixas da pista sentido São Paulo ficaram interditadas no local até às 21h20, tendo o trânsito fluído pelo acostamento, gerando congestionamento. 

O condutor ferido foi socorrido pela equipe de resgate da Nova Dutra para o Hospital de Emergência de Resende.

Acidente envolvendo dois carros na Dutra, em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um acidente envolvendo dois carros de passeio, por volta dás 12h00 desta quinta-feira, dia 4, na altura do km 312 da Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia, foi registrado.

A PRF disse que Voyage atingiu a traseira de um Astra. Não houve vítimas, mas, como a passageira do Voyage está grávida e estava passando mal a equipe de resgate da CCR Nova Dutra a encaminhou ao Hospital de Emergência de Resende para exames complementares e atendimento médico mais completo. Não houve congestionamento.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Fotos: PRF

Mulher acusada de agredir mãe e irmã é presa em Miguel Pereira

96ª DP/Miguel Pereira
Policiais civis da 96ªDP (Miguel Pereira) prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (03/11), uma mulher acusada pelos crimes de ameaça, injúria e lesão corporal, todos no âmbito da violência doméstica. Ela foi detida no bairro da Mantiqueira, no município de Paty do Alferes.

De acordo com os agentes, a prisão ocorreu após a mãe e irmã da autora comunicarem na delegacia que haviam sofrido ameaças e injúrias raciais praticados pela acusada, que também as agrediu com chutes. A autora já era investigada na unidade policial por esfaquear a irmã no braço, crime ocorrido em outubro deste ano.

As vitimas relataram aos policiais que a agressão só não foi mais grave porque elas esconderam todas as facas da residência e se trancaram em um quarto. Após formalidades de praxe, a presa foi encaminhada para audiência de custódia.

Covid-19: Pinheiral divulga novos dados nesta quinta, 4

Pinheiral informa os dados desta quinta-feira, dia 4, os dados da Covid-19. Na cidade são 3.425 casos confirmados (3.348 curas, 72 óbitos e 05 em isolamento domiciliar). Até agora, 7.140 foram descartados.

O município realiza testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.

Polícia flagra construção irregular em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga flagraram nesta quarta-feira (03) uma construção irregular em solo não edificável no município de Angra dos Reis, na Costa Verde. Os agentes chegaram ao local após uma denúncia voltado para meio ambiente, sobre crime ambiental no bairro Ponta da Cruz.

A equipe da 4ª UPAm informou que durante patrulhamento com objetivo de averiguar a denúncia, procedeu à Rua Projetada do Costão, onde identificaram uma construção dentro de uma área de preservação permanente, com inclinação superior a 45 graus. No local foi feito contato com uma pessoa que se identificou como engenheira e, quando questionada pelos policiais militares a respeito das licenças ambientais pertinentes, ela informou que possuía as documentações, mas não as teria naquele momento. Com a diligência em curso, os militares constataram que a edificação está sendo realizada em solo não identificável, acima de uma rocha, em uma área com cerca de 5400 metros quadrados. Diante dos fatos, a equipe procedeu com a engenheira à 166ª DP, onde se apresentou a advogada da construtora responsável pelo empreendimento, apresentando uma licença emitida pelo Instituto de Meio Ambiente de Angra dos Reis (IMAAR), mas que fora constatado na distrital que algumas condicionantes estavam em desacordo com a autorização. Sendo assim, foi feito um auto de constatação em nome do proprietário do local, encerrando a ocorrência.

PM apreende protótipo de metralhadora no Morro da Caviana

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Uma ação da PM terminou com apreensão de arma, munições e um protótipo de metralhadora no Morro da Caviana - no Santo Agostinho - em Volta Redonda.

Policiais foram até a Rua Vista Alegre na manhã desta quinta-feira, dia 4, a fim de dar uma resposta ao homicídio que aconteceu na noite desta quinta, quando foi observado dois elementos não identificados, e com a aproximação da viatura eles fugiram pela Servidão Minas Gerais.

Após buscas realizadas nas imediações, foi possível encontrar uma pistola Taurus calibre 9mm, modelo 809, com 01 carregador com 10 munições intactas e uma arma de fogo artesanal calibre 380, protótipo da Metralhadora INA, com um carregador e 7 munições intactas.

O caso foi encaminhado a 93ª DP. Ninguém foi preso.

Número de casos confirmados de Covid-19 apresenta queda em Volta Redonda

Redução mais significativa ocorreu a partir de maio, ao mesmo tempo em que vacinação avançou

O município de Volta Redonda vem apresentando redução no número de casos confirmados e óbitos da Covid-19, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Os relatórios emitidos pelo departamento da Vigilância em Saúde de Volta Redonda – que mapeia a situação pandêmica– apontam queda significativa na confirmação de casos, principalmente a partir de maio, quando foi detectado também um avanço maior da vacinação no município.

Em maio deste ano, por exemplo, foram confirmados mais de 4,8 mil casos de Covid-19. Em junho, esse número caiu para pouco mais de 2,3 mil. A queda se manteve no mês seguinte (1,4 mil casos) e em agosto (1.329 casos). Já em setembro e outubro a cidade saiu da “casa dos mil”, com 978 e 430 casos confirmados respectivamente.

O novo cenário epidemiológico também apresentou diminuição no número de óbitos em decorrência da Covid-19. O pico da mortalidade em Volta Redonda foi registrado em abril, com 217 mortes confirmadas no mês. Nesta época, Volta Redonda tinha aplicado pouco mais de 81 mil doses de vacinas. Agora em outubro foram 26 óbitos, com mais de 400 mil doses já aplicadas.

“Apesar do cenário positivo, temos de ter em mente que ainda temos pessoas morrendo e sendo infectadas. Por isso, pedimos para as pessoas se vacinarem e manterem as medidas de prevenção à doença”, disse o coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista Carlos Vasconcellos.
No mapeamento de doses aplicadas em comparativo aos óbitos, o número de vítimas fatais por Covid-19 apresenta diminuição mais significativa a partir de junho, quando a média foi de 89 mortes. Em julho, esse número caiu para 25. Em outubro foram confirmadas 26 mortes pela Covid-19.

Mais de 410 mil vacinas aplicadas
Em outubro, Volta Redonda ultrapassou o total de 410 mil doses aplicadas. A cobertura vacinal de primeira dose é de 96,5% na população acima de 12 anos e o percentual de segunda dose alcançou 74,2% neste mesmo público-alvo.

Atualmente, o município oferta repescagem de primeira dose para pessoas a partir de 12 anos, finalização de segunda dose e ampliação de reforços para pessoas acima de 60 anos e profissionais de saúde.

Defesa Civil alerta para período de chuvas em Volta Redonda

Do dia 1º até hoje, foram 64 milímetros de chuva com 27 ocorrências e três imóveis interditados por precaução. Não houve feridos

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) entrou em alerta nesta semana. O estado ocorre anualmente, através de decreto municipal, e coloca toda a estrutura do Poder Público à disposição do órgão. O objetivo é deixar o município melhor preparado para o período de chuvas, que permanece até março de 2022. O coordenador da Defesa Civil, Rubens Siqueira, listou comportamentos seguros para se adotar com intuito de preservar a vida.

“A população deve evitar qualquer tipo de construção e escavação irregular, ou seja, sem acompanhamento de um profissional habilitado, engenheiro ou arquiteto. Evitem capinas, lançamento indevido de águas sobre encostas e ocupação das margens de rios e córregos. Não transitar ou evitar trafegar no período de chuva forte ou em local alagado. Nunca procure abrigo debaixo de árvores”, orientou Rubens.

O coordenador da Defesa Civil lembrou também que é importante estar atento a qualquer alteração estrutural nos imóveis.

“Observe qualquer alteração estrutural e se preciso for, por qualquer cenário de ameaça, saia do imóvel levando documentos, remédios – se fizer o uso – e busque um local seguro. Desligue o gás de cozinha e a rede elétrica. Essas são orientações da Defesa Civil para que possamos evitar atos inseguros que podem ocasionar desastres, preservando o maior bem comum, que é a vida”, finalizou o coordenador da Defesa Civil.

Do dia 1º até hoje, foram 64 milímetros de chuva com 27 ocorrências e três imóveis interditados por precaução. Não houve feridos. Entre o caso mais comum já registrado está o risco de deslizamento. A localidade mais atingida foi a Vila Brasília e adjacências. O telefone da Defesa Civil é o 199 para qualquer orientação ou emergência.

Rio cria lei que dá insenção do ICMS no gás de cozinha

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Agora quem for comprar gás de cozinha (GLP) terá isenção de ICMS, é o que determina a Lei 9.445/21, que concede isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços na venda de botijão de gás doméstico de 13 kg, sancionada pelo governador do Rio, Cláudio Castro, e publicada no Diário Oficial do Executivo, nesta quarta-feira (03/11).

Na justificativa do texto, o deputado Rosenverg Reis (MDB), autor, ressalta a implementação que está condicionada a realização de convênio com o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

"A medida é necessária devido ao impacto do aumento do preço do gás na renda das famílias mais pobres. "Um botijão custar mais de R$ 100. É um absurdo para quem ganha um salário mínimo, que tem tido dificuldade até para comprar comida. Gás de cozinha é uma necessidade básica e temos que nos empenhar para trazer alívio ao consumidor. É também uma forma de evitar que mais pessoas sofram acidentes ao tentar cozinhar com álcool", disse Rosenverg Reis. 

Reis ainda explica que, desde o início do ano, o preço médio do botijão de gás subiu quase 30%, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A alta supera a inflação acumulada no período, de 5,67%. Ele diz que, em algumas regiões, o botijão já custa R$ 135, justificando a medida precisa da regulamentação do Executivo.

Homem é preso com drogas em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 37º BPM - Resende
Uma denuncia levou a polícia apreender drogas na noite desta quarta-feira, dia 3, em Resende. A ação aconteceu na Rua José Carlos Giovanni - próximo ao Colégio Antonia Ramos Freire - no bairro Alegria.

A PM informou que agentes em patrulhamento teve a atenção voltada para um indivíduo com características passada pelas informações em denuncia, onde foi observado que algo foi pego debaixo de uma pedra e depois foi entregue a uma pessoa de bicicleta.

Durante a abordagem, os elementos fugiram, um foi alcançado e detido. Com ele foi encontrado três invólucros de maconha e a quantia de R$ 30,00. Ainda no local os policiais encontraram 270 pedras de crack, mais dois invólucros de maconha e seis frascos de cheirinho da loló. 

A ocorrência foi encaminhada a e registrada na 89ª DP de Resende, onde ficou preso.

Idosos ficam feridos em colisão entre carro e árvore em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogpsost.com.br
Foto: Baldini
Um casal de idosos ficaram feridos em um acidente no inicio da tarde desta quarta-feira, dia 3, em Volta Redonda. O carro em que eles estavam colidiu contra uma árvore no cruzamento das Ruas Joana D'arc com Santa Julia, no Bairro Niterói.

As vitimas foram socorridas e levadas para o Hospital São João Batista. Antônia Maria da Silva, de 58 anos, teve fratura de braço direito, está lúcida e orientada, permanece internada. Ela passou por Raio-x e exames. Já Raimundo Eloy filho, de 86, teve alta.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Baldini

Preso homem suspeito da morte de mãe e filha em Angra dos Reis

Foi preso nesta quarta-feira, dia 3, um homem suspeito da morte de mãe e filha em Angra dos Reis. 

Os corpos das vitimas foram encontrados esfaqueados na manhã do mesmo dia dentro da proporia residência na Rua Três - Travessa Galdina II - em Bracuí.

De acordo com o delegado titular da 166ª DP, Vilson de Almeida, buscas foram feitas na residência do homem apontado como ser o ex-companheiro de Lucimar Freitas Vasconcelos, de 46 anos, onde os agentes perceberam um ferimento na ponta de um dos dedos de Márcio de Oliveira Vicente.

Ainda de acordo com o delegado, o homem negou que tivesse envolvimento no crime e alegou que seu ferimento era resultado de corte com faca, porém teria contraído no dia anterior, quando “cortava cana” em Sítio na Sapinhatuba I. 

Ainda questionado, pelo celular, objeto que poderia auxiliar nas investigações, Márcio disse não possuir, pois estaria em manutenção. 

Na residência haviam roupas e poucos objetos pessoais; dentre as roupas fora encontrada uma calça jeans comprida, úmida, a qual o mesmo afirmou ser de sua propriedade; a calça exibe, na parte posterior da perna esquerda, uma impressão pardo avermelhada, tipo de cor de sangue. 

Devido a lesão no dedo e a calça suja de sangue o autor foi preso em flagrante pelo duplo homicídio e a investigação continua.

Os corpos de Lucimar e da filha dela, Adriana Vasconcelos da Silva, de 19 anos, foram removidos ao IML da cidade. O velório e sepultamento não foi divulgado.

IV Bienal do Livro de Volta Redonda começa nesta quinta-feira (04)

A IV Bienal do Livro de Volta Redonda começa nesta quinta-feira, dia 04 e segue até domingo, dia 07. Com o tema Periferia Conectada, a feira, realizada pelo Instituto Dagaz, destaca e põe em discussão a arte cotidiana, espalhada pelas ruas. As atrações são gratuitas e atendem a pessoas de todas as idades.
A novidade é que este ano, devido a pandemia do Covid-19, a feira será 100% virtual. A visitação acontecerá através da plataforma www.quartabienaldolivro.com.br, que  estará aberta ao acesso gratuito do público a partir do dia 04 às 16 horas com a apresentação da atriz, cantora e compositora Bia Bedran, que é reconhecida pelo seu trabalho dedicado ao público infantil como o Canta-Conto, Baleia Verde e Lá vem História, na TV Cultura e na TV Brasil.

De acordo com a presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, serão quatro dias de evento. Mas, após esse período, as obras continuarão disponíveis "on demand", ou seja, o tempo todo na plataforma digital o que o amplia a possibilidade de atingir um público maior, e dar mais visibilidade para os artistas e expositores.

“Essa é a primeira feira virtual realizada na Região Sul Fluminense, é toda interativa em terceira dimensão, 360 graus, o que fornece ao público a sensação de estar mesmo visitando uma feira com estandes e salas de exibição”, explica.

Nesta edição, além dos estandes virtuais de livrarias, editoras, instituições de ensinos, de cultura e autores, que comercializarão os produtos com preços e descontos diferenciados, a bienal conta com oito salas virtuais.

Na Sala Sarau o convite é para através do olhar de 11 artistas, ver o que o que eles vêm, sentir o que eles sentem por meio da prosa, dos versos e da performance.

Na Sala Contadores de História oito artistas trazem para o público um mergulho no mundo da imaginação por meio do universo fantástico dos livros e contos infantis. São eles: Iara Lima, Fernanda Dornelas, Daise Mara, Maria Violante, Trupe Caçuá do Riso, Alana Emily, Cria Teatro, Gabriela Moura.

No espaço Sala de Escritores participam 20 autores. Além do contato com a obra literária da vitrine, o público tem a oportunidade de se aproximar do autor e compartilhar um pouco de suas particularidades, possibilitando a troca de experiências.

A Sala Palestrantes oferece um ciclo de palestras com nove artistas sobre a temática principal da Bienal “Periferia Conectada”. Por meio das experiências e Vivências de artistas que fazem a arte sobreviver, respirar e resgatar vidas dentro das comunidades como: o artista plástico Helder Holiveira, que faz do grafite sua arte, criador do projeto @fetonalata, Renata Costa Gestora na Empresa Palavralida, Secretaria executiva PMLL na empresa Nacional do Livro de Leitura, Consultora da área de Livro e Leitura na Empresa Ong Recode, firmando a nossa conectividade com a participação booktuber Gabriela Pedrão, bibliotecária da USP e doutora em Ciência da Informação UNESP.

Na Sala Artistas e Grupos o destaque é para 15 talentos da periferia que estão se conectando e conquistando as grandes cidades brasileiras, exportando cultura e sucesso. Dentre os artistas se apresentam Teatro Mágico, a cantora Karen Silva, As Matriarcas do Samba, O Circo do Macaco Prego, Toque de Dandara, As Marias da Graça, Thiago El Ninõ, Banda Cassius Clay, Daiane Landim, Cesinha, As Sublimes, Yuri Allves, Nicolas Caldas, entre outros.

A novidade é a Sala gastronomia, onde oito chefes de cozinha trazem os sabores, aromas e as delícias servidas nos botecos, das receitas de famílias e as formas de reaproveitar alimentos. Apresentando: Meméia do Jongo de Pinheiral, Marcia Fernandes, produtora do Livro A Cozinha de Quilombos, Os chefes Iana Adour, Isabela Guida, Marcelo Reis e  Fernanda da Cooperativa Arte Peixes.

A IV Bienal do Livro é uma realização do Instituto Dagaz, co-realização do Instituto São Fernando, em parceria com o Ministério da Cidadania e com o Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio das Secretarias de Educação, de Cultura e de Economia Criativa. Apoio da Prefeitura de Volta Redonda e Fundação CSN.

A programação completa do evento se encontra nas redes sociais do Instituto Dagaz e da IV Bienal do Livro de Volta Redonda.

Homem é morto á tiros em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homicídio foi registrado na noite desta quarta-feira, dia 3, em Volta Redonda. O crime aconteceu num escadão de acesso a Rua União, no bairro Santo Agostinho - Morro Caviana.

A vitima, Weslei Alves da Silva, de 23 anos, foi alvejada na cabeça por diversos disparos de arma de fogo.

A PM foi acionada e preservou a cena do crime para os trabalhos da pericia. No local foram recolhidos sete cápsulas, dois projeteis, um celular e um caderno de anotação.

O caso foi encaminhado a 93ª DP da cidade.

Até esta publicação não havia informação sobre autoria, circunstâncias e motivação do homicídio.

O corpo foi removido ao IML da cidade, em Três Poços.

Motorista de aplicativo é agredido por policial em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem, identificado como Leonardo Correa, denunciou em sua rede social que no fim da noite de terça-feira, dia 2, feriado de Finados, pediu ajuda a policiais e acabou sendo agredido.

O episódio teria acontecido na Avenida Antônio de Almeida com a Avenida Sávio Gama após tentar relatar que teve o carro danificado por um passageiro que apresentava sinais de embriaguez e não queria sair do carro.

"Ontem eu tive um problema com um passageiro, na Avenida Jaraguá, por volta das 23:00, pedi pra ele sair do carro, ele estava embriagado, saiu, mas pegou e tacou um paralelepípedo no meu para-brisa e correu, nisso eu chamei a polícia pra me "ajudar" e não apareceu ninguém", relatou a vitima.

Leonardo ainda disse que foi com o carro até a altura da Subprefeitura, onde então sinalizou a uma viatura da PM e quando relatou o caso disse que ao invés de ser ouvido foi agredido pelos policiais.

As cenas foram gravadas por uma câmera de segurança no local e divulgado pelo próprio Leonardo.

"Então eu fui pra frente da Subprefeitura do Retiro, pra ver se achava alguma viatura, foi quando parei essa viatura Corolla (vídeo), ao lado do posto, perto do Esquina Grill, comecei a contar o que aconteceu para os policiais e, eles não se deram ao trabalho nem de olhar pra mim, eu estava desesperado por uma ajuda, eu comecei a chorar de nervoso pelo fato do meu carro ter sido quebrado e de estar sendo ignorado, então o policial começou a rir."

Ao perceber, de acordo com Leonardo, o sorriso de um dos agentes, acabou questionando o motivo, e disse que o policial iria mostrar o motivo, foi quando ele saiu da viatura e começou a agressão, relatou.

O homem disse que quem acabou prestando solidariedade foram os amigos de trabalhos de dois aplicativos e foram até a delegacia prestar queixa e registrar o caso.

Em nota ao Portal de Noticias Rádio Acesa, a Secretaria de Estado de Polícia Militar esclarece que o comando da corporação não tolera em hipótese alguma eventuais desvios de conduta e abusos de autoridade cometidos por seus membros, punindo com estrito rigor os envolvidos em tais episódios.

Sobre a abordagem de policiais do 28º BPM (Volta Redonda), ocorrida na noite da última terça-feira (2/11), a área Correcional da corporação já instaurou um procedimento para avaliar e punir os policiais envolvidos. Os militares estão afastados de suas funções na unidade e respondendo disciplinarmente.

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Justiça nega denúncia contra homem suspeito de roubo em Volta Redonda

Os desembargadores da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) negaram, por unanimidade de votos, recurso do Ministério Público que pedia o recebimento de uma denúncia por roubo feita a partir de reconhecimento por foto.

Em abril do ano passado, em Volta Redonda, Valdomiro Lopes foi detido acusado de roubar o celular de um homem no ponto de ônibus. Após ver uma reportagem sobre a prisão de um ladrão de celulares, a vítima foi à delegacia e, por meio de fotografias do acervo da polícia, reconheceu Valdomiro como a pessoa que o havia roubado.

No acórdão, o relator, desembargador Antônio Carlos Amado, destaca que prisões injustas e condenações feitas com base apenas em registros fotográficos modificaram o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ). De acordo com a jurisprudência da Corte Superior, o reconhecimento por foto só poderá ser utilizado contra um acusado caso ele seja confirmado, posteriormente, por reconhecimento presencial.

"Contudo, a validade desse reconhecimento depende do cumprimento dos requisitos exigidos no artigo 226, do CPP. Assim a simples exibição de fotografias, mesmo que confirmadas em juízo não estaria nos standartds probatórios adequados à prova penal, ou seja, grau de suficiência probatória mínima exigida pelo direito, para que uma hipótese fática possa ser considerada provada", observou.

O magistrado ressaltou que as garantias mínimas dos suspeitos devem ser preservadas e que, além de não haver reconhecimento presencial como determina a norma, não houve testemunhas, imagens do crime ou apreensão do objeto roubado.

"Destarte, não há, de fato, justa causa para a propositura da ação penal, ainda que a vítima viesse a reconhecer o apelante em juízo restaria insuficiente para uma sentença condenatória. Bem andou o magistrado nestas circunstâncias rejeitando a denúncia até por economia processual.", avaliou.

Homem sofre tentativa de homicídio durante o feriado de Finados em Barra Mansa

Uma tentativa de homicídio foi registrada nesta terça-feira, dia 2, em Barra Mansa. Policiais foram até a Santa Casa de Misericórdia da cidade para averiguar o caso de um homem, identificado apenas como Willian, atingido por disparos de arma de fogo.

O caso aconteceu na Rua Pinto Ribeiro, no Centro da cidade, onde foi socorrido pela equipe do Samu.

A vitima disse que estava próximo a Praça Vila Delgado quando passou um carro preto e foi feito disparos contra ele por ocupantes não identificados que seguiu sentido ignorado.

A PM informou que na delegacia, quando era feito o registro da ocorrência, foi constatado haver registro por trafico de drogas e invasão de domicilio, porém, não havia mandado de prisão contra ele.

Soldado do Exército é flagrado com réplica de pistola em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Um soldado recruta do Exército, de 18 anos, foi flagrado com uma replica de pistola .45 dentro de carro na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. 

O flagrante aconteceu na madrugada desta terça-feira, dia 2, quando o mesmo tentou esconder algo dentro do veículo ao avistar a viatura da PM.

Durante a abordagem, os agentes encontraram o material no banco traseiro - atrás do banco de carona dianteiro. 

O caso foi encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda. A superintendência de oficiais foi comunicada, o jovem ouvido liberado.

Trio é detido com drogas no Retiro, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Um homem de 26 anos foi preso e dois menores de 17 foram apreendidos por suspeita de trafico de drogas no bairro Retiro, em Volta Redonda.

O trio foi localizado na tarde desta terça-feira, dia 2, na Rua 31 de Março com uma mochila vermelha contendo noventa e nove pinos de cocaína (50 gramas), dezesseis pedaços de maconha (26 gramas) e doze pedras de crack (1,2 gramas.

O caso foi encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda.

Populares livram mulher de ser esfaqueada em Barra Mansa

Um homem foi preso por tentar esfaquear uma mulher no final da tarde desta terça-feira, dia 2, em Barra Mansa. O caso aconteceu na Rua Mauro Granato, no bairro Boa Vista I.

A vitima, de 28 anos, foi livrada por populares que chamaram a policia. Os agentes localizaram o homem na residência do casal após a mulher comparecer a delegacia.

O acusado, de 18 anos, ficou preso e responderá a justiça por tentativa de feminicípio.

'Olheiro' é detido com radio comunicador no Dom Bosco

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Um homem, olheiro do tráfico de drogas, foi detido na segunda-feira, dia 1º, com um rádio comunicador na Rua João Café Filho, no bairro Dom Bosco, em Volta Redonda.

A polícia informou que agentes em patrulhamento pelo local teve a atenção voltada para o suspeito que abordado foi flagrado com o aparelho de comunicação de radiofrequência.

O caso foi encaminhado a 93ª DP para registro de ocorrência, lá, o acusado disse que receberia R$ 100,00 para ficar vigiando a presença da polícia.

O jovem foi ouvido e liberado e vai responder em liberdade.

VR: Vigilância Sanitária retira do mercado onze marcas de azeite

Produtos foram reprovados pelo Programa Estadual de Monitoramento Pós-Mercado da Qualidade de Alimentos

A Vigilância Sanitária de Volta Redonda inicia nesta quarta-feira, 03, a busca por marcas de azeite reprovadas pelo Programa Estadual de Monitoramento Pós-Mercado da Qualidade de Alimentos. A retirada dos produtos do mercado foi orientada por ofício enviado pela SUVISA (Superintendência de Vigilância Sanitária), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Coordenação de Vigilância e Fiscalização de Alimentos (CVFA).

Os fiscais vão percorrer estabelecimentos comerciais a fim de identificar e recolher os produtos com os lotes reprovados pelo programa entre as marcas de azeite de oliva extra virgem/tipo único Monsanto, Quinta da Beira e Porto Real. Além das marcas Del Toro, Porto Galo, Alcazar, Fazenda Piedade, Monte Ruivo, San Domingos, Serra das Oliveiras e óleo composto Alicante, denunciadas por fabricação clandestina em Maricá.

Esse alerta sanitário é fruto do trabalho realizado por todas as 92 vigilâncias sanitárias do estado, que nos últimos seis meses coletaram 37 amostras de azeites de oliva para o Programa Estadual de Monitoramento Pós-Mercado da Qualidade de Alimentos. A análise é feita pelo LACEM-RJ (Laboratório Central Noel Nutels).   

No início de dezembro, Volta Redonda participa de webinar – uma videoconferência em formato de seminário, que vai apresentar o resultado de todo programa de monitoramento de 2021 para as vigilâncias sanitárias de todos os municípios do Estado do Rio. Neste ano, foram monitorados os seguintes produtos: sal, água mineral, gelo, gelados comestíveis, alimentos prontos para consumo, e sanduíches.

Covid-19: Volta Redonda oferece vacina em todas as unidades de saúde nesta quarta, dia 3

www.radiacesafm.blogspot.com.br
A população de Volta Redonda será vacinada nesta quarta-feira, dia 3, em todas as unidade de saúde, é o informa a Secretaria Municipal de Saúde.

1ª dose
Repescagem para pessoas a partir de 12 anos

2ª dose - Astrazeneca*
Vacinados com a primeira dose até agosto

2ª dose - Pfizer
Vacinados com a primeira dose até setembro

2ª dose - CoronaVac
Vacinados com a primeira dose até 13/10/2021

3ª dose de reforço
- Profissionais de saúde, de 18 a 59 anos, que tenham recebido a segunda dose até abril. A medida inclui estudantes da área de saúde em estágio em ambiente hospitalar.

Os profissionais e estagiários devem apresentar um documento que comprove atuação na área e o cartão de vacinação Covid-19.

- Pessoas de 60 a 79 anos
Vacinadas com as duas doses até junho

- Idosos com 80 anos ou mais
Vacinados com a segunda dose até julho

Todas as Unidades: 9h às 16h

Três de novembro: nascimento de Chrystian, Eike, Vinny, Kim, Luciana Gimenez e morte de Carmélia Alves

Nascimento do cantor sertanejo Chrystian, nome artístico de José Pereira da Silva Neto, em Goiânia, no dia 3 de novembro de 1956, faz com seu irmão Ralf a dupla Chrystian & Ralf. Na infância, ele e seu irmão já acompanhavam o pai Mário, seu tio Plínio e a mãe, Eunice, nas serestas goianienses.

Com pouco mais de 6 anos, Chrystian ou Zezinho, como era conhecido, costumava se apresentar no Clube do Anhanguera Mirim na cidade de Goiânia, que era apresentado na época pela Magda Santos. Com tamanho sucesso, ganhou um programa só seu: o Pinguinho de Gente. Logo, Chrystian ganhou seu primeiro prêmio: a gravação de um disco em São Paulo como o melhor cantor do Estado, porém o disco nunca saiu do papel.

Eike Fuhrken Batista da Silva, nascido em Governador Valadares no dia 3 de novembro de 1956, é um empresário brasileiro, que fez fortuna na exploração de mineração, petróleo, gás, logística, energia, indústria naval e carvão mineral.

É fundador e presidente do grupo EBX. De acordo com a Forbes, sua fortuna em 2012 era estimada em 30 bilhões de dólares. Em janeiro de 2017 foi preso em um desdobramento da Operação Lava Jato, e em fevereiro do mesmo ano, tornou-se réu pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Eike Batista passou sua história a limpo e fez um acordo de colaboração junto ao Ministério Público Federal, o qual foi homologado pelo Supremo Tribunal Federal em 03 de novembro de 2020. O empresário arcará com as consequências legais que lhe são impostas e voltará a empreender no país, principalmente nos projetos que estruturou ao longo dos últimos anos, envolvendo fertilizantes, nanotecnologia, infraestrutura e energia de baixo custo.

Nascimento de Vinícius Bonotto Conrado, o Vinny, no dia dia 3 de novembro de 1966, no Leme, município no interior de São Paulo, cantor e compositor brasileiro.

Entre 1992 e 1995 foi vocalista da banda de hard rock Hay Kay. Apesar da pouca vendagem do álbum, a música "Segredos" fez parte da trilha-sonora da telenovela Vamp. Ainda em 1992 teve outra canção incluída na trilha sonora da novela De Corpo e Alma (telenovela), "Teu Olhar". Em 1995 assinou contrato como artista solo (com o nome Vinny), com a gravadora Indie Records, que lançou seu disco de estreia Vinny. Em 1997, o segundo disco, 

Em 1997, o segundo disco, Todomundo, o projetou nacionalmente graças à música Heloísa, Mexe a Cadeira.

No ano seguinte, depois de participar de discos de outros artistas, como Xuxa, LS Jack e Tiazinha, gravou O Bicho Vai Pegar. Deste CD, a balada Te Encontrar de Novo teve grande destaque, sendo bastante tocada nas rádios do país.

Em 2017, tornou-se apresentador do programa "Estúdio Cabeça" do canal de TV por assinatura Music Box Brazil.

Joaquim Cezar Motta, carioca desde 3 de novembro de 1967, mais conhecido como Kim, vocalista da banda Catedral. Além de cantor, é também produtor musical, arranjador, letrista, psicólogo e poeta brasileiro, com um livro lançado em 2006 intitulado Sobre Muitas Coisas. 

No terceiro ano como vocalista do Grupo Catedral as composições românticas de Kim eram muitas, o que acabou influenciando o lançamento de um disco solo com suas baladas, já que o Catedral é uma banda com um estilo mais incisivo voltado ao pop rock, a banda resolveu de comum acordo que o melhor seria Kim lançar-se no mercado romântico através da carreira solo, a qual começou oficialmente em 1990 com o lançamento de Além do Espelho.

Já em 1996, Kim conseguiu seu primeiro disco de ouro com o álbum Coração Aberto. Em meados de 1999/2000, a banda Catedral voltou-se para o mercado secular, assim, a carreira solo de Kim ficou em segundo plano, uma vez que a agenda de obrigações com a banda ocupava quase todo o seu tempo.

Kim tem em sua carreira além de "2 CDs de Ouro"[carece de fontes] (Simplesmente Kim e Coração Aberto), mais de 600.000 CDs vendidos em 13 trabalhos gravados.

Luciana Gimenez Morad, nascida em São Paulo no dia 3 de novembro de 1969, é uma apresentadora, empresária e modelo brasileira. Tornou-se mais conhecida do público por comandar os programas Superpop e Luciana by Night.

Luciana, começou a carreira de modelo aos treze anos de idade. Construiu uma carreira na agência de modelos Elite e foi para a Europa, onde desfilou para muitas grifes. Morou em Milão, Paris, Hamburgo, Londres e Nova York.

Em 15 de janeiro de 2001, Luciana estreou como apresentadora de televisão no comando do Superpop da RedeTV!, substituindo Adriane Galisteu.

Morte da cantora Carmélia Alves Curvello, em 3 de novembro de 2012.

Nnascida na cidade do Rio de Janeiro em 14 de fevereiro de 1923, Carmélia foi nomeada por Luís Gonzaga a "Rainha do Baião", fez sucesso na década de 1950 com Sabiá na gaiola. Reconhecida no Brasil e na América Latina, vendeu milhares de cópias, o que obrigou a gravadora Continental de Buenos Aires a abrir outra filial para conter a venda tão grande. Ganhou todos os prêmios importantes da época, que estão expostos em um museu. Foi cantora da boate do hotel Copacabana Palace e cantava sambas no estilo de Carmem Miranda. Foi integrante do grupo "Cantoras do Rádio", formado em 1988, com as amigas Ellen, Violeta e Carminha.