Rádio Acesa FM VR: 2021-11-07

sábado, 13 de novembro de 2021

Municípios da região Sul Fluminense tem madrugada com temperatura a atípica

A madrugada de sábado (13/11) foi gelada para os padrões de novembro no estado do Rio do Janeiro.
A presença de uma massa de ar polar e a ausência de nebulosidade em algumas cidades foram os fatores determinantes para a queda acentuada das temperaturas.

As temperaturas mínimas ficaram bem abaixo da média para o mês de novembro, que variam em torno dos 16 °C a 18 °C no estado.

Confira abaixo as menores temperaturas mínimas registradas nas cidades da região Sul Fluminense na madrugada deste sábado.

Parque Nacional do Itatiaia -0,9 °C

Visconde de Mauá 8,0°C

Rio Claro 10,3 °C

Barra Mansa 13,1 °C

Barra do Piraí 13,7 °C

Itatiaia (Penedo) 14,2  °C

Resende 14,6 °C

Volta Redonda 16 º C

As mesmas condições meteorológicas que proporcionaram esse frio vão estar mantidas nas próximas horas, por isso as temperaturas permanecem baixas na madrugada deste domingo (14/11) em todas as regiões Fluminenses. Para quem não é fã do frio a boa notícia é que ao longo do dia a massa de ar polar se afasta de vez para o oceano, a nebulosidade perde força e o sol aparece com mais intensidade, permitindo que as temperaturas máximas fiquem mais elevadas, mas ainda bem longo do calor intenso que  é característico do mês de novembro.

BM: começa a montagem das estruturas metálicas da passarela de pedestre do Parque da Cidade

Nesta sexta-feira, 12, a empresa responsável pelas obras de readequação ferroviária em Barra Mansa do DNIT, iniciou a segunda etapa das obras da passarela de pedestres do Parque da Cidade. A intenção da construtora, segundo o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, é aproveitar o feriado prolongado da Proclamação da República para a montagem das estruturas metálicas que compõem o vão central e as rampas.

- Em função da carência de aço no mercado mundial, o cronograma de obras das passarelas está com um pequeno atraso. Mas, superada esta questão, a previsão é que as peças comecem a ser içadas por um guindaste a partir da próxima semana – detalhou Eros.

A nova passarela está sendo construída pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), com a finalidade de gerar segurança aos pedestres que precisam transpor a linha férrea nas proximidades do Parque da Cidade. Todo trabalho têm o acompanhamento sistemático da Prefeitura de Barra Mansa.

As obras de readequação ferroviária foram iniciadas em 2010, porém paralisadas em 2014, em função da necessidade de realizar desapropriações e reassentamentos, processo que está na fase de pagamento das indenizações.

Os serviços foram retomados no início de 2020 e estão em ritmo acelerado, com a realocação das linhas férreas da VLI para a lateral dos trilhos da MRS, o que possibilitará a finalização do viaduto da Barbará. As interferências férreas contemplam ainda um muro na extensão de 4,8 km, separando os trilhos da área urbana e uma grade, de igual tamanho, isolando as linhas de algumas vias públicas, como a Avenida Doutor Dario Aragão e Orozimbo Ribeiro.

Já o projeto das obras urbanísticas é composto pela abertura de uma nova via pública paralela a toda a extensão da linha férrea, a criação de estacionamento nas áreas remanescentes e a melhoria do centro comercial da cidade.

Os investimentos sobre a totalidade das obras são da ordem de R$94 milhões.

Marcelo Falcão tem prisão domiciliar decretada

Pela decisão, ele terá que cumprir a pena em sua casa, por 60 dias, e usar tornozeleira eletrônica nesse período

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O músico Marcelo Falcão, 48, ex-vocalista do grupo O Rappa, teve prisão domiciliar decretada pela Justiça do Rio de Janeiro por não pagar pensão alimentícia para a filha Agatha Silveira, 22. Pela decisão, ele terá que cumprir a pena em sua casa, por 60 dias, e usar tornozeleira eletrônica nesse período.

Vídeo: salto de paraquedas deixa um morto e um em estado grave em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um militar morreu e outro ficou ferido depois de se envolverem em um acidente com paraquedas na tarde deste sábado (13), em Resende.

Os equipamentos se enroscaram e os dois caíram de uma altura de aproximadamente 35 metros. A vitimas chegaram a ser socorridas para o Hospital de Emergência, porém uma delas não resistiu e morreu.

A vitima fatal tinha 35 anos, era capitão do Exército e moradora no Rio de Janeiro.

O segundo envolvido no acidente segue internado na unidade médica, que não atualizou o estado de saúde dele.

Vídeo: homem furta celular de bolsa de mulher na porta de ônibus no bairro Aterrado

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem foi flagrado por câmera de segurança furtando um aparelho de celular da bolsa de mulher na manhã deste sábado (13) em Volta Redonda.

O caso aconteceu por volta dás 09h44, num ponto de ônibus na Avenida Paulo de Frontin, em frente a uma farmácia e lanchonete, próximo ao cruzamento com a Rua Luiz Alves Pereira.

As imagens mostram o ladrão se ajuntando da vitima quando ela se posiciona para entrar no ônibus, ele lança a mão esquerda na bolsa e pegar o aparelho, a vitima não percebeu a ação.

Outra mulher que iria pegar o ônibus desistiu de subir no coletivo ao perceber algo estranho.

Até esta publicação não havia informação se a vitima teria ido a delegacia registrar a ocorrência.

Homem é flagrado com revólver na Dutra, em Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF

Um homem foi flagrado transportando um revolver calibre 32 com quatro munições do mesmo calibre no final da manhã deste sábado (13) na Rodovia Presidente Dutra, em Piraí.

A PRF informou que durante a operação Proclamação da República, por volta dás 11h30, no Posto PRF de Caiçara, recebeu denúncia que no km 228, no Posto Dominante, havia um caminhoneiro que estava alterado e portando arma de fogo, dentro de um bar.

Os policiais disseram que no local encontraram um homem de 39 anos, que ao ser questionado alegou não possuir arma de fogo. Foi realizada revista pessoal no indivíduo e nada encontrado, mas, ao ser realizada revista no interior da cabine de seu caminhão, debaixo do banco do motorista, foi encontrado a arma.

Diante do fato, foi dada voz de prisão por porte ilegal de arma de uso permitido e a ocorrência foi apresentada na 94ª DP de Piraí para os procedimentos cabíveis.

Prevent Senior é obrigada pela justiça operar paciente e pagar indenização por dano moral

A Prevent  Senior foi obrigada pela Justiça do Estado do Rio de Janeiro a realizar uma cirurgia cardíaca de emergência para a implantação de uma válvula aórtica em um médico aposentado de 77 anos que, apesar de toda documentação atestando a urgência do caso ter sido entregue, teve o pedido negado pela operadora.  A gravidade do caso era tanta, segundo os médicos relataram no processo, que o tratamento de um câncer de próstata foi adiado para depois da cirurgia cardíaca. 

Após passar por uma avaliação médica, o paciente foi diagnosticado com estenose aórtica grave.  Diante do risco iminente de vida, a equipe atestou que se a cirurgia não fosse feita em caráter de urgência, o paciente poderia morrer. Sugeriu ao plano que a solução era o implante percutâneo, um procedimento minimamente invasivo, devido as condições clínicas do autor da ação. 

Foi então que o pedido de liminar para a realização da cirurgia chegou à Justiça. O juiz José Guilherme Vasi Werner, titular do 2º Juizado Especial Cível da Regional da Barra da Tijuca, aceitou o pedido de tutela antecipada de urgência feito pelo cliente do plano, que também é portador de outras comorbidades. O magistrado determinou a realização imediata do procedimento e também que a Prevent Senior arcasse com todas as despesas necessárias para a realização da cirurgia e sua recuperação.

Após a cirurgia,  a Justiça reconheceu a conduta indevida do plano de saúde e, pelos transtornos causados ao paciente, a Prevent  Senior foi condenada ainda a pagar uma indenização por danos morais no valor de  R$ 8 mil ao paciente. Na sentença foi declarada a veracidade das alegações do autor da ação e a necessidade urgente do procedimento, além de citado os direitos do consumidor em relação aos planos de saúde e a prestação de serviços.

Em sua defesa, a Prevent  Senior alegou que o autor da ação sabia das condições quando assinou o contrato com a operadora de saúde e que o cliente pretendia, de forma indevida, ampliar a cobertura do seguro e que o procedimento não estaria no rol de cobertura.

Covid-19: Pinheiral divulga novos dados desta sexta-feira (12)

Pinheiral informa os dados desta sexta-feira (12/11). Na cidade são 3431 casos confirmados (3357 curas, 72 óbitos e 02 em isolamento domiciliar). Até agora, 7226 foram descartados.

"Informamos ainda que agora o município realiza testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária."

Rio segue apresentando risco baixo para Covid-19 pelo terceiro mês seguido

Região Metropolitana I segue em risco muito baixo de transmissão

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A 56ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (12.11) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que pela 11ª semana consecutiva o estado apresenta bandeira amarela, com risco baixo para transmissão da Covid-19. Esta é também a terceira semana seguida que a Região Metropolitana l, que abrange a capital e a Baixada Fluminense, fica classificada na bandeira verde, com risco muito baixo.  

- Esse mapa mostra, mais uma vez, a consolidação na queda dos indicadores epidemiológicos e assistenciais da Covid-19. Isso é reflexo da cobertura vacinal no estado do Rio de Janeiro, que já alcançou mais de 50% de toda a população do estado imunizada com as duas doses. Por isso, é importante que a população continue se vacinando e retorne aos postos para receber a segunda dose – diz o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

A única região do estado que apresentou risco moderado para Covid-19, bandeira laranja, foi a Centro-Sul. A alteração nessa região se deve à ocorrência de dois óbitos no período analisado. No mapa anterior, foi registrado um óbito, o que representou um aumento de 100% nos dados.  A análise compara as semanas epidemiológicas 43 (24 a 30 de outubro) e 41 (10 a 16 de outubro)

Na média geral do estado, o número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caiu 37%; e de óbitos 59%, quando comparadas as semanas epidemiológicas 43 (24 a 30 de outubro) e 41 (10 a 16 de outubro). Com o avanço da campanha de imunização e a diminuição de transmissão da doença, a taxa de ocupação segue em queda sustentável. A de UTI está em 29% e a de enfermaria, em 17%. Todas as regiões de Saúde apresentaram uma taxa de ocupação inferior a 50%.

Outro dado importante que mostra o retrocesso da pandemia da Covid é sobre as internações de idosos. Em outubro,  as internações de pessoas com mais de 70 anos foi 77% menor do que a registrada no mês de setembro. Foram 2.373 internados com mais de 70 anos  em setembro, e 546, em outubro.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.

Estado do Rio não flexibiliza uso de máscaras em ambientes fechados

Em decisão tomada na manhã desta sexta-feira (12.11), em acordo com o grupo técnico de especialistas que assessora a vigilância estadual, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, neste momento, não irá flexibilizar o uso de máscaras em ambientes fechados.

Apesar da queda sustentável nos indicadores epidemiológicos e assistenciais da Covid-19, os técnicos da vigilância estadual e o grupo de especialistas entendem que a imunidade coletiva ainda não atingiu os patamares necessários para retirada de máscaras em locais fechados. Nesses ambientes, o risco de contaminação pela doença ainda é muito alto, uma vez que o coronavírus é transmitido pelo ar.

Até esta sexta-feira (12), mais de 23,5 milhões de doses das vacinas contra Covid-19 foram aplicadas no estado. O dado representa 65% da população com 12 anos ou mais do estado completamente imunizada. Com o avanço da campanha de imunização e a diminuição de transmissão da doença, a taxa de ocupação segue em queda sustentável. A de UTI está em 29% e a de enfermaria, em 17%. O número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) caiu 37%; e de óbitos 59%, quando comparadas as semanas epidemiológicas 43 (24 a 30 de outubro) e 41 (10 a 16 de outubro).

Treze de novembro: nascimento de Luis Alberto, morte de Manoel Wenceslau e fundação de Cabo Frio

Nascimento de Luís Alberto Melo, em Curitiba, no dia 13 de novembro de 1957, é um ator e professor de interpretação brasileiro. Atuou por muitos anos sob a batuta do exigente encenador Antunes Filho, tendo sido protagonista de vários espetáculos marcantes, entre eles Vereda da Salvação, Gilgamesh e a peça Trono de Sangue, adaptação da obra Macbeth de Shakespeare, em 1992, considerado por muitos a melhor interpretação de Macbeth no teatro brasileiro.

Sua estreia marcante em Cara e Coroa também lhe garantiu o prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte), como melhor ator em TV, e o Prêmio Contigo de revelação masculina do ano.

Durante sua trajetória nas telenovelas, o ator sempre se destacou em papéis de antagonista principal.

Luís estava escalado para interpretar João Batista (Batista), o marido da atriz Vera Holtz na novela Nos Tempos do Imperador, mas devido a questões relativas a pandemia, foi substituído pelo ator Ernani Moraes.

Morte de Manoel Wenceslau Leite de Barros, em 13 de novembro de 2014, ele foi um poeta brasileiro do século XX, pertencente, cronologicamente à Geração de 45, mas formalmente ao pós-Modernismo brasileiro, se situando mais próximo das vanguardas europeias do início do século e da Poesia Pau-Brasil e da Antropofagia de Oswald de Andrade. Com 13 anos, ele se mudou para Campo Grande (MS), onde viveu pelo resto da sua vida. Recebeu vários prêmios literários, entre eles, dois Prêmios Jabutis e foi membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras. É o mais aclamado poeta brasileiro da contemporaneidade nos meios literários. Enquanto ainda escrevia, Carlos Drummond de Andrade recusou o epíteto de maior poeta vivo do Brasil em favor de Manoel de Barros. Sua obra mais conhecida é o "Livro sobre Nada" de 1996.

Manoel é de Cuiabá, Campo Grande, nascido no dia 19 de dezembro de 1916.

Somente após as suas duas primeiras publicações em livro, as quais expressavam um lirismo mais impessoal e atado às convenções poéticas, a poesia de Manoel de Barros assume as características personalíssimas que marcam a sua obra.

Na sua obra de estréia, "Poemas concebidos sem pecado" (1937), apesar do tom auto-biográfico de poemas como "Cabeludinho", nota-se claramente a inserção do poeta no Modernismo brasileiro de 1922, através da discussão da tradição literária brasileira (Iracema), do Parnasianismo, e da influência de Macunaíma de Mário de Andrade, admitida e criticada pelo próprio Barros. Algumas construções próximas do primeiro vanguardismo europeu e da oralidade brasileira também são perceptíveis.

O escritor morreu aos 97 anos. Ele foi internado no dia 24 de outubro de 2014 no Proncor, em Campo Grande (MS), para uma cirurgia de desobstrução do intestino. De acordo com o boletim médico assinado pela doutora Carmelita Vilela, o falecimento ocorreu no dia 13 de novembro, às 8h05min, por falência de múltiplos órgãos. Ele foi sepultado por volta das 18h no cemitério Parque das Primaveras. O escritor completaria 98 anos em 19 de dezembro de 2014.

Foi homenageado em 2016 e 2017 respectivamente pelas escolas de samba Sossego e Império Serrano e em ambas as escolas contando sua vida, sagraram-se campeãs.

Fundação do município de Cabo Frio em 1615, situado na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro. Localiza-se a uma altitude de 4 metros acima do nível do mar.

É a cidade da região dos lagos com maior economia e exerce determinada influência no cenário estadual. A cidade se consolidou como um influente polo turístico, e é uma importante parte da rota de turismo fluminense, sendo o principal destino da chamada Costa do Sol.

Cabo Frio possui algumas das praias mais bonitas do Brasil. A Praia do Forte, a mais conhecida da região dos lagos, é um polo de atração para o turismo, recebendo destaque por sua areia branca e águas cristalinas. Nesta praia também podemos contemplar também o Forte São Mateus, monumento histórico, situado no canto esquerdo da praia, que no período da colonização defendeu a costa da região de invasões estrangeiras e piratas. Além da Praia do Forte, Cabo Frio possui as praias: Brava, Peró, Japonês, Dunas, São Bento, Foguete, Siqueira, e Conchas. Suas águas frias decorrem de ressurgência oceânica na região.

Demografia
De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2010, Cabo Frio tinha 90 831 homens (48,7%), e 95 396 mulheres (51,3%). O município demonstrou rápido crescimento demográfico ao longo das décadas.

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Carreta fica 'entala' sob viaduto na Dutra, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Uma carreta foi fazer o acesso ao município de Barra Mansa, pelo bairro Cotiara, ficou agarrada sob o viaduto da Rodovia Presidente Dutra.

O incidente aconteceu por volta dás 18h00 desta sexta-feira (12), altura do km 273.

O condutor disse a PRF que o veículo estava carregado com motores de carros e iriam ser transportados para a Argentina, mas que devido alguns problemas mecânicos havia se deslocando até a concessionária da marca, que é na margem da rodovia, para realizar a manutenção e, ao fazer o retorno ele não se atentou para a sinalização no local.

O veículo, que tem uma altura superior a quatro metros e dez de altura, atingiu a parte de estrutura do viaduto e ficou agarrado.

O trânsito no local ficou em meia pista, no sistema siga e pare, com a PRF controlando o trânsito no local, a Guarda Municipal de Barra Mansa auxiliou nos trabalhos de controle do trafego, houve congestionamento no local.

Um guincho da concessionária que administra a rodovia foi acionado para retirar o veículo do local, mas até a publicação não havia sido realizado.

A PRF verificou que além de ter cometido infração de desobedecer a sinalização, o veículo estava com o tacógrafo irregular, não tendo registrado adequadamente o tempo de direção do motorista e devido a isto, será aplicada multa também com base na Lei do Descanso do Caminhoneiro, tendo o condutor que ficar estacionado descansando por 11 horas, para só depois poder seguir viagem.

É grave o estado de saúde de idoso atropelado na Amaral Peixoto

Um atropelamento foi registrado no inicio da tarde desta sexta-feira (12) na Avenida Amaral Peixoto, em Volta Redonda. 

De acordo com as informações do Corpo de Bombeiros, um ônibus atropelou um idoso de 80 anos na altura do bairro São João.

A vitima foi conduzida ao Hospital São João Batista em estado grave.

A unidade medica informou que Alaír Sacramento Nogueira está com múltiplas fraturas. A vitima passou por tomografia de crânio, tórax, abdome e outros exames, segue intubado, em ventilação mecânica e segue em estado grave.

Maracanã passa a ter hino oficial

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A música “O Campeão”, de Neguinho da Beija Flor, agora é Hino Oficial do Estádio do Maracanã. A Lei 9.454/21, de autoria dos deputados Chiquinho da Mangueira (PSC) e André Ceciliano (PT), foi sancionada e publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (12/11).

“Fazendo busca na internet, vimos que não havia um hino oficial. Nestas buscas sempre aparece a composição ‘O Campeão’, do Neguinho da Beija-Flor, que é cantada por todas as torcidas e também reconhecida mundialmente. Nossa proposta oficializa essa união entre a música e o estádio”, justificaram os autores.

Nas redes sociais, Neguinho da Beija-Flor afirma estar em êxtase de tanta alegria ao receber a notícia.

“Minha música ‘Domingo eu vou ao Maracanã’, também com os subtítulos de ‘O Campeão’ e ‘Meu Time’, 43 anos depois, foi escolhida para virar hino do templo do futebol”, comemorou o compositor.

Novas câmeras serão instaladas em Volta Redonda

Serão 645 novos equipamentos integrados ao Ciosp; equipes também estão reestruturando 300 km de fibra ótica

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Novas 645 novas câmeras de segurança são serão instaladas na cidade de Volta Redonda, como parte do projeto ‘VR Mais Segura’, que prevê investimento de R$ 4 milhões. Além da ampliação na quantidade de câmeras, o projeto contempla a reativação das cabines da Polícia Militar (PM) na cidade, em parceria com a corporação. As câmeras possuem alta definição e serão integradas ao Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), monitorando a cidade 24h por dia.

De acordo com o diretor-presidente da Empresa de Processamento de Dados do município (EPD-VR), Edvaldo Silva, o número de novas câmeras foi ampliado de 581 (previsão inicial) para 645. Estão sendo instaladas pela empresa vencedora da licitação, 400 câmeras fixas, 140 do tipo Dome (equipamentos móveis) e 105 do modelo OCR, que permite o reconhecimento de caracteres, ou seja, possibilita a identificação de placas de veículos que circulam pela cidade.

“Essas câmeras OCR são integradas ao sistema do Ministério da Justiça, possibilitando identificar as informações sobre o veículo, inclusive se ele é fruto de roubo ou furto, por exemplo. Isso vai permitir um trabalho mais ágil das forças de segurança”, explicou Edvaldo, lembrando que os novos equipamentos serão somados às cerca de 250 câmeras já existentes na cidade e que passam por recuperação.

Além das câmeras, também foi iniciada a reestruturação da rede de fibra ótica que vai interligar as câmeras e as unidades da administração municipal, como escolas, Cras (Centro de Referência de Assistência Social), postos de saúde, etc. Serão recuperados cerca de 300 km de fibra ótica. As equipes já iniciaram os trabalhos em vias dos bairros Santa Rita de Cássia, Retiro, Três Poços e Jardim Amália.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O prefeito Antonio Francisco Neto destacou o conjunto de ações que o Governo Municipal vem desenvolvendo para colaborar com a segurança pública.

“Além da ampliação das câmeras, já instalamos lâmpadas de LED nas vias de grande circulação e vamos avançar para os bairros, melhorando muito a iluminação; o Proeis deve ser implantado em breve para reforçar o policiamento nas ruas, com Guarda Municipal e Polícia Militar atuando juntas. A parceria com a PM, com o Governo do Estado, tem nos ajudado a recuperar nossa cidade e fazer Volta Redonda voltar a ser referência”, afirmou Neto.

Transporte coletivo é fiscalizado em Barra Mansa

Ação será realizada de maneira contínua com a finalidade de verificar o cumprimento de horários e superlotação

www.radioacesafm.blogspot.com
A Secretaria de Ordem Pública de Barra Mansa, por meio da Coordenadoria de Trânsito e Transporte, está intensificando as operações de fiscalização nos coletivos em circulação no município. A intenção é verificar, entre outros itens, o cumprimento dos horários e a quantidade de passageiros transportados, principalmente nos horários de pico.

A intenção, segundo o secretário responsável pela Pasta, William Silva Pereira, é manter uma fiscalização sistemática e contínua. “Entendemos que o momento econômico e o mercado financeiro ainda vêm sofrendo as retrações provocadas pela pandemia da Covid-19. No entanto, precisamos trabalhar para manter e melhorar os serviços prestados aos usuários dos ônibus”, destacou.

Com a colaboração de representantes das Associações de Moradores dos bairros e de vereadores, o Coortran elaborou um plano contendo os ideais dos serviços a serem desenvolvidos e a proposta do que é possível de ser realizado. Assim, o consórcio que opera o transporte urbano tem a possibilidade de buscar um equilíbrio e promover um transporte urbano, com horários que efetivamente atendam a necessidade da população.

www.radioacesafm.blogspot.com

William destacou ainda que os usuários do transporte coletivo podem acompanhar em tempo real o trajeto dos ônibus, assim como seus horários de circulação. Para isto, basta acessar o site http://www.triecon.com.br. Com relação às denúncias, elas podem ser feitas diretamente na Secretaria de Ordem Pública, situada no Parque da Cidade, no Centro, ou pelo telefone: (24) 3322-7817.

Operação do Exército é realizada em cidades no Sul Fluminense

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Operação Membeca, será realizada nos municípios fluminenses de Paracambi, Volta Redonda, Quatis e Resende, além da cidade de Juiz de Fora (MG). Ao todo estarão empregados 4.750 homens e mulheres e serão utilizadas mais de 700 viaturas durante as 12 jornadas de exercício em sua fase de execução, que se estenderá até o dia 20 de novembro.

Durante o aprestamento, o comandante da 1ª DE ressaltou em suas palavras a oportunidade ímpar da realizar um exercício de adestramento da magnitude da Operação Membeca e, como tal fato demonstra a prioridade que o Comando de Operações Terrestres atribui a esse grande Comando operacional.

A solenidade foi presidida pelo Comandante da 1ª Divisão de Exército e Guarnição da Vila Militar, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, e contou com a presença dos comandantes da 1ª Região Militar, General de Divisão, Luiz Fernando Estorilho Baganha, da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, General de Brigada Luciano Antonio Sibinel e do GUEs/ 9ª Bda Inf Mtz, General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabêlo.

Acidente interdita Dutra em Barra Mansa

Um acidente, no final da madrugada desta sexta-feira (12), interditou a Rodovia Presidente Dutra em Barra Mansa. Dois caminhões se envolveram em uma colisão no km 288, sentido São Paulo, após tombamento de carreta.

De acordo com a PRF, os veículos ficaram atravessados na rodovia, até um deles atingiu a mureta central, ninguém se feriu e o transito ficou parcialmente liberado por volta dás 06h20.

A NovaDutra informou que uma carga de piso se esparramou na pista. A faixa da direta e acostamento segue interditados.

Há informação de pelo menos 3,5 km de lentidão.

quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Estádio de Volta Redonda recebe final da Copa do Brasil Sub-17 entre Flamengo e São Paulo

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Ingressos para decisão, que acontece na segunda-feira (15), já podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível em Volta Redonda

O Estádio da Cidadania, em Volta Redonda, recebe na próxima segunda-feira (15), às 17h, a grande final da Copa do Brasil Sub-17, entre Flamengo e São Paulo. Os ingressos já podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível, na administração do estádio, das 8h30 às 17h.  

Serão disponibilizados 4 mil ingressos (2,5 mil em Volta Redonda e 1,5 mil no Rio de Janeiro). No dia do jogo, se ainda houver ingressos disponíveis, eles poderão ser trocados a partir das 14h nos setores amarelo (Flamengo) e laranja (São Paulo). Haverá aferição de temperatura corporal. O uso de máscara é obrigatório; álcool gel ficará à disposição dos torcedores.

No primeiro confronto, melhor para os rubro-negros que venceram o Tricolor Paulista, de virada, por 3 a 1, no Morumbi, em São Paulo.

Preguiças são atração em Barra Mansa

WWW.RADIOACESAFM.BLOGSPOT.COM.BR
As preguiças, filhotinhas e adultas, têm se tornado atração em Barra Mansa. No Parque Natural Municipal Centenário, no Centro, vivem 18 desses animais.

Segundo dados da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, elas foram inseridas no Parque em 1948. Uma curiosidade sobre este tipo de animal é que tem preferência por árvores altas, porque suas garras dificultam o caminhar pelo chão.  As preguiças passam a maior parte do tempo penduradas de cabeça para baixo. Isso é possível porque seus órgãos estão presos às costelas.

Sua alimentação é baseada, principalmente, em botões de flores, folhas e brotos. Como têm a digestão lenta, as preguiças levam em média 30 dias para digerir uma folha. No outono e no inverno, saem em busca de território e, por isso, é comum vê-los transitando por aí.

No município, existe um programa desenvolvido pela pesquisadora e bióloga Shery Duque Pinheiro, que visa proteger esses animais, pois o Parque Centenário não é seu habitat natural.

Justiça nega pedido de liberdade para sequestrador da Lapa

www.radioacesafm.blogspot.com
A Justiça do Rio negou o pedido de liberdade de Danilo Damião Nogueira da Silva, que em novembro de 2019 entrou em um bar na Lapa, no Centro do Rio, portando três facas, sete litros de gasolina, um coquetel molotov, dez pregos e um isqueiro.

Em seu interrogatório realizado nesta quinta-feira (11/11) pelo juiz Carlos Eduardo de Figueiredo, da 19ª Vara Criminal, Danilo preferiu não responder às perguntas do juiz, usando o seu direito constitucional de permanecer calado.

No dia do crime, ele permaneceu por cerca de oito horas dentro do bar, fazendo sete pessoas reféns até ser preso em flagrante. De acordo com as vítimas, ele ameaçava colocar fogo no estabelecimento e repetia que aquele era o ´dia da justiça´ e todos passariam a noite com ele no interior do bar. Danilo responde por sequestro e cárcere privado.

Bandnews FM no Rio é intimada a depor sobre suposta noticia falsa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Reprodução da internet
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, determinou nesta quinta-feira (11/11) a intimação do editor e responsáveis por uma notícia inverídica publicada pela Bandnews FM Rio, hospedada em site da UOL, para, no prazo de 48 horas, prestar esclarecimentos sobre uma suspeita noticia falsa.

Segundo o desembargador Nagib Slaibi Filho, a matéria diz de forma errada que a autora de uma ação rescisória, que está protegida pelo segredo de justiça, teria obtido liminar em seu favor. No entanto, a decisão do desembargador foi justamente no sentido contrário, negando a concessão da liminar por falta de fundamento. Na mesma oportunidade, mandou-se citar os réus.

A íntegra do despacho do desembargador em que determina a intimação dos responsáveis pela falsa informação é seguinte:

“O Desembargador Nagib Slaibi, nos autos em referência, determina a intimação do editor e responsáveis pela notícia errada para esclarecer em 48 horas, através do e-mail gab.desnagibsfilho@tjrj.jus.br, ou de requerimento de seu advogado, sob as penas do disposto no art. 139, IV, do Código de Processo Civil, tendo em vista que o sigilo processual não é imunidade para propalar fake news."

Vasco anúncia restruturação no departamento de futebol para 2022

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Em nota divulgada à imprensa nesta quinta-feira, dia 11, o Club de Regatas Vasco da Gama informa que iniciou as primeiras ações em vistas da reestruturação do Departamento de Futebol para a temporada 2022.

Alexandre Pássaro não exerce mais a função de Diretor Executivo de Futebol do Clube a partir desta data. Além do Executivo, o técnico Fernando Diniz também se desliga de suas funções no Cruzmaltino de forma imediata.

"O Vasco da Gama atuará nos próximos três jogos do Campeonato Brasileiro com sua comissão permanente, liderada pelo assistente técnico Fábio Cortez. O Clube vai ao mercado para recompor sua equipe técnica do Departamento de Futebol.

Nos pouco mais de dez meses em que esteve à frente do Futebol, Pássaro atuou de forma profissional e reestruturou inteiramente o Departamento, estabelecendo processos fundamentais para sua modernização e contribuindo para o aumento da saúde financeira do Clube.

O Vasco da Gama agradece profundamente todo empenho e dedicação de Alexandre Pássaro e Fernando Diniz ao longo do período em que vestiram a camisa cruzmaltina, reconhecendo a importância de ambos no processo de reconstrução do Clube."

Exército vai oferecer atendimentos de Saúde à população de Barra Mansa

Ação contará com assistência médica e odontológica, das 9h às 17h deste sábado, no Parque da Cidade; atividades recreativas também serão destinadas às crianças

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Prefeitura de Barra Mansa apoia as tropas do Exército que participam da Operação Membeca 2021. Cerca de 4.800 homens e mulheres estão envolvidos nos exercícios de adestramento avançado até o próximo dia 20. Eles treinam em cidades do Sul Fluminense e encerram as atividades em Juiz de Fora-MG, no próximo dia 20. Nesta quinta-feira, 11, parte das tropas se instalou no Parque da Cidade, onde irá oferecer atendimentos de saúde à população e atividades recreativas às crianças, das 9h às 17h deste sábado, 13. Entre as ações, atendimento médico (clínico geral) e odontológico básico, com aplicação de flúor.

Na segunda-feira, 15, ocorrerá outra Ação Cívico Social, desta vez com foco na recepção de crianças e jovens, com objetivo de apresentar o Exército e suas atividades.

As tropas envolvidas na Operação Membeca são: 1ª Divisão de Exército (1ª DE), Divisão Mascarenhas de Moraes, envolvendo o Grupamento de Unidades Escola/ 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs/ 9ª Bda Inf Mtz) e parte da Artilharia Divisionária da 1ª DE (AD/1).

O Tiro de Guerra de Barra Mansa também dá apoio às tropas.

Covid-19: Pinheiral divulga novos dados

Pinheiral informa os dados de hoje (11/11). Na cidade são 3430 casos confirmados (3352 curas, 72 óbitos e 06 em isolamento domiciliar). Até agora, 7206 foram descartados. 

"Informamos ainda que agora o município realiza testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária."

Mulheres são presas com 88 kg de cocaína na Dutra, em piraí

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: PF
Quatro mulheres foram em flagrante com 88 kg de cocaína em suas bagagens pessoais na Rodovia Presidente Dutra - Serra das Araras - em Piraí.

A abordagem, realizada em dois ônibus que saíram de São Paulo, no domingo, dia 7/11, a Polícia Federal contou com o auxílio de cães farejadores.

As mulheres, com idades entre 32 e 50 anos, responderão por tráfico interestadual de drogas, cuja pena pode chegar a 15 anos de prisão.

Mulher é presa com notas falsas em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: PF
Uma mulher foi presa em flagrante pelo crime de moeda falsa na cidade de Volta Redonda. O caso aconteceu na terça-feira, 9/11.

A investigação teve início a partir de denúncia anônima e contou com o apoio de empresas do setor de encomendas. A mulher foi abordada no momento em que recebia o pacote contendo 30 cédulas falsas de R$ 100 e 5 de R$ 200, totalizando o valor de R$ 4 mil.

A autuada foi indiciada pelo crime de moeda falsa, previsto no artigo 289, § 1º Código Penal, cuja pena pode chegar a 12 anos de reclusão.

Homem foragido há 19 anos é preso em Paraty

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PF
Um homem foi preso na manhã desta quarta-feira (10) em Paraty. Ele estava foragido há 19 anos, acusado pelo crime de roubo qualificado cometido em 23 de fevereiro de 2000.

O mandado de prisão preventiva, expedido em julho de 2002 pelo Juízo da 1° Vara Criminal da Comarca de Guarujá/SP, foi recebido pela PF no final da tarde de terça-feira, dia 9.

O preso foi encontrado em sua residência, no bairro da Ilha das Cobras, e foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Identificado homem morto no bairro Boa Sorte, em Barra Mansa

Foi identificado o homem morto no início da madrugada desta quinta-feira (11) em Barra Mansa, trata-se de Lucas Barbosa de Souza, de 18 anos, conhecido como "Pelé".

O crime aconteceu na Rua Vereador Josué Dias Bragança, no bairro Boa Sorte.

No local foram encontrados sete estojos e duas munições calibre 9 milímetros.

O caso foi encaminhado a 90ª DP de Barra Mansa que enviou pericia ao local para colher dados que serão anexados a inquérito instaurado para investigar o caso.

A circunstanciais, a motivação e a autoria do homicídio ainda não são conhecidas da polícia.

Polícia prende e identifica suspeitos de matarem homossexual no Conforto

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem foi preso e outro identificado como suspeitos de cometerem um crime bárbaro na tarde desta quarta-feira (10) em Volta Redonda.

A dupla, de acordo com a Polícia Civil, é acusada de matar a facada e tesourada Marco Aurélio Zanotto, de 28 anos, com requintes de crueldade.

O carro da vitima foi roubado e abandonado logo de pois na Rua 209, no bairro Conforto. A ação foi filmada por câmeras de segurança.

Um dos suspeitos foi preso e identificados como Fabricio Eduardo de Oliveira Angelo, de 31 anos, que se encontrava na Avenida da Integração, ao lado do Edifício Redondo, bairro Aterrado. O comparsa, identificado apenas como Gabriel, ainda não localizado.

O delegado titular da 93ª DP de Volta Redonda, Edézio Ramos, informou que Fabrício alegou que o Gabriel teve um desentendimento com a vítima Marco Antônio, durante a relação sexual ocorrida entre dois.

O caso segue sendo investigado pelas autoridades policiais.

Granada e droga são apreendidas no Açude I

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Após denuncia anônima de tráfico de drogas polícia apreendeu um artefato explosivo e droga num local conhecido com Caixa D'água, no bairro Açude I, em Volta Redonda.

O caso aconteceu nesta quarta-feira, dia 10, durante buscas por criminoso que estariam traficando na Rua Pedro Elias de Moura.

Durante buscas foi encontrado uma mochila com a granada e dois tabletes de maconha.

O agentes avistaram três elementos que fugiram em meio a mata.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A ocorrência foi apresentada a 93ª DP de Volta Redonda. Ninguém foi preso.

Identificado homem morto esfaqueado dentro de casa no bairro Conforto, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem foi morto esfaqueado na tarde desta quarta-feira (10) em Volta Redonda. A vitima foi encontrada dentro de uma casa na Rua 228, no bairro Conforto.

O caso aconteceu por volta dás 14h30, quando a polícia foi acionada. A residência da vitima foi encontrada toda revirada e com rastro de sangue por todos os cômodos.

O Samu foi acionado e constatou que Marco Aurélio Zanotto, de 28 anos, estava sem vida.

A pericia da 93ª DP foi acionada e o corpo removido ao IML da cidade.

Até esta publicação não havia informações sobre a autoria, circunstâncias e motivação do crime.

A polícia já tem as imagens do carro da vitima que foi levado e abandonado na 209.

Foram apreendidos uma faca, uma tesoura e um Honda Civic de cor preta com placa de Resende.

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Polícia flagra criação ilegal de animais no Parque Mambucaba, em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PM
Policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual da Juatinga foram nesta terça-feira (09) à Travessa José Pereira, no Parque Mambucaba, em Angra dos Reis, na Costa Verde averiguar denúncia de crimes contra a saúde pública e criação ilegal de animais.

De acordo com a equipe da 4ª UPAm, no terreno denunciado foi verificada a criação de patos e galinhas, além de suínos, no qual os dejetos gerados eram lançados diretamente ao solo, sem nenhum tipo de barreira ou tratamento. 

Ainda de acordo com as informações do agentes, o proprietário do terreno foi questionado pelos policiais acerca das licenças pertinentes, mas o mesmo informou não possuir. Por estar infringindo o decreto estadual SELCA 46.890 de 23/12/2019, que trata das atividades que requerem licenciamento ambiental no âmbito do Estado do Rio de Janeiro e pelo lançamento de resíduos sólidos e líquidos de forma irregular, a equipe procedeu com o mesmo à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

No Dia Nacional de Combate à Surdez, conheça mitos e verdades sobre o tema

Hospital Estadual Adão Pereira Nunes tem serviço de referência na Baixada Fluminense

O dia 10 de novembro marca as ações de sensibilização de prevenção e combate à surdez. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de pessoas no Brasil possuem algum problema relacionado à audição. Destas, quase 200 mil estão no estado do Rio de Janeiro. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a estimativa é de que 900 milhões de pessoas no mundo poderão desenvolver perda auditiva até 2050.

O Hospital Estadual Adão Pereira Nunes (HEAPN), situado em Duque de Caxias, é referência na Baixada Fluminense para problemas de surdez e suas variações. Conta com um setor de fonoaudiologia responsável por realizar a triagem, avaliação, diagnóstico funcional e intervenção nas disfagias orofaríngeas (problemas que dificultam a função de engolir). Também cuida de alterações da fala e linguagem, realiza triagem auditiva neonatal e avaliação do frênulo lingual (ou freio lingual, responsável pelas funções de sucção, fala e alimentação). Além disso, a unidade promove o aleitamento materno, ato que permite o bom desenvolvimento funcional da região da boca.

Em 2020, foram mais de 12 mil atendimentos realizados pela especialidade. Segundo a coordenadora de fonoaudiologia da unidade, Carolina Dias, a maioria dos casos de surdez tem tratamento quando diagnosticado no primeiro ano de vida.

Para alertar sobre a importância dos cuidados com a audição, Carolina Dias lista mitos e verdades sobre o tema, que ganharam força durante a pandemia pelo uso excessivo de fones de ouvidos para lazer e reuniões de quem ficou trabalhando de casa.

1 - Escutar música alta em fones de ouvido pode causar perda auditiva.
Verdade. Segundo a fonoaudióloga, a perda auditiva ocorre porque o hábito frequente de ouvir música em fones de ouvido e com o som muito alto pode causar danos às células ciliadas, responsáveis pela audição. Uma vez danificadas, elas não se regeneram.

2 - Cera em excesso na orelha pode deixar surdo.
Mito. O acúmulo de cera pode impedir o som de chegar ao tímpano. Entretanto, não causa surdez. "Esse problema pode ser resolvido com a remoção do excesso de cerume e, posteriormente, a pessoa conseguirá ouvir de forma adequada", esclarece Carolina Dias.

3 – O uso incorreto de hastes de algodão flexíveis pode causar surdez.
Verdade. Elas parecem inofensivas, mas podem ser perigosas quando usadas de modo impróprio para limpar as orelhas, danificando o tímpano e podendo levar à perda auditiva.

4 - Perda auditiva não tem solução.
Mito. Em grande parte dos casos, a dificuldade para ouvir pode ser tratada com o uso de aparelhos adequados a cada grau de perda auditiva. Carolina Dias explica que as próteses auditivas estão cada vez mais tecnológicas e modernas. "Elas são capazes de amplificar os sons de forma relevante, ajudando as pessoas no processo de reabilitação auditiva de maneira bastante eficaz", conta.

5 - Zumbido e sensação de tontura podem ser sintomas de perda auditiva.
Verdade. Tanto o zumbido quanto a sensação de tontura podem ser indícios de problemas auditivos. "O ideal é procurar um médico otorrinolaringologista para ter o diagnóstico correto e saber o melhor tipo de tratamento. Em alguns casos, a indicação é o uso de prótese auditiva", pontua a fonoaudióloga do HEAPN.

Trio é detido com arma, munição e drogas no Açude I

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Três menores, de 16 e 17 anos, foram flagrados com drogas, arma e munição no final da tarde desta terça-feira (9) no bairro Açude I, em Volta Redonda.

De acordo com a PM, após trabalho de inteligência, através de levantamento de dados, policias fizeram  buscas e pode observar movimentação típica de tráfico de drogas, onde encontraram três suspeitos.

Ainda de acordo com as informações, com o trio foram apreendidos nove trouxinhas de maconha (9grama), 86 pinos de cocaína (9 gramas), um pistola com numeração raspada e 15 munições 9 milímetros e R$ 147,00 em espécie.

O caso foi apresentado a 93ª DP de Volta Redonda, onde os menores ficaram detidos.

Mais uma moto ‘barulhenta’ e adulterada é retirada das ruas em Volta Redonda

Veículo ainda estava sem equipamentos elétricos, como: seta, farol e luz de freio

www.radioacesafm.blogspot.com
Guardas municipais de Volta Redonda retiraram das ruas da cidade mais uma moto barulhenta. Além do escapamento desgastado, o veículo não tinha equipamentos elétricos, como: seta, farol e luz de freio; os espelhos retrovisores estavam inoperantes e os pneus em mau estado de conservação (carecas). O flagrante aconteceu em uma operação de fiscalização realizada nessa segunda-feira (8), na Rua 14, na Vila Santa Cecília.

Ainda conforme explicou o comandante da Guarda Municipal (GMVR), João Batista dos Reis, o veículo estava com o número do motor raspado e, por isso, foi recolhido e encaminhado à delegacia da Polícia Civil (93ª DP).

“A GMVR vem fiscalizando os veículos que transitam pelas ruas da cidade com os dispositivos de segurança ineficazes. Principalmente com a descarga livre e silenciador do motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante, pois é o que gera o maior índice de reclamações dos contribuintes. Estamos atentos também ao fato de muitos condutores de motocicletas não serem habilitados. Este não foi o caso, no entanto, queremos inibir esta prática, prevenir acidentes e salvar vidas”, destacou Batista.

A motocicleta ficou apreendida na delegacia, onde seria periciada. Há a suspeita de que o motor dela seja de outro veículo. O caso vai ser investigado.

Mantida decisão que leva Flordelis e nove réus a júri popular pela morte de pastor

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro confirmou, em sessão realizada nesta terça-feira (9/11), a decisão de setembro, a pronúncia da primeira instância para que a ex-deputada federal Flordelis e outros nove réus sejam submetidos a júri popular. Todos são acusados de envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo, marido de Flordelis, executado a tiros em junho de 2019, em Niterói. A data do julgamento ainda será marcada pelo Tribunal do Júri de Niterói. 

Na sessão desta terça-feira, os magistrados acompanharam, por unanimidade, o voto do relator, desembargador Celso Ferreira Filho, que acolheu parcialmente os recursos apresentados pelas defesas de Flordelis, de sua filha adotiva Marzy Teixeira da Silva e de sua neta Rayane dos Santos Oliveira, corrigindo erro material e suprindo as omissões apontadas no acórdão da decisão de setembro. 

Em seu voto, o relator acolheu as alegações das rés de ter ocorrido omissão no acórdão anterior pela ausência de manifestação para constituição de novo advogado ou a nomeação de defensor dativo para a apresentação de alegações finais. Desta forma, apresentou nova redação para substituição do trecho do acórdão questionado pelas rés. 

O relator também concedeu parcial razão à alegação da defesa de Flordelis de ter havido excesso de linguagem na decisão, quando o acórdão destacou que “a extração das mensagens trocadas entre a Recorrente e os corréus Flávio, Marzy, Simone, André e Rayane comprovam o vínculo criminoso existente entre eles.” A nova redação do acórdão substituiu a palavra “comprovam” pela palavra “demonstram”.

Homem sofre tentativa de homicídio em Pinheiral

Um homem foi baleado na madrugada desta quarta-feira (10) em Pinheiral. A tentava de homicídio aconteceu na frente da residência da vitima, na Rua Seis, no bairro Cruzeiro II.

João Vitor de Oliveira Winter, de 18 anos, foi removido pelo Samu para o Pronto socorro do município, onde recebeu os primeiros socorros e depois foi encaminhado ao Hospital São João Batista, em Volta Redonda.

Policiais foram informados pela irmã do rapaz que ele tinha acabado de chegar em casa, foi chamado no portão e baleado.

João Vitor foi atingido com dois tiros na região cervical, atendido pela cirurgia geral, realizado tomografia, sem intervenção cirúrgica até o momento, ele passou pela neurocirurgia, encontra-se no momento sedado, intubado em ventilação mecânica na sala vermelha.

A ocorrência foi encaminhada a 101ª DP.

Justiça nega habeas corpus ao ex-vereador Jairinho

Os desembargadores que compõem a 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) negaram, por unanimidade de votos, o pedido de habeas corpus e mantiveram a prisão preventiva do dr. Jairinho. O ex-vereador e Monique Medeiros tiveram a prisão preventiva decretada acusados pela morte de Henry Borel, de 4 anos, filho de Monique.
 
Na sustentação, o advogado de defesa argumentou que as acusações de fraude processual e coação no curso do processo são infundadas. De acordo com a denúncia, duas testemunhas teriam sido coagidas pelo casal a alterarem seus depoimentos. A defesa alega que Jairinho não teve qualquer participação nesse episódio, e que uma das testemunhas sequer o cita em seu depoimento. O advogado também rebateu as teses de fraude processual, já que a mãe e o padrasto de Henry Borel teriam pedido à empregada que limpasse o apartamento, e a de uma possível fuga.
 
O relator do pedido de revogação da prisão preventiva, desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto, afirmou que a decisão em primeira instância respeita o Código de Processo Penal e está em consonância com a gravidade e a circunstância dos fatos.  O magistrado ressaltou que a colheita das provas de defesa ainda será realizada, justificando por ora a manutenção da prisão.

Identificado corpo encontrado debaixo de ponte em Barra Mansa

Foi identificado como Orlando de Souza Breves, de 63 anos, o idoso encontrado morto debaixo da Ponte Nilo Peçanha, na Rua José Marciano dos Santos - Várzea da oficina - em Barra Mansa. O caso aconteceu no final da manhã desta terça-feira (9).

A PM foi ao local após informação do caso e preservou o local até a chegada do rabecão do Corpo de Bombeiros para remoção ao IML de Volta Redonda.

O cadáver estava em avançado estado de decomposição, segundo informou os agentes.

O caso foi encaminhado a 90ª DP.

Barra Mansa receberá aumento no efetivo policial

Em Regime Adicional de Serviço (RAS), 40 agentes irão reforçar o policiamento na área do 5º CPA


O comandante do 5° CPA (Comando de Policiamento de Área), coronel Marcelo Malheiros, informou que a unidade receberá o reforço de 40 policiais em Regime Adicional de Serviço (RAS), com horas extras pagas para garantir o policiamento em Barra Mansa.

O coronel Luiz Henrique Marinho Pires, que é o secretário estadual de segurança pública, atendeu um pedido das autoridades do município. 

Os policiais trabalharão em regime de RAS, que é quando o agente de segurança trabalha em dias de folga ou férias. Ele atua de forma a complementar a renda dos profissionais, reforçando o patrulhamento”, explicou.

O comandante esclareceu que esse efetivo de 40 policiais será imediato e que o número de agentes cedidos ao 5º CPA será reforçado aos poucos. “Inicialmente teremos 40 policiais e gradativamente esse número irá aumentar. A divisão do policiamento por batalhão ocorrerá de acordo com a necessidade de cada local. Esses agentes estarão à disposição do comando e para dar dinamismo ao patrulhamento será motorizado, a pé e de bicicleta”, completou Malheiros.

O prefeito Rodrigo Drable destacou que os recentes casos de violência ocorridos na cidade têm causado preocupação e devem ser combatidos rapidamente. “A violência entre facções tem que ser enfrentada com veemência e o aumento do efetivo é um pleito feito há meses, resolvido por intervenção do Coronel Malheiros”, revelou, acrescentando a atuação do governo do Estado.

“O desafio do governador é imenso, mas ele tem demonstrado grande liderança nas ações de enfrentamento ao crime”, concluiu Drable.

Prorrogado para 3 de janeiro de 2022 a adequação do taxímimetro em todo país


O Inmetro publicou a Portaria nº 448/2021 (29/10) que prorroga para 03/01/2022 o prazo para que taxistas do País possam se adequar aos requisitos técnicos para a padronização da instalação de sensores de velocidade utilizados em taxímetros.

A padronização foi estabelecida na Portaria nº 338/2019. É importante ressaltar, no entanto, que a troca só é exigida quando houver necessidade de reinstalação do equipamento, ou seja, quando o taxista adquire um novo instrumento ou um novo veículo. A exceção são as instalações dos taxímetros que foram feitas ligadas aos sensores do ABS. Nesses casos, a troca deverá ser feita independentemente da substituição do equipamento ou do veículo. Isso porque esse tipo de instalação pode causar mau funcionamento do sistema ABS e comprometer gravemente a segurança veicular.

Portaria 448: prazo prorrogado para padronização na instalação de taxímetros Considerando a complexidade do tema e a necessidade de envolver as partes interessadas nas discussões, suspensão é prorrogada até 3 de janeiro de 2022.

Incentivo a consumo de energia é suspenso pela ONS

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informa que a decisão de suspender o programa de RVD (Redução Voluntária de Demanda), a partir deste mês de novembro, ocorreu tanto devido à melhoria das condições eletroenergéticas, como também ao sucesso da adesão das empresas à medida emergencial, que tinha como principal objetivo atender à demanda de ponta do sistema ao longo da transição entre os períodos seco e úmido das principais bacias do SIN.

Com o avanço positivo das perspectivas hidrometeorológicas, não há necessidade, neste momento, de energia adicional para atendimento a ponta. Assim como outras ações adotadas entre 2020 e 2021, em função das condições de escassez, esta também foi uma decisão de gestão. Cabe ainda ressaltar que o ONS e o CMSE continuarão acompanhando as condições de atendimento do Sistema e caso seja necessário, reabriremos as plataformas para recebimento de novas ofertas.

Diferentemente do programa de RVD, utilizado para o horário de ponta e que segue as normas da Portaria MME nº 22/2021, as térmicas continuarão sendo utilizadas, pois fornecem energia firme ao Sistema Interligado Nacional.

O programa de Resposta Voluntária da Demanda, com ofertas aprovadas que totalizaram até 442 MW e 720 MW, respectivamente, se deu em setembro e outubro. Para o mês de novembro, o Operador conta com ofertas de até 454 MW ofertados, aprovados em 29 de outubro pelo CMSE, sendo a efetivação dessas ofertas na operação dependente de avaliação feita diariamente ao longo do mês, conforme a necessidade de ponta do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Mulher perde controle direção e bate contra mureta de viaduto na Dutra, em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um carro atingiu a mureta lateral de ponte no km 304 da Rodovia Presidente Dutra, em Resende. O acidente aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 8, por volta dás 20h00.

No local, policiais rodoviários federais informaram que a condutora de um Renault/Sandero, de 59 anos, se recusou a submeter -se ao teste etílico, sendo multada em R$ 2.934,70 e terá a CNH suspensa.

Covid-19: Pinheiral divulga novos dados

Pinheiral informa os dados desta terça-feira, dia 09/11. Na cidade são 3.428 casos confirmados (3.350 curas, 72 óbitos e 06 em isolamento domiciliar). Até agora, 7.190 foram descartados. 

O município realiza testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.