Rádio Acesa FM VR: 2024-01-07

sábado, 13 de janeiro de 2024

Barra Mansa tem dificuldade no abastecimento de água por causa da chuva

Por conta das fortes chuvas que atingiram Barra Mansa na noite de sexta-feira (12), algumas localidades tiveram o abastecimento de água afetado, segundo informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM). 

ETA Colônia

Em consequência da elevação do Rio Bananal, houve o rompimento da tubulação que está interligada à bomba submersa de captação de água bruta para a ETA Colônia; isso provocou a interrupção da operação e da distribuição de água na localidade. As equipes de manutenção estão em alerta para a realização do reparo, mas até o momento a ação não foi possível devido ao alto nível do rio. A autarquia está acompanhando a situação para que logo a equipe acesse o local e realize o trabalho. 

Morro do Cruzeiro

Já um problema na rede elétrica interrompeu o funcionamento da bomba do Morro do Cruzeiro; a mesma também abastece a Travessa Boa Esperança e a Rua Melchior Porto Nunes, no Verbo Divino. O serviço de reparo foi solicitado no início da manhã deste sábado (13) e a equipe da concessionária Light é aguardada. 

Vila Brígida

Outro local afetado é a Vila Brígida, onde uma tubulação foi rompida durante a chuva, no final da Rua Francisco Gomes. Alguns pontos da Vila Nova e da Água Limpa também estão com fornecimento interrompido por conta disso. A equipe do Saae já está no local e o serviço está em fase de conclusão.

O Saae pede a compreensão de todos e solicita o uso consciente da água, evitando maiores transtornos.

Cerca de 2,6 mil mudas de planta são plantadas na Serrinha do Alambari, em Resende

Iniciativa faz parte da parceria da Companhia com a Academia Pérolas Negras
Foto: meramente ilustrativa
Nos dias 11 e 12 de janeiro, foram plantadas 2,6 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica em uma área de 10 mil m² na Fazenda Água Boa, em Resende. A ação faz parte da campanha “Cada gol = 100 árvores”, idealizada pela Academia Pérolas Negras, clube que disputa competições oficiais da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ).
 
O time do Replantando Vida, programa da Cedae que une ressocialização de apenados e preservação ambiental, entrou em campo com uma importante missão: colaborar com o reflorestamento da Serrinha do Alambari, em Resende, no Sul Fluminense.
 
O saldo de mudas equivale a cada gol marcado pelas equipes masculina, feminina e sub-20 durante os principais campeonatos - e multiplicado por 100. Desde o início da parceria com a Cedae, em 2022, mais de 6 mil mudas de espécies nativas foram usadas em ações de reflorestamento na região, contribuindo para a restauração e proteção da Bacia do Paraíba do Sul, um dos principais rios usados para abastecimento no Estado do Rio.

As espécies plantadas incluem ingá branco, goiabeira, cajá mirim e pau-viola - todas cultivadas no viveiro florestal da Cedae localizado na Penitenciária Luiz Fernandes Bandeira Duarte, no distrito de Bulhões, em Resente. A unidade, inaugurada em agosto do ano passado, tem a capacidade de produzir, anualmente, 200 mil mudas de 264 espécies nativas da Mata Atlântica, das quais 40 estão ameaçadas de extinção.

Craques do reflorestamento


O plantio na Serrinha do Alambari marcou a estreia do trabalho ambiental dos 15 integrantes do Replantando Vida que atuam na base florestal da penitenciária de Resende. Os apenados, que estão em regime semiaberto, participaram do curso de capacitação em restauração florestal, onde tiveram contato com conhecimentos práticos e teóricos sobre as atividades que envolvem a cadeia produtiva de restauração ecológica, além de aulas sobre educação ambiental e cidadania.

— Agora, já capacitados, eles trabalham em ações de reflorestamento durante o expediente e, ao fim do dia, retornam para a unidade prisional. Nosso objetivo é chegar a 40 apenados atuando em campo, na frente da restauração - contou Alan Abreu, engenheiro florestal da Cedae.

Os integrantes do Replantando Vida recebem remuneração pelo serviço prestado (salário-mínimo nacional), auxílios transporte e alimentação, além do benefício de redução de um dia de pena para cada três dias trabalhados.

Municípios e instituições interessadas em estabelecer parcerias para atividades de reflorestamento podem entrar em contato com a Cedae pelo e-mail replantandovida@cedae.com.br

Serviço de emergência 190 da PM chega a todos os municípios do Rio de Janeiro

Todas as chamadas para o serviço de emergência da Corporação estão sendo direcionadas ao Centro Integrado de Controle e Comando (CICC), no Centro do Rio de Janeiro


A Polícia Militar concluiu o processo de integração do serviço 190 em todo o Estado do Rio de Janeiro. A expansão permite que todas as chamadas para o serviço de emergência de antedimento à população fluminense sejam direcionadas para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado no Centro do Rio de Janeiro.

A iniciativa era uma das prioridades do Comando da Corporação. O processo de integração foi iniciado ainda no ano de 2022 em diferentes etapas. A primeira, referente à área jurídica, foi resolvida com a homologação das licenças para a utilização do software de atendimento e despacho.
 
As etapas seguintes envolviam a aquisição de equipamentos e treinamento de pessoal. O novo serviço 190 irá beneficiar principalmente os moradores de municípios localizados nas divisas do Estado, que, em alguns casos, tinham as chamadas de emergência direcionadas às polícias de outros Estados. Com a mudança, mesmo nos locais mais distantes do território fluminense, as chamadas para o sistema de emergência serão geradas de forma digital, o que evita que as ligações sejam direcionadas para outros municípios.
 
Para a Polícia Militar a integração representará um ganho de grande relevância, o que, em última instância, será refletido na melhoria da qualidade do serviço prestado à sociedade no interior. Isso porque a padronização dos protocolos de atendimento e despacho de viaturas possibilitará um controle maior da coordenação central no CICC.
 
Somando-se a isso, a geração de informações mais precisas e confiáveis será um instrumento importante para análise quantitativa e qualitativa de dados gerados nas ocorrências, subsidiando a área de planejamento operacional da Corporação.

Operação é realizada para buscar onça em Angra dos Reis

A ação teve início após uma denúncia anônima relatar que uma onça-parda estaria atacando animais domésticos na Enseada do Sítio Forte, e um grupo de caçadores estaria se preparando para abater o animal
Angra dos Reis/RJ. Na manhã desta quinta-feira, 11/1, a Polícia Federal, em ação conjunta com o IBAMA, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e o Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar do Rio de Janeiro (BAC), deflagrou a Operação Onça Viva para intensificar o enfrentamento aos crimes ambientais e outros ilícitos na Baía da Ilha Grande, Região da Costa Verde do Rio de Janeiro, no Sul Fluminense.

A ação foi motivada por uma denúncia anônima encaminhada ao IBAMA, através da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Fala.BR, a qual relata o avistamento de uma onça-parda que estaria atacando animais domésticos na Enseada do Sítio Forte, localizada na Ilha Grande. Além disso, a denúncia também informa que um grupo de caçadores estaria se preparando para abater o referido animal silvestre.

A operação buscou confirmar com mais detalhes as informações relatadas, identificar possíveis acampamentos de caça e dar início a outras ações decorrentes que se mostrassem necessárias, inclusive com apoio de outras instituições de pesquisa interessadas na conservação e no monitoramento da onça-parda em questão. Durante as diligências, as equipes encontraram um acampamento e apreenderam materiais utilizados para caça de animais silvestres.

A deflagração da Operação Onça Viva ocorre em um contexto de intensificação das ações voltadas para a repressão às infrações de caráter ambiental na Baía da Ilha Grande, em especial a prática da caça ilegal. Esse cenário também envolve esforços para conscientizar a população acerca da convivência harmônica com os animais e de atividades referentes ao uso das áreas de proteção ambiental.

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Pinheiral alerta população sobre proibição de construir em áreas de preservação permanente

Objetivo é conscientizar os moradores para evitar edificação de imóveis irregulares
A população de Pinheiral está senda alertada sobre a proibição de construção em Áreas de Preservação Permanente (APP). Com o início da temporada de chuvas intensas durante o verão, é crucial intensificar a atenção aos rios e córregos, considerando a possibilidade de cheias. A construção irregular em áreas legalmente protegidas pela lei nº, 12651/2012 representa uma ameaça significativa, especialmente durante períodos de precipitação intensa. Construir casa ou qualquer outro tipo de edificação em área de preservação pode configurar em crime ambiental e implica no pagamento de multas, além do cidadão responder pela infração. Em caso de denúncias, os cidadãos podem entrar em contato pelos telefones da Prefeitura Municipal (24)2102-0240  e com a SEMADER (24) 999875423, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. 

Dentre as consequências para o meio ambiente estão o comprometimento da estabilidade do solo, elevação do risco de deslizamentos de terra e erosão, especialmente em terrenos inclinados. A ocupação inadequada dessas áreas aumenta as chances de inundações, colocando em perigo propriedades e vidas e danos materiais. Além disso, tais construções podem contribuir para a contaminação dos corpos d'água, prejudicando a qualidade da água e afetando ecossistemas aquáticos, representando também riscos à saúde humana. 

O secretário da pasta, Fábio Nogueira destacou que antes de iniciar qualquer empreendimento, seja compra ou construção é necessário consultar os órgãos públicos para orientações adequadas. 

- Nós, da SEMADER, estamos à disposição da população para ajudá-los e tirar todas as dúvidas a respeito deste assunto. Pedimos que antes de comprar e/ ou construir as pessoas nos procurem para não terem problemas futuros. Esperamos contar com o apoio dos munícipes- disse.

Defesa Civil de Barra Mansa alerta para risco de chuvas intensas nos próximos dias

De acordo com boletim do Inmet, volumes podem ser elevados a partir da noite desta sexta-feira (12)

A Defesa Civil de Barra Mansa está monitorando as áreas de risco e recebeu do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) um boletim informando que, entre a noite desta sexta-feira, dia 12, até a próxima segunda-feira, dia 15, os volumes podem ser elevados. Cerca de 300 milímetros estão previstos para cair nos próximos dias.

É esperada uma grande quantidade para as regiões do Vale do Paraíba, Centro-Sul Fluminense, Serra da Mantiqueira e Sul de Minas Gerais. Os maiores volumes devem ocorrer a partir das 21 horas de sexta e seguir até as 21 horas do sábado, dia 13, não descartando fortes chuvas ao longo da semana.

O coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor Ramos, relatou que a frente fria que se aproxima do Estado do Rio de Janeiro pode influenciar diretamente na Região Sul Fluminense e, em virtude disso, é provável que haja alterações nos níveis dos rios Barra Mansa e Bananal. “A atuação da frente fria sobe pelo litoral paulista, indo até a Região Serrana do Rio de Janeiro e da Zona da Mata mineira, o que pode abranger nossa região, principalmente a Costa Verde e a Serra da Bocaina. Isso pode influenciar nas nascentes dos rios Barra Mansa e Bananal. É preciso ficar atento a possíveis elevações desses rios”, comunicou.

João Vitor falou mais sobre os trabalhos e os cuidados com a população. “Nossas equipes redobrarão o estágio de alerta neste período. Lembramos a população das áreas de risco que, diante de qualquer sinal de perigo, entre em contato com a Defesa Civil pelo 199 ou envie SMS com o CEP para o 40199. O contato também pode ser feito pelo WhatsApp: (24) 98121-3427”, frisou.

O coordenador concluiu destacando que Barra Mansa conta com diversas sirenes instaladas em áreas estratégicas, além de pontos de apoio para atender famílias que sejam afetadas. João Vitor reiterou que todas as informações levantadas têm base na experiência que a Defesa Civil tem adquirido nos últimos anos e nos alertas emitidos pelo Inmet.

Preso por descumprir medidas protetivas contra ex-companheira em Barra do Piraí

Policiais civis da 88ª DP (Barra do Piraí) prenderam, nesta terça-feira (09/01), um homem por descumprimento de medida protetiva, com base na Lei Maria da Penha.

Ele foi localizado no bairro Química, no município de Barra do Piraí, no Sul Fluminense. Contra o autor foram cumpridos mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão.

Novos Conselheiros Tutelares tomam posse em Pinheiral

Os eleitos irão exercer a função por quatro anos 

A Prefeitura de Pinheiral, por meio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), realizou na última quarta-feira, 10, no auditório da Prefeitura, a cerimônia de posse e diplomação dos cinco novos conselheiros tutelares da cidade. A escolha aconteceu em outubro e os empossados foram Meire Cristina, Fernanda Cristiano, Priscila Araújo, Robson Guilherme e Thiago Pena . Os titulares irão exercer a função durante o quadriênio 2024 a 2027. As suplentes são Fernanda de Sousa Juliano e Ivanilda da Silva.

Estiveram presentes no evento, a presidente do CMDCA do município, Dejane Maria da Silva, Presidente da Comissão organizadora do processo de escolha  do Conselho Tutelar, Marluce Aparecida Moreira, representante da Associação de Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro e coordenadora regional do Médio Paraíba, Fabiana Rosa da Silva e representando a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, o diretor de departamento administrativo, Maurício da Silva. 

O Conselho Tutelar é encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. Está definido pela lei federal 8.069, de 13 de julho de 1990, em vigor desde 14 de outubro de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As unidades têm atuação fundamental, pois servem como porta de entrada para denúncias referentes a qualquer tipo de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes. Qualquer cidadão pode acionar o Conselho Tutelar e fazer uma denúncia anônima. 

A representante da Associação de Conselheiros Tutelares e coordenadora regional do Médio Paraíba, Fabiana Rosa, destacou a importância do momento para os eleitos e a relevância dos serviços prestados. 

- Sei o que é exercer esta função tão especial para nós. Temos a certeza que eles vão vivenciar, sentir e estar o que fazer parte do conselho tutelar. Desejo sucesso e muita dedicação para vocês- disse.

A presidente do CMDCA, Dejane Maria da Silva, frisou que o trabalho do conselheiro tutelar é uma missão e pontuou os desafios da função. 

- O Conselho Tutelar lida, diariamente, com situações que exigem tranquilidade e sensatez para agir de modo correto em defesa das crianças e adolescentes. A partir do momento em que o país se debruçou em uma legislação que cuida da proteção da criança e do adolescente e tem o conselho tutelar zelando, isso é um ganho extraordinário para o país. Que eles cuidem e exerçam com muito amor e dedicação esta função- afirmou. 

A presidente da Comissão organizadora do processo de escolha do Conselho Tutelar, Marluce Aparecida Moreira, parabenizou os novos empossados e reforçou sobre a atuação do Conselho Tutelar de Pinheiral.

-  É importante que os cidadãos conheçam a nossa luta na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Sabemos que os novos conselheiros enfrentarão desafios e com certeza vencerão com êxito mais essa etapa- destacou. 

O conselheiro eleito, Thiago Pena, expressou a alegria por ter sido escolhido pela segunda vez pela população para ocupar o cargo e colocou à disposição do município todos os membros da equipe. 

- Quero cumprimentar todos os conselheiros e conselheiras e também os familiares pela coragem de assumir este papel. Sempre digo que, para ser conselheiro tutelar, você tem que ter uma missão e entender a importância dessa função.  Sabemos que vamos ter desafios diários e que juntos, vamos fazer o melhor pensando sempre na segurança das nossas crianças e adolescentes- pontuou.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Em novo Panorama da Dengue, Secretaria de Estado de Saúde alerta para tendência contínua de aumento de pessoas infectadas e elevado atraso nas notificações

Monitoramento apresenta balanço de casos no estado em 2023
O novo Panorama da Dengue, elaborado pelo Centro de Inteligência em Saúde (CIS) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), mostra uma contínua tendência de crescimento acelerado dos casos, assim como um número de casos acima do limite máximo esperado para este período do ano. O site da SES-RJ traz ainda o balanço de casos do ano passado. Em 2023, o estado do Rio de Janeiro registrou 51.171 casos e 25 mortes por dengue. Em 2022, foram 11.432 notificações e 16 óbitos. Como os registros feitos pelos municípios costumam levar de duas a seis semanas para serem inseridos no sistema, os números de 2023 ainda podem sofrer alterações.

O Panorama da Dengue apresenta as tendências para as nove regiões do estado, calculadas a partir de uma fórmula matemática que leva em conta o que deveria aparecer no sistema de informação se não houvesse atraso nas notificações. Os dados podem ser filtrados também por municípios. O boletim deixa evidente que o estado do Rio de Janeiro mantém tendência de aumento na transmissão de casos da doença, com circulação bem acima do limite máximo esperado para o momento. A análise está disponível no link https://monitorar.saude.rj.gov.br/.

“Essa projeção mostra que os índices de propagação da doença estão muito acima do esperado para essa época do ano e crescendo de forma mais acelerada. Estimamos que os casos inseridos no sistema nas últimas semanas representem apenas metade daquilo que está acontecendo na prática”, avalia Claudia Mello, secretária de Estado de Saúde.

“A Secretaria de Estado de Saúde tem reforçado as ações de treinamento no manejo da dengue para médicos e enfermeiros dos municípios e de sua rede própria, além de fornecer suporte e orientação aos municípios. É preciso intensificar os esforços para a eliminação de focos de mosquitos e a coleta de amostras de casos suspeitos de dengue para envio ao Lacen, que é o laboratório oficial do Governo do Estado”, detalha Claudia Mello.

Entre as recomendações da SES-RJ aos municípios fluminenses estão:
• intensificar os esforços para eliminação de focos de mosquitos;
• divulgar a campanha “10 minutos salvam vidas;.
• realizar treinamento com as equipes da assistência sobre o manejo clínico dos pacientes suspeitos.
• registro das notificações de casos suspeitos oportunamente.
• intensificar a coleta precoce de amostras de casos suspeitos de dengue e envio para o Lacen, com vistas a identificação de sorotipo da dengue.
• avaliar a necessidade do acionamento das salas de situação de arboviroses (municipal e/ou regional).

Confira a situação de cada região do estado
Segundo Luciane Velasque, superintendente de Informação Estratégica em Vigilância e Saúde da SES-RJ, as regiões que mais preocupam neste momento são as Baixadas Litorâneas, com uma incidência muito maior do que a esperada para este período, e a Metropolitana I, que tem o maior número de casos. A seguir, a análise de cada região.

• A Baixada Litorânea está impactada pela transmissão acima do limite máximo esperado para o momento. O município de Rio das Ostras se destaca em tendência de crescimento rápido. São Pedro da Aldeia, que esteve fora do limite máximo esperado nos meses passados, apresenta tendência de queda no momento.

• A região Metropolitana I apresenta tendência de crescimento rápido do número de casos estimados, considerando o atraso das notificações, principalmente nos municípios do Rio de Janeiro, Itaguaí e Nova Iguaçu.

• A região Baía de Ilha Grande não apresenta atraso significativo das notificações. Mangaratiba e Angra dos Reis, no entanto, destacam-se por uma transmissão bem acima do esperado;

• A região Centro Sul apresenta um menor atraso da notificação de casos, destacando o município de Três Rios com maior número de casos estimados.

• A região do Médio Paraíba também apresenta pequeno atraso nas notificações. Resende destaca-se pelo maior número de casos estimados, sendo este muito acima do esperado para o momento.

• As regiões Noroeste e Norte estão com poucos casos acima do esperado para o momento. Na região Norte, Quissamã e São Fidélis estão com mais casos que o esperado para o momento, entretanto, com o número absoluto irrisório.

• A região Serrana apresenta uma leve tendência de aumento no número de casos estimados na última semana analisada.

• A região Metropolitana II não apresenta casos acima do limite máximo esperado e nem atraso das notificações.

Localizado motorista que abasteceu e saiu sem pagar de posto de combustíveis em Volta Redonda

Equipamentos de leitura de placas de veículo, as OCRs, foram utilizadas para chegar até o suspeito, no bairro Casa de Pedra
Câmeras da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) ajudaram a localizar um motorista que encheu o tanque do carro e saiu sem pagar de um posto de combustíveis. O caso aconteceu nesta quinta-feira (11), por volta das 11h, em um estabelecimento no bairro Retiro. Câmeras do circuito interno do posto flagraram a ação, enquanto os equipamentos de monitoramento da prefeitura conseguiram descobrir o paradeiro do condutor, que mora no bairro Casa de Pedra.

Foram utilizadas as câmeras de leitura de placas de veículo, as OCRs - Optical Character Recognition (reconhecimento óptico de caracteres, em português). Através desses equipamentos, o secretário e subsecretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa e subtenente Amauri Pego, respectivamente, chegaram até o Siena vermelho utilizado pelo suspeito, que efetuou o pagamento de R$ 221,93 logo em seguida.

“Através do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública) e de um levantamento que fizemos com base na placa do veículo, localizamos a casa do suspeito, que efetuou o pagamento. O caso foi resolvido com as medidas cabíveis. Mais um exemplo de sucesso do projeto ‘Cidade Monitorada’”, celebrou o secretário Luiz Henrique.

Rio+Saneamento mobiliza equipes para atendimento itinerante em Pinheiral

Rio+Perto de Você irá oferecer diversos serviços nesta sexta-feira, 12 de Janeiro, no bairro Jardim Real

A população de Pinheiral contará com mais um atendimento itinerante, realizado pela Rio+Saneamento. Nesta sexta-feira, 12/01, as equipes estarão no bairro Jardim Real, na Rua 2 - Lot Jardim Leal Nº 192. O atendimento será das 9h às 16h, com intuito de sanar dúvidas e oferecer serviços da concessionária, como informações sobre tarifas, atualizações cadastrais, canais de atendimento, além de ligações novas de água, informações sobre esgoto, manutenções, e inclusão na tarifa social.

Além de ações constantes nas cidades onde a concessionária atua, a Rio+Saneamento disponibiliza os canais digitais para facilitar a solicitação de serviços. Os clientes contam com o 0800-772-1027, que aceita ligações e mensagens via whatsapp, o aplicativo Cliente Rio+ e o site riomaissaneamento.com.br. Os consumidores também podem buscar atendimento nas lojas físicas, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Em Pinheiral, o estabelecimento fica na Avenida Nilton Penna Botelho, 334 - Centro.

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Homem é preso ao ser flagrado com pistola e munições em Barra do Piraí

Foto: divulgação da Polícia Militar
Um homem foi preso na noite desta quarta-feira (10) com pistola e munições no bairro Lagoa Azul, em Barra do Piraí. 

De acordo com os Policiais Militares, em ação conjunta com agentes da 88ª DP, durante operação na localidade flagrou o homem que se apresentava de maneira suspeita.

Com ele foi encontrado um bolsa contendo, além da pistola calibre 9 milímetros, 30 munições do mesmo calibre, três carregadores de pistola; três facas, um par de algemas e uma mira.

A ocorrência foi conduzida à 88ª DP.

Morre o engenheiro Ildony Hélio Bellei, em Volta Redonda

Morreu na noite de terça-feira, dai 09, o engenheiro Ildony Helio Bellei, aos 85 anos. Ele estava internado no Hospital da Unimed.

Formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) em 1967, Oldony desenvolveu uma grande parte de sua vida profissional e pessoal em Volta Redonda, onde deixou um grande legado. 

Foi gerente de projetos da antiga FEM (Fábrica de Estruturas Metálicas) e se consolidou como referência em construções a partir de estruturas feitas com aço. Foi também professor e coordenador do Curso de Engenharia do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), entre outras funções que ajudaram a engrandecer o município. 

Com projetos espalhados por todo o Brasil e em diversos países, se notabilizou em Volta Redonda por ter feito grandes projetos para os setores público e privado. Entre eles, pode-se destacar o Estádio da Cidadania e o Sider Shopping.

O corpo do engenheiro foi sepultado no fim da manhã desta quarta-feira, dia 10, no cemitério Portal da Saudade.

Começam as inscrições para solicitar vagas em escolas da rede municipal de Volta Redonda

Pedido deve ser feito pelo site voltaredonda.rj.gov.br até o dia 30 de março. Podem ser inscritas crianças que não participaram na chamada em 2023
A Secretaria Municipal de Educação (SME) abriu nesta quarta-feira (10) as inscrições para solicitação de vagas escolares para este ano. As oportunidades são para Educação Infantil e Ensino Fundamental. 

Podem ser inscritas crianças que não participaram da Chamada Escolar realizada em setembro de 2023. O cadastro será reaberto em virtude da desistência das vagas oferecidas e mediante a abertura de novas turmas. 

Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 30 de março somente pela internet, no site da prefeitura: voltaredonda.rj.gov.br. Para realizar a inscrição, é necessário estar munido da certidão de nascimento da criança. 

A Educação Infantil atenderá crianças nascidas até dia 30/11/2023, até cinco anos; e para o Ensino Fundamental, a partir de seis anos.

Crianças e adolescentes com deficiência ganham transporte para o passeio ao zoológico

Primeiro passeio promovido pela SMPD será no próximo dia 12 e inscrições já estão abertas. Objetivo é facilitar ida das famílias ao Zoo-VR
Nesse período de férias, um dos pontos preferidos pelas famílias é o Zoológico Municipal de Volta Redonda, o Zoo-VR. E para promover a inclusão nesse espaço a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) vai disponibilizar durante este mês de janeiro o ônibus do “Transporte Cidadão” – veículo acessível – para levar gratuitamente as crianças e adolescentes com deficiência e seus familiares e responsáveis para o Zoo-VR. 

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, disse que o primeiro passeio será no próximo dia 12 (sexta-feira) e explicou que o objetivo é facilitar a ida das famílias ao zoológico. Além do transporte, haverá lanche para os participantes. 

“Com as férias as crianças estão em casa e querem brincar, se divertir. Será nos mesmos moldes que fizemos para levar os cadeirantes para a Casa do Papai Noel, no Natal. É Volta Redonda pensando na acessibilidade e na inclusão”, frisou o secretário. 

Inscrições

Os passeios acontecerão na parte da manhã em seis datas, às sextas-feiras e sábados: dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de janeiro. Os interessados em participar podem entrar em contato com a secretaria por meio do WhatsApp 3339-9031, ou ir direto à SMPD, que fica na Avenida 17 de Julho, nº 20, bairro Aterrado. 

E a inclusão acontece também dentro do zoológico. O parquinho das crianças conta com dois brinquedos, um balanço e uma gangorra, adaptados para cadeirantes. Com compartimento de uso exclusivo das Pessoas com Deficiência (PCDs). O objetivo é que as crianças com deficiência brinquem junto com as outras, cada uma do seu lado do equipamento. 

Zoológico – Localizado na Rua 93C, nº 1.171, na Vila Santa Cecília, o Zoológico Municipal de Volta Redonda tem ainda diversas atrações, como os cerca de 300 animais de várias espécies; espaço para piquenique; o recinto de imersão, que promove mais proximidade com os animais; e área verde para o lazer no entorno da Floresta da Cicuta.

Campanha Nacional de combate à hanseníase é aberta pela primeira vez em um quilombo

Comunidade do Bongaba foi escolhida por seu histórico de resistência e participação popular

Pela primeira vez no Brasil, um quilombo abriu a Campanha Nacional de combate à hanseníase. O evento de lançamento aconteceu na terça-feira (09/01), na comunidade do Bongaba (Ilé Asé Ògun Alàkòrò), em Magé, na Baixada Fluminense, e reuniu gestores de saúde municipais, estaduais e federais. Para marcar o “Janeiro Roxo”, mês de conscientização e combate à doença, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) preparou um conjunto de ações programadas para 53 quilombos do estado. Em Bongaba, além de palestra e apresentação teatral, também foi prestado atendimento à população.  O evento foi organizado pela SES-RJ em parceria com a Associação das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (ACQUILERJ) e a Secretaria Municipal de Saúde de Magé. 

O local, criado em 1696, foi escolhido por ser um importante território de resistência e participação popular. A campanha deste ano tem o tema: “Hanseníase não tenha preconceito, identifique, trate e cure”. Segundo dados do Ministério da Saúde de 2022, o Rio de Janeiro ocupa a 13ª colocação em taxa de detecção de novos casos de hanseníase no Brasil e 850 casos da doença estão em tratamento no estado. 

O gerente de hanseníase da Secretaria de Estado de Saúde, André Luiz da Silva, ressaltou o pioneirismo de um quilombo em abrir a campanha de conscientização e combate à hanseníase. “É a primeira vez no Brasil que uma campanha é lançada em uma comunidade quilombola. Isso tem relevância, pois eles têm tradição de engajamento, participação e saberes tradicionais. É uma troca de experiências, que permite uma adesão maior ao tratamento. São locais que apresentam dificuldade de acesso e precisam do poder público para que a doença não fique escondida”, relatou André Luiz da Silva. 

Pai Paulo José de Ogun, liderança do quilombo Ilé Asé Ògun Alàkòrò, disse que o território é um local de resistência, reparação, veracidade e história ancestral. No quilombo são ensinados gratuitamente jongo, maracatu, capoeira e curso de pré-vestibular para jovens carentes. 

O assessor Especial do Ministério da Saúde, Valcler Rangel Fernandes, ressaltou o compromisso da pasta em criar estruturas para que a União olhe para as periferias. Segundo ele, a construção deve ser coletiva para o enfrentamento da hanseníase e os quilombos são locais de grande potência. O evento também teve a participação da secretária municipal de Magé, Larissa Storte, entre outros. 

A aula magna foi conduzida por Egon Daxbacher, médico do Instituto Estadual de Diabetes Luiz Capriglione (Iede), consultor e dermatologista do Ministério da Saúde, e teve como ponto central a mobilização social. Ele destacou a participação de todos os entes da federação no enfrentamento à doença, além de dar voz e vez às comunidades. Houve também apresentação teatral do Grupo Morhan (Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase) e o rastreamento da doença com exame físico. 

Equipes fizeram visita domiciliar

Em dezembro de 2023, a gerência de Hanseníase da SES-RJ promoveu o treinamento de três equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) de Magé, que atuam nos três quilombos da cidade. Após o lançamento da campanha, aconteceu uma visita domiciliar a uma pessoa com a doença, feita pelas equipes do estado e do município. Foram feitos exames clínicos e testes rápidos em contatos (parentes) assintomáticos na Praia de Mauá. Todos tiveram resultados negativos. 

“Estou há 10 meses em tratamento da hanseníase. Os primeiros sinais apareceram nas pernas. Eram placas avermelhadas com caroços, que provocavam queimação. Depois, elas se espalharam por todo o corpo. Com a medicação, os sintomas diminuíram. Vou seguir com o tratamento, pois quero me curar logo”, explicou Celeste Teixeira de Oliveira, de 56 anos, que faz tratamento no Centro de Especialidades de Magé e recebe dose mensal de medicação supervisionada por equipe médica, além de receber visita de agente comunitário de saúde uma vez por semana em domicílio. 

Associada à pobreza e ao acesso precário à moradia, alimentação, cuidados de saúde e educação, a hanseníase ainda é uma preocupação no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país com mais casos no mundo e o estado do Rio de Janeiro ocupa a 13ª colocação em taxa de detecção de novos casos de hanseníase no país.

Obras de drenagem são realizadas no Verbo Divino, em Barra Mansa

Intervenção tem por objetivo solucionar o problema de captação de águas pluviais

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM) está realizando um trabalho de drenagem na Rua Verbo Divino, no bairro Verbo Divino. Os serviços da autarquia foram iniciados nesta quarta-feira, dia 10, com previsão de conclusão na quinta-feira (11).

De acordo com o diretor-executivo do Saae-BM, José Geraldo dos Santos, o Zeca, a obra foi necessária devido a danos na tubulação causados pelas fortes chuvas. “Nós estamos realizando a troca da rede pluvial, que estava danificada e causando o afundamento da via. Nossa equipe está instalando novas manilhas, com um metro de diâmetro, para melhorar o escoamento da água das chuvas”, explicou.
 
O Saae pede a compreensão de todos, pois durante a realização do serviço o trânsito de veículos está em meia pista e os motoristas e pedestres devem ficar atentos.

Barra Mansa empossa novos conselheiros tutelares

Os membros que estarão na função durante o período de 2024 a 2027

Aconteceu nesta quarta-feira, dia 10, a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Tutelar de Barra Mansa, sendo cinco titulares e cinco suplentes, no período de 2024 a 2027. O evento aconteceu na Fazenda da Posse.

Os agentes terão um mandado de três anos (2024/2027) a frente da Casa de Conselho Tutelar do município.

Novos Titulares:

Carina Baia de Almeida

Joana D’Arc Gonçalves Barbosa

Poliana Silveira Paulino da Cunha

Vanea dos Santos Faria

Roney Miguel Vilas Boas Pinto

 

Suplentes:

Daniel da Silva Martins

Isabela Cristina de Carvalho Barbosa

Cleidianne Pereira de Souza

Ionara Marine Gomes Lopes

Marinilda da Silva Lopes

Obras na Rua 33 são retomadas

As obras de revitalização e modernização da Rua 33, na Vila Santa Cecília, serão retomadas a partir da próxima segunda-feira, dia 8, com as construções de novas estruturas e passagem de tubulações subterrâneas. Para a realização dos serviços, serão necessárias interdições em alguns trechos da via, e agentes da Guarda Municipal (GMVR) estarão no local orientando o trânsito.

O primeiro trecho interditado fica compreendido entre as ruas 16 e 18-A, no sentido Praça Brasil-Praça Pandiá Calógeras, onde serão instaladas novas mangueiras de PVC para fiação. Quem segue pela Rua 16 deve entrar na Rua 23-B, ao lado do Memorial Zumbi, e seguir pela Rua 18-B para acessar a Rua 33.

O segundo trecho fica entre as ruas 50 e 52, onde será construída uma caixa de concreto para instalação de transformador elétrico. Na segunda-feira (8), será interditado nos dois sentidos. Posteriormente, a interdição será apenas em direção à ETPC (Escola Técnica Pandiá Calógeras), e os motoristas poderão acessar um desvio pela Rua 50 (que terá a mão invertida), entrar na Rua 31-A e descer pela Rua 54 para acessar novamente a Rua 33.

A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) informa que, durante o período da obra, para melhorar o fluxo de veículos da Rua 33 e região, os ônibus deixarão de acessar a via, utilizando rotas alternativas. A medida poderá ser adotada em outras interdições necessárias para andamento da obra.

Condutor de carro provoca acidente e foge do local em Volta Redonda


Imagens de uma câmera da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) poderão auxiliar a investigação da Polícia Civil (93ª DP) sobre um acidente de trânsito que deixou um motociclista ferido, na manhã desta quarta-feira (10), no bairro Vila Americana, em Volta Redonda. O homem de 55 anos fraturou o tornozelo depois de atingir a lateral de um carro de passeio e foi levado para o Hospital São João Batista (HSJB).

O acidente aconteceu na Avenida Argentina, quando o motorista de um Celta fazia uma conversão irregular. Após o acidente, o condutor do veículo de passeio manobra e deixa o local sem prestar socorro à vítima, de acordo com o boletim de ocorrência feito na delegacia. O caso foi registrado como lesão corporal culposa, quando não há intenção.

“Esse é mais um caso de caso de acidente de trânsito em que a autoridade policial poderá avaliar a conduta dos envolvidos através das câmeras de monitoramento. É mais um acidente que poderia ter sido evitado. Que esse fato que registramos pelo sistema de monitoramento sirva de exemplo para que possamos fazer um trânsito mais seguro e agir com prudência”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Homem é preso por roubo a farmácia em Volta Redonda

Foto: divulgação da Polícia Civil
Um homem foi preso nesta quarta-feira, dia 10, após ser condenado por roubo na cidade de Volta Redonda. Ele foi localizado no bairro Ilha Parque/Santo Agostinho.

De acordo com as informações da 93ª DP, contra o acusado foi cumprido um mandado de prisão.

O homem participou do roubo ocorrido em 02 de março de 2017 na farmácia Drogaria Retiro do bairro Aterrado, à época, ele confessou o crime, segundo informou o delegado titular da 93ª DP, Vinicius Coutinho e do Delegado Adjunto Dr. José Carlos Neto.

El terá de cumprir 7 anos de condenação.

O preso será recolhido ao sistema penitenciário, onde permanecerá acautelado para prosseguimento da investigação e à disposição da Justiça.

Bancos alertam para o golpe da tarefa

Bandidos oferecem oportunidade de renda extra para a realização de tarefas na internet; no começo, vítima até recebe dinheiro para fazer avaliações em redes sociais, mas depois criminosos cobram por atividades e dão golpe

Mais um golpe tem dado dor de cabeça aos brasileiros, especialmente para aqueles que estão atrás de uma renda extra. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alerta que criminosos têm usados os aplicativos de mensagens e oferecido às vítimas uma oportunidade para ganhar dinheiro rápido e de forma fácil em troca da realização de tarefas simples na internet, como curtir fotos, fazer comentários e seguir contas de empresas e lojistas nas redes sociais. 

Conhecido como “golpe da tarefa” ou “golpe da renda extra”, a vítima recebe uma mensagem em seu aplicativo de mensagem no celular. O bandido se apresenta como um funcionário de uma empresa de marketing digital que está selecionando interessados para trabalhar de maneira online.

Afirma que o objetivo é ajudar comerciantes a melhorarem o reconhecimento e a exposição de seus  produtos na internet e que a atividade principal do trabalho é fazer pequenas tarefas diárias. Oferecem  ganhos que podem começar de R$ 100 e chegar até R$ 1.500 por dia. 

Ao aceitar a proposta, o participante é incluído em um grupo de mensagens. No começo, o usuário faz as tarefas e o golpista até deposita dinheiro na conta da vítima para gerar credibilidade, mas sempre em valores baixos.

Até o momento quando chega uma tarefa em que é preciso pagar para poder participar. O golpista alega que o participante irá recuperar o dinheiro no mesmo dia. Outras pessoas que estão no grupo mandam comprovantes de pagamentos recebidos após a realização das tarefas e assim induzem a vítima a continuar no esquema. Essas tarefas pré-pagas têm valores mais altos. Por exemplo, dizem que é preciso fazer um pré-pagamento de R$ 1.000, para receber no mesmo dia um valor de R$ 1.500.

“No começo parece ser uma oportunidade de ganhar dinheiro de forma fácil. Os golpistas até pagam as comissões das primeiras tarefas, até que oferecem uma tarefa pré-paga com promessa de ganhos elevados. E é neste momento que aplicam o golpe. Bloqueiam o usuário do grupo e somem, levando a vítima a ter um grande prejuízo financeiro”, alerta Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

“Pare, pense e sempre desconfie de proposta de trabalho que você tenha que pagar antes de receber o dinheiro. Outra recomendação é desconfiar de promessas de vantagens exageradas. E jamais deposite dinheiro na conta de quem quer que seja com a finalidade de garantir uma oportunidade ou um negócio”, acrescenta.

No caso de o cliente ter sido vítima de algum crime, ele deve notificar imediatamente seu banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como bloqueio do app e senha de acesso. Quanto mais rápido fizer a comunicação, maior será a possibilidade de recuperação do valor junto a outros bancos. Também deve fazer um boletim de ocorrência.

Ações dos bancos

A melhor forma de se proteger de uma tentativa de golpe é a informação. Por isso, para que o cliente possa se proteger de golpes de engenharia social – que consiste na manipulação psicológica do usuário para que ele lhe forneça informações confidenciais, como senhas e números de cartões, ou faça transações financeiras em favor de quadrilhas de criminosos – a Febraban e seus bancos associados têm investido constantemente e de maneira massiva em campanhas de conscientização e esclarecimento com a população por meio de ações de marketing em TVs, rádios e redes sociais.

Nas redes da Febraban, a comunicação antifraudes prossegue de forma ininterrupta por meio do site (link).

Além da realização de campanhas educativas, os bancos investem cerca de R$ 3,5 bilhões por ano em sistemas de tecnologia da informação (TI) voltados para segurança – valor que corresponde a cerca de 10% dos gastos totais do setor com TI para garantir a tranquilidade de seus clientes em suas transações financeiras cotidianas.

Adicionalmente, os bancos também atuam em parceria com forças policiais para auxiliar na identificação e punição de criminosos virtuais.

Homem fica gravemente ferido em acidente de moto na cidade de Barra Mansa

Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal
Um acidente deixou uma pessoa gravemente ferida na manhã desta quarta-feira, dia 10, em Barra Mansa. O acidente aconteceu na altura do km 275 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), sentido São Paulo.

A vítima foi atendida e socorrida na Santa Casa de Misericórdia de Barra mansa.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o condutor perdeu o controle da direção, saiu da pista e caiu logo em seguida.

O trânsito ficou parcialmente lento na localidade durante o atendimento a ocorrência.

Adolescentes são flagradas pichando praça em Volta Redonda


Duas adolescentes foram conduzidas à delegacia da Polícia Civil (93ª DP) por policiais militares da Operação Segurança Presente nesta terça-feira (9), após serem flagradas pichando a Praça Japão, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. A ação foi flagrada por câmeras do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), que auxiliaram os agentes a chegarem às menores.

As imagens, gravadas por volta das 15h40, mostram as meninas, ambas de 15 anos, utilizando uma lata de spray para pichar um muro e o banco da praça. Ao perceberem a aproximação dos policiais militares, uma delas correu na direção oposta com a lata de spray para esconder o objeto, mas acabou abordada pelos agentes.

Os responsáveis pelas jovens foram avisados e compareceram à delegacia, onde o ato infracional foi registrado como vandalismo e dano contra o patrimônio público.

“Esse caso demonstra a importância do investimento nas câmeras por parte do governo municipal, que vem solucionando crimes e auxiliando todas as forças de segurança nas suas ações diárias. Atos como esse, além do dano ao patrimônio público, promovem uma sensação de insegurança em um ambiente público que foi construído para o convívio social. Parabenizo tanto os operadores do Ciosp quanto as equipes que estão nas ruas pela rapidez e prontidão em mais uma ocorrência”, destacou o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Qualquer denúncia de crimes ou irregularidades como a dessa terça-feira pode ser feita através dos números 153 (Guarda Municipal), 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil).

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Drogas são apreendidas no bairro Padre Josimo, em Volta Redonda

Foto: divulgação da Polícia Militar

Policiais Militares do grupamento de ações táticas (GAT I) e do Serviço Reservado (P2), apreenderam farto material entorpecente no bairro Padre Josimo em Volta Redonda nesta terça-feira, dia 09.

Com a chegada da PM, vários elementos empreenderam fuga, não sendo possível capturá-los.

O material foi apresentado na 93ª Delegacia de Polícia.

Galpão de armazenamento de composto químico é interditado em Barra Mansa

Uma pessoa foi encaminhada à delegacia da cidade para o registro de ocorrência e apuração dos fatos

Durante um patrulhamento preventivo, na tarde de segunda-feira (08), agentes da Guarda Ambiental de Barra Mansa avistaram um galpão, localizado na estrada que liga Floriano a Rialto, onde existiam atividades suspeitas. Ao se aproximarem, a equipe constatou que o espaço estava sendo utilizado para realizar armazenamento de um composto químico, o ARLA 32. Foram identificados sete tanques plásticos, de aproximadamente 20 mil litros cada, dos quais cinco estavam cheios do produto. No local também havia um caminhão tanque descarregando o composto químico.

Devido à falta de licenciamento da atividade, a situação configura crime ambiental, conforme previsto no Artigo 60 da Lei 9.605 de 1998. O motorista foi encaminhado para a 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa e, por determinação da autoridade policial, a carreta ficou apreendida para apuração do caso. A multa por crimes como esse pode chegar a R$ 50 milhões.

De acordo com o gerente de fiscalização da Guarda Ambiental de Barra Mansa, Felipe Rodrigues, os compostos químicos necessitam de um armazenamento adequado para que não ocasione danos ao meio ambiente. “O ARLA 32 não é considerado um produto perigoso, porém o manejo incorreto, como o descarte no solo ou no rio, pode modificar as características do meio ambiente. De acordo com a equipe que fez o patrulhamento, já no portão era possível sentir um forte odor químico e no chão estava um material esbranquiçado”, explicou Felipe.

Mais de 1,6 mil intimações são entregues em 2023 na cidade de Volta Redonda

A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) fez a entrega de 1.612 intimações policiais em 2023. Ao todo, foram 885 convocações oriundas da 93ª Delegacia de Polícia Civil e 727 da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam). O serviço de entrega das intimações ocorre por meio de uma parceria entre a Semop e a Polícia Civil, e visa agilizar o trabalho de investigação.

Em comparação com 2022, houve um aumento de 25% no número de intimações entregues pela GMVR. Nessas convocações policiais, ficam de fora as intimações que envolvam crimes mais graves, bem como as que precisam ser entregues em endereços localizados em áreas consideradas de risco. Em ambos, o serviço fica a cargo da Polícia Civil.

“Essa parceria busca agilizar o trabalho das delegacias, pois entendemos que a entrega rápida das intimações pode impedir que ocorra um crime mais grave, além de combatermos a sensação de impunidade. Essa integração entre as forças de segurança da cidade também contribui para a elucidação dos casos, e vamos continuar avançando”, disse o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, que elogiou o trabalho da Guarda Municipal com o resultado obtido em 2023.

“Parabenizo os guardas municipais que fazem a entrega dessas intimações, que não têm medido esforços para cumprir a entrega delas num curto espaço de tempo. Isso favorece o bom funcionamento de todo o sistema de segurança de Volta Redonda”, concluiu o secretário.

Hospital Veterinário de Volta Redonda recebe concretagem da laje do segundo andar

Investimento inédito na região vai ocupar quase 800 m² de área construída e oferecerá cuidados gratuitos para cães e gatos
As obras do Hospital Veterinário de Volta Redonda chegaram a um novo patamar nesta segunda-feira (8), quando foi iniciada a concretagem da laje do segundo andar da unidade. Segundo a empresa responsável pela obra, foram necessários cerca de 30 dias para fazer o serviço de alvenaria (levantar as paredes e estrutura de apoio da laje) do segundo pavimento. Ao mesmo tempo, a laje recebeu os conduítes das redes hidráulica, elétrica e de esgoto, sendo que o primeiro piso passou pelo processo de emboço e de colocação dessas redes nas paredes.

Agora, a construção do hospital poderá avançar para o terceiro piso. A previsão é que ainda nesta semana seja feita a marcação da alvenaria, a fim de iniciar-se o levantamento das paredes na semana seguinte. Para esse andar – onde ficarão os setores técnico e administrativo e a cozinha – será repetido o mesmo procedimento, executar o emboço e instalação das redes elétricas, hidráulica e de agosto do andar inferior enquanto o próximo é erguido. A construção ainda terá um quarto pavimento, em que serão instaladas a caixa d’água e manutenção do ar-condicionado.

Quando concluído, o Hospital Veterinário de Volta Redonda terá 760 m² de área construída num terreno de 3,5 mil metros quadrados doado pela prefeitura. A estrutura vai contar com quatro consultórios; ambulatório; recepção; laboratório; salas de raios-x, ultrassonografia, cirurgia e de recuperação anestésica; espaço para tratamento de doenças infectuosas; áreas de esterilização/higienização; gatil; e um canil.
 
O projeto da obra foi definido pela Prefeitura de Volta Redonda por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU). O Governo do Estado foi responsável pelo processo de licitação para escolher a empresa que está executando a obra, além da fiscalização e manutenção da unidade. O empreendimento terá um investimento total de mais de R$ 3,6 milhões e vai atender, além do município, outras cidades do Médio Paraíba, e sempre de forma gratuita.

Além do futuro Hospital Veterinário, a Prefeitura de Volta Redonda mostra seu compromisso em cuidar da saúde e bem-estar daqueles que são os “melhores amigos” dos moradores com outras iniciativas. Uma delas é o programa “Cidadania Animal”, que realiza a castração de cães e gatos de forma gratuita, com prioridade para protetores e ONGs (Organizações Não Governamentais), que são levados para o procedimento por meio da Ambulância Animal.

Outro projeto que tem mostrado ótimos resultados é o do Castramóvel Municipal, que realizou 1.715 castrações em cães e gatos até o último mês de outubro, tendo passado pelos os bairros Açude, São Sebastião, Santa Cruz, Santa Rita do Zarur, Vila Americana e região do Roma. O primeiro bairro a ser beneficiado neste ano será o Padre Josimo, e as datas serão divulgadas nas redes sociais da prefeitura (@prefeituravr). O serviço é oferecido gratuitamente.

Dezessete fuzis são apreendidos nos primeiros oito dias do ano no Rio

Em uma demonstração de eficiência e comprometimento com a segurança pública, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro registrou a apreensão de 494 fuzis durante o ano de 2023.
Foto: divulgação da Polícia Militar
Isso representa não apenas uma estatística, mas um impacto direto no poderio bélico das organizações criminosas, além de influenciar positivamente na preservação da integridade da população fluminense. O trabalho incansável dos nossos policiais resultou na retirada dessas armas de fogo de circulação, impedindo seu uso em atividades criminosas que ameaçam a paz social.

Ainda nos primeiros oito dias do ano de 2024, a PMERJ já alcançou a expressiva marca de 17 fuzis apreendidos. Armamentos esses, que têm sido amplamente utilizados em confrontos e guerras em todo o mundo, representam uma ameaça significativa quando nas mãos erradas. A retirada dessas armas das mãos dos criminosos não apenas impede seu uso em atividades ilícitas, mas também contribui para a estabilidade e a sensação de segurança da população. Até oito de janeiro do ano passado, nove fuzis tinham sido apreendidos, um aumento de mais de 90% no comparativo com o mesmo período deste ano.

O sucesso nas apreensões reflete o treinamento contínuo dos agentes, bem como o emprego de tecnologia e inteligência policial. A população pode ter confiança de que a instituição está dedicada a garantir a segurança e a ordem, agindo de maneira eficaz contra o tráfico de armas e a criminalidade.

A polícia militar continua a trabalhar incansavelmente para criar um ambiente mais seguro e tranquilo para todos os cidadãos do Rio de Janeiro. 
 
A apreensão desses armamentos destaca o comprometimento em proteger a sociedade e construir um futuro mais seguro para todos.

Mais de 66 mil mulheres são atendidas em caso de agressão no Estado do Rio

Foto: divulgação da Polícia Militar
A Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida, realizou, em todo o território do Rio de Janeiro, 66.067 atendimentos a mulheres em situação de violência durante todo o ano de 2023. O programa, que foi lançado no dia 05 de agosto de 2019, e que completou seus quatro anos de existência no ano passado, foi concebido para auxiliar a população no enfrentamento à violência contra mulheres.

- Esses números do balanço da atuação do Programa Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar em 2023, demonstram a importância desse serviço especializado para as mulheres fluminenses em situação de violência doméstica. A cada dia mais mulheres estão rompendo o silêncio, denunciando e, sobretudo, dando continuidade às denúncias e ao processo através do acolhimento e monitoramento das medidas protetivas pela Patrulha Maria da Penha. - como destaca a Tenente Coronel, Cláudia Moraes.

O dado representa um aumento de 22% no total de atendimentos realizados pela iniciativa em 2023 na comparação com número de atendimentos registrados (54.102) durante os doze meses do ano de 2022.  Ao longo de pouco mais de 4 anos,  63.509 mulheres já foram atendidas pelo programa da Polícia Militar . Sendo que 2023 registrou aumento de 58% no total de mulheres atendidas em relação ao ano de 2022, passando de 16.844 mulheres para 26.608 vítimas de algum tipo de violência doméstica atendidas durante o ano de 2023.

-  Esse dado, mais do que o aumento da violência doméstica, reflete também o maior acesso e aceitação das mulheres aos mecanismos de proteção de sua integridade física e psicológica disponíveis, como é o caso da Patrulha Maria da Penha. , afirma a Tenente Coronel, Cláudia Moraes, coordenadora do Programa Patrulha Maria da Penha

Um outro número chama a atenção: os policiais militares da PMP-GV efetuaram 105 prisões, quase todas em flagrante por descumprimento de medida protetiva expedida pela Justiça, o que representa aproximadamente uma prisão, realizada pela Patrulha Maria da Penha, a cada 3 dias em 2023.  O elevado número de prisões comprova a eficácia do trabalho das visitas domiciliares às mulheres que foram vítimas de violência doméstica.

- Os resultados refletem o investimento do Governo do Estado através da Secretaria de Polícia Militar no Programa Patrulha Maria da Penha, durante o ano de 2023 foram investidos recursos na aquisição de novas viaturas e na ampliação e equipagem dos espaços de acolhimento para as mulheres atendidas, como as “Salas Lilás da Patrulha”, que são espaços especialmente criados para esse fim dentro dos Batalhões da PM ou em locais estratégicos e de fácil acesso à população., é o que afirma o coronel Luiz Henrique Marinho Pires, Secretário de Estado de Polícia Militar.

Um dos principais desafios da Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida é o elevado número de recusas. Em 2023, cerca de 3.220 mulheres recusaram o atendimento do programa. O dado reflete um aumento de quase 50% na comparação entre o total de recusas registradas em 2022 com o número levantado no ano passado. Entre as principais justificativas apresentadas pelas mulheres estão a vergonha e o fato de terem retomado o relacionamento com o agressor, o que leva as vítimas a não acreditar que possam ser agredidas novamente.

Apesar desse grande número de acionamentos, é importante lembrar que a Patrulha Maria da Penha não foi criada para atendimentos de emergências, mas sim para o acompanhamento de mulheres com medida protetiva. Por isso, é fundamental que as mulheres em situação de violência, depois do atendimento de emergência, façam o registro de ocorrência na delegacia da Polícia Civil. O registro nas delegacias é um dos primeiros passos para a obtenção da medida protetiva.

Para agilizar a expedição das medidas protetivas, o programa PMP-GV atua com parcerias estruturadas junto à Polícia Civil, a Secretaria de Estado da Mulher, Ministério Público (MPRJ), Defensoria Pública do Estado, Tribunal de Justiça (TJ-RJ) e outras instituições públicas e da sociedade civil voltadas para o enfrentamento à violência contra mulher, formando uma grande rede de proteção.

Chuva provoca desmoronamento em via entre os bairros Açude e Retiro, em Volta Redonda

Com as últimas chuvas a Rua do Norte tem ficado parcialmente obstruída devido aos desmoronamentos de barranco a margem da via.

Acesso entre os bairros Retiro e Açude, os condutores de veículos tem se preocupado com o perigo que está causando a passagem de carros, sendo que, além de via de mão dupla, a via ainda tem acessoa de veículos pesados de serviço.

Com o estreitamento da via e com curvas sinuosas, o perigo só aumenta, relatou um morador do bairro Açude, que não quis se identificar, mas que trafegava constantemente pela rua e pediu ajuda ao PORTAL DE NOTÍCIA RÁDIO ACESA para que o poder publico por avaliar e agir sobre as condições do trecho.

A reportagem entrou em contato com a prefeitura e espera um posicionamento.

Delegado é condenado a nove anos de prisão e perda da função por 'cobrança de propina'

O delegado de polícia Maurício Demétrio Afonso Alves, que foi denunciado por obstrução da justiça, foi condenado a nove anos de prisão. Ele está preso desde 2021, acusado de cobrar “propina” no exercício do cargo de titular na Delegacia de Repressão Imaterial e montar falsos “dossiês” para a incriminação de autoridades e, assim, impedir investigações sobre as suas atividades.

O juízo da 1ª Vara Criminal Especializada no Combate ao Crime Organizado apontou que Maurício Demétrio utilizou a sua função de delegado de polícia e toda a estrutura da instituição policial para criar um complexo plano, que contou com a instauração de procedimentos policiais e administrativos disciplinares fraudulentos.

“As consequências do crime devem ser consideradas quando a repercussão do fato fugir da normalidade e transcender o resultado típico. O acusado implementou uma insaciável e perversa exposição pública de seus alvos, em especial delegados de polícia, por meio de intensa divulgação na mídia (por ele fomentada) de narrativas marcadas por falsas acusações de crimes. A desconstrução pública da imagem de pessoas, em especial pelo uso de grandes meios de comunicação, traduz em consequência de superlativa danosidade que, certamente, é impossível de ser restabelecido ao status anterior ao ilícito”, diz a decisão.

A sentença também menciona o padrão de luxo vivido pelo delegado, incompatível com os seus ganhos no exercício do cargo público.  

“Foram colhidas provas de que o Delegado de Polícia MAURICIO DEMETRIO AFONSO ALVES externa um padrão de riqueza altíssimo, inclusive muito superior ao que a remuneração (exclusiva) da sua atividade lícita lhe permitiria. São inúmeros os registros de gastos de altíssimos com o aluguel constante em mansões em Angra, utilização rotineira de lanchas e jet-ski, viagens internacionais constantes (em classe executiva), proprietário de diversos carros blindados de altíssimo padrão, assim como residência fixada em imóvel luxo. Além disso, o acusado possuía altíssimo valor (centenas de milhares de reais) em espécie em sua casa, objeto de apreensão. Vida abastada que o próprio acusado resume como sendo uma ‘vida de mensaleiro’".

Drogas são apreendidas em Angra dos Reis

Policiais militares apreenderam, na manhã desta sexta-feira (05), na Avenida Bom Jesus, Parque Belém, em Angra dos Reis, farto material entorpecente que seriam comercializados na região.

Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora/UPP/Belém, em patrulhamento, receberam informações de que havia uma casa abandonada que estava servindo como local de guarda de entorpecentes, com isso os agentes procederam ao endereço, onde foi feita a varredura no local e onde foi encontrado, 1.260 sacolés de cocaína, perfazendo um total de 63 gramas das drogas.  

Diante dos fatos, o material apreendido foi levado à 166ª DP (Angra dos Reis), onde foram tomadas a medidas cabíveis sobre o caso.

Quem tiver informações sobre a localização de pontos de drogas, favor informar ao Disque Denúncia, pelos seguintes canais de atendimento:

•    Central de atendimento: (021) - 2253 1177 ou 0300-253-1177
•    WhatsApp Anonimizado: (021) – 2253-1177 (técnica de processamento de dados que remove ou modifica informações que possam identificar uma pessoa)
•    Aplicativo: Disque Denúncia RJ

O anonimato é garantido.

Homem é preso por ameaçar mulher em Itatiaia

Policiais civis da 99ª DP (Itatiaia) prenderam um homem em flagrante, na sexta-feira (05/01), por dano e ameaça contra sua companheira. A prisão ocorreu após uma testemunha procurar a unidade, relatando que o autor estava na casa da vítima tentando arrombar a porta.

Os agentes diligenciaram imediatamente ao bairro Jardim Itatiaia, onde ocorreu a captura. A vítima, que estava acuada no interior do imóvel, relatou aos agentes que o acusado também a havia ameaçado de morte.

Transações via DOC terminam em 15 de janeiro de 2024

Operações serão descontinuadas e substituídas por meios mais rápidos e baratos de transferência de recursos
O fim de um dos mais tradicionais meios de transferência bancária, o DOC (Documento de Ordem de Crédito), está próximo: até o dia 15 de janeiro de 2024, às 22h, as instituições bancárias associadas à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) irão oferecer aos clientes o serviço de emissão e agendamento do DOC, tanto para pessoas físicas quanto jurídicas (empresas). 

Depois desse prazo, não será mais possível utilizar esse meio de pagamento. 

Além do DOC, serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários. 

A data máxima de agendamento do DOC é 29 de fevereiro, quando o sistema será encerrado definitivamente. Também encerra no dia 29/02 o prazo para os bancos processarem os agendamentos enviados pelos clientes. 

Segundo Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban, a extinção das duas modalidades de meio de pagamento considera o desinteresse dos brasileiros em utilizá-los. Criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos, principalmente após o lançamento do PIX, em novembro de 2020. 

Levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento com base em dados divulgados pelo Banco Central mostra que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano. 

O DOC ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e do PIX, a escolha preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões. 

“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explica o diretor. 

Tanto na TEC quanto no DOC o valor máximo das transações é de até R$ 4.999,99, que pode ser agendado para beneficiar outra conta, inclusive de um banco diferente.

As movimentações feitas por meio do DOC são efetivadas um dia depois de o banco receber a ordem de transferência, enquanto a TEC garante a transferência de recursos até o final do mesmo dia em que foi dada a ordem. 

A diferença entre as operações é que a TEC possibilita ao emissor transferir recursos para diferentes contas ao mesmo tempo, o que não é possível no caso do DOC. 

Com relação a tarifas, cada banco institui o valor cobrado pelas transações em seus diferentes canais de atendimento ao cliente. 

Fique atento aos prazos 

    15/01/2024, às 22 h – Prazo limite para envio ou agendamentos de DOC e TEC, com data de até 29/02/204. A partir desta data, os bancos deixarão de ofertar os serviços de DOC e TEC aos clientes. 

    29/02/2024 – Data limite para o processamento dos agendamentos enviados pelos clientes pelas instituições financeiras. Também é o prazo final para o fechamento pelos bancos dos sistemas de recebimento e processamento do DOC/TEC.