Rádio Acesa FM VR: 2013-04-21

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Pista no Facebook leva polícia a identificar motorista que atropelou menina há 45 anos

Um motorista que atropelou e matou uma garota de 4 anos na cidade de Fulton (EUA) em 1968 foi finalmente identificado, depois que um detetive aposentado fez um apelo no Facebook por informações sobre o crime.

Segundo o "Huffington Post", o policial aposentado Russ Johnson publicou no ano passado detalhes do crime ocorrido há 45 anos em sua página no Facebook. Uma mulher, que não teve a identidade revelada pela polícia, viu o post e deu uma pista que levou à identificação de Douglas Parkhurst, 62, morador de Oswego (EUA), como o motorista que atropelou e matou Carolee Sadie Ashby.

A mulher entrou em contato com policial aposentado, pelo Facebook, e contou ter sido abordada na mesma época do atropelamento por um membro da família de Parkhurst. Esse parente do motorista teria pedido a ela que desse um álibi, dizendo que estava junto dele naquela noite. A mulher se recusou a fornecer o álibi e também nunca soube o motivo do pedido.

Ao ler o post no Facebook, ela se lembrou do ocorrido e relacionou o pedido ao atropelamento de Carolee. Com essa informação, os policiais foram interrogar Parkhurst, que acabou admitindo ter bebido na noite do acidente e atropelado "algo". Ele alegou ter pensado que tinha atropelado um animal e depois ficou sabendo da morte da criança ao ser interrogado pela polícia em 1968.

Atropelamento

Em 1968, a garota, uma irmã e um primo estavam voltando para a casa depois de ir a uma loja comprar velas de aniversário quando Carolee foi atropelada. Parkhurst foi interrogado na época, depois de a polícia descobrir que ele tinha se envolvido em uma batida na mesma noite do crime.

Parkhurst confirmou que tinha batido o carro, mas mentiu à polícia, afirmando que o acidente tinha ocorrido na cidade vizinha de Volney. O irmão dele também estava no carro, mas dormindo no banco de trás.

O motorista não será indiciado pela polícia, porque pelas leis estaduais o crime prescreveu. O sargento de polícia Stephen Lunn Jr. afirmou, no entanto, que a solução do crime era importante. "Sempre foi nosso objetivo levar à família uma solução, qualquer que fosse."
Funcionário da GM se enforca dentro da fábrica de São Caetano

Um funcionário da fábrica da GM (General Motors) de São Caetano do Sul, na Grande SP, se enforcou na noite desta quinta-feira (25).

De acordo com informações obtidas pelo BOL no Sindicato dos Metalúrgicos, o corpo foi encontrado no setor de funilaria por volta das 22h, horário da ceia dos funcionários. O homem tinha por volta de 30 anos.

Ainda não há informações detalhadas sobre o caso, e a assessoria de imprensa da GM ainda não quis se posicionar. A Delegacia de São Caetano está averiguando a informação.
O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre seu trabalho e seu
lazer, entre sua educação e sua recreação. Ele deixa para os outros a
decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Acha que está
sempre fazendo as duas coisas ao mesmo tempo.    Provérbio Zen
O Mestre na arte da vida faz pouca distinção entre seu trabalho e seu
lazer, entre sua educação e sua recreação. Ele deixa para os outros a
decisão de saber se está trabalhando ou se divertindo. Acha que está
sempre fazendo as duas coisas ao mesmo tempo.    Provérbio Zen
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 26/04/2013
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sáb - 27/04/2013
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Dom - 28/04/2013
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
temperatura mínima: 16°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--
As pessoas menos abençoadas pelos milagres de Jesus foram os vizinhos dele, na cidade de Nazaré. Ele não conseguiam ver em Jesus nada além do fato de que Seu pai era um carpinteiro. "Por acaso ele não é o filho do carpinteiro? A sua mãe não é Maria? Ele não é irmão de Tiago, José, Simão e Judas?." (Mateus 13:55).

Por que o preconceito é perigoso? Porque, quase sempre, ele começa com algum tipo de experiência ou de fato. Por exemplo: na hora de pagar pelo remédio comprado, eu descubro que estou sem minha carteira. No meio do meu constrangimento, um senhor paga minha conta e me dá seu endereço para devolver-lhe o dinheiro. O sotaque daquele senhor era francês. Daquele dia em diante eu passo a afirmar, baseado na minha experiência, que todas as pessoas com sotaque francês são bondosas...

A Bíblia nos manda buscar a sabedoria, o discernimento do Espírito. O amor de Deus, que nos restaura, felizmente, não depende dos nossos conhecimentos teológicos. O perdão que recebemos em Cristo, não depende dos conceitos humanos de justiça ou de vingança o fato de Jesus ter nascido judeu nunca invalidou o poder global da salvação que Ele oferece. Sim, Jesus foi "filho do carpinteiro". E daí? Sim; meus pecados têm sido destrutivos. Eles nunca diminuirão o poder perdoador de Cristo, quando eu O aceito. É hora de entregar a Cristo nossos preconceitos, não importam as experiências em que eles se baseiam.
Jovem invade cemitério e furta crânio do pai em São Manuel, SP
Suspeito exibiu a peça para familiares e a escondeu em um bueiro.
Para a polícia, rapaz alegou que estava com saudade do pai.

Um jovem de 22 anos foi detido na noite desta quinta-feira (25) depois de furtar o crânio do próprio pai em São Manuel (SP). Segundo informações da Polícia Civil, o rapaz teria violado túmulo do pai, falecido em 2006, retirado o crânio e levado com ele.

A polícia chegou até o suspeito após uma denúncia e encontrou o crânio escondido em um bueiro localizado no cruzamento da Rua Três de maio com a Rua Coronel Emiliano, próximo ao cemitério.

Segundo testemunhas, antes de esconder o crânio, o jovem chegou a exibir os restos mortais do pai para familiares e amigos. Questionado, o jovem alegou aos policiais que havia retirado a peça do túmulo porque estava com saudade do pai e queria “levá-lo com ele”.

A peça foi devolvida ao cemitério e o rapaz foi encaminhado à delegacia, onde prestou depoimento e, por não ter ocorrido flagrante, foi liberado. Ele será indiciado por vilipêndio a cadáver e violação de sepultura e, se condenado, pode pegar de um a três anos de prisão.
Irmão de desaparecido faz exame de DNA

Foi feita nesta quinta-feira, no Instituto Médico Legal (IML) de Volta Redonda a coleta de material genético para determinar se a ossada encontrada no dia 18 na CSN é mesmo, como se suspeita, de Magno Gonçalves da Silva, o “Maguim”, de 23 anos. Ele está desaparecido desde o dia 1º de dezembro do ano passado.

O material foi cedido por Marcelo Gonçalves da Silva, irmão de Maguim, que era funcionário da Odebrecht, empresa que presta serviços à CSN. A previsão é de que o resultado seja conhecido entre 30 e 40 dias.

O crânio, o fêmur e outros ossos de um ser humano foram encontrados em um fosso na área de bobinas a quente da CSN. O caso está sendo investigado pela polícia, que não descarta nenhuma hipótese, mas considera difícil que a ossada seja de alguém que sofreu um acidente naquela área da Usina Presidente Vargas. Para o delegado Antônio Furtado, tudo indica ter se tratado de homicídio.

Sargento PM é preso pelo diretor da GM

Um incidente na tarde passada, numa agência de carros da Rua Santa Terezinha, no bairro Niterói, em Volta Redonda, acabou na prisão de um terceiro sargento da Polícia Militar. A confusão, que não é a primeira entre guardas municipais e funcionários da loja, teria começado quando um agente da GMVR multou um veículo da agência estacionado irregularmente.

O agente requisitou a presença do diretor da GMVR, o major da PM Luiz Henrique Monteiro Barbosa, que teria discutido com um dos sócios da agência, José Dilermando Silva de Souza. Pouco depois, chegou o outro sócio da loja, o PM Demétrius Marcelo Romano.

O entrevero teria continuado, até que o major deu voz de prisão ao sargento. O caso foi parar na delegacia de polícia, onde foi registrado com a presença do delegado Antônio Furtado e também de um oficial de dia do 28º Batalhão de Polícia Militar.

O terceiro sargento se apresentou na manhã desta sexta-feira no 28º Batalhão de Polícia Militar. Ele está à disposição do comando por 72 horas e vai responder a IPM (Inquérito Policial Militar). O outro sócio da loja alega que foi agredido pelo major dentro da loja e será submetido a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML).
Viva Maria

Regulamentação da profissão de doméstica é um desafio

Em memória de Laudelina Campos Melo, o Viva Maria comemora, de véspera, o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. E faz isso, na companhia de Creuza Maria Oliveira , presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores Domésticos (FENATRAD). Segundo ela, depois de 80 anos de luta, pela primeira vez, há o que se comemorar.
Apresentação Mara Régia
História Hoje

Há 113 anos, nascia Charles Richter

O cientista norte-americano desenvolveu, em colaboração com Beno Gutenberg, a escala que mede a magnitude de terremotos. Charles Richter, foi um dos pioneiros na pesquisa sismológica, numa época em que os registros da extensão dos terremotos e do local onde eles aconteciam eram escassos.
Apresentação Dilson Santa Fé
A maré não anda nada boa para Deborah Secco. Separada de Roger Flores, a atriz vai perder a carteira de habilitação após cinco multas entre novembro do ano passado e abril deste ano. No total foram 27 pontos perdidos e um prejuízo de R$ 527,79 — com 20 pontos, um motorista já tem a CNH suspensa.
As infrações foram quase todas por transitar em velocidade bem acima do permitido pelas avenidas e ruas da Barra, bairro onde mora. Constam ainda nos relatórios do Detran uma multa gravíssima por avançar um sinal vermelho que possuía fiscalização eletrônica.
Todos ganham presentes, mas nem todos abrem o pacote
Bernardo, do Vasco, teria sido torturado por traficantes da Maré
O jogador Bernardo, do Vasco, teria sido torturado por se envolver com mulher de traficante da Maré.

Policiais da 21ª DP (Bonsucesso) investigam agressões sofridas pelo jogador Bernardo, do Vasco, no último domingo. Ele teria sido espancado por criminosos do Complexo da Maré após se envolver com uma das mulheres de Marcelo Santos das Dores, conhecido como Menor P, chefe do tráfico na comunidade. O caso foi revelado pelo site “Globoesporte.com” no fim da noite desta quinta-feira.

Bernardo e a mulher teriam sido flagrados pelos bandidos na região da Favela Salsa e Merengue, e então levados para o Morro do Timbau, na Maré. Lá, os dois teriam sido amarrados com fita crepe, torturados e espancados. A esposa do traficante, inclusive, teria levado sete tiros nas pernas e estaria internada no Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio.

Segundo a matéria do portal, a polícia foi informada de que o meio-campo estava acompanhado de outros dois jogadores, um de time do Rio e outro de São Paulo, ambos nascidos na Maré. Um deles teria evitado um castigo maior a Bernardo, argumentando que, se um atleta famoso morresse, “a favela teria UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) no dia seguinte”. O Complexo da Maré é apontado como o principal conjunto de favelas ainda a ser pacificado até a Copa do Mundo de 2014.

Clube confirma o ocorrido

Procurado pelo EXTRA, o Vasco informou que Bernardo comunicou o ocorrido à diretoria apenas nesta quinta, mas sem entrar em detalhes sobre os acontecimentos do fim de semana. O clube afirma que prestará toda a assistência necessária ao jogador.

— Primeiro é preciso pensar no lado humano, e depois, no jurídico. Como tomamos conhecimento hoje (ontem), ainda não conversei com os advogados do clube — explicou o diretor de futebol Renê Simões ao “Globoesporte.com”, sem entrar em maiores detalhes sobre possíveis punições ao atleta no âmbito esportivo.

Bernardo está fora da equipe desde 13 de abril, quando sofreu grave lesão no joelho esquerdo. Ele passou por cirurgia e deverá ficar seis meses afastado dos gramados. O comportamento do jogador fora de campo já vinha preocupando a diretoria desde o começo do ano.
Soldado da Aman morreu de hemorragia, aponta laudo
 Publicação: quinta-feira, 25 de abril de 2013 (17:57)


O laudo do médico que examinou o corpo de Otávio Henrique de Araújo Assis, o “Ramon”, de 19 anos, encontrado na manhã desta quinta-feira numa pedreira desativada da Rua Garibaldi, no Retiro, em Volta Redonda, apontou que ele morreu de hemorragia toráxica severa. O rapaz, que estava desaparecido desde o último domingo, caiu ou foi jogado de uma altura de cerca de dez metros.
De acordo com o delegado Antônio Furtado, o corpo apresentava fraturas nos fêmures esquerdo e direto, quatro costelas quebradas no lado esquerdo e duas no lado direito, além de uma fratura no osso sacro, abaixo da coluna lombar. “A missão da polícia agora é descobrir se foi uma queda acidental ou se foi um ato criminoso”, disse o delegado.
O exame indicou ainda que o estado de putrefação do corpo é compatível com a data em que Otávio desapareceu, o que significa que sua morte ocorreu ainda no domingo. “Já ouvimos familiares do rapaz, mas ainda não temos suspeitos, embora algumas pessoas que serão investigadas”, frisou Furtado.
AMAN – Otávio era soldado da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), onde era esperado na segunda-feira. Na tarde de domingo, depois de preparar a bagagem para se apresentar à unidade, onde servia desde fevereiro deste ano, ele saiu da casa da avó, com quem morava na Rua Margarida Sheffer, no Retiro, dizendo que iria a uma lan house.
Segundo os parentes, no entanto, ele não chegou ao estabelecimento. Otávio teria sido visto na Rua Santa Rita,  que também fica perto do lugar onde foi encontrado seu corpo.
O corpo foi encontrado por um irmão, que teria se lembrado de que colegas dele costumavam ir à pedreira. O local é apontado por moradores do Retiro como ponto de uso de drogas.
Soldado desaparecido é encontrado morto no Retiro
   
Andressa Paganini

Volta Redonda

O militar da Aman Otávio Henrique Araújo de Assis, conhecido como "Ramon", de 19 anos, foi encontrado morto na manhã de hoje (25), numa vala, em uma pedreira desativada na Rua Garibaldi, no Retiro. Ramon estava desaparecido desde domingo (21), e foi encontrado pelo próprio irmão.

A suspeita é de que Ramon tenha sido arremessado da parte superior da pedreira, de uma altura de aproximadamente 10 metros. O local de onde o jovem pode ter sido jogado faz parte do bairro Belo Horizonte.

Segundo o tio da vítima, Elias Bernardo de Araújo, de 48 anos, Ramon foi encontrado pelo irmão.

- O irmão dele cismou de vir aqui na pedreira porque uns colegas do Ramon vinham aqui. Quando ele chegou viu muitos urubus e quando se aproximou encontrou o corpo dele. A gente realmente não entende o que pode ter acontecido, porque ele era um garoto tranquilo, morava colado na minha casa e nunca vi nada de errado, ele não tinha problema com ninguém, não era namorador, sempre foi muito contido, quieto e querido por todos - disse Elias enquanto olhava para o penhasco tentando compreender o crime.

Até o fechamento desta matéria o corpo ainda não havia sido submetido a perícia, portanto não foi possível saber se o jovem apresentava ferimentos provocados por tiro ou faca. Somente o laudo da perícia poderá dizer se Ramon foi arremessado do penhasco ou apenas deixado no local. A Polícia Civil da 93ª DP está investigando o caso.

Esta não é a primeira vez que a pedreira desativada vira notícia. Em 2010, o DIÁRIO DA VALE noticiou a insegurança de moradores do entorno quanto a pedreira. No mesmo ano, o corpo de Chandler Evaristo Monteiro Lacerda, de 30 anos, foi encontrado no local. Estava em estado avançado de decomposição e o mau cheiro chamou a atenção. Este já não era o primeiro caso de desova de corpos no local.

Dois anos depois, outra matéria foi divulgada. Na ocasião, Amilton Francisco de Souza Almeida, de 47 anos, foi encontrado ferido em um buraco, no terreno da pedreira.

Moradores reclamam há anos do abandono do local, que não tem segurança, iluminação e é deserto. Ainda segundo os moradores, é comum ouvir tiros no morro acima da pedreira, no bairro Belo Horizonte, de onde é possível cortar caminho.

Outra questão levantada é o uso do terreno para uso de drogas.

- Aqui a gente vê de tudo. Todo o dia passa uma molecada aqui e entra na pedreira pra usar drogas. Durante a noite é ainda pior, e ficamos com medo quando nossos filhos voltam do colégio. Desde muito tempo é assim e ninguém faz nada - reclamou uma mulher de 47 anos que preferiu não se identificar temendo represálias.

A pedreira está localizada próximo a Rua Santa Rita - conhecida pela forte incidência de tráfico de drogas e por já ter sido cenário de vários homicídios, tiroteios e festas financiadas pelo tráfico. O caso mais recente ocorrido na Rua Santa Rita, foi a execução de Anderson Clei dos Santos, o "Anjo", morto com 16 tiros em fevereiro deste ano, no quintal de uma casa.

O desaparecimento

De acordo com informações de familiares de Ramon saiu de casa por volta de meio dia no domingo, dizendo que iria a uma lan house. A tia do jovem contou ao DIÁRIO DO VALE, que uma pessoa disse tê-lo visto por volta de 14 horas na Rua Santa Rita, no Retiro, como se esperasse por alguém.

Ramon morava na Rua Margarida Sheffer, no Retiro - localizada há poucos metros da pedreira onde o corpo foi encontrado. Ele estava de malas prontas para se apresentar na Aman, onde servia desde fevereiro deste ano.  Na rede social, o sumiço de Ramon causou comoção e gerou quase quatro mil compartilhamentos.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 25/04/2013
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 26°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sex - 26/04/2013
Dia de sol, com nevoeiro ao amanhecer. As nuvens aumentam no decorrer da tarde.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 28°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--
História Hoje

Há 39 anos, acontecia em Portugal a Revolução dos Cravos

O levante, chamado também de 25 de abril, resultou em um golpe de Estado militar que depôs o regime ditatorial e, que iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático, com a entrada em vigor da nova Constituição de 1976. Sem travar um único combate, os militares receberam cravos da população em sinal de apoio ao movimento. A data é considerada feriado nacional em Portugal e, denominada Dia da Liberdade.
Apresentação Dilson Santa Fé
Brasil é o 4º mais desigual da América Latina
Já as nações de menos desigualdade são Nicarágua, Argentina, Venezuela, Uruguai, Jamaica e Peru
Dados são do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) / Caio Guatelli/Folhapress/Arquivo Dados são do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) Caio Guatelli/Folhapress/Arquivo
Da AFP noticias@band.com.br

    Veja também
    Mulheres ganham menos do que homens
    China está entre mais desiguais do mundo

A América Latina se mantém como a região do mundo com maior desigualdade de renda, e o Brasil aparece em quarto, apesar das melhorias nesse setor na última década. A informação é do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).

Segundo dados do PNUD, Honduras, Bolívia, Colômbia, Brasil e Chile são os países mais desiguais por renda. Já as nações de menos desigualdade são Nicarágua, Argentina, Venezuela, Uruguai, Jamaica e Peru.

"A América Latina continua sendo a região do mundo que tem, de longe, a mais alta desigualdade", anunciou o coordenador do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano da Colômbia 2013, Hernando Gómez, em uma entrevista coletiva.

Essa circunstância se mantém, embora na América Latina, "pela primeira vez em quatro décadas", durante os dois últimos anos a desigualdade na distribuição de renda "tenha diminuído", o que não aconteceu em nenhuma outra parte do mundo, destacou Gómez.

Segundo o assessor do PNUD, que apresentou no Panamá o Relatório Mundial de Desenvolvimento, a desigualdade na América Latina se deve ao fato de ser a região com mais milionários do que em outras áreas do mundo.

Na região, em seu conjunto, "a desigualdade diminuiu" e isso "deve ser comemorado e valorizado", comentou o representante do PNUD.

A queda na desigualdade se deve, principalmente, ao aumento no nível educacional, à melhora no sistema de saúde e a um maior acesso ao emprego, além dos programas públicos de transferência de renda.
Você sabe o que significa ‘estar ruim da bola’?

VOCÊ SABE…

…o que significa “estar ruim da bola”?

Se você imaginou que eu estaria disposto a falar do atual estágio do futebol brasileiro, enganou-se. Não preciso “estar ruim da bola” para perceber que os nossos “craques”, no momento, andam meio “ruins de bola”. Mas…isso é um outro problema.

Não quero falar da bola bola, do esférico como dizem nossos irmãos portugueses. A “bola” a que estou fazendo referência é a cabeça. “Ruim da bola” é uma expressão de gíria muito antiga, que significa “estar ruim da cabeça, meio louco, meio tonto, meio bobo”.

E aqui é que está a surpresa. Segundo o jornalista, antropólogo e pesquisador J.B.Serra e Gurgel, autor do ótimo e seriíssimo Dicionário de Gíria, a palavra “bola” aparece registrada como gíria, ou seja, significando “cabeça”, em 1712.

Segundo o mesmo dicionário, existem várias expressões de gíria ainda conhecidas hoje que nasceram num passado muito distante. Vejamos alguns exemplos com sua data de registro:

1759 – cara de lua cheia, cara de fuinha, franzina, fedelho, festa de arromba, levar uma tunda, nariz de cera, ninharia, sonso, zorra…

1903 – cantar (conquistar com galanteios), canudo (diploma), enrabichar (apaixonar-se), galinha (mulher sapeca), gostosa (mulher bonita), lábia (astúcia), sapeca (namoradeira)…

1912 – dar um beiço (não pagar), bobo (relógio), mina (mulher), otário (bobo), patota (grupo), pisante (sapato), talagada (gole de aguardente), zoeira (barulho)…

1920 – bocó (palerma), cafundó (lugar muito retirado e deserto), jururu (triste), pamonha (pessoa apalermada), pancada (maluco), pileque (bebedeira), sabão (repreensão)…

1953 – abacaxi (coisa que só dá trabalho), birosca (tendinha ordinária), dar o maior bode (problemão), gaita (dinheiro), leão de chácara (vigia, segurança), tapado (estúpido), uva (mulher bonita), xaropada (coisa enfadonha)…

1959 – barbada (jogo fácil), calhambeque (carro velho), cambito (pernas finas), galinhagem (libertinagem), jujuba (bala de goma), parrudo (forte, gordo), xodó (predileção amorosa)…

O mais incrível é tomar consciência de que palavras que povoaram minha juventude não eram tão jovens como eu imaginava.

A verdade é que muitas palavras e expressões usadas hoje em dia como gíria “atual” foram criadas por nossos avós.



DICA DE CONCORDÂNCIA

Com o verbo CUSTAR:

É unipessoal. Só deveria ser usado na 3a. pessoa do singular.

“Francamente, CUSTEI a me acostumar e até achei o conjunto um pouco feio.” Embora usual, essa forma não segue rigorosamente a tradição gramatical. O correto seria “custou-me”, mas isso não é comum na fala dos brasileiros. Podemos substituir por outras formas: “Francamente, FOI DIFÍCIL eu me acostumar …”

Não esqueça que, quando o sujeito for “oracional”, o verbo deve concordar no singular: “CUSTOU-me perceber a verdade”; “CUSTA a nós aceitar essas condições”; “No Vestibular, BASTA conseguir três mil pontos”; “É NECESSÁRIO convocar onze craques para poder sonhar com a Copa”.



CRÍTICAS DOS LEITORES

“Cheques sem fundo” e “Vale à pena”.

O nosso sempre atento leitor tem razão mais uma vez.

O cheque é sem fundos. Fundo se refere à profundidade: “Era possível ver o fundo do mar”. Quando nos referimos a “bens, dinheiro, reservas”, aí estamos falando de fundos.

Alguma coisa só vale a pena se for sem o acento grave indicativo da crase. O verbo valer é transitivo direto, isto é, não exige preposição. Isso significa que a crase é impossível. Temos apenas o artigo definido “a”. Vale a pena da mesma forma que vale o sacrifício.



DESAFIO

Que significa trimensal?

a)    três vezes no mês;

b)   de três em três meses;

c)    de seis em seis meses.



Resposta:

Letra (a) = tri (=três) + mensal (=por mês).

De três em três meses é trimestral; e de seis em seis meses é semestral.



DÚVIDA DO LEITOR

“Posso construir uma frase colocando a conjunção no final, como em ‘…estava magoado, entretanto”? E se a linguagem fosse poética, poderia?”

É claro que pode. Nada contra.

A crítica que poderíamos fazer é contra certo vício que, volta e meia, ouço por aí. É a desgraça do “no entretanto”, que deve ser uma mistura de entretanto com no entanto. Mistura inaceitável, embora sejam conjunções adversativas. São sinônimas de “mas, porém, contudo, todavia”.
Cadê os nossos craques?

No retorno do Mineirão, Brasil começa atrás, vira, mas cede empate ao Chile

Minas Gerais -  No primeiro jogo da Seleção no novo Mineirão, Brasil começa atrás, vira, mas cede empate ao Chile por 2 a 2. Partida é a quinta de Felipão no comando desde que voltou a seleção canarinho, com apenas uma vitória no currículo.

A partida começou e o Chile foi logo abrindo o placar. Após cobrança de falta, Cortés cabeceou, Diego Cavalieri salvou na primeira, mas Gonzalez marcou o primeiro o gol dos visitantes. Aos treze minutos, o time chileno quase ampliou. Dedé falhou e Mena ficou cara a cara com Cavalieri, o jogador bateu, mas o goleiro da seleção brasileira evitou o segundo do Chile.
No novo Mineirão, Brasil só empata

Na volta do Mineirão, Brasil empata com o Chile

O Brasil só conseguiu responder aos quinze. Jádson arriscou de fora da área e a bola bateu na trave, assustando o goleiro Johnny Herrera. Aos vinte e dois, quase outra chance do Chile. Vargas cruzou e Patricio Rubio e deu uma bela bicicleta rente à trave esquerda de Cavalieri.

Apesar de não estar bem na partida, a seleção brasileira conseguiu empatar. Após escanteio batido por Neymar, Réver cabeceou e deixou tudo igual para o Brasil. Cinco minutos depois, quase que o zagueiro do Atlético saiu de herói para vilão. Ao sair jogando, o defensor entregou a bola no pé de Meneses, que passou pelo jogador brasileiro. Réver deu carrinho e derrubou o chileno, mas o árbitro não marcou a penalidade.

Aos trinta e quatro minutos, o Brasil quase virou o jogo. Jean fez bela jogada e deixou Neymar na cara do gol. O atacante bateu forte e acabou isolando a bola. No fim da primeira etapa, as duas equipes não se arriscaram muito e o resultado seguiu empatado até o intervalo.

O Brasil voltou do intervalo com duas alterações. Pato no lugar de Damião e Henrique no de Dedé. O atacante do Timão foi muito importante no segundo gol do Brasil. Aos nove minutos, o jogador recebeu belo passe de Jadson e serviu Neymar para virar a partida para a Seleção. Após o gol da virada, o Chile passou a ceder espaço ao Brasil, mas a Seleção não conseguiu aproveitar os visitantes chegaram ao empate. Novamente com outro atleta que atua no futebol brasileiro. Vargas arriscou belo chute de fora da área e marcou um belo gol.

As duas equipes partiram para cima buscando a vitória, mas esbarraram no cansaço e no nervosismo e a partida seguiu empatada sem muitas chances de gol criadas.

Corpo retirado do Paraíba permanece no IML

Está no Instituto Médico Legal (IML), em Três Poços, Volta Redonda, o corpo de um homem removido na terça-feira do Rio Paraíba do Sul pelos bombeiros. O corpo está em adiantado estado de decomposição.

De acordo com a polícia, o morto aparenta 35 anos. A remoção foi feita em Três Poços, justamente em frente à sede do IML. 

O corpo foi avistado na noite de segunda-feira por populares, que chegaram a acreditar que se tratava de uma mulher. Os bombeiros, no entanto, deixaram o resgate para ontem, por causa da escuridão.

A imaginação é mais importante do que o conhecimento

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Integrantes do Femen jogam água em arcebispo
Três mulheres invadiram uma conferência em Bruxelas, na Bélgica, com os seios à mostra
Mulheres atiraram água contra o arcebispo nesta terça-feira / George Gobet/Belga/AFP Mulheres atiraram água contra o arcebispo nesta terça-feira George Gobet/Belga/AFP
Da Redação notícias@band.com.br



Um grupo de ativistas do Femen invadiu uma conferência, em uma universidade de Bruxelas, nesta terça-feira. As manifestantes jogaram água no arcebispo de Mechelen-Bruxelas, Andre Joseph Leonard.

Sem reagir, o arcebispo apenas esperou as mulheres jogarem a água, fechou os olhos e evitou qualquer contato com elas.

Três manifestantes participaram da ação com os seios à mostra e frases escritas em seus corpos. Elas foram retiradas do local por assessores.
SÃO PAULO!

Vereadores aprovam projeto de lei que proíbe bailes funk em ruas

Também não serão permitidas festas em estacionamentos ou postos de combustíveis

Do R7

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta terça-feira (23) o projeto de lei 2/2013, que proíbe a realização de bailes funk e qualquer outro evento musical em vias pública, praças, parques ou jardins, sem autorização da prefeitura. O texto, que ainda precisa ser sancionado pelo prefeito Fernando Haddad, também prevê a apreensão do equipamento de som usado na festa e multa.

De acordo com o projeto, de autoria dos vereadores Conte Lopes (PTB) e coronel Camilo (PSD), também proíbe que sejam feitas festas em locais “privados de livre acesso ao público”, como postos de combustíveis e estacionamentos. Caso seja descumprida, a lei prevê que o equipamento de som, ou o carro que esteja com música alta, seja apreendido.

A multa será de R$ 2.500 e em caso de reincidência será dobrada. Caberá às subprefeituras, Guarda Civil Metropolitana, polícias Militar e Civil a fiscalização e cumprimento da lei.

O texto ainda permite que a prefeitura autorize os eventos musicais em locais com o “devido isolamento acústico ou condições ambientais que assegurem a inexistência de qualquer perturbação ao sossego público”. A festa também deve ser terminada até as 22h.
 
FBI provou: toda mulher se acha feia!

O melhor desenhista de retratos falados do FBI desenhou a mesma mulher duas vezes. Na primeira, de acordo com a descrição dela mesma. Na segunda, ele ouviu alguém que nunca viu a mulher. Veja qual ficou mais bonita!

    Quando FBI encasqueta de provar alguma coisa, é só uma questão de tempo. Agora, eles se empenharam em provar que toda mulher — por mais bonita que seja — sempre se acha feia. Para isso, eles pegaram o melhor desenhista de retratos falados e pediram pra que ele desenhasse uma mulher de acordo com a descrição que ela mesma dava. Depois, pegaram um cara que nunca havia visto a mulher retratada e pediram para que ele fizesse uma descrição dela diante do desenhista. Veja a diferença entre os dois. No desenho da esquerda, tem a Maria de acordo com ela mesma. No desenho da direita, é ela também — de acordo coma descrição de um desconhecido. Nem parece a mesma pessoa, né?
        Veja a Jenise... Na descrição que ela mesma fez (à esquerda), Jenise é gordinha e tem o cabelo lambido pra trás. Na descrição do desconhecido, ela é LINDA!
        A Shelly descrita de acordo com ela mesma (à esquerda), nem parece ser a mesma pessoa descrita no desenho ao lado. O desconhecido viu mais beleza nela!
        Se for pela opinião que a Lani tem dela mesma, ela é apenas uma japinha sem graça de cabelo escorrido, mas a descrição de um desconhecido mostra que ela é dona de uma beleza exótica e de um olhar lânguido
        A Kela deve achar que é uma chata de galochas porque, na descrição que ela mesma fez, se parece com uma daquelas tias solteironas que o tempo esqueceu. Pela descrição do estranho, porém, revela-se que Kela tem muita lenha para queimar 
        Se você visse só o desenho da esquerda, ia achar que Melinda mereceria ser chamada de "Mefeia", mas o retrato da direita mostra o quanto de beleza há nela de verdade
        Pode reparar: a Florence deve achar que todo mundo que olha na cara dela vê apenas a verruga que ela tem na bochecha, mas o cara que a viu uma única vez nem reparou que havia uma verruga ali 
    Avançar

Quando FBI encasqueta de provar alguma coisa, é só uma questão de tempo. Agora, eles se empenharam em provar que toda mulher — por mais bonita que seja — sempre se acha feia. Para isso, eles pegaram o melhor desenhista de retratos falados e pediram pra que ele desenhasse uma mulher de acordo com a descrição que ela mesma dava. Depois, pegaram um cara que nunca havia visto a mulher retratada e pediram para que ele fizesse uma descrição dela diante do desenhista. Veja a diferença entre os dois. No desenho da esquerda, tem a Maria de acordo com ela mesma. No desenho da direita, é ela também — de acordo coma descrição de um desconhecido. Nem parece a mesma pessoa, né?
Médicos tratam melhor pacientes magros que gordos, de acordo com pesquisa

Pesquisa aponta que relação do médico com paciente é menos afetiva com relação ao peso

[Falta de empatia pode diminuir eficácia das recomendações dadas em consulta]
Falta de empatia pode diminuir eficácia das recomendações dadas em consulta Getty Images

Médicos de hospitais tratam melhor pacientes magros do que gordos, de acordo cim uma nova pesquisa realizada pela Universidade de Medicina John Hopkins, de Baltimore, nos Estados Unidos. As informações são do site Daily Mail desta terça-feira (23).

Segundo os pesquisadores, isso acontece porque os médicos acreditam que pessoas mais obesas precisam cuidar mais de si próprias.

Porém, de acordo com o estudo, a frieza do médico poder ter um impacto negativo sobre a saúde dos gordinhos. Além disso, a pesquisa também aponta que a falta de empatia entre paciente e médico pode diminuir a eficácia das recomendações dadas durante a consulta.

Relação emocional

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores fizeram uma análise do atendimento de 208 pacientes por 39 médicos. O resultado mostrou que os especialistas tinham uma “relação emocional” menor com pessoas acima do peso, comparado com os mais magros.

Chip na barriga controla apetite e combate obesidade

Havia também uma diferença notável no estilo e na forma de receber a pessoa durante a consulta. De acordo com a líder da pesquisa, Kimberly Gudzune, a empatia é fator essencial para a relação médico-paciente.

— Quando o especialista expressa mais simpatia, a tendência é que os pacientes sigam as recomendações médicas de forma correta. Sem esse tipo de relacionamento, a pessoa pode sair da consulta desmotivada e, até mesmo, enganada com o profissional.

Cardíacos obesos têm chance maior de vida longa, diz pesquisa

Kimberly ainda ressalta que o modo de falar do médico também se altera com relação ao paciente. Ou seja, durante a conversa, o especialista utiliza um linguajar mais formal, menos emotivo e demonstra menos preocupação com o bem estar geral da pessoa acima do peso.
Após assumir publicamente o romance homossexual, Daniela Mercury não quer mais tocar no assunto

Segundo assessoria de imprensa, cantora só pretende falar da carreira e shows
Andréia Takano, do R7

No início deste mês, Daniela Mercury surpreendeu a todos ao comunicar via Instagram que estava vivendo um relacionamento com a jornalista Malu Verçosa. A cantora se dizia feliz ao lado da “esposa”. O fato gerou enorme burburinho entre os fãs e a cantora chegou a conceder algumas entrevistas a grandes emissores de TV.

Nos dias seguintes, ela continuou abastecendo sua página na internet com fotos e declarações de amor à Malu. Porém, ultimamente, essa postura mudou. E, segundo informou a assessoria de imprensa de Mercury ao R7, ela pretende não tocar mais nesse assunto.

— Daniela está focada na turnê do espetáculo 20 Anos do Canto da Cidade pelo país. Ela tem viajado o país com seus sucessos e, no momento, só quer falar sobre isso.

O burburinho sobre o romance das duas teve início no Carnaval deste ano. Na época, Malu namorava a até então assessora de Daniela Mercury, Fabiana Catro.

A cantora foi casada por 12 anos com o engenheiro Zalther Póvoas, com teve os filhos Gabriel e Giovanna. Em 2009, ela se casou com o publicitário italiano Marcos Scabia e, junto com ele, adotou mais três crianças.

Hoje é o Dia do Boi. Comemore com um churrasco

Ele é o macho da espécie "Bos taurus", da família bovidae. Sua fêmea é, com todo respeito, a vaca. E ela não se reproduz com o boi, que é castrado (para isso, ela conta com o touro). Ele é ruminante e, ao contrário do que se pensa, não tem chifre. Tem cornos, estruturas ósseas, que não possuem pele igual aos chifres. Hoje é o dia dele, o Dia do Boi. Comemore com um churrasco. Música: Pega teu boi, morena, com Renata Mattar.
Tensão cresce na França após aprovação da união homossexual
Protestos tomaram as ruas de várias cidades do país.
Assunto dividiu sociedade francesa, com protestos contra e a favor.

O Parlamento francês aprovou nesta terça-feira o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. No início da noite, manifestações organizadas por partidários e opositores da lei tomaram as ruas de Paris.

Depois da aprovação pelo Parlamento do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo e a adoção por casais homossexuais nesta terça-feira (23), os franceses enfrentam um clima de tensão em várias partes do país.
saiba mais

    Parlamento francês aprova o casamento homossexual

No início da noite, manifestações organizadas por partidários e opositores da lei tomaram as ruas de toda a França. Nas proximidade da prefeitura de Paris, personalidades políticas da esquerda marcharam ao som de 'obrigado, obrigado, obrigado' de manifestantes em êxtase.

Do outro lado, a determinação em lutar contra a lei continua. 'Se alguns pensam que acabou, vamos mostrar que não acabou', lançou a líder de um dos principais movimentos contra o casamento gay, Frigide Barjot, à frente de uma multidão no centro de Paris. Após um minuto de silêncio, os manifestantes retomaram seus slogans, como 'Hollande, o inimigo da família'.

Em Lyon, quinze manifestantes opostos ao casamento homossexual foram detidos após incidentes com a polícia.

O presidente François Hollande deve ainda promulgar o texto que permitirá a realização das primeiras uniões ainda neste verão. O governo espera que a aprovação deste projeto de lei dissipe a crise provocada pelo tema, que foi uma das principais promessas da campanha do presidente.

Mas a oposição de direita, que se alinhou de forma quase unânime contra este projeto, e os detratores do casamento gay, que foram às ruas expressar sua desaprovação, alertaram que não vão parar de protestar. A oposição prometeu apresentar um recurso ante o Conselho Constitucional contra esta lei, que também autoriza a adoção por parte de casais de mesmo sexo.

A tensão que precedeu aos debates parlamentares continuou até o fim. Dois manifestantes tentaram hastear uma bandeira no espaço reservado ao público antes de serem evacuados, enquanto outros opositores protestaram na rua do lado de fora da Assembleia Nacional. Uma manifestação nacional está prevista para 26 de maio.

Brasil vai trazer pessoal do exterior para trabalhar

Governo quer atrair 6 milhões de profissionais, como médicos e engenheiros, para suprir áreas onde sobram vagas. Chances serão apenas para emprego qualificado

Rio -  A escassez de engenheiros, profissionais de saúde e pessoal qualificado para setores como extração de petróleo e químico forçará o governo brasileiro a atrair seis milhões de estrangeiros para trabalhar no país. Essa é a meta, segundo a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), para preencher os postos nos setores onde nas próximas duas décadas surgirão vagas, mas faltará mão de obra.
Em conjunto com especialistas de mercado, a SAE vai desenvolver a política de atração de profissionais do exterior. O primeiro entrave a ser retirado é reduzir a burocracia para emissão de vistos de trabalho para imigrantes. “É uma estratégia de atração de cérebros”, disse o ministro-chefe interino da SAE Marcelo Neri à ‘BBC Brasil’. A estimativa de seis milhões, confirmada pelo DIA, integra estudo que será apresentado à presidenta Dilma Rousseff na primeira semana de junho.
Além de necessidade, Angela Branco explica que profissional estrangeiro tem visão uma multicultural | Foto: Divulgação
Além de necessidade, Angela Branco explica que profissional estrangeiro tem visão uma multicultural | Foto: Divulgação
Para atingir os seis milhões em 20 anos, o Brasil precisará quadruplicar a atual emissão de vistos de trabalho dos atuais 70 mil para 300 mil por ano (ou 1,3% da chamada população economicamente ativa). Segundo a SAE, os estrangeiros são hoje 0,2% da população. A meta é chegar a 3%.
São imigrantes que vão poder ocupar as oportunidades de emprego que seriam de brasileiros em uma medida curiosamente mais econômica, avalia Marcello Bolzan, diretor do Instituto de Desenvolvimento e Estudos de Governo (IDEG). “Esses trabalhadores têm salário até 25% menor que o do brasileiro, dependendo do posto e do setor”, disse.
Angela Branco, sócia do curso Plan Idiomas Direcionados, está na expectativa para que o cenário melhore. “Temos dificuldades em encontrar professores qualificados no país”, conta.
Interesse pelo ‘novo’ Brasil
O estrangeiro está cada vez mais atraído pelo Brasil por ser um país emergente. As oportunidades, por isso, são mais válidas para o profissional do exterior, segundo Marcello Bolzan, diretor do Ideg. Ele ainda afirma que China, Bolívia, Índia e Equador, são os que mais “enviam” profissionais para mercados de outros países.
“Com a desestabilização econômica mundial em 2008, os pólos de atração de mão de obra começaram a declinar e outros novos pólos surgiram, como o Brasil”, explica Bolzan. Ele detalha que como está complicado formar profissional no país, a saída é apostar em quem vem de fora — seja brasileiro formado no exterior ou estrangeiro que quer emprego por aqui.
Esse é o caso do cubano Jesus Domech More, 50 anos, que dá aula na Universidade Estácio de Sá. “Vim para o Brasil em 1998 para Doutorado e vi que tinham oportunidades de emprego”.
Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que vamos resolvê-los. (Isaac Asimov)
Jovem de 17 anos cria dispositivo para auxiliar fisioterapia
Gabriel e Raissa Flores, que ajudou na PAF Gabriel e Raissa Flores, que ajudou na PAF.

Aluno do 3º ano do curso de Mecatrônica da Escola Técnica Rezende-Rammel , em Lins de Vasconcelos, Gabriel Serpa, de 17 anos, soube das dificuldades que uma criança conhecida sua tinha ao se submeter à fisioterapia. A clínica não deixava que os pais da menina a acompanhassem nas sessões. Por isso, criou um dispositivo para permitir que os exercícios pudessem ser feitos em casa.

A Prótese de Auxílio à Fisioterapia (PAF) não tem o objetivo de substituir os fisioterapeutas, mas sim de ajudar os profissionais. A prótese é feita com materiais de baixo custo e é adaptada para cada pessoa:

— Por enquanto, só é voltado para a recuperação dos membros superiores, mas quero criar um aparelho semelhante para as pernas — explica o aluno.

A sua Rádio Acesa está no ár em Volta Redonda na frequência dos 87,5 MHZ

O BAIRRO AÇUDE SE ENCONTRA NA ZONA OESTE DA CIDADE DE VOLTA REDONDA, ONDE A RÁDIO ACESA SE SITUA.

Cobertura da Rádio Acesa: Açude • Belmonte • Conforto • Duzentos e Quarenta e Nove • Eucaliptal • Jardim Belmonte • Jardim Europa • Jardim Padre Josimo Tavares • Jardim Suíça • Jardim Ponte Alta • Minerlândia • Ponte Alta • Rústico • Santa Rita de Cássia • São Cristóvão • São Lucas Santa Inez • Siderlândia

terça-feira, 23 de abril de 2013

História Hoje

Há 397 anos, morria o dramaturgo e poeta inglês William Shakespeare

Considerado o escritor mais importante em língua inglesa e um dos mais célebres da literatura universal, Shakespeare escreveu 38 peças, 154 sonetos e diversos outros poemas. Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do mundo, e são encenadas mais do que as de qualquer outro dramaturgo. Entre suas obras mais conhecidas estão Romeu e Julieta,  Hamlet com a famosa frase To be or not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão) e Macbeth. Morreu em 23 de Abril de 1616, no dia de seu aniversário e sua morte envolve mistério até hoje.
Apresentação Dilson Santa Fé
15 curiosidades sobre São Jorge

EX PERSEGUIDOR DO EVANGELHO!

Dia 23 de abril é dia de São Jorge. No Rio de Janeiro, esta data é celebrada com um feriado estadual através da lei nº 5.198, sancionada pelo governador Sérgio Cabral, em 2008. Este fato acabou despertando a minha curiosidade a respeito desta figura histórica que muitos historiadores ainda questionam que tenha existido. O fato é que São Jorge não está ligado apenas ao cristianismo. Ele é cultuado também em outras crenças e representa exemplo máximo de sincretismo religioso, além de fazer parte da cultura popular brasileira. Desta forma, vamos conhecer um pouco mais sobre ele através de 15 curiosidades sobre São Jorge.

    20 curiosidades históricas incríveis

PIntura de São Jorge segurando uma lança

- O dia de São Jorge é o dia de seu falecimento, 23 de Abril de 303, na Nicomédia. Seus restos mortais estão na Igreja de São Jorge, na Lídia, Israel.

- De acordo com a lenda, São Jorge nasceu no ano 275, na Capadócia, hoje território da Turquia. Ingressou no exército romano e, aos 23 anos, se tornou tribuno militar na Nicomédia. Ao ver que o imperador Diocleciano perseguia e matava os cristãos, passou a defendê-los. Por este motivo, foi torturado e degolado.

- São Jorge é um santo que, de certa forma, une diversas tradições cristãs ligadas ao catolicismo. Ele é um dos santos mais venerados na Igreja Católica Apostólica Romana, na Igreja Ortodoxa e na Igreja Anglicana.

- São Jorge é um dos catorze santos auxiliares do catolicismo. Os outros treze são: Santo Acácio, Santa Bárbara, São Brás, Santa Catarina de Alexandria, São Cristóvão, São Ciríaco, São Dênis, São Erasmo, Santo Eustáquio, Santo Egídio, Santa Margarida de Antioquia, São Pantaleão e São Vito.

- Apesar do conhecimento geral, São Jorge não é o padroeiro da Inglaterra, pois o Papa Leão XII substituiu, em 1893, São Jorge por São Pedro. Entretanto, a bandeira da Inglaterra ainda usa a cruz de São Jorge (a bandeira com a cruz vermelha sobre fundo branco).


- A cruz de São Jorge foi adotada pelo rei Ricardo Coração de Leão, no século XII. Os soldados do rei utilizavam este símbolo em suas túnicas para evitar confusão em batalha.

- O Papa Paulo VI, em 1963, rebaixou São Jorge para santo menor de terceira categoria. Em 2000, o Papa João Paulo II restaurou a relevância do santo, que voltou a aparecer nos missais como santo patrono da Inglaterra.

- Para fugir da perseguição, os praticantes do candomblé associavam um orixá a um santo católico. Desta forma, Ogum, o deus guerreiro, é associado a São Jorge.

- São Jorge é o padroeiro da Catalunha. Uma lenda regional diz que, após matar o dragão, ele deu à princesa uma rosa vermelha. Assim, no dia 23 de abril, especialmente em Barcelona, é comum que o homem dê à sua esposa ou namorada uma rosa vermelha.

- De acordo com tradição que surgiu apenas em meados do século XII, São Jorge matou um dragão. O dragão simboliza a idolatria destruída com as armas da fé cristã. Diz a tradição que as manchas na lua representam o milagroso santo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.

São Jorge matando o dragão

- A representação de São Jorge matando o dragão pode ter origem na mitologia nórdica, pela figura de Sigurd, o caçador de dragões.

- William Shakespeare nasceu e morreu no dia de São Jorge. Nasceu em 23 de abril de 1564 e morreu em 23 de abril de 1616.

- São Jorge é padroeiro do Corinthians. Acredita-se que sua história de devoção e fidelidade ao cristianismo até o fim de sua vida seja a origem do termo “Fiel”, popular entre os torcedores e presente em várias agremiações corintianas.

- No Brasil, São Jorge também é padroeiro dos escoteiros, da cavalaria do exército. As tatuagens associadas a este santo estão entre as mais populares no país. No Rio de Janeiro, a data da morte do santo se tornou feriado devido à grande quantidade de devotos.

- Na música nacional, São Jorge já foi homenageado em canções por Jorge Ben, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Fernanda Abreu, Racionais MC’s, Zeca Pagodinho e pela banda Angra. Na música internacional, a banda Iron Maiden fala do santo na música “Flash of Blade”, no álbum Powerslave.

MC Federado e os Leleks lançam música que já tem dono

O grupo MC Federado e os Leleks está usando a música ‘Piripaque do Chaves’, de MC Tabajara, como se o sucesso fosse deles. Pelo menos é essa a acusação feita pelo empresário do MC, André Hazz.
“É inaceitável o que as pessoas fazem para manter o sucesso, quero ver inovar com um trabalho bem feito e digno”, disse o empresário, ressaltando que MC Federado e os Leleks se apresentaram no ‘Domingo Legal’, no último domingo, e cantaram a música, anunciando-a como um novo sucesso e sem citar Tabajara.
A coluna procurou a assessoria de MC Federado e os Leleks, mas até o fechamento desta edição não havia conseguido contato para ouvir a versão de um representante dos funkeiros.
Pedágio sobe 253% na Via Dutra em 17 anos
Praça de pedágio de Seropédica: a Via Dutra tem sete postos de cobrança até São Paulo Praça de pedágio de Seropédica: a Via Dutra tem sete postos de cobrança até São Paulo.

O contrato de concessão da Via Dutra é desrespeitado a cada engarrafamento que se forma na estrada. Assinado em 1996 entre o governo e a CCR, o documento previa como obrigação da empresa garantir a fluidez do tráfego na via. Não é o que acontece. Na trajetória contrária aos transtornos para os 79 mil motoristas que cruzam a rodovia todos os dias na Baixada, a CCR fatura alto. Em 17 anos, o pedágio aumentou 253% — ao passo que a inflação acumulada foi de 188,29%.

— O engarrafamento é pela não-conclusão das pistas marginais. O contrato de concessão da CCR NovaDutra, na página 11, letra F, determina que não pode haver pontos de retenção. Se houver engarrafamento, a concessionária é obrigada a fazer obra e, depois, equacionar as contas — critica o prefeito de São João de Meriti, Sandro Matos.

O governo federal já decidiu que este ressarcimento das concessionárias será feito por indenização, com recursos do Tesouro. A CCR diz, agora, esperar o aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres para começar as obras. E a lista dos prefeitos é grande.

— Tivemos uma reunião com a CCR e reivindicamos a construção de uma agulha para sair da pista do meio. Quem erra o caminho tem que ir até o fim para retornar — reclama Dennis Dauttmam, de Belford Roxo.

Matos cobra também a duplicação de viadutos de acesso às cidades, considerada vital por ele para desafogar o trânsito:

— Hoje, eles são de passagem única. São viadutos de 50 anos. Como os municípios cresceram muito, a quantidade de carros engarrafa nos horários de pico.

‘Uma dívida social’

Max Lemos, prefeito de Queimados, lembra-se da falta de passarelas:

— Faltam as obras das marginais e a iluminação. A NovaDutra tem uma dívida social muito grande com Queimados e com as cidades da Baixada.

Postos de saúde do município estão fechados em véspera de feriado

O aposentado Francisco Rocha é surpreendido com informação de posto fechado O aposentado Francisco Rocha é surpreendido com informação de posto fechado.
Em plena campanha nacional de vacinação contra a gripe, que ocorre entre os dias 15 e 26 de abril, as clínicas da família e os centros municipais de saúde estão com as portas fechadas nesta segunda-feira. Pela manhã, quem tentou atendimento no Centro Municipal de Saúde Dom Hélder Câmara, em Botafogo, foi surpreendido com o aviso pregado na porta. Devido ao feriado do Dia de São Jorge foi decretado ponto facultativo pela prefeitura.

A notícia desagradou dezenas de idosos que foram até o posto de saúde. Um deles foi o aposentado Francisco Souza Rocha, de 64. Depois de ler o aviso, ele não acreditou no que estava escrito e ainda tentou abrir a porta do estabelecimento. Segundo o aposentado, além da vacina da gripe, estava marcado no prontuário dele uma vacinação contra hepatite.

— Sou morador do Caju e vim até aqui (em Botafogo) só para tomar as vacinas. Isso é um absurdo o feriado não é hoje — disse Francisco enquanto exibia o prontuário.

De bengala o artista plástico Roberto Bastos, de 82, aproveitou a sua ida até a fisioterapia para tentar se vacinar. Ele conta que fez um esforço indo de ônibus até o local:

— Essa é uma cidade de cabeça para baixo. A campanha da vacina contra gripe já dura pouco e vamos ficar sem dois dias. A prefeitura deveria ter pensado melhor nos idosos antes de dar esse ponto facultativo — reclamou.

A psicóloga Maria Angélica Pontes, de 61, aproveitou o seu horário de almoço para ir até o posto em Botafogo. Sem opção, ela conta que voltará ao local em outro dia.

— Foi uma péssima notícia. Quase não tenho tempo e fecharam o posto em um ponto facultativo — lamentou.

Além dos idosos, outras pessoas buscavam pelo atendimento. Moradora do Leme, a recepcionista Bianca Matos, de 25, levou a filha de 05 meses para tomar a vacina tríplice viral.

— Minha filha estava doente e não teve como tomar a vacina antes. Vou precisar voltar aqui outro dia. Essa situação é revoltante porque estamos em uma véspera de feriado — disse.

A web designer Luciana Gregory, de 35, tirou o dia de folga no trabalho para tentar fazer o cadastro do pai, de 76, na unidade.

— Fiz todo um planejamento para o dia de hoje e não adiantou nada. O meu pai veio morar comigo em Botafogo e vai precisar de atendimento médico e eu vou precisar me organizar em um outro dia de folga para ajudá-lo — contou.

Por meio da sua assessoria de imprensa, a Secretaria municipal de Saúde confirmou que os postos e centros de atenção básica não funcionam em ponto facultativo. Apenas os hospitais de emergência e unidades 24 horas estão em funcionamento. Ainda de acordo com a prefeitura, a medida foi publicada semana passada em Diário Oficial e divulgada aos veículos da imprensa. Não foi informado se a campanha de vacinação contra gripe será prolongada.

O Ministério da Saúde informou que na quinta e sexta-feira desta semana fará uma avaliação nacional da campanha. Caso a meta não tenha sido atingida, a campanha poderá ser estendida. No entanto, nesse momento, não cabe ao governo federal decidir se a vacinação no município do Rio será prolongada. De acordo com o Ministério da Saúde, essa decisão cabe a prefeitura da cidade.

Segundo o Ministério da Saúde, os grupos que poderão se vacinar na campanha são: idosos a partir de 60 anos, gestantes, mulheres puérperas (até 45 dias após o parto), indígenas, crianças de seis meses até dois anos, trabalhadores de saúde, pessoas privadas de liberdade e portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e em condições clínicas especiais, como diabéticos, transplantados e doentes renais crônicos. Em todo o país, a meta do governo é vacinar 32 milhões de pessoas.
Nós somos o que pensamos. Só não pense que você é um super-herói e não tente voar.

segunda-feira, 22 de abril de 2013

“O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.” Sl 23:1

Que linda declaração do salmista Davi em reconhecimento ao cuidado de
Deus. A comparação do salmista não é sem propósito, ele poderia ter
escolhido qualquer outra função para descrever o cuidado de Deus com
seus filhos, mas escolheu “pastor”.

Bradesco lucra R$2,9 bilhões no 1o tri, dentro do esperado

SÃO PAULO, 22 Abr (Reuters) - O Bradesco encerrou o primeiro trimestre com lucro líquido dentro do esperado pelo mercado em meio a crescimento na carteira de crédito e nas receitas de serviços e à contenção da expansão de despesas na comparação anual.

Leia mais:
Focus aponta inflação maior em 2013, em 5,70%

Mercado mantém 3% de crescimento do país
Eurozona fecha 2012 com déficit de 3,7%
Para FMI, fórmula da A. Latina perde fôlego
O segundo maior banco privado do país teve lucro líquido de 2,919 bilhões de reais entre janeiro e março, crescimento de 4,5 por cento sobre o mesmo período de 2012 e cerca de 1 por cento acima do obtido nos últimos três meses do ano passado.
Em bases recorrentes, o lucro do Bradesco somou 2,943 bilhões de reais no período, avanço anual de 3,4 por cento e trimestral de 1 por cento. A previsão média de dez analistas consultados pela Reuters apontava para ganho recorrente de 2,98 bilhões de reais.
A carteira de crédito da instituição cresceu 11,6 por cento no espaço de 12 meses encerrado em março, para 391,682 bilhões de reais. Enquanto isso, as receitas de prestação de serviços subiram 11,7 por cento, para 4,6 bilhões de reais.
Apesar do crescimento nas operações de crédito, a inadimplência, medida pelo saldo de operações vencidas há mais de 90 dias, ficou em 4 por cento, contra 4,1 por cento um ano antes e nos três últimos meses de 2012.
Já o indicador de 60 dias, uma indicação da inadimplência futura, caiu de 5 por cento no quarto trimestre, para 4,9 por cento nos três meses encerrados em março. Um ano antes o índice havia sido de 5,1 por cento.
O banco manteve sua expectativa de crescimento na carteira de crédito em 2013 após a divulgação das estimativas em fevereiro. A previsão envolve crescimento de 13 a 17 por cento nas operações de empréstimos em 2013.
No trimestre passado, o Bradesco fez provisões para perdas com calotes de 21,359 bilhões de reais, praticamente estável sobre o último quarto de 2012. Na comparação anual, as provisões cresceram menos que a expansão da carteira, avançando 6,2 por cento.
IMÓVEIS VS CARROS
Do total da carteira de crédito, 119,2 bilhões de reais foram destinados à pessoa física, crescimento de 8,7 por cento em 12 meses, impulsionada por saltos de 33 por cento no financiamento imobiliário e de 22 por cento nos empréstimos consignados, considerados mais seguros que a carteira de veículos, que teve queda de 7,6 por cento no período.
Na pessoa jurídica, a carteira cresceu 13 por cento na comparação anual, para 272,45 bilhões de reais. Ajudaram altas de 41,6 por cento no financiamento à exportação, de 21,4 por cento em operações comerciais e de 32 por cento em financiamento imobiliário.
A rentabilidade sobre o patrimônio do Bradesco, índice usado para medir como os bancos remuneram o capital dos acionistas, ficou em 19,5 por cento, ante 19,2 por cento no quarto trimestre e 21,4 por cento na comparação anual.
A margem financeira de crédito bruta terminou o trimestre passado em 7,414 bilhões de reais, alta de 3,2 por cento ano a ano, mas queda de 1,5 por cento sobre o quarto trimestre de 2012.
O Bradesco encerrou março com ativos totais de 894,467 bilhões de reais, crescimento de 13,3 por cento sobre um ano antes.
Há 513 anos, era descoberto o Brasil
No dia 22 de abril de 1500, as caravelas lideradas por Pedro Álvares Cabral chegaram ao país. Conta a História, que os portugueses descobriram o Brasil querendo, na verdade, ir às Índias. A maior esquadra já enviada por Portugal era formada por 13 embarcações e mais de mil homens, que viajaram 44 dias até aqui chegarem.
O Viva Maria agradece aos povos indígenas da terra que, com sabedoria, sabem guardar e proteger esse planeta cada vez mais ameaçado pela devastação. A doutora Lívia Martins fala sobre esse tempo de plantar sementes.
O Balanço parcial mostra que três milhões e meio de idosos já tomaram a vacina e o número representa 16% deste público alvo. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 32 milhões de pessoas
Cartão pré-pago não compensa, diz estudo
Maioria dos que existem no mercado cobram taxa de adesão, taxa de recarga e taxa para saque
Em compensação, “dinheiro de plástico” é mais seguro e melhora o controle dos gastos.

Eles ainda não são muito comuns no Brasil, mas estão ganhando espaço. Os cartões pré-pagos vêm sendo oferecidos pelos bancos, principalmente, para quem quer controlar os gastos dos filhos. Um estudo da Proteste (associação de consumidores) alerta, no entanto, que eles não são vantajosos.

Os cartões funcionam mais ou menos como os dos celulares pré-pagos. O problema é que a maioria dos que existem no mercado cobram taxa de adesão, taxa de recarga e taxa para saque.

“Eles foram criados para as pessoas que não conseguem abrir uma conta corrente e para o uso da mesada”, explica Renata Pedro, técnica da Proteste. “Mas vale muito mais a pena para um pai ou uma mãe pedir um cartão extra ao gerente do banco, com saques limitados”, recomenda.

domingo, 21 de abril de 2013

Polícia afirma que celulares piratas duram pouco e podem até intoxicar usuários

POR Vania Cunha
Rio -  Aquele celular dos sonhos, lindo, moderno e cheio de recursos tecnológicos, pode virar um pesadelo se a origem for duvidosa. Investigações da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIm) comprovam que os aparelhos pirateados, vendidos a preço de banana no mercado negro, pesam no bolso e até na saúde do consumidor. Depois de analisar diversos equipamentos apreendidos, peritos da delegacia ensinam como reconhecer um celular falsificado, além de apontar os riscos do uso deste produto.
Os agentes intensificaram a fiscalização sobre as vendas de produtos falsos em lojas e ambulantes. Somente este ano, foram recolhidos no mercado da Uruguaiana, no Centro, 1.495 celulares, um dos produtos campeões no ranking da pirataria. Nas operações, 18 pessoas foram presas.
Só este ano, foram recolhidos no mercado da Uruguaiana 1.495 celulares | Foto: Divulgação
Só este ano, foram recolhidos no mercado da Uruguaiana 1.495 celulares | Foto: Divulgação
“É fundamental que o consumidor entenda que os equipamentos pirateados são uma fraude, eles duram muito menos que os originais. As peças não têm qualidade e quando apresentam defeito, não existe assistência técnica. Isso sem contar o perigo de contaminação em relação a alguns produtos que não passam por inspeção”, explica o delegado Ricardo Codeceira.
O auxiliar de enfermagem Márcio de Souza Reis, de 27 anos, vibrou quando conseguiu comprar um celular tipo iPhone, que estava ‘namorando’ nas vitrines de lojas há meses, mas por preço 30% menor. “Ele começou a falhar. Passava o dedo e a tela não mudava. Fiz um vídeo dos primeiros passos da minha filha, crente que estava abafando, mas a imagem ficou péssima e mal dava pra ver. Me arrependi muito”, contou ele, que está juntando dinheiro para trocar o aparelho por um original.
A perita Samila Lustosa ressalta que a alegria de um celular pirateado pode durar muito pouco: os exames comprovaram que as baterias têm vida útil de apenas três meses e que os aparelhos começam a dar defeitos com, em média, seis meses de uso. “Esses produtos não passaram por testes de qualidade e durabilidade. A pessoa vai comprar mais barato, mas vai perder logo porque a maioria dos recursos não funciona direito”.
PREÇO BAIXO
Desconfie se o preço estiver muito abaixo do valor de mercado.
TEM EMBALAGEM?
Verifique se o produto vem com a caixa, se há manual de instruções, garantia e nota fiscal.
ACESSÓRIOS
Todo aparelho original vem com carregador e bateria de fábrica.
CERTIFICAÇÃO
Cheque se há selos de órgãos reguladores, como Inmetro e Anatel.
MODELOS ESTRANHOS
No mercado da pirataria é comum vender produtos que nem foram lançados.
SEM DIREITOS
A compra de artigo ilegal implica na perda de direitos do consumidor, como troca e garantia.
SAÚDE
A maioria das baterias que explodem é de celulares piratas. Elas também podem conter produtos químicos nocivos.
Com pênalti infantil de Tenório, Vasco perde para o Madureira
Torcedor protesta após nova derrota do Vasco. Time perde para o Madureira do Estadual no estádio Conselheiro Galvão Torcedor protesta após nova derrota do Vasco. Time perde para o Madureira do Estadual no estádio Conselheiro Galvão.

Na despedida do Campeonato Carioca, o Vasco perdeu para por 1 a 0 para o Madureira. No lance do pênalti, que resultou no gol do Madureira, o atacante Tenório deu um chute na cabeça de Derlei, que cobrou e fez o gol da vitória. Como ambas equipes já estavam eliminadas, nada mudou na tabela da competição em termos de classificação. O Tricolor chegou ao quarto lugar, com oito pontos e o Cruz-Maltino caiu para a sexta colocação, com sete pontos conquistados.

Movimentação intensa

Nos primeiros cinco minutos da partida, o Madureira chegou duas vezes a área vascaína, mas sem levar muito perigo ao gol vascaíno. Logo depois, aos sete, o Vasco acordou. Após passe de Fillipe Soutto, Fellipe Bastos dominou na intermediária e disparou uma bomba, mas a bola pegou o efeito contrário ao gol e foi para fora.

Os times não conseguiam chegar na área do adversário e trocaram muitos passes na defesa. O Vasco tentava chegar ao gol na bola parada. Aos 19 minutos, Tenório ganhou no alto e cabeciou para fora. Cinco minutos depois, de novo ele. Tenório foi lançado e tentou encobrir o goleiro Márcio, que se esticou todo e conseguiu desviar a bola para fora. Seria um belo gol.

De novo a bola parada e de novo Tenório. Aos 30, após cobrança de escanteio, o equatoriano subiu mais que a zaga do Madureira e conseguiu cabeciar a bola, que saiu por cima do gol adversário. Aos 40, o Madureira teve sua melhor chance. Em jogada individual, o volante Ramon passou por Pedro Ken e arriscou de fora da área. Michel Alves saltou e fez bela defesa, jogando a bola para escanteio. No último minuto do primeiro tempo, o Vasco voltou a levar perigo ao gol adversário. Thiaguinho cruzou da esquerda e Tenório deixou para Fellipe Bastos pegar de primeira, mirando no cantinho. Quase na marca do pênalti, o zagueiro Daniel se jogou e conseguiu desviar o perigo.

Segundo tempo

No segundo tempo, o Madureira voltou tomando a iniciativa da partida. Logo aos quatro minutos, a equipe assitou o Vasco com uma cobrança de falta rasteira. No minuto seguinte, Derlei dominou e bateu de voleio, mas errou o alvo.

O Gigante da Colina voltou mal e não conseguia se achar em campo. Até que aos 16 minutos, Pedro Ken ajeitou, Dakson solta uma bomba, exigindo boa defesa do goleiro Márcio. Um minuto depois, após cobrança de escanteio, Tenorio subiu e cabeceou no travessão do Madureira.

O Vasco errava muito passes no meio de campo e não conseguia criar chances claras de gol. O Tricolor Suburbano passou a gostar do jogo. Aos 31 minutos, Tenório fez um pênalti totalmente desastrado em Derlei. O atacante vascaíno chutou a nuca do atacante adversário. Na cobrança, o próprio Derlei bateu e botou a bola no ângulo esquerdo de Michel Alves, sem chances para o goleiro.

Após sofrer o gol, o Vasco foi para o tudo ou nada. Porém, a equipe seguiu errando muitos passes no meio de campo. Tenório, que apesar do pênalti foi um dos melhores jogadores do Vasco no jogo, tentou ganhar na força em algumas jogadas mas errou os arremates. Após uma de seus piores campanhas da história do estadual, o Vasco se despediu do Cariocão 2013 perdendo.

FICHA TÉCNICA

MADUREIRA 1 X 0 VASCO

Local: Conselheiro Galvão, Rio de Janeiro (RJ)

Data-Hora: 20/4/2013 - 15h30 (de Brasília)

Árbitro: Leandro Newley Ferreira Belota (RJ)

Auxiliares: Wendel da Paiva Gouvêa (RJ) e Claudio Batista Ribeiro (RJ)

Público/Renda:

Cartões amarelos: Renato Silva e Tenório (VAS)

Cartão vermelho:

Gols: Derlei (MAD) 32'/2ºT

MADUREIRA: Márcio; Elder Granja, Daniel, Leozão e Gabriel; Gilson, Ramon, Rodrigo (Stéfano - 20'/2ºT) e Caio; Jean e Derlei. Técnico: Alexandre Gama.

VASCO: Michel Alves; Elsinho, Luan, Renato Silva e Yotún; Fellipe Bastos, Fillipe Soutto, Pedro Ken (Marlone - 20'/2ºT) e Dakson (Wendel - 20'/2ºT); Thiaguinho e Tenório. Técnico: Paulo Autuori.
Flamengo vence e espera derrota do Flu e tapetão para se classificar

Despedidas sempre vêm carregadas de melancolia. Momentos tristes, que deixam um vazio, saudade. Também de lembranças do que ficou pelo caminho. O Estadual pode ter acabado ontem para o Flamengo, e, se assim foi, sem deixar saudade, mesmo com a vitória por 3 a 1 sobre o Macaé, de virada, no Moacyrzão. Resta agora torcer pelo improvável hoje, com a vitória do Bangu sobre o Fluminense, e quinta-feira, com a anulação do empate rubro-negro contra o Duque de Caxias.

Um time rubro-negro todo desfigurado, só com Hernane da considerada base titular. Garotos com muita vontade e afobação entraram para aproveitarem uma chance rara.

A alegria de quem ganhou a oportunidade não durou muito. Em apenas sete minutos, virou preocupação de não macular mais ainda a imagem o grupo atual deixou.

A cabeçada de Marco Goiano foi mansa para a rede. Era esperado que os meninos da Gávea, com pouca bagagem no profissional, sentissem. Mas eles surpreenderam, foram para o ataque, como moleques, sem responsabilidade, soltos. Rodolfo foi o mais desinibido. O gol não saiu na primeira etapa, mas a 'desconhecida' equipe rubro-negra já encurralava tanto que o Macaé nem contra-ataques conseguia encaixar mais.

Logo no primeiro minuto do segundo tempo, a bola parou limpa no pé do goleador, após confusão na área. Hernane não desperdiçou a chance de aumentar a vantagem na artilharia do Carioca o motivo de ele ter atuado. Não demorou para a virada sair. Os garotos se empolgaram e Nixon aproveitou o rebote do chute de Adryan para bater bonito no alto. E logo depois Hernane marcou o 12 gol dele no Carioca, outra vez num lance típico de centroavante, com mais raça do que técnica.

E se foi essa a despedida, o Flamengo pelo menos engatou a terceira vitória seguida, mesmo com a inexplicável poupada que Jorginho deu aos titulares. Se for para dar um até logo agora, vai nessa Flamengo, e vê se volta mais forte no Brasileiro. Mas se por um acaso cair do céu uma chance, faça como os garotos, aproveite!

FICHA TÉCNICA

MACAÉ 1 x 3 FLAMENGO

Data-Hora: 20/04/2013 - 18h30 (de Brasília)

Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)

Auxiliares: Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Marcos Sivolella do Nascimento (RJ)

Público/Renda:

Cartões amarelos: Adryan e Rodolfo (FLA), Edson e Diego Macedo (MAC)

Cartão vermelho: -

Gols: Marco Goiâno 7'/1ºT (MAC), Hernane 1'/2ºT e 16'/2ºT e Nixon 14'/2ºT (FLA)

MACAÉ: Luis Henrique; Edson, Diego, Vagner Eugênio, Rodrigo Fernandes; Gedeil (Dudu - 8'/2ºT), Felipe Alves, Norton, Marco Goiano, Ricardinho e Jones. Técnico: Toninho Andrade.

FLAMENGO: Paulo Victor; Digão, Frauches, Wallace e João Paulo; Luiz Antonio, Cleber Santana e Rodolfo; Nixon (Higor Sartori - 33'/2ºT), Adryan e Hernane. Técnico: Jorginho.
Vírus altera boletos e desvia pagamentos para terceiros
Vírus altera o número do banco e da conta-corrente de destino do pagamento Vírus altera o número do banco e da conta-corrente de destino do pagamento.

Um novo vírus que circula na internet há pelo menos três semanas pode dar uma grande dor de cabeça para os correntistas (aprenda a se proteger). A praga virtual, que faz parte de uma família de vírus chamada Banker, danifica os códigos de barras dos boletos bancários e altera os números do banco e da conta-corrente que vai receber o pagamento. Assim, na hora de pagar, a vítima do golpe é obrigada a digitar números que vão enviar o dinheiro para outro destino.

A notícia foi divulgada nesta semana pelo site Linha Defensiva, que conta com uma equipe de colaboradores voluntários, empenhados em desvendar ameaças à segurança da informação.

— O computador da pessoa é infectado, não o sistema do banco. Geralmente, os vírus brasileiros entram por sites infectados ou e-mails falsos, que criminosos enviam para fazer a pessoa clicar num link — explica o jornalista e fundador do Linha Defensiva, Altieres Rohr.

O vírus adultera boletos de qualquer banco e faz vítimas entre os que usam internet banking para pagamento de contas ou aqueles que imprimem as faturas para quitá-las em caixas eletrônicos ou nas agências, já que o boleto impresso é o falsificado.

A fraude pode passar despercebida, porque o vírus não modifica a data de vencimento nem o valor do boleto. Mas há como identificar se o computador está infectado, segundo o programador da Clavis Segurança da Informação Fernando Fonseca:

— O vírus costuma desativar as configurações do internet banking, que deixa de funcionar.

Obras do Hospital Regional estão paralisadas

Quem passar hoje pelo Hospital Regional pode achar estranho, a falta de operários trabalhando no local. Segundo o presidente da Comissão de Fiscalização das obras, Sebastião Faria de Souza, as atividades realmente estão temporariamente paralisadas, há cerca de 20 dias.

Segundo ele, o trabalho foi interrompido em razão de um encaminhamento ao Governo do Estado. Depois de uma reunião entre a prefeitura e a Secretaria de saúde do estado foi acertado um encaminhamento das planilhas de aditivo ao contrato da obra para serem analisadas pela Emop (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio).

- A Emop está na reta final de análise e a nossa expectativa é que seja concluída até o final de abril e assim seja formalizado o aditivo ao contrato e as obras possam ser reiniciadas já no início de maio, para que seja concluída em setembro. Devido a essa mudança, houve um pequeno atraso, já que a conclusão era para final de fevereiro - informou.

O motivo do aditivo complementar junto ao governo do estado, segundo Faria, é porque normalmente qualquer obra de grande porte e complexidade - como o Hospital Regional - leva ajustes no projeto, alterando com isso o preço inicial do contrato. E o aditivo foi por razão desses ajustes detectados durante o andamento da obra como, por exemplo, a parte de ar condicionado central, gases medicinais e sistema de proteção contra incêndio.

Faria ainda explicou que, como estas alterações necessárias devem estar previstas no contrato, as obras precisaram ser paralisadas temporariamente até que o problema seja resolvido.

- Devido a essas alterações o ritmo da obra foi ficando mais lento no último trimestre do ano passado e agora está interrompida por completo até a análise final. Mas há uma boa notícia, segundo a própria Emop, o metro quadrado de qualquer obra hospitalar custa entre R$4 mil e R$4,5 mil. A nossa medida, depois de editada, terá o valor de R$2,5 mil. Uma grande vantagem - argumentou.

Também em razão das alterações de projeto, o valor estimado da obra passou com o aditivo, de R$50 milhões para R$ 62,5 milhões de obra civil - com R$12,5 milhões de acréscimo e R$38 milhões em equipamentos. O coordenador da obra explicou que se fosse realizar esta obra hoje, o custo chegaria a, no mínimo, R$100 milhões.

- Depois de reativada, teremos cerca de 350 operários trabalhando nas obras. Nossa expectativa é de conclusão em setembro - definiu.

Uma obra para beneficiar toda a região

Segundo Sebastião Faria, o empreendimento, trará ainda a primeira faculdade de medicina pública para a região, a partir de uma parceria com a Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro). E benefícios nesta área para os 12 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraíba (Cismepa) - Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença, Volta Redonda.

Sebastião Faria afirmou que a construção, que teve início em de maio de 2011, já está com cerca de 75% concluída. O que ainda falta é de obra civil como um todo. A previsão é de mais, pelo menos, cinco meses de obras.

O projeto foi elaborado com base em um estudo elaborado pelo Cismepa sobre as carências da região. Apesar das alterações durante as obras, a parte estrutural não foi alterada. O empreendimento, que pretende atender aos 12 municípios com mais qualidade, está localizado no Bairro Roma I, próximo à confluência das rodovias Lúcio Meira (BR-393) e Presidente Dutra (BR-116), consideradas as duas principais vias da região.

- A nossa região receberá um hospital cirúrgico de alta complexidade e com atendimento referenciado. Mas os pacientes só serão encaminhados depois de atendimento prévio. Serão 229 leitos, sendo 132 para internação e 97 para UTI. E vai oferecer serviços de ressonância magnética e tomografia computadorizada, além de atendimento a casos de cirurgias de média e alta complexidade - concluiu.

O hospital também está dentro dos padrões ecológicos exigidos pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) com, por exemplo, todo esgoto tratado e energia solar para chuveiros e iluminação externa.
Acidentes com motociclistas: quatro mortes por semana
   
Volta Redonda

As 192 mortes registradas em acidentes com motos, no ano passado, revelam uma média de quatro vítimas fatais por semana em Volta Redonda. Além disso, o número vinha apresentando crescimento, já que é maior do que o dos anos anteriores. Mas nos primeiros três meses de 2013, a estatística parece ser melhor: foram registrados quatro acidentes com morte no total.

O número de acidentes envolvendo motocicletas pode não continuar seguindo a média de 2012, mas parece cada vez mais visível no trânsito da cidade. Nas últimas semanas, inclusive, algumas ocorrências reacenderam a discussão sobre condutas perigosas em manobras e ultrapassagens no trânsito.

Entre os registros mais recentes, está o caso do motociclista Jonatan Almeida Pedroso. Ele morreu depois de ser atropelado por uma carreta na Via Sérgio Braga, na altura do bairro Conforto. De acordo com as informações, ele teria ultrapassado um ônibus, quando foi atingido pela carreta. Mesmo sem sinais de imprudência, este foi mais um acidente que mostrou a vulnerabilidade do veículo.

Por isso, a questão da responsabilidade no trânsito e os métodos de direção defensiva procuram ser bastante trabalhadas. Para reduzir os graves números que relacionam as motos aos acidentes, a Guarda Municipal (GM) de Volta Redonda lançou no início do ano o projeto "Guiando pela Vida".

A iniciativa durou de 21 de janeiro a 22 de fevereiro, realizando fiscalizações três vezes por semana, nos locais mais movimentados da cidade. Durante as abordagens era falado sobre os cuidados no trânsito e direção defensiva, e ainda era verificado o uso adequado dos equipamentos de segurança obrigatórios - como capacetes, joelheiras e outros.

De acordo com a assessora de comunicação da GM, Vera Cuiabano, o projeto apresentou resultados satisfatórios, visto que os acidentes sem vítimas, nos primeiros três meses, apresentaram uma redução de até 55% em comparação ao mesmo período passado - foram 43 em 2012 e 16 em 2013.

- A campanha apresentou resultados positivos. Diminuiu muito o número de acidentes sem vítimas, em relação ao registro do primeiro trimestre do ano passado envolvendo motonetas, motocicletas tradicionais e de carga que são utilizadas por motoboys - enfatizou.

Durante a campanha, os maiores problemas registrado entre os motociclistas abordados, segundo a assessora, era a falta dos documentos necessários no caso de alguns condutores.

- Em razão do grande número de veículos aprendidos pela Guarda por falta de habilitação ou documentação vencida, chegamos à conclusão de que as pessoas estão optando por comprarem uma moto antes de estarem em dia com os órgãos responsáveis - informou.

Outra iniciativa de grande impacto na redução de acidentes de trânsito, que também já pode estar sendo responsável pelos novos números, é o curso obrigatório de 30h. O projeto é destinado aos motociclistas que utilizam os veículos como ferramenta de trabalho e já virou lei.

Dentro das novas determinações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) os motoboys ainda devem conduzir as motocicletas com equipamento adequado

- capacetes, cotoveleiras, joelheiras, faixa refletiva nas roupas e antena corta linhas.

Imprudência e imperícia

De acordo com o coordenador da Defesa Civil e do Ciosp (Centro Integrado de Operações e Segurança Pública) de Volta Redonda, major Rodrigo Ibiapina, a quantidade de acidentes envolvendo motociclistas pode ser creditada à imprudência e imperícia de alguns condutores. Mas também pela falta de atenção dos motoristas de outros veículos maiores.

- Há uma grande quantidade de motos circulando pela cidade que realizam ultrapassagens perigosas, ações irregulares e manobras sem sinalização, por isso o número de acidentes cresce. E estes motociclistas não veem que colocam em risco a própria segurança e a de outras pessoas, como os pedestres - salientou.

Ibiapina reforçou que outro ponto deve ser observado: a falta de experiência de alguns condutores de motos.

- Nos últimos anos, os condutores estão sendo preparados somente para obterem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e quando saem às ruas, não estão preparados para lidarem com situações que o trânsito oferece diariamente. Afinal, para motos, qualquer imprudência ou descuido pode ser fatal - reforçou.

Impunidade em acidentes

A reincidência em acidentes de trânsitos é outro fator que pede urgentemente que novas regras e punições sejam criadas. De acordo com a advogada criminalista Simone Gouveia, muitos acidentes não são julgados da maneira correta, visto que o número de reincidências vem apresentando crescimento nos últimos três anos.

De acordo com ela, se um menor de idade ou uma pessoa sem a CNH se envolver em um acidente, que leve a morte de alguém, ela será julgada somente por homicídio culposo - sem a intenção de matar - o que pode voltar a acontecer.

- Na realidade a maioria destes acidentes poderiam ser indícios de dolo, ou intenção de matar, visto que o menor de idade no trânsito e a falta de documentos de habilitação são irresponsabilidades muitas vezes fatais - pontuou.

Números de acidentes com vítimas fatais:

2010: 136

2011: 176

2012: 192

2013 (primeiro trimestre): 4

Os dados são do 28° Batalhão da Polícia Militar (BPM) sobre a cidade de Volta Redonda