Rádio Acesa FM VR: 2018-11-18

sábado, 24 de novembro de 2018

Homem esfaqueia companheira nas costas no bairro Vila Delgado em Barra Mansa, RJ

A polícia militar foi acionada para verificar o caso de uma mulher que sofreu uma tentativa de homicídio no final da tarde deste sábado (24) no bairro Vila Delgado, em Barra Mansa, RJ. O agressor, o companheiro da mulher, ainda sem o nome divulgado, fugiu do local.

A vitima foi socorrida por uma equipe do Samu e conduzida à Santa Casa de Barra Mansa. O estado de saúde dela é estável.

Ao levantar informações do crime, populares não souberam informar aos policiais sobre o casal - dizendo apenas que eles não eram moradores no bairro, mas moravam juntos.

O caso segue na Delegacia de Polícia Civil de Barra Mansa (90ª DP), onde foi registrado a ocorrência e segue as investigações do caso, com levantamento do suspeito do crime.

Condutor fica ferido após carro cair de ponte em Resende, RJ

Um homem ficou ferido na madrugada deste sábado (24) em Resende, RJ, depois que o carro em que ele estava caiu de uma ponte na altura do Acesso Oeste.

A vítima de 36 anos, não teve a identidade divulgada. Ele foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital de Emergência. A unidade médica não informou o estado de saúde de o motorista.

PM prende homem com cocaína no bairro Vila Nova em Barra Mansa, RJ

Um jovem foi preso na noite de sexta-feira (23) com entorpecente no bairro Vila Nova, em Barra Mansa, RJ. De acordo com a polícia, os cabos Leonan e Lúcio foram verificar uma denúncia de tráfico de drogas no local e flagrou o suspeito.

Na ação foram apreendidos 28 pinos de cocaína um celular e R$ 70,00 Reais em espécie. O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Barra Mansa (90 DP).

Homem é atropelado na madrugada de sábado (24) no centro de Volta Redonda, RJ

Um homem, aparentando ter 50 anos, foi atropelado no inicio da madrugada deste sábado (24) na Avenida Getúlio Vargas - trecho urbano que compreende a BR-393 -, no bairro São João, em Volta Redonda, RJ.

De acordo com testemunhas, a vitima estava sobre o muro do pátio da rede ferroviária e, de repente pulou e atravessou a via na frente de um carro, VW Saveiro cor branca, sendo atropelado. Com o impacto da batida o para-brisas do veiculo quebrou.

O condutor do veículo prestou toda atenção e acionou o Samu que socorreu a vitima e levou para o Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo.


Fotos: Eder Leal

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Sábado, 24 de Novembro de 2018 - Estação: Primavera

Climatempo
Sábado, 24 de Novembro


Volta Redonda - RJ

SábSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.19ºC32ºC6mm80%







Batida envolvendo carro e ônibus no centro de Volta Redonda, RJ

Um acidente envolvendo um carro de passeio e ônibus da Viação Elite foi registrado na tarde desta sexta-feira (23) no bairro São Geraldo - centro de Volta Redonda -, cidade no Sul Fluminense. O VW Gol foi atingido pelo o ônibus na lateral, o coletivo seguia na Avenida Getúlio Vargas sentido Cerâmica União, no complexo Califórnia, em Barra do Piraí.

Devido ao acidente, a faixa da esquerda, sentido Jardim Amália, ficou interditada e o trânsito seguia pela a faixa da direita. Não houve vitimas. Chovia na hora do acidente.

O TEMPO E A TEMPERATURA: Sudeste com céu nublado e encoberto, neste sábado (24)

O céu deste sábado (24) fica nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas em São Paulo e Rio de Janeiro. O clima nublado com pancadas de chuva e trovoadas atingem o Triângulo Mineiro, oeste, centro e sul de Minas Gerais. Nuvens com chuva isolada permeiam o leste deste mesmo estado. Nas demais áreas da região Sudeste, o tempo fica parcialmente nublado. A temperatura permanece estável com 36 graus na máxima e 11 graus de mínima.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Suspeito de Angra dos Reis é preso por tráfico de drogas em Barra Mansa, RJ

Um jovem de 23 anos foi preso no início da noite de sexta-feira (23) por suspeita de tráfico de drogas no bairro Nova Esperança, em Barra Mansa, cidade no Sul Fluminense. De acordo com a PM, ele foi preso com uma sacola que continha entorpecentes, na travessa Manoel Bernardo da Silva, após denúncia.

O suspeito estava em companhia de outro dois homens que fugiram com a chegada da polícia, buscas foram feitas na localidade, porém, não foi possível a localização deles.

Ao todo foram apreendidos 52 pinos de cocaína. O material e o detido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Barra Mansa (90ª DP).

Vasco vence São Paulo e afasta fantasma do rebaixamento

Andrey abriu o placar para a vitória do Vasco
Se você acha que só a briga pelo título é emocionante no Brasileirão, está muito enganado. Quatro jogos fecharam a 36ª rodada nesta quinta e provaram que a luta contra o rebaixamento está de tirar o fôlego.

Em São Januário, o Vasco deu um passo importante para afastar o fantasma da série B, após derrotar o São Paulo por dois a zero. Andrey abriu o placar aos 17 minutos da primeira etapa. No fim da partida, Yago Pikachu ampliou para os donos da casa. Final, Vasco dois, São Paulo zero. Os três pontos conquistados deixaram o Gigante da Colina na 14ª posição, enquanto o São Paulo permanece em quinto.

Quem também venceu foi o Ceará, que bateu o já rebaixado, Paraná, por um a zero. No fim da partida, muita polêmica. Jogadores do time paranaense pediram pênalti depois de um suposto toque de mão dentro da área do Vozão. A arbitragem não marcou nada. O Ceará está na 15ª posição, cinco pontos fora da zona da degola.

Em Santa Catarina, a Chapecoense derrotou o Sport por dois a um. O resultado tirou a Chape das quatro últimas posições e colocou o time pernambucano na 16ª posição. Completando a noite de jogos, o Bahia ganhou do Fluminense na Arena Fonte Nova por dois a zero.

Conselho de Ética rejeita arquivamento de processo de investigação contra Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo

Relator dos processos será escolhido na próxima semana
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) rejeitou, por unanimidade, o relatório elaborado pelo deputado Marcos Muller (PHS), em julho do ano passado, que pedia a suspensão do pedido de investigação contra os três parlamentares presos em novembro do ano passado, Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo, todos do MDB.

O documento pedia a suspensão do processo até que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidisse se as casas legislativas poderiam cassar mandatos. Votaram contra o relatório o presidente do conselho, deputado André Lazaroni (MDB), Osório (PSDB), Comte Bittencourt (PPS) e Nivaldo Mulim (PR). A decisão foi tomada nesta sexta-feira (23/10).

Deputado Marcos Muller (PHS) relator que pedia a suspensão do pedido de investigação contra os três parlamentares
O colegiado decidiu também acolher os processos protocolados pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSol) que pede a investigação de todos os deputados presos. O documento solicita que, se constatada prática criminosa, os parlamentares André Corrêa (DEM), Chiquinho da Mangueira (PSC), Coronel Jairo (SD), Luiz Martins (PDT), Marcos Abrahão (Avante), Marcos Vinícius (PTB), Marcelo Simão (PP), Paulo Melo (MDB), Edson Albertassi (MDB) e Jorge Picciani (MDB) sejam punidos com a perda do mandato. Os parlamentares são acusados de recebimento de vantagens indevidas em razão dos cargos que ocupam como deputados estaduais.

O grupo decidiu ainda se reunir na próxima quinta-feira (29), às 12h para escolher um novo relator. "Como vontade da maioria, a representação foi acolhida para a abertura da investigação e o caso vai ser redistribuído a um novo relator", explicou Lazaroni

Cirurgia de Bolsonaro é adiada para 2019

Segundo o boletim médico emitido nesta sexta-feira (23) pelo Hospital Albert Einstein, a cirurgia para retirada da bolsa de colostomia usada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro foi adiada para o ano que vem.

A cirurgia estava prevista para 12 de dezembro. Porém, depois de passar por exames laboratoriais, de imagem e de consultas médicas, foi decidido que Bolsonaro será reavaliado em janeiro para definição do momento ideal para a retirada da bolsa.

De acordo com os médicos, o presidente eleito está bem clinicamente e mantém uma ótima evolução. Porém, os exames de imagem ainda mostram inflamação do peritônio e processo de aderência entre as alças intestinais.

Bolsonaro foi esfaqueado no dia 6 de setembro, durante um ato político, no abdômen, por Adélio Bispo, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Lula, Dilma, Palocci, Mantega e Vaccari se tornam réus na Justiça Federal

A Justiça Federal do Distrito Federal recebeu, nesta sexta-feira (23), uma denúncia do Ministério Público Federal contra os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, pelo crime de organização criminosa. Além deles, passam a ser réus os ex-ministros da Fazenda Antonio Palocci e Guido Mantega, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.

O caso, que é conhecido como Quadrilhão do PT, começou a tramitar no Supremo Tribunal Federal em 2017. Só que foi enviado para a primeira instância depois dos acusados deixarem os cargos e perderem o foro privilegiado.

Segundo a acusação, com base nas provas documentais juntadas aos autos, os réus integravam uma organização criminosa e, por meio de condutas ligadas ao exercício de mandatos, cometeram diversos crimes contra a Administração Pública, além de lavagem de dinheiro relacionadas com o Ministério de Minas e Energia, Petrobras, Construtoras Odebrecht, Andrade Gutierrez, OAS e UTC, e J&F/BNDES.

De acordo com o MPF, de 2002 até maio de 2016, Lula foi uma importante liderança, seja porque foi um dos responsáveis pela constituição da organização e pelo desenho do sistema de arrecadação de propina, seja porque, na qualidade de presidente da República por oito anos, atuou diretamente na nomeação de cargos públicos, com o objetivo de ter apoio político necessário junto ao PP e ao PMDB, para que seus interesses e do seu grupo político fossem acolhidos no âmbito do Congresso Nacional.

O cientista político Eduardo Grinn afirma que, agora, o PT vai  ter ainda mais dificuldades de se afastar das acusações que envolvem problemas de corrupção.

“Para o Lula, em especial, isso cria um cenário ainda muito mais difícil no que se diz respeito a um eventual perdão da sua pena. Do ponto de vista político, vai evidenciando que o PT seguirá tendo muita dificuldade de se afastar ou de associar-se das acusações que envolvem problemas de corrupção e pode ser que tenha impacto, inclusive, na relação que o PT vai ter com os demais partidos no Congresso, mas também pelo desgaste político, já pensando nas eleições municipais de 2020.”

Os políticos foram acusados pelo MPF de praticar uma quantidade grande e indeterminada de delitos, somando R$ 1,4 bilhão em desvio de recursos dos cofres públicos.

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

VR: Cachorro é arremessado de carro em viaduto no Vila Americana

Um cachorro teria sido arremessado na manhã desta sexta-feira (23) do viaduto do Radial Leste, na altura do bairro Vila Americana, em Volta Redonda. A queda do animal foi de uma altura de aproximadamente dez metros. Mesmo com o impacto, o cão sobreviveu e foi socorrido por moradores do bairro.
O animal teria sido jogado de um veículo em movimento que passava pela Radial Leste. O cão foi levado para uma clínica veterinária de Volta Redonda. “A cena acabou com meu dia”, resumiu o professor Marco Castro, que postou nas redes sociais o incidente.

Reportagem: André Aquino

MPT pede multa de R$ 100 milhões para Havan por coação de funcionários

Dono da empresa, Luciano Hang, teria feito campanha para Bolsonaro
O Ministério Público do Trabalho (MPT) em Santa Catarina pediu a cobrança de multas da empresa Havan e de seu dono, Luciano Hang, sob a acusação de coagirem funcionários a votar em Jair Bolsonaro (PSL). As indenizações, somadas, podem chegar a R$ 100 milhões.

A ação civil pública, apresentada à Justiça na segunda-feira (19), afirma que os trabalhadores da loja de departamento "foram individualmente lesados em sua esfera íntima por ato culposo de seu empregador".

Hang, que apoiou a campanha do presidente eleito, sempre negou que tenha forçado empregados a votar em Bolsonaro para presidente.

A Havan, via assessoria de imprensa, informou nesta quinta-feira (22) que não foi notificada do processo movido pelo MPT e que não teria como comentar o assunto.

O caso ainda não foi julgado. A existência da ação foi publicada pelo blog do jornalista Leonardo Sakamoto no UOL, empresa do Grupo Folha.

A Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região pede o pagamento de pelo menos R$ 25 milhões por dano moral coletivo e também de R$ 5.000 para cada empregado da Havan, como reparação por dano moral individual.

Hang afirmou em um vídeo na internet que a rede possui 15 mil funcionários. Se cada um receber os R$ 5.000, o montante será de R$ 75 milhões.

A ação menciona que, em um dos atos de presença obrigatória para os trabalhadores, Hang "fez a defesa de seu candidato, constrangendo os funcionários da empresa a nele votarem, sob ameaças explícitas de fechamento de lojas e dispensa de empregados".

Cita ainda que ele "realizava pesquisas eleitorais frequentes entre seus empregados para saber em quem irão votar, afirmando que a escolha de outro candidato que não o indicado por ele seria prejudicial ao país, à empresa e aos empregos dos colaboradores".

As falas, transmitidas em redes sociais, se espalharam durante a campanha, levando o MPT a pedir uma liminar ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho) contra a empresa para impedir manifestações que "coajam, intimidem, admoestem ou influenciem o voto de seus empregados". A Justiça acatou a solicitação.

Pelo menos 35 denúncias de empregados foram recebidas pela procuradoria. As enquetes sobre o voto para presidente eram feitas via computador, com a senha profissional, e o sistema da loja não era iniciado enquanto a pesquisa não fosse respondida, segundo os relatos.

A equipe também tinha que usar uma camiseta verde e amarela com os dizeres "O Brasil que nós queremos depende de nós", considerada uma referência à eventual vitória de Bolsonaro.

Durante as investigações, de acordo com o MPT, foram ouvidos ex-funcionários "que corroboram as práticas assediadoras do empregador".

Para os procuradores, os réus são confessos, já que a Havan e seu proprietário "em momento algum negam ter realizado pesquisas eleitorais, atos cívicos, vídeos com mensagens políticas aos empregados, uniformes com cores relacionadas a um candidato. Em realidade, sequer poderiam negar, pois todos esses atos foram filmados e publicados na mídia".

Na ação, o MPT diz que houve ameaça à liberdade de orientação política, lembrou que é consagrado o direito do empregado de não ser discriminado por convicções político-partidárias e que a prática da Havan pode ser caracterizada como assédio moral.

À reportagem, em outubro, Hang afirmou: "Jamais coagi, até porque não é democrático você obrigar alguém a votar naquela pessoa que você quer. Você pode dizer em quem você acha que deve votar, mas nunca obrigar".

Comissão aprova projeto que proíbe venda e uso de andadores infantis

Nesta semana, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe a fabricação, a venda e a utilização de andador infantil em todo o Brasil.

De acordo com o autor da proposta, deputado Jorginho Mello, a medida vai contribuir para prevenir acidentes potencialmente letais, como por exemplo, queda de escadas.

“A queda de escada é um negócio fatal. Esquece uma porta, não está trancada... a criança é esperta e não conhece o perigo. Se você desviar o olho de uma criança ela some. É um negócio impressionante.”

Porém esta proibição do uso dos andadores não vai ser para todas as crianças. É o que explica o relator do projeto, deputado Diego Garcia.

“Eu acrescentei uma emenda ao projeto de lei que permitirá o uso dos andadores para os casos de indicação médica, como recurso de tecnologia assistiva ou reabilitação. Crianças com doenças físicas, por exemplo, não serão privadas do uso dos andadores.”

Agora, o projeto de lei vai ter que ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Preso suspeito de matar homem com requintes de crueldade em Valença, RJ

Foi preso o suspeito de matar com requinte de crueldade um homem de 56 anos na madrugada de domingo, dia 18, em Valença, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro. O crime aconteceu em uma pousada na Estrada do Contorno, no bairro Cambota.

De acordo com a polícia, o suspeito, de 29 anos, que tem um mandado de prisão em aberto, usou um pedaço de pau para matar a vitima. Ele se apresentou na Delegacia de Polícia Civil da cidade (91ª DP), onde o caso segue sendo investigado. Os policiais disseram que o procurado se entregou, pois achou que responderia pelo crime em liberdade.

A Polícia Militar (PM) informou na data do crime que o corpo da vítima foi encontrado deitado sobre um colchão apenas com uma camisa ensanguentada e um pedaço de madeira próximo a cabeça e um outro introduzido no ânus.

O crime de latrocínio, roubo seguido de morte, pode ter sido motivado por homofobia, pois a vítima era homossexual.

Na manhã desta sexta-feira (23), o envolvido foi transferido para a Cadeia Pública de Volta Redonda.

Carro roubado em Resende é recuperado pela a PM no bairro Saudade em Barra Mansa, RJ

Em VW Gol 1.000, ano 1994, da cor vermelha, foi recuperado pelos os Cabos Lúcio e Leonan durante patrulhamento no bairro Saudade, em Barra Mansa, cidade no Sul Fluminense. O veículo foi roubado nesta quinta-feira, dia 22, em Resende.

De acordo com os agentes, a proprietária informou que estacionou o veiculo em frente a residência, no centro de Resende, e uns 20 minutos depois ele foi levado.

O caso foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Barra Mansa (90ª DP).


Fotos: Adriano Mattos

Resende: Mais um jovem é assassinado e já são 81 homicídios em 2018

Willian Souza, de 26 anos, foi morto a tiros na noite desta quinta-feira (22) em Resende, RJ. O crime aconteceu no bairro Novo Surubi por volta das 21 horas.

Segundo informações de moradores, foram ouvidos pelo menos três tiros. O corpo foi levado para o IML de Resende e a polícia civil investigará a autoria, as circunstâncias e a motivação do crime.

Dados do ISP (Instituto de Segurança Pública),do Governo do Estado, mostram que 81 homicídios foram registrados no período de 1º de janeiro a 11 de novembro deste anos.

Reportagem: André Aquino

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Sexta-feira, 23 de Novembro de 2018 - Estação: Primavera


Climatempo
Sexta-Feira, 23 de Novembro


Volta Redonda - RJ

Sex Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 19ºC 31ºC 6mm 80%

PF e PC cumprem mandados de prisão em Barra Mansa e Resende, RJ


Uma operação da polícia civil e federal para cumprir três mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (22) no Sul do Rio de Janeiro. Dois computadores foram apreendidos em Barra Mansa e um em Resende. Os equipamentos de informática serão periciados para tentar descobrir se há material pornográfico com a presença de crianças.

Essa é a terceira fase da operação "Luz na infância", que apura crimes relacionados a pornografia infantil em todo o Brasil. A ação é coordenada pelo Ministério da Segurança Pública. Também nesta quinta, a Polícia Federal deflagrou a operação "Atalaia", que investiga os mesmos delitos.

No total, 61 pessoas foram presas em flagrante pelas operações, até a última atualização desta reportagem – 43 pelas polícias civis e 18 pela Polícia Federal. As ações focam em 22 estados e no DF.

Guardar fotos e vídeos com esse tipo de conteúdo é considerado crime permanente, segundo a PF. Portanto, após o cumprimento de mandados de busca autorizados pela Justiça, os agentes prendem os dono dos computadores ao encontrar as imagens.

O TEMPO E A TEMPERATURA: Máxima de 37 graus no Sudeste desta sexta-feira (23)

Sexta-feira (23) com clima nublado e pode receber possíveis pancadas de chuva e trovoadas isoladas nos estados de Minas Gerais e São Paulo. A chuva chega também por todos os pontos de Espírito Santo e no Rio de Janeiro. A intensidade do vento varia entre fraco a moderado e a temperatura recebe alta, conseguindo variar entre 12 e 37 graus pela Região.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Volta Redonda promove coleta de lixo eletroeletrônico

Parceria entre o Rotary e as secretarias de Meio Ambiente e Esporte e Lazer pretende arrecadar cerca de 20 toneladas do material
Volta Redonda promove nesta semana a segunda edição do Descarte Solidário de Lixo Eletroeletrônico. A ação realizada em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Esporte e Lazer tem como objetivos oportunizar a população a fazer o descarte correto de equipamentos que contaminam a natureza e ainda ajudar entidades beneficentes do município com a distribuição da renda arrecadada com a venda do material para empresas de reciclagem.

Para participar, a população pode procurar um dos ginásios poliesportivos da cidade – Vila Rica/Tiradentes, Vila Rica/Três Poços, Santo Agostinho, Açude, Siderlândia, Santa Cruz, Retiro e 249 – ou o campus Aterrado da UFF (Universidade Federal Fluminense) para fazer o descarte até o próximo sábado.

No domingo, dia 25, o descarte poderá ser feito na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, das 9h às 15h, onde haverá containers para o armazenamento do material. Podem ser entregues aparelhos de TV, fogões, geladeiras, monitores de computador, mouses, teclados, impressoras, celulares, baterias, carregadores e outros aparelhos eletroeletrônicos.

De acordo com o diretor de projetos do Rotary Club Volta Redonda, Anderson Ferreira de Oliveira, a primeira edição desse evento foi realizada em Volta Redonda em apenas um dia, em abril de 2018, na Praça Brasil, e recolheu quase 15,2 toneladas. “Esperamos superar esta marca, pois conseguimos a parceria com a prefeitura, que disponibilizou os ginásios poliesportivos, além de outras instituições públicas e privadas”, acredita.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, afirmou que a cessão do espaço dos ginásios poliesportivos para receber os eletroeletrônicos facilitou o acesso da população à campanha do Rotary. “Todos nós temos um equipamento em casa que não usamos mais. É uma oportunidade de fazer o descarte correto e ajudar a quem precisa”, disse.

O secretário de Meio Ambiente, Maurício Ruiz, explicou alguns componentes eletrônicos possuem poluentes de alto nível de toxidade, além disso, algumas partes podem ser reutilizadas na montagem de outras peças. “Com essa ação evitamos que os poluentes agridam a natureza e ainda proporcionamos reaproveitamento de material que também é importante para o meio ambiente”, falou.  

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, afirma que disponibilizar a estrutura da prefeitura para colaborar com campanha como esta do Rotary é uma obrigação da gestão pública. “Estamos diante de uma ação que cuida do meio ambiente e ainda ajuda entidades beneficentes do município. Assim, a população ganha duas vezes”, disse Samuca.

Via do bairro Jardim Amália terá sentido invertido

 Trecho da Rua Coronel Camilo de Assis terá mão inglesa a partir de sábado, visando reduzir congestionamentos; STMU e GMVR vão orientar motoristas
A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana continua promovendo alterações no trânsito de Volta Redonda, visando melhorar a circulação de veículos. Dentro da programação da secretaria, a próxima via a receber intervenção será a Rua Cel. Camilo de Assis, no Jardim Amália I. A partir do próximo sábado, dia 24, o trecho entre a rotatória da Praça Dona Santinha até a Rua Senador Alfredo Ellis passará a funcionar com mão inglesa (os veículos seguirão à esquerda da via).

“O objetivo é acabar com o congestionamento que existe logo abaixo do viaduto e que se prolonga até a rodovia nos horários de pico. O motorista que vier da Rodovia Lucio Meira com intenção de ir ao supermercado localizado ali na via, por exemplo, terá que ir até a rotatória para chegar a seu destino”, explicou o diretor de Trânsito da STMU, Bruno Soares.

Ainda segundo o diretor de Trânsito, para acessar o Jardim Amália não haverá mudança. “Para quem for para o Jardim Normandia, após a mudança, será necessário ir até a Rua Santos Mucianini, porque a Senador Alfredo Ellis passará a operar em mão única e servirá somente como saída do bairro Jardim Normandia”.

A instalação das placas e a pintura de revitalização serão feitas nesta sexta-feira, dia 23. A pintura sinalizando o novo sentido da via ocorrerá na noite de sexta para sábado, quando o movimento de veículos é menor. De acordo com Bruno Soares, durante a pintura, a via será interditada parcialmente e os motoristas já serão orientados a utilizarem a mão inglesa.

As equipes da STMU com apoio da Guarda Municipal (GMVR) estarão orientando os motoristas até a adaptação ao novo esquema de trânsito. O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista, explicou que as modificações foram planejadas com base em estatísticas.

“Queremos reduzir os congestionamentos e reforçar a segurança. Trabalhamos em cima de estudo junto com a Guarda, com base em ocorrências, verificando onde estão os maiores índices de acidentes”, explicou Maurício.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, as mudanças são importantes para minimizar os transtornos no trânsito da cidade. “Estamos realizando alterações em vagas de estacionamento, mudanças de mão em ruas e avenidas, adequações e sinalizações, tudo para melhorar a mobilidade em Volta Redonda. Aos poucos os cidadãos vão sentindo a melhoria ao circular pela área urbana da cidade”.

“Cine Bairro” leva diversão às crianças e pais no Padre Josimo em Volta Redonda!

Aproximadamente cem pessoas estiveram presente no "Cine Bairro" que aconteceu na noite desta quarta-feira (21) no salão do Condomínio Osvaldo Novo (Minha Casa Minha Vida), no Padre Josimo, em Volta Redonda, RJ. Crianças, adolescentes e adultos foram assistir o filme “O Touro Ferdinando”. A apresentação faz parte da retomada do projeto idealizado por Douglas Pereira em parceria coma a Rádio Acesa.

Para a sindica do condomínio, Cristiane Silva, a iniciativa é um grande passo para a socialização e enriquecimento cultural das crianças. - “Foi uma noite inesquecível, pois trouxe diversão e alegria para as crianças do nosso condomínio, relatou.

Ela ainda disse que quando recebeu a proposta, além de ficar encantada, aceitou e mobilizou as famílias para prestigiar o evento, inédito, no espaço da comunidade.

Douglas Pereira que idealizou o projeto, disse que a iniciativa faz parte de um sonho desde criança, e que levar diversão e cultura às pessoas, é uma missão. - “Através da parceria dos amigos, podemos mudar a realidade das nossas crianças e, respectivamente, as dos seus familiares com acesso à cultura e diversão.

"Com criatividade e pouco investimento, empenhamos muito por estas pessoas. Por isso, estamos felizes com a retomada do projeto. Certamente, vamos ampliar para outros bairros do nosso município”, acrescentou.

O “Cine no Bairro” possui este nome porque o objetivo principal do projeto é levar a sétima arte para as comunidades, onde nem todos têm a oportunidade de frequentar uma sala de cinema.

Dois homens sofrem tentativa de homicídio em Barra Mansa, RJ

Dois homens foram atingidos por disparos de arma de fogo na noite desta quarta-feira (21) em Barra Mansa, cidade no Sul do estado do Rio de Janeiro. A Polícia Militar foi acionada para verificar o atendimento à dois homens baleados que deram entrada na Santa Casa da cidade.

De acordo com os agentes da PM, um homem, de 35 anos, foi alvejado em frente ao seu posto de trabalho, um frigorífico, no bairro Vila Ursulino. Ele foi atingido de raspão na cabeça e conduzido ao hospital.

Já o segundo homem, de 23 anos, informou aos agentes que um homem o chamou em sua residência e, quando saiu na rua, foi atingido de raspão na região do abdômen. Ele foi socorrido e levado para o mesmo hospital, onde passou por uma cirurgia.

Ainda de acordo com as informações dos PMs, o jovem que mora no mesmo bairro, informou que pertence a uma facção.

A polícia ouviu uma testemunha do caso, ela disse que um homem identificado apenas como "Leo Manoel", que estava em um GM Corsa da cor vinho, disparou contra o seu irmão e depois fugiu em alta velocidade.

Ainda para a polícia, a irmã da vitima disse que ele tinha envolvimento com o tráfico de drogas e na residência foram apreendidos 34 unidades sacolés de cocaína. O material apreendido e ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Barra Mansa (90ª DP).

Bombeiros resgatam cavalo que caiu dentro de uma casa no Belo Horizonte em Volta Redonda, RJ

O Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã desta quinta-feira (22) para resgatar um cavalo que caiu em uma residência no bairro Belo Horizonte, em Volta Redonda, RJ. De acordo com o 22º GBM Volta Redonda, o incidente foi na Rua 3.

Ainda de acordo com as informações, o animal invadiu o telhado que fica no nível da rua e caiu dentro da residência. ela. Ninguém se feriu.

O cavalo foi restado por uma viatura salvamento com auxílio de um caminhão guincho e entregue ao dono.

Homem é assassinado na noite desta quarta-feira (21) em Volta Redonda, RJ

Um jovem identificado como Habner Matos Miranda de Souza, de 20 anos, morreu após dá entrada no Hospital São João Batista, em Volta Redonda, RJ. HAbner foi baleado na noite de quarta-feira (21) por 18 disparos de arma de fogo. O crime aconteceu na Rua B, no Morro do K-brito (Vila Harmonia), no Santo Agostinho.

O corpo será submetido a autópsia no IML de Volta Redonda, em Três Poços. O enterro acontece no Cemintério Municiapl do Retiro ( Bom Jardim). O horário ainda ão foi divulgado.

Três mortos em confronto com a polícia em Angra dos Reis, RJ

Uma operação da Polícia Militar no Moro da Caixa D'água deixou três suspeitos mortos após confronto com os agentes da polícia militar que cumpria ordem do Comando do 33º BPM - Angra dos Reis -, cidade na região Costa Verde e Sul do estado do Rio de Janeiro.

De acordo com os agentes, a ocorrência aconteceu no início da noite de quarta-feira, dia 21, na Rua Celso Pousa Costa, no centro da cidade. Ao deparar com vários homens armados, os policiais foram recebidos à tiros, que revidaram em legitima defesa.

Três suspeitos ficaram feridos, foram socorridos e conduzidos ao Hospital Geral da Japuíba. Após dá entrada na unidade médica não resistiram ao ferimentos e morreram.

No local foram apreendidos duas pistolas calibre 9mm com a numeração raspada, e dois carregadores de pistola 9mm; 8 munições de pistola 9mm; 201 pinos de cocaína, 8 tabletes de maconha, três rádios comunicadores e R$ 46,00 Reais em espécie.

Até a publicação desta reportagem os mortos não tinham sidos identificados.

Homem é preso transportando mais 100 kg de cocaína em carro na Dutra

Material apreendido
Agentes da Operação Barreira Fiscal prenderam, na manhã desta quarta-feira (21), um homem que transportava 109kg de cocaína em um fundo falso de uma caminhonete, no posto fiscal de Nhangapi, em Itatiaia, Sul do estado do Rio de Janeiro. Na ação, também foram encontrados quatro pinos de cocaína com o motorista. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Itatiaia (99ª DP).

A Operação Barreira Fiscal foi lançada em 2010 pela Secretaria de Estado de Governo, com o objetivo de apoiar a Secretaria de Estado de Fazenda na fiscalização do trânsito de mercadorias no estado e coibir a sonegação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), além de atuar na apreensão de drogas, armas e produtos pirateados e combater crimes ambientais.

Superior Tribunal de Justiça mantém foro privilegiado de desembargadores

Nesta quarta-feira (21), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter o foro por prerrogativa de função, mais conhecido como foro privilegiado, de desembargadores.

Com isto, os magistrados continuarão respondendo a processos criminais no STJ, e não na primeira instância da Justiça.

Por 10 votos a 3, o colegiado entendeu que os magistrados devem ser julgados com imparcialidade e forma isonômica pelo tribunal superior e não seus pares.

Cai em 23% o número de acidentes no feriado da Semana Santa nas rodovias federais

Ações educativas e preventivas da PRF resultaram também na diminuição do número de feridos e mortos
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerra a Operação Semana Santa com redução no número de
acidentes nas rodovias federais. Números preliminares mostram que durante os quatro dias de
operação o órgão registrou 854 acidentes que resultaram em 905 feridos. As ações de fiscalização e
educação para o trânsito contaram com reforço do efetivo em pontos com maiores índices de
acidentes.

As ações de fiscalização focaram nas condutas associadas com o maior número de acidentes como
ultrapassagens irregulares, excesso de velocidade, alcoolemia ao volante e falta de equipamentos de
segurança.

Ao todo, 113.196 pessoas e 108.602 veículos foram fiscalizados pela PRF durante os quatro dias de
operação. As fiscalizações resultaram em 35.338 autuações. Ultrapassagem irregular e excesso de
velocidade foram, assim como nos últimos feriados, as condutas mais registradas pela PRF. Foram
5.198 ultrapassagens indevidas e 59.673 imagens capturadas pelos radares fotográficos por excesso
de velocidade. Essas são as condutas mais lesivas quando resultam em acidentes. Também foram
autuados 760 condutores por alcoolemia e 460 por falta do uso de cadeirinha.

Redução de acidentes –  Mesmo com as ações educativas e fiscalizações em pontos estratégicos, o
órgão contabilizou 854 acidentes, uma redução de 23% em comparação a Operação de 2017,
quando foram registrados 1.115. A queda no número de acidentes refletiu positivamente na redução
do total de vítimas. Foram registradas 905 pessoas feridas, contra 1.155 no último ano. Isso
representa uma decréscimo de 22%. Neste ano os acidentes foram responsáveis por 70 vítimas
fatais – redução de 16% em relação ao mesmo feriado do ano passado, quando foram registrados 83
óbitos.

Educação para o Trânsito –  Além do patrulhamento ostensivo, a PRF também promoveu ações
educativas, buscando sensibilizar motoristas e passageiros de seus papéis na construção de um
trânsito mais seguro, alcançando 52.890 pessoas. Durante as fiscalizações, em alguns postos,
condutores abordados, enquanto aguardaram os procedimentos, foram convidados a assistir a vídeos
que mostram comportamentos inadequados no trânsito e as consequências dessas condutas. A
intenção é mostrar que a conduta do motorista é fundamental para a redução da violência no
trânsito.

Enfrentamento à criminalidade – As práticas criminosas também foram alvo das ações da PRF
durante o feriado. Durante os quatro dias, policias rodoviários federais apreenderam mais de uma
tonelada de maconha e 21 quilos de cocaína. A PRF também apreendeu 14 armas e 5.739 munições.

O TEMPO E A TEMPERATURA: Quinta-feira (22) com previsão de chuva no Sudeste

O céu nesta quinta-feira (22) fica nublado no triângulo mineiro, oeste, sul, área metropolitana e Zona da Mata de Minas Gerais, centro-norte e nordeste de São Paulo. Esses pontos também recebem pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Nas demais áreas de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e Espírito Santo o clima fica nublado com chuvas isoladas. No decorrer do dia as demais áreas de São Paulo também recebem possíveis chuvas isoladas. A temperatura tem alteração e varia entre 13 e 37 graus na Região.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Festival de Ginástica Artística vai agitar Volta Redonda

Evento no Ginásio Poliesportivo do Santa Cruz será no dia 30 de novembro; inscrições vão até o próximo domingo, dia 25
Volta Redonda sedia no dia 30 de novembro o III Festival de Ginástica Artística do Ginásio Poliesportivo José Alves (Zinho), no bairro Santa Cruz. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) está com inscrições abertas até o próximo domingo, dia 25, no ginásio ou pelos telefones (24) 3341-6001 ou whatsapps (24) 999448924 ou (24) 999849552. O festival incluirá apresentações individuais ou em grupo com atletas de toda região.

A expectativa da organização é receber 150 atletas na sexta-feira, dia 30, a partir das 19h30. Haverá apresentações de Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, e apresentações de dança que incluam movimentos da ginástica na coreografia. O evento vai reunir atletas a partir dos quatro anos de idade e todos os participantes vão receber medalha.

De acordo com a secretária de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Maria Paula Tavares, esse Festival de Ginástica Artística reúne alunos/atletas dos projetos PID (Projeto de Iniciação Desportiva) e CEM (Crescer em Movimento). “O PID e o CEM foram implementados pela Smel na gestão do prefeito Samuca Silva. O primeiro incentiva a iniciação e o treinamento esportivo e o segundo proporciona às crianças e adolescentes utiliza o esporte como instrumento para o desenvolvimento físico, cultural e social”, explicou.

O PID (Projeto de Iniciação Desportiva) e o CEM (Crescer em Movimento) atende crianças e adolescentes de 06 a 17 anos. O objetivo do PID é identificar e desenvolver jovens talentos esportivos de Volta Redonda em diferentes modalidades esportivas: futsal, basquetebol, taekwondo, tênis, rugby, futebol, natação, ginástica artística, ginástica de trampolim, entre outras. O projeto está em 33 Núcleos de Esporte, Lazer e Fomento ao Exercício Físico e quem quiser participar pode procurar o núcleo mais próximo de casa.

O CEM (Crescer em Movimento) proporciona às crianças e adolescentes desenvolvimento físico, motor, cognitivo, cultural e social por meio do esporte, respeitando o aspecto cognitivo de cada faixa etária. O projeto está em 15 núcleos espalhados por Volta Redonda e inclui esportes coletivos e individuais, ginásticas, danças, lutas e capoeira.

Para o prefeito Samuca Silva, esses projetos promovem a formação cidadã por meio do esporte. A prática de esporte é a atividade ideal para o período que em que a criança ou o adolescente está fora da escola, além de promover desenvolvimento físico e vida saudável, o convívio social gera a tolerância com as diferenças.

“E a realização de eventos como o Festival de Ginástica incentiva cada vez mais crianças a participarem dos projetos”, acredita Samuca.

Prazo para renovação de contratos do FIES é prorrogado para esta sexta-feira (23)

O prazo para renovação de contratos do Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, no segundo semestre de 2018 foi prorrogado para esta sexta-feira, dia 23 de novembro. Todos aqueles estudantes que contrataram o financiamento até 31 de dezembro de 2017 devem fazer este aditamento pelo sistema SisFies.

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o FNDE, que é uma autarquia vinculada ao MEC, o prazo foi estendido para que nenhum estudante com contrato a ser renovado fique excluído.

Os estudantes que aderiram ao Novo Fies e contrataram o financiamento em 2018 devem seguir o cronograma da Caixa Econômica Federal, que é o agente operador de sistema. É importante ressaltar também que os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre.

Inicialmente, o pedido de aditamento é feito pelas instituições de ensino. Só depois os estudantes devem validar as informações.  Neste semestre, cerca de 890 mil contratos devem ser renovados no SisFies.

Lembrando que os estudantes que ingressaram no Fies a partir de 2018 já entraram em um novo sistema de financiamento.