Rádio Acesa FM VR: 2022-01-30

sábado, 5 de fevereiro de 2022

Homem é preso transportando 87 kg de maconha na Dutra, em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF

Um homem foi flagrado pela PRF com 87 kg de cocaína na noite deste sábado (5) em Itatiaia. Ele foi abordado conduzindo uma caminhonete VW/Saveriro, com placas de Perdizes, em Minhas Gerais, quando passava pela Rodovia Presidente Dutra.

O condutor de 30 anos se mostrou nervoso com a abordagem e passou informações imprecisas sobre o motivo da viagem, fazendo com que os policiais suspeitassem que ele pudesse estar transportando algo ilícito.

Os agentes disseram que durante revista no veículo foram encontrados sacos plásticos na cor preta contendo vários tabletes de maconha.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo por tráfico de drogas e a ocorrência encaminhada para 99ª DP de Itatiaia.

GA realiza patrulhamento preventivo em distritos de Barra Mansa

Ação teve a finalidade de manter e orientar os cidadãos sobre a importância do meio ambiente equilibrado

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Agentes da Guarda Ambiental de Barra Mansa realizaram nesta sexta-feira, 04, patrulhamento preventivo em distritos e zona rural do município visando coibir a prática de ilícitos ambientais, como queimadas, devastação de áreas e extração mineral. A ação ocorreu a partir de planejamento estratégico e percorreu estradas vicinais nas localidades de Carfanaum,  São Genaro e do distrito de Rialto.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Azevedo, o intuito é manter o princípio do meio ambiente equilibrado, resguardado no art. 225 da Constituição Federal. “O meio ambiente precisa e deve ser preservado para e pelas gerações atuais e futuras. É responsabilidade de toda sociedade, desde o cidadão rural até os grandes empresários. Aqueles que causam danos à natureza devem ser responsabilizados por seus atos e inclusive, repará-los”, detalhou.

Durante a operação, um areal localizado entre a estrada Colonia x Rialto foi vistoriado e constatado que operava com todas as autorizações e licenças exigidas para a atividade.

Ainda no decorrer dos trabalhos, um homem foi orientado a apagar o fogo que queimava no quintal de sua residência e advertido acerca da proibição da prática.

Homem é preso quando tentava repassar notas falsas em comércio

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um homem foi preso ao ser flagrado tentando passar notas falsas em comercio no município de Rio das Flores. O caso aconteceu na sexta-feira (04).

A ação foi realizada por policiais civis da 92ª DP de Rio das Flores e 91ª de Valença.

Os agentes receberam a informação e localizaram o suspeito, que é morador do bairro Formiguinha, no mesmo município. Ele foi flagrado ao tentar repassar notas falsas de R$ 100,00.

Na delegacia, o autor disse que adquiriu o dinheiro falso após ver uma propaganda na internet e pagou  R$ 200,00.

O caso foi registrado na 92ª DP de Valença.

Justiça determina prisão preventiva contra militar que atirou e matou vizinho

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O sargento da Marinha Aurélio Alves Bezerra, que matou a tiros o repositor de supermercado Durval Teófilo Filho, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Rio de Janeiro. Ele foi enquadrado no crime de homicídio doloso, quando há a intenção de matar. O requerimento, acatado nesta sexta-feira (04/02) pela juíza Ariadne Villela Lopes, da Central de Custódia, acarretou a alteração da capitulação do crime que, no entender da Policia Civil, teria sido um homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Além disso, o MPRJ requereu a conversão da prisão em flagrante por prisão preventiva, medida também acatada pelo Judiciário.

O assassinato aconteceu na noite de quarta-feira (02/02) (vídeo abaixo), na porta do condomínio onde ambos moravam, em São Gonçalo, na Região Metropolitana. Aurélio aguardava a abertura do portão do estacionamento do condomínio quando, ao avistar Durval mexendo em sua mochila, atirou três vezes contra ele.

Em seu parecer, o Núcleo de Atuação perante a Central de Audiência de Custódia da Comarca da Capital entende que a conduta imputada ao custodiado não se amolda à capitulação imputada pela autoridade policial, qual seja, artigo 121, §3º do CP, “visto que não entende ser tal conduta culposa".  A juíza citou, em sua decisão, que a recapitulação não viola os princípios do contraditório e da ampla defesa, já que o acusado defende-se dos fatos, e não da capitulação legal a eles imputada. Ela também explicou que “o periculum libertatis, igualmente, encontra-se presente, considerando-se as circunstâncias em que supostamente foi praticada a conduta imputada ao custodiado, de forma que se mostra necessária a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva para a garantia da ordem pública e para a conveniência da instrução criminal".

Colisão entre dois carros é registrado em acesso a retorno na BR-393, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma colisão traseira envolvendo dois carros aconteceu no inicio da noite deste sábado (5) em Volta Redonda. 

Um carro atingiu a traseira do outro no acesso ao retorno na BR-393 - Rodovia Lucio Meira - altura do Posto de Policiamento Comunitário (PPC) - no bairro São Lucas, sentido centro de Volta Redonda.

Na colisão, o Fiat Uno subiu o canteiro, ficando imobilizando. O veículo que provocou a colisão, segundo populares, se evadiu do local. Não houve feridos.

Mesmo com mulher e criança em carro, homem troca tiros com a PM em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 37º BPM - Resende
Um jovem, de 21 anos, trocou tiros com a Polícia Militar durante uma perseguição com carro com placa de Taibaté, São Paulo, no início da madrugada deste sábado (5), em Itatiaia (RJ).

De acordo com informações da PM, a companheira dele e uma criança de um ano, estavam no carro durante a ação.

O caso aconteceu no bairro Nova Conquista. A polícia foi até o endereço verificar denúncias de que o jovem, que está foragido por homicídio, estaria passando pelo bairro em um carro.

O veículo foi identificado pelos agentes e o jovem recebeu ordem de parada. Quando os policiais se aproximaram, ele deu ré, atingiu a viatura da polícia e acelerou.

A PM informou ainda que o jovem atirou contra os agentes e houve confronto.

Na fuga, o jovem bateu em dois muros e o carro parou. Em seguida, ele desceu do veículo e, segundo a polícia, jogou a criança no chão e conseguiu fugir.

A companheira dele, que está grávida, foi abordada pelos policiais ainda dentro do carro.

Após perícia no local, foi constatado que três tiros foram disparados de dentro do veículo.

A mulher e a criança foram levadas para unidades médicas de Itatiaia e Resende. A polícia não informou se os dois chegaram a ser atingidos durante a fuga.

O caso foi registrado na delegacia como tentativa de homicídio. Até a publicação desta reportagem, o jovem não havia sido localizado.

Defesa Civil interdita ponte após elevação de rio em Barra do Piraí

A Defesa Civil de Barra do Piraí interditou, no final da tarde deste sábado (5), a Ponte Irmãos Di Biase (Ponte do Royal) devido as vazões do rio Paraíba do Sul continuarem em elevação. A interdição foi feita com o amparo de agentes da Guarda Municipal.

A população ribeirinha deve redobrar a atenção, sobretudo porque está chovendo na região e o aumento pode ser significativo nas próximas horas.

Furnas anuncia elevação dos níveis do rio Paraíba

Após baixar gradativamente, o nível do rio Paraíba do Sul vai sofrer nova elevação. A afirmação foi feita, no início da noite deste domingo, 06, pela empresa Furnas, responsável pela represa de Funil, em Itatiaia. O aumento das vazões acontece a partir deste momento, na região das Agulhas Negras, com reflexos também em Barra do Piraí, na madrugada desta segunda.

Acidente envolvendo dois carros deixa um morto na Dutra, em Pinheiral

Um homem morreu em um acidente envolvendo dois carros na tarde deste sábado (5) em Pinheiral (RJ). Os veículos bateram na pista sentido São Paulo da Via Dutra, no km 255.

Segundo a NovaDutra, houve uma colisão traseira, no entanto, a concessionária não informou em qual dos carros a vítima estava.

Após o acidente, equipes de resgate de NovaDutra foram acionadas, mas o homem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

O trânsito foi desviado para a faixa da esquerda e o congestionamento chegou a 2 km no trecho. Por volta das 16h o trânsito foi liberado em todas as faixas e o fluxo de veículos foi normalizado.

Volta Redonda confirma mais duas mortes por Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda informou que neste sábado, dia 05 de fevereiro, houve a confirmação de mais duas mortes por Covid-19 na cidade. Os casos aconteceram no ultimo dia 3 nos Hospitais São João Batista e Santa Cecília.

A taxa de ocupação na rede pública (SUS) é de 73% em leitos clínicos, e de 58% nos leitos de UTI. Na rede privada, a taxa de ocupação referente aos leitos clínicos é de 32% e 26% em leitos de UTI.

Nível do Rio Paraíba está 2,75 metros acima do normal em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Defesa Civil de Volta Redonda está em alerta máximo diante da cheia do Rio Paraíba do Sul.

Os dados mais recentes foram colhidos por agentes do órgão municipal neste sábado, dia 05, ainda nas primeiras horas do dia e registra nível bem superior ao normal.

As vias sob as pontes Pequetito Amorim e Murilo César estão interditadas, bem como alguns trechos da Beira Rio no bairro Barreira Cravo e da Rua Joaquim Pacheco, no bairro São Luiz.

A Defesa Civil alerta para que as pessoas não tentem passar por trechos interditados. Da mesma maneira, pede que cones e cavaletes colocados para orientação não sejam removidos sem autorização do órgão, o que coloca em risco um número ainda maior de cidadãos.

Carro colide contra muro no bairro Água Limpa e deixa homem ferido

 

Um acidente na madrugada deste sábado (5) deixou um homem ferido no bairro Água Limpa, em Volta Redonda. O carro em que a vitima conduzia atingiu em cheio o muro da Escola Municipal Rotary, na Rua Angélica.

O veiculo foi encontrado pelas autoridades abandonado com os airbargs acionados e mancha de sangue na porta do lado do condutor.

De acordo com o Samu, o veiculo tinha colidido contra uma ponte na Radial Leste, porém, a vitima não quis atendimento e foi embora sentido ao bairro Água Limpa.

Chuva provoca queda de postes, deixa bairro sem luz por mais de seis horas e interdita rua no Açude

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Carla Belarmino
A chuva que caiu no final da noite desta sexta-feira (4) provocou diversos transtornos no bairro Açude, em Volta Redonda.

Um raio caiu na rede elétrica e deixou a região sem energia elétrica por mais de seis horas, entre os locais atingidos está a Rua Bom Pastor, onde se localiza a Rádio Acesa.

Por volta dás 22h, um temporal desabou e provocou também a queda de dois postes na Rua A. O transito está sendo desviado por uma antes, sentido Açude III. Não há informações de veículos atingidos e nem de feridos.

Equipes da concessionaria que administra o fornecimento de energia no bairro estão no local para a remoção e recolocação de novos postes.

Acidente envolvendo caminhão e ônibus deixa quatro feridos na Dutra, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um acidente envolvendo um carreta e um ônibus foi registrado na madrugada deste sábado (5) em Barra Mansa. A carreta se perdeu na curva na altura do km 269, sentido Rio Janeiro, colidiu contra a mureta Central, tombou. Um ônibus que vinha atrás, devido ao óleo na pista, não conseguiu frear e colidiu na carreta.

De acordo com a PRF, os feridos são o motorista da carreta e 3 passageiros do ônibus. As vitimas foram encaminhada a Santa Casa de Misericórdia da cidade.

O trecho segue interditado, pois a carga de mercadorias diversas da carreta se espalhou pela pista. Não há congestionamento, apenas lentidão no trânsito. 

O fluxo foi desviado para a pista auxiliar na lateral da rodovia e os veículos conseguem acessar a rodovia novamente após o acidente.

O estado de saúde das vitimas não foi divulgado.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Video: Ataque a policial deixa um morto no bairro Jardim Belmonte

Foi identificado como Vitor Hugo Mariano da Silva, de 19 anos, o jovem morto durante confronto com a policia na tarde desta sexta-feira (4) no bairro Jardim Belmonte, em Volta Redonda.

Tudo se deu quando um policial militar junto a equipe da guarda municipal foram atacados a tiros durante patrulhamento escolar na escola Acácia Amarela, na Rua São João da Barra, criminosos apareceram e fizeram diversos disparos de arma de fogo contra eles, houve revide.

O policial disse que desceu da viatura e foi em direção a escola para falar com a diretora quando ele, guardas e funcionários da escola ficaram em meio ao ataque.

Houve acionamento de reforço e durante buscas pela localidade Vitor foi localizado em um terreno de uma fabrica de cimento abandonado, onde aconteceu outro confronto e ele foi atingido e socorrido em estado grave pela equipe do Samu ao Hospital São João Batista. Vitor não resistiu aos ferimentos.

Uma pistola calibre.40 com kit rajada e carregador alongado foram apreendidos.

Além do material bélico, os policiais encontraram uma quantidade de drogas e um rádio comunicador.

A ocorrência foi encaminhada a delegacia de policia.

A reportagem apurou que Vitor já tinha sido abordado por policiais em outras ocasiões e nada de ilícito tinha sido encontrado com ele.

Policial é atacado por criminosos durante policiamento escolar no Jardim Belmonte

Um policial militar junto de uma equipe da Guarda Municipal foram atacados a tiros quando faziam patrulhamento escolar, na tarde desta sexta-feira (4), no bairro Jardim Belmonte, em Volta Redonda.

Segundo informações dos agentes, eles chegavam a escola Acácia Amarela, na Rua São João da Barra, quando criminosos apareceram e fizeram diversos disparos de arma de fogo contra eles, houve revide, mas não houve registro de feridos.

O policial ainda disse que tudo aconteceu quando desceu da viatura e foi em direção da escola para falar com a diretora e houve a ação de criminosos. Houve acionamento de reforço e durante buscas pela localidade uma pistola calibre.40 com kit rajada e carregador alongado foram apreendidos.

Além do material bélico, os policiais encontraram uma quantidade de drogas e um rádio comunicador.

Até o fechamento desta nota não havia informação de detidos.

A ocorrência foi encaminhada a delegacia de policia.

Preso homem acusado de torturar filha de três anos

Um homem acusado de tortura contra a filha de três anos foi preso em Miguel Pereira. Ele foi localizado no bairro Arcadia.

Segundo os policiais civis, o crime foi comprovado mediante os diversos ferimentos encontrados no corpo da criança. Contra ele, foi cumprido mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Única da Comarca de Miguel Pereira.

Após procedimentos de praxe na 96ª DP, o autor foi encaminhado ao sistema prisional.

Patrulha Escolar volta a fazer rondas com a GMVR e PM em Volta Redonda

Retorno das aulas presenciais marca também a parceria entre as forças de segurança

www.radioacesafm.blogspot.com
A volta às aulas da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda começou nesta quinta-feira (3), e a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) planejou as ações integradas com a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) e o 28º Batalhão da Polícia Militar (BPM), através da Patrulha Escolar. Foram retomadas as rondas diárias em viatura composta por um homem e uma mulher da GMVR e um policial militar.

A Patrulha Escolar é um projeto lançado pelo secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, na época em que estava no comando da GMVR. O seu retorno foi comemorado pelo comandante da 1ª Companhia do 28º BPM, capitão Paulo Victor.

“É muito importante, porque visa garantir uma maior interação entre as forças de segurança e a comunidade escolar, além de buscar também uma maior segurança para os locais onde estão situadas as escolas”, afirmou.
 
O diretor geral do Colégio Getúlio Vargas, no bairro Laranjal, professor Edmilson, considera a Patrulha Escolar de extrema importância para a unidade.

“Eles ajudam no controle do fluxo de pessoas; fiscalizam os arredores da escola; resolvem incidentes entre os alunos e estão sempre de prontidão, bastando fazer contato para que eles sempre cheguem em tempo hábil para nos auxiliar e encontrar a solução”, disse.

Um dos integrantes da Patrulha Escolar, guarda municipal De Souza, explicou que as rondas são feitas em todas as unidades escolares do município, do estado e particular, mantendo a harmonia entre diretores, coordenadores, pais e alunos. Os contatos são feitos pela Central de Atendimento Único (CAU) ou pelo grupo de Whatsapp, onde eles enviam as demandas e são atendidos de imediato.

O comandante da GMVR, inspetor João Batista dos Reis, ressaltou que a meta é “garantir a segurança do nosso maior patrimônio, que são os alunos, pais, e funcionários da Educação. Falo até como usuário do serviço, pois tenho os meus filhos matriculados na Rede Municipal”.

Já o secretário da Semop, Luiz Henrique, garante que “a integração visa tornar o policiamento mais completo e com estrutura necessária para atender às escolas, mas é importante frisar que todas as patrulhas estão aptas a prestar atendimento, caso a Patrulha Escolar estiver em outra ocorrência”, explicou.

Volta às Aulas: primeiro dia de ensino 100% presencial tem grande adesão em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com
A volta às aulas nesta quinta-feira, dia 3, ocorreu para alunos do 6º ao 9º ano do Fundamental, EJA, Ensino Médio e Creche (berçário, maternal I, II e III) em Volta Redonda. Na segunda-feira, dia 7, será a vez dos alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. No dia 9, quarta-feira, voltam os alunos dos 2° e 3° anos do Fundamental e 2° período da Educação Infantil. Na quinta-feira, dia 10, é o retorno do 1° ano (Fundamental) e 1° período da Educação Infantil. As escolas especializadas estão recebendo os últimos ajustes para que, em breve, possam retornar.

A secretária de Educação, Therezinha dos Santos Gonçalves Assumpção, explicou que o escalonamento foi adotado para que as escolas possam voltar de forma segura.

“Realizamos capacitações, reuniões e escuta da equipe pedagógica para que a volta às aulas possa ocorrer de forma segura para pais, alunos e funcionários da SME. Desde 2021, nossas escolas estão adaptadas para esse momento de pandemia e agora, contamos ainda com o avanço da vacinação das crianças”, disse a secretária, afirmando que em breve, responsáveis serão alertados sobre a importância da vacinação que ocorrerá nas próprias escolas.

Segundo a diretora da Escola Municipal Tocantins (Retiro), Angélica Gomes Teixeira, já no primeiro dia houve o retorno de cerca de 70% dos alunos.

“Para uma quinta-feira, essa adesão nos surpreendeu. As salas estão quase completas e notamos a ansiedade dos estudantes em retornarem. Eles querem estar aqui, nós também, porque tem todo esse diferencial de estar frente a frente, olho no olho e essa interação”, disse a diretora, que está vacinada contra a Covid-19 com as três doses, assim como os outros funcionários da escola.

Ainda de acordo com ela, o retorno já vinha sendo programado desde o ano passado. Foram realizados trabalhos de conscientização com alunos e suas famílias para seguirem os protocolos e também com os professores.

Estrutura para o retorno
As escolas estão preparadas desde o retorno híbrido, em setembro do ano passado. É realizada a aferição de temperatura nas entradas das unidades, disponibilizados totens com álcool em gel, tapetes sanitizantes e álcool nas salas de aula. Alunos, responsáveis e funcionários devem utilizar máscara de forma correta.

A Secretaria Municipal de Educação também entregou mais de 36 mil kits de material escolar para a volta às aulas em setembro de 2021. Nos casos em que a criança não tenha recebido ou seja aluno novo, pode solicitar à direção da escola o material. O mesmo se aplica ao uniforme.

Também nesta quinta-feira, uma equipe foi designada exclusivamente para atender as demandas de capina e limpeza nas unidades escolares.

“Ao retornar hoje, a secretaria de Educação verificou que alguns lugares ainda estão precisando de serviços de capina e limpeza. Por isso, já solicitamos que uma equipe fique empenhada exclusivamente para esse trabalho, inclusive no final de semana”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.

Áreas atingidas por transbordamento do Rio Barra Mansa são limpas

Previsão é que chuvas leves e moderadas atinjam a cidade até a próxima segunda-feira, dia 07

No final da tarde de quarta-feira, dia 02, apesar de chuvas leves e moderadas atingirem a cidade, o Rio Barra Mansa transbordou na altura dos bairros Nova Esperança, São Luiz e Boa Sorte, em decorrência de uma tromba d’água no município de Rio Claro. Na manhã desta quinta-feira, dia 03, equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto, estiveram nas áreas atingidas realizando serviços de limpeza.

De acordo com o coordenador de Resíduos Sólidos, Jackson Rabelo, as equipes trabalharam em duas frentes. “No final da Rua José Gonçalves Rebollas e Rua A ocorre raspagem e tirada de lama, desobstruindo manilhas. Em seguida, vamos lavar as ruas. Na Rua Florianópolis, no Nova Esperança, nossa equipe também está realizando o mesmo trabalho”, pontuou.

A expectativa é de que até o final da tarde desta quinta-feira o serviço seja concluído. “Estamos com 25 funcionários atuando naquela região, com duas retroescavadeiras, três basculantes e três caminhões de carroceria fixa. Com isso acredito que até as 16h as vias estejam liberadas”, disse.

Defesa civil segue monitorando as áreas

De acordo com a Defesa Civil, o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) indicou chuvas leves e moderadas para Barra Mansa até a próxima segunda-feira, dia 07. Equipes do órgão seguem monitorando a situação das chuvas na cidade.

“Nossa última atualização com relação ao nível dos rios está dentro do normal. O Rio Barra Mansa está com uma altura de 1,10 metro e com cota de segurança é de 2m. O Rio Bananal está em 1,75 metro e para transbordo e nível precisa estar acima de 4,50 metros. Já o Rio Paraíba do Sul está em 3,72m e a com cota de segurança também é de 4,50 metros”, destacou o coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos.

Ainda segundo o órgão, as equipes seguem trabalhando para atender toda a população. “Não tivemos nenhuma ocorrência durante a madrugada. Nossa equipe está na rua atendendo ocorrências que foram entrando na manhã de hoje”, finalizou.

Barra Mansa segue com a vacinação contra Covid-19 em crianças, jovens e adultos

Serão aplicadas nesta sexta-feira, dia 04, primeira dose pediátrica em crianças a partir de 5 anos e D1, D2, D3 e D4 em jovens e adultos

www.radioacesafm.blogspot.com
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa informa que nesta sexta-feira, 04, o município segue com o esquema de vacinação contra Covid-19. Neste dia, crianças com idade a partir de 5 anos podem receber a primeira dose pediátrica, além de jovens e adultos.

As crianças a partir de 6 anos podem receber a primeira dose nas seguintes unidades de saúde: Coringa I, Floriano, Rialto,  São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia, Vila Maria, Vila Elmira, Vale do Paraíba, Siderlândia, Vila Independência, Clínica da Família na Vista Alegre, UBS Centro, São Francisco, UBS Colônia  ou Paraíso de Cima.

Já as crianças de 5 anos e os de 5 a 11 anos com imunossupressão devem procurar as seguintes unidades: Clínica da Família na Vista Alegre, Coringa 1, São Francisco, UBS Colônia, UBS Centro, Paraíso de Cima ou o Pró Saúde (segundas, quartas e quintas-feiras).

A vacinação no distrito de Santa Rita de Cássia acontece apenas às quintas-feiras, e no bairro Vila Principal e no distrito de Amparo apenas às sextas-feiras.

Para serem imunizadas as crianças precisam estar acompanhadas de um responsável e apresentar o cartão de vacina infantil de rotina, documento pessoal e comprovante de residência.

Jovens e adultos

A Secretaria de Saúde também segue com a aplicação de D1, D2, D3 e D4 em jovens e adultos nesta sexta-feira. O esquema seguirá da seguinte maneira:

- D1 em pessoas a partir de 12 anos;

- D2 agendadas (CoronaVac e AstraZeneca centralizadas no PSF do Ano Bom); Janssen para quem recebeu a primeira dose até 04/10 (PSF Ano Bom);

- D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 04/10;

- D4 apenas em imunossuprimidos maiores de 18 anos que tenham tomado a D3 até o dia 04/10.

Para ser vacinado é necessária a apresentação do cartão de vacina, RG e CPF, comprovante de residência atualizado ou a declaração do posto de saúde. Já para receber a D4 é imprescindível também a apresentação do laudo médico e o comprovante das outras doses.

As ações acontecerão das 9h às 16h nos postos de saúde dos bairros e das 9h às 20h na Unidade de Saúde do Ano Bom.

Dupla é detida com droga no Dom Bosco

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Policiais militares apreenderam 52 pinos de cocaína, R$ 36,00 em espécie, dois aparelhos celulares, dois rádios transmissores e etiquetas durante buscas por criminosos na tarde desta quinta-feira (3), no bairro Dom Bosco, em Volta Redonda.

Durante ação de investigação, os agentes foram recebidos à tiros, porém não houve revide, dois elementos foram detidos logo em seguida com o material entorpecente.

Policiais buscavam informações sobre facções que disputam a localidade provocando a morte de um suspeito e uma tentativa de homicídio neste ano.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

Volta Redonda disponibiliza 4ª dose contra a Covid-19 em idosos acima de 70 anos

Medida é em decorrência do número de óbitos nesta faixa etária registrados este ano; dose adicional será aplicada após quatro meses da terceira 

A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda aplicará mais uma dose de reforço em idosos, a quarta contra a Covid-19. A medida é para pessoas acima de 70 anos, inclusive as institucionalizadas ou acamadas, que tenham recebido a 3ª dose há pelo menos quatro meses. 

A partir desta sexta-feira, dia 4, todas as 46 unidades básicas de saúde (UBSs e UBSFs) farão a aplicação da dose adicional, das 9h às 16h. Além dos idosos desta faixa etária, imunossuprimidos, acima de 18 anos, continuarão sendo vacinados com o reforço da 4ª dose. 

Idosos institucionalizados ou acamados

Os idosos institucionalizados em ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) receberão a vacina nos locais onde residem. Equipes volantes de secretaria de Saúde vão percorrer as instituições situadas no município. 

Familiares de idosos acamados acima de 70 anos devem fazer contato para agendamentos da vacinação em domicílio, por mensagem de texto de Whastsapp para o número: (24) 3339-9130. 

Mais uma dose para proteção


O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, o médico sanitarista Carlos Vasconcellos, explicou que a ampliação da 4ª dose – antes destinada apenas para imunossuprimidos – é devido aos óbitos registrados em janeiro de 2022. 

As mortes em decorrência da Covid-19 nesse período apresentaram uma característica comum: ocorreram, com uma única exceção, em pessoas acima dos 60 anos, sendo que algumas não estavam com o esquema vacinal completo: com duas doses e uma de reforço. 

“Os idosos em geral têm o processo imunológico comprometido, o que reduz a imunidade natural devido à idade avançada. A produção das células de defesa é inferior no comparativo com um organismo mais jovem. Outro fator muito significativo são as doenças crônicas (comorbidades). Quando a Covid-19 infecta um idoso, com alguma comorbidade, o vírus já encontra um organismo debilitado. Por isso, a probabilidade de um idoso ter uma complicação no decorrer da contaminação pela Covid-19 é muito maior”, comentou o médico sanitarista, lembrando que o público a partir de 60 anos também será vacinado de acordo com a necessidade e os estoques disponíveis de vacinas. 

Vasconcellos destacou que idosos e imunossuprimidos são grupos efetivamente atingidos com evolução para óbito na ocorrência da variante Ômicron, até o momento, em Volta Redonda. Considerando esse cenário epidemiológico, mais uma dose de reforço se faz necessária para complemento da proteção contra a Covid-19. 

“A dose de reforço nestes grupos contribui para acelerar os mecanismos de defesa do corpo contra a Covid-19. Pedimos que todas as pessoas acima de 70 anos vacinem-se e continuem se protegendo, seguindo também outras medidas efetivas como o uso de máscara e a higienização das mãos e, claro, evitem aglomerações”, concluiu Vasconcellos.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Dois homens são presos por associação para o tráfico de drogas em Volta Redonda

Policiais civis da 89ª DP (Resende) prenderam, nesta terça-feira (01/02), dois homens pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo e associação para o tráfico. A dupla foi capturada, no bairro Belmonte, na cidade de Volta Redonda, após trabalho de inteligência e monitoramento.

As investigações apontam que um dos presos é gerente geral do tráfico de drogas nos bairros Jardim Belmonte e Siderlândia, no município de Volta Redonda. Segundo os agentes, o mesmo criminoso é citado em um vídeo de grande repercussão que circulou nas redes sociais no ano de 2020. Na ocasião, diversas armas de fogo, como fuzis e pistolas, eram expostos por traficantes daquela cidade.

Os dois foram capturados em uma residência, onde houve apreensão de duas armas de fogo, aparelhos de telefone celular e uma quantia em dinheiro. A dupla foi encaminhada para o sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.

Adolescente infrator é apreendido em Angra dos Reis

Policiais civis da 166ª DP (Angra dos Reis) apreenderam, nesta terça-feira (01/02), um adolescente infrator, de 16 anos, acusado por fatos análogos aos crimes de tráfico de drogas e associação para tráfico. Ele foi capturado no Fórum de Angra dos Reis, após trabalho de monitoramento.

De acordo com os agentes, a ação foi em cumprimento de mandado de busca e apreensão. Após os procedimentos de praxe, o adolescente foi encaminhado para uma casa de custódia de menores de idade.

MPF pede anulação de nomeação do diretor-geral do Arquivo Nacional

Ricardo Borda D’Agua foi nomeado em novembro, mas não teria formação e experiência compatíveis com o cargo

O Ministério Público Federal (MPF) propôs ação civil pública para declarar a nulidade da nomeação de Ricardo Borda D’Agua como diretor-geral do Arquivo Nacional.

Borda D’Agua foi nomeado em novembro de 2021. De acordo com a ação, houve desvio de finalidade no ato, pois o diretor-geral não tem experiência profissional ou formação específica nas áreas cuja expertise é essencial para o exercício do cargo, e sua nomeação descumpriu os requisitos exigidos pelo Decreto nº 9.727/2019, além de violar os princípios constitucionais da legalidade, eficiência e impessoalidade previstos no art. 37 da Constituição da República.

Em seu artigo 5º, o Decreto nº 9.727/2019 estabelece que os servidores que ocupam cargo em comissão DAS nível 5 devem ter experiência profissional de, no mínimo, cinco anos, em atividades correlatas às áreas de atuação do órgão; ter ocupado cargo comissionado, equivalente a DAS de nível 3 ou superior em qualquer Poder por, no mínimo, três anos; ou, possuir títulos de mestre ou doutor em área correlata às áreas de atuação do órgão ou em áreas relacionadas às funções do cargo.

O atual diretor-geral do Arquivo Nacional não cumpre nenhuma das exigências.


"Devemos lembrar que as atividades que o diretor-geral do Arquivo Nacional deve cumprir são de alta complexidade técnica, e por isso há um grave risco para o órgão, e para a gestão de todo o sistema arquivístico nacional, se uma pessoa sem capacitação técnica se mantém no cargo", afirmou o procurador da República Antonio do Passo Cabral.

O MPF solicitou à Casa Civil da Presidência da República informações sobre a qualificação de Borba D’Agua, mas a União apresentou informações contraditórias e não encaminhou cópia do procedimento de indicação e nomeação. No inquérito civil público instaurado para apurar o caso, ficou comprovado que o diretor-geral do Arquivo Nacional foi funcionário do Banco do Brasil durante toda a vida, onde exerceu funções de escriturário de banco e gerente administrativo. Borba D’Agua foi ainda auxiliar de escritório na Secretaria de Segurança do Distrito Federal. Não há nenhuma comprovação de experiência profissional na área arquivística ou de gestão documental.

“A União agiu contrariamente à persecução do interesse público ao nomear para o cargo de Diretor-geral da principal instituição arquivística do país uma pessoa que não possui as habilidades e competências imprescindíveis para o bom desempenho das atividades inerentes ao cargo. Houve evidente atribuição de funções públicas a uma pessoa cuja experiência profissional é incompatível com as atividades a serem exercidas. E esse ilícito merece correção pelo Poder Judiciário”, sustenta a ação.

O MPF pede a suspensão da nomeação de Borba D’Agua em tutela provisória de urgência, considerando os riscos de “de inação por desconhecimento, de atuação comissiva sem aptidão técnica, ou ainda de interrupção das atividades normativas, administrativas e técnicas do Arquivo Nacional”. Ao final, pede que a portaria de nomeação seja declara nula e o ato/termo de posse seja cancelado, fazendo cessar seu exercício no cargo.