Rádio Acesa FM VR: 2019-09-22

sábado, 28 de setembro de 2019

Morre aos 68 anos "Sombra", morador do bairro Açude II

Foto: Divulgação
Morreu na noite desta sexta-feira (27), aos 68 anos, Edson Bernardo da Silva, conhecido como "Sombra", morador por 36 anos no bairro Açude II, em Volta Redonda, RJ. Edson era conhecido por ser "andarilho", estava sempre pelas ruas do bairro.

Edson morreu de infarto em casa. Ele deixa esposa, dona Marlene de Oliveira da Silva, filhos Guanaír, Carlos, Rodrigo e Carla, e quatro netos. Apenas o filho Carlos morava com ele e a esposa, na Rua 11.

Nascido em Volta Redonda, em 27 de janeiro de 1951, “Sombra” sempre morou na cidade e trabalhou como operador de rolo compressor de pinche na prefeitura da cidade até se aposentar. Foram 37 anos de serviços prestados ao poder publico.

A filha Carla relatou que o pai era uma ótima pessoa e querido por amigos e família. "Ele que irá deixar muitas saudades”, lamentou.

"Sombra" tinha cinco irmãos entre eles uma irmã que faleceu há dois meses.

O corpo de Edson foi sepultado no final da manhã deste sábado, dia 28, no cemitério do Retiro — Bom Jardim.

Em outubro bandeira tarifária é amarela

A mudança da cor da bandeira passa a valer dia 1º de outubro
A bandeira tarifária em outubro de 2019 será amarela, com custo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Outubro é um mês de transição entre a estação seca e o início do período úmido nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão hidrológica para o mês sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios, o que também permitirá reduzir a oferta de energia suprida pelo parque termelétrico. Esse cenário também levou à redução dos custos relacionados ao risco hidrológico (GSF), mesmo com a perspectiva do preço da energia (PLD) manter-se em patamar estável. O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada, possibilitando aos consumidores o bom uso da energia elétrica. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação, para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.

O anúncio da bandeira amarela reforça a necessidade de ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia.


Confira abaixo algumas dicas.


Dicas de Economia de Energia

Chuveiro elétrico

Tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos
Selecionar a temperatura morna no verão
verificar as potências no seu chuveiro e calcular o seu consumo


Ar condicionado

Não deixar portas e janelas abertas em ambientes com ar condicionado
Manter os filtros limpos
Diminuir ao máximo o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado
Colocar cortinas nas janelas que recebem sol direto


Geladeira

Só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário
Regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções
Nunca colocar alimentos quentes dentro da geladeira
Deixar espaço para ventilação na parte de trás da geladeira e não utilizá-la para secar panos
Não forrar as prateleiras
Descongelar a geladeira e verificar as borrachas de vedação regularmente


Iluminação

Utilizar iluminação natural ou lâmpadas econômicas e apagar a luz ao sair de um cômodo; pintar o ambiente com cores claras


Ferro de passar

Juntar roupas para passar de uma só vez
Separar as roupas por tipo e começar por aquelas que exigem menor temperatura
Nunca deixe o ferro ligado enquanto faz outra coisa


Aparelhos em stand-by

Retirar os aparelhos da tomada quando possível ou durante longas ausências

sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Vereador pastor Washington Uchôa busca soluções para problemas levantados em audiência pública


Volta Redonda — Com o objetivo de fazer com que a audiência pública sobre autismo, realizada no dia 4 de setembro, não caia no esquecimento, o vereador pastor Washington Uchôa (Republicanos) tem buscado formas de ajudar a encontrar soluções para alguns questionamentos levantados no dia do evento.

O primeiro passo foi se reunir com representantes da Apadem (Associação de Pais de Autistas e Deficientes Mentais de Volta Redonda), entre elas a presidente Marcia das Candeias e a integrante da diretoria executiva da Apadem e presidente do Conselho Municipal de Defesa de Direitos da Pessoa com Deficiência (Compede), Elizabeth Melo. Por problemas pessoais, Marcia não pode estar na audiência, mas fez questão de se reunir com o vereador e passar para ele algumas situações, entre elas leis sobre autismo que precisam ser melhores explicadas.

- Nós da Apadem, falo por mim e pelas mães e responsáveis de autistas, ficamos imensamente felizes com o apoio do vereador em relação aos direitos da pessoa com transtorno do espectro autista. É muito importante sabermos que tem alguém lutando por nós – disse Marcia.

O vereador afirmou que a Apadem pode contar com seu apoio e que fará o que estiver ao seu alcance para ajudar. No mesmo dia o parlamentar foi até a Procuradoria da Câmara Municipal para tentar esclarecer alguns pontos citados durante a reunião.

Símbolo autista

E dando continuidade aos trabalhos, no dia da sessão Washington se comprometeu em entregar uma carta solicitando que lojas, comércio em geral e transporte público inclua o símbolo do autista em suas placas de atendimento preferencial.

- Essa foi uma das reivindicações de mães e familiares de pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e me comprometi em ajudar. Já entreguei o documento com a solicitação nos shoppings Park Sul e Sider, no Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Volta Redonda), na Aciap (Associação Comercial Industrial e Agropastoril) de Volta Redonda, nas viações Elite e Agulhas Negras, e, na próxima semana, irei a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) – afirmou o vereador, ressaltando que todas as instituições se comprometerem em ajudar.


CER III

Nesta semana o vereador ainda esteve conversando com a coordenadora do CER III (Centro Especializado em Reabilitação), Pollyanna Mazilli, que funciona no Estádio Raulino de Oliveira, no Jardim Paraíba, mas está prestes a ganhar um espaço novo. Washington foi conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido no local e buscar informações sobre as novas instalações.

O CER III atende cerca de seis mil pacientes por mês com deficiência física, visual ou intelectual como crianças e adolescentes com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Segundo Pollyanna, Volta Redonda foi credenciada pelo programa federal para atender os 12 municípios do Médio Paraíba.
- Graças a Deus o prefeito Samuca Silva nos apoia em tudo que precisamos. Estamos ansiosos para nos mudarmos para as novas dependências, que facilitará muito termos um trabalho multidisciplinar mais interligado – afirmou, ressaltando que a nova sede do CER III funcionará no Hospital Santa Margarida.

Nesta sexta-feira, dia 27, aproveitando o convite da coordenadora, o vereador esteve na reunião do Grupo Anjo Azul, na secretaria de Saúde. O encontro reuniu mães, familiares e responsáveis por autistas, que tiveram duas palestras com terapeutas ocupacionais sobre desfralde e como lidar com o filho no dia a dia.

- Fiquei muito feliz em estar nesta reunião aprendendo um pouco mais sobre a rotina do autista. Se quero ajudar, preciso estar informado – disse o vereador, afirmando que seu gabinete está de portas abertas.

Foragido da Justiça é preso após tentar agredir a companheira em Angra dos Reis

Policiais da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM ANGRA) prenderam, nessa quarta-feira, dia 25, no Marinas, em Angra dos Reis, Pabliano Hudson Caldeira Jacome, em cumprimento a mandado de prisão, expedido pela justiça do estado de Minas Gerais, pelo crime de violência doméstica.

De acordo com os agentes, a vítima Angela Ferreira Lourenço, estaria abrigada numa unidade de saúde, por medo de seu companheiro que a ameaçava do lado de fora. Contra o suspeito havia um mandado de prisão pela justiça de Minhas Gerais.

Pabliano foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da justiça.

Preso no Retiro o suspeito de esfaquear homem no bairro Aterrado, em Volta Redonda (RJ)

A Polícia Militar prendeu o suspeito de esfaquear um homem no bairro Aterrado, na tarde desta quinta-feira, dia 26, em Volta Redonda, RJ. O suspeito foi encontrado no Hotel Retiro, no bairro Retiro, Zona Norte da cidade.

Mario Lúcio Silva de Moraes, de 30 anos foi esfaqueado na cabeça e ficou gravemente ferido. O crime aconteceu na Avenida Integração, no bairro Aterrado, e a vitima atravessou a passarela sobre a linha férrea e caminhou até a Avenida Amaral Peixoto, onde caiu foi socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros e conduzido ao Hospital São João Batista, no bairro São Geraldo.

Com as informações do suspeito ser um homem vestido com uma blusa preta e uma mochila preta, os policiais encontraram o suspeito no Hotel Retiro, no bairro Retiro. A arma do crime estava com Eduardo Antônio Tavares Barbosa, conhecido como "Paulista", de 37 anos, o suspeito da tentativa de homicídio.

Ele foi preso e encaminhado para a 93ª DP — Delegacia de Polícia de Volta Redonda, onde ficou preso.

Mulher é agredida à paulada e chute pelo companheiro em Barra Mansa

Uma mulher de 27 anos foi atendida após acionar a PM e denunciar o companheiro de tê-la agredida a paulada e chute na noite desta quinta-feira (26) na residência do casal no bairro Metalúrgicos, em Barra Mansa, RJ. No local os policiais encontraram a mulher na rua.

A vitima foi conduzida para a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, onde foi atendida e depois encaminhada para a 90ªDP — Delegacia de Polícia de Barra Mansa.

O suspeito,  Israel Clemente de Sá, de 29 anos, preso e também conduzido para a delegacia, onde ficou preso.

PM é acionada para cumprir ordem judicial na Viação Sul Fluminense

Foto: Google Maps Street View
A Polícia Militar foi acionada para manter a ordem na Viação Sul Fluminense, na noite desta quinta-feira (26), no bairro Voldac, em Volta Redonda, RJ. De acordo com as informações da PM, a ordem partiu do Juiz de Direito titular da 3ª Vara Civil de Volta Redonda, Cláudio Gonçalves Alves.

Ainda de acordo com as informações do 28 Batalhão de Polícia Militar, em Volta Redonda, havia informações que os proprietários poderia estar retirando bens da empresa, uma vez que ela está sob intervenção judicial.

Uma equipe com quatro policiais esteve na porta da empresa e não houve intervenção já que não foi flagrado ato ilícito.

Homem é esfaqueado na Avenida Amaral Peixoto, em Volta Redonda

Um homem foi esfaqueado por outro na tarde desta quinta-feira (26) em Volta Redonda, no Sul Fluminense.

A tentativa de homicídio ocorreu na Avenida Amaral Peixoto, uma das principais vias no centro da cidade. A vitima foi socorrida por uma equipe do Samu para o Hospital São João Batista, no bairro São João.

O homem que não teve a identidade divulgada ficou ferido gravemente na cabeça. A unidade médica não informou o estado de saúde dele.

No início da noite a policia conseguiu prender o principal suspeito. Ele foi detido numa rua próximo ao local do crime.

A ocorrência foi registrada na 93ª DP — Delegacia de Polícia de Volta Redonda.

Drogas sãoa rpeendidas no bairro Vila Brasília

Diante de denuncia de tráfico de drogas policiais militares apreenderam drogas no bairro Vila Brasília, em Volta Redonda, RJ. A ação aconteceu na Rua G, na última quarta-feira, dia 25.

De acordo com os policiais, ao chegar próximo ao local vários suspeitos foram vistos fugindo e deixou para trás um rádio transmissor e seis aranhas contendo 100 sacolés de cocaína, num total de 600 sacolés.

O material foi levado para a 93ª DP — Delegacia de Polícia de Volta Redonda.

VI Corrida de São Francisco de Assis acontece neste domingo (29) em Barra Mansa


Será realizada neste domingo, dia 29, a VI Corrida de São Francisco, no bairro Santa Maria II. O evento integra as atividades da Festa da Comunidade que leva o nome do santo padroeiro. A largada está prevista para às 8:30, na Rua Risoleta Neves. Simultaneamente, acontece a IV Caminhada de São Francisco e III São Francisquinho (corrida Kids).

O evento terá a participação de 46 alunos de escolas municipais e estaduais nas categorias Sub 15 e Sub 17. A intenção, segundo o coordenador da Subsecretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Marco Cambraia, a intenção é estimular a pratica esportiva. “Neste momento estamos realizando os Jogos Escolares de Barra Mansa, com competições de diversas modalidades. A iniciativa possibilita a integração e interação entre os alunos, além de incentivar as atividades físicas e uma vida saudável”, disse Cambraia.

A Corrida de São Francisco teve sua primeira edição em setembro de 2014,numa iniciativa do Atleta do Corbama e radialista Marcelo Martins, um dos organizadores do evento.

O circuito da corrida tem seis quilômetros, com saída da Rua Risoleta Neves, passando pelas Ruas Renata Beló, Padre Norberto Prittwity, Estrada Governador Chagas Freitas até a Igreja de São Lucas, na Colônia Santo Antônio, onde os atletas fazem o retorno e seguem em direção à Rua Risoleta. Já a caminhada terá percurso de dois quilômetros. Os três primeiros colocados geral nas categorias Masculino e Feminino serão premiados com troféus. Quem completar o trajeto receberá medalha de participação.

"Porca Rosa" tenta subornar policiais com R$ 200 mil para não ser preso em Angra dos Reis

O traficante "Porca Rosa" tentou subornar policiais militares para não ser levado preso nesta quarta-feira (25), em Angra dos Reis, região Costa Verde Sul do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com os policiais, o traficante ofereceu R$ 200 mil ao ser abordado no bairro Promorar. Ele foi denunciado por um policial de folga que informou ter visto o suspeito na localidade.

Ainda de acordo com as informações, "Porca Rosa" estava foragido da Justiça e seria o segundo homem na hierarquia do tráfico de uma facção criminosa e atuava no bairro Camorim. Além disso, era envolvido em crimes de roubo de veículos e cargas em geral e explosão de caixas eletrônicos.


De acordo com o Disque Denúncia, o órgão já havia recebido cinco informações a respeito do paradeiro do traficante e todas foram encaminhadas para a polícia.

Ele foi preso e conduzido para a 166ª DP — Delegacia de Polícia de Angra dos Reis.

Denúncia do MPF contra CSN e seus diretores por crime ambiental está conclusa para sentença

Ação penal é de 2016 e busca reparação de danos causados ao rio Paraíba do Sul e bairro Volta Grande IV, que tem 2.200 moradias
Foto: Google Street View
A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, é alvo de processo da justiça por contaminar uma área próxima ao rio Paraíba do Sul, onde funciona o depósito de resíduos no bairro Volta Grande IV, além de prejudicar 2.200 moradias, ao descartar resíduos industriais perigosos, sem as devidas licenças ambientais. O caso foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2016.

No dia 16 de julho deste ano a ação penal voltou a tramitar, após ficar suspensa por decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), atendendo a pedido da defesa da CSN. Dessa forma, no dia de 25/09/2019, foi realizado o último ato de produção de provas através do interrogatório dos acusados. Com isso, o processo está agora pronto para ser sentenciado.

Foram denunciados, além da CSN, os seus diretores Enéas Garcia Diniz (executivo) e Sander Eskes (de meio ambiente), bem como os gerentes Cláudio Cesar Boscov Graffünder (meio ambiente) e José Carlos da Rocha Gouvea (projetos e passivos ambientais) pela prática de crime ambiental de poluição – artigo 54, §3º, da Lei 9.605/98. Esse artigo comina a pena de um a cinco anos a “quem deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente, medidas de precaução em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível.” Ação penal n°. 0500121-31.2016.4.02.5104.


Entenda o caso


Em 2016, o MPF denunciou a CSN e seus representantes pelo descarte de resíduos industriais perigosos, sem as devidas licenças ambientais, em área ao lado do rio Paraíba do Sul e sua vegetação lindeira, abarcando ao menos parte do conjunto habitacional Volta Grande IV, com cerca de 2.200 moradias e dez mil pessoas.

Os danos têm origem no uso de área do bairro para o depósito de resíduos industriais perigosos da companhia, no período compreendido entre 1986 e 1999, sem adotar as cautelas necessárias e sem o regular processo de licenciamento ambiental. Em 14 de novembro de 1995, enquanto ainda eram alimentadas as células de resíduos industriais, a CSN doou 255.291 m² de terreno poluído, incluindo parte da área investigada e comprovadamente contaminada, ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas de Material Elétrico, Material Eletrônico e de Informática de Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Itatiaia e Quatis, sob condição resolutiva de que ali se construísse um conjunto habitacional, para atender, prioritariamente, aos empregados da CSN. Os contaminantes nunca foram removidos, as células cheias apresentam-se com manutenção e sinalização precárias.

Estudos realizados na região confirmaram a contaminação do solo e das águas subterrâneas, que escoam para o rio Paraíba do Sul, assim como a presença de substâncias tóxicas e cancerígenas, como bifenilas policloradas (PCBs), cromo, naftaleno, chumbo, benzeno, dioxinas, furanos e xilenos, em áreas ocupadas por residências e centros de lazer. Além disso, foi relatada uma considerável incidência de abortos e leucopenia na população residente no local.

A CSN, além de ter sido responsável pela contaminação, de ignorar os riscos à saúde da população e de não adotar ações efetivas para remediar a poluição, descumpre as exigências da autarquia ambiental estadual (Inea) relativas à remediação da contaminação, causando novos danos e exacerbando os riscos ao ambiente e aos seres vivos, incluindo os humanos. Nesse contexto, o Ministério Público Federal denunciou o descumprimento das ordens administrativas do Inea, após representação do então secretário de Estado do Ambiente Carlos Minc e da presidente do Inea Marilene Ramos, segundo a qual: “a CSN continua não atendendo as exigências do Inea e a população residente na área já investigada de Volta Grande IV permanece exposta a níveis de risco intoleráveis à saúde humana”.

Entre as medidas de precaução não cumpridas na área do Volta Grande IV, embora exigidas pela autoridade pública competente, com risco de dano ambiental grave e irreversível, podem ser mencionadas: (1) remoção dos resíduos industriais perigosos dispostos no subsolo e nas células; (2) apresentação do programa de realocação dos moradores e estudo das condições de saúde da população em razão da exposição permanente a substâncias tóxicas e carcinogênicas, além de outras medidas para proteger a saúde dos milhares de moradores como a realização de campanha de comunicação social dos riscos e impermeabilização do solo; (3) adoção de medidas de controle para evitar o carreamento de contaminantes para os corpos d’água, incluindo o rio federal; (4) ampliação da área investigada.

Mulher é detida com material de jogo de azar em Barra Mansa (RJ)

Foto: Divulgação da PM
Uma mulher foi detida com material apontado como "Jogo do Bicho" em Barra Mansa, no Sul Fluminense. Agentes do Serviço de Inteligência chegaram até ela através de uma investigação contra a prática de jogos de contravenção, na manhã de quarta-feira, 25.

A mulher estava em um estabelecimento na Avenida Joaquim Leite, no centro da cidade. Com ela foi prendido uma máquina de apostas, R$ 190,00 em espécie, duas bobinas de papel e uma caderneta com anotações.

O material e a mulher foram conduzidos para a 90ª DP — Delegacia de Polícia de Barra Mansa, onde foi ouvida e irá responder em liberdade.

Dupla é detida com drogas em condomínio no bairro Candelária, em Volta Redonda (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Dois homens foram detidos nesta quinta-feira (26) com drogas no condomínio do Minha Casa, Minha Vida, no bairro Candelária, em Volta Redonda, RJ. Após informações através de uma denuncia equipes dos GATs I e II cercaram o local e conseguiram deter os dois homens.

Ainda de acordo com os policiais, no local foram encontrados 85 pinos de cocaína, 29 trouxinhas de maconha, oito frascos de loló e R$ 179,00 em espécie.

O material e os dois suspeitos foram conduzidos para a 93ª DP — Delegacia de Polícia de Volta Redonda.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Mulher esfaqueia outra no centro de Barra Mansa (RJ)

Uma mulher foi esfaqueada na tarde desta quinta-feira (26) no centro de Barra mansa, RJ. De acordo com policiais militares, a agressora foi flagrada atacando a vitima na Rua Orozimbo com uma faca.

A vítima foi socorrida e levada pela equipe do Corpo de Bombeiros a Santa Casa de Barra Mansa e não corre o risco de morte. De acordo com a unidade médica, nenhum órgão vital da mulher foi atingido.

Elenita Francisca dos Anjos, de 54 anos, foi presa em flagrante por tentativa de homicídio. A ocorrência foi registrada na 90ª DP — Delegacia de Polícia de Barra Mansa.

Dupla é detida com drogas no bairro São Francisco, em Barra Mansa (RJ)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Divulgação da PM
Um casal de jovens de 22 e 18 anos foram detidos na tarde desta quinta-feira (26) por suspeita de tráfico de drogas no bairro São Francisco, em Barra Mansa, RJ. Com eles foram apreendidos 35 pinos de cocaína, uma munição calibre 12 intacta e um rádio de comunicação.

Eles foram abordados durante policiamento na rua bairro, onde ao perceber a presença da viatura, os dois tentaram fugir. Eles foram detidos e os policiais encontraram nas mãos dele o rádio e um pino da droga. No bolso da bermuda do homem foram encontrados mais sete pinos da droga.

Já a jovem os policiais encontraram R$ 20,00 em espécie. O restante do material foi apreendido na casa do suspeito.

O foi conduzido para a 90ª DP — Delegacia de Policia de Barra Mansa, onde a ocorrência foi registrada.

Condutor é flagrado com a CNH suspensa na Dutra, em Piraí (RJ)

Um homem foi flagrado conduzindo uma Nissan Versa com o direito de dirigir suspenso, na Rodovia Presidente Dutra, em Piraí, no Sul Fluminense. Ele foi abordado durante operação de fiscalização da PRF no km 227 da BR-116, na altura do posto PRF de Caiçara, no início da noite desta quarta-feira (25).

O veiculo com placas do RJ seguia sentido Rio. Ao ser pedido a apresentação dos documentos devidos, foi constatado que a Carteira Nacional e Habilitação do condutor estava suspensa desde 15 de agosto do corrente ano.

Além de ser multado, o homem teve a CNH recolhida e assinou termo de conduta para responder processo, previsto em lei, por cometer infração de trânsito, onde terá de comparecer em audiências quando intimado.

O veiculo foi passado a outro condutor devidamente habilitado e o homem irá responder em liberdade.