Rádio Acesa FM VR: 2023-02-05

sábado, 11 de fevereiro de 2023

Defesa Civil de Barra Mansa vistoria ponto interditado na Serra da Mutuca

Visita ocorreu na manhã deste sábado, 11, quando a área foi isolada e rotas alternativas foram  traçadas aos moradores
A Defesa Civil de Barra Mansa esteve na manhã deste sábado, dia 11, no trecho da RJ-153 entre os distritos de Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa, e Santa Isabel do Rio Preto, em Valença, na região conhecida como Serra da Mutuca. O  local está totalmente interditado por conta de um deslizamento de terra ocorrido nesta sexta-feira, dia 10, e que ocasionou no rompimento das manilhas no trecho.

A visita foi feita com profissionais do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) e com integrantes da subprefeitura de Santa Isabel do Rio Preto, que realizaram a inspeção da área e o isolamento da via com blocos de concreto. Além destas medidas, o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual estará presente 24 horas no local para impedir a passagem de pedestres e veículos. O DER informou também que, na próxima semana, uma equipe começará a fazer obras de reparo na área atingida.

Motoristas devem seguir por rotas alternativas, como estradas de Quatis e Conservatória (Valença).
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Barra Mansa, João Vitor da Silva Ramos, as equipes estão estudando outras formas de passagem para evitar a RJ-153. "Estamos analisando, em parceria com o DER, outras estradas por dentro de alguma área rural próxima à RJ-153, pois sabemos que existem muitas pessoas que utilizam a estrada e que precisam dela. Alguns moradores nos informaram sobre alguns pontos que podem ser utilizados e estamos estudando a melhor solução", declarou João Vitor

Alerta vermelho para chuvas

A Defesa Civil também alertou sobre a previsão de chuvas fortes até o dia 13 de fevereiro, acompanhadas de rajadas de vento e raios. Durante este perído, está previsto um acumulamento de chuva entre 100 e 130mm na região. Por conta das fortes chuvas, as equipes estão de prontidão para possíveis ocorrências durante esses dias, além do monitoramento do nível dos rios, que pode aumentar consideravelmente.
 
Alerta sonoro
Barra Mansa conta atualmente com dez equipamentos de alerta localizados nos seguintes bairros: Boa Sorte, Boa Vista, Cotiara, Metalúrgico, Monte Cristo, Nova Esperança, Paraíso, Vila Coringa, Vila Nova e Vista Alegre. Esses equipamentos servem para alertar os moradores que se encontram em áreas já mapeadas pela Defesa Civil para os riscos de deslizamentos, escorregamentos, desabamentos, alagamentos e inundações.
 
Em caso de emergência ou dúvidas, o contato com a Defesa Civil pode ser feito pelos números 199, (24) 3028-9370 ou ainda pelo WhatsApp (24) 98121-3427.

Bombeiros atenderam mais de 200 acionamentos nas últimas 24 horas

Militares estão de prontidão para minimizar estragos provocados pelas chuvas
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ) monitora as precipitações em todo o Estado, atuando para prevenir e minimizar qualquer possível dano.

Os Bombeiros do Rio já atenderam 226 ocorrências relacionadas às chuvas, nas últimas 24 horas, em todo o território fluminense, incluindo 134 cortes de árvores, 69 salvamentos de pessoas presas ou ilhadas, cinco inundações e 18 desabamentos e deslizamentos.
    
- Nossos Bombeiros não param e trabalham 24 horas para garantir segurança para a população. Peço a todos que evitem locais de risco e procurem abrigo em locais longe de encostas. Não vamos parar de monitorar e responder aos eventos provocados pelas chuvas - garante o governador Cláudio Castro.
    
Os agentes da Defesa Civil Estadual estão em contato permanente com as Prefeituras, dando suporte quando as ocorrências extrapolam a capacidade de resposta da gestão municipal - o que ainda não aconteceu.

- Estamos preparados para agir com rapidez e com qualidade técnica em caso de tragédias nesse período de chuvas fortes do verão. Temos investido fortemente em equipamentos e treinamento para este tipo de situação - informou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Monitoramento

O Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) segue monitorando as condições meteorológicas e os níveis pluviométricos e enviando alertas para os municípios.

Neste momento, o risco geológico é muito alto em São Gonçalo, e alto na capital, Baixada Fluminense e Região Sul. Nesses locais há alerta para possíveis deslizamentos de terra.

A capital fluminense apresenta risco hidrológico muito alto, enquanto que a Costa Verde e as regiões Metropolitana e Sul apresentam risco alto. Tijuca e São Gonçalo são pontos de atenção para inundações.

Previsão

O panorama meteorológico é de pancadas isoladas de chuva moderada a forte em todas as regiões do Estado.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Chuva e queda de energia afetam abastecimento de água em Piraí nesta sexta (10)

As fortes chuvas que castigaram o município de Piraí na noite desta quinta-feira (9) e na madrugada desta sexta (10) afetaram as operações das estações de tratamento de água (ETAs) do Centro de Piraí e do bairro Rosa Machado, localizado no distrito de Santanésia. 

O temporal interrompeu o fornecimento de energia na região, além de gerar bloqueios nos dois sentidos da Rodovia Presidente Dutra e em vias que dão acesso às captações, provocados por deslizamentos de terra. 

Além de suspender temporariamente as atividades das ETAs Piraí e Rosa Machado, a falta de luz interrompeu o funcionamento de unidades de bombeamento que distribuem água pela cidade. A eletricidade já foi restabelecida e, tanto as estações de tratamento de água como a captação já tiveram a operação retomada. No entanto, o abastecimento só deve ser normalizado no município ao longo desta sexta-feira. 

A redução temporária no fornecimento de água afeta 19 bairros de Piraí: Asilo, Casa Amarela, Cava, Centro, Cruzeiro, Dona Martha, Enseada das Garças, Jaqueira, Koopland, Morro da Prefeitura, Ponte das Laranjeiras, Rosa Machado, Sarole, Sossego 1, Sossego 2, Toca do Lobo, Vale Verde, Varjão e Vila das Palmeiras. 

A concessionária orienta aos consumidores que utilizem água de forma consciente e adiem tarefas que exijam grande consumo. 

Em caso de dúvidas, a população de Piraí conta com os canais de atendimento da Rio+Saneamento: o telefone 0800 772 1027, que oferece a possibilidade de envio de mensagem via WhatsApp; o aplicativo Cliente Rio+ e o site riomaissaneamento.com.br.

Bacia hidrográfica de Barra Mansa passa por monitoramento de qualidade

Comitê do Médio Paraíba analisa a situação em vários pontos do município

Agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS) de Barra Mansa está participando nesta sexta-feira, dia 10, de um monitoramento do Comitê de Bacias Hidrográficas do Médio Paraíba do Sul.

Este grupo de trabalho confere constantemente as águas da bacia da região, para isso, coletam uma amostra de alguns pontos pré-determinados com o objetivo de verificar a qualidade do Rio Paraíba do Sul e alguns de seus afluentes.

A partir da coleta, são analisados dados e informações que serão utilizados como base para futuro enquadramento dos rios. Em Barra Mansa foram averiguados trechos do rio na estrada que liga Quatis à Vista Alegre; no distrito de Floriano; no bairro de Saudade e no Centro.

O comitê é um grupo de trabalho com membros da sociedade civil e do poder público. A gerente de unidade de conservação e recursos hídricos da SMMADS, Carolina Lacerda, acompanhou o estudo.
“Essas ações são importantes para analisar a qualidade das águas do município e apresentar dados de forma transparente para a população que se preocupa com a condição dos rios que passam próximos às suas casas”, disse.

O trabalho vem sendo realizado em vários municípios do Médio Paraíba sendo eles Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia, Paraíba do Sul, Pinheiral, Resende, Rio das Flores, Três Rios, Vassouras e Volta Redonda.

85 veículos abandonados são retirados das ruas de Volta Redonda em janeiro

No mesmo período, a UGC supervisionou a poda de 125 árvores em vários bairros do município, contribuindo com a segurança pública 
Foram retirados das ruas de Volta Redonda 85 veículos em situação de abandono. Na mesma frente forma supervisionados a poda de 125 árvores em diversos bairros da cidade, durante o primeiro mês do ano. Os serviços abrangem ainda as solicitações encaminhadas pelos cidadãos e associações de moradores.

Os veículos em estado de abandono foram removidos após os proprietários serem contactados e informados sobre o prazo para retirada de via pública. Dos 85, 12 foram removidos para o Depósito Público Municipal, pois o prazo não foi cumprido. Além disso, dois veículos foram levados a locais seguros e cobertos com o auxílio do guincho da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), a pedido dos proprietários.   

As equipes da Semop, sob a orientação da UGC, fizeram a poda em 125 árvores de vários bairros, além de recolhimentos de galhos que caíram com as fortes chuvas de janeiro. As equipes especializadas priorizam também a segurança primária, com a desobstrução da iluminação pública, retirando os galhos que tampam a luz dos postes e aumentando a sensação de segurança dos locais.

A UCG ainda agilizou a desobstrução de calçada para livre acesso aos pedestres (3) e retirada de entulho após flagrante e advertência à pessoa, depois do descarte em área de preservação ambiental. Dois veículos com registro de roubo/furto foram recuperados, nos dias 23 e 24, ambos no bairro Ponte Alta. Os carros foram levados à 93ª DP (Delegacia de Polícia) e posteriormente devolvidos aos donos.   

“Os profissionais da UGC estão de parabéns pelo serviço de excelência que executam, atendendo diretamente às solicitações da população, seja através de grupos de Whatsapp ou pessoalmente, durante as rondas diárias pela cidade. Só com a participação da sociedade podemos ter sucesso no resultado da segurança pública”, enalteceu o secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Trânsito é interditado na Serra das Araras

Devido as chuvas fortes e intensas chuvas dos últimos dias, que atingem diversos trechos da rodovia Presidente Dutra, provocou a interdição total da Serra das Araras, em ambos os sentidos. Na pista de descida, sentido Rio de Janeiro, o fechamento acontece no km 243. Já na pista de subida, sentido São Paulo, o tráfego está interrompido no km 225.

A medida é temporária e tem o apoio da Polícia Rodoviária Federal. O objetivo da ação é preservar a vida dos motoristas, evitando acidentes, uma vez que o local está suscetível a novos deslizamentos de terra. Uma vistoria está marcada para as primeiras horas da manhã desta sexta-feira, dia 10/02, para avaliar as condições do local e a possível liberação do tráfego no trecho interditado.

A orientação é que o motorista evite trafegar pela rodovia e, em caso de emergência, pare num posto de serviço ou em uma das cidades próximas à rodovia. Para mais informações sobre as condições de tráfego, acesse os canais de comunicação da Concessionária.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

Guarda Municipal de Volta Redonda completa 68 anos

Culto ecumênico e café da manhã marcaram as comemorações na sede da corporação, na Ilha São João
A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) completou, nesta quinta-feira (9), 68 anos de criação. A importante data foi comemorada com um culto ecumênico na sede da corporação, na Ilha São João, com a presença de agentes, convidados e os religiosos da igreja Congregação Cristã do Brasil, seguido de delicioso café da manhã.

“A história da Guarda Municipal se confunde com a fundação do município de Volta Redonda, uma vez que a sua criação está inserida na primeira lei municipal”, lembrou o subcomandante da GMVR, inspetor Antônio Almico.

“A corporação é motivo de orgulho para todos nós, e devemos sempre buscar a aproximação da sociedade, fortalecendo o nosso trabalho e a nossa corporação”, salientou o comandante da Guarda Municipal, inspetor Silvano de Paula.

A presença dos guardas municipais nas ruas é fundamental para o ordenamento e a segurança pública, e isso se deve ao trabalho árduo, dedicado e competente dos agentes.

Atualmente, a GMVR faz parte da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), criada em 2021 com o objetivo de impulsionar a área da segurança pública. A secretaria recebeu investimentos em gestão e em profissionais especializados para atender à população de forma mais eficaz, através das ações integradas entre os órgãos ligados à segurança pública existentes no município.
 
“Quero parabenizar à GMVR, através dos guardas municipais ativos e inativos, que construíram uma referência na segurança pública, por meio da pessoalidade, pertencimento e aptidão, colaborando para a qualidade de vida ainda maior em Volta Redonda”, afirmou o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Pinos de cocaína são apreendidos em bairro de Pinheiral

Sessenta e cinco pinos de cocaína foram apreendidos durante averiguação de denúncia de trafico de drogas no bairro Cruzeiro, em Pinheiral.

O caso aocneceu nesta quarta-feira, dia 8.

Ninguém foi preso. A corrência foi encaminhada a 101ª DP.

Colete balístico, granada e pistola são apreendidos com homem em Barra Mansa

Foto: PM

Um criminoso foi preso em flagrante nesta quinta-feira, dia 9, com munições, colete balístico e pistola no bairro São Domingos, em Barra Mansa.

O caso aconteceu durante patrulhamento da PM na localidade.

Ao todo, foram apreendidos uma pistola calibre 9 milímetros, 26 munições do mesmo calibre, duas cápsulas deflagradas, uma granada, duas placas balísticas, uma capa para colete, um coldre, um bornal e um aparelho celular.

A ocorrência foi encaminhada a 90ª DP.

Homem é preso com tablete de cocaína em Pinheiral

Foto: PM
Policiais militares apreenderam nesta quinta-feira, dia 9, dois tabletes de cocaína, 500 gramas da mesma droga com um homem em Pinheiral. O flagrante aconteceu na Rodovia Benjamim Constante.

Um carro suspeito foi abordado e durante averiguação foi encontrado o material apreendido descrito a cima.

O caso foi encaminhado a 101ª DP.

Homem é detido com dinheiro e rolo suspeito de jogo de azar em Volta Redonda

Foto: PM

Um homem suspeito de fazer jogo do bicho foi detido nesta quinta-feira, dia 9, com dinheiro, cadernos e blocos de notas na Avenida Paulo de Frontin, no bairro Aterrado, em Volta Redonda.

Ao todo foram apreendidos: uma impressora portátil, três rolos pequenos de papel, um celular, três cadernos com anotações, uma caderneta com anotações e R$ 180,00 me especie.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

Carro roubado é recuperado pela PM em Volta Redonda

Foto: PM
Uma Voyage preta foi recuperada nesta quinta-feira, dia 9, em Volta Redonda. O carro com registro de roubo estava abandonado na Rua 150, no bairro Laranjal.

Com algumas avarias, o carro estava com o para-choque dianteiro e traseiro danificado, para-brisa trincado, arranhões nas laterais e as portas e o porta mala estavam trancados e sem a placa da frente.

A Guarda Municipal rebocou o veículo para o pátio da 93ª DP, onde foi realizado o registro da ocorrência.

Rodovia do Contorno começa a receber sinalização e redutores de velocidade

Ações emergenciais foram definidas em reunião entre prefeitura, Dnit e DER-RJ, que está fazendo a instalação com apoio da prefeitura 
A Rodovia do Contorno começou a receber, na manhã desta quinta-feira (9), placas de sinalização e redutores de velocidade, para proporcionar mais segurança aos motoristas que trafegam pela via. A medida, em caráter emergencial, está sendo executada pelo DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro), com apoio da prefeitura, e foi definida em reunião nessa quarta (8), no gabinete do prefeito Antonio Francisco Neto. Além das equipes do Estado e do município, o deputado estadual Munir Neto acompanhou o início dos trabalhos. 

O DER-RJ entrou com a massa asfáltica para fazer os redutores, enquanto a prefeitura está cedendo maquinário e também pessoal para ajudar na execução dos serviços. Da mesma maneira, as placas serão instaladas ao longo da via, alertando para os riscos da alta velocidade, por exemplo. Além disso, a Guarda Municipal (GMVR) vai seguir orientando o trânsito na rodovia durante e após as obras. A meta da força-tarefa é que os redutores sejam instalados nos seis pontos onde foram montadas as bases e ilhas de segurança, que atualmente operam para redução de velocidade dos veículos que circulam pela via, que ganhará ainda 36 novas placas. 

“Hoje a prefeitura e o DER estão lá na rodovia para ajudar a melhorar um pouco a situação, deixando claro que não é responsabilidade da prefeitura, nem do DER. Temos também a presença do deputado estadual Munir Neto, que está acompanhando essa ação e colocando seu gabinete à disposição para ajudar a achar soluções definitivas para este caso. Todos que quiserem ajudar são bem-vindos. Queremos resolver o problema. Sabemos que é um custo alto e só o Dnit tem condições”, afirmou o prefeito Neto. 

A reunião no Palácio 17 de Julho, sede da administração municipal, teve a participação online de representantes do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), e presencial da chefe de Gabinete do DER-RJ, Cinthia Pitz, além de secretários e gestores municipais. Durante a reunião, o prefeito Neto cobrou do Dnit o cumprimento da decisão da Justiça, que definiu que a responsabilidade pela estrada é do órgão federal e determinou a instalação de redutores de velocidade. Os representantes do departamento de Infraestrutura Terrestre alegaram necessidade de produzir um contrato emergencial. 

“Não concordamos que a estrada fique assim, sem alguma ação para salvar vidas. Reforçamos a questão da decisão judicial junto ao Dnit e buscamos com o DER algumas soluções emergenciais, até que o Dnit se organize para iniciar as melhorias na rodovia”, afirmou Neto. 

Uma nova reunião entre a prefeitura, o Dnit e o DER-RJ está marcada para a próxima segunda-feira (13), às 15h, para alinhar os próximos passos que serão dados pelos órgãos públicos em relação à rodovia. 

Município continua com medidas de segurança na rodovia


O prefeito ressaltou ainda que o Poder Público Municipal permanece na rodovia, com agentes da Guarda Municipal e funcionários da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), com o objetivo de orientar os motoristas. 

Foram montadas também espécies de “ilhas” para controle de velocidade, em um esquema que conta com a participação de policiais militares e o apoio do Corpo de Bombeiros. A recomendação é que os motoristas reduzam a velocidade em toda a extensão da via, com máxima de 50 km/h.

Homem é flagrado em ônibus com R$140 mil não declarados

Foto: PRF

Durante uma blitz da PRF na tarde desta quarta, dia 8, na BR-040, em Petrópolis, foi encontrada uma elevada quantia em espécie não declarada à Receita Federal. O coletivo abordado fazia a linha Valparaíso-GO x Petrópolis-RJ.

Durante o procedimento, a equipe verificou com um dos passageiros um volume na mochila que chamou atenção. Tratava-se de uma bagagem de colo totalizando R$ 140.000,00 (cento e quarenta mil reais) em espécie, dispostos em 14 maços de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

O passageiro informou que recebeu o valor após vender um Toyota Corolla 2010 e se recusou a informar qualquer dado do suposto comprador. Ao ser perguntado sobre o porquê de ter vendido em espécie, ele disse que queria evitar valores em sua conta bancária pessoal, pois era sócio de uma empresa em vias de falência e estava com receio de ter o valor confiscado da conta. Ele também não sabia o CNPJ da empresa.

Diante de tais circunstâncias, o passageiro foi conduzido para a 106ª DP em Itaipava para prestar informações acerca da quantia sem procedência.

Traficante fica ferido em confronto com a PM em Angra dos Reis


Um criminoso foi ferido após confronto com policiais militares na noite desta quarta-feira, dia 8, durante patrulhamento na Comunidade Sapinhatuba III, em Angra dos Reis.

Com o acusado, que foi socorrido ao Hospital de Japuíba, foi apreendido uma pistola.

A ocorrência foi encaminhada à 166ª DP.

Foto: PM

Dois traficantes foram presos com 155 pinos de cocaína, 110 pedras de crack e 21 trouxinhas de maconha, na noite desta quarta-feira, dia 8, em Volta Redonda. Ele foi abordado no bairro da Vila Brasília.

A PM foi informou que policiais chegaram ao local após denuncia anônima.

A ocorrência foi encaminhada à 93ª DP.

Homem tentar assaltar farmácia com replica de pistola no bairro Aterrado

Foto: PM

Um suspeito foi detido após denuncia de assalto a uma farmácia na Avida Paulo de Frontin no bairro Aterrado, em Volta Redonda. O caso aconteceu na terça-feira,dia 7.

Os policiais disseram que ouviram de uma da vitimas que o criminoso havia entrado na farmácia e pedido para fazer troca de curativo em uma sala e em seguida disse que estava armado e retirou da cintura uma pistola preta e colocou sobre a cadeira embaixo de sua bolsa.

Os agentes foram até o suspeito que portava o simulacro na cintura.

O caso foi encaminhado a delegacia de polícia. O suspeito foi ouvido e liberado para responder em liberdade.

Homens são flagrados com carro cheio de uniformes militares em Resende

 

Foto: PRF

Quatro homens foram detidos em um carro na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), na noite de terça-feira (7), em Resende. Eles foram flagrados com peças de uniformes militares, um dos passageiros tentou ludibriar os policiais com falsa identificação.

Os policiais verificaram a verdadeira identidade do passageiro e também a informação de que havia um mandato de prisão por tráfico de drogas válido até 2025.

Em conversa com todos os ocupantes do veículo e em face de suas informações desconexas sobre a viagem, também foi encontrado um celular com outro ocupante do veículo com registro de roubo/furto no sistema da ANATEL.

O veículo, os materiais e os indivíduos foram encaminhados para a 89ª Delegacia de Polícia, onde um deles deve responder por Falsa Identidade; outro pelo crime de receptação do celular e todos no  Crime de Associação para o Tráfico.

Duplo homicídio é registrado em Volta Redonda


Dois homens foram mortos nesta quarta-feira, dia 8, em Volta Rednda. O crime aconteceu na Avenida Beira Rio, no bairro Dom Bosco.

Policiais miliares foram acionados para o local e encontraram os corpos estidos ao chão.

A perciia foi acionada e o caso encaminhado a 93ª DP.

Os corpos foram removidos ao IML da cidade.

Não há informação sobre a motivação dos crimes e até esta publicação ninguém havia sido preso.

Falso policial é preso com réplicas de pistolas em Volta Redonda

Foto: PM

Um homem foi preso nesta quarta-feira, dia 8, em Volta Redonda, com duas replicas de pistolas.

O flagrante aconteceu no bairro 60 após informações sobre um falso policial que buscava obter vantagens ilícitas.

Segundo os agentes, uma das replicas continha munições 9 milímetros reais.

Ainda foram apreendidos uniforme da PMERJ, colete balístico e porta arma de fogo. O suspeito estava fardado.

O caso foi encaminhado a delegacia de polícia da cidade.

Droga e radiotransmissor são apreendidos no bairro Santa Cruz

Durante patrulhamento pelo bairro Santa Cruz, em Volta Redonda, policiais militares apreenderam 16 pinos de cocaína e um radiotransmissor. O material estava numa área de mata no Condomínio do Ingá I.

A ação se deu após os agentes avistarem suspeitos em atitude tipo a de trafico de drogas e, quando eles avistaram a viatura fugiram em meio a mata.

O material foi conduzido a 93ª DP de Volta Redonda.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Justiça derruba lei que proíbe estabelecimentos comerciais de cobrar por sacolas em Pinheiral

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro derrubou a lei que proíbe os estabelecimentos comerciais de Pinheiral, no Sul Fluminense, na região do Vale do Paraíba, de cobrar dos consumidores as sacolas plásticas descartáveis biodegradáveis de papel ou qualquer outro material que não polua o meio ambiente para embalagem e transporte de produtos.

A ação foi promovida pela Fecomércio RJ que conseguiu procedente pelo Órgão Especial do TJ/RJ. Dessa forma, a legislação não tem mais nenhuma validade naquele município.

Chuva provoca rompimento de redes de água em Volta Redonda


Equipes do SAAE-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda) estão fazendo o reparo em duas redes de abastecimento de água: uma na Rua Joana Darc, no bairro Niterói; e outra na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, a Beira-Rio onde foram registrados rompimentos, por conta das fortes chuvas da noite dessa terça-feira (7).

Ainda não é possível avaliar quantos bairros foram afetados. Assim que os trabalhos forem concluídos, o abastecimento será normalizado gradativamente. O Saae-VR orienta que a população economize água nesta quarta-feira (8), priorizando o consumo humano e evitando desperdícios. Os moradores que estiverem sem água podem acionar a autarquia através do número 115.

Edital do concurso do Corpo de Bombeiros abre possibilidade para inscrição de até dois cargos

No final de janeiro, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) abriu inscrições para concurso público com 800 vagas para soldados e para sargentos músicos da corporação. O edital publicado ganhou uma nova versão. Agora, há a possibilidade de inscrição em até dois cargos distintos, desde que sejam de grupos diferentes, que terão provas objetivas aplicadas em horários divergentes.

- O Corpo de Bombeiros RJ vai ampliar seu quadro de praças, com mais 800 militares de carreira. São diversas especialidades, com oportunidades para várias áreas, que vão somar esforços às nossas metas e missões, garantindo a excelência dos serviços prestados à sociedade - afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.

Os interessados podem disputar simultaneamente uma vaga do Grupo 1 e uma vaga do Grupo 2, como listado abaixo:

GRUPO 1:

QBMP 4 (Músico): clarinetista, flautista, flautinista, saxofonista, fagotista, oboísta, trompetista e trombonista;
QBMP 0 (Combatente): pedreiro, eletricista (eletrotécnico) e bombeiro hidráulico;
QBMP 2 (Condutor e operador de viaturas): CNH tipo D;
QBMP 3 (Artífice): mecânico (motor à diesel, motor de 2 tempos e eletricista automotivo), lanterneiro e serralheiro;
QBMP 5 (Telecomunicações): técnico em telefonia e eletrotécnico em telecomunicações;
QBMP 7 (Corneteiro): corneteiro.

GRUPO 2:

QBMP 4 (Músico): bombardinos, tubista, trompista, contrabaixista, percussionista, pianista, violinista, violista e violoncelista;
QBMP 0 (Combatente): pintor, eletricista (predial) e carpinteiro;
QBMP 2 (Condutor e operador de viaturas): CNH tipo E;
QBMP 3 (Artífice): mecânico (motor à gasolina, refrigeração automotiva e eletromecânico), lanterneiro (pintor de automóveis) e borracheiro;
QBMP 5 (Telecominicações): técnico em radiofonia;
QBMP 8 (Marítimo): mestre-de-lancha.

As oportunidades são para homens e mulheres de 18 a 32 anos com níveis médio e técnico. As remunerações iniciais variam de R$ 2.791,72 a R$ 5.056,46. As inscrições vão até o dia 12 de março. As provas objetivas estão previstas para o dia 30 de abril. O processo seletivo também conta com teste de aptidão física; exame de saúde; exame documental, teste de habilidades específicas e prova de títulos, nos casos previstos no edital.

O edital completo e atualizado está no site do CBMERJ.

Preço do diesel cai para as distribuidoras em R$ 0,40

A Petrobras anunciou nesta terça-feira, dia 7, a redução em R$ 0,40 do preço médio do litro do diesel A vendido às distribuidoras, que começa a valer a partir de hoje. 

De acordo com a Petrobras, o valor do litro do combustível passará de R$ 4,50 para R$ 4,10 por litro. 

O anúncio foi feito um dia após consultorias avaliarem que o preço cobrado pela Petrobras para o litro do diesel estaria R$ 0,76 acima das cotações internacionais. 

O preço do diesel vendido pela Petrobras às distribuidoras não era reajustado desde 7 de dezembro de 2022, quando foi reduzido de R$ 4,89 para R$ 4,49, queda de 8,2%.

Cirurgias de catarata voltam a ser realizadas em Volta Redonda

Nesta fase estão previstas 420 cirurgias e mais de 200 revisões pós-cirurgia

Iniciou nesta terça-feira, 7, mais uma etapa do programa "Revi-VER" para cirurgias de catarata. De acordo com a Secretaria de Saúde de Volta Redonda, estão previstas, nesta fase, 420 cirurgias e mais de 200 revisões pós-cirurgia. Os atendimentos desta etapa vão até a próxima sexta-feira (10). Desde que o programa foi criado, quase 10 mil cirurgias foram realizadas.

Os pacientes são acolhidos na Ilha São João, onde as cirurgias de catarata são feitas em um centro cirúrgico oftalmológico móvel. Os atendidos foram submetidos a exames pré-operatórios, como o de
biometria óptica - utilizado para o cálculo preciso das lentes intraoculares a serem implantadas, antes da cirurgia. Todos os procedimentos, como exames pré-operatórios e acompanhamento pós-cirurgia, ocorrem pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Para o senhor José Luiz dos Santos, 67 anos, morador do bairro Santa Cruz, esta terça-feira foi um dia especial. ""Hoje vou fazer minha cirurgia. Estou ansioso e tenho certeza de que tudo dará certo. Minha
expectativa é que, depois da cirurgia, eu possa voltar a enxergar normalmente. Tenho dificuldades para ler boletos, mensagens de celular e até mesmo de me locomover, pois é difícil pegar ônibus", explica o
paciente.

Novos agendamentos para o Revi-VER


Qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata pode se inscrever. O interessado ou familiar deve procurar o DIPA (Departamento de Informação, Programação e Avaliação), que fica na secretaria de Saúde (no antigo hospital Santa Margarida), no bairro Niterói, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É preciso levar cartão do SUS ou CPF e documento com foto do paciente, além de um número de telefone para contato.

Feira dos Artesãos deste sábado (11) terá ‘esquenta’ para o Carnaval com encontro de blocos

O evento é realizado mensalmente na Praça Luiz Gonzaga, Centro

A Feira dos Artesãos deste mês será realizada neste sábado, 11, e terá ‘esquenta’ para o Carnaval com encontro de blocos carnavalescos que irão agitar o clima entre os presentes no local. O evento é promovido mensalmente pela Prefeitura de Pinheiral, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo, (SEMECULT), na Praça Luiz Gonzaga, Centro, (ao lado da Secretaria de Saúde) a partir das 08 horas, junto a tradicional Feira dos Agricultores. 

A partir das 13 horas, haverá um ‘esquenta’ para o Carnaval e terá a presença da Viatura do Chopp, patrocinando o show do Grupo F Samba. 

As feiras reúnem os artesãos do município com a exposição de seus produtos, incluindo o artesanato gastronômico. Atualmente estão cadastrados na SEMECULT mais de 80 profissionais do ramo. O objetivo da feira, promovida periodicamente com toda estrutura fornecida pela secretaria, é aquecer a venda do artesanato local e incentivar o turismo da cidade.

Prefeitura de Barra Mansa credencia ambulantes interessados em atuar no Carnaval 2023

Documentação deve ser entregue de 8 a 10 de fevereiro no Parque da Cidade
Será aberto nesta quarta-feira, dia 8, o chamamento público para os ambulantes interessados em participar da comercialização de produtos durante a programação do Carnaval 2023 na cidade. A documentação deve ser apresentada até o dia 10 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Ordem Pública, que está localizada no Parque da Cidade.

As atividades do Carnaval irão começar no dia 18 e vão até o dia 21 de fevereiro, das 14h às 23h, no Calçadão Dama do Samba, que fica na Avenida Getúlio Vargas, no Centro. Além disso, a cidade vai contar com os tradicionais blocos em diferentes áreas da cidade.

Os ambulantes a serem cadastrados deverão observar rigorosamente o perfil de credenciamento determinado para suas atividades econômicas, estando sujeitos a eventuais multas ou apreensão de mercadorias em casos de descumprimento, seja do local, do tipo do serviço ou do horário estabelecido sem sua licença temporária.

O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, ressaltou que o chamamento público é uma forma regulamentada para que os empreendedores possam atuar durante o evento. “É importante identificar as atividades culturais como ativos econômicos da cidade. Elas promovem a sustentabilidade local e são uma oportunidade de aumentar a renda dos interessados”, completou.

Todos os detalhes do chamamento podem ser consultados no link disponibilizado no Portal da Transparência da Prefeitura: bit.ly/3DOYScr. O resultado preliminar dos credenciados também será publicado no local. 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA CADASTRO:

- Cópia e original do RG e CPF;

- Comprovante de Residência;

- Cartão do CNPJ que permita comercialização de bebidas – somente nos casos dos itens 6 e 7;

- Prova de regularidade junto à Fazenda Municipal – Certidão Municipal;

- Os ambulantes de Alimentação e Food Truck deverão apresentar Alvará Sanitário.

Portela leva festa ao Hemorio reforçando a importância da doação de sangue no feriadão

Campanha 'Carnaval Tá No Sangue' marca parceria de hemocentro com grandes escolas para salvar vidas

A campanha “Carnaval Tá No Sangue”, do Hemorio, recebe nesta quarta-feira (08.02), às 11h, o reforço da centenária escola de samba Portela. Dando sequência a uma campanha de apoio à doação de sangue durante a folia, componentes da agremiação azul e branco de Oswaldo Cruz vão ao instituto mostrar que samba e solidariedade podem desfilar juntos. Para atrair doadores durante o período do feriado, o hemocentro recebe ritmistas, passistas e casal de mestre-sala e porta-bandeira de escolas de samba do Rio no salão de doação. A ação foi iniciada nesta terça-feira (07.02) com uma grande festa do Salgueiro na recepção. Mangueira (09.02) e Beija-flor (10.02) serão as próximas atrações.

A iniciativa conta ainda com o apoio do aplicativo de entregas Zé Delivery, que oferece cupons para uso na plataforma a todos que participarem da campanha. Maior plataforma global de compartilhamento de acomodações e experiências de viagem, o Airbnb é outro parceiro, convidando anfitriões e hóspedes com reservas no Rio de Janeiro durante o carnaval a fazerem parte da iniciativa. Grandes eventos da cidade também apoiam a campanha, sorteando um par de ingressos para aqueles que comparecerem ao Hemorio em fevereiro.

No período do carnaval, há uma baixa de até 20% nos estoques disponíveis para transfusões, de acordo com o Ministério da Saúde. No entanto, a demanda por bolsas de sangue aumenta devido ao maior número de acidentes durante as festividades. A doação é fundamental para garantir suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do estado do Rio. Cerca de dois mil doadores foram mobilizados na última campanha, entre fevereiro e março do ano passado.

– O período do carnaval é sempre um momento de muita dificuldade para os serviços de hemoterapia. Os estoques caem drasticamente. Por isso, fizemos uma programação intensa para as pessoas aproveitarem os shows e as parcerias com empresas. O que a gente espera é que possamos abastecer as unidades que precisam. Nesta época, acontecem muitos acidentes, e queremos normalizar o estoque para entrar no carnaval com tranquilidade – afirma o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

O atendimento no Hemorio mantém seu funcionamento de segunda a domingo, incluindo feriados, das 7h às 18h, durante o carnaval inclusive.

Quem pode doar
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, Aids, hepatite e doenças de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 10 dias do desaparecimento dos sintomas, e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac).

Para mais informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, pelo número 0800 282 0708.

Água da chuva invade casas no bairro Nova Esperança, em Barra Mansa

Uma foi manilha foi obstruída e casas foram invadidas pela água no bairro Nova Esperança, em Barra Mansa, durante um temporal nesta terça-feira, dia 7.

A Defesa Civil informou que seis imóveis foram interditados na Rua Olavo Bilac.

Choveu cerca de 40 mm na cidade nesta terça-feira - precipitação considerada de moderada a forte. Por segurança, as sirenes dos bairros Nova Esperança e Boa Sorte foram acionadas.

A Defesa Civil de Barra Mansa segue em plantão mobilizado. Em caso de emergência, basta entrar em contato através dos números 199, (24) 3028-9370 ou ainda pelo WhatsApp (24) 98121-3427.

Quarteto é detido com arma e munição em Volta Redonda

Foto: PM

Dois homens e dois menores foram detidos durante ação de policiais militares ao avistarem um carro em atitude suspeita no bairro Ilha Parque, em Volta Redonda. O caso aconteceu nesta terça-feira, dia 7.

Durante a abordagem e buscas os agentes enntroram no interior do veiuco um revólver e três munições calibre 32.

Além da arma, foram encontrados R$ 63,00 em espécie e três celulares.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Defesa Civil de Barra Mansa vai realizar o 1º Fórum de Cães de Busca e Salvamento

Evento será o primeiro no Sul Fluminense e terá vagas limitadas

A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP) de Barra Mansa, através da Coordenadoria de Defesa Civil, vai realizar na próxima sexta-feira, dia 10, o 1º Fórum Sul Fluminense de Cães de Busca e Salvamento.

O evento, que contará com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS), será realizado no Parque Natural Municipal, no bairro Saudade, das 7h às 18h.  O objetivo é mostrar como funciona o emprego de cães para resgate em deslizamento e soterramento de pessoas.

A programação vai contar com palestras e demonstrações práticas com os cães presentes no evento.
O inspetor da Guarda Ambiental de Barra Mansa, Glécio de Moura, convidou a população para comparecer ao evento. “É interessante que pessoas que gostem de cães de resgate e que auxiliam também nas questões de saúde pública participem desse evento para adquirir conhecimento e ver de perto como funciona o treinamento dos cães que salvam vidas”, ressaltou o inspetor.

Para participar é necessário efetuar inscrição através do telefone (24) 3028-9370. O número de vagas é limitado.

O Parque Natural Municipal de Saudade fica localizado na Rua Elza de Amorim, nº 3.538, no bairro Saudade.

Hemorio lança nova campanha de carnaval para reforçar estoques para o feriadão

Carnaval Tá No Sangue traz parceria com as grandes escolas de samba do Rio
O Hemorio lança nesta terça-feira (07/02) a campanha Carnaval Tá No Sangue, com objetivo de atrair doadores de sangue durante o período de folia. Na última ação, entre fevereiro e março do ano passado, cerca de dois mil doadores foram mobilizados. Agora, a iniciativa volta a ter o apoio das grandes escolas de samba do Rio de Janeiro, divulgando a importância desse gesto nas redes sociais e fazendo uma grande festa nos salões do instituto, tudo com objetivo de mobilizar a população fluminense.

Para a edição deste ano, o hemocentro também vai contar com o apoio do aplicativo de entregas Zé Delivery, que oferecerá cupons para uso na plataforma a todos que participarem da campanha. Outro parceiro é o Airbnb, maior plataforma global de compartilhamento de acomodações e experiências de viagem, que convida anfitriões e hóspedes com reservas no Rio de Janeiro durante o carnaval a fazerem parte da iniciativa. Grandes eventos da cidade também vão apoiar, sorteando um par de ingressos para aqueles que comparecerem ao Hemorio em fevereiro.

As escolas de samba participantes vão levar seus ritmistas, passistas e casal de mestre-sala e porta-bandeira para o salão de doação da unidade. O Salgueiro será a primeira a se apresentar, às 11h desta terça-feira (07.02), seguida por Portela (08.02), Mangueira (09.02) e Beija-flor (10.02).

Segundo o Ministério da Saúde, o carnaval é um período em que ocorre uma baixa de até 20% nos estoques disponíveis para transfusões. Além disso, a demanda por bolsas de sangue aumenta devido ao maior número de acidentes durante as festividades.

De acordo com parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo país, são coletadas em média 3,5 milhões de bolsas de sangue por ano. A doação é fundamental para garantir suporte às principais emergências, maternidades e unidades de saúde do estado do Rio.

- Como em todos os anos, o período de carnaval no Rio de Janeiro é um grande desafio para o Hemorio, em função da histórica queda nas doações, que pode chegar a 30%. É muito importante garantir que os estoques estejam abastecidos para dar suporte a pessoas que precisam e permitir que possamos comemorar de forma tranquila. Não deixe de vir aqui nestes dias, precisamos muito de vocês - diz o diretor geral do Hemorio, Luiz Amorim.

O atendimento no Hemorio não será alterado nos dias de carnaval. O hemocentro manterá seu funcionamento de segunda a segunda, incluindo feriados, das 7h às 18h.

Quem pode doar?

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.  Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.

Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostos a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de Chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue. Além disso, quem foi infectado pela Covid-19 pode doar após 10 dias do desaparecimento dos sintomas e quem já recebeu a vacina pode doar após sete dias (48h em caso de Coronavac).

Para mais detalhes ou informações, o doador pode consultar as redes sociais do Hemorio (@hemorio) ou ligar para o Disque Sangue de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 7h às 17h, através do número 0800 282 0708.

Patrulha Escolar completa um ano de existência

Na semana em que a maioria das escolas inicia o calendário de atividades, o Programa Patrulha Escolar e de Proteção à Criança e ao Adolescente, da Secretaria de Estado de Polícia Militar, completa um ano de existência realizando cerca de 43 mil atendimentos em todo o estado do Rio de Janeiro.

O projeto tem como principal objetivo a prevenção da violência no ambiente escolar, acompanhando e monitorando as unidades de ensino atendidas, sejam elas Municipais, Estaduais, Federais ou Privadas.

A Patrulha Escolar está presente em todos os municípios fluminenses, com policiais capacitados e habilitados para desenvolver este tipo de policiamento, visitas e atendimentos das solicitações realizadas pelas escolas, oferecendo também diversos tipos de atividades como palestras, oficinas e projetos escolares, buscando atender alunos, pais e diretores.

O programa busca uma relação mais estruturada e permanente com a comunidade escolar. As equipes atuam no policiamento com vistas às unidades de ensino de segunda a sábado com viaturas caracterizadas com uma faixa dourada na lateral e policiais usando braçais específicos com o emblema do projeto.

Além disso, policiais militares contam ainda com telefones específicos, disponíveis para receber ligações e mensagens através de aplicativos, para o contato direto dos gestores das unidades de ensino com os policiais responsáveis pelo atendimento em cada área.

Casa é arrombada em Resende

Uma casa foi arrombada neste domingo, dia 5, em Resende. O caso aconteceu no bairro Morada da Montanha.

Após chamar a polícia, a proprietária disse que chegou na residência e percebeu a porta a arrombada. Logo em seguida viu no interior tudo revirado e sentiu a falta de documentos e um videogame.

A ocorrência foi encaminhada a 89ª DP da cidade.

Mais de dois mil litros de óleo são sem nota são apreendidos na Dutra, em Itatiaia

Agentes da Operação Foco Divisas, programa integrado à Secretaria Estadual da Casa Civil, apreenderam 2.424 litros de óleo lubrificante para motor de carros com nota fiscal inidônea. A apreensão foi feita no último sábado (4) no posto fiscal de Nhangapi, na Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia.

Os agentes da operação abordaram dois veículos no modelo cargo que evadiram do posto de fiscalização. Após a constatação da irregularidade, a carga foi apresentada para o Auditor Fiscal da Receita Estadual que determinou a apreensão do produto.

Vale ressaltar que houve a identificação de que tal mercadoria não apresentava em sua embalagem informações necessárias de acordo com o Código de Defesa do Consumidor. O que pode gerar suspeita de falsificação do produto.

A ocorrência foi encaminhada para a delegacia da região e após lavrar o auto, a autoridade policial determinou que seja realizada a perícia no produto.

Homem é flagrado dirigindo embrigado na Dutra, em Itatiaia

Um motorista de 57 anos foi detido por embriaguez ao volante no final da manhã de sexta-feira, dia 3, em Itatiaia. O caso aconteceu no km 324.0 da BR-116 (pedágio de Itatiaia/RJ).

Apesar de ter negado ter bebido, o homem foi convidado a realizar o teste de etilômetro (instrumento que mede a concentração de etanol pela análise de ar pulmonar profundo) e prontamente aceitou, onde foi constatado um teor de 0,37 mg/L (miligramas de álcool por litro de ar alveolar expirado).

Ainda aos policiais, o motorista confessou que ter bebido duas cervejas na noite anterior.

A ocorrência foi encaminhada a 99ª DP de Itatiaia. Ele foi enquadrado por auto de Infração. O carro foi recolhido ao pátio contratado pela PRF devido à não apresentação de condutor habilitado.

Carro com registro de apropriação indébita é recuperado em Piraí

PRF RECUPERA VEÍCULO NA SERRA DAS ARARAS, EM PIRAÍ

Foto: PRF

Um Fiat/Mobi, com placas de Belo Horizonte, Minas Gerais, foi recuperado pela Polícia Rodivária Fderal na manhã de sexta-feira, dia 3, em Piraí.

O carro foi abordado quando passava pela Rodovia Presidente Dutra, altura do km 233.

De acordo com os policiais, o veículo pertence a uma locadora de veículos. O motiridsa de 30 anos alegou que havia sublocado o veículo de um particular e não tinha conhecimento do referido registro.

A ocorrência foi encaminhada para a 94ª DP - Piraí, por apropriação indébita.