Rádio Acesa FM VR: 2023-04-09

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Fevre inicia reforma da Academia da Vida em Volta Redonda

Espaço está recebendo melhorias em toda a sua estrutura para oferecer mais comodidade, conforto e segurança aos 236 alunos da Melhor Idade

A Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) iniciou a reforma geral da Academia da Vida, unidade escolar voltada para a terceira idade do município, que completou 21 anos em março e fica localizada no Acesso Laranja do Estádio Raulino de Oliveira, o Estádio da Cidadania, no bairro Jardim Paraíba. O espaço passará por melhorias em toda sua estrutura, melhorando as condições para os cerca de 236 alunos que participam dos cursos oferecidos. 

Os trabalhos nesta primeira etapa envolvem demolição de algumas partes, com remoção de pisos, divisórias, coberturas, bancadas e armários, entre outras áreas. O espaço receberá novo piso cimentado, nova cobertura, impermeabilização, novas estruturas de ferragens nas esquadrias, além de novas bancadas de granito e cubas de aço inoxidável, e pintura geral. 

“A Academia da Vida completou 21 anos no mês de março e precisávamos valorizar melhor esse espaço, e estamos fazendo isso. Uma reforma completa para dar mais comodidade, conforto e segurança para nossa Melhor idade que se beneficia com os cursos oferecidos”, afirmou o presidente da Fevre, Caio Pinheiro Teixeira. 

Escola oferece 21 cursos para a pessoa idosa 

A Academia da Vida oferta 21 cursos pensados e planejados para atender os interesses da pessoa idosa. Entre os mais procurados, estão: Curso Básico de Atualização, Português Básico, Matemática Básica, Letramento, Bem Viver (Saúde), Informática, Mente Ativa, Mundo Contemporâneo, Teatro, Coral, Dança, Arte, Exercício e Movimento, entre outros. Além dos mais recentes Mundo Espetacular e Estados do Brasil. 

As portas de entrada para a 6ª unidade escolar da Fevre são os cursos de Letramento, Matemática Básica, Português Básico e o Curso Básico de Atualização, que tem duração de dois anos, com aulas na parte da manhã (das 8h às 11h30) e na parte da tarde (das 13h30 às 17h10). Os outros cursos são de extensão e têm duração de um ano. 

O acesso à escola é exclusivo para idosos com 60 anos ou mais e feito por meio de inscrições, abertas todo final de ano. Mas a unidade também trabalha no sistema de lista de espera. Quando há desistência, novos alunos são chamados.

Escolas estaduais do Rio terá projeto de turismo pedagógico

O Projeto Turismo Pedagógico, que irá funcionar nas escolas da rede estadual de educação, será instituído no Estado do Rio de Janeiro. O objetivo é facilitar o acesso dos alunos ao acervo cultural, artístico e turístico do estado e despertar a valorização e preservação do patrimônio cultural fluminense, além de desenvolver conteúdos escolares relacionados à educação patrimonial. A determinação é da Lei nº 9.990/23, de autoria do ex-deputado Welberth Rezende, que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (12/04).

Segundo a norma, o programa incluirá visitas dos estudantes a locais como museus, monumentos, teatros, praças, bibliotecas e bairros históricos, e será coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc). Para a organização e realização de roteiros, poderão ser firmadas parcerias com instituições públicas e privadas.

De acordo com o autor da proposta, o incentivo ao turismo pedagógico é uma maneira de ampliar o universo cultural dos envolvidos. “Essas visitas poderão refletir no desempenho escolar nas diferentes áreas do conhecimento, complementando a formação dos alunos e ampliando seus horizontes culturais”, afirmou o ex-deputado.

Guarda Ambiental identifica crime de desmatamento no bairro Siderlândia

Agentes chegaram até o local através de denúncia anônima; responsável pela degradação ainda não foi localizado

Na manhã desta quarta-feira (12), a Prefeitura de Barra Mansa, através da Guarda Ambiental, identificou um crime de desmatamento em uma área de mata no bairro Siderlância. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS), os agentes chegaram ao local após denúncia anônima.

Segundo o gerente de Fiscalização da SMMADS, Felipe Rodrigues, o caso foi encaminhado para registro na 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa. “O desmatamento ocorreu em um perímetro de cerca de 150 metros quadrados, sendo suprimidas aproximadamente 25 árvores do bioma da Mata Atlântica. Apesar de não termos encontrado o responsável pela ação, nós registramos o ocorrido na delegacia, por se tratar de um crime previsto no artigo 38-A da 9.605 de 1998 e multa que pode variar entre R$ 5mil e 50 mil por hectare ou fração”, informou.

Para denúncias ou mais informações junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o contato pode ser feito através do número (24) 2106-3408.

Chuvas em Volta Redonda dobram durante o Alerta de Verão 2022/2023

Cidade foi atingida por fortes temporais entre os dias 1º de novembro e 10 de abril; precipitação chegou a quase 2.000 milímetros no período
A Coordenadoria de Defesa Civil de Volta Redonda divulgou o balanço do Alerta de Verão 2022/2023, que desta vez compreendeu os dias 1º de novembro e 10 de abril. Durante o período, houve um aumento de 100% no volume de chuva registrado, em comparação com o anterior (2021/2022), quando foi registrado 1.029 milímetros - nível considerado alto, mas esperado para o período de alerta. Em 2022/2023, a precipitação chegou a quase 2.000 milímetros de chuva (1.910 mm).
Foram 837 ocorrências, com 62 interdições de imóveis (a maioria de ações preventivas) e 179 pessoas afetadas. O bairro mais atingido foi o Retiro, sendo que os alagamentos e a queda de árvores foram as ocorrências mais comuns.

O coordenador municipal de Defesa Civil de Volta Redonda, Rubens Siqueira, destacou que foram chuvas atípicas, com um volume que não era vista na região há algum tempo.

“Foram 100% a mais que no período 2021/2022, quase 2.000 milímetros de chuva e em dias sequenciais. Isto gerou pontos de alagamentos, mas durante o período de chuvas o sistema de Defesa Civil já estava nas ruas, promovendo as desobstruções de galerias águas pluviais, bocas de lobo e bueiros. E pós-chuvas, a limpeza urbana completa para que a cidade pudesse funcionar plenamente”, disse Rubens.

Apesar do grande volume de chuva registrado, Volta Redonda suportou bem o período mais chuvoso do ano, como detalhou o coordenador municipal da Defesa Civil.

“Volta Redonda se candidatou à cidade resiliente até 2030 (pelo programa da ONU – Organização das Nações Unidas). Ou seja, é um município de capacidade de resposta muito ampla, onde a Defesa Civil, as secretarias e autarquias têm um grau de comprometimento na resposta. Um plano de chamado efetivo. A cidade teve seus pontos de transtornos, mas a participação do Poder Público na capacidade de resposta e a cooperação da população para que pudéssemos ter maior êxito nas ocorrências e entendimento frente a essas orientações. Esta parceria foi fundamental”, frisou Rubens.

Conscientização ambiental


A Defesa Civil atua na conscientização ambiental da população, através de ciclos de palestras que visam incentivar as boas práticas e a manutenção de atos seguros. Entre as orientações estão os riscos de construções irregulares, escavações, ocupações desordenadas e a importância da reciclagem limpa - que garante o despejo correto de materiais recicláveis, impedindo que eles obstruam rios, córregos e seus afluentes.
 
“Os fatores climáticos são inerentes do momento (período chuvoso), mas não cenários tão diversos como os que registramos. Tivemos chuvas de 78 milímetros em seis horas; sendo que este volume em 24 horas não haveria os transtornos que foram registrados. Não dá para você pensar em Defesa Civil hoje sem um comportamento ambiental seguro. Todos esses comportamentos inseguros norteiam as alterações climáticas que podem saturar o solo, elevar as cotas de rios, córregos e etc.”, ressaltou Rubens.

As palestras podem ser solicitadas por instituições públicas e privadas, a partir dos contatos para agendamentos com a sede da Defesa Civil, pelo telefone: (24) 3339- 2065.

Segurança: Escola Amaral Peixoto, no Retiro, é a primeira monitorada e com ‘botão do pânico’ em Volta Redonda

A Escola Municipal Amaral Peixoto, localizada no bairro Retiro, em Volta Redonda, é a primeira unidade a estar equipada com câmeras, sistema de alarme e o chamado “botão do pânico”, com o objetivo de ampliar a segurança para a comunidade escolar. Equipes da empresa Vegas Vigilância e Segurança, contratada para instalar os equipamentos, começou os trabalhos na manhã desta quinta-feira (13).

“Ontem (quarta-feira) fechamos um contrato com a Vegas Segurança, que vai fazer monitoramento de todas as escolas públicas: municipais e estaduais. São 126 escolas, sendo 104 da secretaria de Educação (SME), com 36 mil alunos; seis unidades da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda); e 16 escolas estaduais. Quando for uma escola pequena, vai ter oito câmeras, e quando for maior, serão 16”, explicou o prefeito Antonio Francisco Neto, citando que só na rede municipal serão 36 mil alunos beneficiados. 

O diretor da Vegas Vigilância e Segurança, Gil Duque, acompanhou o trabalho e explicou que foram instalados, nesta quinta-feira, oito câmeras de monitoramento, o sistema de alarme e os “botões de pânico”. 

“As câmeras ficam interligadas à empresa, e com acesso também para a Semop (Secretaria Municipal de Ordem Pública) e para o Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). Os botões são distribuídos para os profissionais das escolas e, após alguma situação atípica, eles acionam o botão, e no mesmo momento as imagens das câmeras abrem na empresa e começamos as tratativas junto à Semop. E o alarme, na situação de armado, que é no horário que não tem atividade escolar, ele protege a unidade, com uma função mais patrimonial”, explicou o diretor da empresa de segurança, acrescentando que na próxima semana começam a instalação dos chamados bastões de ronda, que ficarão de posse dos guardas municipais. 

“Cada sala de direção terá um ponto fixo que faz com que o guarda municipal, após a visita à unidade, vá à sala da diretoria ter contato de fato com o diretor, e pegar mais informações sobre o que está acontecendo na escola. Isso dá visibilidade, gera mais segurança, tranquilidade para pais, alunos e colaboradores”, acrescentou o diretor. 

Sistemas estarão integrados para pronta resposta

O secretário municipal de Ordem Pública, Luiz Henrique, também acompanhou o início da instalação e confirmou que todas as escolas da rede serão beneficiadas. Segundo ele, está sendo montado um cronograma junto à empresa, para que a instalação aconteça em um curto espaço de tempo, e tudo está sendo acompanhado pela Semop, que está participando do planejamento operacional das medidas de segurança.

“O sistema, além de ser recebido na própria empresa, será também pelo Ciosp. E caso seja verificada qualquer tipo de anormalidade, como quando o alarme tocar ou quando o ‘botão de pânico’ for acionado, vamos acionar as câmeras, poder ver o interior e acessos das escolas, entender o que está acontecendo, ver qual tipo de esforço que temos que fazer, e direcionar a viatura para pronta resposta, para que possamos estar no local no menor tempo possível, atendendo às necessidades das unidades, gerando mais segurança”, ressaltou o secretário. 

Mais segurança à comunidade escolar

A supervisora educacional da Escola Amaral Peixoto, Érica Martins, presenciou o início da instalação e elogiou a iniciativa para proporcionar mais segurança à comunidade escolar: “É bastante válido para nós profissionais, pais, alunos, sempre ter esse tipo de acompanhamento na escola. Vai inibir algumas condutas, por exemplo, de pessoas que queiram entrar na escola de forma não autorizada, e aos fins de semana, para garantir a segurança da unidade. O ‘botão de pânico’ vai ser fantástico, porque a gente vai conseguir acessar as autoridades no momento que algo estiver acontecendo”, citou. 

O secretário de Educação, Sérgio Sodré, ressaltou a importância da implementação da tecnologia para o desenvolvimento da educação nas unidades: “Temos que dar tranquilidade ao professor, ao diretor, aos profissionais para poderem trabalhar. O professor não consegue fazer o papel dele, que é transmitir o conhecimento, se ele estiver inseguro. Então ele tem que estar seguro, passar essa segurança para os jovens, para as crianças. Tem que ter um ambiente de tranquilidade e calma nas escolas para que o ensino aconteça. Essa é a ideia fundamental, que a gente, com essas medidas de segurança, venha trazer paz para a comunidade escolar, para que a educação aconteça”. 

Detectores de metais e atendimento psicológico


As medidas iniciadas nesta quinta-feira fazem parte de um conjunto de ações anunciadas em reunião no gabinete do prefeito Neto, nessa quarta-feira (12), reunindo forças de segurança, representantes das secretarias municipal e estadual de Educação, e de pais de estudantes. Dentre elas, a instalação de portais detectores de metal que serão instalados nas portas das escolas, com uma pessoa responsável por cada portal.

Os diretores da rede municipal também vão participar de um processo de capacitação sobre o tema, sendo que a mesma iniciativa depois se estenderá aos demais profissionais da Educação.

“Vamos colocar as nossas psicólogas e assistentes socias para nos ajudar. A Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) e os profissionais vão fazer palestras, fornecer apoio à rede municipal de educação. Só a Smac tem, entre psicólogos e assistentes, 150 profissionais, e de alto nível, com uma vontade grande de ajudar”, disse o prefeito Neto, lembrando que também serão firmados convênios com universidades para auxiliar nesse trabalho de prevenção. 

Programa Nacional de Segurança nas Escolas


A Prefeitura de Volta Redonda também já está encaminhando a adesão do município ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas, que será feita a partir de uma chamada pública, cujo edital foi disponibilizado nessa quarta-feira, dia 12, pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. O documento foi preenchido com orientações da Secretaria Municipal de Ordem Pública e da Secretaria Municipal de Educação. 

O programa tem um orçamento inicial de R$ 150 milhões e todos os mais de cinco mil municípios brasileiros estão aptos a pleitear parte deste recurso. Volta Redonda vai tentar expandir e equipar novas patrulhas escolares. A isso, somam-se as medidas que estão sendo adotadas com recursos próprios da prefeitura: aquisição de câmeras; de portais com detector de metais; parcerias para atendimento psicológico; e outras ações.

Homem é morto a tiros no Retiro, em Volta Redonda

Um homem, que ainda não teve a identidade divulgada, foi morto a tiros no final da noite desta quinta-feira (13) em Volta Redonda. 

O crime ocorreu por volta das 23 horas na avenida Santa Izabel, próximo ao colégio Amazonas, no bairro Retiro. 

Os policiais militares foram chamados ao local para verificar uma denúncia de disparo de arma de fogo. Chegando, os agentes encontraram o homem baleado e o socorro foi chamado que constataram o óbito.

Segundo a Polícia Militar, próximo ao corpo, havia um rádio de comunicação.

Após a perícia, o corpo foi levado para IML (Instituto Médico Legal) de Volta Redonda. Um inquérito da Polícia Civil foi aberto para apurar a autoria, a motivação e circunstância do homicídio.

quinta-feira, 13 de abril de 2023

PM apreende grande quantidade de drogas em Barra Mansa

Foto: PM
Uma ação da polícia terminou com grande quantidade de drogas apreendida nesta quinta-feira, dia 13, em Barra Mansa. Os agentes foram até ao bairro Bom Pastor onde localizaram um esconderijo do trafico.

Até esta publicação não havia informação de presos. O caso foi encaminhado a 90ª DP da cidade.

Obra de melhoria no sistema de drenagem no bairro Santa Cruz

Obra para implantar mais de 30 metros de rede de água pluvial na Avenida dos Ex-Combatentes está em andamento

O sistema de drenagem nas principais avenidas do bairro Santa Cruz passa por melhorias. A construção da nova rede de água pluvial está em andamento na Avenida dos Ex-Combatentes. No local, serão implantados 33 metros de manilha com diâmetro de 300 milímetros, três caixas de ralo e três ralos. Os funcionários da SMI atuam com apoio de dois caminhões e uma retroescavadeira.

De acordo com a secretária de Infraestrutura, Poliana Moreira, a equipe da secretaria está preparando projeto para fazer o mesmo trabalho na Avenida Nossa Senhora do Amparo. “O trabalho começa em breve”, afirmou, lembrando que a obra vai aumentar a capacidade de drenagem e escoamento no mesmo trecho que ganhou calçada com iluminação de LED.

Primeiro dia da vacinação contra gripe tem alta procura nas unidades de saúde de Volta Redonda

Vacina bivalente contra a Covid-19 também começou a ser aplicada para novo grupo nesta quarta-feira

O primeiro dia de vacinação contra a gripe (Influenza) teve alta procura em todas as unidades de saúde (UBSs e UBSFs) de Volta Redonda nesta quarta-feira, dia 12. Nesta primeira etapa, estão sendo imunizados os grupos prioritários. Hoje também teve início a vacinação com a bivalente contra a Covid-19 para um novo grupo, abrangendo agora pessoas acima de 12 anos com comorbidades. O intervalo para receber a bivalente é de quatro meses da última dose tomada.

Morador do bairro São João, José Roque Valente, de 70 anos, foi na UBS (Unidade Básica de Saúde) Jardim Paraíba se vacinar e falou da importância de tomar o imunizante. “Todo ano tomo a vacina da gripe e parei de pegar a doença de uma forma mais grave. Então é muito importante todo mundo se vacinar. Também já tomei a bivalente. Falou que tem vacina, estou vindo tomar”, disse.

Quem também está com a vacinação em dia é a moradora do Aterrado, Tâmara Fernandes, de 65 anos. “Quando vi que liberou a vacina da gripe, vim logo aqui no posto do Jardim Paraíba tomar a minha. É rapidinho e você fica protegido. Todo ano estou aqui e procuro sempre estar com a caderneta de vacinação em dia”, afirmou.

Vacinação simultânea


Além da vacina contra a gripe (Influenza), as unidades de saúde de Volta Redonda também estão aplicando a vacina bivalente contra a Covid-19, já que a vacinação pode ser feita de forma simultânea. Com isso, muitas pessoas aproveitaram para tomar as duas doses e colocar a vacinação em
dia, como foi o caso do morador do bairro Água Limpa, Paulo Roberto Chagas, de 68 anos, que esteve na manhã desta quarta-feira (12) na UBS Jardim Paraíba.

“Aproveitei que vim tomar a vacina da gripe e já tomei também a bivalente, para ficar com tudo em dia, porque a saúde tem que vir em primeiro lugar sempre e as vacinas são muito importantes”, destacou.

Público-alvo da vacinação contra gripe


Entre os alvos da campanha  da vacinação contra Influenza estão: pessoas acima de 60 anos; trabalhadores e estudantes da área de saúde; grávidas e puérperas; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com deficiência (PCD) permanente; trabalhadores da Educação; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade; motoristas de ônibus, aplicativos e taxistas; trabalhadores portuários; caminhoneiros; pessoas com comorbidades; pessoas em situação de rua; pessoas de Instituições de Longa Permanência e Residências Inclusivas; e trabalhadores da Assistência Social.

Lista de comorbidades para vacinação contra gripe e bivalente

Doença respiratória crônica; doença cardíaca crônica; hipertensão; doença renal crônica; doença hepática crônica; doença neurológica crônica; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados e
portadores de trissomias.

Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, o CPF ou cartão SUS. As unidades funcionam das 8h às 16h, entretanto algumas funcionam com horário estendido para atendimento, até as 18h: 249, Vila Mury, Açude 1, Siderlândia, Jardim Paraíba, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Volta Grande, Santo Agostinho e Santa Cruz.

Homem fica ferido em queda de moto na cidade de Volta Redonda

Foto: PRF

Um homem de 54 anos ficou ferido num acidente de moto na tarde desta quarta-feira, dia 12, em Volta Redonda. A queda aconteceu no km 284 da BR-393 (Rodovia Lúcio Meira), próximo ao bairro Vila Americana.

A vitima, desorientada, segundo a PRF, relatou que não se lembrava de nada do ocorrido. Ela foi socorrida ao Hospital São João Batista.

Ao passar pelo teste de etilômetro não foi apresentado qualquer quantidade de teor de consumo de bebida alcoólica. Trânsito ficou congestionado até a remoção da motocicleta.

Resende recebe três novas ambulâncias nesta quinta-feira (13)

São três novas UTIs móveis para as cidades de Resende e Itatiaia

O município de Resende, na região do Médio Paraíba, recebe nesta terça-feira, dia 13, três novas ambulâncias para a renovação e ampliação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de urgência, o SAMU 192. A cerimônia acontece às 10h, em solenidade no Parque das Águas, com a presença do secretário estadual e autoridades locais Dr. Luizinho. Com as novas UTIs móveis serão seis novas ambulâncias para atender a região, que já tinha sido beneficiada com entrega de três novos veículos para Rio das Flores e Rio Claro.

As entregas fazem parte do programa SAMU 100% RJ de ampliação da cobertura do serviço. Em todo o estado já foram entregues 228 veículos, num total de 74 municípios atendidos. Ao todo serão 249 UTIs para que o SAMU chegue aos 92 municípios do estado do RJ.

- O projeto SAMU 100% RJ inclui também o custeio integral do atendimento nas cidades que estão implantando o serviço, no valor de R$ 49,7 milhões ao ano, além do financiamento da construção de bases avançadas. Além disso, desde o ano passado, a Secretaria de Estado de Saúde dobrou o valor do repasse para o custeio do SAMU onde o serviço já está em funcionamento. Estamos levando o SAMU a todas as regiões do estado e tenho certeza de que esse serviço vai salvar muitas vidas -, explica o secretário, Dr. Luizinho, informando que o investimento é de R$ 87,4 milhões na renovação e ampliação da frota.

Comissão é formada para julgar ação de militares em manifestação política

O Plenário do Supremo Tribunal Federal formou maioria, nesta quarta-feira (12/4), para validar o artigo 166 do Código Penal Militar (CPM), que pune militares ou assemelhados, com até um ano de detenção, por críticas públicas a atos de superiores ou resoluções do governo. O julgamento virtual se estende até as 23h59.

ADPF
O dispositivo da norma foi contestado em 2017 pelo então Partido Social Liberal (PSL), que em 2021 se fundiu com o Democratas (DEM) para formar o atual União Brasil.

De acordo com a legenda, o CPM é ultrapassado e viola o direito fundamental à liberdade de expressão — até porque foi editado em 1969, no contexto da ditadura militar, muito antes da Constituição de 1988,

Na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, a agremiação alegou que, com base no artigo 166, vários policiais e bombeiros militares têm sido punidos com repreensões e até prisões devido às suas publicações em redes sociais.

Fundamentação
Prevalece o voto do relator, ministro Dias Toffoli. Ele indicou que a livre manifestação de ideias é essencial no sistema democrático, mas ressaltou que as carreiras militares têm a singularidade de girar em torno da subordinação hierárquica e da submissão disciplinar aos respectivos comandantes.

Para o magistrado, o artigo 166 do CPM não limita o exercício da liberdade de expressão dos militares para toda e qualquer situação. Nem toda crítica a superiores ou à disciplina da carreira pode ser considerada indevida e enquadrada no dispositivo.

Segundo ele, nada impede "que sejam analisadas e sopesadas todas as circunstâncias de cada caso concreto, a fim de aferir se se fazem presentes todas as elementares do tipo penal".

Na visão de Toffoli, "a norma pretende evitar excessos no exercício à liberdade de expressão que comprometam a hierarquia e a disciplina internas, postulados esses indispensáveis às instituições militares, e, assim, em última análise, impedir que se coloquem em risco a segurança nacional e a ordem pública, bens jurídicos esses vitais para a vida em sociedade".

Até o momento, o voto do relator já foi acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, André Mendonça, Gilmar Mendes, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski (que se aposentou nesta terça-feira).

Justiça absolve Pezão de condenação na 'Lava Jato'

Foto: ex-governador Luis Fernando, o Pezão
A 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região decidiu nesta quarta-feira (12/4) absolver o ex-governador Luiz Fernando de Souza, o Pezão, de todas as acusações apresentadas contra ele pela finada "lava jato" no Rio de Janeiro.

Por maioria formada pelos desembargadores Simone Schreiber, Antonio Ivan Athié e Wanderley Sanan Dantas, o colegiado deu provimento a uma apelação criminal para anular sentença do juiz Marcelo Breta, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, que havia condenado Pezão a quase 99 anos de cadeia por corrupção, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa

"Trata-se de decisão que resgata a dignidade e honra do ex-governador, que teve seu mandato precocemente interrompido e ficou mais de um ano injustamente preso, com base em com base em delações mentirosas e ilações do Ministério Público Federal. Ganham a democracia e o Estado de Direito", afirma a defesa, patrocinada pela banca Mirza & Malan Advogados.

Na apelação, a defesa tinha sustentado que a sentença de Marcelo Bretas copiou, sem citar, longos trechos das alegações finais do Ministério Público Federal, usando-os como base para a fundamentação — o que é proibido pelo Superior Tribunal de Justiça.

Os advogados também destacaram que a sentença ignorou todos os argumentos fáticos e jurídicos da defesa, inclusive as provas de inocência de Pezão. Segundo o artigo 315, parágrafo 2º, IV, do Código de Processo Penal, não é considerada fundamentada a sentença que "não enfrentar todos os argumentos deduzidos no processo capazes de, em tese, infirmar a conclusão adotada pelo julgador".

A defesa também apresentou parecer dos professores de Linguística Forense Malcolm Coulthard e Carmen Rosa Caldas-Coulthard sobre a cópia de trechos das alegações finais do MPF. Na análise, os especialistas constaram que a parte do mérito da sentença contém "quantidade significativa" de trechos "emprestados", sem citação da fonte. Para eles, as escolhas de Bretas ao plagiar não foram acidentais, mas deliberadas.

Homem é preso por não pagamento de pensão alimentícia, em Resende

Foto: PRF

Um homem foi preso por não pagamento de pensão alimentícia. Ele foi flagrado por policiais rodoviários federais no km 310 da Rodovia Presidente Dutra, em Resende.

Segundo os agentes envolvidos na ação, o homem, de 35 anos, foi abordado no início da noite de terça-feira, dia 11, durante fiscalização de rotina, quando apresentou a indentificação pessoal os policiais descontribraram que contra ele havia um mandado de prisão emitido pela vara da família de Barra Mansa.

Ele foi conduzido a delegacia de policia local.

Carro roubado é recuperado pela PM no bairro Vale Verde, em Volta Redonda

Foto: PM

Um Jetta preto foi recuperado pela polícia no final da manhã de terça-feira, dia 11, no bairro Vale Verde, em Volta Redonda. O veículo estava estacionado na Rua Seis.

Segundo a PM, ao lado do veiculo foram encontrados etuqitas com a descrição de drogas.

O carro, com registro de roubo, foi conduzido pela Guarda a delegacia de polícia da cidade. Ninguém foi preso.

quarta-feira, 12 de abril de 2023

Março: Guarda Comunitária retira das ruas de Volta Redonda 66 veículos em estado de abandono

Também foram feitas podas emergenciais de segurança em 82 árvores durante o período

Operação retirou das ruas, durante o mês de março, 66 veículos em estado de abandono em Volta Redonda.
 
Dos 66 veículos em estado de abandono, os proprietários retiraram e levaram 58 para local seguro e coberto, após os agentes fiscalizadores terem feito contato e dado um prazo para liberar a via pública (Decreto 15.601). Oito carros foram removidos ao Depósito Público Municipal, após o não cumprimento do prazo.

Rock no Clube dos Funcionários anima fim de semana em VR

No próximo sábado, dia 15, o Clube dos Funcionários realiza um evento que promete muita música e animação: Rock no Clube! A festa acontece a partir das 20h, na Sede Social da instituição, em Volta Redonda/RJ. Comandam o palco, as bandas Aracati e Figurótico, além do cantor Julio Mallaguthi, diretamente do The Voice Brasil.

Com uma sequência de artistas que são referências na região, o público pode esperar um megashow, como ressalta o coordenador de eventos do Clube dos Funcionários, André Valle. “O Clube está preparando um mini festival com músicos reconhecidos no Sul Fluminense e shows de muita qualidade. Será uma noite de muito rock 'n' roll ao som de grandes sucessos”, destaca André.

O repertório do evento será variado, com clássicos do rock nacional e internacional. A animação da festa também conta o DJ Celso Badauê nos intervalos. Os ingressos e mesas estão à venda na Secretaria ou pelo site do Clube. Classificação etária 18 anos.

Integrante de facção criminosa é preso por tráfico de drogas em Barra Mansa

Policiais civis DE Barra Mansa prenderam, nesta segunda-feira (10/04), um homem, de 28 anos, pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Ele foi capturado no centro de Barra Mansa, na Região do Médio Paraíba, após trabalho de inteligência e monitoramento.

A ação foi em cumprimento de mandado de prisão condenatória. Segundo as investigações, o homem integra em uma facção criminosa que atua em Barra Mansa. Ele será encaminhado para o sistema penitenciário, onde ficará à disposição da Justiça.

Volta Redonda abre inscrições para candidatos a conselheiros tutelares

Interessados, que devem ter mais de 21 anos e serem moradores do município, entre outros requisitos, podem se inscrever até 10 de maio
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Volta Redonda, que conduz processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares do município, abriu inscrições para os candidatos às vagas. Os interessados devem cumprir os requisitos citados abaixo para concorrer e, se estiverem aptos, devem se inscrever na sede do CMDCA, que fica na Avenida Paulo de Frontin, nº 457, 1º andar, sala 108, no bairro Aterrado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30, e das 14h às 16h30, até o próximo dia 10 de maio. A eleição ocorrerá no dia 1º de outubro de 2023.
 
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, essencial ao sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente, concebido na perspectiva de desjudicializar e agilizar o atendimento do público infantojuvenil, e encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
 
Em Volta Redonda, existem dois conselhos tutelares, cada um composto por cinco membros, titulares e suplentes, eleitos pelos cidadãos eleitores de Volta Redonda, para cumprir um mandato de três anos. É permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha.
 
Requisitos para se candidatar
 
O candidato ao cargo de conselheiro tutelar deve ter reconhecida idoneidade moral; mais de 21 anos; residir no município; estar em dia com suas obrigações eleitorais e militares (este para candidatos do sexo masculino); possuir o ensino médio completo; ter, no mínimo, dois anos de experiência na promoção, educação, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente, comprovada por meio de documento idôneo, assinado pelo representante legal, de organizações da sociedade civil com registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, ou órgão governamental.
 
Para concorrer, o interessado também não pode ter sido suspenso ou destituído do cargo de membro do Conselho Tutelar em mandato anterior, por decisão administrativa ou judicial; não incidir nas hipóteses do art. 1º, I, da Lei de Inelegibilidade; não ser membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; e não ter os impedimentos previstos no art. 140 e parágrafo único do Estatuto da Criança e do Adolescente.
 
No momento da inscrição, o candidato deve apresentar uma foto colorida (5X7); documento de identidade com cópia; certidão de casamento ou de união estável; título de eleitor e cópia; comprovante de votação atualizado ou certidão de quitação eleitoral; e Certificado de Reservista ou Certificado de Alistamento Militar, constando dispensa, sendo sexo masculino, e cópia; CPF e cópia; certificado de conclusão do Ensino Médio com o respectivo número de registro, com cópia autenticada; comprovante de residência no município, através de contas ou uma declaração do proprietário de sua residência ou de testemunhas, sendo obrigatório o reconhecimento de firma dos declarantes.
 
Também são necessárias certidões originais e atualizadas expedidas pela Comissão de Ética do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Volta Redonda; pelos foros cíveis e criminais da Justiça Federal e da Justiça Estadual, e atestados originais e atualizados de antecedentes criminais, abrangendo os últimos cinco anos; e declaração de dois anos de experiência, emitida por órgão governamental ou instituição da sociedade civil com registro no CMDCA.

Patrulhamento é intensificado em Barra Mansa

Trabalho é referência no atendimento às unidades escolares da rede municipal

Nesta terça-feira, dia 11, o secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, esteve realizando visitas e acompanhando o trabalho da Ronda Escolar em todo o território de Barra Mansa, incluindo áreas urbanas e rurais.

- Conversamos com diretores, pais e alunos e, dessa forma, levamos uma sensação de segurança maior, reforçando o patrulhamento escolar junto com a Guarda Municipal e a PM. Junto com nosso prefeito Rodrigo Drable, estamos implementando novas ações como aquisição de viaturas e instalação de câmeras nos colégios – informou.

Capitão Abreu também fez questão de enfatizar a punição que será dada para as pessoas que divulgam informações falsas na internet quanto à realização de atos violentos em escolas. “Hoje o meu recado vai pra você que propaga ‘fake news’. Iremos fazer o registro de todas essas ‘brincadeirinhas’, que têm nada de engraçado e causam pânico na população. Iremos responsabilizar e registrar em delegacia. Saibam que isso não vai ficar impune”, afirmou.
 
Criada em 2017, a ronda escolar atua com equipes da Guarda Municipal e Polícia Militar, atualmente são cinco viaturas e dez agentes. O trabalho da ronda consiste, sobretudo, no auxílio aos estudantes na travessia de vias movimentadas e na mediação de conflitos que possam ocorrer no ambiente escolar.

ROTINA

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente, informou que são cumpridos quatro roteiros de patrulhamento da Ronda Escolar durante o dia, sendo visitada uma média de 15 unidades em cada roteiro. As principais ocorrências atualmente estão relacionadas a questões familiares, apoio aos diretores para encaminhamento ao 90º DP e auxílio ao Conselho Tutelar quando solicitado pela unidade escolar.

A direção das escolas pode entrar em contato com a Guarda Municipal pelos telefones do plantão: (24) 3028-9339 e (24) 3028-9369.

Homem destrói caixa eletrônico após não conseguir acessar conta, em Barra Mansa

Foto: PM

Um homem foi detido após surtar e quebrar um caixa eletrônico em Barra Mansa. O caso aconteceu no domingo, dia 9, porém só agora o caso foi divulgado.

Segundo a PM, o homem foi a agencia do Banco do Brasil, na Avenida Joaquim Leite, no Centro, e tentou acessar a conta para realizar uma transação, quando teve problemas na senha via aplicativo, ele pegou o macaco no carro e atingou o painel do equiopamento.

O caso foi encaminhado a delegacia de policia da cidade.

terça-feira, 11 de abril de 2023

Gavião ferido é resgatado no bairro Boa Vista II

Agentes suspeitam que o animal tenha sido atingido por disparos de chumbinho
Na manhã desta terça-feira, dia 11, a Guarda Ambiental de Barra Mansa resgatou um gavião-carijó com ferimentos na asa esquerda e no tronco. A ave foi encontrada por agentes da Vigilância em Saúde, na Rua O, no bairro Boa Vista II, sendo acionada imediatamente a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS).

De acordo com o gerente de Fiscalização da SMMADS, Felipe Rodrigues, há a suspeita de que o animal tenha sido atingido por um projétil. “O gavião apresenta ferimentos, que possivelmente foram resultado de tiros de chumbinho, pois há perfurações na asa que atingiram o tronco”, informou.

Após o resgate, a ave foi encaminhada para o Zoológico de Volta Redonda. “Veterinários especializados já atenderam o gavião, mas o estado de saúde é grave. Queria lembrar que atirar em animais silvestres e domésticos ou cometer qualquer tipo de crueldade é considerado crime segundo a Lei de Crimes Ambientais, a 9.605 de 1998”, alertou o gerente de Fiscalização.

Felipe enfatizou que é crime matar, perseguir, caçar, ter em cativeiro ou vender espécimes da fauna silvestre. Somado as penas de detenção, o infrator também recebe multa que pode chegar a 5 mil reais por animal, caso conste na Lista Oficial das Espécies Brasileiras Ameaçadas de Extinção.

Para denúncias ou mais informações junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o contato pode ser feito através do número (24) 2106-3408.

Abertas as inscrições para cursos gratuitos voltados ao empreendedorismo em Volta Redonda

Coordenadoria da Juventude oferece 180 vagas para capacitação presencial realizada pela escola de economia criativa Co.liga
A Coordenadoria Municipal da Juventude de Volta Redonda (CoordJuv VR) está com inscrições abertas para 12 turmas presenciais para cursos com temas relacionados ao empreendedorismo, num total de 180 vagas. Com duração de 5h, os cursos são livres, gratuitos, autoinstrucionais e os certificados serão emitidos ao final das aulas.

A capacitação da Co.liga (escola de economia criativa) é oferecida gratuitamente através da parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Coordenadoria Municipal da Juventude, a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) no Brasil, e a Fundação Roberto Marinho (FRM).

Podem participar jovens acima de 16 anos e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://curt.link/qUCExP. Quem não tiver acesso à internet pode se inscrever em uma Sala do Telecentro, em um dos 31 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) espalhados pela cidade.

As aulas acontecem no Centro Oportunizar (Rua 16, nº 245, Vila Santa Cecília), onde serão realizadas todas as quartas e quintas-feiras, com turma de manhã (7h às 12h) e à tarde (12h às 17h30).

As vagas são limitadas e assim que forem preenchidas, os demais interessados serão inscritos para próxima data. Outras informações pelos telefones (24) 3339-2153 e (24) 3339-9661.

Semana Juventude Empreendedora

A coordenadora municipal da Juventude, Larissa Garcez, explicou que a ação faz parte do aquecimento para a Semana Juventude Empreendedora, que acontece entre os dias 24 e 29 de abril.

“Além dos cursos gratuitos da Coliga, na última semana do mês, teremos uma semana de atividades voltadas ao fomento do empreendedorismo aos jovens do nosso município. Volta Redonda já vem sendo pioneira em ações e projetos de fomento ao mercado de trabalho. Agora caminhamos para
projetos e ações que fomentem todos os tipos de trabalho, incluindo o empreendedorismo”, acrescentou Larissa.

Acidente deixa cinco pessoas feridas em Volta Redonda

Cinco pessoas ficaram feridas após sofrerem um acidente no final da tarde desta segunda-feira (10) em Volta Redonda. O acidente ocorreu no perímetro urbano da Via Sérgio Braga, na altura do Conforto.

Segundo informações de testemunhas, a colisão foi traseira entre dois carros. As duas vítimas, que não tiveram os nomes divulgados, foram levados para Hospital São João Batista.

O estado de saúde dela não foi informado. O tráfego na via ficou interrompido até o atendimento dos feridos. Neste momento, ainda há retenção.

Homem é baleado após carro ser alvejado em Volta Redonda

Segue internado o homem baleado na noite de segunda-feira (10) em Volta Redonda. Ele recebeu voz de prisão no Hospital São João Batista. 

Kauan Eduardo Ferreira Nogueira de 23 aos, estava no Ônix branco quando foi baleado na avenida Nossa Senhora do Amparo, na altura da localidade conhecida como Cascata, no bairro Santa Cruz.

Ele foi socorrido por um outro homem que o deixou no Batalhão dos Bombeiros, no Aterrado. Em seguida, levado para a unidade hospitalar.

Os policiais militares foram acionados para uma ocorrência de disparado de arma de fogo. Chegando, os agentes encontraram o veículo com marcas de tiros em cima de um ponto de ônibus. O rapaz já havia sido socorrido. Dentro do Ônix, os agentes encontraram um cinto tático com coldre vazio e dois carregadores de pistola contendo 33 cartuchos de calibre 9 mm.

Quando foi atendido no hospital, o rapaz estava com o dinheiro e outro carregador com sete munições. Ele recebeu voz de prisão e está sob custódia dos policiais militares. Em depoimento, ele disse que dinheiro seria utilizado para comprar uma moto e não tem origem ilícita. 

Segundo o hospital, o rapaz foi baleado no rosto e no cotovelo esquerdo, onde teve fratura exporta. Ele está lúcido e estável. Kaun será encaminhado para a delegacia de Volta Redonda (93º DP) assim que tiver alta.

Casa é alvejada em Barra Mansa

Uma casa foi alvo de tiros na noite de domingo (9) em Barra Mansa (RJ). O imóvel fica na Rua Olavo Bilac, no bairro Nova Esperança. O caso aconteceu por volta de 23h.

Uma mulher, de 56 anos, estava na residência. Segundo a Polícia Militar, ela contou que os tiros foram disparados de um carro com quatro homens.

Os agentes constaram que um dos disparos atingiu o portão do quintal. Uma porta blindex também foi quebrada. No local, foi encontrado um estojo de munições de calibre 12.

De acordo com a Polícia Civil, ninguém ficou ferido.

Horas depois dos disparos, um veículo que pode ter sido usado neste ataque foi encontrado na Rua Martins Fabiano Moreira, no bairro São Luís, em Barra Mansa.

O caso foi registrado na delegacia de Barra Mansa, que fica responsável pela investigação. Até a publicação desta reportagem, três dos quatro suspeitos já tinham sido identificados, através de imagens de uma câmera de segurança, mas nenhum deles havia sido localizado.

Ladrão é preso durante furto em Volta Redonda

Foto: PM

Um ladrão foi preso em flagrante na madrugada desta terça-feira, dia 11, na Rua 21, em Vila Santa Cecília, na cidade de Volta Redonda.

Segundo a PM, o acusado furtava uma loja. Um comparsa conseguiu fugir.

Com o preso, os policiais recuperaram um notebook, uma caixa de som, três celulares, um alicate e três saca-rolhas. Câmeras de segurança registraram momento do furto e as imagens estão com a polícia para identificar o segundo ladrão. O caso foi registrado na delegacia de Volta Redonda (93º DP).

Preso namorado de mulher que chegou morta em hospital de Volta Redonda

Policiais civis da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Volta Redonda prenderam um homem acusado de matar a companheira.

Segundo os agentes, a vítima foi levada pelo autor para uma unidade de saúde, mas chegou sem vida ao local. Ele teria alegado que a mulher caiu e desmaiou quando o ajudava a empurrar um carro enguiçado.

No entanto, as investigações apontaram que a versão apresentada pelo agressor não era verídica, tendo o exame de necropsia, inclusive, confirmado que a causa da morte foi asfixia por enforcamento. O homem foi autuado em flagrante por crime de feminicídio.

segunda-feira, 10 de abril de 2023

Nova carteira de identidade passará por ajustes antes de ser emitida

A Carteira de Identidade Nacional vai passar por um novo crivo do governo federal, antes de começar a ser emitida
Um grupo de trabalho com representantes de cinco ministérios, Receita Federal e Conselho Nacional dos Diretores de Órgãos de Identificação foi criado para apresentar propostas de alteração nas regras do novo documento de identificação dos novos brasileiros.

A carteira foi lançada no ano passado e começaria ser emitida pelos estados a partir deste mês, mas agora o prazo foi prorrogado para novembro.

Isso porque ainda no ano passado, o Ministério Público Federal criticou o as regras do novo documento em pelo menos dois pontos.

Na Carteira, por exemplo, o nome de registro aparece antes do nome social. Para o MPF, isso viola o direito de autoidentificação da pessoa trans e torna o nome social secundário.

Além disso, expõe a pessoa trans a uma situação vexatória, já que ela não se identifica com aquele nome.

O novo documento também exige a inclusão do sexo biológico, informação que não existe nem no RG atual.

Agora, o grupo de trabalho tem 60 dias para apresentar propostas de alteração à Carteira de Identificação Nacional.

domingo, 9 de abril de 2023

Mulher morre após dá entrada em unidade médica; polícia investiga o caso

A Policia Civil de Volta Redonda está investigando a morte de Rosely Dutra, de 30 anos, morta na madrugada deste domingo (9). Tudo indica que ela foi vítima de feminicídio na cidade e o principal suspeito seria o namorado dela, que está sob custódia da Deam (Delegacia Especializada ao Atendimento à Mulher).

O suspeito levou a vítima para o Cais do Aterrado. Porém, segundo fontes da unidade hospitalar, ela chegou morta. Ela tinha diversos hematomas no rosto e na boca.

Na versão do homem, contada na Deam, os dois saíram de uma boate e o carro enguiçou.

Quando ela foi ajudar sofreu uma queda violenta. A versão é contestada por amigos e familiares da vítima. Para eles, Rosely foi espancada até a morte.

O corpo será levado para IML (Instituto Médico Legal), onde passará por perícia. Ele está detido na Deam.

Pássaros silvestres são apreendidos em Barra do Piraí

Policiais militares apreenderam, na sexta-feira (07), cinco pássaros da fauna silvestre que eram mantidos em cativeiro em Barra do Piraí.

O caso aconteceu no bairro Santo Antônio, na Rua Avelino José da Silva, após autorização do morador da residência denunciada, realizaram fiscalização e encontraram três coleiros e dois trinca ferros, todos dentro de gaiolas e sem anilhas de identificação ou documentação pertinente. 

Os animais foram encaminhados juntamente com o responsável à 88ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Na distrital, foi realizado auto de apreensão das aves, que foram encaminhadas ao Parque Estadual da Serra da Concórdia, onde serão devolvidos ao habitat natural.

Escolas da rede municipal serão monitoradas por câmeras de segurança em tempo real

Secretaria Municipal de Educação e Empresa de Processamento de Dados já iniciaram os estudos para aumentar segurança nas unidades

A Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Empresa de Processamento de Dados (EPD) da Prefeitura de Volta Redonda vão trabalhar em conjunto para aumentar a segurança nas escolas da rede municipal. Um projeto para instalação de câmeras de segurança, que farão monitoramento das unidades escolares em tempo real, foi aprovado em fevereiro e deve ser colocado em prática a partir do segundo semestre deste ano. 

Toda a operação contará com suporte da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que vai auxiliar na instalação das câmeras, bem como atuará diretamente no serviço de monitoramento das imagens. No total, a Rede Municipal de Educação conta com 104 unidades, entre creches, escolas, escolas especializadas e centros de educação infantil. A prefeitura atende um número aproximado de 36 mil alunos. 

Além disso, o governo municipal está levantando dados que permitam atender a lei municipal que prevê a identificação de todas as pessoas que entrarem nas escolas, seja através de um sistema de biometria ou até mesmo com reconhecimento facial, por exemplo. 

“Essa lei será regulamentada para que possamos definir os meios mais práticos e implantar este sistema. Com relação às câmeras de segurança, já estamos no mercado para fazer as aquisições”, destacou o secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré. 

De acordo com o diretor-presidente da EPD, Edvaldo Silva, a cidade já conta com um sistema de fibra óptica que permitirá agilidade na implantação das câmeras de segurança. Da mesma maneira, o retorno progressivo do sistema de monitoramento dos bairros será útil para que o projeto nas escolas tenha ritmo acelerado. 

“A Educação, a EPD e a Secretaria de Ordem Pública já estão trabalhando deste projeto para as escolas, ao mesmo tempo em que o sistema de câmeras já está avançando pelas cidades. Vamos acelerar tudo o que puder para que as câmeras estejam nas escolas o mais rápido possível”, disse Edvaldo. 

Patrulha Escolar 

A Semop, através da Guarda Municipal (GMVR), ampliou no início deste ano letivo o número de equipes responsáveis pela Patrulha Escolar em Volta Redonda. As rondas diárias em viaturas compostas por dois guardas municipais contam, desde então, com duas equipes – cada uma responsável por uma região da cidade (margens esquerda e direita). Antes disso, havia uma equipe e uma viatura. 

Os agentes realizam rondas e atuam na mediação de conflitos. Contamos também com um grupo de WhatsApp com a direção das escolas, que garante agilidade e um serviço de proximidade com a comunidade escolar. “Os agentes são especialmente capacitados e estão aptos a prestar um atendimento imediato a alunos, pais, professores e funcionários. O grupo de WhatsApp não irá substituir os números de emergência, como o 190 (Polícia Militar) e 153 (Guarda Municipal), mas garante proximidade”, disse o comandante da GMVR, inspetor Silvano de Paula.

Hospital São João Batista, em Volta Redonda, registra novo recorde de cirurgias realizadas no 1º trimestre de 2023

Foram mais de 1,2 mil procedimentos. Números são atribuídos a aquisição de insumos, modernização do centro cirúrgico e investimentos em tecnologia, equipamentos e profissionais
A Saúde é uma das áreas que vem recebendo mais investimentos da Prefeitura em Volta Redonda. O Hospital São João Batista (HSJB), que chegou a correr risco de fechar as portas e estava sob intervenção judicial quando o prefeito Antonio Francisco Neto assumiu, hoje voltou a ser referência no interior do estado. A unidade médica registrou um novo recorde no número de cirurgias realizadas no primeiro trimestre de 2023. Foram 1.236 este ano, enquanto em 2022 o número foi de 997; um aumento de 23%. Os números são atribuídos à aquisição de insumos básicos (medicamentos), modernização do centro cirúrgico e investimentos em tecnologia, equipamentos e profissionais. 

O HSJB é referência em traumato-ortopedia e em especialidades como neurocirurgias e procedimentos urológicos e de tórax. Dados divulgados pela unidade mostram que no primeiro trimestre foram realizadas: 283 cirurgias de urologia, 155 de gineco-obstetrícia, 32 de buco-maxilo, 61 vasculares, 43 neurocirurgias, 29 torácicas, entre outras. Somente em março, ao todo, foram 464 cirurgias realizadas; um aumento de 31% quando comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram feitas 352. 

Os investimentos feitos pela prefeitura auxiliam também na diminuição do tempo de recuperação e internação, consequentemente, do índice de mortalidade. Nas cirurgias de fratura de fêmur, por exemplo, muito comum em idosos, o procedimento é feito em média em até 48 horas. Com o tempo de internação ficando em torno de cinco dias, quando antes era entre 14 e 15 dias. Aos fins de semana, a unidade tem recebido pacientes que aguardavam por meses a realização de procedimentos urológicos e de artroplastias (cirurgias de joelho e quadril). O objetivo é zerar a fila de quem precisa de próteses. 

Investimento em tecnologia e condições de trabalho 

O HSJB vem modernizando o seu parque tecnológico com o objetivo de agilizar e aumentar a segurança nos procedimentos cirúrgicos. Um ultrassom portátil para UTI (Unidade de Terapia Intensiva), quatro bisturis elétricos, dois novos aparelhos de anestesia foram adquiridos recentemente. Esses últimos, da marca Drager, estão presentes nos centros cirúrgicos dos melhores hospitais do país, como o Albert Einstein, Sírio Libanês e unidades da Rede D’Or. Custaram cerca de R$ 500 mil e proporcionam maior segurança à equipe médica e aos pacientes. O investimento na nova aparelhagem é de aproximadamente R$ 700 mil. 

A direção do HSJB investe também na melhoria das condições de trabalho. Entre as ações está a abertura de um novo setor de Faturamento, que teve como objetivo dar mais agilidade aos serviços. O local onde ficava o setor era distante do bloco administrativo, o que, no dia a dia, dificultava a otimização do trabalho. 

O diretor-geral do HSJB, Sebastião Faria, ressaltou a série de investimentos realizados pela direção, que vão desde a compra de novos equipamentos, mobiliários, até a melhoria das condições de trabalho, sendo favorecida pela gestão transparente. 

“Pegamos um hospital sucateado e sob intervenção jurídica. Ele corria risco de fechar as portas. Reestruturamos a unidade e hoje estamos batendo recordes de cirurgias, elevando a média de atendimentos e com muitos investimentos em diversos setores. Estamos trabalhando muito. É como o prefeito Neto diz: ‘Estamos reconstruindo Volta Redonda’ e o HSJB é um desses pilares desta reconstrução”, enfatizou Faria.

Barra Mansa vai iniciar imunização contra influenza na próxima segunda-feira

Na primeira etapa serão vacinados idosos acima de 70 anos e profissionais da saúde
A Secretaria Municipal de Saúde de Barra Mansa vai iniciar na próxima segunda-feira, dia 10 de abril, a campanha de imunização contra a influenza, popularmente conhecida como gripe. Nesta primeira fase serão vacinados idosos acima de 70 anos e profissionais da área da saúde, sendo disponibilizadas 10 mil doses para o município.

A gripe é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, com grande potencial de transmissão. Existem quatro tipos de vírus influenza/gripe: A, B, C e D. Os vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias.

A enfermeira do Setor de Imunização de Barra Mansa, Rita Fernandes de Queiroz, informou que a estratégia de vacinação contra a influenza tem o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo. “Isso permite, ao longo do respectivo ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde”.

A vacinação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, em todas as unidades de saúde do município. É necessário levar documento de identidade, cartão de vacina e Cartão Nacional de Saúde (CNS). Os trabalhadores da área da saúde também devem apresentar documento que comprove a vinculação ativa ou declaração emitida pelo serviço de saúde de atuação do profissional.

Jovem atropelado por ônibus tem morte cerebral, em Volta Redonda

Foto: PRF

O jovem, de 19 anos, atropelado por um ônibus na noite desta quarta-feira, dia 5, em Volta Redonda, teve a morte encefálica neste sábado no hospital São João Batista. Ele estava no CTI.

O acidente aconteceu por volta dás 18h30min, no km 282,8 da Rodovia Lúcio Meira (BR-393), altura do bairro Brasilândia.

A Gabriel de Miranda Ribeiro foi socorrido em estado grave para o Hospital São João Batista.

O jovem, de 19 anos, segundo a Polícia Rodoviária Federal, ficou preso debaixo do veículo.

Jovem fica gravemente ferido ao ser atropelado por ônibus na BR-393, em Volta Redonda

Homem, acusado de estupro, é preso em Valença

Policiais civis da 91ª DP (Valença) prenderam, neste sábado (08/04), um homem pelo crime de estupro.

O fato aconteceu no dia 05 de abril, em Valença, no Sul do Estado. A vítima, aterrorizada, só conseguiu ir à delegacia e formalizar o registro dois dias depois, após o irmão e o padrasto dela irem até sua residência.

Após concluir as investigações em poucas horas, a autoridade policial representou e obteve junto ao Plantão Judicial o mandado de prisão preventiva do autor, o qual foi expedido e cumprido.

Mulher fica ferida em acidente na Rio-Santos, em Angra dos Reis

Uma mulher ficou levemente ferida num acidente no fim da tarde deste sábado (8) em Angra dos Reis (RJ). O carro que ela conduzia bateu na lateral de um ônibus da viação Colitur na BR-101 (Rodovia Rio-Santos), na altura do bairro Sapinhatuba lll.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a motorista do carro perdeu o controle de direção e atingiu o coletivo que, ao tentar desviar do automóvel, ficou atravessado no meio da rodovia.

Ainda de acordo com a PRF, a condutora do carro sofreu ferimentos leves e foi levada para o Hospital Municipal da Japuíba.
A PRF informou ainda que o trânsito no trecho chegou a ficar totalmente interditado por cerca de 1h. O tráfego foi normalizado depois que o ônibus foi retirado do meio da rodovia.

Em nota, a viação Colitur, responsável pelo ônibus, informou que o coletivo seguia sem passageiros para a rodoviária de Angra dos Reis quando foi atingido pelo carro.

A empresa disse ainda que "enviou uma equipe ao local para prestar atendimento, fazer a remoção do ônibus e colaborar com as autoridades".

Homem é flagrado bêbado após se envolver em acidente na Dutra, em Piraí

Foto: PRF
Um acidente no inicio da noite deste sábado, dia 8, terminou com um homem preso por embriaguez ao volante na Rodovia Presidente Dutra, em Piraí. Segundo a PRF, ele bateu com o carro na traseira de uma carreta, no km 249 da BR-116.

Ainda de acordo com as informações dos agentes, durante o teste de embriaguez (consumido de bebida alcoólica) foi constatado haver o teor de 0,80 mg/L, sendo confirmado o consumido de conhaque pelo próprio envolvido.

Diante dos fatos, o motorista foi preso e encaminhado a delegacia de policia de Piraí.

O infrator recebeu multa de trânsito por dirigir embriagado no valor de R$ 2934,70. Ele teve  a carteira de habilitação recolhida para o processo de suspensão.