Rádio Acesa FM VR: 2015-01-04

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

A MÚSICA DO DIA! - Em 1941, a CBS fez a primeira demonstração de uma tela de televisão em cores

09/01/2015 04h50

Em 1941, a CBS fez a primeira demonstração de uma tela de televisão em cores

A demonstração ocorreu nos Estados Unidos. No Brasil a televisão em cores só chegou na Copa de 70
O que é a televisão? A televisão é um sistema eletrônico de reprodução de imagens e som de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão em um aparelho. E a televisão em cores é tudo isso em cores. Captou?

A Música do Dia é Esquadros, da Adriana Calcanhoto.

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

HISTÓRIA HOJE - Título de eleitor era instituído por lei há 134 anos

Título de eleitor era instituído por lei há 134 anos

Apresentação Márcia Dias


Há 134 anos entrava em vigor a lei que instituiu o título de eleitor, eleições diretas e o voto secreto no Brasil. A lei teve como redator o Deputado Geral Rui Barbosa. Ficou conhecida como "Lei Saraiva". E recebeu este nome em homenagem ao Ministro do Império, José Antônio Saraiva, responsável pela primeira reforma eleitoral do país.

A nova norma instituiu o Título Eleitoral, proibiu o voto de analfabetos, além de ter adotado eleições diretas para todos os cargos eletivos do Império como deputados, senadores da Assembleia Geral e membros das Assembleias Legislativas Provinciais, vereadores e juízes de paz. Os imigrantes e os não católicos, religião oficial do Império, poderiam se eleger, desde que possuíssem renda não inferior a duzentos mil réis.

Na primeira eleição depois da Lei Saraiva, em 31 de outubro de 1881, compareceram as urnas cerca de 96 mil eleitores, menos de um e meio por cento da população. Naquela época o Brasil possuía pouco mais de um milhão e cem mil eleitores.

Em 1870, os eleitores brasileiros representavam 10% da população enquanto que no Chile esse número correspondia a apenas um por cento da população; na Itália dois; e sete por cento no Reino Unido. Apenas os Estados Unidos, a França e Espanha superavam o Brasil em números de eleitores com relação a população.

Jogador de futebol se recusa a pagar pensão para filho de 2 anos


Jogador de futebol se recusa a pagar pensão para filho de 2 anos

Com um salário de R$ 600 mil mensais, o jogador de futebol Fernando (ex-Grêmio e ex-Seleção Brasileira) se recusa a pagar há três meses a pensão alimentícia do filho David, de 2 anos, que nasceu prematuro e ainda é submetido a tratamentos médicos. À ex-mulher, Fernanda, ele alega que enquanto ela não assinar os documentos para a venda de alguns patrimônios construídos no casamento, a criança continuará sem sustento. Fernanda teve que se mudar para a casa dos pais em Porto Alegre (ela vivia na Ucrânia com ele, que joga como volante no Shakhtar Donetsk).
Foto: Reprodução de Internet
Foto: Reprodução de Internet
Fernanda já decidiu entrar na Justiça para garantir os direitos do filho. Enquanto economiza na pensão, Fernando gasta em viagens em jatos particulares em que leva inclusive a sogra. Ah, sim. Mesmo o casamento tendo terminado há apenas nove meses, Fernando está com a carioca Raphaela Rivoredo há um ano. A moça, aliás, é bem conhecida por outros boleiros. A coluna procurou Fernanda, a mãe da criança, que não quis se pronunciar sobre o caso porque se trata de um assunto familiar. Nós também entramos em contato com o assessor do jogador, que nega as informações. “Fernando tem um litígio com a ex-esposa. Esse litígio ainda não tem uma ação judicial impetrada e com isso não tem uma pensão alimentícia fixada para o filho. Isso não tira a responsabilidade dele de pagar todos os meses uma quantia e assim ele tem feito. Fernando tem todos os comprovantes dos depósitos realizados, assim como os comprovantes do pagamento do plano de saúde do David”, afirmou Cadu Machado.

Lei garante isenção de perícia médica do INSS

Os aposentados por invalidez e os pensionistas inválidos do INSS que completarem 60 anos de idade não vão mais precisar fazer perícia médica. A partir de agora, esses segurados estão isentos do exame periódico nas agências da Previdência. A liberação é garantida pela Lei 13.063/14, que foi sancionada, sem vetos, pela presidenta Dilma Rousseff. Com a nova legislação, a aposentadoria por invalidez se torna permanente a esse grupo, sem que precisem fazer qualquer tipo de perícia.



Inicialmente, todos os segurados aposentados por invalidez, independentemente da idade, eram obrigados a se submeter à perícia médica no INSS para manter o recebimento dos benefícios. Os exames para quem tem menos de 60 anos de idade continuam obrigatórios a cada dois anos. Devem ser feitos até que o médico declare a incapacidade permanente e a aposentadoria se torne definitiva. Assim, o pagamento da aposentadoria por invalidez, sem a necessidade de qualquer tipo de exame, está garantido.
A nova lei que entrou em vigor ressalva que a isenção da perícia não se aplica quando ela tem finalidades de verificar a necessidade de assistência permanente de outra pessoa para o acréscimo de 25% sobre o valor do benefício com fim de contratação de cuidador; verificar a recuperação da capacidade de trabalho, mediante pedido do aposentado que achar estar apto; e ajudar autoridade judiciária na concessão de curatela.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA 09/01/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 09/01/2015
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 35°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

9 de Janeiro, DIA DO FICO!

Dia do Fico

O Dia do Fico comemora-se anualmente no dia 9 de janeiro. A importância do Dia do Fico para o Brasil reside na famosa frase do Dia do Fico, proferida por D. Pedro, um dos mais importantes passos no caminho para a independência do Brasil, que acabaria sendo proclamada com o grito do Ipiranga alguns meses depois.

Foi nesse dia, 9 de janeiro de 1822, que o príncipe regente do Brasil, D. Pedro de Alcântara, contrariou oficialmente as ordens da côrte portuguesa, e ao invés de voltar para Lisboa, como Portugal tinha exigido, decidiu ficar no Brasil.
Importância do Dia do Fico

O Dia do Fico (9 de janeiro) é uma data importantíssima na história do país, porque é o primeiro passo para a Independência do Brasil, que só viria a acontecer no dia 7 de setembro desse mesmo ano, 1822.
Dia do Fico - Frase

Estas foram as palavras proferidas por D. Pedro de Alcântara no dia 9 de janeiro de 1822, esta é a famosa frase do Dia do Fico:

"Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".

D. Pedro de Alcântara disse isso depois de ter sido convencido por 8 mil assinaturas pedindo que ele ficasse. Essas assinaturas foram recolhidas pelos liberais radicais, que, juntamente com o Partido Brasileiro, já vinham tentando manter a autoridade do Brasil. A Côrte portuguesa queria reverter o estatuto do Brasil novamente para colônia e estava exigindo que D. Pedro voltasse imediatamente para Portugal.

Mas D. Pedro decidiu ficar, e a Independência do Brasil ficou bem mais perto.

Volta Redonda, 09 de Janeiro de 2015. O DIA HOJE - Dia do astronauta!

<<>>

A repercussão dos problemas da sociedade não sensibilizam as suas cicatrizes. Abre-se uma nova "ferida" com as causas de sempre!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 09 de Setembro de 2015. Estação: Verão. Dia bom!

Dia do Astronauta

O Dia do Astronauta é um dia para celebrar a importância da participação brasileira na ida ao espaço. O brasileiro Marcos Pontes, foi o primeiro brasileiro a ir ao espaço, após passar por oito anos de treinamento na Agência Espacial Norte-Americana (Nasa) e na Agência Espacial Russa (Roscosmos).

Origem do Dia do Astronauta

O Dia do Astronauta é comemorado no dia 08 de janeiro, em homenagem à Missão Centenário, realizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) no ano de 2006, e a viagem de Marcos Pontes para a Estação Espacial Internacional (ISS)

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

A MÚSICA DO DIA - Hoje é Dia da Fotografia e Dia do Fotógrafo

08/01/2015

Hoje é Dia da Fotografia e Dia do Fotógrafo

A fotografia passou por uma transformação muito rápida nos últimos tempos

Sanja Gjenero / Stockxchng
Poucas atividades humanas passaram por uma transformação tão grande como a fotografia nos últimos tempos. Desde o ato de fotografar até o significado da fotografia. Antes, os filmes de 36 poses impunham que a foto fosse “a foto”: posava-se ou registrava-se um momento imperdível. Hoje, com a extinção do filme, fotografa-se qualquer coisa e... instagram! O fotógrafo era um profissional. Hoje a tecnologia aproxima a qualidade “profissional” do amador. O futuro da profissão é um mistério. 

A Música do Dia é Fotografia, de Tom Jobim, na voz de Gal Costa.

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

HISTÓRIA HOJE - Elvis Presley nascia há 80 anos para encantar o mundo

Elvis Presley nascia há 80 anos para encantar o mundo

Dilson Santa Fé


Há 80 anos nasceu o Rei do Rock. A voz potente, a força interpretativa e o estilo galã logo tornaram Elvis Presley um sucesso de público. As influências musicais vieram do country, gospel e blues. A carreira decolou na década de 50. Estilo e diversidade musical desafiaram as barreiras sociais e raciais daquele tempo. Elvis atuou em 33 filmes de sucesso. Apesar do status de celebridade, teve que servir nas Forças Armadas na Segunda Guerra Mundial. O rei morreu em 16 de agosto de 1977.

Termina o sequestro em Volta Redonda

Termina o sequestro em Volta Redonda

Terminou por volta das 6h20min, o sequestro de Valéria Ferreira Santos Silva, de 55 anos, na manhã desta quinta-feira, na Vila Santa Cecília,  em Volta Redonda.

O advogado Misael Mendonça chegou ao local e convenceu Jeferson Oliveira, de 29 anos, morador do bairro Paraíso de se entregar.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA 08/01/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------

Qui - 08/01/2015
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 35°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Volta Redonda, 08 de Janeiro de 2015. O DIA HOJE - Dia do fotógrafo!

<<>>

Dos nossos dias, em todos, esperamos a normalidade natural, mas por "via da vida", há dias que não são assim! Procure sempre se preparar, um dia, acontece bem diferente!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 08 de Janeiro de 2015. Estação: Verão. Dia bom!

Dia da Dedicação
Dia Internacional da Alfabetização*
Dia Nacional de Luta por Medicamentos*

Dia do Fotógrafo

A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo de determinado momento e eternizá-lo! Seja artisticamente ou para documentar um fato importante na história, os fotógrafos misturar os conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte!

A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX.

No Brasil, a profissão de fotógrafo não é regulamentada, porém há tentativas de oficializar a atividade, criando um curso de ensino superior em fotografia, classificando os profissionais como bacharéis ou licenciados em fotografia.

Origem do Dia Nacional da Fotografia

O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de Janeiro, considerada a data que a primeira câmera fotográfica chegou no Brasil, em 1840. No entanto, há algumas controvérsias sobre o dia exato, sendo que alguns consideram o dia 7 ou mesmo 16 de Janeiro.

A primeira câmera fotográfica se chamava Daguerreótipo, inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre e apresentada ao mundo em 19 de Agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris. O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de Agosto em homenagem à este acontecimento.

De acordo com a história, foi o abade Louis Compte que trouxe a invenção de Daguérre para o Brasil e apresentou ao Imperador D. Pedro II, que aliás, ficou com o título de primeiro fotógrafo brasileiro.
Frases para o Dia do Fotografo

"Eu respeito profundamente as pessoas que se deixam desnudar a alma diante das lentes" (Suzana Meller)

"A fotografia nunca se revela por inteiro quando você se desmancha por alguém. Essas relações lembram uma foto polaroid: a imagem vai aparecendo aos poucos. Algumas coisas se distanciam do sentimento original, mas isso é a vida" (Mia Farrow)

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

A MÚSICA DO DIA - Em 1985, houve o início das negociações sobre desarmamento nuclear entre os presidentes dos EUA e da União Soviética

07/01/2015

Em 1985, houve o início das negociações sobre desarmamento nuclear entre os presidentes dos EUA e da União Soviética

Negociação que levaria o mundo a mudar radicalmente, mas a busca da paz hoje passa pelo combate ao terrorismo, que faz vítimas em todo o mundo

Entorno3IM8 / Flickr
Há cerca de 25 anos, o termo “processo de paz” designava algo simples: os Estados Unidos estavam de um lado e a União Soviética estava do outro. Os demais países apoiavam um e outro e era facilmente indentificáveis: os socialistas estavam do lado de lá. O Muro de Berlim caiu, a União Soviética passou por sua derrocada, países foram divididos (algumas passagens traumáticas, como o fim da Iugoslávia) e a busca da paz hoje passa pelo combate ao terrorismo, que faz vítimas em todo o mundo. O mundo muda.

A Música do Dia é War of Man, de Neil Young.

Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

Volta Redonda, 07 de Janeiro de 2015. O DIA HOJE - Dia da leitura!

<<>>

Por mais que a mina d'água seja potável, verifique sempre, a possibilidade de contaminação!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Volta Redonda, 07 de Janeiro de 2015. Estação: Verão. Dia bom!

Dia do Leitor
Primeiro Voto Popular no Brasil (1789)
Decretada a separação entre Igreja e Estado no Brasil. (1890)

Jornal, livro, revista... Nem bula de remédio escapa de quem é aficionado por leitura. No Dia do Leitor, comemorado nesta quarta-feira, especialistas dão dicas para que o hábito seja totalmente saudável e não prejudique a visão. Uma delas é o cuidado ao se dedicar a um texto que exige longa permanência frente a dispositivos eletrônicos, como tablets e computadores.

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, ler de maneira inadequada não causa doenças, como muitos pensam. Entretanto, costumes ruins provocam a fadiga ocular, que pode ocasionar dores de cabeça, sensação de areia nos olhos e ressecamento — problema gerado pela diminuição da frequência das piscadas.

— Ao ler, a pessoa tem que se sentir o mais confortável possível. Caso contrário, terá queda de rendimento na leitura, mas não desenvolverá uma doença na visão — esclarece o oftalmologista.

Para quem usa óculos, mas consegue fazer leituras sem o acessório, Leôncio Queiroz Neto recomenda não deixá-los de lado neste momento, para não forçar demais a visão sem perceber.

De acordo com o neurologista Paulo Henrique Bertolucci, diretor do Núcleo de Envelhecimento Cerebral da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o hábito da leitura aumenta as conexões entre os neurônios:

— Além disso, ele amplia a visão de mundo. Isso facilita estabelecer relações entre coisas, o que é muito importante do ponto de vista cognitivo.

‘A leitura consegue adiar o Alzheimer’

Bertolucci explica que o efeito biológico do hábito da leitura é aumentar a densidade de sinapses (comunicação entre os neurônios), o que cria uma “poupança cerebral”.

— O principal fator de risco para o mal de Alzheimer é a inatividade intelectual. Trata-se de uma doença que começa pela perda de sinapses e que, no nível crítico, tem as falhas de memória como sintoma. Se a pessoa tem mais sinapses e desenvolve Alzheimer, ela vai ter que perder mais dessas conexões para começar a ter esquecimentos. Em outras palavras, a leitura consegue adiar o problema — afirma.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA 07/01/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qua - 07/01/2015
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 34°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 2mm
--

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Detran-RJ torna mais claras regras para apreender habilitação

Detran-RJ torna mais claras regras para apreender habilitação

Órgão aperta cerco a reincidentes

Rio - O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) vai fechar o cerco aos motoristas que tiveram as carteiras suspensas e são reincidentes e tornar mais claras as regras para retirar o documento de quem comete infração no trânsito. Agora, a gravidade da violação vai pesar na punição.

A portaria número 4.556 publicada no ‘Diário Oficial’ do estado, nesta segunda, traz uma tabela em que é possível saber quanto tempo o condutor vai ficar sem a habilitação. Antes, esse cálculo era feito por uma comissão julgadora do órgão, a partir do momento em que o motorista atingisse 20 pontos em um ano.


A portaria, que terá a segunda parte publicada nesta quarta-feira, aumenta o período em que o motorista vai ficar sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), se ele já tiver no histórico do Detran-RJ uma punição que tenha resultado na suspensão da sua carteira anteriormente. Mas para que o prazo da próxima suspensão seja mais rigoroso, o infrator terá que perder novamente a carteira nos 12 meses seguintes, após o cumprimento da primeira suspensão do direito de dirigir.

De acordo com a assessoria do Detran-RJ, a nova medida ‘suprimiu da portaria anterior textos já previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e em resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)” e incluiu informações sobre os atuais procedimentos administrativos do órgão.
A tabela publicada é autoexplicativa. Se o motorista não é reincidente na suspensão da carteira, ele pode ficar de um a três meses sem dirigir, dependendo da sua pontuação. Mas para que isso ocorra, ele não poderá ter cometido nenhuma infração “agravada” — aquela em que a multa é multiplicada por um determinado coeficiente, conforme estabelece o Código de Trânsito. Um exemplo seria quando o condutor ultrapassa a velocidade superior a 50% do permitido. Nesse tipo de violação, a multa é três vezes o valor da infração gravíssima.
Vão pesar no tempo de suspensão do documento infrações como: dirigir sem carteira; com categoria diferente do veículo que tem habilitação — entregar o carro para outro condutor, que cometa alguma dessas infrações— e transitar em calçadas, passeios, passarelas e ciclovias. Se o motorista tem, por exemplo, entre 20 e 29 pontos e uma dessas irregularidades, o período sem a carteira é de dois meses. Caso tenha cometido duas dessas faltas, o prazo sobe para três meses. E para quatro meses são necessárias três ou mais infrações.

Infrações vão influenciar no prazo


A portaria determina também que ultrapassar outro veículo — pelo acostamento ou pela contramão — e dirigir com a habilitação cassada ou suspensa vão influenciar no tempo em que o motorista vai ter a carteira apreendida. Na prática, isso significa que se o condutor tiver entre 20 e 29 pontos e uma das infrações, ele ficará quatro meses sem o direito de dirigir. Se forem duas, esse tempo vai para cinco meses. Caso ele tenha cometido três ou mais dessas irregularidades, o prazo vai para seis meses. As mudanças vão ocorrendo à medida que a pontuação aumenta.

Quem não concordar com as penalidades, deve fazer a sua defesa por escrito. O infrator poderá acompanhar o andamento do processo no site do Detran-RJ (www.detran.rj.gov.br). Se o processo no órgão decidir pela suspensão da carteira, e o motorista, mesmo assim, for flagrado dirigindo, ele poderá pagar multa e terá a habilitação cassada, ou seja, o condutor terá que passar por todo procedimento de retirada do documento.

Denatran adia por 90 dias exigência de novo extintor

Denatran adia por 90 dias exigência de novo extintor

O Denatran anunciou hoje que adiará por 90 dias a exigência do uso do extintor do tipo ABC para carros, que passou a valer no último dia 1 e cujo descumprimento resultaria em multa de R$ 127 e perda de cinco pontos na carteira de habilitação. O adiamento será por 90 dias, segundo o órgão.

O prazo conta a partir da publicação no Diário Oficial da União, mas, de acordo com a assessoria do Denatran, multas aplicadas a partir de hoje não serão consideradas. A medida foi tomada após motoristas de diversas regiões do país relatarem dificuldade para encontrar o equipamento à venda, inclusive na região Sul do estado do Rio.

Perlla lança segundo disco gospel

Perlla lança segundo disco gospel

A cantora Perlla, que começou a carreira cantando funk, conquistou novos fãs ao lançar o primeiro disco gospel, "A Minha Vida Mudou", em 2013. Ela comemora o sucesso desta mudança com o seu segundo álbum, "Perlla - Noite de Paz. Canções para Celebrar". Entre as participações especiais, "Face a Face", com Cristina Mel, e "Natal Especial", com o cantor Eli Soares.

"Eu queria gravar canções de Natal e outras que pudessem tocar o coração das pessoas", explica Perlla. Entre as faixas, há canções já conhecidas da música religiosa, como "Grande É o Senhor" e "Te Agradeço".

"São canções que eu já curtia e não podiam ficar de fora do disco. Tenho certeza de que o público cantará essas músicas mesmo depois dos dias de Natal", diz Perlla. O disco ainda traz "Noite de Paz", "Ó Noite Santa" e "Vem Chegando o Natal".
A artista já prepara um novo CD para 2015 e agradece pelo ano que passou. "Nunca pensei que teria o dom de dividir minhas experiências e ajudar a transformar a vida de outras pessoas."

Volta Redonda, 06 de Janeiro de 2015 - O DIA HOJE!

<<>>

Se levante, vença a cama e o sono e motive-se ao trabalho, pois a vida é assim: sem trabalho não há vida digna!

(Adriano Martins - 2015)
=========================================================
Dia da Gratidão
Dia do Mensageiro
Dia da Liberdade de Culto*
Aniversário de Angra dos Reis ( Feriado municipal )

O ano de 2015 está começando e Angra dos Reis já está em festa. A cidade, no litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, completa 513 anos de descoberta no próximo dia 6 de janeiro e continua linda como na frase do navegador português Américo Vespúcio, que registrou em carta, seu encanto pela antiga Vila dos Santos Reis Magos, hoje, Angra dos Reis: "Se existe um paraíso, é bem perto daqui". Para marcar o aniversário da cidade, uma das mais antigas do país, a Prefeitura de Angra preparou uma programação cultural com música, artes e tradição. Os festejos são coordenados pela Fundação Cultural de Angra dos Reis (Cultuar).

Hoje, na Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira, ocorre um Culto de Ação de Graças pelo aniversário da cidade.

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA 06/01/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Ter - 06/01/2015
Sol. Pancadas de chuva a qualquer hora do dia e da noite. Muitas nuvens de manhã.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 64%
quantidade de chuva: 15mm
--

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

A MÚSICA DO DIA - O início do rádio FM!

05/01/2015

O início do rádio FM

A primeira demonstração de rádio FM foi em 5 de janeiro de 1940; a façanha foi nos Estados Unidos


Hoje o rádio está na internet. A maneira como as pessoas se relacionam com a música varia no tempo e, talvez, o rádio seja o veículo que passou por mudanças mais significativas sem perder sua essência. Hoje você até pode não ter rádio de pilha, mas, se tem um telefone celular e ouve por meio de algum aplicativo uma rádio na Suécia é porque a tecnologia permite o acesso mais amplo, algo com que se vangloriavam os radioamadores do passado. O rádio é eterno porque a relação com seu alvo é a mais direta: fala ao ouvido. A canção de hoje fala de rádio, claro, e é um teste de memória para você...

A Música do Dia é Rádio Ligado, do Rádio Táxi
Produção e apresentação - Luiz Cláudio Canuto

Direção de Núcleo - Mônica Montenegro

HISTÓRIA HOJE - Há 17 anos, morria o Bandido da Luz Vermelha


Há 17 anos, morria o Bandido da Luz Vermelha

Apresentação Márcia Dias


João Acácio Pereira nasceu em 1942, em Santa Catarina, e começou a cometer pequenos delitos ainda criança. Na adolescência, fugiu para a Baixada Santista, em São Paulo. De lá, viajava para a capital São Paulo para cometer crimes em residências luxuosas, portando uma lanterna com luz vermelha. Aos 25 anos já era personagem conhecido na crônica policial brasileira.

Volta Redonda, 05 de Janeiro de 2015. O DIA HOJE!

<<>>

O corpo está sempre "pedindo" o melhor da vida no momento impróprio!

(Adriano Martins - 2015)
==========================================================
Segunda-feira, 05 de Janeiro de 2015. Estação: verão. Dia bom!

Criação da 1ª Tipografia no Brasil

Dia da Tipografia - comemoração extra-oficial de brasileiros, baseada na informação de que o opúsculo [praticamente um panfleto] "Brasilche Gelt-Sack" teria sido impresso em 5 de janeiro de 1634 na cidade brasileira de Recife-PE e num Permambuco ocupado pelos holandeses de Maurício de Nassau, cuja impressão na realidade, teria sido feita em tipografias européias, conforme afirmam os historiadores brasileiros, José Higino Duarte Pereira e Alfredo de Carvalho, após pesquisas empíricas em arquivos holandeses e brasileiros, muito embora haja bastante imprecisão nas informações sobre esse assunto no Brasil colônia de então, devido à proibição de se Imprimir qualquer texto em vigor nessa época, cuja desobediência era considerada como um delito grave pelas autoridades desse tempo

PREVISÃO DO TEMPO - VOLTA REDONDA 05/01/2015

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Seg - 05/01/2015
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 94%
quantidade de chuva: 9mm
--