Rádio Acesa FM VR: 2017-04-16

sexta-feira, 21 de abril de 2017

O TEMPO E A TEMPERATURA: Neste sábado (22), região Sudeste tem tempo nublado com chuva

O sábado (22) deve ser de tempo nublado com pancadas de chuva isolada em Minas Gerais, Rio de Janeiro , leste, norte e nordeste de São Paulo. Pode chover no centro-sul, litoral sul e região metropolitana do Espírito Santo. Os termômetros oscilam de 10 a 35 graus.

Em Belo Horizonte, a temperatura mínima vai ser 17 graus e a máxima de 29. Em Vitória, os termômetros vão variar entre 18 e 31 graus. Em São Paulo, mínima de 16 graus e máxima de 24. No Rio de Janeiro, a mínima pode chegar a 19 graus e máxima, a 38. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Carro roubado é agendado para a vistoria no Rio

WhatsApp Image 2017-04-20 at 11.26.00

O carro roubado que seria vistoriado foi apreendido pela Corregedoria do Detran na Barra da Tijuca
 
A Corregedoria do Detran evitou que um Fiesta roubado fosse regularizado hoje de manhã no posto de vistoria da Barra da Tijuca, no Rio. O caso foi descoberto por acaso pela dona do veículo que teve a placa clonada para esquentar o outro carro, que havia sido levado por bandidos na Pavuna. Ela havia posto o automóvel à venda meses atrás, mas desistiu do negócio. Ontem, no entanto, um corretor lhe telefonou depois de ver um anúncio do Fiesta em um site especializado. Desconfiada, ela ligou para o serviço de teleatendimento do Detran, que lhe confirmou que havia um agendamento de vistoria para um carro igual ao seu, com a mesma placa, marcado para hoje.
 
A vítima, então, procurou a corregedoria, que montou uma operação no posto. No local, os agentes apreenderam o carro e interrogaram a mulher que o havia comprado. Ela contou que o havia adquirido de um casal, tendo feito parte do pagamento em dinheiro. O resto seria pago numa conta bancária.
 
— O Fiesta clonado foi periciado pela Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e se descobriu que a placa dele era KPR-8840, e que havia sido roubado na região da Pavuna, no último dia 2. Por sorte, a proprietária do Fiesta verdadeiro foi procurada por um homem interessado na sua compra e ela estranhou porque havia desistido da venda, e nos acionou. Felizmente, pudemos montar uma operação a tempo e pegamos o carro no posto de vistoria — explicou o corregedor Marcus Drucker.
 
O caso foi levado para a DRFA, que também investigará a origem dos documentos falsos que seriam usados para tentar a legalização do veículo.

Datas comemorativas - Brasilia - Sexta-feira, 21 de abril de 2017

Brasília faz 57 anos

A capital do Brasil, cidade da terra vermelha, cidade em que não se buzina e onde se vislumbra um inesquecível céu
ABR/ José Cruz
Brasília - Esplanada - Esplanada dos Ministérios
Brasília 56 anos
Em 21 de abril de 1960 tornava-se realidade uma profecia de Dom Bosco e também um dispositivo previsto em Constituições desde o Império: a interiorização da capital do país. Surgiu Brasília, a capital do Brasil, cidade da terra vermelha, cidade em que não se buzina e onde se produz uma bela música e também se vislumbra um inesquecível céu, como já observou o cineasta Roman Polanski. Parabéns, Brasília!

ECONOMIA: Brasil fecha 63,6 mil vagas de trabalho com carteira assinada em março

A economia brasileira voltou a registrar mais demissões do que contratações. Ao todo, durante o mês de março, foram registradas mais de um milhão e cinquenta mil admissões e pouco mais de um milhão e trezentas mil demissões. Portanto, foram perdidos mais de 63 mil empregos com carteira assinada. Os dados que foram divulgados nesta quinta-feira (20) tem como base o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) 

No mês anterior, em fevereiro, o Brasil voltou a gerar emprego após 22 meses de queda no número de postos de trabalho formal, com um saldo de 35.612 novos postos de trabalho com carteira assinada. 

A principal perda de vagas com carteira em março, se acordo com o Caged, ocorreu no comércio, que perdeu 33.909 vagas formais. 

Entre os oito setores da economia monitorados pelo Caged, somente a administração pública apresentou dados positivos.
 
Em 2016, o Brasil fechou um milhão e trezentas mil vagas formais de trabalho. O número que ainda é alto foi melhor que o registrado em 2015, quando um milhão e quintas mil pessoas perderam o emprego com carteira assinada.
 

Reportagem, João Paulo Machado

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Sexta-feira, 21 de abril de 2017

Climatempo
Sexta-Feira, 21 de Abril


Volta Redonda - RJ

Sex Sol com aumento de nuvens ao longo do dia. À noite ocorrem pancadas de chuva. 18ºC 31ºC 5mm 80%

BRASIL: Deputados cobram de companhias aéreas desconto para passageiro sem bagagem

Deputados da Comissão de Defesa do Consumidor querem garantir descontos nas passagens aéreas para quem viaja sem bagagem. O tema foi apresentado em uma audiência pública para discutir uma resolução da Agência Nacional de Aviação Civil, publicada no fim do ano passado. A medida determinava o fim da franquia de bagagem garantida aos passageiros. A resolução acabou sendo revogada em liminar e para os deputados, isto não dava garantias da diminuição dos preços nas passagens. O deputado Celso Russomano criticou a retirada de direitos do consumidor.

Celso Russomano, deputado (PRB-SP).

"Por que a gente não inverte e a resolução diz o seguinte: o passageiro que transportar menos peso ou o passageiro que não levar bagagem tem desconto na tarifa. Pronto, resolveu-se o problema. Nós desregulamentamos, sem criar problema nenhum, sem criar qualquer tipo de dano ao consumidor, sem discutir isto, todo mundo vai estar de acordo."

O presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas, Eduardo Sanovicz, conta como funciona as propostas para cada uma das quatro empresas brasileiras domésticas atualmente.

Eduardo Sanovicz, presidente da Associação Brasileira de Empresas Aéreas.

"O que se faz com a bagagem com a resolução 400 (da Anac) é semelhante ao que a gente tem hoje no lanche a bordo. Cada uma das quatro empresas brasileiras domésticas hoje tem uma proposta diferente de lanche a bordo: uma tem lanche quente, outra tem lanche frio, a outra você paga o lanche a bordo, e uma quarta tem o snack. São quatro produtos completamente diferentes e são um dos critérios, não é o mais relevante, mas é um dos critérios, que pode, eventualmente, levar o passageira a optar  pela empresa A, B ou C."

O presidente da Anac, José Ricardo Queiroz, questiona como vai ficar a situação dos passageiros que não levarem bagagens.

José Ricardo Queiroz, presidente da Agência Nacional de Aviação Civil.

"E como fica aquele passageiro que não quer levar nada? E como fica aquele, como vários deputados, como todos nós, como vários entes do serviço público? Porque estamos prevendo, inclusive, é que isso salve recursos públicos. Eles vieram a público e disseram 'vamos fazer passagens mais em conta', 'tarifas mais em conta'. Publicaram isso. Por que não fazermos um teste? Criamos uma superintendência para acompanhar isso, com toda força que a legislação permite."

Representantes do Ministério Público e do Ministério da Justiça argumentaram que o transporte da bagagem é uma decorrência do transporte de pessoas e ao ser cobrado, poderia ser considerado venda casada, prática proibida pela legislação.

Reportagem, Cintia Moreira

TRABALHO: Câmara aprova urgência para tramitação da reforma Trabalhista

O pedido de urgência para acelerar a tramitação da reforma Trabalhista, foi aprovado na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira. 287 deputados votaram a favor. Ou seja, foram 30 votos a mais que o necessário para aceitar o requerimento, já que para isso eram necessários 257. O número de parlamentares que votaram contra a urgência chegou a 144.

Com a aprovação, o prazo para apresentação de emendas foi reduzido. Em vez de aguardar até a próxima quarta-feira, com estava previsto antes, a comissão especial que discute o tema pode acatar as sugestões até as seis horas da tarde da próxima segunda-feira (24).

Para a deputada federal Carmen Zanotto, do PPS catarinense, o momento atual exige mudanças no setor.

Carmen Zanotto, deputada federal (PPS-SC)

“Nós precisamos avançar e sempre é bom, nos momentos de crises que estamos vivendo no país, conseguir recuperar a capacidade do setor produtivo brasileiro. Mas para isso, a gente sempre precisa zelar pelo conjunto de direitos dos trabalhadores. Precisamos avançar na legislação? Precisamos. Mas sempre com esse zelo, em especial para os menos favorecidos que é a classe trabalhadora.”

O professor do Departamento de Economia da PUC-RJ, José Márcio Camargo, garante que as mudanças propostas não prejudicam os direitos dos trabalhadores. E que na verdade, a população vai ser beneficiada porque mais empregos podem ser gerados no país.

José Márcio Camargo, professor do Departamento de Economia da PUC-RJ

“Na prática, o que vai mudar é que os empresários vão ter uma capacidade maior de definir quanto custa um trabalhador e, por outro lado, isto significa que ele vai ter uma maior disponibilidade para empregar mais trabalhadores, o que  vai gerar uma redução na taxa de desemprego no longo prazo.”

O relator da reforma Trabalhista, deputado federal Rogério Marinho do PSDB potiguar, disse que, com a aprovação da urgência, a proposta deve ser votada na comissão especial que discute o assunto na próxima terça-feira (25). E na quarta-feira (26), no plenário.

Reportagem, Marquezan Araújo

quinta-feira, 20 de abril de 2017

"Apagão" no bairro Açude II ainda não foi solucionado

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: Rádio Acesa FM
Há tempo em que os moradores do bairro Açude II, próximo a praça, Professor José Belmonte, vem sofrendo com o fornecimento de energia elétrica e a iluminação do Campo de gramado sintético e quadra coberta de esportes, no bairro. Fato constatado pela a equipe do Portal Rádio Acesa FM. As ruas próximas como a Dois, Três e Seis, ficaram, nesta quinta-feira (20), as escuras.

O transformador que fornece a energia para a localidade, está precário e não funciona, mesmo quando a Light, responsável do fornecimento de energia elétrica faz a manutenção na rede local. Moradores, relataram que já fizeram inúmeras reclamações, mas o problema ainda não foi solucionado.

Além da falta de iluminação que afeta a segurança, atrapalha o lazer das pessoas que usam o espaço para praticar esportes, passar um tempo com amigos e até o comércio é afetado. Ainda, segundo os moradores - a demora na chegada da equipe técnica ao local demora muito e o problema volta acontecer.

A equipe do portal Rádio Acesa procurou a Light, mas até a publicação não obteve resposta.

Fatos históricos - Indio Galdino - 20 de abril de 2017

Assassinato do índio Galdino completa 20 anos

A triste noite do dia 20 de abril de 1997
Rodrigo Piubelli / Funai
Galdino Pataxó
Monumento em homenagem ao índio Galdino Pataxó
No dia 20 de abril de 1997, à noite, Galdino participava das reuniões para reivindicar terras indígenas de sua tripo Pataxó. Chegou tarde e a porta da pensão em que estava hospedado estava fechada. Resolveu dormir numa para de ônibus. E aí...

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Quinta-feira, 20 de abril de 2017

Climatempo
Quinta-Feira, 20 de Abril


Volta Redonda - RJ

Qui Sol com algumas nuvens. Não chove. 17ºC 27ºC 0mm 0%

ECONOMIA: Brasil pode registrar mais um ano no vermelho, alerta presidente do Cofecon

Números divulgados pelo Banco Central mostram que a economia brasileira teve desempenho positivo em fevereiro, em comparação ao mês anterior. De acordo com o Banco Central, em fevereiro, a economia do país cresceu em um vírgula 31 por cento. Em janeiro, o país também registrou desempenho positivo de pouco mais de meio por cento. Mas, para o presidente do Conselho Federal de Economia, Júlio Miragaya, os dados do BC podem criar falsas expectativas acerca de uma possível retomada do crescimento do país. Ele lembra que os números do Banco Central, que são publicados durante o decorrer do ano, costumam ser diferentes dos dados divulgados pelo IBGE, responsável por acompanhar o PIB do país.   

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Torre de transmissão de energia elétrica cai por causa de incêndio

Drone flagra queda de torre por causa de incêndio
Torre de transmissão de energia foi derrubada por causa de um incêndio que danificou sua base nesta quarta-feira (19) na cidade de Muntinlupa, nas Filipinas. Segundo a empresa que opera a torre, o fogo foi causado por "moradores informais" que têm suas casas sob a estrutura. Imagens de um drone mostram o momento em que a torre cede, à margem de uma rodovia:



Neymar chora na eliminação precoce do Barcelona na Liga dos Campeões

Neymar é consolado por Daniel Alves no gramado do Camp Nou | Reprodução/Band
Após a eliminação do Barcelona na Liga dos Campeões, nesta quarta-feira, Neymar não conteve as lágrimas e ‘desabou’ no gramado do Camp Nou. O atacante brasileiro, inclusive, foi consolado por Daniel Alves, compatriota ex-colega de Barça, mas que atualmente veste as cores da Juventus, classificada para as semifinais da competição europeia.

A partida, terminada em 0 a 0, decretou o adeus precoce do Barça no torneio – ainda nas quartas-de-final -, já que a equipe catalã havia sofrido a derrota fora de casa por 3 a 0. 

Neymar, esperança da torcida, sentiu o golpe. Foram minutos de choro intenso. Além de Dani Alves, o colombiano Cuadrado e Alex Sandro também se juntaram para confortá-lo. Desolado, o craque cobriu o rosto com a camisa e se dirigiu aos vestiários.
   

Detran oferece aulas gratuitas de direção para deficientes físicos de baixa renda

logo Detran 
 
O Detran abriu hoje 40 vagas para o curso prático gratuito de direção para deficientes físicos de baixa renda. As aulas integram o projeto “Cidadania sobre Rodas”, que foi criado em 2008 e já contribuiu para habilitar 1.748 pessoas de baixa renda. Entre os beneficiados está Gilson Dias Wirzma Júnior, 28 anos. Ele foi um dos atletas paralímpicos da equipe brasileira de rúgbi que competiu pela primeira vez numa Paralimpíada em 2016, no Rio de Janeiro.
 
Para se cadastrar, os interessados podem ligar para o telefone (21) 2332-9634 ou enviar uma mensagem para o e-mail cfcdetran@detran.rj.gov.br.

BRASIL: Proposta torna obrigatório o uso do crachá com o nome do funcionário em local visível

A Câmara dos Deputados está analisando uma proposta que torna obrigatório a utilização de crachás de identificação com o nome em local visível para pessoas que prestam atendimento ao público. O projeto original passou por algumas alterações. Antes, era previsto uma punição para quem não cumprisse esta regra. Agora, o substitutivo, aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, retirou essa punição além de ter limitado a identificação exigindo que conste apenas o primeiro nome do atendente. De acordo com o deputado Lucas Vergílio, relator da comissão, esta identificação vai trazer mais transparência na relação entre funcionário e cliente.

Mulher presa não pode estar algemada durante o período do parto

Já está em vigor, desde o último dia 13 de abril a lei que proíbe uso de algemas em presas grávidas durante o trabalho de parto. A medida deve contribuir para aproximar a realidade das normas jurídicas criadas  que, na prática, não são adotadas nos estados.

A lei também pode ser considerada resultado das chamadas Regras de Bangkok, voltadas ao tratamento de mulheres presas, e que no ano passado foram traduzidas e publicadas no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de democratizar o acesso à informação da população em relação a uma lei da qual o Brasil é signatário. 

A lei 13.434 alterou o artigo 292, do Código de Processo Penal (CPC) proibindo o uso de algemas em mulheres grávidas durante atos médico-hospitalares preparatórios para a realização do trabalho e durante o parto, bem como em mulheres durante o período de parto imediato. 

Dentre as 70 medidas, a norma de número 24 estabelece a não utilização de instrumentos de contenção em mulheres em trabalho de parto, durante o parto e nem no período imediatamente posterior. No entanto, essas, assim como outras leis, com o entendimento, seguiram sem cumprimento. O Brasil participou da elaboração e da aprovação das Regras de Bangkok (estabelecida pelas Nações Unidas), ainda em 2010. O tratado é considerado marco normativo internacional sobre essa questão.

JUSTIÇA: Corregedorias dos Tribunais brasileiros têm até junho para fazer CPF de criança e adolescente

As Corregedorias dos Tribunais de Justiça estaduais têm até o dia 30 de junho para realizar mutirões voltados à regularização da documentação de crianças e adolescentes em programas de acolhimento ou em cumprimento de medidas socioeducativas. A partir dessa data também passa a ser obrigatória a inserção do CPF das crianças e adolescentes nas guias de adoção, acolhimento e de internação no sistema socioeducativo.

A unificação dos dados de crianças e adolescentes por meio do CPF faz parte das metas a serem cumpridas pelas Corregedorias no ano de 2017 (Meta 4), cujo objetivo evitar a duplicidade de informações no Cadastro Nacional de Adoção (CNA), mantido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em alguns estados, estão sendo feitas parcerias entre as Corregedorias Gerais de Justiça estaduais e a Receita Federal. 

A parceria prevê que as instituições de acolhimento enviarão à Secretaria Municipal de Assistência Social e Familiar (Semasf) os dados sobre as crianças e adolescentes. A Secretaria reunirá então essas informações e encaminhará à Receita Federal, para a emissão do CPF. Convênio semelhante foi firmado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA).

Levantamento feito pelo TJPA em instituições do interior do estado identificou cerca de 380 crianças e adolescentes abrigados ou cumprindo medidas socioeducativas e que ainda não possuem CPF. Na região metropolitana de Belém ainda não têm CPF 259 crianças e adolescentes acolhidos ou em cumprimento de medidas socioeducativas.

O TEMPO E A TEMPERATURA: Tempo nublado com pancadas de chuva na em grande parte do Sudeste, nesta quinta-feira (20)

Quinta-feira (20) de tempo parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em São Paulo. Pode chover no Triângulo mineiro/alto paraíba em Minas Gerais e litoral sul e região metropolitana no Espírito Santo. Já no Rio de Janeiro, o tempo fica parcialmente nublado Os termômetros da região Sudeste vão oscilar de 13 a 38 graus.

 Em Belo Horizonte, a temperatura mínima vai ser 16 graus e a máxima de 28. Em Vitória, os termômetros vão variar entre 18 e 27 graus. Em São Paulo, mínima de 15 graus e máxima de 29. No Rio de Janeiro, a mínima pode chegar a 17 graus e máxima, a 31. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Parlamentares podem votar urgência para projeto de reforma trabalhista

Deputados

Câmara pode votar novamente urgência para acelerar a reforma trabalhista. Se aprovada desta vez, a reforma trabalhista poderá ser votada a partir de amanhã (20). Na noite de ontem, a base governista não conseguiu aprovar a urgência do projeto por 27 votos para alcançar o número necessário.

Prefeito Samuca decreta medidas de prevenção à corrupção em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Prefeito Samuca Silva (PV) - Foto Rádio Acesa
Visando um governo transparente, o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (PV), decretou nesta quarta-feira (19), medidas anticorrupção severas em toda a repartição publica. Os secretários não podem ser indicações políticas e se encaixarão na lei da ficha limpa, e serão feitas análises técnicas das indicações. O prefeito decretou ainda a criação de um grupo de trabalho com prazo de 60 dias para regulamentar a Lei Anticorrupção. Criou também a auditoria social que pretende submeter o prefeito a sociedade com prazo de sete dias para respostas.

Citando a atual situação política nacional, onde se ver tantos políticos envolvidos com a corrupção, Samuca determinou que todos os integrantes da administração pública, sejam servidores, cargos comissionados ou secretários, terão de apresentar declaração de bens. Samuca proibiu que pessoas que tenham filiação partidária sejam nomeadas agentes de fiscalização ou arrecadação.

A ordem que providas de medidas anunciadas, o prefeito também proibiu o uso de carros públicos em fins de semana, exceto os que estejam sendo usados por serviços de plantão. Além disso, ele proibiu o uso de carro oficial do prefeito no dia a dia da cidade e irá trabalhar com o próprio carro. A exceção são as viagens para outros municípios.

O prazo para implantação do portal da transparência e também para o impostômetro foi um dos itens de emergência entre as medidas em seu governo. “A minha intenção com esse decreto é atender ao que a população mais quer: honestidade, transparência e seriedade com a administração pública. De uma vez por todas, vamos fazer com os recursos públicos sejam usados de maneira que a população possa acompanhar tudo e não ter dúvidas sobre os governadores eleitos pelo povo”, explicou Samuca Silva.

O Decreto 14.305, entrará em vigor na data de sua publicação.

Previsão do tempo - Volta Redonda - Quarta-feira, 19 de abril de 2017

Climatempo
Quarta-Feira, 19 de Abril


Volta Redonda - RJ

Qua Sol com algumas nuvens. Não chove. 15ºC 25ºC 0mm 0%

BRASIL: Delegacia especializada cria seção para denúncias de violência contra animais

Os casos recorrentes de maus-tratos e abandono contra animais são muito comuns hoje em dia. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 30 milhões de animais abandonados nas ruas do país. Poucos sabem, mas este tipo de ação contra os bichinhos, é considerado um crime e agora, está muito mais fácil denunciar. A Delegacia Especializada do Meio Ambiente e de Proteção a Ordem Urbanística criou uma seção que investiga crimes de maus-tratos contra animais.
A Delegada da Delegacia Especializada Marilisa Gomes, de Brasília, conta melhor sobre essa nova seção especializada em cuidar somente dos direitos dos animais.

Marilisa Gomes

''Agora, com essa seção, daremos uma atenção ainda maior na apuração deste tipo de crimes e, também com tudo isso, nós estamos levando em consideração a indignação da sociedade brasileira com este tipo de crime, esses maus-tratos''.

A moradora de Planaltina-DF e estudante de Recursos Humanos, Mayara de Sousa Carvalho, de 25 anos, relata que o índice de violência e abandono contra os animais em sua cidade é altíssimo. Ela relembra um caso de maltrato que presenciou e relata para a gente:

Mayara de Sousa Carvalho

''Eu estava indo a padaria e simplesmente eu vi um homem com cinco gatinhos dentro da sacola e simplesmente ele foi em frente ao muro e ele foi jogando na parede para morrer mesmo. Foi muita crueldade aquela cena, e fiquei horrorizada. Ao invés de matar, porque não doar? Liga, anuncia, porque sempre terá alguém que vai querer. Então por favor gente, denuncie''.

A delegada, Marilisa Gomes também alerta que a violência contra os animais não é só física. Ela explica quais são as outras formas de constrangimento contra eles.

Marilisa Gomes

 ''Os maus-tratos não é só violência física contra o animal. O fato dele ficar preso acorrentado o dia todo, exposto ao sol a chuva, ele estar em um ambiente em salubre, sem higiene... Então, são várias situações em que pode se configurar maus-tratos em que ele pode estar neste sofrimento não só físico mas psicológico''.

O número de animais abandonados no país é muito grande, mas a esperança é de que ainda existem pessoas que se sensibilizam ao ver um bichinho abandonado, sendo maltratado ou passando fome. É o caso da jornalista e criadora do Projeto Linda Adoção e Proteção, Kátia Marsicano.

O objetivo maior deste projeto, é resgatar animais das ruas proporcionando um lar recheado de amor e carinho.
A criadora do projeto, Kátia Marsicano, faz um apelo a população pedindo que todos se conscientizem mais em relação aos animais:

Kátia Marsicano

''O que falta ainda é consciência das pessoas. a banalização dos maus-tratos ainda é muito grande. As pessoas acham que ver um bichinho na rua, atropelado, passando fome, enfim, aquilo ali não diz respeito a elas e elas não tem noção de que aquilo ali é crime, isso aí tem uma legislação, tem uma pena. Então, é preciso que as pessoas se conscientizem mais''.

Se você avistou alguma violência contra os animais nas ruas, ou vizinhança, denuncie! Para denunciar ocorrências de casos de abuso contra animais, basta entrar em contato com a Polícia Civil pelo telefone 197 ou comparecer em qualquer delegacia de polícia.

Reportagem, Tayssa Bryto

Obesidade entre brasileiros faz elevar casos de diabetes e hipertensão

O Brasil viveu nos últimos 10 anos uma transição de desnutrição para obesidade. A Pesquisa Vigitel, feita com mais de 53 mil pessoas que vivem nas capitais, mostrou um aumento de 60% nos casos de obesidade entre 2006 e 2016. Isso contribuiu para o crescimento de 61% de incidência do diabetes e de 14% nos diagnósticos de hipertensão. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, comentou sobre os motivos que levaram a população à obesidade.     

Ricardo Barros, ministro da Saúde. 

“Em todos os países há crescimento de obesidade e de sobrepeso. Se deve, necessariamente, à alimentação, por conta de alimentos processados, das pessoas se alimentam fora de casa, de mudança de hábitos mesmo da população e sedentarismo. Porque as pessoas hoje, inclusive crianças, ficam muito à frente do computador, do smartphone, e não se movimentam. Não consomem a energia que adquirem nos alimentos. Então este saldo é o que provoca a obesidade”.   

O Ministério da Saúde busca conter o número de casos de doenças crônicas não transmissíveis por meio de programas e políticas públicas que incentivam hábitos saudáveis. Um exemplo é a retirada de 14 mil toneladas de sódio dos alimentos industrializados em quatro anos. Além de investimentos que garantem o funcionamento de 4 mil polos do Academias da Saúde. Ricardo Barros destaca que o governo federal tem conseguido bons resultados com essas e outras medidas.
  
Ricardo Barros, ministro da Saúde. 

“Teve um crescimento acentuado da identificação e diagnóstico de doentes crônicos, da entrega de medicação a estes doentes, mas houve um decréscimo, 2,6% ao ano, nas mortes por doenças crônicas. Então demostra que a política de saúde, como um todo, está funcionando. Nós temos identificado mais doentes, tratado estes doentes, mas o número de mortes, ao final, tem sido menor. Então representa o objetivo alcançado pela política de saúde”.   

A Vigitel 2016 revelou também que está estável a mistura de álcool e direção. O consumo abusivo de bebidas alcóolicas subiu de 15,7% para 19% na última década. Entre os dados positivos da pesquisa, estão o aumento no consumo regular de frutas e hortaliças, a queda no consumo de bebidas artificiais e o crescimento da prática de atividade física. Outros detalhes sobre a Vigitel podem ser encontrados em www.saude.gov.br.
   

Reportagem, Erika Braz.

terça-feira, 18 de abril de 2017

Decisão sobre impeachment de Pezão é adiado pela a OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro deve decidir no próximo dia 4 se pede ou não o impeachment do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão.

Após reunião do conselho realizada nesta terça-feira, a seccional encaminhou um pedido de parecer para sua comissão de direito constitucional que deve dizer se Pezão cometeu ou não crime de responsabilidade.

Baseados nesse parecer é que os conselheiros votam na próxima sessão se a entidade encaminha ou não o pedido o pedido de impeachment de Pezão.

O presidente da seccional Felipe Santa Cruz, afirmou que a situação do estado é gravíssima, mas que somente a saída do governador não vai resolver tudo.

Entre os conselheiros que defenderam o impeachment de Pezão, os principais argumentos foram a edição do decreto de calamidade pública  que permitiu ao estado não cumprir com algumas obrigações financeiras, a política de concessão de isenções fiscais a empresas e a não aplicação do mínimo constitucional em investimentos na área da saúde.

Na reunião também foi decidida a criação de um Comitê Institucional para avaliar a crise que será composto por representantes da própria OAB e de outros conselhos profissionais como o de medicina e o de contabilidade.

VOLTA REDONDA - Carros estacionados no acostamento da BR 393, são multados pela a PRF

Estão sendo multados os carros que insistem estacionar no acostamento da BR 393 ao longo do perímetro urbano, em Volta Redonda. Na Avenida Getúlio Vargas, uma viatura da Polícia Rodoviária Federal foi flagrada multando vários veículos estacionados ao longo da faixa horizontal (faixa continua de acostamento), ou sinalização vertical (placas de proibido estacionar) fixadas de forma visível, irregularmente.

Desde novembro do ano passado está proibido estacionar neste trecho compreendido entre a Passagem Superior da CSN e  o Posto JK, na Avenida Getúlio, no Centro.

Os motoristas que insistirem em desobedecer a determinação, além da multa poderão ter os veículos apreendidos para o pátio de retenção da PRF, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro artigo 181, inciso IV.

Fatos historicos - Nelso Gonçalves - Terça-feira, 18 de abril de 2017

Dezenove anos sem o boêmio Nelson Gonçalves

Em 1998, Nelson Gonçalves, o rei da voz, morreu aos 78 anos de enfarte
Divulgação
Nelson Gonçalves
Nelson Gonçalves
Nelson Gonçalves foi o terceiro maior vendedor da história da discografia brasileira, com mais de 75 milhões de discos vendidos. Quem imaginaria que o gago seria o imenso cantor que foi. Em 1998, Nelson Gonçalves, o rei da voz, morreu aos 78 anos de enfarte.

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Tera-feira 18 de abril de 2017

Climatempo
Terça-Feira, 18 de Abril


Volta Redonda - RJ

Ter Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens. 19ºC 26ºC 0mm 0%

PREVIDÊNCIA: Relatório da reforma da Previdência vai ser apresentado nesta terça-feira (18)

O parecer sobre a reforma da Previdência vai ser apresentado nesta terça-feira (18) pelo relator da proposta, deputado federal Arthur Maia, do PPS baiano. O texto vai ser lido na comissão especial que discute o tema, na Câmara dos Deputados. De acordo com o relator, as mudanças sugeridas tiveram boa aceitação por parte dos líderes da base governista, que analisaram a versão preliminar do documento na semana passada.

Alguns pontos do texto original enviado pelo Governo Federal não devem ser alterados. O que trata da idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e mulheres é um deles. A justificativa de Arthur Maia é que, no país, as pessoas menos favorecidas já se aposentam com essa idade. E que o objetivo é alcançar as aposentadorias desproporcionais.

Arthur Maia, Deputado Federal (PPS-BA)

“Não existe, no interior desse Brasil, quem se aposente com menos de 60 anos. E quando a gente observa que a média de aposentadoria no Brasil hoje é bem inferior, é justamente a aposentadoria daqueles que ganham mais, que se aposentam mais cedo, que desequilibram essa balança.”

Itens que tratam especificamente das regras de transição, dos trabalhadores rurais, das pensões, Benefício de Prestação Continuada e de aposentadorias especiais para professores e policiais, devem sofrer alterações.

Para o presidente da comissão especial que discute o assunto, deputado federal Carlos Marun, do PMDB sul-mato-grossense, essas medias são fundamentais para equilibrar a Previdência.

Carlos Marun, Deputado Federal (PMDB-MS)

“Temos a responsabilidade de aprovar essa emenda mantendo os seus pilares. Ou seja, acabando com as aposentadorias precoces, acabando com as super aposentadorias, estabelecendo sim uma idade mínima para que o brasileiro e a brasileira se aposentem.”

LOC.: Ainda de acordo com Carlos Marun, o relatório volta a ser discutido na próxima semana e, em seguida, vai para votação na comissão que discute o tema. Depois de passar pela comissão, a reforma da Previdência ainda precisará ser aprovada em dois turnos pelos plenários da Câmara e do Senado.

Reportagem, Marquezan Araújo

POLÍTICA: STF deve discutir restrição ao foro privilegiado para senadores e deputados federais, em maio

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, incluiu na pauta de julgamento do próximo mês, a discussão para a restrição ao foro privilegiado para deputados federais e senadores. A decisão foi tomada pela presidente da Corte, após a divulgação das determinações do ministro Edson Fachin, que pediu a abertura de inquéritos para investigação dos parlamentares citados por delatores da empreiteira Odebrecht.
 
Um caso que pode ser julgado, da relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, é a restrição de foro do prefeito de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, Marcos da Rocha Mendes. Ele responde a uma ação penal no STF, por possível compra de votos, mas, em função de ter tomado posse no Executivo municipal, o processo foi remetido para a Justiça do Rio de Janeiro. O prefeito renunciou o mandato como suplente do deputado Eduardo Cunha para assumir o cargo no município.

O ministro Barroso declarou que o sistema “é feito para não funcionar”. Segundo o ministro, os detentores de foro privilegiado, somente devem responder a processos criminais no STF, se os fatos ocorrerem durante o mandato. Para os casos antes do mandato o julgamento deveria ocorrer na primeira instância da Justiça.
 
De acordo com a Constituição, cabe ao Supremo julgar membros do Congresso Nacional nas infrações penais comuns.

Com colaboração de Juliana Gonçalves, reportagem Marquezan Araújo

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Segunda, 17 de abril de 2017

Climatempo
Segunda-Feira, 17 de Abril


Volta Redonda - RJ

Seg Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 20ºC 27ºC 3mm 80%

Clubes podem recorrer a Lei Pelé para barrar golpe na CBF

Segundo, o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, o artigo 22 da Lei Pelé pode ser usado para anular a reunião que tirou poderes dos clubes nas eleições da CBF.


Rejeição às reformas de Temer beira a unanimidade, aponta pesquisa

Segundo levantamento CUT/Vox Populi, 93% dos brasileiros são contra o aumento da idade mínima de aposentadoria e 80% reprovam a Lei de Terceirização

Reforma da Previdência, teto de gastos públicos, Lei da Terceirização... É difícil apontar de memória um pacote de medidas em discussão no Congresso tão distantes da vontade popular. Pesquisa do instituto Vox Populi encomendada pela Central Única dos Trabalhadores indica o repúdio quase unânime dos brasileiros aos projetos encampados pelo governo de Michel Temer após o impeachment de Dilma Rousseff.

O aumento da idade da aposentadoria para 65 anos e do tempo de contribuição (mínimo de 25 anos), base da reforma da Previdência, é rejeitado por 93%. A maior resistência às mudanças (94%) está concentrada no Sudeste, região na qual Temer obtém sua melhor, ou menos pior, avaliação pessoal (6% de ótimo e bom). O congelamento dos gastos públicos pelos próximos 20 anos merece a reprovação de 83% dos entrevistados.

O levantamento avaliou mais profundamente o humor dos brasileiros em relação à Lei da Terceirização aprovada pela Câmara dos Deputados e sancionada por Temer no mês passado. Mais uma vez, a população em peso discorda da proposta: 80% são contra, 11% aprovam, 3% são indiferentes e 6% não conhecem o assunto ou não quiseram responder. Novamente o maior percentual de oposição às novas regras de contratação de funcionários se encontra no Sudeste (83%).

Os pesquisadores perguntaram se os entrevistados concordavam com duas premissas: 1) a lei de terceirização é um retrocesso; 2) seria uma modernização do mercado de trabalho, um avanço. Concordaram com a primeira hipótese 68% dos entrevistados, enquanto 20% optaram pelo segundo enunciado.

Por fim, a maioria (66%) acredita que a terceirização não contribui para o crescimento do País, pois provocará o aumento do desemprego e a queda da renda e do consumo dos trabalhadores. Apenas 21% acham que a redução do custo das empresas proporcionada pelas mudanças nas regras trabalhistas vai estimular novos investimentos e aquecer a demanda interna.

O levantamento, realizado entre 6 e 10 de abril, ouviu 2 mil brasileiros em 118 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

domingo, 16 de abril de 2017

Marinha do Brasil abre segundo concurso este mês com salários de R$ 10,5 mil

Uma semana depois de lançar um concurso para cargos de engenharia, a Marinha do Brasil acaba de divulgar mais uma seleção de nível superior. Estão abertas 146 vagas para médicos, enfermeiros, cirurgiões dentistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e várias outras funções na área da saúde.

São Paulo e Pará estão entre os estados que mais registram fraudes no seguro-desemprego

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou o ranking de fraudes nos pedidos do seguro-desemprego.

O Pará é o quinto colocado da lista de estados onde há mais crimes nas solicitações desse benefício, com o registro de mais de 1.500 casos.

São Paulo com mais de cinco mil ocorrências está no topo da lista.

Polícia Federal indicia 63 pessoas após investigações da Operação Carne Fraca

A Polícia Federal indicia 63 pessoas, no âmbito a Operação Carne Fraca, após 30 dias de investigações. Os trabalhos incluíram prisões, escutas telefônicas, depoimentos de acusados e testemunhas, além de perícias.

De acordo com o relatório da Polícia Federal, os indícios e provas colhidos ao longo da operação, iniciada em 17 de março, indicam pela existência de uma organização criminosa atuante dentro da estrutura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, tanto no estado do Paraná como em Goiás e Minas Gerais.

Donos de empresas pagaram propinas a servidores públicos para liberar certificados de segurança alimentar de produtos agropecuários. Em troca de vantagens, eles fingiam não ver produtos vencidos e adição de substâncias cancerígenas colocadas para dar uma aparência saudável a carnes estragadas.

Entre os envolvidos estão médicos veterinários, agentes de inspeção sanitária, fiscais federais agropecuários, além de diretores, funcionários e sócios de empresas de produtos alimentícios.

Todos vão responder por crimes contra a ordem econômica, emprego de substância não permitida para maquiar produtos alimentícios vencidos, falsidade de atestado médico, corrupção, organização criminosa, peculato e uso de documento falso.

De acordo com o delegado da Polícia Federal Maurício Moscardi Grillo, que determinou o indiciamento, os crimes atingem diretamente a saúde pública, tanto pela omissão dos que deveriam fiscalizar, quanto pelos interesses em aumentar lucros, por parte dos empresários do setor.

Datas comemorativas - Páscoa - Domingo, 16 de abril de 2017

Feliz Páscoa

A Páscoa é uma data religiosa que celebra a ressurreição de Jesus Cristo
16 de abril

A Páscoa é uma data religiosa que celebra a ressurreição de Jesus Cristo após três dias da crucificação. É a principal festa cristã e também a mais antiga. O domingo de Páscoa é o ápice da Paixão de Cristo e ocorre após a quaresma, período de quarenta dias que começa na quarta-feira de cinzas. A Páscoa é uma data móvel e ocorre anualmente no primeiro domingo de lua cheia após o equinócio de outono (no hemisfério sul), que marca o início da estação no dia 20 ou 21 de março.

Guerra na Siria já matou mais de 400 mil pessoas


Desde que a guerra civil na Síria se iniciou, cerca de 400 mil pessoas já morreram. Além disso, estima-se que os refugiados já tenham passado dos 4,5 milhões e que aproximadamente 70% da população que permanece no país vive abaixo da linha da pobreza. A destruição na Síria atinge cidades como Aleppo, Qusayr, Homs e Damasco, esta última, a capital.
Essa guerra começou em 2011, quando um grupo de jovens expressou suas críticas ao governo do presidente Bashar Al-Assad. Eles foram presos e torturados, mas isso não resolveu o problema; pelo contrário, os protestos tomaram conta de várias cidades e se expandiram cada vez mais. Como resposta aos movimentos pacíficos, que pediam a renúncia do presidente, forças de segurança do governo combatiam os manifestantes com repressão, causando mortes e intensificando a violência.
Os conflitos aumentaram quando os civis passaram a se armar e a combater as forças oficiais com a intenção de tomar o controle das cidades e assumir o poder, e hoje o que se vê é uma guerra dentro de outra, com vários fatores internos e externos que a influenciam.
Diante de tamanha tragédia e crimes contra a humanidade, é impossível não associarmos o que está acontecendo na Síria, em especial na capital, Damasco, com a profecia do livro de Isaías:
Eis que Damasco será tirada e já não será cidade, mas um montão de ruínas. Isaías 17.1
Várias cidades sírias estão devastadas, incluindo parte de Damasco. Contudo, não há como saber se a profecia bíblica se refere ao atual cenário ou a outra época, quando Damasco foi conquistada pelos assírios, em 732 a.C. No entanto, é inegável o espanto que esta guerra causa, sobretudo, quando vemos as imagens aéreas da destruição da cidade de Homs, por exemplo. Nelas, é possível vermos um cenário pós-apocalíptico, em que é muito difícil imaginar que casas, ruas e prédios um dia estiveram de pé.
Da mesma forma, é muito difícil imaginar que pessoas que um dia foram tão úteis nas mãos do Espírito de Deus hoje estão como essas ruínas. Elas estiveram firmes na presença do Altíssimo, conheceram Seus segredos, pensamentos e vontades, mas hoje, como uma cidade bombardeada, vivem tentando reconstruir a vida porque foram vencidas em suas guerras espirituais.
A ruína começa com o esfriamento da fé, e desse esfriamento surgem as brechas, como maus olhos, porfias e maus sentimentos, que levam à ruptura espiritual completa e a uma vida injusta. Entretanto, é possível se reerguer da destruição. Para isso, o primeiro passo é reconhecer que sozinho ninguém consegue juntar e reconstruir os próprios cacos. O segundo é ter a humildade de se voltar a Deus, crendo que, apesar da vida arruinada, o Senhor dá oportunidades de recomeço. Isto é, Ele possibilita que o caído se erga para que, por meio da fé, transforme a injustiça que o destruiu em justiça que honra a Deus.

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Domingo, 16 de abril de 2017

Climatempo
Domingo, 16 de Abril


Volta Redonda - RJ

Dom Sol com algumas nuvens. Não chove. 19ºC 31ºC 0mm 0%