Rádio Acesa FM VR: 2023-10-22

sábado, 28 de outubro de 2023

Barra Mansa se prepara para o Dia De Finados

Ações são realizadas nos cemitérios para o feriado de 02 de novembro; expectativa é de que cerca de 5 mil pessoas compareçam à unidade do Centro
Os cemitérios da cidade de Barra Mansa são preparados para o Dia De Finados, que é celebrado em 02 de novembro. É a data que a Igreja Católica dedica aos mortos e suas almas, envolvendo o luto, a saudade e as homenagens a pessoas que já faleceram.

Na segunda-feira, 30, serão instaladas tendas no Cemitério Municipal, no Centro, para que, no Dia de Finados, ocorra a realização de cultos e missas, além de abrigar os munícipes que comparecerem. Também foi realizada a instalação de Wi-Fi nas capelas do cemitério para os familiares enlutados que desejarem entrar em contato com pessoas próximas durante as homenagens. Os cemitérios dos distritos de Amparo, Floriano e Rialto estão recebendo serviços de limpeza e capinagem para visitação.
 
O gerente do serviço funerário, Otacílio Martins Pereira Filho, frisou que a instalação de Wi-Fi nas capelas foi feita pensando nas famílias que passam pelo momento difícil de perda de um ente querido. “A disponibilização desse serviço nas capelas mortuárias do cemitério do Centro foi pensada para facilitar a comunicação das famílias, principalmente aquelas mais carentes, pois a internet gratuita possibilita que ligações sejam efetuadas, independente de qualquer problema na linha pessoal dos familiares. Além disso, permite que as informações a respeito dos velórios sejam disseminadas com mais rapidez”, disse.

O secretário de Assistência Social, Fanuel Fernando, falou que as melhorias feitas nos cemitérios acontecem diariamente, não só em época de Finados, para proporcionar maior conforto à população. Ele também reforçou o trabalho e auxílio do prefeito Rodrigo Drable para que tudo seja realizado da melhor forma.
 
- Para nós, o dia 02 de novembro é todo dia, porque estamos sempre realizando melhorias nos cemitérios da cidade, por orientação do prefeito Rodrigo que sempre nos incentiva a estar melhorando nossa tecnologia, nosso atendimento e humanismo. Somos uma secretaria que trabalha diretamente ajudando as pessoas, então procuramos sempre prestar um serviço com muito carinho e determinação – relatou.

O Cemitério Municipal fica na Av. Domingos Mariano, 1.033, no Centro, e o telefone para contato é (24) 3020-0255.

Alinhamento

Nesta semana, foi realizada uma reunião, na sede da Secretaria de Assistência Social, com autoridades da Secretaria de Saúde e da Guarda Municipal e membros da comissão para alinhar os demais serviços que serão oferecidos à população no Dia de Finados.
 
A coordenadora do setor de Urgência e Emergência do município, Roberta Freitas, disse que haverá ambulâncias à disposição da população para qualquer urgência das 7h30 às 17h30 do dia 02 de novembro.

O comandante da Guarda Municipal, Paulo Sérgio Valente, informou que serão disponibilizadas oito viaturas e cerca de 30 guardas estarão de prontidão para proporcionar melhor segurança aos que forem visitar seus entes queridos na data.

Moto sem placa na contramão é apreendida no Retiro

Agentes do Proeis no bairro Retiro apreenderam uma moto sem placa na Avenida Ceará, na noite de sexta-feira (27). O condutor estava ainda sem a Carteira Nacional de Habilitação.

Os agentes faziam uma fiscalização de rotina, quando a moto sem placa passou pela avenida. Atentos, os policiais fizeram a abordagem e constaram as irregularidades.

Em seguida, o veículo e o condutor, não habilitado, foram levados para delegacia (93ª DP), onde o fato foi registrado.

- Isso é prioridade para Ordem Pública. Vamos retirar todas as motos que estiverem sem placas, com escapamento irregular das ruas. O trabalho é constante e permanente. Sabemos que ainda não atingindo os 100%, mas estamos no caminho para zerar o índice de apreender toda e qualquer moto irregular em Volta Redonda. Isso é para que possamos levar mais tranquilidade e segurança para população da cidade – lembrou o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Táxi atinge traseira de carro em Volta Redonda


Uma colisão traseira aconteceu na tarde de quarta-feira (26), na Rua Santa Alzira, em frente à Praça São Paulo, no bairro Niterói. Nas imagens é possível ver que no local havia um trânsito tranquilo no momento do acidente. Apesar disso, um 🚗 Volkswagem Gol, passava pelo cruzamento, e atrás vinha um 🚕 táxi, um Volkswagen Jetta. No momento que o gol avança para cruzar a rua, repentinamente, o veículo para e o táxi bate na traseira. O motorista se irrita e desce do carro para conferir o que houve.

Apesar de ter sido uma colisão leve, o local é um cruzamento e é preciso atenção redobrada. Mesmo em dias de trânsito tranquilo. Isso mostra ainda o papel do monitoramento para ajudar esclarecer tudo que acontece na cidade.

Homem é detido com cigarro de maconha na Amaral Peixoto

Um homem foi detido com cigarro de maconha próximo ao posto AP no bairro Amaral Peixoto, em Volta Redonda. Ele foi flagrado por agentes do programa segurança presente.

Segundo informações dos policiais, houve atenção voltada para o suspeito que aparentava estar com um volume na cintura e demostrou certo nervosismo com a presença policial. 

No momento da abordagem, durante revista pessoal, foram encontrados dois cigarros inteiros e dois pela metade de erva seca aparentando ser (Canabis Sativa) maconha. Ao ser indagado, o homem disse que era para o seu consumo. 

Diante dos fatos, A supervisão que estava presente na abordagem fez a condução do homem até a 93° Delegacia Polícia Civil para apreciação da autoridade policial. Sendo assim, o homem foi autuado no Art. 28 da lei 11.343/2006 (posse e uso de entorpecentes).

Sendo ainda constatado que o homem possui duas anotações por tráfico de drogas.

Drogaria oferece mais de 130 vagas de emprego para no estado do Rio

Empresa busca funcionários para diversos cargos administrativos e operacionais. Há vagas para vários níveis de escolaridade e também oportunidades exclusivas para PCD.

A Drogaria Venancio está em busca de novos funcionários para preencher mais de 130 vagas. A empresa, que está expandindo sua rede de atendimento em todo o estado, possui vagas para vários níveis de escolaridade e diversos cargos administrativos e operacionais. Pessoas com deficiência e jovens aprendizes também estão incluídos nas oportunidades em aberto.

A rede possui, atualmente, vagas para farmacêutico, atendente de loja, operador de caixa, fiscal de loja, estoquista e diversas outras funções. Para ver todas as oportunidades e se inscrever, basta acessar o site da Drogaria Venancio (https://drogariavenancio.abler.com.br/).  As vagas são atualizadas semanalmente também na página da empresa no Linkedin.

Entre os benefícios oferecidos pela Drogaria Venancio estão convênios com instituições de ensino, assistência médica e odontológica, vale transporte, auxílio alimentação, benefícios SESC, entre outros.

Confira algumas oportunidades:



Venancio

A Drogaria Venancio nasceu na Tijuca, na Praça Saens Pena. Possui hoje 114 lojas e está presente em oito municípios do Estado do Rio de Janeiro. Segundo rankings da Abrafarma, é uma das maiores redes de drogarias do país e alcança todo o território nacional por meio das vendas em seus canais digitais. Estão disponíveis ao consumidor a venda por meio do site (venancio.com.br), televendas (21 3095-1000), whatsapp, aplicativo, Rappi, Ifood, Compre e Retire e Shipping from store.

Passagem de nível da Duque de Caxias é reaberta

Como parte dos trabalhos de readequação ferroviária, local recebeu serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação
Foi reaberta nesta quinta-feira, dia 26, a passagem de nível na Rua Duque de Caxias, no Centro de Barra Mansa. Como parte do projeto do Pátio de Manobras, o local recebeu serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação.
 
As obras do Pátio de Manobras, realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), possuem um investimento total que ultrapassa R$ 44 milhões e atualmente está na terceira e última fase. Como parte dos trabalhos, a Prefeitura possui uma comissão que, juntamente com a Secretaria de Planejamento Urbano, acompanha a obra e quinzenalmente se reúne para alinhar os cronogramas e tratativas necessárias com as empresas e entidades envolvidas.

Trio é preso em condomínio com drogas em Volta Redonda

Foto: divulgação da Polícia Militar
Três homens suspeitos de tráfico de drogas foram presos na noite deste quinta-feira (26) em Volta Redonda. O fato ocorreu no condômino “Minha Casa, Minha Vida”, no bairro Vila Rica-Três Poços.

Os policiais militares chegaram ao local após uma denúncia anônima de moradores da localidade dando conta que havia uma movimentação de venda de entorpecentes.

Chegando, alguns suspeitos conseguiram fugir. Porém, três foram detidos. Com eles, foram apreendidos 122 pinos de cocaína, 29 pedaços de maconha, uma capa de colete à prova de bala e um rádio de comunicação, além de R$ 55 e pochete.

O material e as drogas foram levados para a delegacia de Volta Redonda (93º DP), onde o caso está à disposição da justiça.

Jovem perde a perna após ser atingido por trem em Barra Mansa

Um jovem de 26 anos, identificado apenas como Juan Gabriel, foi atropelado por um trem em Barra Mansa. O fato ocorreu na noite desta quinta-feira (25) no bairro Vista Alegre, no pátio de manobra. Ele estava andando pelo trilho quando uma composição atingiu e ele teve politraumatismo, sendo amputada a perna direita.

Ele foi socorrido pela equipe do Samu e levado consciente para a Santa Casa de Barra Mansa. O atual estado de saúde dele não foi divulgado. O rapaz chegou a para embaixo da locomotiva da trem da MRS. Maquinista conseguiu parar logo após atingir a vítima. O caso foi registrado na delegacia de Barra Mansa (90º DP).

A MRS ainda não se manifestou sobre o acidente. Assim que a empresa se manifestar, a reportagem será atualizada. O espaço está aberto para a empresa.

Por TSF

Volta Redonda terá ‘Rua de Compras’ neste sábado no Aterrado

Comércio local e a Feira Livre vão funcionar até 18h e o evento ainda terá atrações culturais, esportivas e de lazer para toda a família
Volta Redonda promove neste sábado, 28, mais uma edição do projeto “Rua de Compras”. Desta vez, o centro comercial do bairro Aterrado vai receber o evento que une oportunidade de negócios e boas compras a diversão para toda a família. Parte da Avenida Paulo de Frontin e ruas próximas estarão fechadas para o tráfego de veículos, para receber atrações como a feira de artesanato, brinquedos grátis, eventos culturais, atividades esportivas e de lazer, exposição de carros antigos e motos, além de food trucks.

A “Rua de Compras” será realizada das 9h às 18h, paralelamente à Feira Livre, que tradicionalmente acontece aos sábados no Aterrado e que, neste fim de semana, terá o horário estendido, funcionando até o término do evento. A iniciativa é realizada por meio de parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda, Aciap-VR (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril), Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL-VR (Câmara de Dirigentes Lojistas), que garante infraestrutura e segurança
para a população.

De acordo com o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco, nesta edição do evento haverá uma faixa de circulação para veículos. “O objetivo é facilitar o acesso das pessoas às lojas, já que a ideia do evento, que se tornou tradicional na cidade, é impulsionar o comércio local, movimentar a economia da cidade, além de garantir um dia agradável de compras e lazer para a população”, explicou, lembrando que haverá agentes da Guarda Municipal para orientar
os motoristas.

Feira de Adoção Animal

A 12ª edição do “Espaço de Adoção — Família Animal”, da Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal — órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) —, também estará na “Rua de Compras” deste sábado, das 9h às 14h.

Os interessados na adoção devem ter no mínimo 18 anos, apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência e assinar um Termo de Adoção Responsável, que orienta sobre o bem-estar animal e guarda responsável.

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Alunos de Volta Redonda vencem Olímpiada Brasileira de Restauração de Ecossistemas

Estudantes da Escola Municipal Espírito Santo ficaram em primeiro lugar na categoria Comissão Julgadora; grupo viajará no mês que vem para o Centro-Oeste como premiação
Alunos da Escola Municipal Espírito Santo, localizada no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda, conquistaram o 1º lugar na Olímpiada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, na categoria Comissão Julgadora. A competição colaborativa escolar é do WWF-Brasil, ONG (Organização Não Governamental) brasileira que há 26 anos atua coletivamente no combate à degradação socioambiental, organizada pela associação Quero na Escola, alinhada ao movimento global coordenado pela ONU (Organização das Nações Unidas) da Restauração de Ecossistemas (2021-2030).

O resultado foi alcançado graças ao desenvolvimento de um plano de ação multidisciplinar, que propôs atividades de vivências ecológicas na sede do Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba, em Valença, com plantio de mudas nativas da Mata Atlântica; e a participação da unidade escolar na campanha #jogaatampinha, no projeto Tampet Sul Fluminense, que visa estimular a responsabilidade compartilhada de toda a população com a redução da poluição plástica, o incentivo à economia circular e à economia de recursos naturais em prol da sustentabilidade.

O projeto também abordou a importância do Rio Paraíba do Sul e seus serviços ecossistêmicos acerca da existência de um animal endêmico (que só existe em algumas regiões do estado do Rio) e ameaçado de extinção, o Cágado do Paraíba.

Agora, o grupo formado por cinco estudantes, com idades entre 12 e 15 anos e coordenado pelo professor Bruno Santos, viajará no mês que vem para a região Centro-Oeste como premiação e conhecerá a sede do WWF-Brasil, em Brasília (DF), e participará de atividades de restauração de ecossistemas em um projeto na Chapada dos Veadeiros (Goiás).

O professor, integrante do Promea (Programa Municipal de Educação Ambiental), celebrou a premiação, o aprendizado dos estudantes e lembrou que atividades como essas ajudam na restauração do meio ambiente na região.

“Sinto-me muito feliz em poder contribuir diretamente na formação de nossos alunos e, com apoio do gestor do Revismep (Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba), Ricardo Wagner, e toda a equipe da Unidade de Conservação, possibilitar propor atividades restauradoras em nosso bioma de Mata Atlântica. As vivências ecológicas desenvolvidas possibilitaram despertar o protagonismo dos alunos e estimularam a integração, a coletividade e constante busca pelo saber; potencializaram o aprendizado dos alunos e permitiram diversas experiências para além daquelas vivenciadas no ambiente escolar”, afirmou Bruno Santos.

O secretário municipal de Educação, Sérgio Sodré, destacou a alegria com o resultado conquistado e parabenizou os envolvidos. “É um momento de muita alegria para todos nós. A educação transforma. Ela muda a vida de uma pessoa, de uma família, muda uma sociedade. Parabenizo ao professor Bruno, aos alunos e a todos da Escola Municipal Espírito Santo, estamos muito contentes com esse resultado”, disse Sodré.

Como funciona a olimpíada


A olímpiada, que abordou temas ambientais de forma lúdica e divertida, é voltada para alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Composta por duas fases simultâneas: a fase online apresenta dez temas formativos e convida os estudantes a testarem seus conhecimentos individualmente; e a fase prática, realizada em grupo, em que as crianças e os jovens devem desenvolver, acompanhados de um professor responsável, os seus projetos relacionados ao uso de tecnologia, plantio, mudanças na gestão da comunidade, campanhas de engajamento ou qualquer ação criativa que promova a restauração dos ecossistemas.

A Restaura Natureza 2023 teve 9.269 inscritos, com a participação de 275 escolas de todos os estados.

Mulher é atropelada em Volta Redonda


Uma mulher foi atropelada por um carro ao atravessar a rua. O caso aconteceu na saída da Ponte Possidônia Benedita de Lemos, na manhã de quarta-feira (25), na altura do bairro Ilha Parque, em Volta Redonda. Um Chevrolet Onix preto saía da Rua Darci Ribeiro, sentido Ilha São João, quando atingiu a mulher que atravessava.

Há menos de 50 metros existe uma faixa de pedestre e um semáforo. O resgate foi chamado para socorrer a mulher. Na imagem é possível ver que a vítima ainda pensou em desistir de atravessar. Em seguida, ao tentar atravessar a rua ela acaba atingida pelo carro.

— Por isso a importância de se atravessar na faixa de pedestre em todas as situações. Hoje em dia os carros atingem velocidade rapidamente em curto espaço de tempo. Se perde um pouco mais de tempo, mas se ganha na segurança. Temos que sempre pensar na segurança a todo momento — lembra o secretário de Ordem Pública de Volta Redonda, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Chuva provoca estragos em Barra Mansa

Durante toda a madrugada as secretarias de Ordem Pública e Manutenção Urbana e o Saae trabalharam; ações continuam nesta semana
Por conta da chuva, acompanhada de muitas rajadas de vento, que atingiu Barra Mansa na noite de terça-feira (24), equipes da Defesa Civil, segue atuando para solucionar os transtornos causados.
 
Segundo a Compdec, houve uma precipitação de 37 milímetros, o que é caracterizado como chuva forte. Como consequência, até o momento, 28 ocorrências foram registradas no município, com 18 destelhamentos e dois desabamentos de imóveis (um no bairro Vila Independência e outro na Eduardo Junqueira). Por hora, quatro pessoas estão desalojadas. Os locais que mais sofreram foram os bairros: Centro, Cotiara, Ano Bom, Vila Independência, Vila Nova e Bocaininha. Algumas vias chegaram a ser interditadas, mas já foram liberadas (Albo Chiesse, Michel Wardini e Doutor Dário Aragão), enquanto a Rua Carlinda Borges, no bairro Cotiara, segue interditada.

O coordenador da Defesa Civil, João Vitor Ramos, destacou o trabalho que continuará pelas próximas horas e dias. “A Defesa Civil tem atuado desde ontem, início das chuvas. Nossas equipes já estavam de plantão e havia um alerta de chuva forte. Esse alerta permanecerá até às 23h do dia 26, quinta-feira. Estamos atuando em todo município para avaliar os danos causados, em conjunto com as secretarias que fazem parte do Plano de Contingência. Seguiremos em alerta 24 horas”, comunicou.

O Instituto Estadual do Meio Ambiente (INEA), às 6h45, desta quarta-feira (25), emitiu um estágio de atenção para possível cheia de rios de alguns municípios da Região Sul Fluminense, entre eles, Barra Mansa. Caso ocorra qualquer ocorrência, o morador deve entrar em contato com o telefone da Defesa Civil (199) ou ligar para o WhatsApp da Coordenadoria: (24) 98121-3427.

Fechamento do Jardim das Preguiças

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMMADS), informa que o Parque Centenário, mais conhecido como Jardim das Preguiças, no Centro, ficará fechado nesta quarta-feira, dia 25, devido à forte chuva. A Secretaria ressalta que o local passa por limpeza e retirada de galhos de árvores que caíram.

Homem é preso por tentativa de homicídio em Itatiaia

Policiais civis da 99ª DP (Itatiaia) prenderam um homem em flagrante, nesta quinta-feira (19/10), pelo crime de tentativa de homicídio. Ele foi localizado pelos agentes em um hospital de Itatiaia.

De acordo com as investigações, duas pessoas ficaram feridas após uma briga ocorrida em um bar, no bairro Marechal Jardim. Os agentes deram início às diligências e descobriram que um dos feridos teria sido socorrido e encaminhado para o município de Resende e outro para uma unidade de saúde em Itatiaia.

Com base em informações de testemunhas, os agentes encontraram uma machadinha, objeto usado pelo autor para praticar o crime. A vítima foi localizada pelos policiais e encaminhada à delegacia.

O acusado foi identificado e recebeu voz de prisão no hospital. Ao receber alta médica, ele foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante pelo crime.

Preso homem suspeito de matar criança em tiroteio na cidade de Itatiaia

Policiais civis da 99ª DP (Itatiaia) prenderam, nesta segunda-feira (23/10), um homem acusado de homicídio. Ele foi capturado no bairro Jardim das Acácias, na cidade de Porto Real, após informações de inteligência.

De acordo com as investigações, o homem é suspeito de participação em um homicídio, ocorrido em abril deste ano, que vitimou uma menina, de apenas 12 anos, em Itatiaia. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão preventiva.

terça-feira, 24 de outubro de 2023

Adolescente e jovem sem CNH são flagrados conduzindo moto e carro em Volta Redonda

Flagrantes ocorreram no bairro Volta Grande, próximo ao Ciep Nelson Gonçalves, durante ações de rotina
Guardas municipais de Volta Redonda flagraram nesta segunda-feira (23) uma adolescente de 16 anos e um jovem de 18 sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) conduzindo uma motocicleta e um carro. Os flagrantes ocorreram na Rua 1.043, no bairro Volta Grande, próximo ao Ciep Nelson Gonçalves, enquanto os agentes faziam rondas de rotina.
 
No primeiro caso, o jovem de 18 anos conduzia um Fiat/Toro e tinha dificuldades para estacionar, o que chamou a atenção dos agentes. Os guardas fizeram a abordagem e identificaram que o rapaz não possuía CNH. Um responsável habilitado foi chamado e um auto de infração lavrado. Em seguida, os envolvidos foram liberados.

Em seguida, no mesmo local, os guardas municipais flagraram a adolescente conduzindo uma moto. Ao ser parada pelos agentes, ela revelou que estava indo para a escola. O responsável pela menor de idade foi chamado e a motocicleta recolhida ao Depósito Público Municipal por falta de documentação do veículo.

“Sempre muito importante a presteza dos agentes que estão na fiscalização do trânsito da nossa cidade. Pilotar veículo sem idade mínima permitida e não possuir a autorização para dirigir é colocar outras pessoas em risco e até a própria vida. Fundamental a ação da Guarda Municipal para manter a segurança no trânsito. Sempre atentos na manutenção da ordem na nossa cidade”, destacou o secretário municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, frisando que quem entrega um veículo para um não habilitado é passivo de responder criminalmente pelo ato.

Carro furtado é recuperado em Volta Redonda

Carro estava abandonado perto do Centro da cidade e foi localizado após denúncia de populares.
Um carro furtado foi recuperado em Volta Redonda. O Fiat Palio prata, com placas de Minas Gerais, foi localizado na Rua Santo Mucianini, na subida do bairro Jardim Normandia, na tarde dessa segunda-feira, dia 23. O carro foi furtado no último dia 18 de outubro, no bairro São Geraldo.

O automóvel foi encontrado após moradores suspeitarem do carro abandonado há dias. Agentes foram até o local, verificaram a placa do veículo e confirmaram que havia registro de furto. O carro foi levado para delegacia (93ª DP) e o dono informado da recuperação. Ele compareceu à delegacia e realizou os procedimentos para reaver o veículo.

“A secretaria mantém grupos de WhatsApp nos bairros e eles sempre monitoram o dia a dia de cada localidade. Não acredito em sucesso da segurança pública sem a participação social. Graças a um morador ter percebido que esse veículo estava em sinal de abandono e comunicado foi que pudemos realizar essa recuperação. Essa troca de informações é fundamental e essa proximidade garantiu mais esse êxito. A colaboração contribui para manutenção da ordem na nossa cidade e a resolução de crimes”, disse o secretário de Ordem Pública (Semop), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, acrescentando:

“Nossas centrais de denúncia, nos telefones 156 (CAU), 153 (Guarda Municipal) e 190 (Polícia Militar) funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana. Felizmente, mais uma vítima teve seu bem devolvido graças ao trabalho em conjunto das forças de segurança e a comunidade”, disse o secretário.

Operação é realizada nesta terça-feira (24) na região de Resende

Foto: divulgação da Polícia Militar
Uma operação na manhã desta terça-feira, dia 24, terminou com apreensão e remoção de veículos na cidade de Resende. A ação foi feita por policiais militares.

Um menor foi apreendido na Baixada Olaria com maconha, cocaína e crack. A ocorrência foi registrada na 89 DP.

Ainda na ação foram autuadas quatro motos, que foram removidas ao pátio da Guarda Municipal por falta de licenciamento anual; ainda 26 veículos foram autuados por diversas irregularidades, sendo 14 em motocicletas e 12 em carros.

Ainda foram abordados 95 veículos para busca de armas/drogas e verificação de pessoas, sendo 19 ônibus.

Confira os bairros que receberão a aplicação da vacina antirrábica nesta quarta-feira (25) em Barra Mansa

A vacinação antirrábica acontece nesta semana nos bairros da Região Leste de Barra Mansa. Uma unidade móvel vai percorrer ruas das localidades para realizar os atendimentos.

Na quarta-feira (25), as aplicações serão realizadas no bairro São Carlos; já na quinta-feira (26), os animais serão vacinados no bairro São Sebastião. As vacinas serão aplicadas entre 8h30 e 11h30 e, depois, das 13h30 às 16h30.

É necessário levar comprovante de vacinação do ano anterior. A campanha é destinada a animais acima dos 03 meses de idade e em boas condições corporais.

SERVIÇO
Vacinação antirrábica na Região Leste
Data: 25 e 26 de outubro
Horários: das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
Locais: Bairros São Carlos e São Sebastião (Região Leste).

Segundo ‘Dia D’ da Primavera Rosa registra 481 mamografias agendadas e 678 coletas para preventivo em Volta Redonda

Unidades da Atenção Primária à Saúde abriram no sábado (21) para atender às mulheres e a Policlínica da Mulher ofertou 95 consultas com mastologista
Todas as 46 unidades da Atenção Primária à Saúde de Volta Redonda funcionaram, exclusivamente para o atendimento à mulher, nesse sábado, 21, pelo segundo “Dia D” da campanha “Primavera Rosa”. A ação para facilitar o acesso aos serviços de diagnóstico dos cânceres do colo do útero e de mama, registou 678 coletas de preventivo (Papanicolau) e 481 mamografias agendadas.

A “Primavera Rosa”, organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai até 22 de dezembro e tem como objetivo ampliar o atendimento à mulher e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce. Necessário para aumentar a eficácia do tratamento e diminuir a mortalidade pelos cânceres do colo do útero e de mama.

“Neste período, as unidades da Atenção Primária à Saúde vão atender às mulheres de forma espontânea (sem agendamento), mas aquelas que quiserem agendar seu atendimento para coleta do preventivo e também para acesso ao encaminhamento da mamografia, podem procurar a unidade mais próxima da sua residência”, disse a secretária de Saúde, Maria da Conceição de Souza Rocha, lembrando que ainda estão previstos mais dois “Dias D” nos sábados 18 de novembro e 9 de dezembro.

O público-alvo para a coleta do preventivo é formado por mulheres de 25 a 64 anos e os exames de mamografia são recomendados para mulheres a partir de 40 anos.

Consultas com mastologista

Também nesse sábado, 21, a Policlínica da Mulher de Volta Redonda Dr. Júlio Pereira Gomes iniciou um mutirão para consultas com mastologista. Em mais uma ação pela “Primavera Rosa”, 95 vagas foram disponibilizadas e 82 mulheres foram atendidas.

A policlínica dará continuidade ao mutirão nos dias 28 e 30 de outubro. As pacientes que já estão aguardando para serem atendidas pela especialidade estão sendo convocadas por telefone. E quem não puder comparecer deve avisar com antecedência a desistência, pelo telefone: (24) 3339-9508.

Homem é detido por suspeita de pichação em placa na cidade de Barra Mansa

Um homem foi detido, no início da tarde desta segunda-feira (23) após ser flagrado pichando duas placas de sinalização da ferrovia, localizadas na passagem de nível, próximo à prefeitura, no Centro de Barra Mansa.

Após o flagrante, os guardas municipais presentes na ação encaminharam o suspeito para a 90ª DP, onde foi realizado o Boletim de Ocorrência.

Dengue: casos deixam autoridades em alerta no Rio

Ações são implementadas para controle da dengue nos 92 municípios do estado
A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro aleta sobre aumento significativo do número de casos de dengue no estado em 2023, não há, no momento, epidemia de dengue em nenhum dos 92 municípios do estado. Embora algumas cidades apresentem uma alta taxa de incidência (calculada pela proporção entre número de casos e o total da população) da doença, com um número de casos acima do esperado para o período do ano, a taxa encontra-se abaixo dos índices verificados historicamente nos períodos de epidemia.

A SES-RJ monitora a situação da doença por meio do Diagrama de Controle, que utiliza a metodologia preconizada pelo Ministério da Saúde. O Diagrama está disponível no Painel Monitora, disponível no link https://monitorar.saude.rj.gov.br/, e seus dados são usados para prevenir e orientar os municípios sobre as ações a serem implementadas, de acordo com o cenário epidemiológico.  

“Há municípios no Noroeste Fluminense e na Baixada Litorânea que estão em situação de alerta, mas não de epidemia. O cenário aponta para um aumento sustentado no número de casos até o verão e podemos até chegar ao ponto de ter surtos localizados em áreas específicas. É importante destacar que não observamos comprometimento da rede de assistência em nenhum município”, explica Mario Sergio Ribeiro, subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES-RJ.

Quando um município está em situação de alerta, a SES-RJ atua junto à secretaria municipal de Saúde para instalação do plano de contingência para enfrentamento da doença, que prevê ações de controle e assistência médica para os diversos cenários.

“A decretação de estado de epidemia cabe aos próprios municípios, é uma atribuição deles, e não do estado; o que cabe à SES-RJ é o monitoramento, a orientação e as ações complementares às ações dos municípios, sempre com base em uma metodologia já consolidada”, ressalta Mário Ribeiro.

As ações da SES-RJ

A Secretaria de Estado de Saúde já pôs em prática seu Plano Estadual de Contingência. Na sexta-feira passada, 20/10, a SES-RJ deu início às chamadas Câmaras Técnicas, que são reuniões com representantes dos municípios para tratar do momento atual, projeções e planejamento de combate à dengue e outras arboviroses.  As reuniões começaram pela Baía da Ilha Grande e Médio Paraíba e, até quinta, 26/10, serão realizadas com as regiões Serrana, Baixada Litorânea, Centro Sul e Metropolitana 1 (terça, 24/10); Metropolitana 2, Norte, Noroeste (quarta, 25/10); e Noroeste (quinta, 26/10).

A SES-RJ vem também garantindo itens para estruturação de centros de hidratação em municípios que manifestarem a necessidade de apoio do estado diante de cenário de epidemia. “Temos ações previstas para todos os cenários possíveis”, completa o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária.

A Secretaria também oferece um programa de capacitação técnica específica para o atendimento clínico de arboviroses, voltado para médicos e enfermeiros de todos os municípios. No primeiro semestre já foram realizadas capacitações para as 9 regiões de saúde.

Números da dengue

De janeiro deste ano até o momento, foram registrados no estado do Rio de Janeiro 39.369 casos prováveis de dengue. Em 2022, foram 9.926 casos para o período equivalente. Houve aumento do número de casos na capital e em todas as regiões do estado.

O maior número absoluto de casos prováveis é observado na capital e na região Noroeste Fluminense. As regiões do estado com as maiores taxas de transmissão são a Noroeste e a Baixada Litorânea.

As cinco cidades que mais registraram casos neste ano, até o momento, são: Rio de Janeiro (18.134), Campos dos Goytacazes (2.891), Itaperuna (1.989), Angra dos Reis (1.490) e Duque de Caxias (1.221).

Aumenta apreensão de fuzis no Estado do Rio

De janeiro a setembro deste ano, as forças estaduais de segurança retiraram das mãos de criminosos 4.980 armas de fogo. O número de fuzis apreendidos aumentou 27%, totalizando 487. Por dia, as polícias realizaram 103 prisões em flagrante e recuperaram, em média, 40 veículos roubados. É importante destacar também que outros indicadores criminais registraram números positivos.

Os crimes contra o patrimônio, como roubo de carga, veículo e rua, continuaram em queda no estado do Rio de Janeiro. O roubo de carga caiu quase pela metade no nono mês do ano, foram 178 roubos em 2023 contra 348 no mesmo período em 2022, representando uma diminuição de 49% - este foi o menor número de casos para o mês nos últimos 24 anos. No acumulado do ano, a redução foi de 12%. Os roubos de veículo e de rua (roubo a transeunte, em coletivo e de aparelho celular) diminuíram, respectivamente, 22% e 20% no mês. Na análise da série histórica mensal, foram os menores valores para roubos de rua desde 2004 e para os roubos de veículos desde 2011.

- Os indicadores de segurança mostram que estamos no caminho certo. Reduzimos os crimes contra a vida, contra o patrimônio e, somando os nove primeiros meses do ano, tivemos o maior número de fuzis apreendidos nos últimos 16 anos. Nossa política de segurança atua fortemente para prender lideranças e fazer uma asfixia financeira das organizações criminosas. As nossas polícias são competentes, preparadas e equipadas para isso – destaca o governador Cláudio Castro.

No último mês, as mortes por intervenção de agente do Estado apresentaram queda de 57% em relação a setembro de 2022, o menor número de mortes dos últimos 11 anos. No acumulado do ano, o indicador também registrou resultados expressivos, com uma diminuição de 29%. Os crimes contra a vida (homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção de agente do Estado) atingiram reduções de 8% no mês e 2% no acumulado. O indicador registrou o menor número de vítimas para o ano desde o início da série histórica, em 1991.


- A divulgação dos dados da segurança pública é essencial para que as polícias Civil e Militar aloquem seus recursos de forma mais qualificada. Quando aliamos as estatísticas e a integração entre as polícias com o uso da inteligência e da tecnologia, notamos o impacto positivo nos indicadores da segurança pública - analisou a diretora-presidente do Instituto de Segurança Pública, Marcela Ortiz.

Principais indicadores:

Letalidade violenta: 330 mortes em setembro de 2023. Na comparação com setembro de 2022, o indicador registrou redução de 8%. No acumulado do ano, a diminuição foi de 2%. Foi o menor número de vítimas para o período desde o início da série histórica, em 1991.

Mortes por intervenção de agente do Estado: 37 mortes em setembro de 2023. Este foi o menor número de mortes para o mês desde 2012. Na comparação com setembro de 2022, o indicador registrou redução de 57%. No acumulado, a diminuição foi de 29%. Foi o menor número de mortes para o acumulado desde 2016.

Roubo de rua (roubo a transeunte, de aparelho celular e em coletivo): 4.221 casos em setembro de 2023. Este foi o menor número de roubos para o mês desde 2004. Na comparação com setembro de 2022, o indicador registrou redução de 20%. No acumulado, a diminuição foi de 18%. Foi o menor número de roubos para o acumulado desde 2005.

Roubo de carga: 178 casos em setembro de 2023. Este foi o menor número de roubos para o mês desde 1999. Na comparação com setembro de 2022, o indicador registrou redução de 49%. No acumulado, a diminuição foi de 12%. Foi o menor número de roubos para o acumulado desde 2013.

Roubo de veículo: 1.710 casos em setembro de 2023. Este foi o menor número de roubos para o mês desde 2011. Na comparação com setembro de 2022, o indicador registrou redução de 22%. No acumulado, a diminuição foi de 9%. Foi o menor número de roubos para o acumulado desde 2011.

Armas apreendidas: 4.980 apreensões nos nove meses do ano. Por dia, 18 armas de fogo foram retiradas de circulação.

Fuzis apreendidos: 487 apreensões nos nove meses do ano. No comparativo com  o mesmo período de  2022, o delito registrou aumento de 27% no acumulado. Por dia, cerca de 2 fuzis foram retirados de circulação.

Prisão em flagrante: 28.222 prisões em flagrante nos nove meses do ano. No comparativo com o mesmo período de 2022, o delito registrou aumento de 9% no acumulado. As polícias prenderam, por dia, 103 pessoas.

Recuperação de veículos: 10.979 veículos recuperados nos nove meses do ano. No comparativo com o mesmo período de 2022, o delito registrou aumento de 14% no acumulado. Diariamente, 40 veículos foram recuperados.

Apreensão de drogas: 17.069 drogas apreendidas nos nove meses do ano. No comparativo com o mesmo período de 2022, o delito registrou aumento de 9% no acumulado. Foram 104 apreensões por dia.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência (ROs) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio durante o mês de setembro.

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Dupla do Rio é detida com pistolas em Barra Mansa

Foto: divulgação da Polícia Militar

Um jovem, de 18 anos, e um homem, de 28, foram presos com duas pistolas calibres 380 e 9 milímetros, munidas, no início da noite deste domingo, dia 22, no bairro Cotiara, em Barra Mansa.

De acordo com a Polícia Militar, após denúncia, os agentes localizaram a dupla que, além de armada, estava com uma farda camuflada de uso das forças armadas e dois rádios de comunicação.

Ainda de acordo com as informações, os detidos estavam foragidos da prisão e eram moradores do Conjunto Amarelinho, na cidade do Rio de Janeiro.

A ocorrência foi encaminhada a 90ª DP de Barra Mansa.

domingo, 22 de outubro de 2023

Arma é apreendida em casa de suspeito em Barra Mansa

Foto: divulgação da Polícia Militar

Uma denúncia anônima levou policiais militares a uma residência no bairro Nove de Abril, em Barra Mansa, onde se encontrava uma arma de fogo.

No local, com autorização de uma mulher, a mãe de um suspeito, os agentes realizaram buscas, onde foram localizados; um revólver calibre 38 e uma porção de maconha.

Todos os materiais foram encaminhados à 90°DP, onde ficaram apreendidos e o homem foi identificado e qualificado.

Carro roda na pista após ser fechado por outro em Volta Redonda

Um carro acabou rodando na pista após ser fechado por outro na pista e atingiu uma pilastra na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. O caso aconteceu na madrugada do último dia 19, na Avenida dos Trabalhadores, sentido Conforto.

A ocorrência foi registrada por uma câmera de monitoramento da Secretaria de Ordem Pública (Semop), perto do cruzamento que vai para Praça Brasil. 

De acordo com as imagens, um carro troica de faixa bruscamente e acaba fazendo que outro condutor reaja de forma brusca, provocando o acidente. Chovia no momento do acidente e a pista estava molhada. O veículo rodou e parou em cima da calçada do outro da via. O outro veículo envolvido no acidente não parou.


— É preciso redobrar a atenção em dias de chuva. O horário do acidente não havia muito fluxo de veículos na via. Mesmo assim os motoristas acabaram se envolvendo em uma colisão. Por sorte não causou algo mais grave. Por isso sempre reforçamos que é preciso ter prudência no trânsito em qualquer horário do dia. Um detalhe e, em segundos, se pode evitar algo que possa valer a vida de alguém. Por isso, a importância de se respeitar os limites de velocidade, sinalização e ser prudente a todo momento — ressalta o secretário da Semop, o tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.