Rádio Acesa FM VR: 2022-03-20

sábado, 26 de março de 2022

Material do tráfico é apreendido no Jardim Belmonte

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM-VR
Sessenta e oito pinos de cocaína - Aproximadamente 35 gramas — foram apreendidos na manhã de sexta-feira, dia 25, durante ação da PM na Rua Barão de Mauá - área de mata no bairro Jardim Belmonte -, em Volta Redonda.

De acordo com a PM, durante buscas por criminosos, dois rádios transmissores e quatro base de rádio transmissores também foram apreendidos. Ninguém foi preso.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda.

'Chacal' é preso com drogas em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM/VR
Um homem acusado de ser o chefe do trafico de drogas no bairro Roma, em Volta Redonda, foi preso nesta sexta-feira, dia 25, no condomínio do Minha Casa, Minha Vida, na Estrada Caberia do Rio Brandão.

Conhecido da polícia como 'Chacal', ele foi pego com 814 pinos de cocaína, 3 mil pinos 44 frascos vazios, etiquetas e sacolés para endolação, 24 pedaços de maconha, 73 pinos de cocaína, um pedaço de maconha e
R$ 90,00 em espécie.

O material e o preso foram encaminhados a 93ª DP de Volta Redonda.

Drogas e arma são apreendidas no bairro Belmonte

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM/VR
Ação da PM terminou com a apreensão de um revólver Taurus calibre 38, um réplica de pistola, 154 pinos de cocaína, 68 tiras de maconha e R$ 40,00 em espécie.

A ocorrência aconteceu na manhã deste sábado, dia 26, na Avenida Júlio Caruso, no bairro Belmonte, em Volta Redonda.

Segundo a PM, três suspeitos, de 29, 19 e 43 anos, foram detidos após serem flagrados com o material. Uma denuncia levou os agentes ao local.

O caso foi encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda.

Capotamento deixa vitimas na Vila Santa Cecília

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Duas pessoas ficaram feridas durante um capotamento na manhã deste sábado (26), na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. O acidente ocorreu na BR-393 (Lúcio Meira), em frente ao Instituto de Educação Professor Manoel Marinho, na pista sentido Jardim Amália.

Equipes do Corpo de Bombeiros e Samu estiveram no local socorrendo duas pessoas, entre elas um homem que conduzia o carro acidentado. Eles realizarem os primeiros socorros e encaminharam as vitimas ao Hospital São João Batista.

De acordo com informações preliminares, o condutor teria passado mal ao volante.

Acidente envolvendo dois carros no Pinto da Serra deixa quatro feridos

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma batida envolvendo dois carros deixou quatro pessoas feridas no final da tarde deste sábado, dia 26, na Avenida Francisco Crisóstomos Torres, altura da localidade conhecida como Pinto da Serra, em São Luiz, na cidade de Volta Redonda.

O Corpo de Bombeiros informou que Nathan de Assis Pereira, de 28 anos, foi socorrido pela equipe e levado ao Hospital São João Batista. O estado de saúde dele não foi divulgado.

As outras vitimas: Camila Vasconcelos Souza Silva, de 23 anos, foi socorrida pelo Samu estava desorientada; Ana Beatriz Nalfeld de Mello, 33 anos, também socorrida pela equipe do Samu.

As vitimas estão lúcidas, foram medicadas, passaram por tomografia e seguem em observação.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O local foi repassado a PM e o caso será registrado em delegacia de policia.

Barra Mansa registra queda de 82% nos casos de dengue

Dados comparativos apontaram diferença entre os três primeiros meses de 2022 e o mesmo período do ano passado

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde Ambiental divulgou nesta sexta-feira, 25, dados epidemiológicos que apontam queda de 82,5% nos casos de dengue, no comparativo do primeiro trimestre deste ano com o mesmo período de 2021. De 40 casos confirmados, o município registrou sete entre janeiro e março de 2022. A melhora no cenário é graças às ações de prevenção à doença no município, entre elas o trabalho de inspeção domiciliar das equipes da Vigilância.

“Nós estamos com uma metodologia de serviço de coleta diária de larvas. O profissional que está em campo coleta o material nas águas paradas, dentro ou fora das residências, e traz para o laboratório para identificação. Se for Aedes aegypti, nós determinamos os índices, que se estiverem altos, entramos com outras ações. Além disso, continuamos trabalhando e não nos acomodamos com a baixa de casos, pois este cenário de uma hora para a outra pode mudar”, explica o coordenador da Vigilância Ambiental, Antônio Marcos.

Dados da Secretaria de Saúde apontam que cerca de 90% dos reservatórios de larvas do mosquito da dengue são encontrados em quintais e residências. Por esse motivo, além das ações do governo municipal, o apoio da população é essencial para evitar casos de dengue na cidade.

Algumas medidas feitas pelos moradores se mostram eficazes contra a doença, entre elas: colocar areia no prato dos vasos de plantas; manter o saco de lixo fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana; manter caixas d’água e outros depósitos de água sempre bem fechados para impedir a entrada do mosquito; jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos e garrafas vazias.

Departamento de Recursos Naturais vistoria áreas de risco na Região Leste de Barra Mansa

Técnicos do Departamento de Recursos Minerais Estadual vistoriaram encostas sob risco de desabamento em diversos bairros de Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Técnicos do Departamento de Recursos Naturais do Estado do Rio de Janeiro vistoriaram na manhã deste sábado, dia 26, áreas de risco na Região Leste. A ação visa evitar tragédias como as de Petrópolis.

Durante as vistorias realizadas em diversos bairros, estiveram presentes o secretário Eros dos Santos (Planejamento Urbano) o coordenador da Defesa Civil, João Vitor da Silva Ramos.

A primeira visita ocorreu na Rua Jair Alves dos Santos, no bairro Nove de Abril, que está sob risco de desmoronamento. 

De acordo com a primeira avaliação dos técnicos, a via deve ser interditada para veículos pesados e torná-la mão única.

Segundo o presidente do DRM, Luiz Claudio Almeida Magalhães, as equipes ficarão em Barra Mansa neste fim de semana para avaliar todas as áreas. “As ações, coordenadas pelo geólogo Túlio, irão avaliar os locais. Através de laudos técnicos geológicos, a prefeitura terá subsídio para tomar decisões sobre as áreas de risco.

A equipe do DRM e da Defesa Civil do município também vão percorrer áreas de risco nos bairros Metalúrgico, Santa Inês, São Sebastião e Vila Coringa. Os geólogos estão avaliando os locais e, a partir dos laudos vão ser definidos se os imóveis deverão ser interditados.

Reforma do campo de grama sintética do Metalúrgico entra em fase final

O prefeito Rodrigo Drable esteve presente e disse que as obras de reforma do campo de grama sintética no bairro Metalúrgico está de finalização e, em breve, a área de lazer será reinaugurada.

sexta-feira, 25 de março de 2022

Mapa de Risco da Covid-19: estado do Rio de Janeiro está em bandeira verde pela terceira semana consecutiva

Após dois meses, todas as regiões retornam para risco baixo ou muito baixo para doença

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A 74ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (25/03) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que pela terceira semana consecutiva o estado do Rio de Janeiro está em bandeira verde, de risco muito baixo para Covid-19. A análise faz a comparação da décima primeira semana epidemiológica deste ano (SE 11), de 13 a 19 de março, com a nona semana (SE 09), de 27 de fevereiro a 05 de março.

O mapa desta semana mostra que as regiões Metropolitana I, Metropolitana II e Baixada Litorânea se encontram com bandeira verde (risco muito baixo). As regiões do Médio Paraíba, Serrana, Centro Sul, Baía de Ilha Grande, Noroeste e Norte permaneceram com bandeira amarela (risco baixo). Depois de dois meses consecutivos, o mapa não apresenta nenhuma região em bandeira laranja (risco moderado).

- Estamos em um momento de queda sustentada do cenário epidemiológico da Covid-19 no estado. Todas as regiões estão em risco baixo ou muito baixo para a doença. Apesar disso, é importante que as pessoas não abandonem a vacinação e retornem aos postos de saúde para completar o esquema vacinal. Além disso, os idosos com 80 anos ou mais já podem receber a dose adicional de reforço – ressalta o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

No período analisado, o número de internações caiu 68,33%, saindo de 60, na SE 09, para 19, na SE 11. Os óbitos reduziram 68,23%, passando de 85, na SE 09, para 27, na SE 11. Os indicadores apontaram que, no período de 15 a 22 de março, a taxa de positividade para SARS-CoV-2 em testes RT-PCR foi de 2%. Nesta quinta-feira (24.03), a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 estava em 23% para UTI e 17% para enfermaria.

A média móvel de atendimentos diários em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 17 a 23 de março foi de 368. O dado corresponde a uma queda de 13,7% nos atendimentos de síndrome gripal nos últimos 14 dias. A média de solicitações de internação no período de 16 a 22 de março foi de 9 pedidos, o que indica uma queda de 22% de solicitações. Já a média da fila de espera para internação no período de  16 a 22 de março foi de 6 pessoas, indicando uma queda de 57% nos últimos 14 dias.  

Nesta edição do mapa de risco foram registrados nove municípios classificados em risco muito baixo (bandeira verde) e 83 municípios classificados em risco baixo (bandeira amarela).

PM apreende drogas no bairro Santo Agostinho

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: 28º BPM/VR
Cento e noventa e dois trouxinhas de maconha (aproximadamente 384 gramas) e 720 pinos de cocaína (aproximadamente 360 gramas) foram apreendidos no Morro da Conquista, no Santo Agostinho, em Volta Redonda.

A ação policial aconteceu na manhã da ultima quarta-feira, dia 23, numa localidade conhecida como Mata dos Macacos.

As drogas foram encaminhada a 93ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Ninguém foi preso.

Denuncia leva a polícia à apreender drogas no bairro Santa Cruz

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: 28º BPM-VR
Dois suspeitos foram detidos e drogas apreendidas nesta quinta-feira, dia 24, no Condomínio do Minha Casa, Minha Vida, no bairro Santa Cruz, em Volta Redonda.

Policiais militares receberam informações que elementos estariam traficando na parte de trás do bloco M, que durante o cerco puderam observar dois jovens, de 20 e 19 anos, com uma mochila com 194 pinos de cocaína (99 gramas).

O caso foi encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda, onde o jovem de 20 ficou preso e o de 19 liberado.

Traficante é preso com armas e drogas no Padre Josimo

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: 28º BPM-VR

Ação da polícia contra o trafico de drogas, que culminou em triplo homicídio na ultima semana, foi intensificado em locais marginalizado na cidade de Volta Redonda.

Numa dessas ações um traficante com duas mochilas foi detido no bairro Jardim Padre Josimo, onde haviam duas pistolas, um revólver calibre 38 munido com cinco munições, cocaína, maconha, um rádio transmissor, um coldre, um cinto de guarnição e roupa camuflada.

O caso aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 24, na Rua 13 de Novembro.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

Combate a furto de energia resulta em maior arrecadação no 4º trimestre de 2021

No quarto trimestre de 2021 (4T21), a concessionária de energia Light registrou indicadores de qualidade operacional, melhorou a arrecadação e diminuiu as perdas. No período, os investimentos totalizaram R$ 419,0 milhões – um crescimento de 70%, em comparação ao mesmo período de 2020 –, com destaque para os aportes destinados à manutenção da rede subterrânea, ao aumento da capacidade dos ativos de transmissão e à intensificação das atividades de blindagem e de normalização de clientes. Em todo o ano de 2021, a Light investiu mais de R$ 460 milhões no combate às perdas e em processos para a melhoria da arrecadação, um aumento de cerca de 40% em relação a 2020.

“No ano de 2021 demos início à construção dos pilares de uma nova Light. Implementamos um novo modelo de gestão, iniciando uma transformação profunda em toda a Companhia. Hoje, temos reunido um time altamente capacitado, com profunda experiência em processos de turnaround, motivado por desafios e que vem trabalhando com todo afinco nesse processo de mudança, que aborda não só aspectos operacionais, mas, também, de cultura organizacional”, afirma Nonato Castro, diretor presidente da Light.

Desempenho Operacional

Com o seu melhor desempenho dos últimos 20 anos, a Light figura como a 3ª melhor distribuidora do país em termos de FECi* e a 4ª melhor no DECi**, de acordo com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), considerando as distribuidoras com mais de um milhão de clientes.

* Frequência Equivalente de Interrupção de Origem Interna por Unidade Consumidora (FECi)
** Duração Equivalente de Interrupção de Origem Interna por Unidade Consumidora (DECi) 

Em dezembro/21, O DECi, que indica a média de horas que unidades consumidoras ficaram sem energia, foi de 6,34 horas, uma redução de 4,8% (-0,32h) se comparado a setembro/21. Já o FECi, que aponta quantas vezes, em média, unidades consumidoras tiveram interrupção de fornecimento, foi de 3,44x, no 4T21, ou 9,0% menor (-0,34x) se comparado a setembro/21. 

O desempenho é fruto, principalmente, do plano de investimentos plurianual da empresa e das melhorias operacionais contínuas, como a centralização dos centros de operação e o direcionamento mais assertivo das ações de manutenção.

A estratégia de blindagem da rede segue em crescimento, com um aumento de 5,8 mil normalizações no 4T21 (59% a mais do que no 3T21), o que representa maior eficiência nas ações de combates às perdas. Com iniciativas como esta, a Light seguiu diminuindo as perdas de energia e houve queda de 209 GWh nas perdas totais (12 meses), que encerraram o trimestre em 26,63%, uma ligeira redução em relação ao 3T21. O índice de perda não-técnica/Mercado de Baixa Tensão (12 meses), ficou em 54,54%, no trimestre.

Mesmo com toda a complexidade e os desafios da área de concessão, o objetivo da atual gestão é estruturar soluções duradouras e definitivas no que diz respeito às perdas.

Revisão Tarifária

A Aneel aprovou, em 15 de março de 2022, a 5ª Revisão Tarifária Periódica da Light. Com o processo, os consumidores dos 31 municípios da área de concessão da companhia de energia tiveram, a partir desta data, um efeito médio percebido de 14,68%. Pelo cálculo da Aneel, os clientes de baixa tensão (residencial e comercial) terão correção média de 15,53% e alta tensão (indústrias) de 12,89%.

“Esta revisão é essencial para seguirmos modernizando o sistema elétrico e oferecendo um serviço cada vez melhor os clientes. A Revisão trouxe um resultado positivo para o EBITDA e para o caixa da Distribuidora de, aproximadamente, R$ 770 milhões por ano, sendo R$ 542 milhões só em 2022.”, destaca Nonato Castro. 

O bom resultado da Revisão Tarifária garante a segurança necessária para a Light dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, avançando na implementação do modelo de gestão com foco na busca por um resultado sustentável no segmento de distribuição que permita o equilíbrio na consolidação do negócio.

Desempenho Financeiro 


O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) consolidado da Light no 4T21 alcançou R$ 690,2 milhões, 46,8% abaixo do mesmo período no ano anterior (R$1.297 milhões).

O lucro líquido da Companhia foi de R$72,5 milhões no 4T21. Já a dívida líquida consolidada no final do 4T21 era de R$7.352,9 milhões, 3,6% acima da posição registrada no 3T21, de R$7.097,6 milhões.

A arrecadação total (12 meses) em dezembro/21 chegou à 96,4%, 0,2 p.p. acima de setembro/21 (96,2%) e 1,4 p.p. maior em relação a dezembro/20 (95,0%). O resultado se deve ao êxito nas medidas de arrecadação, sobretudo nos segmentos Varejo e Poder Público, com a intensificação de ações de cobrança, como negativações e contato proativo com clientes pela URA cognitiva, SMS e Whatsapp, a ampliação de meios de pagamento via cartão de crédito, PIX, PicPay e AME e melhor desempenho nas negociações com o Poder Público no período.

O indicador PECLD (Perdas Estimadas em Créditos de Liquidação Duvidosa) sobre Receita Operacional Bruta (12 meses) encerrado em dezembro/21 foi de 3,3%, 0,2 p.p. menor em relação a setembro/21. 

O mercado faturado da Companhia no 4T21 foi de 6.131 GWh, 523 GWh inferior ao 4T20 (-7,9%). Esse desempenho foi resultado do efeito combinado da lenta recuperação da economia na área de concessão ao longo do ano, com destaque para a classe Comercial, e das temperaturas médias historicamente baixas verificadas.

Perseguição termina com carro furtado recuperado e homem preso na Dutra

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um carro foi recuperado por policiais militares e rodoviários federais na tarde desta quinta-feira, dia 24, em Resende. O caso começou no km 296, em Floriano, quando PMs que estavam em perseguição a um Gol branco, na Rodovia Presidente Dutra, pediram auxilio a PRF.

O carro, que estava em alta velocidade, foi alcançado quando seguia sentido São Paulo, e fazia ultrapassagens pelo acostamento, após quase atropelar uma mulher em Floriano.

No km 298, o condutor acessou a entrada do Polo Industrial de Resende. A viatura da PRF cortou caminho passando por cima do gramado do canteiro lateral e saiu na frente do Gol para tentar interceptá-lo, o condutor não obedeceu a ordem de parada, acelerou mais e quase atropelou um policial.

O carro seguiu em fuga, sentido ao bairro Fazenda da Barra III, onde ao fazer uma curva perdeu o controle, saiu da pista e caiu numa valeta, o condutor foi dominado e imobilizado.

O veículo que estava sob ligação direta ostentava placa de Guaçuí/ES, usava placa falsa. Após levantamento foi verificado que o carro é licenciado em Paraíba do Sul/RJ, e que havia sido furtado no último domingo (20/03), em Trés Rios/RJ.

O homem preso já tem antecedentes criminais, num deles ele foi preso pela PRF em 2019 por também furto de veículo.

Segundo a PRF, parentes do preso que compareceram no local informaram que ele havia saído da prisão há uns 10 dias.

A ocorrência foi encaminhada para 89ª DP - Resende.

Caminhoneiro é flagrado descumprindo medida punitiva na Dutra

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: PRF
Um homem de 46 anos foi detido na Rodovia Presidente Dutra, após ser flagrado dirigindo caminhão com o direito de dirigir suspenso. O caso aconteceu na noite de quarta-feira, dia 23, no km 318, em Itatiaia.
 
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, por volta dás dás 22h30, um caminhão VW/11.180, com placas de Guarulhos/SP, foi abordado e, ao ser verificada a documentação, foi constatado que estava com o direito de dirigir suspenso de 10/12/21 a 10/07/22.
 
Por caracterizar crime de trânsito de menor potencial ofensivo, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), tendo o indivíduo assinado se comprometendo a comparecer em juízo quando for intimado, sendo liberado para responder em liberdade.
 
O caminhão ficou retido até apresentação de um condutor devidamente habilitado. Além do TCO, foi lavrada a devida multa de, trânsito por conduzir veículo c/ CNH suspensa, no valor de R$ 880,41.

quinta-feira, 24 de março de 2022

Tia e sobrinho são executados em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foram identificados como tia e sobrinho os dois mortos por execução na noite desta quinta-feira, dia 24, em Barra Mansa. O caso ocorreu na Rua Antônio Elias Arbex, no bairro Boa Vista III, na região Leste da cidade – divisa com Volta Redonda.

Aleidiane da Silva Custódio, de 43 anos, e Gabriel de Souza Conceição, de 22, foram alvejados a queima roupa. Eles chegaram a ser levados para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Leste, mas não resistiram aos ferimentos. Aleidiane foi atingida na cabeça e Gabriel levou oito tiros em diversas partes do corpo.

Mais duas pessoas ficaram feridas: Hugo da Silva Martins, que saiu de cadeia tem pouco tempo, e outro que não foi identificado.

Um dos feridos foi levado para a Santa Casa de Misericórdia e foi atingido por quatro tiros. As balas acertaram a região do tórax, um dos braços e pés.

Não há informações sobre o quadro de saúde dele. Já o mais velho também foi atingido, mas a Polícia Militar informou que ele não havia sido localizado em nenhum hospital da região no momento desta publicação.

Segundo populares, os tiros foram disparados por quatro criminosos em um Fiat Uno de cor escura. Também até o momento, ninguém havia sido preso. O caso foi registrado na delegacia.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Preso acusado de violência contra companheira em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um homem foi preso em cumprimento de um mandado de prisão preventiva pelo crime de lesão corporal decorrente de violência doméstica. Ele é acusado de agredir a companheira.

Segundo as investigações, em julho de 2020, a vítima tentou sair de casa para ir a um posto de saúde e foi impedida pelo autor. Após uma discussão, o acusado passou a agredir a companheira com socos, chutes e a enforcá-la. A mulher teve que esperar o companheiro sair da residência para procurar a polícia e registrar o crime.

Os agentes fizeram buscas e prenderam o autor. Ele foi encaminhado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

O caso aconteceu na ultima quarta-feira, dia 23, pelos policiais civis da 89ª DP.

Covid-19: Pinheiral divulga novos dados nesta quinta-feira (24)

A Secretaria de Saúde de Pinheiral informa que chega ao numero de 5.104 casos confirmados da Covid-19; desses 5.031 se curaram e 73 foram à óbito. Até esta quinta-feira, dia 24, são 11.586 casos descartados.

Informamos ainda que agora o município realiza testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.

Pé de maconha é apreendido em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com
Um pé de maconha foi apreendido após um suspeito tentar fugir da polícia no bairro Jardim Beira Rio, em Resende. O caso aconteceu nesta quarta-feira, dia 23, na Rua Ulisses Guimarães.
 
De acordo com a PM, durante patrulhamento, visando identificar possíveis envolvidos na ocorrência do ultimo dia 18 para 19, onde policiais foram recebidos à tiros, tiveram a atenção voltada para o suspeito, que tentou se esconder em sua residência.
 
Quando os policiais abordaram o jovem, já na residência, foi observado um arbusto de aproximadamente dois metros de altura.
 
Após o flagrante, o material foi apreendido e o caso encaminhado a 89ª DP de Resende.

Paulo Dimas de Almeida completa 40 anos de profissão

Um sujeito boa praça, bem-humorado, com o coração enorme e acima de tudo, um grande profissional da fotografia. Paulo Dimas de Almeida, 58 anos, é um nome conhecido das pautas no Sul Fluminense e completa em março 40 anos de profissão. Experiente, já trabalhou nos principais jornais diários da região e também com prefeitos renomados de Barra Mansa.

Nascido em São Vicente, em Minas Gerais, mudou-se para Resende com quatro anos de idade. Chegou a Barra Mansa em 1972, aos nove anos, onde teve uma infância pobre e com muitas dificuldades, mas que foram superadas com muito trabalho e alto astral. “Meu primeiro emprego fichado foi como cobrador, aos 13 anos, mas antes disso já costumava prestar alguns serviços autônomos. Tive que trabalhar desde cedo para ajudar a família”, revelou.

Em 1982, fez um curso de fotografia no Grebav (Grêmio Barra-mansense de Artes Visuais) e iniciou sua carreira como fotógrafo. “O Grebav oferecia um curso e decidi me matricular, aprendendo a parte técnica. Naquela época, tudo era analógico, com filme e revelação manual. Não existiam fotômetros, a gente tinha que manusear a luz e com isso só sabíamos o resultado das fotos depois de reveladas”, disse, acrescentando sobre seu primeiro emprego como profissional.

“Minha primeira oportunidade como fotógrafo foi na loja Foto Gaúcho, que ficava no Centro de Barra Mansa. Em seguida, em 1984, me mudei para Angra dos Reis para trabalhar como mecânico montador na Usina Nuclear, mas continuei exercendo a função de fotógrafo fazendo alguns freelancers. Em 1986 voltei para Barra Mansa e comecei a trabalhar no jornal A Voz da Cidade”, completou Dimas.

Em 1992 passou a trabalhar no Diário do Vale, em Volta Redonda, onde está até os dias atuais. Segundo o diretor do jornal, o jornalista Aurélio Paiva, Paulo Dimas representa uma geração promissora. “Ele faz da profissão uma arte e representa uma geração de fotógrafos que revelava suas fotografias em laboratórios escuros. Sabe registrar com precisão o momento mais importante de um acontecimento, fazendo o tempo parar para eternizar o fato de maior destaque. Ele registrou boa parte dos momentos mais importantes da história da região e se tornou parte da própria história”.

Além da experiência em jornais, Dimas também tem uma grande atuação em assessorias de comunicação, trabalhando diretamente e registrando os momentos dos prefeitos de Barra Mansa Roosevelt Brasil (2001 a 2008), Zé Renato (2009 a 2012) e Rodrigo Drable (2017 até os dias atuais). De acordo com o atual chefe do Executivo, Dimas é um ícone da fotografia regional. “É um grande profissional. Suas imagens levam a realidade, todos os dias, através de jornais, revistas e também da internet. O fotojornalismo é fundamental para alimentar a sociedade com a percepção do que acontece. Além de tudo, tenho o orgulho de chamá-lo de amigo”, revelou Drable.

MOMENTO MARCANTE
Durante seus 40 anos de profissão, Paulo Dimas já passou por uma série de pautas importantes, sejam alegres ou tristes. Uma que lhe marcou foi quando o Exército ocupou a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) em 1988. “Cerca de 10 mil operários da companhia fizeram parte de um dos movimentos grevistas mais emblemáticos do Brasil. Três deles foram mortos quando o Exército tentou retomar a usina. Fotografei este fato histórico e isso me marcou muito”, relembrou.

Por falar em CSN, outro fato que enche o Paulo Dimas de orgulho foi sua participação no livro de 60 anos da usina. “Apenas eu e mais um fotógrafo da região tivemos o privilégio de fazer parte deste acervo tão importante”, comemorou, lembrando também de sua participação em capas de jornais nacionais, como O Globo.

PERRENGUE
No final da década de 90, cobriu um tiroteio na Vila Elmira, em Barra Mansa, que também foi muito significante para sua profissão. “Era tanto tiro que não sabia de onde vinha. Fiquei escondido por mais de meia hora atrás de um chiqueiro. Hoje eu conto o assunto rindo, mas na hora foi um grande susto”, ponderou Dimas.

TRISTEZA
Em 1995, retornando da licença paternidade e com o sentimento de pai aflorado, cobriu um acidente de carro na Via Dutra que lhe rende más recordações até hoje. “A cobertura mais trágica que fiz foi esse acidente, pois tinha uma família inteira morta, entre as vítimas um bebê. Eu tinha acabado de ser pai e aquela cena me impactou”.


ALEGRIA
“Um dos momentos mais felizes da minha carreira foi quando tive a oportunidade de andar de helicóptero pela primeira vez. Em 1989 sobrevoei o município de Piraí fazendo cliques, mas também orientando o piloto que não era da região e não conhecia a rota direito. Foi a realização de um sonho”, concluiu Paulo Dimas.

Transporte de lixo passa por fiscalização em Barra Mansa

Blitz foi realizada na Rodovia Engenheiro Alexandre Drable, próximo ao CTR, no bairro Cotiara

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Guardas ambientais de Barra Mansa realizaram na manhã desta segunda-feira, 22, a fiscalização de transportes de resíduos no município. A operação contou com participação da 2ª Unidade de Policiamento Ambiental, na Rodovia Engenheiro Alexandre Drable, próximo ao CTR (Centro de Tratamento de Resíduos), no bairro Cotiara. Foram abordados cerca de 20 veículos que se dirigiam ao local para fazer o descarte.

A ação teve o objetivo de conferir se os caminhões apresentavam vazamento de resíduos e se a validade da licença para operação do transporte estava em dia. Além disso, também foi verificada a documentação para a condução dos materiais.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, uma empresa foi notificada a apresentar Ficha de Cadastro de Resíduos Infectantes e Plano de Ação e Emergências - obrigatórios para transporte de resíduos infectantes. Outra foi autuada por descumprir a validade da Licença Ambiental e por vazamento de chorume do compartimento de carga.

Denúncias sobre transporte irregular de resíduos ou de vazamentos dos veículos que os conduzem podem ser feitas através dos telefones: (24) 2106-3408 e (24) 99923-7641 – WhatsApp.

Barra Mansa recebe 9.000 doses de vacinas contra Covid-19

Secretaria de Saúde segue com a aplicação de doses nesta quinta-feira

www.radioacesafm.blogspot.com
A Secretaria de Saúde, recebeu 9.000 doses de vacinas contra Covid-19 nesta quarta-feira, 23. Entre os imunizantes, 5.000 doses de CoronaVac, 2.000 de Astrazeneca e outras 2.000 doses do imunizante pediátrico da Pfizer.
 
A aplicação de doses pediátricas segue nas unidades de saúde com seguinte esquema: crianças com idade a partir de 5 anos e as de 5 a 11 anos com imunossupressão poderão tomar suas doses nos postos de saúde: UBS Centro, Paraíso de Cima, Clínica da Família, Coringa I, São Francisco, UBS Colônia e Pró Saúde, que aplicam doses às segundas, quartas e quintas-feiras.

Já para as crianças a partir de 6 anos, devem procurar as seguintes unidades: São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia (às terças e sextas), Vila Maria, Paraíso de Cima, Vila Elmira, Vale do Paraíba, Siderlândia (segundas, quartas e sextas), Vila Independência (quarta-feira), Clínica da Família (Vista Alegre), UBS Centro, Coringa I, UBS Colônia, São Francisco, Vila Principal (sexta-feira), Santa Rita de Cássia (quinta-feira), Floriano (terça-feira), Rialto (terça-feira), Amparo (sexta-feira) e Pró Saúde (segundas, quartas e quintas).

As crianças devem estar acompanhadas dos responsáveis e estar com seus documentos pessoais, comprovante de residência e cartão de vacina infantil.

A imunização também segue normalmente para jovens e adultos:

D1 – Pessoas a partir de 12 anos de idade;
D2 – Pessoas agendadas (CoronaVac no Pró Saúde às segundas, quartas e quintas-feiras, Janssen no PSF Ano Bom);
D3 – Maiores de 18 anos que tomaram a 2° dose até 24/11;
D4 – Imunossuprimidos maiores de 18 anos com laudo médico comprovando que tomaram a 3° dose até 24/11.

Para a vacinação, é indispensável apresentação do RG, CPF, comprovante de residência nominal e/ou em nome dos pais atualizado ou declaração do posto de saúde e cartão de vacina. As vacinações ocorrerão das 9h às 16h nas unidades de saúde, com exceção do PSF Ano Bom, que funcionará das 9h às 20h.

Caminhoneiro frauda placa para trafegar com excesso de peso, mas é flagrado pela PRF

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um caminhão foi flagrado com a placa de identificação tapada com pedaço de lata de refrigerante na Rodovia Presidente Dutra, em Piraí.
 
O caso aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 23, durante policiamento no km 227 da BR-116.
 
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o veiculo que transportava chapas de granito estava com excesso de peso, o que incorre em risco de maior chances de acidente.
 
— A carga vinha do município de Rio Novo do Sul, no Espírito Santo, o condutor de 46 anos utilizou-se de tal artifício para fugir da balança de pesagem de veículos em Paracambi, e não ser identificado para não receber a multa de evasão.
 
Diante dos fatos, o veículo e o condutor foram conduzidos de volta à balança onde, após a devida pesagem, foi constatado excesso de peso de mais de 5 toneladas (5.280 kg). E, além da multa de trânsito aplicada pela PRF no valor de R$ 293.47 pela placa encoberta; pelo excesso de peso foi aplicada multa no valor de R$ 2.545,44 pela ANTT; somando-se os valores, o infrator recebeu um total de R$ 2.838,91 em multas. 
 
O caminhão ficou retido na balança para ser realizado o transbordo (retirada) do excesso de peso.

Conquista Imóveis e MN Construtora entregam 112 apartamentos do Reserva Retiro

www.radioacesafm.blogspot.com
A Segunda Fase do Empreendimento "Residencial Reserva Retiro" foi entregue no último sábado (19), pela Conquista Imóveis e pela MN Construtora e Incorporadora, em Volta Redonda.

A primeira família que recebeu a chave do novo imóvel foi o casal Bruno Campos e Tatiane Moura, que foi um presente dos pais de Bruno.

- De todos os empreendimentos que visitamos, esse foi o que mais agradou por conta da localização. Fomos conhecer o apartamento decorado e logo de cara desejamos comprar. Somos da Vila Mury, mas conheço bem a área do Retiro, que é um bairro completo que tem supermercado, farmácia, escola e tudo isso chamou atenção - disse Bruno.

Já Rômulo Souza e Gabriele Abreu moravam no bairro Aterrado em 2020 e estavam procurando alugar uma casa quando encontraram o anúncio do "Reserva Retiro", nas redes sociais. O casal, que queria alugar um imóvel e acabou adquirindo um dos apartamentos “Garden”, que conta com varanda e quintal privativos.

- Estávamos procurando casa para alugar pelo Instagram e apareceu o anúncio do Reserva Retiro, e sem pretensão fomos só dar uma olhadinha. O Reserva Retiro ofereceu ótimas condições de compra e excelente localização. A decisão de comprar foi pensando na mobilidade também, porque eu trabalho em outra cidade e ela na Vila. O Retiro é um grande centro comercial e uma estrutura que temos tudo o que precisamos - disse o casal, que estava ansioso para receber as chaves e iniciar o projeto de obras do apartamento que será realizado por Gabrielle, que é arquiteta.

Viúva há poucos meses, Zilda Aparecida teve o incentivo de sua irmã e do apoio de Felipe Rayes, um dos sócios-proprietários da Conquista Imóveis, que acompanha cada processo bem de perto. Ela, que morava de aluguel na Avenida Retiro, agora tem um apartamento próprio e irá morar junto com a filha. - Minha irmã que incentivou para que eu tivesse meu apartamento próprio, foi ela quem encontrou o anúncio do Reserva Retiro no Instagram e os apartamentos que estavam à venda. O Felipe me deu total apoio para fechar o negócio, que aconteceu em fevereiro deste ano.  

Para Mário Augusto Fernandes, sócio proprietário da MN, diz que as cerimônias de entregas de chaves de imóveis são sempre emocionantes.

- A MN fará 50 anos em 2022 e estou há 31 anos na empresa. É uma vida, e testemunhar a entrega de chaves para as famílias é sempre muito emocionante. Essa é a fase mais gratificante, porque tudo que a empresa fez se coroa neste momento, pois é quando você vê o produto pronto.

Felipe Rayes, destaca que a entrega de chaves é um dos momentos mais importantes que já vivenciou nesses 9 anos que a imobiliária está no mercado.

- Avisar as pessoas que vamos entregar as chaves é um momento maravilhoso porque a gente sabe o quanto esse momento é significativo tanto para nós de cumprir o nosso objetivo e corresponder às expectativas dos compradores. Todo esse processo tanto da MN quanto da Conquista de finalizar tudo é uma sensação maravilhosa, pois vemos a gratidão das pessoas por terem confiado em nosso trabalho, que mesmo com toda dificuldade estamos ajudando famílias a realizarem sonhos. A Conquista está desde o início na idealização do projeto que está sendo um sucesso de vendas - concluiu Felipe.

As obras da fase 03 estão aceleradas e várias unidades já foram vendidas. A compra pode ser feita com financiamento pela Caixa Econômica Federal, com entrada facilitada em até 48x, podendo usar o FGTS ou juntar a renda com familiares.

Interessados em fazer a simulação, entrar em contato com a Conquista Imóveis pelo WhatsApp (24) 99875-3750 ou pelas redes sociais @conquistarj (Instagram) e Conquista Imóveis (Facebook), ou na Central de Vendas no Aterrado na Rua Edson Passos nº66, atrás do Supermercado Royal.

quarta-feira, 23 de março de 2022

Alunos da rede municipal de Volta Redonda participam da soltura de peixes no Rio Paraíba do Sul

Ação com 10 mil alevinos faz parte das atividades do Programa de Educação Ambiental firmado entre prefeitura, CSN e Fundação CSN

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Volta Redonda participaram na manhã desta quarta-feira, dia 23, da soltura de 10 mil alevinos (filhotes de peixe) no Rio Paraíba do Sul. Realizada no deck da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec), na Ilha São João, a ação faz parte das atividades do Programa de Educação Ambiental (PEA). Implantado em parceria entre a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), a Fundação CSN e a Prefeitura de Volta Redonda, por meio das secretarias de Meio Ambiente (SMMA) e de Educação (SME), o PEA prevê atividades de conscientização e educação ambiental nas escolas da rede municipal.

“Fiquei muito animada para vir. Chegamos aqui e vimos que são 10 mil peixes, isso é muito legal. Acho que essa soltura é muito importante para o Rio Paraíba do Sul, para deixar ele melhor para o futuro. Fico feliz de poder ver que tem muitas pessoas que se preocupam com o meio ambiente e com a nossa cidade”, afirmou a jovem Ana Clara Rebouças de Oliveira, de 13 anos, aluna do 9º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Getúlio Vargas. Ela esteve acompanhada de estudantes da Escola Municipal Wandir de Carvalho e do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Zilda Arns.

Os alevinos de Lambari e de Curimbatá, nativos do Rio Paraíba do Sul, são oriundas de viveiros certificados do Sul do estado de Minas Gerais. De acordo com a coordenadora do Programa de Educação Ambiental, a bióloga Edna Andrade de Azevedo, o objetivo é o repovoamento das espécies do Rio Paraíba do Sul, importante para o ecossistema.

“Essa ação complementa as demais. Foi feito um trabalho de sensibilização nas escolas, em relação à consciência ambiental, mostrando a importância da gestão dos recursos hídricos. Iniciamos com a limpeza de um dos afluentes do Rio Paraíba do Sul, e a gente complementa também com o próprio tratamento de água da CSN. A gente entende que o Rio agora está apto a receber essas espécies”, explicou Edna.

Com a presença de representantes das secretarias de Educação e de Meio Ambiente, da CSN e da Fundação CSN, toda atividade foi acompanhada por Ricardo Miranda, que é gestor do Refúgio da Vida Silvestre Estadual do Médio Paraíba (unidade de conservação do Inea – Instituto Estadual do Ambiente). Segundo ele, a soltura dos peixes tem relação com os objetivos da unidade de conservação, que foi criada com o propósito de proteger o rio e executar algumas ações que contribuam para recuperação dele.

“Hoje, a espécie de Curimbatá é uma das que são alvos do Plano de Ação Nacional para Conservação das Espécies Aquáticas Ameaçadas de Extinção do Rio Paraíba do Sul. Está ameaçada e precisa ser reintroduzida. A gente sabe todo o histórico de degradação e ocupação do rio, mas a gente sabe também da importância e da riqueza que existe dentro do rio. E ações como essa só tendem a contribuir com o meio ambiente e com a unidade”, contou Ricardo.

A assessora técnica da SMMA e responsável pelo Licenciamento Ambiental no município, Gizely Gomes, explicou que a soltura dos peixes é uma forma de garantir a qualidade do Rio.

“Essa foi uma das ações propostas e que abraçamos a causa. Se tiver peixe, a gente sabe que a qualidade da água está boa. É uma forma de trazer a vida para o Rio e garantir a qualidade da água”, explicou Gizely, acrescentando que esse projeto é para este ano e seguirá em 2023.

“Teremos várias ações, inclusive as que comemoram as datas da área ambiental, como Dia do Meio Ambiente, Mata Atlântica, ou seja, todos esses eventos serão marcados por ações desenvolvidas em parceria com a Fundação CSN, além de outras ações que vão ser contínuas nas escolas”, acrescentou Gizely.

Comemorações

Além da soltura dos alevinos, outras ações aconteceram durante a semana, em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Na segunda-feira (21), foi assinado o Termo de Cooperação para implantação do PEA e aberta a exposição “Captando o passado: a água e a CSN”, que está em cartaz na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.

A mostra, com a curadoria do historiador Dr. Paulo Célio Soares, conta a história da água durante a construção da Usina Presidente Vargas e a importância de seu papel para a formação da cidade de Volta Redonda. Desde sua instalação, em 1940, a empresa dedicou especial atenção aos recursos hídricos, fundamentais para sua implantação no município. Para ilustrar este contexto, os fatos estão divididos em painéis com textos e fotos.

Dentre as comemorações, também foram programadas palestras, oficinas com foco em esclarecer as responsabilidades dos cidadãos, do poder público e da iniciativa privada sobre preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos.

Na segunda-feira (21), alunos da Escola Municipal Wandir de Carvalho, no bairro Belmonte, participaram de uma ação de educação ambiental. Cerca de 100 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental assistiram à palestra sobre a importância da água, que lembrou o Dia Mundial da Água. O grupo também participou de uma oficina de confecção de placas educativas com dizeres como: “O mar começa aqui”, “É desta água que você bebe” e “Rio não é lixeira”.

Policiais encontram criança perdida dos pais no Retiro

www.radioacesafm.blogspot.com
Um menino de 8 anos foi entregue aos pais por dois policiais militares após se perder da família na manhã desta quarta-feira, dia 23, no bairro Retiro, em Volta Redonda.
 
De acordo com o sargento Gonzaga e o sargento Alexandre, Rafael Santos Lopes saiu de casa, na Rua Fortaleza, e caminhou até o entroncamento das Avenidas Sávio Cota Almeida Gama e Antonio Almeida — próximo a Subprefeitura. 
 
Os agentes ao saberem da informação por grupo de aplicativo da policia e por populares fizeram buscas e conseguiram identificar o menino que estava caminhado sozinho.

O cabo e sargento Gonzaga relatou que no momento sentiu o drama que viviam os pais, pois ele também é pai.

— Nós nos colocamos no lugar dos responsáveis, eu e o colega, que também filho autista, percebemos como se sentiram os pais na busca pela criança que é autista.

Três pessoas ficam feridas em batida envolvendo duas motos e um carro no Retiro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um acidente envolvendo duas motos e um carro deixou dois homens e uma mulher feridos na madrugada desta quarta-feira, dia 23, em Volta Redonda.

O acidente aconteceu na Avenida Sávio Cota de Almeida Gama, no Retiro, altura do acesso ao bairro Eldorado.

De acordo com as informações de populares, o carro estaria sentido contramão.

As vitimas foram removidas por equipes de socorro ao Hospital São João Batista. O estado de saúde delas não foi divulgado.

Carro bate em poste e pega fogo na Beira Rio

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: 22º GBM-VR
Um carro pegou fogo após bater em um poste de energia na altura do acesso ao bairro Belmonte em Volta Redonda. O acidente aconteceu na madrugada desta quarta-feira, dai 23, na Avenida Adalberto de Barros Nunes — Beira Rio.
 
O Corpo de Bombeiros foi acionado e debelou as chamas, que destruíram todo o veículo. Um homem ficou ferido e foi levado para o Hospital São João Batista. O estado de saúde ele não foi divulgado.
 
A concessionária de energia foi acionada para desligar a alimentação da rede no local. O poste se inclinou e as chamas também atingiu um transformador.

Mulheres são detidas com drogas no Açude

www.radioacesafm.blogspot.com
Duas mulheres, de 34 e de 18 anos, (mãe e filha) foram flagradas com 32 pinos de cocaína,ema trouxinha de maconha e R$ 46 em espécie no bairro Açude I, em Volta Redonda. Eles estava numa residência na Rua Vereador Acácio da Rocha — antiga Rua J.

Segundo os policiais militares, uma denuncia levou a prisão delas, que admitiram que estavam traficando.

O caso foi conduzido a 93ª DP.

Homem é flagrado com droga em ônibus na Dutra

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem de 29 anos foi flagrado na madrugada desta quarta-feira, dia 23, com uma pequena barra de maconha. Ele seguia viagem num ônibus que fazia a linha São Paulo x Cabo Frio.

O veiculo foi abordado pela PRF no km 227 da Rodovia Presidente Dutra, em Piraí, por volta dás 02:30h.

Os policiais disseram que durante averiguação interior do veiculo suspeitam o passageiro que se apresentou inquieto e, quando fizeram a revista numa bagagem de mão encontraram o entorpecente.

A droga foi apreendida e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado, o passageiro foi liberado e o processo remetido ao JECRIM.

Febraban acorda com PF para repressão a crimes cibernéticos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) assinaram, nesta terça-feira (22/03), acordo de cooperação técnica (ACT) com a Polícia Federal para o desenvolvimento de medidas preventivas, educativas e de repressão aos crimes cibernéticos e de ataques de alta tecnologia. O acordo foi formalizado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres, e o presidente da instituição, Isaac Sidney.

O ACT busca tornar o espaço cibernético mais seguro. O texto prevê um relacionamento mais próximo e maior colaboração entre o setor bancário e as autoridades policiais, com troca permanente de informações sobre o tema, intercâmbio de dados e apoio técnico e logístico.

Estão previstos ainda o desenvolvimento de estudos técnicos e profissionais que levem a avanços na tecnologia e a realização de cursos, treinamentos e capacitação técnico-científica. 

Para o presidente da Febraban, “com a informações do setor bancário, espera-se que a PF tenha mais elementos para combater esse tipo de crime, permitindo o cruzamento com os dados que já possui. Com isso, o que se busca é aprimorar as condições para investigação policial, identificar associações e organizações criminosas, conhecer as práticas ilícitas e desenvolver novas técnicas e tecnologias de prevenção e repressão a esses crimes”.

Justiça nega a Fiuk pedido de processo em segredo de justiça

O juiz Paulo Roberto Correa, da 8ª Vara Cível do Rio, não aceitou a alegação dos advogados do ator e cantor Filipe Kartalian Ayrosa Galvão – mais conhecido como Fiuk – para que não fossem fornecidos os dados de telefone e e-mail do artista no processo que o garçom Marco Antônio Conrado dos Santos move contra ele. O objetivo do pedido para o acesso aos dados do cantor era para a marcação de uma sessão de mediação, mas a defesa de Fiuk explicou que, por se um artista e o processo ser público, os dados informados causariam transtornos ao rapaz.

Na decisão, o magistrado informou que a condição de artista não é, por si só, suficiente para que se modifique a regra no artigo 189 do Código de Processo Civil (CPC), não se encontrando presentes quaisquer das hipóteses dos incisos do referido dispositivo, que possa justificar o processo em segredo de justiça.

O juiz determinou que, como alternativa ao alegado pela parte ré, seja cumprido disposto no artigo 334, inciso 10 do CPC, que diz que a parte poderá constituir representante, por meio de procuração específica, com poderes para negociar e transigir.

“A escolha do demandado a ele impôs condições atinentes à sua opção, contudo, como o que se busca é a solução do processo e não a criação de outros problemas para as partes, foi apresentada a hipótese mencionada”, escreveu o juiz em sua decisão.

Relembre o caso

O garçom Marco Antônio acusa Fiuk de ter imputado indevidamente a ele a autoria do furto de seu iphone no quarto em que estava hospedado no Hotel Sheraton, no Rio.

O fato ocorreu em outubro de 2011, quando o funcionário do hotel foi chamado ao quarto do ator para requentar uma comida e retirar um carrinho com louça suja. O garçom afirma que, horas depois, Fiuk teria ido até a recepção do estabelecimento e o acusado pelo furto do aparelho. A Polícia não encontrou o telefone em seus pertences após revista.

Na ação, o garçom pede R$ 30 mil por danos morais.

Justiça apreende bens do 'Faraó dos biticoins' e de suas empresas para ressacir vitimas

A Justiça do Rio de Janeiro determinou o arresto de bens apreendidos pela Justiça Federal em ação movida contra Glaidson dos Santos, o Faraó dos bitcoins, sua mulher, Mirelis Yoseline, GAS Consultoria, empresa do casal, Monica Oliveira  Coelho de Lemos e Myd Zerpa Tecnologia. 

A medida objetiva viabilizar o pagamento das rendas mensais referente aos contratos de investimentos em criptomoedas firmados com os réus, interrompido desde o dia 15 de setembro de 2021.  

A Ação Civil Pública foi proposta pela Associação Nacional Centro da Cidadania em Defesa do Consumidor e Trabalhador – Acecont, em favor de investidores de todo o país, assim como do exterior, que depositaram valores em contas bancárias das empresas dos réus com a promessa de obterem retorno mensal de 10% sobre o valor investido.

A juíza Maria Cristina de Brito Lima, da 2ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, derterminou:

— Concedo a tutela de urgência requerida, para determinar o arresto dos bens apreendidos no âmbito criminal, bem como o arresto on line de toda e qualquer conta dos Réus, medida esta última que será efetuada pelo gabinete do juízo, até o limite do valor dado à causa, ou seja, até o suficiente para o pagamento do capital investido pelos associados lesados da Autora. (SIC) 

Na decisão, a juíza salientou os indícios de irregularidades cometidas pelos réus.

“Realmente, há indícios de irregularidade na atividade da parte ré, que está na posse do capital investido pelos contratantes. (...) Restam presentes os requisitos para medida cautelar pleiteada para garantir o resultado prático da presente ação com a devolução do capital investido, já que as operações da ré foram paralisadas e o capital investido não foi devolvido aos credores.”

Justiça mantém juíza a frente do caso Jairinho

Em decisão nesta terça-feira, dia 22, a Justiça do Rio (7ª Câmara Criminal), julgou a ação em que a defesa de 'Dr. Jairinho' pedia o afastamento da juíza Elizabeth Machado Louro, da 2ª Vara Criminal da Capital, responsável pela condução do processo que apura a morte do menino Henry Borel, ocorrida no dia 8 de março de 2021, por suspeição.
 
Os magistrados acompanharam, por unanimidade, o voto do relator, desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto, que considerou que os advogados não apresentaram qualquer comprovação para as alegações apresentadas que embasaram o pedido de exceção de suspeição.
 
“Nenhuma prova é produzida sobre amizade ou inimizade da Magistrada por qualquer das partes. Por igual não é feita prova de sua atuação favorecendo o interesse jurídico de qualquer das partes. A análise do desenrolar do processo, trazido constantemente pela Defesa ao conhecimento desta corte em inúmeros e repetitivos habeas corpus, apontam até aqui o alheamento da Magistrada da iniciativa probatória. ”
 
Em seu voto, o desembargador ressaltou a importância de não se confundir imparcialidade com neutralidade. “A primeira, repita-se, diz respeito à postura suprapartes. A segunda é um conceito moral, impossível se ser alcançado, já que o juiz é, como ensina Aury, um ser-no-mundo, e o ato de julgar reflete um sentimento, uma eleição de significados válidos na norma e das teses apresentadas.”  
 
Desembargadores deferem pedido da defesa para ouvir depoimento de perito

Na mesma sessão da 7ª Câmara Criminal, os desembargadores acolheram o pedido da defesa do Dr. Jairinho para que fosse ouvido o perito Leonardo Huber Tauil e seus assistentes técnicos prestarem depoimento no processo que apura a morte do menino Henry, antes dos interrogatórios do Dr. Jairinho e de Monique Medeiros, mãe de Henry.  

Na decisão, os magistrados também acompanharam, por unanimidade, o voto do relator, desembargador Joaquim Domingos de Almeida Neto, que descartou, contudo,  
a alegação da defesa do Dr. Jairinho, de ter havido cerceamento da plenitude defesa pelo juízo.
 
“Rechaço a alegação de insuficiência da defesa anterior, porque exercida em sua plenitude, mas concedo parcialmente a ordem para determinar que se faça a oitiva em audiência do perito Leonardo Tauil e dos assistentes técnicos, com posterior interrogatório dos dois acusados, facultado às defesas, caso entendam necessário, prazo dilatório de cinco dias entre os dois atos”.

terça-feira, 22 de março de 2022

Barra Mansa convoca aprovados no processo seletivo para agente de endemias

Candidatos devem apresentar documentação para contratação no dia 30, no Parque Natural Municipal de Saudade

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa publicou nesta terça-feira, 22, novo edital de convocação dos aprovados no processo seletivo para agente de endemias. No total, foram convocados 30 profissionais. 

Os aprovados devem comparecer no próximo dia 30, no Parque Natural Municipal de Saudade, situado na Rua Elza Maia de Amorim, n°3538, no bairro Saudade, para apresentarem os documentos comprobatórios a fim de assumirem a função. 

Cada candidato tem um horário previamente agendado que pode ser consultado no link: https://www.barramansa.rj.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/Convocacao-n%C2%B04.pdf 

O processo seletivo foi realizado em abril de 2021, tendo 89 candidatos classificados e outros 466 classificados para cadastro de reserva. Esta é a quarta convocação realizada referente à contratação de agentes de endemia do certame. 

Documentos necessários e obrigatórios:

1. Uma foto 3X4  

2. Carteira de Trabalho (página frente e verso)

3. CPF e declaração de regularidade

 4. RG (com data de emissão e órgão)

5. PIS (não serve NIS ou NIT)

6. Título de Eleitor

7. Comprovante de residência

8. Certidão de nascimento ou de casamento

09. Certidão de nascimento dos filhos

10. Comprovante de Escolaridade (Certificado de conclusão, Declaração escolar de conclusão ou Histórico Escolar)

11. Certificado de Reservista (para os homens)

12. Carteira de Habilitação (motoristas)

13. Consulta Qualificação on-line E-social

(http://consultacadastral.inss.gov.br/Esocial/pages/index.xhtml)

Pinheiral ajusta piso salarial de profissionais de educação

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O magistério municipal de Pinheiral terá o piso nacional respeitado chegando aos valores de R$ 1.922,82 para os profissionais que cumprem a carga horária de 20 horas e R$ 2.163,17 para os profissionais que cumprem a carga horária de 22h30 - professores, auxiliares, orientadores, bibliotecários, entre outros. A mensagem foi encaminhada à Câmara Municipal e aprovada por unanimidade pelos vereadores. 

De acordo com o secretário de Finanças, Wanderson Siqueira, o reajuste foi possível após negociação com o sindicato da classe e diversos estudos de impactos financeiros e orçamentários, face ao percentual de reajuste ter sido bem superior à inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2021 (10,06%). 

O secretário explica que foi levada em consideração a arrecadação do FUNDEB que não é uniforme e advém, em sua maioria, da retenção de 20% das arrecadações de FPM, ITR, ICMS, IPVA, sendo possível o município pagar aos profissionais da Rede Municipal de Ensino o justo piso salarial da categoria, os quais serão reajustados e pagos de formas parciais nos meses de março, maio, julho e setembro de 2022. 

“Essa medida é necessária para que o município realize os ajustes necessários para pagamentos dos encargos previdenciários, tenha recursos suficientes para pagamento de férias e 13º salário dos profissionais de acordo com o novo piso, visto que os repasses sofrem variações durante o ano”, detalhou. 

Ainda de acordo com o secretário, todas essas questões foram colocadas à mesa em reunião com o Sindicato da Categoria, o qual concordou visto que esta seria a forma mais segura de garantir o pagamento dos profissionais em dia. 

Pela proposta, os vencimentos parciais aos professores que cumprem a jornada de 22h30min semanais - 112h30min mensais é de R$ 1.926,86 nos meses de março e abril de 2022; R$ 2.013,20 nos meses de maio e junho de 2022; R$ 2.124,50 nos meses de julho e agosto de 2022 e R$ 2.163,17 no mês de setembro de 2022 e aos profissionais que cumprem a jornada de 20h semanais ou 100h mensais, de R$ 1.712,87, nos meses de março e abril de 2022; R$ 1.798,51 nos meses de maio e junho de 2022; R$ 1.888,44 nos meses de julho e agosto de 2022 e de R$ 1.922,82 no mês de setembro de 2022. 

É importante ressaltar que a Câmara Municipal entendeu que esta era a melhor forma de dar o reajuste, de forma segura sem comprometer as finanças do município, em razão das variações dos repasses do FUNDEB durante o ano. 

O prefeito Ednardo Barbosa, destaca o empenho da sua gestão em reajustar o piso do magistério. “Mais uma vez o município está fazendo o possível para atender as necessidades, respeitando sua realidade financeira e a Lei de Responsabilidade Fiscal. Agradeço aos vereadores que entenderam a necessidade do reajuste e aos representantes da categoria que compreenderam que esta seria a melhor forma de cumprirmos o piso salarial estipulado”, finalizou.

Saae de Barra Mansa completa 51 anos de história

Data foi marcada por diversas comemorações no município

 www.radioacesafm.blogspot.com.brO Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa completa nesta terça-feira, dia 22, 51 anos de existência. A comemoração foi marcada por diversas ações no município, entre elas um café da manhã na sede da autarquia, situada no bairro Saudade; coleta de óleo na Praça da Matriz e gincana entre escolas.

Atualmente, o Saae-BM possui seis Estações de Tratamento de Água em funcionamento: ETA Nova, São Sebastião, Vista Alegre, Colônia, Floriano e Antônio Rocha, e um volume médio de abastecimento/hora de água de 2.340.000,00. Há também cinco poços artesianos em operação, localizados em: Rialto, Amparo, Santa Rita de Cássia, Vila dos Remédios e Moinho de Vento.

Além de toda a estrutura para o tratamento e distribuição de água, a autarquia promove diversas ações em prol da população, entre elas o Programa de Descarte dos Resíduos de Óleo Vegetal. Através desta atividade, unidades de ensino que são pontos de coleta e mais arrecadam são premiadas com itens que vão desde materiais de escritório até eletrônicos.

Nesta terça-feira, dia 22, o Colégio Municipal Padre Anchieta, no bairro Vista Alegre, foi beneficiado pelo Programa desenvolvido pela autarquia e pela Cooperativa de Catadores de Barra Mansa (Coopcat).
A diretora-geral do Colégio Padre Anchieta, Maria Aparecida Xavier da Silva, disse que esta é a primeira vez que a unidade é premiada pelo programa.

Quatro mil litros de óleo
De acordo com o coordenador de Resíduos Sólidos do Saae-BM, Jackson Rabelo, mais de 30 escolas participam do programa, que também visa promover a conscientização dos estudantes, mostrando que o óleo, se descartado de forma incorreta, gera sérios prejuízos ao meio ambiente.

Serviços de limpeza são realizados diariamente

 
O Saae-BM também realiza serviços diários de limpeza. O intuito é preservar o meio ambiente, proporcionar mais qualidade de vida para os moradores, evitar a proliferação de doenças e manter o ambiente urbano limpo. Nesta terça-feira, 22, capina, roçada, raspagem e pintura dos meios fios foram feitas nos seguintes bairros: Centro, Região Leste, Piteiras, Cotiara, Boa Sorte, Colônia Santo Antônio, Intanha, Cotiara, Verbo Divino e Santa Rosa.