ACESA: 2024-06-23

sábado, 29 de junho de 2024

Rio registra queda de morte letal e alcança o menor número de vítimas em 34 anos

Em cinco meses, roubos de carga caem quase pela metade e prisões em flagrante sobem 10%

O estado do Rio apresenta reduções nos indicadores estratégicos de criminalidade. A Letalidade Violenta, que abrange homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, morte por intervenção de agente do Estado e roubo seguido de morte (latrocínio), registrou queda de 21% nos primeiros cinco meses do ano e de 7% em maio, em comparação com os mesmos períodos de 2023. Ambas as estatísticas apontam para o menor número de vítimas desde 1991, quando foi iniciada a série histórica do Instituto de Segurança Pública (ISP). Ao todo, foram 1.601 mortes registradas entre janeiro e maio deste ano, contra 2.023 no período equivalente do ano passado, totalizando menos 422 vítimas.

Essa tendência, de redução do número de vítimas, se estende aos demais crimes contra a vida. As mortes por intervenção de agente do Estado caíram 40% em 152 dias, o percentual mais baixo desde 2014. Nessa mesma linha, os homicídios dolosos apresentaram uma diminuição de 16% no acumulado de maio, sendo este o menor valor para o período em 34 anos, e de 14% no último mês.

Os roubos de carga também alcançaram quedas expressivas, chegando a 46% em cinco meses, o menor número de casos contabilizados nos últimos 25 anos. No último mês, a redução foi de 37%, a mais baixa para o período desde 2010. Vale destacar que, de janeiro a maio, as polícias Civil e Militar realizaram 17.924 prisões e cumpriram mais de 6 mil mandados, um salto de 10% e 34%, respectivamente.

Produtividade policial em alta

A produtividade policial das forças de segurança segue com saldo positivo. Entre janeiro e maio, mais de duas mil armas de fogo foram retiradas das mãos de criminosos, incluindo 307 fuzis — no total, os agentes recolheram em média 17 por dia. Na análise mensal, os fuzis retirados de circulação subiram 19% (68 em maio deste ano, contra 57 no mesmo período de 2023). Além disso, as Secretarias de Estado de Polícia Civil e Militar realizaram cerca de 66 apreensões de drogas a cada 24 horas, 3,5% a mais em comparação com os primeiros cinco meses do ano anterior. Houve, ainda, o aumento das recuperações de veículos pela polícia: cerca de 45 por dia.

Marcela Ortiz, diretora-presidente do ISP, destaca a importância das estratégias de policiamento pautadas por dados para reduzir os indicadores de criminalidade no estado do Rio de Janeiro:

— O planejamento baseado em evidências é fundamental para a segurança pública estadual. A avaliação e o monitoramento diário de cada região do estado, são, sem dúvidas, grandes aliados para essas reduções históricas na Letalidade Violenta e para o aumento da produtividade policial - explicou.

Principais indicadores:

Letalidade violenta: 351 mortes em maio de 2024. Na comparação com maio de 2023, o delito registrou redução de 7%. Este é o menor valor para o mês desde o início da série histórica, em 1991. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, a diminuição foi de 21%. Foi o menor número de mortes para o período desde o início da série histórica, em 1991.

Homicídio doloso: 257 mortes em maio de 2024. Na comparação com maio de 2023, o delito registrou redução de 14%. Este é o menor valor para o mês desde 2022. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, a diminuição foi de 16% Foi o menor número de mortes para o período desde o início da série histórica, em 1991.

Mortes por intervenção de agente do Estado: no acumulado dos cinco primeiros meses do ano, a diminuição foi de 40%. Este é o menor número de mortes para o período desde 2014.

Roubo de carga: 226 casos em maio de 2024. Na comparação com maio de 2023, a diminuição foi de 37%. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, a diminuição foi de 46%. Este é o menor número de casos desde 1999.

Armas apreendidas: 562 apreensões em maio de 2024.  No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, foram 2.599, uma média de 17 por dia.

Fuzis apreendidos: 68 apreensões em maio de 2024. No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, foram 307, uma média de 2 por dia.

Prisão em flagrante: 17.924 prisões em flagrante nos primeiros cinco meses do ano. No comparativo com o mesmo período de 2023, o delito registrou aumento de 10% no acumulado. Foram 119 prisões em flagrante por dia.

Recuperação de veículos: 6.780 veículos recuperados nos primeiros cinco meses do ano. No comparativo com o mesmo período de 2023, o delito registrou aumento de 4% no acumulado. Foram 45 veículos recuperados por dia

Apreensão de drogas: 9.965 ocorrências de drogas apreendidas nos primeiros cinco meses do ano. No comparativo com o mesmo período de 2023, o delito registrou aumento de 3,5% no acumulado. Foram 66 apreensões por dia.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública são referentes aos Registros de Ocorrência (ROs) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio durante o mês de maio.

Cursos gratuitos são oferecidos em Volta Redonda

Alunos do Projeto Novos Horizontes, realizado em unidades do Cras, terão a oportunidade de fazer os cursos de Informática e Inglês

A Prefeitura de Volta Redonda junto a Microlins estão oferecendo cem bolsas de estudos gratuitas para os cursos de Informática e Inglês das turmas do Projeto Novos Horizontes, realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). A finalidade é ampliar os conhecimentos dos alunos e promover o acesso ao mundo do trabalho.

As primeiras unidades beneficiadas com a iniciativa foram as dos bairros Caieiras, Belo Horizonte e Volta Grande. Em breve a iniciativa irá contemplar também os bairros Retiro e Vila Rica. O curso terá a duração de dois meses, com aulas uma vez por semana, e será um complemento importante no currículo dos alunos do projeto, que orienta sobre o mundo do trabalho e amplia a visão dos usuários sobre o futuro.

Novos Horizontes

O Projeto Novos Horizontes é uma parceria com o governo federal por meio do Acessuas–Trabalho, e é voltado para pessoas entre 14 e 64 anos inscritas no Cadastro Único e recebem Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Secom/PMVR.

Unidades básicas de Volta Redonda abrem as portas, dia 29, no ‘Sábado com Saúde’

Doses contra a Pólio serão intensificadas para crianças de 1 a 4 anos, além de solicitação de exames, testes rápidos, coleta de preventivos, pré-natal e grupos educativos

Todas as unidades básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) de Volta Redonda abrirão as portas para a população neste sábado dia 29/6, das 8h às 17h, para a 6ª edição do projeto “Sábado com Saúde”. Neste dia, haverá intensificação de doses contra a Poliomielite para crianças de 1 a 4 anos, os pais ou responsáveis devem levar a criança mesmo que já tenha completado o esquema vacinal contra a doença, também conhecida como paralisia infantil.

Além da Poliomielite, todos os imunizantes do calendário brasileiro de vacinação estarão disponíveis para todas as idades. Outros serviços que serão oferecidos no “Sábado com Saúde” são: testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites; solicitação de exames – incluindo mamografia; coleta de preventivo, pré-natal e grupos educativos. O atendimento é por livre demanda, sem necessidade de agendamento prévio, sendo necessário apresentar a caderneta de vacinação, o CPF ou o cartão do SUS (Sistema
Único de Saúde).

Centro de Hidratação no Aterrado encerra atendimento

Localizado na Rua Coroados, 407, no bairro Aterrado, o Centro de Hidratação para pacientes com suspeita ou confirmação de dengue encerrará os atendimentos no próximo domingo, dia 30. A queda no número de casos da doença e da procura diária levaram a esta decisão, também baseada em análises técnicas dos órgãos de saúde.

Neste mês, o Governo do Estado do Rio de Janeiro decretou o fim da epidemia de dengue no estado, devido ao número de casos em queda em todas as regiões fluminenses por mais de quatro semanas consecutivas, atingindo o nível 1 do Plano de Contingência Estadual Contra a Dengue. A epidemia havia sido decretada no estado do Rio em fevereiro, quando foram registrados mais de 91 mil casos prováveis da doença e também com maior número em uma só semana.

Foto de arquivo – Secom/PMVR.

Justiça Federal acolhe parecer do MPF e condena influencer por postagem ofensiva contra mulheres na rede social Tik Tok

Decisão seguiu entendimento do MPF pela condenação por ofensa a enfermeiras, massagistas, fisioterapeutas e profissionais de educação física

A Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou um advogado e influencer ao pagamento de R$ 50 mil por danos morais coletivos em razão de uma postagem na rede social TikTok com ofensas às mulheres. No vídeo, o influencer ofende enfermeiras, massagistas, fisioterapeutas e profissionais de educação física ao afirmar que as mulheres usam tais profissões com intenções sexuais. A decisão foi em ação ajuizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em agosto de 2023, e seguiu a manifestação do Ministério Público Federal (MPF) favorável à condenação do advogado.

No parecer do MPF, o procurador da República Julio José Araujo Junior destacou que a mensagem do vídeo ultrapassa a esfera protegida pela liberdade de expressão porque reforça um discurso discriminatório contra mulheres. “A manifestação do réu teve um claro caráter ofensivo à honra e à dignidade das mulheres, especialmente das profissionais de saúde e cuidados”, afirmou o procurador na manifestação.

Seguindo essa linha, o juiz da 11ª Vara Federal do RJ pontuou que o vídeo postado pelo réu na rede social TikTok “está eivado de uma concepção preconceituosa, estereotipada e inferiorizante sobre as mulheres, em especial as enfermeiras, fisioterapeutas, massagistas e profissionais de educação física”. Nesse sentido, a decisão apontou a necessidade de responsabilização do advogado por dano moral coletivo.

De acordo com a ação, o homem publicou, em seu perfil no TikTok, vídeo com o título “A prática do ato libidinoso”, no qual faz diversas ofensas a direitos fundamentais das mulheres, afirmando que algumas profissões auxiliam a mulher a trair e a “botar chifre no marido”. Em sequência, fala que as mulheres usariam a profissão com finalidades sexuais, chegando a dizer que enfermeiras usariam a desculpa de estarem de plantão para trair seus maridos com outros profissionais dentro do hospital.

De acordo com a sentença, o valor da indenização fixado em R$ 50 mil levou em conta o fato de o vídeo ter sido retirado da plataforma, o que demonstra que o dano foi interrompido. A decisão determina que o valor deverá ser destinado ao Fundo de Direitos Difusos e tem o objetivo de inibir esse tipo de prática, além de oferecer reparação indireta à sociedade.

CSN deve ser indenizada por compra de ações da Usiminas pelo grupo Ternium

CSN deve ser indenizada por compra de ações da Usiminas pelo grupo Ternium
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria de votos, revisou acórdão anterior e considerou que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) deve ser indenizada devido à compra de ações da Usiminas pelo grupo ítalo-argentino Ternium, em operação realizada em 2011. A CSN apontou na petição inicial do processo que a indenização seria superior a R$ 5 bilhões.

O colegiado formou maioria após o voto de desempate do ministro Antonio Carlos Ferreira – integrante da Quarta Turma e convocado apenas para proferir voto no caso –, que acompanhou a posição dos ministros Moura Ribeiro e Humberto Martins. Segundo essa posição, a entrada da Ternium na Usiminas resultou em novo pacto entre os acionistas majoritários, com reformulação do bloco de controle da companhia e alteração política de sua administração.

Como consequência, de acordo com os magistrados, deveria ter sido ativado o mecanismo do tag along, ou seja, a realização de oferta pública para compra das ações dos minoritários, conforme previsto pelo artigo 254-A da Lei 6.404/1976, o que acabou não sendo feito.
Ação exigiu oferta pública para os sócios minoritários

O caso tem origem na compra de ações da Usiminas, em 2011, pelo grupo Ternium, no equivalente a 27,7% do total do capital votante da companhia. As ações foram compradas do grupo formado pelas empresas Votorantim e Camargo Corrêa e da Caixa dos Empregados da Usiminas.

Após a operação, a CSN, que detinha o equivalente a 17,4% do capital social da Usiminas, ajuizou ação por entender que o grupo deveria ter cumprido a determinação legal de oferta pública aos sócios minoritários. Já a Ternium alegou, entre outras razões, que a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) entendeu que não haveria obrigatoriedade de realização da oferta, por não estarem preenchidos os requisitos do artigo 254-A da Lei 6.404/1976.

O pedido da CSN foi julgado improcedente em primeiro e segundo graus. Em julgamento realizado em março de 2023, os ministros da Terceira Turma, por maioria, entenderam que a compra de ações da Usiminas pelo Grupo Ternium não resultava na obrigatoriedade do acionamento do gatilho tag along.
Número de ações, por si só, não revela mudança na gestão da companhia

Contra o acórdão, a CSN interpôs embargos de declaração e reforçou o argumento de que a operação de compra de ações pela Ternium resultou em efetiva alteração da gestão política da Usiminas.

Em reanálise do caso, prevaleceu a posição inaugurada pelo ministro Moura Ribeiro e seguida pelos ministros Humberto Martins e Antonio Carlos Ferreira. Ficaram vencidos os ministros Ricardo Villas Bôas Cueva e Nancy Andrighi.

Moura Ribeiro afirmou que, com o ingresso do grupo Ternium no bloco de controle da Usiminas, foi realizado um novo acordo com os acionistas, o qual ampliou a necessidade de consenso entre os controladores da companhia, inclusive para indicação do seu presidente. O novo arranjo entre os acionistas, apontou, também diminuiu decisivamente o poder da caixa de empregados na gestão da companhia.

"Assim, ao meu sentir, com o ingresso do grupo Ternium, ocorrido pela aquisição das ações da Votorantim/ Camargo Corrêa e da Caixa dos Empregados da Usiminas, houve efetivamente a alienação do controle da companhia, circunstância em que deveria ter sido realizada a oferta pública de aquisição previsto no artigo 254-A da Lei da S.A.", disse o ministro.

Em seu voto de desempate, o ministro Antonio Carlos Ferreira apontou que a verificação da mudança do efetivo controle das companhias de capital aberto não depende apenas do número de ações compradas por quem ingressa no grupo societário, mas do exame, em cada caso, de outros elementos que permitam confirmar se a operação resultou em alteração do controle político da companhia.
Edição de normativos indica mudança na administração

Para o ministro, os elementos trazidos aos autos indicam que a Ternium não apenas "trocou de lugar" com o grupo formado pela Votorantim e pela Camargo Corrêa, mas adquiriu ações da Caixa dos Empregados da Usiminas e, dessa forma, passou a gerir de forma distinta os rumos da companhia, o que pode ser demonstrado pela edição de resoluções internas e outros normativos.

Antonio Carlos Ferreira comentou que a mudança abrupta no controle da empresa é que justifica a ativação do mecanismo do tag along, o qual busca proteger os sócios minoritários, incluí-los no prêmio pela alteração do controle societário e até mesmo oferecer uma alternativa de saída para eles, em razão da mudança da estrutura de gestão na companhia.

"Ainda que o ágio pago na operação não seja elemento bastante para se afirmar a transferência do poder administrativo, o fato de a aquisição ter ocorrido por valor muito acima do valor de mercado – quase o dobro, registre-se – é componente indiciário de que o grupo Ternium não pretendia apenas substituir o dueto Votorantim-Camargo Corrêa na mesma posição dentro do bloco controlador, senão efetivamente assumir a liderança na direção da empresa", apontou o ministro.

150 cuidadores para a Educação são convocados em Volta Redonda

Aprovados em processo seletivo deverão comparecer à SME no dia 2/7 para processo admissional
150 cuidadores para a Educação são convocados em Volta Redonda
A Secretaria de Educação de Volta Redonda está convocando mais 150 aprovados em processo seletivo simplificado (Edital 003/2024) para o cargo de Cuidador da Área Educacional.

Os profissionais aprovados e convocados deverão comparecer no próximo dia 2/7 (terça-feira), às 9h30, ao auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) – Rua Santa Helena, n.º 22, bairro Niterói –, munidos com a documentação obrigatória: original e cópia simples da carteira de identidade (RG); do CPF; e do cartão PIS/Pasep ou documento comprobatório. 

A admissão dos cuidadores da área educacional está prevista para os dias 8 e 9 de julho, e o encaminhamento para as escolas deve acontecer antes do período de recesso escolar. 

A lista completa com a relação dos nomes dos convocados e as informações necessárias estão disponíveis no site da prefeitura, por meio do link voltaredonda.rj.gov.br/concursopublico. Na área de “Processo Seletivo”, basta acessar o edital de nº 003/2024-SMA.

Ferro-velho é interditado em área de preservação permanente na cidade de Barra Mansa

Em ação realizada nesta sexta-feira (28), cobre e outros materiais de origem duvidosa foram encontrados
Ferro-velho é interditado em área de preservação permanente na cidade de Barra Mansa
Nesta sexta-feira (28), agentes da Guarda Ambiental de Barra Mansa interditaram um ferro-velho situado na Avenida Presidente Kennedy, no bairro Ano Bom. O local está situado na área de preservação permanente do Rio Paraíba do Sul e funcionando sem as autorizações necessárias.

Na ação foram encontrados diversos objetos de origem duvidosa, como 54 quilos de cobre, cinco botijões de gás, peças de motocicletas, além de um saco cheio de capas de tabletes e celulares. O responsável pelo estabelecimento foi conduzido para a 90ª Delegacia de Polícia para apreciação do caso pela autoridade policial. A multa pode chegar R$ 6 mil reais em razão do funcionamento sem as devidas autorizações ambientais.

O gerente da fiscalização ambiental, Felipe Rodrigues, comentou sobre a operação realizada pelos agentes. “Ações de fiscalização como essa são importantes para prevenir danos contra o meio ambiente, no caso de atividades exercidas em área de preservação permanente como foi o caso, e contra o patrimônio público e privado, pois a compra de produtos de procedência duvidosa, como é o caso desse estabelecimento, fomenta ainda mais as práticas de furtos e outros crimes”, ressaltou o gerente.

Veja a difrença de preços de itens da cesta básica em diversos pontos de Barra Mansa

Veja a difrença de preços de itens da cesta básica em diversos pontos de Barra Mansa
O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Barra Mansa, vinculado à Secretaria Municipal de Governo, divulgou nesta sexta-feira, dia 28, nova pesquisa de produtos que compõem a cesta básica.

A pesquisa, com 32 itens, com gêneros alimentícios, de higiene pessoal e material de limpeza, foi realizada em sete estabelecimentos da cidade. 

Um dos itens que intensificam essa diferença de valores na hora das compras é o óleo de soja. Nos supermercados mais baratos, situados no Centro e no Boa Vista, os valores são de R$ 5,39, enquanto no mais caro, situado no Centro, está em R$ 6,99, ou seja, uma diferença de R$ 1,60. Já o biscoito de maisena pode ser encontrado a R$ 3,19 em um supermercado do bairro Ano Bom e a R$ 6,98 em um concorrente também no Ano Bom, dando uma diferença de R$ 3,79.

Nos itens de higiene pessoal a desigualdade de valores também é expressiva. O papel higiênico (4 unidades) pode ser encontrado a R$ 2,59 em um estabelecimento no Ano Bom, enquanto em outro também no Ano Bom está a R$ 7,99, dando uma diferença de R$ 5,40.

O gerente do Procon-BM, Felipe Goulart, destacou que a iniciativa visa ajudar a população. “A pesquisa de preço é importante, pois gera concorrência entre os supermercados, e assim, eles reduzem o preço, fazendo com que o consumidor pague sempre o menor preço do mesmo produto no final.”

O consumidor que precisa de atendimento do Procon deve se encaminhar à sede do órgão, localizada na área externa do centro administrativo, na Rua Luís Ponce, 253, Centro.

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Carro roubado em Barra Mansa, mas licenciado em Minas, é recuperado com homem na Dutra, em Floriano

Carro roubado em Barra Mansa, mas licenciado em Minas, é recuperado com homem na Dutra, em Floriano
Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal
Um homem, de 27 anos, foi flagrado trafegando na Rodovia Presidente Dutra (BR-116) com um Voyage licenciado em Bicas–MG, mas usando placas do Rio de Janeiro (Capital), com a suspeita de 'clone'.

O caso aconteceu por volta dás 20h50min desta sexta-feira, dia 28, em Barra Mansa, durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Posto Policial de Floriano, distrito barra-mansense.

Conforme as informações dos agentes envolvidos na ação, durante a fiscalização foi averiguado que os itens identificatórios do veículo estavam com sinais de adulteração e que durante a consulta ao sistema de informações disponíveis acusou que o carro possuia um registro de roubo na data de 17 de janeiro de 2024 na cidade de Barra Mansa.

Aos policiais, o homem alegou que adquiriu o veículo por meio de um anúncio em rede social e que conhecia o vendedor apenas de vista. Ele ainda disse que deu uma motocicleta de entrada e dividiu o restante em 37 parcelas de R$ 1.500,00.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo e a ocorrência apresentada na 90ª DP - Barra Mansa para as providências de praxe e registro da recuperação do veículo furtado.

PREVISÃO DO TEMPO: sábado (29) com alerta para baixa umidade no Sudeste

A temperatura pode variar entre 11ºC e 36ºC

Sábado (29), com chuva em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.


Avisos meteorológicos


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de baixa umidade em Minas Gerais e São Paulo, em cidades como Patos de Minas (MG) e Araçatuba (SP).

Também há alerta para declínio de temperatura no Rio de Janeiro e em São Paulo, em cidades como Volta Redonda (RJ) e Taubaté (SP).

Confira agora a previsão do tempo no seu estado.

Espírito Santo

Este sábado (29) começa com tempo encoberto em todo o Espírito Santo. Durante a tarde, muitas nuvens apenas no sul do estado. À noite, poucas nuvens em todo o estado.

Minas Gerais

O dia começa com poucas nuvens em quase todo o estado de Minas Gerais. Muitas nuvens apenas na Zona da Mata, sul, sudoeste de Minas e Aimorés. Durante a tarde, tempo encoberto no Campo das Vertentes, Zona da Mata, Sul e Sudoeste de Minas. À noite, há possibilidade de chuva nessas regiões.

Rio de Janeiro

O sábado (29) começa com tempo encoberto em todo o estado do Rio de Janeiro e chuvas isoladas na cidade de Paraty. Durante a tarde, chuvas isoladas em grande parte do estado, com exceção do noroeste e norte fluminense. À noite, chuvas apenas nos municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Natividade e Laje do Muriaé.

São Paulo

O dia começa com chuvas isoladas em Itapetininga, Macro Metropolitana Paulista, Vale do Paraíba Paulista, Litoral Sul Paulista, Metropolitana de São Paulo, Avaré e Campinas. Durante a tarde, as chuvas continuam nessas regiões. À noite, sem previsão de chuva apenas nas regiões de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.    

Temperatura mínima e máxima na região

A temperatura mínima fica em torno de 11°C, em Areias, em São Paulo, e a máxima prevista é de 36ºC, em Itapemirim, no Espírito Santo. A umidade relativa do ar varia entre 40% e 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Árvore cai sobre pista da Rio-Santos, em Mangaratiba

Árvore cai sobre pista da Rio-Santos, em Mangaratiba
Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal

Uma árvore caiu sobre a parte de uma mão da rodovia Rio-Santos em Mangaratiba. O incidente aconteceu na altura do km 413.

Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que deu apoio a equipe da concessionária que administra a rodovia (CCR Rio-SP) que retiraram a árvore do local.

Ainda conforme as informações, dua faixas ficaram interditadas.

Acidente provoca interrupção de trânsito na Dutra, em Barra Mansa

Um acidente interrompeu o trânsito no km 274 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Barra Mansa. A batida aconteceu por volta dás 09h40min da manhã de quinta-feira, dia 27, no sentido São Paulo.

De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) não houve feridos. O trafego foi totalmente liberado por volta dás 10h40min.

Inaugurado o Marco da Casa da Amizade do Rotay Club em Volta Redonda

Inaugurado o Marco da Casa da Amizade do Rotay Club em Volta Redonda
Foto: Luiz Antônio
Aconteceu no início da noite deste sexta-fera, dia 28, a cerimônia de inauguração do marco da Casa da Amizade do Rotary Club de Volta Redonda.

O evento foi realizado no canteiro da Rodovia dos Metalúrgicos — em frente ao Shopping Parking Sul, onde foi instalado o 1º Marco.

Entre as autoridades, destaque para o governador do Distrito 4571, Pedro Dalbone, e o prefeito da cidade, Antônio Francisco Neto.

A Casa da Amizade é um grupo de pessoas do Rotary (esposas) imbuídas de grande vontade de trabalhar voluntariamente a serviço de uma sociedade mais justa e melhor que adotam lemas como “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”.

Em Volta Redonda, a coordenadora é a Jaqueline Dalbone, esposa do governador do distrito 4571 do Rotary.

A construção do marco é um pedido do Prefeito Neto em homenagem à Casa da Amizade pelos relevantes serviços prestados ao município.

Volta Redonda Futebol Clube e Prefeitura de Barra Piraí anunciam criação de 16 escolinhas em bairros da cidade

Volta Redonda Futebol Clube e Prefeitura de Barra Piraí anunciam criação de 16 escolinhas em bairros da cidade
Uma parceria entre a prefeitura de Barra do Piraí e o Volta Redonda Futebol Clube foi anunciada recentemente para fomentar o interesse e a prática de esportes na cidade. Durante a cerimônia de anúncio, o prefeito Mario Esteves, acompanhado pelo presidente do Voltaço, Flávio Horta, e pelo conselheiro do clube, Gustavo Horta, destacou a importância dos projetos para a comunidade local.  

O primeiro projeto prevê a criação de escolinhas de futebol do Volta Redonda em 16 bairros. Essas escolinhas funcionarão como um complemento escolar, no contraturno, tendo como objetivo descobrir e desenvolver jovens talentos esportivos, com idades entre 6, 8, 10, 12 e 14 anos. Além de valorizar a inclusão permitindo a participação de todos, independentemente de habilidades ou condições físicas. A inauguração do primeiro Centro de Formação de Atletas (CEFAT), aconteceu no último dia 15, no Campo do ABC, no bairro Coimbra.

Além das escolinhas, o projeto conta com um segmento de alto rendimento. Jovens talentos identificados nas escolinhas serão selecionados para integrar equipes de maior desempenho, formando o time Barra do Piraí Futebol Clube. O novo clube tem como meta disputar competições profissionais e, de acordo com Flávio Horta, possui um grande potencial para se tornar competitivo. O projeto também visa reavivar o futebol amador em Barra do Piraí, com a possibilidade de promover partidas entre clubes tradicionais da cidade, como o Royal Sport Club e o Central Sport Club, fortalecendo ainda mais o cenário esportivo local.

Gustavo Horta, conselheiro do clube, está cheio de ideias para essa parceria. Ele destacou um projeto de sucesso já implementado em Volta Redonda que deseja trazer para Barra do Piraí: o álbum de figurinhas dos guerreirinhos de aço. "Esse projeto visa promover o engajamento e a motivação dos jovens atletas, além de criar um senso de pertencimento e orgulho entre eles”, destaca.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, destacou a importância do esporte no desenvolvimento da juventude local. “O esporte é uma ferramenta poderosa de transformação social e, com o apoio do Voltaço, nossos jovens terão a chance de desenvolver seus talentos e aprender valores importantes para a vida”, afirma o prefeito.

A parceria com o Volta Redonda Futebol Clube traz não apenas a experiência e a tradição de um dos mais respeitados clubes do estado, mas também a possibilidade de nossos jovens terem acesso a um programa estruturado e profissional. Este convênio pretende identificar e desenvolver talentos, além de incentivar hábitos saudáveis e a importância do esporte na formação de cidadãos conscientes e ativos.

Barra do Piraí anuncia chegada da empresa Lorenfer para assumir o transporte coletivo na cidade

Barra do Piraí anuncia chegada da empresa Lorenfer para assumir o transporte coletivo na cidade
Foi divulgado na manhã desta sexta-feira, dia 28, pela prefeitura de Barra do Piraí, a chegada da empresa Lorenfer, que aplicará um investimento de R$ 60 milhões e terá, inicialmente, 50 novas vagas de emprego disponíveis. O acontecimento foi marcado pela presença representantes do poder público, da Associação Comercial, da própria empresa e de veículos de comunicação da região em coletiva de imprensa no gabinete do prefeito Mario Esteves.

A Lorenfer entra no ramo industrial da cidade com novas vagas. Inicialmente, a companhia está procurando profissionais para as vagas de ajudante geral, motorista (carteira B), Operador de Ponte Rolante, Operador de Máquina Fixa e Administrativo (setor faturista). E, para se candidatar, preciso enviar o seu currículo para o e-mail: curriculo@lorenfer.com.br e, para mais informações, basta procurar o SINE (Sistema Nacional de Emprego), localizado na Travessa Assumpção, Centro.

Justiça mantém afastamento de empresas do controle do transporte rodoviário em Barra do Piraí

Justiça mantém afastamento de empresas do controle do transporte rodoviário em Barra do Piraí
O juiz Diego Ziemiecki, titular da 2ª Vara da Comarca de Barra do Piraí, indeferiu nesta terça-feira (25/6) o pedido de tutela de urgência, apresentado pelas empresas rodoviárias Viação Edwiges e Turismo Ltda (em Recuperação Judicial) e Barra do Piraí Consórcio, e manteve a decisão do Município de Barra do Piraí de declarar extinto o contrato firmado em 2021 com as duas empresas para exploração das linhas de ônibus no município.

 As empresas requereram a tutela de urgência para suspender a decisão da prefeitura de declarar a caducidade do contrato. Elas alegaram que as condições dos serviços prestados, reclamados pelos usuários, se devem às despesas para cumprimento do contrato, que se mostraram maior que as receitas originadas do município e das tarifas cobradas aos usuários. As empresas também apontaram a necessidade de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato.

Os serviços prestados pelas duas empresas foram alvo de reclamações dos usuários, encaminhadas à Ouvidoria e redes sociais da prefeitura.

Entre as reclamações foram registradas queixas sobre a falta de manutenção dos ônibus, horários irregulares e condições ruins dos transportes, com registros de ônibus que pegaram fogo, sem freio e pneus se soltando dos coletivos, entre outras. Além disso, ausência de número suficiente de ônibus e carência de linhas também figuravam na lista de protestos dos usuários, o que levou a prefeitura a declarar a caducidade do contrato.

Na decisão negando a tutela de urgência, o juiz considerou que as empresas tinham consciência do risco da suspensão do contrato, tendo sido dada a oportunidade de elas se manifestarem no processo administrativo instaurado pela prefeitura.

“Assim, observa-se que o Município franqueou, mais de uma vez, o contraditório e ampla defesa às autoras no proc. adm. 1.295/2022, ressaltando o risco de rescisão contratual e, em procedimento com origem no ano de 2022 – após, como já se viu, registro de diversas reclamações e aplicação de multa, com observância do devido processo legal previsto no art. 38, §§ 2º e 3º, Lei nº 8.987/95 – só veio a aplicar a sanção mais contundente em 06/2024, em decisão fundamentada, cf. id. 126254367.”

Ao analisar outra ação judicial, também movida pelas duas empresas, o magistrado desconsiderou o questionamento da não realização de licitação para contratação emergencial da empresa Bamonta Transporte Ltda para assumir o transporte rodoviário do município.

“Em relação ao procedimento que resultou na celebração do contrato emergencial com a empresa BAMONTA TRANSPORTE LTDA., sem embargo da necessária atuação dos órgãos de controle em paralelo, não identifico, neste primeiro contato, qualquer nulidade. À luz do proc. adm. 10.119/2024, verifica-se o cumprimento dos requisitos estabelecidos no art. 75, VIII, e §6º, Lei nº 14.133/2021. A emergência foi registrada com base no risco de descontinuidade do serviço público à luz da caducidade decretada, diante de tudo o que ficou até aqui exposto.”

Homem que tentou subornar policiais é preso por não cumprir medidas cautelares em Volta Redonda

Foi preso nesta quinta-feira, dia 27, um homem de 31 anos que não cumpriu medidas cautelares a justiça. Ele deveria comparecer às audiências após se flagrado e preso por embriaguez e não possuir habilitação para conduzir moto. O caso aconteceu em 2016.

Conforme as informações da Polícia Civil, o homem na época ofereceu aos policiais que o prenderam uma quantia de R$ 300 reais para que não fosse preso.

O acusado foi localizado, por volta das 10h, numa residência no bairro Retiro. Contra ele havia um mandado de prisão expedido no último dia 21 de junho, onde estava foragido da justiça.

Traficantes são presos com 16 tabletes de maconha na Dutra

Traficantes são presos com 16 tabletes de drogas na Dutra
Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal
Dois homens, de 39 e 44 anos, foram presos após serem flagrados transportando drogas em dois carros na Rodovia Presidente Dutra (R-116). Os flagrantes aconteceram por volta dás 3h da madrugada desta sexta-feira, dia 28.

Conforme as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante patrulhamento foram abordados um Novo Gol, com placas de Nova Iguaçu, e uma caminhonete Nova Saveiro, com placas do Rio de Janeiro.

A caminhonete Saveiro foi abordada no km 295, e a outra parte da equipe abordou o Gol mais adiante, no km 293, em Floriano, distrito de Barra Mansa. Ao ser realizada revista nos veículos foram encontrados escondidos na lataria da Saveiro 16 tabletes de maconha. Foi constatado que o indivíduo do Gol fazia o "serviço de batedor" para a Saveiro. 

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão por tráfico de drogas aos dois e a ocorrência encaminhada a 90ª DP de Barra Mansa.

GM prende suspeito de furtar fios de cobre de unidade de saúde em Volta Redonda

GM prende suspeito de furtar fios de cobre de unidade de saúde em Volta Redonda
Um homem de 26 anos foi preso nesta sexta-feira, dia 28, por suspeita de furtar fios de cobre da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Paraíba, em Volta Redonda.
 
O crime foi cometido durante a madrugada e flagrado por câmeras de monitoramento do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública), o que auxiliou na identificação e prisão do homem horas depois.

O suspeito foi localizado na Avenida Sete de Setembro, no bairro Aterrado, após um trabalho do Setor de Inteligência da Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR), que contou com a análise das imagens de monitoramento do Ciosp e patrulhamentos.

Com ele, os agentes encontraram fios de cobre e o homem confessou que havia removido e furtado o material do ar-condicionado da unidade de saúde.

O suspeito e o material furtado flagrado com ele foram levados para a delegacia da Polícia Civil (93ª DP), onde ele foi indiciado por furto qualificado. O homem já possuía anotação criminal por tráfico de drogas em Búzios, cidade da Região dos Lagos.

O secretário municipal de Ordem Pública, coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, enalteceu o trabalho executado pela Guarda Municipal, que chegou até o suspeito poucas horas após o crime.

Como denunciar?

Para denunciar casos suspeitos, o morador de Volta Redonda pode ligar para os números 153 (Guarda Municipal), 190 (Polícia Militar) e 197 (Polícia Civil) ou (24) 3339-2462 (WhatsApp da Polícia Civil).

Caminhão e carros batem de frente na Rio-Santos, em Angra dos Reis

Um acidente foi registrado nesta quinta-feira, dia 27, em Angra dos Reis. A batida de frente aconteceu na altura do km 522 da Rodovia Rio-Santos (BR-101).

Conforme as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), três pessoas ficaram feridas e levadas ao hospital da região, sem mencionar qual.

Uma pessoa saiu ilesa.

A Fiat Florino, com placas do Rio de Janeiro, e o Mercedes-Benz 710, com placa de Angra dos Reis, interditaram a via. O fluxo foi desviado pelo acostamento.

Agentes de segurança apreendem drogas durante patrulhamento na Ponte Alta, em Volta Redonda

Serviço suplementar ao policiamento ostensivo do município encontrou pinos de cocaína após denúncias e patrulhamentos no bairro Ponte Alta
Agentes de segurança apreendem drogas durante patrulhamento na Ponte Alta, em Volta Redonda
Vinte (20) pinos de cocaína foram apreendidos na Rua Luxemburgo, no bairro Ponte Alta, em Volta Redonda, na quarta-feira, dia 26. Dois homens suspeitos foram abordados, mas como nada de ilícito foi encontrado com eles, ambos foram liberados.

A ação se deu após agentes do Sistema Integrado de Segurança Pública de Volta Redonda, composto por policiais militares do Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança) e guardas municipais, receberem as informações de tráfico de drogas na localidade.
 
O material apreendido foi encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda.

quinta-feira, 27 de junho de 2024

Quarteto de Cordas do Projeto Música nas Escolas Encanta o Restaurante do Povo Irmã Ruth

Quarteto de Cordas do Projeto Música nas Escolas Encanta o Restaurante do Povo Irmã Ruth
Nesta sexta-feira, dia 28, o Projeto Música nas Escolas trará uma apresentação especial para o Restaurante do Povo Irmã Ruth. Durante o jantar, oferecido entre 18h e 19h, o ambiente será preenchido com os sons mágicos de um talentoso Quarteto de Cordas.

Formado pelos violinistas Elizeu Moreira e Átaly Odara, pelo violista Mikil Matos e pela violoncelista Raiane Silva, o quarteto transformará a movimentada Avenida Domingos Mariano, no Centro, em um vibrante cenário musical. A partir das 18h, o público será envolvido por uma apresentação especial, com um repertório diversificado que promete aquecer os corações e encantar os ouvidos de todos os presentes.

 Além da experiência musical, o Restaurante do Povo Irmã Ruth oferece um ambiente acolhedor e uma recepção calorosa, tornando a noite ainda mais especial.

 Não perca a oportunidade de participar deste evento único e desfrutar de uma noite inesquecível com música de qualidade.

Fotos: Richard Teixeira

PF apura manipulação de resultado em campeonato brasileiro de futebol da série D

PF apura manipulação de resultado em campeonato brasileiro de futebol da série D
Foto: divulgação da Polícia Federal
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (26/6), a Operação Jogo Limpo, para apurar possível manipulação de resultado de partida de futebol, realizada no interior de São Paulo–SP, e válida pelo campeonato brasileiro da série D.

Policiais federais cumpriram 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça do Estado de São Paulo–SP, nas cidades de Patrocínio–MG, São José do Rio Preto–SP, São Paulo–SP, Rio de Janeiro–RJ, Tanguá–RJ e Nova Friburgo–RJ.

A investigação teve início através de ofício da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), encaminhando relatório da Sportradar, o qual reportou que a movimentação das casas de apostas indicou que os apostadores detinham conhecimento prévio de que determinada equipe viria a perder o primeiro tempo da partida por ao menos dois gols. De acordo com a empresa, 99% da tentativa da rotatividade no mercado de “totais de gols do primeiro tempo” nesta partida foi para tal resultado.

Durante a partida, verificou-se que a equipe visitante sofreu três gols ainda no primeiro tempo, sendo um deles contra. Foram alvos da operação integrantes e ex-integrantes de uma das equipes.

Segundo o apurado, determinada empresa teria firmado parceria com um dos clubes e vários jogadores por ela agenciados foram contratados. A investigação visa apurar a influência de tais pessoas no resultado da partida.

Trata-se, em tese, dos crimes contra a incerteza do resultado esportivo, que encontram as condutas tipificadas na Lei Geral do Esporte, com penas de dois a seis anos de reclusão.

A PF atua no caso, mediante autorização expressa do Ministro da Justiça e Segurança Pública, tendo em vista a repercussão nacional do caso, que exige repressão uniforme.

Ressalta-se que a CBF, por meio da sua Unidade de Integridade, colaborou desde o início com as investigações.

Parceria CBF, Sportradar e Polícia Federal

A CBF e a PF firmaram uma parceria para combater a manipulação de resultados no futebol brasileiro. A CBF se comprometeu a compartilhar informações com a PF sobre possíveis casos de manipulação de jogos identificados pela Sportradar.

A Sportradar é uma companhia privada no ramo de criação e emprego de soluções tecnológicas para serviços de integridade e detecção de fraudes relacionadas a apostas e identificação de manipulação de resultados esportivo, com sede na Suíça. Desde 2005, a empresa desenvolve serviços para ajudar federações esportivas, autoridades estaduais e agências de aplicação da lei em todo o mundo a combater a corrupção no Esporte.

A Polícia Federal e Sportradar firmaram memorando de entendimento para intercâmbio de informações relevantes ao combate à corrupção no esporte. O acordo de cooperação possibilita que a PF tenha acesso a análises relacionadas à integridade esportiva nos mercados de apostas e indicativos de manipulação de eventos esportivos para auxiliá-la nas investigações de práticas ilícitas suspeitas de vinculação a combinação de resultados.

Operação é realizada para apurar rombo contábil da empresa Americanas S/A

Operação Disclousure cumpriu mandados no Rio de Janeiro
Operação é realizada para apurar rombo contábil da empresa Americanas S/A
A Polícia Federal cumpriu, nesta quinta-feira (27), mandados de busca e apreensão em endereços ligados a gestores da empresa Americanas S/A no Rio de Janeiro. Dois mandados de prisão, também autorizados pela Justiça Federal, não foram executados em razão de os destinatários estarem no exterior.

A operação é fruto de investigação iniciada em janeiro de 2023, após a empresa ter comunicado ao mercado, por meio de fato relevante, a existência de inúmeras inconsistências contábeis e um rombo patrimonial estimado, inicialmente, em R$ 20 bilhões.

Iniciadas as apurações por parte da Polícia Federal, paralelamente, o fato foi comunicado ao MPF pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Pouco tempo depois, o MPF foi procurado por dirigentes da empresa que manifestaram interesse em colaborar com as apurações com informações, inclusive, sobre o funcionamento do esquema de fraude para ludibriar o mercado de capitais.

A formalização do acordo de colaboração premiada auxiliou nas apurações já iniciadas pela Polícia Federal. Ao longo da investigação, estabeleceu-se intensa cooperação por parte do comitê externo constituído pela empresa para apurar o ocorrido.

Foram ouvidos colaboradores, investigados, realizadas perícias e análises em materiais fornecidos pela empresa e pelos colaboradores, seguindo as diretrizes estabelecidas para o resguardo da prova digital.

Em junho de 2023, a empresa comunicou oficialmente ao mercado que havia encontrado inconsistências nas demonstrações financeiras, reforçando a existência da fraude contábil.

Crimes - Disclosure, expressão utilizada pela Polícia Federal para designar a operação, é um termo do mercado de capitais referente ao fornecimento de informações para todos os interessados na situação de uma companhia e tem relação com a necessidade de transparência das empresas de capital aberto. O nome se correlaciona, portanto, com os delitos de manipulação de mercado (Art. 27-C da Lei n. 6385/76) e uso de informação privilegiada/Insider trading (Art. 27-D da Lei n. 6385/76), entre outros em apuração. O caso se encontra a cargo do Gaeco, que atua em auxílio ao procurador natural, e que tem feito a investigação em parceria com a Polícia Federal.

PREVISÃO DO TEMPO: sexta-feira (28) sem chuvas no Rio de Janeiro

A temperatura pode variar entre 12ºC e 34ºC

PREVISÃO DO TEMPO: sexta-feira (28) sem chuvas no Rio de Janeiro
Esta sexta-feira (28) começa com tempo encoberto em todo o Rio de Janeiro. Durante a tarde, poucas nuvens em todo o estado e à noite, o tempo volta a ficar encoberto em cidades como Itaperuna, Angra dos Reis, Rio das Ostras e demais municípios do estado. 

A temperatura mínima fica em torno de 12°C, em Resende, e a máxima prevista é de 34ºC, em Nova Iguaçu. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 90%. 

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Homem é preso transportando maconha em Piraí

Homem é preso transportando maconha em Piraí/RJ
Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal

Um homem foi preso na noite desta segunda-feira (24) por policiais rodoviários federais em abordagem a um ônibus que trafegava pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) em Piraí.

Conforme as informações dos agentes, o passageiro transportava mais de 15 gramas de maconha.

Equipe fazia fiscalização em frente a Unidade Operacional em Piraí, quando abordou um ônibus da linha São Paulo–SP x Rio de Janeiro–RJ. Foi encontrado uma mochila em uma das poltronas com várias embalagens de maconha prontas para serem comercializadas.

O referido passageiro confessou que a mochila era sua e que teria saído de São Paulo capital.

Durante encaminhamento da ocorrência, ao longo do trajeto, ainda na viatura, o detido ofereceu 15 mil reais para que não fosse conduzido até a delegacia.

O fato foi encaminhado para a Polícia Civil.

Carreta tomba na Serra das Araras e deixa trânsito lento em Piraí

Carreta tomba na Serra das Araras e deixa trânsito lento em Piraí
Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal

Uma carreta tombou no início da manhã desta quinta-feira, dia 27, no km 231 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Piraí - na pista de descida da Serra das Araras.

Informação da Polícia Rodoviária Federal é que houve interdição total da pista e o fluxo fluiu pela faixa de acostamento.

Carreta pega fogo ao ser atingida por outra na BR-393, em Vassouras

Carreta pega fogo ao ser atigida por outra na BR-393, em Vassouras
Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal
Uma carreta carregada com substância inflamável pegou fogo num acidente envolvendo mais uma carreta na madrugada desta quinta-feira, dia 27, em Vassouras. O acidente aconteceu por volta dás 00h15min, na altura do km 202.

De acordo com as informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a carreta incendiada cruzou a via para entrar no posto de combustível quando foi atingida por outra que seguia no sentido contrário.

Ainda conforme as informações, apesar do acidente ninguém se feriu. O Corpo de Bombeiros foi acionado e tive bastante trabalho para conter as chamas. A carreta foi toda consumida pelo fogo.

O trânsito seguiu em sistema de siga e pare. Até a parte da manhã de hoje o fluxo seguia com interdição parcial.

Carga superdimensionada desce a Serra das Araras pela Dutra

Carga superdimencionada desce a Serra das Araras pela Dutra
Foto: divulgação da Polícia Rodoviária Federal
Desceu na noite desta quarta-feira, dia 26, a Serra das Araras, em Piraí, a carreta carregada com uma carga superdimensionada vinda de São Paulo. O veículo chegou ao trecho no sul fluminense na última terça-feira, dia 25, e foi conduzido com auxílio da Polícia Rodoviária Federal.

A carga saiu de Queluz–SP por volta dás 14h40min de quarta-feira (25), partindo do km 4 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116, sentido Rio de Janeiro.

O transformador, com  231,7 toneladas, era transportado num conjunto com um peso bruto total de 391,7 toneladas; comprimento total de 59,92 m; largura total de 3,96 m; e altura total  5,75m. 

A carga saiu de Guarulhos–SP com destino Itaguaí–RJ. O comboio se deslocou entre 30 a 40 km/h. Por conta das dimensões, era possível transitar na maior parte do trecho pela faixa da direita, mas, para passar pelas obras de arte (pontes, viadutos, etc.) é necessário passar em velocidade menor, no centro da pista, passando apenas a carga, sendo necessário segurar o trânsito até que a carga passe totalmente.

Em Resende, por conta da altura, não pode passar por baixo do viaduto, sendo necessário desviar pela rotatória da entrada da cidade, próximo ao Spani, passando pela via marginal até retornar à pista principal.

Alunos desenvolvem bengala inteligente personalizada para deficiente visual em Volta Redonda

Equipe apresentou o protótipo ao prefeito Neto nessa quarta-feira (26) com a ideia de ampliar a produção para atender outras pessoas com a mesma deficiência
Alunos desenvolvem bengala inteligente personalizada para deficiente visual em Volta Redonda
Sete alunos de robótica do último ano do Ensino Fundamental do Colégio João XXIII, unidade da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), no Retiro, apresentaram nesta quarta-feira, dia 26, o projeto “Bengala Inteligente” ao prefeito da cidade, Antonio Francisco Neto, sob orientação do professor Frederico Pitasse, que compõem o grupo responsável pelo desenvolvimento do protótipo.

A estudante do Instituto Estadual Professor Manuel Marinho, Taís Vitória Silva de Paula, de 17 anos, que tem deficiência visual e ajudou os estudantes a aprimorar o equipamento, participou da demonstração no gabinete do prefeito. Ela estava acompanhada pela mãe Andreia Silva e Costa e mostrou como funciona a “Bengala Inteligente”, que emite sinais sonoros e vibra para apontar obstáculos.

O professor Frederico Pitasse explicou que essa unidade foi personalizada para Taís e que a ideia é produzir outras 20 “bengalas inteligentes”, respeitando às necessidades pessoais de quem vai utilizar. “A intensidade da vibração e o volume do som, por exemplo, vão depender da sensibilidade de cada deficiente visual”, explicou, ressaltando que essa primeira unidade será entregue à Taís.

O prefeito Neto disse da importância do projeto e o alcance social que a iniciativa pode ter. “Vamos viabilizar a produção, inicialmente, dessas outras 20 bengalas como essa. Por meio da parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD) e a Fevre, faremos a aquisição dos equipamentos necessários para fabricar as novas unidades e atender mais pessoas com deficiência visual no nosso município”.

O vereador Washington Uchôa, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara Municipal, e que participou da criação do projeto “Bengala Inteligente” quando estava à frente da SMPD, parabenizou os alunos e o professor que desenvolveram o protótipo.

O presidente da Fevre, Caio Teixeira, se comprometeu a agilizar os trâmites para aquisição dos equipamentos, para proporcionar a produção de novas “Bengalas Inteligentes”. “É com enorme satisfação que apoio esse projeto, desenvolvido por nossos alunos e que ajuda as pessoas com deficiência. Tenho certeza que o resultado positivo e ver a alegria no rosto da Taís, a primeira beneficiada, faz da ‘bengala inteligente’ melhor que qualquer troféu. E olha que toda a equipe tem prêmios em campeonatos nacionais de robótica”.

Também estavam no gabinete do prefeito Neto a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Eliete Vasques; e as advogadas Renata Cristiane Ferreira Ramos de Andrade e Aletusa Machado Oliveira, da Comissão da Pessoa com Deficiência da OAB-VR (Ordem dos Advogados do Brasil de Volta Redonda).

Fotos de Cris Oliveira – Secom/PMVR.

Volta Redonda: ‘Nadando com Thiago Pereira’ abre oficialmente temporada 2024

Abertura reuniu 360 crianças nesta quarta-feira, 26, no Parque Aquático Municipal; projeto conta com patrocínio da CSN por meio da Lei Federal de incentivo ao Esporte, com parceria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
Volta Redonda: ‘Nadando com Thiago Pereira’ abre oficialmente temporada 2024
Na manhã desta quarta-feira, dia 26, o projeto social “Nadando com Thiago Pereira” foi aberto oficialmente no Parque Aquático Municipal, em Volta Redonda. Pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa oferece aulas de natação gratuitas para crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com o objetivo de ensinar a prática de natação sem preparo para alto rendimento. Nesta temporada, 360 alunos do município foram inscritos, e as aulas iniciadas em maio deste ano no próprio Parque Aquático têm a duração de seis meses.

Durante a abertura, os alunos receberam das mãos do idealizador do projeto, o ex-atleta Thiago Pereira, o novo kit uniforme, com camiseta, toca, óculos, sunga para meninos e maiô para as meninas.  

O projeto

Thiago Machado Vilela Pereira é um ex-nadador brasileiro, maior medalhista de todos os tempos dos Jogos Pan-Americanos, ex-recordista mundial dos 200 metros medley em piscina curta e medalhista olímpico em Londres 2012. “Nadando com Thiago Pereira” é a concretização de um sonho antigo de Thiago: realizar um projeto social na cidade que nasceu e cresceu, a cidade do aço.
 
O “Nadando com Thiago Pereira” começou em 2022, e, desde então, conta com o patrocínio da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) por meio da Lei Federal de incentivo ao Esporte, com parceria da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).

Fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.

Vigas em curva para construção de novo viaduto serão lançadas domingo (30) em Volta Redonda

Estruturas metálicas foram descarregadas nesta quarta (26) no local da obra, no bairro Voldac. Novas vigas devem ser lanças em meados de julho
Vigas em curva para construção de novo viaduto serão lançadas domingo (30) em Volta Redonda
As três primeiras vigas metálicas em curva para construção do novo viaduto ligando os bairros Voldac e Niterói, em Volta Redonda, ficaram prontas e foram descarregadas no local da obra nesta quarta-feira (26), nas proximidades do Batalhão de Polícia Militar, no Voldac. A obra faz parte da série de melhorias previstas no Plano de Mobilidade Urbana do município.
 
A empreiteira Santa Luzia, responsável pela construção do viaduto, informou que o lançamento das vigas sobre os pilares de sustentação deve acontecer no domingo (30). As estruturas metálicas servirão de base para a construção da pista de rodagem do viaduto.

Ainda segundo a empresa, a cada viga que for sendo lançada, as equipes iniciam a execução do escoramento e construção da fôrma para execução da laje em concreto armado sobre as vigas, onde será a pista de rolamento. A previsão é que outras três novas vigas em curva fiquem prontas e entregues no local da obra em meados do próximo mês.

Em outro trecho da obra, onde está sendo construída a outra extremidade do viaduto, as equipes iniciarão o processo de aterro com solo para que, em breve, os pilares deste trecho comecem a receber também as vigas metálicas de sustentação.

Mais fluidez no trânsito
 
O novo viaduto prever melhorar a fluidez do trânsito no cruzamento entre as avenidas Sávio Gama e Nossa Senhora do Amparo, assim como para os motoristas que deixam ou seguem para os bairros Retiro e Voldac. Essa e outras obras de engenharia e intervenções urbanas estão sendo executadas com investimento de cerca de R$ 140 milhões do Governo do Estado.

Fotos de Geraldo Gonçalves – Secom/PMVR.

Câmeras particulares do Laranjal são integradas ao sistema do Ciosp-VR

Medida amplia a capacidade de monitoramento do Ciosp, em uma parceria com a associação de moradores
Câmeras particulares do Laranjal são integradas ao sistema do Ciosp-VR
As câmeras particulares do bairro Laranjal já estão funcionando de forma integrada ao sistema de monitoramento da prefeitura de Volta Redonda, no Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). A medida, que teve início como um projeto-piloto no mês passado, é uma ação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) em parceria com a associação de moradores que busca ampliar a capacidade de monitoramento do Ciosp.

Maior sensação de segurança

O presidente da associação de moradores do Laranjal, André Barroso, contou que o projeto coletivo de monitoramento no bairro surgiu em 2021, com a proposta de melhorar a segurança dos moradores. Desde então, segundo ele, situações como acidentes de trânsito, furtos e até invasões de imóveis foram flagrados pelos equipamentos. Hoje, com a adesão ao sistema do Ciosp a sensação é de maior segurança.

O engenheiro Cassius Rodrigues disse que, com a vigilância da Ordem Pública, ele e outros moradores se sentem mais seguros.

Lei permite que população ceda imagens

Volta Redonda conta com uma lei municipal de autoria do vereador Renan Cury, sancionada em 2022 pelo prefeito Antonio Francisco Neto, que prevê que o Poder Público pode receber, de forma gratuita, imagens de câmeras de segurança privadas que sejam direcionadas para vias públicas. As imagens devem atender a alguns critérios que são definidos pela Semop, entre eles o interesse público e a viabilidade técnica.
 
Fotos: Divulgação/Semop

Festival de Dança de Volta Redonda acontece neste final de semana na Vila Santa Cecília

Em sua 23ª edição, evento terá quase dois mil dançarinos e dançarinas de oito cidades se apresentando de sexta-feira (28) a domingo (30)
Festival de Dança de Volta Redonda acontece neste final de semana na Vila Santa Cecília
Começa nesta sexta-feira, dia 28, e vai até domingo, dia 30, o XXIII Festival de Dança de Volta Redonda, que será realizado embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília.

Serão quase dois mil dançarinos e dançarinas – amadores e profissionais – de 74 entidades especializadas em dança, academias, escolas e projetos sociais de oito municípios do estado do Rio: além de Volta Redonda, Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Resende, Porto Real, Quatis, Pinheiral e Barra Mansa.

O Festival de Dança de Volta Redonda terá a apresentação de quase 200 coreografias durante os três dias de evento, indo dos grupos infantis até os adultos, incluindo gêneros como o Ballet Clássico, Jazz e Dança Contemporânea. A sexta-feira está reservada para grupos infantis e infantojuvenis, a partir das 16h30. Irão subir ao palco alunos de escolas públicas, projetos sociais e programas da Secretaria de Esporte e Lazer.

No sábado (29), a programação terá início às 17h, com apresentações de grupos adultos e juvenis de clubes, academias, projetos sociais e de programas da Smel. O encerramento será no domingo, às 16h30, com apresentações na categoria infantil de escolas privadas, clubes e academias.

O evento é realizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com entrada franca.

Nova vacina contra a Covid-19 está liberada para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em Volta Redonda

Nova vacina contra a Covid-19 está liberada para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em Volta Redonda

Começou na terça-feira, dia 25, a ampliação da aplicação da nova vacina contra a Covid-19 para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em Volta Redonda. Os locais de vacinação também estão sendo ampliados para todas as unidades básicas de saúde do município.

A aplicação das doses da nova vacina contra a Covid-19 está sendo realizada nas unidades básicas de saúde do Jardim Paraíba, Conforto e Retiro 1, das 8h às 16h.

Já o intervalo para receber a nova vacina é de seis meses da última vez que se vacinou contra a Covid-19.

Funcionamento das unidades básicas de saúde

De segunda a sexta-feira, as unidades básicas de saúde dos bairros Siderlândia, São Geraldo, Vila Rica/Tiradentes, Açude 1, Santo Agostinho, Volta Grande, Vila Mury, Santa Cruz e 249 funcionam em horário estendido, das 8h às 18h. As demais unidades funcionam das 8h às 16h, também de segunda a sexta-feira.

Encontro Nacional de Motociclistas e Triciclistas será realizado neste final de semana na Ilha São João em Volta Redonda

Evento tem início na próxima sexta-feira (28), com caráter beneficente e diversas atrações, incluindo show da banda Plebe Rude
Encontro Nacional de Motociclistas e Triciclistas será realizado neste final de semana na Ilha São João em Volta Redonda
O Encontro Nacional de Motociclistas e Triciclistas de Volta Redonda chega à sua 27ª edição, e neste ano vai acontecer de sexta-feira (28) a domingo (30) no Centro de Eventos da Ilha São João. 
 
Organizado pelo motoclube Falcões de Aço e com apoio da prefeitura da cidade, o Encontro terá diversas atrações para os amantes dos veículos de duas e três rodas, mas também para quem estiver a fim de curtir algumas horas de lazer com a família.

O Encontro de Motociclistas tem, ainda, caráter beneficente, e por isso o custo do ingresso será a doação de dois quilos de alimentos não perecíveis por pessoa, com o total arrecadado sendo distribuído entre 16 entidades assistenciais e filantrópicas de Volta Redonda, que atendem a cerca de duas mil famílias. Na sexta-feira, a entrada será a partir das 18h, enquanto que no sábado e domingo os portões serão abertos às 10h.

O evento vai oferecer aos motociclistas, triciclistas e visitantes opções como exposição de diversos modelos de motocicletas e triciclos, praça de alimentação, lojas de artigos de couro e metal, artesanato, concessionárias das maiores marcas de motocicletas e playground para as crianças. Outra atração será a apresentação de manobras radicais em motocicletas executadas por profissionais integrantes do grupo de wheeling.
 
Para os motociclistas e triciclistas que virem de outras cidades e estados, o presidente dos Falcões de Aço, Batista Reis, lembra que haverá área de camping com café da manhã (gratuito para os escudados) na Ilha São João, e que o tradicional churrasco “boi no rolete” será oferecido no sábado (29). Não será permitida a entrada de alimentos e bebidas no local do evento.

Plebe Rude em Volta Redonda

Quem marcar presença no 27º Encontro Nacional de Motociclistas e Triciclistas de Volta Redonda não vai poder dizer que faltou música – principalmente rock and roll – no evento. No primeiro dia, vão se apresentar as bandas Sibillus e Klassica; já no sábado, a tradicional Banda Municipal de Volta Redonda será uma das atrações, além das bandas Riders, Interceptor V8 e os brasilienses da Plebe Rude.

Formada no início dos anos 80, o grupo foi um dos grandes nomes surgidos na capital federal à época, ao lado da Legião Urbana e Capital Inicial. Entre os grandes sucessos da Plebe estão “Até quando esperar”, “Proteção”, “Brasília”, “Minha renda”, “Johnny vai à guerra (Outra vez)” e “Sexo e karatê”.  

“O Encontro Nacional de Motociclistas e Triciclistas é um dos eventos mais tradicionais de Volta Redonda e faz parte do calendário do município. Esse evento, culturalmente, projeta o município para o Brasil como um todo, e é uma honra a prefeitura poder apoiar e divulgar esse encontro”, disse o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza.

Jovem flagrado avançando sinal vermelho é detido por desacato a guarda municipal em Volta Redonda

Na tentativa de fugir da abordagem, jovem avançou outros dois semáforos antes de ser parado pelos agentes da GM
Jovem flagrado avançando sinal vermelho é detido por desacato a guarda municipal em Volta Redonda
Um jovem de 19 anos foi detido após desacatar um guarda municipal de Volta Redonda. O caso aconteceu no último sábado (22) depois que o detido, que conduzia uma motocicleta, foi flagrado avançando o sinal vermelho na Avenida dos Trabalhadores, na altura da Vila Santa Cecília. Na tentativa de fugir da abordagem, o jovem avançou ainda mais dois semáforos antes de ser parado na Rua 14, no mesmo bairro.

Durante a abordagem foi constatado que a motocicleta estava com os retrovisores inoperantes e outras irregularidades. Ao ser informado que teria a moto removida ao depósito público, o jovem, que conduzia a motocicleta com uma Permissão Para Dirigir (PPD), conhecida popularmente como CNH (Carteira Nacional de Habilitação) provisória, proferiu uma série de ofensas ao agente público, recebeu voz de prisão por desacato e foi levado para a delegacia da Polícia Civil (93ª DP).

PREVISÃO DO TEMPO: quinta-feira (27) chuvosa no Rio de Janeiro

A temperatura pode variar entre 12ºC e 32ºC

PREVISÃO DO TEMPO: quinta-feira (27) chuvosa no Rio de Janeiro
Esta quinta-feira (27) começa com chuvas brandas em quase todo o estado do Rio de Janeiro, com exceção do noroeste fluminense, onde não há previsão de chuva.

Durante a tarde, há possibilidade de chuva no sul fluminense, Metropolitana do Rio de Janeiro e Baixadas Litorâneas. À noite, há possibilidade de chuva em todo o estado, atingindo cidades como Petrópolis, Nova Friburgo e Valença.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o avanço da frente fria em direção a Região Sudeste poderá provocar chuvas moderadas na parte leste da região.

A temperatura mínima fica em torno de 12°C, em Paraty e a máxima prevista é de 32ºC, em São Francisco de Itabapoana. A umidade relativa do ar varia entre 70% e 85%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Homem é detido por importunação sexual em Barra Mansa

Homem é detido por importunação sexual em Barra Mansa
Na tarde desta quarta-feira (26), a Guarda Municipal de Barra Mansa (GMBM) prendeu um homem nas redondezas do Colégio Nossa Senhora do Amparo, no Centro, acusado de importunação sexual. A situação foi relatada por alunos adolescentes, que apontaram o senhor que havia feito perguntas de cunho sexual a eles.

Após a chegada de uma viatura da Guarda Municipal, o suspeito foi conduzido a 90ª Delegacia de Polícia, onde foi registrado um boletim de ocorrência.

A Guarda Municipal informa que conta com a Patrulha da Mulher e casos como o ocorrido podem ser denunciados através do WhatsApp (24) 99931-8829 ou pelos telefones: (24) 3028-9339, (24) 3028-9369 e 153.

Rádio Acesa