Rádio Acesa FM VR: 2021-05-02

sábado, 8 de maio de 2021

Covid-19: Barra Mansa atinge a marca de 60 mil doses aplicadas

Município ampliou o atendimento para pessoas com doenças cerebrovasculares, imunossuprimidos, cirrose hepática e doença renal crônica

Barra Mansa atingiu a marca de 60.371 doses administradas e 17.653 pessoas com o sistema completo de vacinação. O número foi alcançado durante a ação deste sábado (08), no Parque da Cidade, onde a equipe da Secretaria de Saúde aplicou a primeira dose da AstraZeneca em pessoas com doenças cerebrovasculares, imunossuprimidos, cirrose hepática e doença renal crônica.

Outros grupos também foram atendidos durante a ação que aconteceu em sistema drive-thru e na “Tenda da Vacina” para pedestres. As equipes vacinaram profissionais de saúde e da educação, policiais militares, guardas municipais, idosos, gestantes e pessoas com hipertensão, pneumopatias, diabetes e obesidade.

O secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, explica o avanço da vacinação em pessoas com comorbidades. “Os grupos de risco são preconizados pelo Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que seguimos rigorosamente. É importante destacar que aqueles que fazem parte de algum grupo e que não tenham conseguido tomar no dia marcado, podem vir a qualquer dia que serão atendidos”.

A moradora do bairro Goiabal, Vanilda Silveira, possui problemas cardiovasculares e demonstrou satisfação em ser imunizada. “Estou muito feliz, assim como todos os barra-mansenses. Achei que ia demorar um pouco mais para ser imunizada. Barra Mansa tem trabalhado direitinho. Se Deus quiser, a vacina vai vir para todos. Queria que hoje todas as famílias estivessem tomando a vacina”.

Homem é preso após agredir a mãe, em Quatis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Google Street View
Um homem de 25 anos foi preso na manhã neste sábado (8) por policiais militares, na Estrada Quatis x Amparo, na altura do bairro Água Espalhada, por suspeita de agredir a mãe.

No local, os agentes fizeram contato com uma mulher de 46 anos, a qual disse que seu filho estava armado com uma faca e tentou furar seu pescoço. O acusado, ao avistar os policiais, adentrou a residência, sendo detido logo em seguida.

Em buscas no imóvel, os policias encontram nenhuma arma de fogo, porém no quarto do agressor foi encontrada uma faca que segundo a vitima teria sido utilizada para tentar matá-la. 

Mãe e filho foram conduzidos ao Hospital São Lucas em Quatis, e após levados a 100ª DP de Porto Real. O homem foi autuado por lesão corporal e permaneceu preso.

Jovem sem habilitação, pega direção de carro e provoca acidente na Dutra, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspto.com.br
Foto: PRF
Um acidente foi registrado neste sábado (8), no km 286 da Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa, RJ.

A PRF informou que foi acionada, por volta dás 14 horas, para se deslocar até há um quilômetro do posto policial de Floriano para averiguar um capotamento envolvendo um VW Gil azul, quando constatou que o veiculo tinha colidido com a mureta central e em parte parando no acostamento.

Ainda de acordo com as informações, um jovem de 20 anos, não habilitado, estava conduzindo o veículo, ele era o único ocupante e que teria sofrido algumas escoriações.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF

Por se configurar crime de trânsito, foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência da PRF (TCO), com enquadramento no artigo 309 do CTB, dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para dirigir ou habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano, tendo o indivíduo assinado se comprometendo a comparecer ao JECRIM quando for intimado e sendo liberado para responder o processo em liberdade.

"Além de ter que responder o processo pelo crime de trânsito, também foram aplicadas multas pelas infrações encontradas no valor total de R$ 2.444,75. O veículo foi removido para o pátio, pois está com licenciamento vencido.

Empresas que causarem maus-tratos a animais no RJ poderão ter a inscrição cassada

Objetivo é transformar o estado em referência mundial de políticas públicas de proteção e bem-estar animal

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro sancionou a Lei 9.272/2021, que determina que seja cassada a inscrição estadual de empresas que provocarem maus-tratos a animais. A regra está publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (7/5).
 
O projeto de lei que trata o tema, de autoria da deputada estadual Tia Ju (Republicanos), havia sido aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). De acordo com o texto, caso o abuso seja comprovado, o animal deve ser apreendido de forma imediata por órgão competente, e o local, interditado. O responsável pela empresa também será conduzido a uma autoridade policial para que medidas cabíveis sejam adotadas. Vale frisar que a cassação da inscrição estadual da empresa só ocorrerá após trânsito em julgado de sentença condenatória.

Selo PET Friendly / Amigo dos Animais

Em dezembro, o Governo do Estado lançou o selo PET Friendly / Amigo dos Animais, certificação concedida aos estabelecimentos que permitem a entrada de animais de estimação e que possuam ambiente preparado para recebê-los. Até o momento, dezenas de hotéis, bares e restaurantes, além de centenas de lojas, já aderiram ao programa da Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (RJPET), que é vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento.

Estrada Floriano x Rialto passa por manutenção

Equipes também estão trabalhando na região de Ataulfo de Paiva

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Dando continuidade ao serviço de melhorias das vias rurais de Barra Mansa, a Secretaria de Desenvolvimento Rural vem realizando a manutenção da Estrada Floriano x Rialto, com a instalação de manilhas que impedirão o transbordo de água causada pela obstrução de uma área de recarga do solo.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, falou sobre o andamento do serviço. “Esse atendimento é uma prioridade, já que é um ponto crítico da Estrada Floriano X Rialto. A previsão é que finalize na próxima quarta-feira (12). Concluindo essa parte, atenderemos todo o trecho”.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

As equipes também vêm trabalhando na manutenção da subida do Morro do Galego e na região de Ataulfo de Paiva, onde estão fazendo a abertura de estadas, melhoramento de piso, alargamento da calha e roçada. As obras já estão acontecendo há 30 dias, com previsão de conclusão para os próximos sete dias.

Caso Henry: Justiça aceita denúncia e decreta prisão preventiva de mãe e padrasto do menino

A Justiça decretou a prisão preventiva do vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, e de Monique Medeiros da Costa e Silva de Almeida. Eles são acusados de serem responsáveis pela morte do menino Henry Borel, filho de Monique.

A juíza Elizabeth Machado Louro, da 2ª Vara Criminal da Capital, recebeu a denúncia do Ministério Público e disse que os fatos relatados no processo causaram forte clamor público.

“Para além da revolta generalizada que os apontados agentes atraíram contra si antes mesmo de serem denunciados pelo órgão com atribuição para tal, releva assinalar que o modus operandi das condutas incriminadas reforça o risco a que estará exposta a ordem pública, bem como a paz social, se soltos estiverem os ora acusados. As circunstâncias do fato, pois, estão a reclamar a pronta resposta do Estado com a adoção da medida extrema provisória, até como forma de aplacar a nefasta sensação de impunidade”, escreveu a magistrada.

Em sua decisão, a juíza considerou a possível coação de testemunhas por parte dos réus, conversas encontradas no celular de Monique pela polícia, além do fato de o casal ter sido preso em residência distinta da que moravam.

“As circunstâncias que norteiam a apuração do fato estão a recomendar a adoção da medida extrema de cautela - não se afigurando suficiente e adequada, pelas razões até aqui expostas, a adoção de qualquer das medidas substitutivas, mais brandas”, completou.

Processos sobre critérios de cobrança dos serviços de água e esgoto são suspensos em todo o estado do Rio

O desembargador Edson Vasconcelos (terceiro vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) suspendeu todos os processos em curso, individuais e coletivos, que dizem respeito ao critério da tarifação dos serviços de fornecimento de água e esgoto no Estado do Rio de Janeiro. A decisão visa acabar com decisões contraditórias por parte dos magistrados sobre a maneira como deve ser realizada a cobrança por parte das concessionárias.
 
O Superior Tribunal de Justiça (STJ), através dos Temas 407 e 414, que têm caráter vinculante para todos os tribunais do país, já havia decidido que é permitida a cobrança da denominada “tarifa progressiva” e que a cobrança deve ter por base o consumo de água que for registrado no hidrômetro. Em moradias individuais essa questão já está decidida judicialmente; entretanto, quando se trata de moradias coletivas, como os condomínios que são servidos por um único hidrômetro, a questão se torna complicada, pois há o consumo de dezenas e às vezes centenas de residências, o que faz com que a medição em um único aparelho apresente um exagerado consumo de água, levando o consumidor desses imóveis a suportarem um valor bem mais caro para o produto (água), pois quase sempre alcançará a última e mais cara faixa de consumo.
 
Diante dessa realidade, quando se trata de um único hidrômetro que serve várias residências, grande parte dos magistrados de primeira e segunda instância do TJRJ tem entendido ser mais justo a aplicação da "tarifa híbrida" de cobrança, ou seja, verificar o consumo de água registrado no medidor e dividir pelo número de unidades que são servidas por aquele hidrômetro obtendo, assim, o consumo médio de cada unidade residencial. Dessa maneira, é possível verificar em qual faixa de consumo se inserem as moradias que são servidas por aquele único medidor e consequentemente estabelecer uma cobrança mais de acordo com a realidade.
 
“Todas essas decisões trazem uma nova fórmula de cálculo da cobrança da tarifa de água, considerando a faixa de consumo, e a ausência de uma uniformização jurisprudencial, além de trazer uma indesejada insegurança jurídica entre fornecedores e consumidores, acaba sobrecarregando desnecessariamente o Poder Judiciário com muitas demandas e infindáveis recursos para todas as instâncias, daí a necessidade  e importância da urgente suspensão desses processos até que o STJ pacifique definitivamente a questão”, explicou o juiz Fábio Uchôa, auxiliar da terceira vice-presidência do TJRJ.

Jogador Marcinho vira réu por atropelamento que matou casal de professores

A 34ª Vara Criminal do Rio aceitou a denúncia do Ministério Público estadual contra o jogador Márcio Almeida de Oliveira, o Marcinho, ex-lateral direito do Botafogo, pelo atropelamento que matou os professores Maria Cristina José Soares e Alexandre Silva de Lima. O acidente aconteceu por volta de 20h30m do dia 30 de dezembro, quando o casal atravessava a Avenida Lúcio Costa, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade.

O jogador, a partir de agora, passa a condição de réu em ação penal pela prática de crime de homicídio culposo na direção de veículo. De acordo com a denúncia, há ainda o agravante de Marcinho não ter parado para prestar socorro às vítimas. Minutos antes do atropelamento, segundo o MP, ele guiava o seu veículo, um Mini Cooper, de forma imprudente, em zigue-zague, na pista sentido Barra da Tijuca, movimentada no momento do fato, numa velocidade compreendida entre 86km/h e 110km/h.  A velocidade máxima permitida na via é de 70km/h. Depois do atropelamento, o carro foi abandonado a Rua Professor Hermes Lima.  

Ainda conforme a denúncia, no dia do acidente, entre as 11h e 13h30, Marcinho esteve no restaurante Rei do Bacalhau, no bairro do Encantado, na Zona Norte, onde consumiu bebida alcoólica, ingerindo, ao menos, cinco tulipas de chopp.
Ao receber a denúncia, o juiz Rudi Loewenkron assinalou que “a inicial acusatória descreve adequadamente a conduta delituosa atribuída ao agente e encontra elementos indicativos de autoria e materialidade nos autos do inquérito policial que a instrui”.  E determinou a citação e intimação do jogador para apresentar defesa.

Três traficantes são presos na Cidade de Valença

91ª DP - Valença
Policiais Civis da 91ª DP (Valença) prenderam, nesta quinta-feira (6), três homens acusados de tráfico de drogas. Todos eles possuíam mandado de prisão pendentes de cumprimento, expedidos pela justiça.

De acordo com os agentes, o primeiro acusado foi capturado no bairro Varginha, o segundo na localidade conhecida como Benfica e o último no Cruzeiro, área central de Valença.

Os presos foram encaminhados ao presídio, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Traficante foragido da Justiça é preso em Rio das Flores

www.radioacesafm.blogspot.com.br
92ª DP - Rio das Flores
Policiais Civis da 92ª DP ( Rio das Flores) prenderam, nesta quinta-feira (6), um homem acusado de tráfico de drogas. Contra ele foi cumprido um mandado de prisão expedido pela Justiça.

De acordo com os agentes, o acusado é apontado como o líder do tráfico de drogas em Formoso, Distrito de Rio das Flores.

O preso foi encaminhado ao presídio, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Suspeito é detido com drogas no Bracuí, em Angra dos Reis

Um homem foi detido na noite desta sexta-feira (7) por policiais da UPP do Frade, em Angra dos Reis, região Costa Verde.

Uma denuncia anônima levou os agentes até à Rua das Margaridas onde foi visto um homem em atitude suspeita, à tipo a do trafico de drogas, quando o suspeito viu os policiais tentou se desfazer de uma sacola jogando-a em uma residência vizinha, que ao ser averiguada foram encontrados 36 papelotes de maconha, 15 pinos de cocaína e R$ 40,00 em espécie.

A ocorrência foi encaminhada a 166ª DP de Angra dos Reis.

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Bairro Eucaliptal recebe obra na rede pluvial

Equipes da SMI realizam limpeza, reparo e construção de caixas coletoras de água

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas, equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura efetuaram a limpeza e construção de caixa coletora de água pluvial no bairro Eucaliptal. A obra aconteceu na Rua José de Alencar.

“A tubulação estava causando muito transtorno, com vazamento dentro da residência de uma moradora. Foi feita uma nova rede e uma caixa para coletar melhor a água das chuvas”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Jerônimo Telles.

As equipes também realizaram limpeza da caixa de água pluvial na Rua Santa Rita, no bairro Três Poços, e a desobstrução de uma caixa do mesmo modelo na servidão localizada na Rua C, bairro Jardim Belvedere, onde a água estava atingindo a residência dos moradores.

Drenagem – O trabalho da secretaria em realizar melhorias de prevenção para evitar alagamentos em dias de chuvas também inclui a construção de uma rede de drenagem de água pluvial na Estrada União, altura do bairro Retiro. A obra tem como objetivo resolver um problema antigo que afeta a via, inclusive danificando o asfalto. São 140 metros de rede de manilhas com 30 cm de diâmetro, quatro caixas de captação e uma de inspeção.

Eleitor é multado por divulgar noticia falsa em São Fidélis, RJ

Corte manteve multa de R$ 20 mil que havia sido aplicada na zona eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) confirmou, na sessão desta quinta-feira (6), a multa no valor de R$20 mil aplicada pelo juiz eleitoral de São Fidélis a um eleitor pela divulgação de notícia falsa na véspera das eleições municipais de 2020. Por unanimidade, o Colegiado do TRE-RJ acompanhou o voto da relatora, desembargadora eleitoral Kátia Junqueira, que considerou haver na mensagem divulgada o intuito de afetar a imagem de candidato à prefeitura, “com divulgação de notícia sabidamente inverídica, de modo que extrapola os limites da liberdade de manifestação”.

Em live realizada na página pessoal no Facebook, na sexta-feira antes do pleito, Davi Loureiro Coelho afirmou que o prefeito do município e candidato à reeleição Amarildo Henrique Alcântara (Solidariedade) seria cassado, uma vez que teria promovido a distribuição de cestas básicas a alunos e alunas da rede municipal de ensino, às vésperas da eleição. Assim, os votos do candidato não seriam válidos. “Tal afirmação poderia levar o eleitor, que não tem grande conhecimento do trâmite dos processos eleitorais, a entender que, ao optar pelo candidato à reeleição, seu voto seria desconsiderado”, disse a relatora do processo.

A defesa de Davi Coelho argumentou que ele não havia divulgado notícia falsa, uma vez que corre, no Juízo Eleitoral de São Fidélis, ação para investigar a distribuição das cestas básicas pelo então candidato à reeleição. Como a ação judicial mencionada foi impetrada em data posterior à divulgação da live, o Colegiado do TRE-RJ rejeitou o argumento.

Ainda de acordo com o voto da desembargadora eleitoral Kátia Junqueira, mesmo não sendo candidato ao pleito de 2020, Davi Coelho “tinha interesse direto no resultado das eleições, já que é político conhecido no município, principal financiador da campanha do candidato Higor Porto e tio do candidato a vice-prefeito pela chapa em questão”. Para a relatora do processo, a conduta ilegal teria maior gravidade por ter sido praticada na antevéspera do pleito, o que não permitiu uma reação do candidato prejudicado nem a atuação da Justiça Eleitoral para reverter os efeitos da disseminação da notícia falsa. O fato de Davi Coelho ter sido condenado por condutas similares em três outros processos também pesou para que a multa fosse mantida.

Apenas 54,6% dos adultos utilizavam cinto no banco de trás do carro em 2019

www.radioacesafm.blogpsot.com.br
Levantamento do IBGE, em 2019, revelou que a cada cinco pessoas de 18 anos ou mais, quatro afirmaram usar sempre o cinto de segurança no banco da frente quando dirigiam ou andavam de automóvel.

O índice é de 79,7%; homens são um pouco mais resistentes à medida (77,7% contra 81,5% das mulheres); jovens também usam menos. O menor percentual foi constatado entre pessoas de 18 a 29 anos, com 71,1%;

Na área urbana, 82,6% afirmaram adotar a prática, enquanto na área rural, a taxa cai para 61,1%; 

Já para o uso de cinto no banco de trás do carro, a taxa é de 54,6%. E o índice cai ainda mais na área rural (49,7% contra 55,4% na área urbana);

Entre as pessoas que informaram dirigir motocicleta, 82,6% sempre usavam capacete. O índice mais alto é na faixa de pessoas com maior escolaridade (91,6%) e o mais baixo é entre aquelas sem instrução ou com fundamental incompleto (74,4%). Na área rural a taxa é de 60,7%, enquanto na urbana é de 89,2%;

70% dos motoristas afirmam que nunca manuseiam o celular durante a direção. No entanto 30% o faziam, seja raramente (13,9%), às vezes (10,6%), quase sempre (2,4%) ou sempre (3,1%), incorrendo em risco de acidente;

Mais da metade (59,5%) dos acidentes de trânsito que resultaram em lesões corporais foram com quem dirige moto. Enquanto os automóveis responderam por 31,0% dos acidentes;

Cerca de 3,9 milhões de pessoas, ou 2,4% da população, afirmaram ter sofrido acidente de trânsito no período dos 12 meses anteriores à entrevista;

Cerca de 2,6 milhões de pessoas acima de 18 anos, ou 2,6% das pessoas que trabalhavam na semana de referência, relataram ter sofrido algum acidente de trabalho. Desse total, mais que o dobro era de homens: 68,7% contra 31,3%.

Covid-19: Pinheiral divulga novo óbito nesta sexta-feira (7)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Pinheiral registrou hoje (07/05) o quinquagésimo quarto óbito pela Covid-19. O novo óbito é de uma mulher de 49 anos que estava internada fora do município. 

Na cidade são 2512 casos confirmados (2407 curas, 54 óbitos, 39 em isolamento domiciliar e 12 internados fora do município).  Até agora 4501 casos foram descartados. 

Informamos ainda que agora o município realiza testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.

GMBM realizada campanha Maio Amarelo

Ações visam conscientizar o público e promover um trânsito mais seguro

www.radioacesafm.blogspto.com.br
Na manhã desta sexta-feira, 07, a Guarda Municipal de Barra Mansa iniciou a campanha Maio Amarelo para conscientizar a população do município a respeito da segurança no trânsito. A equipe do Programa de Educação no Trânsito (PET) esteve na Praça das Nações Unidas, orientando motoristas e pedestres. Devido à pandemia da Covid-19, as ações serão diferentes este ano e vão conscientizar através de uma propaganda visual, com utilização de cartazes. 

O município realiza o projeto Maio Amarelo há cinco anos e os índices mostram a redução no número de acidentes. As ações irão acontecer em pontos estratégicos de diversos bairros, entre eles Ano Bom, Vila Nova, Centro e Boa Sorte. 

O coordenador do Programa de Educação no Trânsito, inspetor Silva, falou sobre as ações. “A gente procura chamar a atenção da sociedade, mostrando que o trânsito hoje faz parte da nossa vida, do cotidiano e que devemos nos atentar para os altos índices de acidentes. As campanhas propõem a diminuição desses acidentes. Esse ano o tema é Responsabilidade e Respeito”. 

O Inspetor concluiu, explicando como funcionarão as ações de conscientização no trânsito nos próximos dias. “Chamamos empresas de ônibus para entrarem nessa conosco, utilizando uma frase de conscientização sobre Maio Amarelo no letreiro dos ônibus. Além disso, vamos visitar escolas com o Projeto Sala de Trânsito, com o intuito de trabalhar essas informações com as crianças também”, afirmou. 

Nos próximos dias 10 e 11 de maio haverá o lançamento do letreiro de conscientização nos ônibus. No dia 12, inicia o Projeto Sala de Trânsito na Escola Municipal Bartolomeu Anacleto, no Distrito de Floriano. Já no dia 13, será a continuação deste projeto na Escola Municipal Julio Branco, no bairro Km 4, além das ações contínuas no decorrer de todo o mês de maio.

Estado do Rio recebe mais de 427 mil doses de vacina contra a Covid-19 neste sexta-feira (7)

Serão distribuídas 331.200 doses de Oxford/AstraZeneca para primeira aplicação e 96 mil de CoronaVac para segunda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza mais uma entrega de vacina contra Covid-19 aos 92 municípios do estado. A distribuição de 427.200 doses, sendo 331.200 de Oxford/AstraZeneca e 96 mil de CoronaVac, começou na última quinta-feira (06), seguiu nesta sexta (07) e será finalizada na segunda-feira (10).

O imunizante da Oxford/AstraZeneca  é destinado à segunda dose de trabalhadores da saúde, pessoas de 65 a 69 anos e de 85 a 89 anos, povos e comunidades tradicionais quilombolas. Quanto às doses de CoronaVac, todas são para segunda aplicação de pessoas com 60 a 64 anos, forças de segurança e salvamento e armadas e trabalhadores da saúde.

O município do Rio de Janeiro retirou parte do seu lote na quinta (06) e deve retirar o restante ainda nesta sexta (07) na Coordenação Geral de Armazenagem (CGA), em Niterói. São Gonçalo, Maricá e Niterói retiraram parte de suas doses hoje (07) e o restante será retirado amanhã (08), também na CGA.

Na segunda-feira (10), será realizada a entrega terrestre para 17 municípios das regiões Metropolitanas I e II. Já para os outros 71 municípios, a distribuição será também na segunda (10), mas por aeronaves. Os helicópteros partem às 7h do Grupamento Aeromóvel da PM, em Niterói.

- Vamos continuar mantendo o esquema logístico de entrega da vacina que está sendo realizado desde o início da vacinação. Todos os municípios recebem o imunizante com a mesma celeridade – destacou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) enviou, nesta quarta-feira (05), ofício aos 92 municípios para que informassem o total de doses de segunda aplicação da vacina CoronaVac que estavam pendentes. A planilha foi encaminhada ao Ministério da Saúde, solicitando reposição dessas doses.

Em reunião com a direção do Conselho de Secretários Municipais (Cosems), ficou definido que as doses de CoronaVac que chegaram ao estado serão enviadas aos municípios que informaram déficit. Dessa forma, os imunizantes foram distribuídos de forma equânime e percentual, de acordo com o total informado por cada Secretaria municipal de Saúde.

Desde o início da campanha de vacinação contra Covid-19, a SES vem seguindo todas as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Todos os lotes que chegam aos estados vêm com orientação do grupo a que se destina. A Secretaria repassa rigorosamente essas orientações às Secretarias Municipais de Saúde.

Doses aplicadas - Até as 9h desta sexta-feira (07), o estado registrava 2.450.422 de pessoas vacinadas com a primeira dose e 1.117.998 com a segunda. O vacinômetro pode ser acessado pelo site: https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/

Casal sofre tentativa de homicídio no centro de Barra Mansa

Uma mulher e um homem foram baleados no final da tarde desta sexta-feira (7) no centro de Barra Mansa. O casal estava na Rua Pinto Ribeiro quando passou um carro com homens encapuzados atirando.

A PM informou que os dois foram socorridos e levados para a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa.

A unidade médica informou que o homem foi atingido no pescoço e a mulher na altura do ombro esquerdo e que o estado de saúde de ambos é estável e não correm risco de morte, mas seguem internados para novos exames. Eles seguem em observação.

Após serem ouvidos pelos policiais ainda no hospital, o caso foi encaminhado a 90ª DP, onde as vitimas ficaram de registrar a ocorrência assim que tiverem alta.

Ainda não há informações sobre os atiradores e a motivação da dupla tentativa de homicídio.

Apreendida em Volta Redonda moto que circulava com sirene para fazer ‘segurança’

Moradores do bairro São João reclamavam de barulho acima do permitido durante as noites

A Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) apreendeu nesta quinta-feira, dia 6, uma moto e autuou o motorista, após atender denúncias de barulho acima do permitido no bairro São João. Os moradores reclamavam que o veículo emitia um som alto de sirene diariamente após as 22h30.

De acordo com a Guarda Municipal, após receber as denúncias, os agentes constataram a irregularidade e identificaram que o veículo possuía o equipamento sonoro adaptado. Os guardas municipais relataram ainda que o motorista alegou exercer atividade de “segurança privada” no bairro.

A equipe de fiscalização da secretaria de Meio Ambiente realizou a aferição e o volume gerado pelo equipamento variava entre 62 e 75 decibéis, enquanto o limite permitido após as 22h30 é de 55 decibéis.

Foi feito o boletim de ocorrência na delegacia e, conforme o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), o veículo foi recolhido para o depósito da Guarda Municipal, a carteira de habilitação do condutor foi recolhida e o motorista foi autuado.

A partir de agora, investigações estarão em andamento para tentar descobrir quem são as pessoas responsáveis por tentar implantar um serviço ilegal de segurança privada no bairro.

Mapa de Risco Covid-19: estado do Rio de Janeiro está em bandeira laranja

Quatro regiões mantêm risco alto de contrair a doença (bandeira vermelha)
 
www.radioacesafm.blogspot.com.br
A 29ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira pela  Secretaria de Estado de Saúde, mostra que o Estado do Rio de Janeiro está com bandeira laranja (risco moderado de contrair a doença), mantendo o mesmo cenário epidemiológico da semana passada. As regiões Metropolitana I, Baía da Ilha Grande, Serrana e Noroeste permanecem com bandeira vermelha. Centro-Sul, Metropolitana II, Litorânea, Norte e Médio Paraíba seguem na laranja. A análise compara a semana epidemiológica 16 (18 a 24 de abril) com a 14 (4 a 10 de abril) de 2021.
 
Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).
 
O Estado do Rio de Janeiro apresentou uma redução de 31% no número de óbitos e as internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caíram 32% na comparação entre as semanas epidemiológicas analisadas. As taxas de ocupação de leitos no estado, nesta sexta-feira (07), são 85,6% para leitos de UTI e 61% para leitos de enfermaria.
 
Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.
 
Nova variante do vírus no Rio - O estudo que investiga as modificações sofridas pelo SARS-CoV-2 confirma que há uma nova variante do vírus da Covid-19 em circulação no Estado do Rio de Janeiro. A cepa recebeu o nome de P.1.2, por se tratar de uma mutação ocorrida na linhagem P1, que permanece em maior frequência (91,49%). A P.1.2 foi identificada em 5,85% das 376 amostras submetidas à segunda etapa do sequenciamento realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) em parceria com o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), do Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ, do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen), da Fiocruz e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio. Também foram identificadas, em menores proporções, as linhagens B.1.1.7 (2,13%) e P2 (0,53%). Até o momento, não se pode avaliar se a nova variante é mais transmissível e/ou letal. Nesta etapa, foram investigadas 376 amostras, de 57 municípios, selecionadas a partir de genomas enviados ao Lacen/RJ, entre os dias 24 de março e 16 de abril. A ação é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), com recurso de R$1,2 milhão.

SMSOP-Paraty divulga balanço de ações contra a desordem publica e cumprimento de decretos contra a Covid-19

A SMSOP em cumprimento às determinações dos Decretos Municipais, a partir de 26/03/2021 até 04/05/2021; realiza Fiscalizações e Operações Ostensivas de Vigilância, Ordenamento e Policiamento.
Nas Barreiras Sanitárias observamos:

*1) Total de 4.623 Veículos que Retornaram a origem de destinos por Ausência de Vouches e Requisitos de Entrada na Cidade.

2) Um Ônibus e uma VAN Apreendidos, Notificados e Multados por Infração ao Decreto e ao CTB.

3) "Blitz" (REP) em Pontos fixos para Coibir Infrações ao CTB e ao CP, sendo aplicada 38 Multas e 13 Remoções Veicular ao Depósito Público.

4) Removemos mais de 50 Veículos Sucata, 4 Barcos de Pesca e 1 Rede de Pesca,  abandonados em Via Pública ao Depósito Municipal.

5) Efetuamos, após Ação Integrada com a PMERJ e PCERJ, Condução de 05 "Flanelinhas" Irregulares com inobservância da Lei para 167DP.

6) Prisão de Motorista portando Irregularmente Espingarda Cal.20 Municiada, Art. 14 Lei 10. 826/03.
 7) Apreensão de "Cachorro"  para Lar Temporário, após sofrer Crime de Maus-tratos no Bairro: Coriscão.

8) Fiscalização e Fechamento de Oficina Sem Alvará, praticando Crimes Ambientais de Poluição Urbana e Sonora, além de focos de Doenças constatados.

9) Prisão de Traficante Armado, oriundo de Caxias/ Baixada Fluminense; com Arma de Fogo Municiada e 50 Papelotes de Cocaína, no Distrito de Trindade, após Informe Anônimo, a Guarda Municipal integrada com Proeis efetuou a Prisão do Criminoso e Apreensões das Drogas, Arma de fogo e Munições.

10) A GM em Ação Integrada  com a PCERJ prendeu Traficante com 244 Pinos de Cocaína na Praia Grande.

11) Ações Integradas com a Secretaria do Meio Ambiente e com a Polícia Civil, através da 167 DP - Paraty para Coibir Crimes Ambientais como: Desmatamento e Construção Irregular em Área de preservação ambiental no São Roque.

12) Total de 13 "Cavalos" soltos em Via Pública foram removidos para "Curral" face grave risco de dano a Integridade física dos Animais e das Pessoas que circulam nas Estradas.

Morre, aos 84 anos, Leandro Chaves reitor do UBM


Morreu nesta sexta-feira, dia 7, Leandro Álvaro Chaves, aos 86 anos, o reitor do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

Leandro Chaves contribuiu com o engrandecimento da educação do município, deixando um legado para as próximas gerações. Foi um dos fundadores da Sociedade Barramansense de Ensino Superior (Sobeu), mantenedora do UBM, assumindo a reitoria do centro universitário em outubro de 2012, após passar por diversos cargos dentro da instituição. 

Barra-mansense, foi precursor de uma longa trajetória para promover a justiça, atuando como advogado, professor de Direito, oficial de gabinete e secretário na Secretaria de Interior e Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Participou da fundação de importantes empreendimentos e instituições, como a seção local da OAB, a TV Sul Fluminense e as rádios Sul Fluminense e Sociedade 

Leandro Álvaro Chaves estava internado na Casa de Saúde Santa Maria e lutava contra um câncer. 

A Prefeitura de Barra Mansa lamenta a perda e presta suas sinceras condolências e solidariedade aos familiares e amigos.

Faetec: inscrição para profissionais bolsistas é prorrogada até dia 10 de maio

Prorrogadas as inscrições do processo seletivo simplificado para a seleção e formação de cadastro reserva de professores, instrutores, pedagogos e assistentes administrativos bolsistas que desejam atuar na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), por meio do Programa Novos Caminhos. O prazo para se candidatar segue aberto até o dia 10 de maio.

A inscrição é feita, exclusivamente, pela internet no endereço:  https://bit.ly/3aGzhUa. As vagas são destinadas aos servidores efetivos da Rede e profissionais que não possuem vínculo com a Fundação, exceto os que já possuem contrato temporário. O candidato deverá ficar atento às exigências do edital, pois só será aceito uma única inscrição por pretendente.

“Os profissionais selecionados serão remunerados na forma de concessão de bolsas, de acordo com o número de aulas ou de atividades previstas efetivamente realizadas. Os bolsistas receberão R$ 40, R$ 30 ou R$18 por hora-aula, dependendo da função, sendo a carga horária máxima semanal de 16 horas”, explica o presidente da Faetec, João Carrilho.

A candidatura aos cargos de pedagogo e de assistente administrativo deve ser realizada por e-mail (editalnovoscaminhos001.2021@gmail.com), com todos os documentos exigidos em edital. A primeira etapa do processo, de caráter classificatória, contará de avaliação curricular de títulos e experiência profissional na área pretendida. Já a segunda etapa eliminatória constará de uma entrevista.

Para os cargos de professor e de instrutor, os interessados deverão preencher o cadastro de inscrição, disponível no endereço eletrônico (https://bit.ly/3b7izxF). Como critério para classificar os candidatos, será utilizada a experiência na área de atuação. Será necessária também a comprovação da titulação. Os pretendentes serão dispostos por encargo, disciplina e unidade escolar.

“Estender o período de inscrições significa uma oportunidade para que mais pessoas se candidatem às vagas e possam fortalecer ainda mais a nossa Fundação. Não percam a chance dessa chamada final” , pontuou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr.Serginho.

Unidades com vagas abertas

Os cargos serão para preenchimento nas Escolas Técnicas Adolpho Bloch, de Restauro Carlos Frederico Werneck de Lacerda, de Saúde Herbert José de Souza, de Transporte Engenheiro Silva Freire, Helber Vignoli Muniz, Imbariê, João Barcelos Martins, República, Santa Cruz e Visconde de Mauá, além das unidades: Alemão, Angra dos Reis, Araruama, Barra do Piraí  (Matadouro), Barra Mansa, Belford Roxo (Heliópolis), Beth Carvalho, Bom Jardim, Búzios, Campinho, Campos dos Goytacazes (Solda), Cidade de Deus, Duque de Caxias (Santa Cruz da Serra), Engenho Novo, Itaboraí, Japeri, Laje de Muriaé, Magé, Mangaratiba, Marechal Hermes, Mendes, Miracema, Nilópolis, Nova Iguaçu (Centro e Austin), Paracambi, Pinheiral, Piraí, Queimados, Quintino, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Santa Marta, Santo Antônio de Pádua, São Gonçalo (Colubandê), São José de Ubá, Seropédica, Silva Jardim, Três Rios e Valença.

Cras do Açude é reaberto pela Smac nesta quinta-feira (6)

Além de todos os serviços sociais, unidade oferecerá oficinas de cabeleireiro e artesanato

www.radioacesafm.blogspot.com
A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) reabriu na manhã desta quinta-feira, dia 06, a unidade do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Marcelino de Moraes, do bairro Açude.  O centro social estava fechado há mais de um ano devido a pandemia e, para devolver a unidade à comunidade, foi necessária a realização de obras de revitalização e melhorias em todos os ambientes.  A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, vereadores, a associação de moradores do bairro e a comunidade.

O retorno do Cras deixou a comunidade do bairro satisfeita, segundo o presidente da associação de moradores do Açude, Alan Cunha. “Para nós, é uma grande satisfação e alegria receber o Cras de volta”, disse. Cunha aproveitou o seu discurso para citar a importância do Cras ter o nome em homenagem ao ex-vereador e ex-presidente da associação de moradores.  “Ele honrou muito a nossa comunidade. E, fico feliz em estar aqui hoje e ver que o nome do Marcelino de Moraes permanece neste Cras. Ele fez muito para o nosso bairro”, declarou Alan.  

O Cras, segundo Rosane Marques, diretora do Departamento de Proteção Básica da Smac, terá uma equipe completa para atender a comunidade.  “Temos 2,5 mil famílias cadastradas que agora voltam a receber todos os serviços do Cras.  A equipe está muito preparada para isso e gente conta com a experiência da coordenadora Daniele e de todos os funcionários que aqui vão trabalhar.  Também contamos com a equipe do departamento que trabalham na sede da Smac.  E o importante para nos é trazer a comunidade para dentro da unidade novamente. Quero que todos os moradores se sintam em casa aqui no Cras”, disse ela, anunciando que a unidade do Açude oferecerá oficinas de cabeleireiro e artesanato, a partir do dia 10 de maio.

Munir Francisco lembrou que a unidade do Açude é o 15 º Cras que a prefeitura reabre este ano. “Tenho muita alegria em reabrir esta unidade do CRAS. A cidade, em quatro anos, ficou acabada na saúde, educação, na juventude e na assistência social. Quando saímos em dezembro de 2016, nós deixamos em pleno funcionamento, todos os Cras, quatro centros de atividades múltiplas, o centro de inclusão produtiva, duas cozinhas comunitárias, centros dias para idosos, idosos com Alzheimer e o centro de atendimento para pessoas deficientes, abrigo municipal, o centro pop, enfim uma rede de assistência que era referência no país”, relatou o secretário, frisando que em janeiro deste ano, após quatro anos, encontrou uma situação muito diferente.

“Quando retornamos, a assistência estava acabada, infelizmente. Nenhum dos 35 Cras estava funcionando e nem mesmo os outros serviços de atendimento à população. Mas, ao assumirmos, arregaçamos a manga e já reabrimos, até hoje, 15 Cras. Todos eles serão reabertos e reformados até o final do ano. Além disso, estarmos preparando os centros dias para serem reabertos”, anunciou Munir.   “Estamos trabalhando e vamos vencer esta batalha, porque temos apoio irrestrito do prefeito Neto, dos vereadores, do trabalho de excelência de nossa equipe, e temos apoio e a confiança da população de Volta Redonda. Em pouco tempo, a assistência social, voltará a ser referência”, afirmou Munir.
 
Quem está confiante com a retomada dos serviços do Cras, é o aposentado José Batista, 65 anos. Ele contou que, por muitas vezes, havia precisado do Cras, mas encontrara a unidade de portas fechadas. “Utilizo vários serviços sociais, e ter encontrado o Cras do meu bairro fechado, me deixava chateado. Precisei me deslocar muitas vezes até a sede da Smac para ser atendido. E lá era muito difícil. Ainda bem que o Cras está de volta”, comemorou Batista. A jovem Djenefer Azevedo, 21 anos, foi ao Cras pedir auxílio para cadastro no programa de auxílio emergencial. “Preciso inserir meus dois filhos para receber um valor maior e aqui encontrei a ajuda”, comentou ela, que planeja começar a receber o bolsa família e participar do curso de cabeleireiro, que será oferecido pelo Cras.  

A filha, Celina de Moraes, ao lado de netos e bisnetos do homenageado Marcelino de Moraes, acompanhou a cerimônia, e disse ter ficado emocionada com a manutenção do nome de seu pai. Também estiveram na cerimônia os vereadores Hálison Vitorino, Paulinho AP e Vander Temponi, a secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela, secretária da Juventude, Larissa Garcêz e representantes da Defesa Civil.

Cursos e atividades no CRAS – O Cras do Açude abrirá, a partir de segunda-feira, dia 10, inscrições para duas oficinas de inclusão produtiva.  Serão oferecidos cursos de cabeleireiro e artesanato, ambos destinados a pessoas com maiores de 16 anos. Devido à pandemia de Covid-19 e para manter os cuidados de higiene e garantir distanciamento social, cada atividade terá 15 vagas.  

A coordenação do Cras também irá disponibilizar os serviços de convivência para crianças a partir de seis anos, adolescentes e idosos e, dentro de poucos dias, o telecentro com aulas de informática, também será retomado.

Volta Redonda registra 25 mortes na última semana de abril

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda divulgou o Boletim epidemiológico sobre a Covid-19 nesta quinta-feira, dia 6 de maio. Os dados foram registrados nas ultimas semanas de abril junto ao Sistema Único de Saúde.

Dados de notificação de casos
Notificados – 68.469
Confirmados – 26.898
Casos confirmados na última semana 18/04/2021 a 24/04/2021 – 669

Exames Realizados
RT PCR molecular realizados – 41.246
Testes de Antígeno realizados –14.380
Exame RT PCR molecular realizado na última semana 18/04/2021 a 24/04/2021– 540
Testes de Antígeno realizado na última semana 18/04/2021 a 24/04/2021 – 632

Total de óbitos confirmados– 777

Óbitos confirmados na última semana 18/04/2021 a 24/04/2021 – 25

Taxas de ocupação de leitos SUS
Leitos Clínicos– 72%
Leitos UTI %– 86%

Taxas de ocupação de leitos Privados
Leitos Clínicos– 39%
Leitos UTI %– 61%
Classificação de Bandeira: Laranja

Vacinação
1ª dose aplicada – 64.492
2ª dose aplicada – 23.307
Total de doses aplicadas – 87.799

Fonte: e-SUS

Motos barulhentas, sem placas, farol e paradas em lugar errado são recolhidas em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Guarda Municipal fez uma operação para coibir ações irregulares no trânsito nesta quinta-feira, dia 06, a pedido da população. A ação ocorreu na Via Sérgio Braga, próximo ao antigo refeitório da CSN, no Conforto, e recolheu cinco motos para o pátio municipal.

Entre os problemas registrados pela Guarda Municipal para fazer o recolhimento estão: cano de descarga aberto para fazer mais barulho; motos sem placa, farol ou outros equipamentos obrigatórios; estacionamento irregular sobre a calçada.

O mesmo local onde a operação desta quinta-feira aconteceu foi alvo de uma ação de conscientização ao longo do último mês. Os motociclistas foram orientados a estacionar adequadamente e a regularizar as condições dos veículos.

Além disso, a Secretaria Municipal de Transporte refez a sinalização no local, para que não houvesse dúvidas sobre a necessidade de estacionar corretamente.

Gestante denuncia que foi agredida por motorista de ônibus no centro de Volta Redonda

A gestante e seguidora Jennifer contou ao PORTAL DE NOTICIAS RÁDIO ACESA que por volta das 19:15 de quarta-feira, dia 5, embarcou em um ônibus que fazia a linha Mangueira (L715), na altura da Avenida Amaral Peixoto e foi até a Vila Santa Cecília (Shopping), em Volta Redonda. 

Ela e o filho, de três anos, entraram pela porta traseira do coletivo por estar com a barriga grande [aproximadamente nove meses], e a sogra, uma senhora de 65 anos entrou pela porta dianteira e alertou o condutor que Jennifer estava com uma criança ao colo e grávida.

Segunda a mulher, o motorista teria dito à sogra que ele sabia do dever dele e não precisava de qualquer orientação. Quando ela ia desembarcar na Vila, ao pisar no último degrau o motorista fechou a porta, ela ao perceber que teria a barriga prensada, recuou, nesse momento os passageiros que seguiam no coletivo gritaram chamando a atenção do motorista que minimizou dizendo que não tinha visto a gestante.

Ainda de acordo com a mulher, ao questionar que tinha pedido a sogra para avisa-lo sobre o embarque pela porta traseira, a mulher disse que o condutor começou a xingar.

Ainda de acordo Jennifer, no momento ficou nervosa e passou mal, a pressão subiu e começou a sentir dores. Por esse motivo ela não teria conseguindo solicitar o auxilio da polícia.

Jennifer protesta contra o atendimento do motorista e se diz revoltada, pois havia apenas o condutor trabalhando no ônibus. "Ele fazia a função de cobrador, e até a passagem que eu paguei, a minha sogra entregou o dinheiro para ele e a roleta não foi rodada," desabafou.

SAAE-VR imforma que reparo em rede de água no Vila Brasília foi concluído

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) informa que identificou nesta quinta-feira, dia 6, um possível vazamento de água na Avenida Brasília, localizada no Complexo Vila Brasília, próximo ao posto de saúde da localidade. 

Equipes fizeram o trabalho de corte do asfalto para analisar a rede e verificar o ponto onde estaria ocorrendo o vazamento. De acordo com o Saae-VR, os trabalhos estavam previstos para terminar até as 15h, e quatro carros-pipa foram disponibilizados para atender eventuais necessidades de abastecimento no local.

Já na manhã desta sexta-feira, a autarquia informou que que o abastecimento de água no bairro está sendo normalizado ao longo do dia. As equipes já concluíram a manutenção em um vazamento identificado próximo ao posto de saúde nesta quinta-feira, dia 6.

Smac viabiliza a volta do Projeto Guarda Mirim em Volta Redonda

Iniciativa irá permitir a volta do Projeto Bombeiro Mirim entre outras ações

Uma reunião realizada nesta semana entre a Secretaria Municipal de Ação Comunitária e o Corpo de Bombeiros irá possibilitar a volta do Projeto Guarda Mirim, em Volta Redonda. O objetivo é desenvolver nos participantes a percepção de riscos, buscando criar uma cultura preventiva.

Além disso, o Bombeiro Mirim busca promover mudanças comportamentais, tornando as crianças e adolescentes multiplicadoras de informações úteis entre as famílias e a comunidade. O projeto social é destinado aos jovens de 7 a 17 anos, de ambos os sexos.

A primeira comunidade a ser atendida pelo projeto será o bairro Três Poços, onde serão disponibilizadas 35 vagas. O curso tem duração de dois meses e as aulas começam no dia 15 de junho.
Os encontros são realizados às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h30, nas dependências do CRAS do bairro Três Poços e do 22° Grupamento de Bombeiros Militar, no bairro Aterrado.

A formatura está prevista para o dia 17 de agosto, na sede do Batalhão. No segundo semestre, as aulas serão ministradas no bairro Belo Horizonte.

Com metodologia própria, o projeto conta com aulas dialogadas, apresentação de filmes, material impresso distribuídos aos participantes com os conteúdos programáticos. Durante o curso são realizadas atividades práticas e teóricas, em que as crianças aprendem noções de primeiros socorros e prevenção a afogamentos, incêndios, acidentes domésticos e de trânsito.

De acordo com o Secretário Municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, através do Bombeiro Mirim os alunos se tornam cidadãos atuantes e conscientes de seu papel na sociedade.

“O Corpo de Bombeiros tem muita credibilidade junto à população, então fazer uma parceria com uma instituição desse porte é muito importante. Esse projeto estava paralisado e agora estamos retomando. Isso vai ser de grande valia para as crianças e adolescentes que vão ter a oportunidade de aprender como funciona essa corporação”, ressaltou Munir.

Suspeitos de assassinarem advogado e policial em Barra Mansa trocam tiros com a polícia em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: 37º BPM - Resende
Dois homens trocaram tiros com policiais do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM), quando passavam pelo acesso oeste, no bairro Grande Alegria, em Resende. O confronto aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 6.

A dupla é suspeita de assassinar o policial militar de São Paulo, Luís Paulo Carvalho Afonso de Almeida e do advogado, Marcos Vítor Castilho. Os corpos foram encontrados no último dia 29, pelos policiais do 28º BPM-VR na Estrada Virgílio Vilela, que liga dos distritos de Floriano e Rialto, em Barra Mansa.

De acordo com a PM, os homens estavam no Hyundai/ Hb20, de cor preta, placa QUM 2085/Belo Horizonte-MG, que após a troca de tiros eles fugiram e abandonaram o veículo após se acidentarem e fugiram por uma mata no bairro Mutirão.

Os agentes militares fecharam o cerco ao veiculo após informação de que ele estava circulando pela região. Durante a tentativa de abordagem, os ocupantes fizeram disparos de arma de fogo e houve revide. "Eles seguiam em direção ao Conjunto Habitacional Cidade Alegria e por bairros da região da Grande Alegria”, contou um policial, informando que quando passaram pela Rua José Carlos Geovane, no bairro Mutirão, os suspeitos se acidentaram com o carro e o abandonaram em um terreno baldio.

Abandonado, o veiculo foi periciado e levado para o pátio da 89ª Delegacia de Polícia (DP). 

Até a publicação ninguém havia sido preso.

Leia mais: Identificado os corpos encontrados na estrada de Rialto à Floriano, em Barra Mansa

Acusado de assaltar mulher em Volta Redonda é preso em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem, de 27 anos, acusado de assaltar mulher no bairro Vila Santa Cecília em Volta Redonda, foi preso nesta quarta-feira (5) em Barra Mansa. Ele foi localizado por policiais civis da 93ª DP-VR no bairro Santa Inês.

O delegado titular da delegacia de Volta Redonda, Edézio Ramos informou que na época do crime, em 2019, o acusado em companhia de um comparsa roubaram uma bolsa, dinheiro e celular da vitima.

O homem foi condenado pela 2ª Vara Criminal de Volta Redonda à seis anos de prisão pelo crime.

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Seis motos são apreendidas durante ação da SMSOP em Paraty

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Seis motos foram aprendidas durante ação da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública integrada de Paraty, região Costa Verde, nesta quinta-feira, dia 6. 

Guardas civis e policiais militares realizaram blitz afim de combater e reprimir crimes em trânsito na cidade. A ações aconteceram na entrada do Ciep; do Ribeirinho; e do Portão de Ferro e Mangueira; rodoviária e na estrada Paraty-Cunha.

Ao todo foram realizadas 60 abordagens e seis motocicletas foram recolhidas ao depósito público por apresentar irregularidades e infrações legais que inviabilizariam a circulação segura.

Cocaína em pinos é apreendida no Areal, em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PM
Através de denúncias sobre tráfico de drogas no Areal, policiais dos 33º BPM, em Angra dos Reis, apreenderam nesta quinta-feira (06) 341 pinos de cocaína durante operação naquela localidade.

As equipes adentraram a comunidade do Areal, observando uma pequena movimentação de suspeitos em uma área de mata, mas sem confronto armado. Durante vasculhamento nos locais denunciados, os policiais militares encontraram pinos de cocaína escondidos no interior da mata e procederam à 166ª DP para o registro da ocorrência.

Mulheres são presas com notas falsas em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Em um trabalho integrado entre a 88ª DP (Barra do Piraí), 94ª DP (Piraí) e 98ª DP (Engenheiro Paulo de Frontin), duas mulheres, de 37 e 28 anos, foram presas após utilizarem notas falsas de R$ 200,00 para fazerem compras no comércio de Barra do Piraí, Região do Médio Paraíba. A ação aconteceu nesta quarta-feira (05/05), após uma denúncia feita por um comerciante vítima do crime.

A dupla foi levada pela Guarda Municipal à delegacia para esclarecimentos. De acordo com a polícia, as mulheres alegaram que tinham recebido as notas de um homem e que não sabiam que eram falsas. Após levantamento de informações, os agentes constataram que havia mais ocorrências, registradas em Piraí, alegando uso de notas falsas nos comércios da cidade. Com as informações, as mulheres foram presas.

Segundo as investigações, as mulheres são da capital do Rio de Janeiro e seguiram para a região em um carro de aplicativo. Elas diziam aos comerciantes que estavam conhecendo as cidades. Os objetos comprados pela dupla eram guardados dentro do veículo. O automóvel foi revistado e todo o material e as notas verdadeiras obtidas como troco foram apreendidas.

As mulheres foram encaminhadas para a sede da Polícia Federal de Volta Redonda. Elas foram autuadas pelo crime de falsificação de moeda e o motorista foi liberado.

Homem acusado de furto é preso em São José do Vale do Rio Preto

WWW.RADIOACESAFM.BLOGSPOT.COM.BR
104ª DP - São José do Rio Preto
Policiais civis da 104ª DP (São José do Vale do Rio Preto) prenderam, nesta quarta-feira (5), um homem condenado por crime de furto. Ele foi localizado e detido na Estrada Silveira da Mota, bairro Contendas, situado naquele município, após informações de inteligência e monitoramento.

De acordo com os agentes, contra o acusado foi cumprido um mandado de prisão condenatória expedido pelo Juízo da Comarca daquela região. Ele foi encaminhado ao sistema prisional e ficará à disposição da Justiça.

Operação é realizada para coibir construções irregulares em áreas de preservação de Mangaratiba e de Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Polícia Civil
Policiais civis da 165ª DP (Mangaratiba), da 166ª DP (Angra dos Reis) e do Posto Regional de Polícia Técnica e Científica (PRPTC) realizam, nesta quinta-feira (06/05), a Operação "Jacareí II" para reprimir crimes ambientais, invasões e construções irregulares na área de preservação ambiental e zona de amortecimento do Parque Estadual Cunhambebe, no distrito de Conceição Jacareí, em Mangaratiba, e na localidade de Cantagalo, Angra dos Reis, Região da Costa Verde.  

A ação também tem como objetivo prevenir o surgimento de áreas suscetíveis para domínio de organizações criminosas e grilagem de terras. A operação integrada conta com apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), das prefeituras de Mangaratiba e Angra dos Reis e da concessionária de energia que presta serviço nas regiões.

Durante a ação foram realizadas, no município de Cantagalo, 23 notificações, quatro demolições, oito embargos, uma prisão e 12 desligamentos pela Enel, além de um auto de embargo, no bairro Verolme, em Angra dos Reis.

Ação da PM termina com dois mortos em morro de Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: PM

Uma operação da PM terminou com farto apreendido e dois homens mortos em Angra do Reis, região Costa Verde. A ação aconteceu nesta quarta-feira b(5), após informações ao Disque Denuncia de trafico de drogas nas comunidades do Morro da Caixa d´Água Grande e Morro da Gloria.

Segundo os agentes, uma equipe que realizava ocupação no interior da comunidade foi atacada por diversos disparos feitos por traficantes locais e houve confronto. 

Policiais da Unidade de Polícia de Proximidade (UPP) do Camorim Grande, juntamente com equipes do GAT 2, e do serviço reservado que davam apoio a ação, tiveram que realizar um cerco nas comunidades vizinhas a fim de apoiar os policiais que estavam encurralados. 

Após o término do confronto armado e vasculhamento no Morro da Glória 2, os policiais do 33º BPM encontraram dois suspeitos ainda com vida caídos ao chão, além de duas pistolas, 10 munições, cinco rádios comunicadores, 162 pinos de cocaína, 88 tiras de maconha e 11 tabletes de maconha. Todo o material apreendido foi encaminhado à 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada.

Dupla é flagrada com moto roubada em Arrozal, distrito de Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com
10º BPM - Barra do Piraí
Dois homens, de 19 e 22 anos, foram flagrados com uma moto com sinais de adulteração em Arrozal, em distrito de Piraí. O flagrante aconteceu no final noite desta quinta-feira (5), na Estrada Professor Amália Guimarães.

Policiais militares disseram que após suspeita abordaram os homens em uma Honda Bros, e durante revista nada de ilícito foi encontrado, porém, após levantamento da situação do veículo foram detectados a suspeita de irregularidades.

O caso foi encaminhado a  94ª DP de Piraí, onde o delegado plantão averiguou que contra a moto havia registro de roubo. A dupla foi ouvida e liberadade para responder ao inquérito em liberdade.

Covid-19: Pinheiral publica novo decreto

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Na última segunda-feira (03), foi publicado o novo Decreto nº 3.013, que prorroga e determina outras providências quanto a Covid-19 no município, seguindo em vigência até a próxima segunda-feira, 10 de maio. Na sede da Prefeitura de Pinheiral e em suas secretarias administrativas o funcionamento para atendimento ao público segue o mesmo, de 8h às 13h. Devido ao Dia das Mães, no dia 09 de maio de 2021, domingo, o comércio em geral fica autorizado a funcionar das 8h às 13h. Nos demais dias, fica decidido que o horário do comércio no município é das 09h às 18h, de segunda-feira a sábado, incluindo feiras-livres, comércio ambulante, atividades autônomas (barbeiros, manicures, cabeleireiros e afins) e liberais (consultórios de fisioterapia, odontológicos e outros, escritórios de contabilidade, advocacia e outros), observadas as regras e práticas previstas no Decreto nº 2.885, de 10 de agosto de 2020.

Mercados estão autorizados a funcionar de segunda a sábado, de 8h às 20h e aos domingos de 8h às 13h. Farmácias podem funcionar de segunda a domingo, de 7h às 22h, ou, se inferior, no seu horário regular de funcionamento. Hortifrútis, açougues, peixarias, agropecuárias e revendedores de gás de cozinha e água mineral ficam autorizados ao funcionamento no período de 8h às 19h, de segunda a sábado e de 8h às 13h aos domingos. Lojas de materiais de construção, oficinas mecânicas e borracharias podem funcionar de segunda a sábado, de 8h às 19h. Já as padarias, de 6h às 22h, de segunda à domingos, desde que vedada a formação de aglomerações no interior dos estabelecimentos e a comercialização de bebidas alcoólicas para consumo no local após o horário de fechamento dos bares e similares. Postos de combustível seguem com funcionamento 24h por dia ou no seu horário regular de funcionamento, de segunda a domingo. 

Consultórios médicos, clínicas médicas e veterinárias ambulatoriais particulares, podem funcionar de 8h às 18h, prezando pelo atendimento extremamente necessário e de acompanhamento médico indispensável. 

O Decreto também autoriza, de forma condicionada, o retorno das aulas presenciais das escolas particulares e da Rede Municipal, Estadual e Federal de Ensino localizadas no município. Creches públicas e privadas somente retornarão às atividades presenciais após a vacinação ou no momento em que a cidade atingir e permanecer na bandeira verde, com autorização específica da Secretaria Municipal de Educação. 

FUNCIONAMENTO DE BARES, RESTAURANTES E AFINS 

Os restaurantes entendidos como estabelecimentos comerciais destinados ao preparo e comércio de refeições, ficam autorizados a funcionar no horário de 9h às 21h, de segunda a domingo, respeitando a lotação máxima não superior a 40% (quarenta por cento) da capacidade dos estabelecimentos, observadas as regras e práticas previstas no Decreto nº 2.992, de 17 de março de 2021. Ainda sem a permissão de música ao vivo e pistas de dança, bares, lanchonetes, pizzarias, pastelarias e afins podem funcionar de 9h às 21h, de segunda a domingo, também respeitando a lotação máxima e as demais regras já estipuladas. 

Para estabelecimentos que funcionam com o sistema delivery (entrega em domicílio) ou retirada no local direto pelos consumidores (take away e drive-thru), o funcionamento fica restrito até 0h. Após às 21h, de segunda a domingo, não é permitido que o estabelecimento continue aberto ao público, sendo permitido somente o acesso de funcionários através de portinholas ou apenas uma das portas para entrega dos pedidos. 

TEMPLOS, IGREJAS, ACADEMIAS E DEMAIS ATIVIDADES ESPORTIVAS 

Missas, cultos e afins estão autorizados a serem realizados de segunda a domingo, das 6h às 21h, respeitando as regras estipuladas anteriormente e a lotação máxima não superior a 40% da capacidade do local. Academias de ginásticas, artes marciais e outros centros de atividades físicas coletivas podem funcionar no período de 6h às 21h, de segunda a domingo. Segue proibida a prática de atividades em grupos que incluam grupos com a participação de mais 12 pessoas. Atividades esportivas coletivas em campos de futebol, quadras de vôlei, basquete etc., estão permitidas durante o período vespertino (durante o dia). Já as atividades desportivas individuais ao ar livre com ciclismo, caminhada e afins seguem autorizadas a ocorrer sem restrição de horário.

CASAS DE FESTAS E ASSEMELHADOS 

Ficam autorizadas a funcionar para eventos sociais como casamentos, aniversários e afins desde que com no máximo 30 pessoas no local, com restrição da frequência e presença de idosos de 60 anos ou mais, crianças menores de 02 anos e pessoas inclusas nos grupos de risco. Fica vedada a pista de dança ou qualquer atividade que estimule o trânsito e aglomeração de pessoas. 

Importante ressaltar que fica expressamente proibida a abertura de quaisquer estabelecimentos comerciais e afins nos domingos, com exceção dos ressalvados. Lembrando que aqueles que não respeitarem as medidas ficam sujeitos a penalidades e até mesmo a suspensão temporária e a cassação do alvará de funcionamento. 

O prefeito Ednardo Barbosa, pede o apoio da população quanto ao cumprimento das regras e aos cuidados para evitar o contágio da doença. 

“Peço a todos os donos de estabelecimentos e frequentadores desses locais que colaborem com nosso município. Estamos avançando cada vez mais na imunização em nossa cidade e precisamos que todos continuem seguindo as regras e medidas preventivas contra a Covid-19. Reforço, também, que continuamos com a fiscalização e denúncias através do número 99987-4233 que deve ser usado pela população caso presencie pessoas ou estabelecimentos funcionando fora das normas”, afirmou.

Profissionais da Educação do Rio ganham reajuste no auxílio-alimentação

Novos valores são proporcionais à carga horária semanal de trabalho e caem na conta dos 70 mil funcionários da pasta já nesta sexta-feira (7)

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Profissionais da Educação receberão o salário antecipado pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (7), com o valor do auxílio-alimentação maior e proporcional à carga horária semanal de trabalho. Desde 2013, o montante de R$ 160 é fixo para todos os profissionais e agora passará para R$ 239,52 (16h semanais) a R$ 598,90 (40h semanais). O investimento anual da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) no benefício será na ordem de R$ 111 milhões. 

Outra novidade é que o auxílio será pago por matrícula - desde que não ultrapasse o limite de 40h semanais - e não mais pelo CPF do servidor, o que aumenta os valores no caso de acúmulo de funções. De acordo com o secretário de Estado de Educação, Comte Bittencourt, o reajuste do benefício foi possível graças a uma reorganização das finanças da pasta para a valorização do quadro. 

- O auxílio de R$ 160,00, estabelecido em 2013, não havia tido reajustes. Em uma reorganização das finanças da Seeduc, conseguimos gerar uma economia de R$ 110 milhões este ano para que fizéssemos frente a esses profissionais. Esse esforço fiscal teve o apoio direto do governador Claudio Castro e vem na direção de valorizar os servidores da Educação - afirma. 

Veja o quadro com todos os valores: 

CARGA HORÁRIA SEMANAL 

16H R$ 239,52

22H R$ 329,34

25H R$ 374,25

30H R$ 449,10

40H R$ 598,80