Rádio Acesa FM VR: 2020-07-26

sábado, 1 de agosto de 2020

Foragido da Operação Martelo de Thor em 2019 é preso em Rio Claro

Um homem foi preso na noite deste sábado (1) na Praça Padre Ezequiel, no distrito de Lídice, em Rio Claro, RJ. Em patrulhamento pela praça, os policiais suspeitaram do homem, que durante consulta à 168 DP, descobriram se tratar de um foragido da Justiça.

Em 17 de dezembro de 2019, a Operação Martelo de Thor foi realizada em Rio Claro e Angra dos Reis em buscas de criminosos acusados de se instalarem nos municípios. Foram 32 mandados de prisão e 68 mandados de busca e apreensão contra integrantes de associação criminosa voltada para o tráfico de drogas e a prática de outros crimes. Na época o acusado fugiu.

O foragido foi conduzido a delegacia, onde está a disposição da justiça.

Suposto olheiro é detido com rádio no Jardim Cidade do Aço

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um jovem de 20 anos foi preso no início da tarde deste sábado (1) com um rádio comunicador no Condomínio do Minha Casa, Minha Vida, no bairro Jardim Cidade do Aço, em Volta Redonda, RJ.

A PM informou que durante patrulhamento uma equipe de policiais suspeitaram do jovem e, durante revista foi encontrado o aparelho. Ele foi detido e conduzido a 93ª DP.

Veículo furtado é recuperado pela polícia quando estava sendo desmontado

A polícia recuperou um veículo furtado no momento em que era desmontado, no bairro Belo Horizonte, em Volta Redonda, RJ. O caso aconteceu na manhã deste sábado (1), na Rua Redentor. Os policiais flagraram um homem em uma residência retirando peças do veículo e que ao ver os agentes fugiu por uma área de mata.

Uma denúncia fez os agentes chegarem ao local onde estava o veículo e o suspeito. O carro, VW santana, foi furtado nesta mesma data, na rua Nossa Senhora de Fátima, no bairro Niterói.

Ainda na residência, onde foi encontrado o veículo, a mãe do acusado se apresentou e informou que um veículo Celta, que estava na residência era do filho. O proprietário do veículo furtado reconheceu que as rodas que estavam no Celta era do seu veículo, como a bateria.

O caso foi encaminhado à 93 DP.

Covid-19: Barra Mansa contabiliza 71 mortes e 1.300 curados

Sobe para 1.696 o número de casos notificados sobre a Covid -19 em Barra Mansa, até este sábado (1). no município, a Secretaria de Saúde havia realizado 7.747 exames, agora já são 1.300 já curados.

Os casos suspeitos chegam à 77, sendo 25 pacientes internados e 71 óbitos, com 18 mortes sendo investigada.

A Santa Casa, dos 12 leitos de UTIs disponíveis, 4 estão ocupados. No Centro de Triagem e Tratamento da Covid a disponibilidade é 100%, assim como na UPA Centro e no Hospital da Mulher. Do total de 69 leitos clínicos ofertados, 29 estão sendo utilizados. Com relação aos respiradores, dos 42 existentes, apenas 4 estão em uso.

Meio Ambiente realiza levantamento aerofotogramétrico de área do bairro Paraíso de Cima, em Barra Mansa

Iniciativa visa à elaboração de projeto de urbanização a ser executado pela Prefeitura
Agentes da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Barra Mansa estão realizando o levantamento aerofotogramétrico de alguns pontos do município com a finalidade de obter informações voltadas para o desenvolvimento de projeto de urbanização. Atendendo a solicitação da Secretária de Planejamento Urbano, o bairro Paraíso de Cima, na Região Leste, foi uma das localidades onde o ocorreu o procedimento. A vice-prefeira Fátima Lima acompanhou a operação. Ela ressaltou a importância do uso da tecnologia em favor do serviço público.

A Prefeitura, segundo o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, quer desenvolver o projeto de urbanização do bairro Paraíso de Cima, incluindo duas áreas de lazer. “Por isto, pedimos ao Meio Ambiente que fizesse o mapeamento com o uso de drone, a fim de obter as informações necessárias e precisas sobre a área. A execução dos serviços impactará na melhoria de condições da qualidade de vida das pessoas. O Paraíso de Cima conta com 45 casas, 240 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida que estão em fase final de construção e uma área de ocupação popular. Se contabilizarmos quatro pessoas por cada família que reside atualmente no local, as obras beneficiarão 520 pessoas. Após, a entrega das residências do Minha Casa Minha Vida esse quantitativo sobe para 1.480 pessoas”, disse.

Com relação ao uso da tecnologia para auxiliar no mapeamento do município, o secretário de Meio Ambiente, Vinícius Azevedo, explicou que a aerofotogrametria utiliza um sensor acoplado no drone para obter as informações. “É hoje, uma das tecnologias mais usadas em mapeamento de áreas pelo fato de apresentar resultados precisos a custos relativamente baixos. O drone foi adquirido pela Secretaria em 2018 com recursos do Fundo Municipal de Conservação Ambiental. Desde então, estamos utilizando o equipamento para monitoramento de áreas rurais e georreferenciamento. Também atendemos aos pedidos de outros órgãos da administração pública que eventualmente precise da utilização do drone”, concluiu Vinícius.

Prefeito Rodrigo Drable se pronuncia sobre decisão do STF

Em transmissão ao vivo prefeito atualizou os números da Covid-19 em Barra Mansa
Por decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, foi reconduzido ao cargo na tarde desta sexta-feira, 31. Ele foi recebido pelos servidores públicos e apoiadores. À noite, fez um rápido pronunciamento em suas redes sociais, onde comentou sobre o comportamento dos vereadores de oposição, sua vontade de trabalhar ainda mais por Barra Mansa e agradeceu a vice-prefeita Fátima Lima por sua dedicação e continuidade nos trabalhos.

- De uma forma bem objetiva, quero dizer a todos que eu voltei. Esses últimos 16 dias talvez tenham sido os piores dias da minha vida porque tive que enfrentar algo que ninguém quer: a covardia de uma armação. Nesses últimos 16 dias, eu não fiz live e não pude comentar os fatos para trabalhar em minha defesa e trazer a verdade no momento adequado. Barra Mansa tem cinco vereadores de oposição, que se elegeram á época com meu apoio, caminhando ao meu lado. Durante dois anos, estivemos juntos. Eles se tornaram oposição quando eu não atendi os seus anseios e ambições pessoais eles decidiram denegrir a minha vida e a minha carreira. É lamentável que as pessoas tenham como propósito algo dessa natureza por um motivo vil. Mas, o fato é que eles votaram conosco durante dois anos e defendiam o governo e, agora, um vereador diz que nós tínhamos um acordo com a Câmara desde 2017. Se fosse verdade, eles mesmos estariam envolvidos. O fato é que nunca teve nada desse tipo – disse Rodrigo.

O prefeito ainda destacou que desde que entrou na prefeitura perdeu muitos amigos por não abrir mão de fazer o que é certo. “Eu não me curvo à vontade nem de amigo, eleitor e muito menos de vereador. Esses vereadores, determinados a acabar com a minha vida, tem me acusado de várias coisas ao longo do tempo, tentando atribuir ao governo atos de corrupção. E não lograram êxito, porque a gente não faz nada errado. Eles criaram uma artimanha para dizer que a gente comprava votos. Na aprovação de contas do exercício de 2018, nós tivemos 14 votos. Não faria nenhum sentido eu usar de algo ilegal para conquistar um voto que não faria falta. Até porque, o próprio Ministério Público havia dito que havia erro nas contas e por mais que elas fossem reprovadas eu teria o caminho do Judiciário para buscar a justiça”, ressaltou Rodrigo, afirmando acreditar na justiça e no Poder Judiciário.

Durante a transmissão ao vivo, o prefeito destacou trechos do documento do STF. “A participação do requerente, que sou eu, não parece claramente delimitada, tampouco, tendo decisiva intervenção para decisiva intervenção para obtenção do resultado produzido. Como se não bastasse na inteira disposição dos posicionamentos supra transcritos nenhuma menção é feita a elementos específicos e concretos a justificar a tomada de uma decisão tão drástica, como o afastamento do cargo. O vídeo que foi divulgado é claramente editado, é uma montagem para fazer com as pessoas pensem que algo havia acontecido. Mas, não aconteceu. A Câmara abriu uma comissão de investigação para fazer o meu impeachment. Muitas pessoas me perguntam o que eu tenho a dizer com relação e esse fato. Eu respondo que isso é muito bom pra mim, pois foi aprovada por unanimidade e se houvesse algo errado, eles próprios não votariam em uma situação, que supostamente eles estariam envolvidos. Com isso, terei a oportunidade de mostrar a verdade. As pessoas são suficientemente inteligentes para concluírem sobre o que aconteceu. Eu não estou falando especificamente desse caso, mas também de onde estes vereadores de oposição estavam no período das fortes chuvas que abalaram o município, a febre amarela, as dificuldades financeiras para colocar a folha de pagamento dos servidores em dia e agora, com a pandemia do novo coronavírus”, questionou o chefe do Executivo.

Ele citou ainda os avanços obtidos ao longo desses três anos e meio, como a reabertura da UPA e seu posicionamento de líder no atendimento aos usuários, a reestruturação da rede pública de saúde e educação, entre outras conquistas.

Volta Redonda teve um aumento de 1,3% de casos suspeitos de Covid-19

A Prefeitura de Volta Redonda atualizou neste sábado, dia 1º, os dados sobre o coronavírus na cidade. São 3.617 casos confirmados e 12.798 notificados como suspeitos. Agora, os óbitos chegam a 126 em Volta Redonda (mais um homem de 84 anos). Os curados são 2.229 e 5.225 exames deram negativo.

Houve um aumento de 1,3% dos casos suspeitos, ocupação de 10% dos leitos do Hospital de Campanha e 43% dos leitos de UTI da rede municipal.

Volta Redonda tem novo secretário de Segurança Pública

Desde sua criação, secretaria ampliou integração com forças de segurança e colaborou para redução de índices de criminalidade na cidade
Volta Redonda agora tem um novo secretário de Segurança Pública. O coronel Antônio Goulart deixa o cargo e, a partir da próxima segunda-feira, dia 3, quem assume o comando da secretaria é o coronel da Polícia Militar, Friederick Bassani. Goulart, que irá assumir um novo desafio no Rio de Janeiro. estava à frente da Sesp desde sua criação e contribuiu para a estruturação da secretaria.

Desde sua implantação em maio de 2019, a Secretaria Extraordinária de Segurança Pública (Sesp) de Volta Redonda tem contribuído para a redução dos índices de criminalidade no município. O trabalho de promover e ampliar a integração entre as forças de segurança tem dado resultados positivos, conforme apontam números do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Rio de Janeiro.

“Essa redução é um resultado do esforço conjunto dos órgãos de execução e da Sesp, como elemento capaz de otimizar ainda mais a integração dessas forças”, afirmou o coronel PM Antônio Goulart, que apresentou os resultados alcançados até o momento.

A Sesp foi criada em maio de 2019 e, comparando o período de maio a dezembro de 2018 e o mesmo período de 2019 (após a criação da Sesp), os índices reduziram em 26% no roubo a transeunte; 42% em roubo e 40% em furto de veículos; roubo de cargas caiu 20%; e o número de homicídios foi 14% menor.

O prefeito Samuca Silva ressaltou a importância da Sesp na integração, visando melhorar cada vez mais a sensação de segurança em Volta Redonda. “Nosso objetivo está sendo alcançado, os índices de criminalidade estão reduzindo em nossa cidade e é fundamental esse reforço da Sesp para integrar cada vez mais as forças de segurança”.

Sesp amplia atuação

Com a pandemia, a Secretaria Extraordinária de Segurança Púbica (Sesp) ampliou seu trabalho com a integração na força-tarefa em Volta Redonda. E, com a troca de comando da pasta, o desafio é a queda dos índices de criminalidade no município, além do importante papel na fiscalização dos decretos de combate a pandemia do novo coronavírus.

Além disso, a Secretaria Extraordinária de Segurança Pública vem investindo em melhorias e ações continuadas para garantir resultados positivos.

Dentre as conquistas, está a otimização do programa Cerca Inteligente, que monitora a entrada e saída de veículos em Volta Redonda. A secretaria obteve recentemente autorização para acesso/integração do Centro Integrado de Segurança Pública (Ciosp) à base nacional de veículos roubados/furtados, após contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em Brasília.

Através de solicitação ao 5º Comando de Policiamento de Área (CPA), também foi realizada a integração entre as Salas de Operações dos 28º, 10º, 33º e 37º BPMs (Batalhões de Polícia Militar). Outra importante realização foi a continuidade e implementação do Projeto “Rede de Vizinhos” nos bairros Jardim Normândia, Jardim Provence, Santa Helena, Vale da Colina, Morada da Colina, Jardim Amália, Jardim Europa, Vista Verde e Santa Cecília. O projeto complementa o Programa “SESP nos bairros”, que foi retomado e já esteve nos bairros Caieiras, Vila Rica- Tiradentes, São Cristóvão, Vista Verde, Água Limpa, Volta Grande III e São Luiz, mas, em função da pandemia, teve suas atividades temporariamente suspensas.

Segundo o coronel Friederick Bassani, que assume a pasta na segunda-feira, dia 3, a expectativa é prosseguir com o trabalho já implementado. “Nós vamos dar continuidade aos projetos que estão em andamento e focar nas políticas que melhorem a qualidade de vida do cidadão. Além de fortalecer os trabalhos interagências”, contou.

Entre eles, está o Programa Especial de Integração na Segurança Pública (Proeis), que visa reforçar a segurança do município e já foi implementado em Volta Redonda. O Proeis possibilita que a prefeitura contrate policiais militares de folga para serem empregados conforme seu planejamento/necessidade.

Outras ações

Também estão em andamento outros projetos, como a construção de uma Delegacia de Homicídios de Volta Redonda, no bairro Retiro, após tratativas com representantes da Polícia Civil; e a construção futura de uma companhia do Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar no município, a qual já foi feita interlocução para a doação de terreno no bairro Roma.

A relação de projetos contempla ainda: a vinda da 5ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (5ª DPJM) de Barra do Piraí para Volta Redonda; e uma parceria, com assinatura de um Termo de Cooperação entre o município de Volta Redonda e o Disque Denúncia do Rio de Janeiro, para ajudar nos flagrantes à criminalidade.

Operações – Como apoio às forças de segurança, a Sesp participa do planejamento e da execução da “Força-Tarefa”, visando a fiscalização de estabelecimentos comerciais, eventos sociais autorizados e não autorizados pela prefeitura, junto com o 28º BPM, a Guarda Municipal (GMVR), Conselho Tutelar, Fiscalização SMF (Secretaria de Fazenda), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), entre outros.

Também foram feitas diversas operações conjuntas com a Guarda Municipal, polícias Militar e Civil, SMI (secretaria de Infraestrutura), Smac (secretaria de Ação Comunitária) e outros órgãos, referentes a lavagem irregular de veículos, flanelinhas, linha de cerol, estrangeiros nos sinais de trânsito, pessoas em situação de rua, invasão de terreno, entre outros assuntos. A Sesp também colaborou com a elaboração do projeto de lei para otimizar a fiscalização sobre o uso irregular dos espaços e logradouros públicos no município.

Futuro – Com previsão para este ano ainda, o CIOSP será transferido para uma nova sede. A ideia é levar a estrutura para o antigo prédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), no complexo da Ilha São João, e transformar o CIOSP em um Centro de Monitoramento, integrando outros setores como a CAU (Central de Atendimento Único).

Covid-19: dois estabelecimentos são notificados em Volta Redonda

Ação aconteceu na noite desta sexta-feira, dia 31, atendendo denúncias da população
A força-tarefa de fiscalização de Volta Redonda notificou dois estabelecimentos na noite desta sexta-feira, dia 31, por descumprimento das normas de prevenção contra o novo coronavírus. Os dois locais, que ficam no bairro Retiro, estavam permitindo a aglomeração de clientes, a maioria sem máscaras. Os proprietários foram notificados e orientados pela equipe formada pela Guarda Municipal, secretarias de Fazenda (SMF) e de Segurança Pública (Sesp), Vigilância Sanitária, além das polícias Militar e Civil e Ministério Público.

O prefeito Samuca Silva alertou para a gravidade da situação. “Ainda não acabou a pandemia. As pessoas continuam ficando doentes e perdendo suas vidas. Nós flexibilizamos as medidas de restrição, mas precisamos bom senso da população de seguir as normas”, disse o prefeito.

Ainda na sexta-feira, além de atender as denúncias feitas pela população, a força tarefa fez rondas pelos bairros Monte Castelo e Colina onde não foram encontradas irregularidades.

Desde o início das medidas de restrição e da atuação da força-tarefa, mais de 2500 denúncias foram atendidas e cerca de 70 estabelecimentos foram autuados pelo descumprimento das regras.

As denúncias devem continuar sendo realizadas pela população através da Central de Atendimento Único (CAU), pelo telefone 156, e também pelo aplicativo FiscalizaVR.

Identificado o corpo encontrado carbonizado em Valença

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Evandro da Silva Santos/Vitima
Foi identificado como Evandro da Silva Santos, de 41 anos, o corpo encontrado na manhã deste sábado (1) em um curral no Loteamento São Judas Tadeu, no bairro Chacrinha, em Valença, RJ.

De acordo com as informações obtidas na 91ª Delegacia de Polícia, do delegado Carlos César, a vítima foi morta por motivos fúteis. Pela manhã, o proprietário do curral, ao chegar ao local, se deparou com o corpo e acionou a Polícia Militar, que foi ao local para a averiguação do fato.

De acordo com informações, já haveria um suspeito do homicídio. Seguindo nas investigações, a Polícia Civil teve informações que o possível autor esteve em um bar com a vítima e, em determinado momento, ocorreu uma pequena discussão, tendo a vítima dado um tapa no rosto do suposto autor e o ameaçou de morte.

O setor de investigação colheu informações de diversas testemunhas, que relataram a veracidade dos fatos no bar. Seguindo as investigações, as Polícias Civil e Militar prenderam o suspeito em sua residência, no bairro Varginha, onde também foi encontrada uma blusa suja com sangue.

Em depoimento, o suspeito relatou que realmente estariam bebendo no determinado bar, quando foi surpreendido com o tapa, vindo a ameaçar a vítima de morte e que esperou Evandro subir para o curral onde ele morava, o surpreendendo com um mata leão, seguido de socos e chutes. Com a vítima desacordada, o autor jogou gasolina e pôs fogo no corpo.

A perícia criminal foi feita e o Corpo removido para o Instituto Médico Legal (IML), em Volta Redonda.

Receptadores são presos em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais civis prenderam em flagrante, nesta sexta-feira (31), dois homens, de 20 e 21 anos, pelo crime de receptação. Eles foram capturados em um posto de gasolina no bairro de Japuíba, no município de Angra dos Reis.

Segundo o delegado Marcello Russo, titular da 167ª DP - Paraty, a vítima informou que sua moto estaria sendo vendida pelos criminosos, após anúncio em rede social. Eles deslocaram até o local onde seria vendida a moto e conseguiram prender os criminosos em flagrante.

A dupla foi presa e conduzida a delegacia de Paraty (167ª).

Colisão traseira deixa motociclista ferido na BR-393, em Volta Redonda

Um acidente foi registrado na tarde deste sábado (1) em Volta Redonda, RJ. Um motociclista colidiu na traseira de um Jeep, no km 286,5 da BR-393 - Rodovia Lúcio Meira, no bairro Jardim Amália I.

Foto: divulgação da PRF
De acordo com a PRF, no momento do acidente havia retenção por conta da barreira sanitária em virtude da pandemia.

Foto: divulgação da PRF
A vítima de 45 anos foi socorrida e encaminhada ao Hospital São João Batista por uma equipe do Samu.

Foragido é preso e drogas apreendidas no Santa Cruz, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um foragido da cadeia foi preso nesta sexta-feira (31) no Condomínio do Ingá II, no bairro Santa Cruz, em Volta Redonda, RJ. Ele foi abordado pela equipe do GAT I  quando os agentes averiguavam uma denúncia de baile funk do tráfico no local. O suspeito acabou confessando estar foragido.

Durante as buscas pelo local, os policiais encontraram atrás do prédio 78 pinos de cocaína e 32 sacoles de maconha.

A ocorrência foi encaminhada a 93.ª DP, onde o acusado, identificado apenas como "Paulista", ficou preso à disposição da remoção novamente a cadeia.

Identificado o foragido que morreu em troca de tiros com a PM em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foi identificado como Marcos Guilherme Geraldo Neto, de 26 anos, conhecido como "Pimpolho", o homem morto em troca de tiros com a polícia na noite desta sexta-feira (31), em Barra Mansa, RJ. O caso aconteceu na D, no bairro Roselândia II.

Um policial de folga informou que num sítio abandonado haviam elementos foragidos da justiça portando armas de fogo e entre esses indivíduos estaria Pimpolho com mandado de prisão em aberto, expedido pela 1ª Vara Criminal de Barra Mansa.

Durante o cerco, de acordo com os policiais, o suspeito disparou contra os agentes que revidaram e acertaram o acusado que caiu e morreu no local. Ao lado do corpo foi apreendido um revólver calibre 38 com quatro munições intactas e duas deflagradas. A arma estava com a numeração raspada.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e constatou a morte do acusado. Uma mulher que presenciou o confronto e estava na casa em que o Marcos estava foi levada à 90ª DP, ouvida e liberada. A ocorrência foi registrada.

Douglas Pereira: direitos sociais do paciente com câncer

Segundo estimativa do  INCA (Instituto Nacional de Câncer), o  Brasil deverá registrar 625 mil novos casos de câncer no ano de 2020. Ainda de acordo com INCA, 50,3%  dos casos deverão ocorrer em homens e 49,7% em mulheres. Com a perspectiva tão alarmante, devemos fomentar o debate sobre a importância de adotarmos hábitos saudáveis e do diagnóstico precoce no controle da doença.
Quem tem um familiar ou amigo acometido pela doença sabe o quanto é difícil a luta pela vida, muitas das vezes a desinformação faz com que as pessoas não tenham conhecimento dos seus direitos. Com o intuito de auxiliar os pacientes em tratamento oncológico, hospitais e institutos criaram materiais informativos para contribuir no cotidiano e facilitar a vida do paciente e de seus familiares.

Entre os benefícios assegurados, estão auxílio-doença; isenção de pagamento do Imposto de Renda, IPI, ICMS, IPVA; cirurgia de reconstrução mamária, entre outros.

Confira alguns dos direitos oferecidos às pessoas em tratamento oncológico:

Saque do FGTS e do PIS/Pasep: Documentos necessários: atestado médico com carimbo e CRM do médico responsável e validade não superior a 30 dias. É necessário constar o diagnóstico com as patologias ou enfermidades e estado clínico atual do paciente. Também é preciso apresentar a carteira de trabalho e o Cartão do Cidadão ou Cartão de Inscrição PIS/PASEP.

Auxílio-Doença: Incapacidade para o trabalho deve ser comprovada por meio de exame realizado por perícia médica do INSS. Interessado deve comparecer a uma agência da Previdência Social e solicitar o agendamento da consulta. Necessário apresentar a carteira de trabalho e declaração do médico com validade de 30 dias com descrição do estado clínico do paciente.
Aposentadoria por invalidez: Condição deve ser comprovada por perícia médica do INSS. O portador de câncer terá direito do pagamento de 12 contribuições, desde que esteja na qualidade de assegurado. Terá direito a um acréscimo de 25%, o segurado do INSS que necessitar de assistência permanente de outra pessoa.

Desconto no  IPTU: No inciso VII do artigo 10º do Código Tributário do município de Volta Redonda, garante aos portadores de doenças graves como câncer, Aids, parkinson, nefropatia grave, Alzheimer e tuberculose ativa o desconto de 50% no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).
Isenção do IPVA: Cada Estado tem legislação própria de isenção para veículos adaptados. Documentos necessários: O interessado na isenção do IPVA deverá apresentar o requerimento (Utilize o formulário modelo disponível no site) no Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda de sua residência, acompanhado de cópia do CPF, cópia do certificado de registro e licenciamento de veículo, cópia do laudo de perícia médica, fornecido exclusivamente pelo Detran, especificando o tipo de problema físico e o tipo de veículo que o deficiente pode conduzir, cópia da Carteira Nacional de Habilitação na qual conste estar o interessado autorizado a dirigir veículo adaptado, cópia da nota fiscal referente às adaptações, de fábrica, declaração de que não possui outro veículo com o benefício.

Isenção do Imposto de Renda: Paciente deve procurar o órgão responsável pela sua aposentadoria (INSS, Prefeitura, Estado etc.) munido de requerimento fornecido pela Receita Federal. A doença será comprovada por meio de laudo médico, que é emitido por serviço médico oficial. Transporte coletivo de graça (pessoas portadoras de deficiência física): isenção inclui Metrô, ônibus municipais, intermunicipais e trens da CPTM. Para obter o benefício, os documentos necessários são: relatório do médico, laudo médico com carimbo e CRM do médico responsável e validade não superior a 30 dias, laudo de isenção tarifária (obtido após consulta em posto de saúde), RG, CPF, Carteira de Trabalho, comprovante de endereço recente. Procurar uma estação de Metrô habilitada.

Resolução – 362/2015 – Todas as Unidades de Saúde do Sistema Único de Saúde – SUS, que ofereçam atendimento médico, deverão, de acordo com sua capacidade, realizar avaliação e emitir Laudo para concessão de isenção tarifária em linhas de transporte intermunicipal e nas linhas que compõem as redes integradas de transporte coletivo das regiões metropolitanas para as pessoas com deficiência e nas doenças crônicas elencadas no artigo 80º da Lei Estadual nº 18.419, de 07 de janeiro de 2015 – Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Exame de câncer de próstata gratuito (SUS): todo homem com mais de 40 anos de idade tem direito a realizar, gratuitamente na rede do SUS, exames para diagnóstico de câncer da próstata. Os submetidos ao tratamento de próstata que tiverem um ou ambos testículos retirados, têm direito à reconstrução com a colocação de prótese.

Amparo legal:

Lei nº 10.289, de 20 de setembro de 2001, Artigo 4º, Inciso II;
Medicamentos e material hospitalar (plano/seguro de saúde):  O plano/seguro de saúde deve cobrir exames de controle da evolução da doença e fornecer medicamentos, anestésicos e outros materiais, assim como sessões de quimioterapia e radioterapia, durante todo o período de internação da pessoa com câncer.

Amparo legal:

Lei nº 9.656, de 03 de junho de 1998, Artigo 12, Inciso II, Alínea d.
Vacina contra HPV: Fica incorporada a vacina quadrivalente contra HPV na prevenção do câncer de colo do útero no Sistema Único de Saúde (SUS).

Amparo legal:

Portaria nº 54 MS/SCTIE, de 18 de novembro de 2013, Artigo 1.
Diagnóstico e tratamento do câncer (SUS): O SUS deverá garantir o diagnóstico e todo o tratamento do câncer, oferecendo os seguintes serviços: Serviços de Cirurgia Oncológica, Oncologia Clínica, Radioterapia, Hematologia e Oncologia Pediátrica em Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia.

Amparo legal:

Portaria nº 741, de 19 de dezembro de 2005, Artigo 2º.
Tratamento gratuito para o paciente com neoplasia maligna: O paciente com neoplasia maligna receberá, gratuitamente, no Sistema Único de Saúde (SUS), todos os tratamentos necessários, tendo direito de se submeter ao primeiro tratamento no prazo de até 60 (sessenta) dias contados a partir do dia em que for diagnosticado.

Amparo legal:

Lei nº 12.732, de 22 de novembro de 2012, Artigos 1 e 2.
Portaria 876, de 16 de maio de 2013.

Cirurgia reconstrutora da mama: A mulher que, em decorrência de um câncer, tiver os seios total ou parcialmente retirados, tem direito à reconstrução destes por meio de cirurgia plástica, tanto pelo SUS quando por plano/seguro de saúde privado.
Amparo legal:
Lei nº 9.797, de 06 de maio de 1999, Artigo 1º (SUS);
Lei nº 9.656, de 03 de junho de 1998, Artigo nº 10-A (planos/seguros de saúde).
Laudo Médico para Afastamento de Trabalho: É uma documentação exigida para acesso aos diferentes direitos previdenciários, das iniciativas pública ou privada. O médico assistente é o profissional que acompanha o paciente em sua doença e evolução e, quando necessário, emite o devido atestado ou relatório médico. De acordo com o artigo 3º da Resolução CFM 1851/2008, o médico assistente especificará o tempo concedido de dispensa às atividades de trabalho e estudantil, necessário para recuperação do paciente.

Laudo Médico para Atestado de Lucidez: Este atestado é usualmente utilizado para fins de procuração a terceiros. Conforme Resolução CFM 1658/2002, o atestado médico é parte integrante do ato médico, sendo seu fornecimento direito inalienável do paciente, inclusive para fornecimento de atestados de sanidade, em suas diversas finalidades (arts. 1º e 7°).

Programa de Apoio ao Paciente com Câncer: O Programa de Apoio ao Paciente com Câncer (PAP) do Instituto Oncoguia fornece informações a um público que ainda desconhece os seus direitos sociais sobre como vencer os principais obstáculos impostos pela doença. O atendimento é feito por telefone (08007731666). Uma equipe de profissionais orienta usuários de forma personalizada.

Nos últimos três anos, o Oncoguia teve grande envolvimento em conquistas de políticas públicas voltadas para os pacientes em tratamento oncológico, como a que obriga os planos de saúde a fornecer medicamentos quimioterápicos de uso oral para tratamento do câncer e para controle de efeitos adversos, determinada por Resolução Normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Outra conquista é a  Lei dos 60 dias, pela qual o Ministério da Saúde reconhece que o prazo máximo de 60 dias para início do primeiro tratamento oncológico no SUS deve ser contado a partir da data da assinatura do laudo patológico.


Douglas Pereira é graduado em Serviço Social e Ativista Comunitário.

Taxista é flagrado com CNH falsa em Piraí

Um homem foi flagrado com uma CNH falsa durante a fiscalização da PRF, na Rodovia Presidente Dutra, em Piraí, RJ. O caso aconteceu por volta dás 00h30 deste sábado (1), no km 227 da BR-116.

O Chevrolet Colbat, táxi, com placa do Rio de Janeiro foi abordado, e o condutor apresentou o documento aos policiais com sinais de adulteração. Ao ser feita consulta aos sistemas com os dados do condutor foi verificado que não possuía CNH.

O homem recebeu a voz de prisão e foi conduzido a Delegacia de Polícia Federal de Volta Redonda.

sexta-feira, 31 de julho de 2020

URGENTE: Suspeito morre em confronto com a PM, em Barra Mansa

Um suspeito, ainda não identificado, morreu em confronto com a PM na noite desta sexta-feira (31) em Barra Mansa, RJ. A ocorrência aconteceu na Rua D, no bairro Roselândia II.

Os policiais foram até o local — próximo ao sítio do Chico Bombeiro, onde depararam com um criminoso armado. Ele disparou contra os agentes. No confronto ele foi atingido e morreu no local.

Um revólver calibre 38 foi apreendido.

Um motociclista morreu e outro ficou gravemente ferido em colisão frontal em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um motociclista morreu e outro ficou gravemente ferido em um acidente na tarde desta sexta-feira (31) em Barra Mansa, RJ. A colisão frontal aconteceu na Rua Dr José Alves, no centro da cidade.

Ediberto
De acordo com a PM, populares fizeram contato com o Corpo de Bombeiros que encaminhou as duas vitimas a Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa, onde Ediberto da Silva Lúcio, de 43 anos, não resistiu aos ferimentos.

O caso foi encaminhado a 90ª DP.

Motociclista fica ferido em colisão frontal na BR-393, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PRF
Um jovem de 20 anos ficou ferido em um acidente na noite desta sexta-feira (31) em Volta Redonda, RJ. A colisão frontal

aconteceu no km 282 da BR 393 - Rodovia Lúcio Meira, no bairro Caierias.

A PRF informou que o condutor do carro está com a habilitação vencida  e se recusou a realizar teste de etilômetro. Ele foi autuado e teve o veículo recolhido ao pátio para regularização.

Estado da vítima ainda não confirmado. Vítima removida para o hospital São João Batista pelo Corpo de Bombeiros.

Trevo de acesso ao bairro Caieiras ficou parcialmente interditado para o atendimento a ocorrência.

Três Poços volta a receber recapeamento asfáltico

Investimento faz parte do programa ‘Asfalto de Volta’ interrompido por conta da crise financeira causada pela pandemia da Covid-19
As obras de recapeamento asfáltico foram retomadas nesta sexta-feira, dia 31, na Avenida Paulo Erlei Abrantes, no bairro Três Poços. O objetivo é dar continuidade à obra em parte do trecho que vai do condomínio Minha Casa, Minha Vida até a Rodovia do Contorno, no trecho que liga Volta Redonda a Pinheiral. O recapeamento asfáltico no local foi interrompido por conta do impacto da pandemia pela Covid-19 na economia do município.

A empresa responsável pelo serviço, fiscalizado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI), vai atuar nesta sexta e sábado (31 e 1°), além da próxima segunda e terça-feira (03 e 04), na preparação da base para que na quarta-feira, dia 05, o asfalto comece a ser aplicado.

A primeira parte dos investimentos em asfalto na Avenida Paulo Erlei foi entregue no final do último mês de maio. O trecho comercial da via, uma das mais importantes do município, ganhou um novo sistema de drenagem e nivelamento do solo, antes de receber o asfalto, promovendo maior durabilidade do serviço.

O prefeito Samuca Silva sabe da importância da obra para os moradores do local que, há mais de dez anos, sofriam com poeira, alagamentos e outros transtornos, além da segurança para motoristas que trafegam pela via. “Essa obra era esperada há muito tempo pela população, já que a via é extremamente movimentada e importante no dia a dia da população”, disse, lembrando que, mesmo durante a pandemia, o trecho de subida da Rodovia dos Metalúrgicos, entre o supermercado e o shopping também foi concluído pelo programa “Asfalto de Volta”.

Hospital de Pinheiral volta a realizar cirurgias de catarata

O Hospital Municipal de Pinheiral volta a realizar cirurgias de catarata. Inicialmente serão realizados cerca de 600 procedimentos atendendo no mínimo 300 pacientes. A realização do procedimento no próprio município tem o objetivo de oferecer maior comodidade para os munícipes e acabar com a demanda reprimida. Na manhã desta sexta-feira (31/07) aconteceram as primeiras consultas.

“Pra mim sempre foi um desejo voltar a executar este procedimento no nosso município, pois quando fui secretário de saúde realizamos esse procedimento e vi o quanto isso foi importante para os nossos munícipes. Hoje estamos com uma estrutura melhor para oferecer esse serviço, na última vez que realizamos esse procedimento utilizamos a estrutura da maternidade municipal e, atualmente contamos com uma estrutura mais adequada, com nosso centro cirúrgico, sala de repouso e uma quantidade muito maior de procedimentos. Estamos realizando essas cirurgias para atender nossa demanda, uma vez que nossa referência não atende só nosso município e esses pacientes necessitam de um atendimento mais rápido, e agora realizando o procedimento dentro de casa, conseguiremos oferecer isso para nossos moradores”, disse o prefeito de Pinheiral, Ednardo Barbosa.

O Secretário Municipal de Saúde, Everton Alvim, explicou como a nova estrutura do Hospital Municipal será importante para realizações dessas cirurgias.

“Preparamos nosso centro cirúrgico para receber situações como essa. Uma estrutura totalmente nova e sem contato direto com outros setores do nosso Hospital Municipal. Sem falar que todos os procedimentos e exames pré-operatórios serão realizados também na nossa Clinica Oftalmológica Municipal. Atualmente contamos com uma fila de espera de 180 pacientes que precisam de cirurgia de catarata e conseguiremos acabar com essa espera ainda este ano”, disse Everton.

A coordenadora médica do Departamento de Controle Avaliação e Auditoria, Maria Helena Pena Machado, explicou como serão os cuidados tomados por conta da pandemia do novo coronavírus.

“Todo fluxo da cirurgia de catarata vão ter cuidados específicos. Vamos atender um número reduzido de pacientes, em uma área separada com todos os cuidados de vigilância sanitária, inclusive higienização completa da sala após a saída de cada paciente. Os atendimentos serão realizados com hora marcada e cada paciente terá direito a um acompanhante, que ficará em um local específico. Além disso, para agilizar a cirurgia todos os procedimentos serão marcados direto na Secretaria Municipal de Saúde para evitar que o paciente fique indo em diferentes setores. Estaremos atentos também a fatores externos como o número de internações por Covid -19, no Hospital Municipal e a retaguarda do Hospital Regional, por exemplo”, explicou Maria Helena.

Hospitais terão que enviar informações às famílias de pacientes internados

Regra valerá em casos de calamidade ou emergência, como a pandemia de coronavírus
Foi sancionado pelo governador do Rio, Wilson Witzel, e publicada no Diário Oficial do Estado, nesta sexta-feira (31), a Lei 8.955/20, que determina o envio de informações sobre a situação de saúde a famílias de pacientes internados, quando o estado estiver em situações de calamidade ou emergência - como no caso da pandemia do coronavírus. A regra vale para hospitais da rede pública, privada ou de campanha localizados no estado.

Segundo o texto, os hospitais que receberem pacientes que sejam internados em leitos, centros de tratamento intensivo (CTI) ou unidade de tratamento intensivo (UTI) devem, obrigatoriamente, preencher, no momento da entrada no centro médico, formulário que contenha dados de pelo menos um parente ou pessoa próxima para que receba informações sobre o estado de saúde do paciente ou mudança no quadro clínico. Nos casos em que o paciente seja internado inconsciente ou não saiba informar um contato de familiar ou pessoa próxima, deverá ser realizada a busca ativa por assistente social da unidade.

Ao ser registrado nos hospitais da rede pública, privada ou de campanha, o paciente deve receber uma senha pessoal que será inserida na sua ficha e encaminhada ao contato indicado pelo paciente. As informações devem ser enviadas ao término de cada dia, de preferência por aplicativo de mensagem em formato de áudio, com a atualização sobre o estado de saúde do paciente. Na impossibilidade do envio por meio de aplicativo de mensagem, as informações devem ser enviadas por escrito, via e-mail ou outra forma de comunicação eletrônica. Não sendo possível a comunicação via meio eletrônico, deverá ser feita por contato telefônico.

Em caso de complicações no estado de saúde do paciente, assim que os procedimentos médicos sejam realizados, os familiares ou pessoa próxima indicada devem ser informados sobre a situação ocorrida e, em caso de óbito, as informações sobre a causa mortis e os procedimentos necessários para a liberação do corpo também devem repassadas aos cadastrados. Em caso de óbito, o contato telefônico deverá ser imediato.

A proposta complementa a Lei 3.613/2001, que determina uma série de direitos dos usuários de serviços de saúde do Estado do Rio. “Considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) - assim como as medidas dispostas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), sobre a necessidade de isolamento daqueles que compartilham da mesma residência dos suspeitos ou diagnosticados por covid-19 - este projeto se faz indispensável a segurança e saúde de todos, com observância ao direito à informação a atualização diária dos familiares dos pacientes”, declarou a parlamentar Dani Monteiro (PSol), que é autora original da proposta.

Rodrigo Drable retorna ao cargo de prefeito de Barra Mansa

Por decisão judicial, Rodrigo Drable retornou ao Executivo na tarde desta sexta-feira (31). A liminar para a volta do prefeito foi assinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Drable ficou afastado durante 18 dias após operação do Ministério Público na cidade, que resultou o afastamento também de Paulo Chuchu (presidente da câmara) e Zélio Show.

Rodrigo foi denunciado pelo Ministério Público Estadual, com mais três pessoas, pela suposta participação de um esquema de compra de votos na Câmara Municipal.

No pedido de Suspensão de Liminar (SL) 1359, o prefeito alega que a denúncia foi apresentada antes que ele tivesse sido ouvido e que a decisão do TJ-RJ não tem fundamentação idônea. Segundo ele, não houve a individualização da conduta de cada um dos investigados e a determinação está embasada em meras conjecturas sobre uma suposta possível reiteração delitiva. Argumenta, ainda, que o afastamento cautelar, sem prazo determinado e sem contraditório prévio, configura perseguição política, com o intuito de prejudicá-lo nas próximas eleições.

Antecipação de condenação

Na decisão, o ministro observou que considera razoável, em algumas situações, o afastamento de prefeito do cargo, mas a determinação não deve ocorrer por tempo indeterminado, sob pena de se configurar antecipação dos desdobramentos de eventual juízo condenatório. Disse, também, que a medida cautelar deve estar fundamentada em elementos específicos e concretos, pois, como já decidido pelo Supremo, “a mera suposição, fundada em simples conjecturas, não pode autorizar a prisão preventiva ou qualquer outra medida cautelar de natureza processual penal”.

No caso em análise, o presidente verificou que não há, na decisão do TJ-RJ, nenhuma menção a elementos específicos e concretos que justifiquem uma medida drástica por tempo indeterminado, quando o mandato do acusado se aproxima do final. Toffoli ressaltou que a acusação faz referência a apenas um episódio, em que a participação do prefeito não parece claramente delimitada, e que não há demonstração de que sua intervenção tenha sido decisiva para a obtenção do resultado descrito como delituoso.

Risco de lesão à ordem pública

Ao determinar a suspensão parcial dos efeitos da decisão, Dias Toffoli destacou que a jurisprudência consolidada do STF considera que, para que um decreto de prisão preventiva ou de imposição de medidas cautelares diversas seja idôneo, é necessário que traga dados concretos, baseados em elementos empíricos idôneos.

Segundo o ministro, a real possibilidade de que o prefeito de Barra Mansa fique afastado do cargo até o encerramento do mandato, sem que a ação chegue ao final, importaria antecipação dos efeitos de um eventual juízo condenatório. “Assim, a decisão representa grave risco de lesão à ordem pública e administrativa do município, a recomendar a suspensão de seus efeitos”, concluiu. Com informações da assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal.

Aneel volta cortar a energia de inadimplente a partir do dia 1º

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, no dia 22 de julho, a volta do corte de energia de consumidores inadimplentes a partir de 1º de agosto. Apenas usuários enquadrados no programa Tarifa Social, destinado a famílias de baixa renda, terão o fornecimento mantido até o fim do ano mesmo que não consigam pagar suas contas de luz.

Em razão da crise gerada pela pandemia de Covid-19, a Agência havia determinado, por meio da Resolução 878/2020, a proibição de cortes por falta de pagamento entre 24 de março e 31 de julho para todos os consumidores. Em julho, o órgão abriu uma consulta pública para discutir a prorrogação da medida até o fim do ano para todos os consumidores. Tanto o Idec, quanto o IEI, enviaram contribuições defendendo a extensão.

Clauber Leite, coordenador do Programa de Energia e Sustentabilidade do Idec, enxerga a decisão com preocupação. Isso porque a energia elétrica é um serviço essencial, conforme prevê a Constituição Federal. Isso quer dizer que não pode faltar em hipótese alguma e seu preço não pode ser inacessível.

“Neste momento de crise e de desemprego generalizado, os consumidores residenciais têm sido as maiores vítimas. É obrigação do poder público garantir a continuidade da prestação do serviço, mantendo a proibição do corte por inadimplência para todos os consumidores residenciais pelo menos até o fim do ano, visto que a pandemia não acabou”, argumenta.

Além disso, o IEI solicitou à Aneel, por meio de Lei de Acesso à Informação, os percentuais de inadimplência, por distribuidora, em anos anteriores e por setor (indústria, comércio, residencial, residencial baixa renda, poder público, serviço público etc.). Entretanto, a agência negou o pedido em todas as instâncias de recurso, alegando que os dados poderiam oferecer vantagem competitiva a outros agentes econômicos, mas sem fundamentar o porquê desse entendimento.

De acordo com Rodolfo Gomes, diretor Executivo do IEI, essas informações são fundamentais para se saber quanto da inadimplência foi, de fato, gerada pela pandemia, e quanto já era uma tendência histórica, além de entender qual foi o setor mais impactado pela crise. “Os custos da inadimplência vão ser bancados pelos consumidores que continuam pagando a conta de luz. Portanto, é seu direito entender a composição dessa inadimplência”, salienta.

Para Leite, a argumentação de que a proibição do corte fez aumentar a inadimplência parece até certo ponto razoável, mas a Aneel precisa deixar claro esses números, pois, a ameaça de corte é uma artificio desproporcional frente a um consumidor que não pagou uma conta e já existem outros meios, também eficazes, de se fazer essa cobrança, que não negando um bem tão essencial para a sobrevivência do cidadão.

Se a MP (Medida Provisória) 950 for aprovada no Congresso Nacional, há a possibilidade do corte para inadimplente voltar a ser proibido. No relatório do deputado Léo Moraes está prevista a extensão da proibição de corte enquanto durar a pandemia, diferentemente do que foi decidido na Resolução da Agência.

Agora, além das famílias enquadradas na tarifa social, outros consumidores que não poderão ter corte até o fim do ano são aqueles que não estejam recebendo a fatura impressa; que vivam em locais onde não há posto de arrecadação, como lotéricas e instituições financeiras; e que têm equipamentos essenciais à vida.

Homem é levado a Deam acusado de agressão pela companheira em Volta Redonda

Um homem de 42 anos foi levado à Deam para esclarecer a acusação da companheira de agressão. O caso aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (31), na agência do banco Itaú, no Retiro, em Volta Redonda, RJ.

A Polícia Militar informou que a mulher pegou o telefone com um funcionário da agência bancária e chamou a polícia pelo 190, após sofrer agressão e ameaças do companheiro dentro casa.

O homem foi localizado fora da agência e detido. O casal foi encaminhado à delegacia, ouvidos e liberados.

Dupla detida com drogas no Vila Rica, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: dviulgação da PM
Dois suspeitos foram detidos na Rua Um e Quatro, no bairro Vila Rica/Tiradentes, por suspeita de tráfico de drogas. Com eles foram apreendidos uma quantidade de drogas.

O caso aconteceu no final da manhã de hoje, sexta-feira, dia 31.

Equipe do GAT I recolheu no local quatro tabletes de maconha, oito trouxinhas de maconha, três pinos de cocaína, um lança perfume, oito munições calibre 22, R$ 290,00 em espécie e dois celulares.

A ocorrência foi encaminahda a 93ª DP.

Mais um homem é preso por agressão à ex-companheira em Paraty

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foi preso no início da tarde desta sexta-feira (31), um homem de 31 anos, por agressão doméstica, em Paraty, RJ. O caso aconteceu no Morro do Ditão, em Barra do Corumbe.

De acordo com o delegado titular da 167.ª DP, Marcello Russo, a vítima solicitou socorro aos agentes e acompanhou até o local, onde o agressor estava, com quem teve um relacionamento de seis anos e tem uma filha de três anos.

O acusado foi encaminhado a delegacia sem direito a fiança.

Corpo de homem é encontrado em Volta Redonda

Policias militares foram acionados na manhã desta sexta-feira (31), a fim de averiguar um corpo de um homem, ainda não identificado, no bairro Santa Rita do Zarur, em Volta Redonda, RJ. O caso aconteceu na Rua Campinas, onde FOI encontrado o cadáver sem documento e com sinais de marcas de tiros.

O caso foi encaminhado a 93ª DP de Volta Redonda, onde foi direcionado uma equipe do perito ao local para a liberação do corpo, que foi removido ao IML da cidade, no bairro três Poços pelo Corpo de Bombeiros.


A ocorrência foi registrada na mesma delegacia.

Moto com placa de Barra Mansa é apreendida em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação da PM
Uma moto Honda CG-150 Titan foi apreendida com dois suspeitos na trade desta quinta-feira (30) em Resende, RJ. Os dois trafegava com o veiculo de forma irregular pela Rua Luís Pistarini, no bairro Campos Elíseos.

De acordo com os policiais envolvidos na ação, ao perceber o nervosismo da dupla foi feito abordagem e constataram que nada de ilícito haviam com eles, porém, o veiculo usava uma placa de Barra Mansa que  não condizia com a cadastrada no chassi do veiculo.

Os agentes ainda informaram que após a consulta ao sistema de cadastro de veiculo constatou que o chassi da moto pertence a placa LSS-8543, com último licenciamento em 2011. O veiculo foi removido ao pátio da 89ª DP, onde foram enquadrados por adulterar o identificador de veículo automotor.

Ônibus pega fogo na rodovia Rio-Santos

Havia seis passageiros no momento do incêndio e ninguém ficou ferido
Um ônibus pegou fogo na rodovia Rio-Santos (SP-55), altura do Km 130, em São Sebastião. O acidente aconteceu por volta das 8h desta sexta-feira (31), no trecho próximo ao Balneário dos Trabalhadores, região central da cidade. Não houve feridos e a causa do incêndio é desconhecida.


O veículo, da linha Enseada – Barequeçaba, transportava seis passageiros no momento do acidente. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu conter as chamas. Segundo a equipe, houve danos na parte da frente do veículo.

fogo

A Ecobus, responsável pelo transporte público em São Sebastião, assumiu o compromisso de apurar o caso, uma vez que o ônibus estaria em dia com as revisões. A empresa afirma ainda que irá solicitar perícia técnica para averiguar as causas do incêndio.

A Prefeitura de São Sebastião informou que cobra constantemente melhorias da empresa quanto a qualidade do serviço oferecido.

Primeiro Disque Denúncia do Brasil completa 25 anos

Completando 25 anos de existência neste 1º de agosto, o Disque Denúncia do Rio de Janeiro, pioneiro nesse tipo de serviço em todo o Brasil e gerenciado pelo Instituto MOVRIO, já recebeu mais de 2 milhões e seiscentas mil denúncias sobre diversos tipos de crimes. Todos os outros serviços similares, que utilizam no nome “Disque Denúncia”, nasceram e se originaram do Disque Denúncia do RJ.

Desde a criação, no ano de 1995, o Disque Denúncia já passou pela gestão de sete governadores e 11 Secretários de Segurança - Euclimar Lima, Nilton Cerqueira, Noaldo Alves, José Siqueira, Josias Quintal, Roberto Aguiar, Anthony Garotinho, Marcelo Itagiba, Roberto Precioso, José Mariano Beltrame e Roberto Sá. Dentro desse período, mais de 20 mil pessoas foram autuadas em delegacias, mais de 40 mil armas (dentre fuzis, metralhadoras, revólveres, granadas) apreendidas e cerca de 60 mil munições foram retiradas das ruas. Isso sem mencionar as mais de 20 mil máquinas caça níqueis e mais de 2,5 milhões de drogas apreendidas (papelotes, cápsulas, pinos, tabletes, pedras); maconha, cocaína, crack, Skank e haxixe.

Das quase 3 milhões de denúncias recebidas, nesses 25 anos, em 475 mil, os órgãos responsáveis por averiguar as informações, nos encaminharam algum tipo de resposta. Dessas, 60 mil foram consideradas procedentes, tendo resultados positivos; prisões e apreensões.

Com a evolução tecnológica, no ano de 2016, o Disque Denúncia criou um aplicativo para celulares, disponível para Android e IOS, com o objetivo de facilitar o recebimento de denúncias vindas da população. Em quatro anos de existência, já foram cadastradas pouco mais de 86 mil denúncias em nosso APP.

Pioneiro no Brasil, o Disque Denúncia do Rio de Janeiro, serviu como exemplo para a implantação de outras centrais, no Brasil e no mundo, tornando-se um modelo para quase todos os estados brasileiros e para duas cidades da América do Sul: Santiago, no Chile, e Córdoba, na Argentina.

Além disso, o serviço não se limita a receber denúncias só do estado, tanto que, em 25 anos, já foram cadastradas cerca de seis mil denúncias de fora do RJ. Entre os principais Estados estão: São Paulo (1787), Minas Gerais (1459), Espírito Santo (454), Bahia (282) e Ceará (214). Ainda há denúncias recebidas dos estados do Paraná, Paraíba, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Distrito Federal, Santa Catarina, Goiás, Pará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Amazonas, Piauí, Sergipe, Rondônia, Tocantins, Acre e Amapá.

O Disque Denúncia não recebe somente informações sobre criminalidade e tráfico de drogas. O serviço ainda conta com programas importantes como o “Linha Verde”, voltado exclusivamente para o recebimento de denúncias sobre crimes ambientais; o programa “Procurados”; responsável por divulgar os principais criminosos foragidos do Estado do RJ; além do programa “Desaparecidos”, parte das ações do Disque Denúncia na área de direitos humanos, com o objetivo de auxiliar na identificação e localização de pessoas desaparecidas.

A importância dos serviços prestados pelo Disque Denúncia pode ser mais bem exemplificado diante da denúncia que levou à prisão do traficante Elias Maluco, mandante do assassinato do jornalista Tim Lopes. Informações ao Disque Denúncia também foram essenciais na localização de esconderijos de armas e drogas durante a ocupação do Complexo do Alemão.

Mais recentemente, o serviço recebeu inúmeras informações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco. Desde o dia do homicídio, foram cadastradas 314 denúncias, muitas das quais citavam Ronnie Lessa como um dos suspeitos de ter participado da execução da parlamentar e do motorista Anderson Gomes; antes mesmo de a polícia chegar a essa conclusão.


A ORIGEM DO DISQUE DENÚNCIA


No início dos anos 90, o Rio de Janeiro vivia uma crise na segurança pública. Os índices de seqüestro eram os mais elevados do país, impactando nossa economia com a transferência de empresas para outros estados.

Lideranças empresariais e comunitárias se reuniram para enfrentar o problema e para ajudar a combater este tipo de crime, o Disque-Denúncia foi criado como uma central comunitária de atendimento telefônico destinada a receber informações anônimas da população, baseada na experiência internacional do Crime Stoppers.

O Disque Denúncia cumpriu seu objetivo e contribuiu para o fim definitivo dos sequestros no Rio de Janeiro e significativa redução da violência nessa modalidade de crime. Porém, ao longo do período, a população começou a utilizar o canal como ferramenta de denúncias de outras modalidades criminais e, dessa forma, o canal foi ampliando cada vez mais suas atividades e seus serviços à população, construindo sua credibilidade em cima da garantia do Anonimato e da eficaz intermediação entre as denúncias feitas pela população e a cobrança e comunicação de resultados, através de estreita parceria com a Imprensa e Polícia.