Rádio Acesa FM VR: 2017-11-12

sábado, 18 de novembro de 2017

Renan Calheiros é condenado a perder mandato e direitos políticos

Sentença é de magistrado da Justiça do DF; parlamentar pode recorrer sem deixar o cargo

Justiça do Distrito Federal condenou o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) a perda mandato e suspensão de direitos políticos por oito anos por improbidade administrativa. A sentença é o juiz Waldemar Carvalho, da 14ª Vara Federal. O parlamentar pode recorrer sem deixar o cargo.

De acordo com informações do G1, o senador foi condenado por enriquecimento ilícito e vantagem patrimonial indevida. O processo é relacionado ao caso do pagamento de pensão a um filho que o parlamentar teve fora do casamento com a jornalista Mônica Veloso. Ela acusa o peemedebista de pagar a pensão da criança com dinheiro de um lobista da empreiteira Mendes Júnior.

Por meio de nota, Calheiros disse ainda não conhecer a decisão, que está sob sigilo judicial. Ele afirmou que vai recorrer com serenidade caso a sentença seja confirmada. A defesa do senador poderá apelar ao próprio juiz da 14ª Vara Federal do DF ou ao Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região.

Homem é preso com drogas em Angra dos Reis

Foto: Divulgação PM
Na tarde desta sexta-feira (17), um homem foi preso portando drogas em Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro. Ele foi detido durante operação da Polícia Militar para combater o tráfico de drogas no Morro do Peres.

De acordo com a PM, o suspeito foi encontrado em casa, na Rua dos Cajueiros. Após revistar o interior da residência, os agentes apreenderam uma pequena quantidade de maconha é um triturador — objeto usado para picar a erva.

O homem foi conduzido para a 166 a Delegacia de Polícia (Angra). Na unidade, os agentes checaram o sistema e descobriram que havia dois mandados por tráfico de drogas em aberto contra ele, que ficou preso.

Idoso arrisca ao atravessar sobre linha férrea, em Barra do Piraí

Um idoso por pouco não foi atropelado por um trem ao se arriscar na passagem de nível em Barra do Piraí, RJ. A cena foi captada por duas câmeras de monitoramento da MRS Logística, concessionária que administra a linha férrea.

O flagrante aconteceu na quinta-feira (16) em um trecho da ferrovia que corta o Centro da cidade. As imagens mostram o idoso, com o auxílio de uma muleta, atravessando lentamente a passagem de nível da Rua Nilo Peçanha, enquanto o trem se aproxima. Cerca de um segundo depois de ele atravessar, a locomotiva passa.



Com isso, o maquinista foi obrigado a acionar os freios de emergência, mas, mesmo assim, o trem só parou depois do ponto onde o idoso estava.

A MRS alerta para o risco de se atravessar uma passagem de nível enquanto o trem está a caminho e pede que as pessoas redobrem a atenção ao cruzar a ferrovia: “Sempre, pare, olhe para os dois lados e escute! Lembre-se: o trem não freia como um carro".

Preço do diesel e da gasolina tem nova redução neste sábado

Um dia depois de o preço da gasolina ter sido reduzido em 3,8% e o do diesel em 1,3% nas refinarias, nova diminuição no preço dos dois combustíveis entrou em vigor hoje (18).

De acordo com a Petrobras, o diesel caiu 0,3% e a gasolina 1,4%, neste sábado.

A redução de 3,8% da gasolina na sexta-feira (17) nas refinarias foi a maior para um único dia desde que a Petrobras passou a adotar, este ano, a metodologia de ajustes quase diários dos valores do diesel e da gasolina.

Carreta pega fogo na Via Dutra em Paracambi

Foto: Divulgação
No inicio da trade deste sábado (18), uma carreta pegou fogo na Via Dutra, em Paracambi, RJ. Segundo a NovaDutra, concessionária que administra a rodovia, o incidente aconteceu na altura do km 223, da pista sentido São Paulo, e deixou o trânsito lento.

O fogo já foi apagado. Ainda de acordo com a empresa, o trânsito chegou a ser interditado para que as equipes pudessem atender a ocorrência.

No momento, o tráfego flui normalmente. A lentidão chegou a 9 km. Ninguém ficou ferido.

PRF flagra carro clonado na Via Dutra em Piraí, RJ

A Polícia Rodoviária Federal flagrou um motorista, de 28 anos, dirigindo um carro clonado na noite de quinta-feira (16), na Serra das Araras, em Piraí, RJ. Segundo a PRF, a abordagem aconteceu no sentido São Paulo, durante um patrulhamento.

Ainda segundo a PRF, o veículo estava com a mesma placa de um carro roubado no Rio de Janeiro. O condutor apresentou a CRLV falsa, que é o documento do carro.

O homem foi levado para a 94ª Delegacia de Polícia (Piraí), onde ficou preso por receptação e por uso de documento falso.

Em Barra Mansa: Homem é preso arma e drogas

Foto: Divulgação PM
Um homem foi preso por policiais do 28º BPM, no bairro Vila Independência, em Barra Mansa. Com ele, uma arma e drogas foram apreendidas.

FRANÇA: Explosão em prédio na capital Paris enquanto bombeiros tentavam controlar incêndio


Em Volta Redonda: Homem agride cão a martelada

Um homem foi preso por agredir um cão com marteladas na manhã deste sábado (17), no bairro Volta Grande III, em Volta redonda, RJ. O animal foi socorrido pelo Grupo Amor Animal para um clinica no bairro Niterói. É estável o quadro clinico do dele, e segue em observação internado.

O cachorro que é da raça golden retriever, apresenta um ferimento na região frontal, o que gerou uma edema e uma hemorragia nasal, segundo informações dos veterinários.

Há 47 anos, Linus Pauling afirmava que a vitamina C previne a gripe

O químico ganhador do prêmio Nobel propagou que viveu 93 anos porque tomava muita vitamina C18 d

Gabriela Korossy
Suco e Fruta Laranja - Alimentos
Linus Carl Pauling foi um químico que viveu 93 anos porque tomava muita vitamina C. Pelo menos foi o que ele propagou e ainda permanece na nossa cultura, apesar de já ter sido desmentido. Mas ele foi mais do que isso. Pioneiro na mecânica quântica, ganhou o Nobel de Química por seu trabalho sobre a natureza das ligações químicas. E ainda levou o da Paz pela campanha contra os testes nucleares.

Rio de Janeiro: Homens são mortos após motorista furar bloqueio do Exército no Caju

Um motorista tentou furar o bloqueio estabelecido pelo Exército em frente ao Arsenal de Guerra do Rio, no Caju, e trocou tiros com militares na madrugada deste sábado. Por volta de 3h30, o veículo cinza chumbo, com placa de São Paulo, confrontou a guarnição que reforçava a segurança na na rua Monsenhor Manoel Gomes desde a quinta-feira, após a briga entre facções rivais pelo controle da região.

No tiroteio, dois suspeitos foram mortos e um ferido foi conduzido ao Hospital municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio. Outros dois homens que estavam no carro conseguiram fugir. A Armada apreendeu cinco fuzis, duas pistolas, seis granadas de fabricação caseira, quatro rádios transmissores, 32 carregadores de fuzil e cinco de pistola, além de munição.

A área da troca de tiros foi isolada para realização da perícia por parte da polícia do Exército e da Delegacia de Polícia Judiciária Militar.

A guarnição militar reforça a segurança do Arsenal de Guerra do Rio desde a última quinta-feira em função de confrontos entre facções criminosas pelo domínio do Caju. Com efetivo de cerca de 100 homens, segundo a assessoria do Comando Militar do Leste (CML), o objetivo é também minar a possibilidade de os grupos obterem de armas para o enfrentamento.

Do Extra

Centro de treinamento do Botafogo é invadido por torcedores

O Botafogo não pôde realizar o treino programado para esta manhã, véspera do jogo com o São Paulo, por conta da invasão de cerca de 50 torcedores que arrombaram o portão do estádio Nilton Santos. Os mesmos não tiveram contato com nenhum atleta e integrantes da comissão técnica.

Em crise, Fla enfrenta Timão neste fim de semana na caça ao G4

Fla precisa vencer para lutar pelo G4


Na parte de baixo da tabela, o Sport tenta fugir da zona do rebaixamento e recebe o embalado Bahia, na Ilha do Retiro. Outro que luta para permanecer na elite é o Vitória, que nesta rodada terá pela frente o Cruzeiro. Fechando o final de semana, o Atlético Mineiro duela com o Coritiba e o Atlético Paranaense enfrenta o Vasco na Arena da Baixada. A bola rola a partir das cinco da tarde, horário de Brasília.

pesar de o título brasileiro já ter dono, engana-se quem acha que o Brasileirão não terá mais emoções até o seu término. Lutando por diferentes objetivos, 16 times entram em campo neste domingo (19).

No Rio de Janeiro, o Flamengo, sétimo na tabela, enfrenta o campeão Corinthians na briga por uma vaga na Libertadores. Quem quer carimbar de vez a vaga para o torneio sul-americano é o quarto colocado Santos, que tentará reencontrar a vitória no duelo contra o Grêmio, na Vila Belmiro. No Pacaembu, expectativa de casa cheia para São Paulo e Botafogo.

Um prédio de seis andares pegou fogo na tarde desta sexta-feira (18), no Harlem, em Nova Iorque, nos EUA

As chamas não deixaram vítimas fatais, mas fizeram pelo menos cinco feridos, incluindo quatro bombeiros que combatiam o incêndio.

Segundo o New York Daily News, mais de 40 famílias foram forçadas a sair de suas casas quando as chamas começaram no edifício. Outra publicação, norte-americana, a USA Today, disse que pelo menos 200 bombeiros participaram do combate ao incêndio.

Ainda não se sabe a causa do fogo, no prédio que fica exatamente na 565 W. 144 St. em Manhattan. Bombeiros também disseram que chegaram a resgatar um cachorro do interior do prédio.


Fotos e vídeos do fogo publicado nas redes sociais inicialmente mostraram uma forte fumaça negra proveniente do último andar do prédio.

"Não parece que seja relacionado ao gás porque haveria uma grande explosão", disse o residente Jose Tavarez à CBS-Nova York. "Eu nem estou preocupado com o prédio em si, estou preocupado com as pessoas que vivem lá. Essas coisas podem ser substituídas, coisas materiais, mas uma vida humana não pode ", disse.

Previsão do Tempo - Volta Redonda - Sábado, 17 de novembro de 2017 - Estação: Primavera

Climatempo
Sábado, 18 de Novembro


Volta Redonda - RJ

Sáb Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. 20ºC 35ºC 8mm 80%

Paulo Ramos é expulso do PSOL pelo seu voto na Alerj

O partido afirmou que o parlamentar que já vinha se apresentando como desligado da bancada da legenda
O parlamentar votou pela soltura dos deputados do PMDB/Foto: Divulgação
O PSOL confirmou a expulsão do deputado estadual Paulo Ramos, após a votação na Assembleia Legislativa do Rio, nesta sexta-feira (17). O parlamentar votou pela soltura de Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Melo.

Em nota divulgada, o partido afirmou que o parlamentar que já vinha se apresentando como desligado da bancada da legenda.

Veja a nota na integra:

O deputado estadual Paulo Ramos que já vinha se apresentando como desligado da bancada do PSOL, tomou hoje uma atitude inaceitável: votou contra a decisão do partido e foi um daqueles que revogou a decisão unânime do TRF que determinava a prisão de Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, todos do PMDB.

Desta forma, o deputado se colocou ao lado da máfia dos transportes, das empreiteiras e de todos aqueles que saquearam o estado do Rio de Janeiro nas últimas décadas. O PSOL sempre esteve na luta contra estes setores e na defesa dos interesses dos trabalhadores do Estado do Rio.

Ao se colocar ao lado destas máfias, Paulo Ramos perdeu completamente as condições de permanecer nas fileiras do nosso partido. Diante destes fatos, a Executiva Nacional do PSOL, em conjunto com a Executiva Estadual do PSOL-RJ, decide pelo imediato afastamento do deputado estadual Paulo Ramos das fileiras do partido e inicia junto à Comissão de Ética seu processo de expulsão.

O TEMPO E A TEMPERATURA: Confira como vai ficar o clima na região Sudeste do país neste sábado

Neste sábado, o céu vai ficar nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Minas Gerais e em São Paulo. Há previsão de chuvas isoladas no Sul, Região Serrana e Metropolitana do Rio de Janeiro e nas demais áreas, o céu ficará parcialmente nublado.

A temperatura na região Sudeste do país vai variar de 13ºC a 38ºC.

A umidade relativa do ar pode variar de 30 a 95%.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Rombo na previdência é real e pode comprometer investimento em outras áreas importantes, diz especialista

Mesmo com o relatório da CPI da Previdência informando que não há déficit no setor previdenciário, especialistas confirmam que o rombo no sistema é real. De acordo com o coordenador de Previdência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplica (IPEA), Rogério Nagamine, o prejuízo pode inclusive comprometer o investimento em outras áreas importantes para a população.

“Esse déficit, em 2016 chegou a 4,9% do PIB, decorrente de uma despesa que chegou à casa dos 13% do PIB. Os vários problemas relacionados a esse tipo de despesa e déficit incluem, desde risco de sustentabilidade, como por exemplo, estados atrasando pagamentos, como também acaba diminuindo o passo para outros gastos saciais ou mesmo investimento em infraestrutura.”

Durante sessões da CPI da Previdência, outro argumento usado contra a reforma é de que o rombo no setor irá sumir se os devedores pagarem a Previdência.  Na opinião do economista do Departamento de Assuntos Fiscais e sociais do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima, a situação não é tão simples, já que os gastos com o benefício aumentaram muito nas últimas décadas.

“Nós temos hoje um déficit previdenciário. Ou seja, as receitas são maiores do que as receitas. Incluímos 14,6 milhões de pessoas nos últimos 17 anos, aumentamos o valor do benefício de R$ 274 para R$ 1.200 nesse período e a duração do benefício aumentou em quatro anos. Ou seja, estamos incluindo mais pessoas, por mais tempo e com um valor maior.”

Segundo projeção da Secretaria de Previdência do Ministério do Planejamento, o déficit da Previdência deve chegar a 181 bilhões de reais, este ano. Em 2016, o déficit do Regime Geral da Previdência Social (RGPS), dos trabalhadores rurais e da iniciativa privada, alcançou o recorde de R$ 149,73 bilhões.

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Bens de Picciane, Melo e Albertassi, avaliados em R$ 270,7 milhões, foram bloqueados pela a justiça

Foto: Agência Globo
A decisão da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) de mandar soltar os deputados Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, tomada em votação no final da tarde desta sexta-feira (17), foi seguida por outra decisão do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), de determinar o bloqueio de seus bens, no valor total de R$ 270,7 milhões.

Menos de duas horas depois da decisão da Alerj, em votação que contabilizou 39 votos a favor da revogação da prisão e 19 votos pela sua manutenção, Picciani e os outros dois já deixavam a prisão, por volta das 18h. A ordem de soltura foi enviada diretamente da Alerj para a Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, sem comunicar o TRF2.

Jorge Picciani teve bloqueados pela Justiça R$ 154.460.000,00. Paulo Melo teve bloqueio de R$ 108.610.000,00. E Albertassi, bloqueio de R$ 7.680.000,00. A determinação foi do desembargador federal Abel Gomes.

Ele determinou o bloqueio cautelar de contas e o sequestro ou arresto de bens de 13 pessoas e 33 empresas investigadas na Operação Cadeia Velha, relacionadas aos três parlamentares. A medida foi requisitada pelo Ministério Público Federal (MPF). A ordem atinge ativos financeiros e bens móveis e imóveis, incluindo veículos, embarcações e aeronaves. As informações foram divulgadas pela assessoria do TRF2.

Abel Gomes escreveu em sua decisão que os valores referem-se ao supostamente pago a título de propina aos três deputados, colocando todos os demais investigados, incluindo pessoas físicas e jurídicas, “como agentes colaboradores e solidariamente responsáveis, seja pelo recebimento ou pela dissimulação/lavagem desse numerário”.

Fonte: Estadão

Ex-integrante do Dominó morre aos 40 anos em São Paulo

Foto: Divulgação
O ex-vocalista da banda Dominó Ricardo Bueno morreu, aos 40 anos, na manhã desta quinta-feira (16) em São Paulo.

A Secretaria de Saúde de São Paulo, confirmou que o cantor estava internado desde o dia 7 de novembro em decorrência de um problema odontológico no Hospital Ermelino Matarazzo, zona leste.

Ainda de acordo com o hospital, Ricardo Bueno morreu em decorrência de septicemia causada por um abcesso odontogênico .

Ricardo Bueno, cujo o sobrenome era Phalamesca, participou do dominó em 1995. Em 2000, reencontrou o amigo de infância, Wander Ávila, com quem montou um dupla sertaneja.

O corpo do canto foi sepultado nesta sexta-feira (17) no cemitério Vila Formosa 2, na zona leste de São Paulo.

Governo proibirá abertura de novos cursos de medicina por 5 anos


Presidente Michel Temer deve assinar medida até o dezembro, afirma ministro da Educação

O presidente Michel Temer assinará um decreto que proíbe a abertura de novos cursos universitários de medicina no país durante um prazo de cinco anos.

As informações são da coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.


Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, o presidente deve assinar o decreto até o fim deste ano. "Há um clamor dos profissionais de medicina para que se suspenda por um período determinado a abertura de novas faculdades, em nome da preservação da qualidade do ensino", explicou o ministro à colunista.

Mendonça Filho informou, ainda, que dois editais para abertura de novas graduações na área, lançados ainda na gestão de Dilma Rousseff, serão concluídos.

Ocorrências policiais em Angra dos Reis e Barra Mansa, RJ

Policiais do 33BPM, após acionados por vítimas, prenderam quatro assaltantes. Um cerco foi realizado no túnel de Muriqui, uma espingarda calibre 12 e um simulacro de pistola foram apreendidos.

Uma operação realizada por policiais do #28BPM contra o tráfico de drogas, no Bairro Nova Esperança - Barra Mansa, apreendeu um menor e uma pistola Taurus .380, na Rua Manoel Bernardo da Silva.

Ação contra tráfico de drogas no bairro Santo Agostinho

Foto: Divulgação PM
Três jovens foram presos e um menor apreendido no início da noite desta sexta-feira (17), por policiais militares do 28º BPM (Volta Redonda), em uma ação contra o tráfico de drogas no Morro da Conquista, no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda, RJ.

Os agentes foram ao local conhecido como “Beco do Val”. Uns foram pelo escadão, pelo morro e pela mata.

Eles conseguiram surpreender os jovens e apreender droga. Foram 63 pinos de cocaína, 04 trouxinhas de maconha e R$ 85 em dinheiro.

O jovens foram levados para delegacia (93ª DP) e vão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e fato análogo ao tráfico de drogas (no caso do menor de idade).

Começa atendimento noturno do Detran para regularização de serviços

Postos ficarão abertos até 22 horas
Divulgação

A partir desta terça-feira (21.11), o Detran fará atendimento noturno para atender a demanda reprimida dos serviços de vistoria de veículos durante as paralisações dos funcionários terceirizados. Ao todo, 19 postos de vistorias em todo o estado vão disponibilizar para a população um terceiro turno de serviço noturno, das 19h às 22h.  Os agendamentos poderão ser realizados no site www.detran.rj.gov.br.

Nesta terça-feira (21), além do posto de Volta Redonda, o atendimento começará a ser feito em 13 postos do estado do Rio de Janeiro. Serão seis postos na capital - Barra da Tijuca, Ceasa (Irajá), Campo Grande, Santa Cruz, Vila Isabel e Haddock Lobo. Na Região Metropolitana e Baixada Fluminense serão mais três unidades - São Gonçalo, Niterói e Reduc (Duque de Caxias), enquanto outros quatro postos terão atendimento noturno no interior do Estado: Campos dos Goytacazes I, Petrópolis, Araruama e Volta Redonda.

Na primeira quinzena de dezembro - com data a ser definida -, o atendimento começará em outros seis postos. Dois na capital: Machado de Assis (Catete) e Francisco Bicalho; um na Baixada Fluminense: em Belford Roxo; e outros três no interior: Campos dos Goytacazes II, São Pedro da Aldeia e Nova Friburgo.

A partir do dia 13 de outubro, os serviços do Detran foram impactado com a paralisação dos funcionários terceirizados. No entanto, nesta semana, os atendimentos de vistoria de veículos e de habilitação retornaram à normalidade após novas empresas assumirem a prestação de serviços, após a saída da Prol.

Na última semana, a PVAX Consultoria e Logística assumiu o atendimento de Habilitação. Na segunda-feira (13.11), a Probid é a empresa responsável pelos serviços da Diretoria de Veículos do Detran.

Durante o período de paralisações, o Detran montou um plano de contingência e realizou 14 edições extras do Detran Presente para minimizar o impacto das paralisações. Foram realizadas cinco edições na capital (três no posto da Francisco Bicalho e duas na Barra da Tijuca), uma na Baixada Fluminense (Nova Iguaçu) e outras oito no interior (Resende, Barra Mansa, Três Rios, Volta Redonda - duas vezes -, Nova Friburgo, Campos dos Goytacazes e Bom Jesus do Itabapoana).

Outra ação do Detran para minimizar o impacto das paralisações foi a ampliação dos prazos de vistoria dos automóveis com placas com finais 8 e 9. A partir de agora, os veículos com a placa terminando com o número 8 poderão ser submetidos à inspeção anual obrigatória até o dia 30 de novembro e os com final 9, até 31 de dezembro.

Detran Presente continua

Apesar das normalizações, a estrutura itinerante do Detran Presente continuará a ser realizada pelo órgão em diferentes cidades. Na próxima semana dois novos mutirões serão realizados.

Durante o Detran Presente, os cidadãos podem emitir a primeira e a segunda via da carteira de identidade, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, fazer a vistoria anual dos veículos, emitir o licenciamento anual sem vistoria e abrir recursos contra multas e processo de suspensão. De acordo com a demanda para os serviços prestados poderá haver distribuição de senhas para atendimento. A lista completa dos serviços oferecidos em cada edição está no www.detran.rj.gov.br.

POSTOS DE VISTORIA COM TURNO NOTURNO

A partir do dia 21 de novembro

Barra da Tijuca
Ceasa (Irajá)
Campo Grande
Santa Cruz
Vila Isabel
Haddock Lobo
São Gonçalo
Niterói
Reduc (Duque de Caxias)
Campos dos Goytacazes I
Petrópolis
Araruama
Volta Redonda


A partir da segunda quinzena de dezembro
Machado de Assis (Catete)
Francisco Bicalho
Belford Roxo
Campos dos Goytacazes II
São Pedro da Aldeia
Nova Friburgo

DETRAN PRESENTE

22 de novembro (quarta-feira) – Rio de Janeiro

Local: Cinelândia – Semana da Saúde

24 de novembro (sexta-feira) – Angra dos Reis

Local: Estádio Jair Carneiro Toscano de Brito (Rua Comandante Castelo Branco, 109 – Balneário)

WhatsApp deve eliminar botão de gravação de áudio e atualizar função

Empresa está em fase de testes para atualização da funcionalidade


Diversos usuários do WhatsApp reclamam da funcionalidade que possibilita o envio de mensagens de áudio. O fato de terem de segurar o botão durante todo o período de gravação muitas vezes irrita, até porque, não raro, o dedo escorrega e o processo é interrompido.

Iniciada em 2013 e sem nenhuma atualização desde então, a função deve passar por mudanças.

Segundo o site WABetaInfo, o WhatsApp testa uma nova possibilidade, a partir da qual os usuários, para iniciarem a gravação, passariam a não mais terem de pressionar um botão, mas apenas apertá-lo uma vez. Ao término da gravação, bastaria apertar o botão uma segunda vez.

A expectativa é que a funcionalidade entre em atividade nos próximos meses.

Crise do Rio faz Sudeste perder mais participação no PIB nacional

Segunda maior economia nacional, Estado viu sua participação cair de 11,6% em 2014 para 11% em 2015

A derrocada do preço internacional do petróleo levou o Rio a ser o Estado que mais perdeu espaço no PIB nacional em 2015, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Segunda maior economia nacional, o Rio viu sua participação cair de 11,6% em 2014 para 11% em 2015 -a liderança é de São Paulo, com 32,4%.

A explicação, segundo o IBGE, é a dependência do Estado da receita com a indústria do petróleo, que sofreu com a queda de 25,2% no preço em reais da cotação do produto no mercado externo.
Em dólar, o barril do petróleo tipo Brent (referência para a Petrobras) valeu, em média, US$ 52,3 em 2015, ante US$ 99 no ano anterior.

A extração de petróleo e gás natural respondia por 14,3% da economia fluminense. Quase dois terços da extração de petróleo do país estavam concentrados no Rio em 2015.

Os problemas da indústria petroleira, também afetada pelos desdobramentos da Operação Lava Jato, têm sido apontados pelo governo do Rio como um dos fatores que levaram à queda da arrecadação do Estado -com atraso no pagamento a servidores e piora da qualidade do serviço público.

O resultado desse declínio do Rio é que o Sudeste foi a única região do país que perdeu participação no PIB brasileiro de dois anos atrás, quando a economia do país teve uma contração de 3,5%.
A fatia da região caiu de 54,9% para 54%, a maior queda desde ao menos o início do atual levamento do IBGE, em 2002, quando o Sudeste representava 57,1% do total.

Em 2015, foi a primeira vez em que todos os Estados, mais o Distrito Federal, registraram queda no PIB.

"Esse resultado de queda de todas as unidades da Federação ainda não tinha sido visto, inclusive por nenhuma série já estimada pelo IBGE antes disso [2002, início da atual série histórica]. É um resultado inédito que afeta todos os Estados da Federação", afirmou Frederico Cunha, gerente do IBGE.

O Estado que teve o melhor desempenho em 2015 foi Mato Grosso do Sul, com queda de 0,3% no volume de seu PIB em 2015, em parte pelo bom ano da agropecuária local.

"Os Estados que tiveram melhor resultado foram bastante influenciados pela agropecuária. O que pesou negativamente foram a indústria de transformação, o comércio e a construção civil. Todas essas atividades tiveram quedas expressivas", afirmou Cunha, do IBGE. Com informações da Folhapress.

17 de novembro - Dia da Criatividade

Para homenagear vamos ouvir a música "Esteticar", o sexto defeito do CD "Com defeito de fabricação", do criativo Tom Zé
17 de novembro, às 01h
criatividade - cérebro - pensar

Você é criativo?
A criatividade é responsável, entre outras coisas, pelas invenções. Uma pessoa pode ser criativa ou desenvolver sua criatividade, mas os inventores são os criativos oficiais. Colocam em prática seu talento de observar os elementos do mundo e dar a eles utilidade prática, ou aperfeiçoar de modo inédito o que já existe para o nosso conforto. O homem só evoluiu ao que é hoje graças à criatividade.

Assembleia do Rio reverte decisão judicial sobre prisão de parlamentares

Por LG Soares
Um dia depois de o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) decretar a prisão dos deputados estaduais Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu nesta sexta-feira (17) revogar a prisão dos parlamentares e permitir o retorno imediato deles à Casa. A votação teve 39 deputados favoráveis à soltura, 19 contrários, além de uma abstenção. Para a aprovação do parecer da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que recomendou a libertação dos peemedebistas, eram necessários 36 votos.

A decisão da Casa Legislativa do Rio altera a decisão dos desembargadores do TRF2, que haviam mandado prender preventivamente os deputados a pedido do Ministério Público Federal (MPF). De acordo com a Alerj, o secretário da Mesa Diretora entregou em mãos a decisão dos deputados na cadeia pública José Frederico Marques, no bairro de Benfica. O advogado de Picciani, Nélio Machado, disse acreditar que o peemedebista deve ser solto ainda nesta sexta-feira (17).

Os três parlamentares filiados ao PMDB se entregaram na tarde de ontem na sede da Polícia Federal no Rio, no centro da capital, e passaram a noite na cadeia de Benfica, na zona norte, onde também está detido o ex-governador Sérgio Cabral. A votação na Alerj gerou tanta polêmica que um dos deputados que não votou conforme orientação do partido foi expulso da legenda. O deputado Paulo Ramos (PSOL) foi a favor da revogação das prisões e justificou dizendo que “defende o Estado de Direito” e o equilíbrio de poderes.

Nas ruas do Rio, manifestantes protestavam pela manutenção da decisão da Justiça. Houve confronto com a Polícia Militar do Rio de Janeiro, que lançou bombas de efeito moral e balas de borracha. O protesto aconteceu próximo ao Palácio Tirandentes, sede da Assembleia Legislativa.

AO VIVO ALERJ Decide se Mantém ou Anula Decisão do STJ Que Determinou Prisão de Deputados


Dois jovens são assassinados em Barra Mansa

Foto: Divulgação internet

Na madrugada desta sexta-feira (17), dois jovens foram assassinados em Barra Mansa, Sul do estado do Rio de Janeiro. Os corpos foram encontrados no começo da manhã desta sexta-feira (17), ao lado do galpão desativado da MRS Logística, no bairro Roberto Silveira. De acordo com as primeiras informações, ambos foram executados com tiros na cabeça.

Matheus de Melo Soares/Foto: Redes Sociais
Um deles foi identificado como Gabriel Freitas de Andrade, de 18 anos. O outro é Matheus de Melo Soares, de 16.

A polícia de Barra Mansa já está investigando o duplo homicídio. Os dois foram assassinados com tiros na cabeça. O local fica perto da sede administrativa da prefeitura de Barra Mansa.

Gabriel Freitas de Andrade/Foto: Redes Sociais
Gabriel, segundo conhecidos, era morador da Vila Coringa, enquanto Matheus, também de acordo com pessoas que o conheciam, residia na Vila Orlandélia. Gabriel era aluno do Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, localizado no Centro de Barra Mansa.

A Polícia Civil informou que não descarta nenhuma hipótese, embora fotos da vítimas reforcem a hipótese de execução. Os investigadores já estão em busca de imagens de câmeras de segurança que possam ajudar na apuração do crime.

O duplo homicídio eleva para 11 o número de assassinatos em Barra Mansa desde o dia 31 do mês passado.

Outro crime

Já no início da madrugada, duas pessoas foram baleadas no bairro Getúlio Vargas, em Barra Mansa. Laci de Souza Soares, de 35 anos, e Eduardo Martins de Carvalho, de 18, foram atingidos na Rua Fortaleza pelos disparos efetuados por quatro homens que desceram de um Fiat Uno com os rostos escondidos com toucas ninjas. A placa do carro não foi anotada.

Os feridos foram levados por um morador do local para a Santa Casa de Barra Mansa, onde a Polícia Militar informou que eles foram atendidos e não correm risco de morte. Laci e Eduaardo, também de acordo com a PM, confirmaram que os atiradores eram quatro e que estavam com os rostos encobertos.

Acidente na Via Dutra deixa trânsito prejudicado

O trânsito ficou lento após uma batida entre uma carreta e um carro no início da manhã desta sexta-feira (17), no trecho da Via Dutra que corta Piraí, RJ. Segundo a NovaDutra, concessionária que administra a rodovia, o acidente aconteceu na altura do km 225, da pista sentido Rio, descida da Serra das Araras.

O tráfego teve que ficar em meia pista no local, fluindo pela faixa da esquerda. Por volta de 8h30, o congestionamento chegava a 1 km. Ainda não há informações sobre feridos.

Já no sentido São Paulo, um caminhão com pane mecânica causou lentidão no trânsito na altura do km 227. O veículo quebrou na faixa da direita. Motoristas devem ficar atentos e pegar a faixa da esquerda ao passar pelo local.

Caminhão é apreendido com produtos sem nota na Via Dutra

Divulgação
Fiscalização da Barreira Fiscal de Nhangapi apreendeu um caminhão com mais de cinco toneladas de temperos e condimentos que estavam sem documentação fiscal foram apreendidos na quinta-feira (16) na Via Dutra, em Itatiaia, RJ.

Segundo os agentes, o veículo saiu de São Paulo (SP) e seguia para Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ele estava carregado com cerca de 5,2 toneladas de temperos e condimentos. A empresa proprietária do produto foi autuada por transportar mercadoria excedente sem documentação fiscal.

Obra de rede água está garantida para acontecer no bairro Açude

Foto: Divulgação
Aconteceu na manhã desta quinta-feira (16), no final do bairro retiro, a fixação da placa com as informações da obra de substituição da rede água potável no bairro Açude. Segundo as informações da Amaba, na pessoa do presidente, Alan Cunha, a obra está garantida para acontecer, apesar da data do início ter sido o último dia 6 de novembro: "o SAAE-VR e a empreiteira nos garantiu de que a obra vai acontecer nos próximos dias."

Técnicos do Saae-vr e representantes da empresa, Toporaqui, responsável pela a execução da obra, disseram que a construção ou substituição de rede de água potável terá a extensão de no mínimo 400m e diâmetro igual ou superior a 100mm em ferro fundido dúctil. Já a construção de rede de água potável – 840,00m dn 200 ferro dúctil.

Para a melhoria do abastecimento do bairro

A obra terá duração de 6 meses, e o objetivo e realizar a troca do encanamento que é velho e que está obstruído por corrosão. A rede será substituída em toda extensão da Avenida Francisco Antônio Francisco, ligando a adutora, próximo a Praça Cafezal (Final do Retiro) a Atacilio Pitzer (AçudeI).

O presidente da AMABA Alan cunha ressaltou a importância da comunidade está acompanhando as informações sobre alterações no trânsito - "devido o local ser com muitas curvas haverá dias que o trânsito terá que ser interrompido completamente, mas pediu aos moradores para ficar tranquilos, pois as rotas alternativas serão divulgadas, Alan também frisou que a possibilidade de faltar água está descartada, porém, é necessário que os moradores economizem para ter transtornos maiores.

O TEMPO E A TEMPERATURA: Confira como vai ficar o clima na região Sudeste do país nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, o céu vai ficar parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em Minas Gerais e São Paulo. Há também possibilidade de chuva em áreas isoladas no Rio de Janeiro e Espírito Santo. É o que explica a meteorologista consultora Ingrid Peixoto do Instituto Nacional de Meteorologia.

"O rápido deslocamento de uma frente fria em direção a região Sudeste, deixará o tempo instável com a ocorrência de pancadas de chuvas e trovoadas isoladas, especialmente sobre o Estado de São Paulo. Observaremos também chuvas isoladas sobre Minas Gerais e há uma pequena possibilidade de chover durante o período da tarde sobre o Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Observaremos em São Paulo também que as rajadas de ventos podem ultrapassar 50 km/hora e trazer alguns transtornos à população."

A temperatura na região Sudeste do país vai variar de 12ºC a 39ºC.

A umidade relativa do ar pode variar de 25 a 95%.

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Drogas são apreendidas com dois homens no bairro Santa Cruz

Drogas apreendidas com dois suspeitos no bairro Santa Cruz/Foto: Divulgação PM
Duas pessoa foram detidas na tarde desta quinta-feira (16), por policiais militares, no bairro Santa Cruz, em Volta Redonda, RJ. O caso foi registrado no residencial “Minha Casa, Minha Vida”, do Ingá II. A dupla, um maior preso e menor apreendido por tráfico de drogas.

Com eles foram encontrados 5 pinos de cocaína, R$ 67 em dinheiro e um celular.

Eles foram levados para delegacia (93ª DP), onde o caso foi registrado.

WhatsApp disponibilizará nova forma de enviar áudio

Quem gosta de enviar mensagens de áudio em conversas pelo WhatsApp em breve terá de aprender um novo esquema para fazer isso. O aplicativo está testando uma nova interface que trará "gravações trancadas", permitindo gravar áudio sem precisar manter o dedo pressionando o ícone de microfone.

Veja como funciona no link abaixo:

Divulgação

No prazo de dois dias, dois ônibus quebram no bairro Açude IV



Um ônibus da Viação Sul Fluminense, número de ordem 1206 (Linha Ponte Alta x Açude IV - Via Jaraguá), quebrou na subida do bairro Açude IV, deixando os passageiros a pé. O caso aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (16), na Rua Bom Pastor, no bairro Açude IV, em Volta Redonda.


Com o problema mecânico, o veículo ficou parado no final da subida, um local muito perigoso, segundo informações dos passageiros, dizem temer algo pior acontecer, já que é constantes os problemas com os coletivos.

Na terça-feira, dia 14, outro coletivo quebrou no ponto final da linha, no bairro. Com a substituição do veículo quebrado, três carros foram vistos parados no final da linha.

Fotos: Divulgação Rede Sociais

Brasileira é morta a tiros por engano pela polícia em Lisboa

Vítima, cuja identidade não foi divulgada oficialmente, foi atingida no pescoço e morreu antes de chegar ao hospital



Uma brasileira de 35 anos foi baleada e morta por engano pela polícia de Lisboa na madrugada de quarta-feira (15), após o carro em que estava ser atingido por vários disparos feitos pelos policiais

A mulher, que ainda não teve a identidade divulgada oficialmente, foi atingida no pescoço e morreu antes de chegar ao hospital.

A polícia confundiu o carro em que ela e o marido estavam, um Renault Megane preto, com um outro veículo que havia acabado de participar de um assalto a um caixa-eletrônico.

Segundo a imprensa portuguesa, o carro foi atingido por pelo menos 20 tiros.

O veículo em que os assaltantes estavam, um Seat Leon preto, havia escapado de uma perseguição policial minutos antes, em uma região próxima ao local onde a brasileira foi atingida.

Segundo a PSP (Polícia de Segurança Pública), o motorista não obedeceu às ordens de parar o carro e, durante a fuga, tentou ainda atropelar os polícias, "que tiveram de afastar-se rapidamente para não serem atingidos" e "foram obrigados a recorrer a armas de fogo".



Fontes ouvidas pela reportagem dizem que o marido da vítima, também brasileiro, estava dirigindo o veículo sem carteira de habilitação e nem seguro do carro (que é obrigatório em Portugal). Por isso, acabou se assustando ao se deparar com vários carros da polícia na estrada.

Após dar marcha a ré e bater em uma parede, o homem acabou avançando em direção aos policiais, que abriram fogo.

REPERCUSSÃO

O caso ganhou espaço na imprensa de Portugal, que tem um número muito baixo de mortes envolvendo forças policiais.

Entre 2013 e 2015, não houve nenhuma vitima fatal.

A brasileira foi a primeira morte provocada por policiais em Portugal em 2017.

O caso faz lembrar um outro brasileiro assassinado por engano pela polícia na Europa.

Em julho de 2005, o mineiro Jean Charles de Menezes, 27, morreu após ser atingido pela unidade armada da Scotland Yard no metrô de Londres. Ele fora confundido com um terrorista pela polícia inglesa.

Em nota, a Embaixada brasileira em Portugal afirmou que o país está dando suporte à família da vítima.

"A Embaixada lamenta profundamente o ocorrido. A família da vítima já entrou em contato com o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa, que prestará o apoio cabível", diz.

"A Embaixada acompanha atentamente o caso e aguarda novas informações a respeito do inquérito com vistas a determinar o curso de ação a ser tomado", completam. Com informações da Folhapress.

Petrobrás reduz nesta sexta, preço dos combustíveis nas refinarias

A Petrobras reduzirá nesta sexta-feira (17) os preços da gasolina e do diesel nas refinarias em todo o país. Segundo nota divulgada pela estatal, o diesel terá redução de 1,3%, enquanto a gasolina cairá 0,38%.

A decisão de acordo com a companhia é resultado da nova política da empresa que acompanha as oscilações dos preços das duas commodities no mercado internacional. De acordo com a estatal como a legislação brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas para as refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso, portanto, de acordo com a Petrobrás vai depender de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de combustíveis, especialmente distribuidoras e postos revendedores.

Desde o último dia 1º, o diesel cobrado nas refinarias registra queda acumulada de preços de 1,3%, já a gasolina teve quatro reduções e sete altas neste mês, contabilizando uma alta acumulada de 3,7% nas refinarias.

MPF pede bloqueio de R$ 24 mi do ex-presidente Lula

O Ministério Público Federal (MPF) de Brasília pediu à Justiça Federal, nesta quinta-feira (16), o bloqueio de bens no valor de R$ 24 milhões do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de um de seus filhos, Luís Cláudio.

O pedido foi feito dentro da Operação Zelotes, processo que investiga suposto tráfico de influência de Lula e Luís Cláudio na compra de caças suecos para a Força Aérea Brasileira (FAB).

Além do ex-presidente e seu filho, a procuradoria pediu bloqueio de valores dos lobistas Mauro Marcondes e Cristina Mautoni, que também teriam participado do esquema. De acordo com o MP, os crimes teriam sido praticados entre 2013 e 2015 quando Lula já não exercia o mandato de presidente.

Em nota a defesa de Lula afirmou que as acusações "não tem qualquer base jurídica” e que “não há no pedido apresentado pelo MPF indicação de provas a respeito das afirmações ali contidas, que partem de certezas delirantes”.

Caberá, agora, ao juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal, de Brasília, decidir sobre o caso.

Consciência Negra é comemorada em Volta Redonda

Celebração especial pelo dia simbólico de luta dos negros terá seis dias de atividades
 

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, a Secretaria de Cultura de Volta Redonda, em parceria com o Coletivo Kekerê, está realizando a Semana do Povo Preto. A abertura aconteceu nesta quarta-feira, dia 15 de novembro, no Memorial Zumbi. O evento contou com apresentações de arte, música, dança, além de palestras, gastronomia e momentos de reflexão.

O evento tem início às 15h, todos os dias. Nesta quarta-feira, o público conferiu apresentação de capoeira e da Banda Municipal de Volta Redonda.

Segundo o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, o Memorial Zumbi está sendo mais utilizado neste governo e tende a abrigar cada vez mais eventos. “Neste evento vimos o registro do trabalho de um grupo que busca uma sociedade única, com diálogo e como ferramentas de construção e desenvolvimento. Daí a importância de ter esse memorial em Volta Redonda, que ainda vai abrigar mais eventos deste porte”, disse.

De acordo com o coordenador do Memorial Zumbi, Sid Gomes, um dos objetivos do evento é legitimar o Memorial Zumbi como um espaço de resistência e luta do movimento negro de Volta Redonda. "Esse não é um evento religioso, é um evento cultural. Eu espero que a população venha prestigiar, pois serão dias muito importantes para a nossa cultura", disse, acrescentando que os interessados também podem visitar a exposição permanente, no salão do Memorial Zumbi. "Aqui nós exibimos vídeos sobre cultura afro e filmes ligados à temática do negro", completou.

“Essa é a primeira vez que uma semana inteira é dedicada à Consciência Negra, mas essa é uma questão que deve ser pensada todos os dias do ano. O primeiro dia foi muito produtivo e estamos felizes com a população abraçando o evento”, declarou a secretária municipal de Cultura, Aline Ribeiro.

O feriado foi um atrativo a mais para quem quis participar do evento. “Nesse horário, geralmente, eu estou trabalhando, mas como teve o feriado, eu aproveitei para vir. Um evento gratuito que conta um pouco da nossa história. Vale a pena conferir”, disse a técnica em contabilidade, Yara Eneida.

"Esse evento está trazendo de volta o verdadeiro sentido da existência do negro. É um evento que precisa ser divulgado, a união deve prevalecer. Eu pretendo participar de todos os dias do evento", afirmou a dona de casa Sandra Helena da Costa Santos.

Confira a programação completa da Semana do Povo Preto:


16/11 (QUINTA-FEIRA)

15h – Coletivo Yamidunda

18h – Coletivo Flor de Maio

19h30 – Kenia Maria

20h – Meninos do Batuque

21h – Juliana D Passos


17/11 (SEXTA-FEIRA)

15h – Mameluco Sound Sistem

18h40 – Coletivo Flor de Maio

20h – Banda Ratel



18/11 (SÁBADO)

15h – Rodão de Jongo (Jongo Di Volta, Jongo de Pinheiral e Jongo de Arrozal)

19h30 – Áurea Martins e Flávio Porto



19/11 (DOMINGO)

15h às 21h – 2º Festival de Curimba do Sul Fluminense

(Tio Casemiro, Pai Elcio de Oxalá, Pai Ivo de Carvalho, Thami Coutinho)



20/11 (SEGUNDA-FEIRA)

15h – Desfile Afro – Nambib Pro Models

17h – Grupo Amigos do Gueto

19h – Maryzelia

CSN propõe novo acordo para turno de 8 horas

Foto: Divulgação
Em uma reunião de negociação realizada na manhã desta quinta-feira (16), a CSN apresentou ao sindicato dos Metalúrgicos uma nova proposta para a implantação do turno de revezamento de 8 horas  pelo prazo de dois anos.

A proposta de um abono de R$ 3 mil, a ser pago nesta proposta em três parcelas; a primeira de R$ 1.500,00 em cinco dias úteis, após a aprovação da proposta; a segunda de  R$ 1.000,00 junto com o pagamento de maio, e a terceira, de R$ 500,00, junto com o pagamento de novembro de 2018.

Ainda na proposta, existe uma possibilidade de que os próprios  colaboradores do turno escolham a escala de trabalho, conforme as posições que poderão ser colocadas à disposição, com a opção de escala: 4x1/4x1/4x2 com folga de 80 horas. Após um ano de implantação do turno de 8 horas, ocorrerá uma nova escolha ou revalidação da escala escolhida.

Da proposta feita ao Sindicato está a tabela de horários:

21h45 às 6h - 5h45 às 14h - 13h45 às 22h
22h45 ás 7h - 6h45 às 15h - 14h45 às 23h
23h45 às 8h - 7h45 às 16h - 15h45 às 24h

Em período de qualquer turno, haverá uma hora de intervalo para refeição e descanso, tendo 7h15 de trabalho efetivo.

Para a CSN, esta proposta apresenta uma evolução em relação às anteriores e está alinhada com o momento de crise em que atravessa o setor siderúrgico.

Já o sindicato disse que não levará a proposta para a apreciação dos metalúrgicos.