Rádio Acesa FM VR: 2014-03-23

sexta-feira, 28 de março de 2014

28 de Março de 2014.

  - Dia do Diagramador
  - Dia do Revisor
  - A Câmara Federal autoriza a importação de pílulas anticoncepcionais para distribuir à 
    população pobre (1968) 

Há 75 anos, morria o jogador de futebol Fausto dos Santos 

Apresentação Márcia Dias

Considerado um gênio do futebol brasileiro. Ele era descrito como jogador clássico, habilidoso, de passe preciso e o melhor de sua posição nas décadas de 1920 e 1930. Por isso na copa de 1930, despertou a cobiça de vários clubes do exterior. No mundial do Uruguai, recebeu a alcunha de "Maravilha Negra" pela sua atuação na copa de 1930. Morreu, aos 34 anos, vítima de tuberculose.
28/03/2014 00:01

Em 1967 foi criada a Polícia Federal

Divulgação/Polícia Federal
Segurança pública - Tráfico de animais - Pássaros aprrendidos pela Polícia Federal - Aves apreendidas
 
Em 1967 foi criado o Departamento de Polícia Federal, órgão subordinado ao Ministério da Justiça.
De acordo com a Constituição de 1988, a PF exerce a segurança pública para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, sobretudo exercendo atividades de Polícia Judiciária.
Música: Polícia, dos Titãs.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Lívian Aragão participa de culto evangélico - Noticias Gospel

Noticia Gospel Lívian Aragão participa de culto evangélico

Filha caçula de Renato Aragão, Lívian Aragão, 15 anos, tirou a noite de domingo para ir a um culto evangélico na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A adolescente está frequentando o Soul Church, igreja protestante que tem a ex-mulher de Romário, Danielle Favato, como pastora; assim como o cantor e pastor Kleber Lucas.

Lívian foi orar ao lado do namorado, Nicolas Prattes. Bem disposta, ela pediu pela saúde do pai. A mãe de seu namorado, Giselle Prattes, também estava na igreja – ela é cantora gospel. Marcus Menna, ex-líder do LS Jack que foi recentemente batizado na mesma igreja, também foi ao culto.
Renato Aragão voltou a ser internado no hospital Barra D’Or na tarde de sábado (22), com febre alta. A equipe médica constatou que ele está com infecção urinária e ficaria em observação até segunda (24), sendo medicado com antibióticos.
No sábado anterior, ele sofreu um infarto e ficou internado até quarta (19), quando voltou para casa.

Pastor orienta fiéis contra vacinação para combater o sarampo em meio a um surto da doença

Diante de um surto de sarampo no Canadá, as autoridades de saúde de país têm enfrentado oposição à vacinação por parte de grupos evangélicos. Segundo a CBC News, religiosos como o pastor Adriaan Geuze, da Congregação Reformada da América do Norte, estão questionando a eficácia da vacinação e orientado seus seguidores a não participarem da campanha de vacinação promovida pelo governo.

- Os membros de nossa congregação não acreditam que as vacinas sejam seguras. Eles estão preocupados com a administração de vacinas para os seus filhos, e vacinação não significa automaticamente que você está imune à doença – afirmou Geuze à CBC News.
 
As autoridades de saúde canadenses classificaram a parcela da população influenciada pela oposição à vacina promovida por religiosos como Geuze de “cinturão da Bíblia”. Com uma proporção de 95% de sua população vacinada, mesmo não se tratando de uma vacinação obrigatória, a parte da população imunizada pelas vacinas cai para 50% dentro do cinturão.
 
Segundo as autoridades do país, dois estudantes da Escola Cristã Monte Cheam foram contaminados pelo vírus da doença. Apesar de terem sido dispensados das aulas e de a escola ter permanecido fechada por uma semana, estudantes e funcionários ficaram por algum tempo expostos ao vírus, e cerca de 100 jovens podem ter contraído a doença.

Os sintomas do sarampo são febre alta, coriza, tosse, sonolência, irritabilidade e olhos vermelhos. Pequenas manchas brancas podem aparecer na boca e na garganta. Uma erupção vermelha manchada começa a aparecer no rosto três a sete dias após o início dos sintomas, então se espalha para baixo do corpo para os braços e pernas. Esta erupção geralmente dura de quatro a sete dias. Os sintomas geralmente durar de uma a duas semanas.
 
As autoridades de saúde da região temem que a não vacinação dessa parcela da população pode agravar ainda mais o surto da doença que estão enfrentando.

Pesquisadores falam sobre relação de igrejas cristãs com a ditadura militar no Brasil - Noticias Gospel

Noticia Gospel Pesquisadores falam sobre relação de igrejas cristãs com a ditadura militar no Brasil

A ditadura militar é ainda um capitulo controverso da história do Brasil, uma parte do nosso passado quem vem sendo contada há anos, e que ainda carece de muitas respostas. Com foco em revelar o que realmente aconteceu durante esse período, a Comissão Nacional da Verdade (CNV), tem trabalhado para investigar os fatos ocorridos nessa época.

Entre os assuntos estudados pela comissão está o colaboracionismo das igrejas Católica e protestantes com o regime militar. Por isso, dentro da CNV um grupo específico reúne histórias sobre a resistência e tenta identificar os religiosos que colaboraram com os governos militares, ficaram em silêncio ou se omitiram.
Ao estudarmos a história, é fácil encontrar nomes de líderes religiosos que se opuseram ao regime militar, como o pastor presbiteriano Jaime Wright e bispos como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Adriano Hypolito, Dom Pedro Casaldáliga, Dom Clemente Isnard e Dom Waldyr Calheiros. Porém, os pesquisadores afirmam que a existe uma grande dificuldade em reunir material sobre a colaboração das diversas tradições cristãs à ditadura.
- Naquela época, prevaleceram o silêncio e a omissão das igrejas, mas mesmo hoje as pessoas têm dificuldade de falar sobre colaboracionismo – explica Magali Nascimento Cunha, pesquisadora que faz parte do grupo da CNV.
- Elas as igrejas absorveram a tendência da sociedade em geral, que se omitia e se negava a se preocupar com o que ocorria. Os evangélicos, em geral, preocupavam-se em ir para o céu, como se a igreja estivesse fora do mundo. Os católicos, por conta da ligação que sempre tiveram com o poder, preferiram a cautela, mesmo depois dos questionamentos sobre o que acontecia. Já os que ajudavam, muitas vezes, nem tinham afinidade ideológica. Faziam por ter consciência das vidas em risco – completa a pesquisadora.
De acordo com Anivalho Padilha, coordenador do grupo da CNV, é difícil encontrar documentos que relatem tal colaboração, e que para levantar dados sobre esse fato contam, principalmente, com relatos de testemunhas. Entre as histórias ele ressalta a dificuldade que foi para obter a confirmação de que um bispo e um pastor deram seu nome aos militares, culminando em sua prisão. Ele explica que além de fazer parte da Aliança Popular, era diretor do Departamento Nacional da Juventude da Igreja Metodista e que foi delatado por líderes da igreja da qual fazia parte.
- Os dois que me delataram, os irmãos Isaías Sucasas, que era bispo, e José Sucasas, pastor, já mortos, eram pessoas que eu conhecia. Numa das primeiras sessões de tortura, eu neguei ser comunista, e o torturador gritou: você quer que acredite em você ou no pastor? Achei que era um jogo, que era para quebrar minha moral. Como eram pastores, eu achava que isso (o cargo) exigia deles outra postura. – afirma Padilha, segundo reportagem do O Globo.
- Ainda há uma cortina de silêncio. Mesmo quando encontramos indícios fortes, há tentativa de negação. Entre o clero, há quase uma relação mística, uma barreira muito difícil de ser superada. Em relação aos protestantes, a barreira é menor – completa, lembrando que documentos sobre colaboracionismo foram encontrados no Centro de Informação do Exército.

Marco Civil acerta na neutralidade da rede, mas tem defeitos

O texto do projeto de Marco Civil da Internet aprovado pela Câmara em 25 de Março de 2014 tem uma novidade importante: define em lei o que é a “neutralidade de rede” no Brasil.
Se o Senado aprovar o projeto e se a presidente da República o sancionar tal como está, as empresas brasileiras não poderão fazer aqui o que já está sendo uma realidade nos EUA: um acerto entre um provedor e um site para que um determinado conteúdo seja acessado mais rapidamente que o do concorrente.
Por exemplo, a Netflix (empresa que transmite vídeos em streaming) acaba de fazer um acerto com a Comcast (uma gigante entre os provedores de internet) para ter seu conteúdo acessado pelos consumidores numa velocidade maior.
Quem desejar assistir a filmes na web nos EUA poderá escolher os da Netflix, com alta velocidade, ou os de concorrentes que poderão travar no meio da exibição. Ou seja, o mercado torna-se desigual e menos competitivo.
O Marco Civil da Internet impedirá no Brasil que tais acordos sejam firmados. Os provedores de acesso não poderão vender velocidades diferentes de acesso com base no tipo de conteúdo veiculado.
O que fica ainda permitido aos provedores brasileiros é vender diferentes velocidades de acesso, sem discriminar o conteúdo. Assim, um consumidor que pagar para ter 10Megas vai acessar qualquer site nessa velocidade. O que desejar optar por 20Megas pagará um pouco mais para acessar também todos os sites nessa velocidade. E assim por diante.
Nesse modelo a ser adotado pelo Brasil, preserva-se a possibilidade de provedores de internet terem lucro quando oferecem um serviço melhor (mais rápido). Ou seja, estimula-se investimentos. Mas fica proibida a discriminação de conteúdo –as empresas entenderam tudo isso e aprovaram essa abordagem.
Até aí, tudo bem. Mas o texto do Marco Civil da Internet é longo e contém vários pontos obscuros. Eis alguns:

Censura mais acessível

O artigo 19 e seus parágrafos 3º e 4º permitem que juízes de juizados especiais, motivados em “interesse da coletividade” (um conceito vago e impreciso), determinem liminarmente a retirada de conteúdo de um site.
O que chama a atenção nesse dispositivo é a regra estar presente dentro de uma legislação específica sobre a internet. A rigor, a legislação vigente no país hoje já trata desse procedimento. Ao detalhá-lo no Marco Civil da Internet, o Congresso faz uma promoção ativa das ações que visem a censurar conteúdo.
O deputado federal Alessandro Molon (PT-RJ) argumenta que esse artigo e seus parágrafos referem-se apenas a conteúdo de terceiros que são publicados em determinado site, portal ou blog. Por essa interpretação, esse artigo e esses parágrafos estariam se referindo apenas a comentários que as pessoas possam postar a respeito de algum conteúdo ou notícia. Esse argumento, entretanto, não fica explícito no texto da lei que já passou pela Câmara e abre uma brecha para que a regra se estenda a qualquer tipo de conteúdo, inclusive jornalístico, que poderá ser censurado e retirado do ar.
Hoje já é possível retirar um determinado conteúdo da internet. Para conseguir isso, é necessário entrar com uma ação contra o site e/ou o responsável pela publicação. Ao explicar que esse tipo de medida pode ser feito por meio de ações em juizados especiais, que dispensam a contratação de advogados, o Marco Civil funciona praticamente como uma cartilha convidando os cidadãos a buscarem tal tipo de censura. Fica pavimentado o caminho, então, para uma enxurrada de ações.
Há um debate hoje em democracias consolidadas sobre a inconveniência de retirar conteúdo jornalístico de circulação. Em alguns países o que ocorre é uma multa no caso de ficar comprovado o dolo contra a parte que se diz atingida. A censura e eliminação total do conteúdo, entretanto, não é um procedimento considerado alinhado aos princípios básicos da liberdade de expressão. No Brasil, como já é possível proibir a circulação de determinados conteúdos, esse princípio não existe. Agora, o Marco Civil reforça a possibilidade de censura e eliminação de determinadas informações na web.
A gênese desse artigo teve alguns atores importantes. Um deles foram as Organizações Globo, que defenderam durante o debate a prática “notice and take down”, que significaria uma regra simples em que portais e sites seriam notificados por alguém que se sentisse ofendido –e nessa hipótese os próprios portais ou sites retirariam o conteúdo do ar. Esse tipo de regra foi muito criticada por organizações da sociedade civil e de defesa da liberdade de expressão por considerarem que provedores de internet, sites e blogs se tornariam na prática censores de conteúdo. Prevaleceu então a necessidade de haver algum procedimento judicial por parte de quem se sentisse ofendido.
Outro ator relevante nessa disputa foram os políticos, dentro e fora do Congresso. Eles pressionaram para que o Marco Civil contivesse uma regra bem clara sobre a censura e a retirada de conteúdo da web.
Eis os trechos da futura lei que tratam do tema (com as partes mais relevantes em negrito):
Art. 19. Com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura, o provedor de aplicações de Internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço e dentro do prazo assinalado, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente, ressalvadas as disposições legais em contrário.
[...]
§ 3º As causas que versem sobre ressarcimento por danos decorrentes de conteúdos disponibilizados na Internet relacionados à honra, à reputação ou a direitos de personalidade bem como sobre a indisponibilização desses conteúdos por provedores de aplicações de Internet poderão ser apresentadas perante os juizados especiais.
§ 4º O Juiz, inclusive no procedimento previsto no § 3º, poderá antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, existindo prova inequívoca do fato e considerado o interesse da coletividade na disponibilização do conteúdo na Internet, desde que presentes os requisitos de verossimilhança da alegação do autor e de fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação.

Responsabilização dos provedores

Esse é um trecho do Marco Civil que representa uma grande vitória dos que querem responsabilizar os provedores por conteúdos de terceiros –ou arrumar uma desculpa para que conteúdos sejam derrubados antes de ordem judicial.
O Marco Civil estipula que haverá no futuro uma lei sobre “infrações a direitos de autor ou a diretos conexos”. Enquanto essa lei não existir, fica valendo a “legislação autoral em vigor”.
Ou seja, um blog ou site que está hospedado num portal pode, eventualmente, ser acusado de publicar material sem o devido direito autoral. É impossível um grande portal identificar previamente quem está fazendo isso. Mas pelo que determina o Marco Civil, um determinado provedor será “solidariamente responsável” com aquele que infringir a lei.
Eis os trechos que tratam disso (com as partes mais relevantes em negrito):
Art. 19 (…)
§ 2º A aplicação do disposto neste artigo para infrações a direitos de autor ou a diretos conexosdepende de previsão legal específica, que deverá respeitar a liberdade de expressão e demais garantias previstas no art. da Constituição Federal.
Art. 31. Até a entrada em vigor da lei específica prevista no § 2º do art. 19, a responsabilidade do provedor de aplicações de Internet por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros, quando se tratar de infração a direitos de autor ou a direitos conexos, continuará a ser disciplinada pela legislação autoral em vigor aplicável na data da entrada em vigor desta Lei.
E o que que diz a Lei autoral:
Art. 104: Quem vender, expuser à venda, ocultar, adquirir, distribuir, tiver em depósito ou utilizar obra ou fonograma reproduzidos com fraude, com a finalidade de vender, obter ganho, vantagem, proveito, lucro direto ou indireto, para si ou para outrem, será solidariamente responsável com o contrafator, nos termos dos artigos precedentes, respondendo como contrafatores o importador e o distribuidor, em caso de reprodução no exterior.

Arquivamento de informação privada

Aqui existe um grande risco de invasão de privacidade. O texto do Marco Civil fala em guarda de conteúdo de comunicação privada por parte dos provedores, algo que não pode ocorrer por princípio constitucional.
Nesse caso específico há um problema adicional pelo fato de o Brasil não dispor de uma legislação que trate da coleta e armazenamento de dados pessoais dos cidadãos. Nesse vácuo, o projeto de Marco Civil da Internet acaba entrando de maneira incompleta e deixando vários buracos para que as pessoas possam ter seus dados violados.
Eis as menções (com as partes mais relevantes em negrito):
Art. 10. A guarda e a disponibilização dos registros de conexão e de acesso a aplicações de Internet de que trata esta Lei, bem como de dados pessoais e do conteúdo de comunicações privadas, devem atender à preservação da intimidade, vida privada, honra e imagem das partes direta ou indiretamente envolvidas.
[...]
§ 2º O conteúdo das comunicações privadas somente poderá ser disponibilizado mediante ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer, respeitado o disposto nos incisos II e III do art. 7º.
Art. 11. Em qualquer operação de coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registros, dados pessoais ou de comunicações por provedores de conexão e de aplicações de Internet em que pelo menos um desses atos ocorram em território nacional, deverá ser obrigatoriamente respeitada a legislação brasileira, os direitos à privacidade, à proteção dos dados pessoais e ao sigilo das comunicações privadas e dos registros.

Aplicativos obrigados a guardar dados

Outra inovação é a regra pela qual qualquer site ou aplicativo na internet com finalidade de lucro ter de registrar os dados de seus usuários por, no mínimo, 6 meses. Isso passa a ser obrigatório. Por exemplo, quem usa Skype, WhatsApp ou Twitter saiba que agora tudo o que fizer dentro desses aplicativos ficará guardado por 6 meses.
Nesse caso, estipula o Marco Civil, não são os dados de acesso ao provedor de internet (cuja retenção é prevista em artigo diverso), mas a sites ou aplicativos no celular ou outros dispositivos móveis –as chamadas “aplicações de internet”.
Ao consultar especialistas, o Blog concluiu que não há nada semelhante em qualquer outra legislação no planeta.
Eis um comentário de uma pessoa que é estudiosa do assunto: “O armazenamento obrigatório destes dados aumenta, por si só, o risco de mau uso e vazamento dessas informações, terá um custo e, ainda, impedirá que um site legitimamente apague uma informação que um cidadão, seu usuário, solicitou que apagasse, por mais inocente que seja. Igualmente, veda a própria existência de determinados serviços privacy-friendly”.
Perguntas a serem feitas: por que um provedor de serviços via um aplicativo de celular ou tablet precisa guardar dados privados de um consumidor por 6 meses? E o consumidor que desejar deletar imediatamente seus dados de uso? Não será autorizado? E os aplicativos cujas mensagens desaparecem depois de lidas (como Snapchat e Wickr)? Terão de mudar seu sistema de funcionamento no Brasil? Muitas coisas que terão de ser consideradas pelos senadores na próxima fase de tramitação do Marco Civil da Internet.
Eis o trecho sobre esse tema:
Art 15. O provedor de aplicações de Internet constituído na forma de pessoa jurídica, que exerça essa atividade de forma organizada, profissionalmente e com fins econômicos, deverá manter os respectivos registros de acesso a aplicações de internet, sob sigilo, em ambiente controlado e de segurança, pelo prazo de seis meses, nos termos do regulamento.

O último suspiro de Francisco

Muitos dizem que nosso país deveria adotar a pena de morte. Poucos se recordam, entretanto, que tal penalidade já existiu por aqui.
Oficialmente, o último ser humano a padecer pela pena de morte em terra tupiniquim foi um homem chamado Francisco.
Francisco foi o tipo de homem sem rosto conhecido, sem sobrenome, sem direitos, sem proteção ou recursos, enfim, sem eira nem beira. Negro, era escravo de um capitão da guarda nacional (Sr. João Evangelista de Lima) e da esposa do aludido capitão (Sra. Josepha Marta de Lima).
Lutando pela própria liberdade, Francisco teria planejado e executado o assassinato daqueles que o escravizaram.
Conforme previa a legislação da época, Francisco foi enforcado em praça pública.
Pergunto-me, às vezes: até que ponto Francisco poderia ser considerado vítima ou criminoso? Será que a liberdade de Francisco valia mais do que a vida de seus patrões escravocratas? E, finalmente, pergunto-me se vida em escravidão pode ser chamada de vida... Ora, a Lei daquela época autorizava os "patrões" dos escravos a açoitá-los até cinquenta vezes por dia.
Em meio a infindáveis indagações, não sei responder com precisão até que ponto o enforcamento de Francisco foi justo ou injusto... Sei apenas que era a própria Lei que amparava tanto o enforcamento quanto a escravatura.
Francisco não foi o único enforcado do Brasil, mas apenas o derradeiro.
Não existe sistema judicial à prova de falhas, à prova de de erros. Antes de Francisco, muitos outros foram sacrificados pelas mãos do Estado, tendo cometido ou não determinados crimes.
Um cidadão de bem, cujo nome era Mota Coqueiro, foi enforcado em 1824 por um crime cometido por outra pessoa. Tiradentes, herói nacional, foi morto e esquartejado pelas mãos do Estado.
Recentemente, antes da Constituição de 1988, muita gente foi sumariamente julgada e executada – sem qualquer direito ao contraditório, à ampla defesa e nem mesmo ao devido processo legal - pelas mãos de agentes do Estado nos porões da Ditadura Militar.
Hoje, graças à Constituição Federal de 1988, absolutamente ninguém pode ter sua vida tirada pelas mãos do Estado. É assim justamente porque os agentes da Lei também erram. Aliás, como trabalhador da área jurídica, quantas e quantas vezes já não deparei com decisões judiciais injustas, ou que ignoraram a Lei, os fatos e provas de um processo? É claro que tenho feito minha parte, combatendo o que me parece injusto ou ilegal, valendo-me do sistema processual para isso. Mas não é fácil, e não funciona sempre.
Hoje, graças aos fundamentos expressos em nossa Constituição Federal, ninguém tem o direito de escravizar o outro.
É claro que entendo o sentimento popular quando um crime brutal é exposto pela mídia, quando muitos, indignados, afirmam-se a favor da pena de morte. O mesmo acontece quando uma pessoa é vítima de crime perpetrado pelo outro... Os corações endurecem, em medida diretamente proporcional ao nível de constatação de impunidade em nosso país.
Ah, o combate à impunidade... Poucos perceberam que ele começa com nossas ações cotidianas: não fure filas, pague seus impostos, não faça fofocas, pratique o bem, pague suas contas, jogue lixo no lixo, respeite as pessoas, não agrida fisicamente ninguém, não brigue, não xingue, seja educado, não furte, não mate, não desvie dinheiro público, não aceite nem ofereça propina, seja honesto, cumpra a Lei, não explore seu semelhante, saiba votar, trabalhe e exija que os governantes, legisladores, juízes e servidores públicos trabalhem em benefício da população... Enfim, faça a diferença, não se acomode!
Enquanto cada um de nós tiver telhado de vidro, falhando nas pequenas ações cotidianas, a impunidade e a insegurança jurídica continuarão maculando a paz que as pessoas de bem esperam encontrar na vida em sociedade.
É agindo que se muda o mundo, afinal, é pelas atitudes que fazemos história. Assim, são nossas ações que definem como serão os últimos suspiros dos Franciscos de hoje ou do futuro. Já dizia Machado de Assis:"A história é isto. Todos somos os fios do tecido que a mão do tecelão vai compondo, para servir aos olhos vindouros."
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 28/03/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 5mm
--

Sáb - 29/03/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Risco de temporal à tarde e à noite.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 31°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 5mm
--

Dom - 30/03/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Risco de temporal à tarde e à noite.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 33°C
probabilidade de chuva: 82%
quantidade de chuva: 10mm
--

quinta-feira, 27 de março de 2014

27 de Março de 2014!



  - Dia do Circo
  - Dia Mundial do Teatro
  - Dia do Acupunturista
  - Dia do Ator Profissional
  - Dia da Inclusão Digital
  - Dia Nacional do Grafite
Há 42 anos, morria o artista holandês Escher

Apresentação José Carlos Andrade

Maurits Cornelis Escher foi um dos mais famosos artistas gráficos do mundo, conhecido por suas construções impossíveis. Uma das principais contribuições da obra deste artista está em sua capacidade de gerar imagens com efeitos de ilusões de óptica. Escher morreu, aos 73 anos de idade.
Flamengo vence e fica perto da decisão
   
Publicado em 27/03/2014, às 00h02
   



Rio

O Flamengo está muito perto de mais uma decisão de Campeonato Carioca. Em partida disputada na noite desta quarta-feira, no Maracanã, a equipe rubro-negra derrotou a Cabofriense por 3 a 0, gols marcados por Everton, Paulinho e Alecsandro.

Com o resultado, o Flamengo pode até perder por dois gols de diferença no jogo de volta das semifinais. A Cabofriense precisa vencer por quatro gols para conseguir um lugar na decisão. A repetição do placar, a favor da equipe da Região dos Lagos, levará a decisão para a disputa de pênaltis.

O time dirigido por Jayme de Almeida nem precisou fazer uma grande exibição para vencer o duelo. O destaque do jogo foi o atacante Alecsandro que entrou no lugar de Hernane, durante o segundo tempo e,na primeira participação, colocou a bola nas redes. E,na segunda, acertou a trave. Muito tímida,a equipe da Cabofriense chegou a criar algumas chances no primeiro tempo, mas falhou nas conclusões. Depois de sofrer o terceiro gol, desistiu de lutar.

O jogo

Diante de um público reduzido, o Flamengo começou a partida no ataque e, antes do primeiro minuto, o goleiro Luis Cetin já tinha aparecido bem, defendendo um cruzamento fechado de Luiz Antonio. Aos três minutos, foi a vez do lateral João Paulo arriscar da entrada da área e obrigar o goleiro da Cabofriense a fazer ótima defesa.

O time da Região dos Lagos não conseguia sair da pressão imposta pelo Flamengo e apelava para os chutões, numa tentativa de afastar o perigo da sua área. Aos oito minutos, o lateral-direito Digão, substituto de Léo Moura, fez passe preciso para Everton na área, mas o meia tentou usar o calcanhar e errou de forma bisonha, desperdiçando o lance.

O primeiro bom momento da Cabofriense aconteceu aos 11 minutos. Keninha puxou o contra-ataque e lançou Eberson que, de primeira, tocou para Daniel Tijolo que penetra e chuta na saída do goleiro Felipe, mas a bola bate na trave esquerda, para alívio da torcida rubro-negra.
Aos 17 minutos, o Flamengo marcou o primeiro gol. João Paulo cruzou da esquerda, Hernane cabeceou na trave. Everton apanhou o rebote e mandou para as redes.

Depois de abrir vantagem, a equipe dirigida por Jayme de Almeida aumentou a pressão, impedindo que a equipe de Cabo Frio conseguisse organizar jogadas ofensivas, se limitando a tocar a bola em seu próprio campo. Só aos 28 minutos é que a Cabofriense conseguiu ameaçar em chute de Eberson que Felipe espalmou para escanteio. Logo depois, Fabrício Carvalho foi puxado pela camisa, dentro da área, mas o árbitro nada marcou.

Os dois sustos fizeram a equipe da Gávea retomar o controle da partida. Aos 36 minutos, depois de boa troca de passes, Paulinho fez boa jogada e penetrou pela direita, mas a zaga cortou o cruzamento. A resposta da Cabofriense veio em chute forte de Jardel. Felipe fez grande defesa, evitando o empate.

Aos 44, o Flamengo desperdiçou outra chance para marcar. Paulinho recebeu,livre, na área, mas se atrapalhou e permitiu o desarme.

O Flamengo voltou para o segundo tempo com o meia argentino Lucas Mugni no lugar do lateral-esquerdo João Paulo, enquanto Everton foi deslocado para ocupar a função do jogador substituído.

Aos cinco minutos, a equipe rubro-negra ampliou. Paulinho recebeu ótimo passe de Hernane, entrou na área e tocou na saída do goleiro Luis Cetin. Sem outra alternativa,a Cabofriense partiu para o ataque, mas a defesa rubro-negra, bem postada, não deixava que os atacantes tivessem liberdade para concluir. Em dois lances seguidos, a bola foi parar nas mãos do goleiro Felipe.

Aos 19 minutos, Digão fez boa jogada pela direita e cruzou para a pequena área, mas Hernane chegou atrasado. O Brocador voltou a aparecer, com perigo, na área, mas chutou fraco e o goleiro Luis Cetim defendeu com facilidade.Depois do lance, o atacante recebeu algumas vaias.

Aos 28 minutos, Alecsandro entrou no lugar de Hernane e, na primeira vez que tocou na bola, marcou o terceiro gol. Após cobrança de escanteio, ele se antecipou à marcação e cabeceou para marcar o terceiro gol, acabando com qualquer chance de reação da Cabofriense.

Dois minutos depois, o mesmo Alecsandro acertou a trave defendida por Luis Cetin,em chute forte. Com a vitória assegurada, o time comandado por Jayme de Almeida optou pela troca de passes para gastar o tempo, diante de um adversário completamente batido.

FICHA TÉCNICA
CABOFRIENSE 0 X 3 FLAMENGO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 26 de março de 2014 (Quarta-feira)
Horário: 22h(de Brasília)
Público pagante: 3.625
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistentes: Lilian Fernandes Bruno (RJ) e Andréa Marcelino de Sá (RJ)
Cartão Amarelo: Eberson(Cabo)
Gols:
FLAMENGO: Everton, aos 17 minutos do primeiro tempo; Paulinho, aos cinco e Alecsandro, aos 28 minutos do segundo tempo
CABOFRIENSE: Luis Cetin; Rodrigo Dias, Victor Silva, Luizão e Leandro; Silvano, Jardel, Daniel Tijolo e Éberson(Anderson); Keninha(Arthur) e Fabrício Carvalho
Técnico: Alexandre Barroso
FLAMENGO: Felipe; Digão, Wallace, Samir e João Paulo(Lucas Mugni); Amaral, Márcio Araújo, Luiz Antonio(Gabriel) e Everton; Paulinho e Hernane(Alecsandro)
Técnico: Jayme de Almeida
27/03/2014 00:01

Hoje é Dia do Circo

Circo
O circo chegou ao Brasil no século XIX, com famílias que vieram da Europa.
O primeiro palhaço foi Abelardo Pinto "Piolin", que nasceu no Circo Americano, em Ribeirão Preto e acabou sendo reconhecido pelos organizadores da Semana da Arte Moderna.
O pioneiro Piolin foi palhaço por mais de 30 anos. Hoje é Dia do Circo porque é aniversário de seu nascimento.
Música de hoje: O Bom Menino.
Texto e apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Rivaldo anuncia aposentadoria após ouvir de Deus que era hora

Noticia Gospel Rivaldo anuncia aposentadoria após ouvir de Deus que era hora

Os fãs de futebol foram surpreendidos com o anúncio da aposentadoria do jogador Rivaldo. Depois de 24 anos de carreira, o atleta resolveu deixar os campos e se emocionou ao se despedir. A decisão da aposentadoria foi tomada durante a madrugada, quando Rivaldo orou e teve a confirmação de Deus de que era hora de parar.

Em sua página oficial do Facebook o atleta escreveu um comunicado anunciado o fim de sua carreira e terminou o texto com um trecho bíblico de 1 Coríntios 9:24-25 que diz: “Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre”.
Rivaldo afirmou que sua carreira foi um milagre e que a mão de Deus o fez ser reconhecido como o melhor jogador do mundo.
“Construí minha carreira em cima de um milagre, saindo de Paulista, sem nenhum recurso financeiro, sem empresário, incentivos apenas familiar, desacreditado por médicos e técnicos, vi um sonho distante se tornar realidade. Com persistência, dedicação e principalmente com a mão de Deus, cheguei a ser reconhecido como melhor jogador do mundo, pentacampeão mundial, entre muitos outros títulos importantes na história do futebol.”
Depois de passar por diversos times, internacionais inclusive, Rivaldo estava jogando pelo Mogi Mirim, mas enfrentava um problema crônico no joelho que exigia muito esforço para ajudar o time. “Muitos queriam que eu parasse antes, mas o futebol está no meu sangue. Ultimamente estava jogando por prazer”, disse o jogador para o site do Globo Esporte.


Aulete DigitalPalavra do dia: A palavra é sua!
Tema da semana: Português básico e essencial
 
fonema (26/03/2014)
O fonema é a menor unidade de som de uma língua, com valor distintivo mas desprovida de significado. São sons que podem distinguir uma palavra de outra e alterar seu significado, como ‘não’ e ‘mão’. A representação por escrito de todo o conjunto de fonemas de uma língua é o alfabeto. Os desenhos que representam os fonemas são as letras. Na língua portuguesa há letras que representam mais de um fonema (o ‘c’ em ‘casa’ e em ‘fácil’), e fonemas que podem ser representados por mais de uma letra (o som de ‘zê’ em ‘casa’, ‘êxito’, ‘zebra’ etc).

>>Definição do iDicionário Aulete: 
(fo.ne.ma) [ê]
sm.
1. Ling. Menor unidade de som de uma língua, com valor distintivo mas desprovida de significado.: Em português, distiguem-se entre si vocábulos como bata e pata ou gata e cata pelo traço fônico [sonoro ou não-sonoro] contido no primeiro fonema de cada um dos vocábulos.
[F.: Do fr. phonème, do gr. phónema.]

Dado Dolabela se compara a Jesus Cristo e afirma estar renascendo

Noticia Gospel Dado Dolabela se compara a Jesus Cristo e afirma estar renascendo

Conhecido por sua vida conturbada e constantes envolvimentos em polêmicas, o ator Dado Dolabela comentou recentemente sobre as mudanças que vem adotando em sua vida. Aderindo a um novo estilo de vida mais saudável e um novo padrão de comportamento, o ator se compara a Jesus Cristo, e afirma estar renascendo.

Segundo o jornal O Globo, Dolabela adotou seu novo estilo de vida a cerca de quatro meses, aderindo à ioga e a uma alimentação com acompanhamento de um nutricionista e um preparador físico. Além disso, largou o cigarro e o álcool, e tem refletido essas mudanças em sua saúde.
- Assim como Jesus Cristo, aos 33 anos, posso dizer que estou renascendo, mudando hábitos alimentares, a quantidade de horas que durmo, o personagem que vou deixar para os meus filhos – afirma o ator.
- A corrente do mal existe: você bebe um chope, dá vontade de fumar um cigarro, que dá vontade de fazer outras coisas, às vezes, até nem certas. Mas existe também a corrente do bem em que você faz uma corrida e precisa comer uma salada depois, ao invés de batata frita. Em 2014, pochete não interessa mais – completa.
Ele ressalta também as mudanças provocadas pela prática da ioga. Ele afirma que a atividade vem lhe trazendo um novo olhar para si mesmo, e tem o ajudado a criar laços melhores com as pessoas ao seu redor.
- Vou tentar trabalhar meu interior para melhorar no trabalho, na família e com os filhos. Tentar mostrar para as pessoas que eu aprendi – afirma.

Dado Dolabela se compara a Jesus Cristo e afirma estar renascendo

Noticia Gospel Dado Dolabela se compara a Jesus Cristo e afirma estar renascendo

Conhecido por sua vida conturbada e constantes envolvimentos em polêmicas, o ator Dado Dolabela comentou recentemente sobre as mudanças que vem adotando em sua vida. Aderindo a um novo estilo de vida mais saudável e um novo padrão de comportamento, o ator se compara a Jesus Cristo, e afirma estar renascendo.

Segundo o jornal O Globo, Dolabela adotou seu novo estilo de vida a cerca de quatro meses, aderindo à ioga e a uma alimentação com acompanhamento de um nutricionista e um preparador físico. Além disso, largou o cigarro e o álcool, e tem refletido essas mudanças em sua saúde.
- Assim como Jesus Cristo, aos 33 anos, posso dizer que estou renascendo, mudando hábitos alimentares, a quantidade de horas que durmo, o personagem que vou deixar para os meus filhos – afirma o ator.
- A corrente do mal existe: você bebe um chope, dá vontade de fumar um cigarro, que dá vontade de fazer outras coisas, às vezes, até nem certas. Mas existe também a corrente do bem em que você faz uma corrida e precisa comer uma salada depois, ao invés de batata frita. Em 2014, pochete não interessa mais – completa.
Ele ressalta também as mudanças provocadas pela prática da ioga. Ele afirma que a atividade vem lhe trazendo um novo olhar para si mesmo, e tem o ajudado a criar laços melhores com as pessoas ao seu redor.
- Vou tentar trabalhar meu interior para melhorar no trabalho, na família e com os filhos. Tentar mostrar para as pessoas que eu aprendi – afirma.

Dado Dolabela se compara a Jesus Cristo e afirma estar renascendo

Noticia Gospel Dado Dolabela se compara a Jesus Cristo e afirma estar renascendo

Conhecido por sua vida conturbada e constantes envolvimentos em polêmicas, o ator Dado Dolabela comentou recentemente sobre as mudanças que vem adotando em sua vida. Aderindo a um novo estilo de vida mais saudável e um novo padrão de comportamento, o ator se compara a Jesus Cristo, e afirma estar renascendo.

Segundo o jornal O Globo, Dolabela adotou seu novo estilo de vida a cerca de quatro meses, aderindo à ioga e a uma alimentação com acompanhamento de um nutricionista e um preparador físico. Além disso, largou o cigarro e o álcool, e tem refletido essas mudanças em sua saúde.
- Assim como Jesus Cristo, aos 33 anos, posso dizer que estou renascendo, mudando hábitos alimentares, a quantidade de horas que durmo, o personagem que vou deixar para os meus filhos – afirma o ator.
- A corrente do mal existe: você bebe um chope, dá vontade de fumar um cigarro, que dá vontade de fazer outras coisas, às vezes, até nem certas. Mas existe também a corrente do bem em que você faz uma corrida e precisa comer uma salada depois, ao invés de batata frita. Em 2014, pochete não interessa mais – completa.
Ele ressalta também as mudanças provocadas pela prática da ioga. Ele afirma que a atividade vem lhe trazendo um novo olhar para si mesmo, e tem o ajudado a criar laços melhores com as pessoas ao seu redor.
- Vou tentar trabalhar meu interior para melhorar no trabalho, na família e com os filhos. Tentar mostrar para as pessoas que eu aprendi – afirma.

Atriz Ellen Page afirma não querer Deus em sua vida por preferir os braços de uma garota - Noticias Gospel

Noticia Gospel Atriz Ellen Page afirma não querer Deus em sua vida por preferir os braços de uma garota

A atriz Ellen Page, conhecida por suas atuações nos filmes Juno e A Origem, afirmou que rejeita Deus e prefere o conforto dos braços de uma garota. A polêmica afirmação aconteceu em meio a uma discussão entre ela e um pastor que a escreveu uma carta criticando-a por se assumir lésbica.

“Ao pastor que me escreveu dizendo que ser gay não é de Deus, minha alma não está sofrendo e eu não quero os braços d’Ele me envolvendo. Os braços de uma garota? Eu quero”, ironizou a atriz, que estará em cartaz nos cinemas em breve com o filme X-Men: Dias de um Futuro Esquecido.
Na sequência de seus tweets, Ellen disse que antes ela sofria por esconder sua verdadeira escolha, e agora que se assumiu lésbica, já não sente medo.
“Eu sofri por anos porque estava com medo de assumir. Meu espírito sofreu, minha saúde mental sofreu e meus relacionamentos sofreram. E hoje eu estou aqui, com todos vocês, no lado oposto de toda essa dor”, afirmou.

Câmara aprova projeto do marco civil da internet

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (25) o marco civil da internet (Projeto de Lei 2126/11, do Executivo), que disciplina direitos e proibições no uso da internet, assim como define os casos em que a Justiça pode requisitar registros de acesso à rede e a comunicações de usuários. O texto seguirá para o Senado.
A votação do projeto foi viabilizada na última semana, depois de negociações que prosperaram entre o governo e os partidos da Câmara. Aprovado na forma do substitutivo do deputado Alessandro Molon (PT-RJ), o texto mantém o conceito de neutralidade da rede, segundo o qual os provedores e demais empresas envolvidas na transmissão de dados (host, por exemplo) não podem tratar os usuários de maneira diferente, mesmo que a velocidade contratada seja maior.
Assim, as empresas não poderão oferecer pacotes com restrição de acesso, como só para e-mail ou só para redes sociais, ou tornar lento o tráfego de dados.
Regulamentação por decreto
Um dos pontos polêmicos da proposta é a posterior regulamentação da neutralidade por meio de decreto do governo. Para o resolver o impasse sobre o tema, o relator determinou que esse decreto só será feito depois de o governo ouvir a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Comitê Gestor da Internet (CGI).
O decreto também deverá preservar a fiel execução da lei, ou seja, seguir as atribuições de regulamentação de leis previstas na Constituição.
A regulamentação das exceções à neutralidade de rede será restrita aos serviços de emergência e aos requisitos técnicos necessários à prestação adequada dos serviços. Nesses casos, será permitida a discriminação ou a lentidão do tráfego.
De qualquer maneira, as práticas de gerenciamento ou de controle desse tráfego de dados na internet devem ser informadas previamente aos internautas. Se ocorrerem danos aos usuários, o responsável deve repará-los, segundo o Código Civil.
A oposição e o PMDB entendiam que a redação anterior do texto do marco civil permitiria a formulação de um decreto regulamentando pontos não tratados pelo projeto.
Data centers
Como resultado das negociações, o relator também retirou do texto a exigência de data centers no Brasil para armazenamento de dados. Esse ponto tinha sido incluído pelo relator desde o ano passado, a pedido do governo, depois das denúncias sobre espionagem da NSA, agência de segurança dos Estados Unidos, envolvendo inclusive a interceptação de comunicações da presidente Dilma Rousseff.
Tanto partidos da oposição quanto da base governista defendiam a retirada dessa obrigatoriedade.
Entretanto, para melhorar a garantia de acesso aos registros, de forma legal, o relator especificou que, nas operações de coleta e guarda de registros ou de comunicações, a legislação brasileira deverá ser obrigatoriamente respeitada. Isso valerá para a empresa que tenha sede no exterior, mas oferte serviço ao público brasileiro, ainda que não tenha estabelecimento de seu grupo econômico no País.
Apoio
Ao falar em Plenário, Molon citou o apoio do criador da web, o físico britânico Tim Berners-Lee, que divulgou carta pedindo a aprovação do marco civil. Segundo o britânico, o projeto reflete a internet como ela deve ser: uma rede aberta, neutra e descentralizada.
Para Berners-Lee, a aprovação das regras de internet livre nos moldes discutidos com as entidades públicas seria o melhor presente de aniversário possível para os usuários da web no Brasil e no mundo.

Garoto de seis anos morre após ser espancado por amigos

Uma criança de 6 anos morreu na manhã desta terça-feira (25), em Maceió. O Instituto Médico Legal (IML) de Maceió confirmou ao G1 que a causa da morte do garoto Josival Santos Nascimento foi a hemorragia causada por diversas lesões decorrentes de um espancamento. O laudo deve sair em 10 dias úteis.
De acordo com os pais de Josival, a criança brincava com outros dois amigos, um menino e uma menina que acabaram espancando o garoto após um desentendimento. "Ele brincava com dois amigos de chimbra (bola de gude), quando colocou o pé na frente e os outros dois ficaram irritados e começaram a brigar. A menina segurou meu filho e o irmão dela, que deve ter uns 9 ou 10 anos, bateu muito nele com chutes e socos", disse Josival Francisco Ferreira, pai do garoto, ao G1.
Segundo Maria Rosimeire dos Santos, mãe da criança, Josival sentiu dores no estômago após a briga e foi levado a um posto de saúde no dia seguinte a agressão. A médica que prestou atendimento liberou o garoto para voltar para casa depois de constatar sintomas de uma gripe.
Na segunda-feira (24), Josival foi levado por Rosemeire novamente a um posto de saúde. Como não encontrou um pediatra, a mãe da criança foi orientada a levar o garoto até o Hospital Geral do Estado de Alagoas, onde ficou internado até a manhã desta terça-feira. Josival iria completar sete anos no próximo dia 31 de março.
O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios.
--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 27/03/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Risco de temporal à tarde e à noite.
temperatura mínima: 19°C
temperatura máxima: 27°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 5mm
--

Sex - 28/03/2014
Sol com algumas nuvens. Não chove.
temperatura mínima: 20°C
temperatura máxima: 29°C
probabilidade de chuva: 0%
quantidade de chuva: 0mm
--

Sáb - 29/03/2014
Sol e aumento de nuvens de manhã. Risco de temporal à tarde. À noite o tempo fica aberto.
temperatura mínima: 21°C
temperatura máxima: 30°C
probabilidade de chuva: 60%
quantidade de chuva: 2mm
--

quarta-feira, 26 de março de 2014

26 de Março de 2014!

26 · Dia do Cacau
  - Dia do Circo
  - Dia Mundial do Teatro 
  - Dia do Acupunturista
  - Dia do Ator Profissional
  - Dia da Inclusão Digital
  - Dia Nacional do Grafite

Há 187 anos, morria na Áustria, Ludwig van Beethoven 

Apresentação José Carlos Andrade

O compositor e pianista alemão, morreu aos 54 anos, de forma duvidosa. Pensou-se que ele poderia ter sido envenenado. Foi um músico do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). Beethoven é considerado um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos.


 Como limpar o nome sem se tornar vítima de golpe

Toda a atenção é pouca ao analisar anúncios que prometem facilidades para regularizar inadimplência


Para não ser vítima de empresas golpistas e de estelionatários, o consumidor deve ficar atento e sempre desconfiar de anúncios que prometem facilidades para retirar uma anotação de inadimplência dos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, sem o pagamento da dívida.

A melhor opção para regularizar uma pendência é procurar diretamente a empresa credora ou obter informações em um dos Postos de Atendimento Gratuito ao Consumidor da Serasa Experian. A lista pode ser consultada no site http://www.serasaexperian.com.br/.

Na internet, por exemplo, é fácil encontrar sites que vendem manuais, kits e CDs com “informações” sobre como tirar uma anotação de inadimplência sem pagar a dívida, muitas vezes com métodos ilegais. Em média, o consumidor desembolsa de R$ 20 a R$ 50 para obter as “dicas”, alerta a Serasa.

Há ainda casos de empresas que se oferecem como intermediárias para a renegociação, cobrando do consumidor pelos serviços e outras taxas, o que aumenta o valor da dívida, mas depois desaparecem sem fazer a quitação do débito.

Às vezes, o cliente ainda é orientado a fazer um depósito prévio para assegurar o pagamento do serviço. Ao perceber o golpe, não resta muito a fazer – a maioria das empresas não tem endereço físico e faz todo o atendimento pelo telefone. Confira mais dicas.