Rádio Acesa FM VR: 2016-03-13

sexta-feira, 18 de março de 2016

Namoro de Rafael Lacchine e Carol Nakamura acabou em barraco. A coluna ama!

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Namoro de Rafael Lacchine e Carol Nakamura acabou em barraco. A coluna ama!

A coluna é fã de Carol Nakamura. Ela é passional, verdadeira, intensa… E a gente descobriu o real motivo do fim do namoro dela com o modelo Rafael Lacchine. No meio do ano passado, o rapaz foi fazer um trabalho em São Paulo enquanto Carol estava fazendo uma presença em outro estado. Ele viajou de carro, fez as fotos e até pensou em voltar para o Rio, mas como Carol não estaria em casa mesmo, ele ficou com uns amigos em São Paulo.

No dia seguinte, Carol ligou para tirar satisfações. Queria saber por que o modelo não havia voltado para o apartamento em que moravam, no Rio. Ele explicou a situação, mas, pelo jeito, não mereceu o perdão da assistente de palco do Faustão. Mais que depressa, ela pegou todas as roupas dele, colocou em vários sacos e jogou tudo na lixeira do prédio. Quando Rafael chegou ao apartamento, não havia mais nenhuma peça de roupa do modelo.

Carol continuou pedindo explicações e o então namorado desceu até a lixeira do edifício, pegou suas roupas e os dois nunca mais se falaram. Rafael ainda esperou Carol não estar em casa, dias depois, para retornar ao apartamento e pegar seu laptop de volta. Graças a Carol Nakamura que a coluna vive. É de barraco como esses que a gente precisa.

WhatsApp pode passar a permitir que usuários formatem o texto das mensagens

WhatsApp pode passar a permitir que usuários formatem o texto das mensagens

Mais novidades podem chegar ao WhatsApp em breve. De acordo com o site Android Police, uma nova versão beta do app, liberada nesta semana, permite que os usuários consigam formatar o texto das mensagens enviadas. Digitando * ou _ antes e depois do texto escrito, o usuário pode deixar o texto em negrito ou itálico, respectivamente. Confira a imagem:

ReproduçãoComo é de se esperar, o recurso só poderá ser visto pelo destinatário se ele também possuir uma versão atualizada do aplicativo. Em testes realizados por usuários da versão, só foi possível formatar os textos dessas duas maneiras.

Por enquanto, o recurso está presente somente na versão beta do WhatsApp para Android. Ainda não há informações sobre atualizações do app ou confirmações de que a novidade será incluída na versão final.

Pré candidato a presidente em 2018, Ciro Gomes bate boca com manifestantes

quinta-feira, 17 de março de 2016

Google quer que o Android fique mais parecido com o iOS

Google quer que o Android fique mais parecido com o iOS

O Google atualizou nesta semana os parâmetros do Material Design, o conceito estético que rege a maioria dos aplicativos disponíveis para as versões mais recentes do Android. Entre as novidades está a sugestão para que desenvolvedores incluam uma barra na parte inferior dos seus apps com botões que levem às principais seções do programa, como é comum em apps para iPhone e iPad.

Antes da atualização, o Google orientava os desenvolvedores que colocassem todas as seções disponíveis ao usuário em um ícone "sanduíche": três linhas horizontais ou três ponto no canto superior da tela, onde o usuário poderia tocar e ter acesso a um menu com as opções. Em certos casos, o Material Design sugeria que essas seções fossem agrupadas em abas na parte superior.
Veja o app do Facebook, por exemplo. Abaixo, à direita, está a atual versão para Android; e, à esquerda, a versão para iOS. Com a mudança nos parâmetros do Material Design, é possível que o aplicativo no sistema do Google fique mais parecido com o do sistema da Apple.
Reprodução
Com a mudança, o Material Design passa a seguir um dos princípios do design que a Apple sugere aos desenvolvedores, o que pode fazer com que os aplicativos para ambas as plataformas fiquem mais parecidos com o passar do tempo. Isso não significa, porém, que o Google quer eliminar o ícone sanduíche ou as abas, já que estes elementos continuam fazendo parte das linhas de base do Material Design.

A recomendação é que os desenvolvedores agora usem a barra inferior apenas quando o app tiver de três e a cinco seções. Se forem apenas duas seções, a orientação é que o app use abas. Mas se forem seis ou mais, o ícone sanduíche ainda é a melhor opção.

Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros

Limite de dados em internet fixa pode prejudicar milhões de brasileiros

Vivo, NET e Oi, três das principais operadoras de telecomunicação do Brasil, anunciaram recentemente que todos os seus planos de internet fixa serão oferecidos com um limite de dados. Desse modo, mesmo conexões por ADSL - aquelas em que a rede aproveita a linha de telefone do usuário - funcionarão por franquia, como nos planos de internet móvel.

Em outras palavras, as operadoras poderão cortar ou reduzir a velocidade da internet quando o usuário atingir o limite. Atualmente, os planos de internet fixa são regulados por velocidade, e não há volume máximo de dados. Um consumidor pode baixar filmes, músicas e assistir vídeos o quanto quiser, pagando apenas pela velocidade com que esses dados trafegam. Com um limite de consumo, a experiência do usuário é seriamente prejudicada.

Veja o caso da Netflix, por exemplo. O serviço de streaming oferece diversos filmes e séries de TV em alta resolução, sendo que um vídeo em HD (a partir de 720p) consome algo em torno de 3GB por hora, segundo a empresa. Se você assistir a dois episódios da sua série favorita por dia, com cerca de 50 minutos cada um, e em alta resolução, ao fim do mês você terá gasto 180GB da sua franquia de dados fixa. Só com Netflix.

Acrescente ao cálculo todos os outros aplicativos da vida moderna que consomem cada vez mais dados. Pense em quantas horas de vídeos no YouTube você assiste por mês, em quantos vídeos e fotos são exibidos na sua linha do tempo no Facebook ou no Twitter, no número de imagens que você baixa no Snapchat e nas atualizações de apps que o seu smartphone exige diariamente.

Agora multiplique esse número pela quantidade de dispositivos ligados à sua rede fixa, incluindo celulares da família, computador, laptop, tablet e videogame, por cabo ou pelo Wi-Fi. Ao fim das contas, você perceberá que um plano de 130GB - o mais alto e caro oferecido pela Vivo, por exemplo - não é muita coisa.

E é justamente nesse ponto que se encontra o "trunfo" das operadoras de telecomunicações, que agora possuem argumentos não só para convencê-lo a aumentar a velocidade da sua internet, mas também a contratar uma franquia com limite maior, e, consequentemente, mais cara, ou ainda mudar-se para a fibra ótica.

Isso é permitido?
Atualmente, mais de 25 milhões de brasileiros acessam a internet por redes fixas. Com essas novas regras, muitos usuários poderiam ser prejudicados pela interrupção inesperada de serviços ou mesmo por uma queda na velocidade quando atingissem o limite de suas franquias. Mas o que a lei tem a dizer?
Reprodução
O modelo de cobrança é regulamentado normalmente pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), assim como é permitido em contratos de redes móveis. As operadoras só precisam respeitar algumas exigências, como a de oferecer ao consumidor uma ferramenta para que ele monitore o volume de dados consumido em tempo real. Além disso, as empresas devem alertar o usuário quando ele estiver perto de atingir o limite contratado.

O Marco Civil da Internet também dá liberdade para que as operadoras cobrem o cliente da maneira que acharem melhor. A única restrição, nesse sentido, se refere ao conteúdo: uma empresa não pode impedir o usuário de acessar alguns sites, mas podem, sim, interromper a conexão do consumidor em caso de "débito diretamente decorrente de sua utilização".

Como saber se serei afetado?
Por enquanto, as novas regras afetam apenas usuários de conexões ADSL, deixando "ilesos" os consumidores de internet por meio de fibra ótica. Clientes da NET também já acessam a rede pelo regime de franquia de dados há tempos, o que a empresa justifica em seu site oficial dizendo que "se preocupa muito com a qualidade dos serviços que presta".

"Um fator chave para garantir a velocidade de conexão da banda larga é ter a rede corretamente dimensionada para atender bem todos os nossos clientes. O perfil de utilização de cada cliente impacta diretamente no tráfego e com isso a NET tem consistentemente conseguido oferecer maior velocidade e menor preço", argumenta a companhia.

Já a Vivo, recém-chegada ao ramo de cobrança por franquia, estabelece as seguintes métricas:
  • Banda Larga Popular de 200 kbps: 10 GB por mês
  • Banda Larga Popular de 1 e 2 Mbps: 10 GB por mês
  • Vivo Internet de 4 Mbps: 50 GB por mês
  • Vivo Internet de 8 e 10 Mbps: 100 GB por mês
  • Vivo Internet de 15 Mbps: 120 GB por mês
  • Vivo Internet de 25 Mbps: 130 GB por mês
A cobrança franqueada começou a valer na Vivo desde o último dia 5 de fevereiro. Contratos estabelecidos antes dessa data, porém, serão mantidos ilimitados até o dia 31 de dezembro de 2016. Já os planos da Oi são um pouco mais generosos com quem possui planos de internet mais lenta, mas também são mais restritivos chegando aos valores mais altos:
  • Até 600 kbps: 20GB por mês
  • Até 1 Mbps: 40 GB por mês
  • Até 2 Mbps: 50 GB por mês
  • Até 5 Mbps: 60 GB por mês
  • Até 10 Mbps: 80 GB por mês
  • Até 15 Mbps: 100 GB por mês
A Tim, que também oferece serviço de internet por conexão ADSL, não possui planos sob franquia. Em nota, a empresa afirmou que também não pretende mudar seu modo de cobrança por enquanto.
Próximos passos

A 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor (Prodecon) do Ministério Público do Distrito Federal deu início a um processo que investigará essas ofertas da Vivo, Oi e NET. De acordo com o promotor Paulo Roberto Binicheski, a cobrança com limite de dados é desvantajosa para o consumidor.

"A proposta de alteração do sistema de cobrança reflete planos comerciais abusivos, com o propósito disfarçado de encarecer os custos de utilização da internet pelo usuário médio", disse Binicheski em nota divulgada à imprensa. Ao consumidor, resta aguardar o desenrolar dos fatos e, assim como já faz no celular, tentar restringir os gastos com internet mesmo quando estiver em casa.

Ar-condicionado portátil cabe na mochila e funciona com água

Ar-condicionado portátil cabe na mochila e funciona com água

Ter um ar-condicionado já se tornou uma compra obrigatória para muitas pessoas que não querem passar calor durante o verão. Agora, imagine um equipamento portátil, ecologicamente correto, que não exija custos de instalação e que possa ser alimentado com água. Apesar de parecer algo puramente imaginário, uma startup russa está tornando isso realidade com o Evapolar.

O produto nasceu de um projeto de crowdfunding e já arrecadou US$ 382 mil em investimentos pelo site da campanha de financiamento de coletivo. A quantia já representa 259% do que a empresa precisava para colocar o plano em prática.

O Evapolar tem formato de caixa quadrada, pesa 1,6 kg e tem dimensões de 16 cm. O reservatório de água tem capacidade para 710 ml e precisa ser alimentado a cada 6 ou 8 horas. O consumo de energia é de no máximo 10W e o poder de resfriamento é de 500W com temperatura mínima de 17 ºC.
O funcionamento acontece por nanofibras de basalto que atuam no processo de evaporação da água que é resfriada pelo equipamento ligado à tomada. Quando a água do reservatório acaba, o produto funciona como um ventilador convencional. Assim, não há o uso de gás freon, tóxico ao meio-ambiente.

A manutenção é simples e feita apenas cerca de uma vez por ano (a cada oito meses) e para isso é preciso substituir o cartucho de evaporação. A duração do componente varia de acordo com o uso do aparelho e a qualidade da água inserida. O produto já vem com um cartucho extra e outros mais podem ser adquiridos diretamente com a empresa por US$ 20.

Reprodução

O preço do produto oficial para mercado é de US$ 250, mas ele pode ser adquirido por US$ 179 até o final da campanha de financiamento. Há também promoção para a aquisição de duas unidades em que o preço final sai por US$ 289. Há opções mais caras que incluem a personalização do produto em cores diferentes das oferecidas (branca e preta) e opções com pacotes de 10 e 25 unidades.

Para quem quiser apenas colaborar com a campanha é possível doar valores mínimos de US$ 5. Os valores já incluem o frete de envio para o mundo inteiro. Não há informações sobre outras cobranças referentes à taxas e tributos de importação.

Na análise com outros tipos de ar-condicionado, é possível perceber que a potência do produto é menor do que modelos convencionais. O portátil da Comfee MPS-09CRV, por exemplo, tem 9.000 BTUs e potência de até 970W, quase o dobro do que os 500W do Evapolar. Já o modelo Split VE07F, da Electrolux, com 7.000 BTUs, oferece apenas 637W.

Se nos critérios de potência o Evapolar não bate a concorrência tradicional, nas características de praticidade e gastos, a briga com a nova tecnologia chega a ser desleal. Não há custos de instalação, o consumo de energia elétrica é menor e o produto pode ser levado para qualquer lugar já que cabe até mesmo em uma mochila.

quarta-feira, 16 de março de 2016

Google Chrome começa a testar a 'internet do futuro'

Google Chrome começa a testar a 'internet do futuro'

O Google Chrome é o mais novo navegador a iniciar testes com a WebAssembly, novo formato binário de compilação para a web. A iniciativa, que surgiu de uma parceria entre Google, Microsoft, Mozilla e WebKit Project, pode promover um avanço sem precedentes no desenvolvimento de aplicativos mais rápidos e leves para a internet.

A ideia é que o WebAssembly possa atuar como o JavaScript no papel de uma linguagem interpretada padrão na rede. Desenvolvedores poderão trabalhar com linguagens de programação mais simples e compilar os códigos com o novo formato, criando aplicações bem mais leves e muito mais eficientes, superando as possibilidades do que os sites conseguem fazer atualmente no seu browser.

Por enquanto, o suporte à WebAssembly está disponível apenas no Chrome Canary, a versão mais básica do navegador do Google voltada para desenvolvedores. A Mozilla também já faz testes com o formato em seu navegador de testes, o Firefox Nightly, assim como a Microsoft também pretende tornar o Edge compatível em breve.

Um bom exemplo de como o WebAssembly pode expandir os limites da internet como a conhecemos hoje está na reprodução de games virtuais. O "Angry Bots", por exemplo, é um jogo experimental construído com o formato de compilação e pode ser jogado por quem estiver com o WebAssembly ativado no Chrome Canary ou Firefox Nightly. Clique aqui para testar.

Navegador ultrarrápido da Mozilla será lançado para testes em junho

Navegador ultrarrápido da Mozilla será lançado para testes em junho

Três anos atrás a Mozilla anunciou que começaria a desenvolver um novo modelo de arquitetura para navegadores, um que faria frente ao WebKit (presente no Chrome) e seria muito mais veloz. Pois só agora o projeto ganhou uma previsão de lançamento - ainda que distante.
O produto é chamado de Servo e sua primeira versão para testes públicos deve ser liberada em junho. Será um alpha disponível para Linux, OS X, Windows e Android, segundo informa o blog da iniciativa.

O Servo vem sendo construído à base da linguagem de programação Rust, que a Samsung ajudou a Mozilla a desenvolver em 2013. Como explica o The Next Web, o navegador terá foco em performance, segurança, modularidade e paralelismo - o que significa que seus componentes funcionarão de forma independente, o que ajuda a melhorar a performance e a estabilidade.

Mesmo que a novidade finalmente tenha recebido uma previsão de aparecimento público, a fase alpha é só uma das várias que geralmente antecedem o lançamento oficial. Deve levar meses depois dela até que o produto finalmente esteja disponível para uso diário.
A Mozilla não fala muito sobre o projeto, então não se sabe, por exemplo, se a fundação pretende uni-lo com o Firefox - que corre o risco de perder mercado, caso o Servo conquiste o público.

Saiba quais são as 10 marcas mais valiosas do mundo

Saiba quais são as 10 marcas mais valiosas do mundo

A Brand Finance, empresa de pesquisa de mercado especializada em avaliar o valor de marcas, divulgou recentemente o Global 500 2016. A pesquisa mostra quais são as marcas mais valiosas do mercado com base em fatores como investimento e receita.

O grande destaque nesse último ranking foi o Google, que teve um crescimento de 23% com relação ao ano anterior e roubou a segunda posição da Samsung, que ficou em terceiro lugar. A Amazon também teve um crescimento surpreendente de 24% e saltou da 8a para a 4a posição. Assim como nos anos anteriores, a Apple foi considerada a marca mais valiosa, com um valor de US$ 145,918 bilhões.

Uma das marcas que mais cresceu nos últimos anos, embora não apareça no top 10, foi o Facebook. Segundo a pesquisa, a marca teve um crescimento superior a 500% desde 2013. Atualmente, a marca vale cerca de US$ 34 bilhões.

Veja abaixo a lista completa das 10 empresas mais valiosas do mundo, com seus respectivos valores:

1 - Apple (US$ 145,918 bilhões)

2 - Google (US$ 94,184 bilhões)

3 - Samsung (US$ 83,185 bilhões)

4 - Amazon (US$ 69,642 bilhões)

5 - Microsoft (US$ 67,258 bilhões)

6 - Verizon (US$ 63,116 bilhões)

7 - AT&T (US$ 59,904 bilhões)

8 - Walmart (US$ 53,657 bilhões)

9 - China Mobile (US$ 49,810 bilhões)

10 - Wells Fargo (US$ 44,170 bilhões)

Na lista das 100 marcas mais valiosas do mundo, ainda não aparece nenhuma marca brasileira. Os países com mais marcas na listagem das 100 mais valiosas são Estados Unidos, China, Reino Unido, Japão e Alemanha. O gráfico abaixo mostra como mudaram os valores das marcas mais valiosas do mundo ao longo do tempo:

Reprodução 

Digitar errado o endereço de um site pode instalar vírus no seu PC

Digitar errado o endereço de um site pode instalar vírus no seu PC

Um simples erro de digitação pode ser suficiente para condenar seu PC aos vírus que circulam pela internet. Cibercriminosos têm usado uma falha comum a usuários de todo o mundo - esquecer a letra "C" nos endereços que terminam em ".com" - para instalar malwares nos computadores de potenciais vítimas.

O golpe foi descoberto pelo site Endgame. Um leitor quis acessar a Netflix pelo navegador e, na tentativa de digitar "netflix.com", inseriu "netflix.om" na barra de endereços e pressionou a tecla Enter. Em vez de ser direcionado ao tradicional aviso do Google Chrome de que a página não existe, o usuário acabou caindo em um site que o alertava sobre uma suposta atualização do plugin Flash.

O que acontece é que o endereço "netflix.om", assim como o de diversos sites populares na web - como youtube.om, gmail.om, facebookc.om e muitos outros - é uma página oficialmente registrada por cibercriminosos. O navegador pode barrar a entrada do usuário ao detectar uma ameaça, mas esse sistema de defesa não é totalmente garantido e nem sempre funciona.

Nem todos os sites falsos instalam vírus no computador imediatamente. Alguns pedem que o usuário clique em um link para atualizar o browser ou algun plugin, como o Flash no caso do "netflix.om". De todo modo, é preciso tomar cuidado com erros de digitação do gênero. A lista com todos os endereços maliciosos encontrados até agora tem mais de 300 ameaças. Confira abaixo:

126.om
163.om
1688.om
17173.om
28.om
4399.om
53.om
58.om
6pm.om
6pmc.om
aa.om
aaa.om
aac.om
abercrombie.om
adidas.om
adobe.om
adp.om
aetna.om
agoda.om
alibaba.om
aliexpress.om
aliexpressc.om
aljazeera.om
amazon.om
amazonc.om
americanexpress.om
ameritrade.om
ancestry.om
aol.om
aolc.om
ask.om
asos.om
att.om
autotrader.om
autozone.om
avg.om
badoo.om
baidu.om
baiduc.om
bankofamerica.om
barnesandnoble.om
beeg.om
bestbuy.om
bestbuyc.om
bet365.om
bet365c.om
betfair.om
bing.om
blogfa.om
blogger.om
blogspot.om
bol.om
bolc.om
boohoo.om
bookingc.om
capitalone.om
cbs.om
chasec.om
cheapoair.om
chegg.om
cibc.om
citi.om
citibank.om
citibankc.om
cj.om
cnet.om
cnn.om
cnnc.om
costco.om
creditkarma.om
ctrip.om
cvs.om
dailymotion.om
dangdang.om
dell.om
delta.om
deviantart.om
digg.om
directv.om
discovercard.om
douban.om
dropbox.om
drugstore.om
dubizzle.om
dw.om
dx.om
eastbay.om
eastmoney.om
ebates.om
ebayc.om
enterprise.om
etao.om
etrade.om
etsy.om
evite.om
expediac.om
facebookc.om
fedex.om
fiverr.om
flickr.om
flipkart.om
fnac.om
footlocker.om
forever21.om
fox.om
foxnews.om
freelancer.om
ft.om
gamestop.om
ganji.om
geico.om
gilt.om
github.om
gizmodo.om
globo.om
gmail.om
gnc.om
go.om
godaddy.om
googlec.om
groupon.om
hao123.om
haosou.om
hi5.om
hilton.om
homedepot.om
hotelsc.om
hottopic.om
hotwirec.om
hp.om
hsn.om
htc.om
huanqiu.om
huffingtonpost.om
hulu.om
hupu.om
ifeng.om
ign.om
ihg.om
ikea.om
imdb.om
imgur.om
indeed.om
instagram.om
instagramc.om
intuit.om
iqiyi.om
istockphoto.om
jcpenney.om
jcrew.om
jd.om
jdc.om
jet.om
kaspersky.om
kayak.om
kayakc.om
kmart.om
kohls.om
kooora.om
lan.om
lastminute.om
lenovo.om
linkedin.om
linkedinc.om
live.om
livejournal.om
livescore.om
lowes.om
lufthansa.om
macys.om
mapquest.om
meituan.om
mi.om
miniinthebox.om
mlb.om
monster.om
monsterc.om
msnc.om
mtv.om
nascar.om
nba.om
nbc.om
netflix.om
newegg.om
nfl.om
nhl.om
nike.om
nj.om
nordstrom.om
norton.om
nuomi.om
office365.om
officedepot.om
okcupid.om
oldnavy.om
one.om
opentable.om
oracle.om
orbitz.om
outlook.om
outlookc.om
overstock.om
pandora.om
paypal.om
paypalc.om
pch.om
photobucket.om
pinterest.om
pnc.om
pof.om
pogo.om
priceline.om
progressive.om
qq.om
qqc.om
qunar.om
qvc.om
qz.om
realtor.om
realtorc.om
reddit.om
rediff.om
rei.om
renren.om
rr.om
samsclub.om
samsung.om
scottrade.om
sears.om
shutterfly.om
si.om
skype.om
snapdeal.om
sogou.om
sohu.om
sony.om
soundcloud.om
southwest.om
sportsdirect.om
spotify.om
sprint.om
staplesc.om
starbucks.om
statefarm.om
steampowered.om
stubhub.om
suning.om
suntrust.om
t-mobile.om
taobao.om
taobaoc.om
targetc.om
tdcanadatrust.om
tesco.om
ticketmaster.om
tigerdirect.om
tmall.om
tmallc.om
tmz.om
toysrus.om
travelocity.om
trulia.om
tudou.om
tumblr.om
tuniu.om
united.om
ups.om
urbanoutfitters.om
usaa.om
usaac.om
usbankc.om
usps.om
vanguard.om
verizon.om
verizonwireless.om
vimeo.om
vip.om
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vrbo.om
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walmartc.om
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webmd.om
weibo.om
weiboc.om
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wordpressc.om
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xbox.om
xe.om
xvideos.om
y8.om
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yandex.om
yatra.om
yellowpages.om
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zappos.om
zapposc.om
zara.om
zillow.om
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Quarta-feira, 16 de maro de 2016. Dia Nacional do Ouvidor!

Hoje é o dia Nacional do Ouvidor

Em 16 de março de 2013, pela primeira vez no Brasil, foi comemorado o dia do Ouvidor, pós a promulgação da Lei nº 12.632/2012 instituindo oficialmente o dia e fortalecendo o papel desse profissional, cujo objetivo é dar voz, tanto interna quanto externamente, ao cidadão, ao consumidor e ao funcionário, contribuindo para o exercício da cidadania.

A data foi escolhida em referência ao aniversário da criação da Associação Brasileira de Ouvidores/ Ombudsman (ABO), em 1995.

A figura do ouvidor, ou do ombudsman, como é internacionalmente conhecida, surgiu na Suécia, no início do século XIX, para fortalecer os direitos do cidadão diante do poder do Estado, por meio da fiscalização e aplicação das leis por parte dos funcionários públicos.

No mercado segurador brasileiro, as ouvidorias já estavam presentes na maior parte das empresas mesmo antes da publicação da Resolução 279 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) tornando obrigatória sua criação por sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar e sociedades de capitalização, a partir de 31 de março deste ano.

Importantes para os públicos que atendem, as ouvidorias também são de extrema relevância para as próprias empresas, à medida que são um canal barato e permanente para conhecerem a avaliação de seus produtos e serviços, possibilitando corrigir distorções e promover a sustentabilidade.

terça-feira, 15 de março de 2016

Babá desabafa ao Jornal Extra, após exposição no protesto contra Dilma!

Correios fecharão agência sábado

Correios fecharão agência sábado - Medida só atinge agências próprias da estatal e não vale para as franqueadas
 
Rio - A partir do próximo sábado, a maioria das agências dos Correios não vai mais abrir aos sábados. A medida é uma forma de reduzir os gastos da empresa e tentar chegar ao fim do ano com o orçamento em dia. Apenas as agências com grande movimentação, como em aeroportos e rodoviárias, continuarão abertas aos sábados.


Fechamento vai reduzir gastos e é parte de ajuste financeiro da empresa
Foto: Agência O Dia
Até o fim do ano, a empresa espera economizar R$ 1,6 bilhão com diversas ações de redução de despesas. Os Correios estudam a possibilidade de fundir agências que estejam próximas, realocando os funcionários e fechando as que dão prejuízo. 

Ainda neste mês, um projeto-piloto deve começar a funcionar no Distrito Federal e depois pode ser levado para outras cidades do país. O presidente fez uma recomendação para que todas as agências reduzam o pagamento de horas extras e o trabalho noturno dos funcionários. No ano passado, a empresa pagou R$ 720 milhões com hora extra.

Vendas de smartphones no Brasil caíram 13% em 2015

Vendas de smartphones no Brasil caíram 13% em 2015

Após cinco anos de altas consecutivas, as vendas de smartphones no Brasil sofreram uma queda em 2015. Em relação ao ano anterior, o mercado de celulares inteligentes recuou 13,4%, caindo para 47 milhões de unidades vendidas. Os números foram revelados pelo instituto de pesquisa IDC nesta segunda-feira, 14.

Segundo Leonardo Munin, analista de pesquisa da IDC, o recuo se deve ao aumento da cotação do dólar frente ao real e também a um "ano muito difícil para a economia". "Mesmo com alguns fabricantes nacionais apostando no mercado de celulares, os insumos são importados e, ao longo do ano, foi necessário fazer de três a quatro repasses nos preços dos aparelhos", disse.

Apesar disso, o faturamento do mercado de smartphones foi maior, mesmo com menos vendas. Segundo o IDC, o crescimento nesse sentido foi de 1,2%, o que poderia ser explicado por uma mudança de hábitos do consumidor. "Os anos de 2013 e 2014 foram marcados pela popularização do smartphones. Em 2015, houve uma mudança no comportamento dos consumidores, que passaram a investir em celulares mais caros."

Além disso, o IDC notou que o ciclo de vida dos celulares também ficou maior, passando de um ano e meio para dois anos. O cenário da economia e o novo perfil dos usuários, que agora ficam mais tempo usando smartphones mais caros e melhores, também pode influenciar a próxima medição. De acordo com o instituto, a previsão é de que uma nova queda seja registrada ao fim de 2016: 13%.

Snapchat é a pedra no sapato do Facebook

Snapchat é a pedra no sapato do Facebook

Ninguém pode negar a influência e a valorização que o Facebook conquistou nos últimos anos no mercado de tecnologia. No entanto, a empresa precisa encontrar uma maneira eficiente de combater o Snapchat, que se tornou uma pedra no caminho nos planos de expansão de Mark Zuckerberg.

Desde a criação do aplicativo, em 2011, o Facebook tem tentado copiar características do serviço de mensagens que se autodestroem. A mais recente investida foi na compra do Masquerade, aplicativo que oferece filtros e máscaras para os usuários utilizarem em suas selfies.

Em 2012, Zuckerberg lançou o Poke, um app que também permitia que os usuários enviassem fotos e vídeos com tempo limitado de visualização, mas desistiu do projeto um ano depois. Em 2014, um outro serviço semelhante, o Slingshot, começou a ser desenvolvido, mas não decolou.

E não são apenas clones do Snapchat que o Facebook está tentando fazer. A empresa já tentou comprar o serviço de mensagens duas vezes, sendo que na primeira vez o CEO do Snapchat, Evan Spiegel, afirmou em entrevistas que Zuckerberg procurou os fundadores do app em 2012, dizendo que o Facebook planejava lançar um aplicativo quase idêntico alguns dias depois. "Foi basicamente algo como 'nós vamos esmagá-lo'", contou Spiegel sobre a reunião.

Para tirar ainda mais o sono de Zuckerberg, o Snapchat agora tem quase o mesmo número de vídeos visualizados por dia que Facebook: 8 bilhões. Vale lembrar que a rede social lançou não faz muito tempo o Live, um serviço streaming de vídeos ao vivo e até alterou seus algoritmos para que esse tipo de publicação apareça mais na Feed de Notícias dos usuários.

Para piorar a relação entre as duas, Sriram Krishnan, fundador do Facebook Audience Network, que introduz anúncios do Facebook em outras plataformas e sites em formato mobile, recentemente deixou a empresa para se juntar ao Snapchat.

15 de Março. Dia Mundial do Consumidor!

Dia Mundial do Consumidor!

Está dada foi criada para proteger e lembrar sempre dos direitos do consumidor, não apenas entre as pessoas que consomem, mas que também as empresas e lojas lembrem do compromisso em respeitar todas as leis que protegem os seus consumidores.

Como consumidor se considera todo aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por empresas ou pessoas que exerçam com caráter profissional uma atividade econômica que vise a obtenção de benefícios.
Origem do Dia Mundial do Consumidor


O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi instituído pela primeira vez no ano de 1962, pelo presidente dos Estados Unidos John Kennedy, como uma forma de dar proteção aos interesses dos consumidores americanos.

O presidente norte-americano ofereceu quatro direitos fundamentais aos consumidores:

1 - Direito à segurança

2 - Direito à informação

3 - Direito à escolha

4 - Direito à ser ouvido

Depois de 23 anos da ação de Kennedy, em 1985, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou o dia 15 de março como o Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas, dando legitimidade e reconhecimento internacional para a data criada por Kennedy.

15 de Maro de 2016. Dia da escola!

Dia da Escola!

No Dia da Escola é lembrada e celebrada essa instituição de grande importância para a formação educacional do povo.
A Escola no Brasil

A Escola é um local de aprendizagem que se tornou a base da educação de todas as nações do mundo.

No Brasil, as primeiras escolas eram dirigidas pelos jesuítas vindos de Portugal, ainda durante o chamado Período Colonial.

No entanto, naquela época, escravos e mulheres não tinham direito a educação, e os homens brancos acabavam indo estudar nos colégios religiosos. Os mestiços eram os únicos que procuravam as escolas dos jesuítas, que inicialmente não os queriam aceitar.

Em meados do século XVII, os colégios jesuítas começaram a ceder e aceitar mestiços, por causa dos subsídios de "escola pública" que recebiam.

Atualmente, a educação já é um direito de todos os brasileiros, e todas as pessoas - crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos - devem ter a possibilidade de ir para uma escola. Infelizmente, isso ainda não acontece para todo mundo.