Rádio Acesa FM VR: 2021-01-24

sábado, 30 de janeiro de 2021

Hospital da Mulher de Barra Mansa realiza primeiro parto em paciente com Covid-19

Mãe e bebê passam bem e devem receber alta hospitalar no domingo, dia 1º

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Hospital da Mulher, localizado no bairro Ano Bom, em Barra Mansa, realizou na última sexta-feira, 29, o primeiro parto em paciente acometida pela Covid-19 durante a gestação. A parturiente, de 28 anos, que preferiu não ser identificada, descobriu a contaminação na 39ª semana de gravidez. Ela recebeu todos os cuidados necessários pela rede municipal de saúde e foi submetida a uma cesariana humanizada. Ela deu a luz a um menino de 2,915 kg.A mãe e o bebê passam bem e devem receber alta hospitalar já neste domingo, dia 1º.

De acordo com a diretora do Hospital, Fernanda Chiesse, o parto seguiu todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com atenção especial em função do quadro da Covid.  “Para nós, a pandemia tem trazido a cada dia novas experiências e novos aprendizados, oportunidade que nos ensina sobre o milagre da vida em um cenário completamente adverso”, destacou Fernanda.

A pediatra que assistiu o bebê, Ana Paula Rocha, disse que a criança nasceu de nove meses e clinicamente não apresenta nenhum sinal relacionado à evolução da Covid. “Ela está respirando bem, tem reflexos de sucção, com boas condições de vitalidade e sem nenhum problema aparentemente. Assim sendo, seguimos o protocolo sanitário, evitando o contato pele a pele com a mãe nos primeiros minutos de vida. Durante a amamentação, a mãe deve fazer uso sistemático da máscara de proteção facial. Por enquanto está tudo dentro da normalidade, mas estamos atentos a sinais de febre, diarréia e outros que podem ser associados ao novo coronavírus”, ressaltou.

A médica obstetra, Mariana Xavier Gonçalves, disse que a paciente foi internada na segunda-feira, 25, com suspeita da doença. A confirmação veio na quarta, 27. “Ela entrou em trabalho de parto, mas não evoluiu, e começou a apresentar uma redução na saturação do oxigênio, o que nos levou a seguir todo protocolo do Ministério da Saúde, para após submetê-la a cesariana. Ela passa bem e está na enfermaria, em isolamento social”.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

O secretário de Saúde, Sérgio Gomes, afirmou que mais uma vez é comprovado que o Hospital da Mulher tem prestado um trabalho de excelência, com mais de 80% de satisfação, segundo dados da ouvidoria da unidade. “É um hospital estruturado, com atendimento humanizado. Ainda este ano, vamos reimplantar o Programa Hospital Amigo da Criança. Foi-se o tempo em que as pessoas saiam de Barra Mansa para buscar atendimento médico em outros municípios. Hoje, a migração é contrária. É Barra Mansa quem oferece saúde de qualidade”, concluiu.

Profissionais da área médica com idade a partir dos 60 anos começam a ser vacinados contra a Covid-19 em Barra Mansa

Até a noite deste sábado, 30, a Secretaria de Saúde ministrou 1.940 doses do imunobiológico 

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Prefeitura de Barra Mansa iniciou neste sábado, 30, a vacinação contra a Covid-19 em médicos, enfermeiros, biólogos, biomédicos, farmacêuticos de área hospitalar, odontólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, veterinários e assistentes de veterinária com idade a partir dos 60 anos. A primeira dose do imunizante foi ministrada no CEM (Centro de Especialidades Médicas) em 64 profissionais de saúde. 

Com isso, desde o último dia 19, quando chegaram as doses do imunobiológico no município foram vacinadas 1.940 pessoas do grupo prioritário, entre idosos com a partir dos 60 anos que vivem em Instituição de Longa Permanência e funcionários destas unidades, profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate à Covid-19 do Hospital da Mulher, UPA Centro, Santa Casa, Centro de Triagem e Tratamento da Covid na Região Leste e Samu, além daqueles que trabalham no setor de oncologia, hemodiálise, NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Atenção Básica, Atenção Especializada, Policlínicas, serviço de resgate do Corpo de Bombeiros e coveiros do Cemitério Municipal. 

As vacinas que chegaram – Coronav (Sinovac Biotech) e de Oxford (AstraZeca) juntas totalizam 4.115 doses. A previsão da Secretaria de Saúde é ministrar a segunda dose da Coronavac a partir do dia 8 de fevereiro. Já a segunda dose da vacina de Oxford será aplicada no intervalo de três meses, conforme determinação da farmacêutica AstraZeneca e do Ministério da Saúde.

Esquema especial de segurança é montado pela PM para a final da Copa da Libertadores no Maracanã

A Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro elaborou o plano especial de segurança para o jogo decisivo da Copa Libertadores da América 2020 a ser realizado no Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã) no próximo sábado, dia 30/01. O evento contará com 550 policiais militares empregados no policiamento interno e externo da arena esportiva sob a coordenação do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE).

O planejamento tem como objetivo garantir a segurança das equipes finalistas – os times brasileiros Sociedade Esportiva Palmeiras e Santos Futebol Clube – e suas respectivas comissões, equipe de arbitragem, organização e demais profissionais envolvidos na partida. A final desta edição não contará com a presença de público pagante devido à pandemia de coronavírus.

A atuação da Polícia Militar iniciou na quarta-feira (27/01) com a escolta dos atletas e comissões técnicas após desembarque no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. O deslocamento dos times e árbitros continuará sendo acompanhado por equipes do BEPE nos dias de treino e reconhecimento do gramado do Maracanã. A escolta para o jogo da final contará com os batedores do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) em conjunto com o BEPE.

No dia do jogo, policiais militares do BEPE articulados com o 4°BPM (São Cristóvão), 6°BPM (Tijuca) trabalharão em todo entorno pela preservação da ordem pública e em possíveis pontos de encontro de torcidas. Órgãos municipais estarão em apoio devido ao bloqueio de vias públicas.

Também no perímetro do estádio, atuarão policiais militares do BPChq, do Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont). O Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) e o Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) reforçarão suas respectivas áreas, respectivamente, vias expressas da cidade e estações de trem.

Dupla é flagrada com lança perfume no Santo Agostinho, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação do 28º BPM - VR

Dois homens foram presos na manhã deste sábado (30) com três caixas com lança perfume no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda, RJ. Eles foram flagrados na Rua Mutirão, no Morro da Conquista.

Segundo a PM, três suspeitos foram vistos em atitude suspeita durante patrulhamento na Rua Mutirão quando foram abordados e o material encontrado. Foram 195 frascos de lança perfume.

Um terceiro suspeito fugiu pelo beco e dois presos. Eles foram conduzidos para a 93ª DP de Volta Redonda, onde a ocorrência foi registrada.

Alunos devem ficar atentos a volta às aulas a partir do dia 3 de fevereiro no Açude

As equipes diretiva e técnica da Escola Municipal Paulo VI informa que as aulas  retornarão a partir do próximo dia 3 de fevereiro, quarta-feira.

O ensino será na modalidade remota, pela internet, por conta da pandemia de Covid-19.

A prefeitura Municipal de Volta  Redonda por meio da secretaria de Educação, fechou uma parceria e vai adotar a plataforma Google for Education, que é gratuita.

A partir do dia 3 de fevereiro, será disponibilizado o site www.smevr.com.br – um espaço virtual, onde os alunos poderão se ambientar e acessar materiais produzidos pelos professores, e os docentes também serão capacitados para utilizar a nova plataforma. Os dados de acesso à plataforma Google Classroom também estarão disponíveis no endereço eletrônico.

A escola estará funcionando, segundas, quartas e sextas das 7h às 11h e terças e quintas das 13h as 17h.

Equipes estarão no decorrer da semana repassando mais informações.

Funcionários do SAAE-VR protestam contra cortes na folha de pagamento

O diretor-executivo do Saae-VR, Paulo César de Souza, o PC, esteve na manhã desta sexta-feira (29) com os servidores da autarquia lotados na sede do bairro Bela Vista. PC explicou que o decreto municipal cortando cargos comissionados e gratificações acabou atingindo os funcionários do Saae-VR, mas que a situação está sendo revista por conta da autarquia – fundada em 1967 - contar com uma legislação própria.

Desta forma, por força da autarquia ainda contar com regras diferenciadas das vigentes aos demais servidores, as chamadas gratificações de representação têm historicamente um peso diferenciado no salário dos funcionários do Saae.

São, muitas vezes, o próprio salário do funcionário. Assim, ficou acertado que o corte será revisto e os valores restituídos no início da semana que vem.

Antes disso, no entanto, os funcionários terão à disposição um demonstrativo com quanto ganharam no mês de janeiro, com o que deixaram de receber e quanto irão ganhar após o ajuste anunciado hoje.

Haverá edição de uma folha suplementar e o pagamento será realizado ainda durante a semana que vem. A expectativa é que já na terça-feira, o problema tenha sido equacionado.

O diretor-executivo também explicou que ao longo do mês de fevereiro haverá um estudo detalhado da folha de pagamento do Saae para apresentação à Secretaria Municipal de Administração.

A direção do Saae-VR, com isso, espera que os servidores voltem ao trabalho ainda na manhã desta sexta-feira, dia 29.

Professores aprovados em concurso são convocados para reassumirem cargos

Chamado ocorre a partir da necessidade de garantir ensino de qualidade no retorno às aulas na rede municipal, marcado para o próximo dia 3, na modalidade remota


A Secretaria Municipal de Educação, começa a chamar já nesta sexta-feira, dia 29, os 134 docentes I e 264 docentes II aprovados no último concurso público, para reassumirem seus cargos visando o preenchimento de vagas necessárias para o início do ano letivo com aulas remotas. A convocação foi feita a partir da necessidade de contar com tais profissionais para garantir um ensino de qualidade, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação, todos os professores retornarão para as escolas de origem, nas quais estavam antes das convocações serem suspensas por decisão judicial. Com isso, o processo de readaptação dos profissionais será facilitado. As diretoras das escolas estão sendo orientadas a acolherem os professores e a inserir todos no projeto de capacitação que está sendo montado. Todos terão tempo adequado para se prepararem e apoio em caso de necessidade.

Volta às aulas

As aulas da rede pública municipal de Volta Redonda retornarão a partir do próximo dia 3 de fevereiro para os alunos da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda). O ensino será na modalidade remota, pela internet, por conta da pandemia de Covid-19. A prefeitura, por meio da secretaria de Educação, fechou uma parceria e vai adotar a plataforma Google for Education, que é gratuita.

A partir do dia 3 de fevereiro, será disponibilizado o site www.smevr.com.br – um espaço virtual, onde os alunos poderão se ambientar e acessar materiais produzidos pelos professores, e os docentes também serão capacitados para utilizar a nova plataforma. Os dados de acesso à plataforma Google Classroom também estarão disponíveis no endereço eletrônico.

Rialto sofre com desbatecimento de água após falha em fase de energia elétrica

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-BM), informa que o abastecimento insuficiente de água no distrito de Rialto ocorreu devido ao caimento da fase que fornece energia para o poço artesiano da região.

De acordo com o Diretor Executivo da autarquia, Fanuel Fernando, a Light, empresa privada de distribuição de energia elétrica, já foi acionada. “Nós já fizemos um pedido a Light para que a fase afetada seja ligada novamente. Além disso, no início da tarde desta sexta-feira, dia 29, iremos mandar alguns caminhões pipa para o local”, ressaltou.

Carro é recuperado pela GM em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um veículo com registro de furto foi recuperado pela Guarda Municipal de Barra Mansa na manhã desta sexta-feira(29), na Rua Michel Wardini, no centro da cidade. O carro havia sido furtado na madrugada desta quinta-feira (28), no bairro Ano Bom, por volta das 04h da manhã. O automóvel já foi devolvido à proprietária.

Covid-19: Volta Redonda ultrapassa três mil vacinados do 1º grupo prioritário

Etapa inicial de imunização foi destinada aos profissionais de saúde da linha de frente de combate ao novo coronavírus; idosos e deficientes institucionalizados

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde, ultrapassou nesta sexta-feira, dia 29, três mil vacinados contra a Covid-19. Os vacinados nesta primeira fase da campanha de vacinação pertencem ao grupo prioritário, estabelecido pelo Ministério da Saúde, formado por trabalhadores da saúde que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus; pessoas institucionalizadas (que residem em asilos - com 60 anos de idade ou mais); cuidadores e pessoas institucionalizadas com deficiência.

Nesta sexta-feira, equipes da secretaria de Saúde estiveram no período da manhã vacinando os profissionais do Hospital do Retiro; Hospital do Aterrado; UBSF Volta Grande, UBSF Vila Mury (unidades referências no atendimento à Covid-19) e Sala de Estabilização do Santa Cruz. Já à tarde, equipes foram até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santo Agostinho; Laboratório Municipal e Instituto de Urologia.

Plano de retorno às aulas presenciais e diretrizes pedagógicas são divulgados em Pinheiral

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria Municipal de Educação (SME) de Pinheiral divulgou as diretrizes pedagógicas e o plano municipal de retorno às aulas da rede municipal de ensino que se iniciarão dia 09 de fevereiro, terça-feira, de maneira remota, por meio do sistema I-EDUCAR, um software online que torna a gestão mais fácil e eficiente. Após autorização da volta às aulas concedida pelo Poder Judiciário ao Ministério Público, às aulas presenciais da rede municipal de ensino retornarão dia 01 de março, segunda-feira, mesclando aulas presenciais com ensino remoto. O retorno presencial dos alunos às salas de aula será realizado com 50% da capacidade e será opcional, ficando a critério do responsável legal permitir ou não a participação do aluno. Pais e responsáveis deverão se encaminhar às unidades escolares para assinar o termo de compromisso que autoriza ou não a participação do estudante nas aulas presenciais e em caso da não autorização, o aluno estudará somente via aulas online. Para aqueles que não possuem acesso à internet, o conteúdo será disponibilizado via impresso. O decreto municipal de retorno às aulas ainda está em andamento e em breve será finalizado. 

Após o retorno das aulas presenciais, o trabalho pedagógico acontecerá de forma conjunta (presencial e remota), e a equipe diretiva ficará responsável por fazer a divisão para escalonamento dos grupos que serão fixos, não sendo possíveis mudanças no escalonamento durante o processo. Atividades com rodinhas, círculos e semicírculos não serão permitidas, e as atividades em grupos de estudantes, incluindo o trabalho diversificado, deverão ser canceladas, pois não poderá acontecer contato físico. As rotinas de revezamento dos horários de alimentação e demais deslocamentos coletivos dos estudantes no ambiente escolar, deverão estar bem claras e dispostas em mural na forma de tabela com a escala dos horários de cada turma. 

“Destacamos que o cumprimento do calendário escolar de 2021 será essencial para desenvolver a educação do município, além de proporcionarmos os conteúdos que em 2020 não foram trabalhados. Para tanto será necessário à realização diagnóstica no início do ano letivo de 2021 e readequação do planejamento a fim de desenvolvermos as habilidades e competências propostas pela BNCC da educação infantil ao ensino fundamental e de promovermos a continuidade curricular”, explicou Fernando Cabral, secretário da Secretaria Municipal de Educação.

Demais regras e medida de prevenção a serem adotadas

Recreios convencionais e atividades na área externa da sala de aula que proporcionem aglomerações estão proibidos. O controle da temperatura dos estudantes e servidores deverá acontecer no momento de entrada na Unidade Escolar e também no momento de refeição (ao acessar o refeitório). A equipe diretiva designará o profissional responsável por essa aferição com termômetro infravermelho. Em caso de verificação de temperatura igual ou superior à 37º, o profissional deverá comunicar ao responsável o aluno será encaminhado ao Centro de Triagem. 

O uso de máscara não será obrigatório para estudantes da educação especial inclusiva que possuem autismo, deficiência sensorial, deficiência intelectual ou qualquer outra que impeça o uso adequado do item, conforme a Lei 14019/2020. No caso do retorno destes alunos será necessário que as famílias assinem um termo de responsabilidade. Para algumas doenças que acarretam em outras comorbidades, se entende a necessidade da apresentação de declaração médica autorizando o retorno dos estudantes com necessidades educacionais especiais, às atividades escolares presenciais. 

Será orientada a higienização em todos os recipientes trazidos de casa pelos estudantes, bem como a priorização da utilização de espaços amplos e arejados. No caso das salas de aulas, as janelas e as portas deverão ficar totalmente abertas. Os pais e responsáveis serão orientados a lavar o uniforme do aluno assim que chegar em casa, evitando a locomoção da criança com o uniforme para outros locais. As salas de aula deverão ter o mínimo de materiais expostos, inclusive nas paredes, para facilitar a higienização constante do ambiente. 

Busca ativa e acompanhamento aos alunos infrequentes 

Em virtude da pandemia da Covid-19 as aulas funcionarão de forma híbrida, com acesso à plataforma, atividades impressas e aulas presenciais com redução de alunos e rodízio. Sendo assim o acompanhamento aos alunos se dará de forma diferenciada. Será retomado o preenchimento da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente (FICAI) com observações referentes ao momento presencial e também ao momento remoto, pois o aluno deverá participar do processo de forma global. Será utilizado materiais para registro de contato e acompanhamento como ligações, whatsapp, bilhete com protocolo e visita domiciliar. Ao final do primeiro período/bimestre, para o Conselho de Classe, a unidade escolar realizará um relatório das ações realizadas com base na ficha de comunicação com as famílias, visando uma tentativa de contato com os alunos. Quando solicitadas, as cópias do relatório e da ficha de registro de acompanhamento deverão ser encaminhadas à Coordenação de Orientação Pedagógica e Educacional (COPE), que realizará o acompanhamento semanal ao processo de busca ativa nas unidades escolares.

Prefeitura de Volta Redonda desmente boato de 'fura-fila' na vacina contra a Covid-19

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde, repudia veementemente a acusação leviana, propagada nas redes sociais por um reconhecido agente político, de que uma “motorista de Uber” furou a fila na vacinação contra a Covid-19 em Volta Redonda.

A citada “motorista de Uber” (sem prejuízo de valor aos profissionais que fazem este tipo de serviço) é na verdade uma dedicada funcionária da Rede Municipal de Saúde, que inclusive estava de plantão nesta sexta-feira, dia 29, mesma data em que a “fake news” passou a ser disseminada, inclusive com imagens da profissional.

Uma breve ida do referido agente político à unidade de saúde citada na postagem irresponsável seria o bastante para evitar os danos e riscos recorrentes da exposição pessoal da funcionária, assim como a repercussão negativa que recaiu sobre as equipes de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura e mesmo sobre o atual prefeito.

A Prefeitura já se colocou à disposição para ajudar a reparar qualquer tipo de dano emocional, profissional ou pessoal sofrido pela referida funcionária.

Da mesma maneira, a Prefeitura de Volta Redonda já acionou a Procuradoria Geral do Município, com envio de cópia da postagem e das mensagens ofensivas recebidas pela funcionária e pelas equipes de vacinação, para que as providências sejam tomadas.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Funcionários do Banco do Brasil no Sul Fluminense aderem a paralisação nacional nesta sexta

Os funcionários do Banco do Brasil na Região Sul Fluminense referendaram o indicativo de paralisação de 24h em assembleia virtual, realizada no último dia 25/01. A iniciativa é um protesto contra a reestruturação proposta pela direção do banco que, se implementadas, preveem o fechamento de 112 agências, a transformação de 243 agências em postos de atendimento, ocasionando perdas de funções, o fim da função de caixas executivos e a demissão de cinco mil trabalhadores. Na região, são 25 agências da instituição bancária, com 304 funcionários que serão impactados por essas medidas.

Os resultados certamente prejudicarão o atendimento aos clientes e usuários, gerar sobrecarga de trabalho aos demais e retração das atividades econômicas nas regiões, uma vez que muito dos investimentos públicos nas comunidades acontecem por intermédio das agências do BB.

A paralisação de 24 horas é um movimento legítimo dos trabalhadores, que se sentem ameaçados na retirada de seus direitos em plena crise sanitária da Covid-19 e se vêem na obrigação de defender o papel público do Banco do Brasil, responsável principalmente pelos financiamentos à produção agrícola, agricultura familiar, pequenas e micro empresas, às prefeituras. Enfim, mesmo sendo um banco comercial, que disputa espaços de mercado, o BB é responsável por uma série de serviços públicos, o que o faz altamente lucrativo, revertendo anualmente bilhões de lucro à União.

Em várias regiões do país o BB é o único a manter agências pioneiras para atender à população. E a intenção do governo ao anunciar as medidas é justamente fragilizar a atuação do banco público, aumentando espaços para a concorrência exercida pelos banqueiros privados. Só a mobilização dos funcionários do BB e o apoio da comunidade poderão impedir que as medidas ocorram.

Dentre as atividades já realizadas, no dia 15 de janeiro aconteceu o Dia Nacional de Luta e de Luto, com manifestações em várias agências. No Sul Fluminense, os protestos ocorreram nas cidades de Volta Redonda, Resende, Porto Real e Piraí. Na ocasião, foi distribuída Carta Aberta à População e veiculado informações em carro de som sobre os impactos que a proposta causará na vida dos trabalhadores, clientes e da população. Menos bancários significará maior tempo de espera no atendimento. O calendário de lutas segue a orientação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro(Contraf-CUT) e o objetivo das paralisações no próximo dia 29 visa acumular forças nesse enfrentamento.

No Congresso Nacional também já foram protocolados pedidos de explicação ao Ministério da Economia a respeito dos impactos e dos prejuízos dessas medidas.

Lucros

Outro ponto destacado por Fukunaga é que, para a direção do BB, a demissão de milhares de funcionários e o desmonte do banco é feito para ampliar os lucros aos acionistas. Na segunda-feira (25), a direção do banco anunciou sua distribuição de dividendos em 2021, em documento enviado ao mercado. De acordo com o documento, o percentual do lucro pago aos acionistas (payout) será de 40%. Sobre o resultado de 2020, o BB aprovou um payout de 35,29%.

“Para a direção do banco, o que vale nessa reestruturação, com a desestruturação de famílias, retirada de comissão, forçando as pessoas a saírem no PDV é o pagamento dos acionistas. é para isso que está sendo feita essa reestruturação. com isso, a gente vê o quanto o funcionário vale para o banco”, completou.

42 motos irregulares ou barulhentas são retiradas de circulação em Volta Redonda

Veículos recolhidos em operações conjuntas são levados para o depósito municipal; para retirada, condutores devem pagar multa e arrumar o escapamento

www.radioacesafm.blogspto.com.br
Preocupada com a segurança do trânsito e em garantir o sossego de moradores, a Guarda Municipal segue com ações preventivas para evitar que veículos em condições irregulares circulem nas ruas de Volta Redonda.

O objetivo é identificar motoristas sem documentação legal e condutores sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de motocicletas que tenham escapamento adulterado ou “livre”, que fazem aumentar o barulho a níveis não permitidos. As operações são motivadas a partir de denúncias da própria população e a última delas ocorreu na noite de quarta-feira, dia 27, no bairro Santa Rita do Zarur.

O comandante da Guarda Municipal, João Batista dos Reis, assegura que este tipo de operação será realizado de forma permanente e chegará a todos os pontos da cidade. O recolhimento do veículo, ressalta Batista, só é feito quando os condutores são flagrados cometendo infrações graves previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

37 kg de maconha são apreendidos no Retiro, em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: divulgação do 28º BPM - VR
Durante ação de combate ao tráfico de drogas, policiais militares chegaram a um residência na Avenida Paulista, no Retiro, onde havia a informação de trafico de drogas, e apreenderam um vasto material. O caso aconteceu nesta quinta-feira (28) em Volta Redonda.

A droga estava dentro de um banheiro em uma residência com a janela e a porta abertas. Os policiais sentiram um forte cheiro de entorpecente.

Foram apreendidos 30 tabletes de maconha (25.650 kg), mil pinos vazios, 100 sacolés, uma balança de precisão e um liquidificador.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda. Ninguém foi preso.

Carga de cigarro é roubada na Vila Americana, em Volta Redonda

Uma carga de cigarro da empresa Souza Cruz foi roubado nesta quinta-feira (28) em Volta Redonda, RJ. O crime aconteceu na Rua Colômbia, no bairro Vila Americana.

A vitima, uma mulher de 24 anos, foi até a sede policial fazer o registro da ocorrência, onde informou que foram levados do veiculo um valor de R$ 40.004,16 da carga produto.

A polícia não divulgou a dinâmica do roubo.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Dois suspeitos de tráfico de drogas são presos em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
166ª DP - Angra dos Reis
Policiais civis da 166ª DP (Angra dos Reis) prenderam em flagrante, na terça-feira (26/01), dois homens pelo crime de tráfico de drogas sintéticas. Ambos estavam de posse de entorpecentes no momento em que foram detidos, um na Praça Mangaratiba e o outro no interior de um veículo nas proximidades. Um dos presos é estudante de Engenharia.

A ação foi baseada nas informações do setor de inteligência da delegacia. Nas residências dos acusados, nos bairros Ribeira e Promorar, os policiais encontraram mais quantidade do material entorpecente, além de balanças de precisão. De acordo com os agentes, os homens confessaram que venderiam as drogas sintéticas em uma festa universitária programada para o dia 06 de fevereiro.

Após desdenhar dos riscos da pandemia, influencer Ygona Moura morre vítima da Covid-19

A transforme influenciadora digital Ygona Moura, que estava internada com Covid-19, morreu na noite de quarta-feira (27). A morte foi confirmada através da conta pessoal dela que estava sendo gerenciada pela família para dar detalhes do estado de saúde de Ygona.

No mesmo dia pela manhã, Ygona que estava intubada e em coma, teve uma piora, mas logo teve o quadro estabilizado.

Através dos stories do Instagram a notícia que ninguém gostaria de receber foi dada por familiares: "Pessoal, perdemos a Ygona"

"Pessoal, a Ygona será sepultada às 11h, no cemitério da Vila Formosa. O caixão será lacrado e só poderá ir apenas 10 familiares da família".

No começo da semana, a mãe da influencer reforçou que a filha estava viva. "Pessoal, aqui é a mãe da Ygona, a Ygona está viva. O estado dela ainda é bem grave, porém estável, graças a Deus. Estamos em oração dia e noite pela vida dela. Informações sobre seu estado de saúde só serão postadas pelo Instagram dela. Qualquer informação que não for por este canal ou postada por mim é fake", avisou a mãe.

A influencer dias antes de ser internada havia desdenhado sobre os riscos da pandemia. Ela chegou postar sobre aglomerar. "Gente, que noite foi essa? Noite de aglomeração com sucesso. Estava por tudo aquela festa e saí de lá quase 8h da manhã. Aglomerei mesmo e recebi bem para isso. Hoje, estou aqui pela Tiradentes, estou caçando um baile, quero aglomerar de novo, estava morrendo de saudade de aglomerar", postou.

Funcionários da funerária e cemitério municipal recebem vacinação contra Covid-19

Doses foram aplicadas pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira, dia 28; grupo pertence à linha de frente devido ao eventual contato com vítimas do novo coronavírus

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a vacinação da Covid-19 nos funcionários da Funerária Municipal, na manhã desta quinta-feira, dia 28. Trinta e nove doses foram disponibilizadas a esses profissionais, incluídos no grupo prioritário de vacinação devido à manipulação dos corpos de vítimas do novo coronavírus.

O município atingiu mais de 2,5 mil pessoas vacinadas nesta primeira fase da imunização, que prioriza várias categorias, principalmente da área de saúde; pessoas institucionalizadas (que residem em asilos - com 60 anos de idade ou mais); cuidadores e pessoas institucionalizadas com deficiência.

Outros vacinados hoje

A secretaria de Saúde também esteve no Hospital São João Batista (HSJB), onde realizou a vacinação de 320 profissionais de saúde. Funcionários das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) dos bairros 249 e Siderlândia, que são referência no atendimento aos casos suspeitos de Covid-19, também receberam o imunizante.

R$ 550 milhões da Lava Jato do Rio podem ser usados para compra de vacina contra covid-19

Ofícios foram expedidos à AGU, à PGE-RJ, à PGR e ao STF sobre a viabilidade de destinação dos valores que estão parados em contas judiciais

A Força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro expediu ofícios à Advocacia Geral da União (AGU), à Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), à Procuradoria Geral da República (PGR) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) para consultar sobre o interesse no levantamento antecipado de recursos recuperados pela Operação Lava Jato do Rio de Janeiro, para destinação à aquisição de vacinas contra a covid-19. A força-tarefa também encaminhou o ofício ao juiz Marcelo Bretas.

Atualmente, os processos decorrentes da operação Lava Jato do Rio de Janeiro mantêm custodiado, em contas judiciais vinculadas ao Juízo da 7ª Vara Federal Criminal, o valor total de R$ 552.574.264,16, com expectativa de que esses valores aumentem substancialmente nas próximas semanas, em virtude de cumprimento de outras obrigações decorrentes de acordos de colaboração premiada e de leniência já celebrados.

“Consultamos a União se há interesse em realizar o levantamento antecipado dos valores custodiados em contas judiciais, com a finalidade específica de aquisição de vacinas para a imunização da covid-19, o que se justificaria dada a situação de emergência na saúde pública e a urgente necessidade de imunização da população”, explica o ofício assinado pelos membros da força-tarefa.

Em caso de concordância, a força-tarefa requererá imediatamente ao juízo competente a transferência dos valores às contas indicadas pelos representantes governamentais, vedada a realização de cerimônia ou solenidade para recebimento dos valores, dada a situação emergencial sanitária, bem como em respeito às vítimas da covid-19 e seus familiares, além do respeito ao princípio da impessoalidade, que rege os atos administrativos.

MPF move ação contra nomeação de blogueira para cargo na Funarte

Nomeação ocorreu dois meses depois da CGU apontar falta de experiência e formação da nomeada para exercer função no Iphan

O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF) ajuizou ação civil pública para anular a nomeação de Monique Baptista Aguiar para o cargo de Coordenadora de Projetos Especiais da Fundação Nacional das Artes (Funarte). A nomeação foi feita pelo Ministério do Turismo em agosto de 2020, menos de dois meses depois do Ministério ter voltado atrás na nomeação da mesma pessoa para o cargo de Coordenadora Técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Rio de Janeiro. A Controladoria-Geral da União considerou que Monique Baptista Aguiar “não possui experiência na área do cargo pretendido”.

Segundo apurou o MPF no inquérito civil instaurado, Monique Baptista Aguiar tem nível superior incompleto em “gestão de turismo” e a única experiência profissional registrada é como vendedora de uma concessionária de automóveis em Rio das Ostras (RJ). O cargo de Coordenadora de Projetos Especiais da Funarte, para o qual foi nomeada, compreende a orientação e supervisão de projetos e estudos voltados à produção e ao desenvolvimento artístico no país.

Criada em 1975, a Funarte é a instituição federal incumbida de promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no Brasil. É responsável pelas políticas públicas federais de estímulo à atividade artística nacional.

Vinculada administrativamente ao Ministério do Turismo, a Funarte atua nas áreas de circo, dança, teatro, música de concerto e popular, artes visuais, preservação da memória e pesquisa artísticas. É a única instituição no Estado brasileiro com as atribuições e especialidades necessárias para tratar desses campos de atividade.

Como registra o site da instituição, “para alcançar seus objetivos, a Funarte tem atuado continuamente no fomento à produção nessa área; na formação de público; e na capacitação de artistas, técnicos e produtores. Realiza apoio a projetos, em todos os estados brasileiros e no exterior; implementa programas de circulação de eventos, oficinas e consultorias técnicas; mantém espaços culturais (hoje no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal); e edita publicações”.

Na ação ajuizada pelo MPF, os procuradores da República Sergio Gardenghi Suiama e Daniel de Alcântara Prazeres afirmam que “a nomeação de pessoa sem qualificação ou experiência na área, para função técnica de responsabilidade, evidencia desvio de finalidade do ato administrativo, em prejuízo da moralidade, impessoalidade e eficiência das políticas públicas culturais”.

Esta é a segunda ação civil pública ajuizada pelo MPF/RJ em face da Monique Baptista Aguiar. Em maio de 2020, o MPF propôs ação para suspender sua nomeação e posse para a função de coordenadora técnica do Iphan no Rio de Janeiro, também sob o argumento de falta de formação e experiência profissional para o exercício do cargo. A ação foi extinta após o Ministério do Turismo revogar, em junho, a nomeação da Ré para o cargo do Iphan. Dois meses depois, contudo, foi publicada a portaria de nomeação para o cargo da Funarte.

“Parece necessário lembrar que os cargos e funções públicas não existem para satisfazer aos interesses políticos ou pessoais dos governantes, mas sim para atender às finalidades sociais e coletivas estabelecidas em Lei. Nem a Funarte, nem nenhum outro órgão público, são cabide de empregos ou prêmio de consolação para correligionários”, registram os procuradores do MPF.

Obras de contenção de encosta são cocluídas na RJ-145, em Barra do Piraí

As obras de contenção de encosta e recomposição de drenagem e pavimentação na RJ-145 foram concluídas
www.radioacesafm.blogspot.com.br
As intervenções, conduzidas pelo DER-RJ, foram realizadas no Km 37,6, em Barra do Piraí, na Região Sul Fluminense, e tiveram um custo de R$ 1.516.668,61.

Após a queda de parte da rodovia, em dezembro de 2019, o departamento construiu uma cortina atirandada, vertical e em concreto, visando a contenção da encosta.
www.radioacesafm.blogspot.com.br
A obra trouxe melhorias para toda comunidade local, que conta com mais proteção, tranquilidade e segurança ao passar agora pela rodovia.

Com 105 quilômetros de extensão, a RJ-145 liga o distrito de Passa Três, no município de Rio Claro, ao distrito de Manoel Duarte, no município de Valença.
A recuperação deste trecho da rodovia é fundamental para o desenvolvimento econômico do município de Rio das Flores.
www.radioacesafm.blogspot.com.br
"Esta RJ é uma importante rota de ligação com as cidades vizinhas, além de facilitar o escoamento de toda produção hortifrutigranjeira da região", explica o presidente do DER-RJ, Luiz Roberto Pereira de Souza.

Informação sobre renda familiar em Pinheiral é Fake News, diz prefeitura

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Está sendo veiculada nas redes sociais que a Prefeitura Municipal de Pinheiral abriu inscrições para o Programa Renda Mensal Familiar 2021 e que as famílias cadastradas irão receber auxílio de R$ 130 por mês.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, da Prefeitura de Pinheiral, informa que não existe nenhum cadastro para inscrição no Programa Renda Mensal Familiar e alerta: não acesse o link divulgado, pois trata-se de um golpe.

Ao se inscrever neste falso cadastro, a pessoa acaba passando dados pessoais, como números do CPF e RG, endereço e telefone para contato.

Profissionais da hemodiálise e oncologia recebem a primeira dose da vacina contra a Covid-19

Imunobiológico foi ministrado em demais trabalhadores da saúde que estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Profissionais de saúde que atuam no setor de hemodiálise, oncologia, NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), Atenção Básica, Atenção Especializada e Policlínicas em Barra Mansa começaram a receber nesta quinta-feira, 28, a primeira dose da Coronavac. A vacinação aconteceu no CEM (Centro de Especialidades Médicas) e também foi ministrada naqueles que atuam na linha de frente do combate ao novo coronavírus da Santa Casa, Hospital da Mulher, Hospital Santa Maria, Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19 na Região Leste, UPA Centro e Samu. 

O cronograma da Secretaria de Saúde prevê a continuidade do procedimento de imunização nesta sexta-feira (29), de 14 às 20 horas, e no sábado (30), de 8 às 17 horas. Segundo o secretário de Saúde, Sérgio Gomes, as dosagens de vacinas enviadas pelo Governo do Estado estão sendo aplicadas no público alvo determinado pelo Ministério da Saúde. “Já imunizamos as pessoas com 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência, assim como os trabalhadores destas unidades, e seguimos vacinando os profissionais de saúde. As vacinas que chegaram – Coronav (Sinovac Biotech) e de Oxford (AstraZeca) juntas totalizam 4.115 doses, que ainda não são o suficiente para atender 100% de toda área da saúde”, destacou Gomes, ressaltando que até a noite desta quarta-feira, 1.581 pessoas do grupo prioritário tinham sido vacinadas. 

A previsão da Secretaria de Saúde é ministrar a segunda dose da Coronavac a partir do dia 8 de fevereiro. Já a segunda dose da vacina de Oxford será aplicada no intervalo de três meses, conforme determinação da farmacêutica AstraZeneca e do Ministério da Saúde.

SOP fiscaliza transporte coletivo e veículos irregulares em Barra Mansa

Na operação foram verificados itens que garantem a segurança do usuário, inclusive a superlotação diante do cenário da pandemia da Covid-19

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretária de Ordem Pública realizou nesta quinta-feira, 28, a fiscalização em vários coletivos do Consórcio Barra Mansa, responsável pelo transporte coletivo de passageiros. A operação aconteceu em vários terminais.

O Secretário de Ordem Pública, Willian Pereira declarou que as empresas irregulares deverão prestar contas ao órgão. “A fiscalização de transporte verificou o cumprimento dos horários e o número de passageiros nos ônibus, visando evitar a superlotação nos veículos. As irregularidades constatas deverão ser sanadas pelo consórcio de empresas e apresentadas aqui na Secretaria. Os horários que tiverem estendido e os locais que forem constatadas a falta de ônibus precisarão ser ajustados para melhor atendimento ao público”, declarou.

De acordo com o fiscal da Secretaria Josias Aurélio dos Santos a iniciativa impacta sobre o controle do fluxo de passageiros. “A fiscalização ajuda no controle da Secretaria sobre o número de usuários e as situações que precisam efetivamente da nossa intervenção”.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Durante a fiscalização foram observados itens de relevante importância neste momento da pandemia da Covid-19, como número de passageiros em viagem, disponibilidade de álcool para higienização das mãos e o uso obrigatório de máscaras faciais. 

Carros de aplicativos que trabalham de forma irregular também serão fiscalizados 


Também serão fiscalizados os carros de aplicativos que estão trabalhando de forma irregular. “Existe uma crescente demanda de reclamações sobre possíveis irregularidades cometidas por alguns motoristas. A maior parte se refere ao transporte clandestino, ou seja, motoristas que vêm de outros municípios e acabam trazendo insegurança para a nossa cidade. Ressalto que nossa intenção não é proibir o trabalho do Uber, que atua de maneira legalizada, através do aplicativo da empresa, mas coibir o transporte clandestino de passageiros”, explicou William Pereira.

HORÁRIOS – Os usuários do transporte coletivo podem acompanhar em tempo real o trajeto dos ônibus, assim como seus horários de circulação pelo site http://www.triecon.com.br ou pelo aplicativo MOOVIT, que pode ser baixado no play store ou Apple store no celular.

IRREGULARIDADES – Denúncias sobre podem ser efetuadas diretamente na Secretária de Ordem Pública que fica localizada no Parque da Cidade, no Centro, ou pelo telefone: (24) 3322-7817.

Quatro milicianos são presos e tres fuzis e duas pistolas são apreendidas na Comunidade da Caixa D'água

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PMERJ
Na manhã desta quinta-feira (28/1), equipes do 3º BPM (Méier) realizaram uma ação que culminou com a prisão de quatro milicianos que atuavam em um dos maiores grupos criminosos do Rio de Janeiro, radicado na Zona Oeste da cidade. O grupo, que integrava o bando de Wellington da Silva Braga, conhecido como Ecko, um dos criminosos mais procurados do país, portava três fuzis calibre 5,56 e duas pistolas calibre 9mm e tentavam fugir pela área de mata da Comunidade da Caixa D’Água, no bairro de Quintino, Zona Norte da Cidade.

O líder do bando, o criminoso Ecko, possui diversos mandados de prisão em aberto por mais de dez artigos do Código Penal, dentre eles pelos crimes Homicídio, Extorsão, Associação Criminosa dentre outros. O portal dos Procurados do Disque Denúncia oferece uma recompensa de R$ 10.000,00 por informações que levem à sua capturada.

As ações policiais tiveram início após grupos de criminosos rivais entrarem em confronto pelo domínio territorial da região. Equipes do 3º BPM (Méier), do 9º BPM (Rocha Miranda) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) desencadearam uma ampla ação de cerco e varredura para estabilizar o perímetro, viabilizando assim a prisão da quadrilha. A ocorrência foi apresentada na 24ª DP (Piedade).

O policiamento segue reforçado em toda aquela região.

Unidades básicas de saúde em Volta Redonda abrem nos fins de semana para atender casos suspeitos de Covid-19

UBSFs da Vila Mury, Volta Grande, São João e 249 ainda funcionam com horário estendido, das 7h às 22h, de segunda a sexta-feira

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Prefeitura de Volta Redonda ampliou o atendimento das cinco Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) de referência para o atendimento dos casos suspeitos de Covid-19 no município. Desde o último dia 16 de janeiro, as unidades dos bairros Siderlândia, 249, São João, Vila Mury e Volta Grande funcionam das 7h às 19h, aos sábados e domingos. As quatro últimas ainda estenderam o horário de atendimento durante a semana, ficando abertas entre 7h e 22h, de segunda a sexta-feira.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, Albaneia Baylão, a decisão tem como objetivo evitar a sobrecarga na Rede de Urgência e Emergência (RUE) do município. “Além disso, a medida facilita o acesso da população ao atendimento, favorecendo o diagnóstico precoce da doença. A orientação é procurar uma destas unidades ao sentir qualquer sintoma da Covid-19”, disse.

Ela completou que estas UBSFs contam com equipes capacitadas para o atendimento de casos suspeitos da Covid-19. “Os profissionais médicos e de enfermagem estão aptos a fazer a coleta para os exames RT-PCR (detecção direta do vírus em secreção respiratória por meio de um swab nasal) e TR (exame de sangue para detectar anticorpos para os vírus Sars-CoV-2) e também para encaminhar o paciente aos serviços de maior complexidade, caso necessário”, acrescentou Albaneia.

As unidades básicas escolhidas como referência para casos da Covid-19 estão em pontos estratégicos do município de forma que atendem todo território. A UBSF Siderlândia fica na Rua 11, nº 20, e funciona das 7h às 19h, de segunda a domingo. Já as UBSFs da São João, que fica na Rua Araribóia, nº 332; 249, na Avenida Europa, nº 745; Vila Mury, Avenida Amazonas, nº 267; e Volta Grande, na Rua Sargento Paulo Moreira, nº 175, no Santo Agostinho, ficam abertas das 7h às 22h, de segunda a sexta, e das 7h às 22h, aos sábados e domingos.

Suspeito de tráfico de droga é preso em escadão na Vila Elmira, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Um homem de 29 anos foi preso no final da tarde desta quinta-feira (28) por suspeita de tráfico de droga no bairro Vila Elmira, em Barra Mansa, RJ.

Através de uma denúncia anônima policiais militares foram até ao um escadão, onde abordou um homem com as carateristas repassadas nas informações.

Um menor, que também foi abordado, ao ser questionado acabou apontando quem estaria traficando e, em que local a droga estava escondida.

Após buscas os agentes encontraram R$ 20,00 em espécie e 28 pinos de cocaína.

A ocorrência foi encaminhada para a 90ª DP de Barra Mansa.

Praça Nações Unidas recebe revitalização em Barra Mansa

Serviços são complemento da revitalização da Ponte dos Arcos

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Dando continuidade à revitalização das áreas de acesso à Ponte Ataulfo Pinto dos Reis, conhecida como Ponte dos Arcos, equipes da Secretaria de Manutenção Urbana de Barra Mansa estiveram nesta quinta-feira (28) na Praça Nações Unidas, no Ano Bom, realizando serviços de manutenção, incluindo limpeza e pintura do local.

As equipes já realizaram a recuperação da Ponte dos Arcos, com a pintura da estrutura e nivelamento do asfalto da cabeceira que dá acesso ao centro da cidade.  O prefeito Rodrigo Drable esteve no local e falou sobre o empenho da equipe durante as obras. “Eu quero ressaltar aqui a qualidade da nossa equipe e a dedicação ao que eles têm feito. Nós temos avançado em várias áreas através do esforço exclusivo dos nossos homens sob a liderança, por exemplo, do secretário Leiteiro. Eu agradeço a equipe pelo resultado que a gente está alcançando”.

O secretário de Manutenção Urbana José Luiz Vanelli, o Leiteiro, falou sobre o andamento do serviço. “Essa é uma obra de reforma que já estava em andamento na época que eu tomei posse do meu cargo. Agora, estamos concluindo. É o cartão postal da cidade e tem que ser cuidado com carinho. No momento, estamos preparando o entorno, dando alguns toques finais para poder entregar”.

Manutenção Urbana realiza ações em diversos pontos da cidade
 
www.radioacesafm.blogspot.com.br
Desde segunda-feira (25), as equipes da Manutenção Urbana vêm realizando diversas melhorias em Barra Mansa. Entre os serviços estão limpeza e recuperação de área e equipamentos públicos, tapa-buracos, manutenção asfáltica e reparos na iluminação.

Os bairros atendidos foram: Estamparia,Centro, Santa Maria II, Santa Clara, São Genaro, Santa Rosa, Vista Alegre, Santa Lúcia, Nove de Abril, São Domingos e Vila Coringa.  Já na Região Leste, foram atendidas as demandas do Santa Rita da Dutra, Jardim Guanabara, Moinho de Vento, Recanto do Sol e São Sebastião.

Covid-19: Volta Redonda ultrapassa marca de dois mil vacinados

Imunizantes foram aplicados em pessoas do grupo prioritário, formado por profissionais da saúde, idosos residentes em asilos e bombeiros nesta quarta-feira, 27

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que Volta Redonda ultrapassou a marca de dois mil vacinados contra a Covid-19. Até o momento, 2.159 pessoas que fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde já receberam doses da vacina. Nesta primeira etapa, estão sendo vacinados principalmente trabalhadores da saúde que ficam na linha de frente contra o vírus; pessoas institucionalizadas (que residem em asilos - com 60 anos de idade ou mais); pessoas institucionalizadas com deficiência; e cuidadores.  Nesta quarta-feira, dia 27, além de profissionais do Hospital Santa Cecília, a Secretaria Municipal de Saúde realizou também a vacinação de 19 bombeiros do 22º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar) de Volta Redonda e 15 pacientes de residências terapêuticas. 

Inicialmente, Volta Redonda acabou prejudicada na primeira fase de distribuição das vacinas do tipo CoronaVac e recebeu um número pequeno de doses, diante do tamanho do público-alvo existente na cidade. Isso aconteceu depois do Governo do Estado ter levado em consideração dados lançados no sistema de saúde ao longo dos anos passados, mas a partir de uma rápida atuação de atualização da Secretaria Municipal de Saúde a situação foi contornada. Com isso, o município passou a ser um dos que mais doses de vacina contra o coronavírus recebeu no Sul Fluminense.  

Ao todo, foram 1.863 doses de CoronaVac e outras 2.690 da vacina de Oxford/AstraZeneca já entregues. Além disso, uma segunda remessa da CoronaVac tem previsão de chegar ao município com 2.263 doses (mesma carga anterior e mais 400 doses extras). A nova leva tem previsão de ser entregue no início de fevereiro, para completar a imunização das pessoas que receberam a vacinação nos últimos dias e ainda imunizar outras 200 pessoas. Da mesma forma, outra carga da vacina de Oxford ainda será agendada para ser entregue em breve. 

O dia de vacinação
 

A primeira vacinada no Hospital Santa Cecília foi a médica coordenadora da emergência, Lúcia Ramos, de 60 anos. Ela, que classificou a vacinação como “sinônimo de esperança”, recebeu a imunização com lágrimas nos olhos. Emocionada, Lúcia comentou que na luta contra a Covid-19 chegou a se infectar e que o momento da vacinação é muito especial para todos os profissionais da saúde. 

“É uma emoção imensa receber a vacina, é sim, uma luz no fim do túnel, esperança de dias melhores após nós (profissionais de saúde) termos chegado à exaustão na pandemia. Passamos por muita dor emocional e física pelos nossos pacientes. Muitas pessoas ainda pensam que médicos e enfermeiros são ‘frios’; é lenda, a gente sente a mesma dor de um familiar por seu ente querido”, disse. 

A médica ainda lembrou que chegou a se infectar com o novo coronavírus e teve que ficar em isolamento, afastada do trabalho. “Por mais cuidados que tenhamos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), corremos risco, eu atuo como coordenadora da emergência e também sou plantonista”, acrescentou. 

A enfermeira Liliane Dias, de 33 anos, que também atua no atendimento à Covid-19, comentou que a vacina é uma perspectiva para que os profissionais de saúde possam continuar fazendo o melhor para quem precisa de atendimento.

“A vacinação é realmente uma esperança para continuar na luta e ajudando os pacientes. Tive muito medo de levar o vírus para dentro de casa, eu cheguei a me infectar e fiquei 17 dias em isolamento; e pior disso tudo foi ter ficado longe da minha filha de 3 anos”, relatou. 

Liliane citou a recuperação de uma paciente de 84 anos, que foi motivo de emoção para a equipe médica. “Essa senhora ficou entubada durante 10 dias com a doença e se recuperou. Eu me emocionei quando ela teve alta e foi para casa; é uma vitória para toda a equipe esse acontecimento” afirmou.

Força-tarefa notifica 49 estabelecimentos em Volta Redonda

Ações de fiscalização da prefeitura estão sendo intensificadas para coibir descumprimento do decreto sobre regras na pandemia

www.radioacesafm.blogspot.com.br

A força-tarefa da Prefeitura de Volta Redonda que atua na fiscalização das atividades econômicas durante a pandemia já notificou 49 estabelecimentos, por terem descumprido a regras sanitárias definidas em decreto municipal para combate e prevenção à Covid-19. De acordo com a diretora do Departamento de Fiscalização de Atividades Econômicas da secretaria de Fazenda (SMF), Elisângela Almeida, somente no último fim de semana foram notificados 12 estabelecimentos.

“As ocorrências mais frequentes são em relação à ocupação indevida do logradouro e descumprimento do horário de encerramento. Na feira livre, os feirantes estão obedecendo ao horário de funcionamento e a proibição da venda de bebida alcoólica. Os bares do entorno da feira foram notificados quanto à aglomeração”, explicou Elisângela.

A Vigilância Sanitária tem priorizado atendimentos relacionados à pandemia, em apoio a denúncias recebidas pela secretaria de Fazenda, do Ministério Público as de rotina do órgão.

“Atendemos denúncias sobre problemas na higienização de alimentos, funcionários trabalhando sem máscara no estabelecimento, e até mesmo com Covid-19. Inclusive, locais como parques localizados em shoppings passam por avaliação da Vigilância Sanitária”, explicou Eneida Maria Silva Costa, que é fiscal de Inspeção Sanitária da prefeitura.

As ações da força-tarefa também contam com a participação da secretaria de Meio Ambiente, da Guarda Municipal (GMVR) e de outros órgãos. O comandante da Guarda Municipal, João Batista dos Reis, destacou que a ‘Patrulha pela Vida’, criada com o objetivo de fiscalizar e orientar sobre o cumprimento do decreto municipal, tem intensificado as ações pela cidade.

“Também estamos apoiando a secretaria de Ação Comunitária com o trabalho de higienização de locais onde há ocorrência de pessoas em situação de rua, coibindo a proliferação do vírus. Atendemos a denúncias dos chamados ‘isorpozinhos’, evitando aglomerações. E continuamos o trabalho de orientação e distribuição de máscaras à população”, afirmou Batista.
www.radioacesafm.blogspot.com.br
O secretário municipal de Fazenda, Érick Higino, afirmou que as ações de fiscalização continuarão sendo intensificadas.

“Enquanto poder público, o que nós podemos fazer e faremos é intensificar a fiscalização em todas as frentes. Isso vai nos ajudar bastante a promover a sensibilização dos voltaredondenses, porque apesar dos nossos grandes esforços e investimentos nesses primeiros dias de governo, os números de casos ainda nos preocupam muito”, frisou o secretário.

O número para denúncias de irregularidades é o 156. Em caso de dúvidas, os responsáveis pelos estabelecimentos podem procurar o setor de fiscalização, que funciona no térreo da prefeitura (Guichês 05 e 06) ou pelo telefone: (24)3345-4444.

Revelação de gastos do governo deixa Bolsonaro irritado, que ataca novamente a imprensa

A publicação, no dia 24, pelo portal Metrópoles, de uma reportagem sobre gastos do governo federal com comida em 2020 levou o presidente Jair Bolsonaro a fazer novos ataques à imprensa nesta quarta (27).

Durante almoço em uma churrascaria em Brasília, que contou com a presença de ministros e cantores sertanejos como Amado Batista, Sorocaba e Nayara Azevedo, Bolsonaro mencionou o assunto aos gritos, de forma chula e ainda mais agressiva do que o habitual. "Vai pra puta que o pariu, rapaz. Imprensa de merda. (...) É para encher o rabo de vocês da imprensa essas latas de leite condensado", vociferou.

A reportagem do Metrópoles se baseou em levantamento do (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do portal. Segundo a reportagem, todos os órgãos do Executivo pagaram, juntos, mais de R$ 1,8 bilhão em alimentos, valor 20% superior ao pago em 2019.

O órgão que recebeu maior valor em compras é o Ministério da Defesa: foram cerca de R$ 632 milhões. Em segundo e terceiro lugar, ficaram o Ministério da Educação, com gasto estimado em R$ 60 milhões, e o Ministério da Justiça, com R$ 2 milhões em compras.

Alguns desses gastos geraram forte repercussão nas redes sociais, como a compra de R$ 15 milhões em leite condensado e de R$ 2,2 milhões em chicletes.

Além dos pedidos de abertura de CPI, a reportagem do Metrópoles resultou em representações assinadas pelos senadores Alessandro Vieira (Cidadania-ES) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e pelos deputados Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES). Nelas os parlamentares pedem ao Tribunal de Contas da União (TCU) a abertura de uma investigação sobre os gastos com comida do governo federal em 2020.

Após a repercussão do caso, o portal da transparência, que reúne dados sobre gastos do governo federal, registrou um alto número de acessos e chegou a ficar fora do ar.

Em nota a Controladoria-Geral da União (CGU) afirmou que o portal da transparência "recebeu um volume de acessos muito grande, e fora do habitual, na tarde desta terça-feira, dia 26/1, o que gerou uma lentidão expressiva nas consultas feitas pelos usuários".

Dados revelam queda em homicídios no Estado do Rio de Janeiro durante a pandemia

O estado do Rio de Janeiro registrou queda de 12% nos homicídios dolosos em 2020 na comparação com o ano anterior - foram 3.536 vítimas no ano passado contra 4.004 em 2019. Este é o menor valor para o indicador desde 1991, quando teve início a série histórica do Instituto de Segurança Pública (ISP). A taxa por 100 mil habitantes, que também foi a menor da série histórica, ficou em 20,4. Só em dezembro de 2020, os homicídios dolosos tiveram declínio de 15% contra o mesmo mês de 2019.

O indicador Crimes Violentos Letais Intencionais - soma de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte - manteve, em dezembro, a tendência de queda observada nos nove meses anteriores (16%). Houve ainda a redução de 12% em todo o ano de 2020, se comparado com 2019, chegando ao menor valor para o período desde 1999.

O ano de 2020 também foi o ano com o menor número de mortes de policiais em serviço e em folga desde 1998. No total, foram 17 policiais civis e militares mortos em serviço e 42 em folga. Não são contabilizadas as mortes causadas pelo Covid-19. As mortes por intervenção de agente do Estado tiveram retração de 32% no ano passado na comparação com 2019 – este foi o menor valor para o período desde 2018.

O roubo de cargas manteve a curva descendente que teve início em 2018. Os registros caíram 33% no ano passado contra o mesmo período de 2019 - 4.986 roubos em 2020 e 7.456 em 2019. De acordo com estudo divulgado pelo ISP em outubro, que cruzou dados dos usuários do Google com os registros de ocorrência da Secretaria de Estado de Polícia Civil, a queda dos roubos de carga não tem correlação estatística com o isolamento social por conta do coronavírus.

Os roubos de rua e roubos de veículos também apresentaram diminuição. Nos 12 meses de 2020, eles tiveram, respectivamente, 40% e 36% de queda.

O isolamento social também pode explicar o aumento dos casos de estelionato (18%) em 2020. O crescimento mais acelerado começou a ser observado pelo ISP a partir do mês de maio e, o ambiente virtual foi o local em que o crime mais foi praticado. Houve um aumento de 198% dos casos de estelionato na internet no ano passado na comparação com 2019, ou seja, o número de crimes foi três vezes maior.

- Analisar o comportamento dos indicadores criminais em um ano tão atípico como 2020 foi desafiador para o ISP, porque o isolamento social mudou muito os padrões das dinâmicas. Mesmo nesse cenário, a nossa equipe multidisciplinar conseguiu cumprir um dos preceitos do Instituto, que é produzir dados estatísticos com fidelidade à realidade e transparência. Em 2020, o maior destaque fica para os crimes contra a vida. Nunca antes o estado do Rio teve uma taxa de homicídios tão baixa. Esses, sem dúvida, são números para ressaltarmos – afirmou a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.

A análise dos principais indicadores criminais no ano de 2020 pode ser acessada no documento “Segurança em Números”, publicado pelo ISP nesta quinta-feira (28/01). Para conferir, clique aqui.

Indicadores estratégicos 


▪ Homicídio doloso: 3.536 vítimas em 2020 e 279 em dezembro - estes foram os menores valores para o acumulado do ano e para o mês desde o início da série histórica em 1991. Na comparação com 2019, o indicador apresentou queda de 12% em relação ao acumulado do ano e de 15% em relação a dezembro de 2019.

▪ Crimes violentos letais intencionais (homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte): 3.653 vítimas em 2020 e 289 em dezembro – esses valores representam o menor para o acumulado e para o mês desde o início da série histórica em 1999. Na comparação com 2019, o indicador apresentou queda de 12% em relação ao acumulado do ano e de 16% em relação a dezembro de 2019.

▪ Roubo seguido de morte (latrocínio): 87 vítimas em 2020 e oito em dezembro – este foi o menor valor para o acumulado do ano desde o início da série histórica em 1991. Na comparação com 2019, o indicador apresentou queda de 26% em relação ao acumulado do ano e aumento de três vítimas em relação a dezembro de 2019.

▪ Morte por intervenção de agente do Estado: 1.239 mortes em 2020 e 79 em dezembro. Na comparação com 2019, o indicador apresentou queda de 32% em relação ao acumulado do ano e de 36% em relação a dezembro de 2019.

▪ Roubo de carga: 4.986 casos em 2020 e 459 em dezembro. Na comparação com 2019, o indicador apresentou queda de 33% em relação ao acumulado do ano e de 25% em relação a dezembro de 2019.

▪ Roubo de veículo: 25.427 ocorrências em 2020 e 2.300 em dezembro. Na comparação com 2019, o indicador apresentou queda de 36% em relação ao acumulado do ano e de 26% em relação a dezembro de 2019.

▪ Roubo de rua (roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo): 71.966 registros em 2020 e 5.532 em dezembro. Na comparação com 2019, o indicador apresentou queda de 40% em relação ao acumulado do ano e de 30% em relação a dezembro de 2019.

Os dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) são referentes aos registros de ocorrência lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro no mês de dezembro. Para mais informações sobre os indicadores, acesse o site do ISP.

Ônibus são fiscalizados em Resende e Volta Redonda

Fiscais verificaram 27 coletivos na região

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Detro-RJ), em conjunto com a Comissão da Pessoa com Deficiência da Alerj, realizou, na manhã desta quarta-feira (27/01), a primeira edição do ano da operação “Acessibilidade”. As equipes estiveram em terminais rodoviários dos municípios de Resende e Volta Redonda. Entre 7h e 10h, os fiscais vistoriaram 27 veículos. Em Volta Redonda, foi aplicada uma multa referente a campainha do cadeirante com defeito. O presidente da comissão, deputado estadual Marcelo Cabeleireiro, acompanha a ação. 

Os fiscais verificaram as seguintes questões referentes a acessibilidade: plataforma elevatória do cadeirante, funcionamento da campainha e do cinto de segurança, além da cadeira de transbordo. A multa é de R$ 3.462, dobrando em caso de reincidência. 

“A ação desta quarta-feira foi motivada pelas demandas recebidas pela nossa ouvidoria e enviadas para a Alerj. Estivemos com 10 agentes atuando simultaneamente nas duas rodoviárias. Além do cumprimento das normas de acessibilidade, os fiscais verificam outras questões do coletivo, como estado de conservação e documentação de porte obrigatório”, disse o coordenador de fiscalização do Detro-RJ, Danilo Menezes. 

Lançada em outubro de 2020, a operação já esteve em 14 municípios. Nestas ações, já foram aplicadas 25 multas referentes a descumprimento das normas de acessibilidade. Além das ações de inteligência, as demandas recebidas pela Ouvidoria ajudam a nortear as ações. Os cidadãos podem encaminhar denúncias pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br, pelo telefone (21) 3883-4141 ou pelo WhatsApp (21) 98596-8545.

Termina nesta quinta (28) o prazo para o eleitor que não votou no 2º Turno justificar a ausência

Requerimento só pode ser feito remotamente, pelo site do TRE-RJ ou pelo aplicativo e-Título

Os eleitores de Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Rio de Janeiro, São Gonçalo e São João do Meriti que não votaram no segundo turno, realizado em 29 de novembro, têm até esta quinta-feira (28) para justificar a ausência às urnas. Devido à pandemia, a justificativa deve ser realizada de forma remota, por meio do Sistema Justifica, disponível nos sites do TRE-RJ (www.tre-rj.jus.br) e do TSE (www.tse.jus.br), ou pelo aplicativo e-Título, disponível para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store.

Como fazer?

O eleitor deve preencher corretamente o formulário disponibilizado, fazendo uma descrição detalhada dos motivos da ausência às urnas, e anexar pelo menos um documento que comprove o motivo pelo não comparecimento à votação, como bilhetes de passagem ou atestado médico, por exemplo. Para quem estava no exterior na data da eleição, o prazo para justificar é de até 30 dias após o retorno ao Brasil. Após esse prazo, o eleitor que não votou e nem justificou a ausência deverá regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral por meio do pagamento de multa no valor de R$ 3,51 por turno.

Consequências

O eleitor que não estiver quite com a Justiça Eleitoral não pode se inscrever em concurso ou realizar prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles. Pode haver suspensão dos vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição.

Também fica impedido de participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias e não pode obter a certidão de quitação eleitoral. Não pode obter passaporte (essa restrição não se aplica ao eleitor no exterior que requeira novo passaporte para identificação e retorno ao Brasil). Fica impedido de renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e não poderá ainda pedir empréstimos nas autarquias, sociedades de economia mista, caixas econômicas federais ou estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

Suspensão de multa
O TSE suspendeu temporariamente as consequências previstas no art. 7º do Código Eleitoral para os eleitores que deixaram de votar nas Eleições 2020 e não apresentaram justificativa eleitoral ou não pagaram a respectiva multa. A Resolução TSE n° 23.637, assinada na última quinta-feira (21) pelo presidente do Tribunal, ministro Luís Roberto Barroso, ainda deverá ser referendada pelo Plenário da Corte. A medida vale enquanto permanecer vigente o plantão extraordinário previsto pela Resolução-TSE nº 23.615/2020 para prevenir o contágio pelo novo coronavírus.