Rádio Acesa FM VR: 2022-10-16

sábado, 22 de outubro de 2022

14 pistolas são apreendidas neste sábado (22) em Resende

Duas pessoas foram presas em flagrante por tráfico de armas

Foto: PRF

Em uma ação conjunta na tarde deste sábado (22), policiais rodoviários federais e agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) da Polícia Civil, apreenderam 14 pistolas na Rodovia Presidente Dutra, em Resende, sul do estado do Rio de Janeiro.

Durante a operação para combater o tráfico de drogas, armas e munições, os policiais abordaram uma mulher, de 40 anos, que apresentou excesso de nervosismo na presença dos agentes. Após alguns questionamentos, ela declarou aos policiais que estava levando as armas do sul do país, presas ao corpo por meio de cintas e fitas adesivas, para o Rio de Janeiro.

As pistolas, de calibre 9mm, fabricação israelense e argentina, possuíam kit rajada e estavam com a numeração suprimida.

Na ação, um homem, de 41 anos, que aguardava a chegada do carregamento de armas em um posto de combustíveis em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, também foi preso em flagrante.

Os presos e as armas foram encaminhados à Cidade da Polícia para as devidas providências.

Homem é morto e outro fica ferido a tiros no bairro Sessenta, em Volta Redonda

Um homem, identificado apenas como Douglas, foi morto a tiros na tarde deste sábado (22) em Volta Redonda. O crime ocorreu na rua 331, às margens do córrego que corta o bairro Sessenta.

Outro homem – de 31 anos – foi baleado e levado pelos bombeiros para o Hospital São João Batista. Ele levou dois tiros no tórax

As circunstâncias do caso ainda não haviam sido esclarecidas até o momento desta publicação. A vítima foi encontrada ferida também nas margens de um córrego. Ele chegou lúcido e orientado, passando por uma cirurgia.

Os dois casos estão sendo investigado pela polícia que vai apurar a autoria, a motivação e a circunstâncias dos crimes.

TSE, por unanimidade, mantém o direito de resposta a Lula em horário de propaganda de Bolsonaro

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral decidiu, neste sábado (22), por unanimidade, conceder direito de resposta à coligação Brasil da Esperança de Lular relativo à peça publicitária da coligação Pelo Bem do Brasil de Bolsonaro que faz referência à votação obtida pelo candidato Luiz Inácio Lula da Silva em unidades prisionais. O entendimento foi de que a peça publicitária extrai a conclusão de que tal candidatura teria a predileção dos “bandidos”. O material foi veiculado diversas vezes, com idêntico teor, em propaganda eleitoral de TV em bloco, em inserções de televisão e também em horário eleitoral no rádio de Bolsonaro.

De acordo com a decisão, o direito de resposta concedido deve ser veiculado 116 vezes, no mesmíssimo bloco e horário e na mesma emissora de televisão indicada na petição inicial para cada uma das reproduções do conteúdo tido como ilícito, o que corresponde à perda de 24 inserções de 30 segundos cada. No segundo turno, cada um dos candidatos tem direito de 25 inserções por dia, o que equivale a 125 vídeos por dia nas 5 emissoras integrantes do pool.

Foi fixado o prazo de 24h para apresentação de nova mídia para imediata homologação, após o que será permitido o direto envio ao grupo de geradoras, para início das divulgações.

Prefeito de Barra Mansa 'abandona' as redes sociais após repercussão de acusação de assédio

Ativo nas redes sociais, após a acusação de importunação sexual contra uma mulher dentro do Maracanã, o prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, deu um tempo nas postagens. Nenhum stories e nem reels ou pastagens foram feitas no seu perfil de Instagram nesta quinta e sexta-feira (20 e 21).

Drable retirou também sua biografia do Instagram como a informação de prefeito de Barra Mansa, casado e flamenguista. Ele continua com 31 mil seguidores.

O silêncio de Drable faz um barulho ensurdecedor. Aliados próximos afirmam que o prefeito está deixando a poeira abaixar e teria se “queimado” com o governador Cláudio Castro, no qual foi um dos coordenadores de campanha e convidado para o camarote do Governo do Estado.

A assessoria de imprensa de Castro divulgou que nenhum incidente ocorreu durante a final da Copa do Brasil, quando o Flamengo consagrou-se campeão em cima do Corinthians.

A denúncia foi feita por uma funcionária de uma empresa que administra os camarotes do estádio. Em depoimento à polícia, ela alegou que, por volta das 22h, quando o time do Flamengo fez o gol, Drable se aproximou e disse: “agora é a hora que vou te abraçar e te beijar”. Em seguida, segundo a vítima, ele tentou beijá-la, mas ela se esquivou.

Em nota, o prefeito disse que “apenas abraçou, no calor da emoção, durante a comemoração de um gol” a prestadora (veja a íntegra da nota no fim da reportagem).

O caso foi levado para o Juizado Especial do Torcedor. Na frente do juiz Francisco Emílio de Carvalho Posada e da promotora Denise Pieri Peçanha Pitta, Drable assumiu o crime e aceitou acordo para encerrar o caso: pagou R$ 1 mil para o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A pena para o crime de importunação sexual varia de um a cinco anos de detenção. Quando a pena mínima é menor do que quatro anos e não há violência ou grave ameaça, a lei permite que seja feito um acordo.

Em seu perfil no Facebook, Drable se descreve como um homem “casado com uma mulher maravilhosa” e pai de dois filhos.

Procurada pela TV Globo, a assessoria de imprensa do prefeito enviou a seguinte nota:

“A assessoria de imprensa do prefeito de Barra Mansa esclarece que Rodrigo Drable, que estava acompanhado de amigos, apenas abraçou, no calor da emoção, durante a comemoração de um gol, no jogo entre Flamengo e Corinthians, uma prestadora de serviço que trabalhava no Maracanã.

Os fatos foram devidamente esclarecidos junto à delegacia local e ao Juizado Especial Criminal (Jecrim), onde estavam presentes a Defensoria Pública, Ministério Público, estando o fato esclarecido e encerrado. Vale ressaltar que Drable foi espontaneamente à unidade policial.Como gestor público e representante da população, Rodrigo Drable respeita e defende os direitos das mulheres

. O prefeito é atuante na elaboração de políticas públicas e no desenvolvimento de uma rede de assistência a vítimas de violência, com projetos como a Patrulha da Mulher, o Hospital da Mulher e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social.” O Governo do Estado informou que o fato não ocorreu nas dependência do camarote do estádio.

PM realiza operação contra o trafico de drogas em Resende

Uma operação da Polícia Militar contra o tráfico de drogas aconteceu na manhã desta sexta-feira (21) em Resende (RJ). A ação concentrou na região da Grande Alegria, Fazenda da Barra e Vincentina.

Segundo a PM, um homem foi preso após um dos cães do batalhão encontrar uma bolsa com drogas debaixo de um carro próximo ao suspeito. Dentro da sacola, foram encontrados 150 pinos de cocaína e 160 trouxinhas de maconha.

Após ser questionado, o suspeito disse que morava próximo ao local. Na casa dele foram encontrados ainda, uma arma de airsoft e um coldre - suporte para carregar armas.

O suspeito foi encaminhado para a delegacia, ouvido e liberado em seguida.

A PM informou ainda que, no início da operação, houve uma troca de tiros com criminosos na região da Grande Alegria. Ninguém ficou ferido.

Mais de 30 policiais e 15 viaturas participaram da operação, que conta com apoio do Batalhão de Ação com Cães (BAC).

Acusado de estuprar adolescente de 12 anos é preso em Paraty

Um homem, de 30 anos, foi preso nesta sexta-feira, dia 21, em Paraty por suspeita de estuprar uma adolescente de 12 anos. As informações são da Polícia Civil da cidade (167ª DP - Paraty).

O acusado foi localizado no bairro Independência, após trabalho de monitoramento e inteligência.

Contra o autor, foi cumprido um mandado de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável, com base em inquérito instaurado pela unidade policial.

Após a formalização dos procedimentos de praxe, o acusado foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

A mãe e a própria vítima procuraram a delegacia, acompanhadas do Conselho Tutelar, para contar sobre os abusos sexuais sofridos quando a menina tinha seis anos de idade — os fatos relatados aconteceram entre os anos de 2013 e 2014.

Obra suspeita de irregularidade é descoberta em Angra dos Reis

Uma construção irregular foi flagrada por policiais militares na quarta-feira (19) em Angra dos Reis. A ação aconteceu através de uma denuncia anônima.

Os policiais disseram que chegaram até um condomínio localizado no bairro Ponta da Cruz, e durante a fiscalização, deparou-se com a movimentação de solo as margens de uma praia e a construção de dois muros de contenção.

Uma pessoa que se apresentou aos policiais como administrador do condomínio apresentou uma autorização ambiental com validade de 31/12/2021 para a reconstrução do muro na faixa de areia, mas os agentes da 4ª UPAm constataram o corte de um coqueiro, corte de 10 metros cúbicos de pedra, outro muro de contenção e a construção de uma guarita, dificultando segundo os policiais, o acesso a praia, contrariando o artigo 10 da lei 7.661/88. 

Quando questionado acerca das licenças pertinentes para as atividades ali realizadas, o administrador voltou a apresentar a licença vencida, sendo então explicado que a mesma não autorizava a realizar intervenções que foram flagradas. 

Os agentes ainda relataram que no local havia uma máquina retroescavadeira sem identificação, mas não foi possível identificar o operador. Por infringir os artigos 54 e 60 da lei 9605/98, os policiais da UPAm procederam à delegacia da cidade, onde a ocorrência foi registrada.

sexta-feira, 21 de outubro de 2022

Homem vestido de motoboy é morto no Retiro, em Volta Redonda

Um homem, ainda não identificado, foi morto a tiros no fim da noite de quinta-feira (20), em Volta Redonda. O crime aconteceu na Avenida Paulista.

A vitima foi alvejada na cabeça com pelo menos nove disparados. Dois homens armados cercaram a vítima que estavam em uma moto. Vários disparos foram ouvidos por moradores perto do local do crime.

O homem é negro, de idade entre 25 e 32 anos e estava com a mão esquerda enfaixada.

Em seguida, os dois suspeitos teriam fugido na moto da vítima. A Polícia Militar foi acionado e preservou o local para o trabalho da perícia.

Ainda não se sabe a motivação para o crime. A polícia vai investigar e tentar encontrar os autores dos disparos. O caso segue para 93ª DP.

Reforma de calçada para e provoca transtorno a pedestres e moradores na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda

Passeio público na Vila Santa Cecília terá aplicação provisória de cimento para evitar transtornos até nova licitação ser realizada e revitalização ser retomada

A obra de revitalização e melhoria da infraestrutura da Rua 33, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, terá nova licitação entre o fim deste mês e o início de novembro, para continuidade dos trabalhos que já foram iniciados, e acabaram sendo interrompidos por conta da saída da empresa responsável. Enquanto a obra não é retomada durante o período do processo licitatório, e para minimizar os transtornos à população, a prefeitura vai realizar uma pavimentação provisória nas calçadas da via. 

Em reunião com a secretária municipal de Infraestrutura, Poliana Moreira, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré, representantes do Furban-VR (Fundo Comunitário de Volta Redonda), e outros integrantes do governo, o prefeito Antonio Francisco Neto definiu a criação de uma força-tarefa para cimentar, de forma provisória, todas as calçadas da Rua 33, até que a obra seja retomada. 

“É importante ressaltar que o cimento é provisório. Vamos retirar todas as pedras portuguesas da Rua 33 e levar para o bairro Volta Grande, para a fábrica de concreto. E vamos cimentar, porque não é justo a população andar em calçadas com pedras soltas, buracos, com a situação piorando em dias de chuva”, disse Neto, acrescentando que a obra de revitalização deverá ser retomada no início de 2023, após as festas natalinas, para não atrapalhar o grande fluxo de pessoas que circula nesta via durante o fim de ano. 

Rua 33 terá cerca de R$ 18 milhões em investimentos 

Com investimentos de aproximadamente R$ 18 milhões, a Rua 33 será repaginada. Toda a rede de água e esgoto que passa pela via foi trocada por uma nova pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-VR). Todo o cabeamento de telefonia, eletricidade e transmissão de dados será reordenado e ficará na parte subterrânea da rua. 

A obra conta ainda com nova pavimentação da pista de rodagem; adequações no piso das calçadas, com acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais; modernização dos pontos de ônibus; plantio de novas mudas de árvores, na maioria arbustos com floração; e implantação de paraciclo, estrutura que possibilita apoiar e trancar a bicicleta de forma segura.

GM divulga plano de segurança no trânsito para o show de Gusttavo Lima em Barra Mansa

“Embaixador” vai se apresentar no Parque da Cidade nesta sexta-feira, dia 21

Barra Mansa terá reforço no efetivo para o show de Gusttavo Lima nesta sexta-feira, dia 21, no Parque da Cidade. A Guarda Municipal (GMBM) ficará responsável pela organização do trânsito no entorno do evento e em todo o município para garantir a fluidez do tráfego e a segurança dos moradores. Vale destacar que haverá horário especial de ônibus com saídas a partir das 3h30 de sábado, 22.

Faixas e banners estarão espalhados pelo entorno do Parque da Cidade para indicar e facilitar o acesso de quem for a pé ou de automóvel. Além disso, a Guarda Municipal estará orientando os locais permitidos para estacionamento e esclarecendo quaisquer dúvidas sobre o trânsito que possam surgir no momento.

A entrada dos pedestres será pelo portão principal do Parque da Cidade, localizado na Avenida Prefeito João Chiesse Filho, no bairro Jardim Boa Vista. O munícipe que for ao show de carro ou motocicleta, deverá acessar o local pelo portão dos fundos, próximo ao Senai, no bairro Saudade.

O comandante da GMBM, Paulo Sérgio Valente, destaca o reforço do efetivo nas vias centrais para que não ocorram transtornos aos munícipes. “O efetivo será de 30 guardas, com 10 viaturas, atuando em todo o município no período do evento. Teremos um reboque para aqueles que estacionarem em local irregular. A Guarda Municipal estará em todas as vias do Centro para fazer o trânsito funcionar, não parar devido o evento e não causar transtorno nenhum ao munícipe”, ressaltou o comandante.

O secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, faz um apelo à população: "Pedimos a todos que irão ao show, seguirem as normatizações de trânsito, respeitando as sinalizações e orientações de nossos agentes, bem como se atentar para não estacionar em locais proibidos onde pode colocar em risco a segurança no trânsito e dos pedestres”.

Mostra de Ciências oferece bolsas de estudos para alunos de Barra Mansa

Dos cinco mil estudantes que participaram da MoCEM, 66 concorrem a oito vagas no curso de Iniciação Científica Júnior do CNPq 
Aconteceu nesta quinta-feira, dia 20, a VII MoCEM (Mostra de Ciência das Escolas de Barra Mansa), envolvendo 22 unidades de ensino do segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) de todas as redes de ensino de Barra Mansa. A ação é promovida pelo Micinense (Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense) há 14 anos e realizada a cada dois anos. Esta edição aconteceu nas dependências do Colégio Verbo Divino. Através da iniciativa, 66 alunos concorrerão a oito bolsas de estudo para o curso de Iniciação Científica Júnior do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Segundo o coordenador do Micinense, Luciano Gustavo Oliveira da Silva, os trabalhos apresentados nesta etapa foram selecionados em setembro. “Tivemos a participação de cerca de cinco mil alunos, distribuídos pelas 22 escolas participantes. Em cada unidade de ensino, três trabalhos foram selecionados e hoje estão aqui para mais uma vez mostrar seus resultados. Destes, oito serão premiados com uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq”, disse o coordenador, acrescentando que a partir desta edição, além das escolas municipais, outras instituições do município puderam participar da mostra.

“Através de uma solicitação do CNPq, nós ampliamos a participação das escolas. Agora nós abrimos para as escolas estaduais e particulares. Neste ano já tivemos a apresentação de trabalhos de alunos do Colégio Verbo Divino”, explicou.

De acordo com a programação, os alunos selecionados participaram de palestras com o mestre e doutor em Física, João Torres de Mello Neto, e a mestra e doutora em Biologia Christine Ruta, além de apresentarem seus projetos para avaliação científica.

O secretário municipal de Educação, Marcus Barros, falou sobre a importância de eventos e ações como a MoCEM e encorajou os estudantes na caminhada profissional. “Desfrutar de um momento como esse é fundamental para todos nós. Temos feito um trabalho, enquanto servidores públicos, de dar feedback aos nossos alunos, pois o nosso objetivo de fato é o aprendizado deles, dando subsídios para os professores trabalharem. Essa culminância que estamos acompanhando hoje reflete todo o trabalho de professores e diretores. Aos estudantes eu digo para serem ousados, o que parece um sonho inalcançável precisa de planejamento agora para que no futuro vocês sejam bons profissionais na área que escolherem”, concluiu o secretário.

Engavetamento deixa casal ferido na Dutra em Resende

Foto: PRF
Um casal de moto ficou ferido durante um engavetamento envolvendo quatro veiuclos nesta quarta-feira, dia 19, em Resende. O acidente aconteceu na altura do km 307 da Rodovia Presidente Dutra, próximo a balança.

De acordo com a PRF, o primeiro foi um caminhão que foi atingido por um carro na traseira, na traseira do carro um segundo carro atingiu a traseira, por último uma motocicleta colidiu na traseira deste último automóvel.

Após o acidente o caminhão seguiu viagem, os condutores dos automóveis saíram ilesos, um casal que estava na motocicleta (ambos de 24 anos) sofreram ferimentos leves e foram socorridos por equipe de resgate da CCR RIO SP para o Hospital de Emergência de Resende.

Droga avaliada em mais 1 milhão é apreendida em Resende

Foto: PRF/PC

Três homens foram presos pelos crimes de tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e associação para o tráfico em Resende. O trio foi capturado após informações de inteligência, que indicavam que dois veículos estavam realizando o transporte de drogas do Estado de São Paulo com destino à cidade de Resende, no Sul Fluminense.

A droga, avaliada em mais de R$ 1,4 milhão de reais, era transportada em um veículo de passeio abordado na BR-116 (rodovia Presidente Dutra). Um outro veículo seguia como batedor pela via e também foi abordado.

Em um dos carros, foram encontrados 25 kg de cocaína, 12 mil pinos de armazenamento vazios, uma pistola, celulares e farto material de endolação. No outro, onde estavam dois dos criminosos, foram apreendidos R$ 2.300 e uma bucha de maconha escondida no porta-luvas.

De acordo com as investigações, um dos autores é apontado como o chefe do tráfico de drogas em Engenheiro Passos, Resende, e integra uma facção criminosa atuante no Estado do Rio de Janeiro. Ele havia sido preso pela Polícia Civil em junho deste ano pelos crimes de tráfico, associação para o tráfico e tentativa de homicídio, mas estava em liberdade há 20 dias.

Após a ação, os presos foram conduzidos à unidade policial, onde foram formalizadas a prisão e a apreensão do material. De lá, foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

Vale reforçar que, nos últimos 30 dias, a 89ª DP apreendeu três grandes carregamentos de armas e drogas que tinham como destino a cidade de Resende. Ao todo, foram 45 kg de drogas, 2 pistolas e 7 criminosos presos em flagrante.

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Homem é flagrado com drogas e arma no bairro São Geraldo em Volta Redonda

Foto: 28º BPM - VR
Policiais militares apreenderam na manhã desta quinta-feira, dia 20, dez pacote de Skank, 22 tiras de maconha, 74 pinos de cocaína, um revolver calibre 38, R$ 23 em espécie e 118 pedaços de maconha.

O material estava numa residência no bairro São Geraldo, em Volta Redonda.

A ação se deu após denuncia anônima. Um suspeito, de 21 anos, foi preso após tentativa de fuga pulando muros de residenciais na localidade.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP de Volta Redonda.

Drogas são apreendidas e jovem detido por suspeita de trafico em Porto Real

Foto: 37º BPM - Resende

Quarenta e cinco pinos de cocaína e cento e quatros trouxinhas de maconha foram apreendidos no final da tarde desta quinta-feira, dia 20, em Porto Real.

Policiais militares disseram que foram a Rua Pacoíno Moreti, no bairro Jardim Real para averiguar informações de traficantes armados e que estariam guardando material entorpecente numa residência.

Ainda de acordo com as informações, no local os agentes se depararam com três suspeitos e ao serem abordados nada de ilícito foi encontrado, porém, ao chegar até a residência onde estaria hospedado, após buscas, os policiais encontraram o material.

Um menor e dois jovens foram conduzidos a 100ª DP de Porto Real, onde a ocorrência foi registrada.

Moto flagrada em vaga para deficientes é recolhida ao deposito em Volta Redonda

Uso indevido da vaga exclusiva para PCDs é motivo de denúncias recorrentes no local


A moto flagrada pela GM estacionada irregularmente em vaga exclusiva para Pessoas com Deficiência (PCDs), na Rua Deputado Geraldo Di Biase, no bairro Aterrado, na tarde dessa terça-feira, 18, foi removida ao Depósito Público Municipal. O local, nas proximidades do Centro Universitário Geral Di Biase (UGB), é alvo de constantes denúncias de estacionamento indevido.

A Yamaha preta estava parada na vaga para deficientes há algumas horas e a denúncia foi feita ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que acionou a Guarda Municipal. Os agentes estiveram no local, constataram a irregularidade e ainda tentaram encontrar o condutor, que não apareceu.

As Leis Federais 10.048 e 10.098, ambas do ano de 2000, regulamentadas pelo Decreto Federal nº 5.296/2004, coordenam sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência física ou visual nos estacionamentos de veículos, definindo inclusive o porte de identificação.

“Assim é feito em Volta Redonda. Temos que ser rígidos na fiscalização pela ocupação indevida das vagas para portadores de deficiência, pois ela não pode ser ocupada por outros que não pertençam ao público alvo e nem podemos aceitar que ela seja ocupada ‘apenas por uns minutinhos’, que é a clássica desculpa. Essas vagas têm que ser respeitadas por todos”, afirmou o secretário Municipal de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Prefeitura de Barra do Piraí terá de contratar mediadores para alunos portadores de necessidades especiais

Uma decisão judicial determina que a prefeitura de Barra do Piraí contrate, no prazo de cinco dias, mediadores escolares para garantir a educação inclusiva de crianças com necessidades especiais na rede pública municipal.

Levantamento do Ministério Publico mostrou que que faltam 49 profissionais de mediação escolar para promoção da educação inclusiva na rede regular de ensino público da cidade. A carência de profissionais se arrasta, sem solução, desde o ano passado, tendo a Ouvidoria do MPRJ recebido diversas comunicações dando conta da desassistência de inúmeras crianças com necessidades especiais.

Diversas reuniões foram realizadas ao longo do ano para regularizar a questão. No entanto, a ação destaca que "lamentavelmente, o compromisso afirmado pelo Município de regularizar o seu quadro de mediadores escolares a tempo do segundo semestre letivo de 2022 não se cumpriu".  Diante da falta de resolução, entre 147 e 196 crianças estão sem atendimento inclusivo adequado.

Na decisão, obtida pelo próprio órgão a justiça, destaca que é dever do ente público municipal adotar as medidas necessárias para viabilizar o acompanhamento dos alunos que necessitem de profissional de apoio escolar. "Revela-se inequívoco o perigo da demora, visto que a falta do profissional de apoio escolar inviabiliza a educação inclusiva, a integração social e o desenvolvimento integral desses alunos portadores de necessidades especiais na rede regular de ensino público municipal", afirma em trecho da decisão.

A determinação judicial é para que o município proceda a contratação dos mediadores escolares no prazo de cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 2 mil.

Delegada Adriana Belém tem prisão preventiva revogada

A Justiça revogou a prisão preventiva da delegada Adriana Belém nesta terça-feira (18/10). Na mesma decisão, o juiz Bruno Monteiro Rulière, da 1ª Vara Criminal Especializada da Capital, manteve a prisão provisória do policial militar reformado Ronnie Lessa.

Na decisão, o juiz destaca a recente aposentadoria de Adriana Belém como delegada da Polícia Civil. Quanto à Ronnie Lessa, o juiz aponta que não há fato novo capaz de questionar sua prisão.

“A situação (da aposentadoria) tem o condão de modificar o cenário fático e jurídico observado quando da decretação da medida extrema. (...) No caso, o afastamento definitivo da acusada da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e observado, em especial, a imputação que pesa em seu desfavor (um ato específico de corrupção), são circunstâncias que, quando reunidas, demonstram que o tempo de custódia provisória atingiu os fins acautelatórios almejados, sendo certo que, nesta oportunidade, a aplicação de outras medidas cautelares diversas da prisão revelam-se adequadas e suficientes para assegurar a proficuidade do provimento final de mérito”, escreveu o magistrado.

Entre as medidas cautelares aplicadas estão as proibições de exercer qualquer função ou cargo público, e de entrar em contato com os demais acusados e testemunhas do processo. Adriana Belém foi denunciada na Operação Calígula, que investiga organização criminosa que explora jogos de azar. De acordo com a denúncia, Belém e outros agentes públicos solicitaram e receberam vantagens indevidas para retardar operações ou negligenciar atos de ofício, favorecendo as atividades criminosas.

Crianças e adolescentes conhecem marcos históricos e culturais de Volta Redonda

Passeio em formato de city tour beneficiou jovens atendidos pela Saúde

No mês em que se comemora o Dia das Crianças (12/10), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) de Volta Redonda promoveu o city tour “Turistando em VR”. Um grupo de crianças e adolescentes atendidos pelo Cati-Ca (Centro de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente) – órgão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – participou nesta semana de um passeio por pontos históricos e culturais do município. 

A bordo do ônibus da Guarda Municipal (GMVR) e acompanhados de um guia, as crianças e adolescentes percorreram lugares de memória e equipamentos culturais, em um passeio que trouxe um novo olhar sobre a cidade. Os jovens ganharam lanche, água, além de material informativo sobre os pontos visitados. 

“Depois da atividade que realizamos no aniversário da cidade, estamos tendo uma demanda recorrente que nos enche de alegria. Profissionais da Educação e da Saúde vêm procurando a secretaria (Smdet) para proporcionar essa atividade a seu público de atendimento. Do ponto de vista da gestão pública do Turismo, entendemos que o ‘Turistando em VR’ tem um grande potencial como ferramenta educativa, e como ferramenta para aproximar mais a população dos equipamentos culturais e de lazer da cidade”, explicou a diretora de Turismo da Smdet, Débora Candido. 

A parada final do city tour foi na Vila Santa Cecília, onde os participantes visitaram alguns dos equipamentos culturais da região e onde tiveram a oportunidade de conhecer o projeto “Esquis Um Nano Ser”, no qual assistiram ao filme curta metragem de mesmo nome, com duração de 25 minutos, e que mistura técnicas variadas de teatro de bonecos, animação 3D, atores e objetos.

Outro grupo previsto na programação é o de estudantes da Escola Municipal Escola Otacília Mendonça, do bairro Vila Brasília. São 87 alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental que, com as professoras Schayra Morandi e Isabel Alves, irão vivenciar na prática o conteúdo da disciplina de História aprendido no 2° e 3º trimestres. 

“O turismo tem esse potencial de agregar pessoas. É da natureza da atividade. Nesta ação, nós, da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, atendemos à Saúde como nosso público, somamos com a Cultura que integrou a programação, tivemos o apoio imprescindível da Guarda Municipal, que nos cedeu o transporte, além da secretaria de Ação Comunitária (Smac) e do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que nos cederam o serviço de bordo e água, respectivamente. Nossa secretaria está à serviço da população e é muito importante esta integração entre todos os gestores para beneficiar os moradores e visitantes”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Sérgio Sodré. 

Serviço

O curta metragem “Esquis Um Nano Ser” exibido para as crianças e adolescentes durante o “Turistando em VR” resultou em uma exposição de todo o material usado nas filmagens: bonecos, adereços, figurinos e peças dos cenários, e que está aberta à população para visitação na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Escolas estaduais do Rio poderão ter programa de educação financeira

Escolas da rede pública estadual do Rio de Janeiro poderão implementar no currículo um Programa de Educação Financeira.

De acordo com a norma, o programa será destinado ao Ensino Fundamental II e ao Ensino Médio. As atividades desenvolvidas deverão estar de acordo com as bases curriculares nacional e estadual, além do regulamento estabelecido no Decreto Federal nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010, que disciplina a Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef).

O objetivo é ensinar conceitos básicos de educação financeira para adolescentes e jovens, por meio de conteúdo prático, brincadeiras, jogos lúdicos e interativos e mídias eletrônicas e digitais. Entre as diretrizes do programa estão o ensino de orçamento familiar; noções de classificação de gastos; balanços financeiros; reconhecimento dos diferentes tipos de pagamentos disponíveis, além de discutir ações de consumo consciente, utilização responsável de linhas de crédito e economia para o futuro com foco na formação de patrimônio.

Para a execução do programa poderão ser promovidas palestras, seminários e workshops ministrados por professores da rede estadual de ensino, instituições públicas e privadas, parcerias e palestrantes convidados.

A autorização é da Lei 9.881/22, de autoria dos ex-deputados Renan Ferreirinha e Renato Cozzolino, que foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na edição extra do Diário Oficial desta terça-feira (18/10).

Hemonúcleo de Barra Mansa vai às escolas com a campanha ‘Formando Solidário’

_Objetivo é aumentar o número de doações de sangue à unidade. Jovens com 16 ou 17 anos de idade podem contribuir mediante autorização do responsável legal_

O Hemonúcleo de Barra Mansa está realizando a campanha ‘Formando Solidário’, com alunos do 3º ano das Escolas Estaduais. O objetivo é aumentar o número de doações de sangue à unidade. Nesta terça-feira, dia 18, a ação foi realizada no Colégio Estadual Barão de Aiuruoca, no Centro, e no Colégio Estadual Roselândia, no bairro de mesmo nome.

A captadora de doadores do Hemonúcleo, Claudia Maria, é a responsável pela iniciativa e explicou como ela funciona. “Estamos indo de escola em escola, pedindo autorização aos diretores para conversarmos com os adolescentes que estão no último ano letivo para uma ação de conscientização sobre a importância de ser um doador; do quanto esse gesto pode salvar vidas. Os jovens que tiverem idade a partir de 16 anos podem doar. Só é necessário a autorização do responsável legal”, explicou Cláudia.

Além dos Colégios Estaduais Barão de Aiuruoca e Roselândia, outras unidades de ensino já sinalizaram que irão comparecer ao Hemonúcleo para ajudar. São elas: CIEP do bairro Vista Alegre, Colégio São Pedro e Jandira Reis.

Quem pode doar?

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos. Para o idoso, a primeira doação deve ser feita até 59 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de idade só podem doar mediante autorização dos responsáveis. Deve estar com saúde em dia, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação. Caso tenha feito tatuagem, a pessoa deve aguardar seis meses após a realização da mesma.

O Hemonúcleo fica na Rua Pinto Ribeiro, n° 205, anexo à Santa Casa de Misericórdia. Quem for doar pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, n° 155. Ambos ficam no centro da cidade.

Estudantes de Barra Mansa terão acesso a bolsas de estudo para curso técnico

Parceria entre Prefeitura, Nissan e Firjan irá disponibilizar capacitação em Mecânica e Manutenção de Veículos Elétricos a alunos da rede municipal de ensino

O prefeito Rodrigo Drable e o secretário de Educação de Barra Mansa, Marcus Barros, participaram de uma reunião na tarde desta terça-feira, 18, com representantes da montadora Nissan e da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). O encontro aconteceu na unidade do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Resende com o objetivo de conversar sobre uma parceria entre a prefeitura, empresa e entidade para disponibilizar bolsas de estudo integrais a alunos da rede municipal de ensino.

A capacitação será destinada a estudantes que tenham a partir de 18 anos de idade, para o curso de Mecânica e Manutenção de Veículos Elétricos – pioneiro na modalidade técnica no país. Além de Rodrigo Drable, os prefeitos de Resende, Diogo Balieiro, e de Quatis, Aluísio D’Elias, participaram da reunião.

A previsão é de que a capacitação comece em fevereiro de 2023, na unidade do Senai de Resende. A princípio, 30 estudantes de Barra Mansa serão contemplados com as bolsas de estudo e outros 15 de cada uma das demais cidades participantes no encontro.

Os chefes dos Executivos Municipais irão analisar as propostas apresentadas pela Nissan e Firjan junto às suas equipes jurídicas e novos encontros acontecerão até que um termo de cooperação possa ser assinado entre os envolvidos.

“Estamos preparando nossos jovens para uma nova realidade. Agradeço muito à Nissan, à Firjan, através do Senai, pela oportunidade de estarmos firmando essa parceria que vai beneficiar os nossos jovens”, destacou Rodrigo Drable.

Polícia Militar resgata vítimas de queda de helicóptero na zona sul da Capital

Equipes do Corpo de Bombeiros ajudou no salvamento e combateu os focos de incêndio que se formaram após a queda 

Duas pessoas foram socorridas pela Polícia Militar, por volta das 11h, da manhã desta quarta-feira (19/10) da queda de um helicóptero em um parque localizado no Avenida Tulio Teodoro de Campos, no Campo Belo, na zona sul de São Paulo. O Corpo de Bombeiros esteve presente e extinguiu os focos de incêndio que se formaram após a colisão da aeronave com o solo.

Segundo informações preliminares contidas no boletim de ocorrência, eles realizavam um voo de manutenção (recebimento) com partida pelo Aeroporto de Congonhas.
 
O piloto, de 51 anos, sofreu traumatismo craniano e foi socorrido pelo Águia e o passageiro, um mecânico de 38 anos, com fraturas nos membros, por uma ambulância do SAMU. Ambos encaminhados ao Hospital das Clínicas. Pelos Bombeiros foram destacados 29 policiais com apoio de 10 viaturas.  

Uma equipe do IC compareceu ao local para a realização da perícia. A ocorrência foi registrada como lesão corporal no 27º DP (Dr Ignácio Francisco - Campo Belo).

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo e suspeita de crime ambiental em Valença

Foto:Upam
Um homem foi flagrado e preso nesta quarta-feira, dia 19, por suspeita de crime ambiental e porte ilegal de arma de fogo em Valença. O caso aconteceu após denuncia anônima.

Segundo os agentes da Polícia Ambiental, numa residência, em área rural, foram encontradas 24 aves da fauna silvestre, 28 alçapões e quatro trabucos. 

 O responsável juntamente com o material apreendido foram encaminhados à Delegacia. 

A arma de fogo artesanal (trabuco) é utilizada na caça ilegal. Representando um grande risco não apenas aos animais, mas ao ser humano.

Homem é preso em flagrante por suspeita de importunação sexual a adolescente em Volta Redonda

O fato ocorreu dentro de um ônibus no bairro Aterrado, contra uma menor de 15 anos

Um homem de 54 anos e morador do bairro Belo Horizonte, após denúncia de assédio a uma adolescente de 15 anos, no interior de um ônibus da Viação Elite, foi preso agentes da Guarda Municipal de Volta Redonda. O fato ocorreu nessa terça-feira (18), por volta do meio dia.

De acordo com a GM, após os agentes serem acionados a Rua Neme Felipe, no bairro Aterrado, se depararam com vitima de abuso dentro do coletivo. Eles se dirigiam para a parte de trás do ônibus e detiveram um homem, apontado por diversas testemunhas como sendo autor do assédio.

O homem foi encaminhado à 93ª DP e recebeu voz de prisão em flagrante. A adolescente, de acordo com os agentes da GMVR, “estava em estado choque e chorando tanto, que nem conseguiu narrar aos policiais a violência que sofreu. Sua família foi acionada e só então o Registro de Ocorrência (RO) pode ser finalizado”, informaram.

Morador bate o carro em container usado por empresa que realiza obra em rua no bairro Retiro

Foto: Adriano Martins

Um acidente no final da madrugada desta quinta-feira, dia 20, aconteceu na Rua Principal do bairro Retiro, em Volta Redonda.

O condutor de um SpaceFox não conseguiu parar o carro quando descia a via, ele se deslocava do bairro Açude sentido ao bairro vizinho com destino ao posto de trabalho na Vila Santa Cecília. 

Ele deparou com resto de areia e pedras roliças na via. "Meu carro deslizou, pisei no freio e ele não parou, e só parou após bater contra o container", relatou.

Ainda de acordo com as informações, o local já é perigoso pela via ser íngreme e com a obra, resto de material deixado na via, o risco de acidente aumentou ainda mais, disse outro morador que usa como passagem para o descolamento ao posto de trabalho todos os dias.

O container está dentro de um curva no final da via e não há qualquer sinalização para atenção ao perigo e nem sugestão de desvio ou interdição.

"Esse acidente me provocou um prejuízo, meu carro ficou com a frente toda destruída e estou perdendo a hora de trabalho", desabafou Jaime.

Segundo informações de moradores, a obra seria uma instalação de rede de água pluvial que estaria sendo realizado por uma empresa terceirizada ao Saae-VR.
 
 
A reportagem apurou que o risco de acidente aumentou devido a obra e a chuva que caiu na noite desta quarta e madrugada de hoje provocando barro numa escavação e que realmente não há placa sobre a realização da obra e atenção para quem passa por ali em relação aos perigos.
 

 Fotos: Adriano Martins

Flamengo é tetracampeão da Copa do Brasil ao vencer o Corinthians nos pênaltis

O Flamengo venceu o Corinthians, na noite desta quarta-feira (19), nas cobranças de pênaltis (6-5), após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, e garantiu o título da Copa do Brasil 2022 pela quarta vez. Somando a esta as conquistas de 1990, 2006 e 2013.

Foram 61566 pagantes e 68097 presentes no Mário Filho para assistir à grande conquista rubro-negra.

Primeiro tempo

O Flamengo começou a partida comandando as ações de ataque e pressionando a saída de bola do adversário. Explorando as descidas pelo lado esquerdo, o Rubro-Negro abriu o placar logo aos seis minutos da primeira etapa: Arrascaeta tocou para Everton Ribeiro dentro da área, que serviu Pedro com classe; mesmo sem ângulo, o atacante não desperdiçou e, cara a cara, tocou rasteiro, por baixo de Cássio, para balançar a rede. O Corinthians só chegou com mais perigo aos 14, mas, de frente com Santos, Róger Guedes perdeu o tempo da bola e não alcançou o lançamento. Na sequência, foi a vez de Arrascaeta chegar perto de marcar dois gols antológicos no Maracanã: aos 16, o uruguaio já ia fazendo fila dentro da área, exibindo seu notável domínio de bola, mas foi travado no último momento; depois, o meia arriscou de chapa mirando o ângulo, mas a bola passou por cima do travessão. Aos 17, Pedro foi quem quase marcou o segundo dele e do Flamengo, com um cabeceio que tirou tinta da trave.

Após o momento de pressão dos comandados de Dorival Junior, o time alvinegro voltou a apresentar risco à meta de Santos aos 25 minutos, com chute forte de longa distância de Fausto Vera, que desviou em Léo Pereira e saiu em escanteio. Mas logo a partida voltou ao domínio rubro-negro. Aos 31, uma bola pingada na área deixou a torcida exaltada na arquibancada - mas não mais do que a jogada seguinte, quando Arrascaeta balançou a rede, na pequena área, pegando o rebote de uma bola de Gabi que beijou a trave, mas já era marcado o impedimento do camisa 9. As últimas chances claras de mudar o marcador antes do intervalo foram do Corinthians, em três chegadas de bola aérea nos minutos finais, mas todas pararam na zaga do Flamengo.

Segundo tempo

Ao contrário da primeira, a etapa complementar começou com pressão corintiana, que resultou em uma série de escanteios em sequência ameaçando a área rubro-negra. A resposta do Mais Querido veio com lance inacreditável de Arrascaeta, aos 8: o gringo bateu rasteiro, cara a cara com Cássio, mas o goleiro fez grande defesa. Aos 12, mais uma boa chegada que arrancou suspiros da Nação. Em jogada tramada na área, a bola passou por Pedro, Ribeiro e sobrou para Gabigol, que errou por pouco a meta adversária. E a equipe não desistia. Com mais quatro minutos do cronômetro rodando, outro gol anulado rubro-negro: Ribeiro arriscou, Gabi acertou o rebote na trave e, em nova tentativa, Ribeiro empurrou para o barbante, mas o bandeirinha assinalou impedimento.

No último terço do segundo tempo, o Corinthians passou a ter mais posse de bola e chances de gol, o que culminou no gol de empate, aos 37, com Giuliano. Aos 43, Ribeiro deu passe em profundidade na medida para Cebolinha, que driblou os marcadores na entrada da área e soltou a bomba, mas a bola foi por cima do travessão. Nos acréscimos, a chance derradeira de fechar a partida no tempo regulamentar foi de Victor Hugo, em contra-ataque, mas a bola saiu em escanteio.

Decisão nas cobranças de pênaltis


Nas penalidades, Cássio defendeu a primeira cobrança, na batida de Filipe Luís. Depois, David Luiz, Léo Pereira, Everton Ribeiro, Gabriel Barbosa e Everton Cebolinha converteram para o Flamengo até a cobrança decisiva, convertida por Rodinei, que selou o 6-5.

Pelo Corinthians, Fagner perdeu, com cobrança na trave, e Mateus Vital chutou para fora nas alternadas.

Próximo compromisso


O Flamengo volta a campo neste sábado (22), às 19h, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, contra o América-MG, no Independência. Depois, na rodada seguinte, o Rubro-Negro recebe o Santos, no Maracanã, terça-feira (25), às 21h45. Estes serão os últimos jogos antes da final da CONMEBOL Libertadores, no dia 29, em Guayaquil.

Ficha técnica

Flamengo x Corinthians - Final 2 - Copa do Brasil 2022

Local: Estádio Mário Filho, “Maracanã” - Rio de Janeiro, RJ

Data e hora: 19/10/2022, 21h45


Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (GO), Bruno Raphael Pires (GO), Bruno Boschilia (PR). Andre Luiz de Freitas Castro (GO)

Cartões amarelos: Fausto Vera (COR), Thiago Maia (FLA), Léo Pereira (FLA), Lucas Piton (COR)

Cartões vermelhos:

Gols: Pedro (6’ 1ºT - FLA), Giuliano (37’ 2ºT - COR)

Escalação do Flamengo:


Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia (Fabrício Bruno), Vidal (Matheuzinho), Everton Ribeiro e De Arrascaeta (Victor Hugo); Gabi e Pedro (Everton Cebolinha).

Técnico: Dorival Júnior

Escalação do Corinthians:

Cássio; Gil, Balbuena e Fábio Santos; Fagner, Du Queiroz (Giuliano), Fausto Vera (Maycon), Renato Augusto e Lucas Piton (Adson/ Gustavo Mosquito); Róger Guedes (Mateus Vital) e Yuri Alberto.

Técnico: Vítor Pereira

quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Homem é preso por ameaçar estuprar médica em Volta Redonda

Fato ocorreu no Cais Aterrado e suspeito tinha uma tesoura no bolso do casaco

Um homem suspeito de ameaçar estuprar a médica de plantão, caso ficasse “sozinho com ela”, foi preso em Volta Redonda.

De acordo com a atendente e testemunhas que estavam no Cais do bairro Aterrado, o caso ocorreu na semana passada e o homem, de 35 anos e morador do bairro Niterói, vai responder por ameaça.

De acordo com o supervisor Cláudio Márcio, a Guarda Municipal foi acionada pela atendente do Cais Aterrado para conter um homem que estaria agindo de forma inconveniente com as mulheres no local e disse que “se eu ficar sozinho com a médica no consultório, sou capaz de estuprá-la”, conforme o Registro de Ocorrência (RO) feito na 93ª DP.

Os GMs contaram que, ao chegarem na unidade médica também foram ameaçados pelo suspeito, que tinha uma tesoura escondida no bolso do casaco, encontrada após revista realizada por eles.

“O supervisor Claudio Márcio e o GM Cristiano estão de parabéns pela rápida resposta, durante a ação de ameaça no Cais Aterrado, resolvendo o problema e tomando as providências cabíveis. A sociedade confia cada vez mais na Guarda Municipal como a nova força de segurança do município”, salientou o secretário da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.

Homem é assassinado na madrugada desta quarta-feira (19) em Volta Redonda

Foi identificado como Paulo Henrique de Lima, de 34 anos, o homem assassinado a tiros, na madrugada desta quarta-feira (19), numa escada entre a Rodovia dos Metalúrgicos e a Rua 4, no Jardim Tancredo Neves, em Volta Redonda. A identificação foi feita pela mãe da vítima, Regina Rosa de Lima, de 57 anos.

De acordo com a mãe, com quem ele morava, foram feitos pelo menos oito disparos. Segundo ela, o filho era dependente químico e já tinha passado por várias tentativas de reabilitação.

Feirantes recebem alvarás em Barra Mansa

Evento aconteceu na manhã desta segunda-feira, no Parque de Saudade

As Secretarias de Desenvolvimento Rural, Finanças e Ordem Pública promoveu na manhã desta segunda-feira, 17, a entrega de alvarás de funcionamento a feirantes do município. Ao todo, foram disponibilizados 20 documentos. Estiveram presentes os secretários de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu; de Finanças, Leonardo Ramos de Oliveira; e de Desenvolvimento Rural, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza.

Um dos beneficiados foi Carlos Alberto de Souza, morador do bairro Bom Pastor. Ele trabalha há mais de 30 anos com pescado e participa atualmente das Feiras do Centro, do Ano Bom e da Vila Nova. “Quando ficamos regularizados ficamos mais tranquilos. Eu já trabalho com feira há muito tempo e sempre quis ter o alvará”.

A moradora Vanderleia Aparecida de Carvalho, do bairro Vista Alegre, trabalha com produtos variados – salgados, linguiça artesanal e roupas para animais de estimação – e os expõe de acordo com a demanda do local. “Já tive salão de beleza e decidi fechar depois que ganhei minha filha. Hoje prefiro trabalhar com alimentação porque tenho uma liberdade maior. A regularização é importante pra eu garantir minha renda”, contou.

O secretário de Ordem Pública, Capitão Daniel Abreu, ressaltou a importância dos feirantes estarem em dia com a lei. “Hoje nossos feirantes estão sendo devidamente cadastrados e regularizados. Estamos buscando também escutá-los para saber suas demandas e saber onde podemos auxiliar e melhorar o funcionamento das feiras. Agora que todos estão com o alvará nós poderemos trazer um padrão para a feira, além de fiscalizar e apoiar”.

O secretário de Finanças, Leonardo Ramos, informou que, ao estar em dia com seus pagamentos, o feirante pode exercer suas funções dentro do que preconiza a lei, podendo trabalhar de forma digna e gerando renda para o seu lar. Após a regularização, ele tem o dever de manter todos os itens que estão enquadrados na lei, como, por exemplo, a metragem determinada.

“É importante que alavanquemos a economia local. Nós do poder público entendemos que os feirantes são muito importantes na composição e equilíbrio econômico da nossa cidade”, acrescentou Leonardo. 

CADASTRO

O feirante interessado em se regularizar junto à Prefeitura deve procurar a Secretaria Municipal de Ordem Pública, no Parque da Cidade, onde seu caso será avaliado. Caso esteja apto, ele será encaminhado para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, no bairro São Luiz, onde é emitido o parecer. Em seguida, ele segue para a Secretaria de Finanças, na sede da Prefeitura, onde ocorre o licenciamento e as devidas taxas. Caso esteja tudo certo, a documentação é liberada em até 10 dias.

O alvará tem validade indeterminada, desde que não haja modificação. Caso o feirante mude o segmento dos produtos expostos, é necessário abrir uma nova solicitação junto à Prefeitura. 

CALENDÁRIO

Atualmente o município conta com feiras em cinco bairros: Centro – Jardim das Preguiças (quartas-feiras); Saudade (quintas-feiras); Boa Sorte (sextas-feiras); Ano Bom (sábados); Vila Nova (domingos). Os horários são das 7h às 13h.