Rádio Acesa FM VR: 2021-10-24

sábado, 30 de outubro de 2021

Acidente na noite deste sábado deixa dois mortos em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma colisão frontal deixou uma idosa e um jovem morto na noite deste sábado (30) em Angra dos Reis.

O acidente aconteceu no km 482 da Rio-Santos, altura do Condomínio Mombaça, por volta dás 21h52.

As vitimas fatais fora identificas como Clemente Miceli, de 64 anos, e Iam Costa, de 29 anos, ambos conditos dos respectivos veículos.

Uma terceira vitima sobreviveu e foi socorrida pelo Corpo de bombeiros ao hospital da região. O estado de saúde de Miriam Ferreira, de 59 anos, não foi divulgado.

O transito ficou totalmente interditado na região até a remoção dos corpos e dos veículos envolvidos.

Carro capota e deixa homem ferido na Rio-Santos em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um capotamento na manhã deste sábado, dia 30, deixou um homem ferido em Angra dos Reis. O acidente aconteceu na Rio-Santos, altura do bairro Camorim Grande.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o motorista, de 24 anos foi inicialmente socorrido por moradores que passavam pelo trecho, por volta dás 06h30.

Ele sofreu ferimentos leves e foi levado por uma ambulância do Samu para o Hospital Geral da Japuíba. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Defensoria recorre de decisão no caso Ninho do Urubu

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir o restabelecimento de parte da ação civil pública que visa a reparação dos familiares das vítimas do incêndio do Ninho do Urubu. O processo foi parcialmente extinto pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ) no dia 10 de setembro.

Na ocasião, a 13ª Câmara Cível do TJRJ acolheu parte dos recursos apresentados pelo Flamengo para reduzir o valor da pensão a ser paga às famílias que ainda não fecharam acordo de indenização. Por maioria de votos, o órgão fixou os pagamentos em cinco salários mínimos (cerca de R$ 5 mil reais) e excluiu o pedido para que o clube enviasse os contratos de seus jogadores profissionais e das categorias de base solicitados pela DPRJ e o Ministério Público Estadual (MPRJ), instituições que assinam a ação.

A decisão também extinguiu parte do processo que trata da reparação aos familiares dos 10 jovens atletas de base que morreram na tragédia sob o argumento de que o MPRJ não teria legitimidade para atuar no caso. No entanto, a Defensoria também é autora e não foi citada na determinação, razão pela qual o processo deveria ter sequência.

Os recursos especial e extraordinário, encaminhados ao STJ e ao STF, respectivamente, alegam que a decisão da 13ª Câmara Cível ignora a legitimidade da Defensoria Pública para propor ações civis públicas em defesa dos direitos das famílias das vítimas.

Nos pedidos às cortes superiores, a instituição pede que seja reconhecida sua legitimidade para todos os pedidos formulados na ação, incluindo a reparação às famílias das vítimas. A instituição também pede que seja retirada a extinção parcial do processo, para que o mesmo tenha prosseguimento e seja levado a julgamento.
 
Entre outros pontos, a Defensoria Pública aponta em seus recursos que a decisão viola a Constituição ao omitir a legitimidade da instituição no caso e não mencionar as razões para o afastamento da DPRJ como órgão recorrente. Destaca também a relevância social da demanda.
 
Para a defensora Patrícia Cardoso, que assina o recurso em parceria com a defensora Beatriz Cunha, ainda que se entenda que carece legitimidade ao Ministério Público para atuar na defesa dos familiares das vítimas fatais, todos os pedidos formulados devem ser continuados, já que não só o MPRJ consta no polo ativo, mas também a Defensoria Pública, em relação a qual inexistem dúvidas acerca da sua legitimidade.

- Dessa forma, espero e confio que os presentes recursos serão admitidos e providos, para que sejam reconhecidas as violações aos dispositivos da legislação federal e da Constituição da República e afastada a extinção do processo - afirmou.

Barra Mansa realiza repescagem da vacina anti-Covid para adolescentes de 12 anos de idade nesta quinta, 28

Haverá aplicação da segunda dose agendada, além da dose de reforço 

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, realiza nesta quinta-feira, 28, a repescagem da vacina contra a Covid-19 em adolescentes com 12 anos de idade, com aplicação da primeira dose do imunizante. Neste mesmo dia, será aplicada a segunda dose previamente agendada e a dose de reforço em idosos acima de 60 anos que tomaram a Coronavac até 14 de abril, e profissionais da Saúde, que receberam a dose da AstraZeneca até o dia 18 de abril. 

Quem precisa tomar a segunda dose da Coronovac, já agendada, precisa se encaminhar ao Posto de Saúde do Ano Bom, na Rua Tenente José Eduardo, Centro. Já a dose de reforço para aqueles que tomaram a vacina AstraZeneca está concentrada na UBS da Vila Nova e do  Ano Bom. 

A UBS do Ano Bom funciona de 9:00 às 20:00. Os demais postos de saúde, de 9:00 às 16:00. É necessária a apresentação do RG, CPF, comprovante de residência nominal ou em nome dos pais, atualizado, ou declaração do posto de saúde, além do cartão de vacina. 

IMUNIZAÇÃO – Na quarta-feira (27), Barra Mansa já havia vacinado 133.916 pessoas com a primeira dose da vacina anti-Covid; 90.788 com a segunda dose e 6.326, com a dose de reforço. A vacina em dose única foi aplicada em 3.959 pessoas. Com esses números, a imunização total alcançou 94.747 cidadãos. 

Disponibilidade de leitos é a maior dos últimos meses

Com o avanço da vacinação, houve uma redução sistemática dos casos da doença no município. O fato impactou positivamente sobre a taxa de disponibilidade de leitos clínicos e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). 

Para se ter ideia, dos 17 leitos de UTIs disponíveis na rede municipal de saúde, apenas 04 estão ocupados. Somente 02 dos 32 leitos clínicos ofertados estão sendo utilizados e a disponibilidade de respiradores é 100%, ou seja, dos 22 aparelhos, nenhum está em uso. 

Até o momento, o município registrou 17.964 casos da doença, com 17.192 pessoas curadas.

Operação é realizada para remover pontos de bloqueios no Morro da Conquista

Ação realizada nesta sexta-feira (29) no Morro da Conquista, no bairro Santo Agostinho, removeu oito pontos de bloqueios montados pelo tráfico de drogas

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Guardas municipais e policiais militares do 28º BPM desmontaram oito pontos de barricada no Morro da Conquista, no bairro Santo Agostinho, em Volta Redonda. De acordo com os órgãos de segurança, esses bloqueios são montados pelo tráfico de drogas para impedir ou dificultar ações policiais na localidade. Durante a ação integrada realizada nesta sexta-feira (29), três motos abandonadas em via pública também foram recolhidas e encaminhadas ao depósito público municipal.

Segundo o comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, João Batista dos Reis, esses bloqueios eram como quebra-molas, porém fora do padrão, e que impediam ou dificultavam o acesso das forças de segurança no local.

“Conseguimos remover essas barricadas que atrapalhavam a livre circulação de veículos, inclusive dificultavam operações policiais. No total, foram oito quebra-molas removidos; alguns tão altos que pegavam no assoalho das viaturas”, detalhou Batista.

Em nota, o comando do 28º BPM também se manifestou, ressaltando que “Atitudes deste tipo não serão toleradas”.

“As lombadas foram colocadas por marginais que agem no bairro e tinham o intuito de dificultar o acesso e o trânsito das forças de segurança que realizam o patrulhamento do bairro, garantindo o exercício dos direitos individuais previstos na nossa Constituição Federal, bem com levar a paz aos cidadãos de bem. Atitudes deste tipo não serão toleradas. O 28° BPM e a Prefeitura Municipal de Volta Redonda estarão atuando diuturnamente com afinco e energia necessária para garantir o direito de ir e vir da população de bem”, destacou.

Força tarefa desmobiliza baile clandestino em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Um baile que estava para acontecer na noite desta sexta-feira, dia 29, e madrugada deste sábado, dia 30, num clube na Vila Santa Cecília, foi encerrado pela força tarefa de Volta Redonda.

Equipes da Guarda Municipal e Policia Militar foram acionadas para um evento após informações de que ele não tinha autorização pelas autoridades para acontecer, na altura do Clube Umuarama.

De acordo comas informações que a reportagem apurou, aproximadamente 500 pessoas saíram do recinto e foram para a Praça Brasil. Outra parte foi embora para outro ponto da cidade.

Agentes seguem monitorando o local.

Volta Redonda registra mais 10 mortes por Covid-19; veja os dados

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda divulgou nesta sexta-feira, dia 29, os dados da Covid-19 na cidade.

Na última semana epidemiologica, de 10 a 16 de outubro, foram registrados 10 mortes pela doença.

O total de casos confirmados chegam a 40.802, sendo 33 notificados na ultima semana, segundo e-SUS notifica.

Exames realizados por RT PCR Molecular – 50.988 - Teste de antígeno – 40.274 - RT PCR – 161
Testes de antígeno – 554

As taxas de ocupação de leitos na Rede SUS chegam a 24% (clínicos) e 9% na UTI. Já na rede privada chega 13% dos leitos clínicos ocupados e 12% na UTI.

Classificação de bandeira (Segundo a Secretaria Estadual de Saúde): Amarela  

VACINAÇÃO COVID-19
1ª dose – 227.899
2ª dose – 176.938
3ª dose – 17.415
Doses aplicadas – 422.252

Cemitério Municipal Isidório Ribeiro recebe últimos ajustes para o Dia de Finados

Para evitar aglomerações, cinco missas vão acontecer na Igreja São José do Operário, na entrada da Vila Brasília no dia 2 de novembro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura estão concluindo os últimos retoques na limpeza e manutenção do Cemitério Bom Jardim Isidório Ribeiro, no Retiro. O serviço visa deixar o espaço pronto para receber visitantes no Dia de Finados, dia 2 de novembro, na próxima terça-feira. Para evitar aglomerações, cinco missas estão programadas para acontecer na Igreja São José do Operário, na entrada da Vila Brasília.

Segundo o administrador do local, Maurício Pio Chaves, no Dia de Finados a Guarda Municipal estará presente auxiliando o trânsito e a segurança do cemitério. O horário de funcionamento do local para visitas será das 7h às 17h30. Já as missas ocorrerão às 7h, 9h, 10h30, 15h e 17h.

“Dentro do possível, estaremos atendendo o público com as devidas restrições de distanciamento social e uso de máscaras. Não teremos missa no cemitério. As missas celebradas pelo Dia do Finados irão acontecer na Igreja da Comunidade Eclesial São José do Operário, onde serão rezadas cinco missas. Assim, conseguiremos evitar as aglomerações e o público católico poderá assistir às missas na Igreja mais próxima, na entrada da Vila Brasília”, explicou o administrador Maurício Chaves.

A orientação é que os visitantes usem máscaras, respeitem o distanciamento social e higienizem as mãos. É recomendado que os maiores de 60 anos ou menos de 10 ou integrantes dos chamados grupos de risco não participem das missas.  

As capelas do Cemitério Bom Jardim Isidorio Ribeiro tem capacidade para realizar até cinco velórios simultâneos. De acordo com Maurício, se houver algum falecimento no dia de pessoa com Covid-19, não haverá velório.

“O corpo vai direto para o sepultamento. Se for outra situação, os familiares poderão utilizar a capela mortuária para duas horas de velório”, afirmou.

O cemitério
Inaugurado no final de 1955 pelo ex-prefeito Sávio de Almeida Gama, juntamente com o Sr. Geraldo Pio Chaves - pai do atual administrador que durante dois anos administrou o Cemitério Municipal – e o engenheiro João Ravache, o local já recebeu mais de 78 mil sepultamentos nas suas 44 quadras. Dotado de uma grande área, cerca de nove hectares de terra, tem mais de 17 mil sepulturas, incluindo as de concessões para as famílias e as sepulturas rotativas. Três ex-prefeitos têm seus jazigos perpétuos no espaço público, Francisco Torres, Nelson Gonçalves e Juarez Antunes.

O ex- vereador Aristides Martins, morto em maio de 1984, teve os restos mortais transferidos no início do mês para uma sepultura da família num cemitério particular do município. No local, tem ainda a sepultura do ex-deputado estadual Aderbal Santana.

“O Cemitério Municipal não fecha e desde as 5h da manhã já temos gente subindo e descendo, movimento que normalmente vai até as 19 horas. Trabalhamos diariamente com seis coveiros, quatro faxineiros e três administrativos, mas sempre ganhamos reforço na equipe de limpeza. Contamos sempre com o apoio das secretarias municipais de Infraestrutura e Ação Comunitária”, enfatizou o administrador.

O Cemitério Municipal Bom Jardim Isidorio Ribeiro fica na Avenida Waldir Sobreira Pires, 810, Retiro.

Veja o que abre e fecha durante o feriado prolongado de Finados em Volta Redonda

Devido ao feriado prolongado de Finados, comemorado no dia 2 de novembro, um esquema especial foi montado para manter os serviços essenciais funcionando em Volta Redonda.

Confira o que abre e o que fecha durante o feriado prolongado (de 30/10 a 2/11):

Zoológico
O Zoológico Municipal de Volta Redonda ficará aberto ao público nos dias 30/10 (sábado), 31/10 (domingo) e 2/11 (terça-feira de Finados). O horário de funcionamento será normal, das 8h às 16h30, mas é necessário fazer o agendamento prévio pelo site agendaverde.voltaredonda.rj.gov.br. Além disso, as normas sanitárias de prevenção à doença devem ser respeitadas.
Como tradicionalmente acontece, o zoológico ficará fechado na segunda-feira, dia 1º de novembro, para manutenção.

Secretaria de Fazenda
Os guichês de atendimento da SMF não funcionarão na segunda-feira, dia 1º de novembro, retornando o atendimento normalmente na quarta, dia 3.

Saae-VR
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR) vai operar em regime de plantão durante o feriado prolongado. Quem tiver problemas com esgoto ou abastecimento de água pode entrar em contato com a autarquia pelos números 115 ou (24) 3344-2900.

Cemitério
O Cemitério Bom Jardim Isidório Ribeiro, no Retiro, estará aberto para visitas durante o feriado prolongado, das 7h às 17h30.

Coleta de lixo e Coleta Seletiva

Tanto a coleta de lixo como a coleta seletiva funcionam normalmente no feriado. No sábado, as equipes da Secretaria de Infraestrutura farão operações de tapa-buraco, limpeza dos ralos e jardineiras da Avenida Getúlio Vargas, e retirada de entulhos. No restante dos dias, a secretaria vai operar em esquema de plantão para atender possíveis ocorrências.

Saúde
Os hospitais São João Batista (HSJB), Dr. Munir Rafful (HMMR) e Nelson Gonçalves funcionarão normalmente durante o feriado prolongado, assim como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santo Agostinho e o Cais Conforto. Já as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) encerram as atividades nesta sexta-feira, dia 29, às 16h, retornando os serviços na quarta-feira, dia 3, em horário normal, das 8h às 16h. Durante esse período, em qualquer eventualidade, os usuários devem procurar as unidades de urgência e emergência do município.

Educação
Não haverá aula na rede municipal de ensino na segunda-feira, dia 1º de novembro. As atividades retornam normalmente em todas as unidades escolares na quarta-feira, dia 3/11.

Esporte e Lazer
A Arena Esportiva de Volta Redonda ficará aberta no final de semana, das 6h às 10h, e fechada na segunda e na terça. O Parque Aquático funciona normalmente, das 8h às 17h, no sábado e domingo. Na segunda-feira, é dia de limpeza, enquanto na terça-feira haverá manutenção.   

Guarda Municipal
A Guarda Municipal seguirá operando 24h por dia.

Ônibus Elétricos do Tarifa Comercial Zero
Sábado e segunda-feira funcionamento normal. Domingo e terça-feira o transporte não irá funcionar.

Espaços Culturais
A Biblioteca Municipal Raul de Leoni, o Espaço das Artes Zélia Arbex e os memoriais Zumbi e dos Ex-Combatentes estarão fechados durante o feriado prolongado.

Volta Redonda atinge 96,5% da população acima de 12 anos com vacina

Percentual para segunda dose chega a 74,2% neste público-alvo e total de doses aplicadas se aproxima de 420 mil doses

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O município de Volta Redonda atingiu, na ultima semana de outubro, 96,5% de cobertura vacinal na população acima de 12 anos com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O percentual de segunda dose alcançou 74,2% neste mesmo público-alvo. Ao mesmo tempo, a cidade se aproxima de 420 mil doses aplicadas no total. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A cidade iniciou em 24 de agosto a imunização nos adolescentes de 12 a 17 anos, priorizando o grupo com comorbidades. Em seguida, no dia 08 de setembro, o município estendeu a vacinação para os adolescentes em geral acima de 12 anos – idade mínima autorizada para vacinação pelo Ministério da Saúde.

Vale lembrar que, inicialmente, o Ministério da Saúde havia estipulado a vacinação contra a Covid-19 na população acima de 18 anos. Nesta primeira etapa, Volta Redonda ultrapassou as metas estipuladas pelo ministério no Plano Nacional de Imunizações (PNI) para primeiras doses.
 
Com a autorização do Ministério da Saúde para vacinar a população até 12 anos de idade, foi iniciada uma nova triagem de cobertura vacinal, com os índices levando em conta a nova parcela da população.

De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista Carlos Vasconcellos, o município atualmente oferta repescagem de primeira dose, finalização de segunda dose e ampliação de reforços para pessoas acima de 60 anos e profissionais de saúde.

“Já atingimos mais de 16 mil doses de reforços aplicadas nos grupos de idosos, profissionais de saúde e imunossuprimidos graves, que foram determinados pelo Ministério da Saúde, para amplificar a resposta imune. A medida da terceira dose foi criada para garantir a proteção desses grupos contra a Covid-19 evitando o desenvolvimento da forma grave da doença e de mortes em decorrência dela”, disse.

Acordo é firmado para construção de Instituição de Longa Permanência para Idosos em Volta Redonda

A 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Volta Redonda, firmou nesta quinta-feira (28/10), Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Município de Volta Redonda, para que seja construída uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) na cidade. A construção deverá ser finalizada até o final do primeiro semestre de 2024, e a ILPI deverá ter capacidade para receber 60 idosos.

Um levantamento realizado pelo Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ) demonstrou que o Município de Volta Redonda possui escassez de vagas em ILPIs públicas. O artigo 14 do Estatuto do Idoso, Lei 10.741, de 2003, estabelece que, se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas para prover o seu sustento, caberá ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social. Já a Lei Orgânica de Assistência Social, Lei 8.742, de 1993, ressalta, em seu artigo 15, que compete aos municípios realizar ações assistenciais em caráter emergencial, além de oferecer atividades continuadas que visem à melhoria de vida da população.

Com a assinatura do TAC, o município se comprometeu a incluir, no Plano Plurianual de 2021, o planejamento financeiro para a implantação e a manutenção do equipamento público, destinando recursos específicos para este fim na Lei de Diretrizes Orçamentárias Anual e na Lei Orçamentária de 2022.

Caberá à secretaria municipal de Ação Comunitária o processo de planejamento e implantação dos serviços sociosanitários quanto aos aspectos estruturais da ILPI, como espaço físico, bens permanentes e custos de despesas inerentes à área de Assistência Social. Já a secretaria municipal de Saúde deverá fornecer o material permanente para a nova estrutura, integrar o equipamento com a Rede de Atenção à Saúde municipal, garantir o preenchimento do quadro de profissionais de saúde no local, e realizar os atendimentos terapêuticos.

sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Operação Finados 2021 da PRF é iniciada nesta sexta-feira

Durante todo o feriado prolongado, a instituição reforçará o policiamento ostensivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade.

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou nesta sexta-feira (29) a Operação Finados 2021. Durante todo o feriado prolongado, a instituição reforçará o policiamento ostensivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade. O intuito é garantir aos usuários das rodovias federais segurança, conforto e fluidez do trânsito.

O somatório desses esforços e ações estratégicas da PRF tem finalidade preventiva, visto que, historicamente, há um aumento relevante do fluxo de veículos e de ônibus de passageiros nas rodovias do país durante esse período. Esses são fatores que contribuem para o aumento da violência no trânsito, podendo provocar elevação na quantidade de acidentes nas estradas.

Diante disso, com a Operação Finados 2021, que se estende até o dia 02 de novembro, a PRF intensifica a fiscalização de trânsito com o aumento do efetivo e de rondas ostensivas. Cerca de 200 policiais rodoviários federais estarão atuando nas rodovias e estradas federais do Pará, em escala de revezamento. As ações desenvolvidas pela PRF na Operação serão focadas na prevenção para a diminuição da gravidade dos acidentes, em uma resposta rápida para garantir fluidez ao trânsito, aumentar a percepção de segurança nas rodovias federais, no combate às infrações de trânsito, em especial às condutas geradoras de acidentes como: ultrapassagens indevidas e proibidas, dirigir sob influência de álcool, dirigir com velocidade incompatível, transitar pelo acostamento, dentre outras e no enfrentamento à criminalidade.

Monitoramento 24h

A PRF realiza o monitoramento de todas as rodovias federais através das suas centrais de Comando e Controle, estaduais e nacional, com câmeras, rádios e telefones disponíveis. Estas ferramentas permitem acompanhar, em tempo real, as ocorrências relevantes, com segurança, precisão e velocidade para que a tomada de decisão seja a mais eficiente e acertada possível.

A unidade funciona de forma ininterrupta, prestando todo o auxílio necessário para garantir a segurança pública e a mobilidade no Brasil. A gestão está baseada em consciência situacional, que se apoia em tecnologia, protocolos, capacidade operacional de gestão da informação e conhecimento, otimizando processos de preparação e fornecendo resposta a incidentes.

Além disso, as ligações feitas para 191 são atendidas diretamente por uma pessoa, sem qualquer interlocutor digital. É um canal que preza pela agilidade e está disponível para qualquer cidadão fazer denúncias ou passar informações.

A PRF recomenda algumas condutas para a realização de uma viagem segura:

Planeje sua viagem e faça a revisão de seu veículo. É fundamental verificar a presença e o funcionamento de todos os equipamentos obrigatórios. Verifique também toda a documentação do veículo e do condutor.

Todos os ocupantes do veículo devem portar documento de identificação, inclusive crianças e adolescentes.

Respeite os limites de velocidade estabelecidos para a via e obedeça às placas de sinalização. Onde não existir sinalização ou se esta estiver prejudicada mantenha a velocidade compatível com as condições da via. Quanto maior a velocidade, maior é o risco e mais graves os acidentes.

O condutor e todos os passageiros do veículo DEVEM utilizar o cinto de segurança. Crianças menores de 7 anos e meio de idade devem estar utilizando o equipamento obrigatório compatível (bebê conforto, cadeirinha e/ou assento de elevação). Em caso de autuação o condutor será penalizado e o veículo ficará retido até a regularização da infração.

Ultrapasse sempre pela esquerda (somente em locais permitidos) e onde haja todas as condições necessárias para execução da manobra com segurança. Antes de iniciar uma ultrapassagem, certifique-se da distância e da visibilidade do veículo que pretende ultrapassar e dos que vêm em sentido contrário. Se outro veículo o estiver ultrapassando ou tiver sinalizado a intenção de fazê-lo, dê a preferência e aguarde a vez. Sinalize toda a manobra com antecedência. Redobre a atenção ao ultrapassar ônibus e caminhões. Por se tratar de veículos grandes e pesados, é preciso se certificar que há espaço suficiente para realizar uma ultrapassagem segura. Ao ser ultrapassado não acelere, não mude a trajetória do veículo e mantenha distância segura do veículo à frente.

Mantenha uma distância segura do veículo que vai à frente, a fim de se evitar colisões traseiras nos casos de freadas bruscas.

Cuidado com os pedestres, principalmente em perímetros urbanos cortados por rodovias. Redobre a atenção e reduza a velocidade sempre que verificar a presença de pedestres nos acostamentos e às margens das rodovias.

É importante também sempre levar água, frutas e alimentos não perecíveis no interior do veículo, para situações inesperadas como congestionamentos e interdições de pista.

Caso ocorra chuva durante sua viagem, acione os limpadores de para-brisa, diminua a velocidade e aumente a distância em relação ao veículo que segue à sua frente. Evite estacionar no acostamento, caso tenha que parar, procure um local seguro afastado da pista de rolamento.

Ocupantes de motocicletas: devem sempre usar o capacete e manter distância das laterais traseiras dos veículos, eliminando assim o chamado “ponto cego”. Antes de mudar de faixa de rolamento usar os retrovisores. Não trafegue próximo a caminhões. O deslocamento de ar produzido por esses veículos pode desestabilizar a motocicleta. Sempre circule com o farol ligado, para facilitar a visualização da motocicleta pelos pedestres e pelos veículos que estão no sentido contrário.

Trafegue sempre com os faróis acesos, mesmo durante o dia. Isso aumenta a visibilidade aos demais condutores e principalmente aos pedestres, além de melhorar a percepção de distância aproximada.

Foragido da Justiça é preso em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Policiais civis da 89ª DP (Resende) capturaram um homem em cumprimento a mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça, pelos crimes de sequestro, cárcere privado e violência doméstica.

O criminoso foi localizado pelos agentes não bairro Cabral, naquela cidade. A prisão aconteceu no dia 18 de outubro e o homem foi encaminhado ao sistema prisional.

Homem que ameaçou a mulher e filhos é preso em Barra do Piraí

Um homem que ameaçou atear fogo na casa em que estavam sua mulher e seus filhos, de 5 e 7 anos de idade, foi preso, nesta sexta-feira (29/10), no bairro Lago Azul, em Barra do Piraí. Ele foi capturado por agentes da 88ª DP (Barra do Piraí) e da Guarda Municipal.

Segundo os policiais, as ameaças ocorreram na noite de quinta-feira (28/10). A vítima se trancou no quarto e, assim que amanheceu, procurou a delegacia. Ao saberem do fato, os agentes foram ao local, onde prenderam em flagrante o criminoso.

O que teria motivado a ameaça seria um pedido dele, que queria R$ 20 reais, mas a mulher se recusou a dar. De acordo com a vítima, o companheiro, que já possui histórico de violência doméstica, é usuário de drogas.

Cemitério de Barra do Piraí será aberto a visitação sem culto e missa

Há quase dois anos do avanço da contaminação pela Covid 19, o cotidiano tem voltado ao normal, principalmente com o advento da vacina contra o coronavírus. Por conta disso, a população de Barra do Piraí poderá relembrar os entes queridos no Dia de Finados, na terça, 2 de novembro, no cemitério Santa Rosa, das 7 às 17 horas. A prática respeitará os métodos adotados durante este período, como o uso de máscaras e o distanciamento. Cultos e missas não serão realizados. 

“O cemitério está preparado para receber toda a população que for relembrar seus entes queridos; está pintado e com sua área toda limpa, o que tem sido praxe ao longo de todos os anos. As restrições são as mesmas, e que estão contidas no Decreto Municipal, como uso de máscaras e até o álcool em gel. Missas e cultos não serão realizados por conta da aglomeração”, completa o diretor do Departamento de Serviços Funerários e Cemitérios, Marcos Antônio de Souza Medeiros. 

Marcos Antônio fez questão de lembrar também que, para evitar o acúmulo de água nos jarros, a população deve optar em levar flores de plásticos e colocar terra nos potes. Com isso, será possível evitar água parada e evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças, como a Dengue e Zica. 

O prefeito Mario Esteves também fez menção aos vitimados pela Covid 19, e que, neste Dia de Finados, a lembrança e a saudade são ainda mais latentes na memória dos familiares. “A gente vai lamentar a morte dos vitimados pelo coronavírus, e, principalmente nesta data, se faz necessário trazer à memória a vida de cada um deles. Barra do Piraí perdeu mais de 400 pessoas por este mal. Precisamos, agora, seguir em frente e levar o legado de homens e mulheres que, em suas vidas, foram capazes de lutar pelo bem; nossos sentimentos”, lamenta o prefeito.

Vinte e nove de outubro: fundação da Biblioteca Nacional, nascimento de Nelson Cavaquinho e Nelson Motta

Fundação da Biblioteca Nacional (1810), também chamada de Biblioteca Nacional do Brasil, cujo nome oficial institucional é Fundação Biblioteca Nacional, é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina. Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de nove milhões de peças, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com o depósito legal.

Entre os objetos que deveriam acompanhar a família real em sua viagem para o Brasil estavam os caixotes de livros e documentos da Biblioteca Nacional da Ajuda, de Lisboa, com um acervo de cerca de 60 mil peças. Na pressa, os caixotes ficaram abandonados no porto e só em 1810 começaram a ser transferidos para o Brasil. Com o acervo novamente reunido, o príncipe regente D. João fundou a Real Biblioteca Nacional. Até 1814, apenas os estudiosos podiam consultar a biblioteca e, mesmo assim, mediante autorização régia. Depois dessa data, o acesso foi liberado ao público.

Nelson Cavaquinho, nome artístico de Nelson Antônio da Silva, nascido no Rio de Janeiro em 29 de outubro de 1911, foi um importante músico brasileiro. Sambista carioca, compositor e cavaquinista na juventude, na maturidade optou pelo violão, desenvolvendo um estilo inimitável de tocá-lo, utilizando apenas dois dedos da mão direita.

Seu envolvimento com a música inicia-se na família. Seu pai era músico da banda da Polícia Militar e seu tio tocava violino. Depois, morando na Gávea, passou a frequentar as rodas de choro. Foi nessa época que surge o apelido que o acompanharia por toda a vida. 

Com mais de 50 anos de idade, conheceria Durvalina, trinta anos mais moça do que ele, sua companheira pelo resto da vida. Morreu na madrugada de 18 de fevereiro de 1986, aos 74 anos, vítima de um enfisema pulmonar.

No carnaval de 2011 a escola de samba G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira homenageou Nelson Cavaquinho pelo seu centenário. "O Filho Fiel, Sempre Mangueira" é o nome do enredo que a agremiação levou para a avenida. O músico era torcedor da escola de samba carioca. 

Nascimento de Nelson Cândido Motta Filho, em São Paulo, no dia 29 de outubro de 1944, é um jornalista, compositor, escritor, roteirista, produtor musical, teatrólogo e letrista brasileiro.

É autor de mais de trezentas músicas, com diversos parceiros, como Lulu Santos, Rita Lee, Ed Motta, Cidade Negra, Guilherme Arantes, Dori Caymmi, Erasmo Carlos e a banda Jota Quest. Produziu espetáculos de artistas como Elis Regina, Marisa Monte e Gal Costa.

É o autor de sucessos musicais como Dancing Days (com Ruben Barra), Como uma Onda (com Lulu Santos), Coisas do Brasil (com Guilherme Arantes) e da canção de final de ano da Rede Globo, "Um Novo Tempo" (com Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle).

Mãe e filha são presas acusadas de matar homem a pedradas após falsa acusação


www.radioacesafm.blogspot.com.br
Mãe e filha foram presas por suspeita de matarem Miguel Inácio Santos Filho, de 49 anos a pedradas no Bairro Costa Dourada, na Serra, em Espírito Santo, no dia 9 de junho. As prisões ocorreram no dia 22 de setembro, na região da Grande Jacaraípe, no mesmo município. Os detalhes das investigações foram divulgados em entrevista coletiva, nesta quinta-feira (28), na Chefatura de Polícia Civil, em Vitória.

As investigações começaram logo após o crime e apontaram que Bruna Hoffman, de 26 anos, e a mãe dela, Lucineia Pereira da Silva, de 50, teriam incitado a população a linchar a vítima, afirmando que o homem era estuprador e que teria mexido com crianças na região.  “As apurações indicaram que era mentira, e a questão do estupro não existiu, a vítima era inocente, um homem trabalhador”, explicou o delegado adjunto da DHPP Serra, Daniel Fortes.

Segundo o delegado, o verdadeiro motivo para o crime foi o fato de que a vítima e a suspeita de 26 anos tiveram um desentendimento por causa do valor de um programa sexual. Por meio de aplicativos de encontros, a vítima marcou um programa com mulher, no bairro Costa Dourada. O programa teria acontecido na casa da mãe, e após o encontro houve uma discussão entre os dois.

“Em conversas, eles teriam combinado um valor para o programa, em determinado momento a filha passa a cobrar mais da vítima. Eles brigam e o homem vai embora da residência. Para tirar satisfações, a vítima volta novamente para a casa e arremessa uma pedra na janela. Nesse momento, quem estava em casa era a mãe”, disse.

As suspeitas foram presas no mesmo bairro onde o crime ocorreu. Em depoimento, a filha alegou que, no dia do crime, tentou correr atrás do homem, mas ao notar que não conseguiria alcança-lo, ela gritou para a população que ele seria um estuprador. A mãe, naquele momento, estava em posse de uma enxada. Junto com populares, ela o agrediu até a morte.
www.radioacesafm.blogspot.com.br
Mãe e filha foram denunciadas pelo Ministério Público (MPES) e são rés no processo que tramita na 3ª Vara Criminal da Serra, de competência do Júri.  Ambas foram encaminhadas ao sistema prisional e permanecem à disposição da Justiça.

Por unanimidade, TSE nega cassação de chapa Bolsonaro-Mourão

TSE julga improcedentes ações contra Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta quinta-feira (28), pela improcedência e arquivamento de duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que pediam a cassação dos diplomas e a consequente inelegibilidade por oito anos do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do vice, Hamilton Mourão, por suposto abuso de poder econômico e uso indevido de meios de comunicação na campanha eleitoral de 2018. A acusação era de impulsionamento ilegal de mensagens em massa via WhatsApp durante a campanha, bem como uso fraudulento de nome e CPF de idosos para registrar chips de celular utilizados para garantir os disparos.

Na mesma sessão, por maioria de votos (6x1), o colegiado fixou nova tese segundo a qual “o uso de aplicações digitais de mensagens instantâneas visando promover disparos em massa contendo desinformação e inverdades em prejuízo de adversários e em benefício de candidato pode configurar abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação social, nos termos do artigo 22 da LC 64/1990 [Lei de Inelegibilidade], a depender da efetiva gravidade da conduta, que será examinada em cada caso concreto”. A tese deve balizar os julgamentos de ações envolvendo o uso de redes sociais e aplicativos de mensagens nas futuras campanhas eleitorais. Apenas o ministro Carlos Horbach ficou vencido neste ponto.

Tanto o resultado quanto a fixação da tese seguiram o posicionamento do relator, ministro Luis Felipe Salomão, que apresentou o voto na sessão do dia 26 de outubro. Mesmo reconhecendo a ilicitude do uso de disparo em massa em benefício da campanha de 2018, entendeu que as provas contidas nas Aijes não são suficientes para atestar a gravidade dos fatos, o que é requisito para a cassação da chapa. Salomão ressaltou que cabia ao autor do processo, no caso a coligação O Povo Feliz de Novo, proceder à busca e à juntada de elementos de prova que efetivamente pudessem servir à comprovação dos ilícitos e de sua gravidade.

Na ocasião, os ministros Mauro Campbell Marques e Sérgio Banhos seguiram o entendimento do relator. Hoje, votaram no mesmo sentido os ministros Carlos Horbach, Alexandre de Moraes, Edson Fachin e o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso.

Decisão para o futuro

Ao proclamar o resultado, Barroso destacou que a maioria expressiva do Tribunal entendeu que ocorreram condutas ilícitas relacionadas a disparos em massa e à difusão de desinformação contra os adversários. Mas não houve comprovação suficiente de ligação dessas irregularidades com a chapa vencedora nem a comprovação de compra dos disparos por pessoas ligadas à campanha presidencial em 2018.

Barroso disse que essa é uma decisão para o futuro, uma decisão para demarcar os contornos que vão pautar a democracia brasileira e as eleições do próximo ano, buscando formas de enfrentar e coibir a desinformação, os discursos de ódio, as mentiras e as teorias conspiratórias nas mídias e redes sociais.

Já o ministro Alexandre de Moraes afirmou que a Justiça Eleitoral se preparou para casos semelhantes e que esse julgamento deixa isso muito claro. “Nós já sabemos como são os mecanismos, nós já sabemos agora quais provas rápidas [podem ser obtidas], em quanto tempo e como devem ser obtidas e não vamos admitir que essas milícias digitais tentem novamente desestabilizar as eleições, as instituições democráticas a partir de financiamentos espúrios não declarados, a partir de interesses econômicos também não declarados e que estão também sendo investigados”, asseverou.

Segundo ele, “se houver repetição do que foi feito em 2018, o registro será cassado, e as pessoas que assim fizerem irão para a cadeia por atentarem contra as eleições e a democracia no Brasil”.

Acompanhe como votou cada ministro na sessão de hoje:

O ministro Carlos Horbach acompanhou o relator na conclusão, pela improcedência das provas, mas divergiu quanto à fixação de tese. Para ele, não se justifica a criação de jurisprudências com base na defasagem da legislação eleitoral. Ele lembrou que o texto da Lei de Inelegibilidade, neste ponto, está inalterado há 21 anos. Ou seja, defendeu que a tese proposta pelo relator pode ensejar uma boa discussão, mas não pode indicar um juízo nos moldes da lei.

Conforme salientou o ministro, para que a conduta seja vista como abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação sociais, seria necessário incluir tal irregularidade em lei, uma vez que a legislação eleitoral tem sido constantemente atualizada para fazer incluir em seus preceitos os novos meios digitais à disposição das campanhas políticas. “Basta-se pensar na questão do crowdfunding, regulado pela Lei 13488/2017, todas as inovações trazidas na Lei das Eleições quanto a e-mails e disparos de e-mails, e a questão da propaganda na internet”.

Edson Fachin


O ministro Edson Fachin acompanhou integralmente o voto e a tese fixada pelo relator, mas divergiu em alguns pontos. Ele não concorda, por exemplo, que as provas do STF tenham sido descartadas na fase preliminar, uma vez que “não é possível antecipar que o resultado da prova, e não a sua relação de pertinência com o objeto da demanda, é inservível para informar ou modificar o julgamento da causa”.

O próximo presidente do TSE ainda falou sobre o papel essencial da Justiça Eleitoral como garantidora da normalidade e legitimidade das eleições, mesmo diante dos inovadores desafios tecnológicos. “Há um descompasso entre os avanços tecnológicos empregados em campanhas eleitorais e os marcos normativos que regem a atuação do Estado-Juiz em matéria eleitoral. Entretanto, isso não significa que eventuais condutas que se valem desse descompasso estão além do campo de atuação do Poder Judiciário”, destacou.

Alexandre de Moraes

O ministro Alexandre de Moraes também acolheu a tese proposta pelo relator. Ele ressaltou a importância do julgamento para a definição de regras claras quanto ao uso de serviços de mensagens instantâneas e de plataformas digitais na seara eleitoral, uma vez que as mídias sociais se tornaram uma fonte primária de informação para grande parte dos brasileiros.

O magistrado foi categórico ao afirmar que a subestimação das redes ocorrida no passado, quando o país e a Justiça Eleitoral foram surpreendidos pelos disparos em massa coordenados por milícias digitais, não se repetirá nas Eleições Gerais de 2022.

Luís Roberto Barroso

Último a votar, o ministro Luis Roberto Barroso acompanhou integralmente o voto do relator, ressaltando que a tese jurídica produzirá impacto relevante e necessário para a preservação da democracia brasileira. “Não tenho nenhuma dúvida em equiparar as mídias sociais aos meios de comunicação social, porque essa é a realidade contemporânea”, enfatizou.

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Campanha de Natal é lançada em Pinheiral

A ACIAP (Associação Comercial Industrial e Agropastoril), de Pinheiral, em parceria com a prefeitura lançou nesta segunda-feira, 25, a Campanha “Natal Esperança”, cujo objetivo é fomentar o movimento no comércio local, alavancando as vendas e incentivando a economia do município. A campanha visa ainda estimular a população a prestigiar o comércio da cidade gerando empregos e renda.

Durante a campanha serão distribuídos prêmios como TV, fogão, bicicleta, vale-compras, champanhe e cesta de Réveillon  para receber o novo Ano Novo. O tema abordado pela campanha foi aprovado por representantes da ACIAP, comerciantes e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Júlio Barbosa, representante da prefeitura.

Lojistas poderão participar da campanha. Para isso, uma equipe da ACIAP visitará o comércio para venda de kits de decoração das lojas compostos por cartazes, bandeirolas, adesivos, camisas e cupons numerados que não precisam ser preenchidos.

A presidente da ACIAP, Kelen Nunes, avaliou como um ótimo ponto de partida para que Pinheiral tenha um Natal de muita esperança e vendas. Já o secretário Júlio Barbosa disse que a prefeitura vai apoiar essa campanha e reforçou que “se o evento é bom para o comércio, também é bom para Pinheiral”.

Barra Mansa segue com uso de máscaras

A prefeitura municipal de Barra Mansa alerta que é falsa a informação de que a partir da próxima segunda-feira, dia 01 de novembro, o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 seria facultativo em comércios, academias e órgãos públicos. O texto informava ainda que a decisão de antecipar a retirada da obrigatoriedade das máscaras se deu por conta da taxa de imunização.

A Secretaria de Saúde reitera que, apesar do avanço na vacinação, o uso correto da proteção deve ser mantido, mesmo para quem estiver com a imunização completa. Além do uso da máscara, a prefeitura orienta que a população continue seguindo as medidas de prevenção que incluem o distanciamento social, higiene das mãos e evitar tocar rosto e máscara.

Leilão da Dutra e Rio-Santos acontece nesta sexta-feira, dia 29

Acontece nesta sexta-feira, dia 29, em São Paulo, o leilão da BR-116/101/RJ/SP, que abrange a Rodovia Presidente Dutra e trecho da Rio-Santos.

A Rodovia – A concessão da rodovia Presidente Dutra (BR-116) , e da BR-101/RJ/SP vai fazer a ligação entre as duas maiores regiões metropolitanas do país (São Paulo e Rio de Janeiro), sendo também a principal ligação entre o Nordeste e o Sul do país e com o maior volume diário de tráfego. Mais informações aqui.

A extensão total do segmento compreende 625,8 km: 

- Rodovia BR-116/RJ (extensão: 124,9 km) – Início: entroncamento com a BR-465, no município de Seropédica (RJ); final: divisa dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo; 

- Rodovia BR-116/SP (extensão: 230,6 km) – Início: divisa dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo; final: entroncamento da BR-381/SP-015 (Marginal Tietê) em São Paulo (SP);                                                                                                                                                                              

- Rodovia BR-101/RJ (extensão: 218,2 km) – Início: entroncamento com a BR-465, no município do Rio de Janeiro (Campo Grande); final: divisa dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo; 

- Rodovia BR-101/SP (Extensão: 52,1 km) – Início: divisa dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo; final: Praia Grande, Ubatuba (SP). 

A licitação será realizada na modalidade leilão, com critério de julgamento pela maior oferta de outorga (maior valor de outorga fixa), combinado com o critério da menor tarifa de pedágio. 

O contrato terá o prazo de 30 anos. A concessão prevê o investimento de R$ 14,8 bilhões e geração de 218 mil empregos (diretos, indiretos e efeito-renda). 

Leilão – O critério de julgamento do leilão será a combinação do critério de menor valor de Tarifa de Pedágio (limitado a um desconto máximo de 15,31% permitido) com o de maior valor de Outorga Fixa (modelo híbrido), considerando caso o desconto máximo de tarifa seja proposto. 

O acesso à coletiva de imprensa será realizado exclusivamente pela plataforma digital Zoom. Por favor, confirme sua presença pelo e-mail imprensa@b3.com.br para receber os dados de acesso. 

Para garantir a segurança de todos, devido a pandemia da Covid-19, o evento obedece as regulamentações estadual e municipal vigentes em São Paulo e as recomendações do Ministério da Saúde. 

Por este motivo, o uso de máscaras é obrigatório durante todo o evento.  Além disso, os participantes deverão permanecer em locais previamente designados, com espaçamento de dois metros entre os assentos.

Jogos da 1ª e 2ª divisão do campeonato amador de Pinheiral acontecem domingo (31)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Dando continuidade aos jogos do I e III Campeonato de Futebol Amador da cidade, no próximo domingo (31), o Departamento de Esporte da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo (SEMECULT), da Prefeitura de Pinheiral, realiza a semifinal dos jogos da 1ª e 2ª divisão. Na 1ª divisão, disputam a partir das 11h os times Amigos do Tonho e Oriente, logo após, é a vez dos times Divisa e Cruzeiro, às 13h. Os jogos acontecem no tradicional campo do Capitólio Futebol Clube, localizado no bairro Rolamão. 

Já na 2ª divisão, que está em sua 3ª rodada, a partir das 11h, no campo do Oriente Sport Club, no bairro Chalet, se enfrentam os times Borussia e Liverpool. Em seguida, jogam o Real Maíra e o Audax. A final da 1ª e 2ª divisão ocorre no dia 07 de novembro. 

“Estamos muito felizes em como o campeonato está sendo conduzido, e estamos na expectativa de jogos que com certeza vão nos garantir fortes emoções. Não percam!”, disse o diretor do Departamento de Esportes, Paulo Cesar Leite Franco.

Encerra dia 31 a negociação de débitos com descontos de até 95% na conta de energia elétrica

Mais de 1.800 clientes já aderiram à campanha

Clientes da Light tem até o dia 31/10 para participar da campanha inédita de negociação de dívidas da empresa. A iniciativa lançada no início de outubro teve grande adesão e já beneficiou mais de 1.800 clientes. Cada cliente tem o seu caso analisado individualmente e os descontos são concedidos de acordo com o perfil da dívida. As negociações somente serão feitas por meio digital, na agência virtual da empresa (https://agenciavirtual.light.com.br/portal/).

O gerente de cobrança da Light, Rodney Argolo, explica que esta é uma oportunidade do cliente quitar seus débitos e, se for o caso, retirar o seu nome do cadastro dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA: “Esta campanha foi pensada para que os clientes possam regularizar a sua situação junto à companhia. É uma chance única e a nossa ideia é oferecer condições muito vantajosas aos consumidores que têm, em média. 52% de desconto na negociação de débitos. Além disso, há uma outra facilidade: o cliente pode parcelar o pagamento no cartão de crédito, de qualquer bandeira, em até 24 vezes.", explica.

A  campanha é destinada à clientes com pelo menos uma fatura vencida há seis meses ou mais (critérios completos no site da Light). Clientes que já fizeram negociação com a empresa e que estão com parcelamento de dívidas ativo não poderão participar da campanha.

Os interessados devem acessar a agência virtual da Light para verificar os critérios da campanha e se têm direito ao desconto. Quem estiver apto deve clicar no botão “avançar” para verificar as condições oferecidas pela empresa. O desconto é calculado e oferecido automaticamente e, para prosseguir com o pagamento, basta o cliente inserir o número de seu cartão de débito ou crédito.

Prefeituras poderão flexibilizar uso de máscaras

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O uso de máscaras no estado do Rio poderá ser flexibilizado pelo Governo do Estado e pelas prefeituras. A autorização é da Lei 9.443/21, aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e sancionada pelo governador Cláudio Castro, que foi publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (28/10). No entanto, os critérios ainda deverão ser definidos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) para que a medida seja colocada em prática. 

A norma altera a Lei 8.859/20, que definiu a obrigatoriedade de uso de máscaras durante a pandemia do coronavírus, bem como as penalidades por descumprimento. A proibição estava em vigor desde junho do ano passado. Com a sanção, agora fica autorizada a flexibilização da medida, por meio de resolução da SES. 

De acordo com o texto da Lei, a secretaria deverá observar os seguintes parâmetros no parecer técnico: distanciamento social, ambiente aberto e fechado, percentual de vacinação da população, realização de eventos-teste, além de outros critérios científicos pertinentes. 

O presidente da Alerj, e autor da lei, André Ceciliano (PT), esclareceu que a medida deverá seguir critérios científicos e caberá ao quadro técnico da SES definir os requisitos necessários para a aplicação da norma. 

“A Assembleia tem a autonomia para deliberar sobre esse tema porque fomos nós que determinamos a obrigatoriedade do uso de máscaras, em 2020. Agora, remetemos à Secretária de Saúde os critérios para que os técnicos, os cientistas, possam definir o momento e as condicionantes para essa flexibilização. Isso não é uma definição política; é a ciência prevalecendo, porque só através da eficácia comprovada da vacinação é que nós pudemos deliberar sobre essa questão”, disse Ceciliano. 

Nos locais em que a SES determinar a permanência do uso de máscaras, continuarão valendo as penalidades por descumprimento da norma, que equivalem a multa de, aproximadamente, R$100, na primeira autuação, sendo dobrada em caso de reincidência. A multa pode ser multiplicada em até cinco vezes em caso de descumprimento reiterado.

Hospitais do Rio terão de divulgar informações de pacientes sem identificação

Objetivo da medida é facilitar a identificação e o regresso de pacientes às suas famílias

Hospitais públicos e privados deverão disponibilizar, em seus sites oficiais, informações dos pacientes que chegarem em estado inconsciente, sem documentos e desacompanhados. É o que define o Projeto de Lei 1.429/19, de autoria das deputadas Lucinha (PSDB) e Martha Rocha (PDT), que foi aprovado em segunda discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira (28/10). A medida será encaminhada para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

O hospital deverá divulgar a data de entrada do paciente, idade aparente, cor da pele e do cabelo, altura e traços característicos como tatuagem ou cicatriz. Não poderão ser disponibilizadas fotos do paciente, para preservar a imagem e a identidade do mesmo. No cadastro também haverá o nome, telefone e e-mail de contato do serviço social da instituição para que familiares possam entrar em contato.

“O objetivo é possibilitar o regresso do paciente ao convívio familiar e a desocupação do leito hospitalar para novos pacientes”, explicou Lucinha.

Processo de desapropriação de 41 casas está em fase de conclão no pátio de manobras em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Das 41 residências a serem desapropriadas do pátio de manobras em Barra Mansa, 22 impediam a realocação das linhas férreas da VLI para a lateral dos trilhos da MRS. O acordo foi feito com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Com isso, será possível a transferência da linha da VLI e a finalização do viaduto da Barbará, que segundo o secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, já teve as obras licitadas pelo órgão.

As interferências férreas contemplam além do viaduto da Barbará, um muro na extensão de 4,8 km, separando os trilhos da área urbana e uma grade, com a mesma extensão, isolando as linhas de algumas vias públicas, como a Avenida Doutor Dario Aragão e Orozimbo Ribeiro, mantendo a segurança dos pedestres.

 Já as obras urbanísticas são compostas da abertura de uma nova via pública paralela a toda a extensão da linha férrea, a criação de estacionamento nas áreas remanescentes e a melhoria do centro comercial da cidade. As obras em sua integralidade, de acordo com engenheiros da empresa, devem ser finalizadas no prazo de 18 meses.

O presidente do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista), Hugo Tavares, disse que a expectativa é grande e que, com a visitação, deu para ter dimensão sobre as melhorias que a readequação ferroviária trará para Barra Mansa, refletindo inclusive sobre a economia da cidade e o aumento de vendas no comércio local.

Seguindo a mesma premissa, o presidente da Aciap (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços, Matheus Gattás, antecipou que no próximo ano, neste mesmo período, espera estar vivenciando as realizações desse projeto, tendo um trânsito de veículos com maior fluidez, duas mil novas vagas de estacionamento e o comércio funcionando de maneira plena.

Uerj pode instalar núcleo de medicina no Hospital Regional

Projeto está pronto e unidade seria criada ao lado do Hospital Regional; residência médica na unidade pode começar em breve

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, confirmou nesta quinta-feira, dia 28, que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) pode abrir um núcleo de medicina no Hospital Regional Zilda Arns. A reitoria e a direção de Medicina da universidade visitaram Volta Redonda nos últimos dias e concordaram com a iniciativa. Faltava o aval do governador Cláudio Castro, que foi dado durante reunião ocorrida no Rio de Janeiro, na quarta-feira. 

“Entregamos em mãos ao governador Cláudio Castro e ao Reitor Ricardo Loddi o pedido do Cismepa (Consórcio Intermunicipal do Médio Paraíba), feito por todos os prefeitos da região. Se tudo der certo, teremos um reforço significativo para o Hospital Regional, que atende ao plano original da construção desta unidade. Nos só temos de agradecer a Uerj, mais uma vez ao Cláudio Castro e ao deputado estadual André Ceciliano”, disse Neto. 

A primeira visita da equipe da Uerj a Volta Redonda (sede do Hospital Regional) aconteceu na semana passada, quando foram feitos os primeiros contatos. O prefeito recebeu em seu gabinete uma comitiva da Uerj formada pelo reitor Ricardo Lodi, o pró-reitor de Saúde, Denizar Vianna Araújo e a pró-reitora de Extensão e Cultura, Cláudia Gonçalves. 

A ideia vingou e no início desta semana, uma nova reunião aconteceu na cidade, com os diretores da área da saúde. Nesta quarta, Neto foi ao Rio para unir todas as partes interessadas no convênio. 

“Uma equipe de nove pessoas da Uerj já visitou o terreno, já preparamos o projeto e enviamos para os técnicos da universidade. O governador Cláudio Castro, assim como o reitor da Uerj, os prefeitos da região e seus secretários de Saúde também apoiam a ideia”, afirmou o prefeito Neto. 

O projeto de construção da unidade da Uerj em Volta Redonda foi desenvolvido pela equipe da arquiteta Cláudia Freitas. O custo seria de aproximadamente R$ 3 milhões para a obra e a intenção é que as aulas, segundo o prefeito de Volta Redonda, comecem no mês de agosto de 2022. 

“Antes disso, estamos estudando a possibilidade de alunos de Medicina da Uerj fazerem residência médica no Hospital Regional já em fevereiro do ano que vem. O hospital tem auditórios, salas de aula e toda a estrutura para começar uma parceria nesse sentido”, explicou Neto. 

Dentro do Hospital há espaço para que o projeto seja iniciado antes do previsto. São duas grandes salas, auditórios e laboratório. 

Parceria – Além da faculdade de Medicina, o encontro com a comitiva no último dia 20 teve como objetivo, discutir a implantação de projetos de incentivo à educação em Volta Redonda. A ideia é promover ações para a promoção do ensino, pesquisa e atividades de extensão destinadas à comunidade acadêmica. Entre elas a realização de cursos pré-vestibular gratuitos, para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Traficante é preso no bairro Vila Coringa, em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR

Um traficante foi preso em flagrante, nesta quarta-feira, dia 27, em Barra Mansa. Ele foi pego quando vendia material entorpecente à dois homens na Rua São José - na linha férrea - no bairro Vila Coringa.

De acordo coma PM, o homem foi identificado vestindo bermuda branca listrada de verde, sem camisa e em atitude suspeita junto à dois homens.

Durante a revista foram encontrados dois pinos de cocaína e duas dôlas de maconha, próximo ao local foram encontrados mais 95 trouxinhas de maconha, nove munições calibre 38, 16 pinos de cocaína
e R$ 19,00 Reais.

O caso foi encaminhado a 90ª DP para o registro da ocorrência e apreensão do material.

Dupla é detida em Volta Redonda após roubo à mulheres em Fazenda da Grama, em Rio Claro

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Dois jovens, de 19 e 21 anos, foram detidos no final da tarde desta quarta-feira, dia 27, após roubarem duas mulheres em Fazenda da Grama, distrito de Rio Claro, no Sul do Rio de Janeiro.

De acordo com a PM, os dois roubaram dois aparelhos celulares das vitimas, de 40 e 19 anos.

Os dois homens foram flagrados conduzindo uma motociclo durante abordagem em buscas aos acusados na Rua 24 de Agosto no bairro Roma, em Volta redonda.

Os celulares policiais os aparelhos e o caso foi encaminhado a 168ª DP de Rio Claro onde as vitima reconheceram os acusados e os celulares.

A polícia, os dois confessaram que praticaram o crime pois estavam 'doidão'. Eles foram enquadrados por roubos e liberados para responder em liberdade.

Caminhão do Exército e carro colidem na Dutra em Itatiaia

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um acidente na tarde desta quinta-feira, dia 28, deixou três vitimas na Rodovia Presidente Dutra, em Itatiaia. A colisão lateral entre um caminhão do Exército (tanque) e um carro de passeio aconteceu por volta dás 14h44, no Km 311,5, sentido São Paulo.

De acordo com a concessionaria NovaDtra, três pessoas que estavam no carro receberam atendimento da equipe medica, duas foram encaminhadas ao Posto de Saúde de Resende e uma foi liberada no local.

Durante o atendimento, o tráfego fluiu pela faixa da esquerda sendo totalmente liberado às 16h39.

A ocorrência foi encaminhada pela PRF a delegacia de policia.

Bancos terão horários de acordo com a flexibilização da pandemia local

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Em razão da reabertura da economia e do processo de flexibilização do isolamento social no país, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que cada banco associado irá adotar política própria de abertura e horário de funcionamento de suas agências, de acordo com suas características e estratégias internas. Pelo fato de o perfil da demanda de cada instituição financeira ser diferenciado, não haverá um processo padronizado para retorno ao horário anterior à pandemia.

No período de isolamento social, a utilização dos meios digitais, como mobile banking e internet banking teve grande expansão, consolidando essas plataformas como majoritárias na preferência dos consumidores brasileiros.

Ao longo dos últimos anos os bancos aumentaram os seus investimentos em tecnologia como forma de acompanhar a aceleração da digitalização de seus serviços e de seu modo de trabalhar, com mais facilidade, conveniência e segurança aos consumidores. Apenas entre 2019 e 2020, os investimentos passaram de R$ 23,9 bilhões para R$ 25,7 bilhões, de acordo com dados da Pesquisa de Tecnologia Bancária 2021 FEBRABAN/ Deloitte.

Entre 2016 e 2020, os meios digitais passaram de 52% do total para 62% em 2019 e 67% em 2020. No celular o volume passou de 43% para 51% entre 2019 e 2002. A participação das transações em agências bancárias vem caindo nos últimos anos, de 9% em 2016 para 3% em 2020.

Durante o período da pandemia, foram reforçadas as ações sanitárias e de precaução para assegurar a saúde dos seus clientes, funcionários e do público em geral. Os bancos asseguraram aos funcionários toda a proteção disponível, como uso de máscaras, álcool gel e os demais equipamento de proteção individual. Em casos de contaminação confirmada, as agências passam por um novo processo de higienização. Esses procedimentos permanecem vigentes. 

A FEBRABAN ressalta a importância da utilização dos canais digitais para atendimento dos serviços bancários a fim de evitar a concentração de pessoas nas agências. Essas são ações eficazes de prevenção recomendadas pelas autoridades sanitárias.

O atendimento pelo celular (mobile banking), pelo computador (internet banking) e telefônico (call centers) está disponível e oferece praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.

Cemitério de BM recebe melhorias e se organiza para o Dia de Finados

Local recebeu manutenção, pintura e estará preparada para atender a população, que deverá seguir protocolos contra a Covid-19

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, está se preparando para o feriado de finados, na próxima terça-feira, dia 02 de novembro. O Cemitério Municipal, no Centro, está recebendo uma série de melhorias e se organizando para receber as pessoas que forem ao local prestar homenagens aos seus entes queridos.

Nas últimas semanas, o Cemitério recebeu intervenções como capina, recuperação dos muros, limpeza, além de pintura interna e externa. De acordo com o secretário da pasta, Jota Chagas, as obras realizadas estão atendendo aos pedidos feitos pela própria população. “Uma das maiores reclamações das pessoas era com relação à limpeza e roçada. Estamos realizando a manutenção, deixando tudo limpo e organizado para a população, revitalizamos 100% da área interna e externa”, explicou.

Além das obras, o local está se preparando para receber um público maior do que no último ano. “Com um número maior de vacinados, temos a expectativa de receber mais pessoas do que no último feriado. Neste dia estaremos com cerca de 40 funcionários, devidamente uniformizados, para poder auxiliar e dar apoio à população no que ela precisar. Também faremos a instalação de barracas”, destacou.

Apesar de Barra Mansa estar com a vacinação avançada, o secretário ressalta que as pessoas que forem ao local devem continuar seguindo as medidas de prevenção estabelecidas pelos protocolos de saúde. “Pedimos para que as pessoas venham de máscaras, sigam com o distanciamento e evitem levar as crianças, elas não estão proibidas de frequentar o local, mas pedimos para evitar levá-las. Estaremos disponibilizando locais com água e sabão para a higiene das mãos, assim como álcool em gel, e até máscaras para aqueles que tiverem algum problema com a sua”, disse.

Além das preocupações com a Covid-19, outro ponto de atenção é com relação da proliferação do mosquito aedes aegypti. “Outro pedido que queremos fazer à população é que não utilize recipientes para flores e velas que possam acumular água, para evitar doenças como dengue, zika e chikungunya, que são transmitidas pelo mesmo vetor”, alertou.

De acordo com a Funerária Municipal, neste dia o funcionamento do Cemitério será das 08h às 17h, a programação religiosa ficará sob a responsabilidade de cada igreja, mas a estrutura para receber as celebrações estará preparada. “Este ano estaremos disponibilizando três tendas a mais para atender as igrejas, não será permitido estacionar dentro do cemitério e estaremos também com o apoio da Guarda Municipal”, lembrou.

Rio Paraíba sobe quase dois metros em Volta Redonda e Defesa Civil está de prontidão

Nível do Rio Paraíba do Sul subiu 1,96 acima do normal; período de ‘Estado de Alerta’ começa no próximo dia 1º 

www.radioacesafm.blogspot.com
A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Volta Redonda informou nesta quinta-feira (28) que está com toda sua equipe de prontidão para atender qualquer ocorrência, por conta das chuvas que atingem a região nos últimos dias. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Rubens Siqueira, o Rio Paraíba do Sul estava com 1,96 acima do nível normal na manhã desta quinta. 

“Esse volume é consequência da chuva de mais de 100 ml que caiu no município de Resende no dia anterior, e leva cerca de 8 horas para chegar aqui em Volta Redonda”, explicou Rubens. 

Segundo Rubens, foi necessária a interdição das pistas que passam por baixo das pontes Pequetito Amorim e Presidente Médici, no Aterrado. O coordenador ressaltou ainda que a represa de Furnas opera com 40% da capacidade e o escoamento da água em Volta Redonda segue normal. 

Estado de Alerta começa dia 1º de novembro


De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de chuva fraca a moderada para o feriado prolongado de Finados, entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. Para evitar prejuízos de acidentes naturais para a população, reduzindo as consequências negativas, o prefeito de Volta Redonda, Antonio Francisco Neto, sancionou o decreto 16.830 que estabelece o estado de alerta em todo o município de Volta Redonda no período de 1º de novembro de 2021 a 31 de março de 2022. O período é definido para as ações necessárias da Defesa Civil no socorro emergencial da população, podendo usar toda a estrutura administrativa da prefeitura – incluindo órgãos e secretarias municipais. A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. 

O coordenador da Defesa Civil explica como será a atuação do órgão durante a fase de alerta. “A partir do dia 1º de novembro, inicia-se o período de alerta de verão. Esse período é declarado pelo Poder Executivo Municipal, devido às chuvas extremas que ocorrem onde o sistema de Defesa Civil, composto pelas secretarias e autarquias, voltam suas atenções de pronta resposta ao plano de chamadas para as ações de natureza hídrica, geológica e humana, em cumprimento ao Plano de Contingência do município”, afirmou Rubens. 

Cartilha da Segurança

Segundo Rubens Siqueira, diante do cenário de alerta, a Defesa Civil orienta toda a população de Volta Redonda quanto ao comportamento seguro. Estes devem ser os procedimentos contra riscos: 

“Não ocupe áreas de preservação próximas ao Rio Paraíba do Sul e córregos, ou próximo a encostas. Não jogue lixo nas encostas ou nas calhas de rio, ribeirão ou córregos. Não realize escavações, aterros ou construções irregulares, sem acompanhamento de responsável técnico. Não realize capinas, queimadas, que é crime ambiental. Evite transitar ou trafegar no período de chuva forte ou em local alagado. Nunca procure abrigo debaixo de árvores. Observe qualquer alteração estrutural em sua residência. E lembre-se: precisando sair da sua residência por qualquer cenário de ameaça, desligue o gás de cozinha, a rede elétrica, pegue documentos, remédios e busque um local seguro. Acione a Defesa Civil, através do telefone 199”, informou. 

No período previsto, estarão à disposição da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMPDEC: todos os setores da Administração Pública, principalmente as secretarias municipais de Infraestrutura (SMI), Planejamento (Seplag), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (IPPU), Ação Comunitária (Smac), Meio Ambiente (SMMA), Saae-VR, Transporte e Mobilidade Urbana (STMU), Ordem Pública (SEMOP), bem como os conselhos tutelares que prestarão a assistência necessária às solicitações que lhes forem encaminhadas. 

O decreto determina ainda que os secretários municipais, presidentes e diretores de autarquias atuarão em conjunto com a Defesa Civil, sempre na prevenção e atuação efetiva em todas as situações que se apresentarem em decorrência das anormalidades previstas no ‘Estado de Alerta’. Esse trabalho é feito diariamente, durante 24 horas, permanecendo plantonistas na sede da Defesa Civil de Volta Redonda.

Rio Paraíba sobe mais de 1,5m em Barra Mansa

Pontos de alagamento foram registrados na cidade na manhã desta quinta-feira

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Devido ao acumulado de chuva que atingiu a região nos últimos dias, o nível do Rio Paraíba do Sul foi elevado de 2,5m para 4,1m na manhã desta quinta-feira, 28, em Barra Mansa. Com isso, vários pontos de alagamento foram registrados na cidade. De acordo com a Defesa Civil, os bairros atingidos são: Santa Maria II, Vila Maria e Vista Alegre, além da Vila dos Remédios, no distrito Floriano. Equipes do órgão estão monitorando as áreas consideradas de risco e tranquiliza a população dizendo que a tendência é de retorno do volume normal do rio.

“Registramos na região um acumulado de 40,8mm de chuvas, por isso, o Rio Paraíba do Sul teve o nível elevado; sem contar o fato de termos no município outros dois rios que desembocam nele – o Barra Mansa e o Bananal. Nossas equipes estão monitorando as áreas com risco de alagamento, mas a tendência é de estabilização. A represa do Funil também está operando com a vazão mínima”, explica o coordenador de Defesa Civil da cidade, João Vitor da Silva Ramos.

O período de maior incidência de alagamentos e deslizamentos em Barra Mansa é de novembro a março, devido a ocorrência de chuvas mais volumosas e recorrentes. Equipes da Defesa Civil já se prepararam para atender às possíveis demandas. O órgão já vistoriou e testou todas as oito sirenes de alerta instaladas em áreas de risco na cidade. Também verificou a sinalização das rotas de fuga em tais localidades, assim como pontos de abrigo para quem necessitar de acolhimento.

João Vitor ainda destacou que a cidade desenvolve um Plano de Contingência anual que envolve todas as Secretarias Municipais. “Prevemos todas as ações diante de possíveis ocorrências ao longo do ano, como deslizamentos e alagamentos, comuns entre novembro e março, devido ao aumento do índice pluviométrico. Nossa cidade é cortada por três rios (Paraíba do Sul, Barra Mansa e Bananal) e possui muitas construções em áreas irregulares – acima ou abaixo de encostas. Por isso, situações de urgência são mais recorrentes em período de chuvas intensas”, explicou.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

PAPEL DA POPULAÇÃO

Além das ações do governo municipal, a população também tem papel importante na prevenção e diminuição de possíveis danos. Entre as principais dicas está a atenção em relação ao descarte correto do lixo.

“Além de serem grandes criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como a dengue, o lixo descartado em lugares impróprios pode comprometer o escoamento da água da chuva, entupindo bueiros e causando alagamentos. O depósito de materiais de construção nas calçadas e ruas deve ser evitado, pois podem ser levados pelas enxurradas, obstruindo as bocas de lobo e tubulações. Diante de aparecimento de sinais como: fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de troncos de árvores, a Defesa Civil deve ser imediatamente acionada”, alerta João Vitor.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

DICAS

Em caso de vendavais e chuvas acompanhadas de descarga elétrica, o morador deve desligar os aparelhos eletrônicos da tomada, evitar se abrigar ou estacionar o carro debaixo de árvores e nas proximidades de construções. Se estiver em área que oferece risco de alagamentos, seja a pé ou de carro, o cidadão deve procurar um local seguro em nível mais elevado e esperar a água baixar. Se estiver em casa, na escola ou no trabalho no momento do temporal, evite sair.

SOCORRO
Quem precisar de auxílio em situações de urgência ou diante de possíveis situações de risco pode entrar em contato com a Defesa Civil através dos telefones 199 e (24) 3028-9370. Se alguma família ficar ilhada devido a alagamentos, pode acionar o Corpo de Bombeiros através do 193.