Rádio Acesa FM VR: 2016-10-16

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Invenção da lâmpada completa 137 anos

Invenção da lâmpada completa 137 anos

Thomas Edison, um dos cientistas mais criativos do mundo, inventou em 1879 o símbolo das boas ideias
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Energia - elétrica  - luz lâmpada criatividade iluminação ideia
Thomas Edison inventa a lâmpada elétrica 
O inventor Thomas não inventou apenas a lâmpada. Ele registrou 2.332 patentes. Inventou o cinematógrafo, o gramofone, o cinescópio, o ditafone. Além disso, melhorou o telefone, a máquina de escrever.

Policiais do Senado são presos por suspeita de atrapalhar a Lava Jato

#Noticiasradioacesavr
#Política

Policiais do Senado são presos por suspeita de atrapalhar a Lava Jato

Os policiais do Senado presos nesta sexta-feira (21), são acusados de terem feito varreduras em apartamentos e outros imóveis ligados a políticos investigados pelo Supremo Tribunal Federal. São os três senadores: Gleisi Hoffman, Fernando Collor e Edison Lobão, e o ex-senador, José Sarney. Entre os policiais presos, está o diretor da Polícia Legislativa, Pedro Carvalho.

Foram cumpridos, ainda, mandados de busca e apreensão. A Polícia Federal passou mais de três horas nas dependências da Polícia Legislativa do Senado e saiu de lá com mais de dez malas de documentos e equipamentos eletrônicos usados para grampear telefones e fazer varreduras em busca de escutas em ambientes.

Tudo começou com a denúncia de um policial do Senado de que a própria polícia da Casa estaria sendo usada para fazer varreduras e destruir escutas autorizadas pela Justiça nos imóveis dos senadores. A prática de contrainteligência teria sido feito, ao menos, quatro vezes, não só em Brasília, como em São Luiz, no Maranhão, e em Curitiba, no Paraná.

Em nota, a senadora Gleisi Hoffmann explicou que, logo depois da busca e apreensão feita na casa dela em Brasília e Curitiba, pediu que a Polícia Legislativa fizesse uma varredura eletrônica nos imóveis. Disse que fez o pedido formalmente, com autorização formal.

A defesa do senador Edison Lobão e do ex-senador José Sarney negou qualquer irregularidade. O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, que representa os dois políticos disse que Sarney não pediu varredura alguma e que Lobão faz os pedidos corriqueiramente, mas em busca de escutas ilegais.

O senador Fernando Collor também negou por meio de nota que tenha se beneficiado de qualquer ação da Polícia Legislativa. Os advogados do Senado acompanham os procedimentos. Renan Calheiros informou que atividades, como varredura de escutas ambientais, restringem-se à busca de grampos ilegais e que o Senado vai aguardar o andamento das investigações para providências futuras.

O nome dessa Operação é Métis, em referência à deusa grega da proteção, com a capacidade de antever acontecimentos.

Como uma rede de dispositivos infectados desestabilizou toda a internet

Como uma rede de dispositivos infectados desestabilizou toda a internet

A essa altura, você provavelmente está ciente de um mega-ataque que afetou as estruturas da internet. Um hacker, ou grupo hacker, organizou um DDoS (o famoso ataque de negação de serviço) contra a provedora de DNS Dyn, uma das maiores do mundo, o que afetou diretamente várias empresas que dependiam de alguma forma de seus serviços, como Twitter, Netflix, Spotify e vários outros sites e plataformas digitais.

O ataque foi direcionado aos Estados Unidos e Europa, que sofreram mais com os danos, mas quando grande parte da infraestrutura da internet se concentra nestas regiões, é impossível que o estrago não respingue em outras partes do mundo. Vários usuários brasileiros, incluindo nós do Olhar Digital, tiveram problemas para acessar alguns dos serviços afetados.

Mas como um ataque deste naipe se desenrola? Uma sigla: IoT, a famigerada internet das coisas, que é a ideia de conectar à rede dispositivos que vão muito além de PCs e celulares. Estamos falando de geladeiras conectadas, fogões, semáforos, câmeras de segurança, etc.

O fato é que o ataque parece usar uma botnet Mirai, que aproveita a vulnerabilidade destes dispositivos conectados para usá-los como arma. O software Mirai em questão visa controlar aparelhos inteligentes que não tenham a proteção de login adequada. Ele funciona varrendo a internet atrás destes dispositivos; quando os encontra, ele tenta realizar o login usando nome de usuário e senhas de fábrica ou estáticas. É como, por exemplo, se ele tentasse acessar todos os aparelhos online testando a combinação de nome de usuário “admin” e a senha “admin”, mas de uma forma mais inteligente.

O problema é que isso funciona em boa parte dos casos, porque nem as empresas nem os usuários tomam o cuidado suficiente com a segurança do que utilizam dentro de casa. E, quando uma combinação funciona, o software passa a ter o controle deste dispositivo conectado. Assim, na hora de orquestrar um ataque massivo como o desta sexta-feira, basta que esta rede de aparelhos “sequestrados” recebam um comando para atacar. O dono daquela câmera conectada muitas vezes nem fica sabendo o que está acontecendo.

A técnica é extremamente eficaz para um ataque DDoS, que funciona sobrecarregando serviços online. Na prática, o ataque funciona sobrecarregando os servidores com um número colossal de requisições simultâneas, fazendo com que o serviço saia do ar ou apresente instabilidade, como se milhões de computadores estivessem acessando uma página ao mesmo tempo. Neste caso, são milhões de dispositivos controlados remotamente por alguém que direcionou seus esforços contra a provedora de DNS Dyn, que acabou derrubando outros serviços online como um castelo de cartas quando alguém remove sua sustentação.

Como nota o jornalista especializado em segurança digital Brian Krebs, o software Mirai tem seu código aberto na internet, o que significa que qualquer um pode aproveitar seus recursos sem qualquer custo envolvido. Uma pessoa, identificada pelo nome de usuário “Anna-senpai” publicou o código no site Hackerforums. “Já fiz meu dinheiro, há muitos olhos olhando para o IoT agora, então é hora de cair fora”, dizia a pessoa.

Krebs indica que a ação de divulgar o código pode ter o objetivo de despiste. Não é incomum que cibercriminosos usem este recurso quando percebem que as autoridades e as empresas de segurança estão se aproximando. Com mais pessoas usando a técnica de ataque, fica muito mais difícil chegar a um único culpado.
Via The Verge

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Ministério Publico investiga Pezão por improbidade

Ministério Publico investiga Pezão por improbidade

O governador licenciado Luiz Fernando Pezão está perto de responder por improbidade pelo caos na Saúde. A denúncia do Conselho Regional de Medicina fora arquivada pelo procurador-geral, Marfan Vieira. Mas a decisão acabou rejeitada pelo Conselho Superior do MP. O procurador Alexandre Shott defende que em 2015 mais de R$ 3,4 bilhões da área não passaram pelo Fundo Estadual de Saúde, o que é proibido. O placar contra Pezão está 5 a 2. Faltam dois votos. O jogo só vira se alguém ‘mudar de ideia’. Se condenado, Pezão ficará inelegível por até dez anos.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Em 1968, o governo autorizou a construção da ponte Rio-Niterói

Em 1968, o governo autorizou a construção da ponte Rio-Niterói

Apenas oito quilômetros separavam o Rio de Niterói, mas havia o oceano atlântico entre eles. O percurso por terra era de 100 quilômetros.
Halley Pacheco / Wikimedia Commons
Ponte Rio-Niteroi
A areia usada na construção daria para aterrar a metade da praia de Copacabana
Em 18 de outubro de 1968 o governo autoriza a construção da Ponte Rio-Niterói. A ponte atravessa a Baía de Guanabara e liga o Rio de Janeiro a Niterói. É a maior ponte de concreto do hemisfério sul e a sexta maior do mundo.

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

SAAE deixa bairro Açude sem água o dia todo, nesta segunda (17).

#Noticiaradioacesavr
#Ultimahora

SAAE deixa bairro Açude sem água o dia todo, nesta segunda (17).

Por motivo desconhecido, o Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto, de Volta Redonda, deixou os moradores sem água, em pleno início de semana e com um forte calor. O dia amanheceu sem chegar água nas residências do bairro, e até as 19h, o fornecimento não tinha sido restabelecido.

SAAE deixa bairro sem água o dia todo nesta segunda (17)


A 41ª edição do horário de verão vai até 18 de fevereiro de 2017

Horário de Verão

A 41ª edição do horário de verão vai até 18 de fevereiro de 2017
Divulgação/Agência brasil
Cidades - Horário de verão - Relógio
Adiantem os relógios em uma hora
O horário de verão vai vigorar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. São os estados dessas regiões que têm que adiantar em uma hora. Esta é a 41ª edição do horário de verão no Brasil. A primeira vez foi nos anos de 1931 e 32 e o objetivo você já sabe: estimular o uso adequado e racional da energia elétrica, algo que nos dias de hoje é muito importante devido ao baixo nível de alguns reservatórios.

domingo, 16 de outubro de 2016

Pastor cria projeto de lei para restringir uso da internet

#Noticiasadrioacesavr

Pastor cria projeto de lei para restringir uso da internet

Câmara analisa projeto para controlar acesso à internet. 'Aberração', dizem especialistas

Deputado propõe cadastro de todos os usuários da rede, com CPF e dados pessoais, ferindo liberdades individuais e aproximando o Brasil ainda mais do Estado de exceção
por Redação RBA publicado 14/10/2016 11:11, última modificação 14/10/2016 12:06
EBC
celular-notebook-computador-internet.jpg
Para Renata Mieli, do FNDC, projeto é 'característico de países onde a democracia é muito questionável'

São Paulo – O Projeto de Lei (PL) 2.390/2015, do deputado federal Pastor Franklin (então no PTdoB-MG, atualmente no PP), quer criar um cadastro para todo brasileiro que utilizar a internet. Especialistas em web alertam que a intenção da proposta é restringir o acesso à rede mundial de computadores, como acontece em regimes pouco democráticos, como a Coreia do Norte e alguns países árabes.

"Isso serve aos interesses desse Congresso Nacional ultra conservador, que toma atitudes absurdamente contra as liberdades, direitos e garantias fundamentais da nossa Constituição. Esse projeto é uma aberração", afirma o especialista em internet e professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) Sérgio Amadeu.

Segundo Renata Mieli, do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação, o projeto "antagoniza" com a democracia. "Nós não temos nenhum outro país do ocidente com projetos similares. Esse tipo de projeto é característico de países onde a qualidade da democracia é muito questionável, onde não é respeitada a liberdade de expressão e o direito à comunicação."
De acordo com a proposta do parlamentar, no navegador do celular, ou do computador, apareceria um formulário exigindo nome completo, CPF e outros dados pessoais do usuário para, só se as informações estiverem de acordo com o banco de dados do governo, o acesso à rede seria autorizado.

O autor do PL diz que o objetivo é proibir o acesso de crianças e adolescentes a sites com conteúdo inadequados. O projeto também determina que todos os aparelhos vendidos no Brasil que possibilitem acessar a internet venham com o aplicativo para controlar os usuários pré-instalado, sem possibilidade de ser desativado

Para o professor da UFABC, o argumento apresentado pelo deputado é questionável. "No Brasil você tem várias possibilidades de evitar que crianças acessem determinados conteúdos impróprios, já se tem essas tecnologias, então para que um cadastro? É por outros motivos. Na verdade, ele quer retirar liberdades fundamentais."

Do http://www.redebrasilatual.com.br/cidadania/2016/10/projeto-que-quer-controlar-internet-e-aberracao-diz-especialista-6740.html