Rádio Acesa FM VR: 2022-07-17

sábado, 23 de julho de 2022

Justiça determina que Twitter remova mensagens ofensivas a cantora

Cantora Tays Reis acionou

A justiça determinou que o Twitter exclua postagens ofensivas contra a cantora Tays Reis no prazo de 48 horas. A determinação é do juiz Gustavo Sauaia Romero Fernandes, da Vara do Juizado Especial Cível e Criminal de Embu das Artes.

A decisão foi provocada por ação ajuizada pela artista e, além da exclusão, a empresa de tecnologia também terá de fornecer os dados pessoais do autor das mensagens ofensivas para sua inclusão no polo passivo do processo.

A cantora é representada pelo escritório Belarmino Sociedade de Advogados. Segundo seu advogado, Guilherme Belarmino, a internet não é terra sem lei e seus usuários têm de saber que existem limites a serem observados. "Ofensa, perseguição e ameaça são crimes e podem ensejar condenação tanto na esfera penal como cível e a justiça está apta para localizar e condenar os ofensores".

Contas de luz deverão ter informações claras e legíveis

#Consumidor

Concessionárias de energia elétrica passam a ser obrigadas a descrever de forma mais objetiva e de fácil entendimento para o consumidor as informações nas contas de luz.

Segundo o autor da proposta, o deputado Brazão (União), justificou que, no campo “dados da medição”, as informações não são legíveis e estão sobrepostas, o que pode impedir a conferência do consumo pelo cliente. “O objetivo é garantir ao consumidor o direito à informação clara, transparente e legível por parte das concessionárias.

As informações sobre o consumo, leitura anterior e do mês deverão estar em destaque de modo a permitir a conferência do relógio. O tamanho dos números deve ser maior e a leitura vir destacada”, disse.

Ainda segundo o texto, o consumidor poderá solicitar que as concessionárias realizem o envio da fatura digitalmente.

Artigos vetados

O primeiro veto recaiu sobre o artigo 3º, que pretendia estabelecer sanções pelo descumprimento da obrigação prevista na medida, e foi justificado por supostamente violar a segurança jurídica e a tipicidade, requisitos necessários em normas de conteúdo punitivo.

Na justificativa do segundo veto, o Executivo afirma que o artigo 4º da lei, que coloca a Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa) como responsável pela fiscalização da norma, viola a competência privativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), responsável por regular, em âmbito nacional, o setor de energia elétrica.

A Lei 9.804/22 foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada na edição desta sexta-feira (22/07) do Diário Oficial.

Começa a operação da nova linha da malha ferroviária em Barra Mansa

Obras do Pátio de Manobras vão garantir a modernização e o desenvolvimento da cidade

#Cidade, #Mobilidade, #Malhaferroviária, #BarraMansa

Trens da concessionária VLI começaram a percorrer a nova linha férrea nesta sexta-feira, dia 22, transposta próximo ao campo do Ferroviário, no Centro de Barra Mansa. Os trabalhos são uma antiga reivindicação da população, que vão possibilitar uma convivência mais harmônica entre os pedestres, o trânsito e a ferrovia. O resultado também será o desenvolvimento e a modernização da cidade.

O supervisor da empresa Concremat, supervisora da atual etapa do empreendimento, Pedro Henrique Santa Rosa, também destacou os benefícios que a transposição da linha traz para os munícipes. 

“Esta transposição da linha férrea da VLI gera facilidade para executar as obras de pavimentação (previstas dentro do projeto de readequação) ao longo da cidade. Será muito bom também para a população do próprio condomínio que a gente fez o reassentamento, pois não vai ter mais impedimento de acesso ao local. Com a realocação da linha férrea, será possível a conclusão do viaduto rodoviário próximo a Saint Gobain, bem como a nova ponte rodoviária sobre o rio Barra Mansa. Acredito que agora vai deixar a ferrovia mais concentrada, sendo que as três linhas vão ficar juntas. A tendência é tirar a manobra aqui do centro de Barra Mansa e passar lá para o bairro Barbará, beneficiando bastante a população”, explicou Pedro Henrique.

O secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, reforçou novamente que o Pátio de Manobras já é uma realidade em Barra Mansa. “Todos podem visualizar que a MRS e VLI estão trafegando ao lado. E o que concluímos com isso: as obras começam na segunda feira próxima. É uma alegria para Barra Mansa”, ressaltou Eros.

O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) é o responsável por todas as intervenções que constam no projeto de readequação ferroviária – que tem uma extensão de 4,8 quilômetros do corredor ferroviário urbano no município. A Prefeitura acompanha e fiscaliza todas as etapas do processo.

Pinheiral começa nesta segunda (25) a aplicação de vacinas em crianças de 4 anos sem comorbidades

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Pinheiral inicia na próxima segunda-feira, 25, a aplicação da 1° dose da vacina contra a Covid-19 para crianças de 04 anos sem comorbidades. O imunizante utilizado será a Coronavac, com intervalo de 28 dias entre primeira e segunda dose, conforme orientação de nota técnica do Ministério da Saúde. A imunização está sendo realizada das 8h às 16 horas nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). 

Vale lembrar que também está sendo aplicada a quarta dose de vacina contra a Covid-19 para pessoas com 40 anos ou mais. 

Confira os locais de vacinação e os horários estendidos em cada unidade: 

Unidade de Saúde Parque Maíra, 9 às 19 horas - segundas-feiras

Unidade de Saúde Centro, 9 às 19 horas - terças-feiras.

Unidade de Saúde Palmeiras, 9 às 19 horas - quartas-feiras

Unidade de Saúde Bela Vista, das 9 às 19 horas - terças-feiras.

Unidade de Saúde Três Poços, 9 às 19 horas - quartas- feiras

Unidade de Saúde Varjão, 9 às 19 horas - quartas-feiras

Unidade de Saúde Ipê, 9 às 19 horas - quartas-feiras

Unidade de Saúde Cruzeiro, 9 às 19 horas - quintas-feiras

Unidade de Saúde São Jorge, 9 às 19 horas - quintas-feiras

Segue o plantão de vacinação e testagem contra a Covid-19 em Volta Redonda

UBSFs: 249 e Vila Mury abrirão das 08h às 18h30 para aplicação de doses contra Covid e Influenza; Central de testagem funciona 24 horas no Aterrado

#Saude, #Vacinação, #Covid19, #VoltaRedonda
A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda promove novo plantão de vacinação e testagem para Covid-19. Neste fim de semana, dias 23 e 24 de julho, duas unidades básicas de saúde ficarão abertas para vacinação contra Covid-19, Influenza (gripe) e testes para o diagnóstico de coronavírus. São elas: UBSFs 249 e Vila Mury. O horário para vacinação é das 08h às 18h30.

Testagem
A UBSF Vila Mury também oferecerá testagem no mesmo horário, enquanto as unidades 249 e São Lucas atenderão das 08h às 22h30 para a realização de testes. A Central de Testagem ? localizada no antigo Laboratório Municipal no Hospital Dr. Nelson Gonçalves, no bairro Aterrado ? funciona 24 horas, todos os dias.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que pessoas que estejam com sintomas gripais (coriza, dor de cabeça, febre, dor de garganta, cansaço, perda do olfato ou paladar) procurem atendimento nestas unidades durante o fim de semana. É recomendado que o paciente leve seu álcool em gel e tenha uma caneta para preencher a ficha no local de testagem. O uso de máscara nos serviços de saúde é obrigatório.

Outros locais de vacinação
Além das unidades de saúde citadas acima, o Zoológico Municipal (9h às 16), Shopping Park Sul (10h às 20h) e Sider Shopping (sábado, das 10h às 20h/ domingo, das 14h às 20h) também estarão aplicando doses contra Covid-19 e gripe.

Cronograma de aplicação

Vacina contra gripe - Toda população a partir de 6 meses

Vacina contra Covid-19
1ª dose - Para quem não se vacinou a partir de 3 e 4 anos

*A vacina utilizada será CoronaVac e a recomendação é que sejam feitas
duas doses do imunizante, no intervalo de 28 dias

1ª e 2ª dose - Para quem não se vacinou a partir de 5 anos

*Antecipada a 2ª dose da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. O
intervalo, entre a 1ª e a 2ª dose, que era de oito semanas, passou a
ser 21 dias

3ª dose - Para pessoas acima de 12 anos que receberam a 2ª dose há
pelo menos 4 meses

4ª dose - Para pessoas a partir de 18 anos que tenham tomado a 3ª dose
há mais de 4 meses

Para receber as doses é preciso apresentar caderneta de vacinação, CPF
ou cartão SUS.

CSN passa por nova vistoria para averiguar medidas emergenciais adotadas contra a poluição

Número de máquinas e de trabalhadores atuando na limpeza do pátio de sinterização aumentou; chuveiros, veículos e equipamentos aspersores estão funcionando

#MeioAmbiente, #Poluição, #CSN, #VoltaRedonda
A Prefeitura de Volta Redonda fez nesta sexta-feira, dia 22, a segunda vistoria no interior da Usina Presidente Vargas. A primeira, realizada no dia 14, resultou em um acordo com a empresa, pelo qual seriam adotadas seis medidas emergenciais para reduzir os efeitos da poluição atmosférica entre a população. Desta vez, o objetivo foi verificar o andamento da execução das propostas anunciadas. De acordo com o verificado, as primeiras ações já foram tomadas e devem impactar em uma melhora no meio ambiente local. 

O setor de sinterização passou a contar com duas máquinas varredeiras rodando pelo pátio durante todo o tempo de produção, bem como houve aumento no contingente de pessoal atuando nas vias, pátios, estruturas e equipamentos das sinterizações e áreas adjacentes. Duas máquinas do tipo “Bob Cat”, retroescavadeiras e caminhões com equipamento de aspersão passaram a circular pelo local, continuamente. Os chuveiros de aspersão que pulverizam água sobre as esteiras responsáveis por transportar o minério voltaram a funcionar em volume considerável. Todas essas ações impedem que o vento leve material particulado para fora da usina. 

O volume de pó oriundo da produção retirado pelos funcionários do pátio a cada instante é impressionante. Sacos e sacos são enchidos e alocados de forma incessante. Sem esses equipamentos funcionando, sem os veículos adequados e com número reduzido de funcionários, praticamente todo esse material particulado agora recolhido iria em algum momento ser levado de dentro da usina para os bairros de Volta Redonda. Molhado e assentado, o material particulado é recolhido com mais facilidade e levado para os depósitos apropriados. No caso das esteiras que transportam o minério pela usina, com o chuveiro de aspersão funcionando os particulados simplesmente ficam fixos na borracha até chegar ao destino final na cadeia de produção do aço. 

Todas estas medidas são ainda paliativas, mas a informação mais importante no cenário atual é a de que a CSN já fez contato com empresas para adquirir os equipamentos necessários para modernização da sinterização. O contrato de R$ 250 milhões está agitando o mercado. Apesar de ter até 2024 para cumprir o TAC (termo de Ajustamento de Conduta), a CSN se comprometeu com a prefeitura de agilizar essa parte da sinterização. 

“As medidas emergenciais foram adotadas, mas sabemos que só a modernização da produção vai melhorar de forma mais sensível esta questão. Então, a notícia mais importante que recebemos hoje foi que a CSN já está no mercado em busca destes equipamentos. Sabemos que essa ação demanda mais tempo, mas se o empenho pela modernização da sinterização for o mesmo que observamos hoje para adoção das medidas emergenciais, ganharemos todos em Volta Redonda. Vamos aguardar e seguir vistoriando sempre que possível e necessário”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.

Leo da Joalheria Regina confirma sua pré-candidatura à deputado federal em convenção partidária

Leo da Joalheria Regina é um dos nomes confirmados para a disputa eleitoral de 2022. O pré-candidato a deputado federal teve sua candidatura aprovada pelo Podemos, durante a reunião de convenção partidária. O processo de escolha dos candidatos aconteceu neste sábado, 23, na sede do partido, no Centro do Rio de Janeiro.

SOBRE O LEO:

Leo da Joalheria Regina tem 45 anos, barra-mansense, casado e pai de duas meninas. É formado em Direito pela antiga Sobeu, hoje UBM. Comerciante, ele é responsável pela Joalheria Regina (em Barra Mansa, Volta Redonda e Resende) e pela Mazel Presentes.

Foi presidente da CDL Jovem de Barra Mansa entre os anos 2005 e 2006, da CDL Executiva entre 2020 e 2022 e foi suplente na diretoria do Sicomércio.

Idosa tem residência assaltada após cair em golpe em Volta Redonda

Uma idosa, de 67 anos, caiu no golpe do "falso sequestro" e acabou tendo a casa assaltada na madrugada desta sexta-feira (22) em Volta Redonda (RJ). O imóvel fica no bairro Sessenta.

Segundo a Polícia Militar, um bandido ligou para a vítima dizendo que sua filha havia sido sequestrada.

Depois de ouvir gritos de uma mulher e ameaças do suposto sequestrador, ela acabou passando o endereço do imóvel ao golpista, além de informar que estava sozinha.

Pouco tempo depois, um bandido foi à residência de carro e furtou alguns pertences da idosa, fugindo em seguida.

O caso foi registrado na delegacia de Volta Redonda e está sendo investigado. Não se sabe quantos bandidos participaram do crime. Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito havia sido preso.

Morre idoso atropelado por caminhão desgovernado em Angra dos Reis

#Sebastião Francisco Teodoro
Morreu na madrugada desta sexta-feira, dia 22, o idoso que estava de bicicleta e que foi atropelado violentamente por um caminhão-baú desgovernado em Angra dos Reis (RJ). O acidente aconteceu na sexta-feira passada, no bairro Encruzo da Enseada.

Sebastião Francisco Teodoro, de 75 anos, estava internado há uma semana no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Municipal da Japuíba. Ele chegou a passar por cirurgia, mas não resistiu aos graves ferimentos que sofreu, principalmente na região do tórax.

O motorista do caminhão e um ajudante dele, que estava no banco do carona, também ficaram feridos. Eles chegaram a ser levados para o mesmo hospital, passaram por avaliação ortopédica, fizeram exames e receberam alta no mesmo dia.

Segundo a Defesa Civil, o veículo teria perdido o freio no momento em que descia a Rua Ivair Garcia de Oliveira.

Além de atropelar Sebastião, o caminhão invadiu uma casa. Não havia ninguém no imóvel no momento do acidente — a dona da casa tinha saído minutos antes.

Defesa Civil avaliou estrutura do imóvel

O imóvel atingido passou por uma vistoria feita por técnicos da Defesa Civil. O laudo apontou "danos pequenos em dois pilares frontais da casa", com necessidade de um escoramento pontual para aliviar a carga distribuída nos pilares danificados".

No entanto, a Defesa Civil concluiu que o imóvel não apresenta risco de queda e, com isso, não precisou ser interditado.

Ciclista fica gravemente ferido ao ser atropelado por caminhão desgovernado em Angra dos Reis

Mulher fica gravemente ferida ao ser agredida pelo companheiro em Rio Claro

#Polícia, #Tentatativadefeminicídio, #RioClaro
Uma mulher, de 28 anos, foi agredida com golpes de machado pelo companheiro na madrugada desta sexta-feira (22) em Rio Claro (RJ). O crime aconteceu na Servidão Hortência, no bairro Alambari.

A vítima foi socorrida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada em estado grave para o Hospital São João Batista, em Volta Redonda.

A vitima sofreu uma fratura no crânio e uma lesão no pulmão. Ela precisou ser intubada, segundo informou a unidade medica.

De acordo com a Polícia Militar, o companheiro da vítima fugiu por uma área de mata após cometer o crime. Ele ainda não foi encontrado.

O caso foi registrado na delegacia de Rio Claro e está sendo investigado.

Policiais apreendem 700 kg de droga após fuga na Dutra, em Piraí

#Polícia, #Traficodedrogas, #Dutra, Piraí
Foto: PM
Uma operação conjunta terminou com apreensão de 674 tabletes de maconha na noite desta sexta-feira, dia 22, em Piraí.

Segundo a Polícia Militar, por volta das 18h20min, policiais militares, após denuncia, fecharam o cerco a um Jeep Compass de cor branca, que estava se deslocando sentido Rio de Janeiro com uma grande quantidade de droga.

O carro foi localizado e, ao ser dado ordem de parada, o motorista parou as margens da rodovia, porém quando os agentes desceram das viaturas para realizar abordagem, o condutor aproveitou o congestionamento e acelerou o automóvel e empreendeu fuga pelo acostamento, não podendo ser alcançado.

Policiais rodoviários federais foram comunicados e ficaram posicionados para abordagem no posto policial, porém o veículo não passou.

Após buscas pela redondeza, o veículo foi localizado abandonado dentro de uma cratera ao lado rodovia com farta quantidade de drogas.

O material e a ocorrência foi encaminhada a 94ª DP. Ninguém foi preso.

sexta-feira, 22 de julho de 2022

Corpo de jovem procurado por família é encontrado em Volta Redonda

Foi encontrado na tarde desta sexta-feira (22), no Rio Paraíba do Sul, no bairro Três Poços, em Volta Redonda, o corpo de Thauan Costa da Silva Carneiro, de 20 anos. A informação foi confirmada pela mãe dele, numa rede social.

O jovem estava desaparecido desde a última sexta-feira (15). Ele era morador do bairro Nova Primavera. A causa da morte ainda não foi divulgada.

A mãe do rapaz foi também quem registrou seu desaparecimento, na delegacia de Volta Redonda, no último domingo (17). No mesmo dia, a tia de outro jovem residente no bairro, fez um boletim de ocorrência sobre o desaparecimento dele, Tonny Luis Freitas de Souza, de 18 anos. Até o momento desta publicação, o paradeiro de Tonny continuava desconhecido. (Foto: Cedida pela família)

Ex-candidato a vereador do PL é preso por ameaça ao ser denunciado pela PF ao STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou a prisão temporária de Ivan Rejane Fonte Boa Pinto por usar redes sociais e aplicativo de mensagens contra o Estado Democrático de Direito, defendendo a extinção do STF e ações violentas contra seus membros e divulgando notícias falsas sobre integrantes da Corte. A decisão se deu na Petição (PET) 10474, atendendo a pedido da Polícia Federal. O decreto de prisão foi cumprido nesta sexta-feira (22) em Belo Horizonte (MG).

De acordo com o relator, o investigado convocava outras pessoas para o cometimento de crimes, atentando contra a democracia e suas instituições, ignorando a exigência constitucional de reuniões lícitas e pacíficas, o que pode configurar os crimes de associação criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito, previstos no Código Penal. 

Para o ministro, a Polícia Federal demonstrou a necessidade da prisão temporária, nos termos da Lei 7.960/1989, já que há provas de autoria dos crimes e o perigo gerado pela liberdade, tendo em vista que algumas publicações tiveram milhares de visualizações. Além disso, segundo o ministro, a medida é pertinente para garantir a colheita de provas e com o objetivo de elucidar as infrações penais atribuídas à associação criminosa em toda sua extensão.

Organização criminosa

As informações trazidas aos autos, apontou o relator, demonstram uma possível organização criminosa que tem por um de seus fins desestabilizar as instituições republicanas, utilizando-se de uma rede virtual de apoiadores que atuam, de forma sistemática, para criar ou compartilhar mensagens que tenham por objetivo a derrubada da estrutura democrática e o Estado de Direito no Brasil.

Na sua avaliação, os fatos narrados condizem com as provas colhidas nos Inquéritos (INQs) 4781 (fake news) e 4828 (atos antidemocráticos), bem como se assemelham ao modo de agir que resultou na instauração do INQ 4874 (milícias digitais), todos de sua relatoria.

 Discurso de ódio

O ministro verificou ainda que as manifestações de Ivan também trazem ameaças a pessoas públicas cujo posicionamento político é contrário ao dele no espectro ideológico. Segundo o relator, a Constituição Federal não permite aos pré-candidatos, candidatos e seus apoiadores, inclusive em período de propaganda eleitoral, a propagação de discurso de ódio e de ideias contrárias à ordem constitucional.

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão! Liberdade de expressão não é liberdade de destruição da democracia, das instituições e da dignidade e honra alheias! Liberdade de expressão não é liberdade de propagação de discursos mentirosos, agressivos, de ódio e preconceituosos!”, enfatizou.
 
Busca e apreensão

O relator determinou, também, a busca e apreensão de armas, munições, computadores, tablets, celulares e outros dispositivos eletrônicos do acusado, bem como de quaisquer outros materiais relacionados aos fatos, além do bloqueio de contas em redes sociais.
 
Sigilo levantado

Por fim, o ministro Alexandre de Moraes retirou o sigilo dos autos. Segundo ele, embora a necessidade de cumprimento das diligências determinadas exigisse, a princípio, a imposição de sigilo, diante de sua implementação, não há necessidade de manutenção da medida.

Homem é flagrado com 60 mil reais em Valença

#Dinheiro, #BPRv, #RJ145, #Valença
Foto: PM
Durante ação de policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, um homem foi detido ao ser flagrado com aproximadamente 60.000 mil reais. O caso aconteceu nesta sexta-feira, dia 22, em Valença.

De acordo com a policiais, o homem seguia num carro na RJ-147, quando foi abordado. Aos policiais ele deu informações desconexas, os agentes suspeitaram e fizeram revista no veículo.

O dinheiro estava escondido num compartimento no interior do veículo.

O caso foi encaminhado a delegacia local.

Policiais são atacados durante patrulhamento em Barra Mansa

Policiais militares foram atacados a tiros quando faziam patrulhamento no bairro Cotiara, em Barra Mansa. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 22.

Segundo a PM, houve troca de tiros e uma pistola foi apreendida. Ninguém foi preso como não houve informações de feridos.

A ocorrência foi encaminhada a 90ª DP.

Panorama Covid-19: indicadores precoces mantêm tendência de queda

Atendimentos a casos de síndrome gripal nas UPAs reduziram 39% em relação à semana anterior


A 10ª edição do Panorama Covid-19 mostra que todos os indicadores precoces da Covid-19 mantêm tendência de queda. A análise considera os dados registrados na semana de 11 a 17 de julho. Os atendimentos a casos de síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento da rede estadual (UPAs) reduziram 39% em relação à semana anterior. Na semana de 4 a 10 de julho, a média diária de atendimentos foi de 489, sendo 275 de adultos. Já na semana de 11 a 17 de julho, a média diária foi de 296 atendimentos, sendo 155 de adultos.

Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, dia 22, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

As taxas de positividade de antígeno e RT-PCR mantêm tendência de redução nas duas últimas semanas. Entre os dias 11 e 17 de julho, foram realizados em média 6 mil testes de antígeno por dia, sendo a positividade de 15%. Em relação ao RT-PCR, estão sendo analisados em média 350 exames por dia, com positividade de 14,4%.  Na semana de 4 a 10 de julho, a positividade dos testes de antígeno estava em 21% e a dos exames de RT-PCR, em 18%.

As solicitações de leitos para tratamento da Covid-19 também seguem com redução, com uma média de 15 pedidos por dia, sendo de 8 para UTI e 7 de enfermaria. A média diária de pessoas aguardando um leito também teve queda em comparação à semana anterior. Na semana de 11 a 17 de julho, foram 13 para UTI e 12 para enfermaria. Importante ressaltar que a fila é dinâmica e, ao longo das 24 horas, pessoas entram e saem dessa fila.

A SES atua com o plano de contingência da Covid-19 e já reverteu 30 leitos de enfermaria e 57 de UTI no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), no Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann e no Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião. O plano prevê a ativação de níveis a partir de determinados cenários epidemiológicos. Com base nesse plano, em cada nível de ativação, são definidas as medidas de enfrentamento a serem tomadas.

Prefeitura de Volta Redonda consegue na justiça acesso gratuito à idosos em ônibus

#Justiça, #Acessogratuito, #ônibus,#VoltaRedonda
A justiça aceitou o recurso da prefeitura de Volta Redonda (RJ) e restabeleceu a gratuidade nos ônibus municipais para passageiros com idades entre 60 e 64 anos.

A decisão é da noite desta quarta-feira, 20 de julho de 2022, e foi comemorada em redes sociais pelo prefeito Antonio Francisco Neto.

As empresas de ônibus ainda precisam ser notificadas.

O juiz Roberto Henrique dos Reis, da 4ª Vara Cível de Volta Redonda (RJ), atendeu às empresas de ônibus da cidade. Mas agora, essa liminar está derrubada.

O Sindpass (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros) alegou que a prefeitura não poderia conceder o benefício sem a fonte de custeio.

Motociclista morre em acodente na BR-393, em Barra do Piraí

#Acidentefatal, #BR393, #Motoeambulância, #BarradoPiraí
Foto: PRF
Um homem morreu num acidente frontal na Rodovia Lúcio Meira em Barra do Piraí. A moto em que a vitima conduzia bateu contra uma ambulância na altura do km, em distrito de Dorândia.

A pista sentido Volta Redonda foi interditada. O trânsito flui nos dois sentidos em sistema de siga e pare pela via sentido Barra do Piraí.

Na ambulância ninguém se feriu.

O corpo de Gustavo Machado, de 49 anos, até esta publicação se encontrava no local.

A pericia foi acionada e a ocorrência está sendo encaminhada a 88ª DP.

Caminhão atinge loja em Barra Mansa

#Acidente, #Caminhão, #BarraMansa
Um motorista de um caminhão perdeu o controle da direção e invadiu uma loja na manhã desta quinta-feira (21) em Barra Mansa. O acidente aconteceu na Avenida Domingos Mariano, no Centro da cidade. O veículo transportava sacos de cimento.

Segundo a Guarda Municipal, o caminhão não atingiu nenhum pedestre. O motorista também não ficou ferido. Por volta de 12h, guardas municipais estavam no local orientando o trânsito.

Motociclista é atingido por carro em saída de posto em Volta Redonda

#Acidente, #MotoxCarro, #Voldac, #VoltaRedonda

Um homem ficou ferido num acidente envolvendo carro e moto na noite desta quinta-feira (21), em Volta Redonda. O acidente foi na Avenida Nossa Senhora do Amparo, no bairro Voldac.

O motociclista foi atingido pelo carro quando saia de um posto de combustíveis. O Corpo de Bombeiros foi acionado e levou a vítima para o hospital São João Batista.

Segundo o militares, ele não sofreu lesões graves, apenas uma machucado na perna. Porém, tanto o carro quando a moto, ficaram bastante danificado. O motorista do carro não ficou ferido.

Duas pessoas ficam feridas em colisão frontal em Volta Redonda

#Acidente, #Colisão, #CarroxVoltaRedonda, #VoltaRedonda

Uma batida frontal entre ônibus e caminhonete deixou dois feridos em Volta Redonda, no final da madrugada desta quinta-feira, dia 21. O acidente aconteceu acmteceu no entroncamento entre a Rodovia Lúcio Meira e a Avenida dos Trabalhadores, no bairro Vila Santa Cecília.

As vítimas são o motorista da caminhonete e uma passageira do ônibus, eles foram socorridos e levados ao hospital São João Batista.

De acordo com o hospital, a mulher, de 39 anos, sofreu ferimentos na face e está recebendo atendimento médico. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do motorista da caminhonete.

O trânsito no local do acidente chegou a ficar lento durante boa parte da manhã, mas foi normalizado por volta de 12h40. Até a última atualização desta reportagem, as causas do acidente não tinham sido divulgadas.

Preso em Angra dos Reis acusado de estuprar entedeada de 8 anos

#Polícia, #Deam, #Preso, #Estupro, #AngradosReis
Foto: Polícia Civil
Um homem, de 32 anos, suspeito de estuprar a ex-enteada, de 8 anos, foi preso na noite de terça-feira (19) em Angra dos Reis (RJ).

Segundo a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam), o acusado obrigava a criança a tomar banho com ele todas as vezes em que a mãe dela não estava em casa. Durante o banho, ele acariciava a menina e praticava diversos atos libidinosos, como sexo oral e ejacular sobre o corpo dela.

As investigações tiveram início em maio deste ano, após a mãe da vítima denunciar que a filha havia sido estuprada pelo ex-padrasto quando os três moravam juntos em Angra. Depois de ficar sabendo dos abusos, a mulher disse ter fugido com a criança para a cidade do Rio de Janeiro, na comunidade Vila Aliança, no bairro Bangu.

De acordo com a Deam, ao longo das investigações, a polícia descobriu outros crimes sexuais que teriam sido praticados pelo acusado. Ele é suspeito de ter beijado uma vizinha de 11 anos a força, além de ter a filmado, junto com a ex-enteada, dormindo com roupas íntimas. A polícia informou ainda que o homem tocava nas genitálias das crianças enquanto se masturbava.

Além disso, a polícia também encontrou vídeos que teriam sido gravados pelo acusado no momento em que ele caminhava pela cidade filmando mulheres por baixo de suas saias, vestidos e shorts em diversos estabelecimentos, como agências bancárias e supermercados.

A partir da conclusão das investigações, a Deam pediu à Justiça um mandado de prisão preventiva contra o acusado. Ele foi encontrado no Centro e não ofereceu resistência à prisão.

O homem foi levado para a Deam e, nesta quarta-feira (20), será encaminhado à cadeia pública de Volta Redonda. Ele vai responder por estupro de vulnerável.

"É muito importante que os responsáveis estejam atentos aos sinais e ao comportamento dessas crianças e adolescentes. Notando qualquer mudança no comportamento ou na forma de se relacionar com as pessoas, não deixem de denunciar às autoridades responsáveis. Procure a delegacia mais próxima de sua casa e faça o registro de ocorrência", disse a delegada titular da Deam de Angra, Paula Loureiro.

Cerca de 700 crianças são vacinadas contra Covid-19 em escolas de Barra Mansa

Após aplicação de doses nas redes municipal e estadual, Secretaria de Saúde se prepara para levar imunização às unidades de ensino particulares

#Saúde, #Covid19, #Vacinação, #BarraMansa
A Secretaria de Saúde de Barra Mansa atingiu a marca de 700 aplicações do imunizante contra Covid-19 em alunos de 62 unidades de ensino municipais e estaduais. A partir desta terça-feira, 19, acontece o planejamento para o início da aplicação de doses contra a doença em escolas particulares. O projeto “Vacinação nas Escolas” visa ampliar a cobertura contra o coronavírus no município.

Segundo a responsável pela Imunização da Secretaria, Yasmim Rio Verde, o foco principal da ação é mostrar a importância da vacinação. “Realizamos uma busca ativa, onde pudemos apresentar aos pais quais os tipos e diferenças de vacinas contra a Covid-19 temos disponíveis para a faixa etária de 05 a 11 anos. Além disso, esclarecemos as dúvidas dos responsáveis e deixamos claro que não é uma questão obrigatória e sim de conscientização à vacinação”, disse Yasmim.

Ela ressaltou que os responsáveis que quiserem que os filhos recebam a dose na escola podem procurar a direção das unidades. “O responsável que desejar que seu filho seja vacinado e que por algum motivo não tenha conseguido levá-lo a uma unidade de saúde ainda, deve procurar pelo responsável da instituição de ensino para a assinatura de um termo de responsabilidade, ou entrar em contato com o setor de imunização para solicitar uma visita à escola da criança. Visto que estamos centralizando a vacina pediátrica em algumas unidades para evitar o desperdício de doses por semana”, explicou Yasmim.

A dona de casa Gabriela Rocha levou o filho Alessandro, de 11 anos, para tomar a primeira dose de imunização contra Covid-19 na Escola Municipal Doutor Elvino Alves Pereira.  Ele acredita que é papel dos responsáveis incentivar as crianças sobre a vacinação contra o coronavírus.
"A imunização é fundamental. Eu contraí a doença, mas como estava vacinada, os sintomas foram fracos. Sabemos da importância e precisamos proteger nossas crianças. A transformação da escola em um ponto de vacinação facilita a vida dos pais e passa mais segurança", contou Gabriela.

ISP divulga indicadores do primeiro semestre de 2022

Homicídio doloso reduziu 15% em relação ao acumulado do ano

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulga hoje as incidências Criminais e Administrativas de Segurança do Estado do Rio de Janeiro referentes ao primeiro semestre de 2022.

- A divulgação desses dados é importante para auxiliar as polícias na distribuição de seus efetivos - explicou a diretora-presidente do ISP, Marcela Ortiz.

Principais indicadores:

    Homicídio doloso: 1.473 vítimas no primeiro semestre de 2022 e 227 em junho. Redução de 15% em relação ao acumulado do ano e de 3% em relação ao mês.

    Letalidade violenta (homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do estado): 2.143 vítimas no primeiro semestre de 2022 e 314 em junho. Redução de 18% em relação ao acumulado do ano e de 8% em relação ao mês.

    Morte por intervenção de agente do estado: 628 vítimas no primeiro semestre de 2022 e 77 em junho. Redução de 22% em relação ao acumulado do ano e de 21% em relação ao mês.

    Roubo de carga: 1.936 casos no primeiro semestre de 2022 e 286 em junho. Redução de 15% em relação ao acumulado do ano e de 26% em relação ao mês.

    Roubo de rua (roubo a transeunte, roubo de aparelho celular e roubo em coletivo): 30.776 casos no primeiro semestre de 2022 e 5.319 em junho. Redução de 13% em relação ao acumulado do ano e de 2% em relação ao mês.

    Roubo de veículo: 11.703 casos no primeiro semestre de 2022 e 1.878 em junho. Redução de 9% em relação ao acumulado do ano e de 1% em relação ao mês.

A partir de agosto, fatura de energia elétrica terá novo modelo

Companhia destaca ainda mais segurança para efetuar o pagamento

A partir de agosto, o modelo da conta de energia elétrica vai mudar para os clientes da Light. Com o objetivo de atender à determinação legal da Secretaria Estadual de Fazenda do Rio de Janeiro (SEFAZ), passando a emitir a fatura de energia elétrica como um documento auxiliar de nota fiscal eletrônica (NF3-e) e com um design diferente, o novo modelo reforça ainda mais a segurança na emissão do documento e na hora de realizar o pagamento, com a possibilidade de acompanhar a emissão da nota em todos os detalhes no site da SEFAZ.

A companhia ressalta ainda a continuidade do cumprimento das informações regulatórias determinadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na emissão da conta.

A principal alteração na fatura de energia será percebida na parte de cima, logo após dos dados do cliente. Posicionando a câmera do telefone celular no QR Code disponível, a pessoa terá acesso imediato às informações fiscais, enviadas diretamente da base de dados do governo do estado.

A Gerente de Faturamento da Light, Drielly de Souza, explica o que mudará "O cliente receberá a sua fatura de energia com algumas alterações em seu visual. A mais importante é o QR Code da Nota Fiscal Eletrônica, na parte superior da conta. Com essa mudança, a conta de energia passa a ser um documento com validade tributária garantida pela assinatura digital da empresa, simplificando as obrigações dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento da emissão pelo Fisco e consumidor, garantindo mais segurança nos aspectos fiscais."

Confira o novo formato da conta de energia da Light (modelo de impressão e entrega simultânea):

#Economia, #Contadeenergiaelétrica

QR Code para pagamento por PIX ficará na parte inferior da conta

Vale ressaltar que a conta de energia da Light já inclui, desde o mês de outubro de 2021, a possibilidade de pagamento via PIX, por meio de um outro QR Code disponível, a partir de agora, na parte inferior da conta, ficando próximo ao código de barras para pagamento. A partir da inclusão da NF3-e, haverá dois QR Code na fatura: o da parte superior é exclusivamente para acesso à nota fiscal e o código da parte inferior é para pagamento por PIX.

O PIX pode ser utilizado por qualquer pessoa que tenha uma conta bancária, seja corrente ou poupança, ou mesmo um aplicativo de meio de pagamento e um celular com acesso à internet. Essa modalidade de pagamento permite a compensação bancária em apenas alguns segundos e, com isso, pode ajudar a evitar a suspensão no fornecimento de energia por inadimplência ou ainda agilizar a religação do serviço, já que o prazo de 24 horas só passa a contar após a confirmação da fatura quitada.

Polícia chega a um dos suspeitos de tortura e morte de mulher em Volta Redonda

Sthefany

Um dos suspeito de participar do assassinato da jovem Sthefany Laura Teles, de 26 anos, no último dia 9, foi preso nesta quarta-feira (20) em Volta Redonda. Contra ele, havia mandado de prisão pelo crime.

Pelas as investigações, outros dois homens e uma mulher teriam participado do assassinato.
Stephany  foi sequestrada, torturada e morta com quatro tiros de calibre 9 milímetros.

O cadáver foi encontrado na Rodovia do Contorno, no mesmo momento em que a família fazia registro de desaparecimento da jovem na Deam.

De acordo com a Polícia Civil, o carro utilizado no crime, um GM Corsa Wind azul, seria do suspeito preso. O rapaz cumpre pena em regime semiaberto por tráfico de drogas e estava sendo monitorado por uma tornozeleira eletrônica.

A Polícia Civil informou que foi solicitado ao juízo o histórico de localização do suspeito e foi confirmado que ele esteve no local do sequestro de Stephany no horário do registro, assim como no lugar onde o corpo de Stephany foi encontrado.

Diante das provas, os agentes expediram um mandado contra o suspeito. Ele irá responder por homicídio triplamente qualificado. Os outros suspeitos do crime ainda não foram encontrados.

Segundo informações extraoficiais, Sthefany namorava um suspeito de tráfico e rivais dele teriam a capturada. A intensão era que moça entregasse onde estava escondido o companheiro.

Ela não o entregou e acabou sendo torturada e morta. A jovem, que morava no bairro Ilha Parque, teve o cabelo cortado com navalha e teve várias perfurações pelo corpo causadas por arma branca.

Por TSF

Dupla é presa com pistola e kit rajada em Volta Redonda

#Polícia, Traficodedrogas, #JardimCidadedoAço, #VoltaRedonda
Foto: PM
Uma dupla foi presa com arma e munições nesta quinta-0feira, dia 21, em Volta Redonda. Eles foram flagrados na Rua Frei Henrique Soares, no bairro Jardim Cidade do Aço.

Segundo a Polícia Militar, os homens foram flagrados tentando fugir com três mochilas, uma pistola calibre 9 milímetros equipada com kit rajada, dois carregadores de pistola, 782 pinos de cocaína e mil pinos vazios.

O caso foi apresentado na 93ª DP de Volta Redonda.

Mais de 800 cirurgias de catarata estão previstas até esta sexta-feira (22) em Volta Redonda

Serviço foi retomado através do projeto Revi-VER, da Secretaria Municipal de Saúde. Operações serão realizadas até o dia 22 deste mês

#Saude, #Cirurgia, #Catarata, #VoltaRedonda
As cirurgias de catarata voltaram a ser realizadas em Volta Redonda nesta terça-feira (19). A previsão é que 800 cirurgias sejam feitas até a próxima sexta-feira, dia 22. O serviço é gratuito e acontece através do projeto Revi-VER, iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Em menos de dois anos, mais de 5 mil cirurgias foram promovidas. 

As operações acontecerão em um centro cirúrgico oftalmológico móvel instalado na Ilha São João. Os pacientes atendidos estavam na fila de espera pelo procedimento e antes da cirurgia foram submetidos a exames pré-operatórios, como o de biometria óptica – utilizado para o cálculo preciso das lentes intraoculares a serem implantadas. Todos os procedimentos, como exames pré-operatórios e acompanhamento pós-cirurgia, ocorrem pelo SUS (Sistema Único de Saúde). 

Pré-operatórios


Cento e sessenta novos exames pré-operatórios serão realizados neste sábado e domingo, dias 23 e 24 deste mês. Os pacientes serão contactados pela Secretaria Municipal de Saúde e deverão comparecer à Ilha São João. 

Novos agendamentos e fila de espera

Podem se inscrever no programa Revi-VER qualquer morador de Volta Redonda que já tenha sido diagnosticado com catarata. A pessoa ou familiar deve procurar o DIPA (Departamento de Informação, Programação e Avaliação), que fica na sede da Secretaria de Saúde, no antigo hospital Santa Margarida, no bairro Niterói. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. É necessário levar o Cartão SUS ou CPF e documento com foto do paciente. 

As pessoas que já fizeram cadastro para cirurgia de catarata não precisam ir ao DIPA para renovar a solicitação. Todos que estão na fila de espera serão convocados para fazer o procedimento, através de comunicação oficial da Secretaria de Saúde. Eles devem acontecer ao longo dos próximos meses. 

A Prefeitura de Vota Redonda também alerta que não há orientação para que as pessoas procurem atendimento diretamente na Ilha São João.

Mais de 12,8 milhões de eleitoras e eleitores fluminenses estão aptos a votar em 2022

Eleitorado cresceu 3,37% em comparação às eleições gerais de 2018

#Eleições2022, #RiodeJaneiro
Terceiro maior colégio eleitoral do país, o estado do Rio de Janeiro possui 12.827.296 eleitoras e eleitores aptos a votar nas eleições deste ano. O quantitativo representa  8,2% do eleitorado nacional e apresenta um aumento de 3,37% no eleitorado fluminense, em relação às últimas eleições gerais. Em 2018, o número de pessoas habilitadas a votar no Rio era de 12.408.340.

De acordo com dados do TSE, São Paulo possui o maior eleitorado do Brasil, com 34.667.793 (22,16%), seguido de Minas Gerais, que fica na segunda posição com 16.290.870 (10,41%). Em todo o país, são 156.454.011 brasileiras e brasileiros que deverão comparecer às urnas para escolha dos cargos de deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente da República.

Gênero e nome social

O Cadastro Eleitoral de 2022 mostra que a maior parte do eleitorado fluminense é composta por mulheres. Ao todo, são 6.916.729 eleitoras, o que equivale a 54% do total. Os homens são 5.900.224. Há ainda outros 10.343 votantes sem informação sobre o sexo, num total de 0,08%. Eleitoras e eleitores com nome social somam 4.868.

Faixa etária

O quantitativo do eleitorado na faixa etária de 16 e 17 anos no estado do Rio saltou de 52.743, em 2018, para 123.573, em 2022, o que representa um crescimento de 134%. O total de eleitoras e eleitores fluminenses com idade acima de 70 anos também aumentou. Em relação a 2018 houve um crescimento de 15,3% nessa faixa etária do eleitorado, que passou de 1.395.067, em 2018, para 1.609.557. O voto é facultativo para os jovens com menos de 18 anos e os idosos que já completaram 70 anos.

Distribuição geográfica

No estado do Rio, a Capital tem o maior número de pessoas aptas a votar: 5.002.621. Na sequência, está a cidade de Duque de Caxias (672.121), seguida de São Gonçalo (670.644) e Nova Iguaçu (611.833). Há 22 municípios com mais de 100 mil eleitoras e eleitores.

Já as três cidades com menor eleitorado são Macuco (7.153), São José de Ubá (7.364) e Laje do Muriaé (7.394). No estado do Rio, existem 11 municípios com menos de 10 mil eleitoras e eleitores.

Pessoas com deficiência

No estado do Rio, 86.646 pessoas declararam ter algum tipo de deficiência, sendo que a maior parte está relacionada à locomoção, com 39.315 eleitoras e eleitores, ou 41,75% do total. Em 2018, eram 54.976 pessoas com deficiência.

Essa é uma informação depende da autodeclaração da eleitora ou eleitor. Assim, o cadastro eleitoral só indica se alguém possui algum tipo de deficiência quando a própria pessoa informa essa condição ao buscar atendimento da Justiça Eleitoral.

Hospital de Pinheiral ganha aparelho de raio-x

#Pinheiral, #Aparelhoderaiox, #Hospital
Foi instalado no Hospital Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa, de Pinheiral, um novo aparelho de Raio-x portátil que irá atender às demandas da Sala Vermelha, que oferece atendimento emergencial ao paciente em estado grave. 

A aquisição foi possível após o município receber o recurso de R$ 6 milhões de reais do estado para reforma, ampliação e compra de novos equipamentos para o hospital. 

O antigo aparelho que já atendia a unidade hospitalar agora será destinado somente para atendimento aos pacientes internados.

Armas e munições são apreendidas em curral em Quatis

#Quatis, #Polícia, #Armasemunições
Uma espingarda calibre 28 sem numeração, 11 cartuchos deflagrados e dois cartuchos carregados foram apreendidos quarta-feira, dia 20, num curral em Quatis.

Segundo policiais envolvidos na ação, que durante patrulhamento na localidade foram abordados por moradores que disseram ter ouvido disparos de arma de fogo a noite.

 Durante as buscas os policiais chegaram até um curral abandonado, onde havia uma bolsa com o material apreendido.

A ocorrência foi encaminhada a 100ª DP de Porto Real. Ninguém foi preso.

quinta-feira, 21 de julho de 2022

Drogas são apreendidas e jovem preso em Porto Real

#Polícia, #PortoReal, #Traficodedrogas, #Preso
Um suspeito de trafico de drogas foi detido e material do trafico de drogas foi apreendido durante ação da PM na tarde de terça-feira, dia 19, em Porto Real.

Os policiais foram até a Rua 16, no bairro Freitas Soares, para averiguar um ponto de trafico de drogas, quando deparam com um homem em sua janela.

Os policiais disseram que após a mãe do jovem chegar em casa permitiu a entrada deles para fazer buscas, em cima da cômoda do quarto do jovem foi encontrado um triturador de fumo e um cigarro aparentando ser maconha.

Num buraco do muro da residência foram encontrados quatro dolas de erva seca aparentando ser maconha.

No quintal de uma tia do jovem foram vistos notas de 2,00 reais como se tivesse sido lançadas pela janela, já no quintal havia uma sacola plástica contento 32 pinos de pó branco aparentando cocaína, 10 tabletes de erva prensada aparentando ser maconha e a quantia em dinheiro de 135,00 reais.

O jovem negou aos policiais que o material fosse dele.

Todos foram encaminhados a delegacia de policia e ocorrência registrada.

Ao todo foram apreendidos 21,5 gramas de maconha e 19,3 gramas de cocaína.

O jovem foi enquadrado e permaneceu preso.

Garotinho tem recurso negado em condenação por 'compra de votos'

Foto: Rádio Agencia
O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), manteve condenação do ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), por compra de votos nas eleições de 2016 em Campos dos Goytacazes (RJ).

Ele indeferiu pedido da defesa do ex-governador de extensão da decisão no Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 1343875, em que concedeu habeas corpus de ofício para determinar a anulação da sentença condenatória de Thiago Ferrugem, também investigado na denominada Operação Chequinho.

Caso

De acordo com os autos, Garotinho e Ferrugem foram condenados por integrar associação criminosa voltada à prática de corrupção eleitoral através da distribuição de cheques-cidadão, programa de assistência social mantido pela prefeitura de Campos dos Goytacazes (RJ), durante as eleições municipais de 2016.
 
A defesa alega que ambas as condenações tiveram como base provas obtidas em busca e apreensão na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS).

Com esse argumento, pediu a nulidade da ação penal a que o ex-governador responde, nos mesmos termos da decisão proferida por Lewandowski em relação ao réu Thiago Ferrugem, em que o ministro considerou ilegais as provas extraídas dos computadores da secretaria municipal, por falta de perícia.

Similitude fática

Ao negar o pedido de extensão, o ministro Lewandowski observou que os elementos apresentados pela defesa, especialmente no que diz respeito à validade das provas, não permitem concluir, ao menos por ora, que a situação de Garotinho seja similar à do outro réu. Um dos requisitos para a extensão é que esta deverá incidir apenas em relação àqueles que integram a mesma relação jurídica processual do indivíduo beneficiado.

O relator acrescentou que Garotinho não figura como acusado na mesma ação penal de Thiago Ferrugem nem juntou aos autos cópias da sentença e do acórdão condenatório contra ele, inviabilizando o exame acerca da utilização de provas supostamente ilegais.
 
Reclamação

Com os mesmos argumentos, o ministro também rejeitou (negou seguimento) a Reclamação (RCL) 54630, em que a defesa de Anthony Garotinho, com amparo no posicionamento formado até o momento pela maioria da 2ª Turma, pedia a suspensão do trâmite de apelação em trâmite no TRE-RJ.
 
O ministro lembrou que um recurso da Procuradoria-Geral da República contra sua decisão no ARE 1343875 está em julgamento em ambiente virtual pela Segunda Turma do Tribunal, e que, embora tenha sido formada uma maioria provisória para a manutenção do seu entendimento, o julgamento tem previsão de encerramento apenas em 5/8, não sendo lícito, a seu ver, antecipar a conclusão.

quarta-feira, 20 de julho de 2022

Moto roubada em São Paulo é recuperada em Volta Redonda

Veículo foi encontrado na Avenida Lucas Evangelista, no bairro Aterrado, e encaminhado à delegacia da Polícia Civil

#VoltaRedonda, #Motoroubada, #SãoPaulo
Uma moto preta foi recuperada na noite desta terça-feira, dia 19, por guardas municipais de Volta Redonda. O veículo, com registro de furto em Aparecida, interior de São Paulo, estava na Avenida Lucas Evangelista Oliveira Franco, no bairro Aterrado, e foi encaminhado à delegacia da Polícia Civil (93ª DP), onde o caso foi registrado.

Os agentes estavam em patrulhamento quando foram acionados por policiais militares, que avistaram que a motocicleta estava sem placa e retrovisores. Em abordagem, os guardas descobriram que o condutor não possuía CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O veículo foi removido para o Depósito Público Municipal, e, em seguida, descobriu-se de que havia registro do furto. Sendo assim, a moto foi levada para a delegacia.

O proprietário foi comunicado para comparecer à unidade policial. Já o condutor foi identificado e deve responder por interceptação de produto furtado.

O comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, João Batista dos Reis, destacou a importância de os agentes estarem nas ruas e a integração entre as forças de segurança da cidade.

“Nós estamos coibindo e tirando das ruas veículos que possam estar sendo usados ações ilícitas. Neste caso, uma motocicleta como essa, sem placa, veloz, acaba sendo utilizada em crimes. Então é importante a Guarda Municipal estar atenta e vigilante o tempo todo. A população pode contar conosco”, destacou Batista.

Caminhão tomba em acidente com carro na Dutra, em Resende

#Resende, #Acidente, #Carroecaminhão, #Tombamento
Foto: PRF
Um acidente foi registrado no final da madrugada desta quarta-feira, dia 20, em Resende. 

Segundo a PRF, a colisão envolve um caminhão e um carro no acesso oeste. Houve tombamento, mas ninguém se feriu.

O veículo ocupou as duas faixas e o desvio foi pelo acostamento.

Agentes seguem no local para orientação.

Carro roubado é recuperado em Piraí

#Piraí, #Carroroubado, #PRF, #PM
Foto: PRF
Um carro foi recuperado na tarde desta terça-feira, dia 19, em Piraí. O Gol, da cor preta e com placas do Rio de Janeiro, foi localizado no acostamento da Rodovia Presidente Dutra.

O veiculo foi abordado por policiais militares que pediram auxilio aos policiais rodoviários federais para identifica-lo pois havia indicios de adulteração.

O caso foi encaminhado a 94ª DP da cidade, onde foi possível constatar, segundo a PRF, que o veículo estava clonado, ou seja, usando dados de outro veículo em situação legal.

O Gol, de fato licenciado em Seropédica, constava em registro de roubo/furto no dia 13 de setembro de 2019 no município de licenciamento.

O condutor de 25 anos foi detido e o registro de recuperação realizado. Aos policiais o homem alegou ter comprado o carro semana antes, mas não sabia da irregularidade.

Justiça define data do julgamento de mulheres acusadas da morte menina em Porto Real

A justiça marcou para o dia 19 de outubro a sessão de julgamento de Gilmara de Oliveira de Farias (mãe) e de sua companheira Bruna Luane Barbosa Nunes (madrasta), acusadas de espancarem até a morte a menina Ketelen Vitoria da Rocha, de seis anos, em Porto Real.

A sessão acontecerá na Vara Única da Comarca de Porto Real – Quatis, pela juíza a Priscila Dickie Oddo.

O crime

#PortoReal, #Justiça, #Homicidiodemenina
Bruna é acusada de atacado Ketelen na tarde do dia 19 abril de 2021, na casa da namorada, na Rua Onze, no bairro Jardim das Acácias, em Porto Real. A criança foi socorrida em estado grave ao hospital da cidade e depois levada para a unidade de Resende, onde não resistiu aos ferimentos e morreu cinco dias depois.

A época, a avó da criança e a mãe da agressora, companheira de Gilmara, teria informado que, apesar de morar na mesma casa, não sabia dizer o que teria acontecido com a criança.

Ao ser questionada, a mãe da vitima disse que sua companheira deu socos, chutes, pisadas, pauladas, arremessou a criança na parede e depois a jogou de um barranco de aproximadamente 7 metros de altura e que estas agressões se davam desde a último dia 16.

Policiais foram até a casa de Brenda, para prende-la, a acusada ao avistar as viaturas tentou fugir, mas foi detida.

As duas tiveram a prisão em flagrante decretada pela justiça por tortura. Já a mãe da agressora, uma mulher de 50 anos, foi autuada pelo crime de omissão de socorro e responderá em liberdade.

É gravíssimo o estado de saúde da menina de seis anos atacada por madrasta em Porto Real

 

Não resiste aos ferimentos criança torturada por mãe e madrasta em Porto Real

Agressões motivadas por ciúmes

De acordo com a polícia, a mãe da menina e a companheira confessaram o crime, que teria sido motivado por ciúmes.

“A companheira começou a sentir ciúmes da criança, o que foi piorando o relacionamento, até [chegar] agora às agressões”, contou o delegado titular de Porto Real, Marcelo Nunes Ribeiro.

“A mãe da criança alega que, por volta de outubro do ano passado, a companheira começou a sentir ciúmes da criança e começou a maltratar tanto a mãe como a criança. Começou a fazer algumas agressões contra a criança, no que veio a culminar, na última sexta-feira, a essa série de agressões”, acrescentou o delegado.

Homem é preso com drogas em Resende

#Resende, #Traficodedrogas, #CidadeAlegria
Foto: PM

Um homem foi preso nesta terça-feira, dia 19, por suspeita de trafico de drogas no bairro Cidade Alegria, em Resende.

Policiais militares chegaram ao suspeito através de uma denúncia anônima, que informava venda de entorpecentes na localidade.

O homem foi flagrado com uma quantidade de drogas em vários pinos a pronta entrega, dinheiro e caderno de anotação.

A ocorrência foi encaminhada a 89ª DP.

Um ferido e outro preso durante ação policial em Barra do Piraí

#BarradoPiraí, #Traficodedrogas, #Roseira
Foto: PM
Uma ação Polícia Militar terminou com vasto material do trafico de drogas apreendido nesta terça-feira, dia 19, em Barra do Piraí.

De acordo com os policiais envolvidos na ação, durante averiguação de denuncia de trafico de drogas no bairro Roseira eles foram recebidos a tiros por criminosos. Um homem foi encontrado ferido e outro preso em flagrante.

Além de uma pistola, grande quantidade de drogas foram apreendidas. A ocorrência foi encaminhada a 88ª DP.

terça-feira, 19 de julho de 2022

Crédito às famílias é destaque do saldo total das operações em junho, que devem crescer 1,1%

Pesquisa mostra que carteira pessoa física deve se expandir 1,4% em junho, enquanto a de pessoa jurídica poderá crescer 0,8%, em linha com as projeções de boa performance do PIB no 2º trimestre.

O crédito destinado às famílias deverá ser o destaque do saldo total da carteira em junho, que deve crescer 1,1%, acelerando o ritmo de expansão em 12 meses para 16,6%, mostra a Pesquisa Especial de Crédito da Febraban. A estimativa de alta para a carteira pessoa física é de 1,4%, que deverá ser beneficiada pela recuperação do mercado de trabalho e medidas de transferência de renda do governo, que têm favorecido o consumo. 

A expectativa é de um crescimento de mesma magnitude (de 1,4%) na carteira com recursos livres e direcionados. Em 12 meses, a carteira pessoa física deve registrar alta de 21,7% ante 21,9% em maio. 

A Pesquisa de Crédito é divulgada mensalmente como uma prévia da Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central e as projeções são feitas com base em dados consolidados dos principais bancos do país, que representam de 38% a 88% do saldo total do Sistema Financeiro Nacional, dependendo da linha, além de outras variáveis macroeconômicas que impactam o mercado de crédito. 

Em relação à carteira pessoa jurídica, a pesquisa mostra que deve crescer 0,8% em junho, mostrando também um desempenho similar entre as categorias de recursos: livres (+0,8%) e direcionados (+0,7%). Neste caso, a expectativa é de aceleração na taxa de expansão em 12 meses desta carteira para 9,8% (ante 8,9% em maio), diante do maior dinamismo da atividade no período.  

Concessões 

As concessões de crédito devem apresentar queda mensal de 2,0% em junho, devido ao menor número de dias úteis em relação ao mês de maio. Entretanto, quando ajustado por dias úteis, o volume de concessões deve mostrar ligeira alta de 2,6%. No acumulado em 12 meses, o volume total de concessões deve crescer 23,2%, equivalente a uma leve desaceleração ante a alta estimada em maio (+24,5%).

Já com o ajuste pela média de dias úteis, as concessões para as famílias devem subir 3,0% no mês, impulsionadas pelo crédito rural (direcionado), diante do início da preparação dos produtores para a safra 2022/2023.

De acordo com a pesquisa, o volume de concessões para as empresas deve crescer 2,2% no mês (com ajuste por dias úteis), sendo possível que seja observado algum efeito da liberação de recursos dos programas públicos ainda no fim do mês, como o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte).