Rádio Acesa FM VR: 2022-04-03

sábado, 9 de abril de 2022

Foragido da Justiça é preso em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um foragido da Justiça foi preso pela Polícia Rodoviária Federal na tarde desta sexta-feira (8) em Barra do Piraí (RJ). Ele foi flagrado num carro na rodovia Lúcio Meira — BR-393.

O home de 51 anos foi abordado porque estava dirigindo em alta velocidade. Ao consultarem o sistema, os agentes constataram que o homem estava com um mandado de prisão em aberto, expedido em julho de 2020, por homicídio.

Segundo a PRF, durante a abordagem, o motorista chegou a oferecer R$ 30 mil aos policiais para que não fosse preso.

Após o flagrante, ele foi levado para a delegacia, onde foi autuado por corrupção ativa e multado por dirigir em alta velocidade. O carro foi recolhido para o pátio da PRF.

Casa do Trabalhador de Volta Redonda atende mais de 660 pessoas no primeiro mês

Programa do Governo do Estado funciona na Subprefeitura do Retiro que passou por obras de adequação

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O polo da Casa do Trabalhador em Volta Redonda, localizado na Subprefeitura do Retiro, já realizou mais de 660 atendimentos, sendo a maioria presencial. Em operação desde o último dia 3 de março, o programa do Governo do Estado tem o objetivo de implementar políticas de trabalho e emprego, geração de renda, estimulando a formação e a qualificação dos cidadãos.
 
De acordo com o coordenador da Casa do Trabalhador em Volta Redonda, Luiz Marcelo de Oliveira, a equipe é composta por 25 colaboradores que oferecem o acolhimento e um atendimento humanizado a quem busca uma colocação no mercado de trabalho e também a quem disponibiliza vagas no município. Os agentes já cadastraram neste mês de março, 192 empresas que já estão disponibilizando vagas no site e pelo aplicativo “Mais Trabalho RJ”, inclusive com colaboradores já iniciando sua jornada profissional através do programa. 

“A realização desse programa aconteceu com apoio do vereador Jorginho Fuede, que foi em busca de uma parceria para nosso município, junto ao secretário de Estado de Trabalho e Renda, Patrique Welber. Agradeço também ao governador Cláudio Castro, ao prefeito Neto e ao secretário Munir Francisco pela parceria”, disse Luiz. 

Entre os benefícios da Casa do Trabalhador, destacam-se o desenvolvimento de ações de apoio ao trabalhador, através do alinhamento entre a qualificação profissional e as demandas locais, e a posterior oferta de serviços como: orientações sobre primeiro emprego, estágio, elaboração de currículo, atendimento ao jovem trabalhador, atendimento à mulher trabalhadora, entre outros. Para isso, são feitas parcerias com instituições formadoras de ensino, ministradas palestras e oferecidos diferentes cursos de qualificação profissional. 

Para receber o programa Casa do Trabalhador, o local passou por obra de adequação, que foram realizadas em parceria entre a Subprefeitura do Retiro e a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), que forneceu apoio logístico e material. A Casa do Trabalhador conta com salas de aula e de informática, duas de atendimento reservado, uma de coordenação, além de recepção e outras áreas. 

“Essa foi mais uma missão que o prefeito Neto nos passou e que estamos cumprindo em prol da população. Ele se empenhou e não mediu esforços para a realização desse importante projeto em Volta Redonda. O secretário Munir Francisco (Smac) também foi fundamental para a realização dessa parceria. Unimos esforços e quem sai ganhando é o povo de Volta Redonda, que agora conta com mais essa opção de serviço aqui na Subprefeitura do Retiro, onde são disponibilizados atendimentos de INSS, IPTU, Saae, entre outros vários. É o poder público cada vez mais próximo da população”, afirmou o coordenador da Subprefeitura do Retiro, Jorge Ricardo Silva, o Jorginho.

RJ tem 721 mil títulos cancelados a espera de regularização

No mês passado, apenas cerca de 5 mil eleitores reativaram o título que estava cancelado

As 721.001 eleitoras e eleitores com o título cancelado no estado do Rio de Janeiro têm até o dia 4 de maio para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. Esse prazo também vale para quem precisa revisar os dados do título, solicitar transferência do domicílio eleitoral ou mesmo tirar o documento pela primeira vez, para votar nas Eleições 2022. A reativação do título cancelado é um procedimento simples e realizado pela internet, no sistema Título Net, que está disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Desde 9 de março, apenas 5.072 eleitoras e eleitores que estavam com título cancelado regularizaram a situação.

A orientação do  TRE-RJ é de que as pessoas não deixem a solicitação dos serviços eleitorais para os últimos dias, quando a procura pelos serviços aumenta bastante e pode haver sobrecarga de acessos ao sistema Título Net, que é gerenciado pelo Tribunal Superior Eleitoral e atende a eleitoras e eleitores de todo o país. Pelo número  (21) 3436-9000, da Central de Atendimento Telefônico (CAT) é possível tirar dúvidas e solicitar ajuda. A CAT funciona de segunda a sexta, das 11h às 19h.

Ausência em três turnos

A maior quantidade de eleitoras e eleitores com títulos cancelados está na cidade do Rio de Janeiro, com um total de 282.745 pessoas. Na sequência, vêm os municípios de São Gonçalo, com 44.862, Niterói, com 40.253, Nova Iguaçu, com 37.573, e Duque de Caxias, com 30.632. O principal motivo de cancelamento da inscrição eleitoral ocorre quando eleitoras e eleitores com idade entre 18 e 70 anos deixam de votar ou justificar a ausência às urnas por três turnos consecutivos de votação. Nessa faixa etária, o voto é obrigatório.

O processamento das ausências relativas aos turnos de votação das eleições municipais de 2020, realizadas no auge da pandemia, estão provisoriamente suspensas pela Justiça Eleitoral. Portanto, essas ausências não entram na contabilidade dos faltosos com o título de eleitor cancelado. Da mesma forma, essas ausências às últimas eleições não geram multa. Caso essas ausências venham a ser processadas, a Justiça Eleitoral fará ampla divulgação sobre a necessidade dessas eleitoras e eleitores regularizarem a situação com a Justiça Eleitoral.

Jovens de 15 anos

Para os jovens de 16 e 17 anos, o voto ainda é facultativo. Mas, se desejarem votar em outubro, precisam tirar o título até o fechamento do cadastro. E isso vale também para aquelas pessoas que têm 15 anos mas completam 16 até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno das eleições gerais deste ano. O voto dos idosos com 70 anos ou mais também é facultativo e, por isso, não há risco de cancelamento caso deixem de comparecer às urnas.

A coleta biométrica permanece suspensa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e não será exigida nas eleições deste ano. Assim, quem ainda coletou as digitais deve aguardar a reativação do serviço pelo TSE, o que deve ocorrer somente após o pleito de outubro, em que estão em disputa os cargos de deputado estadual, deputado federal, uma vaga de senador, governador do estado e presidente da República.

Última vitima desaparecida na praia de Ponta Negra é resgatada neste sábado (9)

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foi resgatada na manhã sábado, dia 9, a última vítima que estava desaparecida na Praia de Ponta Negra, em Paraty.

Yasmin Campos dos Santos, 8 anos, é a sétima vítima fatal do soterramento de uma casa na comunidade da Ponta Negra.

A busca foi concluída com a ajuda de uma mini-escavadeira, que foi transportada até a comunidade na sexta-feira, por um helicóptero da Força Aérea Brasileira.

O menino Dorqueu Campos, 12 anos, o único sobrevivente do soterramento, segue internado em estado grave em hospital Adão Pereira Nunes, de Duque de Caxias (RJ), que é referência para o atendimento a politraumatizados no estado.

Os trabalhos de busca do Corpo de Bombeiros permanecem por três (3) pessoas desaparecidas, em Ilha Grande (Itaguaçu). 

As equipes especializadas em busca e salvamento em desastres, incluindo deslizamentos e estruturas colapsadas, com auxílio de cães farejadores. Aeronaves, drones, retroescavadeiras e embarcações apoiam a operação.

O trabalho segue com o transporte da segunda mini escavadeira para a comunidade da Ponta Negra. As máquinas vão permanecer na comunidade para reverter o desvio no curso da cachoeira que está ameaçando outras casas no local.

Assaltos a bancos caem 2021, aponta pesquisa

O número de assaltos e tentativas de assaltos a agências bancárias, assim como os ataques a caixas eletrônicos, mantém a tendência de queda verificada nos últimos anos. Os assaltos e tentativas realizados em 2021 foram 36,2% menores do que o registrado no ano anterior: caíram de 58 para 37 ocorrências. Já os ataques a caixas eletrônicos recuaram 38,7% na comparação entre os dois períodos, passando de 434 (2020) para 266 (2021).  É o que aponta levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) com 17 instituições financeiras que respondem, juntas, por mais de 90% do mercado bancário.

O volume total de crimes praticados contra agências e caixas eletrônicos caiu 38,4% em 2021, passando de 492 ocorrências em 2020 para 303 casos, no último ano. Os ataques incluem incidentes em agências bancárias durante o dia e de madrugada. Já os assaltos a bancos são os realizados durante o expediente bancário, com as agências em pleno funcionamento.

Para Isaac Sidney, presidente da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), os números refletem os investimentos dos bancos em tecnologia, segurança física e capacitação de pessoal.

“O setor bancário está fortemente empenhado em ações tecnológicas e novos produtos que reduzem a necessidade do uso de dinheiro em espécie e em grandes quantias, o que tem sido fundamental para desestimular as ações criminosas, das quais os bancos também são vítimas”, afirma Sidney.

Como medida para impedir o avanço da criminalidade, os bancos brasileiros têm feito investimento relevante no aprimoramento da segurança bancária, da ordem de R$ 9 bilhões ao ano, o triplo do que era gasto há dez anos. Além disso, são investidas somas expressivas de recursos em tecnologia para a realização de operações de forma rápida e segura por meio dos canais digitais, reduzindo a necessidade de recurso dentro das agências bancárias ou no manuseio de dinheiro em espécie.

Como resultado desse investimento, os crimes de assalto a bancos têm seguido uma tendência contínua de queda desde o ano 2000, quando 1.903 ocorrências foram registradas no país, um recuo de 98% em 21 anos. Os ataques a caixas eletrônicos também registram queda desde 2014, quando atingiu o pico: passaram de 3.584 ocorrências naquele ano, para 266 em 2021, um recuo de 92,5% em 7 anos.

A queda no número de ocorrências também está relacionada à estreita parceria dos bancos com as polícias (Civil, Militar e Federal) e com o Poder Judiciário no combate à criminalidade, propondo novos padrões de proteção, muitos deles resultantes dos trabalhos desenvolvidos na Comissão de Segurança Bancária da FEBRABAN, da qual participam representantes das principais instituições financeiras do país.

Em 2021, 32,4% dos assaltos a bancos ocorreram no segundo trimestre do ano. Já a maior parte dos ataques a caixas eletrônicos em 2021 ocorreu no primeiro trimestre do ano, quando 30% do total de ocorrências do ano foi registrado.

Investimentos em segurança

Tanto as agências quanto os postos de atendimento contam com sistemas de capturas de imagens, câmeras de visão noturna, sistemas de reconhecimento facial e sensores que identificam situações fora do comum que possam indicar a ação de bandidos, como aumento repentino de temperatura na agência ou movimentação dos caixas eletrônicos.

Já os caixas eletrônicos contam com dispositivos de entintamento das notas, em observância ao previsto na Lei n.º 13.654/18. Esses mecanismos, que usam tinta especial colorida para inutilizar cédulas nos casos de ataques a ATMs, estão instalados nos terminais de autoatendimento em operação no país.

Os grandes bancos também possuem centrais que monitoram as agências em tempo real, no esquema 24/7 (24 horas por dia, 7 dias da semana), além de vigilantes profissionais, uma média de três profissionais por agência bancária. No caso de alguma ocorrência, as polícias são acionadas.

Os serviços de segurança são fornecidos por empresas especializadas com autorização de funcionamento expedida pelo Departamento de Polícia Federal, em conformidade com a lei 7.102/83.

Monique Medeiros acessa rede sociais e pode voltar à prisão

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) ingressou, nesta sexta-feira (08/04), com recurso contra a decisão que determinou o relaxamento da prisão preventiva de Monique Medeiros, denunciada como uma das responsáveis pela morte do filho, Henry Borel, em março de 2021.

Monique teria se envolvido em postagens veiculadas em suas redes sociais, mesmo após o Juízo ter decretado que uma das condições para a soltura da ré seria a proibição de postagens em redes sociais, “quaisquer que sejam elas”, sob pena de restabelecimento da ordem prisional.

Soltura

A defesa da acusada argumentou que um dos motivos alegados para o relaxamento da prisão foi baseado no relato da própria Monique, que narrou ter recebido ameaças dentro do cárcere, sendo certo que sua integridade física encontra-se incólume desde que foi presa.

Monique e ao seu então namorado, o ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, conhecido como Dr. Jairinho, respondem pela morte de uma criança de apenas 4 anos de idade, por uma conduta deliberada, em que se sabia ou se poderia prever o resultado.

Clínicas do Detran poderão aceitar planos de saúde

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Clínicas médicas credenciadas ao Departamento de Trânsito do Estado do Rio (Detran-RJ) podem ser obrigadas a ter convênio com pelo menos três empresas de plano de saúde. É o que determina a Lei 9.623/22, de autoria do deputado Luiz Paulo (PSD), que foi promulgada pelo presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), e publicada no Diário Oficial do Legislativo desta terça-feira (05/04). 

“A legislação de trânsito determina, em uma nítida reserva de mercado que deveria ser modificada no Congresso Nacional, que os exames médicos solicitados pelo órgão sejam feitos em clínicas credenciadas. Sendo assim, nada mais justo que tais clínicas passem a aceitar planos de saúde. Não faz sentido que o cidadão que já paga por um plano tenha que desembolsar mais uma taxa para realizar exames obrigatórios. É um monopólio injustificável”, criticou o autor da proposta. 

Pelo texto, as clínicas serão obrigadas a aceitar o pagamento em cartões de débito, crédito e pix. O trecho da lei que proibia a cobrança cumulativa de taxas de serviço como transferência de propriedade, baixa de gravame, inclusão de gravame, transformação de combustível e transferência de jurisdição foi vetado pelo governo. 

“Qual o sentido em cobrar taxas cumulativas para modificações que serão realizadas de forma concomitante e com uma simples alteração no documento do veículo? Nenhuma. E se já não fazia sentido antes, menos sentido faz agora, sendo o documento emitido em meio digital”, criticou Luiz Paulo.

Trechos da BR-101 são liberados em Angra dos Reis

Sistema PARE E SIGA será implantado para continuidade dos trabalhos da concessionária

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A concessionária que administra a rodovia Rio-Santos (CCR Rio-SP) liberou nesta sexta-feira, dia 8, o tráfego parcial de veículos na região de Angra dos Reis, entre o km 447 e o km 464 da BR-101. Nesses locais, foi implantado o sistema Pare e Siga, com liberação a cada meia hora para o tráfego de veículos. Haverá fechamentos programados de duas horas para a continuidade dos trabalhos das equipes de obra da concessionária que atuam nesses trechos e nas demais ocorrências críticas e de alta complexidade ao longo da rodovia, para em breve efetuar, a liberação total da rodovia. O local está devidamente sinalizado com cones. A retenção e a liberação dos veículos é feita pela Polícia Rodoviária Federal.

O tráfego nesses e outros locais poderá ser interditado em caso de chuvas ou outros fatores que comprometam segurança dos colaboradores que atuam nos locais e dos motoristas que trafegam na rodovia.

Trecho Fluminense
Em Mangaratiba, o tráfego flui por uma faixa no km 447. Já no 451 km, o tráfego fui no sistema Pare e Siga. Em Paraty, o motorista segue com tráfego fluindo em apenas 1 faixa nos km 520, km 543, km 578, km 597 e km 598. No km 592, em Patrimônio, o tráfego flui por um desvio no município para veículos de pequeno porte. Nesses locais, equipes trabalham na retirada do material (terra, rocha e árvores) que caiu sobre a pista.

O motorista que sai da cidade do Rio de Janeiro a caminho da cidade de Paraty, na divisa do estado, vai encontrar o tráfego fluindo em apenas um das faixas nos trechos citados, além de sistema Pare e Siga entre o bairro Camorim, em Angra dos Reis e Mangaratiba. Ao passar por esses pontos, o motorista deve respeitar a sinalização e redobrar a atenção, pois outros pequenos pontos de deslizamento foram registrados e estão sendo tratados pela concessionária.

Trecho São Paulo
Em Ubatuba, no Km 4 (Praia de Camburi), equipes da concessionária atuam para desobstruir parte da pista que está totalmente interditada. Por motivo de segurança, no período das 18h às 7h00, o trecho permanece interditado sendo permitida somente a passagem de veículos em emergência e oficiais.

Nos km 6,4 (Praia de Camburi) e 33,5 (Praia de Itamambuca), equipes continuam empenhadas na execução dos trabalhos emergenciais de recuperação do pavimento e o tráfego flui parcialmente em apenas 1 faixa com sistema de Pare e Siga.

Opções para o motorista

Para o motorista que está em São Paulo, a opção para chegar a Ubatuba é utilizar a rodovia SP-125 (Oswaldo Cruz), acesso no km 110,4 da Via Dutra. Ou a rodovia dos Tamoios (SP-099) pelos acessos nos quilômetros 149 e 147 da Via Dutra. Agora, se o destino for a cidade de Paraty, o motorista pode, desde que tenha veículo utilitário e as condições a da rodovia possibilite, utilizar a estrada Real, trecho Cunha Paraty, com acesso saída no km 65 da Via Dutra (BR-116). Agora, se o destino for Angra dos Reis, a opção é a saída no km 270, sentido rodovia RJ-155 (Presidente Getúlio Vargas).

Para o motorista que sai da cidade do Rio de Janeiro, com destino a Angra dos Reis e Paraty, se estiver em viagem pela Via Dutra, pode utilizar a saída do km 205,6, sentido Arco Metropolitano ou saída no km 270, sentido rodovia RJ-155 (Presidente Getúlio Vargas). Nesses trechos o motorista também vai se deparar com os mesmos pontos de interdição, com o tráfego fluindo no sistema de Pare Siga.

É importante ressaltar que todas as rodovias que dão acesso a BR-101 não estão sob a administração da CCR RioSP logo, a Concessionária orienta o motorista a consultar os órgãos de trânsito estaduais ou as empresas responsáveis pela administração das rodovias antes de sair de casa com objetivo de evitar transtornos no percurso.

Campanha
Além de trabalhar na desobstrução da BR-101, a CCR RioSP, com apoio do Instituto CCR, realiza uma campanha de arrecadação de mantimentos às famílias das cidades de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, e de Paraty, Mangaratiba e Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, atingidas pelas fortes chuvas da semana passada.

Podem ser doados alimentos não perecíveis, água e roupas em bom estado de conservação. Os pontos de coleta são as 11 bases operacionais da CCR RioSP, na Via Dutra. A divulgação da campanha ganha reforço na programação da CCRFM 107,5 RioSP e nos painéis de mensagens variáveis. Confira a localização das bases operacionais na via Dutra:

km 230 – São Paulo (sentido SP)
km 202 – Arujá (sentido RJ)
km 156 – São José dos Campos (sentido SP)
km 99 – Pindamonhangaba (sentido SP)
km 51 – Lorena (sentido RJ)
km 18 – Lavrinhas (sentido RJ)
km 311 – Itatiaia (sentido SP)
km 258 – Volta Redonda (sentido SP)
km 227 – Piraí (sentido RJ)
km 206 – Seropédica (sentido SP)
km 165 – Pavuna (sentido SP)

Desde sexta-feira, dia 01/04, quando ocorreram os incidentes na BR-101, devido às chuvas históricas que impactaram Angra dos Reis e região, as equipes da concessionária que administra a rodovia — CCR RioSP — atenderam mais de 60 ocorrências críticas e de alta complexidade ao longo dos 270 km da BR-101, com objetivo de agilizar a liberação de forma parcial ou total e, com isso, melhorar a fluidez do tráfego na rodovia.

“Em apenas 8 dias de trabalho mobilizamos dezenas de equipamentos e maquinários de grande porte, além de centenas de colaboradores para atuarem, simultaneamente, nas ocorrências na rodovia, o que a despeito do acontecimento da maior catástrofe na região dos últimos 40 anos, a CCR RioSP já possibilitou a trafegabilidade mesmo que parcial em toda BR-101” diz Carla Fornasaro, diretora-presidente da CCR RioSP.

Desde o dia 05/04, o Exército Brasileiro auxilia o trabalho da concessionária. Apesar da liberação parcial, a recomendação da Polícia Rodoviária Federal é que as pessoas evitem se deslocar pelos trechos atingidos, para facilitar o deslocamento das máquinas.

Feriados: confira as regras e documentação necessárias para evitar surpresas indesejáveis durante viagem

Neste mês de abril, além do feriado da Semana Santa, teremos o feriado de Tiradentes, no dia 21, na semana em que será realizado o desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro. Para quem prefere fugir da festa é importante ficar atento às regras de viagem de crianças e adolescentes e cumprir as exigências legais com documentação para não ser surpreendido antes de colocar o pé na estrada.

Para viajar em território nacional, é necessário apresentar documentos como certidão de nascimento ou comprovante com foto para menores de 11 anos. Já os adolescentes acima de 12 anos devem levar certidão de nascimento ou documento com foto. Crianças ou adolescentes de até 16 anos, que viajam com os pais, mãe, responsável legal, ou parentes maiores de idade não necessitam de autorização. Para viajarem desacompanhadas, além do documento, elas precisam apresentar autorização expressa do pai ou da mãe ou do responsável legal, com firma reconhecida por semelhança ou autenticidade.

Nas viagens para o exterior, é necessário ter autorização dos genitores através de escritura pública, ou documento particular com firma reconhecida, ou passaporte válido que conste a autorização para fora do país. Caso o pai ou a mãe se recuse a autorizar a viagem, a criança ou adolescente não poderá viajar, sendo necessário ingressar com uma ação judicial de Suprimento de Consentimento. No caso do embarque para o exterior é preciso portar passaporte válido, documento de identidade ou certidão de nascimento.   

As informações constam no portal da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância e da Juventude e do Idoso (Cevij) do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

Páscoa: 70 alunos concluem capacitação para confecção de chocolates em Barra Mansa

Oficina foi promovida através de parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Espro (Ensino Social profissionalizante)
 
www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foi encerrado nesta sexta-feira, dia 8, as oficinas de Chocolates de Páscoa oferecidas gratuitamente para moradores da cidade de Barra Mansa. Realizadas nos dias 04, 06 e 08, as aulas foram divididas em 03 turmas e foram destinadas a pessoas com idade a partir de 16 anos. Ao todo 70 alunos participaram.

O curso foi ministrado pelo chefe confeiteiro Célio de Oliveira, que foi voluntário do projeto.

Mapa de Risco da Covid-19: estado do Rio de Janeiro permanece em bandeira verde pela quinta semana consecutiva

Das nove regiões do estado, cinco estão com risco muito baixo para a doença

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A 76ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (08/04) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que pela quinta semana consecutiva o estado do Rio de Janeiro está em bandeira verde, de risco muito baixo para Covid-19. A análise faz a comparação da 13ª semana epidemiológica (SE 13) deste ano, de 27 a março a 2 de abril, com a 11ª semana (SE 11), de 13 a 19 de março.

O mapa desta semana mostra as regiões da Baía de Ilha Grande, Centro Sul, Metropolitana I, Metropolitana II e Norte em bandeira verde (risco muito baixo). Já as regiões da Baixada Litorânea, Médio Paraíba, Noroeste e Serrana permaneceram com bandeira amarela (risco baixo).

- Seguimos com cenário em queda sustentada para Covid-19 no estado. Todas as regiões estão com risco baixo ou muito baixo para a transmissão da doença. No entanto, mesmo com esse cenário, é importante que as pessoas não esqueçam a vacinação e retornem aos postos de saúde para completar o esquema vacinal – reforça o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

No período analisado, o número de internações caiu 55%, passando de 88 internações na SE 11, para 40, na SE 13. Os óbitos tiveram redução de 50%, passando de 44 óbitos, na SE 11, para 22, na SE 13. Os indicadores apontaram que, no período de 29 de março a 4 de abril, a taxa de positividade para SARS-CoV-2 em testes RT-PCR foi de 2%. Nesta quinta-feira (07.04), a taxa de ocupação de leitos para Covid-19 estava em 22,3% para UTI e 15,5% para enfermaria.

A média móvel de atendimentos de síndrome gripal em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 30 de março a 5 de abril foi de 339 casos diários. O dado corresponde a uma queda de 9,52% nesses atendimentos nos últimos 14 dias. A média de solicitações de internação no período de 29 de março a 4 de abril foi de 8 pedidos, o que indica uma queda de 14% de solicitações. Já a média da fila de espera para internação no período de 29 de março a 4 de abril foi de 4 pessoas, indicando uma queda de 16% nos últimos 14 dias.

Nesta edição do mapa de risco, foram registrados nove municípios classificados em risco muito baixo (bandeira verde) e 83 municípios em risco baixo (bandeira amarela).

sexta-feira, 8 de abril de 2022

Metalúrgicos não aceitam proposta de acordo proposto pela CSN

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Por 5.862 a 34 votos, metalúrgicos votaram contra a proposta da CSN de acordo e abono salarial coletivo 2022/2023. 

A votação aconteceu durante o dia desta sexta-feira, dia 8, na Praça Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília. Foram 5.892 votantes. Houve três votos nulos e três em branco.

A categoria alega não correção salarial em relação a defasagem da inflação e o não pagamento integral do abono.

Em nota, a CSN informou que a negociação segue aberta por meio de seus representantes legais para reuniões que envolvam os interesses dos trabalhadores.
 
No último dia 5 de abril a direção do Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense foi a sede da empresa e  apresentou uma proposta para o acordo coletivo 2022/2023 e abono.
 
"A empresa reforça que as negociações estão ocorrendo no prazo do acordo coletivo, cuja data base é 1º de maio.
 
Neste momento, resta à empresa aguardar a apreciação da proposta em assembleia, que foi convocada pelo Sindicato para o dia 8 de abril."
 
A nota salienta que a empresa só pode negociar o acordo coletivo com o sindicato legalmente constituído para representar os trabalhadores, como garante a legislação, e que não reconhece a legitimidade de movimentos paralelos que ocorrem durante a negociação sindical. 

"Eventuais disputas sindicais e movimentos pontuais não podem interferir no processo natural de negociação. É importante permitir à totalidade dos empregados, democraticamente, exercer o seu direito de votação", fechou a nota.

Queda de árvore bloqueia via no bairro São Francisco em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com
A queda de uma árvore bloqueou a Rua José Coutinho de Carvalho no bairro São Francisco, em Barra Mansa, na manhã desta sexta-feira, dia7. Uma retroescavadeira foi enviada ao local para liberação da via.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, João Vitor Silva Ramos, a raiz estava comprometida e ocasionou a quebra do tronco. “Nossa equipe também analisou as casas do entorno e não foi necessária nenhuma interdição. Solicitamos o apoio da Secretaria de Manutenção Urbana para remover esse vegetal com maquinário e não prejudicar a passagem de automóveis e pedestres”, disse.

João ressaltou ainda, que a situação não foi causada por questões climáticas. “Não houve chuva forte e nem vento que gerou a queda, simplesmente a raiz da árvore já estava podre e não comportou mais o seu peso”.

Preço do GLP tem queda e valor do gás de cozinha pode cair no Brasil

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (8/4) que vai reduzir, a partir de sábado, dia 9, o preço do gás de botijão vendido às distribuidoras. Segundo a petroleira, o preço médio de venda do GLP passará de R$ 4,48 para R$ 4,23 por kg – equivalente a R$ 54,94 por 13kg. Com isso, o preço terá uma redução média de R$ 3,27 por 13 kg, ou de 5,58%. 

A queda no valor, de acordo com nota da empresa, acompanha a evolução dos preços internacionais e da taxa de câmbio, que se estabilizaram em patamar inferior para o GLP, e é coerente com a sua política de preços.

Pinheiral chega a mais de 11,7 mil casos descartados de Covid-19

Pinheiral divulgou nesta sexta-feira, dia 8, os dados da Convi-19. Na cidade são 5.107 casos confirmados (5.034 curas, 73 óbitos). Até agora, 11.768 descartados.

O município segue realizando testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.

Metalúrgicos fazem caminhada até a porta da sede do sindicato em Volta Redonda

www.radioacesafm.blogspot.com.br
No final da tarde desta quinta-feira, dia 7, aproximadamente 2 mil operários da CSN fizeram uma caminhada da saída da porta da usina, na Vila Santa Cecília, até ao bairro o bairro Laranjal, onde fica a sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Volta Redonda.

A liderança do movimento relatou que acionaram os dirigentes para receber a proposta da classe, que anda insatisfeita com o não reajuste de salário e direitos pagos parcialmente. "Fomos procurar a diretoria para apresentar o que tinha conversado com o departamento do RH da empresa que nos orientou a apresentar as propostas ao sindicato, porém, não fomos recebidos."

Na manhã desta sexta-feira, dia 8, uma votação acontece na Praça Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília.

Cinco dos nove acusados de envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo serão julgados no dia 12 de abril

Pastor Anderson do Carmo/Foto: arquivo pessoal
Serão julgados, no próximo dia 12 de abril, a partir das 9 horas, pelo Tribunal do Júri de Niterói, cinco dos nove acusados de envolvimento na morte do pastor Anderson do Carmo, executado a tiros em junho de 2019. O julgamento acontece um ano e sete meses após recebida a denúncia pela juíza Nearis do Santos Carvalho Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói.

A juíza recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro no dia 28 de agosto de 2020. Após a tramitação do processo na fase de instrução, com a realização de audiência de instrução e julgamento, desmembrada em várias sessões, para os depoimentos das testemunhas de acusação e defesas, e interrogatório dos réus, no dia 4 de maio de 2021, a juíza proferiu a sentença de pronúncia. Assim, determinou que a deputada federal cassada Flordelis e mais oito réus fossem submetidos a julgamento pelo júri popular.

Em razão do número de acusados no processo, a magistrada optou por dividir o julgamento em duas sessões. A segunda sessão do júri acontece no dia 9 de maio, também a partir das 9 horas, quando serão julgadas Flordelis e mais três rés.

Na sessão do júri do dia 12 de abril, a partir das 9 horas, serão julgados o filho biológico de Flordelis, Adriano dos Santos Rodrigues; os filhos afetivos André Luiz de Oliveira, e Carlos Ubiraci Francisco da Silva e o ex-PM Marcos Siqueira Costa e sua esposa Andrea Santos Maia.   

No dia 9 de maio, na segunda sessão do júri, também a partir das 9 horas, além de Flordelis, serão julgadas sua filha biológica Simone dos Santos Rodrigues; a neta, Rayane dos Santos Oliveira; e a filha afetiva Marzy Teixeira da Silva.  

Dois filhos condenados

No dia 24 de novembro de 2021, o Tribunal do Júri de Niterói condenou Flávio dos Santos Rodrigues, filho biológico da ex-deputada federal Flordelis, a 33 anos 2 meses e 20 dias de reclusão em regime inicialmente fechado por homicídio triplamente qualificado consumado, porte ilegal de arma de fogo, uso de documento ideologicamente falso e associação criminosa armada. Ele foi denunciado como autor dos disparos de arma de fogo que provocaram a morte do pastor Anderson do Carmo de Souza, marido da ex-parlamentar, morto a tiros no dia 16 de junho de 2019.  

Na mesma sessão de julgamento, Lucas Cezar dos Santos de Souza, filho adotivo de Flordelis, foi condenado por homicídio triplamente qualificado a nove anos de prisão em regime inicialmente fechado. Ele foi acusado de ter sido o responsável por adquirir a arma usada no assassinato do pastor.

141 tabletes de maconha são apreendidos em Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: PRF
Dois veículos foram abordados por policiais rodoviários federais na manhã desta quinta-feira, dia 7, na Rodovia Presidente Dutra, em Piraí. Neles foram encontrados 132 quilos de maconha no porta-malas de um deles. O outro veículo realizava o serviço de batedor, com o intuito de evitar a fiscalização. Na ação três pessoas foram presas.

Segundo a PRF, o automóvel que transportava a droga estava com os sinais identificadores adulterados.

Na abordagem, ocorrida no km 227 da BR 116, três pessoas foram presas: um homem, que conduzia o automóvel com a droga e um casal, que ocupava o veículo que seguia como batedor.

A maconha, os veículos e as três pessoas foram encaminhadas à sede da Polícia Federal na Praça Mauá, Rio de Janeiro.

quinta-feira, 7 de abril de 2022

Transportadora terá de indenizar viúva por morte de motorista em acidente na Dutra, em Barra Mansa

A Sexta Turma do Tribunal Superior do Trabalho reconheceu a responsabilidade da Fluminense Diesel Ltda. (Flumidiesel), de Barra Mansa (RJ), pelo acidente que causou a morte de um motorista de caminhão de transporte de combustíveis na Via Dutra, no Natal de 1995. Conforme os ministros, a responsabilidade, no caso, é objetiva, que dispensa a comprovação de culpa da empresa, em razão da atividade de risco.

Incêndio

No acidente, durante viagem a serviço, o motorista teve o corpo totalmente carbonizado em decorrência do incêndio do caminhão. A viúva requereu a condenação da Flumidiesel ao pagamento de indenização por danos morais de R$ 90 mil, equivalente a 300 salários mínimos, alegando que o acidente teria sido causado pela manutenção inadequada dos freios do veículo.

Acima da velocidade
A empresa, em sua defesa, sustentou que o acidente ocorrera por culpa exclusiva da vítima. Ao apresentar nota fiscal de manutenção, a Flumidiesel argumentou que o motorista trafegava acima do limite de velocidade, conforme laudo da polícia, o que seria suficiente para afastar sua responsabilidade civil.

Sem culpa da empresa

Conforme o juízo de primeiro grau, o problema detectado no caminhão fora na bomba d'água, que não interfere no funcionamento da frenagem, mas do motor. Esse tipo de defeito faria o veículo “ferver” e fundiria o motor, mas não causaria a explosão. Foram levados em conta, ainda, depoimentos que confirmaram a manutenção periódica do caminhão.

A sentença foi mantida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), que concluiu que não havia motivo para reconhecer a responsabilidade da empresa, porque não fora evidenciada sua culpa pelo acidente.

Atividade de risco
Segundo o relator do recurso de revista da viúva, ministro Augusto César, o motorista, no desempenho da sua função, sujeitava-se a risco maior de sofrer acidente relacionado com o tráfego. “Trata-se, inegavelmente, de atividade que, pela sua natureza, implica risco para o empregado que a realiza”, afirmou. Nesse caso, aplica-se o parágrafo único do artigo 927 do Código Civil, que fixa a obrigação de reparar o dano, independentemente de culpa, quando a natureza da atividade é de risco.

Ainda de acordo com o ministro, o laudo pericial havia constatado outros fatores que teriam concorrido para o acidente, como piso molhado, condução no período noturno e a reduzida visibilidade do local.

Com o provimento do recurso, a Turma determinou o retorno dos autos à Vara do Trabalho para que prossiga a análise dos pedidos de indenização por danos morais e materiais formulados pela viúva na reclamação, com base na responsabilidade objetiva da empregadora.

Presidente da TV Record recebe medalha comemorativa do TST

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Ministro Emmanoel Pereira com o presidente da emissora, Luiz Cláudio Costa, o diretor institucional, Marcelo Cordeiro, e o diretor executivo, Luciano Ribeiro Neto 
O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Emmanoel Pereira, recebeu dirigentes da Rede Record de Televisão, nesta quarta-feira (6), para uma visita institucional. O encontro ocorreu no edifício-sede do tribunal, em Brasília.

Estiveram presentes à reunião o presidente da emissora, Luiz Cláudio Costa, o diretor institucional, Marcelo Cordeiro, e o diretor executivo, Luciano Ribeiro Neto. Na ocasião, o presidente da emissora foi agraciado com o livro e a medalha comemorativa dos 80 anos da Justiça do Trabalho.

“Essa medalha é o reconhecimento da Justiça do Trabalho a todos aqueles que contribuíram para o fortalecimento do trabalhador e das empresas brasileiras”, enfatizou o presidente do TST.

O presidente da Record ressaltou a importância da Justiça do Trabalho e demonstrou o interesse da imprensa em dar ampla divulgação às ações institucionais empreendidas pelo TST em benefício da sociedade. “Sem justiça não tem cidadania”, afirmou Luiz Cláudio Costa. “A justiça é importante em todos os ramos do Poder Judiciário. E a do trabalho é importante para equilibrar as relações entre empregado e empregador”.

Três pessoas ficam feridas em acidente na Beira-Rio

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um acidente no início da noite desta quarta-feira, dia 6, deixou três pessoas feridas na Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, no bairro Retiro, em Volta Redonda.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas motos bateram de frente e as vitimas foram atendidas no local e liberadas.

O trânsito, por volta dás 18:30h, ficou parcialmente interditado, sendo desviado pela mão contrária, sentido Centro da cidade.

Volta Redonda abre processo seletivo para trabalhar no ProJovem Urbano

São 11 vagas temporárias para níveis superior e médio

Foi aberto as inscrições para processo seletivo simplificado, com o objetivo de contratação temporária de profissionais que atuarão no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem Urbano) – criado para elevar a escolaridade dos jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. São nove vagas para funções de nível superior, e duas vagas para quem tem formação mínima de Ensino Médio completo na modalidade Normal. 

A seleção será realizada através de análise curricular com base na avaliação dos documentos comprobatórios para pontuação de títulos e de experiência, de acordo com a área de atuação dos candidatos. 

Para a equipe de coordenação, estão disponíveis três vagas. Uma para Coordenador Geral, que tem salário de R$ 3.296,00 e requer curso superior. Para a função de Assistente Pedagógico – salário de R$ 2.600,00 –, é necessário ter curso superior em Pedagogia ou em Licenciaturas. E para a vaga de Assistente Administrativo, o salário é de R$ 2.200,00 e a escolaridade é curso superior. 

As outras oportunidades de nível superior são para o quadro da Educação Básica, com carga horária de 30 horas semanais e salário de R$ 2.557,00. Estão disponíveis vagas para Educador de Educação Básica, para as disciplinas: Língua Portuguesa (1 vaga); Ciências da Natureza-Física, Química e Biologia (1); Inglês (1); Matemática (1). 

O processo seletivo também dispõe de vagas para Educador de Participação Cidadã – História e Geografia (1) – e para Educador de Participação Profissional – 1 vaga para a categoria Arco Ocupacional (Administração; Gestão Pública ou Recursos Humanos). 

E para quem possui Ensino Médio na modalidade Normal, estão disponíveis duas vagas para Educador de Acompanhamento e Acolhimento de Crianças, que possui salário de R$ 1.300,00 e carga horária de 30 horas semanais. 

Inscrições

As inscrições podem ser feitas até as 12h do dia 11 de abril somente pela internet, através do site www.voltaredonda.rj.gov.br/concursopublico, onde também pode ser acessado o edital do processo seletivo. Ao preencher a ficha de inscrição, o candidato deverá indicar a vaga e a função a que concorre, confirmar os dados cadastrados, enviar pela internet e imprimir o comprovante de inscrição que deverá ser apresentado juntamente com a documentação necessária. 

Os candidatos que tenham dificuldade de acesso à internet poderão realizar suas inscrições na sede da Subprefeitura do Retiro (Avenida Antônio de Almeida, nº 46, bairro Retiro), nos dias úteis, das 8h30 às 17h. 

Programa tem 114 vagas para quem quer concluir o Ensino Fundamental

Por meio de parceria entre a Prefeitura de Volta Redonda e a coordenação do ProJovem Urbano, jovens entre 18 e 29 anos que saibam ler e escrever, e que querem concluir o Ensino Fundamental (até o 9º Ano), podem se matricular no programa, que terá duração de 18 meses e oferece também: curso de qualificação profissional (Administração), aulas de informática e bolsa auxílio de R$ 100, além de transporte. 

São 114 vagas. As aulas serão ministradas a partir do dia 2 de maio no Colégio Professora Delce Horta Delgado, no bairro Aterrado, das 18h30 às 22h. Para ter direito à bolsa auxílio, é necessário que o estudante tenha frequência mínima de 75% nas aulas, além de entregar os trabalhos propostos pelo curso. 

A matrícula pode ser feita nos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) dos bairros até o dia 14 de abril. Os interessados devem levar cópia da identidade, CPF, certidão de nascimento, e de comprovante de residência. Também é preciso apresentar o original do histórico escolar e levar duas fotos 3x4. Outras informações estão disponíveis pelo telefone da secretaria de Educação: 3356-7000 (Gabinete).

Acidente mata homem no bairro Pinto da Serra

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um acidente envolvendo uma moto e um carro matou um jovem de 22 anos na noite desta quinta-feira, dia 7, em Volta Redonda. A ocorrência aconteceu na Avenida Francisco Crisóstomos Torres, no bairro Pinto da Serra.

A vitima, identificada como Jhonys Ramos da Arantes, morreu no local. Equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e ao chegar no local constatou o fato.

O corpo caiu no centro da via e interditou parcialmente a pista.

Equipe da guarda se encontra no local como a PM. A pericia foi acionada segue ao local.

Acusado de matar e esquartejar mulher em São Paulo é preso em Paraty

www.radioacesafm.blogpost.com.br
Um homem de 41 anos foi preso na manhã desta quinta-feira, dia 7, em Paraty, cidade na região Costa Verde Sul do Estado do Rio de Janeiro. Contra ele havia um mandado de prisão por crime de feminicídio e tentativa de homicídio no município de Guaratinguetá, em São Paulo, 2017.
 
A ação foi realizada por policiais civis da 167ª DP de Paraty, que informaram que após levantamento localizaram o homem no Caborê, e que estava foragido há um ano e meio da prisão em Guaratinguetá.

Ainda de acordo com as informações, contra ele há acusação de matar a ex-mulher à tiros por motivo torpe, sem chance de reação da vitima que estava gravida e teve o corpo esquartejado e incendiado.
 
O homem responde por tentativa de homicídio do filho da vitima que em seguida foi jogado em rio e conseguiu sobreviver.
 
O homem usava o nome falso e estava trabalhando de pedreiro fazendo 'bicos'.

Bairro de Volta Redonda é alvo de operação do MP

Uma operação é realizada nesta quinta-feira (07/04), para prender 13 integrantes de uma facção criminosa voltada para o tráfico de drogas que atua no bairro Três Poços, em Volta Redonda. Agentes chegaram a região do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, onde, segundo o Ministério Pulico do Rio de Janeiro, atua um facção criminosa. A operação está sendo conduzida pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), com o apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), em parceria com a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).

De acordo com a denúncia, o grupo emprega diversos tipos de armas de fogo para controlar o tráfico de drogas nas imediações do condomínio e utiliza adolescentes para a realização de suas práticas criminosas, que incluem homicídios de integrantes de facções rivais, confrontos armados com forças de segurança e outros bandos criminosos, construção de barricadas em vias públicas e atos de 'justiçamento' contra pessoas que agem de forma contrária às suas determinações. Existem, também, indícios que demonstram que o bando impôs domínio territorial na região onde opera, sendo necessária, por exemplo, a autorização de seus líderes para que eventos sejam realizados no local.

A associação criminosa é marcada por uma clara e organizada estruturação e divisão de tarefas nas seguintes funções: a liderança local, com gestão do esquema criminoso, a proteção de pontos estratégicos das comunidades, com o porte ostensivo de armamentos, o recolhimento, contabilidade e repartição dos lucros obtidos de forma delituosa, o armazenamento, transporte, preparo e venda das drogas, e o monitoramento de pontos estratégicos da sua localidade de atuação, com o objetivo de alertar aos demais membros sobre eventual presença das forças de segurança pública e de 'inimigos' de outras facções.

Além das prisões, serão cumpridos 25 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos denunciados em Volta Redonda, Pinheiral e em Senador Camará, na capital.

Barra Mansa dá continuidade à imunização contra Covid-19

Secretaria de Saúde seguirá com a aplicação da quarta dose em idosos e imunossuprimidos maiores de 18 anos. Crianças, jovens e adultos também serão vacinados nesta quinta-feira

Foi divulgado o calendário de vacinação contra Covid-19 desta quinta-feira, dia 7, pela Secretaria de Saúde Barra Mansa. A imunização contará com aplicação em crianças, a partir de 5 anos, e em jovens e adultos. O município também conta com a aplicação da quarta dose de reforço aos idosos e imunossuprimidos maiores de 18 anos.

Para as crianças a partir de 5 anos de idade e as que tem entre 5 e 11 anos com imunossupressão, os responsáveis devem procurar as seguintes unidades de saúde: UBS Centro, Paraíso de Cima, Clínica da Família, Coringa I, São Francisco, UBS Colônia e Pro Saúde, que devem ser procuradas nas segundas, quartas e quintas-feiras.

Para as crianças a partir dos seis anos de idade, os seguintes postos estão disponíveis: São Luiz, Roselândia, Santa Lúcia (terças e sextas), Vila Maria, Paraíso de Cima (quartas e quintas-feiras), Vila Elmira, Vale do Paraíba, Siderlândia (segundas, quartas e sextas), Vila Independência (quarta-feira), Clínica da Família (Vista Alegre), UBS Centro, Coringa I, UBS Colônia (segundas e quartas), São Francisco, Vila Principal (sexta-feira), Santa Rita de Cássia (quinta-feira), Floriano (terça-feira), Rialto (terça-feira), Amparo (quarta-feira pediátrica e quinta-feira para adultos) e Pro Saúde (segundas, quartas e quintas-feiras).

Para a vacinação das crianças, os responsáveis devem estar portando a identidade, comprovante de residência atualizado e o cartão de vacina infantil.

Para a vacinação dos jovens e adultos, segue a programação abaixo:

D1: Pessoas a partir de 12 anos;

D2: Dose agendada (CoronaVac no Pro Saúde às segundas, quartas e quintas-feiras, Janssen no PSF Ano Bom);

D3: Maiores de 18 anos que tomaram a 3° dose até 07/12;

D4: Imunossuprimidos a partir de 18 anos com laudo médico comprovando que tomaram a 3° dose até 07/12 e idosos a partir de 80 anos que tomaram a 3° dose até 07/12.

As unidades de saúde estão disponíveis das 9h às 16h, com exceção do PSF Ano Bom, que funciona das 9h às 20h. Para a vacinação, é indispensável a apresentação do RG, CPF, Comprovante de Residência nominal ou em nome dos pais atualizado ou declaração de posto de saúde e cartão de vacina. Os locais para a vacina são de livre escolha, respeitando os dias e horários acima.

Rua Doutor Mário Ramos será totalmente liberada para o tráfego de veículos e pedestres nesta quinta-feira, 07

A recomposição asfáltica da via está prevista para iniciar em 15 dias. Período é necessário para que haja acomodação do solo

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Rua Doutor Mário Ramos, no Centro de Barra Mansa, será reaberta em sua totalidade, para o tráfego de veículos e pedestres nesta quinta-feira (07), a partir das 07:00. Desde o dia 14 de fevereiro, a via foi interditada no trecho entre o trevo e o posto de combustível em função do rompimento da galeria de águas pluviais que arrebentou as tubulações de gás e água, fez parte da calçada de um estacionamento particular ceder e provocou ainda o desabamento parcial da rua.

O asfaltamento do local está previsto para iniciar em aproximadamente 15 dias, informou o prefeito Rodrigo Drable. "Neste período, a via ficará aberta para que haja a acomodação do solo a partir do tráfego pesado de veículos. A intenção é evitar a formação de recalque, degraus. Depois então, faremos o asfaltamento definitivo”.

A via passou por reconstrução da galeria de águas pluviais há quase 15 metros de profundidade e a recomposição do aterro, serviços necessários e de alta complexidade.

Estudos preliminares da Defesa Civil apontaram que o desabamento na Mário Ramos foi provocado por conta da intensidade das chuvas ocorridas em fevereiro e o grande fluxo de água que acabou causando graves danos à rede de captação de águas pluviais, ocasionando o rompimento da tubulação. Além desses estragos, na ocasião, houve vazamento de gás natural e a interdição momentânea do posto de combustível.

Com o problema, a Prefeitura precisou implementar ações emergenciais no trânsito, quando foi estabelecido o fluxo de veículos em mão dupla a fim de atender aos moradores das Ruas Madre Filomena e José Maria de Cruz, além dos alunos de uma universidade que funciona próxima ao local.

quarta-feira, 6 de abril de 2022

Barra Mansa é base da operação do Exército na região de Angra dos Reis

Máquinas e equipamentos são armazenados no Parque da Cidade para prestar apoio aos municípios do litoral afetados pelas chuvas

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O Tiro de Guerra de Barra Mansa, localizado no Parque da Cidade, está servindo de base para o Exército armazenar veículos e equipamentos para operações na Costa Verde. Cidades do litoral como Angra dos Reis e Paraty estão em estado de emergência devido aos danos causados pelas chuvas do último final de semana. Chegaram ao TG na manhã desta quarta-feira, 06, uma viatura tipo prancha e uma retroescavadeira, enviados pelo Batalhão de Engenharia de Santa Cruz.

Segundo o instrutor-chefe do TG, 1º sargento Wesley César Santana, “os militares que participarão das ações ficarão acomodados de dois a três dias em Barra Mansa. Eles seguirão rumo à Costa Verde para auxiliar na desobstrução de vias e estradas”.

Mais uma moto barulhenta é retirada das ruas em Volta Redonda

Condutor estava sem CNH, transitava na contramão e a placa da moto é artesanal

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Na manhã dessa terça-feira (5), a agentes da GM de Volta Redonda (GMVR) flagraram uma moto barulhenta e transitando na contramão de direção, na Vila Santa Cecília.

Ao ser abordado, o condutor afirmou que não possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a placa do veículo foi feita de forma artesanal. A moto foi recolhida ao Depósito Público Municipal, cumprindo determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Cheia em reservatórios derruba bandeiras que encarecia tarifa da energia elétrica

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Hidrelétrica Itaipu
Com a cheia dos reservatórios, a bandeira verde volta a conta de energia depois de seis meses de taxa extra na fatura, o que encareceu em 20% para todos os consumidores de energia elétrica no pais. A partir de 16 de abril a conta de volta a ter redução no mesmo percentual.

Por meio das redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro explicou que foi preciso tomar medidas excepcionais para enfrentar os reflexos da seca no ano passado, mas que agora o cenário é diferente.

Segundo o presidente, os reservatórios estão muito mais cheios do que em 2021 e o risco de falta de energia foi totalmente afastado. E com mais água nos reservatórios, o secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Christiano Vieira da Silva, esclarece que a tendência é dispensar o uso de termelétricas.

O Boletim Mensal de Monitoramento do Sistema Elétrico Nacional, do Ministério de Minas e Energia, mostra que, as chuvas de fevereiro elevaram o nível dos reservatórios das hidrelétricas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Somente os reservatórios do Sul fecharam fevereiro com 28% da capacidade, por causa da estiagem.

Seis pessoas são presas durante operação em Barra do Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Policiais civis da 88ª DP (Barra do Piraí) realizaram, nesta quarta-feira (06/04), uma operação para desarticular uma associação criminosa que fazia serviço de disque-drogas em um bairro nobre de Barra do Piraí. Seis pessoas foram presas, incluindo o líder da quadrilha. Na ocasião, também foram apreendidos cadernos com contabilidade e distribuição de tarefas do bando, aproximadamente 300 invólucros com entorpecentes e cerca de R$ 700 em espécie.

Segundo os agentes, o grupo é uma célula de uma facção criminosa do Rio de Janeiro que possui uma "filial" naquele município. As investigações, em conjunto com o Ministério Público de Barra do Piraí, duraram três meses e permitiram monitorar a venda de drogas pela quadrilha, identificando as lideranças, entregadores e armazenadores do material entorpecente.


Operação é realizada contra quadrilha de disque-drogas em Barra do Piraí

Policiais civis de Barra do Piraí realizam, nesta quarta-feira (06/04), uma operação para desarticular uma associação criminosa que fazia serviço de disque-drogas nos bairros de Muqueca e Maracanã. O objetivo é o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos integrantes da quadrilha.

Até o momento, seis pessoas foram presas, incluindo o líder da organização criminosa. Foram apreendidos cadernos com contabilidade e distribuição de tarefas da quadrilha, aproximadamente 200 invólucros com entorpecentes e cerca de R$ 700 em espécie.

Segundo os agentes, o grupo é uma célula de uma facção criminosa do Rio de Janeiro que tinha uma "filial" naquele município. As investigações, em conjunto com o Ministério Público de Barra do Piraí, duraram três meses e permitiram monitorar a venda de drogas pela quadrilha, identificando as lideranças, entregadores e armazenadores do matéria entorpecente.

Carreta é atingida por trem em passagem de nível em Pinheiral

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Uma carreta foi atingida por uma composição ma MRS na passagem de nível em Pinheiral. O acidente aconteceu no final da madrugada desta quarta-feira, dia 6, na altura do bairro Parque Maíra.

Parte do semirreboque foi atingido e que se desprendeu de outro semirreboque ao cavalo-trator. Até o momento não há informação de feridos.

O acesso ao bairro está interditado.

Este é o segundo acidente em menos de 30 dias.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

Em nota, a concessionária que administra a ferrovia informou que o motorista alegou não ter prestado atenção à ferrovia no momento da travessia. Por conta do peso do trem, ele pode levar de 300 metros a 1 quilômetro até sua parada completa após o acionamento dos freios de emergência e, por isso, não é possível evitar o choque.

Este é mais um exemplo da importância de motoristas e pedestres terem atenção redobrada e prudência ao atravessar a linha férrea.

16 de março de 2022: Carreta e trem se envolvem em colisão em Pinheiral

13 a 15 de outubro de 2021: Passagem de nível que dá acesso ao Parque Maíra será interditada para obras


Em fevereiro de 2022 foi anunciado a construção de um viaduto no local

 

Parque Maíra pode ganhar viaduto sobre a linha férrea

Após manifesto CSN apresenta proposta de reajuste a funcionários

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A CSN encaminhou, na tarde desta terça-feira (5), ao Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense, proposta para o acordo coletivo de trabalho deste ano. A companhia oferece reajuste de 8,1% para quem recebe até R$ 3 mil e de 5% para salários acima deste valor. A siderúrgica propõe ainda recarga de R$ 400 em maio e dezembro no cartão-alimentação, e uma carga extra de R$ 700 em maio, a título de banco de horas.

A proposta também contempla o piso salarial com reajuste de 4% e uma bonificação de 1,9 salário, já que não houve definição de metas e critérios da PPR (Programa de Participação nos Resultados). Ainda não há data para a proposta ser levada para a apreciação dos empregados, mas o sindicato já estaria determinado a recomendar a rejeição.

A proposta foi encaminhada no mesmo dia em que, ignorando tanto o sindicato quanto lideranças da oposição, trabalhadores do setor de manutenção fizeram um protesto, paralisando as atividades. Há dois anos, justificando com a Covid-19, a CSN não reajustou os salários de seus funcionários. Por outro lado, o grupo CSN anunciou lucro recorde atribuído aos acionistas, na faixa de R$ 13,6 bilhões.

Armas são apreendidas na Vila do Abraão, em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PM

Duas armas, uma maleta e munições foram apreendidas na noite desta terça-feira, dia 5, em Angra dos Reis. Policiais foram acionados para averiguaram um homem armado num comercio na Vila do Abraão, na Ilha Grande.

A pistola 765 e um revolver 357 foram encaminhados a 166ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Até esta publicação não havia informação de alguém preso.

Hospital Regional comemora 25 mil atendimentos em quatro anos de existência

Unidade realizou mais de 5.500 atendimentos de Covid e se tornou referência para tratamento da doença no estado

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Hospital Regional do Médio Paraíba Dra. Zilda Arns Neumann (HERZA), em Volta Redonda, completa quatro anos de funcionamento e comemora 25 mil atendimentos à população. 
 
Referência no atendimento de média e alta complexidade no Médio Paraíba, a unidade foi criada com objetivo de reduzir a necessidade de os pacientes da região percorrerem vários quilômetros para conseguir uma internação, o HERZA se tornou também importante unidade de atendimento a pacientes com Covid-19.

- Esse hospital é fruto do esforço de muitas pessoas e sempre foi um grande desejo da população da Região do Médio Paraíba. Desde a inauguração, a população dessa área já não precisa mais se deslocar para a capital em busca de atendimento. Isso permite que possamos atender os pacientes com mais rapidez e qualidade – destacou o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe.

Com 237 leitos para internação, sendo 109 de UTI adulto e 30 de UTI pediátrica, o Hospital Zilda Arns atendeu nos dois anos da pandemia -- de março de 2020 a março de 2022 -- mais de 5.500 pacientes com Covid-19. O número representa uma média de 230 internações por mês ou 7 pacientes internados por dia na unidade.

- O Zilda foi fundamental para que pudéssemos dar vazão à alta demanda por leito de UTI durante as ondas da Covid-19. Em alguns momentos, ele ficou 100% dedicado ao atendimento desses pacientes. Hoje, com a queda nos índices epidemiológicos, já estamos atendendo mais clínica médica do que Covid – afirmou Marcus Vinícius de Oliveira Russoni, diretor geral da unidade.

O escritor Rafael de Almeida, de 45 anos, passou 54 dias internado na unidade e, após receber alta, decidiu contar a sua história em um livro.

- Escrevi o livro para contar a minha história, o meu milagre. Sou muito grato ao Hospital Zilda Arns pelo atendimento que recebi. Não esperava um tratamento tão bom, ainda mais por se tratar de uma unidade pública. Temos um preconceito de que as coisas só funcionam no particular, e eu estou aqui para garantir e provar que isso não é verdade. O carinho que recebi dos profissionais vai muito além do que a profissão manda – destacou ele.

Construído em uma área de 54 mil metros quadrados, o HRZA é o maior hospital do interior do estado fluminense e atende uma população de cerca de 1,2 milhão de pessoas de 12 municípios.  A unidade é referência no tratamento de pacientes nas áreas da Unidade de Terapia Intensiva adulto e pediátrico e não possui atendimento de emergência. O acesso aos leitos acontece exclusivamente por meio da Central Estadual de Regulação (CER).

Conselho de Ética decide por pedido que pode levar a cassação do vereador Gabriel Monteiro

Os membros do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara do Rio se reuniram na tarde desta terça-feira, dia 05, e decidiram apresentar uma representação com pedido de cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro.

O presidente do conselho, o vereador Alexandre Isquierdo (DEM) afirmou que os indícios de edição e direcionamento de vídeos, com exposição de crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade, podem configurar a quebra de decoro parlamentar. 

“A decisão foi unânime mediante aos fatos já divulgados na mídia, mediante ao que foi discutido e debatido amplamente pelo Conselho de Ética", explicou.

Segundo Isquierdo, também foram consideradas informações compartilhadas em reunião realizada ontem com o procurador-geral de Justiça do Rio, Luciano Mattos; além de diversos vídeos recebidos pelos parlamentares e demais denúncias veiculadas pela imprensa. O vereador destacou ainda que Monteiro terá assegurado o seu direito de defesa.  

“O Conselho de Ética está tratando o assunto com muita responsabilidade, muita imparcialidade, com total isonomia. O próprio vereador terá espaço de ampla defesa. De forma muito responsável estamos tomando essa decisão hoje”, declarou Isquierdo.

Agora, a representação será dirigida à Mesa Diretora, que analisa seus requisitos formais e a encaminha, no prazo de três dias úteis, à Comissão de Justiça e Redação.

Ainda participaram da reunião os seguintes vereadores e membros do colegiado: Rosa Fernandes (PSC), vice-presidente; os membros Chico Alencar (PSOL), Luiz Ramos Filho (PMN), Teresa Bergher (Cidadania) e Zico (Republicanos); além dos suplentes Welington Dias (PDT) e Vitor Hugo (MDB). Também esteve presente o vereador Dr. Gilberto, vogal da Comissão de Justiça e Redação, e o procurador-geral da Câmara, José Luiz Minc.


Confira o rito de tramitação da representação:

- A representação é dirigida à Mesa Diretora, que analisa seus requisitos formais e a encaminha, no prazo de três dias úteis, à Comissão de Justiça e Redação.

- Ao receber a representação, a Comissão de Justiça e Redação analisa, em até cinco dias úteis, se a peça processual contém algum vício jurídico.

- Caso a representação seja aceita pela maioria de seus membros, a Comissão de Justiça e Redação a encaminha ao Conselho de Ética;

- Ao receber a representação, o Conselho de Ética sorteia um relator, que cita o vereador representado, no prazo de cinco dias.

- O relator abre o prazo de dez dias úteis para o vereador apresentar defesa escrita e provas;

- Apresentada a defesa, tem início a fase de instrução do processo, pelo prazo de até 30 dias, prorrogáveis por mais 15 dias;

- Finalizada a instrução, o relator dá parecer em até cinco dias úteis, concluindo pela procedência da representação ou pelo seu arquivamento;

- Caso o parecer seja pela procedência da denúncia, é aberto prazo de cinco dias para apresentação de alegações finais pela defesa do acusado;

- O parecer do relator é submetido à deliberação do Conselho de Ética em até cinco dias úteis, considerando-se aprovado se obtiver a maioria absoluta dos votos dos seus integrantes;

- Concluída a tramitação no Conselho, com parecer favorável à denúncia, o processo é encaminhado à Mesa Diretora e incluído na Ordem do Dia; 

- A punição é deliberada em votação aberta no Plenário, com direito a fala dos parlamentares e da defesa durante a sessão, decidida por dois terços dos vereadores (34 votos) em caso de cassação ou maioria absoluta em caso de suspensão.