Rádio Acesa FM VR: 2021-12-05

sábado, 11 de dezembro de 2021

Procurado pela Interpol é preso em Angra dos Reis

Um traficante internacional, de 37 anos, procurado pela Interpol, foi preso pela Polícia Federal na tarde desta sexta-feira (10) em Angra dos Reis. Com dupla nacionalidade, de Portugal e Cabo Verde, o preso, foragido desde 2017, “seria responsável por um esquema grandioso e sofisticado de tráfico internacional de drogas entre Europa e diversos outros países, incluindo o Brasil”, disse a PF por meio de nota.

O pedido de prisão preventiva para fins de extradição foi formulado pelo Escritório Central Nacional da Interpol em Brasília/DF com base nas informações da Difusão Vermelha incluídas pelas autoridades de Portugal. A localização e prisão do estrangeiro foi coordenada pelo Núcleo de Cooperação Policial Internacional , com apoio do Centro de Cooperação Policial Internacional, da Delegacia de Repressão a Drogas e da Delegacia de Polícia Federal em Angra dos Reis.

O mandado de prisão preventiva para fins de extradição, foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal. O traficante ficará no sistema prisional do Rio de Janeiro até a extradição definitiva para Portugal.

Caso Kiss: após 10 dias de julgamento, quatro são condenados

O julgamento mais longo da história do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul chega ao fim após 10 dias de trabalhos. Em torno das 18h, o Juiz Orlando Faccini Neto, que presidiu o júri, leu a sentença, após a conclusão dos jurados pela condenação dos réus.

Quase 9 anos depois do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, que vitimou 242 pessoas e deixou outras 636 feridas, os quatro réus foram condenados pelo Conselho de Sentença do Tribunal do Júri às seguintes penas:

Elissandro Callegaro Spohr: 22 anos e 6 meses
Mauro Londero Hoffmann: 19 anos e 6 meses
Marcelo de Jesus dos Santos: 18 anos
Luciano Bonilha Leão: 18 anos

O regime inicial é fechado. O magistrado chegou a decretar a prisão dos réus, mas um Habeas Corpus preventivo concedido pela 1ª Câmara Criminal do TJRS suspendeu a medida. Agora, deverá ser analisado pelo colegiado.

Na decisão, o magistrado mencionou a dor das famílias antes a perda de seus filhos. Referiu que um juiz do júri acaba se deparando inumeráveis vezes com pais ou mães que comparecem em audiências ou plenários chorando a morte dos seus filhos. "Isso, entretanto, nunca pode ser naturalizado, e mais do que isso, parece potencializado quando a experiência da morte deixa de ser algo individual para constituir-se numa dimensão coletiva. Foram mais de 240 mortes e a expressividade do número de vítimas não dividi ou arrefece as  dores ou tragédias pessoais, multiplica-as."

"Os dados do processo indicam, sem qualquer margem para dúvida, a presença de intenso sofrimento, decorrente das razões pelas quais morreram as vítimas. Quem, num exercício altruísta, por um minuto apenas buscar colocar-se no ambiente dos fatos, haverá de imaginar o desespero, a dor e o padecimento das pessoas que, na luta por sua sobrevivência, recebiam, todavia, a falta e a ausência de ar, os gritos e a escuridão, em termo tão singulares que não seria demasiado qualificar-se tudo o que ali foi experimentado ao modo como assentado pela literatura, "o horror, o horror", refletiu o Juiz.

Caso

Em 27 de janeiro de 2013 a Boate Kiss, localizada na área central de Santa Maria, sediou a festa universitária denominada “Agromerados”. No palco, se apresentava a Banda Gurizada Fandangueira, quando um dos integrantes disparou um artefato pirotécnico cujas centelhas atingiram parte do teto do prédio, que era revestido de espuma, que pegou fogo. O incêndio se alastrou rapidamente, causando a morte de 242 pessoas e deixando mais 636 feridos.

O Ministério Público é o autor da ação penal. Inicialmente, aos quatro foi imputada a prática de homicídios e tentativas de homicídios, praticados com dolo eventual, qualificados por fogo, asfixia e torpeza. No entanto, as qualificadoras foram afastadas e eles respondem por homicídio simples (242 vezes consumado e 636 vezes tentado).

Elissandro Callegaro Spohr e Mauro Londero Hoffmann eram sócios da casa noturna. Marcelo de Jesus dos Santos era vocalista da Banda Gurizada Fandangueira. E Luciano Bonilha Leão, o auxiliar do grupo musical.

Dolo eventual
A existência ou não de dolo (quando o agente assume o risco de cometer o crime) ocupou o cerne dos debates ao longo desses 8 anos. No dolo eventual, o indivíduo, mesmo tendo previsão do resultado, opta por praticar o ato. O autor prevê, admite e aceita o risco de produzi-lo (ele não quer, mas prevê o resultado e pratica). Para o Ministério Público, essa conduta se aplica aos 4 réus.

Julgamento
O júri do caso Kiss teve início em 1°/12/21. Passaram pelo plenário do 2º andar do Foro Central I 28 depoentes, dos quais, 12 vítimas, 13 testemunhas e 3 informantes. Inicialmente, seriam ouvidas 34 pessoas, mas cada parte abriu mão de oitivas para otimizar o tempo dos trabalhos. Os interrogatórios dos réus começaram na noite da última quarta-feira (8/12).

Interrogatórios
Os réus só responderam aos questionamentos do magistrado e das suas próprias defesas. Todos choraram, mandaram recados aos familiares das vítimas, negaram a intenção de causar a tragédia e deram as suas próprias versões dos fatos.

Elissandro Spohr, o Kiko, foi o primeiro a ser interrogado. “Perdi amigos, funcionários. Por que eu ia fazer isso? Querem me prender, me prendam. Eu não aguento mais”, afirmou o sócio da Kiss. Ele garantiu que foi levado a crer que agiu de acordo com a legalidade. E negou que tivesse autorizado o uso de artefatos pirotécnicos pela Banda Gurizada Fandangueira.

Luciano Bonilha Leão esclareceu aos jurados que era roadie e não produtor musical da banda, pois não tinha conhecimento técnico musical; apenas era um auxiliar do grupo. Foi ele quem adquiriu, em uma loja da cidade, os artefatos pirotécnicos utilizados no show da Gurizada Fandangueira. Ele disse que não recebeu orientações de uso pelo funcionário do estabelecimento. Também foi Luciano quem acionou o fogo de artifício e o colocou na mão do vocalista, Marcelo. “É legítimo deles lutar por justiça. Mas eu tenho a consciência de que não foi o meu ato que tirou a vida desses jovens. Se for para tirar a dor dos pais, tô pronto, me condenem”, disse ele.

Mauro Londero Hoffmann, sócio da Boate Kiss, se defendeu das acusações dizendo que era apenas investidor da casa noturna e que não acompanhava as decisões tomadas por Elissandro, o sócio-administrador do local. Afirmou que sua condição para ingressar na sociedade era que a documentação estivesse em dia e que fosse concluída a reforma que Kiko fazia no espaço para corrigir o vazamento acústico que incomodava os vizinhos, cumprindo, assim, o estabelecido pelo Ministério Público no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que apurava o caso. “Todo e qualquer fato administrativo da boate eu não fazia parte. Eu não tinha nem a chave da Boate Kiss”.

Marcelo de Jesus dos Santos afirmou em juízo que era de conhecimento geral (inclusive da Boate Kiss) que a Banda Gurizada Fandangueira utilizava os recursos pirotécnicos nas suas apresentações. “Todo mundo sabia, nunca foi escondido de ninguém”. Contou que estava no palco, com o artefato na mão, alcançado pelo colega, Luciano. Estava com a mão para o alto e que, de repente, viu que começou o fogo. Lembrou que tentaram usar o extintor de incêndio, mas que este não funcionou.

Teses defensivas
Responsável pela denúncia que colocou os quatro acusados no banco dos réus, o Ministério Público pediu a condenação deles por homicídio simples com dolo eventual (quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo). O Promotor de Justiça David Medina da Silva, a Promotora Lúcia Helena Callegari e os Assistentes de Acusação, Advogados Amadeu Weinmann e Pedro Barcellos, sustentaram seus argumentos em plenário.

“Colocar fogo num lugar cheio de gente é crime doloso”, afirmou Medina. "Condenem os quatro! Eles têm responsabilidade e não podem passar ilesos! A história não pode ser repetida! Todos nós choramos por Santa Maria, mas não podemos chorar de novo. Se desclassificarem ou absolverem, estarão dizendo: façam, que não dá nada", afirmou Lúcia. Já o Advogado criminalista Amadeu Weinmann defendeu que "242 pessoas morreram por falta de iluminação para orientar a saída, de extintor de incêndio. Isso é o que traz o dolo. Não cumpriram uma obrigação legal de manter a proteção dos habitantes das boate à noite".

A defesa de Kiko, representada pelo advogado Jader Marques, pediu a desclassificação para outro crime, que não o doloso. "Não determinem a condenação dessas pessoas por dolo eventual", pediu o Advogado. "O raciocínio de que eles sabiam o que estavam fazendo é ridículo, é absurdo".

Já a defensora de Marcelo, Advogada Tatiana Borsa, pleiteou ao Conselho de Sentença a absolvição do cliente. Marcelo "jamais imaginou tirar a vida de jovens. Tirar a vida de quem dava comida, o sustento para ele e para a família dele".

Os Advogados Mário Cipriani e Bruno Seligman de Menezes defendem Mauro Hoffmann. Eles pediram absolvição, desclassificação de crime ou participação reduzida para o empresário. "A defesa pede que reconheçam a materialidade (houve mortes), mas, na condição de investidor, Mauro não teve ações ou omissões que tenham concorrido penalmente para a práticas do resultado. Ele vai seguir respondendo no âmbito cível", ressaltou Seligman.

A absolvição também foi o pleito da defesa de Luciano. "Condenar por dolo eventual seria a coisa mais absurda da vida", disse o Advogado Jean Severo aos jurados. "Vocês acham que esse roadie queria a morte de 242 pessoas? Será que isso é fazer justiça?", questionou o defensor.

Confronto termina com menor morto em Barra Mansa

Uma operação da polícia terminou em confronto e morte no final da noite desta quinta-feira (9), na Rua Luis Isaque Mercedes, local conhecido como ‘’Grota do Chuchu’’, no bairro Roselêndia, em Barra Mansa.

Os agentes das guarnições Gat ll e Patamo, foram para o local a fim de averiguar denúncia sobre tráfico de drogas e elementos armados, quando dois suspeitos reagiram a tiros à tentativa de abordagem.

Um dos elementos conseguiu fugir para uma área de mata. Já o adolescente de 17 anos invadiu o quintal de uma casa, mas, ao receber ordem para se render, não obedeceu e abriu fogo contra os policiais que revidaram.

Atingido, o jovem foi socorrido pela ambulância do Samu, mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho da UPA do centro. 

Na ação foram apreendidos um revólver calibre 38, quatro munições intactas e duas deflagradas, um tablete de maconha, 61 pinos de cocaína e R$ 48. 

Na delegacia os agentes constataram que o adolescente tinha 13 anotações na polícia e contra o mesmo havia um mandado de busca e apreensão expedido pelo Juizado da Infância e da Adolescência.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

Homem é flagrado com carro roubado em Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um homem foi preso em flagrante ao ser flagrado com carro roubado quando passava pela Rodovia Presidente Dutra, em Piraí.

Por volta dás 19h desta sexta-feira (10), durante operação da PRF, no km 247, policiais rodoviários federais abordaram um Voyage, com placas de Belo Horizonte/MG, tendo como único ocupante o condutor de 32 anos. Ao ser solicitada a documentação o indivíduo informou que não era habilitado e que o veículo era de locadora, mas, quem havia feito o contrato de locação teria sido um amigo dele que é seu vizinho e teria emprestado o carro para ele ir a São Paulo e voltar para Maricá/RJ, onde reside.

Os policiais levaram o veículo para o pátio do Posto PRF de Caiçara para realizar inspeção veicular minuciosa, sendo verificados vários indícios de adulteração nos itens de identificação, constatando tratar-se de um clone; sendo verificado que o veículo original (que foi abordado pela PRF) de mesma marca/modelo tinha registro de furto em 08/12/2021 em Campo Grande no Rio de Janeiro.

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao indivíduo por receptação de veículo furtado e a ocorrência encaminhada para 94ª DP de Piraí.

Barra Mansa realiza mega campanha de vacinação contra a Covid-19 neste fim de semana

Tenda no Corredor Cultural e 25 postos estarão abertos no sábado para aplicação de D1, D2, D3 e doses em atraso; domingo a vacinação será na Praça da Matriz

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria de Saúde realiza neste fim de semana uma ‘Mega Campanha de Vacinação contra Covid-19’. No sábado, 11, das 8h às 13h, uma tenda ficará montada no Corredor Cultural e 25 postos estarão abertos para a aplicação de segundas doses atrasadas, reforços e D1 em quem ainda não se vacinou. Já no domingo, 12, a vacinação será ao lado da Praça da Matriz, das 8h às 12h.
Equipes da Secretaria de Saúde também darão sequência ao calendário regular de vacinação contra Covid-19. No sábado, haverá aplicação das doses de reforço para quem recebeu a D2 até o dia 11/07. No domingo, a D3 é para quem recebeu a segunda dose até o dia 12/07.

“A redução das complicações, das internações, dos agravamentos e mortalidades que registramos em Barra Mansa é decorrente da vacinação. O município tem um alto índice de cobertura vacinal de primeira dose, mas vale lembrar que tomando  a segunda e o reforço é que as pessoas estão mais protegidas e fazendo o mesmo com o próximo. Elas são eficazes contra as novas variantes que vão surgindo. Então, se as pessoas não estiverem com as doses complementares em dia, poderá haver uma reinfecção, um novo surto - aumentando os números de adoecimento, de complicação, de mortalidade”, alertou a coordenadora de imunização do município, Marlene Fialho.

Unidades abertas no sábado:
Pró-Saúde; Getúlio Vargas; Santa Rita de Fátima; Belo Horizonte; Ismael de Souza; Colônia; Bocaininha; Coringa II; São Francisco; Vila Orlandélia; Cotiara; Km4; Vila Principal; Boa Vista II; Nova Esperança; Jardim Primavera; Paraíso de Baixo; Ano Bom; Piteiras; Mangueira; Vila Nova; Vila Ursulino; Vila Delgado; Monte Cristo; e Clínica da Família (Vista Alegre).

As vacinas CoronaVac e AstraZeneca ficarão centralizadas na unidade do bairro Ano Bom e na tenda do Corredor Cultural (sábado); e na tenda ao lado da Praça da Matriz (domingo).

Volta Redonda define estratégias de vacinação contra a Covid-19 neste sábado, dia 11

Cinco unidades de saúde abrirão para aplicações de doses e acolhimento de síndrome gripal; postos de vacinação nos shoppings e carro da vacina seguem com atendimentos

www.radioacesafm.blogspot.com.br
A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS-VR), definiu as estratégias de vacinação contra a Covid-19 para este sábado, dia 11. Cinco unidades básicas de saúde (UBS e UBSF), sendo elas: 249, São Geraldo, Vila Mury, Volta Grande e Siderlândia abrirão, das 07h às 18h, para aplicações de 1ª, 2ª e 3ª doses. As unidades de Atenção Primária à Saúde também farão acolhimento de pacientes com suspeita de síndrome gripal. 

As novas estratégias de imunização continuam neste sábado através do carro da vacinação, com apoio da Defesa Civil, que estará percorrendo o bairro Jardim Paraíba, das 09h às 13h, fazendo também aplicação de doses em domicílio para moradores acamados ou com alguma dificuldade de locomoção. Os postos de vacinação nos centros comerciais (Shoppings Sider e Park Sul) continuam com aplicações de doses, das 10h às 20h, até o dia 17 de dezembro, de segunda a sábado. 

Aplicação de doses

 

1ª DOSE

A repescagem de primeira dose permanece sendo ofertada para pessoas a partir de 12 anos de idade, que ainda não tenham se vacinado por algum motivo. Documentos necessários: identidade, comprovante de residência, CPF ou cartão do SUS. 

2ª DOSE

A segunda dose das vacinas CoronaVac e Pfizer permanecem sendo aplicadas para pessoas que receberam a 1ª dose há mais de 21 dias. A segunda dose da AstraZeneca para pessoas que tomaram a 1ª dose há mais de 28 dias. Nesses casos se faz necessária a apresentação do cartão de vacinação Covid. 

3ª DOSE

A dose de reforço continua sendo aplicada em pessoas acima de 18 anos vacinadas com a 2ª dose até 19/07/2021; Pessoas acima de 50 anos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades vacinadas com a 2ª dose há pelo menos 3 meses; e imunossuprimidos vacinados com a 2ª dose até 13/11/2021.

Grupo de trabalho da Saúde de Barra Mansa traça estratégia para atendimento de síndrome gripal

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Nesta sexta-feira, 10, uma equipe da Secretaria de Saúde se reuniu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Centro para traçar estratégias para dinamizar o atendimento de síndromes gripais. O encontro contou com a participação da coordenadora médica da Atenção Básica da UPA Centro e diretora do Centro de Triagem, Dr. Gabriella Laviola Meirelles; do médico do enfrentamento a Covid-19, Dr. Ivan de Castro; do coordenador do Centro de Triagem, Dr. Ricardo Anami; da gerente de Urgência e Emergência do município e diretora geral do Hospital da Mulher, Fernanda Chiesse; da gerente de Vigilância em Saúde, Juliana Ferreira; da coordenadora de Enfermagem do Centro de Covid, UPA e do NIR (Núcleo Interno de Regulação), Priscila Dotta; da enfermeira da Vigilância em Saúde, Juliana Russi; e da bióloga da Epidemiologia, Lívia Costa.

O Boletim Infogripe, divulgado pela Fiocruz nesta quinta-feira, dia 09, alertou para o aumento da incidência de casos de influenza A, que foram observados no estado do Rio de Janeiro, tanto em crianças quanto na população adulta, entre os registros de síndrome respiratória aguda grave (SRAG).  “Nós estamos preocupados com a saúde da população de Barra Mansa. Estamos acompanhando o surto de gripe em todo o Estado do Rio de Janeiro e temos registrado um aumento no número de atendimentos por síndrome gripal”, destacou Fernanda Chiesse.

Segundo o secretário de saúde, Dr. Sérgio Gomes, é preciso dar celeridade aos atendimentos. “Atualmente, aqui em Barra Mansa nós temos registrado uma demanda de atendimentos de gripe maior que a de Covid-19 e temos que otimizar esses atendimentos”, disse.

Durante a reunião foi traçada a estratégia de que os atendimentos para adultos com sintomas leves de gripe devem se dirigir às unidades sentinelas (Clínica da Família da Vista Alegre, PSF Ano Bom e Sirene da Boa Sorte) e os casos mais graves no Centro de Triagem e Tratamento da Covid-19, localizado na Região Leste. Já para os atendimentos de crianças com sintomas leves também devem se dirigir às unidades sentinelas e os casos graves para a UPA do Centro.

“Queremos reforçar o pedido já feito anteriormente, para que a população nos ajude a melhorar o atendimento. Se continuarmos recebendo pacientes com gripe na UPA do Centro, nós vamos ter filas de espera para os atendimentos. Queremos que as pessoas entendam que lá no Centro de Triagem e Tratamento na Leste os profissionais já estão preparados para esse tipo de atendimento e como aqui no na UPA Centro nós recebemos muitos pacientes com outras comorbidades, não podemos expor essas pessoas a qualquer tipo de vírus. Só queremos que a população nos ajude nessa dinâmica do atendimento”, ponderou Gabriela.

O grupo de trabalho destacou ainda que a população precisa continuar com as medidas de prevenção, como uso de máscara, higiene das mãos – com água e sabão e álcool em gel -, e o distanciamento social, pois além de evitar a transmissão da Covid-19, essas medidas também contribuem para reduzir a transmissão dos vírus ligados a síndrome gripal.

Síndrome Gripal:
É uma doença que pode ter diferentes causas, entre elas, a infecção pelo vírus Influenza, Parainfluenza, Adenovírus ou Vírus Sincicial Respiratório podendo ser ocasionada também por bactérias. Tem como principais características a febre alta acompanhada de tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo e dor articular. Os sintomas geralmente duram uma semana.

Mapa de Risco da Covid-19: Médio Paraíba está em bandeira verde

Taxa de positividade para Influenza A está em 60%; e de Covid-19, em 2%

www.radioacesafm.blogspot.com.br
O risco de transmissão para a Covid-19 está em bandeira verde pela terceira semana consecutiva, é o que aponta a 60ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (10/12) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). A análise mostra também queda no número de internações por síndrome respiratória aguda grave (Srag) confirmado para SARS-CoV-2 em comparação aos índices observados nas últimas semanas. Testes realizados pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen) demonstram que a taxa de positividade para Influenza A está em 60%; enquanto a de Covid-19, em 2%.

- A secretaria está agindo para otimizar o tempo de espera dos pacientes nas unidades de pronto atendimento da rede estadual. Hoje, inauguramos mais duas tendas para acolhimento e atendimento a pacientes com síndrome gripal. Ainda observamos aumento no número de casos, porém as internações não seguem a mesma tendência. Estamos na bandeira verde porque os indicadores para Covid-19 seguem em queda sustentada - diz Alexandre Chieppe, secretário de Estado de Saúde.

O levantamento indica uma queda de 44% no número de óbitos provocados pela Covid-19 e 28% nas internações. A análise compara as semanas epidemiológicas 47 (de 21 a 27 de novembro) e 45 (de 07 a 13 de novembro).

As regiões Metropolitana I, Serrana, Noroeste, Centro-Sul e Médio Paraíba estão em bandeira verde. Já as regiões Metropolitana ll, Baixada Litorânea, Norte e Baía da Ilha Grande estão na bandeira amarela. No estudo da SES, cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decisão, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada localidade.

Tendas – Visando dar mais agilidade ao atendimento dos casos de síndrome gripal, a SES deu continuidade, nesta sexta-feira (10.12), a uma nova etapa do plano de contingência para enfrentamento ao surto de influenza. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Penha e de Jacarepaguá receberam tendas de atendimento a pacientes com síndrome gripal. Além dessas, a estrutura também já foi inaugurada nas UPAs Marechal Hermes e Tijuca, na Zona Norte do Rio, e Botafogo, na Zona Sul da cidade.

Covid-19: Pinheiral divulga novos dados nesta quinta-feira (9)

O município de Pinheiral informou nesta quinta-feira (9) os novos dados da Covi-19 dados . Na cidade são 3.446 casos confirmados (3.371 curas, 72 óbitos, 03 em isolamento domiciliar). Até agora, 7.593 foram descartados.

O município realiza testes de antígenos no próprio Centro de Triagem, com entrega dos resultados no ato, o que significa que a divulgação de casos em análises não será mais necessária.

Homem é flagrado com drogas na Dutra, em Piraí

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: PRF
Um homem de 43 anos foi flagrado com dois pinos de cocaína num dos bolsos da roupa e uma cápsula que estava escondida num compartimento do painel do veículo. O caso aconteceu por volta dás 12h00 desta quinta-feira (9), na altura do km 254 da Rodovia Presidente Dutra, em Piraí, sentido RJ.

A PRF informou que teve a atenção voltada para um veículo Fiat/Uno, com placas de Piraí, durante patrulhamento, e quando abordou o condutor averiguou que ele apresentava um certo incomodo.

As drogas foram aprendidas e foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência da PRF (TCO), onde houve enquadramento por porte de droga para consumo próprio.

Além disso, o condutor foi autuado por não possuir CNH, pelo veículo estar em mau estado de conservação e segurança (pneus em mau estado), com licenciamento vencido; no valor total de R$ 1.369,11; sendo o veículo foi removido para o pátio.

Acusado de agredir mulher com socos na cabeça é preso em Paraty

Um homem foi preso por agredir a companheira em Paraty. Ele foi flagrado na última  quarta-feira (8).

Segundo policiais civis da 167ª DP, ele é acusado de agredir a vítima com socos na cabeça. Os policiais localizaram o criminoso após a mulher entrar em contato com a unidade.

Bombeiros seguem as buscas por mais sete dias a tripulantes do bimotor que caiu na região entre Ubatuba e Paraty

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RJ, por determinação do secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral, coronel Leandro Monteiro, vai continuar, por mais sete dias,  as buscas pelos tripulantes do bimotor que caiu na região entre Ubatuba e Paraty, no dia 24 de novembro. Os militares seguem mobilizados com auxílio de aeronaves, embarcações, moto aquáticas e mergulhadores.

A operação conta com apoio do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF). As equipes fazem uma varredura do fundo do mar com o uso de um Side Scan.

O acidente

O voo saiu às 20h30 do Aeroporto dos Amarais, em Campinas, e pousaria no Aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A torre do Rio perdeu o contato com a aeronave às 21h40. 

No início da manhã do dia 24 de novembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) havia localizado destroços que podem ser da aeronave. Segundo a mãe do copiloto, identificado como José Porfírio de Brito Júnior, de 20 anos, havia três pessoas a bordo da aeronave: José, o piloto e um passageiro.

De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, a aeronave pertencia ao copiloto. O avião estava em situação normal, com autorização para realizar voos noturnos, porém, não poderia fazer táxi aéreo. Seu Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) venceria em 6 de agosto de 2022.

Traficante é preso em flagrante e drogas são apreendidas no bairro Santa Cruz

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 28º BPM - VR
Um homem de 21 anos foi flagrado com uma quantidade de drogas no final da manhã desta quinta-feira (9) em Volta Redonda. Ele foi visto, de acordo com a PM, no Condomínio do Minha Casa, Minha Vida - no Ingá I - na Avenida Nossa Senhora do Amparo, no bairro Santa Cruz, em atitude suspeita.

Uma denuncia sobre trafico de drogas no local levou a polícia a fazer a abordagem ao elemento que quando ao avista a viatura tentou sair em fuga com um bando.

No local foram apreendidos 99 pinos de cocaína, 98 trouxinhas de maconha, R$ 68,00 em espécie, um rádio transmissor e um celular.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP.

Volta Redonda registra aumento no atendimento de casos suspeitos de gripe

Casos de síndrome gripal preocupam secretaria de Saúde; para garantir maior agilidade, equipes serão ampliadas em toda rede

Volta Redonda está preocupada com o número de atendimentos de casos suspeitos de contaminação pelo vírus Influenza, causador da gripe. O aumento vem sendo registrado nas últimas semanas, tanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS e UBSF) quanto na rede de emergência e urgência do município. 

A partir da indicação dos profissionais de saúde, os pacientes com sintomas gripais são testados para Covid-19, por meio de exames de RT-PCR ou antígeno. Caso seja descartado o diagnóstico do novo coronavírus, o paciente recebe outras orientações para o tratamento da Influenza. A secretaria afirma, no entanto, que os casos de Influenza superam os de Covid-19, no momento. Detalhe: não há aumento das internações por conta disso, pois os casos de gripe que tem chegado à rede são de moradores com sintomas leves. 

Para ajudar no aumento da demanda por atendimento, o município vai abrir neste fim de semana, dias 11 e 12 de dezembro, as unidades básicas de saúde dos bairros: São Geraldo, Vila Mury, Volta Grande, 249 e Siderlândia, das 7h às 19h, visando especialmente a pacientes com síndrome gripal. 

Vacinação


A prefeitura esclarece que está com poucas doses da vacina contra a gripe em estoque. Por isso, a imunização está sendo priorizada para gestantes, puérperas, imunossuprimidos e crianças – que precisam fazer a segunda dose.

As doses estão sendo concentradas na UBSF Vila Mury, que funciona com horário estendido para vacinação das 08h às 21h. Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identidade e a caderneta de vacinação. O Ministério da Saúde suspendeu o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra a gripe e Covid-19.

A Prefeitura já solicitou ao governo do estado do Rio de Janeiro novas remessas de vacinas para reposição dos estoques, porém ainda não há previsão de entrega. 

Reforço nos atendimentos

De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista Carlos Vasconcellos, o atendimento na rede de emergência também será reforçado nos próximos dias. 

“Também foram autorizadas, pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde, reforços na equipe de profissionais médicos e de enfermagem dos serviços da rede de emergência e urgência, para garantir maior agilidade no atendimento da demanda de pacientes de síndrome gripal. O Hospital Municipal Dr. Nelson Gonçalves registrou 219 atendimentos de síndrome gripal em um único dia. A média anterior era de 10 casos por dia, por conta disso, vamos intensificar as equipes”, comentou o médico.  

A secretaria orienta que pacientes com sintomas gripais procurem a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, de preferência uma das 16 unidades que fazem atualmente os testes específicos para identificar e separar pacientes com Covid-19. São elas: Eucaliptal, São Lucas, Belmonte, Água Limpa II, Roma II, Siderópolis, Retiro I, Açude I, Vila Brasília, Vila Rica/Três Poços, das 08h às 16h. 

As unidades dos bairros: 249, Vila Mury, Volta Grande e São João funcionam com horário estendido para atendimento até as 21h. Já as unidades: Siderlândia, Vila Rica/Tiradentes, Santa Cruz e Santo Agostinho até as 18 horas. 

A rede de urgência e emergência que são: o Serviço de Pronto Atendimento do Conforto – Cais Conforto, Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (hospital do Retiro), Hospital Municipal Dr. Nelson Gonçalves (antigo Cais Aterrado) e UPA Santo Agostinho também estão aptas ao atendimento de pacientes com síndrome gripal. 

Sintomas


O Ministério da Saúde define como casos de síndrome gripal: febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Homem é preso por furto de fio em Paraty

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Um homem de 33 anos foi preso na tarde desta quinta-feira (9) em Paraty. 

De acordo com a Guarda Municipal, o detido foi preso em flagrante por furto de fio elétrico na Rua Roberto Silveira, o caso aconteceu por volta dás 16h.

Ainda segundo os agentes, o material furtado seria produto de extração e venda de cobre, Ele foi conduzido a 167ª DP.

Sete pessoas são presas em operação conjunta em Valença

www.radioacesafm.blogspot.com
Em ação conjunta com agentes do 10º BPM, policiais civis e militares prenderam sete pessoas e apreenderam um adolescente, nesta quarta-feira (08/12), no município de Valença. A operação foi motivada por áudios que circulavam narrando invasão e possível guerra entre facções criminosas nos bairros Santa Rosa II e Cambota.

Além das prisões e da apreensão do menor, ainda foram encontrados 52 tubos de cocaína na residência de um dos envolvidos, que confessou todo o esquema criminoso. Eles foram autuados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Em desdobramento das investigações, apurou-se que um dos homens presos foi responsável pelo homicídio, no dia 05/12, de um indivíduo apontado como líder da facção rival na cidade.

Com poucas doses, VR prioriza gestantes e crianças na vacina contra gripe

Vacinação será centralizada na UBSF Vila Mury; imunossuprimidos e puérperas também serão priorizados

www.radioacesafm.blogspot.com
A vacinação contra o vírus Influenza, causador da gripe, será concentrada na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) Vila Mury, a partir desta quinta-feira, dia 9. Há poucas doses do imunizante no município, por isso, a Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai priorizar a vacinação de gestantes, puérperas, imunossuprimidos e crianças – que precisam fazer a segunda dose.

A unidade funciona com horário estendido para vacinação das 08h às 21h. Toda a população acima de seis meses pode receber o imunizante, principalmente, quem ainda não se vacinou este ano. Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identidade e a caderneta de vacinação. O Ministério da Saúde suspendeu o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas contra a gripe e Covid-19.

A Prefeitura já solicitou ao governo do estado do Rio de Janeiro novas remessas de vacinas para reposição dos estoques, porém ainda não há previsão de entrega.

O coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista Carlos Vasconcellos, citou que a população deve manter os cuidados preventivos como o uso de máscara e a higienização das mãos. Além disso, Vasconcellos orientou que pessoas com sintomas gripais procurem atendimento médico.

“A população deve continuar com o uso de máscara, mantendo também a higiene das mãos. As pessoas quem forem viajar para fora da cidade devem redobrar as medidas de prevenção. Em caso de sintomas gripais, a orientação é procurar uma unidade de saúde ou um pronto atendimento para realizar exames, incluindo o teste para Covid-19”, comentou o médico.

Guarda Municipal prende suspeito de furto e com várias passagens pela Justiça

Homem foi detido com produtos que foram furtados em comércio na Vila Santa Cecília

www.radioacesafm.blogspot.com
Guardas municipais, durante patrulhamento no bairro Vila Santa Cecília, foram acionados por segurança das Lojas Americanas, informando que um homem havia acabado de furtar alguns pertences e fugido em seguida. O fato aconteceu nesta quarta-feira, 8 de dezembro, por volta das 12h40min, e os guardas conseguiram deter o suspeito, que já tem diversas passagens  pela Justiça e foi solto em 2017 após cumprir pena em regime fechado.

Após ser comunicada, a equipe da Guarda Municipal fez buscas pelas vias do bairro e conseguiu deter o suspeito, que foi encontrado com os pertences levados da loja e levado para a delegacia.  “A equipe de agentes conseguiu conter o suspeito próximo da banca de jornal que fica em frente à Praça Brasil. Ele foi inicialmente reconhecido como autor da atividade criminosa. Na posse do mesmo foi encontrado o material produto do furto. Diante disso, ele foi identificado como o principal suspeito da ação criminosa, conduzido e apresentado para a autoridade policial”, disse uma guarda, que participou da ação.

Na 93ª Delegacia de Polícia Civil, foi constatado que o suspeito ficou preso de 2013 a 2017 e possuía diversas anotações criminais: oito por furto, duas anotações por acusação de roubo, uma por dano ao patrimônio; uma por atentado violento ao pudor; uma por desobediência e outra desacato. O homem também já havia cumprido pena em outras ocasiões.

Volta Redonda abre processo seletivo para Residência Médica nos hospitais São João Batista e do Retiro

Inscrições começam no próximo dia 10; são 27 vagas distribuídas por especialidades para serem preenchidas em 2022

www.radioacesafm.blogspot.com
A Prefeitura de Volta Redonda, através da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), abre a partir do próximo dia 10 (sexta-feira), inscrições para o processo seletivo que visa preencher 27 vagas no Programa de Residência Médica nos hospitais São João Batista (HSJB) e Dr. Munir Rafful (HMMR) – o Hospital do Retiro – para o ano de 2022.

“Fornecemos o hospital para a residência médica como forma de contribuição ao estágio, treinamento das especialidades, a formação dos médicos, e acima de tudo, para a sociedade”, explicou o diretor geral do HSJB, o vice-prefeito Sebastião Faria.

As vagas do processo eletivo estão distribuídas por especialidades. No Hospital São João Batista serão: Anestesiologia (2 vagas); Cirurgia Geral (2 vagas, sendo uma reservada para o serviço militar); Clínica Médica (4 vagas); Ginecologia e Obstetrícia (2 vagas); Cirurgia Vascular (1 vaga); Cirurgia Endovascular (1 vaga); e Neonatologia (1 vaga). Para o Hospital do Retiro, a especialidades serão: Cirurgia Geral (2 vagas); Clínica Médica (4 vagas); Medicina da Família e Comunidade (4 vagas); e Pediatria (4 vagas).

A diretora médica do Hospital do Retiro, Márcia Cury, ressaltou que a residência médica é de extrema importância para conhecer na prática o dia a dia da atuação de determinadas especialidades, e também para o médico residente adquirir experiência na rotina de trabalho como um todo em um hospital.

“Hoje temos no Hospital do Retiro, uma estrutura e um corpo clínico especializado para oferecer um programa de Residência Médica voltado para o atendimento humanizado de qualidade para a população de Volta Redonda. Somos reconhecidos e certificados pelos Ministérios da Saúde e da Educação como hospital de ensino”, destacou Márcia.

Inscrições
As inscrições deverão ser feitas até as 17h do dia 10 de janeiro de 2022, somente pela internet, através do site www.voltaredonda.rj.gov.br/concursopublico, endereço onde também está disponível o edital do processo seletivo. O valor da taxa de inscrição é de R$ 350.

Para os candidatos que não possuem acesso à internet, as inscrições poderão ser feitas na Subprefeitura do Retiro (Avenida Antônio de Almeida, nº 46, bairro Retiro), se segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h, e das 12h às 16h30.

O candidato deverá preencher a Ficha Eletrônica de Inscrição, indicando a especialidade para a qual irá concorrer, confirmar os dados cadastrados, enviar pela internet, gerar e imprimir o boleto bancário e o pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito até o dia 11 de janeiro de 2022. Não será aceito pagamento por depósito em caixa eletrônico, transferência ou depósito em conta corrente, DOC, cheque, ordens de pagamento ou qualquer outra forma que não esteja no edital.

No dia 13/01/2022 será liberada no endereço eletrônico www.voltaredonda.rj.gov.br/concursopublico, a listagem de confirmação das inscrições por especialidade. A partir das 15h do dia 19/01/2022, estará disponível no mesmo site o comprovante de inscrição contendo o dia, hora e local de prova.
www.radioacesafm.blogspot.com

Carro sai da pista e fica pendurado em árvore na Rio x Santos em Angra dos Reis

www.radioacesafm.blogspot.com
Um acidente foi registrado na manhã desta quinta-feira (9) em Angra dos Reis. Um condutor foi resgatado ileso após perder o controle da direção do veículo e cair em uma ribanceira na Rodovia Rio x Santos, altura de Mirante do Camorim.

O Corpo de Bombeiros informou que o acidente aconteceu por volta dás 07:20, e que o condutor foi retirado do carro que corria risco de despencar. O veiculo foi amarrado até a remoção por conta do próprio condutor ou da prefeitura.

O trânsito no local sofreu com uma pequena retenção devido a curiosidade de condutores que passavam pelo o local e até mesmo populares que prestaram ajuda ao homem e sinalizaram a via.

Drogas escondidas em berço são apreendias após a polícia chegar a casa de suspeito em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 37º BPM -Resende
Policiais militares apreenderam 774 pinos de cocaína e quatro trouxinhas de maconha seca dentro de um berço numa residência no bairro Cidade Alegria, em Resende.

Tudo começou quando em patrulhamento pela Rua Dos Eucaliptos, na noite desta quarta-feira (8), os policiais abordaram um suspeito com sinais de nervosismo, o homem de 25 anos não apresentava documento algum. Ao se deslocar a residência acabou confessando que escondia drogas no berço de seu filho.

Uma bolsa com o material entorpecente foi entregue, a mesma era para uma facção criminosa, relatou o próprio suspeito.

Uma mochila preta com farto material entorpecente também foi apreendida.

O caso foi encaminhado junto ao suspeito a 89DP, sendo autuado pelo delegado de plantão artigo 33 da lei 11.343/06 permanecendo preso.

Carro atravessa via e provoca colisão com moto em Volta Redonda

Um motoboy não teve como parar após um carro sair da Rua 235 e pegar a Avenida Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conforto, em Volta Redonda, e atravessar a sua frente. O condutor foi arremessado para o alto e caiu em cima capô do carro. O fato ocorreu na tarde desta quarta-feira (8).

A vitima, que aparentemente saiu ilesa, ainda freou o veiculo, mas deslizou com a pista molhada. Logo após a colisão o motoboy sinalizou forte dores na mão direita.

O condutor do carro permaneceu no local. Até o momento desta publicação, nenhum motociclista deu entrada em hospitais da cidade.

Vigilância Ambiental de Barra Mansa coleta sangue em cães no bairro São Francisco

Ação faz parte da estratégia de prevenção à leishmaniose; equipes da Secretaria de Saúde também promoveram ações de combate à dengue

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, através da Vigilância Ambiental, realizou nesta quarta-feira, dia 08, no São Francisco, a coleta de sangue em cães para análise de detecção da leishmaniose. A cidade possui reconhecimento nacional no serviço de prevenção à doença. Durante a ação, os moradores foram orientados para que o município siga com baixa incidência. Paralelamente à atividade, aconteceram visitas das equipes de combate à dengue às residências do bairro.

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental, Antônio Marcos, a realização da coleta é de suma importância. “A triagem que realizamos aqui, acontece em todo o município. Isso nos ajuda a identificar possíveis cães com a doença. Após a coleta ser feita, nós levamos o material para o laboratório da Vigilância, onde é feito o primeiro exame. Caso algum seja positivo, encaminhamos a amostra para a cidade do Rio de Janeiro, para o laboratório Lacen. Se a doença for confirmada, repassamos os resultados para os tutores dos animais a fim de que eles tomem as devidas providências”, explicou Antônio Marcos.

O coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental explicou que a cidade possui reconhecimento nacional e um serviço bem avançado em relação à prevenção à doença. “O município de Barra Mansa é destaque na região Sudeste. Estamos entre os primeiros no diagnóstico de LVC (leishmaniose visceral canina). Lembrando que a doença pode ser registrada em gatos também, mas os casos são mais raros nestes animais”.

Durante a ação no São Francisco, os moradores receberam orientações para que a cidade siga com baixa incidência da doença. “É essencial que os moradores, principalmente os que residem próximo a áreas rurais, mantenham os quintais limpos, pois a doença é transmitida através de um vetor - inseto alado conhecido como mosquito-palha, que se reproduz na matéria orgânica, como restos de frutas, comidas e folhas em decomposição. Outra forma de proteção é a coleira com inseticida repelente nos animais, que dura em torno de três meses”, explicou o chefe de equipe de campo de Zoonoses, Hamilton José.

O presidente da Associação de Moradores do bairro São Francisco, Renato Olímpio, o Renatinho do Vilazio, comentou sobre a ação na comunidade. “Esse trabalho é de extrema importância. No nosso bairro existem muitas famílias carentes, sendo que a maioria possui cachorro em casa e não tem condições de manter certos cuidados com os animais, como de estar levando sempre ao veterinário. Além da coleta de sangue, as orientações que eles receberam são muito importantes para a prevenção”, disse Renatinho, agradecendo também a visita das equipes de combate à dengue às residências da localidade.

Chuva perde força nesta quinta, fim de semana será com predomínio de sol e calor no estado do RJ

A presença de um ciclone extratropical próximo à costa fluminense, e a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera, provocaram uma grande concentração de umidade sobre todo o estado do RJ entre terça-feira (07/12) e esta quarta-feira (08/12), a chuva variou entre fraca a moderada intensidade em todo o estado, com volumes acima de 100 mm sendo registrados em áreas da Costa Verde e Grande Rio. 

Ao longo desta quinta-feira (09/12) o ciclone extratropical se afasta da costa Fluminense, as áreas de instabilidade começam a perder força e a chuva vai diminuindo gradualmente no estado ao longo do dia, o predomínio será de céu nublado com uma pequena possibilidade de aberturas de sol em áreas do interior do estado. As temperaturas sobem um pouco, mas ainda não faz calor, será um dia com temperaturas bem amenas para os padrões de dezembro.

Na sexta-feria (10/12) as áreas de instabilidade enfraquecem ainda mais, permitindo assim que a nebulosidade diminua gradualmente durante o dia, permitindo que mais aberturas de sol ocorram. Entre a tarde e noite ainda pode ocorrer algumas pancadas de chuva de fraca intensidade em pontos isolados, principalmente na faixa litorânea, norte e noroeste Fluminense. As temperaturas sobem mais um pouco, em algumas cidades a sensação de abafamento já será notada durante o dia.

Sábado e domingo com predomino de sol, calor e tempo seco.
Tanto no sábado (11/12) quanto no domingo (12/12) o sol volta a aparecer com força total em todas as regiões Fluminenses, as temperaturas máximas sobem rapidamente, passando facilmente dos 30°C em praticamente todas as cidades do estado. As condições para chuva serão mínimas, caso ocorra será na forma de pancadas rápidas e extremamente isoladas na tarde de domingo em áreas próximas à divisa com MG e na região Serrana, nas demais regiões do estado não há previsão de chuva para esse período.

Mas atenção!
Esse tempo firme vai durar muito pouco tempo, no começo da próxima semana a chuva vai retornar com força total em todas as regiões Fluminenses.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE!
Essa previsão pode sofrer variações e alterações relevantes ao longo dos próximos dias.

Fontes: CPTEC/INMET (Windy, GFS e ECMWF)
Equipe M.C.F

Barra Mansa recebe 5.058 doses de vacina contra Covid-19

Secretaria Municipal de Saúde segue com aplicação de D1, D2 e D3 nesta quinta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 08, 5.058 doses da vacina Pfizer contra Covid-19. A aplicação segue nesta quinta-feira, 09, nos postos de saúde dos bairros, das 9h às 16h, e no PSF do Ano Bom, das 9h às 20h.

O esquema será o seguinte: D1 para pessoas a partir de 12 anos (nos postos de saúde dos bairros), D2 agendadas (CoronaVac e AstraZeneca centralizados no PSF do Ano Bom) e D3 para maiores de 18 anos que tomaram a D2 até o dia 09/07.

Para ser vacinado é preciso apresentar o cartão de vacina, RG e CPF. Também é preciso comprovante de residência atualizado (nominal ou em nome dos pais) ou a declaração do posto de saúde. Menores precisam estar acompanhados de um responsável.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Batalhões da PMERJ passarão por reformas em todo estado

O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel PM Luiz Henrique Marinho Pires, anunciou nesta terça-feira (7) um pacote de obras orçado em R$ 139 milhões para reformas em todos os batalhões e reconstrução do complexo do Comando de Operações Especiais (COE) da Corporação. Disponibilizado pelo Governo do Estado dentro do orçamento da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra), esse volume de recursos representa o maior investimento em infraestrutura das últimas décadas nas instalações da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

O lançamento do pacote de obras foi anunciado na sede do COE, em Ramos. Do total de recursos, R$ 126 milhões serão investidos em reformas de alojamentos e de ranchos (refeitórios), reconstrução de telhados e restauração de fachadas, melhorando as instalações de 47 unidades operacionais da Corporação. Os demais R$ 13 milhões foram destinados à reconstrução da sede do COE e do Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (CIEsPP), assim como construção e instalação de equipamentos para treinamento de tropas especiais.

Os projetos, assim como as licitações públicas, estão a cargo da Empresa de Obras Públicas (EMOP), que faz parte da estrutura organizacional da Seinfra. Assessorados por equipes da Diretoria de Engenharia e Arquitetura (DEA) da SEPM, os técnicos da EMOP já realizaram levantamento em todas as unidades da Corporação que serão beneficiadas pelas obras de recuperação.

Entre as melhorias, ginásio para tratamento tático, torres de papel e forma de alojamentos

Localizados numa vasta área no bairro de Ramos, o COE e o CIEsPP, além da construção de suas novas sedes, passarão a contar com novos equipamentos necessários para o aperfeiçoamento permanente de tropas especiais: a construção de um ginásio com piscina para treinamento tático, três estandes de tiros, casa de tiro blindada, torres para rapel, entre outros itens.

Em uma segunda etapa, dentro da mesma previsão orçamentária, serão recuperadas as instalações de outras duas unidades do COE: o Batalhão de Ações com Cães (BAC), localizado em Olaria, e o Grupamento Aeromóvel  (GAM), sediado em Niterói.

Para as obras nos batalhões, estão previstas as reformas de 282 alojamentos de 47 unidades, ranchos de 44 unidades, além de recuperação de telhados e restauração de fachadas de 07 unidades.

De acordo com o cronograma traçado, terão prioridade as unidades históricas da Corporação, cujas instalações são mais antigas e, portanto, mais desgastadas. Fazem parte da lista de prioridade o 4º BPM (São Cristóvão), 5º BPM (Praça da Harmonia),6º (Tijuca) e o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), na Cidade Nova.

Youtubeber bolsonarista segue preso após ter agravo negado pela justiça

O caminhoneiro Marco Antonio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, vai permanecer preso. A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal, em julgamento no Plenário Virtual, formou maioria para negar agravo apresentado pela defesa do youtuber bolsonarista, seguindo o voto apresentado pelo ministro Luís Roberto Barroso.

As ministras Rosa Weber e Carmen Lúcia acompanharam Barroso e o ministro Alexandre de Moraes declarou-se impedido. O ministro Dias Toffoli ainda não registrou seu voto.

Zé Trovão ficou conhecido como um dos principais líderes e organizadores das manifestações antidemocráticas  e golpistas do último 7 de Setembro. Nos autos do Inquérito 4.879, em que se apura a organização dos atos que culminaram com as manifestações nas quais o presidente Jair Bolsonaro ameaçou as instituições e insultou ministros do STF, o ministro Alexandre de Moraes decretou a prisão de Zé Trovão, que chegou a fugir para o México. Acabou retornando ao Brasil e se entregando à Polícia Federal.

"A parte recorrente não trouxe novos argumentos suficientes para modificar a decisão ora agravada, que deve ser mantida pelos seus próprios fundamentos", diz o ministro Barroso em seu voto. Segundo ele, o STF firmou orientação no sentido do descabimento da impetração de habeas corpus contra ato de Ministro, Turma ou do Plenário do Tribunal.

Prefeitura de Volta Redonda conclui pagamento do 13º do funcionalismo

Segunda metade do décimo terceiro salário será paga no próximo dia 14

A Prefeitura de Volta Redonda irá antecipar o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário de todos os servidores: de carreira (ativos e inativos) e comissionados. A remuneração estará disponível a partir do próximo dia 14, terça-feira, de acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda (SMF). Por lei, a quitação do 13º salário é obrigatória até o dia 20 de dezembro. 

“O funcionalismo tem sido prioridade do prefeito Neto e estamos concluindo os trabalhos para que na próxima terça-feira todos estejam com o dinheiro na conta. Essa antecipação se soma a outras ações que implementamos ao longo deste ano para o benefício dos servidores, como a implantação de serviços online na Sala do Servidor”, disse o secretário municipal de Administração, Cláudio Franco. 

O pagamento do décimo terceiro salário aconteceu, inclusive de forma antecipada, graças à venda da folha de pagamento do funcionalismo (cerca de R$ 40 milhões) ao Banco Itaú. Além disso, os professores conseguiram abono de R$ 5 mil por matrícula, com recursos do Fundeb (Fundo Nacional da Educação Básica). 

“É um trabalho constante, em conjunto com outras áreas da prefeitura, para conseguir regularizar as contas públicas e garantir os salários em dia para todo o funcionalismo. As parcerias são fundamentais para que a administração municipal possa continuar trabalhando na recuperação do município. Mesmo assumindo o exercício com duas folhas e meia em atraso, conseguiremos fechar o ano com todas as obrigações com o funcionalismo em dia”, explicou o secretário municipal de Fazenda, Érik Higino. 

O prefeito Antonio Francisco Neto ressaltou o empenho das equipes e agradeceu mais uma vez à parceria com o Governo do Estado, que tem sido muito importante para que a prefeitura consiga honrar compromissos. 

“Encontramos uma situação muito preocupante nas contas da prefeitura no início do ano. Se não fossem parceiros como o governador Cláudio Castro, teríamos muita dificuldade de manter os salários em dia e pagar o funcionalismo dentro do mês trabalhado, o que era um compromisso. Agora nossos servidores poderão se programar melhor para as comemorações de fim de ano”, concluiu o prefeito.

Juízes apresentam pedido de impeachment de Bolsonaro

Um grupo de juristas encabeçado por Miguel Reale Júnior protocolou nesta quarta-feira (8/12) mais um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Segundo a petição, o chefe do Executivo "deu causa à proliferação dos males que levaram milhares de brasileiros à morte e a perigo de morte em vista de terem contraído o vírus Covid-19". É o 142º pedido de deposição de Bolsonaro, um recorde na história da República.

O documento afirma ainda que é do atual mandatário a responsabilidade "pela imensa dimensão que tomou a pandemia, que não teria sido dessa grandeza não fosse a arquitetada política e o comportamento adotados pelo presidente de República".

Além de Reale Júnior, assinam o pedido, entre outros, Sylvia Helena de Figueiredo Steiner, ex-juíza da Corte Penal Internacional; Helena Regina Lobo da Costa, advogada e professora de Direito Penal da USP; Floriano de Azevedo Marques, diretor da mesma instituição; José Rogério Cruz e Tucci, advogado e também professor na USP; José Carlos Dias, presidente da Comissão Arns; o criminalista Antônio Cláudio Mariz de Oliveira; Walter Fanganiello Maierovitch, desembargador aposentado do TJ-SP; e José Eduardo de Oliveira Faria, professor titular do Departamento de Filosofia do Direito, na USP.

Compõem essa "arquitetada política" episódios como a adoção de um projeto de imunidade de rebanho, contrariando as recomendações científicas; a conspiração contra medidas sanitárias; o estímulo ao uso de medicação sem eficácia comprovada; o caos gerado em Manaus, no fim de 2020; a desassistência dos povos indígenas; e a demora para a compra de vacinas.

Valendo-se do relatório final da CPI da Epidemia, o documento conclui que Bolsonaro desrespeitou o direito à vida e à saúde de um número indeterminado de pessoas, o que configura crime de responsabilidade (artigo 85 da Constituição e artigo 7º, 9, da Lei 1.079/1950, a lei do impeachment). Além disso, faltou com decoro no exercício do cargo, o que também é conduta passível de deposição.

Suspeitos de tráfico e homicídio são presos no bairro São Lucas, em Volta Redonda

Dois homens foram presos nesta quarta-feira (8) no bairro São Lucas, em Volta Redonda. Eles são investigados pela Polícia Civil por suspeita de trafico de drogas.

O delegado titular da 93ª DP, Edézio Ramos, informou que uma casa na Rua São Lucas, no bairro São Lucas, é monitorada por suspeita de ser local de armazenamento de drogas e armas.

No local, os agentes depararam com três casas no mesmo quintal, sendo a residência monitorada a terceira a ser checada, quando observaram dois homens tentando fuga, eles foram alcançados.

De volta a casa em que eles tinham saído, os policiais encontraram um revolver calibre 38 com a numeração raspada, vários pinos plásticos de “eppendorf”, contendo pó branco assemelhado a cocaína, algumas pedras de crack, um pequeno tablete de maconha, cinco rádios de comunicação.

Willian Pires de Assis Fernandes, de 29 anos, e Lucas de Almeida Lima, de 27, foram levados para a 93ª DP.

A polícia informou que a dupla estava em liberdade condicional, por condenação em 2015 a pena de 12 anos de reclusão, por terem cometidos o crime de homicídio qualificado contra a vítima Marcelo de Oliveira Souza, acontecido em 23/08/2013, no bairro 208, na rua 208 no município de Volta Redonda.


Corpos de homens são encontrados no Rio Paraíba em Volta Redonda

Dois corpos foram encontrados na manhã desta quarta-feira (8) em Volta Redonda. Policiais foram até a Avenida Adalberto de Barros Nunes, próximo a fábrica da Kibon, margem do Rio Paraíba do Sul, onde localizam os corpos de José Maria, a completar 61 anos nesta quinta-feira, e de Jorge de Paula, de 51.

Após preservar a área e acionar a pericia, o Corpo de Bombeiros foi acionado para a remoção dos cadáveres ao IML em Três Poços.

A ocorrência foi encaminhada a 93ª DP para as investigações.

Jovem de 19 é flagrado com maconha e cocaína em Barra Mansa

www.radioacesafm.blogspot.com
Foto: 28º BPM -VR
Nesta terça-feira (7) policiais militares foram até a Rua Juiz de Fora, no bairro Minerlândia, em Barra Mansa, para apurar informação de trafico de drogas. No local encontraram um jovem de 20 anos com 10 pinos de cocaína - 13,0g - um pedaço de maconha - 1,3g - e um dichavador.

A PM disse que jovem ia buscar algo em um relógio de luz e entregava a outros que o procurava, foi quando ele abordado e o material apreendido.

O detido foi conduzido à 90ª DP para registro de ocorrência, onde foi autuado e preso em flagrante no artigo 33 da lei 11.343/06.

Quatro são detidos com drogas no centro de Pinheiral

Quatro jovens de 18, 21 e 19 anos, foram presos em flagrante na noite desta terça-feira (7) na Praça Brasil - Centro de Pinheiral. Com ele foram encontrados três trouxinhas de maconha - 4,1g - uma seda e um isqueiro.

A PM disse que durante patrulhamento pelo local agentes perceberam algo suspeito com os jovens e foram abordados.

Após receberam voz de prisão, os quatro foram conduzidos à 101ª DP para registro de ocorrência, todos foram autuados no artigo 28 da lei 11.343/06 e liberados após prestarem depoimentos.

Adolescente é contida após desentendimento com o pai em Barra Mansa

Uma adolescente de 17 anos foi contida após se desentender com o pai dentro de carro em Barra Mansa. O caso aconteceu na Rua José Melchíades, no bairro Vista Alegre, no final da tarde desta terça-feira, dia 7.

De acordo com a PM, durante patrulhamento policiais foram acionados por populares sobre uma pessoa que estava descontrolada.

Ao procurar a mãe da adolescente, os policiais foram informados que a filha dela tinha acabado de ser atendida no Hospital Santa Maria, onde tomava medicamento contra gripe e que na volta da unidade médica a filha discutiu com o pai.

A mulher de 47 anos ainda disse que a filha surtou e pulou do carro em movimento onde estavam e se lançou a frente de veículos que passavam pela via gritando que iria atentar contra a própria vida, nesse momento o pai da adolescente, de 55 anos, que há poucos dias havia sofrido um princípio de AVC começou a sentir-se mal.

Os policiais foram em direção a jovem, que seguiu em direção a linha férrea dizendo que se jogaria a frente de um trem que passasse pelo local ou então se jogaria no Rio Paraíba que passa próximo linha.

Logo em seguida a jovem foi convencida da ideia com a chegada de várias pessoas que as conheciam. Ela foi levada de volta junto do pai ao hospital através de uma ambulância do Samu.

Os policiais encerraram a ocorrência pós tudo terminar bem.

Drogas são apreendidas durante ação em Resende

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Foto: 37º BPM - Resende
No final da manhã desta terça-feira, dia 7, durante ação em uma área de mata no bairro Mutirão, em Resende, policiais militares apreenderam  25 pinos de cocaína, 46 dolas de maconha e nove pedras de crack.

Os policiais disseram que homens armados fugiram com a chegada da PM, e que após buscas por criminosos encontraram as drogas escondidas no meio do mata.

O material foi levado para a 89 DP para perícia e registro da ocorrência.

Açude recebe carro-volante de vacinação

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Nesta terça-feira, dia 07, o bairro Açude I, II, II e IV recebeu o carro-volante de vacinação contra a Covid-19. Devido a chuva as equipes da saúde fizeram a aplicação das doses da vacina na sede da Associação de Moradores e Amigos do bairro Açude. 

Uma equipe da saúde foi até as residenciais de pessoas acamadas ou com alguma dificuldade de locomoção em casa, na extensão o bairro I, II, III e IV para vacinação.

www.radioacesafm.blogspot.com.br

As medidas adotadas são para facilitar ainda mais o acesso dos imunizantes à população e consistem no carro da vacinação, com apoio da Defesa Civil, que percorre a cada dia um novo bairro, das 09h às 13h. A escolha dos bairros leva em consideração as áreas mais extensas territorialmente e localidades mais distantes das unidades de saúde.

Além dos postos de imunização nos centros comerciais - shoppings Sider e Park Sul, das 10h às 20h – todas as 46 unidades de saúde (UBS e UBSF) estão vacinando das 08h às 16h. Onze unidades funcionam com horário estendido para atender a população, até as 21h: São João, São Geraldo, 249, Vila Mury e Volta Grande. Até as 18h: Siderlândia, Jardim Paraíba, Vila Rica/Tiradentes, Santo Agostinho, Açude I e Santa Cruz.

As novas estratégias foram definidas pela secretaria de Saúde para atingir, principalmente, os faltosos das segundas e doses de reforço, entretanto mesmo com 231.389 primeiras doses aplicadas, o que representa 98% da população acima de 12 anos. As equipes volantes de vacinação também estão conseguindo atingir pessoas que ainda não haviam tomado nem a primeira dose da vacina.
Esse é um saldo positivo que tem se mantido todos os dias. Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde de Volta Redonda, médico sanitarista Carlos Vasconcellos, a média de pessoas que estão recebendo a primeira dose é de 80 por dia, mas a maioria das aplicações é referente às doses de reforço e segunda dose.

Covid-19: Volta Redonda registra duas mortes nesta terça-feira (7)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que nesta terça-feira, dia 07, houve a confirmação de duas mortes em decorrência da Covid-19, uma no Hospital Regional Zilda Arns, e outra na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), referente aos dias 02/11 e 11/11/2021.

A taxa de ocupação na rede pública (SUS) em leitos clínicos é de 15% e de 15% nos leitos de UTI. Na rede privada, a taxa de ocupação referente aos leitos clínicos é de 5% e 4% em leitos de UTI.

Homem é morto a tiros no bairro Colônia Santo Antônio

www.radioacesafm.blogspot.com.br
Já se encontra no IML de Volta Redonda o corpo de um homem de 27 anos morto a tiros na final da noite desta terça-feira (7) em Barra Mansa. O homicídio aconteceu no condomínio residencial Novo Horizonte, na Colônia Santo Antônio.

Fábio de Andrade Junior foi encontrado sem vida após vizinhos escutarem diversos tiros por volta das 22 horas.

Consta nos registros de ocorrências da polícia que Fábio já tinha passagem por tráfico de drogas e chegou a ficar preso pelo crime.

Após os trabalhos da perícia, a ocorrência foi registrada na 90ª DP de Barra Mansa. Até o momento não há informações da autoria, circunstâncias e motivação.

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Presa em Barra Mansa trans que esfaqueou o companheiro em Barra do Piraí

Policiais civis da 88ª DP (Barra do Piraí) e da 90ª DP (Barra Mansa) prenderam em flagrante, na segunda-feira (06/12), uma transexual que desferiu ao menos nove golpes de faca em seu companheiro. O crime ocorreu no Centro de Barra do Piraí.

Logo após a tentativa de homicídio, agentes 88ª DP descobriram a identificação do agressor e obtiveram a informação de que ela teria fugido para a cidade de Barra Mansa. Os policiais se deslocaram para a outra cidade, onde contaram com o apoio de agentes da 90ª DP. A criminosa foi localizada e capturada no bairro Cotiara e não ofereceu resistência.

Segundo apurado, o crime foi motivado por ciúmes, pois a autora descobriu que seu companheiro estava se relacionando com outra pessoa.

Justiça determina que Palmeiras pague idenização a atleta afastado temporariamente após lesão

A Sociedade Esportiva Palmeiras deverá pagar indenização ao jogador Vilson Xavier de Menezes Júnior, que, em 2013, sofreu lesão no joelho e ficou afastado por vários meses. A Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho, relatou que o clube é obrigado a contratar seguro de vida e de acidentes pessoais, no caso de invalidez parcial e temporária do atleta.

Lesão
Na reclamação trabalhista, Vilson disse que fora contratado pelo Palmeiras em fevereiro de 2013, com término contratual previsto para dezembro do mesmo ano. Em abril, em partida do Campeonato Paulista contra o Ituano, sofreu ruptura parcial da cartilagem da patela do joelho esquerdo e, em razão da lesão, ficou três meses afastado.

Após o retorno, uma tendinite no joelho operado levou-o a novo afastamento até o fim do contrato. Reprovado nos exames médicos do Cruzeiro Esporte Clube, para onde se transferiria, o atleta disse que celebrou apenas um contrato provisório de três meses, pelo qual recebia uma ajuda de custo.

Seguro
De acordo com o relato do jogador, até o ajuizamento da ação, em maio de 2014, o Palmeiras não havia acionado o seguro contra acidentes pessoais previsto na Lei Pelé (Lei 9.615/1998), que lhe permitiria receber o correspondente ao valor anual da remuneração pactuada. Por isso, ele pretendia a condenação do clube ao pagamento de duas vezes esse valor, a título de indenização por danos materiais.

O Palmeiras, em sua defesa, sustentou que a lei prevê apenas a cobertura por invalidez permanente e que havia contratado o seguro, que estipulava o pagamento de indenização de R$ 1,19 milhão nessas circunstâncias. Argumentou, ainda, que, durante o afastamento, havia arcado com todas as despesas médicas e com os salários de Vilson.

O pedido do jogador foi julgado improcedente pelo juízo de primeiro grau e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP). Segundo o TRT, não era devida a indenização para substituir a ausência de seguro pessoal, pois as lesões foram transitórias.

Incapacidade parcial e temporária
Para a Quinta Turma, contudo, é obrigação das entidades desportivas a contratação de seguro visando cobrir os riscos aos quais os jogadores estão sujeitos em razão da atividade desenvolvida. “A importância segurada deverá garantir ao atleta ou ao seu beneficiário o direito à indenização mínima correspondente ao valor anual da remuneração”, afirmou o relator, ministro Douglas Alencar.

Na avaliação do relator, a obrigação não se vincula à morte ou à invalidez permanente do atleta. Ela é devida ainda que a incapacidade seja parcial ou temporária. “Tanto é assim que a lei estabelece que a entidade desportiva é responsável pelas despesas médico-hospitalares e pelos medicamentos até a recuperação do atleta”, completou.

Desse modo, o colegiado entendeu devido o pagamento da indenização substitutiva, correspondente ao valor anual da remuneração pactuada entre as partes. A decisão foi por maioria, vencido o ministro Breno Medeiros.