Rádio Acesa FM VR: 2014-07-06

sexta-feira, 11 de julho de 2014

O médico deu entrada no hospital com fortes dores no peito e faleceu de infarto


São Paulo, SP, 11 (AFI) - Faleceu na noite desta sexta-feira, Dr. Osmar de Oliveira. O médico e jornalista trabalhava na Rede Bandeirantes. Corinthiano fanático, Osmar deu entrada no Hospital AC Camargo, em São Paulo, com fortes dores no peito e faleceu de infarto. O doutor faleceu aos 71 anos.
Dr. Osmar de Oliveira com a camisa do Corinthians
A informação foi confirmada oficialmente pelo irmão do comentarista, César de Oliveira. “Infelizmente, o Osmar de Oliveira faleceu hoje, às 18h15 vítima de uma parada cardíaca”, disse. “A parada cardíaca aconteceu depois de uma complicação de uma hemorragia. Há um mês, ele estava no quarto e tentou se levantar. Com esse acidente, a sonda se prendeu e afetou a bexiga”, explicou.
O local do velório e do sepultamento ainda não foi decidido pela família do Doutor Osmar. Além de problemas no pulmão, o médico se recuperava de uma cirurgia de um tumor na próstata. Em julho de 2013 o jornalista também teve um infarto e foi submetido a cateterismo. Na ocasião, o corinthiano roxo culpou a péssima arbitragem do árbitro Amarilla no jogo Corinthians e Boca Juniors.
Além de comentarista e narrador, Osmar atuava como médico ortopedista. Formado em Jornalismo e Medicina, o médico dá nome ao Instituto Osmar de Oliveira, situado em São Paulo, voltado ao atendimento em ortopedia, fisioterapia e medicina esportiva.
Osmar trabalhou no departamento médico de São Bento e Corinthians. Na TV, o comentarista atuava na Rede Bandeirantes desde 2007, mas começou na Rede Globo, na década de 80. O Doutor também já trabalhou na Record e SBT.
Dr. Osmar de Oliveira no programa Jogo Aberto, da TV Bandeirantes
A vida Osmar de Oliveira como jornalista começou quando fazia o curso de medicina na PUC-SP, Campus de Sorocaba. O futuro médico já escrevia para o jornal Cruzeiro do Sul e participava dos programas esportivos da Rádio Cacique. Anos depois, fez curso de jornalismo na Faculdade Cásper Líbero em São Paulo e trabalhou na Rádios e TV Gazeta, Record, SBT, Globo e Manchete.

HISTÓRIA HOJE, 11 DE JULHO DE 2014. Há quatro anos, a seleção espanhola ganhou a Copa do Mundo

Há quatro anos, a seleção espanhola ganhou a Copa do Mundo

Apresentação José Carlos Andrade

Com um gol de Andrés Iniesta aos 11min do segundo tempo da prorrogação, a Espanha venceu a Holanda por 1 a 0 e se tornou campeã do torneio, pela primeira vez. O evento foi sediado na África do Sul, em julho de 2010.

A MÚSICA DO DIA! Em 1836, nasceu o músico Carlos Gomes

11/07/2014 00h01

Em 1836, nasceu o músico Carlos Gomes


Carlos Gomes
Antônio Carlos Gomes foi o mais importante autor de ópera brasileiro. E foi o primeiro brasileiro a ter obras apresentadas no Scala de Milão.
Entre as obras de "Nhô Tonico" (assim ele assinava seu nome) destacam-se O Guarani e Fosca.

A Música do Dia é a abertura de "O Guarani"

Apresentação: Luiz Cláudio Canuto

Globo recua e escala Galvão Bueno para narrar as duas partidas finais da Copa

Globo recua e escala Galvão Bueno para narrar as duas partidas finais da Copa

Depois de confirmar ausência do narrador na partida da seleção brasileira, emissora resolve mantê-lo na transmissão

iG
Rio - Galvão Bueno, que estava escalado para narrar apenas a final da Copa do Mundo, entre Argentina e Alemanha, foi confirmado para trabalhar dois dias seguidos na tela da Globo. A emissora alega que havia escalado Luiz Roberto porque tentava resolver problemas de logística, que só foram solucionados na tarde desta quinta-feira.


Galvão Bueno vai narrar disputa de terceiro lugar e final da Copa do Mundo
Foto:  Divulgação
Em comunicado enviado pela asessoria de imprensa da TV Globo, a emissora informa que Galvão irá comandar as duas partidas finais da Copa do Mundo ao vivo. Ele terá a companhia de Walter Casagrande, Junior e Arnaldo Cezar Coelho na transmissão da partida em que a Seleção Brasileira disputa o terceiro lugar da competição contra a Holanda, no Mané Garrincha, em Brasília no sábado (12).
No dia seguinte, Galvão estará no Maracanã para transmitir toda as emoções da grande final entre Argentina e Alemanha. Ele divide a cabine com Casagrande, Ronaldo Nazário e Arnaldo, enquanto Junior e Caio Ribeiro também estarão no estádio para comentar os lances e as escolhas táticas de cada equipe.

Sumida há 10 dias, viúva de Amarildo está em Cabo Frio, diz advogado

Sumida há 10 dias, viúva de Amarildo está em Cabo Frio, diz advogado

Elizabeth Gomes da Silva havia saído de casa após briga com familiares.
Polícia Civil havia iniciado inquérito para investigar desaparecimento.

Elizabete, mulher de Amarildo (Foto: Káthia Mello / G1)
Elizabete, viúva de Amarildo (Foto: Káthia Mello / G1
  Desaparecida desde o dia 30 de junho, segundo a família, a viúva de Amarildo de Souza, pedreiro morto por policiais da UPP da Rocinha em 2013, foi encontrada em Cabo Frio, na Região dos Lagos, segundo o advogado da família, João Tancredo. O defensor não tem informação de quando ela volta para a Rocinha, favela na Zona Sul do Rio, onde mora. Pouco antes de Elizabeth ser encontrada, a Polícia Civil do Rio havia aberto inquérito sobre o desaparecimento dela, após familiares registrarem o sumiço na delegacia.

Segundo parentes, Elizabeth Gomes da Silva vinha apresentando sintomas de depressão nos últimos meses. “De um tempo para cá, ela vinha falando muito do meu tio [Amarildo]. Voltou a beber e a usar drogas”, afirmou ao G1 a sobrinha Michele Lacerda, de 27 anos. A informação sobre o desaparecimento de Beth foi publicada nesta quinta-feira (10) na coluna do jornalista Ancelmo Gois, no jornal O Globo.

Sumiço de Amarildo

Amarildo sumiu após ser retirado de casa e levado à sede da UPP da Rocinha por PMs da unidade. Ao todo, 25 policiais são acusados pelos crimes de tortura, ocultação de cadáver, fraude processual e formação de quadrilha. Entre eles, 12 estão presos e 13 respondem ao processo em liberdade.
Em razão do que aconteceu com o ajudante de pedreiro, até esta quinta-feira, a família havia optado por não registrar o desaparecimento de Beth na delegacia. “A polícia poderia ajudar ou não. Somos uma família marcada. Preferimos não arriscar”, afirmou Michele, destacando que preferiu recorrer a entidades que a ajudaram a organizar protestos após o desaparecimento de Amarildo no ano passado.
Após a divulgação do caso pela imprensa, a Polícia Civil começou a fazer buscas, mesmo sem haver registro formal na delegacia. "Tivemos conhecimento do desaparecimento através da imprensa hoje. Começamos a fazer diligências assim que soubemos. Entramos em contato com a família e nos informaram que ela saiu de casa por livre e espontânea vontade, após discutir com um dos filhos", afirmou o delegado Gabriel Ferrando, titular da 11ª Delegacia de Polícia, na Rocinha. O delegado disse ainda que chamará a família para prestar depoimento.
Caso Amarildo - GNews (Foto: Reprodução GloboNews)Amarildo desapareceu há quase um ano
(Foto: Reprodução GloboNews)
Segundo a família, Beth havia desaparecido no dia 30 de junho, quando saiu de casa e não voltou mais. Beth tem oito filhos, sendo seis deles com o ajudante de pedreiro Amarildo. Dos oito, três ainda são menores de idade.
Entenda o caso
Amarildo sumiu após ser levado à sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, onde passou por uma averiguação. Após esse processo, segundo a versão dos PMs que estavam com Amarildo no dia 14 de julho, eles ainda passaram por vários pontos da cidade do Rio antes de voltar à sede da UPP, onde câmeras de segurança mostraram as últimas imagens de Amarildo que, segundo os policiais, teria deixado o local sozinho.
O delegado Rivaldo Barbosa, titular da Divisão de Homicídios, acompanhado por peritos, fez a reconstituição do caso em duas etapas. A primeira, no início de setembro, reproduziu as ações desde a primeira abordagem dos policiais da UPP ao ajudante de pedreiro. A reconstituição durou mais de 16 horas, entre a noite de domingo (1º) e a manhã de segunda-feira (2), e foi considerada uma das maiores reconstituições já feitas pela Polícia Civil, segundo informou a assessoria da corporação.
A segunda, no dia 8 de setembro, refez o trajeto do carro da PM que levou Amarildo, com base no GPS do veículo. O aparelho mostrou que, depois de deixar a Rocinha, o carro fez um percurso de quase duas horas e meia pela cidade. No caminho, o veículo parou três vezes antes de voltar à comunidade.

Justiça anula 'justa causa' de mulher demitida por criar grupo no WhatsApp

Justiça anula 'justa causa' de mulher demitida por criar grupo no WhatsApp

Empresa acusou ex-funcionária de dar apelidos pejorativos a funcionários.
Celulares são particulares e mulher não fez ofensas, disse juíza do DF.

WhatsApp Facebook (Foto: AP)Aplicativos WhatsApp e Facebook em um iPhones. (Foto: AP)
A Justiça anulou a demissão por justa causa de uma mulher que foi mandada embora de uma loja por ter criado um grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp, usado pelos funcionários para falar mal dos chefes. Agora, a companhia terá que pagar à ex-funcionária todas as verbas rescisórias.
Daniela Machado de Souza ocupou o cargo de subgerente da loja de celulares e artigos telefônicos Lig Celular, no Distrito Federal, de março e agosto de 2013. Para organizar o trabalho, ela criou um grupo no aplicativo de bate-papo.

Por meio do app, é possível enviar não só mensagens de texto mas também notas de áudio, fotos e vídeos. Pelo seu potencial de atrair usuários, o serviço de mensagens instantâneas foi comprado pelo Facebook por US$ 16 bilhões, em um negócio que pode chegar a US$ 19 bilhões.

A Lig Celular não viu o grupo de conversa com bons olhos. Demitiu Daniela por justa causa. Argumentou que a subgerente deu apelidos pejorativos a uma das funcionárias e ao diretor executivo da companhia. Para a empresa, as mensagens eram “atos lesivos à honra e a boa fama” da Lig Celular.

Celulares particulares

A juíza Rosarita Machado de Barros Caron, da 2ª Vara do Trabalho de Taguatinga (DF), entendeu que não há provas de que ex-funcionária ofendeu outros funcionários nem que tinha responsabilidade pelo que os outros falavam pelo grupo. Daniela “não controlava as conversas do grupo, visto que os celulares eram particulares”, afirmou a juíza, em sentença de junho deste ano.
“Os trechos extraídos das mensagens e transcritos na peça defensiva, ao contrário do que pretendia demonstrar a Reclamada [Lig Celular], não indica que a Reclamante [Daniela] tenha realizado quaisquer manifestação pejorativa a algum empregado ou preposto da empresa”, afirmou a juíza.
Contou a favor da decisão o depoimento de duas testemunhas da Lig Celular. Uma delas afirmou que Daniela não fez comentários sobre seus superiores. Outra não fazia parte do grupo no WhatsApp, porque não possuía sequer um smartphone.

A juíza indicou ainda que Daniela não tinha o dever de repreender seus subordinados caso falassem mal dos chefes. “Registre-se, ainda, que a Reclamante, enquanto gerente da empresa, não tinha direito ou obrigação de censurar o teor das conversas havidas dentro do grupo pelo celular, dado o próprio caráter privado da troca de informações em questão e do direito à livre manifestação de pensamento assegurado também pela Carta Constitucional.”
Com a reversão da demissão por justa causa, a empresa terá de pagar as verbas rescisórias à ex-empregada, como aviso prévio de 30 dias e multa fundiária de 40%, além do FGTS, férias e décimo terceiro proporcionais.

Assista a palestras gratuitas de TI pela internet

Assista a palestras gratuitas de TI pela internet




O CESAR.EDU realizará no dia 19 de julho o TECHDAY 3.0 com o objetivo de discutir a área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O evento contará com três palestras gratuitas e três minicursos nas áreas de front-end, cloudcomputing e segurança da informação, apresentadas por professores do instituto.
 
A novidade desta edição são os cursos pela web, utilizando plataforma na qual o aluno assistirá ao vivo a um minicurso introdutório sobre os temas descritos acima. As aulas acontecerão no período da tarde e são pagas, mas as palestras ministradas pela manhã serão gratuitas.
 
Entre as palestras gratuitas, estará um dos assuntos mais importantes da atualidade: o Responsive Web Design. A palestra pretenderá expor o processo de concepção de interfaces que se adaptam aos mais diversos dispositivos e trará os temas “CloudComputing e o mercado de software: O que computação em nuvens está fazendo?” e “Visão Geral sobre Certificação Digital”.
 
Os minicursos Techlabs, que serão realizados simultaneamente, no período da tarde, abordarão os temas “Usando HTML5 e CSS3 para implementar interfaces responsivas”, “Começando a voar e viver nas nuvens” e “Montagem de uma Infra-estrutura de Chave Pública (PKI), utilizando Linux e OpenSSH”. O valor dos cursos é R$ 50.
 
Para participar do TECHDAY 3.0, basta se inscrever pelo site do CESAR.EDU. Próximo ao dia do evento, o aluno receberá um e-mail com o link de acesso. Na página, também pode ser conferida a programação completa. Será emitido um certificado de participação no formato digital.

Experimento social sugere 99 dias de boicote ao Facebook

Experimento social sugere 99 dias de boicote ao Facebook




Há algum tempo foi revelado o estudo do Facebook que manipulava as postagens no feed de notícias para observar alterações de humor dos usuários. Uma agência publicitária propõe um outro experimento como vingança em forma de boicote, desafiando usuários da rede social a ficar 99 dias sem acessá-la.
A página 99 Days of Freedom (99 dias de liberdade), criada pela agência Just, promete que os interessados conseguirão economizar cerca de 28 horas depois do período, com base no calculo médio de tempo que as pessoas gastam no site.
O objetivo é avaliar como as pessoas que aderiram ao boicote se saem sem o vício no Facebook, e se isso afeta seu humor e felicidade. Para isso, os participantes receberão um questionário depois de determinados períodos para contar como vivem sem o acesso à rede.
A participação é bastante simples. Basta trocar a foto do perfil para indicar aos seus contatos que está participando do experimento, deixar seu nome e clicar em “Create countdown”. Ao pressionar “Share on Facebook”, a contagem regressiva de 99 dias começa a rolar. Também é possível, mas não obrigatório, deixar o e-mail para ser contatado com os questionários de humor.
A previsão dos responsáveis pelo teste é que os participantes terão muitas experiências pessoais positivas depois de 99 dias, mas a teoria só poderá se confirmar em algum tempo.
Por enquanto, a base de participantes não é muito extensa. Cerca de 3 mil pessoas aderiram ao boicote, segundo a página, o que não é suficiente para fazer cócegas na rede social, com mais de 1 bilhão de usuários.

Vendas de tablets caem pela 1ª vez

Vendas de tablets caem pela 1ª vez




A indústria de tablets sofreu sua primeira queda desde que foi inaugurada pelo iPad da Apple em 2010. No primeiro trimestre deste ano foram vendidas 56 milhões de unidades, enquanto no mesmo período do ano passado o número foi de 59 milhões.
Os dados são da NPD DisplaySearch e mostram que o problema principal está com os tablets menores, que têm entre 7 e 7,9 polegadas. Eles representam a maior parcela do setor, com 58% do total de vendas globais no ano passado, e são os que mais sofrem com a concorrência dos smartphones gigantes - os chamados phablets.
"Há um risco de que o ciclo de substituição para tablets se alongue entre um e dois anos, a menos que as marcas possam desenvolver cenários mais atrativos de uso [para os dispositivos]", declarou o analista Hidekazu Torii.
A consultoria até diminuiu sua previsão de vendas anual, que antes era de 315 milhões de unidades, para 285 milhões. Isso significa um crescimento de apenas 14% entre 2013 e 2014, e a NPD acredita que nos próximos anos o percentual de crescimento cairá para taxas de um dígito.

LG promete TV de 60 polegadas que poderá ser enrolada





A LG mostrou nesta quinta-feira, 10, dois modelos de telas que pretende usar para montar televisores e monitores no futuro. Ambos têm 18 polegadas, sendo um flexível e o outro, 30% transparente.

Reprodução
O flexível tem 1200x810 pixels, com quase 1 milhão de megapixels, podendo ser enrolado a um raio de 3 centímetros sem perda de funcionalidade. A empresa diz que será possível fazer TVs enroláveis com mais de 50 polegadas.
Para alcançar essa curvatura, a LG substituiu o plástico que fica na traseira da tela por um filme de poliamida - que também ajudou a diminuir a espessura do painel.
"Estamos confiantes de que, até 2017, vamos desenvolver com sucesso um painel OLED Ultra HD flexível e transparente com mais de 60 polegadas, que terá mais de 40% de transparência e um raio de curvatura de 100r", escreveu In-Byung Kang, um dos vice-presidentes da LG.

Reprodução

TEMPO HOJE, Volta Redonda, (11-07-2014)

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Sex - 11/07/2014
Chuvoso de manhã. Aberturas de sol à tarde e pancadas de chuva que vão até a noite.
temperatura mínima: 14°C
temperatura máxima: 20°C
probabilidade de chuva: 68%
quantidade de chuva: 8mm
--

Viúva de Amarildo está desaparecida há 10 dias no Rio

Elizabete Gomes da Silva, viúva do pedreiro Amarildo Dias de Souza, assassinado no ano passado, está desaparecida há dez dias. Ela saiu de casa, na Favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, na segunda-feira, 30, e deixou os três filhos menores. A família não tem notícias dela desde então. Na próxima segunda-feira, 14, completa um ano que Amarildo foi detido por Policiais Militares e levado para a sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), na favela.

"De um tempo para cá, ela começou a falar muito do meu tio. Voltou a usar drogas e a beber muito. Ela saiu de casa e não disse para onde estava indo. A gente está rezando muito para que não tenha sido a polícia. Não vamos achar que foi isso nesse momento", disse a sobrinha de Bete, Michele Lacerda.

A família já procurou pela viúva em hospitais e no Instituto Médico Legal (IML), sem sucesso. Também procuraram por Bete na casa da mãe dela, em Natal, no Rio Grande do Norte. A viúva não passou por lá.

Os três filhos caçulas de Bete, Milena, de 7 anos, Alisson, de 11, e Beatriz, de 13, estão aos cuidados do irmão mais velho, Anderson, de 22, e de uma tia. Milena é a que está mais abalada. "Ela pergunta se a mãe vai desaparecer, como aconteceu com o tio Amarildo", disse Michele.

Criança supostamente curada de HIV exibe sinais do vírus nos EUA

Uma criança que se acreditava ter sido curada do HIV agora mostra níveis detectáveis do vírus da Aids, disseram autoridades de saúde dos Estados Unidos nesta quinta-feira.
 
A criança, conhecida como "Bebê do Mississippi", foi objeto de um estudo de caso sobre remissão duradoura da infecção publicado no periódico The New England Journal of Medicine no ano passado.
Atualmente com quatro anos, a criança nasceu prematura em uma clínica do Mississippi em 2010 de uma mãe infectada com o HIV. Depois de ser tratada durante 18 meses, ela passou mais de dois anos sem medicamentos antirretrovirais. Durante aquele período, exames de sangue não detectaram níveis do vírus.
"Certamente esta é uma reviravolta decepcionante para esta criança, para a equipe médica envolvida no seu cuidado e para a comunidade de pesquisa de HIV/AIDS”, declarou o diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, Anthony Fauci.

Vexame faz Fred perder lugar como garoto-propaganda

Vexame faz Fred perder lugar como garoto-propaganda

Dona de uma das cotas de patrocínio da transmissão da Copa do Mundo de Futebol na TV Globo - de R$ 180 milhões - e tendo investido mais dinheiro no evento também com outras ações, o Magazine Luiza está tirando o centroavante Fred de suas campanhas publicitárias. No lugar do centroavante da seleção entra o ex-goleiro Marcos, que também defendeu a camisa do Brasil e fez história no Palmeiras.
A mudança já vinha sendo discutida devido ao baixo rendimento do atleta e ganhou forma após o vexame contra a Alemanha, sábado, quando o Brasil perdeu por 7 a 1 e o centroavante foi apontado como um dos piores em campo. A saída então para a rede varejista teria sido colocar em prática um plano B e o ex-goleiro já pode ser visto com mais frequência nos comerciais da empresa.
Oficialmente o Magazine Luiza não se pronunciou sobre a troca, mas Fred havia sido contratado em novembro de 2013 para estar à frente da promoção criada pela agência Etco. A ação começou em dezembro e está prevista para terminar após a Copa. Nas peças publicitárias o centroavante contracenava com Lu, uma personagem virtual. Já Marcos foi contratado há menos de três meses para fazer inicialmente um único comercial e como coadjuvante de Fred.
O Magazine Luiza, que nesta quinta-feira, 10, inaugurou uma nova unidade em Lins (SP), foi fundado em 1957 e é uma das maiores redes varejistas do Brasil, com 737 lojas e oito centros de distribuição, localizados em 16 Estados.

Volta Redonda, 11 de Julho de 2014. O DIA HOJE! Dia mundial da população!

<<>>

O mundo espera que você se vire pela vida, tudo o que vem, pode lhe favorecer ou não. Aprenda lhe dar com as adversidades, pois o certo é que, você vai duvidar que algo lhe aconteça favoravelmente!

(Adriano Martins - 2014)
=======================================================================
Sexta-feira, 11 de Julho de 2014. Estação: Inverno. Dia: frio e chuvoso.

11 . Dia Mundial da População
11 . Dia da Coincidência
11 . Nascimento do compositor Antonio Carlos Gomes, Campinas, SP (1836)
11 . Nascimento do cientista e físico nuclear Cesare Mansueto Giulio Lattes, Curitiba, PR (1924)

Dia Mundial da População

O Dia Mundial da População é um evento anual, celebrado a 11 de Julho, que visa promover a sensibilização da população mundial questões. O evento foi criado pelo Conselho de Governadores do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas em 1989. Foi inspirada pelo interesse público em cinco mil milhões de Dia, em 11 de Julho de 1987, aproximadamente, a data em que a população mundial atingiu cinco biliões de pessoas.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Há 52 anos, a Nasa lançou o primeiro satélite de comunicações

Há 52 anos, a Nasa lançou o primeiro satélite de comunicações

Apresentação Dilson Santa Fé

Em 10 de julho de 1962, a Agência Espacial Americana lançou o Telstar I, o satélite que permitiu a primeira transmissão ao vivo de imagens de televisão entre os Estados Unidos e a Europa.

Nova lei regulamenta desmontagem de veículos

10/07/2014

Nova lei regulamenta desmontagem de veículos

Lei (12.977/14) que regulamenta desmontagem de veículos terrestres foi sancionada pela presidência sem vetos. A proposta exige registro para as empresas de desmanche e banco de dados nacional com informações sobre os veículos desmontados e as peças.
Para o relator do projeto na Comissão de Viação e Transportes, deputado Hugo Leal, do PROS do Rio de Janeiro, a lei cria uma unificação das leis estaduais espalhadas pelo país.
Alexandre Vieira
Direito e Justiça - Geral - Carros apreendidos bens apreensão pátio
Lei exige registro das empresas de desmanche
"Com o projeto, você cria um mecanismo, uma legislação federal para balizar todas as ações. O que você tinha hoje era uma legislação, às vezes, positiva, em Minas, uma legislação em São Paulo. Estava disperso, era necessário estabelecer este marco regulatório. Por isso, nós temos um trabalho pela frente para unificar, não é só a legislação, mas agora a ação de todas as secretarias, todas as áreas que envolvem esta questão da desmontagem de veículos."
Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos no Estado de São Paulo, Francisco de La Tôrre, a lei não explica como será feita a certificação das peças e também não garante nenhuma estrutura para a atividade de desmanche. As questões foram levantadas ainda na comissão, mas não foram aplicadas ao texto sancionado.
"Na ocasião, nós ouvimos de alguns parlamentares que isso seria feito através de lei complementar, mas no ritmo com que o Congresso vem trabalhando nós entendemos que isso vai saciar um tempo muito grande até que se criem e se aprovem essas leis complementares podendo comprometer, inclusive, a eficácia dessa lei do jeito que ela se apresenta."
Outro ponto levantado pelo sindicalista Francisco de La Tôrre é a falta de preocupação com o meio ambiente, já que o desmonte de automóveis elimina substâncias nocivas.
"Outra questão muito importante que também deixa de lado: o desmonte de automóveis implica em dejetos e resíduos altamente agressivos ao meio ambiente. Se você não tiver uma estruturação muito clara de como deve funcionar o desmanche e quais são os procedimentos adequados para esse tipo de atividade, nós corremos um sério risco de agredir fortemente o meio ambiente. Por isso, nós temos muita apreensão com a lei do jeito que ela está."
O registro da empresa deverá ser feito no Detran de cada estado e terá validade de um ano, após a primeira renovação, o registro valerá por cinco anos. Em caso de descumprimento da lei, a empresa responderá por processo administrativo sujeito a multas que variam de R$ 2 mil a R$ 8 mil.
A lei, com origem do projeto de lei (23/11) do deputado Armando Vergílio, do Solidariedade, de Goiás, foi publicado no Diário Oficial da União do dia 20 de maio.

A MÚSICA DO DIA! 10 DE JULHO, Hoje é o Dia da Pizza!

10/07/2014 00h01

Hoje é o Dia da Pizza!Pizza

Um círculo de massa de farinha de trigo coberta com molho de tomate e vários ingredientes por cima, assado no forno a lenha (de preferência). A pizza.
E a pizza, como muita coisa nesse mundo, também tem o seu dia.
 
E é hoje, 10 de julho. Feliz Dia da Pizza! A música é uma boa combinação: Pizza, Coca e Televisão.
 
Apresentação: Luiz Cláudio Canuto

PREVISÃO DO TEMPO HOJE, 10 DE JULHO DE 2014. VOLTA REDONDA RJ

--------------------------------------------------------------
Previsão para Volta Redonda - RJ
--------------------------------------------------------------
Qui - 10/07/2014
Nublado com possibilidade de garoa de manhã, chuva à  tarde e à  noite.
temperatura mínima: 15°C
temperatura máxima: 21°C
probabilidade de chuva: 80%
quantidade de chuva: 2mm
--

Galvão fica fora de último jogo do Brasil na Copa de 2014

Galvão Bueno, principal narrador da TV Globo, não irá comandar a transmissão do último jogo do Brasil na Copa do Mundo de 2014. Luis Roberto De Mucio irá fazer a narração deste sábado, às 17 horas, na emissora carioca. A partida contra a Holanda vale a terceira colocação no Mundial.

Após a derrota por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal, a partida dos brasileiros que ocorre em Brasília terá os comentários de Caio Ribeiro e Juninho Pernambucano, com Renato Marsíglia analisando a arbitragem.

A equipe número 1 da Globo - comandada por Galvão Bueno, com comentários de Walter Casagrande, Ronaldo Nazário e Arnaldo Cezar Coelho – estará no Rio de Janeiro no domingo, às 16 horas, para a final entre Alemanha e Argentina.

Nesta Copa do Mundo, além de Luis Roberto e Galvão, narraram as transmissões dos jogos Cléber Machado, Alex Escobar, Rogério Corrêa e Rembram Jr.

Galvão é titular da Globo e responsável pelos principais eventos esportivos da emissora desde os anos 90. A última partida da seleção brasileira em Copas do Mundo que não foi narrada por ele é do Mundial de 1986, a eliminação do Brasil para a França nas quartas de final, nos pênaltis, após um empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.

Na ocasião, o narrador titular da emissora da Copa, disputada no México, era Osmar Santos, e Galvão fez apenas uma partida do Brasil pela Globo, uma vitória por 1 a 0 sobre a Argélia na fase de grupos. Desde então, foram sete Mundiais com todos os jogos do Brasil narrados por Galvão.
Recentemente, Galvão renovou seu contrato até 2019 e deve ser uma das estrelas globais no Mundial de 2018, na Rússia.

Pai de menino com Síndrome Alcóolica Fetal faz apelo a mulheres grávidas: ‘não bebam’

Pai de menino com Síndrome Alcóolica Fetal faz apelo a mulheres grávidas: ‘não bebam’

Matthew é um menino alegre, mesmo com os problemas de desenvolvimento por conta da síndrome Foto: Reprodução/Facebook


Assim como outras crianças de sua idade, Matthew Kaye, de oito anos, adora videogames e desenhos animados do Ursinho Pooh. O menino, no entanto, ainda fala poucas palavras e tem dificuldades para andar e deglutir alimentos sólidos. Matthew nasceu com Síndrome Alcóolica Fetal, um distúrbio que ocorre quando a mãe ingere álcool durante a gestação.
A mãe de Matthew, Angelique De’asha, era alcoólatra e consumiu bebidas durante toda a gravidez escondida de Martin, o pai da criança. Ela morreu em 2009, aos 37 anos, por causa de uma insuficiência cardíaca decorrente do vício.

Matthew adora videogames e desenhos animados
Matthew adora videogames e desenhos animados Foto: Reprodução/Facebook
“Após o nascimento, Angelique se sentou ao meu lado sem dizer uma palavra. Eu não conseguia olhar para ela. Fiquei pensando: 'Isso é tudo culpa sua’. Depois eu a questionei, mas ela não quis discutir o assunto. Ela se recusou a acreditar que o fato de ter bebido tinha prejudicado Matthew. Ela estava em negação total”, contou Martin ao jornal britânico Mirror.
Matthew nasceu aos sete meses, com apenas 900 gramas. As toxinas do álcool danificaram seu sistema nervoso central e destruiu células do cérebro, assim como faz em adultos alcoólatras. O menino deu os primeiros passos aos três anos e só aos cinco conseguiu ingerir alimentos sólidos.
De acordo com a publicação, novos casos de Síndrome Alcoólica Fetal cresceram 37% nos últimos anos. Entre 2012 e 2013, 252 foram registrados no Reino Unido.

Martin e o filho, que nasceu com apenas 900 gramas
Martin e o filho, que nasceu com apenas 900 gramas Foto: Reprodução/Facebook
Responsável pelo desenvolvimento do filho, Martin busca agora alertar outras mulheres sobre o perigo de beber durante a gravidez. Ele contou que, primeiro, sentiu raiva da ex-mulher. Mas depois tentou entendê-la e ajudar o filho da melhor forma possível.
“Meu filho é um menino lindo, a melhor coisa que já me aconteceu, mas ele vai precisar de cuidados por toda a vida. Quero passar a mensagem para as mulheres grávidas e para as mulheres que estão tentando engravidar: Não bebam! Por favor, não arrisquem”.

Volta Redonda, 10 de Julho de 2014. DIA HOJE. Dia da Pizza!

<<>>

Enquanto vivermos, precisamos aprender que; até o último minuto de nossa vida, não estaremos tão seguro como pensamos.

(Adriano Martins - 2014)
=========================================================================
Quinta-feira, 10 de Julho de 2014. Estação: Inverno. Dia chuvoso.

10 . Dia da Pizza
10 . Aniversário de criação do Fundo Nacional do Meio Ambiente
10 . Dia do Truco
10 . Dia Mundial da Lei
10 . Dia da Saúde Ocular

Dia da Pizza

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, desde 1985. Pizza é uma preparação culinária de origem italiana e famosa no mundo inteiro, que consiste em um disco de massa, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados, como queijo, carnes, ervas. Existem até pizzas doces.

Origem do Dia da Pizza

O Dia da Pizza é comemorado em 10 de julho, quando a data foi instituída pelo então secretário de turismo, Caio Luís de Carvalho, em 1985. Foi feito um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita, empolgado com o sucesso do evento, o secretário escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

quarta-feira, 9 de julho de 2014

A MÚSICA DO DIA! Em 1980, o Brasil perdeu Vinícius de Moraes

09/07/2014

Em 1980, o Brasil perdeu Vinícius de Moraes

Vinicius de Moraes
Divulgação
Vinícius de Moraes, poeta, diplomata, jornalista, músico. Foi tanta coisa e em tudo foi grande, mas, por falta de foco, não conseguiu ser grandioso, apesar de brilhar em tudo o que fez. Sua obra literária é pequena. Sua obra musical também. Mas sua vida amorosa foi bastante variada. Na música, suas principais parcerias foram com Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra.

A Música do Dia é Testamento...

Apresentação: Luiz Cláudio Canuto

HISTÓRIA HOJE! Revolução Constitucionalista completa 82 anos

Revolução Constitucionalista completa 82 anos

Apresentação Dilson Santa Fé


O episódio, em que rebeldes paulistas lutaram contra as tropas do governo de Getúlio Vargas, marcou a história da república brasileira.

Cafu diz que foi expulso do vestiário do Brasil a pedido do presidente Marin

cafu ex-jogador seminario brasil (Foto: Edgard Maciel de Sá)
Por Rio de Janeiro

Cafu, ex-jogador da seleção brasileira (Foto: Edgard Maciel de Sá)

Capitão do penta tinha ido dar apoio aos atletas após a goleada, mas diz respeitar decisão do mandatário da CBF: "Conhecendo ou não futebol, é a autoridade máxima"

Depois da goleada por 7 a 1 sofrida pelo Brasil contra a Alemanha, Cafu, o capitão do pentacampeonato, foi até ao vestiário conversar com a comissão técnica e dar apoio aos jogadores. Para sua surpresa, funcionários da CBF, a mando do presidente José Maria Marin, retiraram o ex-jogador do local por ser um "estranho". Ele disse que respeitou a decisão, mas ironizou.

- Eu tive a oportunidade de dar um pulo no vestiário, algo que eu sempre fazia quando tinha a oportunidade para conversar com Felipão, Parreira, Murtosa, e com o próprio Marin. Falei com os jogadores e até perguntei ao Felipão se queria que eu falasse algo com eles para dar um incentivo, porque neste momento o que eles mais precisam é de força. Por causa do resultado, eles serão massacrados. Mas, para surpresa minha, funcionários da CBF pediram para eu sair do vestiário porque o presidente não queria ninguém estranho ali. Eu teria que sair naquele momento. Respeitei a decisão, até porque ele é o presidente, e saí. Conhecendo ou não futebol, ele é a autoridade máxima - contou à rádio CBN.

Sobre o desastre brasileiro, Cafu disse que os alemães deram uma aula em campo e tiveram os méritos da classificação para a final. Ele, que chegou a três decisões de Copa, afirmou que ao menos esta geração terá a oportunidade de chegar mais preparada e experiente no próximo Mundial, na Rússia, em 2018.

- Não foi o resultado que esperávamos, óbvio. Não tivemos poder de reação, mas também não podemos tirar o mérito da Alemanha. Eles encantaram, nos deram uma lição de tática e técnica. Mas agora não adianta massacrar os meninos, que ainda têm um jogo pela frente na disputa pelo terceiro lugar. Tem coisas boas, mas com esse resultado é até difícil procurar explicações. Ao menos essa geração vai chegar mais experiente na próxima Copa, nem tudo está perdido.

Cafu disse que o mais preocupante, em sua avaliação, é a queda do nível técnico do Campeonato Brasileiro nos últimos anos. Para ele, há o impacto direto na Seleção. O ex-camisa 2 considera que o melhor caminho é a profissionalização desde as categorias de base.

- O nível técnico vem caindo a cada ano que passa, e estamos perdendo espaço para outros campeonatos que não tinham tanto poder. Ficou comprovado isso hoje. Falta profissionalizarmos desde a base.

O Brasil disputa o terceiro lugar da Copa no próximo sábado, em Brasília, com o perdedor do duelo Argentina x Holanda, que se enfrentam nesta quarta-feira, em São Paulo.

Sogra de Kaká detona escolhas de Felipão após eliminação do Brasil na Copa: ‘Faltou um Kaká!’

Sogra de Kaká detona escolhas de Felipão após eliminação do Brasil na Copa: ‘Faltou um Kaká!’

Sogra de Kaká detonou as escolhas feitas por Felipão pela rede social Foto: Reprodução / Instagram


Os preteridos do técnico Luiz Felipe Scolari para disputar a Copa do Mundo 2014 voltaram a ser citados após a eliminação do Brasil no Mundial. A sogra do meia Kaká, Rosangela Lyra, detonou as escolhas feitas pelo treinador da seleção e reclamou que o genro fez falta na equipe. Pelo Instagram, a socialite enumerou os erros e postou fotos de Kaká, que está emprestado ao São Paulo, para elogiar o jogador.
“Sabia que podíamos perder, mas não assim de lavada. Uma derrota como essa marca demais, dói muito! É a maior derrota de uma seleção em semifinais! Vou dar minha opinião de quem entende e acompanha futebol: nossa seleção é fraca e só chegou até aqui porque pegou times fracos. Kaká fez falta sim, com seu talento, sua experiência, sua perseverança e maturidade. E Robinho também. E nós tomamos quatro gols em seis minutos!!! Faltou experiência, faltou liderança, faltou maturidade, faltou um Kaká! Uma dó da nossa seleção, do nosso futebol, válvula de escape do brasileiro! Que cresçam na derrota!”, escreveu Rosangela.


Sogra de Kaká reclamou da ausência do genro na seleção
Sogra de Kaká reclamou da ausência do genro na seleção Foto: Reprodução / Instagram


Sogra de Kaká reclamou da ausência do genro na seleção
Sogra de Kaká reclamou da ausência do genro na seleção Foto: Reprodução / Instagram
 

Loja virtual de livros que prometeu 10% de desconto para cada gol que o Brasil sofresse cumpre o combinado

Loja virtual de livros que prometeu 10% de desconto para cada gol que o Brasil sofresse cumpre o combinadoAnúncio da página do Facebook da loja, postado na véspera do jogo
Anúncio da página do Facebook da loja, postado na véspera do jogo Foto: Reprodução do Facebook
Rafaella Barros
Tamanho do texto A A A
O Brasil inteiro não esperava a derrota esmagadora de 7 a 1 do Brasil para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo, mas especialmente uma loja virtual de livros também parecia não acreditar. Na segunda-feira, a Lote 42 publicou, em sua página no Facebook, a promoção que daria 10% de desconto para os consumidores para cada gol que o Brasil levasse dos jogadores alemães. Com o resultado desta terça-feira, a loja terá que oferecer 70% de desconto em seus produtos.

Editora anuncia que vai cumprir a promoção anunciada
Editora anuncia que vai cumprir a promoção anunciada Foto: Reprodução da internet
Há alguns minutos, após a derrota, a editora publicou que a oferta está valendo:
“Ok, pessoal, tá todo mundo MUITO animado. Vocês DERRUBARAM o sistema da Iluria e algumas pessoas não estão conseguindo entrar no site. Mas está valendo, 70% de desconto na nossa loja agora!”.
Entre os livros com o desconto de 70% estão “O Pintinho”, cujo preço caiu de R$ 29,90 para R$ 8,97, e “Manual de sobrevivência dos tímidos”, que está à venda por R$ 11,97 em vez de R$ 39,90.

Foi muito pior que o Maracanazo

Foi muito pior que o Maracanazo

Seleção sofreu sua pior derrota em Copas do Mundo

  Rio - Perder uma final de Copa para o Uruguai por 2 a 1 em um jogo duro, talvez traído pelo excesso de confiança na Copa de 50, é uma coisa. Sair de uma semifinal em outra Copa em casa levando a mais vergonhosa goleada de que se tem notícia na história dos Mundiais, outra. Tudo conspirou contra: a ridícula escalação de Felipão lançando Bernard de saída como se fosse enfrentar uma seleção qualquer e desprotegendo o meio campo; o peso da saída de Neymar que acabou pairando no Mineirão mais como um fantasma do que inspiração.
Os erros anteriores de Felipão se cristalizaram nesse jogo, resultando em um bando desarvorado em campo sem a menor noção de tática e estratégia. O outro lado da moeda era considerável: uma Alemanha concentrada, forte, traiçoeira, com todo o espaço do mundo para contra-atacar e surrar um time abobalhado e primário. Levar quatro gols em sete minutos é indesculpável para uma seleção com a história do Brasil jogando em casa. Ainda bem que a Alemanha teve pena do Brasil na fase final porque, caso contrário, chegaria a dez ou onze. A humilhação do Mineirazo vai ficar marcada na história a ferro e fogo.

Thiago Silva consola David Luiz após goleada
Foto:  Reuters

O GRANDE FAVORITO
A Alemanha foi facilitada pela pane na cabeça de Felipão, mas é muito forte desde a extraordinária condição técnica do melhor goleiro do mundo, Neuer, continua em um sistema defensivo bem montado, com a liderança de Schweinsteiger, e termina em um belo ataque com o grande e oportunista Müller. Ainda teve espaço para o brilho final de Klose, que carimbou a sua condição do maior artilheiro das Copas. Seja qual for o outro finalista, será o grande favorito.
HORA DA VERDADE
O vencedor da outra semifinal sairá de quem aproveitar melhor seus principais craques. Robben e Messi são os grandes trunfos — o argentino é melhor, mas Robben faz uma Copa superior. A Holanda, no entanto, espera que Van Persie repita o futebol da estreia e que Sneijder apareça. A Argentina parece ter arrumado a defesa, o que é um belo avanço, mas, sem Di María,aumenta a solidão de Messi, que precisará de Higuaín bem e, quem sabe, de Agüero. Imprevisível.
O TROCO
Não deixa de ser uma ironia a ação competente da polícia brasileira sobre a máfia dos ingressos, que agiu impunemente em outras Copas. Ainda mais porque havia gente graúda da Fifa envolvida com empresas que revendiam os ingressos. A prisão do ‘cabeça’ Raymond Whelan vai descobrir um véu de negócios ilícitos. Quem diria, riu melhor quem riu por último.Aquele pontapé no traseiro de Valcke acabou em uma surpreendente resposta aos falsos moralistas.
O GÊNIO
A morte de Di Stefano deveria merecer um espaço maior na mídia brasileira, pois muitos o consideram o maior jogador de todos os tempos ou, pelo menos, comparável a Pelé. Mesmo que ele tenha ficado um degrau abaixo foi um gigante porque sabia tudo de bola, individual e coletivamente. Era também um líder, uma figura carismática que fazia do futebol arte em estado puro.Fora dos campos, continuou um craque em outras áreas. Um fenômeno.
UM POUCO DE NOSTALGIA E TAMBÉM DE RESSENTIMENTO
É muito desagradável quando alguns craques do passado só criticam, por tudo e por nada, o futebol de hoje e os seus jogadores. Paulo César Caju acha que no seu tempo era uma maravilha e que está tudo pior hoje. Ele se esquece, entre muitas outras coisas, de não ter se esforçado na Copa de 74 porque queria se preservar para o futebol francês, que, então, o contratava. Essa semana, Cruyff, se não chegou a ser saudosista, também desqualificou um tipo de futebol de mais marcação e força. Quem sabe o resultado de ontem não deixou essa equação mais equilibrada porque a Alemanha, ontem, foi o perfeito exemplo de habilidade, leveza e força de marcação.

Patrimônio de deputados aumenta na comparação com eleição anterior

Dados do TSE mostram que a maioria dos candidatos à reeleição na Câmara enriqueceu

 
 Rio - A maioria dos candidatos à reeleição para deputado federal no Rio enriqueceu, de acordo com o patrimônio declarado por eles à Justiça Eleitoral. Os dados estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Leonardo Picciani (PMDB) teve o patrimônio aumentado em 435%, saltando de R$ 1, 35 milhão declarados, em 2010, para R$ 7,25 milhões
Foto:  Reprodução
Mesmo antes do pleito, já se sabe que dos 46 deputados federais do Rio, quatro não voltarão a se eleger para a Câmara. Anthony Garotinho (PR), Liliam Sá (Pros) e Romário (PSB) concorrerão a outros cargos nestas eleições. Inconformado com a aliança com o PT, Alfredo Sirkis, do PSB, desistiu da disputar a reeleição à Câmara.
Entre os que tentarão um novo mandato, a maior evolução de patrimônio foi do deputado federal Miro Teixeira (Pros), cujo crescimento foi de cerca de 2.760% em quatro anos. Em 2010, ele declarou possuir quase R$ 165 mil. Este ano, declarou R$ 4,709 milhões. Entre os bens adquiridos recentemente estão um apartamento em Ipanema, no valor de R$ 805 mil e uma casa em Angra dos Reis por R$ 680 mil. O aumento do patrimônio não representa nenhuma irregularidade.
Terceiro deputado federal mais votado do Rio em 2010, Leonardo Picciani (PMDB) teve o patrimônio aumentado em 435%, saltando de R$ 1, 35 milhão declarados, em 2010, para R$ 7,25 milhões. Nesse período, o valor das ações da empresa de agropecuária Agrobilara, de propriedade da família, saiu de R$ 712 mil para R$ 6,67 milhões. O parlamentar explicou que possui 20% das ações da firma, que expandiu suas atividades em Minas Gerais, onde está a sede, e que houve uma “redistribuição do valor das cotas”.
“Na outra eleição, Garotinho escreveu sobre isso no blog dele, mas não tem nada demais. Está tudo documentado e compatível com o meu imposto de renda”, disse.

Eleito com mais de 120 mil votos em 2010, Jair Bolsonaro (PP) também enriqueceu. Seu patrimônio aumentou cerca de 150%, saindo R$ 826 mil para R$ 2,074 milhões. Entre os novos bens, estão um micro-ônibus de R$ 89 mil e uma motocicleta náutica de R$ 46 mil. Parlamentares como Sergio Zveiter (PSD), Jean Wyllys (Psol) e Jandira Feghali (PCdoB) tiveram aumento de 369%, 222% e 139%, respectivamente.

Garotinho tem a maior variação na declaração de bens
 
Garotinho foi aquele que apresentou maior variação de patrimônio entre os candidatos ao governo do estado: com variação de cerca de 378% em relação a 2010, saltando de R$ 80 mil para R$ 303,5 mil. Entre os outros candidatos, houve redução patrimonial: a maior delas foi a do atual governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB), que saiu de R$ 271 mil para R$ 252 mil, queda de 7%. Lindberg Farias (PT) e Marcelo Crivella (PRB) reduziram 2,8% e 1% de seus patrimônios, respectivamente.

Entre os vices, o senador Francisco Dornelles (PP), da chapa de Pezão, foi o que mais enriqueceu. Em 2006, quando se elegeu para o Senado, declarou a posse de R$ 5,127 milhões. Desta vez, indicou R$ 11, 345 milhões, aumento de 121%. Entre os novos bens, obras de arte e dois carros no valor de R$ 60 mil.


A declaração de bens de Roberto Rocco, do PV, vice de Lindberg Farias (PT), é curiosa. Na lista divulgada pelo TSE, consta apenas um carro, ano 1998, no valor de R$ 10 mil.

Telas transparentes e enroláveis. Finalmente?

Telas transparentes e enroláveis. Finalmente?

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/07/2014
Telas transparentes e enroláveis. Finalmente?
Transístor de película fina com apenas 10 camadas atômicas de espessura: flexível e transparente. [Imagem: Mark Lopez/ANL]
 
Promessas inflexíveis

Há anos, pesquisadores acenam com a possibilidade de telas que podem ser enroladas e janelas transparentes que se transformam em telas.
As telas curvas já chegaram ao mercado, mas elas são rígidas. Para que aquelas promessas se concretizem é necessário que as telas sejam flexíveis e transparentes.
Um passo concreto nessa direção foi dado agora com a fabricação dos transistores de película fina mais finos já feitos até hoje - segundo os pesquisadores, eles são essencialmente 2D.
Praticamente todas as TVs, smartphones e outros aparelhos contam com telas planas graças aos transistores de película fina.
Mas essa nova versão leva seu nome ao extremo, com o transístor inteiro medindo apenas 10 camadas atômicas de espessura.
"Isso pode tornar uma tela transparente quase invisível," afirma o professor Andreas Roelofs, dos laboratórios ANL, nos Estados Unidos. E ele faz questão de relembrar: "Imagine uma janela normal que funcione como uma tela sempre que você ligá-la, por exemplo."

100 vezes melhor

Para medir a eficiência de um transístor normalmente se usa sua taxa liga/desliga - o quanto ele interrompe a corrente no estado desligado - e uma propriedade chamada "mobilidade de portadores", que mede a rapidez com que os elétrons podem se mover através do material.
"Ficamos felizes ao ver que a relação ligado/desligado é tão boa quanto a dos transistores de película fina comerciais," disse Saptarshi Das, que fabricou os transistores. "Mas a mobilidade é 100 vezes melhor do que o que está no mercado hoje."
Telas transparentes e enroláveis. Finalmente?
As camadas monoatômicas deslizam umas sobre as outras, evitando que o componente se quebre quando enrolado. [Imagem: Saptarshi Das]
A seguir, a equipe flexionou as películas para testar o que acontece com seus transistores sob estresse. Na maioria dos transistores de película fina, o material começa a trincar, afetando o desempenho ou fazendo o circuito deixar de funcionar por inteiro.
"Mas, no nosso, as propriedades não mudaram em nada," disse Roelofs. "As camadas simplesmente deslizam e não quebram."

TMDCs

A chave para a construção desses transistores ultrafinos está no disseleneto de tungstênio (WS2), um material que permite a construção de transistores, LEDs ou células solares, à escolha do projetista.
O WS2 pertence a uma classe de materiais conhecida como TMDC (Transition Metal DiChalcogenides: metais de transição dicalcogenados), que têm uma fórmula química do tipo MX2, onde M é um metal de transição (tungstênio, molibdênio etc) e X é um calcogênio (enxofre, selênio ou telúrio). Sua grande vantagem é que eles podem ser fabricados em monocamadas atômicas, como o grafeno, mas, ao contrário deste último, são naturalmente semicondutores.
"Escolhemos o disseleneto de tungstênio porque ele fornece a condução de elétrons e lacunas necessária para fazer transistores com portas lógicas e outros componentes com junções p-n," disse Anirudha Sumant, outro membro da equipe.
Agora, o grupo pretende adicionar lógica e memória aos seus filmes flexíveis, de modo que possam fabricar não apenas telas, mas uma TV ou computador inteiros, totalmente flexíveis e transparentes.
"No entanto, mais trabalho precisa ser feito no desenvolvimento da síntese do disseleneto de tungstênio em grandes formatos para concretizar todo o seu potencial," ressaltou Sumant.

Criado um manto de "invisibilidade mecânica"

Criado um manto de "invisibilidade mecânica"

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/07/2014
Manto da invisibilidade mecânica
Embora derivada de um trabalho fundamentalmente matemático, a camuflagem antissensibilidade poderá ter usos práticos imediatos. [Imagem: Tiemo Buckmann/KIT]
 
Ciência dos contos de fada

Já existem mantos da invisibilidade para os mais diversos tipos de aplicação, alguns mais práticos do que outros.
E a literatura continua sendo a inspiração para a criação desses materiais artificiais capazes de manipular ondas e forças de formas inusitadas - agora incluindo os contos de fada.
No conto a Princesa e a Ervilha, de Hans Christian Andersen, para ver se a candidata a se casar com o príncipe era uma princesa de verdade, a rainha colocou uma ervilha na cama em que a moça iria dormir e, por cima, vários colchões e cobertores.
Afinal, somente uma princesa poderia ter uma pele tão sensível a ponto de detectar uma ervilha por baixo de tantos colchões.

Deu certo, mas agora talvez a rainha tivesse que inventar outra tática, graças ao metamaterial criado por Tiemo Buckmann e seus colegas do Instituto Karlsruhe de Tecnologia, na Alemanha.
Esse novo manto da invisibilidade mecânica é capaz de camuflar qualquer coisa que esteja por baixo dele - não no sentido visual, mas no sentido táctil. No caso do conto, por mais autêntica que fosse a princesa, ela não conseguiria detectar a ervilha.
Manto da invisibilidade mecânica
Pressione e não sinta o que estiver dentro do cilindro. [Imagem: Tiemo Buckmann/KIT]
 
Manto da invisibilidade mecânica

O metamaterial, feito de plástico, possui uma estrutura composta por cones afilados, muito parecidos com palitos de dente, cujas extremidades se juntam. É o tamanho desses pontos de contato que determina as propriedades mecânicas do material.
Na base do material é construído um cilindro, no interior do qual é colocada a ervilha ou qualquer outro objeto que se deseja esconder.
Quanto alguém toca o metamaterial por cima, comprimindo-o contra o objeto camuflado, as forças se distribuem de uma tal forma entre os cones que não é possível sentir a presença do objeto.
"Usando nosso material, um travesseiro é suficiente para a princesa dormir bem," disse Buckmann, que chama seu material de "camuflagem elastomecânica antissensibilidade".

Usos práticos

Embora esse manto da invisibilidade mecânico represente uma pesquisa bastante fundamental - sua construção se baseia na inversão matemática das equações físicas básicas - os pesquisadores acreditam que o campo dos materiais artificiais deverá resultar em aplicações práticas em poucos anos.
Entre as possibilidades estão colchões muito finos - para camping, por exemplo - com o mesmo conforto dos colchões tradicionais, ou tapetes e carpetes que escondam os fios que passem por baixo deles ou irregularidades no piso.
Os precedentes existem: o manto da invisibilidade contra terremotos foi testado com sucesso na prática poucos anos depois de ter sido apresentado como uma sugestão teórica.

Rochas inteligentes vão impedir que pontes caiam

Rochas inteligentes vão impedir que pontes caiam

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/07/2014
Rochas inteligentes vão impedir que pontes caiam
Em primeiro plano, protótipo de uma rocha inteligente passiva. Ao fundo, uma rocha inteligente já pronta para uso, recoberta com cimento - ela pesa cerca de 25 quilogramas.[Imagem: MST]
 
Monitoramento de erosão

Elas não são exatamente "tijolos inteligentes", mas o conceito é o mesmo.
A ideia é embutir sensores para o monitoramento das obras civis nos próprios materiais usados nas construções.
Para o monitoramento de pontes, pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia de Missouri, nos Estados Unidos, desenvolveram o que eles chamam de "rochas inteligentes".
As estruturas, de formato esférico, foram projetadas para serem despejadas nas fundações das pontes e no leito dos rios ao redor da construção.
Uma das principais causas de colapsos de pontes é um processo de erosão onde o fluxo da água leva embora o solo do leito do rio, criando buracos ao redor dos pilares.
As rochas inteligentes são redondas justamente para rolar para o interior dessas fossas que se formam ao redor dos pilares, informando continuamente aos engenheiros a sua profundidade, o maior indicador de risco para a estrutura da ponte.
"É um conceito simples, mas muito útil. As rochas inteligentes seguem o rastro da progressão da erosão - conforme ela se aprofunda, as rochas também mergulham mais e mais para o fundo," explica o professor Genda Chen, que desenvolveu o projeto com seus colegas David Pommerenke e Rosa Zheng.
Rochas inteligentes vão impedir que pontes caiam
Esquema de utilização das rochas inteligentes para monitoramento da estrutura de pontes. [Imagem: Genda Chen]
 
Rochas ativas e passivas

O grupo está testando três abordagens para as rochas inteligentes: passivas, ativas e semiativas.
As rochas inteligentes passivas levam um ímã que pode ser lido por um magnetômetro remoto, permitindo uma medição de profundidade.
As rochas inteligentes ativas possuem uma completa eletrônica embarcada, incluindo sensor de pressão, giroscópio, temporizador, indicador de bateria e identificador individual, transmitindo dados através de comunicação sem fios.
As rochas inteligentes semiativas incluem um ímã de rotação livre, que pode ser controlado com circuitos eletrônicos apropriados.
Para suportar os rigores do ambiente, todas são recobertas com uma camada de cimento.
Os pesquisadores agora estão se preparando para retirar do rio os primeiros protótipos que eles lançaram ao redor de duas pontes e ver como a estrutura se comportou e qual será a estimativa de sua vida útil.
No caso das rochas inteligentes ativas, suas baterias duram até 10 anos.

Primeira bateria de lítio em forma de fios

Primeira bateria de lítio em forma de fios

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/07/2014
Primeira bateria de lítio em forma de fios
Esquema de construção das baterias de lítio em formato de fios. À direita, a bateria tecida em formato de anel alimentando um LED.[Imagem: Jing Ren et al./Angewandte Chemie]
 
Bateria de lítio para tecidos

As roupas inteligentes, os tecidos eletrônicos e os computadores de vestir ainda não apareceram na coleção desta estação, mas são promessas sempre repetidas.
Um dos desafios é que todas essas tecnologias exigem fontes de energia adequadas - especificamente, baterias recarregáveis que possam ser tecidas nas roupas juntamente com os circuitos eletrônicos flexíveis.

Isto agora ficou mais próximo da realidade graças a cientistas chineses, que desenvolveram a primeira bateria de íons de lítio em forma de fios.
Eles usaram seus fios recarregáveis para tecer as baterias, que são flexíveis, elásticas, e, segundo eles, totalmente seguras, ou seja, à prova de explosões.
A maior parte dos sucessos nessa área vinha sendo obtida com supercapacitores. Mas tudo fica mais fácil - do ponto de vista de chegar ao mercado - com as baterias de lítio e sua elevada densidade de carga.

Jing Ren e seus colegas da Universidade Fudan afirmam que suas baterias de íons de lítio em forma de fios foram possíveis graças à estrutura que eles idealizaram e aos materiais que eles selecionaram.
O anodo e o catodo das baterias são duas fibras feitas de nanotubos de carbono que contêm nanopartículas de óxido de lítio-titânio (OLT) e óxido de lítio-manganês (OLM), respectivamente.
Quando a bateria está sendo carregada, os íons de lítio são transferidos da rede atômica do OLM para o eletrólito e depois para a rede atômica do OLT no anodo. O processo inverso ocorre quando a bateria está sendo usada.

Bateria de lítio à prova de explosões

Segundo a equipe, como a inserção do lítio ocorre a cerca de 1,5 V, é mínima a chance de formação do lítio dendrítico, as nanoestruturas que crescem e causam os curtos-circuitos que vez ou outra fazem as baterias pegarem fogo ou até explodirem.
Os nanotubos de carbono são essenciais para segurar as nanopartículas dos dois materiais e para funcionar como rotas eficientes para o transporte de carga.
Os eletrodos em forma de fio são dispostos em paralelo, separados por uma camada de material isolante, e presos por um tubo termorretrátil.
Para tornar os fios elásticos, permitindo seu uso em roupas, os pesquisadores os dispuseram em formato de mola ao longo de uma fibra elástica de polidimetilsiloxano.
As "baterias tecidas" suportaram milhares de ciclos de deformação e esticamento a até duas vezes o seu tamanho original sem perder a capacidade de retenção de carga.